Ceres Leite Prado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1884830400831871
  • Última atualização do currículo em 30/03/2015


Possui graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), onde atuou como professor adjunto na Faculdade de Educação. Atualmente aposentada, mantém vínculo de professora voluntária na UFMG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: francês, português, leitura - língua materna - língua estrangeira, intercâmbios culturais - línguas estrangeiras - e didática integrada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ceres Leite Prado
Nome em citações bibliográficas
PRADO, C. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.
Avenida Presidente Antônio Carlos 6627 - FaE/DMTE
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34995329
Fax: (31) 34995335
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Intercâmbios culturais como práticas educativas de famílias de camadas médias, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Maria Alice Nogueira.
Palavras-chave: famílias - práticas - intercâmbios culturais.
Grande área: Ciências Humanas
1992 - 1995
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Línguas estrangeiras no mercado de bens simbólicos - Um estudo na rede municipal de ensino de Belo Horizonte,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Magda Becker Soares.
Palavras-chave: línguas estrangeiras - bens simbólicos -.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.
1969 - 1972
Graduação em Letras Português/Francês.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Atuação Profissional



Institut Nacional de Recherche Pedagogique, INRP, França.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Pesquisador convidado no SHE, Enquadramento Funcional: Pesquisador convidado


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

1/1997 - Atual
Extensão universitária , Universidade Federal de Minas Gerais, .

Atividade de extensão realizada
Formação de professores indígenas de Minas Gerais.
2/1996 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Francês

Aliança Francesa de Belo Horizonte, AFBH, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor contratado, Carga horária: 12

Atividades

4/1974 - 11/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Francês

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, PBH, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Professora de português em escola municipal

Atividades

5/1973 - 2/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Internacionalização da educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores/Especialidade: Línguas Estrangeiras.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores/Especialidade: Línguas Estrangeiras.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRADO, C. L.2004PRADO, C. L.. Chemin de doctorant. Perspectives Documentaires En Éducation, Paris - França, 2004.

2.
PRADO, C. L.2004PRADO, C. L.. Les publics des cours des français: Qui sont-ils? Que cherchent-ils?. Synergies Brésil, 2004.

3.
PRADO, C. L.2003PRADO, C. L.. Lecture et réflexion sur la lecture une expérience de rapprochement entre le Portugais-langue maternelle et le Français- langue étrangère. Synergies Brésil, Florianópolis - Santa Catarina, v. 4, n.1, p. 49-55, 2003.

4.
PRADO, C. L.2001 PRADO, C. L.; PUTZIGER, M. B. ; SANTOS, A. M. L. V. . Pour une réflexion sur la progression dans le cadre de la Bivalence. Etudes de Linguistique Appliquée, Paris, v. 121, n.1, p. 89-100, 2001.

5.
PRADO, C. L.2001PRADO, C. L.. Un aspect de l'étude des langues étrangéres au Brésil - les intercâmbios. Information sur les Sciences Sociales (Paris), Paris, v. 40, n.4, p. 649-655, 2001.

6.
PRADO, C. L.2000PRADO, C. L.. Qui sommes-nous? Une étude sur les professeurs de français de Minas Gerais. L'univers Du Français Lettre Trimestrielle de La Fédération Internationale Des Professeurs de Français, Paris, v. 85, n.1, p. 17-19, 2000.

7.
PRADO, C. L.1999PRADO, C. L.. Qui sommes-nous? Une étude sur les professeurs de français de Minas Gerais. Elos Revue de La Fédération Brésilienne Des Professeurs de Français, Salvador, v. 85, n.1, 1999.

8.
PRADO, C. L.1996PRADO, C. L.. Línguas estrangeiras na escola?. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 2, n.10, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PRADO, C. L.; CUNHA, José Carlos (Org.) . Língua materna e língua estrangeira na escola: o exemplo da Bivalência. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. v. 1. 168p .

Capítulos de livros publicados
1.
PRADO, C. L.. Um aspecto do estudo de línguas estrangeiras no Brasil: os intercâmbios. In: Ana Maria F. de Almeida; Letícia Bicalho Canedo; Afrânio Garcia; Águeda B. Bittencourt. (Org.). Circulação internacional e formação intelectual das elites brasileiras. Campinas: Editora da Unicamp, 2004, v. , p. 64-84.

