Rosana Beatriz Silveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6688186594933130
  • Última atualização do currículo em 15/11/2018


Doutora em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Zoologia pela mesma Universidade. Todo pós-graduação dedicado ao estudo de cavalos-marinhos em laboratório e ambientes naturais. Desenvolveu pesquisa prodoc em histologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. É pesquisador responsável pelo Laboratório de Aquicultura Marinha-LABAQUAC, que desenvolve o Projeto Hippocampus (Biologia, cultivo e conservação de cavalos-marinhos). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Biologia para Conservação das Espécies Animais, atuando principalmente nos seguintes temas:Syngnathidae, espécies ameaçadas e sobre-explotadas, conservação e manejo, desenvolvimento, reprodução em cativeiro, educação ambiental e políticas públicas. É membro IUCN. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosana Beatriz Silveira
Nome em citações bibliográficas
SILVEIRA, R. B.;SILVEIRA, ROSANA BEATRIZ;SILVEIRA, ROSANA B.;SILVEIRA, ROSANA

Endereço


Endereço Profissional
Laboratório de Aqüicultura Marinha, Projeto Hippocampus.
Rua da Esperança, s.n.
Porto de Galinhas
55590000 - Ipojuca, PE - Brasil
Telefone: (81) 35522191
URL da Homepage: www.projetohippocampus.org


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Biociências.
Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: ?Dinâmica populacional do cavalo-marinho Hippocampus reidi no manguezal de Maracaípe, Ipojuca, PE.?, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Nelson ferreira Fontoura.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: cavalo marinho; espécie ameaçada; peixe; comportamento em ambientes naturais; dinamica populacional; Projeto Hippocampus.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1995 - 1997
Mestrado em Biologia Animal.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: ?Desenvolvimento Ontogenético de Hippocampus reidi Ginsburg, 1933 em laboratório?,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Luis Roberto Malabarba.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Palavras-chave: cavalo marinho; desenvolvimento; peixe.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
1993 - 1994
Aperfeiçoamento em Ictiologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: ?Desenvolvimento de Hippocampus sp. em cativeiro (Syngnathiformes, Syngnathidae).. Ano de finalização: 1994.
Orientador: Leda Francisco Armani Jardim.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1988 - 1992
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: : ?Otimização do cultivo de Brachionus calyciflorus Pallas,1766 (Rotifera) em laboratório?..
Orientador: Norma Wurdig.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista e docente prodoc, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas ministradas no curso de Pós-graduação em Biociência Animal da UFRPE: 2011- 1º semestre Disciplina: Mecanismos Celulares e Moleculares do Desenvolvimento Código: PBCA 7303 Carga Horária: 60 ? Créditos 4 Nível: MS e DR Área de Concentração: Biotecnologia e Microfisiologia Animal Professor Responsável: Valdemiro Amaro da Silva Junior 2011- 2º semestre Disciplina: HISTOFISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL MASCULINO Código: PBCA 7314 Carga Horária: 60 ? Créditos 4 Nível: MS e DR Área de Concentração: Biotecnologia e Microfisiologia Animal Professor Responsável: Valdemiro Amaro da Silva Junior


Laboratório de Aqüicultura Marinha, LABAQUAC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: fundador-presidente, Enquadramento Funcional: pesquisador responsável, Carga horária: 40
Outras informações
O LABAQUAC é financiado pela PETROBRAS e possui parcerias nos Deptos das Universidades UFPE, UFRPE, UFRGS, UNESP, UEFS, UFSBA, UFS, UFPA, UFRGS.

Atividades

2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, COMDEMA IPOJUCA, .

Cargo ou função
Conselheira representante dos Laboratório de Aquicultura do Municipio e vice-presidente do Conselho Municpal de Defesa do Meio Ambiente-CONDEMA Ipojuca 2005-2006 - Presidente COMDEMA 2006-2007.
2002 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Projeto Hippocampus, Projeto Hippocampus.

Atividade realizada
Protocolo de Entendimento Interinstitucional com o Ministério Público Federal/PRPE para a proteção das espécies brasileiras de cavalos-marinhos..
1995 - Atual
Direção e administração, Laboratório de Aquicultura Marinha-LABAQUAC, .

Cargo ou função
Presidente, pesquisador responsável.
1995 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Projeto Hippocampus, .


Serviços Técnicos de Engenharia, STE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Biólogo contratado, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalho técnico contratado pela STE para o Programa de despoliução da bacia doRio Guaiba/Pró-Guaiba, projeto do Governo do Estado do Rio grande do Sul e BID.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20

Atividades

01/1996 - 12/1996
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aquicultura


Linhas de pesquisa


1.
Sistemática, biologia e cultivo para a conservação de Syngnathidae.

Objetivo: Identificação das espécies, controle dos estoques naturais e caracterização das populações. Determinação dos parâmetros populacionais necessários a confecção dos planos de manejo específicos. Cultivo e fechamento do ciclo de vida em cativeiro viabilizando protocolos de cultivo. Estudos em histologia, parasitologia e genética de espécies ameaçadas e sobre-explotadas..


