Edson Alves Bastos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1529725001904634
  • Última atualização do currículo em 13/09/2018


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí (1990), mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1999). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e participa como colaborador no Curso de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Agronomia da Universidade Federal do Piauí. Possui experiência em manejo de irrigação de culturas anuais, especialmente em feijão-caupi, milho e melancia. Atuou em projetos de demanda hídrica em culturas via lisimetria de pesagem. Atualmente, coordena projetos de pesquisa voltados ao sistema de produção de fejião-caupíi e apoia ações de pesquisa em fenotipagem de gramíneas e leguminosas para tolerância à seca; manejo de irrigação e fertirrigação em cana-de-açúcar e definição de lâminas de irrigação em feijão-caupi em solos sob plantio direto e convencional. Em 2017 aprovou um novo projeto "Manejo do sistema solo-água-planta para o milho na região Meio-Norte do Brasil?, cujo período de execução será de 2018 a 2020. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edson Alves Bastos
Nome em citações bibliográficas
BASTOS, E. A.;BASTOS, EDSON A.;BASTOS, E.A.;BASTOS, EDSON ALVES;BASTOS, E.

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte.
Av. Duque de Caxias, 5650
Buenos Aires
64006220 - Teresina, PI - Brasil - Caixa-postal: 01
Telefone: (86) 30899100
Ramal: 159
Fax: (86) 30899130
URL da Homepage: www:cpamn.embrapa.br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 1999
Doutorado em Irrigação E Drenagem.
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
Título: ADAPTAÇÃO DO MODELO CROPGRO PARA SIMULAÇÃO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO FEIJÃO CAUPI (VIGNA UNGUICULATA L. WALP.) SOB DIFERENTES CONDIÇÕES, HÍDRICAS NO APIAUÍ, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: MARCOS VINICIUS FOLEGATTI.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: CAUPI; MODELO DE SIMULAÇÃO; Manejo de irrigação.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Irrigação e Drenagem.
1992 - 1994
Mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: DETERMINAÇÃO DOS COEFICIENTES DE CULTURA DA ALFACE(LACTUCA SATIVA L.),Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: DALVA MARTINELLI CURY LUNARDI.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ALFACE; irrigação; evapotranspiração; Penman-Monteith.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Irrigação e Drenagem.
1986 - 1990
Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.




Atuação Profissional



Embrapa Meio-Norte, CPAMN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte, .



Linhas de pesquisa


1.
Manejo de irrigação

Objetivo: Determinar a demanda hídrica das culturas via lisimetria de pesagem e estabelecer lâminas de irrigação que otimzem a produtividade econômica de milho verde e feijão-verde..
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados Com Essas Atividades.
Palavras-chave: Coeficiente de cultura; evapotranspiração; feijão-caupi; Lisimetria; milho.
2.
Modelagem na agricultura
3.
Agrometeorologia

Objetivo: Monitoramento climático por meio de estações meteorológicas automáticas.
Grande área: Ciências Agrárias
Palavras-chave: clima; Dados climáticos.
4.
Tolerância à seca

Objetivo: Avaliar genótipos de gramíneas e leguminosas para tolerância a seca..
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados Com Essas Atividades.
Palavras-chave: Tolerância a Seca; Vigna unguiculata; Zea mays; sorghum bicolor (L.); fenotipagem.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Inovações tecnológicas para o desenvolvimento sustentável do feijão-caupi no Brasil
Descrição: O feijão-caupi é o segundo tipo de feijão mais cultivado no Brasil e de grande importância para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, com franca expansão na região Centro-Oeste, gerando emprego e renda para milhões de pessoas nessas regiões. No entanto, a produtividade dessa cultura ainda é considerada baixa devido a fatores edafoclimáticos limitantes na maioria das áreas de cultivo e ao baixo uso de tecnologias pela cadeia produtiva. O desenvolvimento de tecnologias, produtos e processos inovadores associado com boas estratégias de transferência podem incrementar a produtividade e fortalecer o agronegócio da cultura no Brasil. Neste sentido, propõe-se este projeto, com o objetivo geral de gerar tecnologias de manejo para melhoria do sistema de produção de feijão-caupi em solos sob plantio direto e convencional, para as diversas regiões do Brasil.. Esse projeto será composto por dez planos de ação: 1) Gestão; 2) Manejo de pragas e doenças; 3) Manejo de plantas; 4) Manejo de nutrientes no sistema solo-planta; 5) Fixação biológica de nitrogênio; 6) Indicadores do solo-água-planta-atmosfera em sistema plantio direto; 7) Manejo da irrigação; 8) Manejo integrado de plantas daninhas; 9) Validação de tecnologias e 10) Pós-colheita. Este projeto é uma continuação do projeto ?Estratégias tecnológicas para o desenvolvimento sustentável do feijão-caupi no Brasil?, apresentando, porém, uma abordagem inovadora. Neste novo projeto serão considerados avaliações de manejo de plantas, de irrigação, FBN e manejo de plantas daninhas para o sistema plantio direto (SPD); ensaios com fósforo e zinco em cultivares de feijão-caupi comerciais e biofortificadas; estudos para fins de zoneamento de risco climático sob SPD; monitoramento de novas pragas e doenças e estudos de pós-colheita. Para sua execução será articulada e estruturada uma rede de pesquisa multidisciplinar, com a participação de várias Unidades da Embrapa, universidades, institutos federais e empresas de pesquisas estaduais, contemplando as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Espera-se que os resultados deste projeto atendam às principais demandas tecnológicas de pequenos, médios e grandes agricultores, elevando a produtividade da cultura, agregando valor ao produto e ampliando o comércio e consumo do feijão-caupi no Brasil. Espera, também, que esse projeto contribua com o avanço do conhecimento sobre o feijão-caupi, com a elevação da capacitação de técnicos e produtores, com a formação acadêmica de estudantes de gradução e pós-graduação e permita a exportação de grãos e tecnologias para outros países tropicais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Edson Alves Bastos - Coordenador / Francisco de Brito Melo - Integrante / Milton José Cardoso - Integrante / Carlos César Pereira Nogueira - Integrante / Aderson Soares de Andrade Júnior - Integrante / José Roberto Antoniol Fontes - Integrante / Adão Cabral das Neves - Integrante / Cândido Atahyde Sobrinho - Integrante / NORMA GOUVEA RUMJANEK - Integrante / JORGE MINORU HASHIMOTO - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Estratégias tecnológicas para o desenvolvimento sustentável do feijão-caupi no Brasil
Descrição: No período de 1991 a 2009 foram lançadas 23 cultivares de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, apresentando alto potencial produtivo. No entanto, essas cultivares têm sido lançadas sem um pacote tecnológico adequado para a boa expressão de suas características superiores, o que tem limitado sobremaneira a sua adoção. Nesse contexto, propõe-se este projeto com o objetivo geral de se gerar tecnologias de manejo para as cultivares de feijão-caupi ultimamente lançadas, nas diferentes regiões do país, de forma a proporcionar o desenvolvimento sustentável da cultura no Brasil. Este projeto será composto por oito planos de ação. Um deles está voltado para gestão; seis contemplam o levantamento de informações relacionadas ao sistema de produção da cultura, destacando a complementaridade e inter-relação entre esses planos. A partir das informações geradas nos PAs de 2 a 7, será formatado o último PA, que será responsável pela integração e validação das principais tecnologias geradas no projeto. Dessa forma, a estrutura dos planos de ação é a que segue: 1) Gestão do projeto; 2) Manejo de plantas; 3) Manejo da fertilidade do solo e nutrição mineral do feijão-caupi; 4) Fixação biológica de nitrogênio; 5) Manejo de irrigação; 6) Manejo de doenças e pragas; 7) Manejo de plantas daninhas e 8) Integração e validação de tecnologias. Para a execução de todos esses planos de ação, será estruturada uma rede de pesquisa multidisciplinar, com a participação de várias Unidades da Embrapa, universidades e empresas de pesquisas estaduais, contemplando as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Espera-se que os resultados deste projeto atendam às principais demandas tecnológicas, tanto de agricultores familiares como de médios e grandes empresários, elevando a produtividade nacional de grãos de feijão-caupi e, com isso, permitir que o Brasil possa exportar grãos e tecnologias para outros países tropicais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Fenotipagem, avaliação de mecanismos de adaptação e associação genômica aplicadas ao desenvolvimento de recursos genéticos de cereais tolerantes à seca.
Descrição: O presente projeto tem como objetivo estudar a adaptação de gramíneas (milho, sorgo, trigo e arroz) sob condições hídricas limitantes de forma multidisciplinar. A proposta tem sete planos de ação (sendo um deles o plano de gestão), que visam: a) caracterizar de forma detalhada sítios de seleção utilizados para fenotipagem (aspectos físico-hídricos e químicos) e garantir a imposição do estresse hídrico de forma adequada quanto a sua intensidade e tempo de exposição (fase fenológica desejada) nas culturas estudadas; b) fenotipar recursos genéticos buscando identificar materiais mais tolerantes a seca e gerando dados para uso nos trabalhos de mapeamento nas quatro espécies; c) identificar mecanismos morfo-fisiológicos relacionados com a tolerância à seca nas diferentes culturas; d) identificar regiões genômicas (QTLs) e genes ligados à tolerância à seca utilizando estratégias de genômica posicional e funcional; e) organizar de forma digitalizada os dados gerados; f) criar as bases para estratégias futuras visando desenvolver cultivares mais adaptados às condições de limitação hídrica. Para enfrentar estes desafios, a proposta conta com a participação de oito unidades da Embrapa (CNPAF, CNPMS, CNPT, CPAC, CNPTIA, CENARGEN, CPAMN e CPATSA), além de colaborações com instituições de pesquisa e ensino como ESALQ, UFMG e SEAGRO. Estarão envolvidos cerca de 85 pesquisadores e técnicos com experiência comprovada nas diversas áreas do conhecimento relacionadas a tolerância à seca, e com grande capacidade de trabalho em equipe (vide anexo 1). As atividades propostas serão fundamentadas em resultados de pesquisas previamente realizadas dentro das culturas alvo e utilizarão todo o conhecimento hoje disponível, visando aumentar o entendimento dos mecanismos genéticos, fisiológicos e moleculares da tolerância à seca em gramíneas cultivadas nas condições brasileiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Edson Alves Bastos - Integrante / Francisco de Brito Melo - Integrante / Milton José Cardoso - Integrante / Paulo Emílio Pereira de Albuquerque - Integrante / Reinaldo Lúcio Gomide - Integrante / SIDNEY NETTO PARENTONI - Integrante / PAULO EVARISTO DE OLIVEIRA GUIMARÃES - Integrante / Newton Portilho Carneiro - Coordenador.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2
2009 - 2013
Plataforma genômica comparativa de leguminosas tropicais visando ao melhoramento genético para resitência à seca
Descrição: O foco central deste projeto é o de consolidar uma rede brasileira de pesquisa em análise genômica de leguminosas tropicais de interesse econômico para o Brasil. A consolidação desta rede será realizada através de uma plataforma de análise genômica que possibilitará o desenvolvimento de ferramentas genômicas úteis e aplicáveis ao desenvolvimento de cultivares para tolerância à seca, seguido pela integração e unificação das informações geradas. Os benefícios imediatos incluirão a disponibilização de um banco de sequências de ESTs e de tags geradas a partir dos métodos de SuperSAGE e de bibliotecas subtrativas, e a obtenção de sequências através das estratégias de sequenciamento de última geração, resultando no sequenciamento de grande parte dos genes responsáveis pelo controle da tolerância à seca. O banco de dados de ESTs gerado possibilitará buscas por sequências que indiquem homologia com genes candidatos previamente caracterizados, sendo, ao final, desenvolvidos marcadores para estas regiões de interesse, identificando a variação nucleotídica em regiões codantes. As informações de sequências geradas, bem como as disponíveis em bancos de dados públicos, serão exploradas através dos recursos de bioinformática, objetivando gerar uma bateria de locos âncora constituídos por cópias únicas e transferíveis entre as espécies, além de derivar marcadores microssatélites e identificação de SNPs para as quatro espécies. Os SNP gerados serão utilizados para a genotipagem em larga escala de populações segregantes e para o desenvolvimento de mapas genéticos de alta resolução através da plataforma de genotipagem Illumina. Os marcadores desenvolvidos, incluindo microssatélites, SNP e locos âncoras (gênicos), serão utilizados na construção dos mapas genéticos, com posterior identificação de locos de caracteres quantitativos (QTL) envolvidos na expressão das características de tolerância à seca. Em conjunto, os dados genômicos gerados a partir de sequências expressas e disponibilizados através dos recursos de bioinfomática irão oferecer a oportunidade de integrar as informações de mapeamento de QTL e identificação de genes candidatos através da determinação da sintenia gênica estabelecida entre as quatro leguminosas. Desta forma, a utilização da informação genômica já existente será facilitada, ampliando-se, também, a utilização de mapas genéticos através da transferência de informação entre espécies, bem como ajudando na previsão da localização de genes de interesse em uma espécie com base no conhecimento já existente de outra. Este projeto terá um forte componente de desenvolvimento tecnológico integrando instituições de pesquisa, como Embrapa e USDA, ensino, como Universidade Federal de Pernambuco, Johann Wolfgang Goethe Universität e a empresa privada parceira, a GenXPro. Este projeto representa uma abordagem científica inédita para leguminosas, o que certamente irá produzir resultados científicos e econômicos relevantes para o Brasil e o mundo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edson Alves Bastos - Coordenador / Kaesel Jackson Damasceno e Silva - Integrante / ROSANA PEREIRA VIANELLO - Integrante / TEREZA CRISTINA DE OLIVEIRA BORBA - Integrante / GEORGIOS JOANNIS PAPPAS JUNIOR - Integrante / ANA MARIA BENKO ISEPPON - Integrante / MARCIO DE CARVALHO MORETZSOHN - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2008 - 2010
Demanda hídrica, manejo de irrigação e fertirrigação na cultura da cana-de-açúcar
Descrição: O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar com uma área total cultivada de aproximadamente 5,4 milhões de hectares e uma produção anual de 400 bilhões de toneladas e, gerando com isso, reflexos importantes na economia brasileira (Agrianual, 2005). A estimativa de um crescimento superior a 50% na produção da cana-de-açúcar, até 2013, em resposta à demanda nacional e mundial por álcool combustível e açúcar, aponta para a necessidade de aumento da área plantada com a cultura no Brasil e de aumento de produção por área, nas regiões tradicionais de cultivo. A cultura da cana-de-açúcar no Nordeste, devido as crescentes necessidades do setor energético, esta demandando tecnologias para o aumento de sua produtividade. O Nordeste contribui com o equivalente a 25% do total de 16 bilhões de litros de álcool / ano do país. Estima-se que em 2010 exista uma necessidade de aumento de 40% na produção mundial de álcool devido à necessidade de reduzir a agressão ambiental. Essa questão é tanto interesse da economia nacional, pois diminui a dependência energética do país, como também atende ao crescente mercado internacional de álcool. Entretanto, estima-se que num período de 10 anos, o cultivo da cana de açúcar deverá ter um acréscimo de dois milhões de hectares para atender essa nova demanda energética, o que implica em se considerar novas áreas de expansão. A expansão de uma nova área da cultura traz a necessidade de se subsidiar o planejamento da ocupação pela cana-de-açúcar de forma adequada, no que se refere à produtividade e as questões sócio-ambientais. Tocantins, Maranhão e Piauí são considerados estados com áreas promissoras de expansão, tanto pelas suas características de solo e clima como, também, pelas condições de logística de exportação de álcool (existência de portos e ferrovia) que facilitam o rápido escoamento do produto final, chegando ao consumidor com a qualidade exigida pelo mercado internacional. A irrigação e a fertirrigação são técnicas altamente be.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Avaliação e desenvolvimento de tecnologias para racionalização do uso de água em fruteiras tropicais e hortaliças irrigadas nas regiões do Semi-Árido, Tabuleiros Costeiros e Cerrado

