Carla Simone Chamon

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  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: historia da educação brasileira, processo de escolarização em Minas Gerais, mulheres e educação, escolarização e mundo do trabalho, história do ensino profissional, intelectuais da educação, redes de sociabilidades. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Simone Chamon
Nome em citações bibliográficas
CHAMON, C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Federal, Campus I.
Av. Amazonas, 5253
Nova Suiça
30480000 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 3195000
Ramal: 5138
URL da Homepage: http://www.cefetmg.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Maria Guilhermina Loureiro de Andrade: a trajetória profisisonal de uma educadora - 1869/1914, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Luciano Mendes de Faria Filho.
Palavras-chave: circulação de saberes e práticas pedagógicos; processos educacionais norte-americanos; mulheres e educação; protestantismo e educação.
Grande área: Ciências Humanas
1994 - 1996
Mestrado em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Festejos Imperiais - Festas Cívicas em Minas Gerais (1815-1845),Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Eliana de Freitas Dutra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: festa cívica; festa pedagógica; civilização.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1988 - 1992
Graduação em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2015 - Atual
Direção e administração, Diretor Geral, .

Cargo ou função
Diretora de Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG. Portaria 1.379 de 14.10.2015, publicada no DOU em 15.10.2015.
12/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretor Geral, .

Cargo ou função
Membro suplente ca Comissão Permanente Organizadora dos Processos de Promoção de Docentes à Professor Titular - Resolução CD-046/13 de 13 de dezembro de 2013.
11/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação/Mestrado em Educação Tecnológica, .

11/2006 - Atual
Ensino, Mestrado em Educação Tecnológica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Históricos em Educação Social
História da Educação Profissional
02/1997 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Historia
07/2013 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
membro suplente representante do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação.
06/2013 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado em Educação Tecnológica, .

Cargo ou função
Membro da comissão do processo seletivo para alunos regulares do Curso de Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG 2014 - Resolução MET 016/13 de 11 de junho de 2013.
05/2013 - 03/2014
Direção e administração, Departamento de Geografia e Historia, .

Cargo ou função
Vice-chefe de departamento.
01/2013 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Mestrado em Educação Tecnológica, .

Cargo ou função
Membro titular do Colegiado do Curso de Mestrado em Educação CEFET-MG - Portaria DIR-018/13 de 07 de janeiro de 2013.
05/2010 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado em Educação Tecnológica, Comissão de Credenciamento de Docentes no Mestrado em Educação Tecnologica.

Cargo ou função
Membro titular da Comissão de Credenciamento dos docentes no Mestrado em Educação Tecnológica do Cefet-mg - Resolução MET 009/10 de 20/05/2010; 012/12 de 20/03/2012; 003/13 de 23/01/2013.
02/2011 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, .

Cargo ou função
Membro Titular, representante dos professores Técnicos de Nível Médio, no Conselho de Pesquisa e Pós-Gradução do CEFET-MG - Portaria DIR-292/11 de 20 de maio de 2011..
09/2012 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretor Geral, .

Cargo ou função
Comissão de elaboração do projeto de Curso de Doutorado em Educação do CEFET-MG - Portaria DIR-449/12 de 06 de setembro de 2012.
06/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado em Educação Tecnológica, .

Cargo ou função
Membro da Comissão do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos Regulares para o Curso de Mestrado em Educação Tecnológica. Resolução MET 020/12 de 20 de junho de 2012.
12/2008 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Iniciação Científica, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Iniciação Científica Cefet/mg - Portaria DPPG 01/2009 02/01/2009; Port. DPPG 006/08 28/11/2008; Portaria DPPG 001/09 02/01/2009; Portaria DPG 007/07 20/12/009; Portaria DPPG 003/10 22/12/2010 e Portaria DPPG 003/11 18/10/11.
10/2011 - 08/2012
Direção e administração, Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, .

Cargo ou função
Coordenadora Geral de Fomento à Pesquisa e à Pós-Graduação do CEFET-MG - Portaria DIR/CGAP 618/11, de 18 de outubro de 2011.
10/2011 - 08/2012
Direção e administração, Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Iniciação Científica do CEFET-MG - Portaria DPPG 003/11 de 18 de outubro de 2011.
04/2009 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Pesquisa e Pós-graduação, .

Cargo ou função
Representante dos professores dos programas de pós-graduação stricto sensu no conselho de pesquisa e pós-graduação do cefet-mg - Termo de posse de 24/04/2009.
08/2006 - 03/2010
Ensino, Educ. Prof. Integrada à Educ. Básica - EJA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História da Educação Profissional Média e EJA no Brasil
10/2007 - 10/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Mestrado em Educação Tecnológica, .

Cargo ou função
Membro suplente do Colegiado do Mestrado em Educação Tecnologica do CEFET-MG Portaria DIR 542/07 de 15 de outubro de 2007..
07/2009 - 09/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretor Geral, .

Cargo ou função
Presidente comissão de elaboração do regulamento do Núcleo de Documentação e Memória do CEFET - Portaria DIR 481/09.
06/2008 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado em Educação Tecnológica, .

Cargo ou função
Membro da Comissão do Processo de Seleção e Admissão de Novos Alunos Regulares para o Curso de Mestrado em Educação Tecnológica. Resolução MET 034/08 de 10/06/2008.
06/1999 - 06/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, .

Cargo ou função
Representante suplente do Conselho de Professores - Termo de posse de 24 de abril de 1999.
04/1999 - 04/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Professores, .

Cargo ou função
Representante titular da Coordenação de Estudos Sociais - Portaria DIR-134/99 de 26 de abril de 1999.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de pós graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora de pós graduação, no 1 e 2 semestre de 1995, da disciplina História do Brasil Império, do Curso de Graduação em História da Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG

Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: monitora de extensão, Carga horária: 20
Outras informações
monitora do Programa de Bolsas de Extensão - Projeto Ensino Supletivo


Arquivo Público Mineiro, APM, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Leitura de fichamento de documentos do século XVIII