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
ESTUDO DA BIOECOLOGIA E DO BYCATCH DE CAVALOS-MARINHOS (SINGNATHIDAE: Hippocampus) COM VISTAS AO MANEJO SUSTENTÁVEL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Descrição: Os cavalos-marinhos são espécies ameaçadas de extinção no mundo inteiro e estão entre os teleósteos marinhos comerciais mais importantes da CITES (Convenção Internacional sobre o Tráfego de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora). Costumam ser capturados para o comércio através da pesca direcionada ao recurso ou pelo bycatch. O estado do Rio de Janeiro é um dos principais portos de desembarque do Brasil, com 156 locais de desembarque pesqueiro ao longo de 25 municípios litorâneos. O monitoramento do desembarque do pescado aponta a região metropolitana do Rio de Janeiro como o principal porto em 2012, equivalente a 47% da produção estadual. Angra dos Reis, Niterói e Cabo Frio, são considerados os principais portos de desembarque. As artes de pesca praticadas pela frota, em termos de produção, apresentam dominância do cerco, seguidas pela frota de arrasto duplo e isca-viva. Os recursos marinhos mais importantes resultantes nos desembarques são os peixes ósseos. Das várias artes de pesca, o arrasto para captura de camarões e peixes é a prática que mais retira cavalos-marinhos do ambiente marinho e estuarino, e em menor expressividade, eles fazem parte também do bycatch da pesca de emalhe de fundo ou superfície. Mais de 95% dos cavalos-marinhos presentes no comércio internacional são oriundos do bycatch. Por outro lado, a beleza cênica do ?Estado Maravilhoso?, com os mais variados recortes e ambientes de baías, enseadas, praias arenosas, costões rochosos, ilhas, manguezais, entre outros, faz do Rio de Janeiro a orla perfeita para o habitat das mais variadas espécies, onde encontramos os delicados cavalos-marinhos. Poucos registros e informações biológicas, possuímos sobre cavalos-marinhos no Rio de Janeiro, motivo pela qual apresentamos a proposta de estudo que vai investigar a bioecologia e o bycatch de cavalos-marinhos na pesca industrial e através de mergulhos de monitoramento nos vários ambientes ao longo do litoral fluminense. Com o cumprimento das inúmeras metas que compõe os objetivos específicos desta proposta, as quais são fundamentais para que os planos gestores sejam ferramentas robustas no uso das suas atribuições, teremos embasamento científico para a efetiva conservação das espécies. Então, diante do conhecimento gerado ao longo de 36 meses, poderemos sugerir formas de mitigação dos impactos sobre os cavalos-marinhos, gerados pela pesca ou por outra atividade antrópica, quando as políticas públicas virão para moldar e aplicar nossa teoria..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
BIOLOGIA DOS CAVALOS-MARINHOS (SYNGNATHIDAE: HIPPOCAMPUS) NUMA PERSPECTIVA DE CONSERVAÇÃO DOS ESTOQUES NATURAIS E DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL. FASE III
Descrição: A grande maioria das espécies de Syngnathidae, incluindo os cavalos-marinhos, estão listadas na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) como ?data deficient?, revelando escasso conhecimento sobre a biologia das espécies o que se traduz numa impotência diante do risco da extinção. No Brasil, existem três espécies: Hippocampus reidi e Hippocampus erectus estão listadas como ?data deficient? e ?vulnerável?, respectivamente, na 3 IUCN e terceira espécie, Hippocampus patagonicus, ainda não foi categorizada. O presente projeto visa o estudo da biologia dos cavalos-marinhos em ambientes naturais, bem como sua estruturação genética, habitats e distribuição ao longo da costa brasileira. As informações obtidas contribuirão, junto às poucas existentes, aos planos gestores de manejo das espécies através do plano nacional para manejo de cavalos-marinhos do Ministério do Meio Ambiente e planos gestores locais como da APA do Delta da Parnaíba (PI) e Parque Nacional de Jericoacoara (CE), entre outros. O projeto será desenvolvido em 10 estados brasileiros incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Pará e Amapá, em parceria com diversas Instituições de pesquisa. Em três desses estados (PE, CE e PI) é realizado diariamente o ?passeio do cavalo-marinho? como atividade de subsistência de antigos pescadores que encontraram nesse tipo de turismo uma renda considerável. Porém a pressão exercida por esses trabalhadores sobre as populações naturais de cavalos-marinhos deve ter seu impacto quantificado e controlado, já que experiências prévias com essa atividade em Pernambuco, aliadas a degradação ambiental, causaram grande depleção nos estoques naturais desse peixe (Rosana Silveira, dados não publicados). Por esse motivo, o programa de educação ambiental informará aos turistas e população local sobre a biologia, curiosidades e vulnerabilidade dos cavalos-marinhos, bem como a capacitação dos jangadeiros/canoeiros envolvidos no passeio do cavalo-marinho será fundamental para revertermos a situação de ameaça a esses animais. Haverá três pontos (PE, CE e PI) de divulgação e educação, no qual palestras informais e filmes sobre cavalosmarinhos e projetos de conservação da biodiversidade brasileira serão oferecidos à população local e de turistas. A pesca de arrasto constitui grande ameaça às populações de cavalo-marinho em todo o mundo, por esse motivo daremos continuidade ao acompanhamento dessa pesca no Canal de Santa Cruz, Itapissuma, PE, a fim de quantificarmos as espécies, informarmos as retiradas incidentais e solicitarmos providências dos órgão Ambientais. Desses espécimes pescados incidentalmente, os que permanecem em bom estado e vivos são vendidos como peixe ornamental, enquanto que o mortos são secos e constituem o comércio de secos para confecção de remédios e simpatias, todas essas práticas aumentam a vulnerabilidade das populações naturais e constituem ameaças reais para as espécies. Alternativamente trabalharemos na ampliação dos projetos sociais para a comunidade de Paraty (proposta da futura base) que se beneficiará do comércio de artesanatos utilizando o tema cavalo-marinho para sua geração de renda. Todos os resultados serão expostos no ?1º Workshop Brasileiro Sobre Biologia, Educação e Conservação de Cavalos-marinhos? promovido pelo Projeto Hippocampus, Instituições parcerias e publicados no livro de resumos do evento e no site do Projeto Hippocampus. Propõe-se a construção de uma base em Paraty-RJ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
BIOLOGIA DOS CAVALOS-MARINHOS (SYNGNATHIDAE: HIPPOCAMPUS) NUMA PERSPECTIVA DE CONSERVAÇÃO DOS ESTOQUES NATURAIS E DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL. FASE II
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Estudo estrutural e ultraestrutural de tecidos normais e patológicos do cavalo-marinho Hippocampus reidi (Teleostei: Syngnathidae)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Syngnathidae: Atlas Histomorfológico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Biologia e cultivo dos cavalos-marinhos (Syngnathidae: Hippocampus) numa perspectiva de conservação dos estoques naturais e educação ambiental.Fase I
Descrição: A pesca abusiva tem diminuído os estoques naturais de cavalos-marinhos em todo o mundo. O comércio global mobiliza mais de 20 milhões de cavalos-marinhos por ano, com as mais variadas finalidades (Vincent, 1996). Por ser espécie de interesse econômico para lojas de aquários e para indústria farmacêutica oriental, os cavalos-marinhos tornaram-se espécies vulneráveis, entrando para a IUNC Red List (União Internacional para Conservação da Natureza) em 1996. O Brasil figura entre os exportadores de cavalos-marinhos (Vincent, 1994a, 1995a,b). Dados brasileiros sobre pesca destes peixes não são conhecidos. O controle sobre a pesca para o comércio interior e os dados de exportação disponíveis são insuficientes para estimativas do real consumo deste peixe e, não existe lei de proteção específica, bem como, os estudos de laboratório ou no ambiente são insuficientes (Silveira 2001b, Nottingham et al., 2005). Os principais objetivos pretendidos com este projeto são: estudar a biologia, especialmente aspectos da dinâmica populacional dos cavalos-marinhos brasileiros, gerando dados novos para a ciência e essenciais para a confecção de planos gestores propostos pelo IBAMA/MMA. Paralelamente, se pretende desenvolver metodologias de cultivo da espécie Hippocampus reidi de forma a fechar o ciclo de vida do mesmo em cativeiro e propiciar a produção de animais para o repovoamento dos manguezais Desta forma pretende-se reduzir a exploração sobre os estoques naturais. Tudo isto aliado a um programa de educação ambiental com o intuito de melhorar as condições de vida e fornecer orientação às comunidades envolvidas no problema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2005
Dinâmica populacional de Hippocampus reidi Ginsburg, 1933 no manguezal de Maracaípe, PE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosana Beatriz Silveira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Cahiers de Biologie Marine