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Waldir Aparecido Marouelli em 07/03/2016.
Descrição: Esta proposta tem por objetivo avaliar, desenvolver e transferir tecnologias para minimizar o desperdício de água na irrigação de fruteiras tropicais e hortaliças nas regiões do Semi-Árido, de Tabuleiros Costeiros e do Cerrado. Isso pode ser alcançado pelo uso de sistemas de irrigação mais eficientes, como gotejamento e microaspersão, de critérios para o manejo racional de irrigação e de práticas que minimizam perdas de água, como cultivo mínimo e cobertura do solo, ou que maximizem a eficiência do uso de água pelas plantas. A proposta justifica-se pela importância que o uso da água representa no contexto global dos recursos hídricos, da necessidade de se enfocar a água como insumo vital, finito e estratégico e da competitividade do agronegócio do país. Apesar das tecnologias disponíveis, existem ainda inúmeras questões relacionadas à racionalização do uso de água a serem respondidas pela pesquisa visando maior sustentabilidade da agricultura irrigada. As atividades a serem conduzidas, num total de vinte e nove, foram agregadas em seis planos de ação, assim distribuídos: gestão; avaliação e adequação de sistemas de irrigação poupadores de água; avaliação e adequação de práticas de cultivos poupadoras de água; manejo racional de irrigação; avaliação de impactos econômicos e socioambientais; e validação e transferência de tecnologias. Para o cumprimento das metas propostas, articulou-se uma rede de P&D&I e TT, composta por pesquisadores e técnicos de cinco unidades descentralizadas da Embrapa, instituições de ensino e de extensão rural, além de colaboradores da iniciativa privada, com atuação voltada principalmente nas regiões do Semi-Árido, Tabuleiros Costeiros e Cerrado. As ações de P&D&I serão conduzidas utilizando-se metodologias disponíveis na literatura, devidamente ajustadas, ou metodologias que terão que ser desenvolvidas para que metas específicas possam ser atingidas. Já as ações de TT serão focadas no uso de metodologias participativas e integradas, com avaliações das tecnologias juntamente ao produtor, técnicos da extensão técnica local e demais parceiros. Espera-se que as tecnologias e produtos a serem gerados contribuam para a construção de uma base científica e tecnológica que possa se constituir em importante ferramenta para uma maior competitividade e sustentabilidade das principais cadeias produtivas de frutas tropicais e hortaliças, com impacto direto na redução do desperdício de água na agricultura irrigada, no aumento de produtividade e na maior lucratividade do produtor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Edson Alves Bastos - Integrante / Eugênio Ferreira Coelho - Integrante / Maurício Antonio Coelho Filho - Integrante / Waldir Aparecido Marouelli - Coordenador.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
2007 - 2009
Manejo de irrigação em tempo real na região Meio-Norte do Brasil
Descrição: O objetivo deste projeto é gerar informações sobre o monitoramento climático e sobre a demanda hídrica das culturas, nos principais distritos de Irrigação da Região Meio-Norte do Brasil. Os dados climáticos serão coletados por estações meteorológicas automáticas e serão úteis para o cálculo da evapotranspiração de referência. O consumo de água pelas plantas será determinado via lisimetria de pesagem e serão utilizados para o cálculo dos coeficientes de cultura (kcs). A partir dos valores de ETo e dos Kcs, será possível orientar um manejo de irrigação para os principais distritos localizados no Piauí e Maranhão, em tempo real, uma vez que as estações automáticas são dotadas de sistemas de transmissão via modem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Edson Alves Bastos - Coordenador / Cândido Athayde Sobrinho - Integrante / Aderson Soares de Andrade Júnior - Integrante / Cláudio Ricardo da Silva - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Outra.
2007 - 2009
Demanda hídrica da cana-de-açúcar no semi-árido do Centro-Norte piauiense
Descrição: Objetivo Geral: Determinar a demanda hídrica da cultura cana-de-açúcar em suas diversas fases de crescimento, nas condições de solo e clima do município de São Miguel do Tapuio, localizado na microrregião de Campo Maior, no Centro Norte do Piauí. Objetivos específicos: a) Determinar a demanda hídrica da cultura da cana-de-açúcar, por meio do balanço de energia, utilizando-se a razão de Bowen; b) Capacitar técnicos e irrigantes quanto ao manejo de irrigação da cultura da cana-de-açúcar; c) Realizar estudos de viabilidade econômica da cana-de-açúcar irrigada. Metas: a) Obter os valores de coeficientes de cultivo (Kc) da cana-de-açúcar, nas suas diversas fases de crescimento; b) Definir um manejo racional da irrigação para a cultura da cana-de-açúcar irrigada por aspersão convencional, aumentando em 20% a produtividade local; c) Treinar e capacitar 20 técnicos e/ou produtores do governo e/ou da iniciativa privada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Monitoramento climático para manejo de irrigação, em tempo real, em Distritos de Irrigação do Estado do Piauí
Descrição: O Estado do Piauí apresenta elevada disponibilidade hídrica superficial e subterrânea. As águas superficiais estão quase totalmente inseridas na bacia do rio Parnaíba, com uma área total de 330.400 km2. Em termos de bacias secundárias, formadoras da bacia do rio Parnaíba, destaca-se a do rio Gurguéia, com área de 49.800 km2, como sendo a mais explorada e indicada às atividades agrícolas. Por suas características, já encontram-se em implantação e exploração vários projetos de agricultura irrigada. A bacia produz cerca de 600 milhões de m3/ano, sendo perene em todo o seu curso. A água subterrânea existente no Estado é extremamente abundante, com qualidade para irrigação e abastecimento. Predominam, no Estado, os Latossolos Vermelho - Amarelo e Neossolos Quartzarênicos, que juntos ocupam cerca de 70 % de sua área e apresentam potencial de exploração agrícola, desde que seja utilizado capital e tecnologia. (Embrapa, 1989). O sistema de manejo de irrigação em tempo real preconiza a utilização integrada dos componentes da relação solo - água - planta - atmosfera para determinar o manejo da irrigação das culturas a nível de parcela ou distrito de irrigação. Por esse sistema, as lâminas de irrigação a serem aplicadas a nível de parcela são calculadas levando em conta as bases de dados relativas a solo, clima, fisiologia vegetal, rede de distribuição de água e lista de irrigantes do distrito de irrigação. Entretanto, no caso específico do Estado do Piauí, estudos realizados nessa linha de estudo e objetivo são inexistentes, o que faz com que essa ação de pesquisa tenha caráter totalmente inovador e seja de fundamental importância para a implementação de um manejo de irrigação mais tecnificado, visando a racionalização do uso da água nos principais distritos de irrigação do Estado...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Manejo de irrigação de fruteiras em Distritos de Irrigação no Estado do Piauí
Descrição: A determinação das necessidades de irrigação e a definição de um manejo de irrigação racional das culturas têm sido os principais problemas enfrentados pelos técnicos e irrigantes, notadamente, quando água é um recurso escasso e fator limitante da produção agrícola. O sistema de manejo de irrigação em tempo real preconiza a utilização integrada dos componentes da relação solo - água - planta - atmosfera para determinar o manejo da irrigação das culturas a nível de parcela ou distrito de irrigação. Por esse sistema, as lâminas de irrigação a serem aplicadas em cada parcela são calculadas levando em conta as bases de dados relativas a solo, clima, fisiologia vegetal, rede de distribuição de água e lista de irrigantes do distrito de irrigação. Os sistemas de manejo de irrigação baseados em informações climáticas têm sido preconizados e desenvolvidos em diversas regiões do mundo, usando diferentes níveis de sofisticação no que diz respeito à sua formação e disseminação aos irrigantes. Entretanto, no Piauí, estudos com esse objetivo são inexistentes, o que faz com que essa ação tenha caráter totalmente inovador e seja de fundamental importância para a implementação de um manejo de irrigação mais tecnificado, visando a racionalização do uso da água em áreas de fruticultura irrigada nos principais distritos de irrigação do Estado. Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí (SDR), as principais áreas irrigadas da região acham-se assim constituídas: a) Distrito de Irrigação dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí (DITALPI), situado em Parnaíba, PI (2 55' S, 41 50' W e 40 m de altitude) com uma área irrigável de 8.007 ha, dos quais encontram-se em operação 2.273 ha com fruticultura irrigada (coco, banana, goiaba, cajueiro anão e melancia); b) Distrito de Irrigação do Açude Caldeirão, localizado em Piripiri, PI (4 17' S, 42 47' W e 160 m de altitude), com uma área total irrigável de 398 ha, dos quais cerca de 379 ha estão sendo explorados, princip.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Demanda hídrica da cultura da mamona em cultivo solteiro e consorciado com o feijão-caupi
Descrição: Nos últimos anos, o cultivo da mamoneira sofreu grande expansão, devido principalmente a sua capacidade de adaptação a diferentes condições de solo e clima e ao uso múltiplo do óleo extraído de suas sementes, que possui inúmeras aplicações, tais como: fabricação de cosméticos, próteses para ossos humanos, lubrificantes e aditivos de combustíveis, dentre outras. Atualmente, o uso de óleo de mamona, para produção de biodiesel, visando sua adição ao óleo diesel tradicional, é uma das alternativas brasileiras para redução da importação de petróleo e da emissão de poluentes e gases de ?efeito estufa? na atmosfera. O cultivo de mamona para produção de biodiesel tem proporcionado um acréscimo significativo das áreas agrícolas exploradas com a cultura, com a conseqüente geração de milhares de postos de trabalho diretos e indiretos. No Estado do Piauí, atualmente, a mamoneira é explorada sob cultivo de sequeiro, tanto como cultura solteira como em consórcio com o feijão-caupi. Para a condição de sequeiro, as indicações de municípios aptos e das datas de semeadura com os menores riscos climáticos, efetuadas pelo zoneamento agrícola, foram obtidas com base em modelos agrometeorológicos que utilizaram valores de Kc obtidos em condições de solo e clima distintas. Além disso, há a necessidade premente de ajustarem-se os modelos agrometeorológicos, atualmente, utilizados no zoneamento de modo a possibilitar as indicações de áreas e de datas de semeadura com menores riscos climáticos, também, para a condição de cultivo consorciado. Dado as especificidades dos cultivos consorciados, é extremamente importante a realização de estudos com o objetivo de definir-se as relações de competição por radiação solar e água, para determinar os parâmetros relativos aos coeficientes de cultivo (Kc), a evapotranspiração real (ETr), evapotranspiração máxima (ETm) e a relação ETr / ETm (Índice de Satisfação das Necessidades de Água - ISNA)...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edson Alves Bastos - Integrante / Aderson Soares de Andrade Júnior - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - 2007
Whole plant physiology modelling of drought tolerance in cereals
Descrição: Crop adaptive strategy in relation to drought depends on the timing and intensity of water stress, relative to key developmental and growth processes. This assumption stated during the Phenotyping Workshop in Montpellier implies to first characterize the environment in which crop is grown before identifying which traits will give advantage in this specific condition. Existing models developed in different countries on wheat, sorghum, rice and maize are efficient to quantify water stress undergone by crop during the season ( time and phenological stage of occurrence, duration, intensity, probability), in relation with climatic data, management practices and soil properties. For each studied crop, reference regions will be selected on the basis of economical importance of the crop for poor farmers, existing breeding programs for drought resistance and availability of daily climatic data for sufficient duration (preferably > 10 years). Data curators in the CGIAR centers will be consulted to assist in the choice of locations. A set of data will be collected in different sites of these regions, then a comparative analysis of model inputs and outputs will be used to define the most likely scenarios of water shortages and their respective frequencies (= stress profiles like severe terminal drought, mild drought during vegetative stage ??), leading at a regional level to the definition of Target Population of Environments (TPE). The models will be run for reference genotypes differing in earliness, on different climatic years and planting dates. Several soils of different water holding capacity will be simulated in each location, and a set of these chosen to best relate to the relevant region. Climatic scenarios in target region will be compared to those in experimental stations where breeding programs are on going. A rough characterization will be first done using Cropwat (from FAO) or Sarra (from Cirad) models. According to the site and crop, more preci.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Edson Alves Bastos - Integrante / Marcel de Raïssac - Integrante / Delphine Luquet - Coordenador.Financiador(es): Embrapa Milho e Sorgo - Cooperação / Generation Challenge Program - Auxílio financeiro / CIRAD - Cooperação.
2005 - 2008
Supporting emergence of reference drought tolerance phenotyping centers
Descrição: The development of drought tolerant varieties for crops of economical importance represents a major challenge for the 21st. century, considering that agriculture growth will be limited by world water availability. A first step to be taken in this direction is to select germplasm adapted to water stress conditions through appropriated screening techniques and defined protocols. Thus, the great challenge is the identification and characterization of drought tolerant genitors to provide material to be used in genetic breeding programs focused on regions historically known as prone to water deficit during crop growing season. The improvement of drought tolerance relies on the manipulation of the traits that limit yield and their accurate phenotyping under the prevailing field conditions being target. This issue is particularly crucial for the breeding program and identification of QTLs for traits categorized as adaptive as compared to constitutive traits, per each specie. On this purpose it is necessary to amplify an infrastructure to allow plant exposure to water deficit pressure to be used for the evaluation of genotypes and characterization of plant physiological responses to these stress conditions. The objectives of this project are to develop and make useful phenotypic evaluation protocols for cereals (maize, sorghum, rice, and wheat) and legume crops (common bean and cowpea), as well as to establish the amplification of the three Phenotyping Center of Excellence for Drought Tolerance Studies composed of phenotyping central laboratories, including controlled environment field and greenhouse and a training unit for researchers and research assistants, and six-eight experimental stations located in regions with facilities and well defined dry season periods to assure total soil moisture control during the drought phenotyping field experiments. In fact, the project seeks to establish a scientific and service net, like a model to drought toleranc.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edson Alves Bastos - Integrante / Milton José Cardoso - Integrante / Reinaldo Lúcio Gomide - Coordenador / Frederico Ozanan Machado Durães - Integrante / Francisco Rodrigues Freire Filho - Integrante / Diogenes Manoel Pedroza de Azevedo - Integrante / Fredolino Giacomini dos Santos - Integrante / Camilo de Lélis Teixeira Andrade - Integrante.Financiador(es): Generation Challenge Program - Auxílio financeiro.
2004 - 2007
Demanda hídrica das culturas visando ao uso racional da água de irrigação no Vale do Gurguéia, Piauí
Descrição: Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada no Vale do Rio Gurguéia, a Embrapa Meio-Norte está conduzindo um projeto de pesquisa nesta região, cujo objetivo principal é obter informações sobre a demanda hídrica das culturas, visando ao uso racional da água e ao manejo de irrigação em tempo real. Para a determinação da demanda hídrica das culturas, utilizou-se lisimetria de pesagem. Foram instalados quatro lisímetros de pesagem, os quais serão cultivados com culturas do feijão-caupi e da sojavisando à determinação do consumo de água pela plantas em suas diversas fases de desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edson Alves Bastos - Coordenador / Cândido Athayde Sobrinho - Integrante / Aderson Soares de Andrade Júnior - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Banco do Nordeste do Brasil S/A - Auxílio financeiro.
2004 - 2006
Manejo de fertirrigação por gotejamento na cultura da melancia
Descrição: O estado do Piauí caracteriza-se, de uma maneira geral, por apresentar solos arenosos, possuir um considerável potencial hídrico de boa qualidade e clima favorável para a produção de frutas e hortaliças sob condições de irrigação. No entanto, o consumo de melancia (Citrullus lanatus Thunb Mansf.) depende quase que exclusivamente da importação de outros estados. Atribui-se esse fato ao baixo nível da tecnologia aplicada ao sistema de produção dessa hortaliça. O cultivo de melancia sob fertirrigação pode ser uma alternativa para os produtores dos grandes distritos de irrigação implantados nessa região (Distritos de Irrigação dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí - DITALPI; áreas irrigadas da microrregião de Teresina e Vale do Rio Gurguéia). Entretanto, muitos problemas inerentes a esse sistema de manejo precisam ser resolvidos com pesquisas, entre eles, as doses tecnicamente viáveis de nutrientes, as frequências, épocas de aplicação ideais de nutrientes ao longo do ciclo vegetativo. Esse projeto tem como objetivos determinar: as doses satisfatórias de N e K; a curva de absorção de nutrientes e de crescimento e a melhor combinação de quantidades de N e K para a cultura da melancia sob regime de fertirrigação por gotejamento em diferentes condições edafoclimáticas do Estado do Piauí. O projeto constará de dois ensaios: um para avaliar os níveis de N e K e o outro para determinar as frequências de aplicação desses dois nutrientes. Em ambos, será utilizada a cultivar Crimson Sweet, com espaçamento de 3 m x 2 m e duas plantas por cova. No primeiro ensaio, serão avaliados cinco níveis de N e K, dispostos em um delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições, em esquema fatorial 5 x 5. No segundo, serão avaliados quatro frequências de aplicação de N e K, dispostas em delineamento experimental de blocos ao acaso com cinco repetições. Os experimentos serão conduzidos nas áreas experimentais da Embrapa Meio-Norte, nos municípios de Parnaíba e Teresina, Piauí.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Edson Alves Bastos - Integrante / Aderson Soares de Andrade Júnior - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2003 - 2006
Caracterização e uso racional de recursos hídricos na região Meio-Norte do Brasil
Descrição: Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada nas áreas consideradas prioritárias na região Meio-Norte do Brasil (Distritos de irrigação do Baixo Parnaíba, microrregião de Teresina e Vale do Rio Gurguéia), propõe-se esse projeto, que será composto por três subprojetos: o primeiro caracterizará a qualidade dos recursos hídricos, possibilitando o monitoramento das áreas a serem irrigadas; o segundo levantará informações sobre a demanda hídrica das culturas e o terceiro permitirá o monitoramento das variáveis climáticas, complementando as informações necessárias para o manejo racional da irrigação. As avaliações e monitoramento da qualidade da água serão realizadas, de dois em dois meses e conforme procedimento recomendado pela Embrapa Meio Ambiente. A qualidade da água será determinada em função das classes de uso estabelecidas pela resolução do CONAMA, para posterior mapeamento e georeferenciamento das informações coletadas, por meio da elaboração de mapas temáticos digitalizados, que expressem a situação local. Para a determinação da demanda hídrica das culturas, serão instaladas três unidades lisimétricas, sendo cada uma constituída por dois lisímetros de pesagem: um será cultivado com grama para determinação da evapotranspiração de referência e o outro será cultivado com culturas anuais, visando a determinação de seus coeficientes de cultura. Para o monitoramento climático será instalada uma rede de estações climatológicas automáticas, visando o manejo da irrigação em tempo real. Os resultados obtidos e a transferência de tecnologia será feita por meio de publicações técnico-científicas, dias de campo e cursos de capacitação, contemplando pesquisadores, técnicos, extensionistas e irrigantes...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2006
Avaliação e monitoramento da qualidade de água para fins de irrigação
Descrição: Este projeto tem por objetivo avaliar e monitorar a qualidade das águas superficiais e subterrâneas para fins de irrigação, bem como gerar tecnologias preventivas de contaminação nos pólos de desenvolvimento integrado de agricultura irrigada dos estados do Piauí e Maranhão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Edson Alves Bastos - Integrante / Valdemício Ferreira de Sousa - Coordenador / Aderson Soares de Andrade Júnior - Integrante.
2003 - 2005
Diagnóstico qualitativo das águas superficiais e subterrânea
Descrição: A água na região Semi-Árida é fator limitante à sobrevivência humana, animal e a produção agrícola. De acordo com observações in loco e também fornecidas por governantes e comitês gestores, a água nos municípios de Acauã e Guaribas é recurso reduzido de difícil acesso. Por outro lado o conhecimento da qualidade da água existente, da sua disponibilidade e dos possíveis fatores contaminantes são imprescindíveis às ações gestoras para implementação de projetos que visam à criação de empregos, sem penalizar o desenvolvimento sustentável desses municípios. No Piauí, há carência de aplicação de métodos científicos apropriados às características locais, que permitam uma avaliação e um esquema de monitoramento eficaz da qualidade das águas de superfície e subterrâneas para fins múltiplos. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos municípios de Guaribas e Acauã, propõe-se este projeto, com o objetivo de diagnosticar a qualidade das águas subterrâneas dos dois municípios, com a finalidade de dar suporte a uma proposta de gestão sustentável e fundamentada; avaliar a potencialidade local para implementação de atividades geradoras de empregos, além de indicar as fontes de água com qualidade dentro dos padrões par consumo humano, auxiliando a saúde, em especial na redução da desnutrição infantil, ocasionada pelas freqüentes ocorrências de diarréias.A água na região Semi-Árida é fator limitante à sobrevivência humana, animal e a produção agrícola. De acordo com observações in loco e também fornecidas por governantes e comitês gestores, a água nos municípios de Acauã e Guaribas é recurso reduzido de difícil acesso. Por outro lado o conhecimento da qualidade da água existente, da sua disponibilidade e dos possíveis fatores contaminantes são imprescindíveis às ações gestoras para implementação de projetos que visam à criação de empregos, sem penalizar o desenvolvimento sustentável desses municípios. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Edson Alves Bastos - Integrante / Aderson Soares de Andrade Júnior - Coordenador / E. F. Silva - Integrante / C. M. Leal - Integrante.Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Auxílio financeiro.
2002 - 2006
Demanda hídrica das culturas para manejo de irrigação
Descrição: Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada, nas áreas consideradas prioritárias do Estado do Piauí: Distritos de irrigação do Baixo Parnaíba e microrregião de Teresina, propõe-se esse projeto, cujo objetivo principal é obter informações sobre a demanda hídrica das culturas, visando ao manejo racional da irrigação no centro-norte piauiense. As pesquisas serão conduzidas nos campos experimentais da Embrapa Meio-Norte, nos municípios de Teresina e Parnaíba. Em cada local, será instalada uma unidade lisimétrica, constituída por quatro lisímetros de pesagem, cultivados com culturas anuais de interesse da região, visando à determinação de seus coeficientes de cultura. Em cada unidade lisimétrica, será instalada uma estação meteorológica automática, que permitirá o monitoramento das variáveis climáticas e determinação da evapotranspiração de referência. Com os valores de Kc e da Eto, pretende-se, em um prazo de três anos, oferecer aos irrigantes do Piauí, subsídios para que eles possam realizar o manejo de irrigação em tempo real..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Edson Alves Bastos - Coordenador / Milton José Cardoso - Integrante / Braz Henrique Nunes Rodrigues - Integrante / Aderson Soares de Andrade Júnior - Integrante / Carlos César Pereira Nogueira - Integrante / Francisco José de Seixas Santos - Integrante / Luis Fernando Magno de Sousa Campeche - Integrante.Financiador(es): Projeto de Apoio ao Desenvolvimento de Tecnologia Agropecuária par o Brasil - Auxílio financeiro.
2002 - 2005
Instituto do Milênio do Semi-Árido - IMSEAR
Descrição: Monitoramento e planejamento de gestão do aqüífero Serra Grande na microrregião de Picos, Semi Árido Piauiense A escassez de água é uma realidade marcante no Nordeste brasileiro, particularmente na região que abrange o polígono das secas, onde a situação é agravada, não só pelo aspecto quantitativo mas também qualitativo do recurso hídrico. Este é o cenário dominante, por exemplo, na região semi-árida do Piauí e que tem contribuindo para a busca local de fontes alternativas de água, dentre as quais aquelas de água subterrânea. Tais tipos de mananciais vêm sendo explorados de forma descontrolada, principalmente por atividades de irrigação, destacando-se a região sudeste do Estado, cujo centro regional é a cidade de Picos. Considerando que a pluviosidade da região sudeste do Estado do Piauí é, em média, da ordem de 550 mm/ano, principalmente na bacia do Rio Guaribas, que encerra a área de estudo, assim como a pequena faixa de recarga do Aqüífero Serra Grande, associadas a uma forte tendência de sua exploração, constata-se a possível degradação desse aqüífero com indicativos de perda de pressão e com rebaixamento do nível piezométrico, além do comprometimento da qualidade das águas. Esse fenômeno já é visualizado em muitas áreas onde poços, outrora jorrantes, necessitam atualmente de bombeamento. Essa situação mostra que medidas racionais devem ser adotadas para controle e conservação dessa grande reserva estratégica de água subterrânea; para tanto, é que se propõe, neste trabalho, a realização de estudos para o diagnóstico e conhecimento detalhado do problema, seguido da implantação de um processo de monitoramento e planejamento de gestão do aqüífero Serra Grande, recurso esse de importância estratégica para a região semi-árida do Estado do Piau.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Edson Alves Bastos - Integrante / Aderson Soares de Andrade Júnior - Coordenador / E. F. Silva - Integrante / C. M. Leal - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2001 - 2004
Níveis de nitrogênio e potássio para a cultura do milho em solos do cerrado do Meio-Norte do Brasil
Descrição: Este projeto teve como objetivos: identificar os níveis de nitrogênio (N) e potássio (K) que otimizassem a produtividade econômica de grãos de milho em solos sob cultivo convencional; definir a forma de parcelamento do adubo nitrogenado e os níveis econômicos de N para produção de grãos de milho sob plantio direto, no cerrado do Meio-Norte do Brasil. Foram conduzidos dois conjuntos de experimentos durante os anos agrícolas de 2001/2002, 2002/2003 e 2003/2004: o primeiro foi executado nos municípios de Baixa Grande do Ribeiro e Bom Jesus, no Estado do Piauí, e São Raimundo das Mangabeiras e Brejo, no Estado do Maranhão. Nesses experimentos foram avaliados cinco níveis de N (0, 50, 100, 150 e 200 kg/ha) e cinco níveis de K2O (0, 30, 60, 90 e 120 kg/ha) sobre a produtividade de milho em solos sob preparo convencional. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com quatro repetições, cujos tratamentos foram dispostos em esquema fatorial 5 x 5. O segundo conjunto de experimento foi conduzido em solos sob plantio direto, nos municípios de Baixa Grande do Ribeiro e São Raimundo das Mangabeiras. Consistiu da avaliação de quatro doses de N (0, 60, 120 e 180 kg/ha) associadas a duas formas de parcelamento do adubo (1/2 na fundação + 1/2 por ocasião da sexta folha e 1/3 na fundação + 1/3 por ocasião da quarta folha + 1/3 por ocasião da sexta folha). Foi aplicado um delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições, onde os tratamentos foram dispostos em um esquema 2x3 + 1. Foram avaliados a produtividade de grãos e os componentes de produção: relação grão espiga (RGE), peso de grãos por espiga (PGE) e peso de 100 grãos (P100G). Em Baixa Grande do Ribeiro, a RGE variou de 0,82 a 0,85; o PGE de 128,03 a 150,15 g e o P100G de 29,98 a 32,86 g. Em Bom Jesus, a RGE oscilou de 0,81 a 0,85; o PGE de 100,81 a 147,41 g e o P100G de 29,16 a 31,95 g. No Maranhão, em São Raimundo das Mangabeiras, a RGE variou de 0,79 a 0,83; o PGE de 99,91 a 129,01 g e o P100G de 28,36.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
Calibração do modelo CROPGRO-cowpea para simulação do crescimento e desenvolvimento do feijão caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) na mesorregião do sudeste piauiense
Descrição: Este trabalho teve por objetivo calibrar e validar o modelo CROPGRO-cowpea para simular o crescimento e desenvolvimento do feijão-caupi, nas condições de clima semi-árido do Estado do Piauí (mesorregião do sudeste piauiense). A calibração do CROPGRO-cowpea foi feita por meio de modificações em parâmetros do referido modelo, até a obtenção dos melhores ajustes entre os dados observados e simulados de fenologia, área foliar, matéria seca, componentes de produção e produtividade de grãos. Os dados observados foram obtidos a partir de pesquisas em que foi avaliado o desenvolvimento de feijão-caupi, cultivar CE-315, adubado em covas e em sulcos. Estes experimentos foram conduzidos em regime de sequeiro, na Chapada do Fio, no município de Picos, Piauí, durante o ano de 1998. Para a validação do modelo, utilizaram-se dados de experimentos conduzidos no ano de 1999, cujos tratamentos foram semelhantes aos do ano de 1998. Durante a fase de calibração, os melhores ajustes foram obtidos na simulação dos eventos fenológicos, em que a máxima diferença entre os valores observado e simulado foi de um dia, na estimativa do número de dias para ocorrer a maturidade fisiológica. Comparando-se os valores experimentais do índice de área foliar (IAF) com aqueles estimados pelo modelo na fase de calibração, obteve-se, para o tratamento ´adubação em covas` (AC), um coeficiente de determinação (R2) igual a 0,71 e um erro absoluto médio (EAM) igual a 0,26. Para o tratamento ´adubação em sulcos` (AS), os valores de R2 e EAM foram 0,75 e 0,55, respectivamente. Em relação à estimativa da matéria seca para o tratamento AC, os valores de R2 e EAM foram 0,78 e 262 kg/ha, respectivamente. Considerando-se as simulações para o tratamento AS, obteve-se R2 igual a 0,87 e EAM igual a 368 kg/ha. A diferença entre os valores observados e simulados para a produtividade de grãos (PG) variou de 0,81% (AC) a 123,7% (AS). Não foi possível a obtenção de ajustes satisfatórios que conferissem a validação d.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1993 - 1996
Introdução e avaliação de cultivares de milho para o Piauí
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2002 - 2006
Monitoramento climático para manejo de irrigação em tempo real
Descrição: O Estado do Piauí apresenta elevada disponibilidade hídrica superficial e subterrânea. As águas superficiais estão quase totalmente inseridas na bacia do rio Parnaíba, com uma área total de 330.400 km2. Em termos de bacias secundárias, formadoras da bacia do rio Parnaíba, destaca-se a do rio Gurguéia, com área de 49.800 km2, como sendo a mais explorada e indicada às atividades agrícolas. Por suas características, já encontram-se em implantação e exploração vários projetos de agricultura irrigada. A bacia produz cerca de 600 milhões de m3/ano, sendo perene em todo o seu curso. A água subterrânea existente no Estado é extremamente abundante, com qualidade para irrigação e abastecimento. Predominam, no Estado, os Latossolos Vermelho - Amarelo e Neossolos Quartzarênicos, que juntos ocupam cerca de 70 % de sua área e apresentam potencial de exploração agrícola, desde que seja utilizado capital e tecnologia. (Embrapa, 1989). O sistema de manejo de irrigação em tempo real preconiza a utilização integrada dos componentes da relação solo - água - planta - atmosfera para determinar o manejo da irrigação das culturas a nível de parcela ou distrito de irrigação. Por esse sistema, as lâminas de irrigação a serem aplicadas a nível de parcela são calculadas levando em conta as bases de dados relativas a solo, clima, fisiologia vegetal, rede de distribuição de água e lista de irrigantes do distrito de irrigação. Entretanto, no caso específico do Estado do Piauí, estudos realizados nessa linha de estudo e objetivo são inexistentes, o que faz com que essa ação de pesquisa tenha caráter totalmente inovador e seja de fundamental importância para a implementação de um manejo de irrigação mais tecnificado, visando a racionalização do uso da água nos principais distritos de irrigação do Estado...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2001 - 2005
Níveis de água para o cultivo do coqueiro, nos Tabuleiros Costeiros do Piauí
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
1996 - 1997
Influência de níveis de irrigação sobre o crescimento e produção do feijão-caupi
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
1995 - 1997
Manejo da irrigação na cultura da melancia em solos arenosos
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Ciência Agronômica (UFC. Impresso)


