Paulo Ricardo Silveira Borges

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5832148478408235
  • Última atualização do currículo em 29/08/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (1993), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas, onde atua nas seguintes áreas de pesquisa: sociolinguística, sociolinguística educacional, língua portuguesa: perspectiva histórica, políticas linguísticas e latim. Tem experiência em pesquisas com bancos de dados, formação docente, sociolinguística e dialetologia atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia, diacronia, aquisição, sociolinguística, dialetologia e sociolinguística educacional, formação docente e educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Ricardo Silveira Borges
Nome em citações bibliográficas
BORGES, Paulo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, Centro de Letras e Comunicação.
Rua Gomes Carneiro, n. 1
Porto
96010610 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 39211392
URL da Homepage: http://ufpel.tche.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A GRAMATICALIZAÇÃO DE A GENTE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIAL-LINGUÍSTICA DA FALA DAS COMUNIDADES GAÚCHAS DE JAGUARÃO E PELOTAS, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Ana Maria Stahl Zilles.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: sociolingüística; mudança; dialetologia; variação; gramaticalização.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1994 - 1996
Mestrado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Comparação entre o Processo Fonológico de Assimilação encontrado na Aquisição e na Diacronia do Português,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Regina Rither Lamprecht.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: fonologia; aquisição; diacronia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa / Especialidade: Fonologia Diacronia Aquisição.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
Setores de atividade: Educação.
1990 - 1993
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.




Formação Complementar


2000 - 2000
Curso de Inglês. (Carga horária: 40h).
Curso de Inglês Professora Regina Santos, CIPRS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor associado, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador Núcleo de Estágios do Centro de Letras e Comunicação da UFPel

Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

06/2017 - Atual
Direção e administração, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Chefe da Câmara de Ensino.
05/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenador do Núcleo de Estágios do Centro de Letras e Comunicação da UFPel.
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão das Licenciaturas da UFPel.
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras - Espanhol EAD - UFPel.
06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
membro Colegiado do Curso de Bacharelado em letras Tradução Espanhol-Português - CLC - UFPel.
10/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselhos Superiores, .

Cargo ou função
Representante da UFPel junto ao Programa Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira da SEB/MEC.
10/2005 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
3/1999 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras e Artes, Instituto de Letras e Artes.

Atividade realizada
orientador bolsistas de iniciação científica.
11/1998 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Língua, Tradução e Cultura Latina.
3/1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras.

03/1997 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção da leitura e da Escritura
Fundamentos de Língua Portuguesa I, II e III
Sociolingüística
Sintaxe
Fonologia
Língua e Literatura Latina
Lingüística
Português Histórico
03/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
11/2014 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Representante do Centro de Letras e Comunicação na Comissão Especial de Sistematização da Constituinte Universitária da UFPel.
09/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Centro de Letras e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Chinês Básico I - carga horária 15h.
01/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Centro de Letras e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Programa de Atividade de Extensão da Faculdade de Letras: Cursos de Extensão oferecidos à comunidade - carga horária 12h.
01/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Centro de Letras e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Programa de Atividade de Extensão da Faculdade de Letras: Cursos de Extensão oferecidos à comunidade - carga horária 12h.
03/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Centro de Letras e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Programa de Atividade de Extensão da Faculdade de Letras: Cursos de Extensão oferecidos à comunidade - carga horária 12h.
03/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Centro de Letras e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Programa de Atividade de Extensão da Faculdade de Letras: Cursos de Extensão oferecidos à comunidade - carga horária 12h.
03/2008 - 06/2008
Extensão universitária , Centro de Letras e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Alemão Básico I - carga horária 15h.
12/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Centro de Letras e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Estudos Sociolinguísticos: Situação Atual e Perspectivas Futuras - carga horária 15h.
06/2004 - 10/2005
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
10/1997 - 06/1999
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.


