Irene Fernandes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0398100561592326
  • Última atualização do currículo em 26/01/2019


possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de Santo Amaro (1983), mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado sanduíche em Imunologia pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica e Universidade de São Paulo (1995). Foi pesquisador científico nível VI do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: anticorpo monoclonal e recombinante, imunoterapia e venenos de serpentes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Irene Fernandes
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, I.;FERNANDES, I;Fernandes, Irene;Irene Fernandes;I. Fernandes;Fernades, Irene

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Butantan, Secretaria da Saúde, Laboratório de Imunopatologia.
Av. Vital Brazil 1500, Laboratório de Imunopatologia, Edificio Lemos Monteiro.
Butantã
05503-900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 37267222
Ramal: 2278
Fax: (11) 37261505
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1990 - 1995
Doutorado em Imunologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Université Catholique de Louvain (Orientador: Hervé Bazin).
Título: ATIVIDADE NEUTRALIZANTE DOS ISOTIPOS IGG(T) E IGGA PRESENTES NO SORO EQUINO ANTI-VENENO OFIDICO, Ano de obtenção: 1995.
Orientador: IVAN MOTA E ALBUQUERQUE.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: imunoterapia; anticorpos neutralizantes; venenos de serpentes; IgGT; IgGa; Antivenenos.
Grande área: Ciências Biológicas
1986 - 1989
Mestrado em Imunologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: CINETICA DA EXPRESSAO DE MOLECULAS DE CLASSE II DO PRINCIPAL COMPLEX0 DE HISTOCOMPATIBILIDADE EM LINFOCITOS T CITOTOXICOS GERADOS PELO ALO- TRANSPLANTE DE PELE EM RATOS,Ano de Obtenção: 1989.
Orientador: ALBERTO JOSE DA SILVA DUARTE.
Palavras-chave: Complexo Principal de Histocompatibilidade; Linfocito T Citotoxico; Transplante de Pele.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Saúde Humana.
1991 - 1993
Especialização em Doutorado Sanduiche Cnpq. (Carga Horária: 4096h).
Université Catholique de Louvain, UCL, Bélgica.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1980 - 1983
Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica.
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Butantan, IBU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico nível VI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico nível V, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1996 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1991 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1987 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/1991 - Atual
Extensão universitária , Secretaria da Saúde, Laboratório de Imunopatologia.

Atividade de extensão realizada
Participação docente no curso de especialização "Venenos Animais".
2/1987 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria da Saúde, Laboratório de Imunopatologia.

8/2001 - 5/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria da Saúde, Laboratório de Imunopatologia.

Cargo ou função
Membro de Comissão de Ética no Uso de Animais.
6/1995 - 6/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria da Saúde, Laboratório de Imunopatologia.

Cargo ou função
membro da comissão de Ética em pesquisas com animais de laboratório.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE ANALISES CLINICAS, Carga horária: 40

Atividades

03/1984 - 01/1987
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.



Linhas de pesquisa


1.
Caracterização molecular e funcional de toxinas de venenos animais

Objetivo: Nossa linha de pesquisa visa explorar a diversidade das toxinas de animais peçonhentos com o objetivo de compreender seu mecanismo de ação e papel no envenenamento, visando a caracterização de ferramentas biológicas além de possibilitar o aprimoramento da terapia dos envenenamentos. Trabalhamos com toxinas de animais terrestres como serpentes, aranhas, escorpiões e lacraias e também de animais aquáticos. Nestes estudos utilizamos venenos brutos ou toxinas nativas isoladas. Nossos principais objetivos são: 1. Avaliação da ação pró-inflamatória destas toxinas e participação na lesão local ocorrente nos envenenamentos. 2. Avaliação da ação destas toxinas em plaquetas e células endoteliais e seu potencial como modelo para estudos de hemostasia, apoptose e angiogênese. 3. Desenvolver biomarcadores para patologia de plaquetas e câncer..
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Saúde Humana Ou dos Animais.
Palavras-chave: venenos de serpentes; metaloproteinase; anticorpos neutralizantes; Bothrops jararaca; jararagina; BaP1.
2.
Estudo dos anticorpos: Desenvolvimento e aprimoramento de anticorpos utilizados na imunoterapia e desenvolvimento de monoclonais e recombinantes otimizados para terapia e diagnóstico

Objetivo: O conhecimento e a caracterização físico-química e biológica dos isótipos de IgG envolvidos na neutralização de toxinas ou vírus é fundamental para o aprimoramento do processo de produção de soro usado na terapia. Anticorpos monoclonais murinos e recombinantes expressos em bactérias estão sendo desenvolvidos e empregados como ferramentas em modelos experimentais e na produção de novos "kits" diagnósticos. A afinidade e especificidade de anticorpos recombinantes humanos scFv estão sendo otimizadas através de mutagênese sítio-dirigiada, estipulada por um algoritmo evolutiva utilizando a tecnologia "Antibody evolution" (AbEvo)..
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Saúde Humana Ou dos Animais.
Palavras-chave: ANTICORPO MONOCLONAL; anticorpo recombinante; imunoterapia; anticorpos neutralizantes; VÍRUS RÁBICO; venenos de serpentes.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ANTICORPOS RECOMBINANTES scFv ANTI-TOXINAS DE VENENOS BOTRÓPICO E CROTÁLICO
Descrição: Nosso objetivo neste projeto é produzir e caracterizar anticorpos contendo o fragmento variável de cadeia única (do inglês: single chain Fragment variable) scFv anti-toxinas de venenos de serpentes, visando o entendimento dos mecanismos de ação e uma possível alternativa terapêutica para envenenamento por picada de serpentes do gênero Crotalus e Bothrops. Os acidentes por venenos ofídicos foram incluídos na lista de Doenças Tropicais Negligenciadas da OMS. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, ocorreram, no ano de 2009, mais de 22,7 mil acidentes com serpentes. Destes, o gênero Bothrops está envolvido em 90% e o gênero Crotalus 8%. Entretanto, os acidentes crotálicos apresentam a maior letalidade (1,9%). Anticorpos humanos scFv obtidos por phage display contra a crotoxina, principal toxina do veneno crotálico e três mutantes, gerados por estudos in silico, serão construídos e expressos em E. coli. A seguir, serão purificados e testados quanto à sua afinidade (por ressonância plasmônica de superfície) e quanto à capacidade de neutralizar atividades in vivo e in vitro induzidas pela crotoxina. Os epitopos reconhecidos pelos scFv humanos anti-crotoxina serão mapeados por phage display. Além destes, anticorpos scFv murinos, oriundos de anticorpo monoclonal contra uma metaloproteinase do veneno botrópico também serão construídos, expressos e testados quanto à capacidade de neutralização de atividades in vivo e in vitro. Anticorpos com atividade neutralizante poderão ser empregados como terapia complementar ao envenenamento, pois a terapia atual, embora muito eficiente na neutralização dos efeitos sistêmicos, é pouco eficaz para os efeitos locais induzidos pelos venenos de serpentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Irene Fernandes - Coordenador / Eliana Faquim de Lima Mauro - Integrante / Geraldo Sampaio Magalhães - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2009 - 2012
Produção de Anticorpos Recombinantes contra Metaloproteinases Isoladas de Venenos de Serpentes: Compreensão do Papel das SVMPs no Envenenamento
Descrição: Nosso objetivo neste projeto é esclarecer o mecanismo de ação, inicialmente, da metaloproteinase de classe I (BaP1). Múltiplas abordagens serão empregadas para esta finalidade. Primeiramente, a porção Fab do anticorpo monoclonal neutralizante (MABaP1-3) será obtida por digestão com papaína. Esta será complexada com a respectiva SVMP para ser submetida à cristalografia de raios-X.Paralelamente, anticorpos recombinantes scFv serão produzidos a partir dos hibridomas secretores de anticorpos anti-BaP1. A afinidade e especificidade dos scFv serão melhoradas por mutagênese sítio-dirigida, predita pela tecnologia AbEvo (AbEvo), em desenvolvimento por um grupo de pesquisa coordenado por Oscar HP Ramos.Pretendemos também implantar a tecnologia de ?phage display? para mapeamento de epitopos. Bibliotecas de fagos expressando milhões de peptídeos com seqüências randômicas serão empregadas. Em muitos casos, os anticorpos são capazes de selecionar peptídeos com afinidade razoável pelos seus paratopos destas bibliotecas. Idealmente, motivos de consenso podem ser deduzidos de seqüências múltiplas de peptídeos e correlacionados com áreas do antígeno contra o qual o anticorpo foi gerado. Desta maneira, componentes críticos do epitopo do anticorpo podem ser definidos. Estes resultados, associados à estrutura do complexo obtida por cristalografia de raios-X, permitirá a elucidação da natureza dos epítopos e dos mecanismos de neutralização..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Irene Fernandes - Coordenador / A. M. Moura-da-Silva - Integrante / J. M. Gutiérrez - Integrante / Patricia Bianca Clissa - Integrante / Eliana Faquim de Lima Mauro - Integrante / Caio R F Silveira - Integrante / Oscar Henrique Pereira Ramos - Integrante / Geraldo Santana Magalhães - Integrante.
2004 - 2007
Obtenção e utilização de anticorpos monoclonais anti-vírus rábico e anti-glicoproteína em terapia e diagnóstico
Descrição: A raiva permanece uma doença de fundamental importância para a Saúde Pública: aproximadamente 500.000 pessoas por ano são submetidas ao tratamento anti-rábico e a mortalidade é de 100% nos pacientes não tratados. A profilaxia da raiva humana pode ser feita pré ou pós-exposição ao vírus. A profilaxia pré-exposição é realizada com vacinas e o tratamento pós-exposição combina a administração da vacina anti-rábica, isoladamente ou em associação com a imunoglobulina eqüina ou humana anti-rábica.O primeiro objetivo deste projeto é a obtenção de anticorpos monoclonais neutralizantes específicos para o vírus visando à substituição, em futuro próximo, do soro heterólogo produzido em cavalos na terapia anti-rábica. O segundo objetivo é empregar estes monoclonais na titulação de anticorpos anti-vírus rábico, que visa determinar a imunidade do indivíduo à enfermidade, no caso de pré ou pós-exposição. A obtenção dos monoclonais anti-vírus rábico permitirá a auto-suficiência brasileira na produção destes imunobiológicos, úteis para imunoterapia e imunodiagnóstico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Irene Fernandes - Coordenador / Harumi Ando Takehara - Integrante / Rosalvo Guidolin - Integrante / Diana Raquel Vera Perez - Integrante / José Roberto Marcelino - Integrante / Neusa M F Gallina - Integrante / Regina M M Fuches - Integrante / Francisco L W Fang - Integrante / Rosana L Paoli - Integrante / Antônio Augusto Mendes Maia - Integrante / Carlos Augusto Pereira - Integrante / Eliana Faquim de Lima Mauro - Integrante / Caio R F Silveira - Integrante / Renato M Astray - Integrante / Gabriela Gonçalves Assumpção - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2002 - 2005
Desenvolvimento de imunodiagnóstico diferencial para o vírus da dengue 1 e 2 utilizando anticorpos monoclonais contra peptídeos sintéticos
Descrição: Os vírus da Dengue causam doenças em humanos que variam de brandas (febre da dengue) a potencialmente fatais (dengue hemorrágica/síndrome do choque da dengue), sendo um importante problema de saúde pública. Este projeto tem como objetivo desenvolver uma técnica de imunodiagnóstico diferencial para os vírus 1 e 2 da dengue (DENV 1 e DENV 2), utilizando anticorpos monoclonais anti-peptídeos da proteína (E) do envelope viral. Os peptídeos foram desenhados e sintetizados com base em análise por computação das propriedades físico-químicas da seqüência de aminoácidos (hidrofilia, flexibilidade da cadeia principal e probabilidade de expressão na superfície) e da estrutura tri-dimensional da proteína (E) do envelope. Os anticorpos monoclonais serão obtidos em camundongos, caracterizados quanto à isotipia e constante de afinidade, e utilizados para desenvolvimento de imunodiagnóstico diferencial de dengue 1 e 2 pelos métodos de ELISA e imunofluorescência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Irene Fernandes - Coordenador / Harumi Ando Takehara - Integrante / Diana Raquel Vera Perez - Integrante / Luis Hildebrando Pereira da Silva - Integrante / Kellen Gunther - Integrante / Eduardo Honda - Integrante / Fernando B Zanchi - Integrante / Weber Cheli Batista - Integrante.
Financiador(es): Governo do Estado de Rondônia - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1
1998 - 2002
Atividade neutralizante dos isótipos de IgG eqüina [moléculas íntegras e fragmentos F(ab')2] presentes nos soros anti-rábicos
Descrição: Objetivos: 1) Verificar quais as subclasses de IgG, presentes no soro eqüino anti-rábico, que estão envolvidas no reconhecimento do vírus rábico, isolar e caracterizar imunoquimicamente estas subclasses de IgG, 2) Testar a atividade neutralizante (sobre a letalidade induzida pelo vírus rábico) das principais subclasses de IgG em camundongos e in vitro, 3) Estudar o efeito da digestão com pepsina nestas subclasses e testar a atividade neutralizante dos fragmentos F(ab')2 resultantes, 4) Estudar a cinética: do aparecimento de anticorpos homólogos anti-rábico induzidos pela imunização ativa (vacina) e pela imunização combinada: ativa e passiva (vacina e soro) em camundongos. Verificar quais as classes e subclasses de imunoglobulinas envolvidas, 5) Estudar a cinética de aparecimento dos anticorpos anti-soro heterólogo e do ?clearance? do soro de cavalo da circulação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Irene Fernandes - Coordenador / Harumi Ando Takehara - Integrante / Isabelle Tanjoni - Integrante / Hisako Gondi Higashi - Integrante / Elaine Xavier de Lima - Integrante / Rosalvo Guidolin - Integrante / Marco Antonio Stephano - Integrante / N. M. F. Gallina - Integrante / R. M. M. Fuches - Integrante / E. J. G. Valentini - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2
1994 - 1997
Neutralization of snake venom toxic effects by IgG subclasses isolated from immune horse serum using monoclonal antibody
Descrição: O objetivo deste projeto foi desenvolver métodos novos e mais eficientes de purificar antivenenos para que somente as proteínas envolvidas na neutralização do veneno sejam administradas aos pacientes, na tentativa de diminuir as reações adversas ao soro heterólogo que ocorre em humanos. Estes métodos se baseiam em cromatografia de afinidade, através do acoplamento à Sepharose de anticorpos monoclonais, obtidos contra cada subclasse de IgG de cavalo (IgGa, IgGb, IgGc e IgGT), Além deste, também temos como objetivo obter mais informações sobre a função de cada subclasse de IgG envolvida no processo de neutralização dos diversos efeitos tóxicos de venenos. As diferentes subclasses de IgG foram isoladas de soros hiperimunes anti-veneno botrópico, crotálico, elapídico e laquético..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Irene Fernandes - Coordenador / Harumi Ando Takehara - Integrante / Hervé Bazin - Integrante / Ivan Mota - Integrante / Dominique Latinne - Integrante.
Financiador(es): Université Catholique de Louvain - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunoquímica.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Toxicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
iV Prêmio Marcia Guimarães da Silva de apresentação de painel - orientadora, 15o Encontro Nacional de Biomedicina de Botucatu.
2011
IX PRÊMIO EDY DE LELLO MONTENEGRO DE PÓS GRADUAÇÃO - orientadora, 14o Encontro Nacional de Biomedicina.
2007
Prêmio Jovem Cientista, Modalidade Fundap, orientadora, IX Reunião Científica Anual do Insittuto Butantan.
2002
VI Prêmio Jovem Cientista Prof. Mario Mariano, orientadora, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo - orientadora.
2002
MELHOR TRABALHO DE LABORATÓRIO CLÍNICO DO CONGRESSO, co-orientadora, SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS.
2001
Prêmio Jovem Cientista - 1o e 2o lugares - Categoria Pós-Graduação - Mestrado, orientadora, INSTITUTO BUTANTAN.
2000
IV Prêmio Jovem Cientista Prof. Dr. Mario Mariano - Categoria Pós-Graduação - Doutorado - Ciências Básicas Biomédicas, co-orientadora, XII SEMANA CIENTÍFICA DO DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA.
2000
IV Prêmio Jovem Cientista Prof. Dr. Mario Mariano - Categoria Pós-Graduação - mestrado- Ciências Básicas Biomédicas., orientadora, XII SEMANA CIENTÍFICA DO DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA.
1999
Prêmio Jovem Cientista - Segundo lugar, categoria doutorado, orientadora, Instituto Butantan.
1998
IV Prêmio Jovem Cientista Prof. Dr. Mario Mariano, segundo e terceiro lugares, orientadora e colaboradora, FMVZ-USP.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:36
Total de citações:582
Fator H:16
Fernandes, Irene  Data: 24/04/2017

