Marcus Facchin Bonilla

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2714284008542070
  • Última atualização do currículo em 05/07/2018


Doutorando no programa de Pós-graduação em Artes da UFPA. Mestre em música/ etnomusicologia pela UDESC e bacharel em música (violão) pela UFRGS, com especialização em educação musical pela UDESC. Com larga experiência como professor e músico profissional, já participou de vários trabalhos artísticos premiados, assim com possui CDs solo gravados. É professor assistente (licenciado para capacitação) do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFT. Desenvolve pesquisas nas áreas de etnomusicologia, pesquisa-ação participativa, práticas musicais, ensino de música e Educação do Campo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcus Facchin Bonilla
Nome em citações bibliográficas
BONILLA, M. F.;BONILLA, MARCUS FACCHIN


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Artes.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Orientador: Sonia Maria Moraes Chada.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Música.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Três estilos do violão brasileiro: choro, jongo e baião,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Acácio Tadeu Camargo de Piedade.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1996 - 1997
Especialização em Latu Sensu em Educação Musical. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: A situação de músicos populares instrumentistas na ilha de Santa Catarina.
Orientador: Cleidi Albuquerque e Marcos Tadeu Holler.
1988 - 1993
Graduação em Bacharelado em Música.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Recital de violão solo.
Orientador: Daniel Wolff.




Formação Complementar


2011 - 2011
Mini Oficina A música de Radames Gnattali para Vio. (Carga horária: 2h).
Associação de violão de Itajaí, AVI, Brasil.
2011 - 2011
Masterclass de Hopkinson Smith. (Carga horária: 4h).
Associação Cultural e Educacional, MUSAE, Brasil.
2011 - 2011
Técnica de Alexander Aplicada. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2011 - 2011
Workshop com Paulo Bellinati e Weber Lopes. (Carga horária: 2h).
Associação de violão de Itajaí, AVI, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Técnicas de Arranjo para Violão em Esti. (Carga horária: 8h).
Associação de violão de Itajaí, AVI, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Ritmos Brasileiros para violão com Marc. (Carga horária: 4h).
Associação de violão de Itajaí, AVI, Brasil.
2010 - 2010
Vi Vendo Victor Meirelles. (Carga horária: 8h).
Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM/MINC, Brasil.
2005 - 2005
Masterização. (Carga horária: 20h).
Instituto Gaúcho de Áudio Profissional, IGAP, Brasil.
1997 - 1997
Programa Musisistas de Aperfeiçoamento em Música. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Violão - IX Oficina de Música de Curitiba. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Composição = IX Oficina de Música de Curitiba. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Música Popular e Jazz. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1990 - 1990
O Som e o Sentido. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, SMC, Brasil.
1990 - 1990
XIV Curso Internacional de Verão - Música Popular. (Carga horária: 30h).
Fundação Educacional do Distrito Federal, FEDF, Brasil.
1990 - 1990
Oficina de Música VIII - Téc. Regência Coro Infant. (Carga horária: 50h).
Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
1990 - 1990
Oficina de Música VIII - Violão. (Carga horária: 50h).
Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
1990 - 1990
XIV Curso Internacional de Verão - Música Contempo. (Carga horária: 30h).
Fundação Educacional do Distrito Federal, FEDF, Brasil.
1990 - 1990
Masterclass de violão. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, SMC, Brasil.
1990 - 1990
3000 Anos de Música Moderna. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, SMC, Brasil.
1990 - 1990
Work-shop de violão. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, SMC, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em Fundamentos de Leitura e ditado Musical. (Carga horária: 44h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do magistério superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CUT - Campus de Tocantinópolis, .

02/2014 - 02/2016
Direção e administração, CUT - Campus de Tocantinópolis, .

Cargo ou função
coordenador substituto - curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


Serviço Social do Comércio - SC, SESC-SC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico Pleno em Cultura, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor do Projeto Prelúdio vinculado a Escola técnica da UFRGS

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 30
Outras informações
Programa Magister/ Laguna SC - Curso de Educação artística - Habilitação Música

Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Também trabalhou com extensão nessa Universidade. Atuou como professor de violão, teoria e percepção na Escola de Música - Projeto de extensão permanente - e criou e regeu a "Orquestra de Violões da UDESC".


Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, SMC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Oficineiro, Carga horária: 20
Outras informações
Oficineiro do Projeto - Descentralização da Cultura


Gyrasom Áudio e Produções LTDA, GYRASOM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor, Produtor e Técnico em Gravação, Carga horária: 0
Outras informações
Empresa atualmente inativa



