Marcos César Ferreira

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6996274715898393
  • Última atualização do currículo em 31/05/2018


Bacharel em Geografia pela UNESP (1987); Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (1991); Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo - USP (1995) e Livre-Docente pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004). Iniciou a carreira acadêmica no Instituto de Geociências e Ciências Exatas, da UNESP, onde foi docente no Departamento de Cartografia e Análise da Informação Geográfica e coordenou o programa pós-graduação em Geografia. A partir de 2001 passa a integrar o quadro docente do Instituto de Geociências da UNICAMP, onde atua com Professor Associado MS-5.3 nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia. Coordenou o programa de pós-graduação em Geografia do IG-UNICAMP entre 2002 e 2004. Orientou 11 teses de doutoramento, 20 dissertações de mestrado e 10 iniciações científicas/trabalhos de conclusão de curso. Foi membro de várias bancas de julgamento, entre doutoramentos, mestrados, monografias e concursos públicos para seleção de docentes ao ensino superior. Há mais de 20 anos dedica-se ao ensino, à pesquisa e à formação de novos pesquisadores nas áreas de sistemas de informação geográfica - GIS, sensoriamento remoto, análise espacial, cartografia temática e processamento digital de imagens orbitais. É líder do grupo de pesquisa Métodos Avançados de Análise Geoespacial, certificado pelo CNPq. É autor do livro Iniciação à Análise Espacial (2014), publicado pela Editora Unesp, e classificado entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2015. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos César Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, M. C.;FERREIRA, MARCOS CÉSAR

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências da UNICAMP.
Av. Pandiá Calógeras
Cidade Universitária
13501900 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35214570
URL da Homepage: http://www.ige.unicamp.br


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1995
Doutorado em Geografia (Geografia Física).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Análise de Dados Espaciais e Hidrológicos do Estado De São Paulo: uma Metodologia para Sistemas de Informação Geográfica, Ano de obtenção: 1995.
Orientador: Magda Adelaide Lombardo.
Palavras-chave: Bacias Hidrográficas; Geoprocessamento; Hidrologia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Hidrogeografia.
Setores de atividade: Informática.
1988 - 1991
Mestrado em Sensoriamento Remoto.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Título: Dados de Sensoriamento Remoto e Parâmetros do Meio Físico Aplicados à Regionalização de Bacias Hidrográficas,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Herrman Kux.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sensoriamento Remoto; Bacias Hidrográficas; Geoprocessamento; PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Hidrogeografia.
Setores de atividade: Informática.
1984 - 1987
Graduação em Bacharelado Em Geografia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Livre-docência


2004
Livre-docência.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: , Ano de obtenção: 2004.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado MS5.3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

4/2002 - Atual
Ensino, Geociências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Métodos de Análise Espacial
Processamento Digital de Imagens em Geografia
Sistemas de Informação Geográfica
8/2001 - Atual
Ensino, Ciências da Terra, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cartografia Temática
Sensoriamento Remoto
Sistemas de Informações Geográficas
4/2002 - 4/2004
Direção e administração, Departamento de Geografia, Departamento de Geografia.

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente-Doutor, Carga horária: 40

Atividades

2/1997 - 7/2001
Ensino, Geociências e Meio Ambiente, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Modelagem de Dados Espaciais em SIG
Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental
2/1996 - 7/2001
Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Modelagem de Dados Espaciais em SIG
Sistemas de Informação Geográfica
2/1990 - 7/2001
Ensino, Bacharelado Em Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cartografia e Topografia
Cartografia Temática
Computação em Geografia
2/1999 - 2/2000
Direção e administração, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Departamento de Cartografia e Análise da Informação Geográfica.

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Área de Análise da Informação Espacial.
8/1995 - 8/1997
Direção e administração, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Departamento de Cartografia e Análise da Informação Geográfica.

