Denilson Luís Werle

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5908578146482946
  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004), pós doutorado em Filosofia pelo CEBRAP (2007) e estágio sênior (CAPES) na J. W. Goethe Universität em Frankfurt am Main (set/2013 a mar./2014). É professor de ética e filosofia política no departamento de filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisador do núcleo "Direito e Democracia" no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e pesquisador do Núcleo de Ética e Filosofia Política da UFSC (NEFIPO). Atualmente está desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre as possíveis gramáticas da justiça, buscando uma articulação entre filosofia política normativa e teoria crítica da sociedade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denilson Luís Werle
Nome em citações bibliográficas
WERLE, D. L.;Werle, Denilson L.;WERLE, DENILSON LUIS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Filosofia.
Campus Universitário
Trindade
88040-900 - Florianopolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476
Telefone: (48) 37219433
URL da Homepage: www.www.cfh.ufsc.br/filosofia


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2004
Doutorado em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Lutas Por Reconhecimento e Justificação da Normatividade (Rawls, Taylor e Habermas), Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Terra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: liberais e comunitaristas; teoria democrática; filosofia política contemporânea; lutas por reconhecimento; normatividade; Rawls, Taylor e Habermas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: filosofia política / Especialidade: filosofia política contemporânea.
1996 - 1998
Mestrado em Sociologia Política.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Sociedade civil, mercado político e fundamentos da normatividade: teoria da escolha racional e teoria da sociedade civil de Cohen e Arato,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Prof. Dr.Sérgio Costa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: justificação; normatividade; mercado político; sociedade civil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Teoria Política Conteporânea.
1998 - 2000
Especialização em Programa de Formação de Quadros Profissionais.
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil.
Título: Qual Racionalidade? Qual Democracia?.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1990 - 1995
Graduação em Economia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Regime de Acumulação e Modo de Regulação no Modelo de Desenvolvimento Brasileiro pós-1930.
Orientador: Laércio Barbosa Pereira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Goethe Universität Frankfurt am Main, UNI-FRANKFURT, Alemanha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: teoria das ciências humanas.
2004 - 2007
Pós-Doutorado.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: filosofia política.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

Atividades

2007 - 2009
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Filosofia (Mestrado), .

Linhas de pesquisa
Moral, Política e Direito
2007 - 2009
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Contemporânea
Filosofia Política
2007 - 2009
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Política


Linhas de pesquisa


1.
Moral, Política e Direito

Objetivo: O objetivo da linha de pesquisa é investigar as relações entre moral, política e direito ao longo da filosofia moderna (de Maquiavel a Rousseau) e nas principais correntes da filosofia política contemporânea (utilitarismo, marxismo, liberais, comunitaristas/republicanos e teóricos da democracia deliberativa)..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: filosofia política contemporânea; democracia deliberativa; liberais e comunitaristas; teorias da justiça; contrato social.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A gramática da justiça
Descrição: Quais as exigências fundamentais da justiça nas sociedades contemporâneas, como elas são justificadas e o que a justiça exige das práticas e instituições da democracia social? Muitas das obras mais produtivas nas discussões contemporâneas sobre a fundamentação e realização da justiça giram em torno destas questões. O projeto de pesquisa parte do pressuposto de que a questão da justiça pode ser apresentada de modo mais frutífero, tanto do ponto de vista dos fundamentos normativos quanto de sua realização, a partir de uma investigação mais apropriada das gramáticas da justiça implícitas nos conflitos sociais e políticos. Nas discussões contemporâneas sobre a justiça, há pelo menos duas maneiras de apresentar o problema. De um lado, estão as teorias que entendem a gramática da justiça orientadas pelo paradigma da alocação e distribuição, defendendo que a questão central da justiça é saber quais bens (recursos, níveis de bem-estar, capacidades etc.) cabem aos indivíduos em termos de justiça ? quem tem direito a receber o que. Nas respostas a essa questão procura-se, em geral, saber se os indivíduos e grupos possuem ?o suficiente? dos bens considerados vitais para uma vida boa ou humanamente digna. De outro lado, aquelas que colocam a questão política do poder como a primeira questão da justiça, voltando seu foco para o problema de saber como os bens a serem distribuídos surgem ?no mundo?, ou seja, a dimensão da produção e da organização justa da cooperação social. Neste ponto de vista, a justiça é apresentada como uma conceito relacional orientado para o diagnóstico crítico das relações de dominação social e política arbitrárias, tendo como objeto primário os diferentes contextos e práticas de socialização das pessoas e grupos. Ou seja, a justiça deveria estar orientada às estruturas e relações intersubjetivas, e não aos estados subjetivos ou supostamente objetivos de provisão de bens e necessidades. O objetivo do projeto de pesquisa é discutir as razões que sustentam essas duas interpretações sobre qual a gramática profunda da justiça e examinar algumas consequências para o formulação de uma teoria crítica da justiça. A hipótese que orienta a investigação é de que o exame da possibilidade socialmente efetiva de uma teoria crítica da justiça, que procura obter seus critérios da crítica imanentes à forma de vida social e política, aquela gramática não pode ser simplesmente antecipada em discussões teóricas sobre liberdade, igualdade e solidariedade e assim por diante, mas sim ela precisa também ser reconstruída da perspectiva das reivindicações concretas feitas pelas pessoas nos diferentes tipos de conflitos. Para isso, é necessário investigar a ideia da justiça a partir de um conceito de razão prática incorporado em diferentes contextos de justiça, isto é mediado histórica e sociológica pelos desdobramentos dos conflitos nas esferas públicas das sociedades modernas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Denilson Luís Werle - Coordenador.
2012 - 2015
Justiça, democracia e os limites da tolerância
Descrição: Uma das questões centrais na teoria política contemporânea consiste em saber como é possível existir, ao longo do tempo, uma sociedade justa e estável de cidadãos livres e iguais, mas que permanecem profundamente divididos entre si por concepções de vida boa divergentes e conflitantes. Além do problema da justiça distributiva, a ideia de uma sociedade justa nos remete também à questão da tolerância. O objetivo geral da pesquisa é discutir, em um primeiro momento, qual o sentido da ideia de tolerância e como se coloca o problema de estabelecer legitimamente seus limites. Parte-se do pressuposto de que estamos diante de um conceito filosoficamente evasivo e ambíguo: para alguns, trata-se de uma virtude política essencial para manter uma eticidade democrática fundamentada no respeito mútuo e na igualdade política; para outros, é uma palavra que significa poder, dominação, repressão e exclusão e que aparece efetivamente como a expressão de um falso reconhecimento. A partir da discussão do conceito de tolerância e das diferentes concepções específicas de tolerância desenvolvidas na modernidade, pretende-se mostrar que, como sugerido originalmente por Rainer Forst, o conceito de tolerância, para ganhar forma e conteúdo, é normativamente dependente de duas outras ideias: a de justiça e de democracia. Na dimensão da justiça, a tolerância aparece como uma virtude da justiça tanto como virtude política das instituições quanto como virtude moral dos cidadãos, e também aparece como uma virtude da própria razão prática (expressa na ideia dos burdens of judgment). Na dimensão da democracia, a questão dos limites da tolerância exige a especificação de um princípio de justificação pública (ou de legitimação política) baseado na reciprocidade e na universalidade, segundo o qual os próprios cidadãos decidem quais as normas, práticas e instituições que organizam a vida comum são legítimas à luz de razões que todos poderiam razoavelmente aceitar, ou não rejeitar razoavelmente. Em um s.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Denilson Luís Werle - Coordenador.
2009 - 2012
Pluralismo, tolerância e democracia
Descrição: O objetivo geral da pesquisa é examinar como foram sendo desenvolvidas na filosofia política moderna e contemporânea diferentes justificações filosóficas para a questão dos limites da tolerância e, conseqüentemente, diferentes concepções de legitimação das formas e do exercício do poder político. A pesquisa será desenvolvida em três etapas: (a) reconstrução dos principais argumentos a favor da tolerância desenvolvidos pelo autores clássicos da filosofia moderna, com uma análise mais detalhada das reflexões de Pierre Bayle e das contribuições liberais de John Locke e Stuar Mill. (b) A partir dessa reconstrução, mostrar como pode ser formulado um conceito de tolerância - caracterizado por três componentes fundamentais: objeção, aceitação e rejeição - que vai adquirindo diferentes conteúdos e configurações, o que nos permite falar de diferentes concepções de tolerância justificadas por uma série de diferentes razões (religiosas, pragmático-políticas, éticas, deontológico-morais). O objetivo dessa etapa é analisar a tolerância no conflito (expressão usada por Rainer Forst) examinando como, no interior dos processos de racionalização do poder político e de formação da consciência moral moderna, se desenvolveram diferentes concepções de tolerância : a concepção permissiva ou condescendente [Erlaubnis-Konzeption]; tolerância como coexistência (Koexistenz-Konzeption); como respeito moral (Respekt-Konzeption) e como valorização e estima (Wertschätzungs-Konzeption). Essa concepções apontam para diferentes formas de justificação pública e de legitimação política dos limites da tolerância. Portanto, para diferentes formas de entender a relação política nas democracias constitucionais modernas. Nesse sentido, num terceiro momento da pesquisa (c) trata-se de analisar como a questão dos limites da tolerância é retomada na filosofia política contemporânea no contexto do debate entre liberais e comunitaristas sobre os fundamentos de uma concepção liberal igualitária de cidadania de.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Democracia Deliberativa e Razão Pública. Moral e Política em Rawls e Habermas
Descrição: O objetivo do projeto é confrontar duas teorias da justificação da normatividade na filosofia política contemporânea: o liberalismo político de John Rawls e o republicanismo kantiano de Jürgen Habermas. Duas esferas de problemas serão examinadas. Uma delas refere-se à forma como os dois autores reconstroem o ponto de vista moral imparcial expresso no conceito kantiano de autonomia. A outra diz respeito à forma de mediação do ponto de vista moral imparcial com o procedimento democrático de legitimação, configurado segundo os ideais pressupostos na concepção de democracia deliberativa e na idéia de razão pública. Considerando os fortes componentes epistêmicos e normativos contidos nesses ideais, pretende-se examinar as diferenças e semelhanças no modo de Rawls e Habermas conceberem a razão prática que possibilita a mediação entre a argumentação moral e as deliberações políticas, isto é, o vínculo ou a passagem entre ideais normativos e a realidade das práticas sociais e instituições político-jurídicas. A hipótese é que em vista do modo de conceber a razão pública como forma de mediação entre a moral (ou princípios de justiça) e as deliberações políticas decorrem modelos diferentes de integração social e de legitimação política, os quais permitem uma discussão ampliada dos dilemas da eticidade democrática no contexto das sociedades modernas, a saber, universalismo e contextualismo, indivíduo e comunidade, justiça e solidariedade; direitos fundamentais e bem comum, autonomia privada e autonomia pública..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Denilson Luís Werle - Coordenador / Rennan Pardal Wilchez - Integrante / Kalil Chaaban - Integrante / Jarbas Luiz dos Santos - Integrante / Joacir Coelho de Souza - Integrante.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Ethic@ (UFSC)
2007 - Atual
Periódico: Cadernos de Filosofia Alemã
2007 - Atual
Periódico: Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP)
2007 - Atual
Periódico: Princípios (UFRN. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: teoria das ciências humanas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: filosofia política/Especialidade: filosofia política contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: teoria crítica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: teorias da justiça.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WERLE, DENILSON LUIS2016WERLE, DENILSON LUIS. RECONHECIMENTO E AUTONOMIA NA TEORIA DA JUSTIÇA DE AXEL HONNETH. SÍNTESE - REVISTA DE FILOSOFIA, v. 43, p. 401-421, 2016.

