Ruy Silveira Moraes Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9267590673674845
  • Última atualização do currículo em 19/12/2017


Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: exercício, reabilitação cardiovascular, sistema nervoso autônomo, variabilidade da freqüência cardíaca e arritmias cardíacas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ruy Silveira Moraes Filho
Nome em citações bibliográficas
MORAES, R. S.;Moraes, R. S.;Moraes RS;Moraes, Ruy Silveira;MORAES, RUY S.;Moreas, Ruy Silveira;MORAES, RUY S.

Endereço


Endereço Profissional
Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Rua Ramiro Barcelos 2350, Unidade de Métodos Não-Invasivos, sala 2061
Bonfim
90035003 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 1247
Telefone: (51) 3168287
Ramal: 8287
Fax: (51) 3168001
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1995 - 1999
Doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Validação do Mapa de Retorno Tridimensional como método de análise da variabilidade da freqüência cardíaca e da pressão arterial, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Jorge Pinto Ribeiro.
Palavras-chave: Sistema nervoso autônomo; Variabilidade da freqüência cardíaca; Variabilidade da pressão arterial.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Saúde Humana.
1990 - 1992
Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: MAPA DE RETORNO TRIDIMENSIONAL - UM MÉTODO PARA QUANTIFICAÇÃO DA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Jorge Pinto Ribeiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Diabetes mellitus; Variabilidade da freqüência cardíaca; neuropatia autonômica; Mapa de retorno tridimensional.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
1979 - 1980
Especialização - Residência médica.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Residência médica em: Medicina Interna - Cardiologia
Número do registro: .
Palavras-chave: Cardiologia.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
1986 - 1986
Especialização em Ciências e Medicina do Esporte. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1973 - 1978
Graduação em Medicina.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2007 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semiologia
Clínica médica
2/2002 - Atual
Ensino, Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de pesquisa em Cardiologia


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
: Padrão alimentar, índice glicêmico e atividade autonômica, medida pela variabilidade da freqüência cardíaca, em pacientes com síndrome dos ovários policísticos
Descrição: Objetivos: Geral: Verificar associações do padrão alimentar e do perfil antropométrico/metabólico com a atividade autonômica, medida pela variabilidade da freqüência cardíaca, de pacientes com síndrome dos ovários policísticos e controles. Específicos: 1) Caracterizar o padrão alimentar de mulheres com PCOS e controles, determinando o os percentuais de ingestão de macronutrientes e de ácidos graxos, assim como a ingestão de micronutrientes, índice glicêmico e carga glicêmica. 2) Determinar o perfil antropométrico e metabólico de mulheres com PCOS e controles. 3) Verificar associações em mulheres com PCOS e controles, entre VFC e: a) consumo de macro e micronutrientes; b) índice glicêmico e carga glicêmica da dieta; c) consumo de ácidos graxos saturados, monoinsaturados e poliinsaturados; d) perfil antropométrico, de composição corporal e metabólico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Ruy Silveira Moraes Filho - Integrante / Poli Mara Spritzer - Coordenador / : Scheila Karen Graff - Integrante.Financiador(es): Fundação de incentivo à pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
SISTEMA NERVOSO AUTONÔMICO E LIMIAR DE DOR EM MULHERES NA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO: Um estudo caso-controle
Descrição: Objetivos: Geral: Avaliar a correlação entre limiar de dor, Conditioned Pain Modulation e atividade autonômica em mulheres sem apneia obstrutiva do sono ou com apneia grave. Específicos: Avaliar os seguintes desfechos: Limiar de dor à pressão, função do sistema modulador descendente por meio do teste de Conditioned Pain Modulation; função do sistema nervoso autônomo por meio da variabilidade da frequência cardíaca no Holter durante Stroop Collor Test; Níveis Séricos de BDNF e S100B..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ruy Silveira Moraes Filho - Integrante / Denis Martinez - Coordenador / Bárbara Mattei Peukert - Integrante / Wolnei Caumo - Integrante.Financiador(es): Fundação de incentivo à pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
MORBIMORTALIDADE DE IDOSOS E APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO: Estudo de Coorte
Descrição: Objetivos: Geral: Avaliar a relação da morbimortalidade em idosos no âmbito do SUS com a presença de apneia obstrutiva do sono. Específicos: Avaliar e caracterizar a associação dos seguintes eventos em idosos com a apneia obstrutiva do sono. - Infarto agudo do miocárdio; - Acidente vascular cerebral; - Insuficiência cardíaca congestiva; - Arritmias; - Internação por outras causas; - Câncer. - Morte por todas as causas. Resumo do Projeto: Apneia obstrutiva do sono é reconhecidamente fator de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A incidência de eventos cardiovasculares tais como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral é elevada em pacientes com apneia do sono. Quanto maior a gravidade da apneia do sono maior é o risco de mortalidade, principalmente para indivíduos com índice de apneia-hipopneia acima de 30 eventos por hora. Essa alta mortalidade também parece estar associada em idosos com mais de 60 anos. Em ampla revisão da literatura, foram encontrados 11 estudos sobre mortalidade e apneia do sono em idosos publicados desde 1988. Cerca de metade destes estudos em idosos não encontrou clara relação entre mortalidade e apneia do sono. Idosos com apneia do sono parecem falecer ainda nos primeiros anos de acompanhamento desses estudos. No Brasil, não existem trabalhos avaliando mortalidade em idosos com apneia do sono. Estudos sobre esse assunto são indispensáveis levando em consideração que até 95% dos idosos têm critérios para apneia do sono. Este projeto visa a avaliar associação entre apneia do sono e idosos com idade entre 65 e 80 anos. Este será o primeiro estudo avaliando morbimortalidade em idosos com apneia do sono em âmbito de atenção primária..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Ruy Silveira Moraes Filho - Coordenador / Denis Martinez - Integrante / Emerson Ferreira Martins - Integrante.Financiador(es): Fundação de incentivo à pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Exercício Aeróbico de Diferentes Intensidades e Respostas Cardiovasculares Agudas e Sub-Agudas em Pacientes com Hipertensão Arterial Resistente