Linhas de pesquisa


1.
Ciência, tecnologia e trabalho: abordagens filosóficas, históricas e sociológicas

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar as relações entre educação, ciência, tecnologia e trabalho a partir das perspectivas filosófica, histórica e sociológica. Destacam-se as seguintes temátias: filosofia social; epistemologia e filosofia da ciência, da técnica e da tecnologia; ética na ciência e na tecnologia; estudos conceituais em trabalho, sociedade e tecnologia; história da técnica e da tecnologia; história da educação profissional e tecnológica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: história da educação profissional e tecnológica; história, técnica e tecnologia; trabalho, ciência, tecnologia e sociedade.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
PROJETOS DE EDUCAÇÃO, PROJETOS DE MODERNIZAÇÃO: O ENSINO TÉCNICO NO BRASIL OITOCENTISTA
Descrição: Este projeto tem como tema de pesquisa a história da educação profissional no Brasil. Seu interesse recai sobre os discursos e propostas acerca do ensino para as profissões urbano-industriais produzidos por intelectuais brasileiros no período imperial e sobre os sujeitos que, naquele momento, defendiam a implantação de escolas dessa natureza no País. A questão que se coloca como problema para nós é a relação que se estabelece entre escolas de ensino técnico profissional e modernização do Brasil, especialmente a partir do último quartel do século XIX. Nesse sentido, essa pesquisa busca analisar os argumentos utilizados em defesa das escolas profissionais e compreender em que medida essas escolas eram tomadas como vetor de modernização da sociedade brasileira. Mais especificamente, nossa proposta é a de investigar a obra ?O Ensino Téchnico no Brasil?, publicada em 1887, e seu autor, Tarquínio de Souza Filho. Provavelmente a primeira obra brasileira dedicada inteiramente a essa temática, nela, Tarquínio de Souza Filho fez ardorosa defesa da abertura de escolas de ensino técnico profissional para as camadas populares, apontando esse tipo de ensino como condição necessária para o desenvolvimento brasileiro. Sustentando seus argumentos com exemplos tirados de ideias e experiências de outros países consideradas por ele como modernas e inovadoras, Tarquínio fez circular novos saberes no campo educacional brasileiro. A partir do estudo dessa obra e de seu autor, o que se pretende aqui é decifrar e compreender o discurso de Tarquínio de Souza Filho, as condições sociais de sua produção, seu lugar no debate político sobre a educação brasileira, seus argumentos, ideias e representações sobre o ensino profissional, e a construção de uma expectativa de moderno que esse discurso carregava. Além disso, interessa compreender o projeto de Brasil que a defesa do ensino técnico profissional realizada por esse intelectual implicava..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Carla Simone Chamon - Coordenador / Claudio Henrique Pessoa Brandão - Integrante / Natalia Pereira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 8
2010 - 2014
História da escolarização do ensino de ofícios em Minas Gerais (1850-1950)
Descrição: Esse projeto tem por objetivo principal reconstruir a história da escolarização dos ofícios e profissões industrial-manufatureiras em Minas Gerais, entre meados do século XIX e meados do século XX, buscando compreender o processo de submissão dos saberes profissionais ao imperativo escolar e as dimensões e implicações dessa escolarização para o trabalho para a configuração de uma sociedade industrializada e do fenômeno educativo em Minas Gerais. Parte do entendimento de que, a partir de meados do século XIX, ganha espaço no Brasil um lento processo de elaboração de propostas e de criação de escolas profissionais, que tinham por objetivo alcançar os trabalhadores livres, sendo possível identificar nesse momento um processo de escolarização dos ofícios mecânicos. Nesse movimento, os saberes tácitos dos ofícios, saberes que já existiam socialmente no mundo do trabalho, são apropriados pela instituição escolar, tornando-se saberes escolares. Partindo do estudo das instituições escolares de ensino profissional, o que se pretende nesse projeto é compreender esse processo de escolarização dos saberes profissionais, desde a criação das primeiras escolas de ofícios no império até a reconfiguração desse ensino, nos anos de 1940..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Carla Simone Chamon - Coordenador / James William Goodwin Júnior - Integrante / Claudio Henrique Pessoa Brandão - Integrante / Luiza Mattiuzzi Ferreira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 8
2007 - 2010
História, escola e trabalho: a Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais
Descrição: Essa pesquisa pretende investigar o processo sociohistórico de constituição de uma instituição escolar de ensino de ofícios ? a Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais, primeira configuração do atual Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/MG). O período abarcado vai de 1910 - momento em que a escola é instalada na cidade de Belo Horizonte ? até 1941/1942, momento em que a educação profissional no Brasil, incluindo aí o projeto das Escolas de Aprendizes Artífices, passa por uma profunda reformulação. Tendo como eixos de problematização questões relativas ao processo de escolarização e à constituição de uma cultura escolar, voltada para o mundo do trabalho e marcada pela técnica e pela tecnologia, nossa proposta é a de (re)construir e preservar a história e a memória dessa instituição, hoje CEFET/MG, buscando contribuir para a elucidação e compreensão do lugar e do papel da Escola de Aprendizes Artífices na cidade de Belo Horizonte e no fenômeno educativo mineiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Carla Simone Chamon - Coordenador / James William Goodwin Júnior - Integrante / lucilio luis silva - Integrante / nilton ferreira bittencourt - Integrante / enilce dos santos - Integrante / Bernadetth Pereira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 6
2006 - 2008
Memória, História e Espaços Museográficos do CEFET/MG: popularização de ciências, técnicas e tecnologias.
Descrição: Projeto desenvolvido pelo NEMHE - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Memória, História e Espaços do CEFET/MG, tem por objetivo compreender o processo sócio-histórico de constituição do CEFET/MG, bem como criar e ampliar os espaços museográficos já existentes na instituição, destinados à exposição de seus objetos e acervos constituintes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Processo de Escolarização e Culturas Escolares em Minas Gerais: 1820-1950
Descrição: O projeto tem por objetivo analisar a constituição de culturas escolares no processo de escolarização em Minas Gerais no período que vai da independência do país às reformas educacionais educacionais do Estado Novo. Articula investigações desenvolvidas por pesquisadores de várias instituições (UFMG, CEFET-MG). Subprojeto:Organização de um portal mineiro de históriada educação, desenvolvido em conjunto com equipes da Universidade Federal de Juiz de Fora e UNIMONTES..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
Escolarização, culturas e práticas escolares... Minas Gerais: 1750-1950.
Descrição: Projeto integrado de pesquisa desenvolvido pela equipe do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2003
Escolarização, culturas e práticas escolares: investigações sobre o processo de escolarizaçao e a instituição do campo pedagógico em Minas Gerais: 1820-1950.
Descrição: Proejto integrado de pesquisa desenvolvido pelo GEPHE.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Pensar a Educação Pensar o Brasil

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luciano Mendes de Faria Filho em 25/06/2015.
Descrição: O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil articula ações de ensino, pesquisa e extensão em universidades públicas brasileiras, na busca de alternativas para se pensar o Brasil, a partir de uma reflexão sistemática sobre um dos grandes desafios do nosso tempo: a educação pública. Para alcançar seus objetivos, tem realizado algumas ações como um programa semanal de rádio, seminários, publicações e pesquisas, além da manutenção de uma página virtual..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Carla Simone Chamon - Integrante / Luciano Mendes de Faria Filho - Coordenador / Tarcisio Mauro Vago - Integrante / Marcus Aurelio Taborda - Integrante.
2010 - 2014
100 anos do CEFET-MG: Organização do arquivo histórico
Descrição: O projeto pretende realizar a organização do arquivo histórico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, instituição que completa 100 anos em 2010. O acervo produzido ao longo dessa história será identificado, higienizado, organizado fisicamente, acondicionado em papéis e caixas adequadas e descrito em um inventário. Será elaborado o quadro de arranjo do acervo permanente a partir da pesquisa da história administrativo-institucional do CEFET-MG e da trajetória de produção e acumulação dos documentos sob guarda da instituição. O projeto visa garantir a preservação e a divulgação da memória estabelecendo o acesso ao patrimônio documental institucional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carla Simone Chamon - Coordenador / LAURA NOGUEIRA OLIVEIRA - Integrante / Adalson de Oliveira Nascimento - Integrante / Leandro Araujo Nunes - Integrante.Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Pensar a Educação em Revista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHAMON, C. S.2016CHAMON, C. S.. O paraíso das crianças: o kindergarten nos Estados Unidos entre meados do século 19 e início do século XX.. História da Educação, v. 20, p. 15-33, 2016.

2.
FARIA FILHO, L. M.2015FARIA FILHO, L. M. ; CHAMON, C. S. ; INACIO, M. S. . Instruir sem incluir. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 1, p. 45-50, 2015.

3.
CHAMON, C. S.2014CHAMON, C. S.. Escolas de artes e oficios mecânicos em Minas Gerais em fins do Império. Cadernos de História da Educação (Online), v. 13, p. 569-591, 2014.

4.
CHAMON, C. S.2014CHAMON, C. S.. Escolas de Artes e Ofícios Mecânicos em Minas Gerais. Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 13, p. 569-591, 2014.

5.
CHAMON, C. S.2012CHAMON, C. S.; GOODWIN JUNIOR, J. W. . ?A Incorporação do proletariado à sociedade moderna?: A Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais (1910-1941). Varia História (UFMG. Impresso), v. 28, p. 317-338, 2012.

6.
GONCALVES, I. A.2012GONCALVES, I. A. ; CHAMON, C. S. . O Congresso mineiro e a educação profissional em Minas Gerais: o ensino técnico primário. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 28, p. 153-17, 2012.