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Cartografia e Análise da Informação Geográfica.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Influência da proximidade a pontos estratégicos e imóveis especiais urbanos na incidência de dengue no município de Campinas - SP
Descrição: A principal medida preventiva contra epidemias de dengue é o controle do surgimento e desenvolvimento de larvas do Aedes aegypti, haja vista que a vacina disponível ainda não é totalmente eficaz e, apresenta ainda algumas limitações. Dentre as diversas ações adotadas pelas prefeituras municipais, está o cadastro de Pontos Estratégicos e Imóveis Especiais (PE-IE). Estes locais são assim classificados por apresentarem alta concentração de depósitos preferenciais para a desova da fêmea do mosquito Aedes aegypti, ou, por serem relevantes para a disseminação do vírus da dengue, em função do grande fluxo e/ou permanência de pessoas nestes locais. Embora haja estudos que têm destacado a importância destes imóveis no surgimento do mosquito e na disseminação da dengue, por outro lado, não há ainda pesquisas que estabeleçam, com maior precisão, o alcance espacial do efeito dos pontos estratégicos na incidência de dengue na população residente em sua vizinhança. O objetivo desta pesquisa é avaliar, por meio de métodos de análise geoespacial e sistema de informação geográfica, a influência da distância até PE-IE na incidência de casos de dengue entre 2013 e 2016, no município de Campinas, São Paulo. São utilizadas técnicas de superfícies de distâncias, análise de buffers e operações vetoriais entre mapas, no sistema de informação geográfica Quantum GIS 2.18. Os resultados obtidos por esta pesquisa poderão contribuir para a melhor eficiência da logística das atividades de vigilância e de controle epidemiológico da dengue em Campinas, e em outros municípios brasileiros onde estas epidemias são significativas, diminuindo custos e otimizando o trabalho dos agentes. Além disto, esta pesquisa produzirá um mapa de risco, identificando áreas mais críticas, onde poderá ser dada maior atenção ao combate larval..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcos César Ferreira - Coordenador / Jessica Andretta Mendes - Integrante.
2016 - 2017
Efeito da distribuição da densidade florestal em relação à distância aos centros urbanos, na incidência de leishmaniose tegumentar americana no vale do Ribeira, São Paulo.
Descrição: A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecto-parasitária transmitida pela picada de flebotomíneos, ou mosquito palha, que afeta a estrutura da pele e das mucosas. O protozoário da espécie Leishmania braziliensis, o principal responsável pela doença no estado de São Paulo, tem como reservatório os mamíferos silvestres, e se desenvolve em ambientes modificados. Pode ser encontrado em plantações e domicílios próximos a áreas de florestas ou em áreas de agricultura de subsistência. Ainda são poucos os estudos baseados em abordagem espaciais, relacionando o desenvolvimento da LTA a fatores geográficos, como vegetação e uso e ocupação das terras, sobretudo no Vale do Ribeira paulista. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o efeito da distribuição espacial da densidade florestal em relação à distância aos centros urbanos, na incidência de LTA no Vale do Ribeira ? SP, utilizando-se casos notificados entre 2007 e 2014. O procedimento metodológico utilizado neste projeto está estruturado nas seguintes etapas: a) Georreferenciamento dos casos de LTA nos centroides urbanos; b) Mapeamento do índice de vegetação calculado pelo algoritmo NDVI e utilizando imagens Landsat OLI; c) Mapeamento de superfícies de isodistâncias medidas a partir dos centroides urbanos do Vale do Ribeira, e traçado de faixas de distâncias; d) Estimativa da densidade florestal pelo NDVI por faixa de distância de 1km de largura, utilizando o Quantum GIS; d) Análise de significância da correlação entre distância das áreas com maior densidade florestal até o centroide urbano, e incidência média e total de casos de LTA notificados entre 2007 e 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos César Ferreira - Coordenador / Danilo Carneiro Valente - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2015 - 2017
Análise geoespacial e mapeamento da densidade de pontos de alagamento em logradouros públicos do município de São Paulo, entre 2008 e 2013
Descrição: O crescimento das áreas urbanizadas e da migração urbana verificados no último século, têm resultado na intensificação da disputa pelo espaço e na ocupação desordenada do solo. Como consequência, os eventos naturais têm se ampliado, principalmente em razão de mudanças na relação infiltração da superfície e vazão dos rios, e da mudança nos traçados originais dos canais fluviais urbanos. O município de São Paulo, com uma das maiores áreas urbanizadas do mundo, tem sofrido frequentemente com eventos de alagamentos, atingindo, inclusive, extensas áreas habitadas. Pouco estudos têm se dedicado à análise geoespacial e ao mapeamento da densidade de pontos de alagamento em logradouros públicos de São Paulo. O objetivo deste projeto foi mapear a densidade espacial dos pontos de alagamento em logradouros públicos do município de São Paulo, com base na série temporal de pontos registrados entre 2008 e 2013, pelo CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências. A pesquisa analisa também a correspondência espacial entre as áreas com maiores densidades de pontos de alagamento e os respectivos padrões do uso e ocupação do solo, zoneamento urbano e estrutura espacial das redes hidrográficas recente e antiga de São Paulo. A densidade espacial de pontos de alagamento foi calculada e mapeada para cada um dos seis anos estudados, utilizando-se o estimador kernel, disponível em módulos específicos dos sistemas de informação geográfica Quantum GIS e ArcGIS. Os mapas temporais de densidade espacial de pontos de alagamentos foram sobrepostos ao mapa dos logradouros públicos, permitindo, desta forma, a identificação dos principais corredores afetados por alagamentos em um período de seis anos de observação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcos César Ferreira - Coordenador / Talytha Accioly Simões Coelho - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2015 - Atual
Desenvolvimento de um modelo espacial de risco de fogo para o Parque Nacional da Serra da Canastra, construído a partir da análise multitemporal de áreas queimadas mapeadas por imagens orbitais.
Descrição: Os eventos recorrentes de queimadas gerados a partir de atividades antrópicas pode levar à redução da biomassa total e da biodiversidade, sendo, portanto, um importante fenômeno que compromete a longevidade de Unidades de Conservação (UC). O Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC), localizado a sudoeste de Minas Gerais, tem o fogo como uma das principais atividades conflitantes. Este parque se configura como uma UC brasileira de grande importância, por ser uma área conservada em diversidade de fauna e flora do cerrado, grandes belezas cênicas e, por proteger as nascentes dos rios São Francisco e Araguari. Este projeto tem como objetivo avaliar a evolução espacial e temporal dos incêndios ocorridos no PNSC entre 1972 e 2015, e identificar a relação entre frequência destes eventos e a estrutura das geofácies terrestres. São utilizados índices vegetação gerados pelo algoritmo da diferença normalizada (NDVI) e a taxa de queimadas normalizada (NBR), para a identificação de áreas queimadas a partir de imagens Landsat. A partir deste material são produzidos mapas sazonais de queimadas para as estações seca e úmida, e calculado o índice de recorrência de queimadas, que indicará áreas contínuas onde ocorreram as maiores reincidências de fogo. As áreas com maiores valores de taxa de recorrência são analisadas de acordo com a estrutura da paisagem, zonas de planejamento, bacias hidrográficas e geofácies terrestres. O projeto prevê ainda, a construção de um modelo espacial de risco de fogo, construído a partir de técnicas de análise geoespacial, imagens multitemporais orbitais, lógica fuzzy e álgebra de mapas. O mapa de risco será apresentado às equipes gestoras do PNSC, para ser utilizado como documento complementar às ações de planejamento do combate ao fogo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcos César Ferreira - Coordenador / Cassiano Gustavo Messias - Integrante.
2014 - 2017
Influência da estrutura espacial dos geossistemas na regionalização de parâmetros de qualidade da água na alta bacia do rio Piracicaba-Jaguari (MG)
Descrição: Este projeto tem como objetivo avaliar a influência da estrutura espacial da paisagem na variabilidade espacial de parâmetros de qualidade da água e na regionalização de sub bacias, utilizando de técnicas de análise geoespacial e análise multivariada. A pesquisa apresenta também, um procedimento metodológico para estimativa de valores de parâmetros de qualidade da água em bacias sem coleta destes parâmetros, realizada a partir do mapeamento de variáveis espaciais físico-geográficas, realizado em sistema de informação geográfica. A área de estudo é a alta bacia do rio Piracicaba-Jaguari (MG), localizada no sul de Minas Gerais. Esta bacia hidrográfica concentra os principais mananciais formadores do rio Piracicaba, de grande importância para o abastecimento de municípios do interior paulista, e da região metropolitana de São Paulo. A regionalização é realizada a partir da integração de variáveis espaciais físico-geográficas (variáveis morfométricas, forma e clinografia das vertentes, uso e cobertura da terra e índice de vegetação) de sub bacias amostrais, a parâmetros de qualidade da água mensurados diretamente nos canais principais destas sub bacias. O procedimento adotado para a determinação da relação entre os parâmetros de qualidade das águas e os atributos físico-geográficos das sub bacias baseia-se em técnicas da análise de regressão múltipla, lineares e não-lineares. Equações de regressão múltipla, significantes ao nível p<0,05, são utilizadas como modelos preditores para estimar valores parâmetros de qualidade das águas em sub bacias que não dispõem de dados ou monitoramento da qualidade de suas águas. São mapeadas regiões de qualidade de água, compostas por grupos homogêneos de sub bacias, definidos pela associação entre parâmetros de qualidade da água e variáveis espaciais calculadas para estas sub bacias, por meio de análise geoespacial. Para a formação das regiões de qualidade da água são avaliadas diversas medidas de similaridade correlacionais e de similaridade baseadas em distâncias (euclidianas city-block e Mahalanobis). O procedimento para a análise dos grupos homogêneos de sub bacias baseia-se no método hierárquico. O número de regiões de qualidade da água é calculado a partir da porcentagem de mudança entre níveis, estimada durante a análise do coeficiente de aglomeração..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcos César Ferreira - Coordenador / Danilo Francisco Trovó Garófalo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2014 - Atual
Metodologia para o mapeamento de áreas com elevado risco epidemiológico de leptospirose na cidade de São Paulo, Brasil: uma nova abordagem baseada em lógica de decisão espacial orientada a objetos e imagens orbitais
Descrição: A população pobre residente em grandes cidades localizadas em nações menos desenvolvidas vive um cotidiano de conflitos entre problemas de saúde gerados pelo ambiente, pela baixa qualidade de suas moradias e pela industrialização pouco regulamentada e situada no espaço urbano. A pobreza urbana é um dos mais importantes fatores ligados a doenças infecciosas geradas por condições ambientais inadequadas da cidade. Aglomerações populacionais excessivas e condições sanitárias inadequadas são importantes amplificadores de transmissão de doenças infecciosas. Em razão da alta densidade populacional, do elevado índice de pobreza e das precárias condições de moradia, algumas áreas situadas na região metropolitana de São Paulo têm sido potencialmente epidêmicas, principalmente quando os fatores sociais acima mencionados coincidem espacialmente com locais sujeitos a enchentes periódicas. Dentre estas doenças, a leptospirose é uma das que têm crescido mais rapidamente em São Paulo nos últimos anos. Dados do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, de 2013, indicam que os casos notificados de leptospirose na cidade de São Paulo aumentaram de 525 em 1995 (1,00 caso/100 mil hab.) para 1.769 em 2011 (2,43 casos/100 mil). A leptospirose é uma zoonose com ampla distribuição geográfica, que afeta animais e o homem, causada por uma bactéria do gênero Leptospira. Os roedores, principalmente o Rattus Norvegicus, são os mais importantes hospedeiros deste microrganismo. A transmissão se dá diretamente pelo contato com a urina, o sangue ou os tecidos do roedor, e, indiretamente, pelo contato com água ou lama contaminada pela urina do rato portador. O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo de decisão baseado em técnicas de análise geoespacial, para identificar áreas da cidade de São Paulo com elevado risco epidemiológico de leptospirose é elevado. A metodologia integra. A base de dados espaciais utilizada nesta pesquisa é composta pelos seguintes mapas temáticos: Distância média ao rio ou córrego mais próximo; Declividade média da superfície; Taxa média de infestação predial por roedores; Quantidade média de pessoas residindo no mesmo domicílio; Distância aos centroides das áreas de favelas; Renda média mensal da população; Altitude; Densidade de rios por setor censitário; Imagens Rapideye; Fotografias aéreas digitais de alta resolução e Mapa dos casos notificados e confirmados de leptospirose entre 1998 e 2007. Estes dados são processados por meio de métodos de decisão fuzzy e análise de regressão logística, para mapear células da grade estatística do IBGE com alto risco de contágio com a bactéria Leptospira no município de São Paulo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Mapeamento das Áreas Suscetíveis à Fragilidade Ambiental na Alta Bacia do Rio São Francisco, Parque Nacional da Serra da Canastra ? MG
Descrição: A paisagem terrestre vem sendo remodelada pela ocupação humana, principalmente devido a adaptações técnicas requeridas pelo desenvolvimento da sociedade. De maneira geral, estas alterações antrópicas estão diretamente ligadas à exploração dos recursos naturais para atender às demandas do mercado. O objetivo deste projeto é desenvolver uma metodologia baseada em técnicas de análise geoespacial para o mapeamento da fragilidade ambiental em áreas que não dispõem de mapas de solos em escala detalhada. Esta metodologia é testada no Parque Nacional da Serra da Canastra, e baseia-se nas seguintes variáveis espaciais: índice de vegetação, probabilidade de ocorrência de chuvas intensas, declividade, densidade de estradas e densidade de lineamentos estruturais. Os mapas destas variáveis são processados em sistema de informação geográfica, por meio de técnicas de densidade espacial kernel, lógica de decisão fuzzy, lógica de decisão booleana e álgebra de mapas. Neste projeto são mapeados todos os processos erosivos pontuais existentes no parque, por meio de interpretação visual de imagens de alta resolução espacial Google Earth?. As técnicas de análise geoespacial utilizadas são fundamentais para o entendimento da relação entre as variáveis espaciais mapeadas, e a fragilidade ambiental desta unidade de conservação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcos César Ferreira - Coordenador / Cassiano Gustavo Messias - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2011 - 2013
Mapeamento da Fragilidade Ambiental na APA Fernão Dias (MG), Alta Bacia dos Rios Piracicaba e Sapucaí Mirim, por meio de Técnicas de Análise Espacial e Geoprocessamento
Descrição: Nas últimas décadas, o Brasil foi palco de intensa eliminação das matas e consequente fragmentação florestal, causando um aumento significativo dos processos de erosão dos solos e alterações na dinâmica hidrológica e geomorfológica dos sistemas ambientais. O mapeamento da fragilidade ambiental possibilita a avaliação das potencialidades ambientais, de forma integrada, compatibilizando as características naturais com suas restrições ao seu uso, evitando-se a ocorrência de impactos no relevo, solos, corpos d?água e na biodiversidade. O objetivo deste projeto é mapear a fragilidade ambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias-MG, por meio de uma nova metodologia baseada em análise geoespacial. Esta metodologia utiliza dados de índice de vegetação, modelos digitais de elevação, densidade de lineamentos e de estradas vicinais, e dados reais de ravinas mapeadas com imagens orbitais de alta resolução espacial. A área de estudo deste projeto, a APA Fernão Dias, inclui os municípios de Camanducaia, Extrema, Gonçalves, Itapeva, Sapucaí-Mirim e Toledo, e parte dos municípios de Brasópolis e Paraisópolis, todos situados na região sul do estado de Minas Gerais. A APA possui importantes mananciais hídricos, responsáveis pelo abastecimento da região metropolitana de São Paulo. A metodologia utilizada neste projeto baseia-se nas seguintes variáveis espaciais: índice de vegetação, probabilidade de ocorrência de chuvas intensas, declividade, densidade de estradas e densidade de lineamentos estruturais. Os mapas destas variáveis são processados em sistema de informação geográfica, por meio de técnicas de densidade espacial kernel, lógica de decisão fuzzy, lógica de decisão booleana e álgebra de mapas. O peso de cada variável é determinado a partir do parâmetro D, do teste de aderência Kolmogorov-Smirnov. Neste projeto são mapeados todos os processos erosivos pontuais existentes na APA, por meio de interpretação visual de imagens de alta resolução espacial Google Earth?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcos César Ferreira - Coordenador / Danilo Francisco Trovó Garófalo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2010 - 2013
Avaliação da Influência da Oscilação Sul do El Niño (ENSO), na Incidência e na Difusão Espacial de Casos de Dengue entre Municípios do Norte do Brasil, a partir da Análise de Correlação Cruzada entre Séries Temporais.
Descrição: Modelos de simulação têm demonstrado que as mudanças climáticas podem provocar impactos, tanto na população humana como nas atividades econômicas e sociais. Numerosos temas relacionados às consequências do aquecimento global têm preocupado cientistas, sendo a elevação do nível do mar um dos mais investigados. Somado a isto, destacam-se as alterações no regime pluvial devido ao desmatamento; a desertificação; a queda na produção de alimentos e principalmente, os impactos à saúde humana. A questão dos efeitos das mudanças climáticas na saúde humana é mais que emergencial. Embora o ser humano tenha mostrado grande capacidade para adaptação climática, condições anormais e extremas de temperatura e precipitação podem facilitar, por exemplo, a disseminação de doenças transmitidas por vetores. Muitos insetos transmissores de doenças reproduzem-se melhor em condições climáticas quentes e úmidas, o que contribui, obviamente, para a dispersão de algumas epidemias, como é o caso da malária, dengue, febre amarela, do tifo. O fenômeno da oscilação sul do El Nino (ENSO) se refere ao aquecimento e resfriamento cíclicos do Oceano Pacífico Equatorial, associados a mudanças na pressão atmosférica no Oceano Pacífico. Estas alterações são responsáveis pela variabilidade interanual no clima, contribuindo para modificações nos padrões da precipitação pluvial e da temperatura em várias regiões do planeta. A literatura científica mostrou que há indícios de que o ENSO esteja associado ao aumento do risco de se contrair malária, dengue e até febre amarela, uma vez que tais doenças estão associadas à maior ou menor disponibilidade de água na superfície do terreno - a qual depende da quantidade de precipitação pluviométrica. O presente projeto tem como objetivo geral avaliar a contribuição das oscilações climáticas geradas pelos fenômenos El Niño-La Niña, na evolução temporal dos casos de dengue notificados em municípios da Região Norte do Brasil, entre 1998 e 2009, utilizando-se métodos de análise geoespacial em sistema de informação geográfica. Como objetivos específicos, destacamos: a) Averiguar se é espacialmente e estatisticamente significante a relação entre as oscilações do ENSO entre 1998 e 2009, e o aumento do número de casos e da área de abrangência das epidemias de dengue nos municípios dos estados do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará; b) Calcular e mapear, ao nível municipal, o coeficiente de autocorrelação cruzada entre as séries temporais de casos de dengue e a série do índice SOI; c) Avaliar a influência dos valores do índice SOI no aumento da difusão espacial de casos de dengue entre municípios dos estados citados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
A dimensão fractal como categoria de análise espacial: uma proposição metodológica para análise da expansão urbana de cidades médias
Descrição: A análise espaço-temporal de padrões de crescimento urbano é essencial para a compreensão do desenvolvimento da infraestrutura que dá suporte à expansão urbana. Contudo, os resultados obtidos a partir de modelos e métodos tradicionais idealizados para este intuito, tem se mostrado insuficientes. Por outro lado, a dimensão fractal, ao contrário das abordagens baseadas na geometria euclidiana, evidencia com maior precisão a morfologia da fragmentação perimetral urbana. Neste sentido, o objetivo central deste projeto de pesquisa é analisar a expansão urbana de cidades de porte médio do estado de São Paulo, por meio da estimativa da dimensão fractal. Adicionalmente, é realizada a análise de similaridade entre crescimento e preenchimento urbano, de acordo com a dimensão fractal e, a partir disso, é avaliada a aplicabilidade e a contribuição desta metodologia para a compreensão da dinâmica espacial de cidades médias. O processo histórico-econômico, a evolução demográfica, e as características físicas de cada localidade serão considerados nas análises, considerando-se estes, peças fundamentais da evolução espacial da forma urbana. Para o desenvolvimento desta pesquisa são utilizados produtos cartográficos e interpretação visual de imagens orbitais TM Landsat, que permitem fragmentar a série temporal 1938-2005, em cinco datas: 1938, 1954, 1985, 1995 e 2005. Os dados são obtidos e analisados espacialmente, com auxílio de sistemas de informação geográfica e, a dimensão fractal, é estimada a partir de diferentes métodos de análise geoespacial, para cada uma das cidades médias selecionadas. A utilização de fractais na análise da dinâmica espacial urbana poderá auxiliar na compreensão das distintas organizações espaciais constituídas ao longo do tempo, além de identificar as tendências de crescimento urbano e, desta forma, contribuir para a gestão do território com relação a ações que promovam o desenvolvimento mais ordenado das cidades de porte médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcos César Ferreira - Coordenador / Gracieli Trentin - Integrante.
2007 - 2008
Análise espacial da expansão latitudinal dos casos de dengue, febre amarela e malária no continente americano, entre 1995 e 2004, e suas relações com as oscilações do El Niño.
Descrição: O objetivo da investigação é avaliar se as oscilações do fenômeno climático El Niño/La Niña interferem no comportamento das séries epidemiológicas da dengue, febre amarela e malária de países das américas do Norte, Central e do Sul. A série de dados do índice SOI e as séries epidemiológicas de todos os países americanos são confrontadas e analisadas por meio de técnica de correlação cruzada entre séries temporais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Procedimento Metodológico para identificação de indivíduos arbóreos de quatro formações florestais no estado de São Paulo, utilizando imagens orbitais dos sensores Quickbird e Aster
Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar o desempenho de imagens orbitais de sensores de altíssima e de média resolução espacial para a identificação de indivíduos arbóreos presentes nas Reservas Florestais de Assis e Gália, situadas no estado de São Paulo, bem como, efetuar modelagem espacial de distribuição de espécies por meio de geoprocessamento, utilizando abordagem orientada a objetos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcos César Ferreira - Coordenador / Priscila Brochado Gomes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2000 - Atual
Periódico: Geografia (Rio Claro)