Revisor de periódico


2002 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Zoologia (0101-8175)
2008 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Biociências (Online)
2011 - Atual
Periódico: International Journal of Fisheries and Aquaculture
2016 - Atual
Periódico: Biological Conservation


Revisor de projeto de fomento


2010 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada/Especialidade: Conservação das Espécies Animais.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia.
6.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MONTES, M. A.2018MONTES, M. A. ; CARDOSO, M. L. V. ; NEVES, C. H. B. ; GARCIA, A. L. ; SILVA, J. C. ; SILVEIRA, R. B. . The park never born: Outcome of a quarter of a century of inaction on the sea-floor integrity of a proposed but not established Marine Protected Area. AQUATIC CONSERVATION-MARINE AND FRESHWATER ECOSYSTEMS, v. 28, p. 1209-1228, 2018.

2.
SILVEIRA, R. B.2018SILVEIRA, R. B.; Barcelos, B.T. ; Machado, R. ; OLIVEIRA, L. ; SILVA, J. R. S. . Records of bycatch of Hippocampus patagonicus (Pisces: Syngnathidae) in commercial fishing in southern Brazil. Latin American Journal of Aquatic Research, v. 46, p. 744-755, 2018.

3.
ABILHOA, VINICIUS2018ABILHOA, VINICIUS ; SILVEIRA, ROSANA ; PEREIRA, LUCI . Feeding habits of the seahorse Hippocampus patagonicus (Actinopterygii: Syngnathiformes: Syngnathidae) on the southern coast of Brazil. ACTA ICHTHYOLOGICA ET PISCATORIA, v. 48, p. 267-271, 2018.

4.
FERREIRA SILVA, HUGO BERNARDINO2017FERREIRA SILVA, HUGO BERNARDINO ; SILVA, RAIMON RIOS ; QUEIROZ CARNEIRO, NORMA VILANY ; PIRES, ANAQUE OLIVEIRA ; SERAFIM MACHADO, MARTA SANTOS ; MARQUES, CÍNTIA RODRIGUES ; COSTA, RYAN SANTOS ; BRASIL, TAMIRES CARNEIRO ; PESSOA ALBUQUERQUE FILHO, PAULO ; FRANCO, ERYVELTON SOUZA ; SOUZA MAIA, MARIA BERNADETE ; SILVEIRA, ROSANA BEATRIZ ; ALCÂNTARA-NEVES, NEUZA MARIA ; FIGUEIREDO, CAMILA ALEXANDRINA . Hippocampus reidi, a Marine Natural Product Reduces TH2 Cytokine Levels and Attenuates NF-KB Expression. Journal of Allergy and Clinical Immunology, v. 139, p. AB71, 2017.

5.
SIQUEIRA, ALEXANDRE C.2017SIQUEIRA, ALEXANDRE C. ; QUIMBAYO, JUAN P. ; CANTOR, MAURICIO ; SILVEIRA, ROSANA B. ; DAURA-JORGE, FÁBIO G. . Estimating population parameters of longsnout seahorses, Hippocampus reidi (Teleostei: Syngnathidae) through mark-recapture. Neotropical Ichthyology, v. 15, p. 1-7, 2017.

6.
SILVA, H. B. F.2017SILVA, H. B. F. ; SILVA, R. R. ; CARNEIRO, N. V. Q. ; PIRES, A. O. ; MACHADO, M. S. S. ; MARQUES, C. R. ; COSTA, R. S. ; CARNEIRO, T. C. B. ; ALBUQUERQUE FILHO, P. P. ; FRANCO, E. S. ; MAIA, M. B. S. ; SILVA, T. M. S. ; SILVA, T. M. G. ; ALCANTARA-NEVES, N. M. ; SILVEIRA, ROSANA B. ; CASAIS-E-SILVA, L. L. ; FIGUEIREDO, C. A. . Hippocampus reidi extract, a marine natural product, attenuates NF-KB expression and suppresses inflamatory activity in vitro and in vivo.. iNTERNATIONAL jounal of applied research in natural products, v. 10, p. 1-14, 2017.

7.
SILVEIRA, ROSANA B.2016SILVEIRA, ROSANA B.; SILVA, J. R. S. ; Fontoura, N. F. . REPRODUCTIVE PERIOD, AVERAGE HEIGHT FOR THE DEVELOPMENT OF THE BROOD POUCH AND SEXUAL MATURATION OF THE SEAHORSE HIPPOCAMPUS REIDI (SYNGNATHIDAE) IN THE NORTHEAST OF BRAZIL. Asian Academic Research Journal of Multisciplinary, v. 3, p. 140-155-155, 2016.

8.
MANTELATTO, M.2016MANTELATTO, M. ; VIDON, L. F. ; SILVEIRA, R. B. ; MENEGOLA, C. ; ROCHA, R. M. ; CREED, J. C. . Host species of the non-indigenous brittle star Ophiothela mirabilis (Echinodermata: Ophiuroidea): an invasive generalist in Brazil?. MARINE BIODIVERSITY RECORDS, v. 9, p. 1-7, 2016.

9.
PEREIRA, LUCI F.2016PEREIRA, LUCI F. ; SILVEIRA, ROSANA B. ; ABILHOA, VINÍCIUS . New records of Hippocampus patagonicus Piacentino & Luzzatto, 2004 (Teleostei: Syngnathidae) from the coast of Paraná, southern Brazil. Check List (São Paulo. Online), v. 12, p. 1822, 2016.

10.
SILVEIRA, ROSANA BEATRIZ2016SILVEIRA, ROSANA BEATRIZ; SILVA, J. R. S. . Growing the threatened seahorse Hippocampus erectus Perry 1810 in the laboratory. International Journal of Oceanography and Marine Biology, v. 3 (1), p. 93-101, 2016.

11.
SILVEIRA, ROSANA BEATRIZ2014SILVEIRA, ROSANA BEATRIZ; SICCHA-RAMIREZ, RAQUEL ; SILVA, JOSÉ RODRIGO SANTOS ; OLIVEIRA, CLAUDIO .

Morphological and molecular evidence for the occurrence of three Hippocampus species (Teleostei: Syngnathidae) in Brazil

. Zootaxa (Auckland. Print), v. 3861, p. 317, 2014.