Linhas de pesquisa


1.
Arte, música e literatura na concepção da Educação do Campo


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
A Música no contexto da Educação do Campo: mapeamento das práticas musicais nas escolas do município de Tocantinópolis, TO.
Descrição: O projeto faz um mapeamento das atividades muiscais nas escolas do município de Tocantinópolis na região do Bico do Papagaio no Estado do Tocantins..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcus Facchin Bonilla - Coordenador.
1996 - 1997
A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DE MÚSICOS POPULARES INSTRUMENTISTAS NA ILHA DE SANTA CATARINA
Descrição: Projeto da monografia do curso de especialização em Educação Musical.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1994 - 1998
Levantamento Bibliográfico de Teoria Musical
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação do Campo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Cordas dedilhadas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Arranjos.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Teoria e Percepção.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Indicação ao Prêmio Açorianos de Música - Melhor Projeto Gráfico, Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.
2002
Prêmio Açorianos de Música - Menção especial pela qualidade do trabalho CD Prakriti, SEcretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.
2001
Prêmio Açorianos de Música - Melhor CD Instrumental, Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.
1999
Concurso FUMPROARTE Edital 04/99 da Secretaria Municipal de Cultura, Porto Alegre RS, Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.
1997
Concurso Público Edital n. 02/97-UDESC - Segundo Lugar Prática de Conjunto/ Laboratório/ Instrumento Eletivo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA.
1996
Primeiro Lugar Processo Seletivo Edital 04/96 - UDESC, UDESC.
1994
Primeiro Lugar processo Seletivo Edital 04/94 - UDESC, UDESC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, CÍCERO DA2017SILVA, CÍCERO DA ; MIRANDA, CÁSSIA FERREIRA ; COVER, MACIEL ; BONILLA, MARCUS FACCHIN ; OLIVEIRA, UBIRATAN FRANCISCO DE . Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Artes e Música: Trajetória e Desafios na Região do Bico do Papagaio, Brasil. REV. TRIANGULO, v. 10, p. 73-95, 2017.

2.
SILVA, C.2016 SILVA, C. ; PAULA, Leon de ; BONILLA, M. F. . O audiovisual como ferramenta pedagógica e produção artística no contexto de uma licenciatura em Educação do Campo. Revista NUPEART, v. 15, p. 16-32, 2016.

3.
BONILLA, M. F.;BONILLA, MARCUS FACCHIN2011 BONILLA, M. F.. Disseram que o samba voltou americanizado. DAPesquisa, v. 08, p. 502-515, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
BONILLA, M. F.; DIAS, J. J. P. R. . Problematização sobre o ensino de música no contexto da educação do campo: o caso de Tocantinópolis. In: Ana Roseli Paes dos Santos; Wilson Rogério dos Santos. (Org.). Educação musical na educação do campo: outras epistemologias. 1ed.Palmas: EDUFT, 2018, v. , p. 249-277.

2.
PAULA, Leon de ; BONILLA, M. F. ; SILVA, C. . Campo em vídeo: experiências artístico-educativas na produção de audiovisuais no norte do Tocantins. In: Cícero da Silva; Cássia Ferreira Miranda; Helene Quirino Porto Aires; Ubiratan Francisco de Oliveira. (Org.). Educação do Campo, artes e formação docente. 1ed.Palmas: EDUFT, 2016, v. , p. 169-194.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BONILLA, M. F.; Göcks, A. ; Nunes, S. M. ; Bay, D. M. D. ; Mello, M. I. C. ; Beltrame, V. ; CABRAL, B. A. . Programa para Apreciação Musical. Universidade & Desenvolvimento/ Caderno 1 Centro de Artes, Florianópolis, SC, p. 56 - 68, 01 out. 1996.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BONILLA, M. F.; CHADA, S. M. M. ; SILVA, A. C. M. ; SILVA, K. B. ; SILVA, G. M. ; SILVA, N. M. ; SILVA, R. R. ; SILVA, S. M. . A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PELA PESQUISAAÇÃO PARTICIPATIVA: QUESTÕES SOBRE O INVENTÁRIO PARTICIPATIVO DA VIOLA DE BURITI. In: IV Jornada Universitária pela Reforma Agrária ? As lutas dos povos do campo no contexto atual: terra, água e território, 2018, Tocantinópolis. Anais da IV Jornada Universitária pela Reforma Agrária. Palmas: EDUFT, 2018.

2.
BONILLA, M. F.; CHADA, S. M. M. . Etnomusicologia participativa: um ponto de intersecção entre música e Educação do Campo. In: III JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA, 2017, Belém. III Jornada de etnomusicologia - Anais. Belém: UFPA, 2017. p. 84-91.

3.
BONILLA, M. F.; DIAS, J. J. P. R. . A música e Educação do Campo: entre reflexões, questionamentos e ponderações para uma educação musical humanizadora. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017, Campinas. Anais do XXVII Congresso da ANPPOM. Campinas: Unicamp, 2017.

4.
BONILLA, MARCUS FACCHIN; CHADA, S. M. M. ; SILVA, A. C. M. ; SILVA, S. M. ; SILVA, G. M. ; SILVA, K. B. ; SILVA, N. M. ; SILVA, R. R. . A PERSPECTIVA DO PESQUISADOR PESQUISADO NA ETNOMUSICOLOGIA: O CASO DO ESTUDO SOBRE A VIOLA DE BURITI NA COMUNIDADE MUMBUCA NO JALAPÃO, TO. In: IV Jornada de Etnomusicologia: Redes colaborativas de saberes, 2017. IV Jornada de Etnomusicologia - Anais. Belém: Biblioteca do Programa de Pós-Graduação em Artes/UFPA, 2017. p. 198-205.

5.
BONILLA, MARCUS FACCHIN. Educação do Campo e seu potencial como laboratório de pesquisa em etnomusicologia. In: IV Jornada de Etnomusicologia: Redes colaborativas de saberes, 2017, Belém. IV Jornada de Etnomusicologia - Anais. Belém: Biblioteca do Programa de Pós-Graduação em Artes/UFPA, 2017. p. 24-31.

6.
SILVA, C. ; BONILLA, M. F. ; OLIVEIRA, U. F. . DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UFT ? CAMPUS TOCANTINÓPOLIS. In: Universidad 2016 10mo congreso Internacional de Educación Superior, 2016, Havana. Anais Universidad 2016 10mo congreso Internacional de Educación Superior. Havana: Universidad 2016, 2016. p. 115-126.