Revisor de periódico


2000 - 2008
Periódico: Engenharia Agrícola
2006 - 2006
Periódico: Revista Brasileira de Agrometeorologia
2001 - 2006
Periódico: Irriga (Botucatu)
2007 - Atual
Periódico: Scientia Agraria (UFPR)
2008 - Atual
Periódico: REDE CYTED
2011 - Atual
Periódico: Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online)
2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Milho e Sorgo (Online)
2016 - Atual
Periódico: Ciência Rural


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Modelagem na Agricultura.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Irrigação E Drenagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2003
Premiação Nacional de Equipes: Categoria Captação de recursos, Embrapa.
2003
Premiação Nacional de Equipes: Categoria Parceria, Embrapa.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:2
Total de citações:2
Fator H:1
BASTOS EA  Data: 28/08/2007

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELO, F. B.2018MELO, F. B. ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, M. J. ; Ribeiro, V. Q. . COWPEA RESPONSE TO PHOSPHORUS AND ZINC. Revista Caatinga, v. 31, p. 240-245, 2018.

2.
RODRIGUES, E. V.2018RODRIGUES, E. V. ; SILVA, K. J. D. ; ROCHA, M. M. ; BASTOS, E. A. ; SANTOS, A. . TOLERANCE OF F2 POPULATIONS OF COWPEA TO WATER DEFICIT. Revista Caatinga, v. 31, p. 48-55, 2018.

3.
SOUSA, R. S.2018SOUSA, R. S. ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, M. J. ; PEREIRA, D. R. . Identification of drought-tolerant corn genotypes by multivariate analysis. Pesquisa Agropecuaria Tropical (Online), v. 43, p. 204-211, 2018.

4.
RIBEIRO, A. A.2017RIBEIRO, A. A. ; ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; SILVA, E.M. ; SIMEAO, M. ; BASTOS, E. A. . Comparação entre dados meteorológicos obtidos por estações convencionais e automáticas. IRRIGA (UNESP. CD-ROM), v. 22, p. 220-235, 2017.

5.
ANDRADE JÚNIOR, A.S.2017ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; BASTOS, E. A. ; RIBEIRO, V.Q. ; ATHAYDE SOBRINHO, C. ; SILVA, P.H.S. . Stalk yield of sugarcane cultivars under different water regimes by subsurface drip irrigation. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental, v. 21, p. 169-174, 2017.

6.
ANJOS, J.C.R.2017ANJOS, J.C.R. ; ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; BASTOS, E. A. ; NOLETO, D.H. ; MELO, F.B. ; BRITO, R.R. . Water storage in a Plinthaqualf cultivated with sugarcane under straw levels. PESQUISA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA (ONLINE), v. 52, p. 462-471, 2017.

7.
ANDRADE JÚNIOR, A.S.2017ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; NOLETO, D.H. ; BASTOS, E. A. ; MOURA, M.S.B. ; ANJOS, J.C.R. . Demanda hídrica da cana-de-açúcar, por balanço de energia, na microrregião de Teresina, Piauí. Agrometeoros, v. 25, p. 217-226, 2017.

8.
RODRIGUES, E. V.2017RODRIGUES, E. V. ; DAMASCENO E SILVA, K. J. ; ROCHA, M. M. ; BASTOS, E. A. ; TEODORO, P. E. . Selection of cowpea populations tolerant to water deficit by selection index. Revista Ciencia Agronomica, v. 48, p. 889-896, 2017.

9.
BATISTA, P. S. C.2017BATISTA, P. S. C. ; MENEZES, C. B. ; CARVALHO, A. J. ; PORTUGAL, A. F. ; BASTOS, E.A. ; CARDOSO, M. J. . Performance of grain sorghum hybrids under drought stress using GGE biplot analyses. GENETICS AND MOLECULAR RESEARCH, v. 16, p. 1-12, 2017.

10.
MONTEIRO, M.M.S.2017MONTEIRO, M.M.S. ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, M.J. ; ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; RIBEIRO, V.Q. . Effect of water regimes and plant densities on cowpea production. Pesquisa Agropecuaria Tropical (Online), v. 47, p. 432-439, 2017.

11.
SANTANA, M.C.B.2017SANTANA, M.C.B. ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, M.J. ; ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; TARDIN, F.D. ; MENEZES, C.B. . Produtividade de grãos e parâmetros fisiológicos de sorgo granífero sob deficinência hídrica e irrigação plenaA HÍDRICA E IRRIGAÇÃO PLENA. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, v. 16, p. 361-372, 2017.

12.
COSTA JUNIOR, MANOEL DE JESUS NUNES DA2017COSTA JUNIOR, MANOEL DE JESUS NUNES DA ; BASTOS, EDSON ALVES ; CARDOSO, Milton José ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Agronomic performance of the cowpea under different irrigation depths and row spacing. Revista Ciencia Agronomica, v. 48, p. 774-782, 2017.

13.
CARDOSO, Milton José2017CARDOSO, Milton José ; BASTOS, EDSON ALVES ; ATHAYDE SOBRINHO, Cândido ; MELO, Francisco de Brito . Agronomic performance of `BRS’ Itaim cowpea beans at different planting densities under no-tillage and conventional systems. Revista Ciencia Agronomica, v. 48, p. 856-861, 2017.

14.
BASTOS, EDSON ALVES2017BASTOS, EDSON ALVES; CARDOSO, Milton José ; JÚNIOR, ADERSON SOARES DE ANDRADE ; NASCIMENTO, FÁBIO NUNES DO ; RAMOS, HERBERT MOREIRA . DESEMPENHO DA PRODUTIVIDADE DE ESPIGAS DE MILHO VERDE SOB DIFERENTES REGIMES HÍDRICOS. REVISTA BRASILEIRA DE MILHO E SORGO (ONLINE), v. 16, p. 94-108, 2017.

15.
RODRIGUES, E. V.2016RODRIGUES, E. V. ; DAMASCENO E SILVA, K. J. ; ROCHA, M. M. ; BASTOS, E. A. . Diallelic analysis to obtain cowpea populations tolerant to hidric deficit. Genetics and Molecular Research, v. 15, p. 1-8, 2016.

16.
SILVA, K. J.2016SILVA, K. J. ; MENESES, C. B. ; TARDIN, F. D. ; SILVA, A. R. ; CARDOSO, M.J. ; BASTOS, E. A. ; GODINHO, V. P. C. . SELEÇÃO PARA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS, ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE SORGO GRANÍFERO. REVISTA BRASILEIRA DE MILHO E SORGO (ONLINE), v. 15, p. 344-354, 2016.

17.
SILVA, E.M.P.2015SILVA, E.M.P. ; ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; BASTOS, E. A. ; VIANA, T.V.A. . Evapotranspiração e coeficiente de cultura da melancia em solo sob palhada e preparo convencional CONVENCIONAL. Irriga (UNESP. CD-ROM), v. 20, p. 154-164, 2015.