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sandra Cristina Pereira Costa Fuchs em 17/06/2015.
Descrição: Objetivos: Geral: Comparar as respostas cardiovasculares agudas e sub-agudas a sessões de exercício aeróbico de 45 minutos em duas diferentes intensidades, bem como à sessão controle, em pacientes com HAR. Específicos: Mensurar as respostas da PAS, PAD, PAM e FC concomitantemente com respostas vasculares antes e durante o período de 1 hora após as sessões de exercício aeróbico de diferentes intensidades e a sessão controle; mensurar variáveis vasculares tais como fluxo sanguíneo, resistência vascular periférica, e reatividade vascular antes e durante 1 hora após as diferentes sessões experimentais; realizar a monitorização ambulatorial da PA durante 22 horas após as sessões experimentais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ruy Silveira Moraes Filho - Integrante / Sandra C. Fuchs - Coordenador / Daniel Umpierre - Integrante / Lucas Porto Santos - Integrante / Gustavo Waclawowsky - Integrante / Bárbara Crasnhak - Integrante / Paula Figueredo da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de incentivo à pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
COMPORTAMENTO METABÓLICO, CINEMÁTICO E ELETROMIOGRÁFICO DA VELOCIDADE AUTO-SELECIONADA DE CAMINHADA EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA
Descrição: Objetivos: Geral: Verificar o comportamento da variabilidade cinemática, parâmetros metabólicos e eletromiográficos, força de membro inferior, fluxo sanguíneo e marcadores inflamatórios em pacientes com DAP em diferentes velocidades de locomoção. Específicos: Comparar os resultados dos testes realizados entre os 2 grupos: grupo paciente e grupo controle; avaliar e comparar a variabilidade do comprimento da passada, dos ângulos articulares nos membros inferiores em diferentes velocidades de caminhada; avaliar e comparar a atividade eletromiográfica no membro inferior em diferentes velocidades de caminhada; avaliar e comparar capacidade funcional através do Teste Cardiopulmonar de Exercício; avaliar e comparar força de membro inferior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Ruy Silveira Moraes Filho - Coordenador / Paula Figueiredo da Silva - Integrante / Renata Luisa Bona - Integrante / Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga - Integrante / : Daniel Umpierre - Integrante.Financiador(es): Fundação de incentivo à pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
YÔGA E O TREINAMENTO DE TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS NO MANEJO DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO DE NÃO-INFERIORIDADE
Descrição: 1 - INTRODUÇÃO A Organização Mundial de Saúde definiu que a insuficiência cardíaca é uma das prioridades entre as enfermidades crônicas que necessitam de atenção dos setores de saúde em todo o mundo. Apesar dos progressos médicos, a prevalência da doença aumentou nas últimas 5 décadas e, ainda hoje, a mortalidade pode ultrapassar 50% em 5 anos, a partir do momento do seu diagnóstico,que quando estabelecido, implica em limitações físicas sucessivas, alterando substancialmente a qualidade de vida dos pacientes que progridem para morbidade e mortalidade significativas. No Brasil, segundo dados da Secretaria de Saúde, em 1995 (Datasus) haviam 2 milhões de pacientes com IC e 240 mil novos casos diagnosticados anualmente, sendo a principal causa de internação hospitalar por doença cardiovascular no país. Nos EUA e no Brasil, cerca de 300 mil indivíduos por ano morrem por causa direta ou indiretamente associada a IC , sendo que em pacientes oligossintomáticos o risco de morte é de 5 a 10%. As terapias correntes para insuficiência cardíaca congestiva reúnem estratégias para melhorar a qualidade de vida, aumentar a tolerância ao exercício e reduzir morbidade e mortalidade. Nas duas décadas passadas, perspectivas no manejo da insuficiência cardíaca têm surgido de ensaios clínicos randomizados , tratamentos por fármacos, não farmacológicos, dispositivos e procedimentos eletrofisiológicos e ato cirúrgico, incluindo transplante cardíaco (pacientes classes III e IV permanentes, FE abaixo de 30%, VO2 menor que 12ml/kg/min. e refratários ao tratamento clínico conservador). Aliado às formas de tratamento, o objetivo comum deve acompanhar a melhora da qualidade de vida e da funcionalidade do indivíduo. Nesse contexto terapêutico, torna-se essencial que novas terapias em pacientes com insuficiência cardíaca sejam avaliadas por seu impacto em desfechos clinicamente importantes como morte e hospitalização Estudos descritos na literatura