SciELO
Total de trabalhos:34
Total de citações:372
I FERNANDES OR FERNANDES I OR IRENE FERNANDES OR FERNANDES IRENE AND BRAZIL  Data: 27/08/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAUJO, RICARDO TEIXEIRA2017ARAUJO, RICARDO TEIXEIRA ; CORRÊA-NETTO, CARLOS ; BRAZIL-MÁS, LEONORA ; SILVEIRA, CAIO RAONY FARINA ; Fernandes, Irene ; ZINGALI, RUSSOLINA BENEDETA . Can anti-bothropstoxin-I antibodies discriminate between Bothrops jararaca and Bothrops jararacussu venoms?. The Journal of Venomous Animals and Toxins Including Tropical Diseases (Online), v. 23, p. 12-21, 2017.

2.
Faquim-Mauro EL2015Faquim-Mauro EL ; FERNANDES, I. . Isolation and Characterization of IgM and IgY Antibodies from Plasma of Magellanic Penguins ( Spheniscus magellanicus ). Avian Diseases, v. 59, p. 79-86, 2015.

3.
CHAVES, LUCIANA BOTELHO2015CHAVES, LUCIANA BOTELHO ; ACHKAR, SAMIRA MARIA ; SILVA, ANDRÉA DE CÁSSIA RODRIGUES DA ; CAPORALE, GRACIANE MARIA MEDEIROS ; CRUZ, PAULA SÔNIA ; BATISTA, ALEXANDRE MENDES ; SCHEFFER, KARIN CORRÊA ; Fernades, Irene ; CARRIERI, MARIA LUIZA ; DE GASPARI, ELIZABETH N . Monoclonal antibodies for characterization of rabies virus isolated from non-hematophagous bats in Brazil. Journal of Infection in Developing Countries, v. 9, p. 1238-1249, 2015.

4.
CASTRO, J.M.A.2014CASTRO, J.M.A. ; OLIVEIRA, T.S. ; Silveira, C.R.F. ; CAPORRINO, M.C. ; RODRIGUEZ, D. ; MOURA-DA-SILVA, A.M. ; Ramos, O.H.P. ; Rucavado, A. ; GUTIÉRREZ, J.M. ; MAGALHÃES, G.S. ; Faquim-Mauro, E.L. ; FERNANDES, I. . A NEUTRALIZING RECOMBINANT SINGLE CHAIN ANTIBODY, scFv, AGAINST BaP1, A P-I HEMORRHAGIC METALLOPROTEINASE FROM Bothrops asper SNAKE VENOM. Toxicon (Oxford), v. 87, p. 81-91, 2014.

5.
ROCHA, LETÍCIA2013ROCHA, LETÍCIA ; OZAKI, CHRISTIANE ; HORTON, DENISE ; MENEZES, CAROLINE ; SILVA, ANDERSON ; Fernandes, Irene ; MAGNOLI, FABIO ; VAZ, TANIA ; GUTH, BEATRIZ ; PIAZZA, ROXANE . Different Assay Conditions for Detecting the Production and Release of Heat-Labile and Heat-Stable Toxins in Enterotoxigenic Escherichia coli Isolates. Toxins, v. 5, p. 2384-2402, 2013.

6.
ROCHA, LETÍCIA B.2012ROCHA, LETÍCIA B. ; LUZ, DANIELA E. ; MORAES, CLAUDIA T. P. ; CARAVELLI, ANDRESSA ; FERNANDES, I. ; GUTH, BEATRIZ E. C. ; Horton, Denise S. P. Q. ; HORTON, D. S. P. Q. ; PIAZZA, ROXANE M. F. . Interaction between Shiga Toxin and Monoclonal Antibodies: Binding Characteristics and in Vitro Neutralizing Abilities. Toxins, v. 4, p. 729-747, 2012.

7.
Favoretto, B.C.2011Favoretto, B.C. ; Ricardi, R. ; Silva, S.R. ; Jacysyn, J.F. ; FERNANDES, I. ; Takehara, H.A. ; Faquim-Mauro, E.L. . Immunomodulatory effects of crotoxin isolated from Crotalus durissus terrificus venom in mice immunised with human serum albumin. Toxicon (Oxford), v. 57, p. 600-607, 2011.

8.
TANJONI, Isabelle2010TANJONI, Isabelle ; Evangelista, Karla ; Della-Casa, Maisa S. ; BUTERA, Diego ; Magalhães, Geraldo S. ; Baldo, Cristiani ; Clissa, Patrícia B. ; Fernandes, Irene ; Eble, Johannes ; Moura-da-Silva, Ana M. . Different regions of the class P-III snake venom metalloproteinase jararhagin are involved in binding to ?2?1 integrin and collagen. Toxicon (Oxford), v. 55, p. 1093-1099, 2010.

9.
Menezes, M.A.2010Menezes, M.A. ; Rocha, L.B. ; KOGA, P.c.m. ; FERNANDES, I. ; Nara, J.M. ; Magalhães, C.A. ; Abe, C.M. ; Ayala, C.O. ; Burgos, Y.K. ; Elias, W.P. ; Castro, A.F.P. ; PIAZZA, R.m.f. . Identification of enteropathogenic and enterohaemorrhagic Escherichia coli strains by immunoserological detection of intimin. Journal of Applied Microbiology (Print), v. 108, p. 878-887, 2010.

10.
FERNANDES, I.2010 FERNANDES, I.; Assumpção, G.G. ; Silveira, C.R.F. ; Faquim-Mauro, E.L. ; Tanjoni, I. ; Carmona, A.K. ; Alves, M.F.M. ; Takehara, H.A. ; Rucavado, A. ; Ramos, O.H.P. . Immunochemical and biological characterization of monoclonal antibodies against BaP1, a metalloproteinase from Bothrops asper snake venom. Toxicon (Oxford), v. 56, p. 1059-1065, 2010.

11.
MOURADASILVA, A2008MOURADASILVA, A ; RAMOS, O ; BALDO, C ; NILAND, S ; HANSEN, U ; VENTURA, J ; FURLAN, S ; BUTERA, D ; DELLACASA, M ; TANJONI, I ; FERNANDES, I. . Collagen binding is a key factor for the hemorrhagic activity of snake venom metalloproteinases. Biochimie (Paris. Print), v. 90, p. 484-492, 2008.

12.
RAFAEL, A2008RAFAEL, A ; TANJONI, Isabelle ; FERNANDES, I. ; MOURA-DA-SILVA, A. M. ; FURTADO, M. F. D. . An alternative method to access in vitro the hemorrhagic activity of snake venoms?. Toxicon (Oxford), v. 51, p. 479-487, 2008.

13.
Silva SR2008Silva SR ; Casabuono A ; Jacysyn JJ ; Favoretto BC ; FERNANDES, I. ; Macedo MS ; Couto AS ; Faquim-Mauro EL . Sialic acid residues are essential for the anaphylactic activity of murine IgG1 antibodies. The Journal of Immunology (1950), v. 181, p. 8308-8314, 2008.

14.
YOKOMIZO, A. Y.2007YOKOMIZO, A. Y. ; JORGE, S. A. C. ; ASTRAY, R. M. ; FERNANDES, I. ; RIBEIRO, O. G. ; HORTON, D. S. P. Q. ; TONSO, A. ; TORDO, N. ; PEREIRA, C. A. . Rabies virus glycoprotein expression in Drosophila S2 cells. I. Functional recombinant protein in stable co-transfected cell line. Biotechnology Journal (Print), v. 2, p. 102-109, 2007.

15.
Teixeira Damasceno, Nágila Raquel2007Teixeira Damasceno, Nágila Raquel ; Apolinário, Elaine ; Dias Flauzino, Fabiana ; Fernandes, Irene ; Abdalla, Dulcineia Saes Parra ; FERNANDES, I. . Soy isoflavones reduce electronegative low-density lipoprotein (LDL?) and anti-LDL? autoantibodies in experimental atherosclerosis. European Journal of Nutrition (Print), v. 46, p. 125-132, 2007.

16.
DAMASCENO, N2006DAMASCENO, N ; SEVANIAN, A ; APOLINARIO, E ; OLIVEIRA, J ; FERNANDES, I. ; ABDALLA, D . Detection of electronegative low density lipoprotein (LDL?) in plasma and atherosclerotic lesions by monoclonal antibody-based immunoassays. Clinical Biochemistry, Canada, v. 39, p. 28-38, 2006.

17.
TORO, A2006TORO, A ; MALTA, M ; SOARES, S ; DAROCHA, G ; DASILVALIRA, M ; DEOLIVEIRA, T ; TAKEHARA, H ; LOPESFERREIRA, M ; SANTORO, M ; GUIDOLIN, R ; FERNANDES, I. . Role of IgG(T) and IgGa isotypes obtained from arachnidic antivenom to neutralize toxic activities of Loxosceles gaucho, Phoneutria nigriventer and Tityus serrulatus venoms. Toxicon (Oxford), v. 48, p. 649-661, 2006.

18.
Teixeira, Catarina F. P.2005Teixeira, Catarina F. P. ; Chaves, Fernando ; Zamuner, Stella R. ; Fernandes, Cristina M. ; Zuliani, Juliana P. ; Cruz-Hofling, Maria Alice ; Fernandes, Irene ; Gutierrez, Jose Maria . Effects of neutrophil depletion in the local pathological alterations and muscle regeneration in mice injected with Bothrops jararaca snake venom. International Journal of Experimental Pathology (Print), Oxford, England, v. 86, p. 107-115, 2005.

19.
Espindola, N. M.2005Espindola, N. M. ; Iha, A. H. ; FERNANDES, I. ; Takayanagui, O. M. ; Machado, L. d. R. ; Livramento, J. A. ; Mendes Maia, A. A. ; Peralta, J. M. ; VAZ, A. J. . Cysticercosis Immunodiagnosis Using 18- and 14-Kilodalton Proteins from Taenia crassiceps Cysticercus Antigens Obtained by Immunoaffinity Chromatography. Journal of Clinical Microbiology (Print), Estados Unidos, v. 43, p. 3178-3184, 2005.

20.
BITTENCOURT, A. L.2005BITTENCOURT, A. L. ; FERNANDES, I. ; Pereira IRO ; Honmoto CS ; Tanaka MK ; Lima FSP ; ABDALLA, D. S. P. . Detection of 7S and 11S soy protein fractions by monoclonal antibody-based immunoassays in food. Food and Agricultural Immunology, Reino Unido, v. 16, n.2, p. 91-100, 2005.

21.
Oshiro, T.M.2004Oshiro, T.M. ; Rafael, A. ; Enobe, C.S. ; FERNANDES, I. ; Macedo-Soares, M.F. . Comparison of different monoclonal antibodies against immunosuppressive proteins of Ascaris suum. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso), Brazil, v. 37, p. 223, 2004.

22.
TEIXEIRA, C. F. P.2003TEIXEIRA, C. F. P. ; Zamun?r, S. R. ; ZULIANI, J. P. ; FERNANDES, C. M. ; CRUZ-HOFLING, M. A. ; FERNANDES, I. ; CHAVES, F. ; Guti?rrez, J. M. . Neutrophils do not contribute to local tissue damage, but play a key role in skeletal muscle regeneration, in mice injected withBothrops asper snake venom. Muscle & Nerve (Print), v. 28, p. 449-459, 2003.

23.
TANJONI, I2003 TANJONI, I ; BUTERA, Diego ; BENTO, Luciana ; DELLA-CASA, M. S. ; MARQUES-PORTO, R. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; GUTIÉRREZ, J. M. ; FERNANDES, I. ; Moura-da-Silva, Ana M. . Snake venom metalloproteinases: structure/function relationships studies using monoclonal antibodies. Toxicon (Oxford), Inglaterra, v. 42, n.7, p. 801-808, 2003.

24.
MENEZES, Caroline Anunciação2003MENEZES, Caroline Anunciação ; GONÇALVES, Danielle Silva ; AMIANTI, Jackeline ; FERNANDES, I. ; TADDEI, Carla Romano ; KOGA, Paula Célia Mariko ; TRABULSI, Luis Rachid ; MARTINEZ, Marina Baquerizo ; PIAZZA, Roxane Maria Fontes . Capture immunoassay for LT detection produced by enterotoxigenic Escherichia coli in bacterial isolates. Brazilian Journal of Microbiology, Brasil, v. 34, n.1, p. 11-13, 2003.

25.
TANJONI, I2003TANJONI, I ; BUTERA, Diego ; SPENCER, Patrick Jack ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. ; MOURA-DA-SILVA, A. M. . Phylogenetic conservation of a snake venom metalloproteinase epitope recognized by a monoclonal antibody that neutralizes hemorrhagic activity. Toxicon (Oxford), Inglaterra, v. 42, p. 809-816, 2003.

26.
ESPÍNDOLA, N. M.2002ESPÍNDOLA, N. M. ; VAZ, A. J. ; PARDINI, A. X. ; FERNANDES, I. . Excretory/secretory antigens (ES) from in-vitro cultures of <I>Taenia crassiceps</I> cysticerci, and use of an anti-ES monoclonal antibody for antigen detection in samples of cerebrospinal fluid from patients with neurocysticercosis. Annals of Tropical Medicine and Parasitology, Inglaterra, v. 96, n.4, p. 361-368, 2002.

27.
PERPETUO, E. A.2002PERPETUO, E. A. ; JULIANO, L. ; PRADO, S. M. A. ; FRATELLI, F. ; FERNANDES, I. ; LEBRUN, I. . Development of an operational synaptobrevin-based fluorescent substrate for tetanus neurotoxin quantification. Biotechnology and Applied Biochemistry, ESTADOS UNIDOS, v. 36, n.3, p. 155-161, 2002.

