Roberto Marques

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2481647952690184
  • Última atualização do currículo em 06/06/2018


Professor do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2013), no campo de confluência Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007) e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Coordenador de Geografia do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB/UFRJ) Coordenador de Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFRJ (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberto Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.
Av. Pasteur, 250
Urca
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22953246
URL da Homepage: http://www.educacao.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: "Que escola é essa que nós queremos? - Produção de sentidos de uma escola nas perspectivas docentes", Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Regina Leite Garcia.
Palavras-chave: escola; cotidiano; Docentes; Sentidos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A Escola Numa Perspectiva Espacial,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Victor Vincent Valla.
Palavras-chave: cotidiano; escola; espaço.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Setores de atividade: Educação.
1989 - 1992
Graduação em geografia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Centro de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Educação Departamento de Didática

Atividades

07/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências, .

03/2016 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia
02/2013 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Geociências, Departamento de Geografia.

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UFRJ/Geografia).
09/2010 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB); ênfase Geografia.
03/2014 - 02/2018
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Geociências, Instituto de Geociências.

Atividade realizada
Coordenador da Área de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - UFRJ.
03/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Profissão Docente
03/2016 - 07/2016
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática de Geografia I
03/2015 - 07/2016
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Geografia
08/2015 - 12/2015
Ensino, Abi - Letras - Português - Ingles, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Profissão Docente
08/2015 - 08/2015
Ensino, CESPEB, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Violência e Relações sociais no Brasil
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Profissão Docente
02/2014 - 06/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Profissão Docente
03/2014 - 04/2014
Ensino, CESPEB, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Escola, Cultura e Sociedade
03/2014 - 03/2014
Ensino, CESPEB, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Violência e Relações sociais no Brasil
08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Profissão Docente
04/2013 - 05/2013
Ensino, CESPEB, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Violência e Relações Sociais no Brasil
01/2010 - 06/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática das Ciências Sociais
08/2010 - 12/2010
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática de Geografia I
Didática de Geografia II
Prática de Ensino de Geografia

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Prática de Ensino I, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de estágio
2/2008 - Atual
Ensino, Estágio I, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de estágio
02/2006 - Atual
Ensino, Prática de Ensino II, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de ensino de Geografia de ensino fundamental com estágio supervisionado.
02/2006 - Atual
Ensino, Prática de Ensino III, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de ensino de Geografia de ensino médio com estágio supervisionado.

Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Geografia do 2º grau (atual Ensino Médio), em 1994 e 1995. Retorno à rede estadual em 2002, até fevereiro de 2010. No período 2008 e 2009, também professor de Estágio Supervisionado, no curso Normal.


Secretaria Municipal de Educação do rio de Janeiro, SME, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2010
Vínculo: Professor - Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor docente I, Carga horária: 16
Outras informações
Professor de Geografia do Ensino Fundamental



Linhas de pesquisa


1.
Cotidiano, Memórias e Trajetórias da Geografia Escolar

Objetivo: Identificar e compreender a produção do conhecimento geográfico na educação básica, a partir das práticas cotidianas e das reflexões de docentes..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Escolar.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Geografia escolar; Ensino de Geografia; Cotidiano da Educação.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Cotidiano, Memórias e Trajetórias da Geografia Escolar
Descrição: Identificar e compreender a produção do conhecimento geográfico na educação básica, a partir das práticas cotidianas e das reflexões de docentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Roberto Marques - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: PESQUISAR ? Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia
2014 - Atual
Periódico: Periferia - Revista de Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Com
2010 - Atual
Periódico: Revista Contemporânea de Educação


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista Contemporânea de Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARQUES, R.2016MARQUES, R.. Carta à Regina Leite Garcia. Momento - Diálogos em Educação, v. 25, p. 127, 2016.

2.
LOUZADA, V. C. R.2015 LOUZADA, V. C. R. ; MARQUES, R. . Políticas de regulação para a educação no Brasil: interfaces entre currículo, avaliação e formação docente. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 13, p. 711-732, 2015.