descrevem que alguns indivíduos com IC apresentam alterações no sistema músculo-esquelético5. A maioria dos trabalhos que envolvem o treinamento muscular inspiratório, normalmente com equipamentos, baseiam-se em evidências no tratamento em pacientes com DPOC, insuficiência renal e insuficiência cardíaca A força muscular respiratória é usualmente medida por meio da pressão inspiratória máxima (PIMax) e da pressão expiratória máxima (PEMax), em cmH2O.6 Após a realização da medida, se o indivíduo atingir um valor menor do que 70% do previsto para a sua PIMax , considera-se que ele apresenta fraqueza muscular inspiratória.7 Para a restauração da força em indivíduos com fraqueza muscular inspiratória, o treino muscular inspiratório realizado com equipamentos é comumente utilizado. Este treino resulta em um aumento na força e resistência muscular respiratória em geral, no consumo máximo de oxigênio (VO2), capacidade funcional, respostas respiratórias ao exercício e melhora na qualidade de vida. Dessa forma, devem ser investigadas outras estratégias de tratamento secundário aos portadores de ICC. Neste caso, o treinamento muscular inspiratório com técnicas apropriadas às características fisiopatológicas em questão e que possam vir a ser aproveitadas, como o outros equipamentos utilizados para este fim, mesmo em pacientes que apresentam dispnéia importante em repouso (classe IV) ou dispnéia provocada pelo exercício, como ocorre freqüentemente em pacientes classe III. Estudos recentes com Terapia de Yôga têm pontuado objetividade em resultados quanto às questões de restauração da força muscular respiratória, consumo máximo de oxigênio , aptidão física,variações autonômicas, marcadores inflamatórios, controle de stress e qualidade de vida em pacientes com diversas patologias. OBJETIVO GERAL Verificar os efeitos do Yôga e de Técnicas Respiratórias na resposta muscular.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) .
Integrantes: Ruy Silveira Moraes Filho - Integrante / PAULO JOSÉ CARDOSO VIEIRA - Integrante / Gaspar Rogério da Silva Chiappa - Integrante / Andréia Biolo - Coordenador / Luiz Cláudio Danzmann - Integrante / Francisco Meurer - Integrante / Douglas dos Santos Soares - Integrante / Flávio de Paoli - Integrante / Luciano SP Guimarães - Integrante.Financiador(es): Fundação de incentivo à pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Avaliar a influência da Disfunção Diastólica sobre a Capacidade Funcional em Pacientes Portadores de Diabetes Mellitus do Tipo 2
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ruy Silveira Moraes Filho - Coordenador / Ana Paula dos Santos Corrêa - Integrante / Franciele Ramos Figueira - Integrante / Francesco Prezzi - Integrante / Antônio Fernando Pinotti - Integrante / Cristiane Leitão - Integrante.Financiador(es): Fundação de incentivo à pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Efeitos da Suplementação de Ácido Fólico e do Exercício sobre a Função Endotelial de Indivíduos Infectados pelo HIV em Terapia Antiretroviral
Descrição: O presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de ácido fólico e do treinamento aeróbio sobre a função endotelial de pacientes HIV-positivo em terapia anti-retroviral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Ruy Silveira Moraes Filho - Coordenador / Jorge Pinto Ribeiro - Integrante / SHANA SOUZA GRIGOLETTI - Integrante / ROSMERI KUHMMER LAZZARETTI - Integrante / PAULA BRETANHA RIBEIRO - Integrante / PAULO JOSÉ CARDOSO VIEIRA - Integrante.Financiador(es): Fundação de incentivo à pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Cardiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO HENRI NESTLÉ - 2º LUGAR - CATEGORIA II E ÁREA NUTRIÇÃO CLÍNICA, NESTLÉ RESEARCH.
2009
Título de Proficiência em Arritmia Clínica, Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.
2002
9ª Prêmio Cardios de Eletrocardiografia Dinâmica, Instituto CARDIOS de Ensino e Pesquisa em eletrocardiologia não-Invasiva e M.A.P.A..
2001
Prêmio Cardios de Eletrocardiografia Dinâmica, Instituto CARDIOS de Ensino e Pesquisa.
1994
Prêmio Funcor/Bioloab, Funcor.
1993
Melhor trabalho brasileiro apresentado no 42º Congresso do American College of Cardiology, FUNCOR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, EMERSON FERREIRA2017MARTINS, EMERSON FERREIRA ; MARTINEZ, DENIS ; DA SILVA, FERNANDO A. BOEIRA SABINO ; SEZERÁ, LAUREN ; DA ROSA DE CAMARGO, RODRIGO ; FIORI, CINTIA ZAPPE ; FUCHS, Flávio Danni ; Moraes, Ruy Silveira . Disrupted day-night pattern of cardiovascular death in obstructive sleep apnea. SLEEP MEDICINE, v. 38, p. 144-150, 2017.