18.
FERREIRA, V.M.2015FERREIRA, V.M. ; KLAR, A. E. ; ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; BASTOS, E. A. ; OLIVEIRA, S.R.M. . Evapotranspiração e coeficiente de cultura da melancia na microrregião de Teresina, PI, Brasil. Comunicata Scientiae (Online), v. 6, p. 488-494, 2015.

19.
NASCIMENTO, F.N.2015NASCIMENTO, F.N. ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, M.J. ; ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; RIBEIRO, V.Q. . Parâmetros fisiológicos e produtividade de espigas verdes de milho sob diferentes lâminas de irrigação. Revista Brasileira de Milho e Sorgo (Online), v. 14, p. 167-181, 2015.

20.
MENESES, C. B.2015MENESES, C. B. ; RIBEIRO, A. S. ; TARDIN, F. D. ; CARVALHO, A. J. ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, M. J. ; PORTUGAL, A. F. ; SILVA, K. J. ; SANTOS, C. V. ; ALMEIDA, F. H. L. . ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE DE LINHAGENS DE SORGO EM AMBIENTES COM E SEM RESTRIÇÃO HÍDRICA. Revista Brasileira de Milho e Sorgo (Impresso), v. 14, p. 101-115-115, 2015.

21.
SOUSA, R. S.2015SOUSA, R. S. ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, M.J. ; RIBEIRO, V.Q. ; BRITO, R.R. . DESEMPENHO PRODUTIVO DE GENÓTIPOS DE MILHO SOB DÉFICIT HÍDRICO. Revista Brasileira de Milho e Sorgo (Impresso), v. 14, p. 49-60, 2015.

22.
SOUSA, C.C.2015SOUSA, C.C. ; DAMASCENO-SILVA, K.J. ; BASTOS, E.A. ; ROCHA, M.M. . Selection of cowpea progenies with enhanced drought-tolerance traits using principal component analysis. Genetics and Molecular Research, v. 14, p. 15981-15987, 2015.

23.
CARDOSO, M. J.2015CARDOSO, M. J. ; CARVALHO, H. W. L. ; BASTOS, E. A. ; PACHECO, C. A. P. ; ROCHA, L. M. P. . Rendimento de grãos e eficiência do uso de água no cultivo de milho geneticamente modificado no município de Teresina - PI, Brasil, em condições climáticas contrastantes. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 8, p. 697-704, 2015.

24.
ANDRADE JÚNIOR, A.S.2014ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; FILHO, J.I. ; FERREIRA, J.O.P. ; RIBEIRO, V.Q. ; BASTOS, E. A. . Medidas de crescimento em cultivares de feijão-caupi submetidas a diferentes regimes hídricos. Comunicata Scientiae (Online), v. 5, p. 187-195, 2014.

25.
RAMOS, HERBERT M. M.2014RAMOS, HERBERT M. M. ; BASTOS, EDSON A. ; CARDOSO, MILTON J. ; RIBEIRO, VALDENIR Q. ; NASCIMENTO, FÁBIO N. DO . Produtividade de grãos verdes do feijão-caupi sob diferentes regimes hídricos. Engenharia Agrícola (Impresso), v. 34, p. 683-694, 2014.

26.
MENEZES, C.B.2014MENEZES, C.B. ; TICONA-BENAVENTE, C.A. ; TARDIN, F.D. ; CARDOSO, M.J. ; BASTOS, E.A. ; NOGUEIRA, D.W. ; PORTUGAL, A.F. ; SANTOS, C.V. ; SCHAFFERT, R.E. . Selection indices to identify drought-tolerant grain sorghum cultivars. Genetics and Molecular Research, v. 13, p. 9817-9827, 2014.

27.
ALMEIDA FILHO, J.E.2014ALMEIDA FILHO, J.E. ; TARDIN, F.D. ; DAHER, R.F. ; SILVA, K.J. ; XAVIER NETO, J.B. ; BASTOS, E. ; LOPES, V.S. ; BARBÉ, T.C. ; MENEZES, C.B. . Avaliação Agronômica de Híbridos de Sorgo Granífero em Diferentes Regiões Produtoras do Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE MILHO E SORGO (ONLINE), v. 13, p. 82-95, 2014.

28.
PIAUILINO, José Orlando2013PIAUILINO, José Orlando ; PAVANI, L. C. ; BASTOS, E. A. . Coeficientes de cultura para a melancieira irrigada por gotejamento no Vale do Gurgueia-PI. Irriga (UNESP. CD-ROM), v. 18, p. 509-521, 2013.

29.
ANDRADE JÚNIOR, A. S.2012ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; NOLETO, D.H. ; SILVA, M.E. ; BRAGA, D.L. ; BASTOS, E. A. . Coefcientes da equação de Angström-Prescott para Parnaíba, Piauí. Comunicata Scientiae (Online), v. 3, p. 50-54, 2012.

30.
ANDRADE JÚNIOR, A. S.2012ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; BASTOS, E. A. ; RIBEIRO, V.Q. ; DUARTE, J.A.L. ; BRAGA, D.L. ; NOLETO, D.H. . Níveis de água, nitrogênio e potássio por gotejamento subsuperficial em cana‑de‑açúcar. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online), v. 47, p. 78-84, 2012.

31.
RAMOS, H.M.M.2012RAMOS, H.M.M. ; BASTOS, E. A. ; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; MAROUELLI, W.A. . Estratégias ótimas de irrigação do feijão‑caupi para produção de grãos verdes. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa), v. 47, p. 576-583, 2012.

32.
BASTOS, E. A.;BASTOS, EDSON A.;BASTOS, E.A.;BASTOS, EDSON ALVES;BASTOS, E.2012BASTOS, E. A.; SILVA, C.R. ; RODRIGUES, B.H.N. ; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; IBIAPINA, L. M. M. . Evapotranspiration and crop coefficient of drip irrigated watermelon in Piaui Coastline, Brazil. Engenharia Agrícola (Impresso), v. 32, p. 582-590, 2012.

33.
BASTOS, E. A.;BASTOS, EDSON A.;BASTOS, E.A.;BASTOS, EDSON ALVES;BASTOS, E.2012BASTOS, E. A.; RAMOS, H.M.M. ; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; NASCIMENTO, F.N. ; CARDOSO, M.J. . Parâmetros fisiológicos e produtividade de grãos verdes do feijão-caupi sob déficit hídrico. Water Resources and Irrigation Management, v. 1, p. 31-37, 2012.

34.
BASTOS, E. A.;BASTOS, EDSON A.;BASTOS, E.A.;BASTOS, EDSON ALVES;BASTOS, E.2011BASTOS, E. A.; NASCIMENTO, S. P. do ; SILVA, E. M. ; FREIRE FILHO, F. R ; GOMIDE, R. L. . Identification of cowpea genotypes for drought tolerance. Revista Ciência Agronômica (UFC. Impresso), v. 42, p. 100-107, 2011.

35.
NASCIMENTO, S. P. do2011NASCIMENTO, S. P. do ; BASTOS, E. A. ; ARAÚJO, E. C. E. ; FREIRE FILHO, F. R ; SILVA, E. M. . Tolerância ao déficit hídrico em genótipos de feijão-caupi. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 15, p. 853-860, 2011.

36.
VASCO, A. N.2011VASCO, A. N. ; AGUIAR NETTO, A. O. ; Aguiar Netto, Antenor Oliveira ; MANN, Renata Silva ; BASTOS, E. A. . Irrigation management in real time for arugula crop in Sergipe. Journal of Agricultural Science and Technology, v. 13, p. 1161-1167, 2011.

37.
TEIXEIRA, F. F.2010TEIXEIRA, F. F. ; GOMIDE, R. L. ; ALBUQUERQUE, P. E. P. ; ANDRADE, C. L. T. ; LEITE, E. P. ; PARENTONI, S. N. ; GUIMARÃES, Paulo Evaristo Oliveira ; GUIMARAES, L. J. M. ; SILVA, A. R. ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, M. J. . Evaluation of maize core collection for drought tolerance. Crop Breeding and Applied Biotechnology (Impresso), v. 10, p. 312-320, 2010.

38.
LEAL, C. M.2009LEAL, C. M. ; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; SOUSA, V. F. ; SILVA, E.F.F. ; BASTOS, E. A. . QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA PARA FINS DE IRRIGAÇÃO NA MICRORREGIÃO DE TERESINA, PIAUÍ.. Irriga (UNESP Botucatu), v. 14, p. 276-288, 2009.

39.
CARDOSO, M. J.2009CARDOSO, M. J. ; MELO, Francisco de Brito ; LEITE, L F C ; BASTOS, E. A. ; ATHAYDE SOBRINHO, C. . Rendimento de grãos de híbridos simples e triplos de milho em resposta a densidade de plantas e a dose de nitrogênio no sistema plantio direto. Agrotrópica (Itabuna), v. 21, p. 159-164, 2009.

40.
CARDOSO, Milton José2009CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito ; LEITE, L. F. C. ; BASTOS, E. A. ; ATAHYDE SOBRINHO, Cândido . Rendimento de grãos simples e triplos de milho em resposta à densidade de plantas e doses de nitrogênio no sistema plantio direto. Agrotrópica (Itabuna), v. 21, p. 159-164, 2009.

41.
BASTOS, E. A.;BASTOS, EDSON A.;BASTOS, E.A.;BASTOS, EDSON ALVES;BASTOS, E.2008BASTOS, E. A.; FERREIRA, Valber Mendes ; SILVA, Cláudio Ricardo da ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Evapotranspiração e coeficiente de cultivo do feijão-caupi no vale do Gurguéia-PI. Irriga (Botucatu), v. 13, p. 182-190, 2008.

42.
BASTOS, E. A.;BASTOS, EDSON A.;BASTOS, E.A.;BASTOS, EDSON ALVES;BASTOS, E.2008BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Doses e formas de parcelamento de nitrogênio para a produção de milho sobre plantio direto. Revista Ciência Agronômica, v. 39, p. 275-280, 2008.

43.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de2006ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SILVA, E. F. ; BASTOS, E. A. ; MELO, Francisco de Brito ; LEAL, Clarice Maria . Uso e qualidade da água subterrânea para irrigação no semi-árido piauiense. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 10, p. 873-880, 2006.

44.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de2005ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; BARROS, Alexandre Hugo César ; SILVA, Clescy Oliveira da ; GOMES, Adriano Alex Nascimento . Classificação climática e regionalização do semi-árido do Estado do Piauí sob cenários pluviométricos distintos. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 36, n.2, p. 143-151, 2005.

45.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de2004ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, Milton José ; SILVEIRA JÚNIOR, Delcimar Miguel da . Zoneamento de risco climático para a cultura do milho no Estado do Maranhão. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 12, n.2, p. 369-377, 2004.

46.
SILVA, E.F.F.2004SILVA, E.F.F. ; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; FRIZZONE, J.A. ; BASTOS, E. A. . Declínio no nível freático do aqüífero Serra Grande na região de Picos - PI. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, p. no-prelo, 2004.

47.
REGO, J. L.2004REGO, J. L. ; VIANA, T. V. A. ; AZEVEDO, B. M. ; ARAÚJO, W. F. ; BASTOS, E. A. . Efeitos de níveis de irrigação sobre o índice de área foliar, a matéria seca e o desenvolvimento da inflorescência na cultura do crisântemo. Irriga, v. 9, n.3, p. 248-255, 2004.

48.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de2003ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; SENTELHAS, P.C. ; SILVA, A. A. G. . Métodos de estimativa da evapotranspiração de referência diária para Parnaíba e Teresina, PI.. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 11, n.1, p. 63-68, 2003.

49.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de2002ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; FRIZZONE, José Antonio ; CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; MELO, Francisco de Brito . Níveis de irrigação na cultura do feijão caupi. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 6, n.1, p. 17-20, 2002.

50.
BASTOS, E. A.;BASTOS, EDSON A.;BASTOS, E.A.;BASTOS, EDSON ALVES;BASTOS, E.2002 BASTOS, E. A.; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; CARDOSO, Milton José . Parâmetros de crescimento do feijão caupi sob diferentes regimes hídricos. Engenharia Agrícola, Jaboticabal-SP, v. 22, n.1, p. 43-50, 2002.

51.
BASTOS, E. A.;BASTOS, EDSON A.;BASTOS, E.A.;BASTOS, EDSON ALVES;BASTOS, E.2002 BASTOS, E. A.; FOLEGATTI, M. V. ; FARIA, R. T. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; CARDOSO, Milton José . Simulation of growth and development of irrigated cowpea in Piauí State by CROPGRO model. Pesquisa Agropecuária Brasileiro, Brasília, DF, v. 37, n.10, p. 1381-1387, 2002.

52.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de2001ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; FRIZZONE, José Antonio ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, Milton José ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes . Estratégias ótimas de irrigação para a cultura da melancia. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 36, n.2, p. 301-305, 2001.

53.
BASTOS, E. A.;BASTOS, EDSON A.;BASTOS, E.A.;BASTOS, EDSON ALVES;BASTOS, E.2000 BASTOS, E. A.; FOLEGATTI, M. V. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; CARDOSO, Milton José ; FARIA, R. T. . Manejo econômico da irrigação de feijão caupi via modelo de simulação. Irriga (Botucatu), Botucatu, v. 5, n.2, p. 84-98, 2000.

54.
BASTOS, E. A.;BASTOS, EDSON A.;BASTOS, E.A.;BASTOS, EDSON ALVES;BASTOS, E.2000BASTOS, E. A.; FOLEGATTI, M. V. ; FARIA, R. T. ; ANDRADE JR, A. S. ; CARDOSO, M. J. ; RODRIGUES, B. H. N. . Modelagem em feijão caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.). Documento Embrapa Meio Norte, Teresina, v. 48, p. 7-42, 2000.

55.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de1997ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ATHAYDE SOBRINHO, Cândido ; MELO, Francisco de Brito ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, Milton José ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz . Produtividade e qualidade de frutos de melancia em função de diferentes níveis de irrigação. Horticultura Brasileira, v. 15, n.1, p. 43-46, 1997.

56.
AGUIAR NETTO, A. O.1997AGUIAR NETTO, A. O. ; ANDRADE JUNIOR, A. S. ; BASTOS, E. A. . Programa computacional de hidráulica de tubulações para irrigação localizada e aspersão com fluxo constante.. Engenharia Rural, Piracicaba, v. 8, n.1, p. 52-64, 1997.

57.
ANDRADE JÚNIOR, A. S. de1997ANDRADE JÚNIOR, A. S. de ; BASTOS, E. A. ; RODRIGUES, B. H. N. . Efeito do tempo de uso na uniformidade de distribuição de água em um sistema de irrigação por gotejamento. Irriga (Botucatu), v. 2, n.3, p. 135-139, 1997.

58.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de1996 ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; AGUIAR NETTO, A. O. ; BASTOS, E. A. . Programa computacional para dimensionamento de sistemas de irrigação pivô central. Irriga (Botucatu), Botucatu, v. 1, n.2, 1996.

59.
BASTOS, E. A.;BASTOS, EDSON A.;BASTOS, E.A.;BASTOS, EDSON ALVES;BASTOS, E.1996BASTOS, E. A.; LUNARDI, D. M. C. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; AGUIAR NETTO, A. O. . Determinação dos coeficientes de cultura da alface (Lactuca sativa L.). Irriga (Botucatu), Botucatu, v. 1, n.3, 1996.

60.
AGUIAR NETTO, A. O.1995AGUIAR NETTO, A. O. ; RODRIGUES, J. D. ; BASTOS, E. A. ; ONO, E. O. . Desenvolvimento de plantas de ervilha (Pisum sativum L.) submetidas à diferentes potenciais de água no solo: índices fisiológicos. Scientia Agricola, Piracicaba, v. 52, n.3, p. 521-527, 1995.

61.
AGUIAR NETTO, A. O.1995AGUIAR NETTO, A. O. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. . Distribuição de pressão e vazão em um sistema de irrigação por aspersão convencional. Revista de Engenharia Rural, v. 6, n.2, p. 29-38, 1995.

62.
BASTOS, E. A.;BASTOS, EDSON A.;BASTOS, E.A.;BASTOS, EDSON ALVES;BASTOS, E.1994BASTOS, E. A.; AGUIAR NETTO, A. O. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; OLIVEIRA, C. M. M. . Frequência de distribuição de evapotranspiração de referência para dimensionamento de projetos de irrigação na região de Teresina-PI. Engenharia Agrícola, v. 14, p. 99-104, 1994.

63.
BASTOS, E. A.;BASTOS, EDSON A.;BASTOS, E.A.;BASTOS, EDSON ALVES;BASTOS, E.1994BASTOS, E. A.; AGUIAR NETTO, A.O. ; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; OLIVEIRA, M. M. C. . Distribuição de freqüência da evapotranspiração potencial para a região de Teresina (PI), através do modelo de Gumbel. Engenharia Agrícola, Campinas, v. 14, p. 99-104, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARDOSO, M. J. ; BASTOS, E. A. ; Andrade Júnior, A. S. ; ATHAYDE SOBRINHO, C. . Feijão-caupi: O produtor pergunta, a Embrapa responde. 1. ed. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2017.

2.
AGUIAR NETTO, A.O. ; BASTOS, E. A. . Princípios agronômicos da Irrigação. 1. ed. Brasília-DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2013. v. 1. 262p .

3.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ATHAYDE SOBRINHO, Cândido ; BASTOS, E. A. ; MELO, Francisco de Brito ; CARDOSO, Milton José ; SILVA, P.H.S ; DUARTE, R.L.R . Coleção Plantar Melancia (2a edição).. 2. ed. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2007. v. V.1. 85p .

Capítulos de livros publicados
1.
AGUIAR NETTO, A. O. ; BASTOS, E. A. . Reflexõs críticas sobre as teorias agronômicas da irrigação. In: Antenor de Oliveira Aguiar Netto;Edson Alves Bastos. (Org.). Princípios agronômicos da Irrigação. 1ed.Brasília-DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2013, v. 1, p. 17-29.

2.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; PIAUILINO, José Orlando ; SILVA, E. M. . Coeficiente de cultura. In: Antenor de Oliveira Aguiar Netto;Edson Alves Bastos. (Org.). Princípios agronômicos da Irrigação. 1ed.Brasília-DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2013, v. 1, p. 153-178.