3.
MARQUES, R.2013 MARQUES, R.. Por uma perspectiva espacial da escola. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 3, p. 5-20, 2013.

4.
MARQUES, R.2012MARQUES, R.. Valas e valões. A Página da Educação, v. 199, p. 48-49, 2012.

5.
MARQUES, R.2010MARQUES, R.. Lições do Haiti. A Página da Educação, v. 188, p. 70-71, 2010.

6.
MARQUES, R.2010MARQUES, R.. Entre saberes: o escolar, o cotidiano e o científico - o caso da geografia escolar. Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. 34, p. 88-94, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
MARQUES, R.. Violência e Relações sociais no Brasil: notas sobre o lugar da escola. In: Enio Serra e Ana Paula Abreu Moura. (Org.). Educação de Jovens e Adultos em Debate. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 265-280.

2.
ALVAREZ, C. ; MARQUES, R. . Ampliando Perspectivas Sobre a Geografia Escolar. In: Antonio Flavio Moreira e Vera Maria Candau. (Org.). Currículos, disciplinas escolares e culturas. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2014, v. 1, p. 160-184.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARQUES, R.. Valas e valões. A Página da Educação, Portugal, p. 48 - 49, 10 jul. 2012.

2.
MARQUES, R.. Lições do Haiti. A Página da Educação, p. 70 - 71, 01 maio 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, R.. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: NOTAS PARA PENSAR CONTEXTO E POLÍTICAS. In: I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade, 2018, Maceió. Anais do I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade. Maceió: UFAL, 2018. v. 1. p. 156-468.

2.
MARQUES, R.. Em tempos Frios, a Geografia Como Possibilidade de Resistência do Humano. In: XII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2017, Belo Horizonte. XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia IGC Belo Horizonte 2017 Conhecimentos da Geografia: Percursos de Formação Docente e práticas na Educação Básica. Belo Horizonte: IGC, 2017. v. 1. p. 690-697.

3.
SANTOS, E. J. S. ; ROCHA, A. A. C. N. ; MARQUES, R. . O OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE A ESCOLA: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE) ?Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas?, 2016, Águas de Lindóia. III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE) ?Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas?, 2016. p. 5732-5743.

4.
MARQUES, R.; LOUZADA, V. C. R. . A avaliação da aprendizagem como ferramenta investigativa para o ensino de geografia para alunos cegos. In: XV Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2015, Havana. XV Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2015.

5.
MARQUES, R.; REBOUÇAS, G. A. . O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONCEITOS DE GEOGRAFIA AS AULAS COM ALUNAS E ALUNOS SURDOS. In: VIII Seminário internacional as redes educativas e as tecnologias: Movimentos Sociais e Educação, 2015, Rio de Janeiro. VIII Seminário internacional as redes educativas e as tecnologias: Movimentos Sociais e Educação, 2015.

6.
MARQUES, R.; LOUZADA, V. C. R. . Pesquisa e cotidiano escolar: carregando água na peneira. In: VII Seminário internacional as redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade, 2013, Rio de Janeiro. VII Seminário internacional as redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade, 2013.

7.
MARQUES, R.; LOUZADA, V. C. R. . AVALIAÇÃO: UM CAMPO PRIVILEGIADO PARA PENSAR A GEOGRAFIA ESCOLAR.. In: 12° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, 2013, João Pessoa. 12° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, 2013. p. 4024-4031.

8.
MARQUES, R.. PRODUÇÃO DE SENTIDOS DA ESCOLA NAS PERSPECTIVAS DOCENTES. In: V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente,- Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas, 2013, São Gonçalo. V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente,- Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas, 2013.

9.
MARQUES, R.. Contribuições para pensar e fazer a Geografia Escolar. In: XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2011, Goiânia. XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2011.

10.
MARQUES, R.. Produção cotidiana da desigualdade: relações entre escola entre escola pública, violência e população, numa favela do Rio de Janeiro. In: III Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos, 2010, Niteroi - RJ. III Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos Sobre Diálogos, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, R.; LOUZADA, V. C. R. . A avaliação da aprendizagem como ferramenta investigativa para o ensino de geografia para alunos cegos. In: XV Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2015, Havana. XV Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2015.

