Luciana Carvalho Bezerra de Menezes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8919973733766268
  • Última atualização do currículo em 15/06/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é pesquisadora do Instituto de Pesca, diretora da Unidade Laboratorial de Referência em Limnologia. Tem experiência na área de Ecologia e Limnologia com ênfase em Ecologia de Ecossistemas aquáticos continentais, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, bioindicadores bentônicos. Também realiza pesquisas com atividade de Pesca Artesanal e Qualidade Ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Carvalho Bezerra de Menezes
Nome em citações bibliográficas
MENEZES, L. C. B.;MENEZES, LUCIANA C. B.;MENEZES, LUCIANA CARVALHO BEZERRA DE

Endereço


Endereço Profissional
Instituto de Pesca, S A A.
Avenida Francisco Matarazzo 455
Perdizes
05001900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38717571
Fax: (11) 38717558


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2002
Doutorado em Saúde Pública.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estudo Ecológico Sanitário do Rio Embu-mirim SP-macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores da qualidade da água, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Zuleika Beyruth.
Palavras-chave: Bioindicadores; macroinvertebrados betônicos; qualidade da água; Manejo; índices ecológicos.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada / Especialidade: Bioindicadores.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas / Especialidade: Limnologia.
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Educação.
1991 - 1996
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso teórico prático sobre atualização da NBR ISO/IEC 17025. (Carga horária: 24h).
Instituto Biológico, IB, Brasil.
2017 - 2017
Treinamento Internacional: Validação de Métodos ISO/IEC 17025. (Carga horária: 8h).
Instituto Biológico, IB, Brasil.
2011 - 2011
Metodologias Participativas Aplicadas a Trabalhos. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Engenharia de Pesca, ABEP, Brasil.
2010 - 2011
Peixes de Água Doce Neotropicais.
Instituto de Pesca, IP, Brasil.
2010 - 2010
II Encontro Paulista de Biodiversidade. (Carga horária: 16h).
Secretaria do Meio Ambiente Governo do Estado de São Paulo, SMA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto de Pesca, IP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa na área de recursos hídricos, manejo e monitoramento da qualidade da água, bioindicadores bentônicos, carga de nutrientes, pesca e aquicultura.

Atividades

6/1988 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , S A A, .



Linhas de pesquisa


1.
Bioindicadores
2.
Ecologia de ecossistemas aquáticos


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
?QUALIDADE DA ÁGUA NO BRAÇO TAQUACETUBA -RESERVATÓRIO BILLINGS (SP): CONTRIBUIÇÃO DOS TRIBUTÁRIOS ?
Descrição: O projeto, em parceria com o Instituto de Biociências ? USP, propõe a avaliação da qualidade da água no braço Taquacetuba do reservatório Billings (SP), através de análises físicas e químicas da água e do sedimento (incluindo análise de metais e grau de eutrofização) associada a utilização da fauna bentônica como bioindicadora. A amostragem será concentrada nos períodos seco e chuvoso (três coletas por período) ao longo de um ano, sendo 6 pontos de amostragem: 4 em tributários,1 na transposição Taquacetuba?Guarapiranga e 1 no corpo central na entrada do braço Taquacetuba. O objetivo do projeto é fornecer dados inéditos a respeito da influência dos tributários na qualidade da água no braço Taquacetuba, buscando avaliar o aporte de nutrientes e metais advindos destes tributários. Os dados obtidos poderão contribuir com programas de monitoramento da qualidade da água além de subsidiar futuras ações, por parte dos órgãos responsáveis, para melhoria da qualidade da água para captação e transposição com fins de abastecimento público e dos demais usos deste corpo d?água..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes - Coordenador / José Ricardo Baroldi Ciqueto Gargiulo - Integrante / Marcelo Luiz Martins Pompeo - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - Atual
BIOINDICADORES BENTÔNICOS COMO FERRAMENTA NA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO REJEITO DE MINERAÇÃO NA REGIÃO DO RIO DOCE
Descrição: O presente estudo tem por objetivo a utilização da comunidade bentônica como bioindicadora da qualidade da água, sendo utilizada como ferramenta para avaliação do impacto ambiental gerado pelo rejeito de mineração na região do rio Doce..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes - Coordenador / José Ricardo Baroldi Ciqueto Gargiulo - Integrante / Flavia Bottino - Integrante / Eliane Pintor de Arruda - Integrante / André Cordeiro Alves dos Santos - Integrante.
2011 - Atual
USO DOS RECURSOS PESQUEIROS PELOS PESCADORES ARTESANAIS E ESPORTIVOS: UMA PROPOSTA DE MANEJO PARA O RIO JACARÉ-GUAÇU (REPRESA DE IBITINGA) ? MÉDIO TIETÊ, BRASIL
Descrição: objetivo desse projeto é desenvolver uma pesquisa-ação considerando aspectos sociais, econômicos e ambientais, com vistas à elaboração de medidas de manejo do recurso/ordenamento da pesca da tuvira como isca-viva. Para tanto, realizaram-se dois encontros com líderes de isqueiros e uma oficina prospectiva com a comunidade. Com base em resultados preliminares, observa-se a necessidade fundamental de desenvolver pesquisas integradas, aliando o conhecimento local dos pescadores-isqueiros ao conhecimento científico, para tornar a atividade ecológica socialmente sustentável, observa Paula. A pesquisa considera a experimentação de técnicas/instrumentos de captura de iscas, bem como ações de caráter organizativo da categoria. Os trabalhos em campo deverão observar as diferentes técnicas/estratégias, buscando aprimorá-las para minimizar os impactos da atividade sobre ecossistemas aquáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes - Integrante / Maria Helena Carvalho da Silva - Integrante / Anderson Bonilla Gomez - Integrante / Marcos Aureliano Cerqueira - Integrante / Lídia Sumile Maruyama - Integrante / Paula Maria Gênova de Castro - Coordenador.
2009 - 2014
Qualidade Ambiental na Represa Billings e seus Reflexos na Atividade Pesqueira e na Saúde do Pescador
Descrição: O projeto visa analisar a qualidade da água e do pescado na represa Billings, em pontos onde pescadores profissionais realizam a pesca, foram selecionados 13 pontos com base em projetos anteriores e contato com a comunidade de pescadores desde 2005..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes - Coordenador / Luiz Claudio dos santosd Evangelista - Integrante / Adalberto Monteiro Jr - Integrante / Paula Genova Castro - Integrante / Lidia Maruyama - Integrante / Patricia Paiva - Integrante / Jorge Eduardo de Sousa Sarkis - Integrante.
2005 - 2007
?Concentrações e cargas de nutrientes no Sistema Produtor Alto Tietê, São Paulo?
Descrição: A bacia hidrográfica Alto Tietê Cabeceiras compreende o Sistema Produtor Alto Tietê (SPAT), em funcionamento desde junho de 1999. Este sistema é formado pela interligação de represas (Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba), situadas em diferentes rios, através de sistemas de túneis e canais, com a finalidade de aumentar a captação de água para abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo. No último reservatório do sistema, Taiaçupeba, é feita a captação pela SABESP, que dispõe 10 m³/s de água para a Região Metropolitana de São Paulo. Neste estudo, inserido no projeto Negowat, verificou-se que ocorre um aumento progressivo dos efeitos da eutrofização ao longo do sistema devido ao manejo hidráulico submetido aos reservatórios. As transposições de água entre represas causam um impacto negativo acumulativo nos corpos receptores; as elevadas vazões nos canais de interligação entre as represas acarretam grandes cargas de nitrogênio e fósforo. Os dados obtidos indicam que o uso e a ocupação do solo não são a principal função de força do processo de eutrofização no sistema estudado, mas sim o manejo a que são submetidos os reservatórios envolvidos, através da regulação de vazões. Mudanças no tempo de residência da água, em função do controle de vazão de saída do sistema provocam alterações na qualidade da água e modificam o equilíbrio entre os compartimentos do sistema, promovendo a liberação de nutrientes do sedimento e sua exportação, comprometendo os corpos d?água existentes a jusante..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
PERSPECTIVAS DA ATIVIDADE DE PESQUE-PAGUE NO ALTO TIETÊ: CONTRIBUIÇÃO À GESTÃO DE USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA.
Descrição: O presente estudo abordou a pesca esportiva (pesque-pague e sítios de piscicultura) nos municípios que circundam a represa de Guarapiranga e Tietê-Cabeceiras, tendo como objetivo uma caracterização geral dessa atividade (econômica e ambiental), visando a formulação de políticas públicas voltadas à gestão ambiental da atividade, bem como subsidiando o gerenciamento privado dos pesque-pague existentes na região. Tal pesquisa contribuiu também com informações quantitativas/qualitativas importantes para a alimentação de modelo MULTIAGENTE do Programa NEGOWAT, subsidiando medidas de manejo participativo e multidisciplinar de ordenamento de uma Bacia peri-urbana do Alto Tietê..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2002
"Diagnóstico limnológico e levantamento ictiofaunístico da Represa de Ponte Nova, Alto Tietê , com vistas ao manejo e preservação"
Descrição: Levantamento Ictiofaunístico e eleição de espécies de interesse econômico para estudo da biologia pesqueira (dinâmica de reprodução e de alimentação e crescimento), como subsídios para implantação de cultivos intensivos e extensivos. Caracterização limnológica e avaliação do processo de eutrofização através da determinação do balanço do nutrientes e da sua influência nas comunidades bióticas (fitoplâncton, zooplâncton, bentos). O projeto possibilitou uma caracterização limnológica detalhada do sistema, com ênfase na determinação do seu balanço de nutrientes, e a elaboração de propostas de manejo da represa visando a preservação da qualidade da água e a definição de espécies de peixes cultiváveis para criação e repovoamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1997
Relações tróficas em uma comunidade de peixes de um riacho de mata Atlântica
Descrição: Projeto realizado no rio Pedra Branca de janeiro de 1995 a janeiro de 1997. neste projeto uma equipe multidisciplinar realizou analises de qualidade da água, da comunidade de peixes nos diferentes habitats, sendo realizada pesca elétrica, também foram analisadas a comunidade bentônica e suber com coletas 24hs (estas análises fui eu que realizei)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Boletim do Instituto de Pesca (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Limnologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: bioindicadores bentonicos.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENEZES, L. C. B.2017 MENEZES, L. C. B.; GARGIULO, J. R. B. C. ; MONTEIRO JR, A. . Qualidade da água em locais de pesca artesanal no complexo Billings, São Paulo. Bioikos, v. 30, p. 43-53, 2017.

