Katia Cristina Stocco Smole

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9985397425835603
  • Última atualização do currículo em 20/12/2012


É doutora em em Educação pela Universidade de São Paulo, na área de ensino de ciências e Matemática, possui mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo na área de didática, especialização e aperfeiçoamento em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, graduação em Bacharelado e licenciatura plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema. Atualmente é coordenadora do grupo Mathema de formação e pesquisa, assessora o projeto pedagógico da Rede Salesiana de Escolas, membro do conselho consultivo das revistas Pátio, Pátio Educação Infantil e membro do conselho editorial da revista Pátio Ensino Médio. Foi professora de matemática de ensino médio na rede pública estadual de São Paulo, e tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, formação de professores, leitura e escrita em aulas de matemática, avaliação, planejamento e jogos. Atualmente coordena so cursos de especialização: Fundamentos do Ensino da Matemática em São Paulo e Desafios da Educação Infantil em Jundiaí, ambos em parceria com a Universidade de Franca-UNIFRAN. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Katia Cristina Stocco Smole
Nome em citações bibliográficas
SMOLE, K. C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Mathema formação e pesquisa.
Rua Andaquara 164
Vila Anhanguera
04673-110 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 55486912
Fax: (11) 55225549
URL da Homepage: www.mathema.com.br


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2001
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Inteligência e avaliação - da idéia de medida à idéia de projeto, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Nilson José Machado.
Palavras-chave: avaliação; Inteligência; projeto; portfólio; planejamento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1991 - 1994
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Matemática na Educaçào Infantil: uma bordagem consentânea à Teoria das Inteligências Múltiplas,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Nilson José Machado.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Inteligência; matemática na educação infatil; avaliação; portfólio.
1988 - 1988
Aperfeiçoamento em Álgebra e Geometria.
Instituto de Matemática e estatística da USP.
Título: Álgebra e geometria. Ano de finalização: 1988.
1988 - 1988
Aperfeiçoamento em Álgebra e Geometria.
Instituto de Matemática e estatística da USP.
Título: Álgebra e geometria. Ano de finalização: 1988.
1988 - 1988
Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Histórico de Geometria I e II.
Instituto de Matemática e estatística da USP.
Título: A história da geometria na Grécia. Ano de finalização: 1988.
1986 - 1986
Aperfeiçoamento em Tópicos de Matemática do segundo grau.
Instituto de Matemática e estatística da USP.
Título: matemática no 2o grau. Ano de finalização: 1986.
1981 - 1984
Graduação em Bacharelado e licenciatura plena.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema, FFCLM, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Español para estranjeros. (Carga horária: 100h).
Inispanhia.


Atuação Profissional



Instituto Ayrton Senna.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Mathema formação e pesquisa, MATHEMA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Coordenador de pesquisa, Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações
Coordenador e docente do curso Fundamentos do ensino da matemática na Educação Infantil e noEnsino Fundamental I em parceria com a Universidade de Franca - UNIFRAN

Atividades

08/2006 - 11/2006
Ensino, A matemática e o lúdico na educaçào infantil, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Matemática; didática
03/2006 - 05/2006
Ensino, A matemática na educação infantil: caminhos a perc, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Matemática; Didática
08/2005 - 11/2005
Ensino, Matemática por projetos na Educaçào Infantil, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Matemática; Didática
03/2005 - 05/2005
Ensino, Caminhos e desvios da avaliação escolar, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Avaliação
02/1998 - 12/2004
Treinamentos ministrados , Provincia Marista Brasil Centro Sul, .

Treinamentos ministrados
Formação de professores que ensinam matemática da Província marista do Brasil Centro Sul
01/2001 - 10/2002
Serviços técnicos especializados , Ministério da Educaçào e Cultura, .

Serviço realizado
Elaboração de orientaçãoes educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O trabalho resultou na publicaçào PCN+: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias, impressa e distribuída pelo MEC..

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de pesquisa de Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no CAEM - Centro de aperfeiçoamento do ensino da matemática no IME-USP. Durante o período de trabalho foram desenvolvidos dois projetos de pesquisa em convênio com o BIRD e um com a FAPESP. Entre as diversas funções exercidas houve a montagem de uma biblioteca especializada em ensino de matemática; a organizaçào de cursos e palestras para professores, a tradução de artigos; a supervisào de estagiários e a produçào de livros.


Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Parceria Institucional, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso Lato Sensu
Outras informações
Coordenadora e professora do curso Fundamentos do Ensino da Matemática


Rede Salesiana de Escolas.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 24

Atividades

1/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Rede Salesiana de Escolas, .