2.
WERLE, D. L.2014WERLE, D. L.. Justica, liberdades básicas e as bases sociais do autorespeito. Ethic@ (UFSC), v. 13, p. 74-90, 2014.

3.
WERLE, D. L.2014WERLE, D. L.; Nobre, M. . Tolerancia. ComCiência (UNICAMP), v. 159, p. 1, 2014.

4.
WERLE, D. L.2014WERLE, D. L.. A estrutura básica como objeto da justiça: liberdades básicas e as bases sociais do autorrespeito. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 19, p. 63-83, 2014.

5.
WERLE, D. L.2013WERLE, D. L.. Razão e democracia - uso público da razão e política deliberativa em Habermas. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso), v. 36, p. 149-176, 2013.

6.
WERLE, D. L.2012WERLE, D. L.. A ideia de justiça e a prática da democracia. Novos Estudos CEBRAP (Impresso), v. 92, p. 153-161, 2012.

7.
WERLE, D. L.2012WERLE, D. L.. Tolerância, legitimação política e razão pública. Dissertatio (UFPel), v. 35, p. 141-161, 2012.

8.
WERLE, D. L.2012WERLE, D. L.. Direitos individuais e soberania popular em Locke. Peri, v. 4, p. 51-62, 2012.

9.
WERLE, D. L.2011WERLE, D. L.. Liberdades básicas, justificação pública e poder político em John Rawls. Dissertatio (UFPel), v. 34, p. 183-207, 2011.

10.
WERLE, D. L.2010WERLE, D. L.. Vontade geral, natureza humana e sociedade democrática justa. Rawls leitor de Rousseau. Dois Pontos (UFPR), v. 7, p. 31-52, 2010.

11.
WERLE, D. L.2009WERLE, D. L.; NOBRE, Marcos . Dossiê tolerância. apresentação. Novos Estudos CEBRAP (Impresso), v. 84, p. 5-12, 2009.

12.
WERLE, D. L.2000WERLE, D. L.. Resenha: A moralidade da democracia: ensaios em teoria habermasiana e teoria democrática, de Leonardo Avritzer. Cadernos de Filosofia Alemã, São Paulo, n.6, p. 103-112, 2000.

13.
WERLE, D. L.1997 WERLE, D. L.; COSTA, S. . Reconhecer as diferenças: liberais, comunitaristas e as relações raciais no Brasil. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 49, p. 159-178, 1997.

14.
WERLE, D. L.1997WERLE, D. L.; Pereira . Crises e regulação nas economias desenvolvidas e brasileira. A Economia em Revista, Maringá, v. 5, n.2, 1997.

15.
WERLE, D. L.1995WERLE, D. L.; Pereira . Distribuição de renda e acumulação: um enfoque teórico. A Economia em Revista, Maringá, v. 4, n.1, p. 17-33, 1995.

16.
WERLE, D. L.1995WERLE, D. L.; Pereira . Estrutura de demanda e perspectivas da economia brasileira. Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v. 23, n.3, p. 271-296, 1995.

17.
WERLE, D. L.1995WERLE, D. L.; Pereira ; Sousa, F. P. . Mais crise, mais lucro: a condição não moderna do Brasil. Plural, Florianópolis, v. 4, n.6, p. 106-111, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
WERLE, D. L.; XAVIER, R. B. C. ; ALI, N. ; BORBA, E. ; PIROLI, D. ; SELL, J. A. . Justiça, teoria crítica e democracia. 1. ed. Florianópolis: Nefiponline/UFSC, 2017. v. 1. 441p .

2.
WERLE, D. L.. Justiça e democracia. Ensaios sobre John Rawls e Jürgen Habermas. 1. ed. São Paulo: Esfera Pública, 2008. v. 1. 196p .

3.
WERLE, D. L.; MELO, R. S. (Org.) . Democracia Deliberativa. 1. ed. São Paulo: Esfera Pública, 2007. v. 1. 314p .

4.
COSTA, S. ; WERLE, D. L. ; LEIS, H. ; SCHERER-WARREN, I. ; FIORI, N. ; BENAKOUCHE, T. . Cidadania e Multiculturalismo: A teoria social no Brasil contemporaneo. 1. ed. Lisboa/Florianópolis: Socius/UFSC, 2000. v. 1. 202p .

Capítulos de livros publicados
1.
WERLE, D. L.. Reconhecimento, autonomia e auto-realização na teoria da justiça de Axel Honneth. In: João Hobbus: Juliano do Carmo. (Org.). Sobre normatividade e racionalidade prática. 1ed.Pelotas: NEPFIL, 2017, v. 1, p. 26-48.

2.
WERLE, D. L.. Notas para uma teoria crítica da justiça. In: Denilson Luis Werle; Raquel Cipriani b. Xavier; Nunzio Ali: Eduardo de Borba; Jorge Armindo Sell; Diana Piroli. (Org.). Justiça, teoria crítica e democracia. 1ed.Florianópolis: Nefiponline/UFSC, 2017, v. 1, p. 400-424.

3.
PINZANI, Alessandro ; Werle, Denilson L. . 4. Die Vermögen der Bürger und ihre Darstellung (Vorlesung II). In: Otfried Höffe. (Org.). John Rawls: Politischer Liberalismus. 1ed.: DE GRUYTER, 2015, v. , p. 63-78.

4.
WERLE, D. L.. Os limites da tolerância: uma questão da justiça e da democracia. In: Adrian Gurza Lavalle; Álvaro de Vita; Cícero de Araújo. (Org.). O papel da teoria política contemporânea. Justiça, constituição, democracia e representação. 1ed.São Paulo: Alameda, 2015, v. , p. 101-132.

5.
WERLE, D. L.; MELO, R. S. . Um déficit político do liberalismo hegeliano? Autonomia e reconhecimento em Honneth. In: Rúrion Melo. (Org.). A teoria crítica de Axel Honneth. Reconhecimento, liberdade e justiça. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2013, v. , p. 317-335.

6.
WERLE, D. L.. Teorias contemporaneas da democracia. In: Marcelo Carvalho: Gabriele Cronelli. (Org.). Filsofia: estética e política. 1ed.Cuiabá: Central do Texto, 2013, v. 3, p. 7-196.

7.
WERLE, D. L.. O liberalismo contemporâneo e seus críticos. In: Flamarión Calderia Ramos; Rúrion Soares Melo; Yara Frateschi. (Org.). Manual de filosofia política. Para cursos de teoria do Estado e ciência política, filosofia e ciências sociais. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2012, v. 1, p. 1-336.

8.
WERLE, D. L.. Construtivismo não metafísico e reconstrução pós-metafísica: o debate Rawls-Habermas. In: Marcos Nobre; Luiz Repa. (Org.). Habermas e a reconstrução. 1ed.Campinas: Papirus, 2012, v. 1, p. 169-295.

9.
WERLE, D. L.. Tolerância, legitimação política e razão pública. In: Denis Coitinho Silveira; João Hobus. (Org.). Ação, justificação e legitimidade. 1ed.Pelotas: Ediotra Universitária UFPeL, 2012, v. 1, p. 1-305.

10.
WERLE, D. L.; CARDOSO, Evora L. C. ; SILVA, Felipe G. ; REPA, Luiz Sérgio ; MACHADO, Maíra R. ; MACHADO, Marta R. de A. ; SPECIE, Priscila ; MELO, R. S. ; COSTA, S. . Más allá de la inefectividad de la ley. Estado de derecho, esfera pública y antirracismo. In: Adrián Gurza Lavalle. (Org.). El horizonte de la política. Brasil y la agenda contemporânea de investigación em el debate internacional.. 1ed.México: CIESAS, 2011, v. 1, p. 291-334.

11.
WERLE, D. L.. Pluralismo e tolerância. Sobre o uso público da razão em Habermas. In: Pinzani, Alessandro; Lima, Clóvis M. de; Dutra, Delamar V.. (Org.). O pensamento vivo de Habermas. Uma visão interdisciplinar. 1ed.Florianópolis: Nefipo, 2009, v. 1, p. 263-288.

