Ceris Salete Ribas da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9910846444851546
  • Última atualização do currículo em 25/02/2016


Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (1982), mestrado em Educação - Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG (1995) e doutorado em Educação - Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG (2003). Atualmente é professor adjunto aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, formação de professores, políticas educacionais, ensino e aprendizagem e livros didáticos e alfabetização. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ceris Salete Ribas da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Ceris Salete Ribas

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Av. Antonio Carlos,6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34995333
Fax: (31) 34995330
URL da Homepage: www.fae.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2003
Doutorado em Educação.
Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG, FAE-UFMG, Brasil.
Título: As repercussões na prática docente dos novos livros didáticos de Alfabetização, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos.
Palavras-chave: livros didáticos e alfabetização; políticas educacionais; ensino e aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1992 - 1995
Mestrado em Educação.
Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG, FAE-UFMG, Brasil.
Título: As condições de construção do saber pedagógico no contexto escolar,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Magda Soares.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: alfabetização e letramento; formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1980 - 1983
Graduação em Serviço Social.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1980 - 1982
Graduação em Pedagogia.
Instituto de Educação de Minas Gerais, IEMG, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Alfabetização e letramento.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientando de pós-doutoramento


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Dedicação Exclusiva, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora das disciplinas de Didática, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia e de Didática dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais.

Atividades

01/2006 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora e formadora dos cursos de formação continuada Pró-letramento realizados nos estados do Ceará e Paraíba, com ênfase nas áreas de alfabetização e letramento, desenvolvidos com subsídios da SEB do Ministério da Educação..
01/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Setor de Publicações do CEALE..
10/2005 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Vice-diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita -CEALE..
07/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial da Coleção "Educação e Linguagem" publicada pela editora Autêntica (MG) e pelo Ceale..
01/2005 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Membro da equipe do Ceale que coordena a Rede Nacional de Formação de Professores, promovida pelo Ministério da Educação.
2005 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Vice-diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE).
2005 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso de formação à distância Pró-letramento, patrocinado pela Secretaria Nacional de Educação do MEC.
2005 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Sub-coordenadora do projeto de formação continuada de professores FormaVale realizado pelo Ceale no Vale do Jequitinhonha(MG), em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da UFMG..
03/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Representante da Faculdade de Educação no Colegiado de Educação Física da UFMG.
03/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Representante-suplente de Professores Adjuntos na Congregação da Faculdade Educação da UFMG.
5/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE, Faculdade de Educação.

03/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial da coleção.
1997 - Atual
Ensino, Licenciatura e Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática de Licenciatura, Didática de Jovens e Adultos
07/2004 - 07/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Câmara Departamental do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação da UFMG.
02/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Membro da equipe de coordenação do Projeto de Formação Continuada " Ciclo Inicial de Alfabetização", promovido pela Secretaria de Educação Estadual de Minas Gerais, em parceria com o Ceale..
01/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Técnica do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD-2007) do Ministério da Educação, desenvolvendo a função de "coordenadora regional" da avaliação de livros de alfabetização..
08/2004 - 12/2005
Ensino, Normal Superior- Veredas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutor do curso Veredas ministrado pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com a Faculdade de Educação da UFMG
09/2005 - 10/2005
Ensino, Clínica Médica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior
03/2003 - 07/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Técnicas e Ensino no Colegiado de Licenciatura da Faculdade de Educação.
08/2003 - 12/2003
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior
08/2003 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, .

Serviço realizado
Elaboração de Proposta Currícular para Ciclo Inicial de Alfabetização da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.
1998 - 2003
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Sub-coordenação de área do Programa Nacional de Avaliação de Livros Didáticos de Alfabetização (PNLD), realizado pelo CEALE em 1998, 200e 2003.
7/2001 - 6/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE, Faculdade de Educação.

Linhas de pesquisa
Alfabetização e letramento
1/1998 - 12/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Centro de Alfabetização Leitura e Escrita.

10/1997 - 12/2000
Direção e administração, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE, .

Cargo ou função
diretora do órgão complementar.

Pós Graduação da Faculdade de educação da UFMG, PÓS DA FAE-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Profesor Adjunto/associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, SMED, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações
Atuou como professora e coordenadora pedagógica de classes de alfabetização de turmas iniciais do Ensino Fundamental. No ano de 1997 assumiu a direção do Centro de Formação de Professores (CAPES) da Rede Municipal de Belo Horizonte.



Linhas de pesquisa


1.
Leitura de professores; Llinguagem e educação; Ensino e Aprendizagem

Objetivo: Investigar as práticas de leitura de professores de textos oficiais, elaborados por órgãos governamentais, com o objetivo de implantar novas políticas educacionais e promover a formação continuada..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Palavras-chave: Leitura de professores; políticas educacionais; Formação continuada de professores.
2.
Alfabetização e letramento

Objetivo: Investigar as mudanças advindas do campo acadêmico para as propostas das práticas escolares de ensino da leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Alfabetização.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Letramento.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Palavras-chave: alfabetização e letramento; formação de professores.
3.
Livros didáticos de Alfabetização e Políticas Educacionais

Objetivo: Investigar as práticas de alfabetização, por meio da análise dos critérios de escolha e as formas de uso dos livros didáticos, adotados no contexto do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD. Investigar a evolução dos critérios de avaliação de livros didáticos de Alfabetização nos PNLD e seus impactos na produção de material didático para as escolas..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Alfabetização.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Palavras-chave: políticas educacionais; alfabetização e letramento; Livros didáticos.