12.
SILVEIRA, R. B.;SILVEIRA, ROSANA BEATRIZ;SILVEIRA, ROSANA B.;SILVEIRA, ROSANA2011SILVEIRA, R. B.. Registros de cavalos-marinhos (Syngnathidae: Hippocampus) ao longo da costa brasileira. Oecologia Australis, v. 15, p. 316-325, 2011.

13.
SILVEIRA, R. B.;SILVEIRA, ROSANA BEATRIZ;SILVEIRA, ROSANA B.;SILVEIRA, ROSANA2010SILVEIRA, R. B.; Fontoura, N. F. . Fecundity and fertility of the longsnout seahorse, Hippocampus reidi (Teleostei: Syngnathidae), in tropical Brazil.. Revista Brasileira de Biociências (Impresso), v. 8, p. 362-367, 2010.

14.
SILVEIRA, R. B.;SILVEIRA, ROSANA BEATRIZ;SILVEIRA, ROSANA B.;SILVEIRA, ROSANA2009SILVEIRA, R. B.. Sobre o comportamento sexual do cavalo-marinho Hippocampus reidi Ginsburg, 1933 (Pisces: Synganthidae) em laboratório. Biociências (Porto Alegre), v. 17, p. 20-32, 2009.

15.
SILVEIRA, R. B.;SILVEIRA, ROSANA BEATRIZ;SILVEIRA, ROSANA B.;SILVEIRA, ROSANA2000SILVEIRA, R. B.. Comportamento reprodutivo e crescimento inicial de Hippocampus reidi Ginsburg, 1933 em laboratório.. Biociências (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 8, n.1, p. 115-122, 2000.

16.
SILVEIRA, R. B.;SILVEIRA, ROSANA BEATRIZ;SILVEIRA, ROSANA B.;SILVEIRA, ROSANA2000SILVEIRA, R. B.. Desenvolvimento osteológico de Hippocampus reidi Ginsburg (Pisces, Syngnathidae) em laboratório. II. Período Juvenil.. Revista Brasileira de Zoologia, v. 17, n.2, p. 515-531, 2000.

17.
SILVEIRA, R. B.;SILVEIRA, ROSANA BEATRIZ;SILVEIRA, ROSANA B.;SILVEIRA, ROSANA2000SILVEIRA, R. B.. Influência dos óleos e graxas sobre o comportamento e crescimento inicial de Hippocampus reidi (Pisces, Syngnathidae) em laboratório.. Atlântica, Rio Grande, v. 22, p. 141-147, 2000.

18.
SILVEIRA, R. B.;SILVEIRA, ROSANA BEATRIZ;SILVEIRA, ROSANA B.;SILVEIRA, ROSANA2000SILVEIRA, R. B.. Desenvolvimento osteológico de Hippocampus reidi Ginsburg (Pisces, Syngnathidae) em laboratório. I. Período Embrionário. Revista Brasileira de Zoologia, v. 17, n.2, p. 505-513, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVEIRA, R. B.. Alguns aspectos da reprodução e desenvolvimento de cavalos marinhos.. In: Garcia; Jackel ; Garcia. (Org.). Embriologia. 2ºed.Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GORGULHO, S. ; SILVEIRA, R. B. . Cavalos-marinhos do Brasil. Folha do Meio Ambiente de Brasilia, 05 jun. 2017.

2.
Falcão, V. ; SILVEIRA, R. B. . Turismo ameaça cavalo-marinho. Jornal do Comércio, Recife, 14 nov. 2010.

3.
Furtado, F. ; SILVEIRA, R. B. . Avante Hippocampus!. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, p. 52 - 53, 15 out. 2010.

4.
ANDRADE, G. ; SILVEIRA, R. B. . Vale a pena apostar na vida do cavalo-marinho. Terra da Gente, 20 abr. 2006.

5.
SILVEIRA, R. B.. Ameaça a preservação de cavalos-marinhos:Projeto Hippocampus vai suspender ações.. Diário de Pernambuco, 01 jun. 2005.

6.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus. Jornal Nativo de Porto de Galinhas, 01 jun. 2004.

7.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus. Folha do Meio Ambiente-Brasilia-DF, Brasilia, p. 16 - 20, 01 mar. 2004.

8.
SILVEIRA, R. B.. Proposta limita pesca de cavalos-marinhos. Jornal do Comércio, Pernambuco, p. 4 - 4, 20 ago. 2003.

9.
SILVEIRA, R. B.. Comércio de cavalos-marinhos. Revista Em Voga de Porto de Galinhas, 01 maio 2003.

10.
SILVEIRA, R. B.. O que eu faço pela Terra:Projeto Hippocampus. Revista Terra, 01 jul. 2002.

11.
SILVEIRA, R. B.. A paz volta ao mangue. Nacional Geographic Brasil, 05 jun. 2002.

12.
SILVEIRA, R. B.. cavalos marinhos e os fatores que afetam o seu atual estado de conservação. Revista Aquarium, Rio de Janeiro, p. 15 - 17, 20 dez. 2001.

13.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus-cientistas brasileiros desvendam mundo dos cavalos marinhos. Aquaonline, Internet, 17 jul. 2001.

14.
SILVEIRA, R. B.. Projeto quer preservar cavalo marinho. Diário de Pernambuco, Recife, p. 14 - 14, 03 jun. 2001.

15.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus-Conhecendo passo a passo: cavalo marinho-morfologia. Aquarista Junior, São Paulo, p. 29 - 30, 10 mar. 2000.

16.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus-Conhecendo passo a passo:cavalo marinho-biologia. Aquarista Junior, São Paulo, p. 29 - 30, 10 jan. 2000.

17.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus-Cultivo do cavalo marinho em laboratório. Aquarista Junior, São Paulo, p. 28 - 29, 10 nov. 1998.

18.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus. Revista Natureza, São Paulo, p. 21 - 21, 09 out. 1998.

19.
SILVEIRA, R. B.. Cavalos Marinhos ganham protetora no Brasil.. Época, p. 75 - 75, 07 set. 1998.

20.
SILVEIRA, R. B.. Programa vai preservar cavalo marinho. Diário de Pernabuco.

21.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus. Vogue Brasil, encarte Especial Pernabuco.

22.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus. Revista Facil Nordeste/Turismo, Lazer & Negócios.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Corrêa, A. S. ; Martinhago, M. ; Martinhago, M. ; Hiron, L. ; Quimbayo, J.P. ; SILVEIRA, R. B. . Ocorrência de Hippocapus reidi Ginsburg 1933 (Teleostei: Syngnathidae) em ambientes naturais no estado de Santa Catarina, Brasil.. In: XIV Congresso Latino-Amaricano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camburiu. Livro de resumos do Colacmar.