28.
GUILHERME, P2001GUILHERME, P ; FERNANDES, I ; BARBARO, K . Neutralization of dermonecrotic and lethal activities and differences among 32 35 kDa toxins of medically important Loxosceles spider venoms in Brazil revealed by monoclonal antibodies. Toxicon (Oxford), Inglaterra, v. 39, n.6, p. 1333-1342, 2001.

29.
Colombini, M2001Colombini, M ; FERNANDES, I. . Lachesis muta muta venom: immunological differences compared with Bothrops atrox venom and importance of specific antivenom therapy. Toxicon (Oxford), Inglaterra, v. 39, n.5, p. 711-719, 2001.

30.
BRIGATTE, P2001BRIGATTE, P ; HOFFMANN, F ; BERNARDI, M ; GIORGI, R ; FERNANDES, I ; TAKEHARA, H ; BARROS, S ; ALMEIDA, M ; CURY, Y . Tolerance to the antinociceptive effect of Crotalus durissus terrificus snake venom in mice is mediated by pharmacodynamic mechanisms. Toxicon (Oxford), Inglaterra, v. 39, n.9, p. 1399-1410, 2001.

31.
CAMPOS, A. C. R.2001CAMPOS, A. C. R. ; GONÇALVES, L. R. ; HIGASHI, H. G. ; YAMAGUSHI, I. ; FERNANDES, I. ; OLIVEIRA, J. E. ; RIBELA, M. T. ; SOUSAESILVA, M. C. ; SILVA, W. D. . Specific heterologous F(ab')2 antibodies revert blood incoagulability resulting from envenoming by Lonomia obliqua caterpillars. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, Estados Unidos, v. 64, n.5-6, p. 283-289, 2001.

32.
Pires, R.R.2001Pires, R.R. ; Oshiro, T.M. ; Itami, D.M. ; FERNANDES, I. ; Macedo-Soares, M.F. . Production and characterization of a monoclonal antibody against an Ascaris suum allergenic component. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso), Brasil, v. 34, n.8, p. 1033, 2001.

33.
FERNANDES, I2000FERNANDES, I; TAVARES, F. L. ; MARTINS, I. S. S. ; TAKEHARA, Harumi Ando . Efficacy of bothropic antivenom and its IgG(T) fraction in restoring fibrinogen levels of Bothrops jararaca envenomed mice. Toxicon (Oxford), Inglaterra, v. 38, n.7, p. 995-998, 2000.

34.
FERNANDES, I.;FERNANDES, I;Fernandes, Irene;Irene Fernandes;I. Fernandes;Fernades, Irene2000FERNANDES, I.; LIMA, E.X. ; TAKEHARA, H.A. ; MOURA-DA-SILVA, A.M. ; TANJONI, I. ; GUTIÉRREZ, J.M. . Horse IgG isotypes and cross-neutralization of two snake antivenoms produced in Brazil and Costa Rica. Toxicon (Oxford), v. 38, p. 633-644, 2000.

35.
FERNANDES, I.;FERNANDES, I;Fernandes, Irene;Irene Fernandes;I. Fernandes;Fernades, Irene1998FERNANDES, I.; TAKEHARA, Harumi Ando ; LIMA, E. X. ; GUTIÉRREZ, José Maria ; MOTA, I. . Horse IgG isotypes present in antivenoms produced by Institutes Clodomiro Picado (Costa Rica) and Butantan (Brazil). Toxicon (Oxford), Inglaterra, v. 36, n.9, p. 1255-1256, 1998.

36.
FERNANDES, I.1997FERNANDES, I.; TAKEHARA, Harumi Ando ; SANTOS, A. C. R. ; CORMONT, F. ; LATINNE, Dominique ; BAZIN, H. ; MOTA, I. . Neutralization of bothropic and crotalic venom toxic activities by IgG(T) and IgGa subclasses isolated from immune horse serum. Toxicon (Oxford), v. 35, p. 931-936, 1997.

37.
HIGASHI, H. G.1995HIGASHI, H. G. ; GUIDOLIN, R. ; CARICATI, C. P. ; FERNANDES, I. ; MARCELINO, J. R. ; MORAIS, J. F. ; YAMAGUSHI, I. K. ; STEPHANO, M. A. ; DIAS-DA-SILVA, W. ; TAKEHARA, Harumi Ando . Antigenic Cross-Reactivity Among Components Of Brazilian Elapidae Snake Venoms. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Brasil, v. 28, p. 767-771, 1995.

38.
TAKEHARA, Harumi Ando1995TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. ; CORMONT, F. ; BAZIN, H. ; MOTA, I. . Neutralizing ability of IgG(T) and IgGa subclasses isolated from anti-bothropic horse serum. Toxicon, Inglaterra, v. 34, n.2, p. 150-150, 1995.

39.
FERNANDES, I.;FERNANDES, I;Fernandes, Irene;Irene Fernandes;I. Fernandes;Fernades, Irene1994FERNANDES, I.; CORMONT, F. ; LATINNE, D. ; BAZIN, H. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; MOTA, I. . A Rapid And Efficient Purification Method For Horse IgG(T) Using A Rat Monoclonal Antibody. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Brasil, v. 27, p. 2599-2606, 1994.

40.
FERNANDES, I.;FERNANDES, I;Fernandes, Irene;Irene Fernandes;I. Fernandes;Fernades, Irene1991FERNANDES, I.; TAKEHARA, Harumi Ando ; MOTA, I. . Isolation Of IgG(T) From Hyperimmune Horse Anti-Snake Venom Serum: Its Protective Ability. Toxicon, Inglaterra, v. 29, p. 1373-1379, 1991.

41.
FERNANDES, I.;FERNANDES, I;Fernandes, Irene;Irene Fernandes;I. Fernandes;Fernades, Irene1991FERNANDES, I.; TAKEHARA, Harumi Ando ; MOTA, I. . Isolation Of Horse IgG With Protein A. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Brasil, v. 24, p. 1129-1131, 1991.

42.
FERNANDES, I.;FERNANDES, I;Fernandes, Irene;Irene Fernandes;I. Fernandes;Fernades, Irene1990FERNANDES, I.; JIUAN, K. J. ; TANJI, M. M. ; SATO, M. N. ; DUARTE, A. J. S. . Kinectics of class II MHC expression on cytotoxic T cells generated by skin allograft. Tissue Antigens, Estados Unidos, v. 36, p. 93-99, 1990.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOTA, I. ; ALVAREZ, J. M. ; FERNANDES, I. . Dicionário de Imunologia, Inglês, Português e Espanhol. São Paulo: Atheneu Editora São Paulo Ltda, 1999. 118p .

Capítulos de livros publicados
1.
FERNANDES, I.; ESPÍNDOLA, Noeli Maria . Imunodiagnóstico: Antígenos, Anticorpos e Interação Antígeno-Anticorpo. In: Adelaide J Vaz; Kioko Takei; Ednéia C Bueno. (Org.). Imunoensaios: Fundamentos e Aplicações. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2007, v. 1, p. 7-23.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TANJONI, I ; BUTERA, D ; CASA, M. D. ; FERNANDES, I. ; CLISSA, P B ; EVANGELISTA, K. S. ; EBLE, J. ; MOURA-DA-SILVA, A. M. . Snake venom metalloproteinases (SVMPs) bind to collagen and alfa2-beta1 integrin by two different motifs. In: 15th World Congress on Animal, Plant and Microbial Toxins, 2006, Glasgow. 15th World Congress on Animal, Plant and Microbial Toxins.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, T. S. ; CASTRO, J. M. A. ; CAPORRINO, M. C. ; RAMOS, O. H. P. ; Magalhães GS ; Faquim-Mauro EL ; FERNANDES, I. . Production of three mutants derived from a human antibody anti-crotoxin (scFv) with improved affinity suggested in silico. In: XXXVII Congress of Brazilian Society of Immunology, 2012, Campos de Jordão, SP. XXXVII Congress of the Brazilian Society of Immunology, 2012.

2.
SILVEIRA, C. R. F. ; OZAKI, C. Y. ; MENEZES, Carolina Anunciação ; FERNANDES, I. ; ANIZ, P. A. E. A. ; ELIAS JUNIOR, W. P. ; RAMOS, O. H. P. ; PIAZZA, Roxane Maria Fontes . A new tool for enterotoxigenic Escherichia coli (ETEC) diagnosis: preparation and characterization of recombinant monoclonal antibodies against the heat-stable toxin (scFv-ST). In: XXXVII Congress of Brazilian Society of Immunology, 2012, Campos de Jordão, SP. XXXVII Congress of the Brazilian Society of Immunology, 2012.

3.
BARBETO, R. A. G. ; CASTRO, J.A. ; OLIVEIRA, T. S. ; CAPORRINO, M. C. ; FAQUIM-MAURO, E. L. ; MAGALHAES, G. S. ; FERNANDES, I. . Otimização da estabilidade e solubilidade do anticorpo recombinante humano de cadeia única scFv anti-crotoxina. In: 15o Encontro Nacional de Biomedicina, 2012, Botucatu. 15o Encontro Nacional de Biomedicina, 2012.

4.
SILVEIRA, C. R. F. ; OZAKI, C. ; MENEZES, C. A. ; FERNANDES, I. ; ABREU, P. A. E. ; ELIAS, W. P. I. ; RAMOS, O. H. P. ; PIAZZA, R. M. F. . A new tool for enterotoxigenic Escherichia coli (ETEC) diagnosis: preparation and characterization of recombinant monoclonal antibodies against the heat-stable toxin (scFv-ST). In: XIV Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2012, São Paulo. XIV Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2012.

5.
SILVEIRA, C. R. F. ; OZAKI, C. Y. ; ABREU, P. A. E. ; ELIAS, W. P. ; FERNANDES, I. ; RAMOS, O. H. P. ; PIAZZA, R. M. F. . Uma nova ferramenta para o diagnóstico de Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC): obtenção e caracterização de anticorpos monoclonais recombinantes (scFv) contra a toxina termo-estável (ST). In: XXI ALAM Congresso Latinoamericano de Microbiologia, 2012, Santos. XXI ALAM Congresso Latinoamericano de Microbiologia, 2012.

6.
FERNANDES, I.; BARBETO, R. A. G. ; CASTRO, J. . Otimização da estabilidade do anticorpo recombinante de cadeia única scFv anti-crotoxina. In: I Congresso de Biomedicina da Universidade Paulista, 2012, São Paulo. I Congresso de Biomedicina da Universidade Paulista, 2012.

7.
OLIVEIRA, T. S. ; CASTRO, J. ; CAPORRINO, M. C. ; RAMOS, O. H. P. ; FAQUIM-MAURO, E. L. ; MAGALHAES, G. S. ; FERNANDES, I. . Otimização da afinidade de anticorpos sugerida in silico: expressão de fragmentos de anicorpos humanos anti-crotoxina (scFv) original e três mutantes. In: 15o Encontro Nacional de Biomedicina, 2012, Botucatu. 15o Encontro Nacional de Biomedicina, 2012.

8.
CASTRO, J. A. ; OHASHI, A. ; CAPORRINO, M. C. ; OLIVEIRA, T. S. ; GUTIERREZ, J. M. ; RUCAVADO, A. ; MAGALHAES, G. S. ; FAQUIM-MAURO, E. L. ; FERNANDES, I. . EXPRESSION AND BIOLOGICAL CHARACTERIZATION OF A RECOMBINANT MONOCLONAL ANTIBODY, scFv, AGAINST BaP1, A P-I METALLOPROTEINASE FROM Bothrops asper SNAKE VENOM. In: XXXVII Congress of the Brazilian Society of Immunology, 2012, Campos de Jordão, SP. XXXVII Congress of the Brazilian Society of Immunology, 2012.

9.
BARBETO, R. A. G. ; CASTRO, J. M. A. ; OLIVEIRA, T. S. ; CAPORRINO, M. C. ; Faquim-Mauro EL ; Magalhães GS ; FERNANDES, I. . OPTIMIZING THE SOLUBILITY, STABILITY AND PROTEIN EXPRESSION OF HUMAN scFv ANTIBODIES. In: XIV Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2012, São Paulo. XIV Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2012.

10.
CASTRO, J. ; OHASHI, A. ; CAPORRINO, M. C. ; OLIVEIRA, T. S. ; PEREIRA, N. A. ; GUTIÉRREZ, José Maria ; RUCAVADO, Alexandra ; Magalhães GS ; FERNANDES, I. ; Faquim-Mauro EL . CHARACTERIZATION OF A NEUTRALIZING RECOMBINANT MONOCLONAL ANTIBODY, scFv, AGAINST BaP1, A P-I METALLOPROTEINASE FROM Bothrops asper SNAKE VENOM. In: XIV Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2012, São Paulo. XIV Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2012.

11.
OLIVEIRA, T. S. ; CASTRO, J. M. A. ; CAPORRINO, M. C. ; RAMOS, O. H. P. ; PEREIRA, N. A. ; Faquim-Mauro, E.L. ; Magalhães GS ; FERNANDES, I . CLONING, EXPRESSION AND CHARACTERIZATION OF HUMAN ANTI-CROTOXIN scFv MUTANTS SUGGESTED BY IN SILICO STUDIES. In: XIV Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2012, São Paulo. XIV Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2012.

12.
OLIVEIRA, T. S. ; CASTRO, J. M. A. ; PEREIRA, N. A. ; CAPORRINO, M. C. ; RAMOS, O. H. P. ; Faquim-Mauro EL ; Magalhães GS ; FERNANDES, I. . Site-directed mutagenesis of a human scFv anti-crotoxin antibody based on a 3-D molelling: partial characterization. In: XXXVI Congress of the brazilian society of Immunology, 2011, Foz do Iguaçu. XXXVI Congress of the Brazilian Society of Immunology, 2011.

13.
CASTRO, J. M. A. ; RODRIGUES, D. ; BALDO, C. ; LEITE, L. C. ; MAGALHAES, G. S. ; MOURA-DA-SILVA, A. M. ; FERNANDES, I. ; Faquim-Mauro EL . Peritoneal inflammation induced by BnP1, a P-I metalloproteinase from Bothrops neuwidi venom. In: XXXVI Congress of the Brazilian Society of Immunology, 2011, Foz do Iguaçu. XXXVI Congress of the Brazilian Society of Immunology, 2011.

14.
SILVEIRA, C. R. F. ; RAMOS, O. H. P. ; Faquim-Mauro EL ; RUCAVADO, Alexandra ; MOURA-DA-SILVA, A. M. ; MAGALHAES, G. S. ; GUTIÉRREZ, J M ; FERNANDES, I. . ANTI-BaP1 ANTIBODY: CLONING, ANTIBODY MODELING AND CONSTRUCTION OF A SINGLE CHAIN FRAGMENT VARIABLE. In: 10th Meeting of Pan American Section of the International Society on Toxinology, 2010, San José. 10th Meeting of Pan American Section of the International Society on Toxinology. San José: Instituto Clodomiro Picado, 2010. v. 1. p. 88-88.