12.
WERLE, D. L.; SOARES, M. V. . Política e Direito: A questão da legitimidade do poder político no Estado democrático de direito. In: NOBRE, Marcos; TERRA, Ricardo.. (Org.). Direito e Democracia - Um guia de leitura. São Paulo: Malheiros, 2008, v. 1, p. 1-282.

13.
WERLE, D. L.; MELO, R. S. . Reconhecimento e justiça na teoria crítica da sociedade em Axel Honneth. In: Nobre, Marcos. (Org.). Curso Livre de Teoria Crítica. 1ed.Campinas: Papirus, 2008, v. 1, p. 1-302.

14.
WERLE, D. L.. Princípios de justiça e razão pública: a concepção de democracia deliberativa de John Rawls. In: Peres, Daniel Tourinho. (Org.). Justiça, virtude e Democracia. 1ed.Salvador: Quarteto, 2006, v. , p. 7-319.

15.
WERLE, D. L.. Democracia Deliberativa e os Limites da Razão Pública. In: Vera Schattan Ruas P. Coelho; Marcos Nobre. (Org.). Participação e Deliberação. Teoria democrática e experiências institucionais no Brasil contemporâneo. 1ed.São Paulo: Editora 34, 2004, v. 1, p. 1-368.

16.
WERLE, D. L.. Jürgen Habermas e a reconstrução das regras do jogo político democrático. In: Eduardo Chagas Oliveria. (Org.). Filosofia Política e Teoria Social. 1ed.Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2001, v. 1, p. 27-65.

17.
WERLE, D. L.; COSTA, S. . Reconhecer as diferenças: liberais, comunitaristas e as relações raciais no Brasil. In: Leonardo Avritzer; José Maurício Domingues. (Org.). Teoria social e modernidade no Brasil. 1ed.Belo Horizontye: Editora UFMG, 2000, v. 1, p. 207-236.

18.
WERLE, D. L.; COSTA, S. . Reconhecer as diferenças: liberais, comunitaristas e relações raciais no Brasil. In: Ilse Scherer-Warren; Tamara Benakouche; Héctor Ricardo Leis; Sérgio Costa; Denilson Luís Werle; Neide Almeida Fiori; Armando de Melo Lisboa. (Org.). Cidadania e multiculturalismo: a teoria social no Brasil Contemporâneo. 1ed.LIsboa; Florianópolis: Editora Socius; Editora da UFSC, 2000, v. 1, p. 82-116.

19.
WERLE, D. L.; COSTA, S. . Universalismo e Contextualismo: Rawls e os comunitaristas. In: Sônia T. Felipe. (Org.). Justiça como equidade: fundamentação e interlocuções polêmicas (Kant, Rawls,Habermas). 1ed.Florianópolis: Insular, 1998, v. , p. 327-333.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
WERLE, D. L.. Os méritos do neocontratualismo nas sociedades democráticas. IHU - Revista do Instituto Humanitas Unisinos, Sao Leopoldo, p. 47 - 51, 10 mar. 2014.

2.
WERLE, D. L.. Indivíduo e sociedade. Habermas e a psicologia social de Mead. Mente, Cérebro & Filosofia, São Paulo, p. 1 - 82, 01 maio 2008.

3.
WERLE, D. L.. Reconhecimento e emancipação. A teoria crítica de Axel Honneth. Mente, Cérebro & Filosofia, p. 1 - 42, 01 maio 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WERLE, D. L.. Tolerância, Democracia e os Limites do Uso Público da Razão. In: 30º Encontro Anual da ANPOCS, 2006, Caxambu. Anais do 30º Encontro Anual da Anpocs. São Paulo: Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
WERLE, D. L.. Justiça e razão pública. A concepção de democracia em John Rawls. In: V Simpósio Internacional Principia, 2007, Florianópolis. Resumos do V Simpósio Internacional Principia. Florianópolis: NEL/UFSC, 2007. v. 1. p. 1-174.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
WERLE, D. L.. Democracia, esfera pública e aceitabilidade racional. In: XV Encontro Nacional da ANPOF, 2012, Curitiba. Caderno de Resumos: XV Encontro Nacional ANPOF. São Paulo: ANPOF, 2012. v. 1. p. 188.

2.
WERLE, D. L.. Liberdades básicas e poder político no liberalismo democrático de John Rawls. In: XIV Encontro Nacional de Pós Graduação em Filosofia, 2010, Águas de Lindóia. Encontro Nacional da ANPOF. Campibas: ANPOF, 2010. v. v.14. p. 135-136.

3.
WERLE, D. L.. Tolerância e democracia. Sobre o princípio de justificação pública em Rawls e Habermas. In: XIII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2008, Canela. Anais do XIII Encontro Nacional de Filosofia. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2008. v. 1. p. 1-707.

4.
WERLE, D. L.. Filosofia e cultura na teoria da modernidade de Habermas. In: XIV Simpósio Mulfdicisplinar da USJT, 2008, São Paulo. Anais do XIV Simpósio Mulfdicisplinar da USJT. São Paulo: Centro de Pesquisa, 2008. v. 1. p. 1-444.

5.
WERLE, D. L.. Razão e Sensibilidade. Anotações sobre São Bernardo de Graciliano Ramos. In: XIII Simpósio Multidisciplinar da USJT, 2007, São Paulo. Anais do XIII Simpósio Multidisciplinar da USJT. São Paulo: USJT; Centro de Pesquisa, 2007. v. 1. p. 1-408.

6.
WERLE, D. L.. Razão pública e o domínio da política em John Rawls. In: X Encontro Nacional da ANPOF, 2002, São Paulo. Atas do XI Encontro Nacional de Filosofia. Campinas: ANPOF, 2002. v. 10.

7.
WERLE, D. L.. A Instabilidade Econômica do Sistema Capitalista, segundo Joseph Alois Schumpeter". In: IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica UFSC/UDESC, 1994, Florianópolis. IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica UFSC/UDESC. Florianópolis: Editora da UFSC, 1994.

8.
WERLE, D. L.. Estrutura de Demanda e Perspectivas da Economia Brasileira. In: IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica UFSC/UDESC, 1994, Florianópolis. IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica. Florianópolis: Editora da UFSC, 1994.

9.
WERLE, D. L.. Um estudo da aplicação da ciência e tecnologia no processo produtivo, em Karl Marx e Joseph A. Schumpeter. In: II Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1992, Florianópolis. Anais do II Seminário Catarinense de Iniciação Científica. Florianópolis: Editora da UFSC, 1992.

Apresentações de Trabalho
1.
Werle, Denilson L.. Patologias das sociedades modernas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Werle, Denilson L.. O diagnóstico do esgotamento das energias utópicas e o sentido da emancipação em Habermas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Werle, Denilson L.. Cidadania democrática e o problema da inclusão do outro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Werle, Denilson L.. A Constituição Brasileira de 1988 e os seus potenciais democráticos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Werle, Denilson L.. Normatividade, justça e democracia: sobre a centralidade do conceito de esfera pública. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
WERLE, DENILSON LUIS. Razões sociológicas da litigiosidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
WERLE, D. L.. A normatividade da justiça. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Werle, Denilson L.. Moral e direito em Habermas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Werle, Denilson L.. O esgotamento das energias utópicas e o ideal de emancipação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Werle, Denilson L.. Notas para um projeto de teoria crítica da justiça. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
WERLE, D. L.. Normatividade e racionalidade prática segundo Axel Honneth. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
WERLE, D. L.. Reconhecimento e autonomia na teoria da justiça de Axel Honneth. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
WERLE, D. L.. A gramática da justiça. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
WERLE, D. L.. Liberalismo, deliberativismo e republicanismo na teoria política contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
WERLE, D. L.. Pluralismo, tolerância e democracia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
WERLE, D. L.. Justiça, democracia e os limites da tolerância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
WERLE, D. L.. Democracia, esfera pública e aceitabilidade racional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
WERLE, D. L.. Comentários sobre a tradução de Strukturwandel der Öffentlichkeit de J. Habermas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
WERLE, D. L.. Luta por reconhecimento, democracia e poder. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
WERLE, D. L.. Michael Walzer: Esferas da Justiça. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
WERLE, D. L.. Rawls leitor de Rousseau. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
WERLE, D. L.. O justo e o bom. A interpretação kantiana da justiça como equidade de John Rawls. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
WERLE, D. L.. O conceito de liberdade em John Rawls. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
WERLE, D. L.. Razão e Democracia. Sobre o uso público da razão na concepção de política deliberativa de Habermas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
WERLE, D. L.. Filosofia e cultura na teoria da modernidade de Habermas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
WERLE, D. L.. Pluralismo e Tolerância. Sobre o uso público da razão em Habermas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
WERLE, D. L.. Tolerância e democracia. Sobre o princípio de justificação pública em Rawls e Habermas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
WERLE, D. L.. Rawls republicano?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
WERLE, D. L.. Justiça e razão pública. A concepção de democracia em John Rawls.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
WERLE, D. L.. Razão e sensibilidade. Anotações sobre "São Bernardo", de Graciliano Ramos.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
WERLE, D. L.. A posição de John Rawls no debate com Jürgen Habermas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
WERLE, D. L.. Luta por reconhecimento, teoria da justiça e limites da tolerância. Algumas vertentes atuais da teoria crítica na Alemanha. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
WERLE, D. L.. Política e Direito. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
WERLE, D. L.. Tolerância, Democracia e os Limites do Uso Público da Razão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
WERLE, D. L.. Razão pública e democracia deliberativa em John Rawls. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
WERLE, D. L.. Democracia Deliberativa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
WERLE, D. L.. Liberais e comunitaristas e a questão do multiculturalismo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
WERLE, D. L.. Os Limites da Deliberação Pública. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
WERLE, D. L.. Razão Pública e o domínio da política em John Rawls. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
WERLE, D. L.. A democracia como princípio de legitimação: mercado político ou soberania popular?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
COSTA, S. ; WERLE, D. L. . O papel do reconhecimento na teoria social contemporânea. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Werle, Denilson L.. Justificação e Crítica. Perspectivas de uma teoria critica da política. São Paulo: Editora Unesp, 2018. (Tradução/Livro).