Projetos de pesquisa


2009 - 2011
O PAPEL DOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DA ÉTICA E PLURAL: MULTILETRAMENTOS E ABORDAGEM DA DIVERSIDADE CULTURAL
Descrição: projeto de pós doutorado tem como principal objetivo analisar as propostas pedagógicas dos livros didáticos de Alfabetização avaliadas no Programa Nacional do Livro Didático- PNLD/2010, elegendo o tema do tratamento dado às diferenças culturais na escola contemporânea e suas relações, em particular, com os letramentos, o ensino de línguas e o currículo e, de maneira mais geral, com a educação para a vida ética nas cidades.O corpus dessa pesquisa é constituído pelas 19 coleções de Alfabetização aprovadas na avaliação de 2010, por registros utilizados no processo de avaliação do PNLD, tais como: base de dados e fichas avaliativas. Procedimentos como a análise das seleções textuais das obras aprovadas, as seqüências de atividades propostas nas coleções didáticas e os documentos do processo de avaliação possibilitarão traçar um perfil das propostas pedagógicas e suas contribuições para formação dos alunos que ingressam nos primeiros anos de escolarização do Ensino Fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Literacias/Letramentos ? Práticas e Discursos em Contextos Educativos escolares e não escolares
Descrição: Trata-se de um convênio construído com base no desenvolvimento de dois projetos de pesquisa e de atividades que têm por objeto, em perspectivas complementares, o enfrentamento teórico-metodológico de questões relativas ao letramento/literacia no âmbito escolar e não escolar, no Brasil e em Portugal, por meio de convênio entre a Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil e a Universidade do Minho, Braga, Portugal. Propõe-se o desenvolvimento de dois projetos integrados de pesquisa Literacias/Letramentos ? Práticas e Discursos em Contextos Educativos escolares e não escolares (Cied ? Universidade do Minho, Ceale, Labepeh ? UFMG, e Programas de pós-graduação de ambas as instituições), tendo em vista a concretização de interesses comuns e a necessidade de confrontar as dificuldades e potencialidades dos sistemas e práticas educacionais dos dois países. Atualmente, ambas as equipes encontram-se em processo de definição e aprofundamento do referencial teórico comum e, de posse dos primeiros dados exploratórios de suas pesquisas sobre essas atividades partilhadas, trabalhos foram apresentados na 16ª European Conference on Reading, UMinho, Braga, Julho de 2009. O projeto desenvolvido pe Ceale tem o seguine título: Literacia/Letramento e construção do conhecimento em contextos educativos formais: práticas e discursos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ceris Salete Ribas da Silva - Coordenador / Isabel Cristina Alves da Silva Frade - Integrante / Marildes Marinho - Integrante / Maria Lucia Castanheira - Integrante / Aracy Alves Martins - Integrante / MACIEL, Francisca Izabel Pereira - Integrante / PAULINO, Graça - Integrante / MACHADO, Maria Zélia Versiani - Integrante / DIONISIO, Maria de Lourdes Trindade - Integrante / MELO, Maria do Céu - Integrante / CASTRO, Rui Vieira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2007 - 2010
Políticas de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores- Pró-Letramento
Descrição: A pesquisa investiga alguns aspectos da implantação e desenvolvimento da política do MEC de formação continuada de professores alfabetizadores ? Proletramento- centrando-se na análise das tensões resultantes das relações entre as questões pedagógicas e administrativas que envolvem a realização do Programa em vários municípios do país. O desenvolvimento do Programa envolve a participação de diferentes agentes (universidades, secretarias municipais de educação, entidade representante de gestores da educação, governo federal e professores) que cumprem papéis distintos e interdependentes e, por isso, geram efeitos e impactos distintos nos resultados da formação dos professores. A pesquisa procura caracterizar os tipos de relações existentes entre os agentes envolvidas , de modo a traçar algumas das perspectivas dos efeitos e limites que um programa dessa abrangência pode trazer para a educação no país..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Ceris Salete Ribas da Silva - Coordenador / Isabel Cristina Alves da Silva Frade - Integrante / Sara Mourão Monteiro - Integrante / Giane Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
2004 - 2010
As mudanças nos critérios de avaliação de livros didáticos de alfabetização no PNLD e seus impactos na produção de material didático para as escolas.
Descrição: O projeto analisa os impactos dos critérios de avaliação do PNLD na produção de livros de alfabetização, bem como as características das propostas pedagógicas dos livros didáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ceris Salete Ribas da Silva - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2015 - 2015
Programa Nacional do Livro Didático de Alfabetização 2016
Descrição: O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016 tem como objetivo avaliar e distribuir para todas as escolas públicas do país os livros didáticos de Alfabetização que orientarão as práticas de ensino e aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (12) .
Integrantes: Ceris Salete Ribas da Silva - Integrante / Maria da Graça Costa Val - Integrante / Artur Gomes de Morais - Integrante / Eliana Borges Albuquerque - Coordenador / Beth Marcuschi - Integrante / Egon Rangel - Integrante / Maria Emília Lins - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2012
Programa Nacional do Livro Didático/PNLD2013
Descrição: O Programa Nacional do Livro Didático 2013, coordenado pelo MEC e FNDE, executou, no período de 2011-2012, a avaliação das obras didáticas destinadas aos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental nas áreas de alfabetização e Língua Portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Ceris Salete Ribas da Silva - Coordenador / Isabel Cristina Alves da Silva Frade - Integrante / Maria da Graça Costa Val - Integrante / Maria Lucia Castanheira - Integrante / Artur Gomes de Morais - Integrante / Delaine Cafieiro - Integrante / Eliana Borges Albuquerque - Integrante / Beth Marcuschi - Integrante / Telma Ferraz Leal - Integrante / Egon Rangel - Integrante / Cecília Goulart - Integrante / Carla Viana Coscarelli - Integrante / Baptista, Monica Correia - Integrante / Martha Lourenço Vieira - Integrante / Gilcinei Teodoro Carvalho - Integrante / Cancionila janzkovski Cardoso - Integrante / Roxane helena Rodrigues Rojo - Integrante / Maria Emília Lins - Integrante / Edith Ione dos Santos Frigotto - Integrante / Ludmila Thomé de Andrade - Integrante / Patricia Corsino - Integrante.
2011 - 2012
Programa Nacional de Livros Didáticos: acervos complementares
Descrição: O programa do MEC avalia e distribui às escolas públicas do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental acervos formados por obras pedagógicas complementares aos livros didáticos. Sua função é a de oferecer a professores e alunos alternativas de trabalho e formas de acesso a conteúdos curriculares, nas diferentes áreas de conhecimento (Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2005 - Atual
Periódico: Coleção Literatura e Educação
2000 - Atual
Periódico: Coleção Linguagem e Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Alfabetização e letramento.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Formação continuada de professores.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, Ceris Salete Ribas2011SILVA, Ceris Salete Ribas; CAFIEIRO, D. . Implicações das políticas educacionais no contexto do ensino fundamental de nove anos. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 27, p. 43-51, 2011.

2.
SILVA, Ceris Salete Ribas2010SILVA, Ceris Salete Ribas; CAFIEIRO, D. . Alfabetização e letramento de crianças de seis anos: as políticas para a implementação do Ensino Fundamental de nove anos. Intermeio (UFMS), v. 16, p. 27-36, 2010.

3.
SILVA, Ceris Salete Ribas2007SILVA, Ceris Salete Ribas. A escola e a criança de seis anos. Vida e Educação (Fortaleza), v. 15, p. 36-39, 2007.

4.
SILVA, Ceris Salete Ribas2007SILVA, Ceris Salete Ribas. Alfabetização e letramento no Forma Vale: materiais e procedimentos metodológicos. Número I.. Língua Escrita (UFMG), v. 1, p. 133-144, 2007.