2.
GARGIULO, JOSÉ RICARDO BAROLDI CIQUETO2016 GARGIULO, JOSÉ RICARDO BAROLDI CIQUETO ; MERCANTE, CACILDA THAIS JANSON ; BRANDIMARTE, ANA LUCIA ; MENEZES, LUCIANA CARVALHO BEZERRA DE . Benthic macroinvertebrates as bioindicators of water quality in Billings Reservoir fishing sites (SP, Brazil). Acta Limnologica Brasiliensia (Online), v. 28, p. e17, 2016.

3.
HORTELLANI, MARCOS A.2013HORTELLANI, MARCOS A. ; SARKIS, JORGE E. S. ; MENEZES, LUCIANA C. B. ; BAZANTE-YAMAGUISHI, RENATA ; PEREIRA, ALDER S. A. ; GARCIA, PRISCILA F. G. ; MARUYAMA, LÍDIA S. ; CASTRO, PAULA M. GÊNOVA DE . Assessment of metal concentration in the Billings Reservoir sediments, São Paulo State, Southeastern Brazil. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso), v. 24, p. 58-67, 2013.

4.
MERCANTE, C. T. J.2011MERCANTE, C. T. J. ; PEREIRA, J. S. ; MARUYAMA, L. ; CASTRO, P. G. ; MENEZES, L. C. B. ; SENDACZ, S. . Qualidade da Água de Efluentes de Pesqueiros Situados na Bacia do Alto Tietê. Bioikos (Campinas), v. 25, p. 41-52, 2011.

5.
CASTRO, P. G.2009CASTRO, P. G. ; MARUYAMA, L. ; MENEZES, L. C. B. ; PAIVA, P. . Ensaios em Pesquisa Participativa da Gestão da Pesca Artesanal: o Caso do Reservatório Billings. Série Relatórios Técnicos (Instituto de Pesca. Online), v. 1, p. 1-8, 2009.

6.
Yara Maria C. Carvalho2008Yara Maria C. Carvalho ; Jener F. L. Moraes ; MENEZES, L. C. B. ; MARTINS, S. . A legislação brasileira de recursos hídricos como instrumentalização à gestão compartilhada. Tecnologia & Inovação Agropecuária (Online), v. 1, p. 112-134, 2008.

7.
Campana, P.M.G.C.2008Campana, P.M.G.C. ; Maruyama, L.S. ; PAIVA, P. ; MENEZES, LUCIANA C. B. . Mapeamento da pesca artesanal ao longo do médio e baixo rio Tietê (São Paulo, Brasil). Série Relatórios Técnicos (Instituto de Pesca. Online), v. 33, p. 1-34, 2008.