Linhas de pesquisa


1.
Sociolingüística, variação e dialetologia
2.
Descrição e análise de fonômenos lingüísticos

Objetivo: Com base em estudos de Lingüística e de Lingüística aplicada, serão descritos e analisados fenômenos lingüísticos relativos aos diversos níveis constitutivos das línguas. Serão levados em conta contextos históricos e sócio-culturais, a língua escrita e a língua falada, as situações de bilingüismo e de contato de línguas, as situações de bidialetismo e de contato de variedades intralingüísticas, bem como suas implicações pedagógicas..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: banco dados; diacronia; dialetologia; gramaticalização; mudança; sociolingüística.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Fontes sociolinguísticas do português gaúcho escrito do século XIX
Descrição: O presente projeto tem como objetivo oferecer fontes sociolinguísticas gaúchas para a história da língua portuguesa. A análise de textos mais antigos se cumpre tanto para a importância dos estudos sociolinguísticos, como para transmitir dados importantes sobre a história social de uma coletividade e, portanto, indicar os caminhos do processo de mudança do português brasileiro-gaúcho. O trabalho com textos históricos exige, sem dúvida, uma pesquisa árdua e a necessidade de aplicação de rigorosos critérios de transcrição e análise. O português brasileiro-gaúcho carece, nos estudos referentes a sua história, a partir da análise de textos históricos, de um estudo metodológico e específico. Para a constituição do corpus desta pesquisa, textos do século XIX, serão catalogados documentos disponíveis em museus, institutos históricos e geográficos, bibliotecas, arquivos públicos e históricos, acervos particulares acessíveis nas cidades de Pelotas e Piratini. A pesquisa aqui proposta tratará, nesta primeira fase, dos fenômenos variáveis em torno dos seguintes pronomes pessoais: variação e mudança nos pronomes pessoais de segunda pessoa do singular e primeira pessoa do plural. Esta pesquisa tem vínculo direto com os estudos realizados por Amaral (2003), que analisou a variação da 2ª pessoa do singular em Pelotas, e por Borges (2004), que analisou da variação da 1ª pessoa do plural em Pelotas, trabalhos esses sob a ótica da sociolinguística variacionista a partir de banco de dados de fala sociolinguístico específico do VarX/Pelotas. Serão catalogados, ainda, outros fenômenos variáveis morfossintáticos, fonológicos, semânticos e pragmáticos que merecerão análise mais detalhada em fases posteriores próprias a este projeto. Concomitantemente, poderão ser catalogados também documentos escritos do início do século XX, período sociolinguisticamente importante e sobre o qual existem escassos trabalhos de pesquisa no Rio Grande do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Paulo Ricardo Silveira Borges - Coordenador / Cíntia da Costa Alcântara - Integrante.
2014 - 2017
Descrição e análise das produções escritas de alunos de duas escolas municipais do ensino fundamental de Santana do Livramento: como trabalhar as dificuldades recorrentes na escrita dos alunos
Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo destacar a importância de o professor estar atento aos erros recorrentes de escrita de seus alunos, pois através da constatação desses erros é possível realizar um trabalho mais específico e eficaz, melhorando assim a aprendizagem em sala de aula. Faz-se necessário cada vez mais desenvolver uma atitude de professor engajado em uma pedagogia culturalmente sensível, ou seja, voltando suas atenções para o educando e suas necessidades, conhecer bem a realidade do aluno e suas limitações. Faz-se urgente e necessária uma postura sensível e atenta, um professor mais humano, capacitado não apenas em técnicas didáticas e teóricas, mas também perceptivo do ambiente escolar como um todo. Professores de todas as disciplinas devem estar comprometidos com a formação do aluno. Ao professor de Língua Portuguesa cabe uma responsabilidade ainda maior, pois através da nossa linguagem é possível desenvolver uma comunicação ainda maior com o aluno, sobre sua forma de escrever, de falar, de se expressar em sala de aula. Observa-se as limitações e dificuldades dos alunos e, quanto mais atento e presente o professor estiver, mais pistas terá para enfocar ações construtivas na aprendizagem deste aluno, atingindo o foco do problema e assim tendo melhores resultados. A escola e a sala de aula não podem mais ser vistas apenas como um local de trabalho, mas sim como um campo de atuação, de semeadura para o professor que acredita no poder transformador da educação. Como base em uma perspectiva de pedagogia comprometida e voltada para o aluno, apresento uma análise e abordagem dos erros mais recorrentes nas redações de alunos de turmas iniciais do ensino fundamental, Essa análise/observação é o ponto de partida para conhecer as limitações dos alunos e, assim, partir para a elaboração de um trabalho mais direcionado, que vise à melhoria na escrita deste aluno. Bortoni-Ricardo (2005:53) afirma que: ?a identificação dos erros é fundamental para racionalizar e explicar as avaliações, atendendo áreas cruciais de incidência?. A partir da análise das redações desses alunos, será possível identificar e classificar os erros mais recorrentes e as interferências do espanhol nas produções dos alunos, refletindo por que eles acontecem e o que esta sendo feito ou não está sendo feito para solucionar ou amenizar esse fato, quem é o responsável e o que fazer..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Paulo Ricardo Silveira Borges - Integrante / BORGES, Paulo Ricardo Silveira - Coordenador / ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ - Integrante / JOAO LUIS ROCHA PAIXAO CORTES - Integrante.
2014 - Atual
Programa Escolas Interculturais de Fronteira - UFPel-PEIF
Descrição: O Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) é desenvolvido no âmbito do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), em cidades brasileiras da faixa de fronteira de um lado e em suas respectivas cidades-gêmeas de países que fazem fronteira com o Brasil, de outro. Até o ano de 2013, os países envolvidos são: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Para o ano de 2014, pretende-se agregar Colômbia, Peru, Guiana e Guiana Francesa, incluindo, portanto, língua inglesa e língua francesa, respectivamente. Seu principal objetivo é o de promover a integração regional por meio da educação intercultural que garanta formação integral às crianças e aos jovens nas regiões de fronteira do Brasil com outros países. As instituições brasileiras envolvidas no Programa são: Ministério da Educação; Secretaria de Estado da Educação; Secretaria Municipal de Educação; Universidade. A UFPel está responsável pelo município de Santana do Livramento. A base legal do Programa no Brasil compõe-se de dois documentos: ?Documento Marco Referencial de Desenvolvimento Curricular?, criado e aprovado no âmbito do MERCOSUL e; ?Portaria MEC nº 798, de 19 de junho de 2012?, que institui o Programa em nosso País. Este PEIF é desenvolvido na perspectiva da educação integral, organizada por meio de um currículo intercultural que integre as áreas de conhecimento e os componentes curriculares e garanta o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento aos estudantes, com a perspectiva de ampliação da jornada diária escolar. A metodologia utilizada pauta-se em projetos de aprendizagem como um possível caminho para as escolas interculturais multilíngues. A contribuição importante desta forma de organização metodológica é possibilitar que se escolham os projetos a serem desenvolvidos localmente, por grupo ou por escola, de acordo com o que se considere mais oportuno e de acordo com as diferentes realidades dos locais em questão. Isto implica em que as escolas ou os grupos diferentes possam realizar projetos distintos entre si sem perder de vista os objetivos relacionados tanto com a aprendizagem de conhecimentos escolares associados, por um lado, ao avanço da alfabetização plena na perspectiva do letramento e pelo outro, com os objetivos atitudinais associados à interculturalidade e ao manejo das demais línguas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Paulo Ricardo Silveira Borges - Coordenador.
2012 - 2014
Fontes do português brasileiro: século XIX
Descrição: Constituir corpus editado de documentos escritos durante o século XIX, mais especificamente em anúncios e classificados de jornais e Atas da Câmara Municipal de Pelotas, comm vistas a oferecer fontes para a História da língua portugues..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Paulo Ricardo Silveira Borges - Coordenador.
2012 - 2014
Fontes do Português Brasileiro: século XIX
Descrição: Constituir corpus editado de documentos escritos durante o século XIX, mais especificamente em anúncios e classificados de jornais e Atas da Câmara Municipal de Pelotas, com vistas a oferecer fontes para a história da língua portuguesa. Descrever e sistematizar diferentes tipos de documentos referentes ao período pesquisado; Editar documentação histórica sobre anúncios do século XIX dentro de tipologia filológica de texto específica; Conhecer a funcionalidade desses textos para interesse diacrônico científico particular..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Paulo Ricardo Silveira Borges - Coordenador / André Antonelli - Integrante.
2008 - 2012
Marcadores Lingüísticos de Classes Sociais
Descrição: Em virtude de serem poucos os estudos sociolingüísticos que contemplam a variável classe social, através da qual se podem estudar os marcadores lingüísticos de classe social, procuramos abordar o tema - os marcadores lingüísticos de classe social - especificamente em nossa região, uma vez que muitas pessoas marcam as suas interações significativas com pessoas que lhes são similares economicamente, em ocupação ou em escolha de atividades de lazer. A abordagem respeita os princípios da Teoria da Variação Lingüística, de William Labov..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Paulo Ricardo Silveira Borges - Coordenador.
2008 - 2012
Descrição do Sistema Lingüístico do Português, com ênfase na fonologia e na morfologia
Descrição: A investigação ora proposta visa à análise e à descrição de aspectos relativos à organização interna da língua portuguesa, particularmente a fonologia e a morfologia. A reflexão sobre o uso da língua e sobre o funcionamento dos componentes fonológico e morfológico do português brasileiro (PB) será fundamentada em modelos cujos pressupostos contemplem a apropriação gradual do sistema pelos aprendizes, na perspectiva da fonologia não-linear, sob a Teoria Autossegmental (Clements e Hume, 1995) e na perspectiva da Teoria da Morfologia Distribuída (Halle e Marantz, 1993, 1994). Esse estudo será feito a partir da análise de dados de fala de usuários do PB como língua materna (LM), os quais integram a comunidade pelotense. Entre outros aspectos, os resultados advindos da pesquisa poderão fornecer subsídios ao ensino do Português nos níveis de ensino fundamental e médio, promovendo, desta feita, o desejável elo entre Universidade e comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
A sociolingüística educacional: utilização de aspectos lingüísticos do Banco de Dados do VarX como subsídios à educação: Fase I - Concordância verbal variável de 1ª pessoa do plural
Descrição: Pretende-se, com este projeto, sistematizar nossas experiências enquanto professores universitários e o nosso entendimento da necessidade de os currículos dos Cursos de Letras (graduação e pós-graduação) aproximarem e valorizarem as realidades social, educacional e lingüística no que se caracteriza como sociolingüística educacional. Busca-se, dessa forma, que nossos acadêmicos façam descrições das estratégias verbais empregadas pelos alunos, conferindo-se atenção especial para as rotinas comunicativas que eles executam, espontaneamente ou como cumprimento de tarefas escolares, nas modalidades oral e escrita da língua. Este tipo de proposta possibilita análises quantitativa e qualitativa da produção lingüística dos alunos com o objetivo de verificar quais são os papéis sociais que a sociedade (através da escola) e o próprio aluno estão reservando para si. Para tanto, almejamos que nossos acadêmicos (graduação e pós-graduação) façam análise sociolingüística quantitativa e qualitativa dos traços lingüísticos, no caso específico, desta 1ª fase, análise da concordância variável da 1ª pessoa do plural, que caracterizam as variedades usadas pelos falantes de Pelotas, pelos professores e pelos alunos nas escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Paulo Ricardo Silveira Borges - Integrante / AMARAL, Luís - Integrante / BORGES, Paulo Ricardo Silveira - Coordenador.