7.
BONILLA, M. F.; CHADA, S. M. M. . A Viola de Buriti e a musicalidade do Mumbuca: um caso de mudança cultural/musical em uma comunidade quilombola no Jalapão, TO. In: V Simpósio Internacional de Música na Amazônia, 2016, Belém, PA. Anais do V SIMA Simpósio Internacional de Música na Amazônia. Roraima: UFRA, 2016. p. 257-267.

8.
BONILLA, M. F.. Etnomusicologia e Educação do Campo: algumas aproximações. In: V Simpósio Internacional de Música na Amazônia, 2016, Belém, PA. Anais do V SIMA Simpósio Internacional de Música na Amazônia. Boa Vista: UFRA, 2016. p. 29-35.

9.
BONILLA, M. F.; CHADA, S. M. M. . Mudança cultural/musical na comunidade quilombola do Mumbuca no Jalapão, TO. In: X Simpósio Regional de História da Anpuh-Pará, 2016. Anais do X Simpósio Regional de História - As crises da República e o ensino de História: a democracia brasileira em questão. Belém: UFPA, 2016. p. 327-340.

10.
BONILLA, M. F.. Habilitação em Artes e Música para a Educação do Campo: disputas e dasfios. In: VII ENABET Encontro nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2015, Florianópolis. Anais do VII ENABET / VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. p. 433-443.

11.
BONILLA, M. F.. Licenciatura em Educação do Campo no norte do Tocantins: Lutas, disputas e desafios para uma habilitação em artes visuais e música. In: IV Simpósio Internacional de Música na Amazônia, 2015, Porto Velho. Anais do IV Simpósio Internacional de Música na Amazônia. Porto Velho: UFRR, 2015. p. 128-138.

12.
BRANDAO, C. F. ; SANTOS, E. R. ; FERREIRA, W. M. ; BONILLA, M. F. . Música no Contexto da Educação do Campo: mapeamento das práticas musicais nas escolas do campo do município de Tocantinópolis. In: II Semana Acadêmica Integrada do Campus Universitário Tocantinópolis/UFT, VI Semana Acadêmica de Pedagogia, VI Semana Acadêmica de Ciências Sociais e III Semana do Parfor/Pedagogia, I Semana Acadêmica da Educação do Campo, 2014, Tocantinópolis. Anais da II Semana Acadêmica Integrada do Campus Universitário Tocantinópolis/UFT, VI Semana Acadêmica de Pedagogia, VI Semana Acadêmica de Ciências Sociais e III Semana do Parfor/Pedagogia, I Semana Acadêmica da Educação do Campo. Porto Alegre: CirKula, 2014.

13.
BONILLA, M. F.; PIEDADE, A. T. C. . Interrogando, de João Pernambuco, e sua relação com as práticas do jongo. In: XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal, RN. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2013.

14.
BONILLA, M. F.; PIEDADE, A. T. C. . Pensamento acústico-mocional como ferramenta de análise: seu uso no estudo do choro, do jongo e do baião em obras para violão solo. In: VI ENABET Encontro da associação brasileira de etnomusicologia, 2013, João Pessoa. ANAIS do VI ENABET: Encontro da associação brasileira de etnomusicologia, 2013. p. 347-355.

15.
BONILLA, M. F.; PIEDADE, A. T. C. . O violão brasileiro e o Choro de Juliana de Marco Pereira. In: XXII congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa. Produção de conhecimento na área de música. João Pessoa: ANPPOM, 2012. p. 1656-1663.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BONILLA, M. F.; OLIVEIRA, U. F. ; SILVA, C. . Desafios e perspectivas da Educação do Campo na UFT - Campus de Tocantinópolis. In: IV Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo, 2014, Belém. Caderno do IV Seminário da Licenciatura em Educação do Campo. Belém: Grágica UFPA, 2014. p. 123-125.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BONILLA, M. F.; CHADA, S. M. M. . Mudança cultural/musical na comunidade quilombola do Mumbuca no Jalapão, TO. In: X Simpósio Regional de História da Anpuh-Pará, 2016, Belém, PA. X Simpósio Regional de História ? ANPUH/Pará ? UFPA/Belém ? 28 a 30/11/2016 Cadernos de resumo. Belém: UFPA, 2016. p. 92-92.

2.
BONILLA, M. F.; SILVA, C. ; OLIVEIRA, U. F. ; COVER, M. ; MIRANDA, C. F. . CAMINHOS E HORIZONTES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO. In: XXIV Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br, 2016, Maringá, PR. Caderno de Resumos do XXIV Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br. Maringá, PR: HUMA Multimída - Mari & Lene Digitações Ltda, 2016. p. 80-80.