Membro de comitê de assessoramento


2011 - Atual
Agência de fomento: (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2007 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Bragantia (São Paulo)
1999 - Atual
Periódico: Geografia (Rio Claro)
2003 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Geomorfologia
2011 - Atual
Periódico: Revista do Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo
2011 - Atual
Periódico: Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online)
2010 - Atual
Periódico: Geousp (USP)
2011 - Atual
Periódico: Boletim Campineiro de Geografia
2015 - Atual
Periódico: RA´E GA: o Espaço Geográfico em Análise


Revisor de projeto de fomento


2012 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2011 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2009 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MESSIAS, C.2017MESSIAS, C. ; FERREIRA, M. C. . Aplicação do método de classificação contínua fuzzy para o mapeamento da fragilidade do terreno em relação à ocorrência de ravinas no Parque Nacional da Serra da Canastra. Revista Ra'e Ga Espaço Geográfico em Análise, v. 39, p. 111-127, 2017.

2.
Costa, A.M.2016Costa, A.M. ; Fonseca, E.P ; Fonseca, D.A.V ; FERREIRA, M. C. ; Sousa, M.R.L. . Relação entre lesões em mucosa oral de idosos e exclusão socioespacial urbana em Piracicaba, SP: uma nova abordagem diagnóstica complementar em saúde bucal coletiva. Arquivos em Odontologia (UFMG. Online), v. 522, p. 70-79, 2016.

3.
TRENTIN, GRACIELI2015TRENTIN, GRACIELI ; FERREIRA, MARCOS CÉSAR . ANÁLISE DIRECIONAL DA EXPANSÃO URBANA DE CIDADES DE PORTE MÉDIO: Uma aplicação da dimensão fractal. RA'E GA: o Espaço Geográfico em Análise, v. 33, p. 198, 2015.

4.
Trentin, G.2015Trentin, G. ; FERREIRA, M. C. . Caracterização e delimitação da região de entorno imediato de áreas urbanas: um estudo para Piracicaba - SP. RBC. Revista Brasileira de Cartografia (Online), v. 67, p. 621-635, 2015.

5.
GAROFALO, D.2015GAROFALO, D. ; MESSIAS, C. ; LIESENBERG, V. ; BOLFE, E. ; FERREIRA, M. C. . Análise comparativa de classificadores digitais em imagens do Landsat‑8 aplicados ao mapeamento temático. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online), v. 50, p. 593-604, 2015.

6.
FERREIRA, M. C.2015FERREIRA, M. C.; GAROFALO, D. ; FERREIRA, MARTA MARUJO . Mapeamento do risco de ravinamento na área de proteção ambiental Fernão Dias, sudeste do Brasil, a partir de lógica de decisão Fuzzy.. Territorium - Revista Portuguesa de Riscos, v. 22, p. 77-86, 2015.

7.
GAROFALO, D.2015GAROFALO, D. ; FERREIRA, M. C. . Mapeamento de fragilidade ambiental por meio de análise geoespacial: Uma aplicação na alta Bacia dos Rios Piracicaba e Sapucaí-Mirim, APA Fernão Dias, MG. Revista do Departamento de Geografia, v. 29, p. 212-245, 2015.

8.
2MATTOS, E. C. A.2014MATTOS, E. C. A. ; FERREIRA, M. C. . Aplicação de técnicas de geoprocessamento na análise da difusão espacial da bataticultura em Minas Gerais entre 1960 e 2008. Geografia (Rio Claro. Impresso), v. 39, p. 179-190, 2014.

9.
1FERREIRA, MARCOS CÉSAR2014FERREIRA, MARCOS CÉSAR. Geographical distribution of the association between El Niño South Oscillation and dengue fever in the Americas: a continental analysis using geographical information system-based techniques. Geospatial Health (Testo stampato), v. 9, p. 141-151, 2014.

10.
3FERREIRA, MARCOS CÉSAR2013FERREIRA, MARCOS CÉSAR; FERREIRA, MARTA MARUJO . INFORMAÇÕES ESPACIAIS DE CARTAS ANTIGAS VISUALIZADAS EM IMAGENS DIGITAIS ATUAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO DO SIG À ARQUEOLOGIA DA PAISAGEM. Revista do Departamento de Geografia (USP), v. 26, p. 1-14, 2013.

11.
4FERREIRA, MARCOS CÉSAR2013FERREIRA, MARCOS CÉSAR. UM MODELO PARA FORMULAÇÃO DE PERGUNTAS GEOESPACIAIS EM SIG, BASEADO NA MATRIZ GEOGRÁFICA DE BERRY (1964). Revista do Departamento de Geografia, v. 26, p. 252-269, 2013.

12.
6JESUS, N.2012JESUS, N. ; FERREIRA, M. C. ; FURTADO, A. L. ; FOLHARINI, S. . Zoneamento das sub-bacias hidrográficas do Sistema Cantareira utilizando SIG e imagens orbitais: o caso da bacia do Reservatório Atibainha. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 1, p. 18-31, 2012.

13.
5BOLFE, E.2012BOLFE, E. ; Batistella, M. ; FERREIRA, M. C. . Correlação de variáveis espectrais e estoque de carbono da biomassa aérea de sistemas agroflorestais. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online), v. 47, p. 1261-1269, 2012.

14.
7MORETTI, A. I. P.2011MORETTI, A. I. P. ; FERREIRA, M. C. . Dinâmica espacial e regionalização da Leishmaniose Tegumentar Americana no estado de São Paulo. Geografia (Rio Claro. Impresso), v. 36, p. 453-468, 2011.

15.
9MENDES, J. N.2010MENDES, J. N. ; FERREIRA, M. C. . Análise compreensiva: conceito e método. Geografia (Rio Claro. Impresso), v. 35, p. 21-36, 2010.

16.
10MENDES, J. N.2010MENDES, J. N. ; FERREIRA, M. C. . Desenvolvimento, sustentabilidade e crescimento econômico: uma perspectiva ecológica. Geografia (Rio Claro. Impresso), v. 35, p. 133-148, 2010.

17.
11MENDES, J. N.2010MENDES, J. N. ; FERREIRA, M. C. . Ecoturismo e as incompatibilidades entre as políticas do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica para conservação e desenvolvimento no Vale do Ribeira - SP. Geografia (Rio Claro. Impresso), v. 35, p. 399-410, 2010.

18.
8MENDES, J. N.2010MENDES, J. N. ; FERREIRA, M. C. . Afinal, o que é ecoturismo?. Geografia (Rio Claro. Impresso), v. 35, p. 369-382, 2010.

19.
13MENDES, J. N.2009MENDES, J. N. ; FERREIRA, M. C. . Turismo, massificação e alienação: a compreensão de um processo sucessional. Geografia (Rio Claro. Impresso), v. 34, p. 427-436, 2009.

20.
14MENDES, J. N.2009MENDES, J. N. ; FERREIRA, M. C. . Uma nova fase econômica ou mais um episódio de exploração social e ambiental: o ecoturismo no Vale do Ribeira - SP. Geografia (Rio Claro. Impresso), v. 34, p. 509-524, 2009.

21.
12BOLFE, E.2009BOLFE, E. ; FERREIRA, M. C. . Biomassa Epígea e Estoque de Carbono de Agroflorestas em Tomé-Açu, PA. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, p. 2171-2175, 2009.

22.
17BOLFE, E.2008BOLFE, E. ; Matias, L.F. ; FERREIRA, M. C. . Sistemas de informação geográfica: uma abordagem contextualizada na história. Geografia (Rio Claro), v. 33, p. 69-89, 2008.

23.
15MARQUES, Mara Lúcia2008MARQUES, Mara Lúcia ; FERREIRA, M. C. . Análise direcional do crescimento urbano da região metropolitana de São Paulo entre 1905 e 2001, utilizando-se a dimensão fractal. Pós.Revista do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU/USP, v. 23, p. 100-119, 2008.

24.
16GOMES, P. B.2008GOMES, P. B. ; FERREIRA, M. C. ; BOLFE, E. ; LINGNAU, C. ; SIQUEIRA, M. . Segmentação e classificação de dossel florestal em imagens Quickbird.. Ambiência (UNICENTRO), v. 4, p. 34-46, 2008.

25.
18MARQUES, Mara Lúcia2006MARQUES, Mara Lúcia ; FERREIRA, M. C. . Análise da densidade de ocupação do aglomerado urbano da região metropolitana de São Paulo pela estimativa da dimensão fractal. Geografia (Rio Claro), v. 31, p. 293-317, 2006.

26.
19AZEVEDO, Tiago Salomão de2005AZEVEDO, Tiago Salomão de ; FERREIRA, M. C. . Evolução espaço temporal da dimensão fractal das matas ciliares na alta bacia do Rio Passa Cinco. Geografia (Rio Claro), Rio Claro - SP, v. 30, n.3, p. 525-543, 2005.

27.
20FERREIRA, M. C.;FERREIRA, MARCOS CÉSAR2005FERREIRA, M. C.. No encalço da dengue. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 35, n.4, p. 58-60, 2005.

28.
21AZEVEDO, Tiago Salomão de2004AZEVEDO, Tiago Salomão de ; FERREIRA, M. C. . Efeitos da resolução espacial na quantificação de métricas utilizadas em ecologia da paisagem: um caso de estudo para paisagens ripárias. Geografia (Rio Claro. Impresso), Rio Claro - SP, v. 29, n.3, p. 411-429, 2004.

29.
22FERREIRA, M. C.;FERREIRA, MARCOS CÉSAR2001FERREIRA, M. C.; LANDIM, P. M. B. ; LOURENÇO, R. W. . Análise da distribuição espacial da produção de monóxido de carbono em áreas urbanas a partir de superfície de tendência. Geografia (Londrina), Rio Claro - SP, v. 26, n.2, p. 127-138, 2001.

30.
24FERREIRA, M. C.;FERREIRA, MARCOS CÉSAR1999FERREIRA, M. C.. Modelagem espaço-temporal e regionalização das cheias no norte de São Paulo: uma metodologia para geoprocessamento. Geociências (São Paulo), São Paulo, v. 16, n.2, p. 467-490, 1999.

31.
23FERREIRA, M. C.;FERREIRA, MARCOS CÉSAR1999FERREIRA, M. C.. Análise Espacial da Densidade de Drenagem em Sistema de Informação Geográfica. Geociências (São Paulo), São Paulo, v. 18, n.1, p. 7-22, 1999.

32.
26FERREIRA, M. C.;FERREIRA, MARCOS CÉSAR1997FERREIRA, M. C.. Utilização de modelos digitais de terreno na estimativa de enchentes em bacias hidrográficas:uma avaliação preliminar em escala regional. Geociências (São Paulo), São Paulo, v. 16, n.1, p. 243-255, 1997.

33.
25FERREIRA, M. C.;FERREIRA, MARCOS CÉSAR1997FERREIRA, M. C.. Mapeamento de unidades de paisagem em sistemas de informação geográfica:alguns pressupostos fundamentais. Boletim de Geografia, Rio Claro - SP, v. 15, n.1, p. 23-36, 1997.

34.
28FERREIRA, M. C.;FERREIRA, MARCOS CÉSAR1996FERREIRA, M. C.. Regionalização de pequenas bacias hidrográficas a partir de imagens orbitais e sistemas de informação geográfica. Geociências (São Paulo), São Paulo - SP, v. 15, n.1, p. 163-184, 1996.