8.
CASTRO, P. G.2006CASTRO, P. G. ; MARUYAMA, L. ; MENEZES, L. C. B. ; MERCANTE, C. T. J. . Perspectivas da atividade de pesqueiros no Alto Tietê- contribuição a gestão dos usos múltiplos da água. BOLETIM DO INSTITUTO DE PESCA, v. 29, p. 1-14, 2006.

9.
MENEZES, L. C. B.;MENEZES, LUCIANA C. B.;MENEZES, LUCIANA CARVALHO BEZERRA DE2003MENEZES, L. C. B.; BEYRUTH, Z. . Impactos da aqüicultura em tanques rede na comunidade bentônica da represa do Guarapiranga (SP). BOLETIM DO INSTITUTO DE PESCA, v. 29, p. 77-86, 2003.

10.
BEYRUTH, Z.1988BEYRUTH, Z. ; FERRAGUT, C. ; MENEZES, L. C. B. . Caracterização da variação sazonal do fitoplâncton em tanques de aquicultura.. Acta Limnologica Brasiliensia, v. 10, n.1, p. 21-36, 1988.

Capítulos de livros publicados
1.
SENDACZ, S. ; MONTEIRO JR, A. ; MERCANTE, C. T. J. ; MENEZES, L. C. B. ; MORAES, J. F. . Sistema em Cascata: Concentrações e cargas de nutrientes no sistema produtor Alto Tietê, São Paulo. In: Marcos Gomes Nogueira ,Raul Henrye, Adriana Jorcin.. (Org.). Ecologia de Reservatórios: Impactos potenciais, ações de manejo e sistemas de manejo. 1ed.São Carlos: Rima, 2005, v. , p. 417-434.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MENEZES, L. C. B.. A legislação Brasileira de Recursos Hídricos como instrumentalização a gestão compartilhada. Revista Técnologia e Inovação.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, L. C. B.; GARGIULO, J. R. B. C. ; MONTEIRO JR, A. . BIOINDICADORES BENTÔNICOS E A QUALIDADE DA ÁGUA NOS PRINCIPAIS LOCAIS DE PESCA NO RESERVATÓRIO BILLINGS (SP). In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015, São Luís do Maranhão. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. p. 1066-1071.

2.
MENEZES, L. C. B.; GARGIULO, J. R. B. C. ; Campana, P.M.G.C. . MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS COMO BIOINDICADORES DA QUALIDADE DA ÁGUA EM REGIÕES DE PESCA DE TUVIRA NA BACIA DO MÉDIO TIETÊ. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015, São Luís do Maranhão. Anais XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015. p. 1112-1117.

3.
Campana, P.M.G.C. ; Pereira L P F ; MENEZES, L. C. B. . mportância da Avaliação Qualitativa no processo de Gestão Participativa - Estudo de caso com pescadores artesanais na Bacia do Tietê, SP- Brasil. In: Congresso Ibero Americano de Investigação Qualitativa, 2014, Salamanca Espanha. >>Atas CIAIQ2014 >>Investigação Qualitativa em Ciências Sociais//Investigación Cualitativa en Ciencias Sociales, 2014. v. 3. p. 142-147.

4.
OLIVEIRA, T. ; Sarkis J E S ; MENEZES, L. C. B. ; UlRich, J. ; CASTRO, P. G. ; MONTEIRO JR, A. ; MARUYAMA, L. ; Yamaguishi, R.B. . Determination of Metals in Water from Billings DAM, São Paulo. In: International Nuclear Atlantic Conference, 2013, Recife PE. International Nuclear Atlantic Conference -INAC, 2013. p. 1-9.

5.
CASTRO, P. G. ; SILVA, M. H. C. ; GOMEZ, A. B. ; PADALKA, F. G. ; MENEZES, L. C. B. ; MARUYAMA, L. ; MALUF, M. M. . Construindo um Projeto Participativo com a Comunidade de Pescadroes Artesanais de Isca-Viva da Região Alagada das REpresas de barra Barra Bonita e Ibitinga - SP: resultados Preliminares. In: I Seminário Nacional de Gestão Sustentável de Ecossistemas Aquáticos: Complexidade, Interatividade e Ecodesnevolvimento, 2012, Arraila do Cabo - RJ. Anais do I Seminário Nacional de Gestão Sustentável de Ecossistemas Aquáticos - complexidade, interatividade e ecodesenvolvimento. ISBN .. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2012.

6.
OLIVEIRA, T. ; Sarkis J E S ; UlRich, J. ; CASTRO, P. G. ; Maruyama, L.S. ; Yamaguishi, R.B. ; MENEZES, L. C. B. . Determination of Total Hg in Fish Samples from the Billings Dam, São Paulo. In: International Nuclear Atlantic Conference - INAC, 2011, Belo Horizonte - MG. International Nuclear Atlantic Conference - INAC, 2011.

7.
OLIVEIRA, T. ; Sarkis J E S ; UlRich, J. ; MENEZES, L. C. B. ; Castro, M.P.G. ; Maruyama, L.S. . Mercury and Methylmercury Assessment of Fish Samples from Billings Reservoir, São Paulo. In: International Nuclear Atlantic Conference - INAC, 2011, Belo Horizonte - MG. Mercury and Methylmercury Assessment of Fish Samples from Billings Reservoir, São Paulo.

8.
OLIVEIRA, T. ; Sarkis J E S ; UlRich, J. ; MENEZES, L. C. B. ; Castro, M.P.G. ; Maruyama, L.S. . Avaliação Temporal de Elementos Metálicos Presentes em Tecido de Peixes da Represa Billings. In: International Nuclear Atlantic Conference - INAC, 2011, Belo Horizonte - MG. Avaliação Temporal de Elementos Metálicos Presentes em Tecido de Peixes da Represa Billings, 2011.

9.
HORTELLANI, M. A. ; Sarkis J E S ; MENEZES, L. C. B. ; PEREIRA, A. S. A. ; Yamaguishi, R.B. ; Maruyama, L.S. ; CASTRO, P. G. . Assessment of Mercury Concentration in Sediments of The Billings Reservoir. In: International Nuclear Atlantic Conference - INAC, 2011, Belo Horizonte - MG. Assessment of Mercury Concentration in Sediments of The Billings Reservoir, 2011.

10.
MENEZES, L. C. B.. Caracterização da Fauna Bentônica da Represa de Ponte Nova. In: X Reunião Científica do Instituto de Pesca - X ReCIP, 2011, São Paulo - SP. Anais da X Reunião Científica do Instituto de Pesca - X ReCIP, 2011. p. 63-65.