2.
PRADO, C. L.; PUTZIGER, M. B. ; SANTOS, A. M. L. V. . Reflexões sobre a progressão no âmbito do Projeto Bivalência. In: Ceres Prado; José Carlos Cunha. (Org.). Língua materna e língua estrangeira na escola: o exemplo da Bivalência. Belo Horizonte: , 2003, v. , p. 115-129.

3.
PRADO, C. L.. Intercâmbios: l'internationalisation des études secondaires. In: Vasconcellos, Maria; Vidal, Dominique. (Org.). L'enseignement supérieur au Brésil:. Enjeux et débats. 1ed.Paris: IHEAL Éditions, 2002, v. 1, p. 141-151.

4.
PRADO, C. L.. Les échanges internationaux au niveau des études sécondaires au Brésil. In: Etienne, Richard; Groux, Dominique. (Org.). Échanges Éducatifs Internationaux - Difficultés et réussites. 1ed.Paris: L'Harmattan, 2002, v. 1, p. 107-116.

5.
PRADO, C. L.. Em busca do primeiro mundo - Intercâmbios culturais como estratégias educativas familiares. In: Maria Alice Nogueira; Geraldo Romanelli; Nadir Zago. (Org.). Família & Escola - Trajetórias de escolarização em camadas me'dias e populares. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2000, v. 1, p. 155-170.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PRADO, C. L.. Les échanges culturels et le marché de l'enseignement des langues. In: Sedifrale XICongrès Mondial des Professeurs de Français - Sedifrale XII, 2001, Rio de Janeiro. Les actes SEDIFRALE XII, 2001.

2.
PRADO, C. L.; PUTZIGER, M. B. ; SANTOS, A. M. L. V. . Une progression dans le cadre du projet Bivalence. In: X Congrès Mondial de la Fédération de Professeurs de Français, 2000, Paris. Dialogues et Cultures - Revue de la FIPF. Paris: Fédération Internationale des professeurs de français - FIPF, 2000. v. 2. p. 418-421.

3.
PRADO, C. L.. Formação de professores: um projeto integrado de estágio. In: 12 Congresso de Leitura do Brasil - COLE, 1999, Campinas. CD ROM do 12 COLE. Campinas: Associação de leitura do Brasil - ALB, 1999.

4.
PRADO, C. L.. E nós, quem somos? Um estudo a respeito dos professores de francês do estado de Minas Gerias. In: Encontro de Pesquisa da FaE/UFMG, 1998, Belo Horizonte. Anais do Encontro de Pesquisa da FaE, 1998. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PRADO, C. L.. Les publics des cours de français: Qui sont-ils? Que cherchent-ils?. In: XIV Congrès Brésilien des Professeurs de Français, 2003, Belém - PA. Programme du Congrès, 2003. v. 1. p. 32-32.

2.
PRADO, C. L.. Les échanges culturels et le marché de l'enseignement de langues. In: XII Congrés Latino-américain de professeurs de français - SEDIFRALE XII, 2001, Rio de Janeiro. Programme des SEDIFRALE XII. Rio de Janeiro: PIPF, 2001. v. 1. p. 56-56.

3.
PRADO, C. L.. À la recherche du premier monde: les échanges internationaux au niveau des études sécondaires au Brésil. In: XVI Congrès International de l'Association Internationale des Sociologues de Langue Française, 2000, Québec - Canadá. Cahier de résumés du Comité de Recherche Procès et modes de socialisation. Qébec: Université Laval, 2000. v. 1. p. 28-28.

4.
PRADO, C. L.. À la recherche du premier monde: les échanges internationaux au niveau des études secondaires. In: Colloque International Échanges internationaux et réussite scolaire pour tous, 2000, Montpellier. Cahier de résumés du colloque. Montpellier: IUFM de Montpellier, 2000. v. 1. p. 33-33.

5.
PRADO, C. L.. Un projet integré de formation. In: XI Sesiones para docentes e investigadores de francés lengua extrangera - SEDIFRALE, 1999, Puebla. Programa das XI SEDIFRALE. Puebla: PIPF, 1999. v. 1. p. 101-101.

Apresentações de Trabalho
1.
PRADO, C. L.. Aprendizagem de Língua estrangeira e seus registros (francês, inglês e italiano). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PRADO, C. L.; BARBOSA, M. V. . Dicionário - trabalho, profissão e condição docente, 2010. (Tradução/Livro).

2.
PRADO, C. L.; GALVAO, A. M. O. . Exercícios escritos e cadernos de alunos: reflexões sobre práticas de longa duração, 2007. (Tradução/Artigo).