35.
27FERREIRA, M. C.;FERREIRA, MARCOS CÉSAR1996FERREIRA, M. C.. Modelagem cartográfica aplicada a mapeamentos de suscetibilidade a danos ambientais:um ensaio no SIG Idrisi. Geociências (São Paulo), São Paulo, v. 15, n.2, p. 485-502, 1996.

36.
30FERREIRA, M. C.;FERREIRA, MARCOS CÉSAR1991FERREIRA, M. C.; GERARDI, L. H. O. ; TEIXEIRA, A. L. A. . Tratamento de dados sócioeconômicos em sistemas de informação geográfica. Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro - SP, v. 16, n.1, p. 37-52, 1991.

37.
29FERREIRA, M. C.;FERREIRA, MARCOS CÉSAR1991FERREIRA, M. C.; GERARDI, L. H. O. ; TEIXEIRA, A. L. A. . Sistemas de informação geográfica:revisão e comentários. Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro - SP, v. 21, n.4, p. 135-147, 1991.

38.
31FERREIRA, M. C.;FERREIRA, MARCOS CÉSAR1988FERREIRA, M. C.; CASTRO, A. G. ; RODRIGUES, G. S. . Proposta para a abordagem do dilema agricultura x meio ambiente.. Ciência e Cultura (SBPC), Brasil, v. 40, n.7, p. 646-651, 1988.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERREIRA, M. C.. Iniciação à Análise Geoespacial: Teoria, Técnicas e Exemplos para Geoprocessamento.. 1. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2014. v. 1. 343p .

Capítulos de livros publicados
1.
MASCARO, S. A. ; FERREIRA, M. C. . Análise da exatidão da classificação digital de imagens para fins de mapeamento do uso e cobertura da terra: revisão de conceitos e métodos.. In: Auro Aparecido Mendes e Magda Adelaide Lombardo. (Org.). Paisagens geográficas e desenvolvimento territorial. Rio Claro - SP: AGETEO, 2006, v. 1, p. 329-347.

2.
VENEZIANI, J. C. T. ; FERREIRA, M. C. . Avaliação de índices de vegetação para a estimativa do grau de proteção do solo pela cobertura vegetal em bacias hidrográficas. In: Auro Aparecido Mendes e Magda Adelaide Lombardo. (Org.). Paisagens geográficas e desenvolvimento territorial. Rio Claro - SP: AGETEO, 2006, v. 1, p. 347-360.

3.
MARQUES, Mara Lúcia ; FERREIRA, M. C. . Aplicação da dimensão fractal para o estudo da morfologia urbana da região metropolitana de São Paulo. In: Lúcia Helena de Oliveira Gerardi; Pompeu Figueiredo de Carvalho. (Org.). Geografia: ações e reflexões. Rio Claro: AGETEO, 2006, v. 1, p. 421-440.

4.
FERREIRA, M. C.. Considerações teórico-metodológicas sobre as origens e a inserção do sistema de informação geográfica na geografia. In: Antonio Carlos Vitte. (Org.). Contribuições à história e a epistemologia da geografia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006, v. 1, p. 101-125.

5.
FERREIRA, M. C. . Influência da dimensão fractal na estimativa da dimensão fractal de fragmentos de matas ciliares. In: Lúcia Helena de Oliveira Gerardi; Magda Adelaide Lombardo. (Org.). Sociedade e natureza na visão da Geografia. 1ed.Rio Claro: AGETEO, 2004, v. 1, p. 77-86.

6.
FERREIRA, M. C. . Modelagem de parâmetros morfométricos de bacias hidrográficas em sistemas de informação geográfica. In: Lúcia Helena de Oliveira Gerardi. (Org.). Ambientes: estudos de Geografia. 1ed.Rio Claro - SP: AGETEO, 2003, v. 1, p. 121-134.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, M. C.. Mapeando as rotas do mosquito da dengue. Jornal da Unicamp, Campinas - SP, p. 11 - 11, 11 out. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, M. C.; FERREIRA, MARTA MARUJO . Influence of topographic and hydrographic factors on the spatial distribution of leptospirosis disease in Sao Paulo county, Brazil: an approach using geospatial techniques and GIS analysis.. In: XXIII ISPRS Congress, 2016, Praga. The International Archives of the Photogrammetry, Remote Sensing and Spatial Information Sciences. Praga: ISPRS, 2016. v. XLI-B8. p. 197-201.

2.
FERREIRA, M. C.. Análise espacial da influência das oscilações do El Niño (ENSO) em doenças transmitidas por vetores: Exemplo de aplicação em agravos de dengue na região norte do Brasil (2001-2010). In: GEOSAÚDE?2014 - I Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa, 2014, Coimbra, Portugal. A Geografia da Saúde no Cruzamento dos Saberes. Coimbra, Portugal: CEGOT - Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território., 2014. v. 1. p. 335-339.

3.
MESSIAS, C. ; FERREIRA, M. C. ; MARUJO, M. F. ; GAROFALO, D. . Mapeamento de Processos Erosivos no Parque Nacional da Serra da Canastra, Alta Bacia do São Francisco, a partir de Imagens Google Earth Georreferenciadas e Técnicas de Análise Espacia. In: XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física e Aplicada, 2013, Vitória - ES. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física e Aplicada, 2013.

4.
ANDRADE, D. D. ; FERREIRA, M. C. ; BOLFE, E. . Estimativa e mapeamento de carbono em fragmentos florestais da APA Fernão Dias (MG) com uso de dados orbitais do sensor TM-Landsat.. In: XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2013, Vitória - ES. Anais do Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2013.

5.
RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, M. C. . Zoneamento ecológico-econômico, ordenamento territorial e dinâmica espacial do desmatamento da Amazônia brasileira entre 1999 e 2010: análise dos efeitos de instrumentos de política pública de meio ambiente no estado do Acre.2013. In: XIV Encuentro de Geografos de America Latina - EGAL, 2013, Lima - Peru. Anales do XIV EGAL, 2013.

6.
GAROFALO, D. ; FERREIRA, M. C. ; MARUJO, M. F. ; MESSIAS, C. . Mapeamento da densidade de processos erosivos e movimentos de massa, a partir de imagens Google Earth georreferenciadas e estimador kernel.. In: 9 Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 9 SINAGEO, 2012.

7.
GAROFALO, D. ; FERREIRA, M. C. . Mapeamento da probabilidade de ocorrência de chuvas de intensidade extrema, durante o período de dezembro a março, na APA Fernão Dias - MG, a partir da krigagem espacial. In: Congresso Brasileiro sobre Desastres Naturais, 2012, Rio Claro. Anais do CBDN, 2012.

8.
MENGATTO JR, E. ; FERREIRA, M. C. . Estimativa de largura de rios, a partir de imagens do Google Earth e mapas de hierarquia fluvial, para o mapeamento de Áreas de Preservação Permanente na alta bacia do rio Jaguari, MG.. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto,, 2012, Foz do Iguaçu. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2012. v. XVI.

9.
MORETTI, A. I. P. ; FERREIRA, M. C. ; MATTOS, E. C. A. ; Trentin, G. . Avaliação de métodos de classificação supervisionada para omapeamento da cobertura vegetal nativa da APA Fernão Dias, a partir de imagem Landsat. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011, Curitiba - PR. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos -SP: INPE, 2011. v. 1. p. 7279-7285.

10.
Trentin, G. ; FERREIRA, M. C. . A dimensão fractal como método de análise da expansão urbana: um exemplo em cidades de porte médio do estado de São Paulo. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011, Curitiba - PR. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos - SP: Inpe, 2011. v. 1. p. 0799-0806.

11.
MATTOS, E. C. A. ; FERREIRA, M. C. ; MORETTI, A. I. P. ; Trentin, G. . Utilização de técnicas de geoprocessamento para a modelagem da difusão espacial da bataticultura em Minas Gerais entre 1960 e 2008. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011, Curitiba. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos - SP: Inpe, 2011. v. 1. p. 4017-4022.

12.
KUBOTA, A. M. ; FERREIRA, M. C. . Análise da dinâmica espaço-temporal de áreas urbanizadas no corredor da rodovia dos Bandeirantes (SP-348) entre 1962 E 2009, Campinas - SP, a partir de imagens orbitais.. In: Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil (SINARUB), 2011, Porto Alegre - RS. Anais SINARUB, 2011.

13.
BOLFE, E. ; FERREIRA, M. C. . Avaliação da correlação entre índices de vegetação e biomassa epígea de sistemas agroflorestais. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos - SP: INPE/SELPER,, 2009. p. 2603-2610.

14.
BOLFE, E. ; FERREIRA, M. C. ; Batistella, M. . Estimativa de biomassa epígea e estoque de carbono de sistemas agroflorestais por meio de imagens orbitais em Tomé-Açu, Pará, Brasil. In: XIII Simposio de la Sociedad de Especialistas Latinoamericanos en Percepción Remota y Sistemas de Información Espacial,, 2008, Havana, Cuba. XIII Simposio de la Sociedad de Especialistas Latinoamericanos en Percepción Remota y Sistemas de Información Espacial,, 2008. p. 1-10.

15.
MORETTI, A. I. P. ; FERREIRA, M. C. . Análise da difusão espacial dos casos de leishmânia tegumentar americana no estado de Sáo Paulo. In: XVI Congresso Interno de Inicia;áo Científica da UNICAMP, 2008, Campinas. Anais do XVI PIBIC, 2008.

16.
GOMES, P. B. ; FERREIRA, M. C. . Estimation of tree crown number in a Quickbird image using an image processing method.. In: nternational Geoscience and Remote Sensing Symposium -IGRSS, 2007, Barcelona. IGRSS - 2007, 2007.

17.
GOMES, P. B. ; FERREIRA, M. C. . Avaliação de algumas técnicas de processamento digital de imagens para estimativa da altura do dossel em vegetação de cerradão, utilizando-se imagens Quickbird e dados de campo. In: XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007, Florianópolis - SC. XIII SBSR, 2007.

18.
FERREIRA, M. C.. Spatial diffusion maps of dengue fever epidemics ocurring in southeast of Brazil: a methodology for cartographic modeling in GIS. In: XXIII International Cartographic Conference, 2005, La Coruña - Espanha. Proceedings of XXIII International Cartographic Conference, 2005. v. 2.

19.
FERREIRA, M. C.. Geotecnologias aplicadas ao mapeamento da difusão regional de epidemias de dengue no noroeste do estado de São Paulo. In: Workshop Geotecnologias em Saúde Pública, 2005, Rio Claro, 2005.

20.
MENDES, J. N. ; FERREIRA, M. C. . Pensar globalmente, agir localmente: o ecoturismo a partir de redes comunitárias. In: II Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul, 2005, São Paulo. Anais da II Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul. São Paulo - SP: Acquaviva, 2005.

21.
RAIMUNDO, S. ; FERREIRA, M. C. . Análise da dinâmica e difusão espacial no litoral norte de São Paulo: embate entre a conservação da natureza e o desenvolvimento econômico.. In: XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2005, São Paulo. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2005.

22.
FERREIRA, M. C.; MARQUES, Mara Lúcia . Análise de aglomerados urbanos pela dimensão fractal: evolução espacial da região metropolitana de São Paulo - SP. In: Encontro de pós-graduação em geografia: perspectivas e possibilidades, 2004, Rio Claro - SP. Encontro de pós-graduação em geografia: perspectivas e possibilidades. Rio Claro - SP: AGETEO, 2004.

23.
MASCARO, S. A. ; FERREIRA, M. C. . Exatidão da Classificação de Imagem Landsat no Mapeamento do Uso e Cobertura do Solo na Área de Influência do Reservatório de Jurumirim - SP. In: XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2003, Belo Horizonte - MG. Anais do XI SBSR, 2003. v. 3. p. 1365-1372.

24.
FERREIRA, M. C.; AZEVEDO, Tiago Salomão de . Influência da Resolução Espacial na Estimativa da Dimensão Fractal de Fragmentos de Matas Ciliares. In: XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2003, Belo Horizonte, 2003. v. 4. p. 2721-2727.

25.
FERREIRA, M. C.; AZEVEDO, Tiago Salomão de ; MANZATTO, A. G. . As perturbações sofridas pelos fragmentos de matas ciliares na Alta Bacia do Rio Passa Cinco, Ipeúna - SP: uma abordagem baseada em ecologia da paisagem e caracterização fisionômica da vegetação. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza - CE. Anais do VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003. v. 1. p. 87-88.

