Clovis Afonso de Andre

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1735197882301878
  • Última atualização do currículo em 13/09/2018


Cursou Doutorado em Musicologia (PhD in Historical Musicology, 1995-2005, pela State University of New York at Buffalo), Mestrado em Canto (MM in Performance - Voice, 1993-1998, pela State University of New York at Buffalo) e Bacharelado em Canto (1986-1988, pela Faculdade Santa Marcelina). Alguns de seus principais professores foram: (em Canto) Gary Burgess, 1993-99; Carmo Barbosa, 1988-93; Leilah Farah, 1985-88; Marta Laurito, 1985-1987; Martha Herr, 1984-88; Caio Ferraz, 1980-88; (em Musicologia) Michael Long, 1994-2005; Christopher Gibbs, 1994-98; John Clough, 1993-98; Roberto Dante Cavalheiro Filho, 1984-89; Sérgio Cominato, 1982-87; Terão Chebl, 1980-87. Mantém atividade de performance como cantor (barítono ? solo e coral). Investe regularmente em pesquisas musicológicas nos campos de: Música Medieval; Música Renascentista; Ópera; Música do séc. XIX; Retórica e Música; Direito e Música; Música Litúrgica. Como professor (particular e institucional), ministra aulas nas seguintes disciplinas: Técnica vocal, História da Música (Europeia e Brasileira), História da Ópera, Notação polifônica, Música litúrgica, História da Teoria Musical, Teoria e Percepção, Análise, Coral, além de orientações de pesquisa. Em instituições de ensino superior, foi eleito como membro de Comissão Própria de Avaliação (CPA ? gestão 2009-2011 ? Faculdade Santa Marcelina), e mantém atividade docente, especialmente em História da Música e orientador de TCC (2000-2016, Faculdade Santa Marcelina; e desde 2004, Faculdade Integral Cantareira). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clovis Afonso de Andre
Nome em citações bibliográficas
DE ANDRÉ, C.;DE ANDRÉ, Clóvis;ANDRÉ, C. de;ANDRÉ, Clóvis de

Endereço


Endereço Profissional
Faculdades Santa Marcelina.
Rua Dr. Emílio Ribas, 89
Perdizes
05006-020 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38245800
URL da Homepage: www.fasm.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1995 - 2005
Doutorado em PhD in Historical Musicology.
State University of New York at Buffalo, SUNY - BUFFALO, Estados Unidos.
Título: Inscribing Medieval Pedagogy: Musica Ficta in Its Texts, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Michael Paul Long.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Solmização; Idade Média/Música; Renascimento/Música; Música e Retórica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1993 - 1998
Mestrado em MM in Performance (Voice).
State University of New York at Buffalo, SUNY - BUFFALO, Estados Unidos.
Título: Concertos públicos,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Gary Ellsworth Burgess.
1986 - 1988
Graduação em Bacharelado em Canto.
Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.




Atuação Profissional



Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo, AJMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
- Professor de História da Música (HM - parte erudita), 5 semestres (Graduação em Música) desde mar.2007. - Professor de História da Música Brasileira (HMB - parte erudita), 6º semestre (Graduação em Música) desde ago.2007; 4º semestre (Graduação em Educação Musical) 2. semestre.2014. - Professor de Metodologia Científica 2012-2013 (Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical). - Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desde jan.2007 (Graduação), desde mar.2012 (Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical).

Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
- Professor de História da Música (HM - parte erudita), 8 semestres (Graduação em Música) out.2004-dez.2006, 5 semestres (Graduação em Música) desde mar.2007. - Professor de História da Música Brasileira (HMB - parte erudita), 6º semestre (Graduação em Música) desde ago.2007. - Professor de Metodologia Científica 2012-2013 (Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical). - Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desde jan.2007 (Graduação), desde mar.2012 (Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical).

Atividades

01/2009 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música - HM I (1º Semestre)
História da Música - HM II (2º Semestre)
História da Música - HM III (1º Semestre)
História da Música - HM IV (2º Semestre)
História da Música - HM V (1º Semestre)
História da Música - HM VI (2º Semestre)
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC I (1º Semestre)
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC II (2º Semestre)
08/2008 - 12/2008
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música II.
História da Música IV.
História da Música VI.
Trabalho de Conclusão de Curso I.
Trabalho de Conclusão de Curso II.
01/2008 - 12/2008
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música - HM I (1º Semestre) e HM II (2º Semestre)
História da Música - HM III (1º Semestre) e HM IV (2º Semestre)
História da Música - HM V (1º Semestre) e HM VI (2º Semestre)
História da Música - HM VII (1º Semestre)
História da Música - HM VIII (1º Semestre)
Trabalho de Conclusão de Curso ? TCC I (1º Semestre) e TCC II (2º Semestre)
01/2007 - 12/2007
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música - HM I (1º Semestre) e HM II (2º Semestre)
História da Música - HM III (1º Semestre) e HM IV (2º Semestre)
História da Música - HMV (1º Semestre) e HM VI (1º e 2º Semestres)
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC I (1º Semestre e 2º Semestres) e TCC II (2º Semestre)
01/2006 - 12/2006
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música - HM I (1º Semestre)
História da Música - HM II (2º Semestre)
História da Música - HM III (1º Semestre)
História da Música - HM IV (1º Semestre)
História da Música - HM V (1º Semestre)
01/2005 - 12/2005
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música - HM I (1º Semestre)
História da Música - HM II (1º e 2º Semestres)
História da Música - HM III (1º e 2º Semestres)
História da Música - HM IV (2º Semestre)
10/2004 - 12/2004
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música - HM I (2º Semestre)
História da Música - HM II (2º Semestre)

Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 4
Outras informações
Canto/Técnica vocal (5h-aula), em substituição a Joana Mariz (em licença maternidade).

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações
Monografia de Graduação (TCC), orientações (2h-aula semanais) História da Música (2 anos sequenciais), aulas (4h-aula semanais) ? O curso de História da Música foi institucionalmente reduzido de 3 anos sequenciais para 2 anos sequenciais no ano 2014.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Orientadações de Monografia de Graduação (TCC), e aulas de História da Música (3 anos sequenciais)

Vínculo institucional

2000 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações
Ministrando aulas de História da Música (3 anos sequenciais).