2.
Werle, Denilson L.. A inclusão do outro. São Paulo: Editora Unesp, 2018. (Tradução/Livro).

3.
WERLE, D. L.. Mudanca estrutural da esfera pública. Sao Paulo: Editora da UNESP, 2014. (Tradução/Livro).

4.
WERLE, D. L.; Repa, Luiz Sérgio ; MELO, R. S. . Sobre a constituicao da europa. Sao Paulo: Ediotra da UNESP, 2012. (Tradução/Livro).

5.
WERLE, D. L.. Contextos da justiça. Filosofia política para além de liberalismo e comunitarismo. São Paulo: Boitempo, 2010. (Tradução/Livro).

6.
WERLE, D. L.. Tolerância: uma questão política ou moral?. São Paulo: Novos Estudos CEBRAP, 2009. (Tradução/Artigo).

7.
WERLE, D. L.; MELO, R. S. . Teoria crítica, teorias da justiça e a reatualização de Hegel. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

8.
WERLE, D. L.; MELO, R. S. . Apresentação. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

9.
WERLE, D. L.; MELO, R. S. . Democracia Deliberativa. São Paulo: Editora Esfera Pública, 2007. (Tradução/Livro).

10.
WERLE, D. L.. Unificação desigual. Entrevista com Hauke Brunkhorst. São Paulo: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - CEBRAP, 2006. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
WERLE, D. L.. Justiça, democracia e os limites da tolerância. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
WERLE, D. L.. Ethic@. 2012. (Editoração/Periódico).

3.
WERLE, D. L.. Pluralismo, tolerância e democracia. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
WERLE, D. L.. ethic@. 2011. (Editoração/Periódico).

5.
WERLE, D. L.; DUTRA, D. L. . Ethic@. 2010. (Editoração/Periódico).

6.
WERLE, D. L.; Repa, Luiz Sérgio ; Nobre, M. ; Terra, R. R. ; Gatti, Luciano . Teoria crítica em perspectiva: Horkheimer, Adorno, Marcuse, Habermas, Honneth. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
WERLE, D. L.. Filosofia no cotidiano - representatividade política. 2008.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
WERLE, D. L.; PETRONI, L.; PETRY, F. B.. Participação em banca de Edegar Fronza Júnior. Tolerância: um conceito em disputa. Uma nova perspectiva a partir do pensamento político de Rainer Forst. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
STELZER, J.; WERLE, D. L.; DAL RI JÚNIOR, A.. Participação em banca de Daniel Rocha Chaves. A sub-inclusão no órgão de solução de controvérsia da organização mundial do comércio: uma nálise das decisões envolvendo o comércio mundial de commodities agrícolas. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; PETRONI, L.; PINZANI, A.. Participação em banca de Júlio Tomé. Rawls e a desobediência civil. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
PINZANI, A.; WERLE, D. L.; MARIN, S. R.. Participação em banca de Tiago Mendonça dos Santos. Capabilities e democracia no pensamento de Amartya Sen: uma proposta de functionings básicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
WERLE, D. L.; BORGES, M. L. A.; PINZANI, A.; SILVEIRA, Denis C. Participação em banca de Raquel Bavaresco Cipriani Xavier. Um estudo sobre os argumentos em favor da estabilidade em Uma Teoria da Justiça. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
WERLE, D. L.; PINZANI, A.; DUTRA, D. L.; ASSUMPÇÃO, S. R.. Participação em banca de Eduardo de Borba. Sobre a meritocracia: uma investigacção. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
CONTE, J.; DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; MELO, F. C. de. Participação em banca de Diana Piroli. Notas sobre humilhação institucional: Rawls, Margalit e Nussbaum. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; MOURA, J. S.; COSTA, M. R. A. N.. Participação em banca de Danilo de Oliveira Caretta. As exigências motivacionais da teoria da justiça como equidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
WERLE, D. L.; PINZANI, A.; VERDI, M.. Participação em banca de Izauria Zardo. Participação e deliberação nos conselhos de saúde. Uma análise sob a perspectiva habermasiana. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
DALL'AGNOL, D.; DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; VERDI, M.. Participação em banca de Kamile Rocha Wentz. Princípio de justiça principialista e a realidade brasileira de saúde pública. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
STAUDT, L.; ASSMANN, S.; WERLE, D. L.; PICH, S.; RUIZ, C. M. M. B.. Participação em banca de Douglas Weege. Capitalismo, direito e história: uma crítica na filosofia de Walter Benjamin. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
WERLE, D. L.; DUTRA, D. L.; COSTA, M. R. A. N.; REIS, H.. Participação em banca de Marcelo Sanches Miranda. A importância da religião para a democracia: um estudo a partir da obra A democracia na América, de Alexis de Tocqueville. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
PERES, D. T.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Everton Mednes Francelino. Rawls: dos princípios da igualdade e diferença à afrimação das políticas igualitárias. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

14.
PHILIPPI, J. N.; BAZZANELA, S. L.; WERLE, D. L.; COSTA, M. R. A. N.. Participação em banca de Melissa Mendes de Novaes. Os heróis vestem toga: norma, direito e exceção na teoria do direito no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
CADEMARTORI, L. H. U.; WERLE, D. L.; BENITEZ, L. B. F.; BAGGENSTOSS, G. A.. Participação em banca de Rubin Assis da Silveira souza. A decisao judicial e a filosofia relativsta de Hans Kelsen. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
LIMONGI, M. I. M. P.; WERLE, D. L.; CHUEIRI, V. K.. Participação em banca de Rogério Waldrigues Galindo. O bem possível: o significado da prioridade do justo na teoria de John Rawls e as críticas comunitaristas e perfeccionistas ao projeto liberal. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

17.
WERLE, D. L.; TONETTO, M. C.; DUTRA, D. L.; PINZANI, A.; AZEVEDO, M. A. O.. Participação em banca de Laís Sirtoli de Sousa. Sobre a permissao moral das técnicas de melhoramento humano na selecao de embrioes. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

18.
DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; MOURA, J. S.; BUNCHAFT, M. E.. Participação em banca de Cinthia Berwanger Pereira. O uso da doutrina da ponderação aplicado ao principialismo. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

19.
ARAUJO, C.; LAVALLE, A.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Eduardo Lopes Seino. Projetos de cidadania diferenciada: negros e indígenas na ANC de 1987-88. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

20.
WERLE, D. L.; PINZANI, A.; DALL'AGNOL, D.; MELO, R. S.. Participação em banca de Jorge Armindo Sell. John Rawls e Amartya Sen em busca da justica. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

21.
DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; TONETTO, M. C.; FELDHAUS, C.. Participação em banca de Maria Alice da Silva. O positivismo jurídico de Hart e as críticas à teoira imperativa do direito. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

22.
WERLE, D. L.; PINZANI, A.; TONETTO, M. C.; PIMENTA, P. P.. Participação em banca de Germano Gimenez Mendes. Os mecanismos de poder e a consciencia moral. Razão e história em Locke. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

23.
NODARI, Paulo; WERLE, D. L.; PAVIANI, J.. Participação em banca de Darlan Silvestrin. O agir da multidão e a construção do comum: uma leitura ético-política a partir de Negri e Hardt. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.

24.
DURÃO, Aylton Barbieri; DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; SCHIAVON, G. H. B.. Participação em banca de Ronaldo Santana Chaves. A teoria procedimental do direito em Habermas: o direito como instrumento de integração social. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

25.
WERLE, D. L.; SILVEIRA, Denis C; DUTRA, D. L.; DALL'AGNOL, D.. Participação em banca de Kátia Hardmann Liberato de Matos. A justiça e o bem em Uma teoria da Justica - uma concepção política e seu contraponto moral. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

26.
HARDT, L. S.; WERLE, D. L.; MOURA, R. S.. Participação em banca de Gislene Aver. Das ruas à academia: por onde anda o filósofo?. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

27.
PINZANI, Alessandro; WERLE, D. L.; MELO, R. S.; TONETTO, M. C.. Participação em banca de André Luiz Souza Coelho. A gênese lógica do sistema dos direitos fundamentais em Habermas. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

28.
ASSMANN, S.; CANDIOTTO, C.; WERLE, D. L.; SILVA, J. de L.. Participação em banca de Daniel Luiz Cidade Gonçalves. Foucault: da resistência ao poder à liberdade como ética. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

29.
PINZANI, Alessandro; WERLE, D. L.; ASSMANN, S.; LIMA, E. C.. Participação em banca de Evânia Elizete Reich. O reconhecimento em Hegel. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

30.
Terra, R. R.; VITA, A.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Flávio Azevedo Reis. Da teoria moral à filosofia política: uma investigação do pensamento de John Rawls. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

31.
VITA, A.; ARAUJO, C.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Lucas Cardoso Petroni. Liberalismo político: uma defesa. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo.

32.
WERLE, D. L.; DUTRA, D. L.; CONTE, J.; MELO, R. S.. Participação em banca de Paula Roberta Sá do Nascimento. Democracia deliberativa: dos fundamentos normativos à realização dos seus ideais. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

33.
PINZANI, Alessandro; DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; TORRES, J. C. B.. Participação em banca de Jordan Michel Muniz. Representação em Althusius e Hobbes. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

34.
LUCHMANN, L. H. H.; BORBA, J.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Thaís Amorim d'Aquino. Comunicação conselhista e teoria democrática deliberativa: um estudo das plenárias e reuniiões extra plenária no Conselhoi. 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina.