2006 - 2008
Fontes do Português brasileiro: século XIX
Descrição: A edição de textos mais antigos se cumpre tanto para a importância dos estudos lingüísticos, como para transmitir dados importantes sobre a história social de uma coletividade e, portanto, de sua língua. O trabalho com esses textos exige, sem dúvida, uma pesquisa árdua e a necessidade de aplicação de rigorosos critérios de transcrição. O português brasileiro carece, nos estudos referentes a sua história, a partir da análise de textos históricos, um estudo metodológico específico. Para a história da língua o potencial desse trabalho poderá ser compreendido a partir da análise dos textos coletados, já que os avanços e recuos das variedades lingüísticas na ocupação do Rio Grande do Sul poderão ser percebidos frente à análise dos textos históricos diversos disponíveis para estudo. Para a constituição do corpus do Português Escrito no Século XIX, temática desta pesquisa, serão catalogados documentos disponíveis em museus, institutos históricos e geográficos, bibliotecas, arquivos públicos e históricos, acervos particulares acessíveis nas cidades de: Fase 1: Pelotas e Piratini (primeira capital farroupilha); Fase 2: Rio Grande e Jaguarão; Fase 3: Caçapava, Alegrete; Fase 4: Rio Pardo e Triunfo. Concomitantemente serão catalogados documentos escritos a partir da Segunda metade do século XVIII, período em que os primeiros textos escritos surgiram no Rio Grande do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Paulo Ricardo Silveira Borges - Coordenador.
2003 - 2007
A concordância verbal variável de 3ª pessoa do plural em Pelotas
Descrição: Descrever os processos de concordância verbal em Pelotas com vistas a procurar explicações para as diferentes aplicações de marcas de terceira pessoa do plural nos dados do varX ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Ricardo Silveira Borges - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Clube de Línguas: parceria CLC e SMED
Descrição: O Projeto de Extensão destina-se a parceria institucional entre a UFPel/CLC e Secretaria Municipal de educação e Desporto (SMED), através do oferecimento de atividades extensionistas de línguas - português/literatura, alemão, espanhol, francês, Inglês, libras - como apoio às escolas do município que desejarem aulas de reforço, aulas de línguas (materna e estrangeira), aulas de libras, como parceria e forma de atividades de ensino nas escolas em turno inverso com vistas à educação integral, tendo o Núcleo de Estágios do CLC como mediador das demandas institucionais através de propostas de estágios de intervenção nas escolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Paulo Ricardo Silveira Borges - Coordenador / ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO - Integrante / HELANO JADER CAVALCANTE RIBEIRO - Integrante.
2017 - Atual
Formação Continuada: diálogos de aprendizagem
Descrição: Encontros mensais dos professores do Centro de Letras e Comunicação da UFPel com professores da rede municipal de ensino, para reflexão sobre metodologia e práticas de ensino/aprendizagem de língua portuguesa e literatura..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Paulo Ricardo Silveira Borges - Coordenador / Nóris Eunice Wirner Pureza Duarte - Integrante / KARINA GIACOMELLI - Integrante / REJANE FLOR MACHADO - Integrante / WAGNER CORIOLANO DE ABREU - Integrante.
2017 - Atual
Programa Escolas Interculturais na Fronteira: Língua, Interculturalidade e formação continuada na Fronteira da Paz
Descrição: Formar professores, coordenadores e tutores das redes públicas de ensino - estadual e municipal -, das escolas da rede básica de educação de Santana do Livramento, para atuarem no Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Promover eventos de extensão com a participação de professores, estudantes e comunidade relacionados às seguintes temáticas: purilinguismo, interculturalidade, cultura e integração fronteiriça, políticas linguísticas, formação continuada de professores; promover publicação Livro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Paulo Ricardo Silveira Borges - Coordenador / ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ - Integrante.
2015 - 2016
FRONTEIRA DA PAZ: LÍNGUA, CULTURA E INTERCULTURALIDADE
Descrição: Formar professores, coordenadores, diretores de escolas do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Santana do Livramento para atuar no Programa Escolas Interculturais de Fronteira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Paulo Ricardo Silveira Borges - Coordenador.
2014 - 2014
I Encontro Formação Docente e Interculturalidade
Descrição: Encontro de formação e interculturalidade para professores da rede pública municipal do ensino fundamental do município de Santana do Livramento. Encontro relacionado ao Programa Escolas Interculturais de Fronteira - PEIF - 2014.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Viagem Intercultural ao Uruguai
Descrição: Viagem intercultural ao Uruguai de formação continuada dos professores da rede municipal de Santana do Livramento pertencentes ao Programa Escolas Interculturais de Fronteira- PEIF / MEC / SEB / UFPel.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
FRONTEIRA DA PAZ: LÍNGUA, CULTURA E INTERCULTURALIDADE
Descrição: Formar professores, coordenadores, diretores de escolas do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Santana do Livramento para atuar no Programa Escolas Interculturais de Fronteira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
I Seminário Internacional do PEIF: diversidade cultural na fronteira da paz
Descrição: Seminário Internacional do Programa Escolas Interculturais de Fronteira a ser realizado em Santana do Livramento, como ação prevista no plano de ação do PEIF..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
II Encontro de Formação Continuada
Descrição: Curso de formação para professores da rede municipal de Santana do Livramento atrelados ao Programa Escolas Interculturais de Fronteira - PEIF.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Chinês Básico I
Descrição: Desenvolvimento de noções básicas de língua chinesa nas quatro habilidades, compreensão e expressão oral e compreensão e expressão escrita.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Programa de Atividade de Extensão da Faculdade de Letras: Cursos de Extensão oferecidos à comunidade
Descrição: O Programa de Atividades de Extensão da Faculdade de Letras visa promover, de maneira articulada, o oferecimento à comunidade de cursos de extensão, através de projetos de extensão da unidade que tenham arrecadação própria advinda de taxas de inscrição e que tenham por finalidade viabilizar a prática extensionista de caráter educacional, social e cultural, através de uma relação integradora, de intercâmbio e de transformação entre a Universidade e a sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Programa de Atividade de Extensão da Faculdade de Letras: Cursos de Extensão oferecidos à comunidade
Descrição: O Programa de Atividades de Extensão da Faculdade de Letras visa promover, de maneira articulada, o oferecimento à comunidade de cursos de extensão, através de projetos de extensão da unidade que tenham arrecadação própria advinda de taxas de inscrição e que tenham por finalidade viabilizar a prática extensionista de caráter educacional, social e cultural, através de uma relação integradora, de intercâmbio e de transformação entre a Universidade e a sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Chinês Básico I
Descrição: Desenvolvimento de noções básicas de língua chinesa nas quatro habilidades, compreensão e expressão oral e compreensão e expressão escrita.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Programa de Atividade de Extensão da Faculdade de Letras: Cursos de Extensão oferecidos à comunidade
Descrição: O Programa de Atividades de Extensão da Faculdade de Letras visa promover, de maneira articulada, o oferecimento à comunidade de cursos de extensão, através de projetos de extensão da unidade que tenham arrecadação própria advinda de taxas de inscrição e que tenham por finalidade viabilizar a prática extensionista de caráter educacional, social e cultural, através de uma relação integradora, de intercâmbio e de transformação entre a Universidade e a sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Programa de Atividade de Extensão da Faculdade de Letras: Cursos de Extensão oferecidos à comunidade
Descrição: O Programa de Atividades de Extensão da Faculdade de Letras visa promover, de maneira articulada, o oferecimento à comunidade de cursos de extensão, através de projetos de extensão da unidade que tenham arrecadação própria advinda de taxas de inscrição e que tenham por finalidade viabilizar a prática extensionista de caráter educacional, social e cultural, através de uma relação integradora, de intercâmbio e de transformação entre a Universidade e a sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Alemão Básico I
Descrição: Desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação de textos simples em alemão, bem como da produção de pequenos textos. Estudo de estruturas sintáticas básicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Programa de Atividade de Extensão da Faculdade de Letras: Cursos de Extensão oferecidos à comunidade
Descrição: O Programa de Atividades de Extensão da Faculdade de Letras visa promover, de maneira articulada, o oferecimento à comunidade de cursos de extensão, através de projetos de extensão da unidade que tenham arrecadação própria advinda de taxas de inscrição e que tenham por finalidade viabilizar a prática extensionista de caráter educacional, social e cultural, através de uma relação integradora, de intercâmbio e de transformação entre a Universidade e a sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2007
Estudos sociolinguísticos: situação atual e perspectivas futuras
Descrição: Avaliação, análise e considerações sobre os estudos sociolinguísticos na atualidade e perspectivas futuras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - 2017
Sociolinguística e ensino de línguas
Descrição: Curso sobre sociolinguística e ensino, a partir de demanda dos alunos considerando-se proposta metodológica de uma "pedagogia culturalmente sensível" às realidades sócio-culturais e educacionais dos estudantes das escolas públicas do ensino fundamental e médio..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .
Integrantes: Paulo Ricardo Silveira Borges - Coordenador.
2014 - 2014
Programa Escolas Interculturais de Fronteira - Acompanhamento Pedagógico
Descrição: Realizar acompanhamento pedagógico às escolas participantes do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF), de modo a refletir sobre os processos de formação integral dos sujeitos da escola, buscando aprofundamento em fontes teóricas a partir da prática docente. A aproximação da universidade com a escola qualifica e aprimora a formação em serviço, além de intercambiar conhecimentos teóricos e práticos, construídos na universidade e na escola. O acompanhamento pedagógico contínuo é uma estratégia de viabilização das ações pedagógicas do Programa Escolas Interculturais de Fronteira, que busca garantir a execução de uma metodologia diferenciada (projetos de aprendizagem), orienta o planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem entre as escolas brasileiras e as escolas parceiras dos países vizinhos, e sensibiliza para uma prática didática reflexiva, investigativa e redimensionadora. Este Programa busca também promover a mobilização e a integração de toda a comunidade escolar para que a escola se perceba como um espaço intercultural e integral, de modo a ser uma das instâncias propulsoras de desenvolvimento regional..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Paulo Ricardo Silveira Borges - Coordenador / ana lourdes - Integrante.