26.
RAIMUNDO, S. ; FERREIRA, M. C. . Nos bananais de Ubatuba (SP): dilemas e desafios para a gestão de unidades de conservação de proteção interal com comunidades tradicionais residentes. In: In: V Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia, 2003, 2003, Florianópolis. Anais do V Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia,, 2003.

27.
AZEVEDO, Tiago Salomão de ; FERREIRA, M. C. . Geometria fractal: uma ferramenta para identificar impactos ambientais em paisagens. In: IX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2001, Recife. Anais do IX SBGF, 2001. v. 4. p. 34-35.

28.
FERREIRA, M. C.; MARQUES, Mara Lúcia . Avaliação preliminar de um procedimento metodológico para o cálculo da dimensão fractal das linhas de costa do litoral paulista. In: VIII Simpósio de Quantificação em Geociências, 2000, Rio Claro - SP. Anais do VIII Simpósio de Quantificação em Geociências, 2000.

29.
FERREIRA, M. C.. Análise espacial da densidade de drenagem em sistemas de informação geográfica. In: III Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2000, Campinas. Anais do II Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2000.

30.
FERREIRA, M. C.; AZEVEDO, Tiago Salomão de ; VENEZIANI, J. C. T. . Estudo da dinâmica espacial de fragmentos de matas ciliares da alta bacia do Rio Passa Cinco. In: VIII SimpósioNacional de Geografia Física Aplicada, 2000, Belo Horizonte. Anais do VIII Simpósio Nacional de Geografia Física Aplicada, 2000.

31.
FERREIRA, M. C.; VENEZIANI, J. C. T. ; AZEVEDO, Tiago Salomão de . Uma técnica auxiliar à visualização e interpretação de dados geomorfológicoa através do SIG Arc View. In: VIII Simpósio Nacional de Geografia Física Aplicada, 2000, Belo Horizonte - SP, 2000.

32.
FERREIRA, M. C.; MARUJO, M. F. . Avaliação da dimensão fractal de superfícies no mapeamento geomorfológico detalhado de bacias de drenagem. In: III Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2000, Campinas - SP. Anais do II Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2000.

33.
FERREIRA, M. C.; AZEVEDO, Tiago Salomão de ; VENEZIANI, J. C. T. . Estudo da dinâmica espacial de fragmentos de matas ciliares da alta bacia do Rio Passa Cinco. In: VIII SimpósioNacional de Geografia Física Aplicada, 2000, Belo Horizonte. Anais do VIII Simpósio Nacional de Geografia Física Aplicada, 2000.

34.
FERREIRA, M. C.; VENEZIANI, J. C. T. . Mapeamento de fontes de erosão laminar em microbacias urbanizadas utilizando os SIG Arc View e Idrisi32: Um caso na área urbana de Jaú - SP. In: VIII Simpósio Nacional de Geografia Física Aplicada, 2000, Belo Horizonte - MG. Anais do VIII Simpósio Nacional de Geografia Física Aplicada, 2000.

35.
FERREIRA, M. C.; MARTINES, P. R. . Aplicação de uma metodologia de geoprocessamento para a avaliação de impactos ambientais em áreas de expansão urbana: o caso da área urbana de Piracicaba - SP. In: VIII Simpósio Nacional de Geografia Física Aplicada, 2000, Belo Horizonte - MG. Anais do VIII Simpósio Nacional de Geografia Física Aplicada, 2000.

36.
FERREIRA, M. C.. Spatial analysis of leptospirosis disease in the urban area of Sao Paulo - Brazil, using GIS. In: International Cartographic Association Conference, 1999, Otawa. Annals of ICA'99, 1999.

37.
FERREIRA, M. C.; MORETI, E. . Um indicador de degradação de bacias hidrográficas obtido a partir de modelos digitais de terreno e dados orbitais em ambiente de geoprocessamento. In: IX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 1998, Santos - SP. Anais do IX SBSR, 1998.

38.
FERREIRA, M. C.; AZEVEDO, Tiago Salomão de . Evolução espaço-temporal das matas ciliares na alta bacia do Rio Passa Cinco: uma metodologia baseada em sistemas de informação geográfica. In: IV Simpósio de Ecossistemas Brasileiros, 1998, Águas de Lindóia - SP. Anais do IV Simpósio de Ecossistemas Brasileiros, 1998. v. III. p. 50-57.

39.
FERREIRA, M. C.. Mapeamento de unidades ambientais através de funções de análise espacial do SIG Idrisi. In: II Simpósio de Usuários Idrisi, 1997, Campinas. Anais do II Simpósio de Usuários Idrisi, 1997.

40.
FERREIRA, M. C.. Metodologia para utilização do SIG Idrisi no ensino de análise espacial em cursos de pós-graduação. In: II Simpósio de Usuários Idrisi, 1997, Campinas - SP. Anais do II Simpósio de Usuários Idrisi, 1997.

41.
FERREIRA, M. C.; ANJOS, R. B. ; LOURENÇO, R. W. . Metodologia para mapeamento de índices de qualidade ambiental urbana através de geoprocessamento. In: VII Simpósio de Quantificação em geociências, 1997, Rio Claro - SP. Anais do VII Simpósio de Quantificação em Geociências, 1997.

42.
FERREIRA, M. C.. Estimativa de índices de cheias em bacias hidrográficas através de funções do SIG Idrisi. In: II Simpósio de Usuários Idrisi, 1997, Campinas - SP. Anais do II Simpósio de Usuários Idrisi, 1997.

43.
FERREIRA, M. C.. A method based in Idrisi GIS to mapping the most probable areas of fire ocurrence in national parks of Brazil.. In: International Conference in Cartography, 1995, Barcelona. Annals of ICC'95, 1995. v. 2. p. 2140-2143.

44.
FERREIRA, M. C.; NAKAJIMA, J. ; ROMERO, R. . Mapeamento das formações vegetais do Parque Nacional da Serra da Canastra - MG. In: XLV Congresso Nacional de Botânica, 1994, São Leopoldo - RS. Anais do XLV Congresso Brasileiro de Botânica, 1994.

45.
FERREIRA, M. C.; MARUJO, M. F. . O modelo digital de terreno como técnica auxiliar à interpretação das formas de relevo. In: V Simpósio de Quantificação em Geociências, 1994, Rio Claro - SP. Anais do V Simpósio de Quantificação em Geociências, 1994. p. 67-68.

46.
FERREIRA, M. C.. Procedimento para a elaboração de mapas de declividades e de orientação de vertentes utilizando o SIG Idrisi. In: V Simpósio de Quantificação em Geociências, 1994, Rio Claro - SP, 1994. p. 35-37.

47.
FERREIRA, M. C.. Dados cartográficos e de imagens orbitais na previsão de risco de inundações em bacias hidrográficas: uma metodologia para sistemas de informação geográfica. In: V Encontro de Geógrafos da América Latina, 1993, Mérida - Venezuela. Anais do V EGAL, 1993.

48.
FERREIRA, M. C.; GERARDI, L. H. O. ; TEIXEIRA, A. L. A. . Tratamento de dados sócioeconômicos em Sistema de Informação Geográfica. In: III Conferência Latinoamericana sobre Sistemas de Informação Geográfica, 1991, Santiago - Chile. Anais da III Conferência Latinoamericana sobre Sistemas de Informação Geográfica, 1991.

49.
FERREIRA, M. C.; KUX, H. . Um sistema de classificação de bacias de drenagem baseado em dados de índice de vegetação e índices morfométricos fluviais. In: VI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 1990, Manaus - AM. Anais do VI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 1990. v. 2. p. 391-394.

50.
FERREIRA, M. C.; MARUJO, M. F. ; SANTOS, W. R. . Condicionamento Geomórfico na Variabilidade Granulométrica do Solo ao Longo de duas Encostas em Quartzitos. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1987, Campinas- SP. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1987.

51.
FERREIRA, M. C.. Elaboração de cartas de declividades com base em tratamento automático de dados altimétricos em microcomputadores. In: 38a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1986, Curitiba - PR. 38a. Reunião Anual da SBPC, 1986.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORETTI, A. I. P. ; FERREIRA, M. C. . Geossistemas da APA Fernão Dias - MG: mapeamento e caracterização a partir da perspectiva geográfica da paisagem. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, Santos - SP. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. INPE: São José dos Campos, 2017. v. 1. p. 6975-6982.

2.
COELHO, T. A. S. ; FERREIRA, M. C. . Densidade kernel e análise espacial das áreas com risco de alagamento no município de São Paulo. In: VI Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias de Geoinformação, 2016, Recife. Anais do VI SIMGEO. Recife: UFPE, 2016.

3.
Trentin, G. ; FERREIRA, M. C. . Cartographic modeling of brasilian medim-sized cities urban sprawl: a methodology based on fractal dimension. In: 25th International Cartography Conference, 2011, Paris, França. Anais of 25th International Cartography Conference. Paris: ICCA, 2011.

4.
FERREIRA, M. C.; MARUJO, M. F. . Metodologia para construção de cartas-imagem históricas, em SIG, a partir de imagens orbitais e mapas antigos: a folha Jaboticabal, 1927. In: IV Simpósio Lusobrasileiro de Cartografia Histórica, 2011, Porto, Portugal. Anais do IV Simpósio Lusobrasileiro de Cartografia Histórica. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2011.

5.
BOLFE, E. ; Batistella, M. ; FERREIRA, M. C. . Estimativa de biomassa epígea e estoque de carbono de sistemas agroflorestais em Tomé-Açu, Pará. In: VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2009, Luziânia - GO. Anais do VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais.. Brasília - DF: EMBRAPA/SBSAF, 2009. v. 1. p. 1-4.

6.
GOMES, P. B. ; FERREIRA, M. C. ; LINGNAU, C. ; SIQUEIRA, M. . Segmentação e classificação de dossel florestal em imagens Quickbird.. In: Seminário de atualização em sensoriamento remoto e sistemas de informação geográficas aplicados à engenharia florestal., 2008, Curitiba. Seminário de atualização em sensoriamento remoto e sistemas de informação geográficas aplicados à engenharia florestal.. Curitiba, 2008.

7.
JESUS, N. ; FERREIRA, M. C. . Zoneamento das sub-bacias hidrográficas do sistema Cantareia, utiizando SIG e imagens orbitais: o caso da bacia do reservatório Atibainha. In: Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica, 2007. Experiências em Gestão dos Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica. v. 1.

8.
GOMES, P. B. ; FERREIRA, M. C. . Procedimento metodológico para identificação de indivíduos arbóreos de quatro formações florestais no estado de São Paulo, utilizando imagens orbitais dos sensores Quickbird e Aster. In: IV Simpósio Interno do Projeto Parcelas Permanentes, 2007, Piracicaba - SP. IV Simpósio Interno do Projeto Parcelas Permanentes, 2005.

9.
ALMEIDA, N. J. ; FERREIRA, M. C. . Utilização de um SIG para o mapeamento de áreas carentes em escolas de ensino fundamental na cidade de Campinas - SP. In: XIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2005, Campinas - SP. XIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2006.

10.
FERREIRA, M. C.; YOSHIDA, Tatiana Pagotto ; Percepção ambiental e mineração na área urbana de Jaguariúna - SP. In: III Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2004, Salvador - BA. Anais do III Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2004. v. 1. p. 190-191.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, M. C.; MARUJO, M. F. ; VALENTE, D. C. ; SILVA, T. A. . Application of a geospatial model to map gully risks in the region of São João del Rei, Brazil, based on geographical information system and logistic regression. In: European Geosciences Union General Assembly, 2018, Viena. Geophysical Research Abstracts. Viena: European Geosciences Union - EGU, 2018. v. 20. p. 11071.

2.
FERREIRA, M. C.. Influence of regional road and mobility on spatial diffusion of dengue fever between Brazilian counties. In: 32nd International Geographical Congress, 2012, Cologne. 32nd International Geographical Congress - Book of Abstracts. Cologne, Alemanha: University of Cologne, 2012. v. 1. p. 288-288.

3.
FERREIRA, M. C.; VENEZIANI, J. C. T. ; AZEVEDO, Tiago Salomão de . Using the 3D analyst module of Arc View to improve the visualization of erosion areas in small urban watersheds. In: Regional Conference on Geomorphology, 1999, Rio de Janeiro. Annal of Regional Conference on Geomorphology, 1999.

4.
FERREIRA, M. C.; SOUZA, M. E. . Utilização de um SIG para a análise da relação entre solo e declividade no Parque Nacional da Serra Da Canastra. In: I Simpósio de Iniciação Científica, 1993, Rio Claro - SP. Anais do I Simpósio de Iniciação Científica, 1993.