Atividades

01/2014 - 12/2016
Ensino, Bacharelado em Canto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música (curso erudito) I
História da Música (curso erudito) II
01/2014 - 12/2016
Ensino, Bacharelado em Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música (curso erudito) I
História da Música (curso erudito) II
01/2014 - 12/2016
Ensino, Bacharelado em Instrumento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música (curso erudito) I
História da Música (curso erudito) II
01/2014 - 12/2016
Ensino, Bacharelado em Regência, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música (curso erudito) I
História da Música (curso erudito) II
01/2014 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Educação Artística - Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música (curso erudito) I
História da Música (curso erudito) II
01/2010 - 12/2016
Ensino, Bacharelado em Canto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monografia de graduação (TCC)
01/2010 - 12/2016
Ensino, Bacharelado em Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monografia de graduação (TCC)
01/2010 - 12/2016
Ensino, Bacharelado em Instrumento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monografia de graduação (TCC)
01/2010 - 12/2016
Ensino, Bacharelado em Regência, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monografia de graduação (TCC)
04/2016 - 10/2016
Ensino, Bacharelado em Canto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Canto (técnica vocal)
09/2000 - 12/2013
Ensino, Bacharelado em Canto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música (curso erudito) I
História da Música (curso erudito) II
História da Música (curso erudito) III
09/2000 - 12/2013
Ensino, Bacharelado em Composição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música (curso erudito) I.
História da Música (curso erudito) II.
História da Música (curso erudito) III.
09/2000 - 12/2013
Ensino, Bacharelado em Instrumento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música (curso erudito) I.
História da Música (curso erudito) II.
História da Música (curso erudito) III.
09/2000 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Educação Artística - Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música (curso erudito) I.
História da Música (curso erudito) II.
História da Música (curso erudito) III.
09/2000 - 12/2013
Ensino, Bacharelado em Regência, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música (curso erudito) I.
História da Música (curso erudito) II.
História da Música (curso erudito) III.
01/2009 - 10/2011
Outras atividades técnico-científicas , Revista Arte e Cultura Santa Marcelina, Revista Arte e Cultura Santa Marcelina.

Atividade realizada
Editor geral.
10/2009 - 09/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, CPA - Comissão Própria de Avaliação, .

Cargo ou função
Membro da CPA, eleito para o mandato 2009-11.

Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador serviços / Oficinas Inclusão Social, Carga horária: 2
Outras informações
Oficinas de orientação sobre Música Litúrgica e Canto aos integrantes da Cia. Talentus, com trabalho destinado à formação de conjuntos corais e de repertório correspondente, junto à comunidade da Vila Santa Catarina (Zona Sul, Cidade de São Paulo), a partir da criação de corais adulto e infantil na Paróquia São João (Rua Mianos, 122).

Atividades

03/2009 - Atual
Ensino, Música Litúrgica, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Canto (solo e Coral)
Composição litúrgica
História da Música Litúrgica
Técnicas de ensaio e planejamento de repertório


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Utilização pedagógica da música contemporânea
Descrição: Investigação sobre uso de música contemporânea e sala de aula, não apenas visando a apresentar o repertório dessa época, mas também visando a apresentar conceitos, possibilidades de notação e de interpretação musical..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Clovis Afonso de Andre - Coordenador / Isabela de Moraes Bonafé - Integrante.
Número de orientações: 1
2011 - 2012
Os materiais didáticos de Koellreutter
Descrição: Análise dos materiais em português produzidos pelo músico Hans-Joachim Koellreutter, especialmente em relação à Harmonia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Clovis Afonso de Andre - Coordenador / Marisa Milan Candido - Integrante.
Número de orientações: 1
2007 - 2008
Expressionismo (Schoenberg) ? PIBIC 2007-2008
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Clovis Afonso de Andre - Coordenador / Talita Takeda - Integrante.
Financiador(es): Faculdades Santa Marcelina - Bolsa.Número de orientações: 1
2006 - 2007
Ópera (representação do povo judeu) ? PIBIC 2006/2007
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Clovis Afonso de Andre - Coordenador / Mauro Wrona - Integrante.
Financiador(es): Faculdades Santa Marcelina - Bolsa.Número de orientações: 1


Outros Projetos


2018 - Atual
Autenticidade e performance histórica
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Clovis Afonso de Andre - Coordenador.
2017 - Atual
A concepção inicial de _O anel do nibelungo_ em _Der Nibelungen-Mythus_ de Wagner: texto original, tradução e comentários
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Clovis Afonso de Andre - Coordenador.
2017 - Atual
Quem se importa?: textos originais, traduções e comentários de _Who cares if you listen?_ (Babbitt) e _Who listens if you care?_ (Ziporyn)
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Clovis Afonso de Andre - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2009 - 2011
Periódico: Arte e Cultura Santa Marcelina - ISSN 1980065-7


Membro de comitê de assessoramento


2013 - Atual
Agência de fomento: Associação Brasileira de Normas Técnicas
2009 - 2011
Agência de fomento: Faculdade Santa Marcelina


Revisor de periódico


2009 - 2009
Periódico: ICTUS (PPGMUS/UFBA)
2013 - 2013
Periódico: Anais do XXIII Congresso da ANPPOM (ISSN 1983-5973)
2012 - 2012
Periódico: Música Hodie
2016 - Atual
Periódico: Orfeu: revista do Programa de Pós-Graduação em Música, CEART, UDESC
2014 - 2014
Periódico: OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE)
2018 - 2018
Periódico: REVISTA MUSICA
2018 - 2018
Periódico: Congresso da ANPPOM


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ANDRE, C. de; FIGUEIREDO, Carlos Alberto . Jerônimo de Sousa Queirós (?): Matinas de Quinta-feira Santa. In: CASTAGNA, P. A.; FIGUEIREDO, C. A.. (Org.). Quinta-feira Santa. 1ed.Belo Horizonte: Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, 2002, v. VI, p. 41-216.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DE ANDRÉ, Clóvis. Processos de solmização na execução dos repertórios medieval e renascentista. In: I Simpósio Nacional de Musicologia / III Encontro de Musicologia Histórica, 2011, Pirenópolis. Anais, 2011. p. 217-223.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRE, C. de. Panorama histórico da música litúrgica (16/ago/2006). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FERREIRA, M. P. ; DE ANDRÉ, Clóvis . O destino medieval das Cantigas de Santa Maria: a política ibérica face à canção, 2017. (Tradução/Artigo).