7.
SCHUELER, Alessandra F. M.2012SCHUELER, Alessandra F. M. ; CHAMON, C. S. ; VASQUEZ, G. . O "Resumo sobre a História do Brasil", de Maria Guilhermina Loureiro de Andrade: autoria feminina e produção de saberes escolares no ensino primário (final do século XIX). Gênero (Niterói), v. 11, p. 15-34, 2012.

8.
CHAMON, C. S.2010CHAMON, C. S.; FARIA FILHO, L. M. . O olhar comparativo: Estevão de Oliveira e os grupos escolares em Minas, no Rio e em São Paulo.. Revista Brasileira de História da Educação, v. 22, p. 17-41, 2010.

9.
CHAMON, C. S.2008CHAMON, C. S.. A trajetória profissional de uma educadora: Maria Guilhermina e a pedagogia norte-americana. História da Educação (UFPel), v. 12, p. 73-99, 2008.

10.
CHAMON, C. S.2008CHAMON, C. S.; ZICA, M. C. E. . República e educação em Estevão de Oliveira. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. especi, p. 83-100, 2008.

11.
CHAMON, C. S.2005CHAMON, C. S.. Uma questão de método: o ensino individual, mútuo e simultâneo no Império Brasileiro. Historia de la Educación Anuario, Argentina, v. 6, p. 187-210, 2005.

12.
CHAMON, C. S.2001CHAMON, C. S.; FARIA FILHO, L. M. . Processos de Socialização e de Formação Cívica no Brasil. Cultura (Lisboa), Lisboa, v. XIII, p. 225-242, 2001.

13.
CHAMON, C. S.1999 CHAMON, C. S.. Festas no Império. Pedagogia Cívica em Minas Gerais. Educação em Revista (UFMG), Belo Horizonte, n.30, p. 93-106, 1999.

14.
CHAMON, C. S.1998CHAMON, C. S.. O Cenário da Festa. Festa Cívica em Minas Gerais no século XIX. Varia História, Belo Horizonte, n.19, p. 183-204, 1998.

15.
CHAMON, C. S.1993CHAMON, C. S.. O Bem da Alma: a terça e a tercinha do defunto nos inventários do século XVIII da Comarca do Rio das Velhas. Varia História, Belo Horizonte, v. 12, p. 58-65, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CHAMON, C. S.; Nascimento, Adalson de Oliveira (Org.) . Arquivos e História do Ensino técnico no Brasil. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013. v. 1. 184p .

2.
CHAMON, C. S.; Nascimento, Adalson de Oliveira . Inventário do acervo da Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais 1910-1943. 1. ed. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2011. v. 1. 128p .

3.
CHAMON, C. S.. Escolas em reforma, saberes em trânsito: a trajetória de Maria Guilhermina Loureiro de Andrade. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. v. 1. 216p .

4.
CHAMON, C. S.; FARIA FILHO, L. M. (Org.) ; ROSA, W. M. (Org.) . Educação Elementar. Minas Gerais na primeira metade do século XIX. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2006. v. 1. 145p .

5.
CHAMON, C. S.. Festejos Imperiais. Festas Cívicas em Minas Gerais 1815/1845. 1. ed. Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2002. v. 1. 196p .

Capítulos de livros publicados
1.
INACIO, M. S. ; CHAMON, C. S. ; FARIA FILHO, L. M. . The invention of the modern school in Brazil: methods and materials in Brazilians schools in 19th century. In: Marcelo Caruso. (Org.). Classroom Struggle. Organizing Elementary School Teaching in the 19th Century. 1ed.Frankfurt: Peter Lang Edition, 2015, v. 2, p. 127-157.

2.
CHAMON, C. S.. Itinerários de uma professora em fins do século XIX. In: Alexandra Lima da Silva; Evelyn de Almeida Orlando; Maria José Dantas. (Org.). Mulheres em Transito. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 109-124.

3.
CHAMON, C. S.; Nascimento, Adalson de Oliveira . Memória e trabalho: o arquivo histórico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. In: Adalson Nascimento; Andrea Moreno. (Org.). Universidade, memória e patrimônio. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015, v. 1, p. 123-142.

4.
CHAMON, C. S.. Retratos de meninos, fragmentos de história: os alunos da Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais (1930-1940). In: CHAMON, Carla, S. NASCIMENTO, Adalson O.. (Org.). Arquivos e História do Ensino técnico no Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013, v. 1, p. 121-140.

5.
Nascimento, Adalson de Oliveira ; CHAMON, C. S. ; ARAUJO, A. N. ; MELO, B. M. ; TEDESCHI, D. ; SOUZA, I. A. ; RIBEIRO, J. M. ; MARTINS, N. R. . Teoria e prática arquivística na organização do acervo da Escola Técnica Federal de Minas Gerais. In: CHAMON, Carla, S. NASCIMENTO, Adalson O.. (Org.). Arquivos e história do ensino técnico no Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013, v. único, p. 75-88.

6.
CHAMON, C. S.; GONCALVES, I. A. ; OLIVEIRA, B. J. . "Pensar com acerto e trabalhar com método": o ensino profissinal no Boletim Vida Escolar. In: Ana Maria de Oliveira Galvão; Eliane Marta Teixeira Lopes. (Org.). Boletim Vida Escolar - Uma fonte e múltiplas leituras sobre a educação no início do século XX. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2011, v. 1, p. 73-94.

7.
FARIA FILHO, L. M. ; CHAMON, C. S. ; INACIO, M. S. . Apresentação. In: Faria Filho, Luciano M.; Inácio, Marcilaine S.. (Org.). Políticos, literatos, professores, intelectuais: o debate político sobre educação em Minas Gerais. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009, v. , p. 07-20.

8.
CHAMON, C. S.. Produção da escrita e produção de um lugar: a trajetória de uma professora em fins do século XIX e início do XX. In: Faria Filho, Luciano M.; Inácio, Marcilaine S.. (Org.). Políticos, literatos, professoras, intelectuais: o debate público sobre educação em Minas Gerais. 1ed.Belo Horizonte: Edições Mazza, 2009, v. , p. 163-195.

9.
CHAMON, C. S.. Estevão de Oliveira: o intelectual e suas biografias. In: Faria Filho, Luciano M.; Inacio, Marcilaine S.. (Org.). Políticos, literatos, professoras, intelectuais. O debate público sobre educação em Minas Gerais. 1ed.Belo Horizonte: Edições Mazza, 2009, v. , p. 179-195.

10.
CHAMON, C. S.. Educação, modernidade e protestantismo. In: Tarcísio Mauro Vago; Bernardo Jefferson de Oliveira. (Org.). Histórias de práticas educativas. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2008, v. 1, p. 279-300.

11.
CHAMON, C. S.; FARIA FILHO, L. M. . A educação como problema, a América como destino: a viagem de Maria Guilhermina. In: Mignot, Ana Chrystina Venancio; Gondra, José Gonçalves. (Org.). Viagens Pedagógicas. 1ed.Sao Paulo: Cortez, 2007, v. , p. 39-64.

12.
CHAMON, C. S.; FARIA FILHO, L. M. ; ROSA, W. M. . Imprensa e educação em Minas Gerais. In: CHAMON, C. S.; FARIA FILHO, L. M. de; ROSA, W. M.. (Org.). Educação Elementar. Minas Gerais na primeira metade do século XIX. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006, v. , p. 11-30.

13.
CHAMON, C. S.; FARIA FILHO, L. M. ; ROSA, W. M. . A instrução elementar em Minas Gerais na primeira metade do século XIX. In: FARIA FILHO, L. M. de; CHAMON, C. S.; ROSA, W. M.. (Org.). Educação Elementar. Minas Gerais na primeira metade do século XIX. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2006, v. , p. 71-89.

14.
CHAMON, C. S.. "O preparo da mestra": Maria Guilhermina Loureiro de Andrade e a profissão docente. In: Ana Maria Casasanta Peixoto; Mauro Passos. (Org.). A escola e seus atores. Belo Horizonte: Autentica, 2005, v. , p. 165-182.