Cargo ou função
Assessor pedagógico.

Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Professora convidada para ministrar aulas na disciplina O ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos no curso de especialização em Edcação de Jovens e Adultos promovido pela FAFE (Fundação de apoio à Faculdade de Educação) e Prefeitura Municipal de Santo André. O curso foi coordenado pela Profa Dra Stela C. B. Piconez


Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Vínculo institucional

1985 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de matemática, Carga horária: 30
Outras informações
Durante o período em que estive trabalhanod como professora da Rede estadual de São Paulo, atuei na EESG Prof Alberto Conte e no projeto CEFAM na unidade Ceciliano José Ennes.


Todos pela Educação.


Projetos de extensão


2006 - Atual
Fundamentos do Ensino da Matemática

Descrição: Desenvolvimento de curso de pós graduação lato sensu.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Katia Cristina Stocco Smole - Coordenador / Maria Ignez de Souza Vieira Diniz - Integrante / Patricia Candido - Integrante / Cristiane Henriques Chica - Integrante.
Financiador(es): Universidade de Franca - Cooperação.Número de orientações: 7


Outros Projetos


2010 - Atual
Superação Jovem

Descrição: Programa educacional do Instituto Ayrton Senna que oferece à escola pública uma pedagogia inovadora e eficaz para trabalhar com a juventude no ensino de matemática e da leitura baseada no conceitod e protagonismo juvenil..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Katia Cristina Stocco Smole - Integrante / Maria Ignez de Souza Vieira Diniz - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2001 - Atual
Periódico: Pátio. Revista Pedagógica (Porto Alegre)
2003 - Atual
Periódico: Pátio. Educação Infantil
2009 - Atual
Periódico: Revista Pátio Ensino Médio


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
2011 - 2011
Periódico: Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online)
2012 - Atual
Periódico: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Smole  Data: 30/04/2010

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Monteiro, Letícia Portieri2010Monteiro, Letícia Portieri ; Smole, Kátia Stocco ; SMOLE, K. C. S. . Um caminho para atender às diferenças na escola. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 36, p. 357/1517-9702-371, 2010.

2.
Tararam (Maria Sílvia Bonini)2000Tararam (Maria Sílvia Bonini) ; Marinho (América dos Anjos Costa) ; DINIZ, M. I. S. V. ; SMOLE, K. C. S. ; e outras . Organização Curricular para um projeto de aceleração de estudos. Em Aberto, v. 17, p. 74-92, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SMOLE, K. C. S. (Org.) ; ALBERTOMUNIZ, C. (Org.) . A matemática em sala de aula- reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2012. v. 1. 169p .

2.
Borba (Marcelo de Carvalho) ; SMOLE, K. C. S. ; AMARAL, R. B. . Caderno de Formação: formação de professores didática dos conteúdos-conteúdo e didática da matemática. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. v. 1. 270p .

3.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Chica(Cristiane Henriques) ; Candido, Patricia . Depoimentos: Parceiros e Mathema na formação continuada de professores. 1. ed. São Paulo: Mathema, 2012. v. 1. 128p .

4.
SMOLE, K. C. S. (Org.) ; DINIZ, M. I. S. V. (Org.) . Poemáthicos- poemas matemáticos. 1. ed. São Paulo: Mathema, 2012. v. 6. 64p .

5.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Coleção Matemática Ensino Médio. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. v. 3. 408p .

6.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; MARIN, V. . Saber Matemática. 1. ed. São Paulo: FTD, 2009. v. 5. 220p .

7.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Neide Pessoa ; ISHIHARA (Cristiane Akemi) . Cadernos do Mathema Ensino Médio - Jogos de Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2008. v. 1. 120p .

8.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Candido, Patricia . Cadernos do Mathema- Jogos de Matemática de 1o ao 5o ano. 1a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 150p .

9.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Milani, Estela . Cadernos do Mathema- Jogos de Matemática de 6o ao 9o ano. 1a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. v. 01. 102p .

10.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Coleção Matemática Ensino Médio. 3a. ed. São Paulo: Saraiva/Atual, 2004. v. 3. 429p .

11.
SMOLE, K. C. S. ; e outras . Ofício de Professor - aprender mais para ensinar melhor. 1a. ed. Sao Paulo: Fundaó Victor Civitta/ Abril, 2002. v. 9. 82p .

12.
SMOLE, K. C. S. (Org.) ; DINIZ, M. I. S. V. (Org.) . Ler, escrever e resolver problemas- habilidades básicas para aprender matemática. 1a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. v. 01. 23p .