2.
MARQUES, R.; LOUZADA, V. C. R. . Pesquisa e cotidiano escolar: carregando a água na peneira. In: VII Seminário internacional as redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade, 2013, Rio de Janeiro. VII Seminário internacional as redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade, 2013.

3.
MARQUES, R.. Contribuições para pensar e fazer a Geografia Escolar. In: XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2011, Goiânia. XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2011.

4.
MARQUES, R.. Produção cotidiana da desigualdade: relações entre escola entre escola pública, violência e população, numa favela do Rio de Janeiro. In: III Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos, 2010, Niterói. III Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, R.. Em Tempos Frios, A Geografia Como Possibilidade de Resistência do Humano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARQUES, R.; GIORDANI, Ana Cláudia CArvalho . Controle do trabalho docente: implicação das redes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MARQUES, R.. Escola Sem Partido ou Educação Sem Liberdade?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARQUES, R.. As Consequências da PEC 55 na Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARQUES, R.. Escola e regulação: currículo, avaliação e docência no contexto brasileiro atual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MARQUES, R.; LOUZADA, V. C. R. . A Avaliação da Aprendizagem como Ferramenta Investigativa para o Ensino d Geografia para Alunos Cegos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MARQUES, R.. A escola como espaço de pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MARQUES, R.; LOUZADA, V. C. R. . Pesquisa e cotidiano escolar: carregando água na peneira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MARQUES, R.. Prevenção e enfrentamento da violência na/da escola: traçando caminhos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MARQUES, R.. Escola e Violência: Professores e Produção de Sentidos da Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MARQUES, R.. Dicionário do Sistema Socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro.. Rio de Janeiro: Novo DEGASE, 2016 (Verbete).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARQUES, R.; PASSOS, Rodrigo . Hora do ENEM. 2017.

2.
MARQUES, R.; MENDES, D. . TV ESCOLA - Sala de Professor - 'Terra, suor e trabalho - Gado'. 2013.

3.
MARQUES, R.. TV ESCOLA - Acervo - 'Os quatro alpes'. 2013.

4.
FRAGA, V. M. ; MARQUES, R. . Projeto causa controvérsia ao tornar inelegível governante que descumprir meta para a educação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
MARQUES, R.; KLEIN, G. . TV ESCOLA ? Sala de Professor ? 'A grande história dos mapas' ? Parte 01. 2012.

6.
MARQUES, R.; SEGURADO, R. . TV ESCOLA - Sala de Professor - 'O antigo Amazonas'. 2012.

7.
MARQUES, R.. TV ESCOLA - Acervo - 'Leite'. 2012.

8.
MARQUES, R.; KLEIN, G. ; FARIA, J. A. F. C. . TV ESCOLA - Sala de Professor - 'Os rios e a vida - Amazonas'. 2010.

9.
CARDOSO, W. T. ; MARQUES, R. ; FARIA, J. A. F. C. ; AGUIAR, J. M. . TV ESCOLA ? Sala de Professor ? 'Fernão de Magalhães/Américo Vespúcio'. 2009.