15.
CHAMON, C. S.. O Tejuco faz a festa. Festa cívica no arraial do Tejuco em 1815. In: JANCSÓ, István; KANTOR, Iris. (Org.). Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa. 1ed.São Paulo: Hucitec/Edusp/Fapesp/Imprensa Oficial, 2001, v. 2, p. 585-599.

16.
CHAMON, C. S.; FARIA FILHO, L. M. . A Escola e a Festa: racionalidades distintas na conformação de um corpo civilizado no século XIX. In: NETO, A. F.. (Org.). Pesquisa Histórica em Educação Física. 1ed.Aracruz: FACHA, 1999, v. 4, p. 5-26.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHAMON, C. S.. O ensino profisisonal em debate no Brasil Oitocentista. In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação, 2017, João Pessoa. Anais do IX Congresso Brasileiro de História de Educação, 2017. p. 1-11.

2.
CHAMON, C. S.. Tarquínio Braulio de Souza Filho e o ensino técnico no Brasil oitocentista. In: XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana, 2014, Toluca - México. Anais do IX Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana. Toluca/México: Universidad Pedagogica Nacional, 2014. v. 1. p. 1-10.

3.
CHAMON, C. S.. 'O Ensino Téchnico no Brasil' (1887). In: X COLUBHE, 2014, Curitiba. Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Curitiba: PUC-PR, 2014. v. 1. p. 1-11.

4.
BRANDAO, C. H. P. ; CHAMON, C. S. . A educação profissional como vetor de progresso para o norte de Minas Gerais. In: X COLUBE, 2014, Curitiba. Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Curitiba: PUC-PR, 2014. v. 1. p. 1-15.

5.
CHAMON, C. S.; Nascimento, Adalson de Oliveira . Organização do acervo histórico do CEFET-MG: fontes para a historia da educação profissional no Brasil. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013. v. 1. p. 1-11.

6.
CARNEIRO, P. C. O. ; CHAMON, C. S. . Memória e Patrimonio Cinetífico e Tecnológico. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013. v. 1. p. 1-11.

7.
CHAMON, C. S.; BRANDAO, C. H. P. . História da escolarização do ensino de ofícios manufatereiros em MG: um mapeamento (1870-1889). In: VII Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação, 2013, Mariana. Anais do VII COPEHE: a escrita da história da educação em Minas Gerais. Mariana: UFOP, 2013. v. unico. p. 1-15.

8.
PRATA, Ana Paula F. ; CHAMON, C. S. . Roberto Mange: atuação e proposições para a formação do trabalhador da indústria brasileira (1913-1955). In: III Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SENEPT), 2012, Belo Horizonte. Anais do III Seminário Nacional de Educação Profisisonal e Tecnológica. Belo Horizonte: CEFET-MG. v. único. p. 1-21.

9.
BRANDAO, C. H. P. ; CHAMON, C. S. . Modestos investimentos para o progresso da nação: a efêmera vida do Liceu de Artes e Ofícios do Serro (1879-1881). In: III Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SENEPT), 2012, Belo Horizonte. Anais do III Seminário Nacional de Educação Profisisonal e Tecnológica. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2012. v. único. p. 1-15.

10.
CARNEIRO, P. C. O. ; CHAMON, C. S. . Memória e patrimônio científico e tecnológico: o Centro de Memória da Engenharia. In: III Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SENEPT), 2012, Belo Horizonte. Anais do III Seminário Nacional de Educação Profisisonal e Tecnológica. Belo Horizonte: CEFET, 2012. v. 1. p. 1-18.

11.
CHAMON, C. S.. Educação, trabalho e proteção social no início da república. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória. Anais do VI Congresso da Sociedade Brasileira da História da Educação. Vitória: Unifesp, 2011. v. 1. p. 1-10.

12.
PRATA, Ana Paula F. ; CHAMON, C. S. . A trajetória de Roberto Mange e suas propostas para a qualificação do trabalhador da indústria. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: Profissão Docente: há futuro para esse ofício?, 2011, São Leopoldo. Anais do VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. São Leopoldo: Unisinos, 2011. v. 1. p. 1-10.

13.
Gomes, Warley A. ; CHAMON, C. S. . Entre o trabalho, a escola e o lar: o caso da Escola Profissional Feminina de Belo Horizonte. In: II Seminário Nacional de Educação Tecnológica, 2010, Belo Horizonte. Anais do II SENEPT. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2010. v. 1. p. 1-10.

14.
SOUZA, Felipe, F. ; CHAMON, C. S. . O ensino de desenho no século XIX: Rui Barbosa e a tradução cultural. In: II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2010, Belo Horizonte. Anais do II SENEPT. Belo Horizonte: Cefet-MG, 2010. v. 1. p. 11-20.

15.
CHAMON, C. S.. Novos tempos, novo trabalhador: a Escola de Aprendizes Artífices em Belo Horizonte. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luis. Anais do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Luis, 2010. v. 1. p. 1-12.

16.
SILVA, L. L. ; CHAMON, C. S. . O cotidiano escolar do Liceu de Artes e Ofícios de Ouro Preto. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luis. Anais do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Luis, 2010. v. 1. p. 1-18.

17.
SOUZA, Felipe, F. ; CHAMON, C. S. . O ensino de desenho no século XIX: Rui Barbosa e a tradução cultural de Joaquim de Vasconcelos. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luis. Anais do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Luis, 2010. v. 1. p. 1-17.

18.
SANTOS, E. ; CHAMON, C. S. . História do Ensino Técnico: o Curso Técnico Construção de Máquinas e Motores em belo Horizonte na década de 1940. In: II Seminario Nacional de Educação Tecnológica, 2010, Belo Horizonte. Anais do II Seminário Nacional de Educação Tecnológica. Belo Horizonte: Cefet-MG, 2010. v. único. p. 1-11.

19.
CHAMON, C. S.. Os desfavorecidos da fortuna e a escolarização para o trabalho em Minas Gerais na década de 1930. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latinoamericana, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX CIHELA: Educação, autonomia e identidades na América Latina. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Quartet, 2009. v. 1. p. 1-11.

20.
SILVA, L. L. ; CHAMON, C. S. . O papel dos liceus de artes e ofícios no processo de escolarização do ensino profissional em Minas Gerais. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latinoamericana, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX CIHELA: Educação, autonomia e identidades na América Latina. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Quartet, 2009. v. 1. p. 1-15.

21.
CHAMON, C. S.. Ensino de ofícios e meninos desvalidos: os alunos da Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais na década de 1930. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju. V Congresso Brasileiro de História da Educação: o ensino e a pesquisa em história da educação, 2008. p. 1-11.

22.
CHAMON, C. S.. Produção da escrita e produção de um lugar: a trajetória de uma professora em fins do século XIX e início do XX. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju. V Congresso Brasileiro de História da Educação: o ensino e a pesquisa em história da educação, 2008. p. 1-13.

23.
CHAMON, C. S.. A Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais (1910-1941). In: VII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2008, Porto. Anais do VII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação: Cultura Escolar, Migrações e Ciodadania. Porto, 2008. v. único. p. 1-12.

24.
CHAMON, C. S.; FARIA FILHO, L. M. . O olhar comparativo: Estevão de Oliveira e a reforma das escolas em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e São Paulo. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2008, Porto. Anais do VII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação: Cultura Escolar, Migrações e Cidadania. Porto, 2008. v. único. p. 1-15.

25.
VENTURA, P. C. S. ; CHAMON, C. S. ; GONCALVES, I. A. . Memória, história e espaço de um centro de educação tecnológica: a formação de um grupo de pesquisa. In: VIII Congresso Ibero-americano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2007, Buenos Aires. VIII Congresso Iberoamericano de História de la Educacion Latinoamericana: contactos, cruces y luchas en la historia de la educacion latinoamericana, 2007. p. 52-76.