13.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Candido, Patricia . Coleção Matemática de 0 a 6. 1a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. v. 03.

14.
SMOLE, K. C. S. ; Candido, Patricia ; Stancanelli, Renata . Matemática e Literatura Infantil. Belo Horizonte: Lê, 1999. v. 1. 144p .

15.
SMOLE, K. C. S. . A Matemática na Educação Infantil: a Teoria das Inteligências Múltiplas na prática escolar. 1a. ed. Porto Alegre: Artmed, 1996. v. 01. 206p .

16.
SMOLE, K. C. S. ; Candido, Patricia ; Stancanelli, Renata . Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 5a. ed. São Paulo: CAEM-IME-USP, 1994. v. 1. 99p .

17.
DINIZ, M. I. S. V. ; SMOLE, K. C. S. . O conceito de ângulo e o ensino de geometria. 4a. ed. São Paulo: CAEM-IME-USP, 1990. v. 1. 79p .

Capítulos de livros publicados
1.
SMOLE, K. C. S. . Entre o pessoal e o formal: as crianças e suas muitas formas de resolver problemaas. In: Katia Cristina Stocco Smole;Cristiano Muiniz. (Org.). A matemática em sala de aula- reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. 1ed.Porto Alegre: Penso, 2012, v. 1, p. 49-65.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SMOLE, K. C. S. ; Chica(Cristiane Henriques) . É importante memorizar conteúdos na escola?. Pátio Ensino Fundamental, Porto Alegre, p. 32 - 35, 01 nov. 2012.

2.
Giesteira, Marcos ; SMOLE, K. C. S. ; e outras . Números negativos. Pátio Ensino Fundamental, Porto Alegre, p. 44 - 47, 01 fev. 2011.

3.
SMOLE, K. C. S. ; ISHIHARA (Cristiane Akemi) ; Chica(Cristiane Henriques) . Materiais didáticos virtuais: um recursoara ensinar e aprender matemática. Direcional Educador, São Paulo, p. 16 - 20, 01 set. 2008.

4.
SMOLE, K. C. S. . Resolução de Problemas e pensamento matemático. Para viver Juntos, Sao Paulo, p. 12 - 13, 01 set. 2008.

5.
SMOLE, K. C. S. . Uma questão de inteligência. Páginas abertas, São Paulo, p. 16 - 19, 01 maio 2007.

6.
SMOLE, K. C. S. . A organização do ensino e da aprendizagem de matemática. Jornal da APASE (sindicato de supervisors do Magistério no Estado de Sao Paulo)ano VI número 19, Sao Paulo, p. 1 - 5, 02 abr. 2007.

7.
SMOLE, K. C. S. . Ensinando Matemática na escola e para a vida. Jornal da APASE - sindicato de supervisores do magistério no Estado de São Paulo, São Paulo, p. 1 - 5, 01 abr. 2007.

8.
SMOLE, K. C. S. . Aprendendo sobre comprimento na educaçào infantil. Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, p. 37 - 40, 20 mar. 2007.

9.
SMOLE, K. C. S. . Planejamento: um mapa para a prática. Cadernos da Missão Marista, São Paulo, p. 19 - 20, 10 nov. 2005.

10.
SMOLE, K. C. S. . Novos óculos para a aprendizagem da Matemática. Viver Mente e Cérebro, p. 34 - 41, 02 mar. 2005.

11.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Chica(Cristiane Henriques) . Método Kumon sim ou não? Depende. Aprender online, São paulo, p. 20 - 22, 01 mar. 2002.

12.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Comunicaçào em Matemática: instrumento de ensino e aprendizagem. Aprender online, São Paulo, p. 20 - 22, 01 fev. 2002.

13.
SMOLE, K. C. S. . Aprendizagem significativa: o lugar do conhecimento e da inteligência. Aprender online, São Paulo, p. 20 - 24, 01 maio 2000.

14.
SMOLE, K. C. S. ; Centurión . A Matemática de jornais e revistas. Revista do Professor de Matemática, são Paulo, p. 2 - 9, 18 abr. 1992.

15.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Interpretaçào Gráfica e ensino de funções. Revista do Professor de Matemática - RPM, São Paulo, p. 1 - 5, 14 fev. 1990.

16.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Quebra-cabeças: um recurso para ensinar e aprender geometria na educaçào infatil. Aprender online, Sao Paulo, p. 26 - 29.