2.
SILVEIRA, R. B.; Vega, M.K. ; Rosa, R.A. ; Azevedo, M.G. ; Floeter, S. ; Quimbayo, J.P. ; Corrêa, A. S. ; Hiron, L. ; Ramineli, S.M. ; Fortes, S. ; SANTOS, L. ; Cardoso, W.E. ; Souza, E.G.A. . Dados preliminares sobre o cavalo-marinho Hippocampus reidi (Syngnathidae) ao longo da costa Brasileira.. In: XIV Congresso Latino-Amaricano de Ciências do Mar, 2011. Livro de resumos do Colacmar.

3.
Willadino, L. ; Santos, L. P. S. ; Ribeiro, A. ; Barros, N. ; Galvão, D. ; Brito, A. P. ; Dantas, E. ; SILVEIRA, R. B. ; CAVALLI, R. . Ingestion rate of copepods tisbe biminensis by juvenile seahorse Hippocampus reidi. In: Aquaculture 2010, 2010, San Diego. Sustainable= Profitable Aquaculture 2010, 2010.

4.
LIMA, M. A. ; LIMA, A. P. S. ; SILVEIRA, R. B. ; COIMBRA, M. R. M. . Dados preliminares sobre a investigação de uma suposta espécie nova de cavalo-marinho (Hippocampus sp.) em Pernambuco.. In: X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, Semana Nacional de Ciência e tecnologia., 2010, Recife. X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, Semana Nacional de Ciência e tecnologia., 2010.

5.
SILVEIRA, R. B.; Fontoura, N. F. . Reproductive period and size of the first gonad maturation in the seahorse Hippocampus reidi in brazilian northeast region.. In: VI Congress International of biology of fishes, 2004, Manaus. Fish Communities and Fisheries, 2004. p. 29-31.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, C. S. ; VIDON, L. F. ; SILVEIRA, R. B. . Ocorrência de cavalos-marinhos (Syngnathidae: HIppocampus) no litoral do Rio de Janeiro.. In: I Congresso Brasileiro de Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, 2018, Niteroi. Livro de Resumos, 2018.

2.
VIDON, L. F. ; SILVEIRA, R. B. . Variação na densidade populacional dos cavalos-marinhos (Syngnathidae: Hippocampus) na praia do Abraãozinho, Baia da Ilha Grande, RJ.. In: I SIMPÓSIO BRASILEIRO DA FAUNA SOBRE-EXPLOTADA E AMEAÇADA DE EXTINÇÃO (SIMBRAFAUNA), 2015, Ipojuca. Livro de Resumos, 2015.

3.
FERREIRA, C. B. ; SILVEIRA, R. B. . Densidade populacional de cavalos-marinhos na praia da Engenhoca, Baia de Guanabara, RJ. In. In: I SIMPÓSIO BRASILEIRO DA FAUNA SOBRE-EXPLOTADA E AMEAÇADA DE EXTINÇÃO (SIMBRAFAUNA),, 2015, Ipojuca. Livro de Resumos, 2015.

4.
SILVEIRA, R. B.; FORTES, S. F. ; SILVA, J. R. S. . Densidade populacional de Hippocampus reidi (Syngnathidae) no ?passeio do cavalo-marinho? em Mangue Seco, Parque Nacional de Jericoacora, CE. In: I SIMPÓSIO BRASILEIRO DA FAUNA SOBRE-EXPLOTADA E AMEAÇADA DE EXTINÇÃO (SIMBRAFAUNA, 2015, Ipojuca. Livro de resumos, 2015.

5.
NEVES, C. H. B. ; GARCIA, A. L. ; SILVEIRA, R. B. ; CARDOSO, M. V. ; MONTES, M. A. . Genética da conservação de populações de Hippocampus reidi (Syngnathidae) no litoral do nordeste do Brasil.. In: I SIMPÓSIO BRASILEIRO DA FAUNA SOBRE-EXPLOTADA E AMEAÇADA DE EXTINÇÃO (SIMBRAFAUNA),, 2015, Ipojuca. Livro de Resumos, 2015.

6.
SILVEIRA, R. B.; Barcelos, B.T. ; SILVA, J. R. S. . Hippocampus patagonicus (Syngnathidae) as bycatch in industrial fisheries in southern Brazil.. In: I Simpósio Brasileiro da Fauna Sobre-explotada e Ameaçada de Extinção. I SIMBRAFAUNA. I Workshop Syngnathidae Brasil, 2015, Ipojuca. Livro de Resumos, 2015.

7.
LOPES, S. B. ; SILVEIRA, R. B. . Dinâmica populacional de Hippocampus reidi no estuário do rio Camurupim-Cardoso, Apa delta do Parnaíba, PI.. In: I SIMPÓSIO BRASILEIRO DA FAUNA SOBRE-EXPLOTADA E AMEAÇADA DE EXTINÇÃO (SIMBRAFAUNA), 2015, Ipojuca. Livro de Resumos, 2015.

8.
NEVES, C. H. B. ; CARDOSO, M. L. V. ; GARCIA, A. C. L. ; MONTES, M. A. ; SILVEIRA, R. B. . Variabilidade genética em Hippocampus reidi (Ginsburg) no estuário do Rio Maracaípe-Ipojuca, PE.. In: II Simpósio de Zoologia da UFPB: A zoologia no Nordeste., 2014, João Pessoa. Livro de resumos, 2014.

9.
NEVES, C. H. B. ; CARDOSO, M. L. V. ; GARCIA, A. C. L. ; MONTES, M. A. ; SILVEIRA, R. B. . Diversidade genética de duas populações de Hippocampus reidi (Ginsburg 1933) na região Nordeste do Brasil.. In: XX Encontro de Genética do Nordeste, 2014, Campina Grande. Livro de resumos, 2014.

10.
Ramineli, S.M. ; SILVEIRA, R. B. . Estudos sobre a ocorrência de cavalos-marinhos (Syngnathidae: Hippocampus) em Paraty-Mirim (Paraty-RJ).. In: XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012, Salvador. Livro de resumos do XXIX CBZ, 2012.

11.
SILVEIRA, R. B.; Oliveira, C. . Taxonomic revision of the genus Hippocampus Rafinesque 1810 in Brazil.. In: Simpósio Latino-Americano de Coleções Biológicas e Biodiversidade., 2012, Rio de Janeiro. Anais doSimpósio Latino-Americano de Coleções Biológicas e Biodiversidade., 2012.