15.
CHAVES, L. B. ; Achkar, SM ; Silva, ACR ; Fernandes, Irene . Monoclonal antibodies against RABV isolated from non-hematophagous bats in Brazil. In: 21st International Conference on Rabies in the Americas, 2010, Guadalajara. 21st International Conference on Rabies in the Americas, 2010.

16.
SILVEIRA, C. R. F. ; CAPORRINO, M. C. ; RAMOS, O. H. P. ; Faquim-Mauro EL ; RUCAVADO, Alexandra ; MOURA-DA-SILVA, A. M. ; MAGALHAES, G. S. ; GUTIÉRREZ, J. M. ; FERNANDES, I. . A SINGLE CHAIN FRAGMENT VARIABLE (scFv) ANTI-BaP1 ANTIBODY: CLONING, MODELING AND CONSTRUCTION.. In: XII REUNIÃO ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2010, SÃO PAULO. XII REUNIÃO ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2010.

17.
OLIVEIRA, T. S. ; SILVEIRA, C. R. F. ; CAPORRINO, M. C. ; Faquim-Mauro EL ; RAMOS, O. H. P. ; FERNANDES, I. . HUMAN SINGLE CHAIN FRAGMENT VARIABLE (scFv) ANTI-CROTOXIN EXPRESSED IN BACTERIA. In: XII Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2010, São Paulo. XII Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2010.

18.
ABDALLA, D. S. P. ; MAGALHAES, G. S. ; PEREIRA, H. M. ; RAMOS, O. H. P. ; FERNANDES, I. ; MOURA-DA-SILVA, A. M. . STRUCTURAL STUDIES OF MAJAR3: A MONOCLONAL ANTIBODY THAT NEUTRALIZES BOTHROPS VENOMS HEMORRHAGIC ACTIVITY.. In: 10th Meeting of Pan American Section of the International Society on Toxinology, 2010, San José. 10th Meeting of Pan American Section of the International Society on Toxinology, 2010.

19.
Capitanio JS ; Faquim-Mauro EL ; CLISSA, Patricia Bianca ; Magalhães GS ; RAMOS, O. H. P. ; FERNANDES, I. . OPTIMIZATION OF RECOMBINANT ANTI-CROTOXIN HUMAN ANTIBODIES FRAGMENTS (ScFv) EXPRESSION. In: XVI World Congress of the International Society on Toxinology - X Congresso da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2009, Recife. XVI World Congress of the International Society on Toxinology - X Congresso da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2009.

20.
BALDO, C. ; TANJONI, Isabelle ; RAMOS, O. H. P. ; CHUDZINSKI-TAVASSI, A. M. ; EBLE, J. ; FERNANDES, I. ; MOURA-DA-SILVA, A. M. . EVIDENCES FOR A COLLAGEN-BINDING SITE WITHIN THE DISINTEGRIN DOMAIN OF SNAKE VENOM METALOPROTEASES (SVMPS). In: no XVI World Congress of the International Society on Toxinology - X Congresso da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2009, Recife. no XVI World Congress of the International Society on Toxinology - X Congresso da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2009.

21.
André DC ; BOTOSSO, V. F. ; GOVEA, J. ; Miyaki C ; Tenório ECN ; Faquim-Mauro EL ; FERNANDES, I. . Production of anti-HBsAg monoclonal antibodies to be used for the in process control of vaccine production. In: XI Reunião Anual do Instituto Butantan, 2009, São Paulo. XI Reunião Anual do Instituto Butantan, 2009.

22.
Valerio AA ; Magalhães GS ; Pereira SS ; FERNANDES, I. ; SILVA, Ana Maria Moura da . Production of native Fab from an anti-jararhagin monoclonal antibody - MAJar3 - and sequencing of immunoglobulin variable regions for structural studies.. In: XI Reunião Anual do Instituto Butantan, 2009, São Paulo. XI Reunião Anual do Instituto Butantan. São Paulo, 2009.

23.
OLIVEIRA, T. S. ; Faquim-Mauro EL ; CLISSA, Patricia Bianca ; CASA, Maisa S Della ; RAMOS, O. H. P. ; Magalhães GS ; FERNANDES, I . HUMAN SINGLE CHAIN FRAGMENT VARIABLE (ScFv) ANTI-CROTOXIN EXPRESSED IN BACTERIA AND REFOLDED. In: XI Reunião Anual do Instituto Butantan, 2009, São Paulo. XI Reunião Anual do Instituto Butantan. São Paulo, 2009.

24.
SILVEIRA, C. R. F. ; Faquim-Mauro EL ; SILVA, Ana Maria Moura da ; CLISSA, Patricia Bianca ; RUCAVADO, Alexandra ; GUTIÉRREZ, José Maria ; FERNANDES, I. . A MONOCLONAL ANTIBODY AGAINST BaP1, A CLASS I METALLOPROTEINASE FROM Bothrops asper VENOM, PROVIDED A RAPID AND EFFICIENT PURIFICATION METHOD TO ISOLATE BaP1 FROM TOTAL VENOM. In: XI Reunião Anual do Instituto Butantan, 2009, São Paulo. XI Reunião Anual do Instituto Butantan. São Paulo, 2009.

25.
SILVEIRA, C. R. F. ; Faquim-Mauro EL ; CLISSA, Patricia Bianca ; RUCAVADO, Alexandra ; SILVA, Ana Maria Moura da ; Gutierrez, Jose Maria ; Magalhães GS ; FERNANDES, I. . CLONING AND SEQUENCING OF VH AND VL IMMUNOGLOBULIN CHAINS FROM A HYBRIDOMA AGAINST THE METALLOPROTEINASE BaP1, ISOLATED FROM Bothrops asper VENOM, IN ORDER TO PRODUCE A RECOMBINANT ANTIBODY. In: XI Reunião Anual do Instituto Butantan, 2009, São Paulo. XI Reunião Anual do Instituto Butantan, 2009.

26.
SILVEIRA, C. R. F. ; ASSUMPCAO, G. G. ; BRITTES, A. S. ; GALLINA, Neusa M F ; FUCHES, Regina M M ; ASTRAY, R. M. ; PEREIRA, C. A. ; Faquim-Mauro EL ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. . Efficient detection of antibodies anti-rabies virus in serum of different mammalian species using a homemade monoclonal antibody FITC-conjugated by Rapid Fluorescent Focus Inhibition Test. In: XIX International Conference on Rabies in the Americas, 2008, Atlanta, GA. RITA, XIX International Conference on Rabies in the Americas, 2008. v. 1. p. 49-50.

27.
Capitanio JS ; Faquim-Mauro EL ; CLISSA, Patricia Bianca ; BUTERA, Diego ; MAGALHAES, G. S. ; RAMOS, O. H. P. ; FERNANDES, I. . Bacterial expression of a human derived anti-crotoxin scFv intented to antivenom therapy. In: XXXIII Congress of the Brazilian Society for Immunology, 2008, Ribeirão Preto, SP. XXXIII Congress of the Brazilian Society for Immunology, 2008.

28.
ASSUMPCAO, G. G. ; SILVEIRA, C. R. F. ; Faquim-Mauro EL ; CARMONA, A. K. ; RUCAVADO, Alexandra ; MOURA-DA-SILVA, A. M. ; GUTIÉRREZ, José Maria ; RAMOS, O. H. P. ; FERNANDES, I. . INHIBITION OF BaP1 PROTEOLYTIC ACTIVITIES BY SPECIFIC MONOCLONAL ANTIBODIES. In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2008, São Paulo. X Reunião Científica Anual do Instituto Butantan. São Paulo: Imprensa Oficial, 2008.

29.
Capitanio JS ; OLIVEIRA, T. S. ; CLISSA, Patricia Bianca ; BUTERA, D ; Magalhães GS ; TAKEHARA, Harumi Ando ; Faquim-Mauro EL ; RAMOS, O. H. P. ; FERNANDES, I. . HUMAN ScFv ANTI-CROTOXIN EXPRESSION IN BACTERIA USING TWO DIFFERENT APPROACHES. In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2008, São Paulo. X Reunião Científica Anual do Instituto Butantan. São Paulo: Imprensa Oficial, 2008.

30.
SILVEIRA, C. R. F. ; BRITTES, A. S. ; ASSUMPCAO, G. G. ; ASTRAY, R. M. ; PEREIRA, C. A. ; CARRIERI, M. L. ; Faquim-Mauro EL ; GALLINA, N. M. F. ; FERNANDES, I. . MONOCLONAL ANTIBODIES ANTI-RABIES VIRUS GLYCOPROTEIN USEFUL FOR DIRECT DIAGNOSIS OF RABIES AND TO QUANTIFY ANTIBODY LEVELS IN VACINEES. In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2008, São Paulo. X Reunião Científica Anual do Instituto Butantan. São Paulo: Imprensa Oficial, 2008.

31.
ASSUMPCAO, G. G. ; SILVEIRA, C. R. F. ; TANJONI, I ; Faquim-Mauro EL ; MOURA-DA-SILVA, A. M. ; RUCAVADO, Alexandra ; GUTIÉRREZ, J. M. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. . IMMUNOCHEMICAL AND BIOLOGICAL CHARACTERIZATION OF MONOCLONAL ANTIBODIES AGAINST BaP1, A METALLOPROTEINASE FROM Bothrops asper SNAKE VENOM. In: 9th PAN-AMERICAN CONGRESS OF THE INTERNATIONAL SOCIETY ON TOXINOLOGY, 2007, JURIQUILLA. 9th PAN-AMERICAN CONGRESS OF THE INTERNATIIONAL SOCIETY ON TOXINOLOGY, 2007. p. 74-74.

32.
SILVEIRA, C. R. F. ; ASSUMPCAO, G. G. ; BRITTES, A. S. ; Faquim-Mauro EL ; ASTRAY, R. M. ; GALLINA, N. M. F. ; FUCHES, Regina M M ; PEREIRA, C. A. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. . MONOCLONAL ANTIBODIES AGAINST RABIES VIRUS GLYCOPROTEIN: PRODUCTION, CHARACTERIZATION AND THEIR USE AS A DIAGNOSTIC TOOL. In: XVIII REUNION INTERNACIONAL DE RABIA EN LAS AMERICAS, 2007, Guanajuato. XVIII REUNION INTERNACIONAL DE RABIA EN LAS AMERICAS, 2007.

33.
MENEZES, M. A. ; ROCHA, L. B. ; KOGA, Paula Célia Mariko ; FERNANDES, I. ; CASTILHONE, C. A. M. ; NARA, J. M. ; SONOBE, M. H. ; ELIAS JUNIOR, W. P. ; PIAZZA, Roxane Maria Fontes . Diagnóstico de Escherichia coli enteropatogênica (Epec) e Escherichia coli Enterohemorrágicoa (Ehec) pela detecção de Intimina: Qual anticorpo utilizar?. In: 24o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2007, Brasileiro. 24o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2007.

34.
PORTES JUNIOR, J. A. ; CLISSA, P B ; Faquim-Mauro EL ; MAGALHAES, G. S. ; BUTERA, D ; TAKEHARA, Harumi Ando ; RAMOS, O. H. P. ; FERNANDES, I. . Expression and characterization of human recombinant anti-crotoxin scFv antibody to be used in immunotherapy. In: IX REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2007, São Paulo. Memórias do Instituto Butantan. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2007. v. 64.

35.
ASSUMPCAO, G. G. ; SILVEIRA, C. R. F. ; TANJONI, Isabelle ; Faquim-Mauro EL ; MOURA-DA-SILVA, A. M. ; GUTIÉRREZ, J. M. ; RUCAVADO, Alexandra ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. . Neutralizing ability of BaP1-induced hemorrhage and fibrinolytic activity by monoclonal antibodies. In: IX REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2007, São Paulo. Memórias do Instituto Butantan. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2007. v. 64.

36.
SILVEIRA, C. R. F. ; ASSUMPCAO, G. G. ; BRITTES, A. S. ; Faquim-Mauro EL ; GALLINA, N. M. F. ; FUCHES, Regina M M ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. . Production and characterization of monoclonal antibodies against rabies virus glycoprotein to diagnosis. In: IX REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2007, São Paulo. Memórias do Instituto Butantan. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2007. v. 64.

37.
MENEZES, M. A. ; ROCHA, L. B. ; KOGA, Paula Célia Mariko ; FERNANDES, I. ; MAGALHAES, C. A. ; NARA, J. M. ; SONOBE, M. H. ; ELIAS JUNIOR, W. P. ; PIAZZA, Roxane Maria Fontes . Intimin detection for enteropathogenic and enterohemorrhagic Escherichia coli diagnostic: which antibody should be used. In: IX REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2007, São Paulo. Memórias do Instituto Butantan. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2007. v. 64.

38.
ROCHA, L. B. ; MENEZES, Carolina Anunciação ; FERNANDES, I. ; PIAZZA, Roxane Maria Fontes . Phenotypic characterization of monoclonal antibodies against Stx1 and Stx2 for detection of Shiga toxins in capture assay. In: IX REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2007, São Paulo. Memórias do Instituto Butantan. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2007. v. 64.

39.
AIEVOLI, Elen ; CHECCHI, Paula ; TANJONI, I ; BALDO, C. ; SERRANO, S. M. T. ; Faquim-Mauro EL ; GUTIÉRREZ, J. M. ; MOURA-DA-SILVA, A. M. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. . Further characterization of monoclonal antibodies (MoAb) against BaP1, a metalloproteinase from Bothrops asper. In: VIII REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2006, São Paulo. MEMÓRIAS DO INSTITUTO BUTANTAN. São Paulo: IMPRESAOFICIAL, 2006. v. 63. p. 20-20.

40.
AIEVOLI, Elen ; SILVEIRA, C. R. F. ; SANTOS, N. M. DOS ; FANG, F. L. W. ; Faquim-Mauro EL ; GALLINA, N. M. F. ; FUCHES, Regina M M ; PEREIRA, C. A. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. . A murine monoclonal antibody against rabies virus as an important tool in diagnosis. In: VIII REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN,, 2006, São Paulo. MEMÓRIAS DO INSTITUTO BUTANTAN. São Paulo: IMPRENSAOFICIAL, 2006. v. 63. p. 157-157.

41.
YOKOMIZO, A. Y. ; JORGE, S. A. C. ; ASTRAY, R. M. ; SANTOS, M. A. G. ; FERNANDES, I. ; RIBEIRO, O. G. ; HORTON, D. S. P. Q. ; TONSO, A. ; PEREIRA, C. A. . Expression of functional recombinant rabies virus glycoprotein in Drosophila melanogaster S2 cells. In: 4th Recombinant Protein Production Meeting, 2006, Barcelona. 4th Recombinant Protein Production Meeting. Barcelona: Pau Ferrer, Universitat autônoma de Barcelona, 2006. v. 01. p. 194-194.

42.
BASTOS, N. M. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; PEREZ, Diana Raquel Vera ; GALLINA, N. M. F. ; FUCHES, R. M. M. ; PAOLI, Rosana L ; GUIDOLIN, Rosalvo ; FERNANDES, I. . Monoclonal antibodies against Rabies virus to use in therapy and diagnosis. In: VI Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2005, São Paulo. Memórias do Instituto Butantan. São Paulo: Atual Produções Gráficas Ltda., 2005. v. 61. p. 130.