11.
Moreira Junior, W ; Castro, M.P.G. ; MENEZES, L. C. B. . A Explotação dos Manguezais da Baixada Santista - SP, através da Memória das Comunidades Locais. In: VI Congresso de Meio Ambiente da Associação de Universidades Grupo de Montevidéu - AUGM, 2009, Montevidéu. Anais do IV Congresso de Meio Ambiente da Associação de Universidades Grupo de Montevidéu - AUGM. p. 01-20.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, L. C. B.; GARGIULO, J. R. B. C. ; Arruda, E.P. ; Santos, A.C.A. ; Vicente Marcio . Rompimento da barragem do Fundão -Mariana-MG- e seus reflexos na comunidade bentônica. In: XXII Reunião científica do Instituto de Pesca, 2017. Anais da XXII Reunião científica do Instituto de Pesca, 2017. p. 182-185.

2.
MENEZES, L. C. B.; SANTOS, Rafaela Barros dos . Categorias Funcionais Alimentares da Fauna Bentônica ao Longo do Rio Embu-Mirim, São Paulo. In: XI Reunião Científica do Instituto de Pesca, 2013, São Paulo. XI Reunião Científica do Instituto de Pesca. São Paulo, 2013. p. 63-65.

3.
OLIVEIRA, T. ; Sarkis J E S ; UlRich, J. ; MENEZES, L. C. B. ; Castro, M.P.G. ; Maruyama, L.S. ; Yamaguishi, R.B. ; MONTEIRO JR, A. . Continuidade no Uso de Artes-Pesca por Pescadores Artesanais no Estuário da Baixada Santista: uma Abordagem Antropológica. In: XI Reunião Científica do Instituto de Pesca, 2013, São Paulo. Continuidade no Uso de Artes-Pesca por Pescadores Artesanais no Estuário da Baixada Santista: uma Abordagem Antropológica, 2013. p. 203-205.

4.
OLIVEIRA, T. ; Sarkis J E S ; UlRich, J. ; MENEZES, L. C. B. ; Castro, M.P.G. ; Maruyama, L.S. ; Yamaguishi, R.B. ; MONTEIRO JR, A. . Determinação dos Metais Al, Cd, Cr, Cu, Hg, Mg, Pb e ZN Presentes em Tecidos de Peixes da Represa Billings, São Paulo. In: XI Reunião Científica do Instituto de Pesca, 2013, São Paulo. XI Reunião Científica do Instituto de Pesca, 2013. p. 194-196.

5.
Maruyama, L.S. ; CASTRO, P. G. ; MENEZES, L. C. B. ; MERCANTE, C. T. J. . Espécies de Peixes Ocorrentes em Pesqueiro do Alto Tietê - SP. In: XI Reunião Científica do Instituto de Pesca, 2013, São Paulo. XI Reunião Científica do Instituto de Pesca, 2013. p. 221-223.

6.
OLIVEIRA, T. ; Sarkis J E S ; UlRich, J. ; MENEZES, L. C. B. ; CASTRO, P. G. ; Maruyama, L.S. ; Yamaguishi, R.B. ; MONTEIRO JR, A. . Determinação dos Metais Al, Cd, Cr, Cu, Hg, Mg, Pb e ZN Presentes nas Águas da Represa Billings, São Paulo. In: XI Reunião Científica do Instituto de Pesca, 2013, São Paulo. XI Reunião Científica do Instituto de Pesca, 2013. p. 191-193.

7.
MENEZES, L. C. B.; MONTEIRO JR, A. ; CASTRO, P. G. ; MARUYAMA, L. . Qualidade da Água nos Principais Pontos de Pesca da Represa Billings - São Paulo (SP). In: XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca - XVII CONBEP, 2011, Belém (PA). XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca - XVII CONBEP, 2011.

8.
CASTRO, P. G. ; GOMEZ, A. B. ; MARUYAMA, L. ; MENEZES, L. C. B. . Registros Históricos da Ictiofauna Presente na Represa Billings (Bacia do Alto Tietê), SP.. In: XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca - XVII CONBEP, 2011, Belém (PA). XVII Congresso brasileiro de engenharia de Pesca, 2011.

9.
BEYRUTH, Z. ; MENEZES, L. C. B. ; Sant´Anna C.L . Fitoplâncton do Lago do Parque Ibirapuera, São Paulo, SP. In: VI Reunião Brasileira de Ficologia, 1993, Tramandaí/Imbé ? Rio Grande do. Anais da Reunião Brasileira de Ficologia, 1993.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, P. G. ; SILVA, M. H. C. ; MARUYAMA, L. S. ; MENEZES, L. C. B. . REVISÃO DA ICTIOFAUNA NO RESERVATÓRIO DA UHE DE TRÊS IRMÃOS (BAIXO RIO TIETÊ, SP): ANÁLISE ESPACIAL E TEMPORAL. In: XXII ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2017, Porto Seguro BA. Anais EBI 2017, 2017. p. 715-2.

2.
MENEZES, L. C. B.; Oliveira J L ; GARGIULO, J. R. B. C. ; Gonçalves da Silva J L O ; Santos J A P ; ESTEVES, K. E. . MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS COMO BIOINDICADORES DA QUALIDADE DA ÁGUA EM REGIÕES DE PESCA DE TUVIRA NA BACIA DO MÉDIO TIETÊ. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro BA. Anais do XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017. p. 720-1-720-1.

3.
GARGIULO, J. R. B. C. ; Ewbank H. ; Roveda J.A.F. ; Pompeo M.L.M ; MENEZES, L. C. B. . Lógica Fuzzy para Índice de Estado Trofico (IET) em software R na avaliação de tributários do braço Taquacetuba e corpo central do reservatório Billings. In: II Seminario conectando Peixes rios e pessoas: a importância de rios livres e várzeas preservadas, 2017, Sorocaba. conectando Peixes rios e pessoas: a importância de rios livres e várzeas preservadas. Sorocaba,SP: Universidade Paulista, 2017. p. 125-126.

4.
GARGIULO, J. R. B. C. ; Pompeo M.L.M ; MENEZES, L. C. B. . Indice de estado trófico (IET) para avaliação da qualidade da água de tributários do braço Taquacetuba e corpo central do reservatório Billings. In: II seminario conectando peixes rios e pessoas : a importância de rios livres e várzeas conservadas, 2017, Sorocaba,SP. II seminario conectando peixes rios e pessoas : a importância de rios livres e várzeas conservadas. Sorocaba,SP: Universidade Paulista, 2017. p. 123-124.