5.
SILVA, Ceris Salete Ribas2007SILVA, Ceris Salete Ribas; Castanheira, M. Lucia . O FORMA VALE e os seus desafios. Língua Escrita (UFMG), v. 1, p. 149-156, 2007.

6.
SILVA, Ceris Salete Ribas2004SILVA, Ceris Salete Ribas. Aspectos metodológicos:procedimentos de ensino. Coleção Veredas formação superior de professores, Belo Horizonte, v. 5, n.2, p. 25-56, 2004.

7.
SILVA, Ceris Salete Ribas2003SILVA, Ceris Salete Ribas; Batista, Antonio Augusto ; FRADE, I. C. A. S. ; Castanheira, M. Lucia ; Val, Costa M. G ; Bregunci, M.G . Orientações para organização do ciclo inicial de alfabetização. Orientações para organização do ciclo inicial de alfabetização, Belo Horizonte, v. 1,2,3,, 2003.

8.
SILVA, Ceris Salete Ribas2001SILVA, Ceris Salete Ribas. Os ciclos e a avaliação escolar: desafios para prática pedagógica. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, Minas gerais, v. 40, n.jul/agos, p. 28-39, 2001.

9.
SILVA, Ceris Salete Ribas1999SILVA, Ceris Salete Ribas; FRADE, I. C. A. S. . As diferentes fontes de informação na educação. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, MG, v. 28, n.jul/agost, p. 49-57, 1999.

10.
SILVA, Ceris Salete Ribas1997SILVA, Ceris Salete Ribas; FRADE, I. C. A. S. . Formação de professores em serviço: desafios do contexto histórico para as diversas categorias profissionais e identidade do profissional de educação. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, MG, v. 13, n.jan/fev, p. 30-37, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Eiterer, Carmen (Org.) ; SILVA, Ceris Salete Ribas (Org.) ; Marques, Walter Ude (Org.) . Preconceito contra a filiação adotiva. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011. v. 1. 103p .

2.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Núcleo de Integração-Prática Orientada:Material Didático: escolha qualificada e uso adequado. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 08. 40p .

3.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Núcleo de Integração- Prática Orientada: A avaliação e a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 8. 40p .

4.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Núcleo de Integração - Prática Orientada:qual a importância do planejamento na escola. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de educação-UFMG, 2010. v. 8. 40p .

5.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Castanheira, M. Lucia . NÚCLEO DE INTEGRAÇÃO - Prática Orientada: planejamento na escola. 1. ed. Belo Horizonte: FAE/UFMG, 2009. v. 1. 54p .

6.
Batista, Antonio Augusto ; Bregunci, M.G ; FRADE, I. C. A. S. ; Castanheira, M. Lucia ; Val, Costa M. G ; SILVA, Ceris Salete Ribas . : Capacidades lingüísticas; alfabetização e letramento. 1. ed. Brasília: SEB/MEC, 2007. v. 1. 60p .

7.
Morais, Artur Gomes ; ALBUQUERQUE, E. B. ; SILVA, Ceris Salete Ribas ; Marcuschi, Beth . O livro didático em sala de aula; algumas reflexões. 1. ed. Brasília: SEB/MEC, 2007. v. 1. 42p .

8.
SILVA, Ceris Salete Ribas; MONTEIRO, S. M. ; Castanheira, M. Lucia ; Bregunci, M.G ; Batista, Antonio Augusto . Planejamento da Alfabetização: capacidades e atividades. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006. v. 1. 156p .

9.
SILVA, Ceris Salete Ribas; MONTEIRO, S. M. ; Castanheira, M. Lucia ; Bregunci, M.G ; Batista, Antonio Augusto . Práticas escolares de Alfabetização e Letramento. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006. v. 1. 72p .

10.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Morais, Artur Gomes ; ALBUQUERQUE, E. B. ; Marcuschi, Beth ; Brito, Andréa T. . O livro didático em sala de aula: algumas reflexões. 1. ed. Brasília: Secretaria de Educação Básica/SED/MEC, 2006. v. 1. 43p .

11.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Batista, Antonio Augusto ; FRADE, I. C. A. S. ; Bregunci, M.G ; Val, Costa M. G ; Castanheira, M. Lucia . Orientações para a organização do Ciclo Inicial de Alfabetização. 1a. ed. Belo Horizonte: Celae/Fae/UFMG, 2005. v. 4. 62p .

12.
SILVA, Ceris Salete Ribas; FRADE, I. C. A. S. . Coleção Alfabetização e Letramento:A organização do trabalho de alfabetização na escola e na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Centro de Alfabetização, Leitura e escrita ( Ceale), 2005. v. 1. 70p .

13.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Batista, Antonio Augusto ; Bregunci, M.G ; Castanheira, M. Lucia ; MONTEIRO, S. M. . Avaliação Diagnóstica da Alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Celae/FaE/UFMG, 2005. v. 1. 87p .

14.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Castanheira, M. Lucia ; MONTEIRO, S. M. ; Bregunci, M.G . Planejamento da Alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. v. 4. 134p .

15.
SILVA, Ceris Salete Ribas; MONTEIRO, S. M. ; Castanheira, M. Lucia ; Bregunci, M.G ; Batista, Antonio Augusto . Monotoramento e Avaliação da Alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. v. 5. 51p .

16.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Val, Costa M. G ; MONTEIRO, S. M. ; FRADE, I. C. A. S. ; Castanheira, M. Lucia ; Batista, Antonio Augusto . Capacidades da alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. v. v.2. 95p .

17.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Val, Costa M. G ; FRADE, I. C. A. S. ; Castanheira, M. Lucia ; MONTEIRO, S. M. ; Bregunci, M.G ; Batista, Antonio Augusto . Orientações para a organização do Ciclo Inicial de Alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, 2004. v. 2. 62p .

18.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Val, Costa M. G ; MONTEIRO, S. M. ; Castanheira, M. Lucia ; FRADE, I. C. A. S. ; Bregunci, M.G ; Batista, Antonio Augusto . Preparando a escola e a sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, 2004. v. 1. 54p .

19.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Marinho, Marildes (Org.) . Leituras do Professor. 1a. ed. Campinas: Mercado de Letras, 1998. v. 1. 184p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAFIEIRO, D. ; SILVA, Ceris Salete Ribas . O que avaliações escolares e não escolares do letramento sinalizam para o ensino da leitura. In: Vera Masagão Ribeiro; Ana Lúcia D'Império Lima; Antonio Augusto Gomes Batista. (Org.). Alfabetismo e Letramento no Brasil: 10 anos do INAF. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2015, v. , p. 421-454.