3.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; MELO, Francisco de Brito ; CARVALHO, H. W. L. ; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; LIMA, M.G. . Ecofisiologia do milho. In: Milton José Cardoso; Cândido Athayde Sobrinho. (Org.). O milho no Meio-Norte do Brasil: estratégias básicas do manejo. 1ed.Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2007, v. , p. 25-43.

4.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. . Plantas daninhas. In: Milton José Cardoso; Cândido Athayde Sobrinho. (Org.). O milho no Meio-Norte do Brasil: estratégias básicas do manejo. 1ed.Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2007, v. , p. 149-162.

5.
CARDOSO, Milton José ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; BASTOS, E. A. . Cultivos consorciados. In: Milton José Cardoso; Cândido Athayde Sobrinho. (Org.). O milho no Meio-Norte do Brasil: estratégias básicas do manejo. 1ed.Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2007, v. , p. 163-178.

6.
COSTA, E.F. ; BASTOS, E. A. ; ATHAYDE SOBRINHO, Cândido ; CARDOSO, Milton José . Produção de sementes. In: Milton José Cardoso; Cândido Athayde Sobrinho. (Org.). O milho no Meio-Norte do Brasil: estratégias básicas do manejo. 1ed.Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2007, v. 1, p. 179-200.

7.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; CARDOSO, Milton José . Irrigação. In: Milton José Cardoso; Cândido Athayde Sobrinho. (Org.). O milho no Meio-Norte do Brasil: estratégias básicas do manejo. 1ed.Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2007, v. 1, p. 201-245.

8.
ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; BASTOS, E. A. ; SILVEIRA JÚNIOR, Delcimar Miguel da . Zoneamento de risco climático. In: Milton José Cardoso; Cândido Athayde Sobrinho. (Org.). O milho no Meio-Norte do Brasil: estratégias básicas do manejo. 1ed.Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2007, v. 1, p. 343-368.

9.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SOUSA, V. F. ; AGUIAR NETTO, A. O. . Noções Básicas de Irrigação: Métodos de Irrigação e Manejo de água. In: Leandro José Grava de Godóy. (Org.). Fertirrigação: teoria e prática. São Paulo: Seção Técnica de Biblioteca - CENA/USP, 2006, v. 1, p. 1-39.

10.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; SOUSA, V. F. ; MELO, Francisco de Brito ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Fertirrigação em Milho. In: Leandro José Grava de Godoy. (Org.). Fertirrigação: Teoria e Prática. São Paulo: Seção Técnica de Biblioteca - CENA/USP, 2006, v. 1, p. 1-28.

11.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SILVA, E. F. ; BASTOS, E. A. ; LEAL, C. M. . Monitoramento e planejamento de gestão do aqüífero Serra Grande no semi-árido piauiense. In: GIULIETTI, A.M; QUEIROZ, L.P.. (Org.). Modelos de gestão das águas superficiais e subterrâneas. Recife: Associação Plantas do Nordeste, 2006, v. VI, p. 61-96.

12.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; BASTOS, E. A. . Irrigação. In: Francisco Rodrigues Freire Filho; José Albérsio de Araújo Lima; Valdenir Queiroz Ribeiro. (Org.). Feijão-caupi: Avanços Tecnológicos. 1ed.Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2005, v. , p. 245-275.

13.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; BASTOS, E. A. . Irrigação. In: Milton José Cardoso. (Org.). A cultura do feijão caupi no Meio-Norte do Brasil. 1ed.Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2000, v. , p. 127-154.

14.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito ; BASTOS, E. A. . Irrigação. In: Milton José Cardoso. (Org.). A cultura do milho no Piauí. 2ed.Teresina: Embrapa Meio-Norte, 1998, v. 1, p. 68-100.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E.M. ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, Milton José ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; AZEVEDO, D. M. P. ; NASCIMENTO, S.P´. . PRODUTIVIDADE DE GRÃOS DE SORGO SOB IRRIGAÇÃO PLENA E DEFICIÊNCIA HIDRICA, EM TERESINA. In: Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem - CONIRD, 2008, São Mateus - ES. XVIII CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 2008.

2.
CARDOSO, Milton José ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; BASTOS, E. A. ; Setúbal, J. W. . Desempenho agronômico do feijão-caupi, cv. Nova Era, em função do espaçamento entre linhas e densidade de plantas.. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 2008, Maringá-PR. 48º Congresso Brasileiro de Olericultura. Maringá-PR: Sociedade Brasileira de Olericultura, 2008. p. 1-5.

3.
CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; BASTOS, E. A. . Produtividade de espigas verdes de milho relacionada a níveis de nitrogênio, densidade de plantas e a irrigação. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002, Salvador. A Engenharia Agrícola para o desenvolvimento sustentável: água, energia e meio ambiente. Salvador: SBEA; UFBA; EMBRAPA, 2002.

4.
NOGUEIRA, Carlos César Pereira ; BASTOS, E. A. . Suspensão do suprimento de água na cultura do meloeiro nos tabuleiros costeiros do Meio-Norte do Brasil. In: XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002, Salvador-BA. A Engenharia Agrícola para o desenvolvimento sustentável: água, energia e meio-ambiente. Salvador-BA: SBEA, UFBA, EMBRAPA, 2002.

5.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; FRIZZONE, José Antonio ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, Milton José . Viabilidade da irrigação de melancia sob risco climático e econômico. In: XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002, Salvador. A Engenharia Agrícola para o desenvolvimento sustentável: água, energia e meio ambiente. Salvador: SBEA, 2002.

6.
CARDOSO, Milton José ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; BASTOS, E. A. . Componentes de rendimento e produtividade de grãos de híbridos e variedades de milho, sob irrigação, em solos de tabuleiros costeiros. In: XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002, Salvador. A Engenharia Agrícola para o desenvolvimento sustentável: água, energia e meio-ambiente. Salvador-BA: SBEA, UFBA, EMBRAPA, 2002.

7.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; SENTELHAS, P.C. . Modelo de estimativa da evapotranspiração de referência para Teresina-PI. In: XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002, Salvador. A Engenharia Agrícola para o desenvolvimento sustentável: água, energia e meio ambiente. Salvador: SBEA, UFBA, EMBRAPA, 2002.

8.
BASTOS, E. A.. Uso das unidades térmicas acumuladas na determinação do ciclo de híbridos de milho. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia/Reunião Latino Americana de Agrometeorologia, 2001, Fortaleza. Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, XII, 2001.

9.
BASTOS, E. A.; FARIA, R. T. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; CARDOSO, Milton José ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes . Crescimento e produtividade do feijão caupi via modelo de simulação. In: RENAC V, 2001, Teresina. Avanços Tecnológicos do Feijão Caupi. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2001. v. 1. p. 33-37.

10.
BASTOS, E. A.; FOLEGATTI, M. V. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito . Simulação do crescimento e desenvolvimento do feijão caupi na microrregião do Baixo Parnaíba. In: RENAC V, 2001, Teresina. Avanços Tecnológicos do Feijão Caupi. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2001. p. 38-42.

11.
BASTOS, E. A.; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; CARDOSO, Milton José . Crescimento e desenvolvimento do feijão caupi sob diferentes regimes hídricos. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA), 2000, Fortaleza. XXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2000.

12.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; FRIZZONE, José Antonio ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; BASTOS, E. A. . Períodos chuvosos e secos para Parnaíba e Teresina. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2000, Fortaleza. XXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2000.

13.
CARDOSO, Milton José ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes . Eficiência de utilização da água e produtividade de grãos de híbridos de milho sob irrigação. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2000, Fortaleza. XXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2000.

14.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; FRIZZONE, José Antonio ; CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; MELO, Francisco de Brito . Níveis de irrigação na cultura do feijão caupi. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVIII, 1999, Pelotas. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVIII, 1999.

15.
RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito ; BASTOS, E. A. . Níveis de irrigação sobre a produção de vagens e grãos verdes de feijão caupi.. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVIII, 1999, Pelotas. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVIII, 1999.

16.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SOUSA, V. F. ; DUARTE, S. N. ; FOLEGATTI, M. V. . Determinação da porosidade drenável por um programa computacional e fórmulas alternativas.. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVIII, 1999, Pelotas. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVIII, 1999.

17.
ARAÚJO, W. F. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; MEDEIROS, R. D. ; BASTOS, E. A. . Precipitação pluviométrica provável em Boa Vista-RR usando a distribuição Gama.. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVIII, 1999, Pelotas. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVIII, 1999.

18.
CARVALHO, E. X. ; GUERRA, M. F. L. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; AGUIAR NETTO, A. O. ; BASTOS, E. A. ; MATOS, L. N. . Programa computacional para dimensionamento e avaliação de sistemas de irrigação pivô central.. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVII, 1998, Poços de Caldas. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVII, 1998. v. 1. p. 31-33.

19.
BASTOS, E. A.; VIANA, T. V. A. ; FOLEGATTI, M. V. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; CRISÓSTOMO JÚNIOR, R. R. . Precipitação provável em Fortaleza através da distribuição gama. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVII, 1998, Poços de Caldas. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVII, 1998. v. 2. p. 88-90.

20.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; FRIZZONE, José Antonio ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, Milton José ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes . Estratégias ótimas de irrigação para a cultura da melancia (Citrullus lanatus). In: Avances en el Manejo del Suelo y Agua en la Ingenieria Rural Latinoamericana, 1998, La Plata. BALBUENA, R H et al., 1998. p. 259-264.

21.
CARDOSO, Milton José ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. . Eficiência de utilização da água em híbridos de milho, sob irrigação, em três microrregiões do estado do Piauí.. In: Congresso Latinoamericano de Ingenieria Rural II, 1998, La Plata, Argentina. Congresso Latinoamericano de Ingenieria Rural II, 1998.

22.
BASTOS, E. A.; SOUSA, V. F. ; COELHO, E. F. ; FOLEGATTI, M. V. ; FRIZZONE, José Antonio . Doses de nitrogênio e potássio por fertirrigação na produtividade do meloeiro.. In: Congresso Latinoamericano de Ingenieria Rural, Congresso Argentino de Ingeniería Rural., 1998, La Plata, Argentina. Memoriais CLIR 98, 1998.

23.
SOUSA, V. F. ; ARAÚJO, W. F. ; FOLEGATTI, M. V. ; ARAGÃO, E. C. ; MEDEIROS, A. T. ; REBELO, A. L. F. ; BASTOS, E. A. . Uniformidade de distribuição de potássio em sistema de fertirrigação por microaspersão. In: Congresso Latinoamericano de Ingenieria Rural, Congresso Argentino de Ingfeniería Rural, 1998, La Plata, Argentina. Memoriais CLIR 98, 1998.

24.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes . Uso da exigência térmica para determinação do ciclo de cultivares de milho sob irrigação.. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia X, 1997, Piracicaba. Congresso Brasileiro de Agrometeorologia X, 1997. p. 23-25.

25.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; MELO, Francisco de Brito . Utilização de graus dias na determinação do ciclo de cultivares de milho, em regime de sequeiro no Piauí.. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia X, 1997, Piracicaba. Congresso Brasileiro de Agrometeorologia X, 1997. p. 26-28.

26.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. . Precipitação provável para o município de Uruçuí, no cerrado piauiense, utilizando a função disribuição gama.. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia X, 1997, Piracicaba. Congresso Brasileiro de Agrometeorologia X, 1997. p. 110-112.

27.
BASTOS, E. A.; VIANA, T. V. A. ; ALVES, D. R. B. ; FOLEGATTI, M. V. . Algoritmo da classificação climática de Koppen.. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia X, 1997, Piracicaba. Congresso Brasileiro de Agrometeorologia X, 1997. p. 255-257.

28.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes . Efeito do tempo de uso na uniformidade de distribuição de água em um sistema de irrigação por gotejamento.. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVI, 1997, Campina Grande. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVI, 1997.

29.
CARDOSO, Milton José ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. . Eficiência de utilização da água em cultivares de milho, sob irrigação, em solo de Tabuleiro Costeiro.. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVI, 1997, Campina Grande. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXVI, 1997.

30.
AGUIAR NETTO, A. O. ; BASTOS, E. A. ; LUNARDI, D. M. C. ; MARTINS, D. . Comparação entre métodos de estimativa da evapotranspiração de referência para Botucatu-SP. In: Cogresso Brasileiro de engenharia agrícola XXII, 1993, Ilhéus. Cogresso Brasileiro de engenharia agrícola XXII, 1993.

31.
NUNES FILHO, J. ; SOUSA, A. P. ; CAVALCANTE, A. C. ; BASTOS, E. A. . Infiltração de água em diferentes classes de solo do sertão do São Francisco(PE). In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXII, 1993, Ilhéus. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXII, 1993.

32.
PEREIRA, A. L. ; BASTOS, E. A. ; CATÂNEO, Â. . Programa para cálculo de espaçamento entre drenos, utilizando-se as equações de Hooghoudt e Glover-Dumm.. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXII, 1993, Ilhéus. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXII, 1993.

33.
SOUSA, V. F. ; BASTOS, E. A. ; SILVA, A. A. G. . Uniformidade de precipitação de microaspersores sob condições de campo.. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXII, 1993, Ilhéus. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXII, 1993.

34.
SOUSA, V. F. ; AGUIAR NETTO, A. O. ; BASTOS, E. A. . Uniformidade de vazão em sistemas de irrigação por mciroaspersão. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXII, 1993, Ilhéus. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXII.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, R. S. ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, M. J. ; RIBEIRO, V.Q. . CULTIVARES COMERCIAIS DE MILHO TOLERANTES À DEFICIÊNCIA HÍ DRICA. In: II INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, 2014, Fortaleza. II INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING. Fortaleza: INOVAGRI, 2014.

2.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, M. J. ; SOUSA, R. S. ; ANDRADE JÚNIOR, A.S. ; RIBEIRO, V.Q. ; BRITO, R.R. . PRODUCTIVE PERFORMANCE OF MAIZE GENOTYPES UNDER WATER DEFI CIT IN TERESINA, PIAUÍ STATE, BRAZIL. In: International Conference of Agricultural Engineering, 2012, Valencia, Espanha. Agricultural and Engineering for a healthier life, 2012.

3.
BASTOS, E. A.; BRITO, R.R. ; CARDOSO, M. J. ; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; CARNEIRO, M.A. ; GUIMARÃES, Paulo Evaristo Oliveira . HÍBRIDOS ELITE DE MILHO TOLERANTES A DEFICIÊNCIA HÍDRICA E A ALTAS TEMPERATURAS. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari-ES. Riscos climáticos e cenários agrícolas futuros, 2011.

4.
CARDOSO, M. J. ; BASTOS, E. A. ; PARENTONI, S. N. ; GUIMARÃES, L.J.M. ; GUIMARÃES, P.E.O ; ROCHA, L.M.P. . FENOTIPAGEM DE MILHO PARA TOLERÂNCIA A DEFICIÊNCIA HÍDRICA E AO CALOR, EM TERESINA, PIAUÍ. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari-ES. Riscos climáticos e cenários agrícolas futuros, 2011.

5.
ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; BRAGA, D.L. ; NOLETO, D.H. ; SILVA, M.E. ; BASTOS, E. A. . COEFICIENTES DA EQUAÇÃO DE ANGSTRON-PRESCOTT PARA PARNAÍBA, PIAUÍ. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 2011, GUARAPARI-ES. Riscos climáticos e cenários agrícolas futuros, 2011.

6.
BRITO, R.R. ; SOUSA, R. S. ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, M.J. ; RIBEIRO, V.Q. . HÍBRIDOS COMERCIAIS DE MILHO TOLERANTES AO DÉFICIT HÍDRICO. In: X L Congresso Brasileiro de E ngenharia Agrícola - CONBEA 2011, 2011, Cuiabá. X L Congresso Brasileiro de E ngenharia Agrícola. Jaboticabal, SP: SBEA, 2011.

7.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; FERREIRA, Valber Mendes ; SILVA, Cláudio Ricardo da ; AGUIAR NETTO, A. O. . CROP COEFFICIENT OF COWPEA BEAN IN PIAUI STATE, BRAZIL. In: XVIIth World Congress of the International Commission of Agricultural Engineering (CIGR), 2010, Quebec. Sustainable Biosystems through Engineering. Quebec: International Comission of Agricultural and Biosystems Engineering, 2010.

8.
VASCO, A.N. ; AGUIAR NETTO, A. O. ; MANN, R. S ; BASTOS, E. A. . IRRIGATION MANAGEMENT IN REAL TIME FOR ARUGULA CROP IN SERGIPE. In: XVIIth World Congress of the International Commission of Agricultural Engineering (CIGR), 2010, Quebec. Sustainable Biosystems through Engineering. Quebec: International Comission of Agricultural and Biosystems Engineering, 2010.

9.
BASTOS, E. A.; RAMOS, H.M.M. ; CARDOSO, Milton José ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; MAROUELLI, W.A. . PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO VERDE SOB DIFERENTES REGIMES HÍDRICOS. In: IX Congresso Latinoamericano y del Caribe e Ingeniería Agrícola e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2010, Vitória. A Engenharia Agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Jaboticabal-SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2010.

10.
BASTOS, E. A.; NASCIMENTO, F.N. ; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; CARDOSO, Milton José ; RAMOS, H.M.M. . PRODUÇÃO DE MILHO VERDE SOB DIFERENTES REGIMES HÍDRICOS. In: IX Congresso Latinoamericano y del Caribe e Ingeniería Agrícola e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2010, Vitória. A Engenharia Agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Jaboticabal-SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2010.

11.
RAMOS, H.M.M. ; BASTOS, E. A. ; NASCIMENTO, F.N. ; CARNEIRO, M.A. ; BRITO, R.R. . RENDIMENTO DE GRÃOS SECOS DE FEIJÃO ? CAUPI SOB DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO. In: IX Congresso Latinoamericano y del Caribe e Ingeniería Agrícola e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2010, Vitória. A Engenharia Agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Jaboticabal-SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2010.