5.
FERREIRA, M. C.; ANJOS, R. B. . Proposta metodológica para o mapeamento do índice de área verde por habitante da cidade de Rio Claro - SP, através de um sistema de informação geográfica. In: V Encontro Interno de Trabalhos Científicos, 1993, Rio Claro - SP. Anais do V Encontro Interno de Trabalhos Científicos da UNESP - Rio Claro - SP, 1993.

6.
FERREIRA, M. C.; KUX, H. . Uma técnica para o cadastramento municipal de microbacias hidrográficas segundo a densidade de cobertura vegetal. In: II Encontro Nacional de Sensoriamento Remoto Aplicado ao Planejamento Municipal, 1991, Águas de Lindóia - SP. Anais do II Encontro Nacional de Sensoriamento Remoto Aplicado ao Planejamento Municipal, 1991.

7.
FERREIRA, M. C.; SANTOS, M. J. Z. . Análise Evolutiva da Concentração das Áreas Reflorestadas no Estado de Sào Paulo. In: 38a. Reunião Anual da SBPC, 1986, Curitiba. 38a. Reunião Anual da SBPC, 1986.

8.
FERREIRA, M. C.; LUCHIARI, A. . Bases para um sistema de informação geográfica aplicado à conservação dos solos. In: II Simpósio Nacional de Geografia Física, 1986, Diamantina - MG. Anais do II Simpósio Nacional de Geografia Física, 1986.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, M. C.; MARUJO, M. F. . Influence of topographic and hydrographic factors on the spatial distribution of leptospirosis disease in Sao Paulo county, Brazil: an approach using geospatial techniques and GIS analysis.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERREIRA, M. C.. Metodologias de análise geoespacial aplicadas ao estudo geográfico da leptospirose e da dengue. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERREIRA, M. C.. Análise espacial e sistemas de informação geográfica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FERREIRA, M. C.. Algumas possibilidades de aplicação de modelos de análise e representação geoespacial na pesquisa geográfica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FERREIRA, M. C.. Influence of regional road network and mobiity on spatial diffusion of dengue fever between Brazilian counties. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FERREIRA, M. C.. Um modelo de abordagem teórico-metodológica em geoprocessamento para estudos ambientais: além das interfaces com as telas de um SIG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FERREIRA, M. C.. Metodologia para análise de difusão de epidemias de dengue em escala regional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FERREIRA, M. C.. Geotecnoligias aplicadas à saúde pública. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FERREIRA, M. C.. Procedimento metodológico para análise espacial de epidemias tropicais em SIG. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FERREIRA, M. C.. Geotecnologias na geografia aplicada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FERREIRA, M. C.. Análise espacial e classificação das sub-bacias formadoras do sub-médio São Francisco segundo o índice de suscetibilidade à degradação hídrica. 1999.

2.
FERREIRA, M. C.. Mapeamento do Índice de Degradação Hídrica das Bacias formadoras da Represa de Guarapiranga. 1997.

3.
FERREIRA, M. C.. Diagnóstico multitemporal das alterações no uso do solo nas bacias hidrográficas formadoras da Represa de Guarapiranga, Grande São Paulo, entre 1986 e 1996.. 1996.

Trabalhos técnicos
1.
FERREIRA, M. C.. Diagnóstico das modificações do uso do solo nas microbacias formadoras da Represa de Billings entre 1989 e 1999. 1999.

2.
FERREIRA, M. C.. Mapeamento do Índice de degradação hídrica das microbacias formadoras da Represa de Billings. 1999.

3.
FERREIRA, M. C.. Mapeamento das Fontes Potenciais de Poluição e do Índice de Degradação Hídrica na Bacia do Rio São Francisco, (Petrolina e Juazeiro). 1999.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA, M. C.. Geotecnologias na representação atual do mundo e dos lugares. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, M. C.. Geoprocessamento aplicado ao meio ambiente. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERREIRA, M. C.. Conceitos e Paradigmas da Informação Espacial. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FERREIRA, M. C.. Introdução à Análise Digital de Mapas em SIG. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FERREIRA, M. C.. Introdução ao sensoriamento remoto. 1995. .

5.
FERREIRA, M. C.. Curso de Treinamento em SIG Idrisi. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
FERREIRA, M. C.. Cartografia Temática Aplicada ao Planejamento. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
FERREIRA, M. C.. Princípios de Processamento Digital de Imagens. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
FERREIRA, M. C.; FALCOSKI, Celso Nigro . A fabulosa história de Cidadão Cid e o urubu eco-sábio. 1999. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Jéssica Andretta Mendes. Influência do padrão espacial do uso do solo e da proximidade de criadouros do Aedes Aegypti na ocorrência de casos de dengue durante a epidemia de 2013 em Campinas - SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Amélia Kubota. Análise da evolução do uso e ocupação do solo na região sudoeste de Campinas - SP, entre 1962 e 2009: efeitos da rodovia dos Bandeirantes como barreira física.. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Ana Isabel Pazstor Moretti. Delimitação de Corredores Ecológicos na APA Fernão Dias - MG, a partir de Técnicas de Geoprocessamento e Análise Espacial.. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Marcelo Fernando Fonseca. Geotecnologias aplicadas ao diagnóstico dos conflitos de uso da terra no entorno do Reservatório de Salto Grande, Americana-SP.. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Lucas Barros de Andrade. Mapeamento do potencial mineral para Ni e Au no cinturão metassedimentar Nova Brasilândia, RO, por meio de lógica nebulosa (fuzzy) e redes neurais. 2008. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Josimara Martins Dias. A aplicação de geotecnologias na gestão da reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá- AM. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Gustavo Garcia Fortes Duarte. Análise espacial e indentificação dos condicionantes da leptospirose na área urbana de São Paulo: um estudo de caso na zona leste.. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Gabriela Regina Caldeira Pereira Lima. O tesouro dos mapas: a cartografia dos livros didáticos de Geografia do ensino fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Marco Aurélio Rodrigues. Ocupação hymana e a conservação do Parque Nacional da Serra do Divisor, Alto Juruá, Acre.. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Mariana Bielavsky. Para onde cresce a cidade: dinâmica de expansão e caracterização urbano-ambiental em área da bacia do Guarapiranga.. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Antonio Carlos Queiroz Filho. Meio ambiente urbano e desigualdades socioespaciais: trajetórias de um estudo de caso. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Sérgio Henrique Vannucchi Leme Mattos. Avaliação da qualidade ambiental da bacia hidrográfica do Córrego Piçarrão, Campinas - SP. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Thales Mitsuro Ushizima. Mapeamento temático da dengue no município de Rio Claro - SP. 2005. Dissertação (Mestrado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

14.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Ricardo Vicente Ferreira. Utilização de sistemas de informação geográfica na identificação de unidades geoambientais do município de Analândia - SP. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Marcos Roberto Martines. Inferências geográficas: o processo analítico hierárquico e o modelo booleano ponderativo aplicados no diagnóstico da estabilidade ambiental do município de Itirapina. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

16.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Fernando Shinji Kawakubo. Representações gráficas do relevo e álgebra da mapas: aplicações no estudo da fragilidade ambiental. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

17.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Conrado Eugenius Borges Picolo. Avaliação do risco e perda da capacidade hídrica através de análise por processo analítico hierárquico e regressão multivariável em SIG. 2005. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

18.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Letícia Orsi. Análise multitemporal do desflorestamento ocorrido na década de 90 em assentamento rural situado em Rondônia.. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

19.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Tatiana Pagotto Yoshida. Percepção ambiental e mineração na área urbana de Jaguariúna -SP. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

20.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Sofia de Amorim Mascaro. Evolução Espaço-Temporal do Uso e Cobertura do Solo nas Estâncias Turísticas de Avaré e Paranapanema, no Reservatório de Jurumirim (SP). 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

21.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Marinaldo Gomes dos Santos. Mapeamento da vulnerabilidade e risco de poluição das águas subterrâneas dos sistemas aqüíferos sedimentares da região de Campos dos Goytacazes, RJ.. 2004. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

22.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de José Carlos Toledo Veneziani Júnior. Utilização de índices de vegetação para a estimativa de proteção do solo pela cobertura vegetal: uma contribuição para a equação universal das perdas de solo. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

23.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Carlos Tadeu Gamba. Anvaliação dad exatidão de procedimentos automáticos na classificação do uso e do revestimento da terra da região de Cananéia. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

24.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Rúbia Gomes Morato. Análise da qualidade de vida urbana no município de Embu - SP. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

25.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Marcos Antônio dos Santos. Construção de Cenários em Ambiente SIG para avaliar mudanças de uso das terras induzidas por usinas hidrelétricas na região agrícola de Andradina- SP. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

26.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Thiago Salomão de Azevedo. Análise Espaço Temporal da Dimensão Fractal de Matas Ciliares na Alta Bacia do Rio Passa Cinco - Centro Leste de São Paulo. 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

27.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Francisco Roberto Brandão Ferreira. Modelagem de parâmetros morfométricos de bacias hidrográficas em sistemas de informação geográfica. 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

28.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de João Batista Cabral. Utilização de técnicas de segmentação e componentes principais de imagens TM para estudo da concentração de sedimentos em suspensão na represa de Barra Bonita - SP. 2001. Dissertação (Mestrado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

29.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Nilton de Jesus. Aplicação de metodologia para regionalização de bacias hidrográficas visando a conservação ambiental de áreas de mananciais: um exemplo na bacia do Reservatório Atibainha - SP. 2001. Dissertação (Mestrado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

30.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Cristina Criscuolo. Qualidade de Vida em cidades turísticas: o exemplo de Itanhaém/SP. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

31.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Luciene Vieira Risso. Mapeamento de áreas suscetíveis à pratica da agricultura ecológica no Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Picinguaba, através de sistema de informação geográfica. 2001. Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

32.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Aline Maria Meiguins de Lima. Mapeamento geotécnico da porção média da bacia do Rio Capivari - SP, escala 1:50.000: estudo e caracterização dos aspectos físicos de bacias hidrográficas. 2000. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade de São Paulo.

33.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Paulo Maurício Silva Lopes. Estudo dos atributos do meio físico como base para o zoneamento geoambiental das bacias dos rios Passa Cinco e cabeça, escala 1:50.000. 2000. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade de São Paulo.

34.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Susy Mary Aparecida Bertagna. Proposta metodológica para elaboração de carta de suscetibilidade ao escorregamento em sistemas de informação geográfica. 1999. Dissertação (Mestrado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

35.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Mara Lúcia Marques. Análise espacial da estrutura urbana da cidade de Itanhaém -SP. 1999. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

36.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Paulo César de Araújo. Aplicação de sistema de informação geográfica na escolha de áreas para disposição de resíduos sólido no município de Americana - SP. 1999. Dissertação (Mestrado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

37.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Cibele Lima Barreto. Contribuição ao manejo e à restauração da zona de recuperação no Parque Nacional da Serra da Canastra - MG, com referência especial aos incêndios, por meio de técnicas de geoprocessamento. 1999. Dissertação (Mestrado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

38.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Rachel Bardy Prado. Metodologia para determinação de influência do uso e ocupação do solo na qualidade da água: estudo no médio Rio Pardo. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

39.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Lilia Maria de Oliveira. Controle de fontes dispersas de poluição pela fixação de largura mínima de faixa de vegetação natural ou recomposta ao longo de corpos d'água. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo.