2.
SILVA, Ceris Salete Ribas; FRADE, I. C. A. S. ; Bregunci, M.G ; Val, Costa M. G . Verbetes sobre: Ciclo de Alfabetização; Livro Didático de Alfabetização; Projetos na Alfabetização. In: Isabel Cristina Alves Frade; Maria da Graça Costa Val; Maria das Graças Bregunci;. (Org.). Glossário Ceale. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores.. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2014, v. 1, p. 01-120.

3.
Castanheira, M. Lucia ; SILVA, Ceris Salete Ribas . Textos em Contexto: análise exploratória dos usos e funções de textos escritos em uma turma de 1 ciclo do ensino fundamental. In: Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante: Evangelina Maria Brito de Faria; Marcio Martins Leitão. (Org.). Aquisição da linguagem e processamento lingüíistico, perspectivas teóricas e aplicadas. 1aed.João Pessoa: Ideia /Editora Universitária, 2011, v. 1, p. 01-298.

4.
COELHO, L. M. C. C. ; STUDART, N. ; NACARATO, A. M. ; JACOBUCCI, D. F. C. ; MONTEIRO, A. J. J. ; ARAUJO, M. S. ; GOULART,CECÍLIA ; SILVA, Ceris Salete Ribas ; MORTATTI, M. R. L. ; BUZATO, M. E. K. ; BRUNO, A. R. ; Carmen Teresa Gabriel ; MANDARINO, M. C. F. . Alfabetização e letramento: o que as escolas estão ensinado às crianças de seis anos.. In: helena Amaral da Fontoura; Marco Silva. (Org.). Práticas Pedagógicas, Linguangens e Mídias: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. 1aed.Rio de Janeiro: Anped Nacional 2011, 2011, v. 1, p. 01-222.

5.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Preconceito e restrições no processo de adoção de crianças no país. In: Eiteres, Carmen; Silva, Ceris; Marques, Walter U.. (Org.). preconceito contra a filiação adotiva. 1aed.São Paulo: Cortez, 2011, v. 1, p. 38-74.

6.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Livros didáticos de Alfabetização: as contribuições para a formação cidadã e plural dos alunos. In: Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig;Cátia de Azevedo Fronza. (Org.). Diálogos entre Linguística e Educação: A linguagem em foco. 1ed.SÃO LEOPOLDO/ RS: Editora da UNISINOS, 2011, v. 2, p. 43-57.

7.
FRADE, I. C. A. S. ; Morais, Artur Gomes ; SILVA, Ceris Salete Ribas ; Silva, Jane Cristina ; Baptista, Monica Correia ; Kramer, Sonia . Impactos do Programa Nacional de Livros Didáticos(PNLD): a qualidade dos livros de Alfabetização. In: Isabel Cristina Alves da Silva Frade. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. 38-60.

8.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Rangel, Egon ; Rojo, R.H. R. ; MACHADO, Maria Zélia Versiani ; CAFIEIRO, D. . O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS. In: Egon RANGEL; Roxane Helena Rodrigues Rojo. (Org.). COLEÇÃO EXPLORANDO O ENSINO:Língua Portuguesa : ensino fundamental. 1ed.Brasília: BRASIL/SEB/MEC, 2010, v. 19, p. 01-100.

9.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Princípios Metodológicos em livros de Alfabetização aprovados no PNLD/2007. In: Costa Val, Maria da Graça. (Org.). Alfabetização e Língua Portuguesa:Livros didáticos e práticas escolares. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. 1, p. 51-68.

10.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Análise da Alfabetização e Letramento na pesquisa sobre/na da RME-BH/1998-2005. In: Zaida, Samira; Souza,Estáquia Salvador. (Org.). Estado do Conhecimento sobre a Rede Municipal de Educação Belo Horizonte-1986-2005. 1ed.Belo Horizonte: FAE?UFMG, 2009, v. 1, p. 45-58.

11.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Francisca Izabel Pereira Maciel ; Maria de Fátima Cardoso Gomes ; CAFIEIRO, D. ; PAIVA, A. . O planejamento das práticas escolares de alfabetização e letramento. In: Francisca Maciel, Maria Lúcia Castanheira, Raquel Martins. (Org.). Coleção Alfabetização e Letramento em sala de aula. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2008, v. 01, p. 35-58.

12.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Formas de uso dos novos livros de alfabetização: por que os professores preferem os métodos tradicionais?. In: Maria da Graça Costa Val; Beth Marcuschi. (Org.). Livros Didáticos de Língua Portuguesa: letramento e cidadania. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. 1, p. 185-203.

13.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Castanheira, M. Lucia . A escrita na vida cotidiana: sua circulação e uso social pelas crianças. Coleção Veredas, Formação Superior de Professores. 1aed.Belo Horizonte: Secretaria de Educação de Minas Gerais, 2005, v. 07, p. 47-64.

14.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Livros de Alfabetização: o que muda e o que permanece da tradição escolar. In: Antonio Augusto Gomes Batista; Maria da graça Costa Val. (Org.). Livros de Alfabetização e de Português:os professores e suas escolhas. 1aed.Belo Horizonte: Autêntica, 2004, v. 1, p. 137-174.

15.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Batista, Antonio Augusto ; Val, Costa M. G ; Bregunci, M.G ; Castanheira, M. Lucia . Padrões de escolha de livros e seus condicionantes: um estudo exploratório. In: Antonio Augusto Gomes Batista; Maria da Graça Costa Val. (Org.). Livros de Alfabetização e de Português: os professores e suas escolhas. 1aed.Belo Horizonte: Autêntica, 2004, v. 1, p. 75-114.

16.
SILVA, Ceris Salete Ribas; FRADE, I. C. A. S. . A leitura de textos oficiais: uma questão plural. Leituras do professor. 1ed.Campinas: Mercado de letras, 1998, v. , p. 93-120.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Batista, Antonio Augusto . Letra A. Letra A, Dicionário de Alfabetização, p. 3 - 3, 20 abr. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Gêneros Multimodais nos Livros de Alfabetização; Contribuições para Formação Ética e Plural. In: VI SIGET: Simpósio Internacional de Estudos sobre gêneros textuais Evento: Internacional, 2011, Natal-RN. VI SIGET: Simpósio Internacional de Estudos sobre gêneros textuais Evento: Internacional. Natal-RN: UFRN, 2011. p. 1-15.

2.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Alfabetização e Letramento: O que as escolas estão ensinando aos alunos de seis anos?. In: ANPEd Nacional 2011- RJ, 2011, Rio de Janeiro-RJ. Práticas Pedagógicas, Linguagem e Mídias/Desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro-RJ: ANPEd Nacional - Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, 2011. p. 208-220.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Val, Costa M. G ; SILVA, Ceris Salete Ribas . Programa Nacional de Avaliação de Livros Didáticos no Brasil. In: 1st Ibero-American Forum on Literacies, 2009, Braga. Programe and Abstracts. Braga: Universidade de Minho, 2009. v. 1. p. 4-450.