43.
FERNANDES, I.; SANTOS, N. M. DOS ; AIEVOLI, Elen ; BASTOS, N. M. ; FUCHES, Regina M M ; GALLINA, N. F. ; PAOLI, Rosana L ; TAKEHARA, Harumi Ando . Development of immunobiologicals to rabies virus diagnosis. In: XVI National Meeting of Virology, 2005, Salvador, BA. Virus Reviews & Research, 2005. v. 10. p. 133.

44.
RAFAEL, A ; TANJONI, Isabelle ; CASA, M S Della ; FERNANDES, I. ; SPENCER, P. J. ; SILVA, Ana Maria Moura da ; Furtado MFD . Analysis of venom samples from individual Bothrops jararacussu snakes shows intra-specific variations in venom composition. In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2005, São Paulo. Memórias do Instituto Butantan. São Paulo: imprensaoficial, 2006. v. 62. p. 14-14.

45.
TANJONI, I ; BUTERA, D ; CASA, Maisa S Della ; BENTO, Luciana ; FERNANDES, I. ; CLISSA, Patricia Bianca ; EVANGELISTA, K. S. ; EBLE, J. ; SILVA, Ana Maria Moura da . The importance of jararhagin binding to collagen in inhibition of collagen-induced platelet-aggregation. In: VII Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2005, São Paulo. Memórias do Instituto Butantan. São Paulo: imprensaoficial, 2006. v. 62. p. 22-22.

46.
MENEZES, C A ; IMAMURA, S. Y. ; FERNANDES, I. ; BEUTIN, L. ; ELIAS JUNIOR, W. P. ; PIAZZI, R M F . Cloning of scFv of anti-LT-I and anti-ST-I hybridomas. In: VII Reunião Anual do Instituto Butantan, 2005, São Paulo. Memórias do Instituto Butantan. São Paulo: imprensaoficial, 2006. v. 62. p. 52-52.

47.
YOKOMIZO, A. Y. ; JORGE, S. A. C. ; FERNANDES, I. ; SANTOS, M. A. G. ; RIBEIRO, O. G. ; LEME, M. J. S. ; ASTRAY, R. M. ; PEREIRA, C. A. . Expression of rabies virus glycoprotein (GPV-PV) in Drosophila S2 cells. In: VII Reunião Anual do Instituto Butantan, 2005, São Paulo. Memórias do Instituto Butantan. São Paulo: imprensaoficial, 2006. v. 62. p. 58-58.

48.
AIEVOLI, Elen ; SANTOS, N. M. DOS ; GALLINA, Neusa M F ; FUCHES, Regina M M ; PAOLI, Rosana L ; GUIDOLIN, Rosalvo ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. . Influence of adjuvants and routes of administration on the humoral immune response to rabies virus. In: VII Reunião Anual do Instituto Butantan, 2005, São Paulo. Memórias do Instituto Butantan. São Paulo: imprensaoficial, 2006. v. 62. p. 122-122.

49.
SANTOS, N. M. DOS ; AIEVOLI, Elen ; GALLINA, Neusa M F ; FUCHES, R. M. M. ; PAOLI, Rosana L ; GUIDOLIN, R. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. . Monoclonal antibodies against ravies virus: some remarks. In: VII Reunião Anual do Instituto Butantan, 2005, São Paulo. Memórias do Instituto Butantan. São Paulo: imprensaoficial, 2005. v. 62. p. 123-123.

50.
BENTO, Luciana ; TANJONI, Isabelle ; CASA, Maisa S Della ; GUTIÉRREZ, José Maria ; FERNANDES, I. ; SILVA, Ana Maria Moura da . Jararhagin interaction with collagen: importance of disintegrin domain. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Toxinologia - Symposium of the Pan American Section of the International Society on Toxinology, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

51.
TANJONI, Isabelle ; CASA, Maisa S Della ; CLISSA, Patricia Bianca ; BENTO, Luciana ; FERREIRA, Mônica Lopes ; BUTERA, Diego ; GUTIÉRREZ, José Maria ; FERNANDES, I. ; SILVA, Ana Maria Moura da . Evidence for participation of P-III SVMP disintegrin domain in jararhagin induced inflammation and hemorrhagic activity. In: 14th World Congress on Animal, Plant & Microbial Toxins, 2003, Adelaide, 2003.

52.
PEREZ, Diana Raquel Vera ; ZANCHI, Fernando B ; HONDA, Eduardo ; TAKEHARA, Harumi Ando ; SILVA, Luis Hildebrando Pereira da ; FERNANDES, I. . Production and characterization of monoclonal antibodies against peptides of envelope (E) protein of dengue 1 and 2 viruses. In: REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2003, São Paulo, 2003.

53.
TORO, Ana Flávia ; FERNANDES, I. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERREIRA, Mônica Lopes ; GUIDOLIN, Rosalvo ; HIGASHI, Hisako G ; BARBARO, Katia Cristina . IgG(T): The main protective isotype in antiarachnidic horse serum. In: REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2003, São Paulo, 2003.

54.
MENEZES, C.a. ; GONÇALVES, D.s. ; AMIANTI, J. ; FERNANDES, I. ; TADDEI, C.r. ; KOGA, P.c.m. ; TRABULSI, L.r. ; MARTINEZ, M.b. ; PIAZZA, R.m.f. . Capture immunoassay for LT detection produced by enterotoxigenic Escherichia coli in bacterial isolates. In: REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2003, São Paulo, 2003.

55.
TORO, Ana Flavia ; FERNANDES, I. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERREIRA, Monica Lopes ; HIGASHI, Hisako G ; GUIDOLIN, Rosalvo ; BARBARO, Katia Cristina . IgG(T): Principal isótipo protetor presente no soro anti-aracnídico. In: II CONGRESSO CIENTÍFICO ANUAL DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2003, São Paulo, 2003.

56.
AMIANTI, J. ; MENEZES, C.a. ; GONÇALVES, D.s. ; FERNANDES, I. ; MARÇAL, M.s. ; BUERIS, V. ; TRABULSI, L.r. ; SANT'ANNA, O.a. ; PIAZZA, R.m.f. . Immunological characterization of monoclonal antibody against ST toxin from enterotoxigenic Escherichia coli. In: REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2003, São Paulo, 2003.

57.
BENTO, Luciana ; TANJONI, Isabelle ; BUTERA, Diego ; FERNANDES, I. ; SILVA, Ana Maria Moura da . Interaction of jararhagin with collagen. In: REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2003, São Paulo, 2003.

58.
TANJONI, Isabelle ; BUTERA, Diego ; SPENCER, Patrick ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. ; SILVA, Ana Maria Moura da . Phylogenetic conservation of snake venom metalloproteinase epitope recognized by a monoclonal antibody that neutralizes hemorrhagic activity. In: REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2003, São Paulo, 2003.

59.
DAMASCENO, N. R. T. ; APOLINÁRIO, E. ; FLAUZINO, F. D. ; FERNANDES, I. ; ABDALLA, D. S. P. . Biomarcador da modificação oxidativa da LDL in vivo. In: XXIX Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2002, Fortaleza, CE.. XXIX Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2002.

60.
COLOMBINI, Monica ; CARDOSO, Diva Ferreira ; FERNANDES, I. ; SILVA, Ana Maria Moura da . Differential ELISA for Bothrops atrox and Lachesis muta muta accidents using monoclonal antibodies. In: VII Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2002, Pirenópolis- GO, 2002.

61.
BENTO, Luciana ; TANJONI, Isabelle ; FERNANDES, I. ; SPENCER, Patrick Jack ; SILVA, Ana Maria Moura da . Reatividade de anticorpos monoclonais anti-miotoxina K49 frente a venenos de diversas famílias de serpentes. In: XIII Semana Científica do Departamento de Patologia, 2002, São Paulo, 2002.

62.
SOUZA, Luciana Bento de ; TANJONI, Isabelle ; FERNANDES, I. ; SPENCER, Patrick Jack ; SILVA, Ana Maria Moura da . Reatividade de anticorpos monoclonais anticorpos monoclonais anti-miotoxina K-49 frente a venenos de diversas famílias de serpentes. In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2002, São Paulo - S.P., 2002.

63.
TORO, Ana Flávia ; FERNANDES, I. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; GUIDOLIN, Rosalvo ; HIGASHI, Hisako Gondo ; BARBARO, Katia Cristina . Efeito do soro equino anti-aracnídico ou do seu isótipo IgG(T) na cinética dos venenos de Phoneutria nigriventes, Tityus serrulatus e Loxosceles gaucho. In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2002, São Paulo, 2002.

64.
ESPÍNDOLA, Noeli Maria ; PARIDINI, Alessandra Xavier ; FERNANDES, I. ; VAZ, Adelaide José . Sequenciamento de peptídeos 18 e 14 kD de líquido vesicular de Taenia crassiceps e peptídeo 14 kD de antígeno de excreção e secreção de Taenia crassiceps. In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2002, São Paulo, 2002.

65.
TANJONI, Isabelle ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. ; SILVA, Ana Maria Moura da . Presença de um epítopo relacionado com a atividade de metaloproteinase em venenos de diferentes famílias de serpentes. In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2002, São Paulo, 2002.

66.
CHECCHI, Paula ; TANJONI, Isabelle ; SILVA, Anan Maria Moura da ; TAKEHARA, Harumi Ando ; SOUZA, Luciana Bento de ; GUTIÉRREZ, José Maria ; RUCAVADO, Alexandra ; FERNANDES, I. . Obtenção e caracterização de anticorpos monoclonais anti-BaP1, metaloproteinase isolada do veneno de Bothrops asper (Terciopelo). In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2002, São Paulo, 2002.

67.
MENEZES, Carolina Anunciação ; LIMA, Flávia Afonso ; FERNANDES, I. ; AMIANTI, Jackeline ; KOGA, Paula Célia Mariko ; TRABULSI, Luiz Rachid ; PIAZZA, Roxane Maria Fontes . Detecção de Escherichia coli produtora de enterotoxina LT-1 por imunoensaio de captura. In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2002, São Paulo, 2002.

68.
MENEZES, C A ; LIMA, F A ; FERNANDES, I. ; AMIANTI, J ; KOGA, Pcm ; TRABULSI, L R ; PIAZZI, R M F . Detection of Escherichia coli producing LT-1 enterotoxin by capture immunoassay. In: Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2002, São Paulo, 2002.

69.
DAMASCENO, N. R. T. ; FERNANDES, I. ; APOLINÁRIO, A. ; FLAUZINO, F. D. ; ABDALLA, D. S. P. . Detection of LDL- and antibodies anti-LDL- in plasma and atherosclerotic lesions. In: XXX REUNIÃO ANUAL DA SBBq, 2001, Caxambu, 2001.

70.
ESPÍNDOLA, N. M. ; VAZ, A. J. ; FERNANDES, I. . Pesquisa de antíeno de excreção e secreção (ES) de T. solium em pacientes com neurocisticercose. In: XV CONGRESSO LATINOAMERICANO DE BIOQUÍMICA CLÍNICA, 2001, Florianópolis, 2001.

71.
TANJONI, Isabelle ; SILVA, Ana Maria Moura da ; DAVID, A. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. . Production and characterization of monoclonal antibodies against jararhagin. In: 14th EUROPEAN SYMPOSIUM ON ANIMAL, PLANT AND MICROBIAL TOXINS, 2001, Suécia, 2001.

72.
CHECCHI, Paula ; CAS, M. S. D. ; KOSMISKAS, L. O. C. ; MOURA-DA-SILVA, A. M. ; MIRTSCHIN, P. ; SPENCER, P. J. ; FERNANDES, I. . Detection of putative metalloproteinases in elapid venoms. In: 14th EUROPEAN SYMPOSIUM ON ANIMAL, PLANT AND MICROBIAL TOXINS, 2001, Estocolmo - Suécia, 2001.

73.
TANJONI, Isabelle ; SILVA, Ana Maria Moura da ; DAVID, A. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. . Estudo da relação da estrutura-função da jararagina utilizando anticorpos monoclonais. In: REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2001, São Paulo, 2001.

74.
TORO, Ana Flavia ; FERNANDES, I. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERREIRA, Monica Lopes ; KODERA, N. F. ; GUIDOLIM, R. ; HIGASHI, H. G. ; BARBARO, Katia Cristina . Atividade neutralizante dos isótipos de IgG presentes no soro eqüino anti-aracnídico. In: REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2001, São Paulo, 2001.

75.
FERNANDES, C. M. ; ZULIANI, J. P. ; ZAMUNER, S. R. ; FERNANDES, I. ; CRUZ-HOFLING, M. A. ; GUTIÉRREZ, J. M. ; TEIXEIRA, C. F. P. . Papel dos neutrófilos na reação local e regeneração do músculo esquelético após a injeção dos venenos de Bothrops jararaca (VBj), Bothrops asper (VBa) e Miotoxina I (MT-I). In: REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN, 2001, São Paulo, 2001.

76.
GUILHERME, P. ; FERNANDES, I. ; BARBARO, Katia Cristina . Neutralização das atividades tóxicas dos venenos loxoscélicos por antiocorpos monoclonais. In: VI Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2000, São Pedro, 2000.

77.
COLOMBINI, Monica ; CARDOSO, Diva Ferreira ; FERNANDES, I. ; SILVA, Ana Maria Moura da . Estudo das variabilidades intra e inter-espécies para os venenos de Bothrops atrox e Lachesis muta muta: Obtenção e caracterização de anticorpos monoclonais espécie-específicos. In: VI Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2000, São Pedro, 2000.

78.
PIRES, R. R. ; OSHIRO, Telma M ; FERNANDES, I. ; MACEDOSOARES, M. F. . Production and characterization of monoclonal antibody against Ascaris suum allergenic component. In: Internatinal Meeting on immunoregulation, 2000, Florianópolis, SC. XXV Meeting of the Brazilian Society of Immunology. Florianópolis, SC: Editora da Universidade do Vale do Itajaíi, 2000. p. 56-57.

79.
OLIVEIRA, M. L. S. ; COLOMBI, D. ; FRANCO, M. ; FERNANDES, I. ; OLIVEIRA, W. ; HO, P. L. . Cloning and characterization of recombinant rat high mobility group-1 protein, a late alpha-TNF, IL-1 and endotoxin mediator. In: International Meeting on Immunoregulation, 2000, Florianópolis, SC. XXV Meeting og the Brazilian Society of Immunology. Florianópolis, SC: Editora da Universidade do Vale do Itajaí, 2000. p. 183-183.

80.
ROCHACAMPOS, A. C. M. ; TANJONI, Isabelle ; FERNANDES, I. ; DIASDASILVA, W. . Experimental envenoming by Lonomia obliqua bristles extract and its neutralization by horse IgG isotypes isolated from specific antivenom, de autoria de A.C.M. Rocha-Campos, I. Tanjoni, I. Fernandes, W. Dias-da-Silva.. In: XIIIth WORLD CONGRESS OF THE INTERNATIONAL SOCIETY ON TOXINOLOGY - TOXINS FROM ANIMALS, PLANTS AND MICROBES -, 2000, Paris. XIIIth WORLD CONGRESS OF THE INTERNATIONAL SOCIETY ON TOXINOLOGY - TOXINS FROM ANIMALS, PLANTS AND MICROBES -, 2000.