17.
SMOLE, K. C. S. ; Bologna ; Antunes ; Furlaneto . O novo perfil do professor. Acesso - revista de educaçào e informática, são paulo, p. 44 - 51.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SMOLE, K. C. S. ; Candido, Patricia . Geometria, literatura e arte: o sentido das conexões no ensino-aprendizagem de matemática. In: X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Anais do X ENEM, 2010.

2.
SMOLE, K. C. S. . A formação do educador: a escola enquanto cenário, sujeito e objeto da formação. In: III Encontro continental da Escola Salesiana América, 2008, Brasília. III Encontro Escola Salesiana América, 2008.

3.
SMOLE, K. C. S. . O portfólio e o compromisso do aluno com sua aprendizagem. In: V Congresso Internacional de educação, 2006, Recife. Anais do V Congresso Internacional de Educação. Recife: Sapiens, 2006. v. 1. p. 67-68.

4.
SMOLE, K. C. S. . Matemática e literatura infantil. In: V Congresso Internacional de educação, 2006, Recife. Anais do V Congresso Internacional de Educação. Recife: Sapiens, 2006. v. 1. p. 69-74.

5.
SMOLE, K. C. S. . A visão do currículo em uma dimensão ética. In: XVIII Congresso Nacional de Educação da AEC, 2004, Natal. Processos Pedagógicos para uma ética planetárias. Brasília: AEC, 2004. v. 1. p. 9-12.

6.
SMOLE, K. C. S. . Ler, escrever e resolver problemas:habilidades básicas para aprender matemática. In: XVIII Congresso Nacional de educação da AEC, 2004, Natal. Processos Pedagógicos para uma ética planetária. Brasília: AEC, 2004. v. 1. p. 33-42.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Aragão, Heliete Meira ; Sampaio, M. M. F (Maria das Mercês Ferreira Sampaio) . A caminhada para ampliar a formação de um grupo de formadores e pesquisadores na área de matemática. In: Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2007, Santiago de Querétaro. Investigación Internacional en Educación Matemática, 2007.

2.
SMOLE, K. C. S. . A matemática na escola: pelos caminhos do saber, do sentir e do querer. In: XVII EREM - Encontro Regional de Educação Matemática - UNISINOS, 2005, São Lepoldo. XVII EREM - Encontro Regional de Educação Matemática, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SMOLE, K. C. S. . Educação matemática: o lugar do pensar, do sentir e do querer. In: IV Encontro Catarinense de Educação Matemática, 2001, Concórdia. Anais da II jornada de Educação Matemática e IV Encontro Catarinense de Educação Matemática. Concórdia: Biblioteca Universitária/UNC Concórdia, 2001. v. 1. p. 9-11.

2.
SMOLE, K. C. S. . O ensino da matemática e a teoria das inteligências múltiplas. In: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo RS. Anais do VI ENEM. São Leopoldo: Editora da UNISINUS, 1998. v. 1. p. 160-160.

3.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Discussão sobre a área de matemática a partir do documento de ciências e tecnologia para o ensino médio elaborado pelo SEMTEC/MEC. In: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo. Anais do VI ENEM. São Leopoldo: Editora da UNISINUS, 1998. v. 1. p. 271-271.

4.
SMOLE, K. C. S. . A matemática na pré-escola: uma abordagem consentânea a partir da teoria das inteligências múltiplas. In: III Congresso da sociedade portuguesa de ciências da educação, 1995, Lisboa. Contributos da investigação científica para a qualidade do ensino. Lisboa: Editora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 1995. v. 1.

5.
SMOLE, K. C. S. ; Candido, Patricia ; Stancanelli, Renata . Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. In: V Encontro Nacional de Educação Matemática, 1995, Aracaju. Anais do V Encontro Nacional de educação Matemática. Aracajú: SBEM/SE, 1995. v. 1. p. 118-119.

Artigos aceitos para publicação
1.
Portieri, Leticia ; SMOLE, K. C. S. . Um caminho para atender as diferenças na escola. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SMOLE, K. C. S. . A Matemática na Educação Infantil - uma abordagem consentânea à Teoria das inteligências Múltiplas. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MACDONALD, S. ; SMOLE, K. C. S. . Matemática em minutos. Porto Alegre: Artmed, 2009 (Revisão técnica de tradução).

2.
SHUTERLAND, R. ; SMOLE, K. C. S. . Ensino eficaz de Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2008 (Revisão técnica).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Roteiros de Mobilização e Iniciativa- atividades de protagonismo juvenil e Matemática- 5a a 8a série. 2012.