5.
Gomes GTV ; MERCANTE, C. T. J. ; MOURA, A. T. ; MENEZES, L. C. B. ; Avari, Ricardo . Avaliação da heterrogeneidade espacial da comunidadede fitoplanctônica em pontos de pesca do reservatório Billings. In: IX seminário de iniciação científica do Instituto de Pesca, 2014, São Paulo. Resumos do IX seminário de iniciação científica do Instituto de Pesca. São Paulo, 2014. p. 25-25.

6.
Silva, JL ; GARGIULO, J. R. B. C. ; MENEZES, L. C. B. ; SANTOS, Rafaela Barros dos ; CASTRO, P. G. . Macrofauna Bentônica associada a macrófitas em locais de pesca da Tuvira dos reservatório de Barra Bonita e Ibitinga. In: V Encontro de pós graduandos do Instituto de Pesca, 2014, São Paulo. Resumos do V Encontro de pós graduandos do Instituto de Pesca, 2014. p. 16-16.

7.
Avari, Ricardo ; Colpas FT ; GARGIULO, J. R. B. C. ; MENEZES, L. C. B. ; MOURA, A. T. ; MERCANTE, C. T. J. . Represa Billings: aspéctos de poluição em locais de pesca considerando seus usos múltiplos. In: V Encontro de pós graduandos do Instituto de Pesca, 2014, São Paulo. Resumos doV Encontro de pós graduandos do Instituto de Pesca, 2014. p. 25-25.

8.
GARGIULO, J. R. B. C. ; MENEZES, L. C. B. ; MERCANTE, C. T. J. . QUALIDADE DA ÁGUA EM LOCAIS DE PESCA DO RESERVATÓRIO BILLINGS (ESTADO DE SÃO PAULO ? BRASIL): BIOINDICADORES BENTÔNICOS. In: V Encontro de pós graduandos do Instituto de Pesca, 2014. Resumo do V Encontro de pós graduandos do Instituto de Pesca, 2014. p. 17-17.

9.
GARGIULO, J. R. B. C. ; MERCANTE, C. T. J. ; MENEZES, L. C. B. ; Avari, Ricardo . Caracterização da Fauna Bentônica nos Principais Locais de Pesca no Reservatório Billings - Co-autoria. In: IV encontro de Pós-Graduandos do Instituto de Pesca (EPgIP), 2012, Santos. IV encontro de Pós-Graduandos do Instituto de Pesca (EPgIP), 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, P. G. ; MARUYAMA, L. ; PAIVA, P. ; MENEZES, L. C. B. . Ensaios em Pesquisa Participativa em Gestão da Pesca Artesanal: O Caso do Reservatório Billigns (Alto Tietê ,SP).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MENEZES, L. C. B.; GARGIULO, J. R. B. C. . Organismos bentônicos como indicadores da qualidade da água do rio Embu-mirim (SP)... 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ALMEIDA, A. M. ; MENEZES, L. C. B. . Caracterização da Macrofauna Bentônica em um ponto da represa de Taiçupeba, Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MERCANTE, C. T. J. ; LOMBARDI, J. V. ; GIAMAS, M. T. D. ; SENDACZ, S. ; MENEZES, L. C. B. ; MONTEIRO JR, M. A. ; ESTEVES, K. E. . Atuação em sustentabilidade Ambiental do Centro de Recursos Hídricos APTA. 2008. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
KREIDEL, M. ; MENEZES, L. C. B. ; ESTEVES, K. E. . Análise da comunidade macrobentônica como bioindicadora da qualidade da água em diferentes condições ambientais na bacia do rio Paraitinga (SP). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MERCANTE, C. T. J. ; PEREIRA, J. ; MARUYAMA, L. ; CASTRO, P. G. ; MENEZES, L. C. B. ; SANDACZ, S. . Carga de Nitrogênio e Fósforo de Afluentes de Pesqueiro Visando a Gestão de Recursos Hídricos: um estudo preliminar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SANDACZ, S. ; MONTEIRO JR, A. ; MERCANTE, C. T. J. ; MENEZES, L. C. B. . Cargas de Nitrogênio e Fósforo Relacionadas a Impactos Antropogênicos na Bacia Hidrográfica do Alto Rio Tietê (Cabeceiras), São Paulo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANDACZ, S. ; MERCANTE, C. T. J. ; MENEZES, L. C. B. . Estudo das comunidades bióticas (fitoplâncton, zooplâncton, bentos) da represa Ponte Nova (Alto Tietê ),. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MERCANTE, C. T. J. ; SANDACZ, S. ; MONTEIRO JR, A. ; MENEZES, L. C. B. . Contribuição da Represa Billings ao Processo de Eutrofização da Represa de Guarapiranga: Cargas de Nutrientes do Braço Taquacetuba (Alto Tietê, SP). 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MERCANTE, C. T. J. ; PEREIRA, M. C. D. ; MARUYAMA, L. ; CASTRO, P. G. ; MENEZES, L. C. B. ; SANDACZ, S. . Caracterização dos corpos d´água receptores dos efluentes gerados por pesqueiros situados na bacia do Alto Tietê. SP.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CASTRO, P. G. ; MARUYAMA, L. ; MERCANTE, C. T. J. ; MENEZES, L. C. B. . Perspectivas da Atividade Pesquira no Alto Tietê: Contribuição a gestão dos usos múltiplos da água.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MONTEIRO JR, A. ; MERCANTE, C. T. J. ; SANDACZ, S. ; MENEZES, L. C. B. . Contribuição da Represa Billings ao processo de eutrofização da Represa de Guarapiranga: determinação das concentrações e cargas de nutrientes do braço Taquacetuba.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
SENDACZ, S. ; MONTEIRO JR, A. ; MERCANTE, C. T. J. ; MENEZES, L. C. B. . Sistemas em Cascata: Concentrações e Cargas de Nutrientes no Sistema Produtor Alto Tietê, São Paulo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CASTRO, P. G. ; MARUYAMA, L. ; MERCANTE, C. T. J. ; MENEZES, L. C. B. . Atividade pesqueira em represas urbanas ou Peri ? urbanas: aspectos sócio-econômicos e ambientais de pesqueiros do Tietê - Cabeceira, SP. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SANDACZ, S. ; MONTEIRO JR, A. ; MERCANTE, C. T. J. ; MENEZES, L. C. B. . Cargas de nutrientes (nitrogênio e fósforo) dos sistemas Tietê Cabeceiras e Guarapiranga. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MENEZES, L. C. B.; BRANDIMARTE, A. L. ; BEYRUTH, Z. ; GARGIULO, J. R. B. C. ; FARIAS, F. C. . Estudo Comparativo de Amostragem de Invertebrados Bentônicos ao Longo do Rio Embu-Mirim (SP). 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SENDACZ, S. ; KUBO, E. ; MONTEIRO JR, A. ; MERCANTE, C. T. J. ; MENEZES, L. C. B. . ?Diagnóstico Limnológico da Represa de Ponte Nova, Alto Tietê, São Paulo?.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MENEZES, L. C. B.; BEYRUTH, Z. . Impactos da aquicultura em tanques rede na comunidade bentônica da Represa de Guarapiranga. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
FARIAS, F. C. ; BEYRUTH, Z. ; MENEZES, L. C. B. . Fauna macrobentônica de tanques de aquicultura de Oreochromis niloticus (tilapia do Nilo), Prochilodus scrofa (curimbatá) e de Macrobrachium rosembergii.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
BEYRUTH, Z. ; CALLEFI, S. ; MENEZES, L. C. B. ; PETTERNELA, F. A. S. ; ROCHA, S. M. . Impactos antrópicos e qualidade ambiental do rio Embú-Mirim.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
BEYRUTH, Z. ; BARBIERI, G. ; MONTEIRO JR, A. ; MENEZES, L. C. B. ; FELIZARDO, N. N. ; CALLEFI, S. ; EVANGELISTA, L. C. S. ; EVANGELISTA, S. A. S. . Incentivo a Atividades Econômicas não Impactantes na Bacia do Guarapiranga - Pesca e Aquicultura. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
BEYRUTH, Z. ; MENEZES, L. C. B. ; FARIA, F. C. . Fauna Bentônica de tanques de aquicultura. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
BEYRUTH, Z. ; MONTEIRO JR, A. ; FARIA, F. C. ; TANAKA, F. ; EVANGELISTA, S. A. S. ; MENEZES, L. C. B. ; BRANDIMARTE, A. L. . Diagnóstico limnológico e disponibilidade de alimentos naturais em tanques de aquicultura. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
BEYRUTH, Z. ; FUSCO, S. M. ; MENEZES, L. C. B. ; BRANDIMARTE, D. A. L. . Variação Diurna do Conteúdo Estomacal de Oreochromis Niloticus de Tanque de Cultivo: Fauna Bentônica e Vegetais Superiores. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
BEYRUTH, Z. ; MOURA, A. T. ; FERRAGUT, C. ; MENEZES, L. C. B. . Comunidade fitoplanctônica em tanques de aquicultura. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
ESTEVES, K. E. ; BEYRUTH, Z. ; MENEZES, L. C. B. ; SHIMIZU, G. Y. ; BRANDIMARTE, A. L. ; MONTEIRO JR, A. . Estudo integrado de um riacho de Mata Atlântica, Bertioga SP: Relações Tróficas. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
BEYRUTH, Z. ; MENEZES, L. C. B. ; Sant´Anna C.L . Fitoplâncton do Lago do Parque Ibirapuera, São Paulo, SP.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MENEZES, L. C. B.. ANÁLISE DE ORGANISMOS BENTÔNICOS EM APIAÍ ? SP. 2002.