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
ALVES, N. G.; MARQUES, R.; MORAIS, J. F. S.. Participação em banca de Marcelo Ferreira Machado. Cinema, Geografia e currículos: um olhar sobre "La noire de..." e "Quehoras ela volta?" e a tessitura de 'conhecimentossignificações'". 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROCHA, A. A. C. N.; MARQUES, R.; GOMES, M. V.. Participação em banca de Jonatan de Jesus Gomes. Investigando os significados do Ginásio Carioca na Maré: relatos de um docente (2016-2017). 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, A. N. O.; MARQUES, R.; SANTOS, E. J. S.. Participação em banca de Valmir da Silva Bastos. O uso do conceito de lugar no âmbito do ensino de Geografia na nova EJA do ensino médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
MARQUES, R.; SANTOS, E. J. S.; FERNANDEZ, S. J.. Participação em banca de Shirley Cristina de Barros. O Espaço Escolar na Construção da Identidade Docente. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
MELOS, A. R. de; AGOSTINHO, Z. L. R.; MARQUES, R.. Participação em banca de Ana Paula de Araújo Silva. O Sentido de África para os Alunos do 9° ano da Escola Municipal Ary Schiavo - Japeri/RJ. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
MARQUES, R.; MAIA, E. J. P.; PIMENTA, R.. Participação em banca de Thich Cao Júnior. Livro Didático Versus Apostilamento?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
MARQUES, R.; SANTOS, E. J. S.; FERNANDEZ, S. J.. Participação em banca de Shirley Cristina de Barros. Novas Ações, Velhos Objetos, Novos Horizontes em Ação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
MARQUES, R.; LOUZADA, V. C. R.; SANTOS, E. J. S.. Participação em banca de Vinícius Lírio Hozana Ferreira. Encontros, Trajetórias e Possibilidades: Diálogos com as Geografias do Cotidiano Escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
MAIA, E. J. P.; MARQUES, R.; VASCONCELOS, A. T.. Participação em banca de Paulo José Affonso Vianna. O Conceito de Desenvolvimento nos Livros Didáticos de Geografia: um Estudo de sua Abordagem no Ensino Fundamental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
RODRIGUES, F. M. M.; MARQUES, R.; SILVA, A. N. O.. Participação em banca de Karla Adriana Lima Prudente. Prazer, Educação Prisional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
RODRIGUES, F. M. M.; SILVA, A. N. O.; MARQUES, R.. Participação em banca de Lorraine Ferreira da Silva. Escolas Nas Prisões - Espaços Escolares do Cárcere no Estado do Rio de Janeiro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
MARQUES, R.; BOCCHETTI, A.; LACERDA, A. E.. Participação em banca de Leandro Ramos TEófilo. A Única Escola Tradicional que Ilumia e Arde em Chamas: Ensaio sobre Pedagogia Libertária. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
MARQUES, R.; SILVA, A. N. O.; SILVA, R. T.. Participação em banca de Bárbara Cristina Nascimento da Rosa. A Importância da Preservação da Memória do Vidigal para os Alunos do Colégio Estadual Almirante Tamandaré. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
MARQUES, R.; SANTOS, E. J. S.; FRAGA, V. M.. Participação em banca de Mário Henrique Queiroz da Silva. A mídia e sua influência na geografia escolar - uma reflexão sobre a prática docente. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
MARQUES, R.; SANTANA, F. T. M.; LOUZADA, V. C. R.. Participação em banca de Michel Mariz de Araújo. Reflexões sobre o lugar da geografia na educação básica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
MARQUES, R.; LOUZADA, V. C. R.; ZÃO, A. C. V.. Participação em banca de Guilherme Barros de Arruda. O processo de 'inclusão' de um professor de geografia ouvinte em uma escola bilingue para surdos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
MARQUES, R.; SANTOS, E. J. S.; FERNANDEZ, S. J.. Participação em banca de Lídia Iquiene Cardoso de Melo. Disciplina e indisciplina escolar: o que a geografia tem a ver com isso?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
MARQUES, R.; LOUZADA, V. C. R.; SANTOS, E. J. S.. Participação em banca de Solange Maciel de Menezes. A Geografia do cotidiano. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
VILELA, C.; MARQUES, R.; SANTOS, E. J. S.. Participação em banca de Teresa Cristina Jaccoud Orlande. Investigando o currículo da geografia escolar: permanências e mudanças na abordagem regional. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
MARQUES, R.; SANTOS, E. J. S.; ALCANTARA, G.. Participação em banca de Marcelus Silva da Silveira. Educopédia: novas tecnologias e novos desafios. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
MARQUES, R.; SANTOS, E. J. S.; ALCANTARA, G.. Participação em banca de João José Galdino da Silva. As geografias no vestibular da UFRJ. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
SANTOS, E. J. S.; MARQUES, R.; SILVA, A. N. O.. Participação em banca de Fábio da Silva Villas Bôas. Geografia escolar e EJA. Análise do livro didático da obra inscrita no PNLOEJA: uma abordagem necessária". 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
MORGADO, V. N.; MARQUES, R.; ALCANTARA, G.. Participação em banca de Rodrigo Raibolt da Silva. Cartografia escolar e o livro didático: uma análise crítica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
VILELA, C.; MARQUES, R.; ROCHA, A. A. C. N.. Participação em banca de Luciano Henrique da Motta Ramalho. O empobrecimento do currículo de Geografia na rede estadual do Rio de Janeiro (1985 à 2011): pensando nas questões políticas e pedagógicas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
PARENTE, L.; MARQUES, R.; OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de Camila Oliveira. A Amazônia e suas representações no ensino médio através do livro didático. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
SANTOS, E. J. S.; MARQUES, R.; OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de Mario Samuel da Silva Pereira. O ensino de Geografia no estado do Rio de Janeiro no EJA: o relato de uma experiência. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