2.
BONDS, Mark E. ; DE ANDRÉ, Clóvis . Uma história da música na cultura ocidental, 2013. (Tradução/Livro).

3.
DE ANDRÉ, Clóvis. Inscribing medieval pedagogy: musica ficta in its texts 2005 (PhD Dissertation (Tese de Doutorado)).

4.
DE ANDRÉ, Clóvis; FIGUEIREDO, Carlos Alberto . Jerônimo de Sousa Queirós (?): Matinas de Quinta-feira Santa. Belo Horizonte: Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, 2002. (Partitura Musical/Outro).


Demais tipos de produção técnica
1.
DE ANDRÉ, Clóvis. Abreviaturas: usos e listas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

2.
DE ANDRÉ, Clóvis. Agradecimentos: instruções e exemplos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

3.
DE ANDRÉ, Clóvis. Instruções para formatação de fórmulas de compasso e funções harmônicas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

4.
DE ANDRÉ, Clóvis. Diretrizes para resenhas de 10 publicações. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

5.
DE ANDRÉ, Clóvis. Diretrizes para resenhas de 2-3 publicações. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

6.
DE ANDRÉ, Clóvis. 21 Princípios do pesquisador. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

7.
DE ANDRÉ, Clóvis. Proposta de pesquisa (pré-projeto) - (Modelo--Template WORD).dot. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

8.
DE ANDRÉ, Clóvis. Proposta de resenha (Modelo--Template WORD).dot. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

9.
DE ANDRÉ, Clóvis. TCC--Monografia (Modelo--Template WORD).dot. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

10.
DE ANDRÉ, Clóvis. Projeto de pesquisa (Modelo--Template WORD).dot. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

11.
DE ANDRÉ, Clóvis. Resenhas de 10 publicações (Modelo--Template WORD).dot. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

12.
DE ANDRÉ, Clóvis. Resenhas de 2 publicações afins (Modelo--Template WORD).dot. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

13.
DE ANDRÉ, Clóvis. Resenhas de 2-3 publicações (Modelo--Template WORD).dot. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

14.
ANDRE, C. de. Formatação básica: divisões e dimensões (guia resumido). 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

15.
DE ANDRÉ, Clóvis. Projeto de pesquisa: conceitos e instruções de elaboração (inclui exemplo). 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

16.
DE ANDRÉ, Clóvis. Referências: guia condensado. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

17.
DE ANDRÉ, Clóvis. Apostila de história da música: música brasileira (séc. XVIII-XX). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História da Música).

18.
DE ANDRÉ, Clóvis. Recursos eletrônicos (normas de formatação - apêndice D). 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia científica e normalização).

19.
ANDRE, C. de. Curso Ecumênico de Formação Litúrgico-Musical (CELMU). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
DE ANDRÉ, Clóvis. Apostila de história da música: antiguidade clássica. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História da Música).

21.
DE ANDRÉ, Clóvis. Apostila de história da música: idade média (até o séc. XIII). 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História da Música).

22.
DE ANDRÉ, Clóvis. Apostila de história da música: idade média (séc. XIV ? ars nova). 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História da Música).

23.
DE ANDRÉ, Clóvis. Apostila de história da música: renascimento (séc. XV-XVI). 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História da Música).

24.
DE ANDRÉ, Clóvis. Apostila de história da música: barroco (ca. 1580/90-1750/60). 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História da Música).

25.
DE ANDRÉ, Clóvis. Apostila de história da música: classicismo musical (ca. 1720/30?1800). 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História da Música).

26.
DE ANDRÉ, Clóvis. Apostila de história da música: pré-romantismo (1ª Escola de Viena). 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História da Música).

27.
DE ANDRÉ, Clóvis. Apostila de história da música: romantismo (séc. XIX). 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História da Música).

Demais trabalhos
1.
ANDRE, C. de. Inscribing Medieval Pedagogy: Musica ficta in Its Texts. 2005 (Tese de doutorado) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COELHO DE SOUZA, R. N.; DE ANDRÉ, Clóvis; MACHADO NETO, D.. Participação em banca de Robison Porelli Moura Bueno. Uma leitura hermenêutica como fundamento para uma edição crítica da _Électre_ de Nepomuceno. 2013. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

2.
HERR, Martha; SILVA, Luciano Simões; DE ANDRÉ, Clóvis. Participação em banca de Juliana Starling Stolagli. O português brasileiro cantado: normas de 1938 e 2007, análise comparativa para a interpretação de obras vocais em idioma brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
HERR, Martha; SILVA, Luciano Simões; DE ANDRÉ, Clóvis. Participação em banca de Juliana Starling Stolagli. O português brasileiro cantado: normas de 1938 e 2007, análise comparativa para a interpretação de obras vocais em idioma brasileiro. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DE ANDRÉ, Clóvis; SUGAHARA, Leila Y.; GAZZANEO, Paulo R.. Participação em banca de André Martin del Corzo Pretzel. O ensino coletivo de cordas no SESC: iniciação ao violino e viola na unidade Consolação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

2.
DE ANDRÉ, Clóvis; BITONDI, M. G.; LADEIRA, Ruth R.. Participação em banca de Myrlaine Zoldan Hardardt. Consciência e música: a relação entre corpo e mente na formação do músico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

3.
BITONDI, M. G.; DE ANDRÉ, Clóvis; LADEIRA, Ruth R.. Participação em banca de Leandro Tavares Rondão. Os métodos de violão brasileiros para a iniciação no instumento e a pedagogia ativa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

4.
LADEIRA, Ruth R.; BITONDI, M. G.; DE ANDRÉ, Clóvis. Participação em banca de Rosângela de Carvalho Macedo. Nessa escola tem música: relato de uma experiência. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