40.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Silvia Regina Barguil. Geoprocessamento aplicado ao monitoramento do cerrado: um estudo de caso na porção noroeste da APA-Corumbataí - SP. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Gracieli Trentin. Dimensão fractal, dinâmica espacial e padrões de fragmentação urbana de cidades médias do estado de São Paulo. 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Eliana Aguirre Correa de Matos. Análise espacial da bataticultura e sua interação com usos e ocupação do solo em Camanducaia, na APA Fernão Dias, MG.. 2011. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Ricardo Vicente Ferreira. Mapeamento de redes em SIG: proposta de otimização do tempo de viagem da população rural aos serviços de saúde.. 2011. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

4.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Priscila Brochado Gomes. Análise espacial de espécies arbóreas pertencentes à floresta estacional semidecidual e ao cerradáo baseada em imagens de alta resolução espacial. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Gustavo Manzon Nunes. Sensoriamento remoto aplicado na análise da cobertura vegetal das reservas de desenvolvimento sustentável Amanã e Mamirauá.. 2008. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Cristiane Spörl. Metodologia para elaboração de modelos de fragilidade ambiental utilizando redes neurais. 2007. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

7.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Luiz Eduardo Vicente. Caracterização de sistemas ambientais tropicais complexos utilizando análise sistêmica e processamento hiperespectral de dados do sensor ASTER. 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Sidnei Raimundo. As ondas do litoral norte (SP): difusão espacial das práticas caiçaras e do veraneio no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar (1966-2001). 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Jaime Mendes Jr.. Ecoturismo e desenvolvimento no Vale do Ribeira: análise compreensiva de um problema potencial.. 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Antônio Marcos Machado de Oliveira. Aplicação de geotecnologias e do modelo EUPS como subsídio ao planejamento do uso da terra: estudo de caso no alto curso da microbacia hidrográfica do Ribeirão Cachoeirinha, Iracemápolis - SP. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

11.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Mara Lúcia Marques. Metodologias para estimativa da dimensão fractal do crescimento de aglomerados urbanos: uma contribuição ao estudo da expansão urbana da região metropolitana de São Paulo. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

12.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Sandra Fernandes da Silva. Zoneamento geoambiental com auxílio de lógica fuzzy e proposta de um geoindicador para a caracterização do meio físico da bacia do rio do Peixe. 2005. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Universidade de São Paulo.

13.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Lucilia do Carmo Giordano. Análise de um conjunto de procedimentos metodológicos baseados em SIG, para a delimitação de corredores verdes em cursos fluviais. 2004. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

14.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Rachel Bardy Prado. Geotecnologias aplicadas à análise espaço-temporal de dados fisiográficos, uso da terra e qualidade da água do Reservatório de Barra Bonita - SP, como suporte à gestão de recursos hídricos. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo.

15.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Andréa de Castro Panizza. Imagens orbitais, cartas e coremas: uma proposta metodológica para estudo da organização e dinâmica espacial.. 2004. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

16.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Raquel Maria de Oliveira. Relação entre a Distribuição de Espécies Arbóreas em Matas ümidas e os Fatores Ambientais da Costa Atlântica Brasileira. 2003. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

17.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Otaliba Libânio de Morais Neto. Padrão espacial da mortalidade infantil nas coortes de nascidos vivos em Goiânia (GO), 1992-1996.. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas.

18.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Rosa Elena Noal. A cartografia ambiental da bacia da Lagoa Mirim (RS): uma reflexão metodológica acerca do emprego dos sistemas de informação geográfica. 2002. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

19.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Odaléia Marcondes Queiroz. Impactos das atividades turísticas em área de reservatório:uma avaliação sócioambiental do uso e ocupação na área da Represa do Lobo, Itirapina - SP. 2000. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

20.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Silvana Ribeiro Liporaci. Sistemática de estudos integrados sobre o meio ambiente, visando o planejamento ambiental utilizando sistemas de informação geográfica e sensoriamento remoto: o caso de Poços de Caldas - MG. 1999. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

21.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Valter Guimarães. Altas Bacias dos Rios Negro e Taboco-MS: a potencialidade ambiental analisada a partir da declividade e do uso da terra para subsidiar a economia regional. 1999. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

22.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Sérgio Monthezuma Santoianni Guerra. Cartografia geológico-geotécnica de áreas costeiras:o exemplo de Suape - PE. 1998. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
FERREIRA, M. C.; Matias, L.F.; RAIMUNDO, S.. Participação em banca de Édson Bolfe. Uma metodologia para a estimativa de biomassa e de carbono em sistemas agroflorestais da Amazönia, por meio de imagens orbitais. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Tiago Salomão de Azevedo. O uso de geotecnologias para o estabelecimento de áreas prioritárias de conservação e restauração ecológica: o exemplo da bacia das Posses, Extrema-MG.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Wilson Martins Lopes Jr.. A questão da centralidade urbana numa cidade média paulista: Bauru (SP).. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Sidnei Raimundo. Conservação da natureza versus crescimento econômico: uma análise da dinâmica e da difusão espacial no extremo norte do litoral paulista. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Jaime Nogueira Mendes Jr.. A certificação do ecoturismo como instrumento auxiliar ao desenvolvimento sustentável em áreas sob impacto de unidades de conservação: proposição de um modelo em rede para o bairro da Serra, Iporanga-SP. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Luiz Eduardo Vicente. Processamento hiperespectral de dados ASTER aplicados ao estudo de fragmentos savânicos no Estado de São Paulo. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Sandra Fernandes da Silva. Utilização de Lógica Fuzzy em Mapeamento Geotécnico. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Geotecnia) - Universidade de São Paulo.

8.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Mara Lúcia marques. Métodos e técnicas para análise da dimensão fractal de áreas urbanas. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

9.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Eva Teixeira dos Santos. Uso Agrícola do solo nas cabeceiras da bacia do Rio Aquidauana: influência no Pantanal Matogrossense. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Daniel Dias de Andrade. Estimativa e mapeamento de carbono em fragmentos florestais da APA Fernão Dias (MG) a partir de dados orbitais do sensor TM-Landsat 5. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Fred Teixeira Trivellato. Dinâmica fluvial no canal principal na bacia do rio do Peixe. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Maria Angélica Petrini. Expansão da cana de açúcar no estado do Paraná, sobre áreas de culturas temporárias e agricultura familiar. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Michele Spinardi Rodrigues. Percepção sócioambiental de moradores e usuários de ecoturismo na Estrada Parque APA do Tietê - SP. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Faculdade de Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Kleber Berbert da Fonseca. Análise multitemporal da vegetação da microbacia do Lixão, através de uma série histórica de fotografias aéreas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Faculdade de Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Maria Angélica Oliveira Gonçalves. Análise comparativa entre a percepção ambiental de moradores dos municípios de Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões com relação à APA Piracicaba Juqueri-Mirim. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Faculdade de Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Maria Tereza De Lorenzo Perocco. Instrumentos de Gestão Ambiental para a Seleção de Terrenos Visando Empreendimento Habitacional de Interesse Social (EHIS). 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Faculdade de Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Tatiana Pagotto Yoshida. Gestão ambiental e mineração em áreas urbanas. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Faculdade de Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Eliane Correa Aguirre de Matos. Análise dos fatores envolvidos na ampliação do aeroporto de Jundiaí (SP) e suas implicações ambientais na Serra do Japi. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Faculdade de Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Braz Justi Neto. Mineração no Estado de São Paulo: Impacto Ambiental e Instrumentos de Controle. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Faculdade de Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Emília Hamada. Geoprocessamento como ferramenta na gestão ambiental. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Faculdade de Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Luiz Thiago de Paula.Cartografia da experiência urbana: asa imagens e formas de Campinas.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de José Santos Cossermelli de Andrade.Atlas da dengue do estado de São Paulo (1995-2005). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Luiz Fernando Lavezzo Filho.Monitoramento das reservas de desenvolvimento sustentável Mamirauá e Amaná (AM) através do sensor orbital MODIS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Gabriela Caldeira Pereira Lima.Perdidos no mapa? O papel desempenhado pela cartografia no terceiro ciclo do ensino fundamental. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Outros tipos
1.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Carmen Rita Furlani Blanco. Ambiente urbano, comunicação e novas práticas sócio-espaciais: o engenho central como patrimônio industrial. 2006. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

2.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Eliana Corrêa Aguirre de Mattos. Dinâmica Espaço-Tempo do Uso e Ocupação das Terras na região de entorno à área urbana de Jundiaí: implicações futuras nas áreas protegidas da Serra do Japi.. 2006. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

3.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Marco Aurélio Rodrigues. Ocupação humana e a conservação do Parque Nacional da Serra do Divisor, Alto Juruá, Acre.. 2005. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

4.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de José Carlos de Toledo Veniziani Jr.. Utilização de índices de vegetação obtidos de imagens orbitais para estimativa de perda de solo em bacias hidrográficas. 2004. Outra participação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Letícia Orsi. Dinâmica Populacional e desflorestamento na Amazônia: o caso do assentamento rural de Machadinho do Oeste, Rondônia. 2004. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

6.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Ricardo Vicente Ferreira. Utilização de sistemas de informação geográfica no diagnóstico ambiental do município de Analândia. 2004. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

7.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Antônio Carlos de Queiroz Filho. Meio ambiente urbano, comunicação e cidadania: o caso da lagoa de Parangaba, Fortaleza - CE. 2004. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

8.
FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Mônica Caldeira Quiltella. Construindo espaços de cidadania em Americana - SP: o caso do Sabanon.. 2004. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERREIRA, M. C.. Concurso público para preenchimento de função docente MS-3 nas áreas de cartografia temática e sensoriamento remoto. 2015. Universidade de São Paulo.

2.
FERREIRA, M. C.. Concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor na área de Geografia, disciplina Geografia Regional. 2014.

3.
FERREIRA, M. C.. Concurso para Provimento de quatro Cargos de Professor Doutor no Departamento de Geografia da USP. 2008. Universidade de São Paulo.

4.
FERREIRA, M. C.. Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor Doutor na PPQD do Instituto de Geociências da UNICAMP. 2008. Universidade Estadual de Campinas.

5.
FERREIRA, M. C.. Concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor no Departamento de Geografia da USP, na área de Cartografia. 2007. Universidade de São Paulo.

6.
FERREIRA, M. C.. Concurso público para preenchimento de função docente no nível MS-3, nas disciplinas Cartografia Temática e Sensoriamento Remoto, no IG-UNICAMP. 2005. Universidade Estadual de Campinas.

7.
FERREIRA, M. C.. Concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor do Departamento de Geografia da USP, na área de Cartografia. 2005. Universidade de São Paulo.

8.
FERREIRA, M. C.. Concurso Público para a contratação de docente na disciplina Climatologia e Hidrologia, do Curso de Graduação em Ciências da Terra. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

Livre docência
1.
FERREIRA, M. C.. Concurso para obtenção de Título de Livre-Docente, na FCA-UNICAMP, Campus de Limeira. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

2.
FERREIRA, M. C.. Concurso para obtenção de Título de Livre-Docente, no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UNICAMP, na área de Climatologia. 2014.

3.
FERREIRA, M. C.. Concurso para obtenção de título de Livre-Docente no Departamento de Geografia da FFLCH-USP. 2013. Universidade de São Paulo.

4.
FERREIRA, M. C.. Concurso para Obtenção de Título de Livre-Docente, no Departamento de Geografia da UNESP, na área de Transportes. 2007. Universidade Estadual Paulista.

5.
FERREIRA, M. C.. Concurso público para obtenção de título de Livre-Docente no Departamento de Geografia da UNESP, na área de Geografia das Indústrias.. 2007. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Congresso Iberoamericano de Estudos Territoriais e Ambientais (CIETA),. Algumas Possibilidades de Aplicação de Modelos de Análise e Representação Geoespacial na Pesquisa Geográfica. 2014. (Congresso).

2.
X Seminário Cláudio Peres de Prática de Ensino e Geografia Aplicada:.Um Modelo de Abordagem Teórico-Metodológica em Geoprocessamento Para Estudos Ambientais: Além das Interfaces com as Telas de um SIG. 2012. (Seminário).

3.
I Forum Regional de Programas de Pós-Graduação em Geografia da Região Sudeste.Tendências das linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação em geografia do Sudeste.. 2010. (Encontro).

4.
Projeto Terra Nova: Pós-Graduação em Geociências, IGCE-UNESP.A influência das teorias de análise espacial nos sistemas de informação geográfica.. 2010. (Seminário).

5.
I GIS DAY.Aplicações do geoprocessamento e análise espacial em epidemiologia. 2009. (Simpósio).

6.
Curso de Extensão Rural e Sistemas Agroflorestais.Evolução Espaço-Temporal do Uso do Solo no Sudeste Brasileiro, de 1530 a 1930.. 2008. (Oficina).

7.
VIII Semana de Biologia - UNIFAL MG.Geoprocessamento aplicado ao Meio Ambiente. 2007. (Encontro).

8.
II Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul. Saúde e Mudanças Globais. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, M. C.. II Semiários Gerais de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Geografia do IG-UNICAMP. 2003. (Outro).

2.
FERREIRA, M. C.. I Seminários Gerais de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Geografia do IG - UNICAMP. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Jessica Andretta Mendes. Influência da proximidade a pontos estratégicos e imóveis especiais urbanos na incidência de dengue no município de Campinas - SP. Início: 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Thiago Shoegima. Utilização de modelagem geoespacial para a construção de um indicador de saúde ambiental para a cidade de São Paulo, baseado em dados espaciais de ruído urbano, índice de vegetação e de poluição atmosférica.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Cassiano Messias. Modelagem espacial de áreas sob risco de incêndio florestal no Parque Nacional da Serra da Canastra. Início: 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Talytha Accioly Simões Coelho. Análise geoespacial e mapeamento da densidade de pontos de alagamento em vias públicas do município de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos César Ferreira.