26.
GONCALVES, I. A. ; CHAMON, C. S. . As políticas públicas para a educação profissional em Minas Gerais: o ensino técnico primário na virada do século XIX para o século XX. In: VIII Congresso Iberoamericano de historia de la educacion latinoamericana: contatos, cruces y luchas en la historia de la educacion latinoamericana, 2007, Buenos Aires. VIII Congresso iberoamericano de historia de la educacion latinoamericana: contactos, cruces y luchas en la historia de la educacion latinoamericana. Buenos Aires: SAHE, 2007. p. 25-47.

27.
CHAMON, C. S.. A América como possibilidade. In: VIII Congresso iberoamericano de historia de la educacion latinoamericana: contactos, cruces y luchas en la historia de la educacion latinoamericana, 2007, Buenos Aires. VIII Congresso iberoamericano de historia de la educacion latinoamericana: contactos, cruces y luchas en la historia de la educacion latinoamericana. Buenos aires: SAHE, 2007. p. 2-13.

28.
CHAMON, C. S.. Maria Guilhermina Loureiro de Andrade e a educação como missão. In: II Congresso Internacional sobre Pesquisa (auto)biográfica, 2006, Salvador. Anais II Cipa - tempos, narrativas e ficções: a invenção de si, 2006.

29.
CHAMON, C. S.. A construção de um intelectual: Estevão de Oliveira e suas biografias. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiania. Anais do IV Congresso Brasileiro de Hisória da Educação. A Educação e seus sujeitos na história, 2006.

30.
CHAMON, C. S.. Modernizando a Escola: Minas Gerais e a influência norte americana no final do século XIX e início do XX. In: II Congresso de Ensino e Pesquisa em História da Educação em Minas Gerais, 2004, Uberlandia. Anais do II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Uberlandia: EDUFU, 2003.

31.
CHAMON, C. S.. Educando Meninos e Meninas: a co-educação dos sexos na corte carioca no final do império. In: III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004, Curitiba. Anais do III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004.

32.
CHAMON, C. S.. Um Educador Mineiro na França - A Viagem do Professor Francisco de Assis Peregrino em 1836. In: I Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2002, Belo Horizonte. História da Educação em Minas Gerais. Belo Horizonte: FHC/FUMEC, 2001. p. 605-614.

Apresentações de Trabalho
1.
CHAMON, C. S.. O ensino profisisonal em debate no Brasil Oitocentista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CHAMON, C. S.. Projetos de educação, projetos de modernização: a obra 'O ensino técnico no Brasil' (1887) de Tarquinio de Souza Filho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CHAMON, C. S.; Nascimento, Adalson de Oliveira . Organização do acervo histórico do CEFET-MG: fontes para a historia da educação profissional no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CHAMON, C. S.. História da educação e história do (pensamento) político: uma aproximação necessária?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CHAMON, C. S.. Organização do acervo histórico do CEFET-MG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CHAMON, C. S.. Educação, trabalho e proteção social no inicio da república brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CHAMON, C. S.. Escolarização do ensino de ofícios no Brasil (1850-1940). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CHAMON, C. S.. Novos tempos, novo trabalhador; a Escola de Aprendizes Artífices em Belo Horizonte. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CHAMON, C. S.. Professional Education and Disvafored Boys. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, L. L. ; CHAMON, C. S. . O papel dos liceus de artes e ofícios no processo de escolarização do ensino profissional em Minas Gerais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CHAMON, C. S.. Os desfavorecidos da fortuna e a escolarização para o trabalho em Minas na década de 1930. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CHAMON, C. S.; FARIA FILHO, L. M. . O olhar comparativo: Estevão de Oliveira e a reforma das escolas em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e São Paulo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CHAMON, C. S.. A Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais (1910-1941). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CHAMON, C. S.. Produção da escrita e produção de um lugar: a trajetória de uma professora em fins do século XIX e início do XX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CHAMON, C. S.. Ensino de ofícios e meninos desvalidos: os alunos da Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais na década de 1930. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CHAMON, C. S.. Entre a ciencia e a arte de educar: o ser professora em fins do século XIX e início do XX. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
CHAMON, C. S.. A américa como possibilidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
GONCALVES, I. A. ; CHAMON, C. S. . As políticas públicas para a educação profissional em Minas Gerais: o ensino técnico primário na virada do século XIX para o século XX. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
VENTURA, P. C. S. ; CHAMON, C. S. ; GONCALVES, I. A. . Memória, história e espaço de um centro de educação tecnológica: a formação de um grupo de pesquisa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
CHAMON, C. S.. A construção de um intelectual: Estevão de Oliveira e suas biografias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CHAMON, C. S.. Maria Guilhermina Loureiro de Andrade e a educação como missão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CHAMON, C. S.. Maria Guilhermina Loureiro de Andrade; feminização e profissionalização do magistério. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
CHAMON, C. S.; FARIA FILHO, L. M. . As grandes festas didáticas: a educação brasileira e as exposições internacionais. São Paulo: Autores e Associados, 2001 (resenha).

2.
CHAMON, C. S.. Dos arquivos à escrita da história: a educação brasileira entre o império e a república. Bragança Paulista: Universidade São Francisco, 2001 (resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CHAMON, C. S.. Parecer para Revista Brasileira de História da Educação (SBHE). 2013.

2.
CHAMON, C. S.. Parecer para Varia História - revista do Depto de História da UFMG. 2013.

3.
CHAMON, C. S.. Paracer para a Educar em Revista - revista d oSetor de Educação da UFPr. 2012.

4.
CHAMON, C. S.. Parecerista do VI Congresso de Ensino e Pesquisa em História da Educação de Minas Gerais. 2011.

5.
CHAMON, C. S.. Parecerista do II SENEPT. 2010.

6.
CHAMON, C. S.. Parecerista para V Congresso de Ensino e Pesquisa em História da Educação em Minas Gerais. 2009.

7.
CHAMON, C. S.. Parecerista para o V Congresso Brasileiro de História da Educação. 2008.

8.
CHAMON, C. S.. Parecer para a Revista da Sociedade Argentina de História da Educação. 2007.

9.
CHAMON, C. S.. Parecer para Revista Brasileira de História. 2007.

10.
CHAMON, C. S.. Parecer para Varia História - revista do depto história da Fafich/UFMG. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AGUIAR JUNIOR, O. G. ; CHAMON, C. S. . Pint of Science - BH. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
CHAMON, C. S.. Elaboração de itens para o Banco Nacional de Itens do INEP. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material para avaliação da educação básica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CHAMON, C. S.; VAGO, T. M.; Pedrosa, José Geraldo. Participação em banca de Simone Ribeiro Duarte. Educar com as mãos para descobrir o mundo: a proposta do professor Manoel Penna para o ensino de trabalhos manuais (1906-1934). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

2.
CHAMON, C. S.; OLIVEIRA, M. A. T.; GOODWIN JUNIOR, J. W.; Pedrosa, José Geraldo. Participação em banca de Claudio Henrique Pessoa Brandão. "No horizonte eis a aurora desponta": expectativas de moderno em torno do Liceu de Artes e Ofícios do Serro (1879-1883). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

3.
CHAMON, C. S.; NOGUEIRA, laura de Oliveira; Pedrosa, José Geraldo; FRANKLIN, M. C.. Participação em banca de Fábio Liberato de Faria Tavares. "Não quero ser professora": o curso técnico de Química da Escola Tecnica Federal de Minas Gerais como alternativa ao magistério. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

4.
GONCALVES, I. A.; HAMDAN, J. C.; CHAMON, C. S.. Participação em banca de Fabio Vasconcelos Lima Pereira. Escola Complementar de Comércio de Sete Lagoas (1926-1943). 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

5.
Pedrosa, José Geraldo; CHAMON, C. S.; BERNARDES, A. T.. Participação em banca de Renata Cristiane Romanini de Oliveira. Radio e educação profissional a distância: a experiência da Universidade do Ar (19471961). 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