35.
WERLE, D. L.; PINZANI, Alessandro; DALL'AGNOL, D.; MELO, R. S.. Participação em banca de José Marcos Monteiro de Souza. Liberdade, igualdade e eficiência: os princípios da justiça em Rawls. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

36.
PINZANI, Alessandro; WERLE, D. L.; TONETTO, M. C.; RAMOS, C. A.. Participação em banca de Marcel Schneider Dietzold. Teoria do reconhecimento. A proposta hegeliana para uma ética social. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

37.
PINZANI, Alessandro; WERLE, D. L.; GRESPAN, J. L. da; VAZ, A.. Participação em banca de Amaro de Oliveira Fleck. A crítica da economia política em O Capital de Karl marx. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

38.
KRITSCH, R.; WERLE, D. L.; BANNWART JUNIOR, C.. Participação em banca de Andre Luiz da Silva. Construtivismo e reconstrutivismo: razão pública e autonomia no debate Rawls-Habermas. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.

39.
WERLE, D. L.; CONTE, J.; DALL'AGNOL, D.; BRITO, A. N. de. Participação em banca de Joel Forteski. Motivação moral e senso de justiça em David Hume. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

40.
DUTRA, D. L.; SILVEIRA, Denis C; WERLE, D. L.. Participação em banca de Marcos Rohling. O sistema jurídico e o fundamento moral da obediência ao direito em Uma teoria da justiça de John Rawls. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

41.
DUTRA, D. L.; PINZANI, Alessandro; WERLE, D. L.; NODARI, Paulo. Participação em banca de André Luiz da Silva. Ética e direito na filosofia de Immanuel Kant. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

42.
DUTRA, D. L.; BANNWART JUNIOR, C.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Yuri Frederico Dutra. Democracia e controle de constitucionalidade a partir da teoria discursiva do direito de Jürgen Habermas. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

43.
KRITSCH, R.; WERLE, D. L.; LAVALLE, A.. Participação em banca de Barbara Cristina Mota Jonas. O conceito de democracia deliberativa em Habermas. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.

44.
KEINERT, M.; WERLE, D. L.; MELO, R. S.. Participação em banca de Jarbas Luiz dos Santos. O direito e a justiça: a dupla face do pensamento kelsiano. Uma abertura para a discussão acerca do papel do conhecimento e da ciência. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu.

45.
TERRA, Ricardo Ribeiro; WERLE, D. L.; FRATESCHI, Yara Adário. Participação em banca de Nathalie de Almeida Bressiani. Economia, cultura e normatividade. O debate de Nancy Fraser e Axel Honneth sobre redistribuição e reconhecimento. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

46.
ARAÚJO, Cícero R. R de; VITA, A.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Flávia Silva Scabin. A prioridade do direito sobre o bem: uma leitura da Justiça como Imparcialidade de Brian Barry. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo.

47.
Piva, Paulo Jonas de Lima; Rouanet, Luiz Paulo; WERLE, D. L.. Participação em banca de Murilo Angeli Dias dos Santos. O conceito de justiça em Thomas Hobbes e suas conseqüências jusfilosóficas. 2007. Dissertação (Mestrado em epistemologia) - Universidade São Judas Tadeu.

48.
Piva, Paulo Jonas de Lima; WERLE, D. L.; Nascimento, Maria das Graças. Participação em banca de Ronne Franks Ribeiro. Os fundamentos da teoria política lockeana: Locke leitor de Filmer. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu.

49.
WERLE, D. L.; OSTRENSKY, E.; Maruyama, N.. Participação em banca de Antonio Ruzza. Rousseau e a moralidade republicana no contrato. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu.

50.
WERLE, D. L.; Nobre, M.; Terra, R. R.. Participação em banca de Rúrion Soares Melo. O uso público da razão como procedimento: pluralismo, discurso e democracia em Habermas. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
WERLE, D. L.; REPA, L. S.; DALL'AGNOL, D.; SATTLER, J.; MELO, R. S.. Participação em banca de Jorge Armindo Sell. Conflitos sociais e a questão da justiça. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
Terra, R. R.; WERLE, D. L.; SILVEIRA, Denis C; Araújo, Luiz Bernardo; FRATESCHI, Y. A.. Participação em banca de Flávio Azevedo Reis. Liberalismo e bem: construtivismo, razão pública e pluralismo ético na filosofia de John Rawls. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

3.
PINZANI, A.; WERLE, D. L.; VACCARI, U. R.; COSTA, M. R. A. N.. Participação em banca de Gabriel Guedes Rossatti. Hannah Arendt e o romantismo como problema filosófico-político. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
PINZANI, A.; WERLE, D. L.; MELO, R. S.; CARANTI, L.. Participação em banca de Nunzio Ali. Injustice, economic inequality and proportionality. How rich should the 1% be?. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
OLIVEIRA JUNIOR, N. H. F.; WERLE, D. L.; SILVA, Felipe G.; WEBER, T.; PONTIN, F.. Participação em banca de Joedson de Santana Oliveira. O déficit sociológico do republicanismo de P. Pettit: interfaces com a teoria crítica de Honneth. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

6.
PINZANI, Alessandro; Werle, Denilson L.; PETRY, F. B.; COSTA, M. R. A. N.. Participação em banca de Jordan Michel Muniz. Democracia apresentativa e o apartheid social brasileiro: crítica da igualdade política. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
DUTRA, D. L.; Werle, Denilson L.; LADEIRA, C.; FELDHAUS, C.; PINTO, R. B.. Participação em banca de Mayara Roberta Pablos. Por que os princípios são mais discriocionários do que as regras?. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
VITA, A.; PINZANI, Alessandro; MELO, R. S.; Werle, Denilson L.; FRATESCHI, Y. A.. Participação em banca de Raissa Wihby Ventura. O outro nas fronteiras: para uma teoria política da migração. 2018. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo.

9.
TORRES, J. C. B.; SILVA, Felipe G.; ARAUJO, C.; MACDONALD, P. B. C.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Nikolay Steffens Martins. Entre a barganha e a deliberação. Notas sobre os fundamentos filosóficos das teorias da democracia contemporânea. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
PINZANI, A.; WERLE, D. L.; DUTRA, D. L.; CABALLERO, C.; XAVIER, F.; SIMÕES, S. A.. Participação em banca de Davi José de Souza da Silva. Guerra justa no Direito dos Povos de John Rawls. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
FRANCIOTTI, M. A.; VACCARI, U. R.; DUTRA, D. L.; HAMM, C. V.; FELDHAUS, C.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Leandro José Rocha. A noção de "sentimento de vida" em escritos do Sr. Professor Kant. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
PINZANI, A.; DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; Araújo, Luiz Bernardo; CABALLERO, C.; FORONI, C.. Participação em banca de Evânia Elizete Reich. Uma aporia das democracias liberais contemporâneas: a tensão entre exigências religiosas e direitos liberais igualitários. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
SILVEIRA, Denis C; LEIVAS, C. R. C.; Werle, Denilson L.; HELFER, I.; CULLETON, A. S.. Participação em banca de Edward Pereira Rodrigues Júnior. A influência de Rousseau na concepção de sociedade bem ordenada de Rawls. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

14.
WERLE, D. L.; COELHO, C. D.; ALMEIDA, J. S. de; SOUSA, F. D'A.. Participação em banca de Silvalino Ferreira de Araújo. A guerra justa em Santo Agostinho e o seu legado no pensamento cristão. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
DALL'AGNOL, D.; DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; BORGES, M. L. A.; FONSECA, A. C. C. E.; NAHRA, C. M. L.. Participação em banca de Illze Zirbel. Uma teoria político-feminista do cuidado. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
Nobre, M.; WERLE, D. L.; MELO, R. S.; SILVA, Felipe G.; HULSHOF, M.. Participação em banca de Mariana Oliveira do Nascimento Teixeira. Patologias sociais, sofrimento e resistência: reconstrução da negatividade latente na teoria crítica de Axel Honneth. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

17.
PINZANI, Alessandro; WERLE, D. L.; VAZ, A.; SILVA, E. S. N.; GAMBAROTTA, E. M.; COSTA, M. R. A. N.. Participação em banca de Amaro de Oliveira Fleck. Theodor W. Adorno: um crítico na era dourada do capitalismo. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

18.
DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; PINZANI, A.; ASSMANN, S.; LEIVAS, C. R. C.; BALZI, C. E.. Participação em banca de Márcio Secco. Ética como ciencia em Thomas Hobbes. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

19.
ASSMANN, S.; WERLE, D. L.; SILVA, A. C.; LUPI, J. E. P. B.; DRUCKER, C. P.; SA, A. G. B. M. F.. Participação em banca de Daiane Eccel. Entre a política e a metafísica: filosofia política em Hannah Arendt e Erig Voegelin. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

20.
Terra, R. R.; LIMA, E. C.; MELO, R. S.; FRATESCHI, Y. A.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Nathalie de Almeida Bressiani. Crítica e Poder? Crítica social e diagnóstico de patologias em Axel Honneth. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

21.
PINZANI, A.; WERLE, D. L.; DUTRA, D. L.; ASSMANN, S.; LISBOA, W. B.; BERCOVICI, G.. Participação em banca de Cristina Foroni Consani. O paradoxo da democracia constitucional e o conflito entre o direito e a política na filosofia política contemporânea. 2013. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

22.
DALL'AGNOL, D.; WERLE, D. L.; DUTRA, D. L.; SILVEIRA, Denis C; PINZANI, A.; OLIVEIRA, N. A.. Participação em banca de Nelsi Kistemacher Welter. O problema da estabilidade na justica como equidade: da teoria moral à defesa de uma concepção política. 2013. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

23.
BRAIDA, C. R.; PINZANI, A.; WERLE, D. L.; SILVA, A. C.; OLIVEIRA JUNIOR, N. H. F.; DRUCKER, C. P.. Participação em banca de Patrícia Rosa. O problema da igualdade e da singularidade nos fundamentos da ética e da política. 2013. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