12.
ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; SILVA, J.L. ; BASTOS, E. A. ; MACIEL, G.A. . DEMANDA HÍDRICA DA BRAQUIARIA EM CULTIVO SOLTEIRO E CONSORCIADO COM MILHO. In: IX Congresso Latinoamericano y del Caribe e Ingeniería Agrícola e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2010, Vitória. A Engenharia Agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Jaboticabal-SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2010.

13.
RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; BASTOS, E. A. ; FERNANDES, P. D. ; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; ANDRADE, A. C. . Coeficiente de cultura do capim Tanzânia nosTtabuleiros Litorâneos do Piauí. In: XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2009, Belo Horizonte. Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos e Energia para uma Agricultura Sustentável, 2009.

14.
FERREIRA, J. O. P. ; PAVANI, L. C. ; BASTOS, E. A. . Equação de Thornthwaite para estimativa da evapotranspiração de referênicia diária no ambiente semi-árido do vale do Gurguéia. In: XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2009, Belo Horizonte. Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos e Energia para uma Agricultura Sustentável, 2009.

15.
BASTOS, E. A.; SILVA, E.M. ; CARDOSO, Milton José ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; CARVALHO, J.F. . DESEMPENHO PRODUTIVO DE GENÓTIPOS DE SORGO SOB IRRIGAÇÃO PLENA E DEFICIÊNCIA HÍDRICA EM TERESINA, PIAUÍ. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Petrolina. Planejamento da Bacia Hidrográfica e o Desenvolvimento da Agricultura. Jaboticabal- SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2009.

16.
SILVA, E.M. ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, Milton José ; GOMIDE, R. L. ; NASCIMENTO, S.P´. . DESEMPENHO PRODUTIVO DE GENÓTIPOS DE MILHO SOB DEFICIÊNCIA HÍDRICA E IRRIGAÇÃO PLENA, EM TERESINA, PIAUÍ. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Petrolina. Planejamento da Bacia Hidrográfica e o Desenvolvimento da Agricultura. Jaboticabal- SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2009.

17.
NASCIMENTO, S.P´. ; BASTOS, E. A. ; ARAUJO, E. C. E. ; FREIRE FILHO, F. R. ; SILVA, E.M. . RESPOSTAS FISIOLÓGICA E PRODUTIVA DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI AO DÉFICIT HÍDRICO. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Petrolina. Planejamento da Bacia Hidrográfica e o Desenvolvimento da Agricultura. Jaboticabal- SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2009.

18.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; SILVA, Clescy Oliveira da . Zoneamento de aptidão climática para a videira européia no estado do Piauí. In: XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2009, Belo Horizonte. Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos e Energia para uma Agricultura Sustentável, 2009.

19.
NASCIMENTO, S.P´. ; BASTOS, E. A. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; FREIRE FILHO, F. R. ; SILVA, E.M. . RENDIMENTO DE GRÃOS DE FEIJÃO-CAUPI SOB IRRIGAÇÃO. In: Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem - CONIRD, 2008, São Mateus - ES. XVIII CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM. São Mateus: ABID, 2008. p. 1-6.

20.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; Setúbal, J. W. . Rendimento do milho híbrido BRS 1030 em função de espaçamento entre fileiras e a densidade de plantas. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 2008, Maringá-PR. 48º CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA. Maringá-PR: Sociedade Brasileira de Olericultura, 2008. p. 1-5.

21.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; MENDES, A. G. ; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; SANTOS, F. J. S. . Coeficiente de cultivo do milho nos Tabuleiros Litorâneos do Piauí. In: Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2008, Londrina-PR. XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Londrina-PR: Embrapa Milho e Sorgo/Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2008. p. 1-5.

22.
SILVA, E.M. ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, Milton José ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; TEIXEIRA, F.F ; GOMIDE, R. L. ; SILVA, A.R. . GRAIN YIELD OF MAIZE UNDER FULL IRRIGATION AND WATER DEFICIT, IN TERESINA, PIAUÍ STATE. In: CIGR ? AGRICULTURAL INTERNATIONAL CONFERENCE OF ENGINEERING XXXVII Brazilian Congress of Agricultural Engineering Brazil, 2008, Foz do Iguaçu. International Conference of Agricultural Engineering, the XXXVII Brazilian Congress of Agricultural Engineering and the International Livestock Environment Symposium-ILES VIII. Jaboticabal- SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2008.

23.
FERREIRA, Valber Mendes ; BASTOS, E. A. ; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; CARDOSO, Milton José ; MASCHIO, R ; SILVA, E.M. . COWPEA CROP COEFFICIENT IN TERESINA, PIAUÍ STATE, BRASIL. In: CIGR ? AGRICULTURAL INTERNATIONAL CONFERENCE OF ENGINEERING XXXVII Brazilian Congress of Agricultural Engineering Brazil, 2008, Foz do Iguaçu. International Conference of Agricultural Engineering, the XXXVII Brazilian Congress of Agricultural Engineering and the International Livestock Environment Symposium-ILES VIII. Jaboticabal- SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2008.

24.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; SILVA, E.M. ; NASCIMENTO, S.P´. ; GOMIDE, R. L. ; TEIXEIRA, F.F ; SILVA, A.R. . Fenotipagem de milho para tolerância à seca, em Teresina, PI. In: XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2008, Londrina-PR. XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Londrina-PR: Embrapa Milho e Sorgo/Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2008.

25.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; SILVA, E.M. ; CARVALHO, J.F. ; GOMIDE, R. L. . Maize drought phenotyping for modelling application. In: FINAL MEETIN OF THE WHOLE PLANT PHYSIOLOGY MODELING, 2008, Johnston, Iowa. FINAL MEETIN OF THE WHOLE PLANT PHYSIOLOGY MODELING: Generation Challenge Programme ( SP 1). Cultivating Plant Diversity for the Resource Poor. Johnston, IOWA EUA: PIONEER, 2008.

26.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; SILVA, E.M. ; NASCIMENTO, S.P´. ; GOMIDE, R. L. . Drought tolerance phenotyping in cereals and legumes at Teresina. In: WORKSHOP SUPPORTING EMERGENCE OR REFERENCE DROUGHT TOLERANCE PHENOTYPING CENTERS - DROUGHT PHENOTYPING NETWORK, 2008, Sete Lagoas-MG. WORKSHOP SUPPORTING EMERGENCE OR REFERENCE DROUGHT TOLERANCE PHENOTYPING CENTERS - DROUGHT PHENOTYPING NETWORK. Sete Lagoas-MG: Embrapa Milho e Sorgo:Generation Challenge Programme, 2008.

27.
BASTOS, E. A.; SILVA, Cláudio Ricardo da ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; IBIAPINA, L. M. M. . Coeficiente de cultivo da melancieira irrigada por gotejamento nos Tabuleiros Litorâneos, PI. In: XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura. Aracaju, 2007.

28.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SILVA, Cláudio Ricardo da ; AGUILA, R. M. ; SOUZA, C. F. . Coeficiente de cultivo da soja no vale do Gurguéia, PI. In: XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura. Aracaju: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2007.

29.
SILVA, Cláudio Ricardo da ; BASTOS, E. A. ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SOUZA, C. F. . Evapotranspiração horária e diária da cultura da melancia nos tabuleiros litorâneos do Piauí. In: XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura. Aracaju: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2007.

30.
MASCHIO, R ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; FERREIRA, Valber Mendes ; BASTOS, E. A. ; SILVA, Cláudio Ricardo da ; MORAIS, E. L. C. . Coeficientes de cultivo do feijão-caupi em sistemas monocultivo e consorciado com milho. In: XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura. Aracaju: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2007.

31.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, Milton José ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz . Déficite de evapotranspirção relativa e rendimento de grãos de milho no cerrado do sul maranhense. In: XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura. Aracaju: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2007.

32.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz . Épocas de semeadura para a cultura do milho no cerrado do sul maranhense. In: XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura. Aracaju: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2007.

33.
BASTOS, E. A.; FERREIRA, Valber Mendes ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; NOGUEIRA, Carlos César Pereira . Coeficiente de cultivo do feijão-caupi em Parnaíba - Piauí. In: Congresso Nacional de Feijão Caupi, 2006, Teresina. Tecnologias para o agronegócio. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2006.

34.
FERREIRA, Valber Mendes ; BASTOS, E. A. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; CAMPECHE, Luis Fernando Magno de Sousa ; SILVA, Cláudio Ricardo da ; BLANCO, Flávio Fávaro . Coeficiente de cultivo do feijão-caupi no vale do Gurguéia - Piauí. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2006, João Pessoa. XXXV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Jaboticabal: SBEA, 2006.

35.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Doses de nitrogênio e potássio para o milho nos cerrados do sudoeste piauiense (no prelo). In: Cogresso Nacional de Milho e Sorgo, 2006, Belo Horizonte. XXVI Cogresso Nacional de Milho e Sorgo, 2006.

36.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Níveis econômicos de nitrogênio e potássio no milho no município de Baixa Grande do Ribeiro, PI (no prelo). In: Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2006, Belo Horizonte. XXVI CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2006.

37.
CARDOSO, Milton José ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; ATHAYDE SOBRINHO, Cândido ; BASTOS, E. A. . Desempenho produtivo de cultivares de milho para produção de grãos, sob irrigação. In: Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, 2005, Teresina. XV CONIRD Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem e Simpósio Internacional de uso das águas subterrâneas na agricultura irrigada, 2005.

38.
CARDOSO, Milton José ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; BASTOS, E. A. . Densidade de plantas de milho e de feijão-caupi em sistemas associados sob irrigação. In: Congresso Nacional de Irrigação e drenagem, 2005, Teresina. XV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem e Simpósio Internacional de uso das águas subterrâneas na agricultura irrigada, 2005.

39.
CARDOSO, Milton José ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; BASTOS, E. A. . Rendimento de grãos de Vigna unguiculata, cultivar Tracuatea, relacionado ao espaçamento e à densidade de plantas sob irrigação. In: Congresso Nacional de Irrigação e drenagem, 2005, Teresina. Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem e Simpósio internacional de uso das águas subterrâneas na agricultura irrigada, 2005.

40.
BASTOS, E. A.. Produtividade de grãos, componentes de rendimento e eficiência de uso da água de híbridos de milho sob irrigação. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA), 2005, Porto Alegre, 2005.

41.
FIGUEIREDO JÚNIOR, Luís Gonzaga Medeiros de ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. . Avaliação de métodos de estimativa da evapotranspiração de referência na escala decendial Teresina, Piauí.. In: CONGRESO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 2005, Campinas. Campinas: SBA/UNICAMP, 2005.

42.
BASTOS, E. A.; NOGUEIRA, Carlos César Pereira ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SOUSA, V. F. . Uso da faixa molhada como critério prático para determinar o volume de água no meloeiro via gotejamento. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2004, São Pedro. XXXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. São Pedro: SBEA, 2004.

43.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Desempenho produtivo do milho sob diferentes níveis de nitrogênio e potássio, em solos do cerrado maranhense. In: Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2004, Cuiabá. Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Cuiabá: SBEA, 2004.

44.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; SILVA, Ênio Farias de França ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; MELO, Francisco de Brito ; NOGUEIRA, Carlos César Pereira ; LEAL, C. M. . Água subterrânea no semi-árido piauiense. In: Reunião Nordestina de Botânica, 2004, Petrolina. XXVII Reunião Nordestina de Botânica. Petrolina: Sociedade Brasileira de Botânica, 2004.

45.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; BARROS, A. H. ; SILVA, C. O. ; GOMES, A. A. N. . Classificação climática e regionalização do semi-árido do Estado do Piauí. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2004, São Pedro. XXXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. São Pedro: SBEA, 2004.

46.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; GOMES, A. A. N. ; SILVA, C. O. . Análise frequencial de elementos climáticos para fins de dimensionamento de sistemas de irrigação na região de Teresina, Piauí. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2004, São Pedro. XXXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. São Pedro: SBEA, 2004.

47.
CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito ; BASTOS, E. A. . Rendimento de grãos relacionado a adubação nitrogenada e a densidade de plantas na região sul maranhense. In: FERTBIO, 2004. FERTBIO 2004, 2004.

48.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; PARENTE, H. N. . Rendimento de grãos e componentes de rendimento de milho irrigado. In: Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2004, Cuiabá. Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Cuiabá: SBMS, 2004.

49.
CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito ; BASTOS, E. A. ; PEREIRA FILHO, I.A. . Rendimento de grãos de milho relacionado a níveis de fósforo e densidade de plantas em solo do cerrado piauiense. In: Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2004, Cuiabá. Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Cuiabá: CNMS, 2004.

50.
LEAL, C. M. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SILVA, Ênio Farias de França ; BASTOS, E. A. . Qualidade de água subterrânea para irrigação no semi-árido piauiense. In: Reunião Nordestina de Botânica, 2004, Petrolina. XXVII Reunião Nordestina de Botânica. Petrolina: Sociedade Brasileira de Botânica, 2004.

51.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SILVA, Ênio Farias de França ; BASTOS, E. A. . Exploração do Aqüífero Serra Grande e a redução na disponibilidade hídrica no município de Picos. In: XXVII Reunião Nordestina de Botânica, 2004, Petrolina. XXVII Reunião Nordestina de Botânica. Petrolina: Sociedade Brasileira de Botânica, 2004.

52.
CARDOSO, Milton José ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; CARVALHO, H. W. L. ; BASTOS, E. A. . Avaliação de cultivares de milho para produção de grãos secos, sob irrigação. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2004, São Pedro. XXXIII Congresso Brasileiros de Engenharia Agrícola. São Pedro: SBEA, 2004.

53.
SILVA, Ênio Farias de França ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; FRIZZONE, José Antonio ; BASTOS, E. A. . Declínio do nível freático do aquífero Serra Grande na região de Picos - PI. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2004, São Pedro-SP. XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. Jaboticabal: SBEA, 2004.

54.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Rendimento de grãos de milho em resposta ao nitrogênio e potássio, em solos do cerrado piauiense. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências do Solo - Solo: Alicerce dos sistemas de produção. Botucatu, Ilha Solteira e Jabo: UNESP, 2003.

55.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, Milton José . Lâminas de irrigação para a cultura do milho no Estado do Piauí. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2003, Goiânia. XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - Novas Fronteiras: O desafio da Engenharia Agrícola. Goiânia- GO: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola - SBEA, 2003.

56.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; FRIZZONE, José Antonio ; BASTOS, E. A. . Balanço hídrico de cultura sob irrigação. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2003, Goiânia-GO. XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - Novas Fronteiras: O desafio da Engenharia Agrícola. Goiânia-GO: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola - SBEA, 2003.

57.
BASTOS, E. A.. Lâminas de irrigação para cultura do milho no Estado do Piauí. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2003, Goiânia. XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Goiânia: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2003.

58.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, Milton José . Lâminas de irrigação para cultura do milho no Estado do Piauí. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2003, Goiânia. XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Goiânia: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2003.

59.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; MELO, Francisco de Brito ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; PEREIRA FILHO, I.A. . Rendimento de grãos seco de milho relacionado a doses de nitrogênio sob irrigação. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, 2003, Ribeirão Preto. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências do Solo. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2003.

60.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; CARVALHO, H. W. L. ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz . Comportamento produtivo de híbridos e variedades de milho sob irrigação em Neossolos Quartzarênico e Fúlvico. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2003, Goiânia. XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Goiânia: SBEA, 2003.

61.
CARDOSO, Milton José ; CARVALHO, H. W. L. ; BASTOS, E. A. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SOUZA, E. M. . Rendimento de grãos secos de cultivares de milho relacionado a estresse hídrico no sudoeste piauiense. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2003. XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Goiânia: SBEA.

62.
CARDOSO, Milton José ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; BASTOS, E. A. . Rendimento de grãos e componentes de rendimento relacionados a densidade de plantas de milho sob irrigação. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2003, Goiânia. XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Goiânia: SBEA, 2003.

63.
NOGUEIRA, Carlos César Pereira ; RIBEIRO, J.L. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. . Clones de cajueiro: Produção de castanha sob diferentes níveis de irrigação. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2003, Goiânia. XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Goiânia: SBEA, 2003.

64.
SILVA, E. F. ; SILVA, A. S. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; HERMES, L. C. ; BASTOS, E. A. ; RUFINO, M. S. M. . Características físico-químicas das águas subterrâneas do Aqüífero Serra Grande na mesorregião sudeste piauiense. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2003, Goiânia. XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Goiânia: SBEA, 2003.

65.
CARDOSO, Milton José ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; BASTOS, E. A. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; PARENTE, H. N. . Densidade de plantas e rendimento de grãos de milho, cultivar BR 3123, em regime irrigado. In: Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, 2003, Juazeiro. XIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. Juazeiro: ABIRD, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SILVA, Ênio Farias de França ; LEAL, Clarice M ; BASTOS, E. A. . Delimitações de área propícia para instalação de dessalinizadores no sudeste piauiense. In: Reunião Nordestina de Botânica, 2005, Teresina. XXVIII Reunião Nordestina de Botânica, 2005.

2.
LEAL, Clarice Maria ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SILVA, Ênio Farias de França ; BASTOS, E. A. . Qualidade da água para irrigação por aspersão na mesorregião do Sudoeste Piauiense. In: REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNICA, 2005, Teresina. XXVIII REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNICA. Teresina: UFPI, 2005.

3.
BASTOS, E. A.; NOGUEIRA, Carlos César Pereira ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SOUSA, V. F. . Coeficiente de redução para estimativa do volume de água aplicada no meloeiro via gotejamento. In: XLIX Reunião Interamericana de Horticultura Tropical, 2003, Fortaleza. XLIX Reunião Interamericana de Horticultura Tropical. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Horticultura, 2003.

4.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; PEREIRA FILHO, I.A. . Resposta do milho BR 3123 a adubação fosfatada e a densidade de plantas. In: Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2002, Florianópolis. Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2002.

5.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; CARVALHO, H. W. L. ; SANTOS, M. X. ; OLIVEIRA, A.C. . Avaliação de híbridos de milho sob condição de irrigação no Estado do Piauí. In: Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2002, Florianópolis. Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2002.