Membro de corpo editorial


1997 - 2015
Periódico: Caderno de Letras (UFPEL)


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Caderno de Letras (UFPEL)
2017 - Atual
Periódico: CADERNOS DO IL (UFRGS)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1993
Menção Honrosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
1992
Menção Honrosa, UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGES, Paulo2014BORGES, Paulo. Programa Escolas Interculturais de Fronteira: uma proposta pedagógica intercultural. Salto para o Futuro, v. I, p. 7-14, 2014.

2.
BORGES, Paulo2006BORGES, Paulo; AMARAL . Sociolingüística educacional: confluência e defluência. Caderno de Letras (UFPEL), v. 1, p. 125-141, 2006.

3.
BORGES, Paulo2004BORGES, Paulo. Análise histórico-social-lingüística de quatro famílias da comunidade pomerana da Região de Pelotas - RS. Caderno de Letras (UFPEL), Pelotas, v. 1, n.10, p. 191-211, 2004.

4.
BORGES, Paulo2004BORGES, Paulo. A pessoalização do pronome "a gente" sob a perspectiva da teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 1, p. 163-172, 2004.

5.
BORGES, Paulo1998BORGES, Paulo. O sistema contrastivo dos sons consonantais do latim. Caderno de Letras (UFPEL), Pelotas, v. 1, n.6, p. 51-64, 1998.

6.
BORGES, Paulo1997BORGES, Paulo. Comparação entre o processo fonológico de assimilação encontrado na diacronia e na aquisição do português. Revista Global, São Miguel do Oeste, v. 1, n.1, p. 33-48, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BORGES, Paulo; AMARAL . ANÁLISE ESTATÍSTICA E FORMAÇÃO DE BANCOS DE DADOS SOCIOLINGUÍSTICOS. 1. ed. Pelotas: Editora da UFPel, 2009. v. 150. 131p .

2.
BORGES, Paulo. Letras 25 anos: memórias ainda vividas. 1. ed. pelotas: Editora da UFPel, 2009. v. 200. 107p .

3.
BORGES, Paulo; MOZZILO, I. F. (Org.) . Linguística Aplicada. 1. ed. Pelotas: UFPel, 2007. v. 1. 53p .

4.
BORGES, Paulo. A gramaticalização de "a gente" no português brasileiro: análise histórico-social-lingüística da fala das comunidades de Jaguarão e Pelotas. Porto Alegre: UFRGS, 2004. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
BORGES, Paulo. A riqueza e a força vital da linguagem em Simões Lopes. In: A Viúva Pitorra. In: OURIQUE, João Luís Pereira; RUBIRA, Luís. (Org.). João Simões Lopes Neto Teatro século XIX. 1ed.Porto Alegre: IEL Zouk, 2017, v. 1, p. 365-449.

2.
BORGES, Paulo Ricardo Silveira ; CARDOSO, Hector Horácio Severi ; BORGES, Paulo . 'Desculpa, yo no falo português':um olhar sobre falantes do espanhol no Sul do Brasil. In: Baldo, Alessandra; Giacomelli, Karina. (Org.). Intersecções: língua, literatura e identidade. 1ed.Pelotas: UFPel, 2014, v. 1, p. 55-77.

3.
FERNANDES, Marcos. R. P ; BORGES, Paulo . (Homo)sexualidade e a escola: do 'legal' ao 'real'. In: Baldo, Alessandra; Giacomelli, Karina. (Org.). Intersecções: língua, literatura e identidade. 1ed.Pelotas: UFPel, 2014, v. 1, p. 79-102.

4.
GARCIA, Daiani de Jesus ; BORGES, Paulo . Ensino de língua portuguesa: de uma abordagem teórica a uma análise prática. In: Baldo, Alessandra; Giacomelli, Karina. (Org.). Intersecções: língua, literatura e identidade. 1ed.Pelotas: UFPel, 2014, v. 1, p. 103-132.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, Paulo. A pessoalização do pronome a gente sob a perspectiva da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. In: Colóquio Leituras de Émile Benveniste, 2004, Porto Alegre. Letras de Hoje. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. v. 1. p. 163-170.

2.
BORGES, Paulo; AMARAL . SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL: por uma pedagogia culturalmente sensível. In: III Fórum Internacional de Línguas Estrangeiras, 2004, Pelotas. Anais do III Fórum Internacional de Línguas Estrangeiras. Pelotas: Educat, 2004.

3.
BORGES, Paulo. A evidência diacrônica na caracterização da consoante palatal L como uma consoante complexa. In: I Encontro do CelSul, 1995, Florianópolis. Anais do I Encontro do CelSul. Florianópolis: UFSC, 1995. v. 1. p. 520-530.

4.
BORGES, Paulo. Que processos sofrem as líquidas na aquisição do português?. In: V Salão de Iniciação Científica UFRGS, 1993, Porto Alegre. Anais do V Salão de Iniciação Científica UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 1993. v. 1. p. 299-299.

5.
BORGES, Paulo. A aquisição das líquidas do português. In: Iv Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1992, Porto Alegre. Anais do IV Salçao de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 1992. v. 01. p. 252-252.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, Paulo. A variável classe social e o uso de " a gente" no Sul do Brasil. In: 7º Encontro do CelSul, 2006, Pelotas. Livro de resumos, 2006. v. 1. p. 232-232.

2.
BORGES, Paulo. A variável classe sociais e o uso de a gente no Sul do Brasil. In: VII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2006, Pelotas. 7º Encontro do CELSUL - Programação e Resumos. Pelotas: Valder Valeirão, 2006. v. 1. p. 232-232.

3.
BORGES, Paulo. Diferentes mudanças encadeadas em torno do uso de. In: VI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2004, Florianópolis. 6º Encontro do Celsul, 2004. v. 1.

4.
BORGES, Paulo. O processo fonológico de assimilação: comparação entre a diacronia e a aquisição do português. In: II Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 1997. II Celsul-resumos, 1997. v. 1.

5.
BORGES, Paulo. A evidência diacrônica na caracterização da consoante palatal /λ/ como uma consoante complexa. In: I Encontro de CelSul - Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 1995. 1º Celsul, 1995.

6.
Ana Ruth Moresco Miranda ; BORGES, Paulo . Que processos fonológicos sofrem as líquidas na aquisição do português?. In: V Salão de Iniciação Cienífica, 1993, Porto Alegre. V Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: Suliani Editografia Ltda, 1993. v. 2. p. 301-301.

7.
BORGES, Paulo. A aquisição das líquidas do português. In: IV Salão de iniciação científica UFRGS, 1992, Porto Alegre. IV salão de iniciação cirntífica UFRGS, 1992. v. 1. p. 252-252.