24.
BORGES, M. L. A.; ASSMANN, S.; WERLE, D. L.; DUTRA, D. L.; SIDEKUM, A.; WEBER, T.. Participação em banca de Tarcísio Afonso Wickert. Reconhecimento e alteridade em Hegel: uma análise da fenomenologia do espírito e dos princípios da filosofia do direito. 2013. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

25.
PINZANI, Alessandro; VAZ, A.; CAPONI, S. N. de; CARVALHO, A. M. V. de; GLEIZER, M. A.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Leon Fahri Neto. Espiritualidade política: a partir de Foucault e de Spinoza. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

26.
BORGES, M. L. A.; HAMM, C. V.; PERES, D. T.; PINZANI, A.; EULER, W.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Joel Thiago Klein. Kant e a ideia de uma história universal nos limites da razão. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

27.
PINZANI, Alessandro; WERLE, D. L.; SOUKI, N.; VILLANOVA, M. G.; SILVA, R.; ASSMANN, S.. Participação em banca de Idete Teles dos Santos. O contrato social de Thomas Hobbes: alcances e limites. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

28.
FRANCIOTTI, M. A.; PINZANI, Alessandro; WERLE, D. L.; FRATESCHI, Y. A.; LIMONGI, M. I. M. P.; DUTRA, D. L.. Participação em banca de Clóvis Brondani. A ética e a política em Hobbes. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

29.
AUED, I. M.; Sousa, F. P.; TUMOLO, P. S.; SILVA, R. dos S.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Wolney Roberto Carvalho. Uma crítica das teorias do capital financeiro: o capital produtor de juros no mais alto grau. 2011. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina.

30.
DUTRA, D. L.; HECK, J. N.; AQUINO, M. F.; DURÃO, Aylton Barbieri; BORGES, M. de L.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Rejane Margarete Schaefer Kalsing. Sociabilidade legal: uma ligação entre sociabilidade e direito em Kant. 2011. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

31.
PINZANI, Alessandro; ALMEIDA, J. de; MUSSE, R.; WERLE, D. L.; VAZ, A.; STAUDT, L.. Participação em banca de Franciele Bete Petry. Além de uma crítica à razão instrumental. 2011. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

32.
DALL'AGNOL, D.; NODARI, Paulo; CIOTTA, T.; WERLE, D. L.; PINZANI, Alessandro; TONETTO, M. C.. Participação em banca de Lurdes de Vargas Silveira Schio. Cognitivismo ético: a fundamentação dos conceitos morais em Locke. 2011. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

33.
DUTRA, D. L.; DURÃO, Aylton Barbieri; WERLE, D. L.; OLIVEIRA, C. L.; HANSEN, G.; STAUDT, L.. Participação em banca de Giovanne Henrique Bressan Schiavon. Justificação e aplicação: direito e moral no pensamento de Jürgen Habermas. 2010. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

34.
LAVALLE, A. G.; NOBRE, Marcos; FRATESCHI, Yara Adário; TERRA, Ricardo Ribeiro; WERLE, D. L.. Participação em banca de Rúrion Soares Melo. Sentidos da emancipação. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

35.
TERRA, Ricardo Ribeiro; REPA, Luiz Sérgio; MELO, R. S.; MATOS, Fernando Costa; WERLE, D. L.. Participação em banca de Luis Alexandre Dias do Carmo. Fundamentos pragmáticos-transcendentais da ética do discuso. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

36.
FONSECA, T. S. da M. L; WERLE, D. L.; Rouanet, Luiz Paulo; LOPES, Marisa da Silva; IBRI, Ivo Assad. Participação em banca de Heraldo Aparecido Silva. O pêndulo entre a filosofia fundacionista e a cultura literária: uma interpretação da filosofia de Richard Rorty a partir da teoria poética de Harold Bloom. 2008. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos.

37.
WERLE, D. L.; LAVALLE, A. G.; ALVES, H. R. C.; VITA, A.; COHN, G.. Participação em banca de Mauro Victoria Soares. Democracia, deliberação e razão pública: reomendações igualitárias para a democracia liberal". 2008. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo.

38.
Araújo, Luiz Bernardo; Repa, Luiz Sérgio; WERLE, D. L.; Nobre, M.. Participação em banca de Jorge Adriano Lubenow. A categoria de esfera pública em Jürgen Habermas. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

39.
WERLE, D. L.; Terra, R. R.; Nobre, M.; Leopoldo Waizbort; Gabriel cohn. Participação em banca de Luiz Sérgio Repa. A transformação da filosofia em Jürgen Habermas: os papéis de reconstrução, interpretação e crítica. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
PETRY, F. B.; LADEIRA, C.; WERLE, D. L.; PINTO, R. B.. Participação em banca de Mayara Roberta Pablos. Um argumento em favor da textura aberta da linguagem. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PINZANI, A.; WERLE, D. L.; COSTA, M. R. A. N.. Participação em banca de Jordan Michel Muniz. Democracia apresentativa. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
PINZANI, A.; DALL'AGNOL, D.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Nunzio Ali. Injustice, economic inequality and proportionality. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
WERLE, D. L.; SILVA, D. J. de S. da; COELHO, C. D.. Participação em banca de Silvalino Ferreira de Araújo. A normatização da guerra justa em Santo Agostinho. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
VAZ, A.; RICHTER, A. C.; MACHADO, C.; WERLE, D. L.; BRACHT, V.. Participação em banca de Bruno de Almeida Faria. O descompasso institucional e o ideal de liberdade individual: reconstrução normativa da educação infantil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
WERLE, D. L.; MOURA, J. S.; SILVEIRA, Denis C. Participação em banca de Pablo Camarço de Oliveira. A imparcialidade no procedimentalismo de Rawls: uma análise crítica a partir das perspectivas interna e externa. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
PINZANI, A.; WERLE, D. L.; WU, R.. Participação em banca de Gabriel Guedes Rossatti. Hannah Arendt e o romantismo como problema filosófico-político. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; BORGES, M. L. A.. Participação em banca de André Luiz Souza Coelho. Teoria crítico-discursiva do processo judicial. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
PINZANI, A.; DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Evânia Elizete Reich. Uma aporia das democracias liberais contemporâneas:a tensão entre exigências religiosas e direitos liberais igualitários. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
WERLE, D. L.; DUTRA, D. L.; PINZANI, A.. Participação em banca de Jorge Armindo Sell. Justiça distributiva, razão e poder: ajustiça como realização democrática. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
PHILIPPI, J. N.; ASSMANN, S.; WERLE, D. L.; ARRUDA JR., E. L.. Participação em banca de Macell Cunha Leitão. Entre a forma direto e forma de vida: as função do direito no contemporâneo a partir de Franz Neumann e Giorgio Agamben. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós-Graduação em Direito- Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; PINZANI, A.. Participação em banca de Márcio Secco. A ética como ciencia em Thomas Hobbes. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
PINZANI, Alessandro; WERLE, D. L.; DURÃO, Aylton Barbieri. Participação em banca de Idete Teles dos Santos. Nulidade do contrato social e soberania em Thomas Hobbes. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
PINZANI, A.; WERLE, D. L.; SEELAENDER, A. L. C. L.. Participação em banca de Cristina Foroni Consani. O paradoxo da democracia constitucional e a tensãoi entre direito e política na filosofia política contemporânea. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
FRANCIOTTI, M. A.; PINZANI, Alessandro; WERLE, D. L.. Participação em banca de Clóvis Brondani. Ética e política em Thomas Hobbes. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
PINZANI, Alessandro; VAZ, A.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Franciele Bete Petry. Além de uma crítica à razão instrumental. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

17.
DALL'AGNOL, D.; PINZANI, Alessandro; WERLE, D. L.. Participação em banca de Lurdes de Vargas Silveira Schio. Cognitivismo ético: a fundamentação dos conceitos morais em Locke. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

18.
BORGES, M. de L.; PINZANI, Alessandro; WERLE, D. L.. Participação em banca de Joel Thiago Klein. Kant e a ideia de uma história universal nos limites da razão. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

19.
DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; DURÃO, Aylton Barbieri. Participação em banca de Rejane Margarete Schaefer Kalsing. O conceito de sociabilidade em Kant e suas implicações com os conceitos de direito e de humanidade. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

20.
DUTRA, D. L.; DURÃO, Aylton Barbieri; WERLE, D. L.. Participação em banca de Giovanne Henrique Bressan Schiavon. Fundamento e aplicação da norma jurídica no pensamento de Jürgen Habermas. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

21.
WERLE, D. L.; Terra, R. R.; Nobre, M.. Participação em banca de Felipe Gonçalves Silva. O lugar da autonomia privada em Jürgen Habermas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

22.
Nobre, M.; WERLE, D. L.; Repa, Luiz Sérgio. Participação em banca de Jorge Adriano Lubenow. O conceito de esfera pública em Jürgen Habermas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