5.
DE ANDRÉ, Clóvis; BITONDI, M. G.; PAREJO, Enny J. P.. Participação em banca de Soraia Regina da Silva Pires. Cantigas de roda na educação musical infantil: origens e aproveitamentos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

6.
BITONDI, M. G.; PAREJO, Enny J. P.; DE ANDRÉ, Clóvis. Participação em banca de Amarildo Coelho dos Santos. A respiração para tocar instrumentos de sopro. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

7.
PAREJO, Enny J. P.; DE ANDRÉ, Clóvis; BITONDI, M. G.. Participação em banca de Renata Cabral Costa da Silva. Contribuições do canto coral para o processo de musicalização infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

8.
DE ANDRÉ, Clóvis; SUGAHARA, Leila Y.; GAZZANEO, Paulo R.. Participação em banca de Hyan Mesquita Beltrão. Abordagens de Jaques-Dalcroze direcionadas à educação musical brasileira contemporânea. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

9.
DE ANDRÉ, Clóvis; BITONDI, M. G.; LADEIRA, Ruth R.. Participação em banca de Ricardo Alessandro Dutra Garcia. A brincadeira, a música e a criança: brincadeiras cantadas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

10.
LADEIRA, Ruth R.; DE ANDRÉ, Clóvis; BITONDI, M. G.. Participação em banca de Bianca Cavalhieri Blasque. Rapsódia infantil: uma prática escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

11.
DE ANDRÉ, Clóvis; PAREJO, Enny J. P.; BITONDI, M. G.. Participação em banca de Lidia Sadaco Minamizaki Ikuta. Educação musical no movimento escoteiro. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

12.
PAREJO, Enny J. P.; DE ANDRÉ, Clóvis; BITONDI, M. G.. Participação em banca de Carolina Sanaiote Durães. Pesquisa sonora: contribuições para o ensino da música no ensino fundamental. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DE ANDRÉ, Clóvis; ANZAI, Roberto Sussumo. Participação em banca de Tiago Figueiredo Dias.Afinação, temperamentos e aplicações ao repertório de violino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

2.
DE ANDRÉ, Clóvis; ANZAI, Roberto Sussumo. Participação em banca de Vanessa Valéria Barbosa Mendes.Educação musical na Escola Waldorf: instrumentos de cordas no 3º ano escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

3.
DE ANDRÉ, Clóvis; ANZAI, Roberto Sussumo. Participação em banca de Leandro Santos Leão.O ensino de música na escola de samba: a Escolinha de Bateria da Gaviões da Fiel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

4.
DE ANDRÉ, Clóvis; ANZAI, Roberto Sussumo. Participação em banca de Jonathan Batista dos Santos.O ensino de música na escola de samba: a Escolinha de Bateria da Gaviões da Fiel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

5.
DE ANDRÉ, Clóvis; WYATT, Robert. Participação em banca de Fernando Henrique dos Santos.Charlie Parker: análise melódica do solo _Just friends_ (1949). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

6.
DE ANDRÉ, Clóvis; SOUSA, J. M.. Participação em banca de Raíza Argolo Klippel.Timbre vocal e sua terminologia: do século XVI aos dias atuais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Canto) - Faculdades Santa Marcelina.

7.
DE ANDRÉ, Clóvis; SOUSA, J. M.. Participação em banca de Mariana Varandas Aires Barbosa.Sprechgesang vs. Canto-falado: estudo das semelhanças entre os dois recursosh. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Canto) - Faculdades Santa Marcelina.

8.
DE ANDRÉ, Clóvis; PATARRA, Emiliano L.. Participação em banca de Rodrigo de Almeida Miguel Scarpa.M. Camargo Guarneri: bibliografia comentada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Regência) - Faculdades Santa Marcelina.

9.
DE ANDRÉ, Clóvis; ANZAI, Roberto Sussumo. Participação em banca de Ingrid Mehlich.Inteligência musical. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

10.
DE ANDRÉ, Clóvis; PICHERZKY, A. P.. Participação em banca de Caio Müller Barbosa.Abel Carlevaro: aspectos biográficos e sua teoria instrumental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina.

11.
DE ANDRÉ, Clóvis; MARTINELLI, L.. Participação em banca de Tatiana Shizue Henna.Música e cinema silencioso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina.

12.
DE ANDRÉ, Clóvis; MARTINELLI, L.. Participação em banca de Gabriel Fernandes Xavier.Caminhos à Música Viva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Composição) - Faculdades Santa Marcelina.

13.
DE ANDRÉ, Clóvis; CAVALHEIRO FILHO, R. Dante. Participação em banca de Iago Dacol Stephano Simão.Análise harmônica e motívica do primeiro movimento (vivace ma non tropo) da _Sonata, op. 78_ de Johannes Brahms. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina.

14.
MOJOLA, Celso; DE ANDRÉ, Clóvis; ANZAI, Roberto Sussumo. Participação em banca de Daniel Lopes de Almeida Filho.Procedimentos de improvisação de Mark Turner através da análise dos solos de _317 East 32nd_ e _A life unfolds_. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

15.
DE ANDRÉ, Clóvis; CURY, Vera Helena M.. Participação em banca de Valnei Lopes de Sousa.As Marcelinas e a música em São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Regência) - Faculdades Santa Marcelina.