12.
SILVEIRA, R. B.. O cavalo-marinho como fauna acompanhante na pesca com mangote no Canal de santa Cruz, Pernambuco, Brasil.. In: III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2011, Natal. Livro de resumos, 2011.

13.
SILVEIRA, R. B.; Ramineli, S.M. . Cavalos-marinhos do estuário do Rio Ariquindá-Tamandaré, PE. Turismo x Conservação: previnir para não remediar.. In: III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2011, Natal. Livro de resumos, 2011.

14.
SILVEIRA, R. B.; Fontoura, N. F. . Período reprodutivo, altura média de formação da bolsa incubadora e altura média de promeira maturação do cavalo-marinho Hippocampus reidi, espécie sobre-explotada no Brasil.. In: III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2011, Natal. Livro de resumos, 2011.

15.
SILVEIRA, R. B.; Fontoura, N. F. . Aspectos da dinâmica populacional de Hippocampus reidi (Pisces: Syngnathidae) em estuário tropical no nordeste brasileiro.. In: III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2011, Natal. Livro de resumos, 2011.

16.
SILVEIRA, R. B.; Vega, M.K. ; Rosa, R.A. ; Azevedo, M.G. . Cavalos-marinhos do estuário do Rio Maracaípe-Ipojuca, PE. Turismo x Conservação: hora de remediar.. In: III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2011, Natal. Livro de resumos, 2011.

17.
Ramineli, S.M. ; SILVEIRA, R. B. . Potencial dos cavalos-marinhos (Syngnathidae:Hippocampus)como espécie bandeira.. In: 3º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2011, Natal. Livro de resumos do 3º CBBM, 2011.

18.
Ramineli, S.M. ; SILVEIRA, R. B. . Resultados parciais das pesquisas com cavalos-marinhos (Syngnathidae: Hippocampus) em Paraty, RJ como subsidio a um pojeto de conservação.. In: XIV Congresso Latino-Amaricano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camburiu. Livro de resumos do Colacmar, 2011.

19.
Fortes, S. ; Cardoso, W.E. ; SANTOS, L. ; Tavares, C. P. ; SILVEIRA, R. B. . Dados preliminares sobre o cavalo-marinho Hippocampus reidi (Syngnathidae) no Parque nacional de Jericoacoara,CE.. In: III Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio., 2011, Brasília. Resumos do III Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio., 2011.

20.
SILVEIRA, R. B.; Siqueira, A. J. . Cultivo de uma provável espécie nova de cavalo-marinho (Syngnathidae:Hippocampus) para o Brasil. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia.

21.
SILVEIRA, R. B.; Santos, L. P. S. ; Siqueira, A. J. . Cultivo do cavalo-marinho Hippocampus reidi utilizando diferentes dietas vivas. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010, Belém. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010.

22.
SILVEIRA, R. B.; SANTOS, L. P. S. ; Siqueira, A. J. . Fechamento do ciclo de vida do cavalo-marinho Hippocampus reidi em laboratório. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010, Belém. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010.

23.
SILVEIRA, R. B.. Vida reprodutiva e fertilidade inicial no cavalo-marinho Hippocampus reidi em laboratório. In: IV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2010, Recife. Aquaciência 2010, 2010.

24.
SILVEIRA, R. B.. Influência do contexto social sobre o metbolismo respiratório de Hippocampus reidi Ginsburg, 1933 em laboratório.. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005.

25.
SILVEIRA, R. B.; MACEDO, M. E. P. . Dieta aplica a rotina de laboratório do Projeto Hippocampus e consequente formação de prole em Hippocampus reidi Ginsburg, 1933 (Teleostei: Syngnathidae). In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005.

26.
SILVEIRA, R. B.; Fontoura, N. F. . Estrutura do ovário, tipo do ovo, fecundidade e tipo de desova no cavalo-marinho Hippocampus reidi (Teleostei:Syngnathidae) no nordeste brasileiro.. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. VI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005.

27.
SILVEIRA, R. B.; Fontoura, N. F. . Período de pregnância e fertilidade no cavalo-marinho Hippocampus reidi (Teleostei:Syngnathidae) no nordeste brasileiro.. In: VI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. VI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005.

28.
SILVEIRA, R. B.; Samire, K. B. . Levantamento preliminar sobre a ocorrência de cavalos-marinhos (teleostei:Syngnathidae, Hippocampus) no litoral brasileiro.. In: VI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005. VI Encontro Brasileiro de Ictiologia.

29.
SILVEIRA, R. B.. Comportamento reprodutivo e desenvolvimento inicial do cavalo marinho Hippocampus reidi Ginsburg (Pisces, Syngnathiformes, Syngnathidae) em laboratório. In: XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000, Cuiabá. XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000.

30.
SILVEIRA, R. B.. Toxicologia Aquática: influência dos óleos e graxas sobre o comportamento e desenvolvimento inicial em Hippocampus reidi Ginsburg em laboratório.. In: XXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 1996, Porto Alegre. XXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 1996.

31.
SILVEIRA, R. B.; AZEVEDO, N. P. L. . Cultivo de Lepadella patella Muller, 1786 (Rotifera) para uso em piscicultura e carcinecultura de água doce.. In: III Salão de Iniciação Científica-UFRGS, 1991, Porto Alegre. III Salão de Iniciação Científica-UFRGS, 1991.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus: a trajetória de uma ONG que luta pela preservação dos cavalos-marinhos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVEIRA, R. B.. Lançamento da Campanha 2018: Ano do cavalo-marinho. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVEIRA, R. B.. Hippocampus patagonicus no bycatch do Sul e Sudeste do Brasil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVEIRA, R. B.. CAVALOS-MARINHOS DE MARACAÍPE: SOBRE-EXPLOTAÇÃO TURÍSTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVEIRA, R. B.. CULTIVO DE HIPPOCAMPUS ERECTUS X DIFICULDADES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVEIRA, R. B.. MONITORAMENTO DE CAVALOS-MARINHOS: O CASO DO PASSEIO TURÍSTICO NO CEARÁ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVEIRA, R. B.. CAVALO-MARINHO: MAIS PRÓXIMO DO QUE VOCÊ PENSA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVEIRA, R. B.. Dinâmica populacional e bycatch de cavalos-marinhos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVEIRA, R. B.. O estado de conservação dos cavalos-marinhos do Pontal de Maracaípe, PE.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SILVEIRA, R. B.. Cavalos-marinhos no Parque Nacional de Jericoacoara ? CE, biologia e conservação X turismo.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SILVEIRA, R. B.. Impacto da pesca de arrasto sobre as populações de cavalos-marinhos no RS e em PE.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SILVEIRA, R. B.. O estuário como habitat do cavalo-marinho.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
IBAMA ; diversos especialistas da área ; SILVEIRA, R. B. . Segunda Reunião Técnica para Elaboração de Proposta do Plano de Gestão para o Uso Sustentável do Cavalo-marinho. 2009.