23.
WERLE, D. L.; Terra, R. R.; Nobre, M.. Participação em banca de Luiz Sérgio Repa. Reconstrução, Interpretação, crítica: os papéis da filosofia e a teoria da modernidade em Jürgen Habermas. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Werle, Denilson L.; PINZANI, Alessandro; PETRY, F. B.. Participação em banca de Thor João de Sousa Veras. Capitalismo como forma de vida danificada: crítica e utopia em Axel Honneth. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PINZANI, Alessandro; Werle, Denilson L.; DALL'AGNOL, D.. Participação em banca de Alessandra Formiga. De Paul Wilkinson a Michael Walzer. Reflexões sobre o terrorismo internacional. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
Werle, Denilson L.; PINZANI, Alessandro; DUTRA, D. L.. Participação em banca de Felipe Moralles e Moraes. A teoria crítica de Alexis de Tocqueville. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
LUZ, A. M.; WERLE, D. L.; PINZANI, A.. Participação em banca de Júlio Tomé. Rawls e a desobediência civil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
Werle, Denilson L.; MOURA, J. S.; OROZCO, J. E.. Participação em banca de Laerzio Lopes Scandelari. Os limites da interferência do Estado na distribuição de bens naturais e sociais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
PINZANI, A.; Werle, Denilson L.; LUZ, A. M.. Participação em banca de Tiago Mendonça dos Santos. Capabilities e democracia no pensamento de Amartya Sen: investigacção acerca da necessidade da definição de uma lista de capabilites básicas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
CONTE, J.; FERRAZ, M. C. de; Werle, Denilson L.. Participação em banca de Erisson José da Silva. Uma outra razão: o papel da razão na filosofia moral do Tratado da Natureza Humana. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
DURÃO, Aylton Barbieri; PINZANI, A.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Henrique Franco Morita. Kant e os direitos humanos: uma relação problemática. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
WERLE, D. L.; PINZANI, A.; DUTRA, D. L.. Participação em banca de Izauria Zardo. Democracia deliberativa e as bases sociais da política em Habermas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
PINZANI, A.; WERLE, D. L.; DUTRA, D. L.. Participação em banca de Diana Piroli. Humilhação institucional e autorrespeito: Rawls, Margalit, Nussbaum. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
WERLE, D. L.; PINZANI, A.; BORGES, M. L. A.. Participação em banca de Raquel Bavaresco Cipriani Xavier. Um estudo sobre os argumentos em favor da estabilidade em Uma Teoria da Justiça. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
WERLE, D. L.; DUTRA, D. L.; PINZANI, A.. Participação em banca de Eduardo de Borba. Contra a meritocracia: uma crítica a partir da justiça como equidade de John Rawls. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; MOURA, J. S.. Participação em banca de Danilo de Oliveira Caretta. As exigências motivacionais da teoria da justiça como equidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
WERLE, D. L.; DUTRA, D. L.; COSTA, M. R. A. N.. Participação em banca de Marcelo Sanches Miranda. A importância da religião para a democracia: um estudo a partir da obra A democracia na América, de Alexis de Tocqueville. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
ASSMANN, S.; WERLE, D. L.; PICH, S.. Participação em banca de Douglas Weege. Sobre a concepção benjaminiana de capitalismo: pressupostos para uma crítica do modelo de governamentalidade e modo de vida da sociedade contemporânea ocidental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; PINZANI, A.. Participação em banca de Cinthia Berwanger Pereira. O uso da doutrina da ponderação aplicado ao principialismo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

17.
DURÃO, Aylton Barbieri; WERLE, D. L.; DUTRA, D. L.. Participação em banca de Edna de Santan Melo e Silva. O desenvolvimento moral em Habermas e Kohlberg. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

18.
WERLE, D. L.; DALL'AGNOL, D.; DUTRA, D. L.. Participação em banca de Kátia Hardmann Liberato de Matos. O liberalismo igualitário em John Rawls e Ronald Dworkin. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

19.
DURÃO, Aylton Barbieri; DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Ronaldo Santana Chaves. A teoria procedimental do direito em Habermas como modelo privilegiado para a superação do conflito entre autonomia privada e autonomia pública. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

20.
PINZANI, Alessandro; WERLE, D. L.; TONETTO, M. C.. Participação em banca de André Luiz Souza Coelho. Direito e moral nos discursos de fundamentação e de aplicação dos direitos humanos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

21.
ASSMANN, S.; WERLE, D. L.; HARDT, L. S.. Participação em banca de Daniel Luis cidade Gonçalves. Foucault: da resistência ao poder à liberdade como ética. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

22.
WERLE, D. L.; HARDT, L. S.. Participação em banca de Gisleine Aver. Das ruas à academia: por onde anda o filósofo?. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

23.
DALL'AGNOL, D.; PINZANI, A.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Franco Maximiliano Rodriguez Migliarini. John Rawls: problemas de aplicabilidade da justiça como equidade. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

24.
PINZANI, A.; WERLE, D. L.; ASSMANN, S.. Participação em banca de Evânia Elizete Reich. O reconhecimento em Hegel. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

25.
PINZANI, Alessandro; WERLE, D. L.; TONETTO, M. C.. Participação em banca de Marcel Schneider Dietzold. Razão e indivíduo. A proposta hegeliana para a superação da filosofia. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

26.
PINZANI, Alessandro; DALL'AGNOL, D.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Priscilla Aguiar Sena de Miranda. O princípio da igualdade e a ação afirmativa a partir da perspectiva do liberalismo igualitário de Ronald Dworkin. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Werle, Denilson L.; OLIVEIRA, W. F.; ALI, N.. Participação em banca de Eluan Schmidt.Moral e direito em Habermas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
WERLE, D. L.; DUTRA, D. L.; DENK NETO, R.. Participação em banca de Thor João de Souza Veras.Dominação social no capitalismo tardio. Reificação e ideologia em Axel Honneth. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
WERLE, D. L.; DUTRA, D. L.; SELL, J. A.. Participação em banca de Izauria Zardo.Democracia deliberativa e as bases sociais da política em Habermas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
WERLE, D. L.; DUTRA, D. L.; SELL, J. A.. Participação em banca de Luiz Otávio Costa.O supremo tribunal federal no Brasil como modelo da ideia de razao pública em John Rawls. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
HEBECHE, L.; WERLE, D. L.; DURÃO, Aylton Barbieri. Participação em banca de Messias Silva Manarim.A dialética do trabalho em Hegel: apontamentos na fenomenologia do espírito. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
WERLE, D. L.; ECCEL, D.; DENK NETO, R.. Participação em banca de Marcelo Tanaca.Filosofia, educaçã e formação - alguns comentários críticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.; COSTA, M. R. A. N.. Participação em banca de Júlio Tomé.Estado versus religião: as perspectivas liberais de Rawls e Habermas e os argumentos religiosos na esfera pública. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
DALL'AGNOL, D.; WERLE, D. L.; SANTOS, B. A. G.. Participação em banca de Sérgio Rentato Camargos.Bioética pública: pluralismo pacífico em bioética. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
PINZANI, A.; WERLE, D. L.; MUNIZ, J.. Participação em banca de Diana Piroli.O conceito de humilhação institucional em The Decent Society. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
KRITSCH, R.; WERLE, D. L.; ASSUMPÇÃO, S. R.. Participação em banca de Raissa Wihby Ventura.Um novo cosmopolitismo. Uma leitura da relação entre justiça, cidadania e territorialidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.

11.
Piva, Paulo Jonas de Lima; WERLE, D. L.. Participação em banca de Ana Cristina Joaquim.La Mettrie e Sade: ciência e literatura no materialismo francês do século XVIII. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu.

12.
Piva, Paulo Jonas de Lima; WERLE, D. L.. Participação em banca de Fábio Luiz de Souza Pereira.Reflexão e prática em Marx. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu.

13.
GENTIL, H. S.; WERLE, D. L.. Participação em banca de Janderson Chapar.Ensaio sobre o ser em Heidegger. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu.

14.
Piva, Paulo Jonas de Lima; WERLE, D. L.. Participação em banca de Roque Gomes dos Santos.O Brasil pela ideologia: Marilena Chauí e o Brasil como semióforo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu.

15.
Piva, Paulo Jonas de Lima; WERLE, D. L.. Participação em banca de Welington de Freitas Gomes.Jean Meslier: um padre anticristão, subversivo e ateu. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu.

16.
WERLE, D. L.; Piva, Paulo Jonas de Lima. Participação em banca de Maria Cristina Mendes Machado.Ética kantiana: formulação e conceitos fundamentais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu.

17.
WERLE, D. L.; Piva, Paulo Jonas de Lima. Participação em banca de Mônica Fonseca Wexell Severo.Marx: a filosofia da ação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu.

18.
WERLE, D. L.; Piva, Paulo Jonas de Lima. Participação em banca de Sueli Gomes de França.Rousseau e a desigualdade social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu.

19.
WERLE, D. L.; Piva, Paulo Jonas de Lima. Participação em banca de Pedro Paulo Santos da Silva.Filosofia como mediação dialética entre teoria e práxis social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GRANZOTTO, M. J. M.; FRANCIOTTI, M. A.; Werle, Denilson L.; SATTLER, J.; CUPANI, A. O.; LUZ, A. M.. Comissão para a Seleção de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Filosofia - UFSC. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
STAUDT, L.; WERLE, D. L.; ARAÚJO, M.. Concurso para Professor Adjunto. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
MOURA, M. c. B. de; MATOS, F. C.; WERLE, D. L.. Banca examinadora do concurso público docente. 2016. Universidade Federal da Bahia.

4.
FRATESCHI, Yara Adário; PINZANI, A.; REPA, L. S.; WERLE, D. L.; CAMPILONGO, C.. Concurso para Professor Adjunto. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

5.
MORTARI, C. A.; BRAIDA, C. R.; DALL'AGNOL, D.; WERLE, D. L.; CAPONI, G.; LUPI, J. E. P. B.. Seleção do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia UFSC. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
DRUCKER, C. P.; KRAUSE, D.; WERLE, D. L.. Seleção do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia UFSC. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
KLUG, J.; WERLE, D. L.; BARDAGI, M. P.; SANCINETO, C. H.. comissao de credenciamento do Programa de Pós Graduacao em Psicologia. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
KRITSCH, R.; WERLE, D. L.; SOARES, M. V.. Os fundamentos do procedimento: distanciamento e aproximação entre a teoria do discurso e o liberalismo político. 2010. Universidade Estadual de Londrina.

3.
DUTRA, D. L.; WERLE, D. L.. A crítica da economia política em O Capital de Marx. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
WERLE, D. L.; CONTE, J.; DALL'AGNOL, D.. Senso de justiça e motivação moral em Hume e Rawls. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
Piva, Paulo Jonas de Lima; SALLES, Fernão de Oliveira; WERLE, D. L.. Corrupção e República em Maquiavel. 2008. Universidade São Judas Tadeu.