81.
FERNANDES, I.; LIMA, E. X. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; SILVA, A M Moura da ; TANJONI, I ; GUTIÉRREZ, J M . Horse IgG isotypes and cross-neutralization in antivenoms from Clodomiro Picado (Costa Rica) and Butantan (Brazil). In: XIV REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL - FeSBE, 1999, Caxambu. XIV REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL - FeSBE, 1999.

82.
LIMA, E. X. ; FERNANDES, I. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; HIGASHI, H. G. ; STEPHANO, M. A. ; GALLINA, N. F. ; FUCHES, R. M. M. ; VALENTINI, E. J. G. ; GUIDOLIN, R. . Efeito da digestão com pepsina sobre os isótipos IgGa e IgG(T) isolados do soro anti-rábico. In: XIV REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL - FeSBE, 1999, Caxambu, 1999.

83.
GUILHERME, P. ; MURAMATSU, D. ; FERNANDES, I. ; BARBARO, K. C. . Neutralização das atividades dermonecrótica e letal do veneno da aranha Loxosceles gaucho por anticorpo monoclonal. In: XIV REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL - FeSBE, 1999, Caxambu, 1999.

84.
FERNANDES, I.; COLOMBINI, M. ; CARDOSO, D. F. ; SILVA, A M Moura da . Variações individuais e antigênicas dos venenos de B. atrox e Lachesis muta muta. In: XIV REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL - FeSBE, 1999, Caxambu, 1999.

85.
OSHIRO, T. M. ; PIRES, R. R. ; ITAMI, D. M. ; FERNANDES, I. ; SOARES, M. F. M. . Atividade neutralizante de MAIP-1-anticorpo monoclonal contra proteína imunossupressora do extrato bruto de Ascaris suum. In: XIV REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL - FeSBE, 1999, Caxambu, 1999.

86.
LIMA, E. X. ; FERNANDES, I. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; HIGASHI, H. G. ; STEPHANO, M. A. ; GALLINA, N. F. ; FUCHES, R. M. M. ; VALENTINI, E. J. G. ; GUIDOLIN, R. . Characterization of IgGa and IgG(T) isotypes isolated from equine hyperimmune antirabies serum. In: VIROLÓGICA 99 - 10o Encontro Nacional de Virologia - 2o Encontro de Virologia do Mercosul, 1999, Curitiba, 1999.

87.
LIMA, E. X. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; HIGASHI, H. G. ; GUIDOLIN, R. ; STEPHANO, M. A. ; GALLINA, N. F. ; FUCHES, R. M. M. ; VALENTINI, E. J. G. ; FERNANDES, I. . Caracterização dos isótipos de IgG isolados do soro hiperimune de cavalo anti-rábico. In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 1999, São Paulo, 1999.

88.
TANJONI, I ; LIMA, E. X. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; SILVA, A M Moura da ; GUTIÉRREZ, J M ; FERNANDES, I. . Isótipos de IgG presentes nos antivenenos dos Institutos Clodomiro Picado (ICP) e Butantan (IB). In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 1999, São Paulo, 1999.

89.
FERNANDES, I.; SILVA, F. D. . Obtenção de anticorpos monoclonais anti-isótipo IgGb de soro de cavalo. In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 1999, São Paulo, 1999.

90.
TAVARES, F. L. ; MARTINS, I. S. S. ; TAKEHARA, Harumi Ando ; FERNANDES, I. . Eficácia do antiveneno botrópico e de sua fração IgG(T) em restabelecer os níveis de fibrinogênio em camundongos envenenados experimentalmente por Bothrops jararaca. In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 1999, São Paulo, 1999.

91.
CAMPOS, A. C. M. R. ; GONÇALVES, L. R. C. ; SILVA, M. C. S. E. ; HIGASHI, H. G. ; MARCELINO, J. R. ; YAMAGUCHI, I. ; ASSAF, S. L. M. R. ; SILVA, F. D. ; FERNANDES, I. ; KELEN, E. M. A. ; SILVA, W. D. . Caracterização imunoquímica e biológica do extrato de cerdas de Lonomia obliqua e produção do soro policlonal para uso humano. In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 1999, São Paulo, 1999.

92.
COLOMBINI, M. ; CARDOSO, D. F. ; FERNANDES, I. ; SILVA, A M Moura da . Estudo das variabilidades intra e inter-espécies para os venenos de Bothrops atrox e Lachesis muta muta. In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 1999, São Paulo, 1999.

93.
OSHIRO, T. M. ; ITAMI, D. M. ; FERNANDES, I. ; SOARES, M. F. M. . Caracterização de anticorpos monoclonais contra proteína monoclonais contra proteína imunossupressora do extrato de Ascaris suum. In: Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 1999, São Paulo, 1999.

94.
COLOMBINI, Monica ; CARDOSO, Diva Ferreira ; FERNANDES, I. ; SILVA, Ana Maria Moura da . Production of monoclonal antibodies against Bothrops atrox and Lachesis muta muta snake venoms. In: XXIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA, 1999, Águas de Lindóia, 1999.

95.
BARBARO, K. C. ; GUILHERME, P. ; MURAMATSU, D. ; REIS, G. J. ; ANGELO, C. A. ; FERNANDES, I. . Isolation and characterization of dermonecrotic component (35 kDa) of Loxosceles gaucho spider venom. In: 13th European Symposium on Animal, Plant and Microbial Toxins, 1998, Londres, 1998.

96.
FERNANDES, I.. Atividade neutralizante dos isótipos IgGa e IgG(T) isolados do soro eqüino hiperimune anti-rábico. In: XIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 1998, Caxambu, 1998.

97.
FERNANDES, I.. Caracterização de anticorpos monoclonais contra a proteína imunossupressora do extrato de Ascaris suum. In: XIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 1998, Caxambu, MG, 1998.

98.
FERNANDES, I.; TAVARES, F. L. ; MARTINS, I. S. S. ; MOTA, I. ; TAKEHARA, Harumi Ando . Efficacy of IgG(T) in restoring B. jararaca venom-induced fibrinogen consumption. In: 6th Pan-American Congress, 1998, Ilha Margarita, 1998.

99.
BARBARO, K. C. ; GUILHERME, P. ; MURAMATSU, D. ; FERNANDES, I. . Study of dermonecrotic component of Loxosceles gaucho spider venom. In: 6th Pan-American Congress, 1998, Ilha Margarita, 1998.

100.
FERNANDES, I.; COLOMBINI, M. ; CARDOSO, D. F. ; SILVA, A M Moura da . Intraspecies variations and antigenic cross-reactivity in the venoms of Bothrops atrox and Lachesis muta muta. In: V SIMPÓSIO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE TOXINOLOGIA, 1998, Angra dos Reis, 1998.

101.
COLOMBINI, M. ; CARDOSO, D. F. ; FERNANDES, I. ; SILVA, A M Moura da . Variações individuais e reatividade antigênica cruzada nos venenos de Bothrops atrox e Lachesis muta muta. In: XI Semana Científica do Departamento de Patologia, 1998, São Paulo, 1998.

102.
OSHIRO, T. M. ; ITAMI, D. M. ; FERNANDES, I. ; SOARES, M. F. M. . Caracterização de anticorpos monoclonais contra proteína imunossupressora do extrato de Ascaris suum. In: XI Semana Científica do Departamento de Patologia, 1998, São Paulo, 1998.

103.
GUILHERME, P. ; MURAMATSU, D. ; FERNANDES, I. ; BARBARO, K. C. . Caracterização do componente dermonecrótico (35 kDa) do veneno da aranha Loxosceles gaucho utilizando anticorpos monoclonais. In: XI Semana Científica do Departamento de Patologia, 1998, São Paulo, 1998.

104.
FERNANDES, I.; TAKEHARA, Harumi Ando ; LIMA, E. X. ; GUTIÉRREZ, J M ; MOTA, I. . Horse IgG isotypes present in antivenoms produced by Institutes Clodomiro Picado (CR) and Butantan (BR). In: 12th World Congress on Animal, Plant and Microbial Toxins, 1997, Cuernavaca, Morelos, 1997.

105.
FERNANDES, I.. Neutralization of snake venom lethality by IgG(T) and IgGa subclasses isolated from crotalic hyperimmune horse serum. In: XI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1996, Caxambu, MG. XI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1996.

106.
FERNANDES, I.. Caracterização de anticorpos monoclonais contra a proteína imunossupressora do extrato de Ascaris suum. In: XI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1996, Caxambu, MG, 1996.

107.
FERNANDES, I.. Neutralizing ability of IgG(T) and IgGa subclasses isolated from anti-crotalic horse serum. In: IV Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 1996, Recife, PE. Toxinas como Ferramentas Científicas em Pesquisa e Medicina. Recife: Editora Universitária UFPE, 1996. p. 1-268.

108.
FERNANDES, I.. Protective Role Of IgG(T) And IgGa Subclasses Isolated From Anti- Bothropic Horse Serum. In: X REUNIAO ANUAL DA FEDERACAO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL, 1995. SERRA NEGRA, S.P.. p. 0-0.

109.
FERNANDES, I.. Neutralização das Atividades do Veneno Botrópico Pelas Subclasses IgG(T) e IgGa Isoladas do Antiveneno Usando Um Anticorpo Monoclonal. In: XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA, 1995. XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA. ANGRA DOS REIS, R.J., 1995. p. 0-0.

110.
FERNANDES, I.; TAKEHARA, Harumi Ando ; CORMONT, F. ; LATINNE, D. ; BAZIN, H. ; MOTA, I. . Neutralizing Ability Of IgG(T) And IgGa Subclasses Isolated From Anti- Bothropic Horse Serum. In: FIRST INTERNATIONAL CONGRESS ON ENVENOMATIONS AND THEIR TREATMENTS, 1995, Paris. PARIS, FRANÇA, 1995. p. 0-0.

111.
FERNANDES, I.; TAKEHARA, Harumi Ando ; CORMONT, F. ; LATINNE, D. ; BAZIN, H. ; MOTA, I. . Protective Ability Of IgG(T) And IgGa Subclasses Isolated From Anti- Bothropic Horse Serum Using A Rat Monoclonal Antibody. In: NINTH INTERNATIONAL CONGRESS OF IMMUNOLOGY, 1995, San Francisco. SAN FRANCISCO, ESTADOS UNIDOS, 1995. p. 0-0.

112.
FERNANDES, I.. Um Novo Método de Purificação de Soro de Cavalo Anti-Veneno Ofídico: Cromatografia de Afinidade Utilizando Um Anticorpo Monoclonal Anti- IgG(T) Acoplado A Sepharose. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE IMUNOLOGIA, 1993, Águas de Lindóia. AGUAS DE LINDOIA, S.P., 1993. p. 0-0.

113.
FERNANDES, I.. Isolamento de IgG de Cavalo Com Proteína A. In: VI REUNIAO ANUAL DA FEDERACAO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL, 1991, Caxambu. CAXAMBU, MINAS GERAIS, 1991. p. 0-0.

114.
FERNANDES, I.. Isolamento e Atividade Protetora de Anticorpos IgG e IgG(T) Obtidos de Soro Hiperimune Anti-Veneno Botrópico. In: VI REUNIAO ANUAL DA FEDERACAO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL, 1991, Caxambu, MG. CAXAMBU, MINAS GERAIS, 1991. p. 0-0.

115.
FERNANDES, I.. Isolamento e Caracterização Físico-Química e Biológica da IgG(T) de Cavalo Anti-Veneno Botrópico. In: V REUNIAO ANUAL DA FEDERACAO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL, 1990. CAXAMBU, MINAS GERAIS. p. 0-0.

116.
FERNANDES, I.. Especificidade do Soro Anti-Elapídico Frente A Venenos do Gênero Micrurus. In: V REUNIAO ANUAL DA FEDERACAO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL, 1990. CAXAMBU, MINAS GERAIS. p. 0-0.

117.
FERNANDES, I.. Atividade Biológica e Reatividade das Imunoglobulinas de Cavalo Obtidas Por Cromatografia de Afinidade Com Proteína A. In: IV REUNIAO ANUAL DA FEDERACAO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL, 1989. CAXAMBU, MINAS GERAIS. p. 0-0.

118.
FERNANDES, I.. Análise da Cinética da Expressão de Antígenos Classe II (Sub-Região RT1.B e .D) Em Linfócitos T Citotóxicos Gerados Pelo Alotransplante Depele Em Ratos. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE IMUNOLOGIA, 1986, Caxambu, MG. CAXAMBU, MINAS GERAIS, 1986. p. 0-0.

119.
FERNANDES, I.. A.R.C.- Evolucao Clínico-Laboratorial e Proposta de Classificação. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE IMUNOLOGIA, 1986, Caxambu, MG. CAXAMBU, MINAS GERAIS, 1986. p. 0-0.