Apresentações de Trabalho
1.
BONILLA, MARCUS FACCHIN; NOLETO, R. . Música e Etnologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BONILLA, M. F.; CHADA, S. M. M. . Etnomusicologia participativa: um ponto de intersecção entre música e Educação do Campo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BONILLA, M. F.; DIAS, J. J. P. R. . A música e Educação do Campo: entre reflexões, questionamentos e ponderações para uma educação musical humanizadora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BONILLA, M. F.; CHADA, S. M. M. . Caminhos possíveis para uma Etnomusicologia Aplicada em uma comunidade quilombola no Jalapão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BONILLA, MARCUS FACCHIN; CHADA, S. M. M. ; SILVA, S. M. ; SILVA, A. C. M. ; SILVA, G. M. ; SILVA, N. M. ; SILVA, K. B. ; SILVA, R. R. . A PERSPECTIVA DO PESQUISADOR PESQUISADO NA ETNOMUSICOLOGIA: O CASO DO ESTUDO SOBRE A VIOLA DE BURITI NA COMUNIDADE MUMBUCA NO JALAPÃO, TO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BONILLA, MARCUS FACCHIN; CHADA, S. M. M. ; SILVA, A. C. M. . A violinha de buriti da comunidade Mumbuca: por uma etnomusicologia participativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BONILLA, MARCUS FACCHIN; CHADA, S. M. M. ; SILVA, A. C. M. ; SILVA, S. M. ; SILVA, G. M. ; SILVA, N. M. ; SILVA, K. B. ; SILVA, R. R. . A PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA COMO FERRAMENTA PARA O ENGAJAMENTO ARTÍSTICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE CAMPO NO MUMBUCA, JALAPÃO-TO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BONILLA, MARCUS FACCHIN; CHADA, S. M. M. ; SILVA, S. M. ; SILVA, A. C. M. ; SILVA, G. M. ; SILVA, N. M. ; SILVA, K. B. ; SILVA, R. R. . A PERSPECTIVA DO PESQUISADOR PESQUISADO NA ETNOMUSICOLOGIA: O CASO DO ESTUDO SOBRE A VIOLA DE BURITI NA COMUNIDADE MUMBUCA NO JALAPÃO, TO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BONILLA, M. F.; CHADA, S. M. M. . Mudança cultural/musical na comunidade quilombola do Mumbuca no Jalapão, TO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BONILLA, M. F.. A música e a formação de professores em Educação do Campo: uma proposta dialógica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BONILLA, M. F.. Habilitação em Artes e Música para a Educação do Campo: disputas, e dasfios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BONILLA, M. F.. Licenciatura em Educação do Campo no norte do Tocantins: Lutas, disputas e desafios para uma habilitação em artes visuais e música. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BONILLA, M. F.. Licenciatura em Educação do Campo no norte do Tocantins: Lutas, disputas e desafios para uma habilitação em artes visuais e música. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BONILLA, M. F.; ALMEIDA, R. C. M. ; ZAPAROLI, W. ; OLIVEIRA, U. F. . Educação do Campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BONILLA, M. F.; CRUZ, X. ; MOSCAL, J. S. . Arte e música no contexto da Educação do campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
BONILLA, M. F.; BRANDAO, C. F. ; SANTOS, E. R. ; FERREIRA, W. M. . MÚSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: MAPEAMENTO DAS PRÁTICAS MUSICAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE TOCANTINÓPOLIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BONILLA, M. F.. O ensino de música no contexto do curso de Licenciatura em Educação do Campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
BONILLA, M. F.; PIEDADE, A. T. C. . Interrogando, de João Pernambuco, e sua relação com as práticas do jongo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BONILLA, M. F.; PIEDADE, A. T. C. . Pensamento acústico-mocional como ferramenta de análise: seu uso no estudo do choro, do jongo e do baião em obras para violão solo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BONILLA, M. F.; PIEDADE, A. T. C. . O violão brasileiro e o Choro de Juliana de Marco Pereira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BONILLA, M. F.. A profissão de músico e a relação com a Universidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
BONILLA, M. F.. A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DE MÚSICOS POPULARES INSTRUMENTISTAS NA ILHA DE SANTA CATARINA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
BONILLA, M. F.. A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DE MÚSICOS POPULARES INSTRUMENTISTAS NA ILHA DE SANTA CATARINA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BONILLA, M. F.. A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DE MÚSICOS POPULARES INSTRUMENTISTAS NA ILHA DE SANTA CATARINA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BONILLA, M. F.. Orquestra de Violões da UDESC. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, M. R. ; MENDES, J. ; SILVA, M. S. ; SILVANI, H. ; BUENO, L. ; MATTIELLO, E. W. ; KUHN, J. ; BICICGO, C. ; GIORDANI, C. M. ; BONILLA, M. F. ; MIOTTO, C. P. . É melhor não ler/ Organizado por Manoel Ricardo de LIma. Chapecó: SESC-SC, 2009 (Produção executiva do volume número 38 do Cadernos de autoria).

2.
BONILLA, M. F.. Enigma de Athos. editora virtual: BrazilianGuitar.net, 2008. (Partitura Musical/Outro).

3.
BONILLA, M. F.. Dedilhando o Brasil - Marcus Bonilla - (abril, 2001). São Paulo: Melody Editora, 2001 (Publicação na Guitar Player do Release do CD Dedilhando o Brasil).


Produção artística/cultural
Música
1.
BONILLA, M. F.; DIAS, J. J. P. R. ; BRASIL, A. . 90 anos de Tom Jobim - Turnê. 2017. Arranjo.

2.
BONILLA, M. F.; DIAS, J. J. P. R. ; BRASIL, A. . 90 anos de Tom Jobim - Turnê. 2017. Interpretação.

3.
BONILLA, M. F.; LOPES, H. . Romana. 2017. Trilha Sonora.

4.
BONILLA, M. F.. Recital de violão solo. 2016. Interpretação.

5.
BONILLA, M. F.. Recital de violão clássico. 2015. Interpretação.

6.
BONILLA, M. F.; CUNHA, Karine ; PRATES, V. . Temporada do show "Uma Rosa Para Noel" 31/01 e 05/02 Poa - Fpolis. 2012. Interpretação.