26.
SANTOS, E. J. S.; MARQUES, R.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de Rafael Franca Palmeira. Educação e direitos humanos: o que a Geografia tem com isso?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARQUES, R.; SANTOS, E. J. S.. Participação em banca de Eduardo da Silva Leitão.Aula campo em Geografia - articulações sobre a temática, desenvolvimento e movimento educacional popular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MARQUES, R.; SANTOS, E. J. S.. Participação em banca de Gabriel Pereira Torres.Geografia e avaliação no contexto da disseminação dos sistemas de ensino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
RODRIGUES, F.; MARQUES, R.; SILVA, A. N. O.. Participação em banca de Gabriela Alves Ferreira.Educação, qualificação profissional e trabalho no complexo de Gericinó no Rio de Janeiro: o papel da Fundação Santa Cabrini. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
REIS, G. R. F. S.; MARQUES, R.; FERNANDEZ, S. J.. Participação em banca de Marlon Santos.Saberes do alojamento da UFRJ: redes de conhecimento, espaços de formação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
MARQUES, R.; SANTOS, E. J. S.. Participação em banca de Débora Oliveira de Souza.Turmas tachadas de "problemáticas" no contexto escolar: estudo de caso do Colégio Estadual CIEP 303 Ayrton Senna da Silva, Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
MARQUES, R.; SILVA, A. N. O.. Participação em banca de Gil Azevedo Fernandes.Algumas questões para pensar o trabalho docente nas escolas privadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
MARQUES, R.; SANTOS, E. J. S.. Participação em banca de Nathalia Mariano Gonçalves.A produção textual como avaliação contínua: uma reflexão sobre/no ensino de Geografia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
FRANCO, M.; OLIVEIRA, F. J. G.; MARQUES, R.. Participação em banca de Viviane Silva de Gouvea.Territórios de exclusão e inclusão:uma análise geopolítica das escolas públicas e privadas dos estudantes ingressos no sistema de reserva de vagas da UERJ no período 2003 a 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MAGDALENO, F. S.; MARQUES, R.; SILVA, E. S. O.. Concurso Público Professor de Geografia CEFET/RJ - Campus Itaguaí. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
MAGDALENO, F. S.; MARQUES, R.; SILVA, E. S. O.. Concurso Público Professor de Geografia CEFET/RJ - Campus Valença. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
MAGDALENO, F. S.; MARQUES, R.; SILVA, E. S. O.. Concurso Público Professor de Geografia CEFET/RJ - Campus Petrópolis. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
FORTUNA, D. S.; MARQUES, R.; BEZERRA, A. C. A.; SOUZA, W. R.; FARAH NETO, M.; PIMENTA, R.. Concurso Público para Professor de Geografia - INES. 2014. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

5.
MAGDALENO, F. S.; MARQUES, R.; PERES, R. O.. Concurso Público Professor de Geografia CEFET/RJ - Campus Maracanã. 2013. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

6.
MAGDALENO, F. S.; MARQUES, R.; PERES, R. O.. Concurso Público Professor de Geografia CEFET/RJ - Campus Maria da Graça. 2013. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Outras participações
1.
MARQUES, R.; ROCHA, A. A. C. N.; SANTOS, E. J. S.. Processo seletivo CESPEB de Geografia. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MARQUES, R.; MENEZES, D.. Processo seletivo CESPEB de Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
MARQUES, R.; SANTOS, E. J. S.. Processo de seleção do CESPEB Geografia. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.Em Tempos Frios, a Geografia como Possibilidade de Resistência do Humano. 2017. (Encontro).