2.
Castanheira, M. Lucia ; SILVA, Ceris Salete Ribas . Funções da escrita no processo de interação na sala de aula. In: 16º INPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. 16º INPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. SP: PUC/SP, 2007. v. 1. p. 189-189.

3.
Castanheira, M. Lucia ; SILVA, Ceris Salete Ribas . Textos em contexto: a escrita e o seu uso em uma turma do primeiro ciclo. In: Anped-Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Anped-Sudeste. São Paulo: Anped, 2005. v. 1. p. 132-132.

4.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Livros didáticos de alfabetização: avaliação do MEc e a dos professores. In: Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada 2004: linguagem, inserção e cidadania, 2004, São Paulo. 14InPLA, 2004.

5.
SILVA, Ceris Salete Ribas. As formas de uso dos novos livros didáticos de alfabetização pelos professores. In: 27a Reunião da ANPED, 2004, Caxambu. @7 a Reunião Anual da ANPED. Saõ Paulo: ANPED, 2004. v. 1. p. 67-67.

6.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Formas de recontextualização dos novos saberes propostos para a alfabetização. In: III Congresso Internacional da ABRALIN, 2003, Rio de Janeiro. Abralin. RJ: UFRJ, 2003. v. 1. p. 221-221.

7.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Val, Costa M. G ; Castanheira, M. Lucia . Os professores e a escolha de livros didáticos de alfabetização e Lingua Portuguesa. In: III Congresso Internacional da Abralin, 2003, Rio de Janeiro. III Congresso Internacional da Abrali. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. v. 1. p. 221-221.

8.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Processos de escolha, recebimento e uso de livros didáticos nas escolas públicas do país.. In: ANPED, 2002, Caxambu. 2 5 ANPED. São Paulo: ANPED, 2002. v. 1. p. 193-193.

9.
SILVA, Ceris Salete Ribas. As formas de uso dos livros didáticos de Alfabetização pelos profesores. In: 12 INPLA, 2002, São Paulo. 12 INPLA. São Paulo: PUC-SP, 2002. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Os usos dos livros didáticos de alfabetização pelos professores: um olhar pedagógico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA, Ceris Salete Ribas. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS DESAFIOS COLOCADOS PARA AS ESCOLAS COM A ENTRADA DE CRIANÇAS COM SEIS ANOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Val, Costa M. G ; SILVA, Ceris Salete Ribas . Programa Nacional de Avaliação de Livros Didáticos no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, Ceris Salete Ribas; MENEZES, Paula Kelly de Freitas ; SILVA, Rosana Odette . Resultados da implementação de políticas de formação continuada de professores:. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GIOVANNINI, Letícia Cristina Ferraz ; SILVA, Ceris Salete Ribas . ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO DOS TUTORES DO PRÓ-LETRAMENTO: PROBLEMAS ENTRE TEORIAS E PRÁTICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Fernandes, Sarah Dias ; SILVA, Ceris Salete Ribas . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PRÓ-LETRAMENTO: as questões que emergem nas situações de estudo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SILVA, Ceris Salete Ribas. O perfil dos livros de alfabetização excluídos no PNLD. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Práticas de alfabetização: avaliação diagnóstica como instrumento de organização do planejamento pedagógico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SILVA, Ceris Salete Ribas. O uso do livro didático de Alfabetização recomendado pelo Mec nas escolas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Formação de professores alfabetizadores. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
Leal, Telma Ferraz ; Pessoa, Ana Claudia Rodrigues ; Morais, Artur Gomes ; ALBUQUERQUE, E. B. ; SILVA, Ceris Salete Ribas ; Baptista, Monica Correia ; Lima, Ana ; Rosa, Ester Calland de Souza ; Silva, Everson Melquiades Araújo . Acervos Complementares, Alfabetização e letramento nas diferentes áreas de conhecimento. Brasília: MEC/FNDE, 2012 (PRODUÇÃO TÉCNICA).

2.
CAFIEIRO, D. ; SILVA, Ceris Salete Ribas ; Rangel, Egon ; Marcuschi, Beth ; Rojo, R.H. R. . GUIA de LIVROS DIDÁTICOS-PNLD/2011. BRASÍLIA: MEC/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2010 (PRODUÇÃO TÉCNICA).

3.
Rangel, Egon ; Castanheira, M. Lucia ; BORGES, E. A. ; GOULART,CECÍLIA ; SILVA, Ceris Salete Ribas . GUIA DE LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO-PNLD 2010. BRASÍLIA: MEC/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2009 (PRODUÇÃO TÉCNICA).

4.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Castanheira, M. Lucia . A escrita na vida cotidiano: sua circulação e uso social. Belo Horizonte: SEE_MG, 2005 (Livro de Coleção Veredas).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FRANCO, C. ; BONAMINO, A. ; SILVA, Ceris Salete Ribas ; Castanheira, M. Lucia ; Bregunci, M.G . Elaboração de itens para avaliação das práticas de professores alfabetizadores do Projeto GERES. 2005.

2.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Batista, Antonio Augusto ; Val, Costa M. G ; FRADE, I. C. A. S. ; Castanheira, M. Lucia ; Rojo, R.H. R. . Avaliação de Livros Didáticos de ALfabetização. 2002.

Produtos tecnológicos
1.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Castanheira, M. Lucia ; CAFIEIRO, D. . Programa Nacional do Livro Didático de Alfabetização/PNLD/2013. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
ALBUQUERQUE, E. B. ; SILVA, Ceris Salete Ribas ; Morais, Artur Gomes ; Rangel, Egon ; CAFIEIRO, D. ; LINS, M. E. . Guia de Livros Didáticos PNLD 2016. 2015.

2.
PAIVA, A. ; SILVA, Ceris Salete Ribas . Programa Nacional da Biblioteca da Escola-PNBE. 2013.

3.
Rangel, Egon ; SILVA, Ceris Salete Ribas ; Goulart,Cecília ; BORGES, E. A. ; VIEIRA, M. L. . Guia de Livros Didáticos PNLD/2013- Letramento e Alfabetização-Língua Portuguesa. 2012.

4.
Leal, Telma Ferraz ; Pessoa, Ana Claudia Rodrigues ; Morais, Artur Gomes ; ALBUQUERQUE, E. B. ; Baptista, Monica Correia ; Lima, Ana ; Rosa, Ester Calland de Souza ; Silva, Everson Melquiades Araújo ; SILVA, Ceris Salete Ribas . Acervos complementares : alfabetização e letramento nas diferentes áreas do. 2012.