3.
PRADO, C. L.; ARBEX, M. M. V. ; BARBOSA, M. V. . Plurilinguisme et identité culturelle/Plurilingüismo e identidade cultural : Actes du XV Congrès Brésilien des Professeurs de Français 2006 (Organização de anais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PRADO, C. L.; Heloisa B.. Participação em banca de Carolina Fernandes Madruga. Ensino de português para objetivo universitário: desenvolvimento da expressão oral para estudantes franceses em intercâmbio na Poli-USP. 2014 - Universidade de São Paulo.

2.
PRADO, C. L.; PIETRAROIA, R. M. C.; Heloisa B.. Participação em banca de Regina Teresa dos Santos Machado. A produção escrita no contexto universitário francês. 2011 - Universidade de São Paulo.

3.
PRADO, C. L.; GALVAO, A. M. O.; FARIA FILHO, L.. Participação em banca de Rita Lima Lages e Silva. O ensino de francês na instrução pública em Minas Gerais entre 1831 e 1855. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
PRADO, C. L.; DUTRA, Deise Prina; TELLES, João Antônio. Participação em banca de Vanderlice dos Santos Andrade Sol. A natureza da prática reflexiva de uma formadora de professores e duas professoras em formação. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
PRADO, C. L.; MARI, Hugo; BUSNARDO NETO, Joanne Marie Mcaffrey; GUIMARÃES, Jane Quintiliano; ISOLA, Regina Péret Del. Participação em banca de Míria Gomes de Oliveira. O professor e a pólis: debates discursivos em torno de uma política de inclusão. 2005. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
PRADO, C. L.; BARCELOS, Ana Maria Ferreira; PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e; DUTRA, Deise Prina; ABRÃAO, Maria Helena Vieira. Participação em banca de Míriam Lúcia dos Santos Jorge. O diálogo colaborativo na formação de professores de inglês. 2005. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
PRADO, C. L.; PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e; BARCELOS, Ana Maria Ferreira; DUTRA, Deise Prina. Participação em banca de Míriam Lúcia dos Santos Jorge. O diálogo colaborativo na formação de professores de inglês. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
PRADO, C. L.; MARI, Hugo; ISOLA, Regina Péret Del. Participação em banca de Míria Gomes de Oliveira. O professor e a pólis: debates discursivos em torno de uma política de inclusão. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
PRADO, C. L.. Participação em banca de Regina Teresa dos Santos Machado. Os escritos universitários à la française : prepa-ração dos estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo USP que vão estudar em universidades francesas. 2012 - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PRADO, C. L.. Professor Adjunto de Língua Inglesa. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
PRADO, C. L.; ARBEX, M. M. V.; BARBOSA, M. V.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto de Língua e Literatura Francesa. 2010.

3.
PRADO, C. L.; JORGE, M. L. S.; OLIVEIRA, M. G.; .Barros, Cristiano S.; FLORES, S.. Concurso para professor assistente de prática de ensino de Espanhol. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
PRADO, C. L.; DAHLET, V.; PIETRAROIA, R. M. C.; XATARA, C. M.; MARINELLI, V. L.. Concurso de efetivação para provimento de cargo de Professor Doutor de Língua e Lieratura Francesa. 2008. Universidade de São Paulo.

5.
PRADO, C. L.. Concurso para Professor Doutor Metodologia do Ensino de Francês. 2008. Universidade de São Paulo.

6.
PRADO, C. L.; DAHLET, V.; XATARA, C. M.; PIETRAROIA, R. M. C.; MARINELLI, V. L.. Concurso público para contratação de professor doutor. 2007. Universidade de São Paulo.

7.
PRADO, C. L.. Ensino de Língua Estrangeira. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
PRADO, C. L.. Concurso pra professor assistente Língua e Literatura Francesa. 2006. Universidade de São Paulo.

9.
PRADO, C. L.. Professor Adjunto de Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira. 2004. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Internacional em Homenagem a Jean Peytard.A noção de gênero em didática do francês língua estrangeira. 2012. (Seminário).

2.
Circulação Internacional e Nova Ordem do Conhecimento.Aprendizagem de Língua estrangeira e seus registros (francês, inglês e italiano). 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PRADO, C. L.; GALVAO, A. M. O. . Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2007. (Congresso).

2.
PRADO, C. L.; BARBOSA, M. V. . XV Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. 2005. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 23:31:54