7.
BONILLA, M. F.; CUNHA, Karine ; PRATES, V. . Temporada do show "Odoyá" - 01, 02 e 04/02 - Poa - Fpolis. 2012. Interpretação.

8.
BONILLA, M. F.; CUNHA, Karine . Show "Cantando Elas" dias 9 e 10/3 - Passo Fundo e Porto Alegre RS. 2012. Interpretação.

9.
CUNHA, Karine ; BONILLA, M. F. . O amor por Neruda e Buarque - Recital de violão e voz. 2012. Interpretação.

10.
BONILLA, M. F.; ZONTA, S. . Recital de violão solo no Encerramento da Semana da Música em Chapecó - 04/06. 2011. Interpretação.

11.
BONILLA, M. F.; ZONTA, S. ; POVOAS, M. B. C. . Recital de música de Câmara do Musicâmera - 28 e 29/11. 2011. Interpretação.

12.
BONILLA, M. F.; CUNHA, Karine . Show Epahei em Joaçaba, SC. 23 nov. 2011. Interpretação.

13.
BONILLA, M. F.. III Sapateado em Dança. 2009. Audiovisual.

14.
BONILLA, M. F.; AZEVEDO, F. ; CUNHA, Karine ; BERTOLI, H. ; NAWROSKI, N. ; Delacroix, M . DAQUI - Artistas Gaúchos. 2009. Audiovisual.

15.
BONILLA, M. F.. CD Caminhante do Céu Vermelho. 2008. Registro Fonográfico.

16.
Russo, R ; BONILLA, M. F. . Um Dia a Casa Cai. 2008. Trilha Sonora.

17.
BONILLA, M. F.; HUFF, P. . Recital de lançamento do Caminhante do Céu Vermelho. 2008. Interpretação.

18.
BONILLA, M. F.. Recital solo no Lutheria Brasil em Juazeiro do Norte. 2008. Interpretação.

19.
BONILLA, M. F.. Palco Instrumental Juazeiro do Norte pelo BNB. 2008. Interpretação.

20.
BONILLA, M. F.. Recital solo de violão em Souza pelo BNB. 2008. Interpretação.

21.
BONILLA, M. F.; CUNHA, Karine . Turnê do Show 'Epahei' por 12 cidades do norte e nordeste e sul.. 2008. Interpretação.

22.
ARAÚJO, E. ; BONILLA, M. F. ; CUNHA, Karine ; PRATES, V. ; FREIRE, A. . Epahei no Porto Verão Alegre. 2008. Interpretação.

23.
ARAÚJO, E. ; BONILLA, M. F. ; CUNHA, Karine ; FREIRE, A. ; PRATES, V. . Epahei no SESC Gravataí. 2008. Interpretação.

24.
BONILLA, M. F.. Violão solo no SESC Crato. 2008. Interpretação.

25.
BONILLA, M. F.; CUNHA, Karine ; HUFF, P. ; FREIRE, A. ; BUGES, P. ; PRATES, V. ; BALBINDER, J. ; ESVAEL, L. ; ARAÚJO, E. ; OLIVEIRA, I. . CD Epahei. 2007. Arranjo.

26.
CUNHA, Karine ; BONILLA, M. F. . Fluida no Parahyba Café - João Pessoa. 2007. Interpretação.

27.
CUNHA, Karine ; BONILLA, M. F. . Fluida no BNB em Fortaleza. 2007. Interpretação.

28.
CUNHA, Karine ; BONILLA, M. F. . Fluida em Juazeiro do Norte. 2007. Interpretação.

29.
CUNHA, Karine ; ARAÚJO, E. ; BONILLA, M. F. ; FREIRE, A. ; PRATES, V. ; Russo, R . Lançamento do Epahei no SESC. 2007. Interpretação.

30.
CUNHA, Karine ; BONILLA, M. F. ; FREIRE, A. ; ARAÚJO, E. . Sarau no Solar com Epahei. 2007. Interpretação.

31.
BONILLA, M. F.; CUNHA, Karine . Show com Karine Cunha na Fundação Ecarta Musical. 2006. Interpretação.

32.
CUNHA, Karine ; BONILLA, M. F. ; BERTI, G. ; VIEIRA, A. ; KULPA, K. . Show Fluida no Abbey Road Studio Pub. 2006. Interpretação.

33.
BONILLA, M. F.; CUNHA, Karine ; VIEIRA, A. ; TERRA, B. ; AMARAL, A. ; ELIAS, D. ; PRIMON, A. . CD Fluida. 2005. Registro Fonográfico.

34.
CUNHA, Karine ; BONILLA, M. F. ; VIEIRA, A. ; AMARAL, A. ; PRATES, V. . Shows de lançamento do CD Fluida. 2005. Interpretação.

35.
BONILLA, M. F.; ALZAIBAR, A. . Recital de Canções Coloniais com Anabel Alzaibar no projeto Arte Nos Trilhos. 2004. Interpretação.

36.
BONILLA, M. F.; PAULA, T. de ; NAPP, S. . CD Música na Casa 2003. 2004. Registro Fonográfico.

37.
BONILLA, M. F.. Espetáculo de dança - Ver. 2004. Audiovisual.

38.
BONILLA, M. F.; CUNHA, Karine . Música ao Meio- Dia - Ouro Branco. 2004. Interpretação.

39.
BONILLA, M. F.; CUNHA, Karine ; TERRA, B. ; VIEIRA, A. . Estréia do Show Fluida de Karine Cunha. 2003. Interpretação.