2.
X Simpósio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura,.Controle do trabalho docente: implicação das redes. 2017. (Simpósio).

3.
VIII Seminário Internacional Redes Educativas.O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONCEITOS DE GEOGRAFIA AS AULAS COM ALUNAS E ALUNOS SURDOS. 2015. (Seminário).

4.
XV Encuentro de Geógrafos de América Latina.A Avaliação da Aprendizagem como Ferramenta Investigativa para o Ensino de Geografia para Alunos Cegos. 2015. (Encontro).

5.
III Jornada Saberes e Práticas da Educação Básica.Mesa 5: Formação de Professores. 2013. (Outra).

6.
III Jornada Saberes e Práticas da Educação Básica.Mesa 1: Leitura e escrita em diferentes contextos. 2013. (Outra).

7.
VI Seminário Internacional Redes Educativas.Pesquisa e cotidiano escolar: carregando água na peneira. 2013. (Seminário).

8.
XIV Encontro Estadual de Educadores/as em DIreitos Humanos.Prevenção e enfrentamento da violência na/da escola: traçando caminhos. 2012. (Encontro).

9.
XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.Sessão CFCH. 2012. (Outra).

10.
II Jornada Saberes e Práticas da Educação Básica.Mesa 4: Currículo e Cotidiano Escolas II. 2011. (Outra).

11.
XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia.Contribuições para fazer e pensar a geografia escolar. 2011. (Encontro).

12.
XII Semana de Educação da UFRJ.Filmes e debates - curtas. 2011. (Outra).

13.
III Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos Sobre Diálogos. PRODUÇÃO COTIDIANA DA DESGUALDADE: RELAÇÕES ENTRE ESCOLA PÚBLICA, VIOLÊNCIA E POPULAÇÃO, NUMA FAVELA DO RIO DE JANEIRO. 2010. (Congresso).

14.
I Seminário de Representações Gráficas em Relevo.Representações gráficas em relevo. 2010. (Seminário).

15.
IV Semada de Educação da PUC-Rio.Academia, Políticas Públicas e Militância (Mesa). 2009. (Seminário).

16.
Semana das Ciências Sociais da Uerj - Educação em uma sociedade em crise.Ensino na favela e asfalto: educação e violência urbana. 2009. (Encontro).

17.
Museus e Patrimônio na Construção de Outro Mundo Possível.Museus e Patrimônio na Construção de Outro Mundo Possível. 2008. (Encontro).

18.
Palestra / Centro de Formação do Professor (SME-JF).Tempo e espaço na escola. 2008. (Outra).

19.
III Seminário FALA (OUTRA) ESCOLA.Colonialidade, Subalternidade e Resistências no Cotidiano Escolar na América Latina. 2006. (Seminário).

20.
XIV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.A Prostituição no Rio de Janeiro, no Século XIX. 1991. (Seminário).

21.
XII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.Geografia e Ensino Médio: Evolução e Debate Atual. 1989. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARQUES, R.. 22ª Mostra Permanente de Cinema em Cena - Sociedade, Espaço e Tempo no Cinema. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Leandro Ramos Teófilo. Uma Geografia do conselho de classe. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Shirley Cristina de Barros. Identidade do professor de Geografia. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Roberto da Silva Freire. Novas políticas de educação e transformações no espaço escolar. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Bárbara Cristina Nascimento da Rosa. Memória, resistência e EJA na favela do Vidigal. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

5.
Thich Cao Junior. Apostilamento, livro didático, mercado e Geografia Escolar.. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