16.
DE ANDRÉ, Clóvis; MOJOLA, Celso; ANZAI, Roberto Sussumo. Participação em banca de Suzana Gonçalves Martins de Castro.Bibliografia comentada sobre Franz Joseph Haydn: publicações em português sobre a vida e a obra do compositor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

17.
DE ANDRÉ, Clóvis; MOJOLA, Celso; ANZAI, Roberto Sussumo. Participação em banca de Bruno Félix Sousa.Concerto n. 1 (1835-56), de Franz Liszt: ambientações, caráteres emocionais e a estruturação harmônica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

18.
DE ANDRÉ, Clóvis; ANZAI, Roberto Sussumo; MOJOLA, Celso. Participação em banca de Danilo Oliveira da Silva.The legend of Zelda: Ocarina of time: as doze melodies da ocarina. 2013 - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

19.
MOJOLA, Celso; DE ANDRÉ, Clóvis; ANZAI, Roberto Sussumo. Participação em banca de Maria Inês Arce Medeiros Ruiz.Concepções estilísticas e pedagógicas de Amilton Godoy. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

20.
ANZAI, Roberto Sussumo; DE ANDRÉ, Clóvis; MOJOLA, Celso. Participação em banca de Leandro Alasmar.Tropicália e a guitarra: uma abordagem política, social e estética. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

21.
MOJOLA, Celso; DE ANDRÉ, Clóvis; ANZAI, Roberto Sussumo. Participação em banca de Guilherme Degani.A nova geração da música instrumental brasileira: a escola Hermeto e sua concepção harmônica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

22.
CARRARA, Camilo S.; DE ANDRÉ, Clóvis; BITONDI, M. G.. Participação em banca de Giancarlo Corrêa de Souza da Silva.Uma abordagem sobre o violão de sete cordas: análise dos recursos musicais utilizados por Dino Sete Cordas e Rogério Caetano na composição SIM, de Cartola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

23.
BITONDI, M. G.; DE ANDRÉ, Clóvis. Participação em banca de Thomaz Marra de Oliveira.A _Sonatina em lá maior_ de Federico Moreno Torroba: uma análise das interpretações de Andrés Segovia e David Russel. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

24.
DE ANDRÉ, Clóvis; CURY, Vera Helena M.. Participação em banca de Marisa Milan Candido.A atuação pedagógica de Koellreutter e suas influências. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina.

25.
DE ANDRÉ, Clóvis; CURY, Vera Helena M.. Participação em banca de Roberto Carlos Santos Nunes.Coral Paulistano: história e papel na divulgação da música brasileira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Regência) - Faculdades Santa Marcelina.

26.
DE ANDRÉ, Clóvis; SULPÍCIO, Carlos A.. Participação em banca de Anderson Camargo Pêgo.O _Concertino para trombone e orquestra_ de Ferdinand David. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina.

27.
DE ANDRÉ, Clóvis; BITONDI, M. G.. Participação em banca de Marcio Antonio Simões Luiz.O uso de elementos básicos na elaboração de Grooves no Funk: breve histórico e possíveis aplicações dos rudimentos e dos conceitos desenvolvidos por David Garibaldi. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

28.
DE ANDRÉ, Clóvis; KAFEJIAN, Sergio. Participação em banca de Max Packer.Análise das obras Sequenza VII e Chemin IV de Luciano Berio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Composição) - Faculdades Santa Marcelina.

29.
DE ANDRÉ, Clóvis; CAVALHEIRO FILHO, R. Dante. Participação em banca de Angela Delgado Duarte.Deux danses (1904): a relação entre o sacro e o profano em Debussy. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina.

30.
ANDRÉ, C.A.. Participação em banca de Thaís Rozon.Assobio a jato e a projeção americana de Villa-Lobos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

31.
DE ANDRÉ, Clóvis; MACHADO, Maria Aparecida Gomes [Aída]. Participação em banca de Rafael Amadeu Barbosa Luperi.História dos corais da Fundação Mokiti Okada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Regência) - Faculdades Santa Marcelina.

32.
DE ANDRÉ, Clóvis; MACHADO, Maria Aparecida Gomes [Aída]. Participação em banca de Claudio Mora Diamante.Revolução paulista de 1932: fatos e música. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Regência) - Faculdades Santa Marcelina.

33.
DE ANDRÉ, Clóvis; KAFEJIAN, Sergio. Participação em banca de Maria Soledad Yaya Aguilar.Técnicas estendidas para harpa: um catálogo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina.

34.
DE ANDRÉ, Clóvis; MATTOS, Wladimir F. C. de. Participação em banca de Luciana Manhães de Oliveira.Prélude, op. 28, n. 2, de Frédéric Chopin: uma análise. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina.

35.
DE ANDRÉ, Clóvis; MATTOS, Wladimir F. C. de. Participação em banca de Tiago da Costa Litieri Barauskaite Vasiunas.O peão na amarração: um estudo sobre a produção de Elomar Figueira Mello. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Composição) - Faculdades Santa Marcelina.

36.
DE ANDRÉ, Clóvis; MAGALHÃES, Michelle Agnes. Participação em banca de In Jeong Choi.John Williams: Adventures on Earth. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina.

37.
DE ANDRÉ, Clóvis; MAGALHÃES, Michelle Agnes. Participação em banca de Daniela Soares da Cruz.A viola como instrumento solista ao final do séc. XIX: o papel de Lionel Tertis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina.

38.
CARRARA, Camilo S.; DE ANDRÉ, Clóvis; MOJOLA, Celso. Participação em banca de Amadeu da Rosa Augusto.O violão e a ornamentação nas obras de François Couperin: um estudo sobre a técnica do ornamento barroco aplicada ao violão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

39.
MOJOLA, Celso; DE ANDRÉ, Clóvis. Participação em banca de Bruno César Vieira dos Santos.Arranjo e improvisação: análise do solo de Thad Jones e de sua composição _Three and one_. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

40.
DE ANDRÉ, Clóvis; MOJOLA, Celso. Participação em banca de Juliana Ripke da Costa.As origens da música cubana segundo Alejo Carpentier. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

41.
DE ANDRÉ, Clóvis; MOJOLA, Celso. Participação em banca de Fabiana de Almeida Santos.Desconexa suíte: obra para piano solo de Antonio Ribeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

42.
DE ANDRÉ, Clóvis; MOJOLA, Celso. Participação em banca de Camila Bareti Molina.O piano mecanicista de Osvaldo Lacerda: Aparelhos (1988), quinto caderno da Suite Cromos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

43.
CARRARA, Camilo S.; DE ANDRÉ, Clóvis; TOMIMURA, Fernando. Participação em banca de Caio Bonfatti Gomes de Carvalho.O samba e o choro: análise comparativa de dois gêneros nos baixos de Dino Sete Cordas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

44.
CARRARA, Camilo S.; DE ANDRÉ, Clóvis; TOMIMURA, Fernando. Participação em banca de Edson Travaína Jr..Do caipira ao sertanejo pop. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