40.
BONILLA, M. F.; PAULA, T. de . Seresta na Casa - violão e flauta. 2003. Interpretação.

41.
BONILLA, M. F.. 6:30 em Pauta no Museu Julio de Castilhos. 2002. Interpretação.

42.
BONILLA, M. F.; COPÊS, A. ; LIMA, J. ; CAVALHEIRO, C. ; WENTZ, W. ; LIMA, M. ; TAVARES, D. . Concerto - Prakti A matéria Ilusória. 2001. Interpretação.

43.
BONILLA, M. F.; CAVALHEIRO, C. ; COPÊS, A. ; GATELLI, L. ; LIMA, J. ; LIMA, M. ; TAVARES, D. ; THOMAZ, R. ; WENTZ, W. . CD Prákti A Matéria Ilusória. 2001. Registro Fonográfico.

44.
BONILLA, M. F.. Recital de violão no projeto Petropar - Música ao Meio dia. 2001. Interpretação.

45.
BONILLA, M. F.. CD Dedilhando o Brasil. 2000. Registro Fonográfico.

46.
BONILLA, M. F.. Recital de Lançamento do CD Dedilhando o Brasil. 2000. Interpretação.

47.
BONILLA, M. F.. Lançamento do Dedilhando o Brasil em Florianópolis. 2000. Interpretação.

48.
BONILLA, M. F.. Recital de Música Espanhola em Florianópolis. 2000. Interpretação.

49.
BONILLA, M. F.. Violão na Radamés. 2000. Interpretação.

50.
ALZAIBAR, A. ; BONILLA, M. F. . Garcia Lorca no Projeto Música ao Meio Dia. 2000. Interpretação.

51.
ALZAIBAR, A. ; BONILLA, M. F. . Canciones no SESC Porto Alegre. 2000. Interpretação.

52.
ALVES, F. D. ; ALZAIBAR, A. ; BONILLA, M. F. ; BARROS, M. ; LIBERATO, J. ; INDA, P. ; WOLFF, D. ; CASTAÑERA, E. ; AZEVEDO, F. . Concertão. 1999. Interpretação.

53.
BONILLA, M. F.; PAZ, G.L. . A Ordem é Música. 1999. Interpretação.

54.
BONILLA, M. F.. Apresentações solo na Suiça. 1998. Interpretação.

55.
BONILLA, M. F.. Orquestra de Violões da UDESC. 1997. Interpretação.

56.
BONILLA, M. F.. Recital solo no Ciclo de Violões em Florianópolis. 1997. Interpretação.

57.
BONILLA, M. F.. Recitais Didáticos. 1997. Interpretação.

58.
BONILLA, M. F.. Semana da Música do SESC. 1996. Interpretação.

59.
BONILLA, M. F.; DIOS, J. F. de ; MASSAROLO, C. . Música de Câmara Espanhola. 1996. Interpretação.

60.
BONILLA, M. F.. Projeto Música é Vida do SESC Florianópolis. 1995. Interpretação.

61.
BONILLA, M. F.. Semana da Música do SESC. 1995. Interpretação.

62.
BONILLA, M. F.; HOLLER, M. . Música de Câmara na FAED. 1995. Interpretação.

63.
BONILLA, M. F.; WOLFF, D. ; ALVES, F. D. ; MATTOS, A. B. ; MAFFIOLETTE, C. ; SCARABELOTTI, A. ; CONSTANT, R. . Camerata Consort de Violões. 1993. Interpretação.

64.
BONILLA, M. F.; MATTOS, A. B. ; SCARABELOTTI, A. . II Encontro Estadual de Orquestras Jovens. 1989. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BONILLA, M. F.. Participação cultural no Seminário Integrado Pedagogia/ Ciências Sociais e PARFOR.. 2014 (Recital de violão).

Demais trabalhos
1.
BONILLA, M. F.. Mostra das Oficinas de Descentralização da Cultura. 2001 (Mostra Show) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BONILLA, M. F.; RODRIGUES, W.; SILVA, A. C. S.. Participação em banca de MÔNIA SILVEIRA SALGADO.UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE AS ARTES VISUAIS POPULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DEGRAUS DO SABER DE AGUIARNÓPOLIS - TO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
BONILLA, M. F.; RODRIGUES, W.; SILVA, A. C. S.. Participação em banca de SILVANETH OLIVEIRA NEVES.UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE AS ARTES VISUAIS POPULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DEGRAUS DO SABER DE AGUIARNÓPOLIS-TO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
BONILLA, M. F.; RODRIGUES, W.; SILVA, A. C. S.. Participação em banca de NÁDIA MARIA NONATO DOS SANTOS.O USO DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PRÉ-ESCOLAR MÃE EDUVIRGENS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

4.
BONILLA, M. F.; RODRIGUES, W.. Participação em banca de MÁRCIA ALVES CAMPOS LIMA.A MÚSICA NAS SÉRIES INICIAIS: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANTÔNIO FARIAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

5.
KOSTIN, V. S.; HOLLER, M.; BONILLA, M. F.; PORTELA, Marcelo. Participação em banca de VITOR SABAG KOSTIN.O LUTHIER E O VIOLÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A HISTÓRIA DA PROFISSÃO E DA CONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
BONILLA, M. F.; Rudnei Peter Goulart. Participação em banca de Rudnei Peter Goulart.Análise das metodologias de ensino de violão aplicadas em Florianópolis. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BONILLA, M. F.; OLIVEIRA, U. F.; DIAS, J. J. P. R.. Banca concurso público. 2016. Universidade Federal do Tocantins.