2.
MENEZES, L. C. B.; BEYRUTH, Z. ; CALLEFI, S. . Análise de dados do rio Uruguai e afluentes. 1999.

3.
BEYRUTH, Z. ; MENEZES, L. C. B. . Atividades não impactantes na bacia do Guarapiranga: pesca e aquicultura.. 1998.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MENEZES, L. C. B.; Bottino, F. ; Santos, A.C.A. . De olho no rio Doce. 2016.

2.
MENEZES, L. C. B.; Bottino, F. ; Santos, A.C.A. . Águas mortas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MENEZES, L. C. B.. Impactos na qualidae da àgua pela barragem da Samarco. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MENEZES, L. C. B.; Bottino, F. ; Santos, A.C.A. ; Arruda, E.P. . Grupo independente de avaliação de Impacto Ambienta. 2015; Tema: Avaliação do impacto ambiental gerado pelo rompimento da Barragem do Fundão Mariana MG. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MENEZES, L. C. B.. Iniciação a identificação da macrofauna bentônica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MENEZES, L. C. B.. O Ambiente Aquático Continental: Aspectos Físicos, Químicos e Biológicos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MENEZES, L. C. B.. Ferramentas Empregadas na Coleta de Dados Abióticos e Bióticos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MENEZES, L. C. B.. Diagnóstico Ambiental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MENEZES, L. C. B.. Qualidade da Água e Manejo Hídrico para Aquicultura. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BEYRUTH, Z. ; MENEZES, L. C. B. . Avaliação de conteúdos estomacais de camarões e rãs de tanques de aquicultura.. 1997. (Relatório de pesquisa).

7.
BEYRUTH, Z. ; MENEZES, L. C. B. . Taxonomia e aspectos ecológicos sanitários das espécies de algas de tanques de aquicultura.. 1995. (Relatório de pesquisa).

8.
BEYRUTH, Z. ; MENEZES, L. C. B. . Avaliação do impacto decorrente de atividade de portos de areia para o rio embú-Mirim: macrofauna bemtônica.. 1994. (Relatório de pesquisa).

9.
BEYRUTH, Z. ; MENEZES, L. C. B. . Avaliação do impacto decorrente da atividade de portos de areia para o rio Embú-Mirim: qualidade da água.. 1992. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Rodrigues E S; MENEZES, L. C. B.; Castellanii D; SILVA, M. H. C.; ESTEVES, K. E.. Participação em banca de Alexandre dos Santos Bueno. Diagnóstico socioeconômico e ambiental dos Pesque -Pague da sub bacia do Guarapiranga Alto Tietê SA. 2015. Dissertação (Mestrado em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.

2.
MERCANTE, C. T. J.; MOURA, A. T.; MENEZES, L. C. B.. Participação em banca de Ricardo Avari. Limnologia da Repressa Billings: Aspectos de Poluição Relacionados à Pesca e ao Abastecimento. 2013. Dissertação (Mestrado em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.

3.
Sarkis J E S; SATO, I.M.; KUNO, R.; FÁVARO, I.T.; VALENTIM, L. S. O.; MENEZES, L. C. B.. Participação em banca de Talita Aparecida de Oliveira. Metais Presentes nas Águas e em Tecidos de Peixes da Represa Billings: uma Avaliação Tempporal. 2012 - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

Teses de doutorado
1.
MANZOLE, J.E.; MENEZES, L. C. B.; SARAIVA, F.A.; GERALDO, A. B. C.; MARCANTONIO, A. S.. Participação em banca de Renata Bazante Yamaguishi. Especiação de Alumínio em Águas Subterrâneas na Região do Manancial Billings: Aplicação da Radiação e na Proposta Ionizante na Digestão Amostral para Fins Analíticos. 2013. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

Qualificações de Mestrado
1.
CASTRO, P. M. G.; MENEZES, L. C. B.. Participação em banca de Lilian Paula Faria Pereira. Captura de Isca Viva com diferentes aparelhos de pesca. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.