8.
BORGES, Paulo; REIS, Jaquelin M. . A aquisição das Líquidas do Português. In: IV Salão de Iniciação Científica, 1992, Porto Alegre. IV Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: Editora Gráfica Metrópole S.A, 1992. v. 2. p. 252-252.

9.
LAMPRECHT, R. R. ; BORGES, Paulo ; MIRANDA, A. R. M. ; REIS, Jaquelin M. . Aquisição das líquidas do português.. In: 1º Congresso de iniciação científica UFPEL/FURG - Prêmio Jovem, 1992, Pelotas. I Congresso de iniciação científica - Prêmio Jovem Pesquisador. Pelotas, 1992. p. 225-225.

Artigos aceitos para publicação
1.
FERNANDEZ , A. L. R. N. B. ; BORGES, Paulo . PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA: EDUCAÇÃO FRONTEIRIÇA INTEGRAL DESENVOLVIDA NA PERSPECTIVA DE UM CURRÍCULO INTERCULTURAL. EXPRESSA EXTENSÃO, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, Paulo; FERNANDEZ , A. L. R. N. B. . Interface Português - Espanhol Num Contexto de Apredizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BORGES, Paulo. Contexto: língua e currículo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BORGES, Paulo. Programa Escolas Interculturais de Fronteira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BORGES, Paulo. Contexto: língua e currículo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BORGES, Paulo. Por uma pedagogia culturalmente sensível aos saberes dos alunos, dos professores, da comunidade: o contexto escolar como ambiente ideal para o reconhecimento dos saberes, para a formação cidadã e para uma educação sem preconceitos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BORGES, Paulo. Escolas bilíngues de fronteira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BORGES, Paulo. Escolas de Fronteira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BORGES, Paulo. BDS Pampa: corpus sociolingüístico da região da campanha do Rio Grande do Sul. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
BORGES, Paulo. O processo fonológico de assimilação: comparação entre a diacronia e a aquisição do português. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BORGES, Paulo. A evidência diacrônica para a caracterição da consoante palatal LH como uma consoante complexa. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BORGES, Paulo. Que processos sofrem as líquidas na aquisição do português. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
BORGES, Paulo. A aquisição das líquidas do português. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
BORGES, Paulo. Fiscal Contrato Obra UFPel. 2011. (Portaria Fiscal Contrato).

2.
BORGES, Paulo. Implementação Jornada 30 horas na UFPel. 2011. (Portaria Comissão Eespecial).

3.
BORGES, Paulo. Elaborar Termo Entrega Obra. 2010. (Portaria: Participação em Comissão Especial).

4.
BORGES, Paulo. Comissão de Administração. 2009. (Comissão de Administração e Finanças do Conselho Universitário).

5.
BORGES, Paulo. Representante do CONSUN. 2007. (Representantes do CONSUN junto à CPPD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
STURZA, E.S; BORGES, Paulo; MARTINS, T. S.. Participação em banca de Suelen Ferreira Haygert. Programa Escolas Interculturais de Fronteira: professor sujeito fronteiriço. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
df; BORGES, Paulo; AMARAL; PRESTES, L. S.. Participação em banca de José Edson de Barros Correia. O Processo de Variação de Marcadores Linguísticos de gênero e sua relação com adesão, continuidade e desempenho escolar de meninos e pré-adolescentes. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
BORGES, Paulo; Gorski, Edair maria; df. Participação em banca de Fabiana Fagundes Palla. Análise do emprego do Marcador Conversacional "né?" na fala de Pelotas/RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
df; AMARAL; BORGES, Paulo; RANGEL, G. A.. Participação em banca de Clarissa de Menezes Amariz. O processo de metátese na diacronia e na aquisição do português. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
BORGES, Paulo; VIEIRA, M. J. B.; Gorski, Edair maria. Participação em banca de Gedeon Eloeno Rodrigues Messa. Entender, Saber e Ver como Marcadores Discursivos na Fala de Pelotas/RS. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

6.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Gedeon Eloeno Rodrigues Messa. Variação do verbo entender como marcador discursivo na fala de Pelotas - RS. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

7.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Aline Neuschrank. Do Latim ao Português: Um Continuum à Luz de Teoria Fonológica. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Teses de doutorado
1.
BORGES, Paulo; MONARETTO, V. N. O.; FINATTO, M. J. B.. Participação em banca de Roberto Francisco Nasi. ELEVAÇÃO DE VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS NO PORTUGUÊS SUL-RIO-GRANDENSE: RETRATO OITOCENTISTA E ALTERNATIVA DE INTERPRETAÇÃO DO GRAFEMA COMO INDÍCIO FONÉTICO/FONOLÓGICO. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
Matzenauer, C. L. M.; MONARETTO, V. N. O.; ALCANTARA, C. C.; SILVA, S. M.; BORGES, Paulo Ricardo Silveira; BORGES, Paulo. Participação em banca de Aline Neuschrank. Fonologização na diacronia: do latim ao português moderno. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

3.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Carmen Maria Faggion. A indeterminação em português: uma pesrpectiva diacrônico-funcional". 2008 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
STURZA, E.S; MARCHESAN, M. T. MN.; BORGES, Paulo; PAIM, Z. M. V.. Participação em banca de Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro. Políticas Linguísticas e Ensino de Espanhol no Brasil: o Impacto da Lei de 2005. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Mestrado
1.
BORGES, Paulo; CARDOSO, P. F. E.; MENUZZI, S. M.. Participação em banca de Cesar Trindade de Oliveira. O infinitivo flexionado no português brasileiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
MOZZILO, I. F.; ALTENHOFEN, C. V.; SILVA, S. M.; BORGES, Paulo. Participação em banca de Daiane Mackedanz. O papel da identidade para a manutenção do Pomerano na Serra dos Tapes, RS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, Taís Bopp da; ALCANTARA, C. C.; BORGES, Paulo. Participação em banca de Veridiana Weinert. Atitudes linguísticas: o status de uma variedade linguística em uma comunidade de fala bilíngue. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
BORGES, Paulo; GARCIA, L. S.. Participação em banca de Luciana da Silva Garcia. O preconceito linguístico no ensino de língua portuguesa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
GOMES, Rejane Radtke; BORGES, Paulo. Participação em banca de Rejane Radtke Gomes. A importância dos "erros": como identificar e trabalhar as dificuldades recorrentes na escrita dos alunos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Cristina Esteves. Considerações linguísticas e fonoaudiológicas sobre aquisição do /R/. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
XAVIER, Vanessa Silva; ALCANTARA, C. C.; BORGES, Paulo. Participação em banca de Vanessa Silva Xavier. Sobre a ocorrência do ditongo variável [ej] na fala de habitantes da cidade de Pelotas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

6.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Maria do Carmo Nogueira Soares. Como os nossoa alunos estão escrevendo?. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

7.
BORGES, Paulo; AMARAL; ALCANTARA, C. C.. Participação em banca de Beatriz Helena Duarte dos Santos. Análise sócio-educacional acerca da língua ensinada na escola pública versus escola particular: realidade ou abstração?. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

8.
BORGES, Paulo; AMARAL; DUARTE, N. E. W. P.. Participação em banca de Maria Aparecida Iturriet da Silva. A atividade de leitura de textos sobre o ambiente agredido na área de ciências /ecologia.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

9.
SOUZA, A.; BORGES, Paulo. Participação em banca de Arlézia de Souza. Intertextualidade e inferência em leitura: análise de produções escritas de pré-universitários.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

10.
BOEIRA, V. B.; BORGES, Paulo. Participação em banca de Vivian Bonow Boeira. A pontuação nas produções textuais - uma análise das regras e seu uso. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

11.
BORGES, Paulo; AMARAL; DUARTE, N. E. W. P.. Participação em banca de Michela Ribeiro Espíndola. Que gramática é essa que se ensina na escola?. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

12.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Marcelo Lindermann Zehetmeyr. Pomerano: um futuro escrito para uma língua ágrafa.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