5.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Rangel, Egon ; Val, Costa M. G . Guia de Livros Didáticos PNLD 2010. 2009.

6.
Leal, Telma Ferraz ; ALBUQUERQUE, E. B. ; Morais, Artur Gomes ; SILVA, Ceris Salete Ribas . Avaliação e Materiais Didáticos Complementares de Alfabetização. 2009.

7.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Rojo, R.H. R. ; Rangel, Egon ; CAFIEIRO, D. ; Marcuschi, Beth ; LUZ, Ana Maria de Carvalho ; BUNZEN, Clécio ; COSCARELLI, Carla Viana ; MACIEL, Francisca Izabel Pereira ; Val, Costa M. G . Programa Nacional de Livros Didáticos 2011. 2009.

8.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Castanheira, M. Lucia ; Rangel, Egon . Programa Nacional do Livro Didático- PNLD/2010. 2008.

9.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Rojo, R.H. R. ; Val, Costa M. G ; Bregunci, M.G ; Castanheira, M. Lucia . Coordenação Regional da Avaliação de Livros Didáticos de Alfabetização do Programa Nacional de Avaliação- PNLD-2007. 2005.

10.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Castanheira, M. Lucia ; CAFIEIRO, D. . Elaboração de Matriz de Avaliação-SAEB em Lingua Portuguesa para alunos ingressantes no terceiro ano do ensino fundamental. 2004.

11.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Batista, Antonio Augusto ; FRADE, I. C. A. S. . Avaliação de Livros didáticos de Alfabetização. 2000.

12.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Batista, Antonio Augusto . Avaliação de livros didáticos de Alfabetização do PNLD. 1998.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, Ceris Salete Ribas; FRADE, I. C. A. S. ; Castanheira, M. Lucia ; Batista, Antonio Augusto . Salto para o Futuro. 2006. (Programa de rádio ou TV/Outra).

2.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Castanheira, M. Lucia ; CAFIEIRO, D. ; FRADE, I. C. A. S. ; PAIVA, A. . Salto para o Futuro. 2005. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, Ceris Salete Ribas; FRADE, I. C. A. S. . PRO-LETRAMENTO MATO GROSSO SUL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, Ceris Salete Ribas; FRADE, I. C. A. S. ; MACIEL, Francisca Izabel Pereira . PRO-LETRAMENTO MINAS GERAIS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, Ceris Salete Ribas; FRADE, I. C. A. S. . PRO-LETRAMENTO PARAÍBA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Rangel, Egon ; SILVA, Ceris Salete Ribas ; Castanheira, M. Lucia . Guia do PNLD-2010. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia para orientação do processo de escolha nacional de livros didáticos de alfabetização.).

5.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Proletramento- Amapá. 2008. .

6.
Castanheira, M. Lucia ; ALBUQUERQUE, E. B. ; Goulart,Cecília ; SILVA, Ceris Salete Ribas . PNLD-2010. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Castanheira, M. Lucia ; FRADE, I. C. A. S. ; Batista, Antonio Augusto ; Bregunci, M.G ; Val, Costa M. G ; SILVA, Ceris Salete Ribas . Proletramento: Minas Gerais, Roraima, Ceará e Paraíba. 2008. .

8.
SILVA, Ceris Salete Ribas; FRADE, I. C. A. S. ; Bregunci, M.G ; Castanheira, M. Lucia ; Batista, Antonio Augusto . Pró-letramento: Alfabetização e Linguagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Castanheira, M. Lucia . Pró-letramento-Paraíba. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
SILVA, Ceris Salete Ribas; FRADE, I. C. A. S. . Guia de Formação do curso Pró-letramento-Ceará. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientações para a formação de grupos de estudos com professores alfabetizadores.).

11.
SILVA, Ceris Salete Ribas. FormaVale. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
Val, Costa M. G ; SILVA, Ceris Salete Ribas ; Rojo, R.H. R. ; Castanheira, M. Lucia ; Bregunci, M.G . Guia de Livros Didáticos do PNLD-2007: alfabetização/anos iniciais do ensino fundamental. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia para orientação do processo de escolha nacional de livros didáticos de alfabetização.).

13.
Bregunci, M.G ; Castanheira, M. Lucia ; SILVA, Ceris Salete Ribas . Rotinas de alfabetização do projeto FormaVale. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para práticas de alfabetização e letramento).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Castanheira, M. Lucia ; FRADE, I. C. A. S. ; Batista, Antonio Augusto . Programa Salto para o Futuro: Formação de professores alfabetizadores. 2006.

2.
SILVA, Ceris Salete Ribas; FRADE, I. C. A. S. ; CAFIEIRO, D. ; Castanheira, M. Lucia ; PAIVA, A. . Salto para o Futuro: Alfabetização e letramento na infância. 2005.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira; Val, Costa M. G; DINIZ, J. E.; MONTEIRO, S. M.; Baptista, Monica Correia; SILVA, Ceris Salete Ribas. Participação em banca de Joaquina Roger Gonçalves Duarte. Formação continuada de rede: um exemplo de caso da formação de professores no município de Lagoa Santa. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

2.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Castanheira, M. Lucia; Baptista, Monica Correia; MONTEIRO, S. M.; FRADE, I. C. A. S.. Participação em banca de Maria do Carmo Gallo Cruz. A organização das práticas de Alfabetização na escola particular, a partir da inserção das crianças de seis anos no ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

3.
SILVA, Ceris Salete Ribas; CAFIEIRO, D.; FRADE, I. C. A. S.; VIEIRA, M. L.; Francisca Izabel Pereira Maciel. Participação em banca de ALINE FIGUEIREDO. LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO PNLD/2010: O PERFIL DAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

4.
CAFIEIRO, D.; SILVA, Ceris Salete Ribas; ISOLA-PASOLIN, R. L. P. D.; SARTORI, A. T.. Participação em banca de Deuzina Elaine Melo Casteluber. Leitura de textos argumentativos opinativos: a contribuição de uma coleção didática para a formação de um leitor crítico. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Letras da UFMG.