6.
CHAMON, C. S.; Nascimento, Adalson de Oliveira; Pedrosa, José Geraldo. Participação em banca de Patricia Carla Oliveira Carneiro. Memoria e Patrimonio Científico e Tecnologico: o Centro de Memoria da Engenharia. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

7.
ROCHA, M. B. M.; CHAMON, C. S.; VISCARDI, C. M. R.; LEMOS, D. C.. Participação em banca de Cristiane de Oliveira Souza. O projeto educacional idealizado por Estevan de Oliveira em defesa das escolas graduadas. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
FARIA FILHO, L. M.; CHAMON, C. S.; GOUVEA, M. C. S.. Participação em banca de Taciana Brasil dos Santos. Educação e instrução: o Collégio Baptista Americano Mineiro (1920-1927). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
GOUVEA, M. C. S.; JINZENJI, M. Y.; CHAMON, C. S.; FARIA FILHO, L. M.. Participação em banca de Eder Aguiar Mendes de Oliveira. Um Bello Horizonte para o projeto educacional batista: o Collegio Baptista Americano Mineiro e a disputa pela oferta da educação privada na cidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
CHAMON, C. S.; HAMDAN, J. C.; GOODWIN JUNIOR, J. W.. Participação em banca de Jo´se Antônio gonçalves Júnior. A incorporação do proletariado na sociedade moderna: a formação do trabalhador nas obras dos positivistas Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

11.
Pedrosa, José Geraldo; AMORIM, Mario Lopes; CHAMON, C. S.. Participação em banca de Oldair Gladston dos Santos. Americanismo e educção profissional: a implantação do sistema de ensino técnico industrial na década de 1940". 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

12.
CHAMON, C. S.; HAMDAN, J. C.; Pedrosa, José Geraldo. Participação em banca de Ana Paula Fernandes Prata. Roberto Mange: atuação e proposições para a formação do trabalhador da indústria brasileira. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

13.
GONCALVES, I. A.; VAGO, T. M.; CHAMON, C. S.. Participação em banca de Laura Campos Menezes. O ensino técnico primário mineiro e a escolarização de ofícios (1896-1920). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

14.
LOPES, Eliane M. S. T.; CHAMON, C. S.. Participação em banca de Geraldo Fonte Boa. A vida de uma professora na segunda metade do século XIX: D. Joana Francisca de Assis. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

15.
CHAMON, C. S.; FARIA FILHO, L. M.; GONCALVES, I. A.. Participação em banca de Felipe Freitas de Souza. O desenho é a escrita da indústria: o ensino de desenho e a educação profissional em Rui Barbosa. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

16.
GONCALVES, I. A.; Pedrosa, José Geraldo; FARIA FILHO, L. M.; CHAMON, C. S.. Participação em banca de Daniela Pereira Versieux. Modernização e escolarização do trabalho agrícola: as fazendas-modelo em Minas Gerais (1906-1915). 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

17.
GONCALVES, I. A.; VAGO, T. M.; CHAMON, C. S.. Participação em banca de Vinícius Azevedo Machado. Produtor, político e bacharel: João Pinheiro e a educação do trabalhador do campo.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

18.
CHAMON, C. S.; GOODWIN JUNIOR, J. W.; GONCALVES, I. A.. Participação em banca de Enilce Eufrásio dos Santos. Construção de Máquinas e Motores (1943-1968): uma história do primeiro curso técnico da Escola Técnica de Belo Horizonte. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

19.
FARIA FILHO, L. M.; CHAMON, C. S.; VEIGA, C. G.. Participação em banca de Carolina Mostaro Neves da Silva. Combatendo a ignorância, garantindo a ordem pública e o progresso da nação: idéias educacionais de Francisco Pimentel (1893-1910). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

20.
GONCALVES, I. A.; LOPES, Eliane M. S. T.; CHAMON, C. S.. Participação em banca de Junia de Souza Lima. Das meninas fiandeiras a mulheres operárias: a inserção da mão-de-obra feminina na Cia de Tecidos Cefro e Cachoeira (1872-1930). 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

21.
VIEIRA, C. E.; CHAMON, C. S.; CAMPOS, N.. Participação em banca de Rossano Silva. A arte como princípio educativo: um estudo sobre o pensamento de Erasmo Pilotto. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

22.
CHAMON, C. S.; MENESES, Jose Newton Coelho; GONCALVES, I. A.. Participação em banca de Lucilio Luis Silva. Educação e trabalho para o progresso da nação: o Liceu de Artes e Ofícios de Ouro Preto (1886-1946). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

23.
CHAMON, C. S.; XAVIER, Maria do Carmo; GARIGLIO, J. A.; COELHO, S. L. B.. Participação em banca de Rogério Inácio Pinto. A formação continuada no âmbito da política pública Escola Plural. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

24.
SOARES, Leôncio J. G.; CHAMON, C. S.; EITERER, C.L.. Participação em banca de Emmeline Salume Mati. Trajetórias de educadores construídas na educação de jovens e adultos: experiências e significados. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

25.
OLIVEIRA, B. J.; ASSIS, R. M.; CHAMON, C. S.; FARIA FILHO, L. M.. Participação em banca de Adair José dos Santos Rocha. A educação feminina nos séculos XVIII e XIX: intenção dos bispos para o Recolhimento Nossa Senhora de Macaúbas. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

26.
FARIA FILHO, L. M.; FREITAS, M. C. de; CHAMON, C. S.; GOUVEA, M. C. S.. Participação em banca de Marielide Lopes dos Santos. Educação, assistência e sociabilidade: o governo dos pobres em Sabará (1832-1860). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

27.
VENTURA, P. C. S.; PIMENTEL, L. G.; CHAMON, C. S.; TOMASI, A. P. N. Participação em banca de Claudia França. Linguagens da arte como agentes comunicadores na concepção de exposições em ciência e tecnologia - as exposições como instalações de arte. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

28.
VEIGA, C. G.; CHAMON, C. S.; GOUVEA, M. C. S.. Participação em banca de Fabiana da Silva Viana. Relações entre governo, escola e família no processo de institucionalização da instrução pública elementar em Minas Gerais (1820-1840). 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
CHAMON, C. S.; OSINSKI, D. R. B.; MACHADO JR., C.; BEGA, M. T.; SCHUELER, Alessandra F. M.. Participação em banca de Iriana Nunes Vezzani. Jornal O Quinze de Novembro: forças educativas entre espaços de experiências e horizontes de expectativas (Curitiba 1889-1890). 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
CHAMON, C. S.; LINHALES, Meily A.; WARDE, M. J.; VAGO, T. M.; FARIA FILHO, L. M.. Participação em banca de Giovanna Camila da Silva. Aspectos estadunidenses em experiências de educação física no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
CHAMON, C. S.; VEIGA, C. G.; GALVAO, A. M.; CHALOBA, R. F. S.; SANTOS, G. A.. Participação em banca de Ana Carolina de Almeida Burgarmashi. Modernizar o campo pelo ensino agrícola: a organização da Escola Agrícola de Barbacena. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
OLIVEIRA, B. J.; CHAMON, C. S.; FERREIRA, L. O.; MARQUES, R. C.; SILVEIRA, A. J. T.. Participação em banca de Polyana Valente. Mulheres Católicas em ação: filantropia, educação, saúde e a divulgação de ciências em Belo Horizonte (1897-1936). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
CHAMON, C. S.; ORLANDO, E. A.; CAMPOS, N.; ROBALLO, R. O. B.; BERTUCCI, L. M.. Participação em banca de Rodrigo Augusto de Souza. Postulados da filosofia perennis: a concepção de filosofia da educação de Theobaldo Miranda dos Santos. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

6.
CHAMON, C. S.; MENDONCA, A. W. P. C.; BEGA, M. T. S.; ANTONIO, R. C.; VIEIRA, C. E.. Participação em banca de Rossano Silva. Educação, arte e política: a trajetória intelectual de Erasmo Pilotto. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