13.
GERMANO, Rita Perez; BORGES, Paulo. Participação em banca de Rita Perez Germano. O efeito de textos publicitários em alunos da sexta série do Ensino Fundamental: atos de sala no processo ensino-aprendizagem. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

14.
BORGES, Paulo; AMARAL. Participação em banca de Tania Marisa Schiavon Blaas. O porquê da Comunidade Cerrito manter viva a Língua Pomerana. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

15.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Melinda Leonardi de Almeida. A transição entre a alfabetização e o texto. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

16.
CHRIST, Tatiane da Silva; BORGES, Paulo. Participação em banca de Tatiane da Silva Christ. Análise quantitativa e qualitativa sobre o processo de ensino-aprendizagem de duas turmas de 3ª série do Ensino Fundamental de duas Instituições Educacionais do município de Pelotas. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

17.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Daiani de Jesus Garcia. Ensino de Língua Portuguesa: de uma abordagem teórica a uma análise prática. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

18.
BORGES, Paulo; AMARAL; DUARTE, N. E. W. P.. Participação em banca de Raissa Kegles Torres. A missão da escola indígena de São Miguel das Missões. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

19.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Marcos Ronei Peverada Fernandes. (Homo)sexualidade e a escola: do "legal" ao "real". 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

20.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Hector Horacio Severi Cardoso. Desculpa yo no falo português: um olhar sobre falantes do espanhol no Sul do Brasil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

21.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Cleubi de Almeida Antunes. O brasileiro falado e o português escrito. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

22.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Maribel Nunes da Motta. A prática da Leitura e da Produção Escrita no Processo de Aprendizagem da Língua Portuguesa. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

23.
BORGES, Paulo; AMARAL; MOZZILO, I. F.. Participação em banca de Daniele Matoso Lima. Línguas em contato: o caso do gauchês. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

24.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Dulcinéia Marques Neves. As dificuldades de expressão escrita de alunas terceiranistas do curso normal de uma escola pública em Rio Grande. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

25.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Carolina Carret Peres. Avaliação da relação entre os usos dialetais e a reprovação escolar em uma classe de ensino fundamental no sul do Brasil. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

26.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Carla Margot de Castro Oliveira. Despertando para o prazer de ler. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

27.
BORGES, Paulo; AMARAL; MOZZILO, I. F.. Participação em banca de Danielle Silveira de Almeida Betemps. Estrangeirismo: defendê-los ou condená-los. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas.

28.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Cleubi de Almeida Antunes. O brasileiro falado e o português escrito.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Paulo Sérgio Gonçalves Barcelos.A ética na pesquisa em letras: um estudo para reflexão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Redação e Revisão de Textos) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
BORGES, Paulo. Participação em banca de Angélica Noronha de Sá.A Enunciação de dicas de português no facebook: entre regras e preconceito. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALCANTARA, C. C.; BORGES, Paulo; NEUSCHRANK, A.. Linguística Aplicada e Ensino de Língua Portuguesa. 2017. Universidade Federal do Pampa.

2.
BORGES, Paulo; BRAUNER, P. B. A.; df. Seleção de Professor Temporário para a Área de Língua Portuguesa e Língua Latina. 2012. Universidade Federal de Pelotas.

3.
BORGES, Paulo; BRAUNER, P. B. A.; ALCANTARA, C. C.. Banca de Seleção de Professor Temporário para a Área de Língua Portuguesa e Língua Latina. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

4.
BORGES, Paulo; AMARAL; DRESCH, M.; PERROT, A. C.. Comissão Examinadora das provas do Concurso Público para Professor Adjunto - Área de Língua Portuguesa e Linguística. 2010.

5.
BORGES, Paulo; ALCANTARA, C. C.; PAULA, M. R. B.; FREITAS, L. F. R.. Comissão Examinadora das provas do Concurso Público para Professor Adjunto - Área de Língua Portuguesa e Linguística. 2010.

6.
BORGES, Paulo; ALCANTARA, C. C.; DUARTE, N. E. W. P.; AMARAL. Banca de Seleção de Professor Substituto na Área de Língua Portuguesa e Linguística.. 2008.

7.
BORGES, Paulo; AMARAL; DUARTE, N. E. W. P.. Comissão examinadora das provas do Concurso Público para Professor adjunto da FL- área de língua portuguesa.. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

8.
BORGES, Paulo; CARDOSO, P. F. E.; ALCANTARA, C. C.. Comissão examinadora das provas do Concurso Público para Professor adjunto da FL- área de língua portuguesa e linguística.. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

9.
BORGES, Paulo. Banca de Concurso Público para Professor Assistente , área de Letras ( Língua Port. e Linguística). 2006. Universidade Federal de Pelotas.

10.
BORGES, Paulo. Banca de Concurso público para Prof. Assistente, área Letras-Língua Port.-Pedagogia. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

11.
BORGES, Paulo. Banca de Concurso Prof.Assistente , área de Letras -Língua Port. e Linguística Aplicada. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

12.
BORGES, Paulo. Banca de Concurso Público Prof. Assistente, área Letras - Língua Port. e Linguística,Pedagogia -Jaguarão. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

13.
BORGES, Paulo. Banca de seleção de Prof. Subst.,área Língua Port. e Linguística. 2005. Universidade Federal de Pelotas.

14.
BORGES, Paulo. Banca de Concurso Público Prof. Adjunto, área de Língua Port. e linguística. 2004. Universidade Federal de Pelotas.

15.
BORGES, Paulo. Banca de seleção de professor efetivo ,área de Língua Port. e Linguística. 2004. Universidade Federal de Pelotas.

16.
BORGES, Paulo. Banca de concurso público prof.substituto,área de Língua Port. e Prod. da Leitura e da Escritura. 2004. Universidade Federal de Pelotas.

17.
BORGES, Paulo. Banca de Concurso Prof.Assistente , área de Letras -Língua Port. e Linguística. 2004.

18.
BORGES, Paulo. Comissão para seleção da turma do curso de especialização em leitura e produção textual. 2004. Universidade Federal de Pelotas.

19.
BORGES, Paulo. Banca de Concurso Prof.Assistente , área de Letras -Língua Port. e Prod. da Leitura e da Escritura. 2003. Universidade Federal de Pelotas.

20.
BORGES, Paulo. Banca de Concurso Prof.Assistente , área de Letras -Língua Port. e Linguística Aplicada ao ensino do Port.. 2003. Universidade Federal de Pelotas.

21.
BORGES, Paulo. Banca de Concurso Prof.Assistente , área de Letras -Língua Latina e Língua Port.. 1999. Universidade Federal de Pelotas.

22.
BORGES, Paulo. Banca de Concurso Prof.Assistente , área de Letras -Língua Port. e Linguística. 1998. Universidade Federal de Pelotas.

23.
BORGES, Paulo. Banca de Concurso Prof.Assistente , área de Letras -Língua Portuguesa. 1997. Universidade Federal de Pelotas.

Outras participações
1.
BORGES, Paulo. Eventos de culminância do PEIF 2015. 2015. Universidade Federal de Pelotas.

2.
BORGES, Paulo Ricardo Silveira; df; ANTONELALI, A. L.; BORGES, Paulo. Revisão de Prova. 2014. Universidade Federal de Pelotas.

3.
BORGES, Paulo. Grupo de Trabalho para análise do teor do Estatuto e Regimento Geral da UFPEL. 2009.

4.
BALDO, A.; MARTINS, A. M.; ALCANTARA, C. C.; MOZZILO, I. F.; CUNHA, J. M. S.; AMARAL; BORGES, Paulo; REQUIAO, R. A.; SANTOS, S. C. K.. Grupo de trabalho para implementação de Curso de Mestrado em Letras da Faculdade de Letras.. 2008.

5.
BORGES, Paulo. Processo de seleção dos alunos para os cursos sequênciais. 1999. Universidade Federal de Pelotas.

6.
BORGES, Paulo. Banca de Correção das Provas de Redação para o Vestibular. 1998. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - 6º SENALLP. 2017. (Seminário).

2.
6º Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - 6º SENALLP.O texto intercultural como estratégia na formação do saber: experiências pedagógicas na Fronteira da Paz. 2017. (Seminário).