2.
ESTEVES, K. E.; Petesse M.L.; Ferreira F.C; Silva A O A; MENEZES, L. C. B.. Participação em banca de Marcelo Horikoshi Candido da Silva. Organização da comunidade de peixes em mesohabitats de rios de aguas pretas de mata atlantica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.

3.
Campana, P.M.G.C.; SILVA, M. H. C.; MENEZES, L. C. B.; ESTEVES, K. E.; Sanches E G. Participação em banca de Alexandre dos Santos Bueno. Impactos dos efluentes dos pesque -pague da sub bacia do Guarapiranga : contribuição para boas práticas de manejo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.

4.
MERCANTE, C. T. J.; Santos A. M. V.; ISHIKAWA, C. M.; Carmo C F; MENEZES, L. C. B.; Takahashi N S. Participação em banca de Munique de Almeida Bispo Mpraes. Efluente de truticultura:uso de indicadores como método de avaliação ambiental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.

5.
MERCANTE, C. T. J.; MOURA, A. T.; MENEZES, L. C. B.. Participação em banca de Ricardo Avari. Limnologia da Repressa Billings: Aspectos de Poluição Relacionados à Pesca e ao Abastecimento. 2013.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MERCANTE, C. T. J.; MENEZES, L. C. B.. Participação em banca de João Alexandre Saviolo Osti.Aspectos do Manejo e Qualidade da Água em um Ciclo de Cultivo de Tilápias. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Centro Universitário Fundação Santo André.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário conectando Peixes rios e pessoas. A Importância de rios livres e varzeas conservadas.Indice de estado trófico (IET) para avaliação da qualidade da água de tributários do braço Taquacetuba e corpo central do reservatório Billings. 2017. (Seminário).

2.
VII Simpósio Ecologia de Reservatórios. 2017. (Simpósio).

3.
workshop sobre gestão de qualidade laboratorial do Instituto de Pesca.Apresentação da Unidade Laboratorial de Referência em Limnologia. 2017. (Outra).

4.
XXII ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA.TRIAGEM E IDENTIFICAÇÃO DE MACROINVERTEBRADOS DAS AMOSTRAS COLETADAS NA REGIÃO DE BERTIOGA PARA A INDICAÇÃO DE QUALIDADE DA AGUA. 2017. (Encontro).

5.
XXII Reunião científica do Instituto de Pesca.Rompimento da Barragem do Fundão - Mariana (MG)- e seus reflexos na comunidade bentônica. 2017. (Encontro).

6.
XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água em regiões de pesca de Tuvira na bacia do médio tiête. 2015. (Congresso).

7.
International Nuclear Atlantic Conference. Determination of Metals in Water from Billings Dam - São Paulo. 2013. (Congresso).

8.
Pesca de Isca Viva no Médio Tietê: Subsídios ao Manejo do Recurso.Qualidade da Água para Conservação da Fauna e dos Recursos Pesqueiros. 2013. (Outra).

9.
Web of Science & Journal Citation Reports. 2013. (Outra).

10.
XI Reunião Científica do Instituto de Pesca - 11ª ReCIP.Determinação dos Metais Al, Cd, Cr, Cu, Hg, Mg, Pb e ZN Presentes nas Águas da Represa Billings, São Paulo. 2013. (Encontro).

11.
XI Reunião Científica do Instituto de Pesca - 11ª ReCIP.Determinação dos Metais Al, Cd, Cr, Cu, Hg, Mg, Pb e ZN Presentes em Tecidos de Peixes da Represa Billings, São Paulo. 2013. (Outra).

12.
XI Reunião Científica do Instituto de Pesca - 11ª ReCIP.Continuidade no Uso de Artes-Pesca por Pescadores Artesanais no Estuário da Baixada Santista: uma Abordagem Antropológica. 2013. (Outra).

13.
XI Reunião Científica do Instituto de Pesca - 11ª ReCIP.Categorias Funcionais Alimentares da Fauna Bentônica ao longo do Rio Embu-Mirim em Co-autoria. 2013. (Outra).

14.
XI Reunião Científica do Instituto de Pesca - 11ª ReCIP.Espécies de Peixes Ocorrentes em Pesqueiro do Alto Tietê - SP. 2013. (Outra).

15.
XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia da Pesca - XVIII CONBEP. Pesca de Tuvira Gymnotus Cf. carapo na Região do Médio Tietê - SP: Aspectos Sociais, Econômicos, e Estruturais. 2013. (Congresso).

16.
1ª Seminário Nacional de Gestão Sustentável de Ecossistemas Aquáticos - Complexidade, interatividade e Ecodesenvolvimento.Construindo um Projeto Participativo com a Cimunidade de Pescadores Artesanais de Isca-Viva da Região Alagada das Represas de Barra Bonita e Ibitinga, SP: resultados preliminares. 2012. (Seminário).

17.
Curso: Uso de Banco de Dados para Armazenamento de Informações. 2012. (Outra).

18.
IV Encontro de Pós-Graduandos do Instituto de Pesca - EPgIP.Caracterização da Fauna Betônica nos Principais Locais de Pesca no Reservatório Billings - Co-autoria. 2012. (Encontro).

19.
VII Seminário de Iniciação Científica do Instituto de Pesca.Caracterização da Fauna Bentônica nos Principais Locais de Pesca no Reservatório Billings - Co-autoria. 2012. (Seminário).

20.
International Nuclear Atlantic Conference.Determination of Total Hg in Fish Samples from the Billings Dam, São Paulo. 2011. (Outra).

21.
Metodologias Participativas e Trabalhos com Comunidades Pesqueiras e Aguicolaslas. 2011. (Outra).

22.
Peixes de Água Doce Neotropicais. 2011. (Outra).

23.
VI Seminário de Iniciação Científica do Instituto de Pesca - SICIP.Elementos para Entendimento dos Processos que Levam á Extinção de determinadas Artes de Pesca na Região da Baixada Santista. 2011. (Seminário).

24.
Workshop sobre Qualidade da Água e do Pescado na Represa Billings, SP.Qualidade da Água nos Principais Pontos de Pesca da Represa Billings. 2011. (Outra).

25.
XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca - XVII CONBEP. Registros Históricos da Ictiofauna Presente na Represa Billings (Bacia do Alto Tietê), SP.. 2011. (Congresso).

26.
XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca - XVII CONBEP. Qualidade da Água nos Principais Pontos de Pesca da Represa Billings, São Saulo - SP. 2011. (Congresso).