2.
Jéssica Andretta Mendes. Influência do padrão espacial do uso do solo urbano e da proximidade de criadouros do Aedes aegypti na ocorrência de casos de dengue durante a epidemia de 2013 em Campinas - SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marcos César Ferreira.

3.
Cassiano Messias. Mapeamento das áreas suscetíveis à fragilidade ambiental na Alta Bacia do rio São Francisco, Parque Nacional da Serra da Canastra - MG.. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marcos César Ferreira.

4.
Danilo Francisco Trovó Garófalo. Mapeamento de Fragilidade Ambiental por Meio de Análise Espacial: Um Exemplo na Alta Bacia dos Rios Piracicaba e Sapucaí-Mirim - MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César Ferreira.

5.
Daniel Dias de Andrade. Estimativa e mapeamento de carbono em fragmentos florestais da APA Fernão Dias (MG) por meio de dados LANDSAT TM e de campo".. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marcos César Ferreira.

6.
Édson Antonio Mengatto Jr.. Mapeamento de áreas de preservação permanente a partir de dados ASTER-GDEM e técnicas de análise espacial: um exemplo na alta bacia do Rio Jaguari, APA Fernão Dias (MG).. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marcos César Ferreira.

7.
Amélia Kubota. Análise da evolução do uso e ocupação do solo na região sudoeste de Campinas - SP, entre 1962 e 2009: efeitos da rodovia dos Bandeirantes como barreira física.. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César Ferreira.

8.
Ana Isabel Pasztor Moretti. Delimitação de Corredores Ecológicos na APA Fernão Dias - MG, a partir de Técnicas de Geoprocessamento e Análise Espacial.. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César Ferreira.

9.
Marta Minussi Franco. Aplicação de técnicas de análise espacial para a avaliação do potencial de produção de eletricidade a partir de sub-produtos da cana de açúcar no Estado de São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Marcos César Ferreira.

10.
Gustavo Garcia Fontes Duarte. Análise espacial e condicionantes da leptospirose na área urbana de São Paulo: um estudo de caso na zona leste.. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marcos César Ferreira.

11.
Eliana Corrêa Aguirre de Mattos. Dinâmica espaço-tempo do uso e ocupação da terra na região de entorno à área urbana de Jundiaí - SP: implicações futuras na reserva biológica da Serra do Japi.. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marcos César Ferreira.

12.
Letícia Orsi. Análise multitemporal do desflorestamento ocorrido na década de 90 em assentamento rural situado em Rondônia, a partir da associação entre dados de sensoriamento remoto e dados socioeconômicos.. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César Ferreira.

13.
Ricardo Vicente Ferreira. Utilização de sistema de informação geográfica na identificação de unidades geoambientais no município de Analândia - SP. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marcos César Ferreira.

14.
Tatiana Pagotto Yoshida. Percepção ambiental e mineração na área urbana de Jaguariúna - SP. 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César Ferreira.

15.
Sofia de Amorim Mascaro. Evolução Espaço-Temporal do Uso e Cobertura do Solo nas Estâncias Turísticas de Avaré e Paranapanema, Reservatório de Jurumirim (SP). 2004. 185 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos César Ferreira.

16.
José Carlos de Toledo Veneziani Jr. Utilização de índices de vegetação para a estimativa da proteção do solo pela cobertura vegetal: uma contribuição para o uso da equação universal das perdas do solo.. 2004. 121 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César Ferreira.

17.
Tiago Salomão de Azevedo. Análise Espaço Temporal da Dimensão Fractal de Matas Ciliares na Alta Bacia do Rio Passa Cinco. 2003. 180 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos César Ferreira.

18.
Francisco Roberto Brandão Ferreira. Modelagem de parâmetros morfométricos de bacias hidrográficas em sistemas de informação geográfica. 2002. 95 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcos César Ferreira.

19.
Nilton de Jesus. Aplicação de metodologia para regionalização de bacias hidrográficas, visando a conservação ambiental de áreas de mananciais: um exemplo na bacia do Reservatório Atibainha. 2001. 157 f. Dissertação (Mestrado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César Ferreira.

20.
Luciene Risso. Mapeamento das áreas suscetíveis à prática agroecológica no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba, utilizando sistema de informação geográfica. 2001. 136 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos César Ferreira.

Tese de doutorado
1.
Marco Aurélio Rodrigues. Dinâmica espacial do desmatamento no Estado do Acre entre 1999 e 2010: o papel do zoneamento ecológico-econômico. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César Ferreira.

2.
Danilo Francisco Trovo Garófalo. Influência da estrutura espacial dos geossistemas na regionalização de parâmetros de qualidade da água na alta bacia do rio Piracicaba-Jaguari (MG). 2013. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marcos César Ferreira.

3.
Gracieli Trentini. Dimensão fractal, dinâmica espacial e padrões de fragmentação urbana de cidades médias do estado de São Paulo.. 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos César Ferreira.

4.
Eliana Corrêa Aguirre de Mattos. Análise espacial da bataticultura e sua interação com usos e ocupação do solo em Camanducaia, na APA Fernão Dias, MG.. 2011. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marcos César Ferreira.

5.
Samuel Adami. Autômatos celulares e sistemas de informações geográficas aplicados à modelagem da dinâmica espacial da cana-de-açúcar na região de Araçatuba-SP. 2011. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Coorientador: Marcos César Ferreira.

6.
Edson Bolfe. Uma Metodologia para Estimativa de Biomassa Epígea e Estoque de Carbono em Sistemas Agroflorestais por meio de Imagens Orbitais. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marcos César Ferreira.

7.
Nilton de Jesus. Avaliação do Modelo Digital de Elevação do Sensor Aster para Análise Morfométrica de Bacias Hidrográficas. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marcos César Ferreira.

8.
Priscila Brochado Gomes. Análise espacial de espécies arbóreas pertencentes à floresta estacional semidecidual e ao cerradão baseada em imagens de alta resolução. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César Ferreira.

9.
Sidnei Raimundo. As ondas do litoral norte (SP): difusão espacial das práticas caiçaras e do veraneio no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar (1966-2001). 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Marcos César Ferreira.

10.
Jaime Mendes Jr.. Ecoturismo e desenvolvimento no Vale do Ribeira: análise compreensiva de um problema potencial. 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcos César Ferreira.

11.
Mara Lúcia Marques. Metodologias para estimativa da dimensão fractal do crescimento de aglomerados urbanos: uma contribuição ao estudo da expansão urbana da região metropolitana de São Paulo entre 1905 e 2001.. 2005. 225 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César Ferreira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Michele Spinardi Domingues. Percepção sócioambiental de moradores e usuários de ecoturismo na Estrada Parque APA do Tietê (Itu-SP) - um estudo comparativo.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Faculdade de Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marcos César Ferreira.

2.
Kléber Berbert da Fonseca. Análise multitemporal da vegetação da microbacia dos córregos dos Patos e do Lixão, em Campinas - SP, através de uma série histórica de fotografias aéreas (1940 a 2001). 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Faculdade de Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marcos César Ferreira.

3.
Maria Odete Aparecida Moreira de Mello. Proposta de implantação de uma APA no município de Itapira - SP. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerenciamento Ambiental - ESALQ) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcos César Ferreira.

4.
André Vitor Fleury. Análise Crítica do Plano Diretor Municipal de Assis - SP. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerenciamento Ambiental - ESALQ) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcos César Ferreira.

5.
Tatiana Pagotto Yoshida. Gestão Ambiental e Mineração em Áreas urbanas. 2003. 149 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Faculdade de Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marcos César Ferreira.

6.
Eliana Corrêa de Matos. Análise dos fatores envolvidos na ampliação do Aeroporto de Jundiaí-SP. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Faculdade de Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marcos César Ferreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiz Felippe Whonrath Miranda. Aplicações da tecnologia LIDAR para construção de modelos digitais do terreno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marcos César Ferreira.

2.
Renan Pfister Maçorano. Índice CEI aplicado à imagem MODIS para análise da área plantada de soja no oeste do Paraná.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, EMBRAPA. Orientador: Marcos César Ferreira.

3.
Vitor Dell Lucas. EducaSIG: um aplicativo baseado em QuantumGIS para ensino de geografia em escolas públicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marcos César Ferreira.

4.
Roberto Wagner Lourenço. Uma metodologia para o mapeamento da produção de monóxido de carbono em espaços urbanos utilizando dados de campo e o SIG Idrisi. 1992. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcos César Ferreira.

5.
Mara Estela de Souza. Mapeamento das unidades ecológicas do Parque Nacional da Serra da Canastra. 1992. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Marcos César Ferreira.

Iniciação científica
1.
Danilo Carneiro Valente. Efeito da distribuição da densidade florestal em relação a distância aos centros urbanos, na incidência de Leishmaniose Tegumentar Americana no Vale do Ribeira, São Paulo.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos César Ferreira.

2.
Ana Isabel Pazstor Moretti. A Leishmaniose Tegumentar Americana: uma Proposta de Regionalização a partir de Análise da Difusão Espaci. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos César Ferreira.

3.
Natália Jardim de Almeida. Utilização de um SIG para o mapeamento de áreas carentes em escolas no município de Campinas - SP.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcos César Ferreira.

4.
Ricardo Zanettini. Identificação e quantificação das áreas dos fragmentos florestais do município de Gonçalves-MG, por meio de imagens ETM+ Landsat 7. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Marcos César Ferreira.

5.
Tiago Salomão de Azevedo. Evolução espaço temporal das matas ciliares na alta bacia do rio Passa Cinco: uma metodologia baseada em sistemas de informação geográfica. 1997. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos César Ferreira.

6.
Patrícia Rosa Martines. Metodologia para análise espaço-temporal da expansão urbana através de geoprocessamento: uma aplicação para a cidade de Piracicaba - SP. 1997. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos César Ferreira.

7.
Renato Barboza dos Anjos. Uma metodologia para o mapeamento do índice de área verde por habitante a partir da utilização do SIG Idrisi. 1992. 52 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcos César Ferreira.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA, M. C.. Geotecnologias na representação atual do mundo e dos lugares. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


PALESTRAS PROFERIDAS

TÍTULO : "Ciência da Informação Espacial: Teoria e Método"
LOCAL : Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica / Seminários de Doutorado, UNICAMP
DATA : 12 de Junho de 2002

TÍTULO : "Conceitos e Paradigmas da Informação Espacial"
LOCAL : Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica / Seminários de Doutorado - UNICAMP
DATA : 04 de outubro de 2002

TÍTULO : "Análise Espacial de Dados"
LOCAL : Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
DATA : 06 de novembro de 2001

TÍTULO : "Análise Espacial no Estudo das Desigualdades Sociais em Saúde"
LOCAL : Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
DATA : 17 de maio de 2002

CURSOS EVENTUAIS MINISTRADOS

TÍTULO : "Introdução à Análise Digital de Mapas em SIG"
LOCAL : Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP, Jaboticabal - SP
DATA : 08 a 12 de junho de 1996
CARGA HORÁRIA - 40 horas

TÍTULO : "Uso e Ocupação do Solo"
LOCAL : Departamento de Solos e Nutrição de Plantas, ESALQ-USP, Piracicaba - SP
DATA :06, 13, 20 e 27 de junho de 2003
CARGA HORÁRIA - 16 horas

TÍTULO : "Cartografia Temática Aplicada ao Planejamento"
LOCAL : Empresa Estadual de Ciência, Tecnologia e Deselvolvimento Econômico Social, Goiânia - GO
DATA : 25 de fevereiro a 05 de março de 1991
CARGA HORÁRIA - 08 horas

TÍTULO : "Introdução ao Sensoriamento Remoto"
LOCAL : Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG
DATA : 25 a 29 de julho de 1995
CARGA HORÁRIA - 24 horas

TÍTULO : "Curso de Treinamento em SIG Idrisi"
LOCAL : Instituto de Geociências Aplicada - IGA, Belo Horizonte-MG
DATA : 24 a 28 de julho de 1995
CARGA HORÁRIA - 40 horas

TÍTULO : "Princípios de Interpretação Digital de Imagens"
LOCAL : Centro de Análise e Planejamento Ambiental - CEAPLA, UNESP
DATA : 01 a 10 de novembro de 1991
CARGA HORÁRIA - 40 horas



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 2:58:04