6.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SOUSA, V. F. ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; BASTOS, E. A. . Coeficientes de cultivo para melão associado a graus dias. In: 42 Congresso Nacional de Olericultura, 2002. Congresso Nacional de Olericultura, 2002.

7.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; CARVALHO, H. W. L. . Desempenho de híbridos de milho, sob irrigação, no litoral piauiense. In: Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, 2002, Uberlândia, MG. Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, 2002.

8.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; FRIZZONE, José Antonio ; CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. . Viabilidade da irrigação de feijão caupi sob risco climático e econômico. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2001, Foz do Iguaçu. XXX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2001.

9.
CARDOSO, Milton José ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. . Graus-dia na determinação do ciclo de variedades de milho. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia/Reunião Latino Americana de Agrometeorologia, 2001, Fortaleza. XXII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2001.

10.
CARDOSO, Milton José ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. . Produtividade de grãos e eficiência do uso da água em híbridos de milho, sob irrigação, em duas microrregiões do Piauí. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2001, Foz do Iguaçu. XXX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2001.

11.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; MELO, Francisco de Brito ; FROTA, A. B. . Rendimento de grãos de feijão caupi relacionados a graus-dia acumulado. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia/Reunião Latino Americana de Agrometeorologia, 2001, Fortaleza. Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, XII, 2001.

12.
CARDOSO, Milton José ; CARVALHO, H. W. L. ; SANTOS, M. X. ; LEAL, M. L. S. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. . Comportamento produtivo de híbrido de milho, sob irrigação, no Estado do Piauí. In: Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2000, Uberlândia. XXIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2000.

13.
CARDOSO, Milton José ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; MELO, Francisco de Brito ; CARVALHO, H. W. L. ; BASTOS, E. A. . Níveis de nitrogênio e da densidade de plantas em milho em solo de Tabuleiros Costeiros. In: Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 2000, Santa Maria. XXV Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 2000.

14.
MELO, Francisco de Brito ; CARDOSO, Milton José ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; ATHAYDE SOBRINHO, Cândido ; BASTOS, E. A. . Manejo de um solo Aluvial Eutrófico cultivado com caupi. I-Influência nas propriedades físicas do solo e no desenvolvimento do sistema radicular.. In: RENAC IV, 1996. RENAC IV, 1996. p. 117-117.

15.
CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; ATHAYDE SOBRINHO, Cândido ; BASTOS, E. A. . Manejo de um solo Aluvial Eutrófico cultivado com caupi. II-Produtividade de grãos e coeficiêntes de produção. In: RENAC IV, 1996. RENAC IV, 1996. p. 118-118.

16.
CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; ATHAYDE SOBRINHO, Cândido ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; BASTOS, E. A. . Doses de fósforo e densidades de plantas em caupi. I-Efeito sobre a produtividade de grãos e componentes de produção sob irrigação em solo de Tabuleiro Costeiro. In: RENAC IV, 1996. RENAC IV, 1996. p. 121-121.

17.
CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito ; BASTOS, E. A. ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; ATHAYDE SOBRINHO, Cândido ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Doses de fósforo e densidades de plantas em caupi. II-Efeito sobre a produtividade de grãos e componentes de produção sob irrigação em solo Aluvial Eutrófico.. In: RENAC IV, 1996. RENAC IV, 1996. p. 123-123.

18.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; MELO, Francisco de Brito . Análise do custo de produção de sementes de caupi, cultivar BR 14-Mulato, nas regiões de Teresina e Tabuleiros Casteiros do Piauí.. In: RENAC IV, 1996. RENAC IV, 1996. p. 113-113.

19.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Manejo de irrigação para produção de sementes de caupi nos municípios de Teresina e Parnaíba-PI. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXV, 1996, Bauru. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXV, 1996. p. 142-142.

20.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes . Uniformidade de distribuição de água em um sistema de irrigação localizada. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXV, 1996, Bauru. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXV. p. 141-141.

21.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; MELO, Francisco de Brito ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes . Determinação do teor de água em amostras de solo utilizando forno microondas. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXV, 1996, Bauru. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXV, 1996.

22.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ATHAYDE SOBRINHO, Cândido . Influência de níveis de irrigação sobre a produtividade e qualidade de frutos de melancia. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXV, 1996, Bauru. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXV, 1996. p. 140.

23.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; MELO, Francisco de Brito ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; ATHAYDE SOBRINHO, Cândido ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes . Avaliação de cultivares de miho em solos Aluvial Eutrófico e Areia Quartzosa sob irrigação. In: Congresso Nacional de Milho e Sorgo XXI, 1996, Londrina. Congresso Nacional de Milho e Sorgo XXI, 1996. p. 113-113.

24.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes . Análise do custo de produção de sementes de milho, variedade BR-473, sob irrigação, na região dos Tabuleiros Costeiros do Piauí.. In: Congresso Nacional de Milho e Sorgo XXI, 1996, Londrina. Congresso Nacional de Milho e Sorgo XXI, 1996. p. 328-328.

25.
AGUIAR NETTO, A. O. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. . Programa computacional para análise hidráulica de linhas de sistemas de irrigação pivô central. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXV, 1996, Bauru. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola XXV, 1996. p. 102.

26.
BASTOS, E. A.; LUNARDI, D. M. C. . Evapotranspiração Máxima da cultura da alface (Lactuca sativa L.). In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 1995, Campina Grande. Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Campina Grande, 1995. p. 115-115.

27.
LUNARDI, D. M. C. ; BASTOS, E. A. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Determinação dos Coeficiêntes de cultura da alface (Lactuca sativa L.). In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia IX, 1995, Campina Grande. Congresso Brasileiro de Agrometeorologia IX, 1995. p. 105-105.

28.
BASTOS, E. A.; LUNARDI, D. M. C. ; AGUIAR NETTO, A. O. . Correlação entre coeficiente de cultura da alface (Lactuc satia L.) e índices fisiológicos da análise de crescimento.. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia IX, 1995, Campina Grande. Congresso Brasileiro de Agrometeorologia IX, 1995. p. 159-159.

29.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; AGUIAR NETTO, A. O. ; BASTOS, E. A. . Programa computacional de hidráulica de tabulações para irrigação localizada e aspersão com fluxo constante. In: Congresso Nacional de Irrigação e drenagem, 1994, Salvador-BA. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola X, 1994.

30.
BASTOS, E. A.; SALVIANO, A. A. C. . Cultivo convencional com e sem adubação Verde num Latossolo Vermelho Amarelo. In: Congresso de Ciência do Solo XXIII, 1991, Porto Alegre. Congresso de Ciência do Solo XXIII, 1991.

Artigos aceitos para publicação
1.
VASCO, A.N. ; AGUIAR NETTO, A. O. ; MANN, R. S ; BASTOS, E. A. . Irrigation management in real time for arugula crop in Sergipe.. Journal of Agricultural Science and Technology, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
BASTOS, E. A.; BRITO, R.R. ; CARDOSO, M. J. ; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; CARNEIRO, M.A. ; GUIMARÃES, P.E.O . Hibridos elite de milho tolerantes a deficiência hídrica e a altas temperaturas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BASTOS, E. A.. Caracterização e uso racional de recursos hídricos na região Meio-Norte do Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SILVA, Cláudio Ricardo da ; AGUILA, R. M. ; CARDOSO, Milton José ; CAMPECHE, Luis Fernando Magno de Sousa . Coeficiente de cultivo da soja no Vale do Gurguéia, PI. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BASTOS, E. A.; SILVA, Cláudio Ricardo da ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; IBIAPINA, L. M. M. . Coeficiente de cultivo da melancieira irrigada por gotejamento nos Tabuleiros Litorâneos, PI. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, Cláudio Ricardo da ; BASTOS, E. A. ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SOUZA, C. F. . Evapotranspiração horária e diária da cultura da melancieira nos Tabuleiros Litorâneos do Piauí. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; BASTOS, E. A. ; MELO, Francisco de Brito ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz . Demanda hídrica da mamoneira em sistema monocultivo e consorciado com feijão-caupi. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2009 (Comunicado Técnico).

2.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes . Boletim agrometeorológico de 2007 para o município de Parnaíba, Piauí. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2009 (Série Documentos).

3.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, A. S. . Boletim agrometeorológico de 2007 para o município de Teresina, Piauí. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2008 (Série Documentos).

4.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, A. S. . Boletim agrometeorológico do ano de 2006 para o município de Teresina, PI. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2007 (Documentos).

5.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes . Boletim agrometeorológico do ano de 2006 para o município de Parnaíba, PI. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2007 (Documentos).

6.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; SILVA, C. O. . Zoneamento de risco climático para a cultura da soja no Estado do Piaupi. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2007 (Documentos).

7.
ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; BASTOS, E. A. ; MASCHIO, R ; SILVA, E.M. . Determinação da curva de retenção de água no solo em laboratório. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2007 (Folder).

8.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; SILVA, E.M. ; MASCHIO, R . Instalação de tubos de acesso de sonda de capacitância. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2007 (Folder).

9.
ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; BASTOS, E. A. ; DAMASCENO, Lisânea Mycheline Oliveira ; GHEYI, H.R. ; MELO, Francisco de Brito ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz . Reúso de águas residuárias tratadas na irrigação. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2007 (Folder).

10.
ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; BASTOS, E. A. ; FERREIRA, Valber Mendes ; MENDES, A. G. . Estações agrometeorológicas automáticas. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2007 (Folder).

11.
ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ATHAYDE SOBRINHO, Cândido ; BASTOS, E. A. ; MELO, Francisco de Brito ; CARDOSO, Milton José ; SILVA, P.H.S ; DUARTE, R.L.R . Melancia: boas práticas de cultivo. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2007 (Folder).

12.
ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; BASTOS, E. A. ; LEAL, Clarice Maria ; SILVA, E.F.F. ; FRANCO, Luís José Duarte . Calibração de sonda multiparâmetros para estudos de qualidade de água.. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2007 (Folder).

13.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, A. S. . Boletim agrometeorológico do ano de 2005 para o município de Teresina, PI. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2006 (Documentos).

14.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes . Boletim agrometeorológico de 2005 para o município de Parnaíba, PI. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2006 (Documentos).

15.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; DAMASCENO, Lisânea Mycheline Oliveira ; BASTOS, E. A. ; FRANCO, Luís José Duarte ; LEAL, Clarice Maria . Qualidade da água do Rio Poty para irrigação em Teresina, PI. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2005 (Comunicado Técnico).

16.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SOUSA, V. F. . Manejo de Irrigação. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2005 (Documentos).

17.
COELHO, E. F. ; COELHO FILHO, M. A. ; BASTOS, E. A. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Instruções Básicas para Instalação e Operação de TDR 100. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2005 (Documentos).

18.
BASTOS, E. A.; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; MEDEIROS, Raimundo Mainar de . Boletim Agrometeorológico do Ano de 2004, para o município de Parnaíba, PI. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2005 (Documentos).

19.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; BASTOS, E. A. ; SILVA, Cláudio Ricardo da . Seleção de Métodos e Avaliação do Desempenho de Sistemas de Irrigação Pressurizados. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2005 (Documentos).

20.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito ; RIBEIRO, Valdenir Queiroz ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Produtividade de grãos de milho sob diferentes doses de nitrogênio e potássio em solos de cerrado do sudoeste piauiense. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2005 (Documentos).

21.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SILVA, E. F. ; LEAL, Clarice Maria ; BASTOS, E. A. . Delimitação de área para instalação de dessalinizadores no sudeste piauiense. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2005 (Comunicado Técnico).

22.
BASTOS, E. A.; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; MEDEIROS, Raimundo Mainar de . Boletim Agrometeorológico do ano de 2003 para o município de Parnaíba, Piauí. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2004 (Documentos 99).

23.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; MEDEIROS, Raimundo Mainar de . Boletim Agrometeorológico do ano de 2003 para o município de Teresina, PI. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2004 (Documentos 100).

24.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; MEDEIROS, Raimundo Mainar de . Boletim agrometeorológico do ano de 2004 para o município de Teresina, PI. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2004 (Documentos 111).

25.
MELO, Francisco de Brito ; CAVALCANTE, A. C. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. . Levantamento detalhado dos solos da área da Embrapa Meio-Norte/UEP Parnaíba. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2004 (Série Documentos).

26.
BASTOS, E. A.; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; MEDEIROS, Raimundo Mainar de . Boletim Agrometeorológico de 2002 para o Município de Parnaíba, PI. Teresina: EMBRAPA, 2003 (Série Documentos).

27.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; MEDEIROS, Raimundo Mainar de . Boletim Agrometeorológico do Ano de 2002 para o Município de Teresina, PI. Tersina: EMBRAPA, 2003 (Série Documentos).

28.
BASTOS, E. A.; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; MEDEIROS, Raimundo Mainar de . Boletim agrometeorológico de 2001 para o município de Parnaíba-PI. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2002 (Documentos 67).

29.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; MEDEIROS, Raimundo Mainar de . Boletim agrometeorológico de 2001 para o município de Teresina-PI. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2002 (Documentos 66).

30.
ANDRADE JÚNIOR, A. S. ; BASTOS, E. A. . Metodologia para simulação de elementos climáticos em planilha eletrônica. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2002 (Documentos).

31.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; MEDEIROS, Raimundo Mainar de . Boletim Agrometeorológico do ano de 2000 para o município de Teresina, PI. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2001 (DOCUMENTOS 60).

32.
BASTOS, E. A.; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; MEDEIROS, Raimundo Mainar de . Boletim agrometeorológico do ano de 2000 para o município de Parnaíba,PI. Teresina-PI: Embrapa Meio-Norte, 2001 (DOCUMENTOS 61).

33.
BASTOS, E. A.; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Dados Agrometeorológicos para o município de Parnaíba, PI (1990-1999). Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2000 (DOCUMENTOS 46).

34.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Dados meteorológicos para o município de Teresina, PI (1980-1999). Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2000 (DOCUMENTOS 47).

35.
BASTOS, E. A.; FOLEGATTI, M. V. ; FARIA, R. T. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; CARDOSO, Milton José . Modelagem em feijão caupi (Vigna unguiculata L. Walp.). Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2000 (DOCUMENTOS 48).

36.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. . Precipitação pluviométrica provável em municípios do cerrado piauiense. Teresina: EMBRAPA/CPAMN, 1997 (DOCUMENTOS 25).

37.
BASTOS, E. A.; SOUSA, V. F. ; AGUIAR NETTO, A. O. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SOUSA, A. P. ; DANTAS NETO, J. . Manejo de irrigação através do balanço de água no solo. Teresina: EMBRAPA/CPAMN, 1997 (DOCUMENTOS 25).

38.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; AGUIAR NETTO, A. O. ; BASTOS, E. A. . Programa para dimensionamento de sistemas de irrigação pivô central. TERESINA: EMBRAPA/CPAMN, 1996 (DOCUMENTOS 17).

39.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. . Recomendações técnicas para o uso de tensiômetros de mercúrio.. TERESINA: EMBRAPA/CPAMN, 1995 (DOCUMENTOS 15).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; SOUSA, V. F. ; DUARTE, S. N. ; FOLEGATTI, M. V. . POROSITY: Programa para determinação da porosidade drenável. 1999.

2.
BASTOS, E. A.. DIMPIVO- Dimensionamento de sistemas de irrigação pivô central, versão 2.0. 1998.

3.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; AGUIAR NETTO, A. O. ; BASTOS, E. A. . DIMPIVO - Dimensionamento de sistemas de irrigação pivô central, versão 1.0. 1996.

4.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; AGUIAR NETTO, A. O. ; BASTOS, E. A. . PHT- Programa de Hidráulica de Tubulações. 1994.

Trabalhos técnicos
1.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. . Manejo de fertirrigação por gotejamento na cultura da melancia. 2004.

2.
SANTOS, F. J. S. ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; BASTOS, E. A. . Sistemas de irrigação localizada acionados por energia eólica. 2004.

3.
SANTOS, F. J. S. ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; BASTOS, E. A. . Programa de racionalização da água de irrigação aos produtores de melancia do Meio-Norte. 2004.

4.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; NOGUEIRA, Carlos César Pereira ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes . Demanda hídrica das culturas para manejo de irrigação. 2003.

5.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SANTOS, F. J. S. ; NOGUEIRA, Carlos César Pereira . Demanda hídrica das culturas visando ao uso racional da água de irrigação no Vale do Gurguéia, Piauí. 2003.

6.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; SOUSA, V. F. . Caracterização e uso racional de recursos hídricos na região Meio-Norte do Brasil. 2003.

7.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; SOUSA, V. F. . Monitoramento climático para manejo de irrigação em tempo real. 2003.

8.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; SOUSA, V. F. ; SILVA, Ênio Farias de França . Avaliação e monitoramento da qualidade de água no Vale do Rio Gurguéia, Piauí. 2003.

9.
RODRIGUES, Braz Henrique Nunes ; BASTOS, E. A. ; NOGUEIRA, Carlos César Pereira . Níveis de água para o cultivo do coqueiro na região Meio-Norte do Brasil. 2003.

10.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SILVA, Ênio Farias de França ; BASTOS, E. A. . Diagnóstico qualitativo das águas superficiais e subterrâneas dos municípios de Acauã e Guaribas-PI. 2003.

11.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito . Níveis de nitrogêno e fósforo e densidade de plantas de milho sob regime de sequeiro e irrigado. 2003.

12.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; CARDOSO, Milton José . Calibração do modelo cropgro-cowpea para simulação do crescimento e desenvovimento do feijão caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) na mesorregião do Sudeste Piauiense. 2002.

13.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; SILVA, Ênio Farias de França . Avaliação e monitoramento da qualidade de água no Vale do Rio Gurguéia, Piauí. 2002.

14.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Introdução e avaliação de cultivares de milho em regime de sequeiro e irrigado. 2002.

15.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, Milton José ; MELO, Francisco de Brito . Níveis de nitrogênio e potássio para o cultivo do milho em solos do cerrado do Meio-Norte do Brasil. 2001.

16.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; MELO, Francisco de Brito . Introdução e avaliação de cultivares de milho para o Piauí. 1997.

17.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; MELO, Francisco de Brito . Níveis de fósforo associado a densidade de plantas de caupi em regime de sequeiro e irrigado. 1997.