6.
Vinícius Lirio Hozana Ferreira. Encontros, trajetórias e possibilidades: diálogos com as geografias do cotidiano escolar.. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diego Roberto Corrêa da Silva. O lugar do PVNC do CEFET Maracanã. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Lorena Morais Martins. O lugar do inglês em uma escola pública na baixada do Rio de Janeiro. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Matheus Lanzone. Novo professor: nova Geografia?. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bárbara Cristina Nascimento da Rosa. A Importância da Preservação da Memória do Vidigal para os alunos do Colégio Estadual Almirante Tamandaré. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

2.
Leandro Ramos Teófilo. A Única Escola Tradicional que Ilumina e Arde em Chamas: Ensaio Sobre Pedagogia Libertária. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

3.
Vinícius Lírio Hozana Ferreira. Encontros, Trajetórias e Possibilidades: Diálogos com as Geografias do Cotidiano Escolar. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

4.
Roberto da Silva Freire. Novas Ações, Velhos Objetos, Novos Horizontes em Ação. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

5.
Thich Cao Júnior. Livro Didático Versus Apostilamento?. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

6.
Shirley Cristina de Barros. O Espaço Escolar na Construção da Identidade Docente. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

7.
Guilherme Barros de Arruda. O processo de 'inclusão' de um professor de geografia ouvinte em uma escola bilingue para surdos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

8.
Lídia Iquiene Cardoso de Melo. Disciplina e indisciplina escolar: o que a geografia tem a ver com isso?. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

9.
Mário Henrique Queiroz da Silva. A mídia e sua influência na geografia escolar - uma reflexão sobre a prática docente. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

10.
Michel Mariz de Araújo. Reflexões sobre o lugar da geografia na educação básica. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

11.
Solange Maciel de Menezes. A Geografia do cotidiano. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

12.
João José Galdino da Silva. As geografias no vestibular da UFRJ. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

13.
Marcelus Silva da Silveira. Educopédia: novas tecnologias e novos desafios. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thiago Maia Ferreira. A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR EM GEOGRAFIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

2.
Karen Belarmino Lourenço da Silva. ESCOLA SEM PARTIDO: O DISCURSO DO GOLPE NAS INSTÂNCIAS DA ESCOLA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

3.
Ellen Cláudia de Mello Ferreira. O LUGAR DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA CULTURA ESCOLAR CENTRADA NO EXAME. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

4.
Camila da Silva Barroso. Uma perspectiva da Geografia das séries iniciais da Educação Básica.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

5.
Eduardo da Silva Leitão. Aula campo em Geografia - articulações sobre a temática, desenvolvimento e movimento educacional popular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

6.
Gabriel Pereira Torres. Geografia e avaliação no contexto da disseminação dos sistemas de ensino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

7.
Débora Oliveira de Souza. Turmas tachadas de "problemáticas" no contexto escolar: estudo de caso do Colégio Estadual CIEP 303 Ayrton Senna da Silva, Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

8.
Gil Azevedo Fernandes. Algumas questões para pensar o trabalho docente nas escolas privadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

9.
Nathalia Mariano Gonçalves. A produção textual como avaliação contínua: uma reflexão sobre/no ensino de Geografia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

Iniciação científica
1.
Thiago Maia Ferreira. Avaliação escolar: uma análise de modelos diferenciados do ensino médio. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

2.
Thiago Maia Ferreira. Evasão escolar em turmas do ensino médio: uma pesquisa exploratória a partir da vivência no cotidiano escolar de uma escola pública do Rio de Janeiro. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

3.
Everton Pereira da Silva. Evasão escolar em turmas do ensino médio: uma pesquisa exploratória a partir da vivência no cotidiano escolar de uma escola pública do Rio de Janeiro. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.

4.
Everton Pereira da Silva. Evasão escolar em turmas do ensino médio: uma pesquisa exploratória a partir da vivência no cotidiano escolar de uma escola pública do Rio de Janeiro. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Roberto Marques.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARDOSO, W. T. ; MARQUES, R. ; FARIA, J. A. F. C. ; AGUIAR, J. M. . TV ESCOLA ? Sala de Professor ? 'Fernão de Magalhães/Américo Vespúcio'. 2009.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 11:27:32