2.
SUTHERLAN, R. ; SMOLE, K. C. S. . Ensino eficaz de matemática. 2009.

3.
MACDONALD, S. ; SMOLE, K. C. S. . Matemática em minutos- atividades fáceis para crianças de 4 a 8 anos. 2009.

4.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Plano Curricular Franciscano - Educação Infantil. 2007.

5.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Plano curricular Franciscano - Ensino Fundamental. 2007.

6.
DINIZ, M. I. S. V. ; SMOLE, K. C. S. . Plano Curricular Franciscano -Ensino Médio. 2007.

7.
Gardner, Howard ; Feldman ; KRECHEVSKY, M. ; SMOLE, K. C. S. . Projeto Spectrum- A Teoria das Inteligên Múltiplas a Educação Infantil - Utilizando as competêncis crianças. 2001.

8.
Gardner, Howard ; Feldman ; KRECHEVSKY, M. ; SMOLE, K. C. S. . Projeto Spectrum - A Teoria das Inteligências Múltiplas na Prática Escolar- Atividades Iniciais de Aprendizagem. 2001.

9.
Gardner, Howard ; Feldman ; KRECHEVSKY, M. ; SMOLE, K. C. S. . Projeto Spectrum- ATeoria das Inteligências Múltiplas na Educação Infantil - Avaliação em Educaçao Infanti. 2001.

Processos ou técnicas
1.
SMOLE, K. C. S. . Diálogos de Formação. 2012.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
Chica(Cristiane Henriques) ; SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Mathema Formação e Pessquisa. 2000; Tema: Educação e Educação Matemática. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SMOLE, K. C. S. . Projeto Pedagógico Pastoral da Rede Salesiana de Escolas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

2.
SMOLE, K. C. S. . O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Material Didático).

3.
SMOLE, K. C. S. . O coordenador pedagógico e a formação docente. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Material Didático).

4.
SMOLE, K. C. S. . Uma visão pedagógica dos erros e dificuldades de aprendizagem em matemática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
SMOLE, K. C. S. ; Candido, Patricia . Planejamento e avaliação em matemática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
SMOLE, K. C. S. . Uma visão Pedagógica dos erros e dificuldades de aprendizagem da matemática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; Candido, Patricia ; Chica(Cristiane Henriques) ; e outras . Projeto Ciranda Educação Infantil. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

8.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; MARIN, V. . Saber matemática. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

9.
SMOLE, K. C. S. . Geometria e jogos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
SMOLE, K. C. S. . A matemática na Educação Infantil: caminhos a percorrer. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
SMOLE, K. C. S. ; Candido, Patricia . A matemática e o lúdico na Educação Infantil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SMOLE, K. C. S. ; Cristiane Ishihara . Os jogos e a Matemática no ensino médio. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
SMOLE, K. C. S. . Caminhos e desvios da avaliação escolar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
SMOLE, K. C. S. . Matemática por projetos na Educação Infantil. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
SMOLE, K. C. S. . Ler problemas: que problema é esse?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . MAtemática - ensino médio. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

17.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Coleção de livros da Rede Salesiana de escolas. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).



Patentes e registros



Marca registrada
1.
 SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Mathema Formação e Pesquisa. 2000, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 821130170, título: "Mathema Formação e Pesquisa" , Instituição de registro:INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SMOLE, K. C. S.; Teles, Rosinalda Aurora de Melo; Santos, Marcelo Câmara. Participação em banca de Andrea Paula Monteiro de Lima. Acervos complementares do PNLD 2010: um estudo sobre a relação entre a matemáica e gêneros textuais. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Christov, Luiza Helena da Silva; SMOLE, K. C. S.; Martins, Mirian Celeste F Dias. Participação em banca de Patricia Terezinha Cândido. Olhares que pensam e sentem: arte e mediação cultural na aula de geometria. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
Brolezzi (Antonio Carlos); Borba (Marcelo de Carvalho); SMOLE, K. C. S.. Participação em banca de João Fábio Porto. Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de ciências e matemática) - Faculdade de Educação da USP.

4.
Allevato; SMOLE, K. C. S.; CURY, E.. Participação em banca de Marco Aurelio Jarreta Merichelli. O ensino de logaritmos através da resolução de problemas. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul.

5.
Grassi; SMOLE, K. C. S.; GIONGO, I. M.; REHFELDT, M. J. H.. Participação em banca de Rosibel Kunz Radaelli. A investigação e a ação docente no ensino de geometria em anos iniciais do ensino fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) - Centro Universitário Univates.