7.
VEIGA, C. G.; RIZZINI, I.; SCHUELER, Alessandra F. M.; CHAMON, C. S.; TABORDA, Marcus A.. Participação em banca de Maria Zélia M. de Souza. Educar o jovem para ser útil á si e à sua Pátria: a assistência pela profissionalização, Rio de Janeiro (1894-1932). 2013. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
OLIVEIRA, L. E. M.; CHAMON, C. S.; FONSECA, T. N. L.; OLIVEIRA, M. A. T.; FARIA FILHO, L. M.. Participação em banca de Rita Cristina Lima Lage. As vitrines da civilização: referências estrangeiras na instrução pública em Minas Gerais no século XIX. 2013. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
MORENO, Andrea; CHAMON, C. S.; SOARES, Antonio Jorge; VAGO, T. M.; OLIVEIRA, M. A. T.. Participação em banca de Anderson da Cunha Baía. Associação Cristã de Moços no Brasil: um projeto de formação moral, intelctual e física (1890-1929). 2012. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
CHAMON, C. S.; VIEIRA, Carlos E.; BONTEMPI, B.; BENCOSTTA, Marcus L. A.; RODRIGUES, H.. Participação em banca de Cristiane dos Santos Souza. Utilitarismo, civismo e cooperativismo no projeto educacional de Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

11.
VAGO, T. M.; SOARES, C. L.; CHAMON, C. S.; GOUVEA, M. C. S.; FARIA FILHO, L. M.. Participação em banca de Maria Aparecida de Souza Gerken. Entre bandeiras, árvores e bonecas: festas em escolas públicas primárias de Minas Gerais (1906-1930). 2009. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
VON SIMSON, O. de M.; CHAMON, C. S.; GALZERANI, C. B.; CASTANHO, S.; PARK, M. B.. Participação em banca de Bernadetth Maria Pereira. A Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais, primeira configuração escolar do CEFET/MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942). 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
FARIA FILHO, L. M.; CHAMON, C. S.; BICCAS, M. de S.; VAGO, T. M.; MACIEL, F. I. P.. Participação em banca de Juliana Cesário Hamdan. Do método intuitivo à escola ativa: o pensamento educacional de Firmino Costa (1907-1937). 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
CHAMON, C. S.; BEGA, M. T.; MACHADO JR., C.; OSINSKI, D. R. B.. Participação em banca de Iriana Nunes Vezzani. Jornal O Quinze de Novembro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
CHAMON, C. S.; BEGA, M. T.; MACHADO JR., C.; OSINSKI, D. R. B.. Participação em banca de Iriana Nunes Vezzani. Jornal O Quinze de Novembro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

3.
CHAMON, C. S.; ORLANDO, E. A.; ROBALLO, R. O. B.; VIEIRA, C. E.. Participação em banca de Rodrigo Augusto de Souza. O ensino de filosofia da educação no pensamento de Theobaldo Miranda Santos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

4.
FARIA FILHO, L. M.; CHAMON, C. S.; FONSECA, T. N. L.. Participação em banca de Rita Cristina Lima Lage. Referenciais estrangeiros: modernidades concorrentes an organização da instrução pública em MG no séc. XIX. 2013.

5.
MORENO, Andrea; LINHALES, Meily A.; CHAMON, C. S.; FARIA FILHO, L. M.; OLIVEIRA, M. A. T.. Participação em banca de Anderson da Cunha Baia. O papel do departamento físico no projeto formador das associações cristãs de moços no Brasil. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
VIEIRA, Carlos E.; CHAMON, C. S.; BENCOSTTA, Marcus L. A.. Participação em banca de Cristiane dos Santos Souza. Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo: política, economia e educação (1893-década de 40). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

7.
VON SIMSON, O. de M.; CHAMON, C. S.; GALZERANI, C. B.. Participação em banca de Bernadetth Maria Pereira. Escola de Aprendizes Artífices, origem do CEFET/MG no olhar da imprensa e na voz dos olunos pioneiros. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CHAMON, C. S.; SILVA, R. B.; MEDEIROS, S. A. L.; OLIVEIRA, A. R.. Memorial descritivo: professro Arthur Versiani Machado. 2016. Instituto Federal Minas Gerais.

2.
CHAMON, C. S.; LAUDARES, J. B.; MORTIMER, E. F.; MACHADO, L.. Memorial. 2016. Centro FEderal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

3.
CHAMON, C. S.; ARANHA, A. S.; SANTOS, L. L. P.; LAUDARES, J. B.. Trabalho na educação e na educação profissional e tecnológica. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Concurso público
1.
CHAMON, C. S.; GOODWIN JUNIOR, J. W.; CASTRO, Isis. P.. Concurso publico de provas e títulos para provimento de cargos de professor de História na carreira do magistério de EBTT. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

2.
GOODWIN JUNIOR, J. W.; CHAMON, C. S.; CASTRO, Isis. P.. Concurso publico de provas e títulos para provimento de cargos de professor de História na carreira do magistério de EBTT. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

3.
CHAMON, C. S.; TONINI, A.; BRITO, J. E.. Concurso publico de provas e títulos para provimento de cargos na carreira do magistério de EBTT. 2013. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

4.
GOODWIN JUNIOR, J. W.; CHAMON, C. S.; OLIVEIRA, L.N.. Concurso publico de provas e títulos para provimento de cargos na carreira do magistério de 1º e 2º graus. 2010. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

5.
CHAMON, C. S.; GOODWIN JUNIOR, J. W.; OLIVEIRA, L.N.. Concurso publico de provas e títulos para provimento de cargos na carreira do magistério de 1º e 2º graus. 2008. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

6.
CHAMON, C. S.; GOODWIN JUNIOR, J. W.; OLIVEIRA, L.N.. Concurso público de provas e títulos para provimento de cargos na carreira do magistério de 1º e 2º graus. 2007. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

7.
CHAMON, C. S.; Braga, Rosalina B.; OLIVEIRA, R. S.. Concurso público de provas e títulos para provimento de cargos na carreira do magistério de 1º e 2º graus. 2006. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

8.
CHAMON, C. S.; Bosi; Coggiola. Concurso público de provas e títulos para provimento de cargos na carreira do magistério de 1º e 2º graus. 2005. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Pint of Science.Reforma do ensino Médio: soma, diminui, subtrai ou multiplica?. 2017. (Outra).

2.
31th session of the International Standing Conference for the History of Education: Educating the People. Professional education and disfavored boys. 2009. (Congresso).

3.
Do Olhar do Técnico ao Olhar do Público.Do Olhar do Técnico ao Olhar do Público. 2008. (Seminário).

4.
IV Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. entre a ciencia ea rte de educar: o ser professora em fins do século XIX e início do XX. 2007. (Congresso).

5.
VIII Congresso iberoamericano de historia de la educacion latinoamericana: contactos, cruces y luchas en la historia de la educacion latinoamericana. A América como possibilidade. 2007. (Congresso).

6.
VIII Congresso iberoamericano de historia de la educacion latinoamericana: contactos, cruces y luchas en la historia de la educacion latinoamericana. As políticas públicas para a educação profissional em MG: o ensino técnico primário na virada do século XIX para o século XX. 2007. (Congresso).

7.
VIII Congresso iberoamericano de historia de la educacion latinoamericana: contactos, cruces y luchas en la historia de la educacion latinoamericana. Memória, historia e espaço de um centro de educação tecnológica: a formação de um grupo de pesquisa. 2007. (Congresso).

8.
II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)biográfica. Maria Guilhermina Loureiro de Andrade e a educação como missão. 2006. (Congresso).

9.
IV Congresso Brasileiro de História da Educação. A construção de um intelectual: Estevão de Oliveira e suas biografias. 2006. (Congresso).

10.
Educação e Trabalho Docente: A Escola e seus Atores.Maria Guilhermina Loureiro de Andrade: feminização e profissionalização do magistério. 2005. (Seminário).