3.
6º Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - 6º SENALLP.O uso social da língua como processo de identidade em aulas de língua materna. 2017. (Seminário).

4.
6º Seminário nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - SENALLP.O percurso oral do pronome "a gente" no português brasileiro: uma viagem por diferentes períodos históricos. 2017. (Seminário).

5.
Sociolinguística: variação, estilo, atitude e acomodação. 2017. (Outra).

6.
III Congresso Internacional de professores de Línguas Oficiais do Mercosul e III Encontro das Associações de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul. Interface português-espanhol num contexto de aprendizagem. 2016. (Congresso).

7.
Minicurso Discursos verbo-visuais em foco: práticas de análise dialógica e ensino de língua portuguesa. 2016. (Outra).

8.
V Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa.A interculturalidade como proposta pedagógica: realidade escolar de duas escolas fronteiriças do município de Santana do Livramento antes e depois do PEIF. 2016. (Seminário).

9.
1ª Jornada de Formação dos Professores do Programa Escolas Interculturais de Fronteira.A Realidade sociolinguística-intercultural da fronteira de Santana do Livramento/Rivera antes e depois do PEIF: Compartilhamento de Um Relato de Experiência na Fronteira da Paz. 2015. (Outra).

10.
A tutoria no curso de Letras-Espanhol na modalidade EAD.Sociolinguística como processo de interação teoria-prática: o contexto escolar e a diversidade linguística. 2015. (Outra).

11.
Encontro de Professores de Português no Centro Regional de ProProfesores del Norte - Sede Rivera.A Sociolinguística Educacional: Interação Teoria-Prática no Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa. 2015. (Encontro).

12.
Encontros Culminância PEIF (Coordenação Institucional).Coordenação Institucional. 2015. (Encontro).

13.
Formação Continuada.Sociolinguística Educacional. 2015. (Encontro).

14.
Formação do Programa Escolas Interculturais de Fronteira - UNIPAMPA Jaguarão.O Programa Escolas Interculturais de Fronteira: tensões, desafios e perspectivas. 2015. (Encontro).

15.
I Encontro de Formação do PEIF: história e língua na Fronteira da Paz.O Programa Escolas Interculturais de Fronteira como proposta educacional. 2015. (Encontro).

16.
II Seminário Línguas em Contato: Onde Estão as Fronteiras.A "Fronteira da Paz" com duas realidades de integração binacional: a fronteira imaginária e a fronteira real. 2015. (Seminário).

17.
Projeto Educação Continuada SME - UFPel.Sociolinguística como processo de integração teoria-prática: o contexto educacional e a diversidade linguística. 2015. (Encontro).

18.
Semana Integrada - Ensino, Pesquisa, Extensão - UFPel 2015. Análise sociolinguística do uso de "a gente" em variação com o pronome pessoal "nós" em registros na literatura regional brasileira das décadas de 20, 40, 50, 60 e 90. 2015. (Congresso).

19.
Tutoria no Curso de Letras-Espanhol na modalidade EAD.Sociolinguística como processo de interação teoria-prática: o contexto escolar e a diversidade linguística. 2015. (Encontro).

20.
V Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - SENALLP. 2015. (Seminário).

21.
V Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - SENALLP.A Interculturalidade Como Proposta Pedagógica: Realidade Escolar de Duas Escolas Fronteiriças do Município de Santana do Livramento Antes e Depois do PEIF. 2015. (Seminário).

22.
2º Congreso Internacional Investigación e Innovación en ELE. Unidad y diversidad del español. Avances en la certificación de ELE. 2014. (Congresso).

23.
2º Congreso Internacional Investigación e Innovación en ELE. Unidad y diversidad del español. Avances en la certificación de ELE. Frontera de la paz: lengua, cultura e interculturalidad. 2014. (Congresso).

24.
Curso de Formação Continuada do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) - Acompanhamento Pedagógico.Fundamentos teórico-metodológicos do PEIF: experiências de funcionamento do Programa. 2014. (Encontro).

25.
I Encontro de Formação Continuada do Programa Escolas Interculturais de Fronteira - PEIF.Programa Escolas Interculturais de Fronteira - PEIF. 2014. (Encontro).

26.
II Encontro de Formação Continuada - PEIF.PEIF - Uma proposta pedagógica-metodológica socialmente inclusiva. 2014. (Encontro).

27.
III Encontro de Formação Continuada "Viagem Intercultural ao Uruguai Montevideo/Colônia do Sacramento. 2014. (Encontro).

28.
I Seminário Internacional do PEIF: diversidade cultural na Fronteira da Paz. 2014. (Seminário).

29.
Seminario de Educación Básica "Políticas de Educación Infantil".PEIF - Programas Escolas Interculturais de Fronteira. 2014. (Seminário).

30.
Reunião Técnica sobre as Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF).Escolas Interculturais de Fronteira/Santana do Livramento. 2013. (Encontro).

31.
Semana Acadêmica de Letras 2012.Sociolinguística Educacional: da Teoria à Prática em Sala de Aula. 2012. (Outra).

32.
II Seminário Internacional Permanente: Universidade e Integração Fronteiriça - A importância da pesquisa e da extensão para o desenvolvimento fronteiriço.Conferência "Escolas de fronteira". 2011. (Seminário).

33.
Seminário Fronteira Bilíngue.Escolas Bilíngues de fronteira. 2011. (Seminário).

34.
Perspectivas para a Faixa de Fronteira. 2010. (Seminário).

35.
Seminário: Interfaces entre língua, educação e cultura surda. 2010. (Seminário).

36.
Seminário de Línguas Em Contato: Espanhol e Português. 2010. (Seminário).

37.
Seminário Internacional Permanente Universidade e Integração Fronteiriça - A Extensão Universitária nas Fronteiras do Brasil. 2010. (Seminário).

38.
Semana Acadêmica de Letras 2009 e II Seminário de Metodologia de Línguas e Literatura/UFPel.Letras 25 anos. 2009. (Seminário).

39.
1º Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literatura. 2007. (Seminário).

40.
I Fórum Internacional da Diversidade Lingüística..Língua Estrangeira e diversidade lingüística na Universidade: do Vestibular à Pós - Graduação... 2007. (Outra).

41.
I Fórum Internacional da Diversidade Lingüística.. 2007. (Outra).

42.
Semana Acadêmica Letras/Ufpel - Perspectivas de Ensino no Século XXI.Sociolingüística Educacional. 2007. (Encontro).

43.
7º Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul.Contato Lingüístico. 2006. (Encontro).

44.
VII Círculo de Estudos linguísticos do Sul.Contato Linguístico. 2006. (Encontro).

45.
VII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.A variável classe social e o uso de a gente no Sul do Brasil. 2006. (Encontro).

46.
Atitudes e Comportamentos Linguísticos nas Fronteiras do RS. 2004. (Outra).

47.
Colóquio Leituras de Émile Benveniste.A pessoalização do pronome a gente sob a perspectiva da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. 2004. (Outra).

48.
III Fórum Internacional de Esino de Línguas Estrangeiras. 2004. (Outra).

49.
Projeto de extensão" Estudo de Variação e Mudança Linguística. 2004. (Outra).

50.
VI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.Diferentes mudanças encadeadas em torno do uso de a gente no PB. 2004. (Encontro).

51.
É conversando que a gente se entende. 2001. (Encontro).

52.
XII Encontro Regional do Projeto VARSUL. 2001. (Outra).

53.
Curso Livre de Extensão Universitária. 2000. (Outra).

54.
IV Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. 2000. (Encontro).

55.
Tópicos de Sociolinguìstica Histórica: Português Espanhol. 2000. (Outra).

56.
Curso "Novas perspectivas de fonologia". 1999. (Seminário).

57.
Curso de sociolingüística comparativa. 1999. (Outra).

58.
Seminário do Projeto para a História do Português Brasileiro. 1999. (Seminário).

59.
Análise Quantitativa em Linguística com VARBRUL. 1998. (Outra).

60.
IX Encontro Regional do Projeto VARSUL. 1998. (Encontro).

61.
II Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.Processo Fonológico de Assimilação: comparação entre a Diacronia e a aquisição do português. 1997. (Encontro).