120.
FERREIRA JUNIOR, M. ; HIRSCH, R. ; FERNANDES, I. ; SATO, M. N. ; FIGUEIREDO, C. A. ; BIROLLI, M. I. A. M. ; DUARTE, A. J. S. . Analise Clínico-Imunológica de Indivíduos Em Grupo de Risco da Sindromee de Imunodeficiência Adquirida (Aids). In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE IMUNOLOGIA, 1985, Guarujá, SP. GUARUJA, SAO PAULO, 1985.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
FERNANDES, I.;FERNANDES, I;Fernandes, Irene;Irene Fernandes;I. Fernandes;Fernades, Irene1997FERNANDES, I.. Neutralizing ability of IgG(T) and IgGa isotypes present in horse hyperimmune serum against snake venom. Journal of Venomous Animals and Toxins, Estados Unidos, v. 3, p. 52-52, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, T. S. ; CASTRO, J. M. A. ; PEREIRA, N. A. ; CAPORRINO, M. C. ; RAMOS, O. H. P. ; Faquim-Mauro EL ; Magalhães, Geraldo S. ; FERNANDES, I. . Site-directed mutagenesis of a human scFv anti-crotoxin antibody based on a 3-D modelling: partial characterization. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ASSUMPCAO, G. G. ; SILVEIRA, C. R. F. ; Faquim-Mauro EL ; CARMONA, A. K. ; RUCAVADO, Alexandra ; MOURA-DA-SILVA, A. M. ; GUTIÉRREZ, J. M. ; RAMOS, O. H. P. ; FERNANDES, I. . Inhibiton of BaP1 proteolytic activities by specific monoclonal antibodies. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Capitanio JS ; OLIVEIRA, T. S. ; CLISSA, P B ; BUTERA, D ; Magalhães GS ; TAKEHARA, Harumi Ando ; Faquim-Mauro EL ; RAMOS, O. H. P. ; FERNANDES, I. . Human scFv anti-crotoxin expression in bacteria using two different approaches. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVEIRA, C. R. F. ; BRITTES, A. S. ; ASSUMPCAO, G. G. ; ASTRAY, R. M. ; PEREIRA, C. A. ; CARRIERI, M. L. ; Faquim-Mauro EL ; GALLINA, N. M. F. ; FERNANDES, I. . Monoclonal anti-rabies antibodies agaisnt virus glycoprotein are useful for direct diagnosis of rabies and to quantify antigen levels in vaccines. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FERNANDES, I.. Production and characterization of monoclonal antibodies against jararhagin. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERNANDES, I.. Production and characterization of monoclonal antibodies against jararhagin, a class III-metalloproteinase present in Bothrops jararaca venom. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FERNANDES, I.. Efficacy of IgG(T) in restoring B. jararaca venom-induced fibrinogen consumption. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FERNANDES, I.. Horse IgG isotypes present in antivenoms produced by Institutes Clomodiro Picado (CR) and Butantan (BR). 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FERNANDES, I.. Subclasses de inmunoglobulinas equinas en los sueros antiofídicos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FERNANDES, I.. Neutralização das atividades tóxicas de veneno botrópico e crotálico pelas subclasses IgGa e IgG(T) isoladas de soros de cavalos hiperimunes. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
FERNANDES, I.. Activité neutralisante des anticorps de sous-classes IgG(T) et IgGa isolées de serum de cheval anti-venin de serpent (Bothropic). 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FERNANDES, I.. Neutralizing ability of IgG(T) and IgGa subclasses isolated from anti-bothropic horse serum. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FERNANDES, I.. Um novo método de purificação de anticorpos anti-Bothrops. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FERNANDES, I.. Une nouvelle methode de purification du serum de cheval anti-venin avec l'aide d'un anticorps monoclonal. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
FERNANDES, I.. Complexo principal de Histocompatibilidade (CHP): sistemas H-2, RT-1 e HLA. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
FERNANDES, I.. Modelo experimental de alotransplante de pele. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
FERNANDES, I.. Cinética da expressão de classe II nos linfócitos T citotóxicos. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
FERNANDES, I.. Atividade biológica e reatividade das imunoglobulinas de cavalo estudadas por cromatografia de afinidade com proteína A.. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
FERNANDES, I.. Biological activity and reactivity of Immunoglobulins isolated by affinity chromatography with protein A. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
FERNANDES, I.. Expressão de moléculas classe II (Ia) em linfócitos T ativados. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERNANDES, I.; Faquim-Mauro EL ; MAGALHAES, G. S. ; CLISSA, P B ; DELLA-CASA, M. S. ; MOURA-DA-SILVA, A. M. ; ABDALLA, D. S. P. ; BALDO, C. ; PORTES JUNIOR, J. A. ; CASTRO, J. M. A. ; Silva SR . Anticorpos anti-veneno: policlonais, monoclonais e recombinantes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GALLINA, Neusa M F; FERNANDES, I.; Gaspari EN. Participação em banca de Hércules Otacílio Santos. Produção de clones secretores de anticorpos monoclonais contra rotavirus. 2011. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo.

2.
FERNANDES, I.; Marinho CRF; Silva, CL. Participação em banca de Evilin Naname Komegae. Ação das natterinas, toxinas majoritárias do veneno de Thalassophryne nattereri na indução da resposta imune de memória e diferenciação de linfócitos B. 2010. Dissertação (Mestrado em Imunologia) - Universidade de São Paulo.

3.
GOMES, L. F.; STEPHANO, Marco Antonio; FERNANDES, I.. Participação em banca de Carolina Nigro Stella. Produção, caracterização e aplicação analítica de anticorpos monoclonais anti-beta2-glicoproteína I. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de São Paulo.

4.
GEBARA, V. B. C.; BORGES, M. M.; FUKASAWA, L. O.; FERNANDES, I.; ALMEIDA, Sandro Rogerio de. Participação em banca de Mariana Lopes Teixeira Raphael. Estudo da imunogenicidade da proteína de classe 3 purificada da membrana externa de Neisseria meningiditis: imunização intranasal em camundongos adultos e neonatos utilizando B. pertussis como adjuvante. 2007 - Interunidades Em Biotecnologia.

5.
MARTINS, I. S. S.; VISCONTI, M. A.; CRESPO, J. C.; FURTADO, M. F. D.; FERNANDES, I.. Participação em banca de CINTIA YUMI FUGIWARA. Estudo de algumas atividades biológicas do extrato de cerdas da lagarta Lonomia obliqua Qalker, 1855 (Leptoptera, Sarurniidae) preparados após diferentes períodos de armazenamento das cerdas. 2006. Dissertação (Mestrado em Fisiologia) - Universidade de São Paulo.

6.
SILVA, Luis Hildebrando Pereira da; STABELI, R. G.; FERNANDES, I.. Participação em banca de Kellen Gunther. Produção e caracterização de anticorpos monoclonais contra peptídeos sintéticos desenhados a partir da proteína E de vírus da dengue sorotipos 1 e 2. 2006. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental) - Universidade Federal de Rondônia.

7.
FERNANDES, I.; CASTRO, A. F. P.; PIAZZA, Roxane Maria Fontes; ELIAS JUNIOR, W. P.; FRANZOLIN, M. R.. Participação em banca de Caroline Anunciação Menezes. Anticorpos monoclonais para detecção de amostras de Escherichia coli produtoras de ST-1 e LT-1. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo.

8.
CUNHA, R. A. F.; YAMAMOTO, Y. I.; UEDA, M.; FERNANDES, I.; TAKEI, Kioko. Participação em banca de Juliana Bruder. Avaliação da resposta imune e caracterização antigênica de diferentes espécies de micoplasmas. 2001. Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.

9.
CURI, R.; LEITE, L. C. C.; FERNANDES, I.; SILVA, Ana Maria Moura da. Participação em banca de Elen Aquino Perpétuo. Determinação de um possível método para quantificação de enzimas proteolíticas secretadas por bactérias de interesse biotecnológico, através da utilização de substratos de fluorescência apagada.. 2000 - Interunidades Em Biotecnologia.

10.
FERNANDES, I.. Participação em banca de Patricia Bianca Clissa. Otimização da atenuação da toxicidade do veneno crotálico irradiado e estudo das suas propriedades imunológicas. 1997 - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

Teses de doutorado
1.
MARTINS, I. S. S.; VISCONTI, M. A.; MEDEIROS, C. R.; GONCALVES, L. R. C.; FERNANDES, I.. Participação em banca de LUANA VALENTE SENISE. Avaliação dos disturbios hemostáticos induzidos por venenos de serpentes Bothrops jararaca. 2014. Tese (Doutorado em Fisiologia) - Universidade de São Paulo.

2.
HO, P. L.; ROMERO, E. C.; FERNANDES, I.; PIAZZA, Roxane Maria Fontes; FERREIRA, L. C. S.. Participação em banca de Vivian Lika Hashimoto. Clonagem e expressão gênica de antígenos candidatos vacinais contra leptospirose. 2012. Tese (Doutorado em Interunidades em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo.

3.
FERNANDES, I.; BARBOSA, J. E.; CUPO, P.; FACCIOLI, L. H.; CROTT, L. S. P.. Participação em banca de Manuela Berto Pucca. Serrumab: um fragmento de anticorpo monoclonal humano (scFv) que apresenta capacidade de neutralização para diferentes toxinas escorpiônicas. 2012. Tese (Doutorado em PÓS GRADUAÇÃO) - USP - FACULDADE MEDICINA RIBEIRÃO PRETO.

4.
MARANHAO, A. Q.; SOARES, I. S.; MARTINEZ, Marina Baquerizo; PIAZZA, Roxane Maria Fontes; FERNANDES, I.. Participação em banca de Márcio Anunciação Menezes. Anticorpos anti-intimina: Análise da reatividade dos anticorpos policlonal e monoclonal, clonagem e expressão do fragmento variável de cadeia simples (scFv) do anticorpo monoclonal. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de São Paulo.

5.
MIERZWA, J. C.; AZEVEDO, S. M. F. O. E.; TAKEIE, K.; PINTO JUNIOR, E.; FERNANDES, I.. Participação em banca de Fabyana Maria dos Anjos. Desenvolvimento de técnicas de imunoensaio para detecção de microcistina em amostras ambientais. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de São Paulo.

6.
FERNANDES, I.; VAZ, Adelaide Jose; MACHADO, Luis dos Ramos; LIVRAMENTO, José Antonio; TAKEHARA, Harumi Ando. Participação em banca de Noeli Maria Espindola. Caracterização de antígenos de cisticercos e sua aplicação no diagnóstico da cisticercose humana. 2004. Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.

7.
VAZ, Adelaide José; TAKEI, Kioko; ALMEIDA, Sandro Rogerio de; MACHADO, Luis Do Ramos; LIVRAMENTO, José Antonio; FERREIRA, Antonio Walter; FERNANDES, I.. Participação em banca de Alessandra Xavier Pardini. Neurocisticercose Humana: Pesquisa de antígenos em amostras de líquido cefalorraquidiano. 2004. Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.

8.
FERNANDES, I.; MALUCELLI, B. E.; ANTUNES, E.; NEGRO, S. J.; TEIXEIRA, C. F. P.. Participação em banca de Stella Regina Zamuner. Mecanismos envolvidos no recrutamento e ativação leucocitários e o papel dos neutrófilos nos efeitos locais induzidos pelos venenos das serpentes Bothrops asper e Bothrops jararaca e na regeneração após a injeção destes venenos. 2002. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
FERNANDES, I.; SOARES, I. S.; BOSCARDIN, S. B.. Participação em banca de Karla Leticia Santiago. Construção e expressão de anticorpo humanizado a partir do anticorpo monoclonal contra a proteína de 70 kDa de Sporotrix schenckii. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de São Paulo.

2.
MARTINEZ, Marina Baquerizo; FERNANDES, I.; SOARES, I. S.. Participação em banca de Marcio Anunciação Menezes. Caracterização fenotípica e funcional do anticorpo monoclonal anti-intimina e clonagem da expressão da sua fração variável. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de São Paulo.

3.
FERNANDES, I.; LIMA, W. T.; LANDUCCI, E. C. T.. Participação em banca de Stella Regina Zamuner. Estudos dos efeitos inflamatórios induzidos por venenos de serpentes Bothrops asper e Bothrops jararaca. Mecanismos envolvidos no recrutamento leucocitário e ativação celular. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Farmacologia) - Universidade de São Paulo.

4.
FERNANDES, I.. Participação em banca de Ana Claúdia Mello Rocha Campos. Produção de soro policlonal específico para taturanas Lonomia (L.) obliqua. Caracterização imunoquímica e biológica do extrato de cerdas contendo os prováveis antígenos. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Imunologia) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
MOURA-DA-SILVA, A.M.; BARBARO, K; MEDEIROS, C. R.; FERNANDES, I.; STAROBINAS, N.. Participação em banca de Gabriella Neves Leal Santos Barreto. Avaliação da eficácia da soroterapia no tratamento das reações locais induzidas pelo veneno de Bothrops atrox em camundongos: associação com dexametasona. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em TOXINOLOGIA) - Instituto Butantan.

2.
Magalhães GS; FERNANDES, I.; TABORDA, C. P.. Participação em banca de Andressa Caravelli. Obtenção de anticorpos recombinantes sintéticos (scFv-intimina) como ferramenta na detecção precoce das diarréias causadas por E. coli enteropatogênica e enterohemorrágica. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
YAGUI, C. O. R.; Silva SR; FERNANDES, I.. Participação em banca de Camila Canuto Bizelli.Purfificação de anticorpos IgG e IgM do soro de pinguins-de-magalhães. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERNANDES, I.; FERREIRA, Mônica Lopes; BARBARO, Katia Cristina. Seleção de bolsistas no Programa de aprimoramento da FUNDAP na área de Imunologia. 2006. Instituto Butantan.

2.
FERNANDES, I.; TAKEHARA, Harumi Ando; SOARES, Maria Fernanda Macedo. seleção de bolsistas do Programa de aprimoramento da FUNDAP na área de Toxinas Animais, Anticorpos, Anti-toxinas, Imunodiagnóstico e Hipersensibilidade. 2004. Instiuto Butantan.

3.
FERNANDES, I.; BARBARO, Katia Cristina; TAKEHARA, Harumi Ando. seleção de bolsistas do Programa de Aprimoramento Profissional na área de Toxinas Animais, Anticorpos, Anti-toxinas, Imunodiagnóstico e Hipersensibilidade. 2003. Instituto Butantan.

4.
FERNANDES, I.. seleção de bolsistas do Programa de Aprimoramento Profissional em Imunologia da doença de Chagas, Hipersensibilidade, Venenos e anti-venenos. 2001. Instiuto Butantan.

5.
FERNANDES, I.. seleção de bolsistas do Programa de Aprimoramento Profissional em Imunologia da doença de Chagas, Hipersensibilidade, Venenos e anti-venenos. 2000. Instiuto Butantan.

6.
FERNANDES, I.. seleção de bolsistas do Programa de Aprimoramento Profissional em Imunologia da doença de Chagas, Hipersensibilidade, Venenos e anti-venenos. 1998. Instiuto Butantan.

Outras participações
1.
SERRANO, S. M. T.; FERNANDES, I.. Seleção de candidatos para o ingresso no Mestrado e Doutorado do Programa de Toxinologia. 2011. Instituto Butantan.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Debates científicos Vital Brazil 90 anos.Utilização de anticorpos monoclonais como ferramentas no estudo de toxinas animais. 2009. (Encontro).

2.
Reunião Científica Anual do Instituto Butantan. Analysis of venom samples from individual Bothrops jararacussu snakes shows intra-specific variations in venom composition. 2005. (Congresso).

3.
VII Reunião Anual do Instituto Butantan. Expression of rabies virus glycoprotein (GPV-PV) in Drosophila S2 cells. 2005. (Congresso).

4.
VII Reunião Anual do Instituto Butantan. Cloning of scFv of anti-LT-I and anti-ST-I hybridomas. 2005. (Congresso).

5.
VI Reunião Científica Anual do Instituto Butantan. Monoclonal antibodies against Rabies virus to use in therapy and diagnosis. 2005. (Congresso).

6.
XVI National Meeting of Virology.Development of immunobiologicals to rabies virus diagnosis. 2005. (Encontro).

7.
Congresso da Sociedade Brasileira de Toxinologia - Symposium of the Pan American Section of the International Society on Toxinology. Jararhagin interaction with collagen: importance of disintegrin domain. 2004. (Congresso).

8.
14th World Congress on Animal, Plant & Microbial Toxins. Evidence for participation of P-III SVMP disintegrin domain in jararhagin induced inflammation and hemorrhagic activity. 2003. (Congresso).

9.
II CONGRESSO CIENTÍFICO ANUAL DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. IgG(T): Principal isótipo protetor presente no soro anti-aracnídico. 2003. (Congresso).

10.
REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN. IgG(T): The main protective isotype in antiarachnidic horse serum. 2003. (Congresso).

11.
v REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN. Capture immunoassay for LT detection produced by enterotoxigenic Escherichia coli in bacterial isolates. 2003. (Congresso).

12.
Reunião Científica Anual do Instituto Butantan. Detecção de Escherichia coli produtora de enterotoxina LT-1 por imunoensaio de captura. 2002. (Congresso).

13.
Sociedade Brasileira de Toxinologia. Detection of Escherichia coli producing LT-1 enterotoxin by capture immunoassay. 2002. (Congresso).

14.
VII Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia.Differential ELISA for Bothrops atrox and Lachesis muta muta accidents using monoclonal antibodies. 2002. (Simpósio).