11.
III Congresso Brasileiro de História da Educação. Educando meninos e meninas: a co-educação dos sexos na Corte carioca no final do Império. 2004. (Congresso).

12.
II Congresso de Pesquisa e ensino em História da Educação em Minas Gerais. Modernizando a escola: Minas Gerais e a influência norte-americana no final do século XIX e início do XX. 2003. (Congresso).

13.
I Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Um Educador Mineiro na França: a viagem do professro Francisco de Assis Peregrino. 2001. (Congresso).

14.
22a Reunião Anual da ANPEd. Festas no Império. Pedagogia Civica em Minas Gerais. 1999. (Congresso).

15.
Seminário Internacional.O Tejuco faz a festa. Festejo cívico no arraial do Tejuco em 1815. 1999. (Seminário).

16.
XIX Simpósio Nacional de História.A Festa Auspiciosa: Civilização e progresso no Tejuco (1815). 1997. (Simpósio).

17.
I Congresso de Ciencias Humanas Letras e Artes de Minas Gerais. A terça do defunto. 1993. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHAMON, C. S.. II Seminário EPTNM "Diálogos e Integração: Desafios da Permanência e Êxito". 2017. (Outro).

2.
CHAMON, C. S.. I Seminário da EPTNM "Diálogos e Integração". 2016. (Outro).

3.
CHAMON, C. S.; LINHALES, Meily A. ; NOGUEIRA, Vera L. ; FONSECA, T. N. L. . VIII Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. 2015. (Congresso).

4.
Pedrosa, José Geraldo ; CHAMON, C. S. ; SILVA, M. A. . II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. 2010. (Congresso).

5.
FRANCA, C. ; CHAMON, C. S. ; VENTURA, P. C. S. ; GOODWIN JUNIOR, J. W. ; VITOR, V. L. A. . Do olhar do técnico ao olhar do público: o Osciloscópio. 2008. (Exposição).

6.
FRANCA, C. ; CHAMON, C. S. ; VENTURA, P. C. S. ; GOODWIN JUNIOR, J. W. ; VITOR, V. L. A. . Objeto Técnico/Objeto de Exposição: o VoltímetroTesla. 2007. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Flávia Castro Moreira. O Liceu de Artes e Ofícios de São João Del Rey - século XIX. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Daniele Leonor Moreira Gonçalves. A Escola Superior de Ciências Domésticas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Renata Raquel Costa. Feminização do magistério e sindrome de burnout. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Pedro Vinicius Pereira. Educação e trabalho no Grupo escolar Silviano Brandão. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
Natalia Luize Pereira. A educação profissional na escrita de José Pires de Almeida. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Simone Ribeiro Duarte. Educar com as mãos para descobrir o mundo: a proposta do professor Manoel Penna para o ensio de trabalhos manuais (1906-1934). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, . Orientador: Carla Simone Chamon.

2.
Fabio Liberato de Faria Tavares. "Não quero ser professora": o curso técnico de Química da Escola Técnica Federal de Minas Gerais como alternativa ao magistério. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, . Orientador: Carla Simone Chamon.

3.
Claudio Henrique Brandão. "No horizonte eis a aurora desponta": expectativas de moderno em torno do Liceu de Artes e Ofícios do Serro (1879-1883).. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro FEderal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Carla Simone Chamon.

4.
Patrícia Carla Oliveira Carneiro. Memória e Patrimônio científico e tecnologico: o Centro de Memória da Engenharia. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, . Orientador: Carla Simone Chamon.

5.
José Antônio Gonçalves Júnior. A incorporação do proletariado na sociedade moderna: a formação do trabalhador nas obras dos positivistas Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, . Orientador: Carla Simone Chamon.

6.
Ana Paula Fernandes Prata. O intelectual Roberto Mange e suas contribuições para o ensino profissional brasileiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, . Orientador: Carla Simone Chamon.

7.
Felipe Freitas de Souza. "O desenho é a escrita da indústria": o ensino de desenho e a educação profissional em Rui Barbosa. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, . Orientador: Carla Simone Chamon.

8.
Enilce Santos Eufrásio. História do curso técnico de construção de máquinas e motores da Escola Técnica de Minas Gerais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, . Orientador: Carla Simone Chamon.

9.
Lucílio Luis Silva. Educação e trabalho para o progresso da nação: o Liceu de Artes e Ofícios de Ouro Preto (1886-1946). 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, . Orientador: Carla Simone Chamon.

10.
Rogério Inácio Pinto. A formação continuada no âmbito da política pública Escola Plural. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, . Orientador: Carla Simone Chamon.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alberto Dietze Neto. Alunos do ensino profisisonalizante no Brasil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educ. Prof. Integrada à Educ. Básica - EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Carla Simone Chamon.

2.
Danielle Fernandes e outros. História da Educação de Jovens e Adultos na FUNEC. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educ. Prof. Integrada à Educ. Básica - EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Carla Simone Chamon.

3.
Evandro Fockink da Silva (e outros). Projeto político-pedagógico de curso de mecânica na modalidade educ. profissional técnica de nível médio na forma integrada para jovens e adultos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educ. Prof. Integrada à Educ. Básica - EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Carla Simone Chamon.

4.
Maria Adélia da Costa (e outros). Limites e possibilidades na implementação de um currículo integrado para PROEJA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educ. Prof. Integrada à Educ. Básica - EJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Carla Simone Chamon.

Iniciação científica
1.
Amanda de Paula Birindiba Araujo. Rui Barbosa e o ensino técnico no Brasil oitocentista. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Carla Simone Chamon.

2.
Icaro Capanema de Faria. João Alfredo de Oliveira e o ensino técnico no Brasil oitocentista. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carla Simone Chamon.

3.
Luiza Mattiuzzi Ferreira. O Instituto de Menores Artífices em Minas Gerais (1876). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Carla Simone Chamon.

4.
Sérgio Milagre Júnior. PROJETOS E DISCURSOS SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS NO PERÍODO IMPERIAL. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carla Simone Chamon.

5.
Tabatha de Faria Fernandes. Interlocutores de Tarquinio de Souza Filho no. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em historia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Carla Simone Chamon.

6.
Sérgio Milagre Júnior. A Casa de Correção e Trabalho em Minas Gerais no século XIX. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em historia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carla Simone Chamon.

7.
Paulo Henrique de Souza Coelho. O ensino profissional nos relatórios de inspetores de instrução na segunda metade do século XIX. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carla Simone Chamon.

8.
Camila Lobato Rajão. A criação das Casas de Correção e Trabalho em Minas Gerais (1828-1835). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carla Simone Chamon.

9.
Cláudio Henrique Brandão. O Liceu de Artes e Ofícios do Serro (1879-1881). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em historia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carla Simone Chamon.

10.
Max Hebert Teixeira Silva. O ensino profssional na imprensa mineira no início da república. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Carla Simone Chamon.

11.
Anderson Malaquias Silva. A Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais nas páginas da imprensa mineira. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em engenharia) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Carla Simone Chamon.

12.
Warley Alves Gomes. O ensino profssional na imprensa mineira no início da república. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Carla Simone Chamon.

13.
Lucas Silva de Azevedo. Os alunos da Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia e Radiologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carla Simone Chamon.

14.
Rafaela Felisardo Rosa. O perfil do aluno da Escola de Aprendizes Artífices na década de 1930. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em engenharia) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Carla Simone Chamon.

15.
Marcus Vinícius de Sá Durso. História da Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em engenharia) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carla Simone Chamon.

16.
Thais Cota de Souza. História da Escola de Aprendizes e Artífices de Minas Gerais. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em engenharia civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Carla Simone Chamon.

17.
Flávio Henrique de Souza. História da Escola de Aprendizes Artífices. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em engenharia) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carla Simone Chamon.



Outras informações relevantes


- Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação (GEPHE), da Faculdade de Educação da UFMG, e pesquisadora do NEMHE - Núcleo de Memória, História e Espaço do CEFET/MG.



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