62.
IV Encontro Nacional Sobre Aquisição da Linguagem. 1997. (Encontro).

63.
Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 1997. (Seminário).

64.
VI Jornada de Estudos "Educação uma construção coletiva e permanente".Áreas de Conhecimento: objetivos e Persperctivas - Língua Portuguesa. 1997. (Outra).

65.
II Encontro de Lingüística e Línguas Clássicas: Grego, Latim e Sânscrito. 1996. (Encontro).

66.
Aspectos da Teoria da Otimização e da Autossegmental. 1995. (Outra).

67.
I Encontro de CelSul - Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul.A evidência discrônica na caracterização da consoante palatal /λ/,como uma consoante complexa. 1995. (Encontro).

68.
Seminário Internacional de Fonologia. 1995. (Seminário).

69.
III Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem. 1994. (Encontro).

70.
Seminário Internacional de Psicolingüística: Mini-curso: Pesquisas de aquisição da linguagem em Portugal. 1993. (Seminário).

71.
Seminário Internacional de Psicolingüística - Workshop: Childes Project. 1993. (Seminário).

72.
V Salão de Iniciação Cienífica.Que processos fonológicos sofrem as líquidas do Português ?. 1993. (Outra).

73.
: I Encontro de Língua e Literatura - VII Encontro de Língua Inglesa. 1992. (Encontro).

74.
1º Congresso de iniciação científica UFPEL/FURG - Prêmio Jovem. Aquisição das Líquidas do Português. 1992. (Congresso).

75.
IV Salão de Iniciação Científica.A a quisição das Líquidas do Português. 1992. (Outra).

76.
VIII Semana Acadêmica do Curso de Letras da UFPEL. 1992. (Encontro).

77.
VIII Seminário Integrado de Ensino de Línguas e Literatura: "A formação do professor". 1992. (Seminário).

78.
VII Semana Acadêmica do Curso de Letras da UFPEL. 1991. (Encontro).

79.
VII Seminário Integrado de Ensino de Línguas e Literatura: o ensino em curso, o ensino da língua portuguesa. 1991. (Seminário).

80.
V Semana Acadêmica do Curso de Letras da UFPEL. 1990. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERNANDEZ , A. L. R. N. B. ; BORGES, Paulo . I Encontro de Formação Continuada do PEIF 2016: educação intercultural - metodologia via projetos de pesquisa. 2016. (Outro).

2.
BORGES, Paulo. Sociolinguística e ensino de línguas. 2016. (Outro).

3.
BORGES, Paulo Ricardo Silveira ; BORGES, Paulo . I Encontro de Formação do PEIF: história e língua na Fronteira da Paz. 2015. (Outro).

4.
FERNANDEZ , A. L. R. N. B. ; BORGES, Paulo . I Encontro de Formação Continuada do Programa Escolas Interculturais de Fronteira - PEIF. 2014. (Outro).

5.
FERNANDEZ , A. L. R. N. B. ; BORGES, Paulo . II Encontro de Formação Continuada - PEIF "Contatos Culturais na Fronteira da Paz". 2014. (Outro).

6.
FERNANDEZ , A. L. R. N. B. ; BORGES, Paulo . III Encontro de Formação Continuada "Viagem Intercultural ao Uruguai Montevideo/Colônia do Sacramento". 2014. (Outro).

7.
FERNANDEZ , A. L. R. N. B. ; BORGES, Paulo . I Seminário Internacional do PEIF "Diversidade Cultural na Fronteira da Paz". 2014. (Outro).

8.
BORGES, Paulo. 1º Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literatura. 2007. (Outro).

9.
BORGES, Paulo. Introdução à teoria Gerativa. 2005. (Outro).

10.
BORGES, Paulo. Curso de Língua, tradução e cultura latina. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luciana Roldão Ramos. A Variação e a Mudança dos Adjetivos do Sintagma Nominal: análise e fala dos personagens da peça teatral A Viúva Pitorra de João Simões Lopes Neto. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paulo Sérgio Gonçalves Barcelos. A ética na pesquisa em Letras: um estudo para reflexão. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redação e Revisão Textual) - UFPel. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
José Edson de Barros Correia. O Processo de Variação de Marcadores Linguísticos de Gênero e sua Relação com Adesão, Continuidade e Desempenho Escolar de Meninos e Pré-adolescentes. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, . Coorientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Patrícia Cardoso. MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

2.
Roselaine Alves Danemberg. A influência do contexto social nas realidades linguísticas. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

3.
Luciana Roldão Ramos. A variação e a mudança dos adjetivos no Sintagma Nominal: análise da fala dos personagens da peça teatral A Viúva Pitorra de João Simões Lopes Neto. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Leitura e Produção Textual) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

4.
Katia Beatriz Teixeira de Oliveira. O CONHECIMENTO DOCENTE SOBRE AS NORMAS LINGUÍSTICAS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Letras) - UFPel. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

5.
Fernanda Cristina Rutz Raatz. DESCRIÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DAS PRODUÇÕES ESCRITAS NOS TEXTOS DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PELOTAS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Letras) - UFPel. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

6.
Luciana da Silva Garcia. O preconceito linguístico no ensino de língua portuguesa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

7.
Rejane Radtke Gomes. A importância dos 'erros': como identificar e trabalhar as dificuldades recorrentes na escrita dos alunos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

8.
Maria do Carmo Nogueira Soares. Como nossos alunos estão escrevendo?. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

9.
Beatriz Helena Duarte dos Santos. Análise Sócio-educacional acerca da Língua ensinada na escola pública versus escola particular: realidade ou abstração?. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

10.
Hector Horacio Severi Cardoso. Desculpa yo no falo português: um olhar sobre falantes do espanhol no Sul do Brasil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

11.
Marcos Ronei Peverada Fernandes. ( Homo) sexualidade e a escola - Do " Legal" ao "Real". 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

12.
Raissa Kegle Torres. A missão de escola indígena de São Miguel das Missões. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

13.
Daiane de Jesus Garcia. Ensino de Língua Portuguesa: de uma abordagem teórica e uma análise prática.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

14.
Tatiane da Silva Chist. Análise quantitativa e qualitativa sobre o processo de ensino-aprendizagem de duas turmas da 3ª série do ensino fundamental de duas instituições educacionais do município de Pelotas.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Airton Urias Lemes. O Processo de Educação/Metodologia do/no Ensino de Línguas: historicidade, percursos, experiências e soluções. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

2.
José Namur Moraes Miguel. Tecnologias Digitais: a Socialização das Línguas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

3.
Leila Alves. Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino da Língua Espanhola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

4.
Rodrigo de Castro Weiss. O Uso de Fábulas e Contos de Fada no Ensino Comunicativo de Espanhol como Língua Estrangeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

5.
Giselda Keenan Acosta. O Professor Frente às Novas Tecnologias na Era do Pós-Método. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

Iniciação científica
1.
Carolina Carret. Banco de Dados Sociolingüístico da Fronteira e da Campanha Sul-Riograndense- BDS Pampa. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

Orientações de outra natureza
1.
Andressa de Quevedo Alves. Cursos de Extensão Oferecidos à Comunidade. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

2.
Letícia Oliveira de Oliveira. Cursos de Extensão Oferecidos à Comunidade. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

3.
Maritza Mulet Suluy. Cursos de Extensão Oferecidos à Comunidade. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

4.
Martiolli Santos Farias. Cursos de Extensão Oferecidos à Comunidade. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

5.
Cristina Vieira Real. Cursos de Extensão Oferecidos à Comunidade. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

6.
Marceli Tessmar Blanck. Curso de Extensão Oferecido para a Comunidade. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras: Português) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

7.
Denise Blank Corrêa. Programa Extensão Centro de Letras e Comunicação. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras: Português) - Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.

8.
Clarrissa de Menezes Amariz. Cursos de Extensão Oferecidos à Comunidade. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Paulo Ricardo Silveira Borges.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 4:38:35