45.
DE ANDRÉ, Clóvis; CARRARA, Camilo S.; TOMIMURA, Fernando. Participação em banca de Fabrizio Casaletti.Kurt Rosenwinkel: interação entre harmonia e melodia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

46.
CARRARA, Camilo S.; DE ANDRÉ, Clóvis; TOMIMURA, Fernando. Participação em banca de Heloíse Gomes Ferreira.Américo Jacomino e a inserção do violão solo no circuito cultural paulista no início do século XX. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

47.
CARRARA, Camilo S.; DE ANDRÉ, Clóvis; TOMIMURA, Fernando. Participação em banca de Tiago Luis Perella Pollon.Abel Carlevaro: constatação da eficiência de sua técnica de mão esquerda através da comparação de digitações nos Estudos de Sor. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

48.
SANTOS, Maurício Oliveira [Maurício Ayer]; DE ANDRÉ, Clóvis. Participação em banca de Mauro Wrona.A realização do Melodram: sequência da fundição das sete balas da ópera _Der Freischütz_ (_O franco atirador_) de Carl Maria von Weber, de acordo com as indicações das rúbricas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Regência) - Faculdades Santa Marcelina.

49.
DE ANDRÉ, Clóvis; CAMPOS JUNIOR, José Ignacio de. Participação em banca de Talita Takeda.A numerologia em _Pierrot lunaire, op. 21_, de Arnold Schoenberg. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Canto) - Faculdades Santa Marcelina.

50.
WYATT, Robert; DE ANDRÉ, Clóvis. Participação em banca de Anderson Flávio Cordeiro de Souza.Aspectos técnicos e harmônicos da peça _Introdução e/ou desafio_ de Edmundo Villani-Côrtes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

51.
WYATT, Robert; DE ANDRÉ, Clóvis. Participação em banca de Felipe Pacheco Matula.Linha do baixo no samba em três por quatro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

52.
DE ANDRÉ, Clóvis; CARRARA, Camilo S.. Participação em banca de Rodrigo Fernandes de Oliveira Soares.Valsa Concerto n. 2 (1904): obra para violão de Heitor Villa-Lobos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

53.
ZUBEN, Paulo; DE ANDRÉ, Clóvis. Participação em banca de Isaías Lopes Ferreira.O Quarteto de cordas da cidade de São Paulo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina.

54.
ZUBEN, Paulo; DE ANDRÉ, Clóvis. Participação em banca de Laura Nashiro Florence dos Santos.Natan Schwartzman: biografia e considerações sobre arcadas e dedilhados. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina.

55.
DE ANDRÉ, Clóvis; WYATT, Robert; MOJOLA, Celso. Participação em banca de Israel Heber Viana.Os improvisos de Charlie Parker: análises e contextualização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

56.
MOJOLA, Celso; DE ANDRÉ, Clóvis; WYATT, Robert. Participação em banca de Robson Silva Lima.A metodologia do ensino para trombone nas igrejas Assembléia de Deus. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

57.
MOJOLA, Celso; WYATT, Robert; DE ANDRÉ, Clóvis. Participação em banca de Abel Cruz Cardoso.Características musicais que diferenciam o frevo tradicional do maestro Duda para o frevo moderno de Cacau Santos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

58.
MOJOLA, Celso; WYATT, Robert; DE ANDRÉ, Clóvis. Participação em banca de Amarildo Coelho dos Santos.Aspectos biográficos e estatísticos de Osvaldo Lacerda e análise da _Pequena suíte para trombeta e piano_. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

59.
FIGUEIREDO, J. C.; DE ANDRÉ, Clóvis. Participação em banca de Daniel Ribeiro Campos.Análise dos solos improvisados de Dave Holland no álbum. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

60.
WYATT, Robert; DE ANDRÉ, Clóvis; MOJOLA, Celso. Participação em banca de Caio Conti Milan.O samba no prato de Edison Machado: uma análise da gravação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

61.
DE ANDRÉ, Clóvis; PATARRA, Emiliano L.. Participação em banca de Mauro Wrona.A caracterização do judeu nas óperas _Nabucodonosor_ (de G. Verdi) e _Samson et Dalila_ (de C. Saint-Saëns). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Regência) - Faculdades Santa Marcelina.

62.
ZUBEN, Paulo; DE ANDRÉ, Clóvis. Participação em banca de Camila de Oliveira Braz.Maria José Carrasqueira: impressões sobre a escuta analítico-interpretativa das obras Epônina e Improviso-Estudo de Concerto de Ernesto Nazareth. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
DE ANDRÉ, Clóvis; PATARRA, Emiliano L.. Prova prática do bacharelado em música (Harpa) - 1. semestre. 2011. Faculdades Santa Marcelina.

2.
DE ANDRÉ, Clóvis; PAJARES, Vânia. Prova prática do bacharelado em música (a) (canto) - 2. semestre. 2010. Faculdades Santa Marcelina.

3.
DE ANDRÉ, Clóvis; CAVALHEIRO FILHO, R. Dante. Prova prática do bacharelado em música (b) (violino) - 2. semestre. 2010. Faculdades Santa Marcelina.

4.
DE ANDRÉ, Clóvis; MACHADO, Maria Aparecida Gomes [Aída]; JANHO-ABUMRAD, Eduardo. Prova prática do bacharelado em música (c) (canto) - 1. semestre. 2010. Faculdades Santa Marcelina.

5.
HERR, Martha; SILVA, Luciano Simões; DE ANDRÉ, Clóvis. Recital-palestra (canto) de defesa de mestrado em música. 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
DE ANDRÉ, Clóvis. Prova prática do bacharelado em música (c) (canto) - 2. semestre. 2009. Faculdades Santa Marcelina.

7.
DE ANDRÉ, Clóvis. Prova prática do bacharelado em música (b) (canto) - 2. semestre. 2009. Faculdades Santa Marcelina.

8.
DE ANDRÉ, Clóvis; PETRI, Heloísa Castellar. Prova prática do bacharelado em música (d) (canto) - 1. semestre. 2009. Faculdades Santa Marcelina.