27.
II Encontro Paulista de Biodiversidade. 2010. (Encontro).

28.
IV Seminário do Instituto de Pesca (SICIP).Caracterização da Fauna Bentônica da Represa de Taiaçupeba. 2009. (Seminário).

29.
IX Reunião Científica do Instituto de Pesca - IX ReCIP.Organismos Bentônicos como Bioindicadores da Qualidade da Água do Rio Embu-Mirim (SP). 2009. (Outra).

30.
VI Congresso de Meio Ambiente da Associação de Universidades Grupo de Montevidéu - AUGM. A Exploração dos Manguezais na Baixada Santista - SP, através da Memória de Comunidades Locais. 2009. (Congresso).

31.
Seminário Internacional "Represa do Lobo Broa 30 anos de Pesquisa em Limnologia Gere.Impactos da aquicultura em Tanques Rede na comunidade bentônica da represa de Guarapiranga. 2000. (Seminário).

32.
VII Congresso Brasileiro de Limnologia. Impactos antrópicos e qualidade ambiental do rio Embú-Mirim.. 1999. (Congresso).

33.
XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Fauna macrobentônica de tanques de aquicultura de Oreochrmis niloticus (Tilapia do nilo), Prochilodus scrofa (Curimbatá) e de Machrobrachium rosembergii (Camarão gigante da Malásia).. 1999. (Encontro).

34.
VII RAIP. Resumos.. Incentivo a Atividades Econômicas não Impactantes na Bacia da Represa de Guarapiranga - Pesca e Aquicultura. 1998. (Congresso).

35.
VI Congresso Brasileiro de Limnologia. Comunidade fitoplanctônica em tanques de aqüicultura. 1997. (Congresso).

36.
VI Reunião Brasileira de Ficologia.Fitoplâncton do Lago do Parque Ibirapuera, São Paulo. 1993. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENEZES, L. C. B.; Campana, P.M.G.C. . 2ª Oficina Participativa com Pescadores de Isca Viva da Região do Médio Tietê. 2012. (Outro).

2.
MENEZES, L. C. B.. Oficina Participativa sobre a Pesca de Isca Viva na Represa de Ibitinga: Conhecer para Melhor Utilizar. 2012. (Outro).

3.
Campana, P.M.G.C. ; Maruyama, L.S. ; MENEZES, L. C. B. ; Cerqueira, M.A. . 1ª Oficina Participativa sobre Pesca de Isca Viva na Represa de Ibitinga: Conhecer para Melhor Utilizar. 2012. (Outro).

4.
MENEZES, L. C. B.. X Reunião Científica do Instituto de Pesca - X ReCIP. 2011. (Outro).

5.
MENEZES, L. C. B.. Ecologia e Ecossistemas Aquáticos Continentais. 2011. (Outro).

6.
MENEZES, L. C. B.. Workshop sobre a Qualidade da Água e do Pescado no Reservatório Billings - SP. 2011. (Outro).

7.
LOMBARDI, J. V. ; MENEZES, L. C. B. ; CASTRO, P. G. ; ESTEVES, K. E. ; EVANGELISTA, S. A. S. . IX Reunião Científica do Instituto de Pesca - IX ReCIP, Simpósio de Iniciação Científica do Instituto de Pesca - V e I Encontro de Pós-Graduandos do Instituto de Pesca - I EPGIP.. 2009. (Outro).

8.
MENEZES, L. C. B.. Iº Encontro de Pós-Graduação do Instituto de Pesca. 2009. (Outro).

9.
MENEZES, L. C. B.. IV Seminário de Iniciação Científica do Instituto de Pesca. 2009. (Outro).

10.
Alceu Veiga Filho ; MENEZES, L. C. B. . Seminário dos Programas Estratégicos da APTA - Bioenergia. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
José Ricardo Baroldi Ciqueto Gargiulo. QUALIDADE DA ÁGUA NO BRAÇO TAQUACETUBA -RESERVATÓRIO BILLINGS (SP): CONTRIBUIÇÃO DOS TRIBUTÁRIOS. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade estadual Paulista Campus Sorocaba. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
José Ricardo Baroldi Ciqueto Gargiulo. QUALIDADE DA ÁGUA EM LOCAIS DE PESCA DO RESERVATÓRIO BILLINGS (SÃO PAULO): CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS E MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS. 2014. Dissertação (Mestrado em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes.

2.
Wilson Moreira Junior. : ANÁLISE DOS EFEITOS DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO ESTUÁRIO DE SANTOS (SP) SOBRE A PESCA ARTESANAL. 2008. Dissertação (Mestrado em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, . Coorientador: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcela de Gouveia Peres. bioindicadores de ambientes lóticos e lenticos. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencias biológicas) - Universidade São Camilo. Orientador: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes.

2.
Marcus Kreidel,. Análise da comunidade macrobentônica como bioindicadora da qualidade da água m diferentes condições ambientais na Bacia do rio Paraitinga. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade de Guarulhos. Orientador: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes.

3.
José Ricardo Baroldi Ciqueto Gargiulo. ESTUDO COMPARATIVO DE AMOSTRAGEM DE INVERTEBRADOS BENTÔNICOS AO LONGO DO RIO EMBÚ-MIRIM: PEGADOR EKMAN-BIRGE VERSUS TUBO. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Biociências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jéssica Lopes e Oliveira. TRIAGEM E IDENTIFICAÇÃO DE MACROINVERTEBRADOS DAS AMOSTRAS COLETADAS NA REGIÃO DE BERTIOGA PARA A INDICAÇÃO DE QUALIDADE DA AGUA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes.

2.
Jaqueline Luana da Silva. Estudo da comunidade bentônica como bioindicadora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes.

Orientações de outra natureza
1.
Rafaela Barros dos Santos. Estágio Curricular. 2013. Orientação de outra natureza. (Limnologia e Comunidade Bentônica) - Instituto de Pesca. Orientador: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes.

2.
Rafaela Barros dos Santos. Estágio Curricular. 2012. Orientação de outra natureza. (Limnologia e Comunidade Bentônica) - Instituto de Pesca. Orientador: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes.

3.
Adriana Marcelino Almeida. Estágio Curricular. 2011. Orientação de outra natureza - Instituto de Pesca. Orientador: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes.

4.
Adriana Marcelino Almeida. Estágio Curricular. 2010. Orientação de outra natureza - Instituto de Pesca. Orientador: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes.

5.
Adriana Marcelino Almeida. Estágio Curricular. 2009. Orientação de outra natureza - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes.

6.
Adriana Marcelino Almeida. Estágio Curricular. 2008. Orientação de outra natureza - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Luciana Carvalho Bezerra de Menezes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 20:45:22