5.
Déa Lúcia Campos Pernambuco; SILVA, Ceris Salete Ribas; Luciane Manera Magalhães. Participação em banca de Mary Luci Silva de Paula. Práticas Alfabetizadoras: ressignificando a questão metodológica. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Déa Lúcia Campos Pernambuco; Luciane Manera Magalhães. Participação em banca de Simone Borrelli Achtschin. Classificar o aluno "satisfatoriamente alfabetizado":um desafio em salas de alfabetização. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
FRADE, I. C. A. S.; OLIVEIRA, M. A.; SILVA, Ceris Salete Ribas; COSCARELLI, Carla Viana. Participação em banca de Macilene Vilma Gonçalves. Relação entre consciência fonológica e o sucesso na Alfabetização: um estudo com crianças alfabetizadas.. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

8.
Lins,Sylvie Delacours; SILVA, Ceris Salete Ribas; Borges,Suzana Maria Capelo. Participação em banca de KARINE MOURA DE FARIAS. Dificuldades na leitura e autoconceito infantil. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em educação) - Universidade Federal do Ceará.

9.
Castanheira, M. Lucia; Soares,Magda Becker; Bernadino, Elidéia Lucia Almeida; SILVA, Ceris Salete Ribas. Participação em banca de CARLOS HENRIQUE RODRIGUES. Situações de incompreensão vivenciadas por professor ouvinte e alunos surdos na sala de aula: processos interpretativos e oportunidades de aprendizagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pós Graduação da Faculdade de educação da UFMG.

10.
FRADE, I. C. A. S.; Martins, Aracy Alves; Val, Costa M. G; SILVA, Ceris Salete Ribas; DIONISIO, M. L. T.. Participação em banca de JONIO MACHADO BETHONICO. Letramento e Marketing: o livro didático de língua portuguesa de 1ª a 4ª série na formação de consumidores críticos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pós Graduação da Faculdade de educação da UFMG.

11.
Leal, Telma Ferraz; Brandão, A.C. Perrusi Alves; SILVA, Ceris Salete Ribas. Participação em banca de Maria do Carmo Xavier de Lima. Artigo de opinião: leitura e elaboração de resumos por crianças de 4a série. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Gomes, A.M.. Participação em banca de Jaqueline Barbosa de Oliveira. Quando os pais vão para a escola: significados das experiências e desdobramentos na família. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pós Graduação da Faculdade de educação da UFMG.

13.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Castanheira, M. Lucia; Val, Costa M. G. Participação em banca de Simone Farias Pereira. Produzindo autores: conexões entre a interação e autoria na produção de textos em sala de aula. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação; Conhecimento e Inclusão) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
CAFIEIRO, D.; CYRANKA, LUCIA; BUNZEN, Clécio; SARTORI, A. T.; MARINHO, JANICE; SILVA, Ceris Salete Ribas. Participação em banca de ANA MARIA DE CARVALHO LEITE. CADEIAS REFERENCIAIS EM TEXTOS DO GENERO CARTA ABERTA - UM PROJETO DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2014. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUISTICOS) - FALE UFMG.

2.
Marinho, Marildes; Soares,Magda Becker; Kramer, Sonia; SILVA, Ceris Salete Ribas; ALBUQUERQUE, E. B.; FRADE, I. C. A. S.. Participação em banca de Kelly Cristina Nogueira Souto. As concepções de Alfabetização e Letramento nos discursos e nas práticas de professoras alfabetizoras. 2009. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Castanheira, M. Lucia; Francisca Izabel Pereira Maciel; CORRÊA, Hércules Toledo; SILVA, Ceris Salete Ribas. Participação em banca de Glaucia Maria dos Santos Jorge. Letramento Escolar e não escolar na educação de adultos: um estudo de caso de orientação etnográfica. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SILVA, Ceris Salete Ribas; SILVA, Alexsandro; Morais, Artur Gomes; BORGES, E. A.; FERREIRA, Andrea Tereza Brito. Participação em banca de Marília de Lucena Coutinho-Monnier. Práticas de Alfabetização com uso de diferentes manuais didáticos: o que fazem professores no Brasil e na França? O que os alunos aprendem?. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
SILVA, Ceris Salete Ribas; FRADE, I. C. A. S.; Batista, Antonio Augusto; CARDOSO, Beatriz. Participação em banca de Alessandra Latalisa de Sá. Recepção e uso de material escrito para formação de professor alfabetizador. 2009. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação da UFMG) - Faculdade de Educação da UFMG.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, Ceris Salete Ribas; DINIZ, J. E.. Participação em banca de Sonia Maria Rodrigues. Educação Inclusiva; a construção de práticas pedagógicas bem-sucedidas em escolas públicas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Faculdade de Educação) - Pós Graduação da Faculdade de educação da UFMG.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, Ceris Salete Ribas; Castanheira, M. Lucia. Participação em banca de Elisa Maria Costa e Silva.A ampliação do ensino fundamental para nove anos: impactos da inclusão de crianças de seis anos na escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG.

2.
Castanheira, M. Lucia; SILVA, Ceris Salete Ribas. Participação em banca de Marinilda Maia.Concepções de avaliação da aprendizagem: um estudo exploratório.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG.

3.
FRADE, I. C. A. S.; SILVA, Ceris Salete Ribas. Participação em banca de Márcia Helena Mesquita Ferreira.Análise de cdroms e websites com conteúdos educativos destinados a crianças. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG.

4.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Participação em banca de Karla Vieira Gomes Pereira.Hiperartividade: dificuldades de aprendizagem?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Veredas) - Faculdade de Educação da UFMG.

5.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Participação em banca de Nadir de Lourdes Oliveira.Leitura literária em classes de alfabetização: como formar o gosto pela leitura?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Veredas) - Faculdade de Educação da UFMG.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, Ceris Salete Ribas. Premio Paulo Freire. 2004.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1o Seminário de Pesquisa: livros didáticos de Língua Portuguesa.Processo de produção e uso do livro didático: desafios e possibilidades. 2012. (Seminário).

2.
1o Seminário de Pesquisa: livros didáticos de Língua Portuguesa.Os usos dos livros didáticos de alfabetização pelos professores: um olhar pedagógico. 2012. (Seminário).

3.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS DESAFIOS COLOCADOS PARA AS ESCOLAS COM A ENTRADA DE CRIANÇAS COM SEIS ANOS. 2012. (Seminário).

4.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O QUE AS ESCOLAS ESTÃO ENSINANDOAOS ALUNOS DE SEIS ANOS?. 2011. (Congresso).

5.
VI SIGET:Simpósio Internacional de estudos de gêneros textuais.trabalho em simpósio temático. 2011. (Simpósio).

6.
16th European Conference on Reading/ 1st Ibero-American Forum on Literacies. Programa Nacional de Avaliação de Livros Didáticos no Brasil. 2009. (Congresso).

7.
I Seminário Diadema Pro-letramento.Alfabetizar letrando. 2009. (Seminário).

8.
LETRAMENTOS/LITERACIAS E ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: ASPECTOS TEÓRICOS E AÇÃO EDUCACIONAL.Política de livros didáticos no Brasil: evolução das práticas de letramento. 2009. (Encontro).