2.
BONILLA, M. F.; MATEIRO, T.; OLIVEIRA, C. B.. Banca de concurso música educação. 2015. Universidade Federal do Tocantins.

3.
BONILLA, M. F.; HOLLER, M.; OLIVEIRA, C. B.. Banca de Concurso música história. 2015. Universidade Federal do Tocantins.

4.
BONILLA, M. F.; ALMEIDA, R. C. M.; SANTOS, B. T.. Banca de concurso Artes. 2014. Universidade Federal do Tocantins.

Outras participações
1.
RISCAROLLI, E.; BONILLA, M. F.; PAULA, Leon de. Banca de seleção simplificada para professor substituto. 2014. Universidade Federal do Tocantins.

2.
SERAFIM, A. C.; BONILLA, M. F.; PAULA, Leon de. Banca simplificada para professor substituto curso de Pedagogia. 2014. Universidade Federal do Tocantins.

3.
BONILLA, M. F.; OLIVEIRA, M. A. G.; GONCALVES FILHO, F.; VIEIRA, F. P.. Seleção e avaliação de Projetos para Bolsa Permanência. 2014. Universidade Federal do Tocantins.

4.
BONILLA, M. F.; PINTO, M. C.; SILVA, G. F. V. E.; SANTOLIN, R. F.; LIMA, A. C. S.. 14º Festival de Música dos Correios - Fase Regional. 2012. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ADM Central.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Jornada Universitária pela Reforma Agrária ? As lutas dos povos do campo no contexto atual: terra, água e território. A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PELA PESQUISAAÇÃO PARTICIPATIVA: QUESTÕES SOBRE O INVENTÁRIO PARTICIPATIVO DA VIOLA DE BURITI. 2018. (Congresso).

2.
1 a. JORNADA DE PESQUISA EM ARTE.Elementos da poética oral, visual e, principalmente, musical da comunidade quilombola do Mumbuca, localizada na cidade de Mateiros, TO, Região do Jalapão. 2017. (Seminário).

3.
III JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA.Etnomusicologia participativa: um ponto de intersecção entre música e Educação do Campo. 2017. (Simpósio).

4.
IV Jornada de Etnomusicologia: Redes colaborativas de saberes.Educação do Campo e seu potencial como laboratório de pesquisa em etnomusicologia. 2017. (Seminário).

5.
VIII ENABET Encontro nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Caminhos possíveis para uma Etnomusicologia Aplicada em uma comunidade quilombola no Jalapão. 2017. (Encontro).

6.
VIII Fórum Bienal de Pesquisa em Arte.A PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA COMO FERRAMENTA PARA O ENGAJAMENTO ARTÍSTICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE CAMPO NO MUMBUCA, JALAPÃO-TO. 2017. (Seminário).

7.
VI Simpósio Internacional de Música na Amazônia.A violinha de buriti da comunidade Mumbuca: por uma etnomusicologia participativa. 2017. (Simpósio).

8.
XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. A música e Educação do Campo: entre reflexões, questionamentos e ponderações para uma educação musical humanizadora. 2017. (Congresso).

9.
I congresso Internacional de Educação do Campo da UFT. A música e a formação de professores em Educação do Campo: uma proposta dialógica. 2016. (Congresso).

10.
II Fórum das Licenciaturas da UFT - Os novos desafios curriculares: a formação de professores em discussão. 2016. (Encontro).

11.
IX Encontro Regional Norte da Abem.Panorama do ensino de música na Região Norte. 2016. (Encontro).

12.
V Simpósio Internacional de Música na Amazônia.A Viola de Buriti e a musicalidade do Mumbuca: um caso de mudança cultural/musical em uma comunidade quilombola no Jalapão, TO. 2016. (Simpósio).

13.
V Simpósio Internacional de Música na Amazônia.Etnomusicologia e Educação do Campo: algumas aproximações. 2016. (Simpósio).

14.
X Simpósio Regional de História da Anpuh-Pará.Mudança cultural/musical na comunidade quilombola do Mumbuca no Jalapão, TO. 2016. (Simpósio).

15.
IV Simpósio Internacional de Música na Amazônia.Licenciatura em Educação do Campo no norte do Tocantins: Lutas, disputas e desafios para uma habilitação em artes visuais e música. 2015. (Simpósio).

16.
VII ENABET Encontro nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. Habilitação em Artes e Música para a Educação do Campo: disputas, e dasfios. 2015. (Congresso).

17.
V Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campoopo. 2015. (Seminário).

18.
II Semana Acadêmica Integrada do Campus Universitário Tocantinópolis/UFT, VI Semana Acadêmica de Pedagogia, VI Semana Acadêmica de Ciências Sociais e III Semana do Parfor/Pedagogia, I Semana Acadêmica da Educação do Campo.Arte e Música no Contexto da Educação do Campo. 2014. (Seminário).

19.
IV Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo.Desafios e perspectivas da Educação do Campo na UFT - Campus de Tocantinópolis. 2014. (Seminário).