18.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. ; RODRIGUES, Braz Henrique Nunes . Manejo da irrigação na cultura da melancia em solos arenosos da região Meio-Norte do Brasil. 1997.

19.
CARDOSO, Milton José ; BASTOS, E. A. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Influência de níveis de irrigação sobre o crescimento e produtividade de grãos verdes e secos de feijão caupi. 1997.


Demais tipos de produção técnica
1.
BASTOS, E. A.. Atualização em manejo de solo e água. 2008. .

2.
BASTOS, E. A.. Evapotranspiração: Segmento da disciplina Clima e Agricultura - Mestrado em Agronomia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BASTOS, E. A.. Evapotranspiração: Segmento da disciplina Clima e Agricultura - Mestrado em Agronomia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Irrigação na produção do feijão-caupi - ministrado durante o Congresso Nacional de Caupi - CONAC. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
RESENDE, M. ; ALBUQUERQUE, P. E. P. ; BASTOS, E. A. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de . Programa de transferência de tecnologia para o uso racional da água em Distritos de Irrigação nos Estados do Piauí e Maranhão. 2006. .

6.
BASTOS, E. A.. Evapotranspiração: Segmento da disciplina Clima e Agricultura - Mestrado em Agronomia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BASTOS, E. A.. Evapotranspiração: Segmento da disciplina Clima e Agricultura - Mestrado em Agronomia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
BASTOS, E. A.. Evapotranspiração: Segmento da disciplina Clima e Agricultura - Mestrado em Agronomia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
BASTOS, E. A.. I Curso de Manejo de irrigação e fertirrigação. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
BASTOS, E. A.. II Curso de Irrigação e fertirrigação. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ANDRADE JÚNIOR, A.S.; BASTOS, E.A.; MOURA, M. S. B.. Participação em banca de Dônavan Holanda Noleto. Coeficiente de cultura e demanda hídrica da cana-de-açúcar na microrregião de Teresina, Piauí. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

2.
ANDRADE JÚNIOR, A.S.; BASTOS, E.A.; SILVA, E. M.; SILVA JUNIOR, G. B.. Participação em banca de Marcelo Simeão. Crescimento e produtividade de grãos de soja sob déficit hídrico no solo. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas) - Universidade Federal do Piauí.

3.
ANDRADE JÚNIOR, A.S.; LIMA, C. J. G. S.; BASTOS, E.A.; SILVA, E.M.. Participação em banca de Aureliano de Albuquerque Ribeiro. Comparação entre dados meteorológicos obtidos por estações convencionais e automáticas e estimativa da evapotranspiração de referência no estado do Piaupi. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas) - Universidade Federal do Piauí.

4.
SILVA, K. J. D.; BASTOS, E. A.; PINHEIRO, J. B.; LOPES, A. C. A.. Participação em banca de Camila Campêlo de Sousa. Seleção recorrente para obtenção de progênies de feijão-caupi tolerantes ao déficit hídrico. 2013. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal do Piauí.

5.
SALVIANO, A. A. C.; MOUSINHO, F. E. P.; VELOSO, M. E. C.; BASTOS, E. A.. Participação em banca de Agenor Francisco Rocha Júnior. Função de resposta e análise econômica do meloeiro sob diferentes lâminas de água e doses de nitrogênio, em Teresina-PI. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí.

6.
ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de; VIANA, T. V. A.; BASTOS, E. A.. Participação em banca de Eduardo Magno Pereira da Silva. Determinação do coeficiente de cultura da melancia, em solo sob palhada e preparo convencional, na microrregião de Teresina, Piauí. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

7.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, M.J.; SUARES, P. R. D. M.; VELOSO, M. E. C.. Participação em banca de Ricardo Silva de Sousa. Fenotipagem em milho para identificação de genótipos tolerantes à deficiência hídrica. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí.

8.
ROCHA, M. M.; BASTOS, E. A.; SILVA, K. J. D.; PINHEIRO, J. B.. Participação em banca de Erina Vitório Rodrigues. Obtenção de população base em programa de seleção recorrente para tolerância ao déficit hídrico em feijão-caupi. 2012. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal do Piauí.

9.
BASTOS, E. A.; CARDOSO, M. J.; MOUSINHO, F.E.P.. Participação em banca de Fábio Nunes do Nascimento. Características agronômicas do milho verde sob diferentes regimes hídricos. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí.

10.
DUARTE, S. N.; BASTOS, E. A.; MIRANDA, J.H.. Participação em banca de Everaldo Moreira da Silva. Manejo da fertirrigação em ambiente protegido visando o controle da salinidade do solo para a cultura da beringela. 2011. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

11.
BASTOS, E. A.; ANDRADE JÚNIOR, A. S.; CARDOSO, M. J.; MOUSINHO, F.E.P.. Participação em banca de Herbert Moraes Moreira Ramos. Características produtivas, fisiológicas e econômicas do feijão-caupí para grãos verdes sob diferentes regimes hídricos. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí.

12.
ANDRADE JÚNIOR, A.S.; BASTOS, E. A.; LIMA, M.G.. Participação em banca de Simone Raquel Mendes de Oliveira. Determinação de parâmetros para estimativa do risco climático no consórcio algodão herbáceo e feijão-caupí. 2010. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí.

13.
BASTOS, E. A.; GOMIDE, R. L.; FREIRE FILHO, F. R.; MOUSINHO, F.E.P.. Participação em banca de Sebastião Pereira do Nascimento. Efeito do déficit hídrico em feijão-caupi para identificação de genótipos com tolerância à seca. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí.

14.
NASCIMENTO, M.P.S.C.B; BASTOS, E. A.; OLIVEIRA, M.E.. Participação em banca de Francisco das Chagas Monteiro. PRODUTIVIDADE DE MATÉRIA SECA, ESTRUTURA E COMPOSIÇÃO QUÍMICO-BROMATOLÓGICA DE ESTILOSANTES CAMPO-GRANDE SOB DIFERENTES TEORES DE ÁGUA NO SOLO.. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal do Piauí.

15.
AGUIAR NETTO, A. O.; BASTOS, E. A.; PINTO, J. E. S. S.. Participação em banca de Jorge Luiz Sotero de Santana. Precipitação da vazão na sub-bacia hidrográfica do rio Jacaré (Poço Redondo-SE) e suas relações ambientais e antrópicas. 2006. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe.

16.
VIANA, T. V. A.; BASTOS, E. A.; SOUSA, V. F.. Participação em banca de Inez Gifone Maia Sales. Doses de potássio via fertirrigação por gotejamento superficial e subsuperficial no meloeiro (Cucumis melo L.) em ambiente protegido. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Teses de doutorado
1.
ANDRADE JÚNIOR, A.S.; BASTOS, E. A.; RODRIGUES, B. H. N.; ALCANTARA NETO, F.; CASTRO JUNIOR, W. L.. Participação em banca de Fábio Nunes do Nascimento. Rendimento e qualidade da cana-de-açúcar sob doses de N e K2O via solo e fertirrigação por gotejamento subsuperficial. 2017. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí.

2.
SILVA, E. F. F.; BASTOS, E. A.; TABOSA, J. N.; PEDROSA, E. M. R.; MEDEIROS, P. R. F.. Participação em banca de José Francisco de Carvalho. DINAMICA DE SAIS EM CULTIVO ROTACIONADO DE FEIJÃO-C AUPI E MILHO VERDE IRRIGADO COM ÁGUA SALINA. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
FERNANDES, P. D.; GHEYI, H. R.; BASTOS, E. A.; ANDRADE, A. P.; ANDRADE, A. C.; DANTAS NETO, J.. Participação em banca de Braz Henrique Nunes Rodrigues. Morfogênese, produção, composição bromatológica e demanda hídrica do capim Tanzânia em Tabuleiros Costeiros do Piauí. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOUSINHO, F.E.P.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de; BASTOS, E. A.. Participação em banca de MICHEL ALVES BARROS.EQUAÇÕES EMPÍRICAS PARA A ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA DIÁRIA EM ÁREAS IRRIGADAS DO ESTADO DO PIAUÍ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Piauí.

2.
MOUSINHO, F.E.P.; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de; BASTOS, E. A.. Participação em banca de Rafael Maschio.FUNÇÕES DE PEDOTRANSFERÊNCIA PARA ESTIMATIVA DA CAPACIDADE DE CAMPO E PONTO DE MURCHA PERMANENTE EM SOLOS IRRIGADOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí.

3.
MOUSINHO, F.E.P.; BASTOS, E. A.; NASCIMENTO, S.P´.. Participação em banca de Everaldo Moreira da Silva.DESEMPENHO PRODUTIVO DE GENÓTIPOS DE MILHO SOB IRRIGAÇÃO PLENA E DEFICIÊNCIA HÍDRICA EM TERESINA ? PI. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Piauí.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA. Híbridos elite de milho tolerantes a deficiência hídrica e a altas temperaturas. 2011. (Congresso).

2.
XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. COEFICIENTE DE CULTURA DO CAPIM TANZÂNIA NOS TABULEIROS LITORÂNEOS DO PIAUÍ. 2009. (Congresso).

3.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. DESEMPENHO PRODUTIVO DE GENÓTIPOS DE SORGO SOB IRRIGAÇÃO PLENA E DEFICIÊNCIA HÍDRICA EM TERESINA, PIAUÍ. 2009. (Congresso).

4.
CIGR ? AGRICULTURAL INTERNATIONAL CONFERENCE OF ENGINEERING XXXVII Brazilian Congress of Agricultural Engineering Brazil. GRAIN YIELD OF MAIZE UNDER FULL IRRIGATION AND WATER DEFICIT, IN TERESINA, PIAUÍ STATE. 2008. (Congresso).

5.
I Congresso Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis. 2007. (Congresso).

6.
XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Coeficiente de cultivo da melancieira irrigada por gotejamento nos Tabuleiros Litorâneos, PI. 2007. (Congresso).

7.
Congresso Nacional de Feijão-caupi. Congresso Nacional de Feijão-caupi. 2006. (Congresso).

8.
XXXV CONBEA. XXXV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. 2006. (Congresso).

9.
. XV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. 2005. (Congresso).

10.
XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. 2004. (Congresso).

11.
A Engenharia Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável. XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. 2002. (Congresso).

12.
CONBEA 2000: Construindo a Engenharia Agrícola do futuro. XXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. 2000. (Congresso).

13.
I Workshop de Fertirrigação.Workshop de fertirrigação. 1999. (Outra).

14.
X Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. X Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, V. F. ; ANDRADE JÚNIOR, Aderson Soares de ; BASTOS, E. A. . XV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem - CONIRD. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Arthur Gonçalves Coutinho. Desempenho agronômico do feijão-caupi sob diferentes populações de plantas com e sem inoculação. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí. (Orientador).

2.
MANOEL DE JESUS NUNES DA COSTA JUNIOR. DESEMPENHO AGRONÔMICO DO FEIJÃO-CAUPI SOB DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E ESPAÇAMENTOS ENTRE FILEIRAS EM TERESINA, PIAUÍ. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Erina Vitório Rodrigues. Obtenção de população base em programa de seleção recorrente para tolerância ao déficit hídrico em feijão-caupi. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal do Piauí. (Coorientador).

4.
Eddie Leal da Costa Morais. Coeficientes de cultura do feijão-caupi em solos sob preparo convencional e sob palhada. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

5.
MARCUS WILLAME LOPES CARVALHO. DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE CULTURA DA MELANCIA SEM SEMENTE, EM SOLO SOB PALHADA, NA MICRORREGIÃO DE TERESINA. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Camila Campelo de Sousa. Seleção recorrente para obtenção de progenes de feijão-caupi tolerantes a seca. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

7.
Maurício Castelo Branco Santana. Identificação de genótipos de sorgo tolerantes ao déficit hídrico em Teresina, Piauí.. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí. (Orientador).

8.
Herbert Moraes Moreira Ramos. ESTRATÉGIAS ÓTIMAS DE IRRIGAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE FEIJÃO VERDE. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí. (Orientador).

9.
Fábio Nunes do Nascimento. ESTRATÉGIAS ÓTIMAS DE IRRIGAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE MILHO VERDE. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Marinete Martins de Sousa Monteiro. Desempenho produivo de feijão-caupi sob diferentes densidades de plantas e regimes hídricos em plantio convencional e plantio direto. Início: 2016. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
José Orlando Piauilino Ferreira. Coeficientes de cultivo da melancia no Vale do Gurguéia. Início: 2008. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Faculdade de Ciências Agronômicas. (Coorientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Everaldo Moreira da Silva. Desempenho produtivo de genótipos de milho sob irrigação plena e deficiência hídrica em Teresina-PI. Início: 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Ramilos Rogrigues de Brito. Avaliação de tolerância a seca em híbridos de milho. Início: 2009. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Piauí. (Orientador).

2.
Márcio Alves Carneiro. Avaliação de tolerância a seca em híbridos de milho. Início: 2009. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Piauí. (Orientador).

3.
Mauro Alves Barbosa. Fenotipagem de leguminosa e gramíneas para tolerância à seca. Início: 2008. Orientação de outra natureza. Embrapa Meio-Norte. (Orientador).

4.
Ana Paula Silva de Almeida. Fenotipagem de leguminosa e gramíneas para tolerância à seca. Início: 2008. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Piauí. (Orientador).

5.
Francisco Kleiton Santos Conceição. Fenotipagem de leguminosa e gramíneas para tolerância à seca. Início: 2008. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Piauí. (Orientador).

6.
Everaldo Moreira da Silva. Fenotipagem de leguminosa e gramíneas para tolerância à seca. Início: 2008. Orientação de outra natureza. Embrapa Meio-Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
MANOEL DE JESUS NUNES DA COSTA JUNIOR. DESEMPENHO AGRONÔMICO DO FEIJÃO-CAUPI SOB DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E ESPAÇAMENTOS ENTRE FILEIRAS. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edson Alves Bastos.

2.
MARCUS WILLAME LOPES CARVALHO. COMPARAÇÃO DE DADOS METEOROLÓGICOS OBTIDOS POR ESTAÇÃO CONVENCIONAL E AUTOMÁTICA EM TERESINA-PI. 2014. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edson Alves Bastos.

3.
Maurício Castelo Branco Santana. Desempenho produtivo de híbridos comerciais de sorgo granífero sob deficiência hídrica. 2013. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí, . Orientador: Edson Alves Bastos.

4.
Camila Campêlo de Sousa. Seleção recorrente para obtenção de progênies de feijão-caupi tolerantes ao déficit hídrico. 2013. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Edson Alves Bastos.

5.
Fábio Nunes do Nascimento. Características agronômicas do milho verde sob diferentes regimes hídricos. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí, . Orientador: Edson Alves Bastos.

6.
Ricardo Silva de Sousa. Fenotipagem em milho para identificação de genótipos tolerantes à deficiência hídrica. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edson Alves Bastos.

7.
Erina Vitório Rodrigues. Obtenção de população base em programa de seleção recorrente para tolerância ao déficit hídrico em feijão-caupi. 2012. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Edson Alves Bastos.

8.
Herbert Moraes Moreira Ramos. Características produtivas, fisiológicas e econômicas do feijão-caupi para grãos verdes sob diferentes regimes hídricos. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí, . Orientador: Edson Alves Bastos.

9.
Sebastião Pereira do Nascimento. EFEITO DO DÉFICIT HÍDRICO EM FEIJÃO-CAUPI PARA IDENTIFICAÇÃO DE GENÓTIPOS COM TOLERÂNCIA À SECA. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edson Alves Bastos.

Tese de doutorado
1.
Marinete Martins de Sousa Monteiro. Desempenho produtivo e fisiológico de feijão-caupi sob diferentes densidades de plantas e regimes hídricos em sistemas de plantio convencional e direto. 2018. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edson Alves Bastos.

Iniciação científica
1.
Antônio Guaraná Mendes. Demanda hídrica das culturas para manejo de irrigação no Estado do Piauí.. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Orientador: Edson Alves Bastos.

2.
Kaline Sousa Albuquerque. Introdução e avaliação de cultivares de milho em solos de tabuleiros costeiros do Meio Norte do Brasil. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Edson Alves Bastos.

3.
Fernanda Maria de Oliveira. Determinação de lâmina de irrigação em clones de caju em solos de Tabuleiros Costeiros do Meio Norte do Brasil. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Edson Alves Bastos.

Orientações de outra natureza
1.
Ramilos Rogrigues de Brito. Fenotipagem de gramíneas para tolerância a seca. 2009. Orientação de outra natureza. (Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Edson Alves Bastos.

2.
Márcio Alves Carneiro. Fenotipagem de gramíneas para tolerância a seca. 2009. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Edson Alves Bastos.

3.
Mauro Alves Barbosa. Fenotipagem de gramíneas para tolerância a seca. 2008. Orientação de outra natureza. (Técnico em Agropecuária) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Edson Alves Bastos.

4.
Antônio de Barros Sousa. Fenotipagem de gramíneas e leguminosas para tolerância à seca. 2007. Orientação de outra natureza. (Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Edson Alves Bastos.

5.
Antônio de Barros Sousa. Fenotipagem de gramíneas e leguminosas com tolerância à seca. 2006. Orientação de outra natureza. (Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Piauí, Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento. Orientador: Edson Alves Bastos.

6.
Clériston Régis Pereira. Demanda hídrica das culturas para manejo de irrigação no Estado do Piauí.. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Faculdade de Ciências Agronômicas de Araripina. Orientador: Edson Alves Bastos.

7.
Marcus Vinícius Palha Lopes. Demanda hídrica das culturas para manejo de irrigação no Estado do Piauí.. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Edson Alves Bastos.

8.
Valber Mendes Ferreira. Demanda hídrica das culturas visando ao uso racional da água de irrigação no Vale do Gurguéia. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edson Alves Bastos.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
RAMOS, HERBERT M. M.2014RAMOS, HERBERT M. M. ; BASTOS, EDSON A. ; CARDOSO, MILTON J. ; RIBEIRO, VALDENIR Q. ; NASCIMENTO, FÁBIO N. DO . Produtividade de grãos verdes do feijão-caupi sob diferentes regimes hídricos. Engenharia Agrícola (Impresso), v. 34, p. 683-694, 2014.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 17:58:17