2.
SILVEIRA, R. B.; SANTOS, L. . Preservação e ordenamento do passeio do cavalo-marinho no Parque Nacional de Jericoacoara, CE.. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
SILVEIRA, R. B.; FORTES, S. F. ; SILVA, J. R. S. . Estudo de parâmetros populacionais do cavalo-marinho Hippocampus reidi em Mangue Seco, Jijoca de Jericoacoara, CE, como contribuição ao ordenamento do ?passeio do cavalo-marinho? realizado pelo ICMBio no referido Parque.. 2018.

2.
SILVEIRA, R. B.; LOPES, S. B. ; SILVA, J. R. S. . Estudo de parâmetros populacionais do cavalo-marinho Hippocampus reidi no manguezal de Barra Grande, APA Delta do Parnaíba, PI, como contribuição ao ordenamento do ?passeio do cavalo-marinho? realizado pelo ICMBio na referida APA.. 2017.

3.
Correa, L. O. A. ; Lima, M. E. ; Oliveira, E. C. F. ; Siqueira, A. J. ; Souza Sá, C. L. ; SILVEIRA, R. B. ; ANTUNES, M. L. F. ; Pessoa, J. B. . II CURSO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA AGENTES AMBIENTAIS VOLUNTÁRIOS DO IBAMA EM PERNAMBUCO, 2009.. 2009.

4.
SILVEIRA, R. B.. Dinâmica populacional e estado de conservação dos cavalos-marinhos no estuário do rio Maracaípe, Ipojuca, PE. Relatórios técnicos apresentado ao 1º Ofício da Tutela Coletiva do MPF/PRPE.. 2008.

5.
SILVEIRA, R. B.. Programa Pró-Guaíba. 1998.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVEIRA, R. B.; Vega, M.K. ; Rosa, R.A. . Projeto Hippocampus no Globo Mar. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus no Zapping Zone Disney. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SILVEIRA, R. B.; Vega, M.K. ; Rosa, R.A. . Projeto Hippocampus no God News. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SILVEIRA, R. B.; DAHLEM, C. S. ; Vega, M.K. ; Rosa, R.A. . Projeto Hippocampus - Nordeste Viver e Preservar. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus no Amigos da Escola. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus no 50 por 1. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus no Sport TV. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus no Muchilão do MTV. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus no TAM nas Nuvens. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus no Jornal Hoje. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
SILVEIRA, R. B.. Quem é o macho que fica grávido- Globo Verão. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus na Expedição Litoral/Fantástico. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
SILVEIRA, R. B.; DAHLEM, C. S. . Projeto Hippocampus - Nordeste Viver e Preservar. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
SILVEIRA, R. B.; SANTOS, L. . Preservação e ordenamento do passeio do cavalo-marinho no Parque Nacional de Jericoacoara, CE.. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus no Viajando com Marcio. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus no Jornal da Rede TV. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
SILVEIRA, R. B.; DAHLEM, C. S. . Projeto Hippocampus-Jornal Hoje. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

18.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus no NE TV. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus-Jornal Hoje. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

20.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus no Jornal doSBT. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

21.
SILVEIRA, R. B.. Peixes ornamentais marinhos em cativeiro e a necessidade de proteção por leis.. 1993. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

22.
SILVEIRA, R. B.. Conhecimentos biológicos básicos no sucesso do aquário marinho. 1991. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVEIRA, R. B.. I SIMPÓSIO BRASILEIRO DA FAUNA SOBRE-EXPLOTADA E AMEAÇADA DE EXTINÇÃO.. 2013; Tema: Conservação e políticas públicas para as espécies da fauna sobre-explotadas e ameaçadas de extinção.. (Site).

2.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus. 2011; Tema: Biologia, cultivo e conservação de cavalos-marinhos.. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVEIRA, R. B.. Cavalos-marinhos do Brasil: estado atual do conhecimento. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVEIRA, R. B.. Identificação. biologia e distribuição de cavalos-marinhos no Brasil.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVEIRA, R. B.. Espécies Ameaçadas - critérios para sua classificação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Correa, L. O. A. ; Souza Sá, C. L. ; Oliveira, E. C. F. ; Pessoa, J. B. ; Lima, M. E. ; SILVEIRA, R. B. ; Siqueira, A. J. ; ANTUNES, M. L. F. . II CURSO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA AGENTES AMBIENTAIS VOLUNTÁRIOS DO IBAMA EM PERNAMBUCO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVEIRA, R. B.. Biologia e preservação para o ordenamento do passeio do cavalo-marinho em Pernambuco. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SILVEIRA, R. B.; SANTOS, L. . Biologia e preservação para o ordenamento do passeio do cavalo-marinho no Ceará. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - website).

8.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DVD Institucional).

9.
SILVEIRA, R. B.. Biologia e preservação para o ordenamento do passeio do cavalo-marinho. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SILVEIRA, R. B.. Dinâmica populacional de cavalos-marinhos no estuário do rio Maracaípe, Ipojuca, PE. 2004. (Relatório de pesquisa).

11.
SILVEIRA, R. B.. Pela preservação do cavalo-marinho. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

12.
SILVEIRA, R. B.. Sobre a vida dos cavalos-marinhos e o Projeto Hippocampus em parceria com os jangadeiros. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVEIRA, R. B.; SANTOS, A. C. A.; SILVA, G. O. M.. Participação em banca de Carolina Vieira Santos. Influencia do habitat sobre a ictiofauna de riachos da bacia do rio São José, Chapada Diamantina, Semiárido, BA.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
SILVEIRA, R. B.. Participação em banca de Suzana Muniz Ramineli. "Aqui não tem não": uma pesquisa socioambiental para a conservação de cavalos-marinhos (Syngnathidae:Hippocampus) em Paraty-RJ.. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIDON, L. F.; SILVEIRA, R. B.. Participação em banca de Lara Figueiredo Vidon.Estado de Conservação dos cavalo-marinhos na praia do Abraãozinho, região noroeste da Baía da Ilha Grande, RJ.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas Maria Thereza.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Brasileiro de Ictiologia.Cavalos-marinhos do Brasil. 2017. (Oficina).

2.
Encontro Brasileiro de Ictiologia. Registro de bycatch de cavalos-marinhos (Syngnathidae: Hippocampus) na pesca industrial no sul do Brasil.. 2017. (Exposição).