15.
XIII Semana Científica do Departamento de Patologia. Reatividade de anticorpos monoclonais anti-miotoxina K49 frente a venenos de diversas famílias de serpentes. 2002. (Congresso).

16.
XXIX Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. Biomarcador da modificação oxidativa da LDL in vivo. 2002. (Congresso).

17.
14th EUROPEAN SYMPOSIUM ON ANIMAL, PLANT AND MICROBIAL TOXINS.Detection of putative metalloproteinases in elapid venoms. 2001. (Simpósio).

18.
14th EUROPEAN SYMPOSIUM ON ANIMAL, PLANT AND MICROBIAL TOXINS.Production and characterization of monoclonal antibodies against jararhagin. 2001. (Simpósio).

19.
REUNIÃO CIENTÍFICA ANUAL DO INSTITUTO BUTANTAN. Atividade neutralizante dos isótipos de IgG presentes no soro eqüino anti-aracnídico. 2001. (Congresso).

20.
XV CONGRESSO LATINOAMERICANO DE BIOQUÍMICA CLÍNICA. Pesquisa de antíeno de excreção e secreção (ES) de T. solium em pacientes com neurocisticercose. 2001. (Congresso).

21.
XXX REUNIÃO ANUAL DA SBBq. Detection of LDL- and antibodies anti-LDL- in plasma and atherosclerotic lesions. 2001. (Congresso).

22.
International Meeting on Immunoregulation.Cloning and characterization of recombinant rat high mobility group-1 protein, a late alpha-TNF, IL-1 and endotoxin mediator. 2000. (Encontro).

23.
VI Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia.Estudo das variabilidades intra e inter-espécies para os venenos de Bothrops atrox e Lachesis muta muta: Obtenção e caracterização de anticorpos monoclonais espécie-específicos. 2000. (Simpósio).

24.
XIIIth WORLD CONGRESS OF THE INTERNATIONAL SOCIETY ON TOXINOLOGY - TOXINS FROM ANIMALS, PLANTS AND MICROBES -. Experimental envenoming by Lonomia obliqua bristles extract and its neutralization by horse IgG isotypes isolated from specific antivenom, de autoria de A.C.M. Rocha-Campos, I. Tanjoni, I. Fernandes, W. Dias-da-Silva.. 2000. (Congresso).

25.
Reunião Científica Anual do Instituto Butantan. Caracterização de anticorpos monoclonais contra proteína monoclonais contra proteína imunossupressora do extrato de Ascaris suum. 1999. (Congresso).

26.
VIROLÓGICA 99 - 10o Encontro Nacional de Virologia - 2o Encontro de Virologia do Mercosul.Characterization of IgGa and IgG(T) isotypes isolated from equine hyperimmune antirabies serum. 1999. (Encontro).

27.
XIV REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL - FeSBE. Atividade neutralizante de MAIP-1-anticorpo monoclonal contra proteína imunossupressora do extrato bruto de Ascaris suum. 1999. (Congresso).

28.
13th European Symposium on Animal, Plant and Microbial Toxins.Isolation and characterization of dermonecrotic component (35 kDa) of Loxosceles gaucho spider venom. 1998. (Simpósio).

29.
6th Pan-American Congress. Efficacy of IgG(T) in restoring B. jararaca venom-induced fibrinogen consumption. 1998. (Congresso).

30.
V SIMPÓSIO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE TOXINOLOGIA.Intraspecies variations and antigenic cross-reactivity in the venoms of Bothrops atrox and Lachesis muta muta. 1998. (Simpósio).

31.
XIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. Atividade neutralizante dos isótipos IgGa e IgG(T) isolados do soro eqüino hiperimune anti-rábico. 1998. (Congresso).

32.
XI Semana Científica do Departamento de Patologia. Caracterização de anticorpos monoclonais contra proteína imunossupressora do extrato de Ascaris suum. 1998. (Congresso).

33.
XI Semana Científica do Departamento de Patologia.Variações individuais e reatividade antigênica cruzada nos venenos de Bothrops atrox e Lachesis muta muta. 1998. (Simpósio).

34.
12th World Congress on Animal, Plant and Microbial Toxins. Horse IgG isotypes present in antivenoms produced by Institutes Clodomiro Picado (CR) and Butantan (BR). 1997. (Congresso).

35.
IV Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia.Neutralizing ability of IgG(T) and IgGa subclasses isolated from anti-crotalic horse serum. 1996. (Simpósio).

36.
XI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Caracterização de anticorpos monoclonais contra a proteína imunossupressora do extrato de Ascaris suum. 1996. (Congresso).

37.
FIRST INTERNATIONAL CONGRESS ON ENVENOMATIONS AND THEIR TREATMENTS. Neutralizing Ability Of IgG(T) And IgGa Subclasses Isolated From Anti- Bothropic Horse Serum. 1995. (Congresso).

38.
NINTH INTERNATIONAL CONGRESS OF IMMUNOLOGY. Protective Ability Of IgG(T) And IgGa Subclasses Isolated From Anti- Bothropic Horse Serum Using A Rat Monoclonal Antibody. 1995. (Congresso).

39.
X REUNIAO ANUAL DA FEDERACAO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL. Protective Role Of IgG(T) And IgGa Subclasses Isolated From Anti- Bothropic Horse Serum. 1995. (Congresso).

40.
XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA. Neutralização das Atividades do Veneno Botrópico Pelas Subclasses IgG(T) e IgGa Isoladas do Antiveneno Usando Um Anticorpo Monoclonal. 1995. (Congresso).

41.
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE IMUNOLOGIA. Um Novo Método de Purificação de Soro de Cavalo Anti-Veneno Ofídico: Cromatografia de Afinidade Utilizando Um Anticorpo Monoclonal Anti- IgG(T) Acoplado A Sepharose. 1993. (Congresso).

42.
VI REUNIAO ANUAL DA FEDERACAO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL. Isolamento de IgG de Cavalo Com Proteína A. 1991. (Congresso).

43.
V REUNIAO ANUAL DA FEDERACAO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL. Especificidade do Soro Anti-Elapídico Frente A Venenos do Gênero Micrurus. 1990. (Congresso).

44.
REUNIAO ANUAL DA FEDERACAO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL. Atividade Biológica e Reatividade das Imunoglobulinas de Cavalo Obtidas Por Cromatografia de Afinidade Com Proteína A. 1989. (Congresso).

45.
XI CONGRESSO BRASILEIRO DE IMUNOLOGIA. Análise da Cinética da Expressão de Antígenos Classe II (Sub-Região RT1.B e .D) Em Linfócitos T Citotóxicos Gerados Pelo Alotransplante Depele Em Ratos. 1986. (Congresso).

46.
X CONGRESSO BRASILEIRO DE IMUNOLOGIA. Analise Clínico-Imunológica de Indivíduos Em Grupo de Risco da Sindromee de Imunodeficiência Adquirida (Aids). 1985. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
TAMIRES SOUZA DE OLIVEIRA. ESTUDO DA AFINIDADE DE ANTICORPOS HUMANOS scFv ANTI-CROTOXINA USANDO MUTANTES EVOLUÍDOS IN SILICO, CONSTRUÍDOS E EXPRESSOS EM BACTÉRIA. 2011. Dissertação (Mestrado em TOXINOLOGIA) - Instituto Butantan, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Irene Fernandes.

2.
Ricardo Teixeira Araujo. Bothropstoxina-I: Uma molécula alvo no desenvolvimento de um kit diagnóstico para os acidentes Botrópicos. 2010. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Irene Fernandes.

3.
E X Lima. Caracterização dos isótipos IgGa e IgG(T) presentes nos soros equinos anti-venenos ofídicos e anti-rábico. 2002. 84 f. Dissertação (Mestrado em Imunologia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Irene Fernandes.

4.
I Tanjoni. Estudo da relação entre estrutura e função da jararagina utilizando anticorpos monoclonais. 2002. 108 f. Dissertação (Mestrado em Imunologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Irene Fernandes.

Tese de doutorado
1.
Noeli M Espíndola. Caracterização de antígenos de cisticercos e sua aplicação para o diagnóstico da cisticercose humana.. 2004. 95 f. Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Irene Fernandes.

2.
Alvorita Leite Bittencourt. Determinação dos componentes alergênicos da proteína isolada da soja. 2002. 104 f. Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Irene Fernandes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Raquel Allen Garcia Barbeto. Clonagem e obtenção de anticorpos recombinantes de cadeia única com ponte dissulfídica (dsFv) e diméricos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Aprimoramento Profissional) - Instituto Butantan, Fundap. Orientador: Irene Fernandes.

2.
Caio Raony Farina Silveira. Produção e expressão de anticorpos recombinantes anti-BaP1, uma metaloproteinase de veneno de Bothrops asper. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Aprimoramento Profissional) - Instituto Butantan, Fundap. Orientador: Irene Fernandes.

3.
Caio Raony Farina Silveira. Caio Raony Farina Silveira. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Aprimoramento Profissional) - Instituto Butantan, Fundap. Orientador: Irene Fernandes.

4.
Andréia Cristina Rangel Santos. Isolamento e caracterização físico-química e biológica de subclasses de IgG obtidas de soro hiperimune anti-veneno de serpentes. 1996. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Aprimoramento Profissional) - Instituto Butantan, Fundap. Orientador: Irene Fernandes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kelly Velasco Pedrozo. Clonagem expressão de anticorpo recombinante scFv anti-jararagina, uma metaloproteinase do veneno de Bothrops jararaca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biomédicas) - Instituto Butantan. Orientador: Irene Fernandes.

2.
Tamires Souza de Oliveira. Expressão e caracterização de anticorpo recombinante original e mutante anti-crotoxina. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica) - Universidade de Santo Amaro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Irene Fernandes.

3.
Monique Souza de Almeida. Caracterização parcial de anticorpos recombinantes anti-BaP1. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biológicas) - Instituto Butantan. Orientador: Irene Fernandes.

4.
Gabriela Gonçalves Assumpção. Caracterização de anticorpos monoclonais anti-BaP1, metaloproteinase do venno de serpente Bothrops asper. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Irene Fernandes.

5.
Caio Raony Farina Silveira. Obtenção de anticorpos monoclonais anti-glicoproteína do vírus rábico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Santo Amaro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Irene Fernandes.

6.
Neuma Moreno dos Santos. Caracterização parcail de anticorpos monoclonais anti-vírus rábico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Irene Fernandes.

Iniciação científica
1.
Yria Lungow Andrioli. Obtenção e caracterização de anticorpos scFv anti-veneno de serpente. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias Biológicas) - Instituto Butantan, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Irene Fernandes.

2.
Kelly Velasco Pedrozo. Expressão de anticorpos recombinantes de cadeia única scFv anti-toxina de veneno de serpente. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biomédicas) - Instituto Butantan, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Irene Fernandes.

3.
ANDREA NAOMI OHASHI. Expressão de anticorpos recombinantes de cadeia única scFv anti-toxina de veneno de serpente. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Faculdades Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Irene Fernandes.

4.
RAQUEL ALLEN GARCIA BARBETO. ESTUDOS VISANDO AUMENTAR A ESTABILIDADE DA MOLÉCULA DE ANTICORPO scFv ANTI-VENENO DE SERPENTE. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Paulista, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Irene Fernandes.

5.
Tamires Souza de Oliveira. Expressão e caracterização de mutantes de anticorpos recombinantes anti-crotoxina. 2010. Iniciação Científica - Instituto Butantan, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Irene Fernandes.

6.
Caio Raony Farina Silveira. OBTENÇÃO DE ANTICORPOS MONOCLONAIS CONTRA GLICOPROTEÍNA DO VÍRUS RÁBICO. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias Biológicas) - Instituto Butantan, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Irene Fernandes.

7.
Gabriela Gonçalves Assumpção. Caracterização de anticorpos monoclonais anti-BaP1, metaloproteinase isolada do veneno de Bothrops asper. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Irene Fernandes.

8.
Tamires Souza de Oliveira. Expressão e caracterização de anticorpos humanos recombinantes anti-crotoxina (scFv). 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas Modalidade Médica) - Universidade de Santo Amaro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Irene Fernandes.

9.
Neuma Moreno Dos Santos. CARACTERIZAÇÃO PARCIAL DE ANTICORPOS MONOCLONAIS ANTI-VÍRUS RÁBICO. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Irene Fernandes.

10.
Paula Checchi. Produção e caracterização parcial de anticorpos monoclonais contra a metaloproteinase BaP1. 2001. 100 f. Iniciação Científica - Universidade de Santo Amaro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Irene Fernandes.

11.
F Dias da Silva. caracterização físico-química-biológica do isótipo IgGb de soro de cavalo anti-veneno botrópico. 1998. 0 f. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Irene Fernandes.

Orientações de outra natureza
1.
Hercules Otacilio. Padronização do cultivo de hibridomas em bioreator. 2013. Orientação de outra natureza - Instituto Butantan. Orientador: Irene Fernandes.

2.
SANDRIANA DOS RAMOS SILVA. Clonagem e expressão de anticorpos recombinantes de cadeia única. 2010. Orientação de outra natureza - Instituto Butantan, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Irene Fernandes.

3.
Tamires Souza de Oliveria. Produção de Anticorpos Recombinantes contra Metaloproteinases Isoladas de Venenos de Serpentes: Compreensão do Papel das SVMPs no Envenenamento. 2010. Orientação de outra natureza - Instituto Butantan, INCT-TOX. Orientador: Irene Fernandes.

4.
José Antonio Portes Junior. Produção, purificação e caracterização de anticorpos humanos scFv anti-crotoxina expressos em Escherichia coli. 2007. Orientação de outra natureza. (Programa de Aprimoramento Profissional) - Instituto Butantan, Fundap. Orientador: Irene Fernandes.

5.
Juliana Silva Capitanio. Expressão de anticorpos humanos recombinantes scFv anti-crotoxina em E. coli. 2007. Orientação de outra natureza - Instituto Butantan, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Irene Fernandes.

6.
Diana Raquel Vera Perez. Obtenção e caracterização de anticorpos monoclonais anti-vírus da dengue para padronização de imunodiagnóstico. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Instiuto Butantan. Orientador: Irene Fernandes.

7.
Nancy Marçal Bastos. OBTENÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ANTICORPOS MONOCLONAIS ANTI-VÍRUS RÁBICO EM TERAPIA E DIAGNÓSTICO. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Instiuto Butantan. Orientador: Irene Fernandes.

8.
Elen Aievoli. Obtenção de anticorpos monoclonais neutralizantes para o vírus rábico. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza. (Programa de Aprimoramento Profissional) - Instituto Butantan, Fundap. Orientador: Irene Fernandes.

9.
Nancy Marçal Bastos. Produção e caracterização de anticorpos monoclonais anti-vírus rábico. 2003. 0 f. Orientação de outra natureza - Instiuto Butantan. Orientador: Irene Fernandes.

10.
I Tanjoni. Avaliação da resposta humoral anti-rábica induzida pela imunização ativa versus imunização combinada (ativa e passiva) em camundongos e Isótipos de IgG presentes em 2 antivenenos produzidos no Brasil e Costa Rica. 2000. 0 f. Orientação de outra natureza - Instituto Butantan, Fundap. Orientador: Irene Fernandes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 2:27:03