6.
SMITH, P. J>; WERLE, D. L.; REBOLLO, R.. O ceticismo na filosofia moral de David Hume. 2008. Universidade São Judas Tadeu.

7.
WERLE, D. L.; GENTIL, H. S.. Interpretando relações: instrumentos filosóficos contemporâneos. 2007. Universidade São Judas Tadeu.

8.
WERLE, D. L.; Piva, Paulo Jonas de Lima; OSTRENSKY, E.. J.J. Rousseau e a conquista da moralidade. 2007. Universidade São Judas Tadeu.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Justiça e Democracia.Notas para uma teoria crítica da justiça. 2016. (Simpósio).

2.
II Colóquio de Ética e Filosofia Política: A religiao em questao.Religiao, esfera pública e democracia. 2015. (Simpósio).

3.
IV Seminário discente da pós-graduação em ciência política/FFLCH-USP.Temas de teoria política contemporânea. 2014. (Seminário).

4.
Neocontratualismo em questão.A razoabilidade como fundamento da tolerância. 2014. (Simpósio).

5.
VI Siimpósiio Internacional sobre a Justiiça 6th Internatiional Symposium on Justiice.Justice, basic liberties and the social bases of self-respect. 2013. (Simpósio).

6.
I Colóquio de Teoria Política.Liberalismo, deliberativismo e republicanismo na teoria política contemporânea. 2012. (Encontro).

7.
II Seminário Discente da Pós-Graduação do Departamento de Ciência Política da USP.Jürgen Habermas: justiça e comunicação. Reflexões teóricas e emp´´iricas. 2012. (Seminário).

8.
II Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política. Tolerância, legitimação política e razão pública. 2011. (Congresso).

9.
Reconstruindo Habermas.Habermas e Rawls. 2011. (Seminário).

10.
34º Encontro Anual da ANPOCS.Democracia, República e Razão Pública. 2010. (Encontro).

11.
Colóquio Internacional: leituras contemporâneas.Rawls leitor de Rousseau. 2010. (Outra).

12.
Curso livre de teoria crítica. Direito, filosofia e comunicação.Axel Honneth: reconhecimento e emancipação. 2010. (Outra).

13.
I Encontro do Núcleo Direito e Democracia CEBRAP.Teoria crítica da sociedade, direito e evolução social. 2010. (Encontro).

14.
XIV Encontro Nacional de Pós Graduação em Filosofia.Liberdades básicas e poder político no liberalismo democrático de John Rawls. 2010. (Encontro).

15.
V Simpósio dos Pós-Graduando em Ciência Política da Universidade de São Paulo.Direito, Liberdades e Democracia. 2008. (Simpósio).

16.
XIII Econtro Nacional de Pós-Graudação em Filosofia.Tolerância e democracia. Sobre o princípio de justificação pública em Rawls e Habermas. 2008. (Encontro).

17.
XIV Simpósio Muldisciplinar da USJT - "Prof. mesquita: uma vida dedicada ao ensino".Filosofia e cultura na teoria da modernidade de Habermas. 2008. (Simpósio).

18.
VI Colóquio de Epistemologia da USJT: Filosofia Política e Literatura: O republicanismo em questão.Rawls republicano?. 2007. (Outra).

19.
V Simpósio Internacional Principia.Justiça e razão pública. A concepção de democracia em John Rawls.. 2007. (Simpósio).

20.
XIII Simpósio Multidisciplinar da USJT.Razão e sensibilidade. Anotações sobre "São Bernardo" de Graciliano Ramos. 2007. (Simpósio).

21.
30º Encontro Anual da ANPOCS.Tolerância, Democracia e os Limites do Uso Público da Razão. 2006. (Encontro).

22.
Economic and Social Regulation, Accountability and Democracy.Insittutional Design, Corruption and Accountability. 2004. (Simpósio).

23.
XI Econtro Nacional de Pós-Graudação em Filosofia.Razão Pública e o domínio da política em John Rawls. 2002. (Encontro).

24.
21 Encontro Anual da ANPOCS.O papel do reconhecimento na teoria social contemporânea. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Werle, Denilson L.; XAVIER, R. B. C. ; ALI, N. ; BORBA, E. ; PIROLI, D. ; SELL, J. A. . II Colóquio Justiça e Democracia. 2017. (Outro).

2.
WERLE, D. L.; XAVIER, R. B. C. ; ALI, N. ; SELL, J. A. ; BORBA, E. . Colóquio Justiça e Democracia. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ingrid Mathilde Meurer. A eficácia do princípio da diferenca: uma análise crítica acerca da teoria da justica de John Rawls. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Thyago Rudian Ferreira e Silva. Toleräncia, poder e democracia em Rainer Forst. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Helena Vieira Cardoso. A constituição da identidade moderna. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Felipe Morales Moraes. O problema da liberdade em Alexis de Tocqueville. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

5.
Thor Veras. Crítica ao neoliberalismo em Axel Honneth. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Edegar Fronza Júnior. Toleräncia ou reconhecimento? O problema da inclusao do outro nas sociedades democráticas. Início: 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Júlio Tomé. A democracia e suas relacoes com as desigualdades socioeconomicas. Um estudo filosófico a partir de Rawls.. Início: 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Danilo Caretta. Renda básica como instrumento de efetivacao da justica liberal-igualitária. Início: 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

4.
Diana Piroli. As Bases sociais do autorrespeito: papéis fundamentais na concepção de justiça de Rawls. Início: 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Raquel B. Cipriani Xavier. A justiça fala ao coração: as emocções morais como fonte de establidade na sociedade democrática. Início: 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Eduardo de Borba. A cooperação social como ethos da democracia. Início: 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
Marcelo Sanches Miranda. Religião, democracia e esfera pública: a religião e as obrigações da cidadania. Início: 2016. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

8.
Rodolfo Denk Neto. Virtudes e os limites da tolerância. Início: 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Edegar Fronza Júnior. Tolerância: um conceito em disputa. Uma nova perspectiva a partir do pensamento político de Rainer Forst. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Denilson Luís Werle.

2.
Eduardo de Borba. Sobre a meritocracia: uma investigacção. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Denilson Luís Werle.

3.
Raquel Bavaresco Cipriani Xavier. Um estudo sobre os argumentos em favor da estabelidade em Uma Teoria da Justiça. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Denilson Luís Werle.

4.
Izauria Zardo. Participação e deliberação nos conselhos de saúde. Uma análise sob a perspectiva habermasiana. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Denilson Luís Werle.

5.
Marcelo Sanbchez de Miranda. A importância da religião para a democracia. Um estudo a partir da obra A Democracia na América de Alexis de Tocqueville. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Denilson Luís Werle.

6.
Jorge Sell. John Rawls e Amartya Sen em busca da justiça. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Denilson Luís Werle.

7.
Germano Mendes. Os mecanismos do poder e a consciência humana: razão e história em Locke. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Denilson Luís Werle.

8.
Kátia H. L. Fontes de Lima. A justiça e o bem em Uma teoria da Justica - uma concepção política e seu contraponto moral. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Denilson Luís Werle.

9.
José Marcos Monteiro de Sopuza. Liberdade, igualdade e eficiência: os princípios de justiça em Rawls. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Denilson Luís Werle.

10.
Paula Roberto Sá do Nascimento. Democracia Deliberativa: os fundamentos normativos e a realização do seus ideais nas sociedades contemporâneas. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Denilson Luís Werle.

11.
Joel Forteski. Motivação moral e senso de justiça em David Hume. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Denilson Luís Werle.

12.
Kalil Chaaban. Hobbes e a questão da violência. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu, . Coorientador: Denilson Luís Werle.

13.
Antonio Ruzza. Rousseau e a moralidade republicana no contrato. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu, . Coorientador: Denilson Luís Werle.

Tese de doutorado
1.
Jorge Armindo Sell. Conflitos sociais e a questão da jusiça. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Denilson Luís Werle.

2.
Silvalino Ferreira de Araújo. A guerra justa em Santo Agostinho e o seu legado no pensamento cristão. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Denilson Luís Werle.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eluan Schmidt. Moral e direito em Habermas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Denilson Luís Werle.

2.
Thor João de Souza Veras. Dominação social no capitalismo tardio. Reificação e ideologia em Axel Honneth. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Denilson Luís Werle.

3.
Marcelo Tanaca. Filosofia, educaçã e formação - alguns comentários críticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Denilson Luís Werle.

4.
Izauria Zardo. Democracia deliberativa e as bases sociais da política em Habermas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Denilson Luís Werle.

5.
Daniel Costa Braga. A concepção de liberdade no existencialismo de Jean-Paul Sartre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Denilson Luís Werle.

6.
Jorge Lucas Simões Minella. Kant e o projeto ético-político da paz perpétua. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Denilson Luís Werle.

7.
Maria Cristina Mendes Machado. Ética kantiana: formulação e conceitos fundamentais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Denilson Luís Werle.

8.
Mônica Fonseca Wexell Severo. Marx: a filosofia da ação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Denilson Luís Werle.

9.
Pedro Paulo Santos da Silvs. Filosofia como mediação dialética entre teoria e práxis social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Denilson Luís Werle.

10.
Sueli Gomes de França. Rousseau e a desigualdade social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Denilson Luís Werle.

Iniciação científica
1.
Phillipe Ballalai Nery. Pluralismo, tolerância e democraica. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Denilson Luís Werle.

2.
Thor Veras. Tolerância e reconhecimento. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Denilson Luís Werle.

3.
Renan Pardal Wilchez. A crítica de Hume ao contrato social. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Denilson Luís Werle.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
WERLE, D. L.2014WERLE, D. L.; Nobre, M. . Tolerancia. ComCiência (UNICAMP), v. 159, p. 1, 2014.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 16:29:35