3.
Encontro Brasileiro de Ictiologia.Sessão de apresentações orais. 2017. (Outra).

4.
Word Conservation Congress. Membro IUCN /delegado patrocinado. 2016. (Congresso).

5.
Aquaculture. Cultivation of the seahorse Hippocampus erectus Perry 1810 in the laboratory.. 2015. (Congresso).

6.
Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. Cultivo de Hippocampus erectus (Syngnathidae) em laboratório.. 2015. (Congresso).

7.
Congresso Brasileiro de Biologia Marinha.Cavalos-marinhos. 2015. (Oficina).

8.
Seminários Ambientais 2013.Projeto Hippocampus: um olhar sobre os cavalos-marinhos ao longo da costa brasileira, presente, passado e futuro. (27/08/2013).. 2013. (Seminário).

9.
Seminários Ambientais 2013.Cavalos-marinhos no Parque Nacional de Jericiacoara-CE, biologia e conservação X turismo. (28/06/2013). 2013. (Seminário).

10.
Seminários Ambientais 2013.Impacto da pesca de arrasto sobre as populações de cavalos-marinhos no RS e em PE.(15/07/2013). 2013. (Seminário).

11.
Semináros Ambientais 2013.O estado de conservação dos cavalos-marinhos do Pontal de Maracaípe, Ipojuca, PE. (20/05/2013). 2013. (Seminário).

12.
I Simpósio de Ecossitemas Aquáticos - CB-UFRPE.O estuário como habitat dos cavalos-marinhos (Synhnathidae: Hippocampus).. 2012. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVEIRA, R. B.; BANJA, M. ; GARCIA, A. L. ; MONTES, M. ; GOMES, P. ; DAHLEM, C. S. ; MARQUES, C. . I SIMPÓSIO BRASILEIRO DA FAUNA SOBRE-EXPLOTADA E AMEAÇADA DE EXTINÇÃO.. 2015. (Outro).

2.
SILVEIRA, R. B.. I Workshop Syngnathidae Brasil. 2015. (Outro).

3.
SILVEIRA, R. B.; DAHLEM, C. S. ; PACHECO, S. . Seminários Ambientais 2013. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mariana Guimarães de Azevêdo. Diversidade genética de cavalos-marinhos Hippocampus reidi na costa do Rio de Janeiro, Brasil. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Biociência Animal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. (Coorientador).

2.
JAIANE DA SILVA NASCIMENTO. Diversidade genética de cavalos-marinhos Hippocampus patagonicus na costa do Rio de Janeiro, Brasil. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Biociência Animal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Luci Fátima Pereira. ECOLOGIA ALIMENTAR DE Hippocampus patagonicus PIACENTINO & LUZZATTO, 2004 E A CONSERVAÇÃO DE CAVALOS-MARINHOS (TELEOSTEI: SYNGNATHIDAE) NO ATLÂNTICO SUL OCIDENTAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná, Laboratório de Aqüicultura Marinha. Coorientador: Rosana Beatriz Silveira.

2.
Maria Luiza Valões Cardoso. Diversidade genética do cavalo-marinho Hippocampus reidi no litoral do Nordeste do Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Humana e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Rosana Beatriz Silveira.

3.
Suzana Muniz Ramineli. 'Aqui não tem não": uma pesquisa socioambiental para a conservação de cavalos-marinhos (Syngnathidae: Hippocampus) em Paraty-RJ.. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, . Coorientador: Rosana Beatriz Silveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lara Vidon. ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS CAVALOS-MARINHOS NA PRAIA DO ABRAÃOZINHO, REGIÃO NOROESTE DA BAIA DE ILHA GRANDE, RIO DE JANEIRO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas Maria Thereza. Orientador: Rosana Beatriz Silveira.

2.
Brenda Tusi Barcelos. CAVALOS-MARINHOS (Syngnathidae: Hippocampus) COMO FAUNA ACOMPANHANTE NA PESCA COSTEIRA DE MÉDIA ESCALA NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rosana Beatriz Silveira.

3.
Juliana Galvão. Revisão sobre a biologia e aquicultura de peixes-cachimbo (Syngnathidae).. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rosana Beatriz Silveira.

4.
Viicius Onofre. Influência do contexto social sobre o metabolismo de Hippocampus reidi (Syngnathidae). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Rosana Beatriz Silveira.

5.
Karla Samire Bockhe de Oliveira. Utilização do protocolo para medida de cavalos-marinhos-Projeto Hippocampus. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade São Francisco. Orientador: Rosana Beatriz Silveira.

6.
Maria Elisa Pitanga de Macedo. Dieta aplicada na rotina de laboratório do Projeto Hippocampus e consequente formação de prole em Hippocampus reidi (Syngnathidae).. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Rosana Beatriz Silveira.

Orientações de outra natureza
1.
Rafaela Kleinhans Pereira. Estágio obrigatório para conclusão de curso. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Rosana Beatriz Silveira.

2.
Brenda Tusi Barcelos. Estágio obrigatório para conclusão de curso. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rosana Beatriz Silveira.

3.
Marili Los Angeles. Biologia, morfologia e histologia de cavalos-marinhos.. 2012. Orientação de outra natureza - Universidad Peruana Cayetano Heredia - UPCH. Orientador: Rosana Beatriz Silveira.

4.
Paula Mariela Silva. Biologia de cavalos-marinhos. 2011. Orientação de outra natureza - Instituto Superior de Formação Docente e Técnica nº35. Orientador: Rosana Beatriz Silveira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVEIRA, R. B.. Identificação. biologia e distribuição de cavalos-marinhos no Brasil.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVEIRA, R. B.. Espécies Ameaçadas - critérios para sua classificação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVEIRA, R. B.; BANJA, M. ; GARCIA, A. L. ; MONTES, M. ; GOMES, P. ; DAHLEM, C. S. ; MARQUES, C. . I SIMPÓSIO BRASILEIRO DA FAUNA SOBRE-EXPLOTADA E AMEAÇADA DE EXTINÇÃO.. 2015. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVEIRA, R. B.. I SIMPÓSIO BRASILEIRO DA FAUNA SOBRE-EXPLOTADA E AMEAÇADA DE EXTINÇÃO.. 2013; Tema: Conservação e políticas públicas para as espécies da fauna sobre-explotadas e ameaçadas de extinção.. (Site).

2.
SILVEIRA, R. B.. Projeto Hippocampus. 2011; Tema: Biologia, cultivo e conservação de cavalos-marinhos.. (Site).



Outras informações relevantes


Rosana Beatriz Silveira é autora e coordenadora do Projeto Hippocampus desde 1995. O Projeto Hippocampus trabalha em parceria com pesquisadores da UFRPE, UFPE, UFRGS, UFSC, UFPR, USFS, UFBA, UNESP e ICMBio .
www.projetohippocampus.org



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 20:48:18