9.
III Seminário da Linha de Pesquisa Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança ? LIDELEC.A formação de professores Alfabetizadores no Programa Proletramento: desafios e perspectivas. 2008. (Seminário).

10.
IV Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Materiais didáticos e práticas de sala de aula. 2008. (Seminário).

11.
Seminário de formação continuada de professores do ensino fundametal-da Secretaria Estadual de Educação.A avaliação e o processo de alfabetização: perspectivas pedagógicas. 2008. (Encontro).

12.
Seminário do Curso de Especialização LAZEB/ UFMG.Alfabetização nas séries iniciais: a organização da escolas em ciclos.. 2008. (Encontro).

13.
Congresso Internacional de Avaliação Educacional. PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO INSTRUMENTO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. 2006. (Congresso).

14.
Seminário: O livro escolar e as práticas de leitura.A produção dos novos livros didáticos de alfabetização:organização e princípios metodológicos. 2006. (Seminário).

15.
Seminário de Alfabetização da Rede Nacional de Formação- CEEL.Alfabetização: caminhos e possibilidades. 2006. (Seminário).

16.
15 INPLA: Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada. Repercussões dos critérios de avaliação do PNLD na produção de livros de alfabetização.. 2005. (Congresso).

17.
14 Intercâmbio de Pesquisa em Linguagem Aplicada 2004.14 INPLA. 2004. (Simpósio).

18.
27a Reunião da ANPED. As formas de uso dos novos livros didáticos de alfabetização pelos professores. 2004. (Congresso).

19.
Marco de Aprendizagem Contínua: Alfabetização e Avaliação.Alfabetização e letramento nos anos/séries iniciais do ensino fundamental: quais as competências iniciais?. 2004. (Encontro).

20.
Seminário: Ensinar a todos , o desafio da diversidade.Formação de professores alfabetizadores: práticas pedagógicas em contexto de letramento. 2004. (Seminário).

21.
III Congresso Internacional da ABRALIN. III Congresso Internacional da ABRALIN. 2003. (Congresso).

22.
INPLA.13 INPLA. 2003. (Simpósio).

23.
Orientações para organização do Ciclo Inicial de Alfabetização. Congresso Estadual de Alfabetização. 2003. (Congresso).

24.
ANPED. ANPED. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAFIEIRO, D. ; Castanheira, M. Lucia ; PAIVA, A. ; SILVA, Ceris Salete Ribas . II Congresso da Secretaria de Educação de Minas Gerais: Avaliação amostral do Ciclo Inicial de Alfabetização. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marinilda Maia. Avaliação externa das escolas públicas do país: os impactos da Provinha Brasil nas práticas das escolas. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG. (Orientador).

2.
Dayse Garcia. As escolhas lingüísticas realizadas pelo intérprete de língua de sinais, no ato interpretativo de LP/Libras e seus efeitos no aprendizado do aluno surdo, na sala de aula inclusiva.. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pós Graduação da Faculdade de educação da UFMG. (Orientador).

3.
Dayse Garcia Miranda. As escolhas lingüísticas realizadas pelo intérprete de língua de sinais, no ato interpretativo de LP/Libras e seus efeitos no aprendizado do aluno surdo, na sala de aula inclusiva.. Início: 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG. (Orientador).

4.
Marinilda Maia. Avaliação externa das escolas públicas do país: os impactos da Provinha Brasil nas práticas das escolas. Início: 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rosana Miguel de Aragão Soares. Monografia de graduação. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sarah Dias Fernandes. A relação com o conhecimento: PRÓ-LETRAMENTO: as questões sobre a alfabetização que emergem nas situações de estudo. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG. (Orientador).

2.
Rosalia Almeida de Oliveira. A internet como ferramente de mediação pedagógica do Pro-letramento. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG. (Orientador).

3.
Maria Jovita Braga Gonçalves. IMPACTOS DO PRO-LETRAMENTO EM MINAS GERAIS: AS PRÁTICAS DE LEITURA DESENVOLVIDAS PELOS CURSISTAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG. (Orientador).

4.
GIOVANNINI, Letícia Cristina Ferraz. PLANEJAMENTO DOS TUTORES DO PRÓ-LETRAMENTO: PROBLEMAS ENTRE TEORIAS E PRÁTICA. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Letícia Cristina Ferraz Giovannini-. Proletramento: como os tutores relatam a sua prática como formadores. Início: 2008. Orientação de outra natureza. Faculdade de Educação da UFMG. (Orientador).

2.
Maria Jovita Braga Gonçalves-. Proletramento: as práticas sociais de leitura dos professores do ensino fundamental. Início: 2008. Orientação de outra natureza. Faculdade de Educação da UFMG. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria do Carmo Gallo Cruz. A organização das práticas de Alfabetização na escola particular , a partir da inserção das crianças de seis anos no ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Ceris Salete Ribas da Silva.

2.
Aline Figueiredo. LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO PNLD/2010: O PERFIL DAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ceris Salete Ribas da Silva.

3.
Lucimara de São José. Os efeitos do Pró-letramento na formação das professoras alfabetizadoras no município de Conselheiro Lafaiete. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pós Graduação da Faculdade de educação da UFMG, . Orientador: Ceris Salete Ribas da Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nathalha Gonçalves Fonseca Andrade. A informática como suporte pedagógico no processo. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Ceris Salete Ribas da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elisa Maria Costa Silva. A ampliação do ensino fundamental para nove anos: mudanças nos projetos das escolas com a inclusão das crianças de seis anos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Ceris Salete Ribas da Silva.

2.
Karla Vieira Gomes Pereira. Hiperatividade: dificuldades de aprendizagem?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Veredas) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Ceris Salete Ribas da Silva.

3.
Nadir de Lourdes Pereira Oliveira. Leitura literária em classes de alfabetização: como formar o gosto pela leitura?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Veredas) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Ceris Salete Ribas da Silva.

Iniciação científica
1.
Bruna Pellegrinelli. Pesquisa. 2002. Iniciação Científica - Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ceris Salete Ribas da Silva.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CAFIEIRO, D. ; SILVA, Ceris Salete Ribas . O que avaliações escolares e não escolares do letramento sinalizam para o ensino da leitura. In: Vera Masagão Ribeiro; Ana Lúcia D'Império Lima; Antonio Augusto Gomes Batista. (Org.). Alfabetismo e Letramento no Brasil: 10 anos do INAF. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2015, v. , p. 421-454.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Ceris Salete Ribas. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS DESAFIOS COLOCADOS PARA AS ESCOLAS COM A ENTRADA DE CRIANÇAS COM SEIS ANOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 23:41:21