6.
Sá, A. Villar Marques de; SMOLE, K. C. S.; Muniz, C. A.. Participação em banca de Joana Pereira Sandes. O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

7.
Soares, José Francisco (orientador); SMOLE, K. C. S.; Pinto, Marcia M Fusaro. Participação em banca de Fabiana Esméria de Castro Alves Ubriaco. Interpretação de escalas de medida da competência matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
MIZUKAMI, M. G. N.; Orientador; SMOLE, K. C. S.. Participação em banca de Denise Camargo Alves de Araújo. Ponto, linha e forma: interdisciplinaridade entre matemática e arte. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

9.
SMOLE, K. C. S.. Participação em banca de Neiva Lobato Sampaio. Ressignificado, avaliação e implantação do ensino médio: um estudo de caso sobre a reforma do ensino médio numa escola confessional. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

10.
SMOLE, K. C. S.. Participação em banca de Suely Ramos da Silva. A produção artística na escola, num ensino com projetos: como avaliar?. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

11.
SMOLE, K. C. S.. Participação em banca de Sylvie Brandes. A avaliação mediadora e sua contribuição na aprendizagem escolar: possibilidades e limites, na perspectiva do professor. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

12.
SMOLE, K. C. S.; Yara Busch (autora); José Qeiroz (orientador); Izabel Cristina Petráglia. Participação em banca de Yara Busch. A árvore do conhecimento e o ensino a matemática Tópicos da teoria Biológica do Conhecimento de Maturana e Varela e sua aplicação à Educação e ao ensino - aprendizagem da Matemática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

13.
SMOLE, K. C. S.; Rodolfo Medieros Cunha Fortes (autor); Lúcia Maria Gonçalves de Resende (orientadora); Ilma Passos Alencastro Veiga. Participação em banca de Rodolfo Medeiros Cunha Fortes. Formação continuada e inovação pedagógica: o caso do colégio Marista de Brasília. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

14.
SMOLE, K. C. S.. Participação em banca de Vlademir Marim. Ensinando matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das necessidades de formação de professores no município de Osasco. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
SMOLE, K. C. S.. Participação em banca de Leticia Portieri Monetiro. Análise do programa de inovação educativa em uma escola judaica do Rio de Janeiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
Pricilla Cristina Mendes (autora); Katia Cristina Stocco Smole; Franca Cohen Gottlieb; SMOLE, K. C. S.. Participação em banca de Pricilla Cristina Mendes. As crenças sobre o ensino e a aprendizagem da matemática e suas interferências no diálogo entre professores e alunos. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Santa Úrsula.

17.
Nilbo Nogueira Ribeiro (autor); Nilson José Machado (orientador); SMOLE, K. C. S.; Hercília Tavares de Miranda. Participação em banca de Nilbo Ribeiro Nogueira. O professor e a interface do real para o virtual. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
SMOLE, K. C. S.; Magina. Participação em banca de Vera Lúcia Merlini. As potencialidades de um processo formativo para a reflexão na e sobre a prática de uma professora das séries inicias: um estudo de caso. 2012. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
SMOLE, K. C. S.; Junqueira, W.M.; Placco, V.M.N.S; Andre, M.E.D.A; Romanowski, J.P. Participação em banca de Jane Mary Richter Voigt. Sentidos e significados de egressos da licenciatura em Matemática à sua formação inicial. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
Onuchi; SMOLE, K. C. S.. Participação em banca de Célia Barros Nunes. O Processo Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Geometria através da Resolução de Problemas: perspectivas didático-matemáticas na formação inicial de professores de matemática. 2010. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Formação Continuada.Ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil. 2012. (Oficina).

2.
IV Encontro de Formação Continuada.A contribuição da área de ciências da natureza e matemática para a formação do pensamento crítico. 2012. (Encontro).

3.
Proletramento Matemática.Caminhos para Saber matemática. 2012. (Encontro).

4.
Programa de Formação.A matemática nos anos iniciais da escola básica: desafios e necessidades. 2012. (Encontro).

5.
Formação Continuada.Jogos, resolução de problemas e conhecimento matemático- uma relação mais que essencial. 2012. (Encontro).

6.
Pré- congresso de educação católica - uma nova educação é possível?.A arte de avaliar. 2012. (Outra).

7.
Pré- congresso de educação católica - uma nova educação é possível?.A arte de avaliar. 2012. (Outra).

8.
Formação Continuada.As contribuições da leitura e da escrita na formação do conhecimento Matemático. 2012. (Outra).

9.
XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2011. (Congresso).

10.
Educasul. Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. 2011. (Congresso).

11.
1o Seminário Internacional de Educação Matemática.Resolução de problemas no ensino de matemática. 2011. (Seminário).