20.
Seminário Regional das Licenciaturas em Educação do Campo. 2014. (Seminário).

21.
V Semana acadêmica de Pedagogia, V semana acadêmica de Ciências Sociais e II Semana do PARFOR/Pedagogia.Educação do Campo. 2014. (Seminário).

22.
VI ENABET Encontro da associação brasileira de etnomusicologia.Pensamento acústico-mocional como ferramenta de análise: seu uso no estudo do choro, do jongo e do baião em obras para violão solo. 2013. (Encontro).

23.
XXIII Congresso da ANPPOM. Interrogando, de João Pernambuco, e sua relação com as práticas do jongo. 2013. (Congresso).

24.
III Avambae Encuentro internacional de artistas y artesanos.Recital de violão autoral. 2012. (Encontro).

25.
VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 8. 2012. (Simpósio).

26.
XXII Congresso da ANPPOM. O violão brasileiro e o Choro de Juliana de Marco Pereira. 2012. (Congresso).

27.
IV Seminário de Violão de Itajaí. 2011. (Seminário).

28.
Exportação da Música. 2008. (Seminário).

29.
I encontro Regional de Música Independente.Recital de violão solo. 2001. (Encontro).

30.
Caminhos e Descaminho da Pesquisa nas Artes.A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DE MÚSICOS POPULARES INSTRUMENTISTAS NA ILHA DE SANTA CATARINA. 1997. (Encontro).

31.
II Jornada Acadêmica da UDESC.A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DE MÚSICOS POPULARES INSTRUMENTISTAS NA ILHA DE SANTA CATARINA. 1997. (Outra).

32.
I Seminário de Educação Musical da UDESC.A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DE MÚSICOS POPULARES INSTRUMENTISTAS NA ILHA DE SANTA CATARINA. 1997. (Seminário).

33.
I Jornada Acadêmica da UDESC.Orquestra de Violões da UDESC. 1996. (Outra).

34.
VIII Congresso Nacional da FAEB. 1995. (Congresso).

35.
II Encontro Anual da ABEM. 1993. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BONILLA, M. F.. I Congresso Internacional de Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins. 2016. (Congresso).

2.
SOUSA, K. A. ; BONILLA, M. F. ; FIGUEIREDO, C. A. ; SANTOS, L. N. ; OLIVEIRA, M. A. G. ; PADINHA, M. S. P. ; ARAUJO, N. V. G. . II Semana Acadêmica Integrada Do Campus Universitário Tocantinópolis/UFT VI Semana Acadêmica De Pedagogia, VI Semana Acadêmica De Ciências Sociais E III Semana Do Parfor/Pedagogia, I Semana Acadêmica Da Educação Do Campo. 2014. (Outro).

3.
Charles Narloch ; IOP, E. ; ABELLO, Sandra ; Brizolla, J. ; LOREN, S. ; SCARLABELOTTO, D. ; WEIS, Lenice ; BONILLA, M. F. . Pretexto SESC Chapecó. 2010. (Exposição).

4.
RECH, A. ; IOP, E. ; VIEIRA, F. D. ; ZANOTELLI, J. ; WEIS, Lenice ; GURALSKI, L. ; MORO, M. ; ABELLO, Sandra ; GEREMIA, S. ; LOREN, S. ; BECKER, V. ; BOPPRE, F. ; BONILLA, M. F. ; MIOTTO, C. P. . Lembar esquecer sobreviver. 2010. (Exposição).

5.
Charles Narloch ; STEUCK, C. ; PRETTI, C. ; SCARLABELOTTO, D. ; CAMPOS, D. L. ; ALBRECHT, F. ; SACCO, H. ; CAVASIN, N. ; GAERTNER, R. ; NEGRAO, R. ; ABELLO, Sandra ; BONILLA, M. F. . Panorama SESC de Artes Visuais Ideário Imaginário. 2010. (Exposição).

6.
BONILLA, M. F.; GURALSKI, L. ; FREITAS, R. ; LOREN, S. . Panorama SESC de Artes Visuais. 2009. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MÁRCIA ALVES CAMPOS LIMA. A MÚSICA NAS SÉRIES INICIAIS: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANTÔNIO FARIAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Marcus Facchin Bonilla.

2.
CELMA M. M. RODRIGUES. A MÚSICA NAS SÉRIES INICIAIS: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANTÔNIO FARIAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Marcus Facchin Bonilla.

3.
Rudnei Peter Goulart. Análise das metodologias de ensino de violão aplicadas em Florianópolis. 1988. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em música) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Marcus Facchin Bonilla.

Orientações de outra natureza
1.
Wagne Messias Ferreira. Música no contexto da Educação do Campo: mapeando as práticas musicais nas escolas do campo no município de Tocantinópolis. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Marcus Facchin Bonilla.

2.
Carliana Fabiano Brandão. Música no contexto da Educação do Campo: mapeando as práticas musicais nas escolas do campo do município de Tocantinópolis. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Marcus Facchin Bonilla.

3.
Eliumira Rodrigues dos Santos. Música no Contexto da Educação do Campo: mapeando as práticas musicais nas escolas do campo do município de Tocantinópolis. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Marcus Facchin Bonilla.



Outras informações relevantes


Possui domínio sobre diversos software de edição musical e editoração de partituras como Finale, Encore, Cubase, Pro Tolls, Sound Forge, CD Arquithet, Sonar entre outros, assim como sistemas operacionais Windows, Linux e os principais softwares de internet, texto, cálculo, imagens e outros.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 22:11:10