9.
DE ANDRÉ, Clóvis; MATTOS, Wladimir F. C. de. Prova prática do bacharelado em música (e) (canto) - 1. semestre. 2009. Faculdades Santa Marcelina.

10.
DE ANDRÉ, Clóvis; MATTOS, Wladimir F. C. de. Prova prática do bacharelado em música (f) (canto) - 1. semestre. 2009. Faculdades Santa Marcelina.

11.
DE ANDRÉ, Clóvis; PETRI, Heloísa Castellar. Prova prática do bacharelado em música (a) (canto) - 2. semestre. 2009. Faculdades Santa Marcelina.

12.
DE ANDRÉ, Clóvis; KAFEJIAN, Sergio. Processo Seletivo para Contratação de Professores do Guri Santa Marcelina (g), 2.. 2008. Guri Santa Marcelina / Organização Social de Cultura Santa Marcelina.

13.
DE ANDRÉ, Clóvis; KAFEJIAN, Sergio. Processo Seletivo para Contratação de Professores do Guri Santa Marcelina (f), 3. e 4.. 2008. Guri Santa Marcelina / Organização Social de Cultura Santa Marcelina.

14.
DE ANDRÉ, Clóvis; KAFEJIAN, Sergio. Processo Seletivo para Contratação de Professores do Guri Santa Marcelina (e), 6. parte 1. 2008. Guri Santa Marcelina / Organização Social de Cultura Santa Marcelina.

15.
DE ANDRÉ, Clóvis; GAZZANEO, Paulo R.. Processo Seletivo para Contratação de Professores do Guri Santa Marcelina (d), 6. parte 2. 2008. Guri Santa Marcelina / Organização Social de Cultura Santa Marcelina.

16.
DE ANDRÉ, Clóvis; CAVALHEIRO FILHO, R. Dante. Processo Seletivo para Contratação de Professores do Guri Santa Marcelina (c), 7.. 2008. Guri Santa Marcelina / Organização Social de Cultura Santa Marcelina.

17.
DE ANDRÉ, Clóvis. Processo Seletivo para Contratação de Professores do Guri Santa Marcelina (b), 8.. 2008. Guri Santa Marcelina / Organização Social de Cultura Santa Marcelina.

18.
DE ANDRÉ, Clóvis; GUIMARÃES, Márcia A. B.. Processo Seletivo para Contratação de Professores do Guri Santa Marcelina (a), 8.. 2008. Guri Santa Marcelina / Organização Social de Cultura Santa Marcelina.

19.
DE ANDRÉ, Clóvis. Prova prática do bacharelado em música (c) (canto) - 1. semestre. 2008.

20.
DE ANDRÉ, Clóvis. Prova prática do bacharelado em música (a) (canto) - 2. semestre. 2008. Faculdades Santa Marcelina.

21.
DE ANDRÉ, Clóvis. Prova prática do bacharelado em música (b) (canto) - 1. semestre. 2008. Faculdades Santa Marcelina.

22.
DE ANDRÉ, Clóvis. Prova prática do bacharelado em música (canto). 2007. Faculdades Santa Marcelina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Intervenções didáticas: as provas e sua elaboração (palestra pela Profa. Alice Gazel). 2013. (Outra).

2.
Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 4., 29-31 jul. 2012. 2012. (Encontro).

3.
Simpósio Villa-Lobos: Perspectivas analíticas para a música e Villa-Lobos, 2., 23-25 nov. 2012. 2012. (Simpósio).

4.
Capacitação para os elaboradores e revisores do Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Desempenho - ENADE, 10-11 ago. 2011.Elaborador de itens de Música. 2011. (Oficina).

5.
Fórum Nacional de Editores de Periódicos de Música da ANPPOM, 3..Revista Arte e Cultura Santa Marcelina. 2010. (Encontro).

6.
Simpósio internacional para a pedagogia da história da música, 1., 4-7 ago. 2010. 2010. (Simpósio).

7.
Fórum Nacional de Editores de Periódicos de Música da ANPPOM, 2., 24-26 abr. 2009.Revista Arte e Cultura Santa Marcelina. 2009. (Encontro).

8.
Congresso Nacional de Educação Musical, 1., e Encontro da ABEM Região Sudeste, 5., 28-30 set. 2007). 2007. (Congresso).

9.
Quem te ensina? (Centro Acadêmico de Música da FASM), 28 set. 2007.Formação, atuação e vida acadêmica do profissional de música. 2007. (Seminário).

10.
Encontro Nacional de Compositores Litúrgicos da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), 1., 13-16 ago. 2006.Palestra: Panorama da música litúrgica (16 ago. 2006). 2006. (Encontro).

11.
Encontro Nacional de Compositores Litúrgicos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 1., 13-16 ago. 2006).Mesa redonda: Panorama da música litúrgica (16 ago. 2006 ? integrantes da mesa: Edmundo Villani-Cortes, Ifigênia Cortes, Clóvis de André). 2006. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
André Luiz Martinez Sant'Anna. Musicalização no coro adulto amador. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabrielle Camacho Prates. Die Soldaten (1965), ópera de Bernd Alois Zimmermann. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. (Orientador).

2.
Otávio Bastos Couto. Análise de Totentanz, de Franz Liszt. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. (Orientador).

3.
Cinthia Castilho de Carvalho. Musicalização infantil na Igreja Evangélica Congregacional do Brasil. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. (Orientador).