12.
II Seminário de Resolução de Problemas - UNESP.Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. 2011. (Seminário).

13.
Saber 2010. A matemática escolar e a qualidade da educação- caminhos entrelaçados, desafios a vencer. 2010. (Congresso).

14.
VI Congresso de Educação de Salto. A identidade e os pilares da formação docente. 2010. (Congresso).

15.
XX ENEP -Encontro Naiconal de Educadores em Paulínea.Que matemática precisa-se aprender?. 2010. (Encontro).

16.
X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Geometria, literatura e arte: o sentido das conexões no ensino-aprendizagem de matemática. 2010. (Encontro).

17.
Semana de educação - UNIVATES (RS).Ensino e aprendizagem: perspectivas contemporâneas. 2010. (Encontro).

18.
Jornada Pedagógica 2010.Educação Matemática na infância: caminhos a percorrer. 2010. (Encontro).

19.
16o Educador. MAtemática e resolução de problemas. 2009. (Congresso).

20.
III Congresso Nacional de Ensino Fundamental- III CONEF. Alfabetização Matemática: desafios e propostas. 2009. (Congresso).

21.
I Congresso Salesiano de Educação Infantil. Ressignificar a educação infantil. 2009. (Congresso).

22.
Educar educador. Matemática e Rseolução de Problemas. 2009. (Congresso).

23.
Educação Infantil: o prazer de ensinar e aprender.As múltiplas linguages da criança e a matemática da educação infantil. 2009. (Simpósio).

24.
Ensino Fundamental: o prazer de ensinar e aprender.Ensino de matemática na educação da infância - caminhos a percorrer. 2009. (Simpósio).

25.
Educação Infantil: o prazer de ensinar e aprender - FUNEP-SME Limeira.As múltiplas linguagens da criança e a matemática da educação infantil. 2009. (Simpósio).

26.
Ensino Fundamental: o prazer de ensinar e aprender-FUNEP-SME Limeira.Ensino da matemática na educação da infância: caminhos a percorrer. 2009. (Simpósio).

27.
Qualidade na Educação Pública Sucesso e permanência do aluno na escola.O ensino da matemática e a resolução de problemas. 2009. (Encontro).

28.
II Encontro Goiano e Educação Matemática.As múltiplas faces da resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da matemática. 2009. (Encontro).

29.
II Encontro Goiano de Educação Matemática.Matemática nas série iniciais. 2009. (Encontro).

30.
Educar e ensinar (II): Qual o papel da escola?.Ensinar e educar: qual o papel da escola?. 2009. (Outra).

31.
I Congresso de Educação da FSDB. A identidade e os pilares da formaçã docente. 2008. (Congresso).

32.
I Seminário em Relução de Problemas.As múltiplas faces da resolução de problemas no ensino e na aprendizagem de matemática. 2008. (Seminário).

33.
III Encontro da Escola Salesiana América.A formacão do educador: a escola enquanto cenário, sujeito e objeto da formação. 2008. (Encontro).

34.
IX Encontro Paulista de Educação Matemática. 2008. (Encontro).

35.
Tecendo Saberes.Literatura e Matemática - uma parceria pra lá de importante. 2008. (Encontro).

36.
9o Simposio Municipal de Educação de Guaxupé.A Matemática na escola: pelos caminhos do saber, do sentir e do querer. 2007. (Simpósio).

37.
Conferencia Interamericana de Educación Matemática.A caminhada para ampliar a formaçào de um grupo de formadores e pesquisadores na área de matemática. 2007. (Outra).

38.
Reflexão, ação e transformação na educação Infantil.Os jogos nas aulas de Matemática- desenvolvendo as múltiplas linguagens das crianças. 2006. (Seminário).

39.
I Simposio Saviniano de Educação.A avaliação escolar e as atitudes dos alunos frente ao conhecimento- análise de uma relaçào. 2006. (Simpósio).

40.
IX EGEM - Encontro gaúcho de Educaçào Matemática - Universidade de Caxias do Sul.Algumas questões sobre avaliaçào matemática escolar. 2006. (Encontro).

41.
VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. 2006. (Encontro).

42.
XVII EREM - Encontro regional de educação matemática - UNISINOS.A matemática na escola: pelos caminhos do saber, do sentir e do querer. 2005. (Encontro).

43.
XVII EREM - Encontro Regional de Educação Matemática - UNISINOS.Ler problemas: que problema é esse?. 2005. (Encontro).

44.
III Jornada de Pedagogia da UMC.Aprendizagem significativa - o lugar do conhecimento e da inteligência. 2004. (Seminário).

45.
II Congresso Nacional Marista de Educação. A sala de aula como espaço para a construção do conhecimento compartilhado. 2002. (Congresso).

46.
IV Encontro Catarinense de Educação Matemática.Educação Matemática: o lugar do pensar, do sentir e do querer. 2001. (Encontro).

47.
V ECEM - Encontro Capixaba de Educação Matemática.Ensino Médio: novas perspectivas. 2000. (Encontro).

48.
V ECEM- Encontro Capixaba de Educação Matemática.Ensinar e aprender matemática: a perspectiva das inteligências múltiplas. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SMOLE, K. C. S. ; e outras . Congresso da Rede Salesiana de Escolas. 2011. (Congresso).

2.
SMOLE, K. C. S. . III Encontro nacional de coordenadores pedagogicos da Rede Salesiana de escolas. 2009. (Outro).

3.
SMOLE, K. C. S. . I ENCOE- Encontro nacional de orientadores educacionais. 2009. (Outro).

4.
SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. ; e outras . II Encope - Encontro de coordenadores pedagogicos da Rede Salesiana de escolas. 2008. (Outro).

5.
DINIZ, M. I. S. V. ; Nilson José Machado (orientador) ; SMOLE, K. C. S. ; Centurión ; e outras . II Encontro Paulista de Educação Matemática. 1991. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Leticia Portieri Monteiro. Análise do programa de inovação educativa de uma escola judaica do Rio de Janeiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Co-Orientador: Katia Cristina Stocco Smole.

2.
Pricilla Cristina Mendes. As crenças sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática e suas interferências no diálogo entre professores e alunos. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Santa Úrsula, . Orientador: Katia Cristina Stocco Smole.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mara Freitas Madeira. Relação escola, família e o ensino da matemática: expectativas, dúvidas e sugestões de pais de 1o e 2o anos do Ensino Fundamental. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos do Ensino da Matemática) - Universidade de Franca. Orientador: Katia Cristina Stocco Smole.

2.
Fabiane Ferreira Rezina Paes Leme. O ensino de matemática por meio da literatura infantil: critérios de escolha para trabalhar a resolução de problemas na Educação Infantil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos do Ensino da Matemática) - Universidade de Franca. Orientador: Katia Cristina Stocco Smole.

3.
Jaqueline De Grandi. O papel da linguagem escrita na avaliação do pensamento geométrico: um olhar para os anos iniciais segundo o modelo Van Heile. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos do Ensino da Matemática) - Universidade de Franca. Orientador: Katia Cristina Stocco Smole.

4.
Adriana Alonso Gonçalves Sylvestre. Avaliação da resolução de problemas: valores e concepções de professores de 3o e 4o anos do ensino fundamental. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos do Ensino da Matemática) - Universidade de Franca. Orientador: Katia Cristina Stocco Smole.

5.
Bruna Moreira Montoro. A procura por uma concepção de alfabetização matemática em documentos que orientam o ensino e a aprendizagem da matemática no primeiro ano da escola básica. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos do Ensino da Matemática) - Universidade de Franca. Orientador: Katia Cristina Stocco Smole.

6.
LUCIANA DE FREITAS FONGARO PAGETTI. AS CARACTERÍSTICAS DE UMA AULA ORGANIZADA PELA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos do Ensino da Matemática) - Universidade de Franca. Orientador: Katia Cristina Stocco Smole.

7.
JOÃO FÁBIO PORTO. Os problemas algébricos ao longo da história da matemática: analisando uma possível gênese dos diferentes significados da álgebra.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos do Ensino da Matemática) - Universidade de Franca. Orientador: Katia Cristina Stocco Smole.



Inovação



Processos ou técnicas
1.
SMOLE, K. C. S. . Diálogos de Formação. 2012.


Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SMOLE, K. C. S. (Org.) ; DINIZ, M. I. S. V. (Org.) . Poemáthicos- poemas matemáticos. 1. ed. São Paulo: Mathema, 2012. v. 6. 64p .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SMOLE, K. C. S. . Projeto Pedagógico Pastoral da Rede Salesiana de Escolas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).


Redes sociais, websites e blogs
1.
Chica(Cristiane Henriques) ; SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . Mathema Formação e Pessquisa. 2000; Tema: Educação e Educação Matemática. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 02/09/2014 às 8:39:47