4.
Thayara Anastacio Ivonic. Antônio de Sá Pereira e sua inserção no ensino musical no Brasil. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cristiane de Lima Quadros. O método Kodály: princípios e metodologia. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

2.
André Martin del Corzo Pretzel. O ensino coletivo de cordas no SESC: iniciação ao violino e viola na unidade Consolação. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

3.
Myrlaine Zoldan Hardardt. Consciência e música: a relação entre corpo e mente na formação do músico. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

4.
Ricardo Alessandro Dutra Garcia. A brincadeira, a música e a criança: brincadeiras cantadas. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

5.
Soraia Regina da Silva Pires. Cantigas de roda na educação musical infantil: origens e aproveitamentos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

6.
Hyan Mesquita Beltrão. Abordagens de Jaques-Dalcroze direcionadas à educação musical brasileira contemporânea. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

7.
Lidia Sadaco Minamizaki Ikuta. Educação musical no movimento escoteiro. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jonathan Batista dos Santos. O ensino de música na escola de samba: a Escolinha de Bateria da Gaviões da Fiel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

2.
Leandro Santos Leão. O ensino de música na escola de samba: a Escolinha de Bateria da Gaviões da Fiel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

3.
Vanessa Valéria Barbosa Mendes. Educação musical na Escola Waldorf: instrumentos de cordas no 3º ano escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

4.
Tiago Figueiredo Dias. Afinação, temperamentos e aplicações ao repertório de violino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

5.
Fernando Henrique dos Santos. Charlie Parker: análise melódica do solo _Just friends_ (1949). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

6.
Luciana Escudeiro de Freitas. Ensino superior de regência: trajetória de quatro antigas instituições. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Regência) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

7.
Carlos Henrique Rebolo Parra. Transcrições para violão: Granada (Isaac Albéniz) e Quadros de uma exposição (Modest Mussorgsky). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

8.
Alziro Tonin da Silva. Clair de lune (1890-1905), de Claude Debussy: aspectos estruturais e modulatórios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

9.
Jorge Isaac Moscoso Linares. A técnica violoncelística, sob um ponto de vista cinesiológico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

10.
Leonardo de Souza Santos. Arte e estética a partir da filosofia de Bento Espinosa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

11.
Ingrid Mehlich. Inteligência musical. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

12.
Caio Müller Barbosa. Abel Carlevaro: aspectos biográficos e sua teoria instrumental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

13.
Rodrigo de Almeida Miguel Scarpa. M. Camargo Guarneri: bibliografia comentada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Regência) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

14.
Raíza Argolo Klippel. Timbre vocal e sua terminologia: do século XVI aos dias atuais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Canto) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

15.
Mariana Varandas Aires Barbosa. Sprechgesang vs. Canto-falado: estudo das semelhanças entre os dois recursos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Canto) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

16.
Gabriel Fernandes Xavier. Caminhos à Música Viva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Composição) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

17.
Tatiana Shizue Henna. Música e cinema silencioso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

18.
Iago Dacol Stephano Simão. Análise harmônica e motívica do primeiro movimento (vivace ma non tropo) da _Sonata, op. 78_ de Johannes Brahms. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

19.
Danilo Oliveira da Silva. The legend of Zelda: Ocarina of time: as doze melodies da ocarina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

20.
Suzana Gonçalves Martins de Castro. Bibliografia comentada sobre Franz Joseph Haydn: publicações em português sobre a vida e a obra do compositor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

21.
Bruno Félix Sousa. Concerto n. 1 (1835-56), de Franz Liszt: ambientações, caráteres emocionais e a estruturação harmônica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

22.
Valnei Lopes de Sousa. As Marcelinas e a música em São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Regência) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

23.
Anderson Camargo Pêgo. O _Concertino para trombone e orquestra_ de Ferdinand David. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

24.
Roberto Carlos Santos Nunes. Coral Paulistano: história e papel na divulgação da música brasileira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Regência) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

25.
Marcio Antonio Simões Luiz. O uso de elementos básicos na elaboração de Grooves no Funk: breve histórico e possíveis aplicações dos rudimentos e dos conceitos desenvolvidos por David Garibaldi. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

26.
Angela Delgado Duarte. Deux danses (1904): a relação entre o sacro e o profano em Debussy. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

27.
Claudio Mora Diamante. Revolução paulista de 1932: fatos e música. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Regência) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

28.
Thaís Rozon. Assobio a jato e a projeção americana de Villa-Lobos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

29.
Rafael Amadeu Barbosa Luperi. História dos corais da Fundação Mokiti Okada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Regência) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

30.
Max Packer. Análise das obras Sequenza VII e Chemin IV de Luciano Berio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Composição) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

31.
Maria Soledad Yaya Aguilar. Técnicas estendidas para harpa: um catálogo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

32.
Lucas Rodrigo Seabra da Costa. Choro ímpar: uma abordagem rítmica sobre a obra de Maurício Carrilho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

33.
Fabiana de Almeida Santos. Desconexa Suite: a obra para piano solo de Antonio Ribeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

34.
Camila Bareti Molina. O piano mecanicista de Osvaldo Lacerda: Aparelhos (1988), quinto caderno da Suite Cromos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

35.
Daniela Soares da Cruz. A viola como instrumento solista ao final do séc. XIX: o papel de Lionel Tertis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

36.
Juliana Ripke da Costa. As origens da música cubana segundo Alejo Carpentier. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

37.
Tiago da Costa Litieri Barauskaite Vasiunas. O peão na amarração: um estudo sobre a produção de Elomar Figueira Mello. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Composição) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

38.
Luciana Manhães de Oliveira. Prélude, op. 28, n. 2, de Frédéric Chopin: uma análise. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

39.
In Jeong Choi. John Williams: Adventures on Earth. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

40.
Fabrizio Casaletti. Kurt Rosenwinkel: interação entre harmonia e melodia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

41.
Rodrigo Fernandes de Oliveira Soares. Valsa Concerto n. 2 (1904): obra para violão de Heitor Villa-Lobos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

42.
Israel Heber Viana. Os improvisos de Charlie Parker: análises e contextualização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

Iniciação científica
1.
Isabela de Moraes Bonafé. Blirium C-9: indeterminação e abertura. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

2.
Marisa Milan Candido. A atuação pedagógica de Koellreutter e suas influências. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumento) - Faculdades Santa Marcelina, Faculdade Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

3.
Talita Takeda. A numerologia em _Pierrot lunaire, op. 21_, de Arnold Schoenberg. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Canto) - Faculdades Santa Marcelina, Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.

4.
Mauro Wrona. A caracterização do judeu nas óperas _Nabucodonosor_ (de G. Verdi) e _Samson et Dalila_ (de C. Saint-Saëns). 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Regência) - Faculdades Santa Marcelina, Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Clovis Afonso de Andre.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 6:28:23