2.
HELAL, LUCAS2017HELAL, LUCAS ; UMPIERRE, DANIEL ; Moraes, Ruy Silveira . High-intensity aerobic interval training improves aerobic fitness and HbA1c among persons diagnosed with type 2 diabetes: considerations regarding HbA1c starting levels and intervention design. EUROPEAN JOURNAL OF APPLIED PHYSIOLOGY, v. 117, p. 2365-2366, 2017.

3.
SANTOS, LUCAS P.2016SANTOS, LUCAS P. ; MORAES, RUY S. ; VIEIRA, PAULO J.C. ; ASH, GARRETT I. ; WACLAWOVSKY, GUSTAVO ; PESCATELLO, LINDA S. ; UMPIERRE, DANIEL . Effects of aerobic exercise intensity on ambulatory blood pressure and vascular responses in resistant hypertension. JOURNAL OF HYPERTENSION, v. 34, p. 1317-1324, 2016.

4.
GÜNTZEL, ADRIANA M.2015GÜNTZEL, ADRIANA M. ; CHIAPPA, GASPAR R. ; CIPRIANO, GERSON ; MORAES, RUY S. ; BORGHI-SILVA, AUDREY ; VIEIRA, SILVIA R. . Spontaneous breathing trial in t-tube negativelly impact on autonomic modulation of heart rate compared with pressure support in critically ill patients. Clinical Respiratory Journal, v. 11, p. n/a-n/a, 2015.

5.
HARTHMANN, A.D.2014HARTHMANN, A.D. ; P.SOUZA, W. I. B. ; FERLIN, E. L. ; Moraes, R. S. . Effect of peripheral cholinergic stimulation on autonomic modulation in Type 2 diabetes with autonomic neuropathy: a randomized controlled trial. Diabetic Medicine, v. 31, p. n/a-n/a, 2014.

6.
DI DOMENICO, KRISTHIANE2013DI DOMENICO, KRISTHIANE ; WILTGEN, DENUSA ; NICKEL, FABIAN J. ; MAGALHÃES, JOSE ANTONIO ; Moraes, Ruy Silveira ; SPRITZER, POLI MARA . Cardiac autonomic modulation in polycystic ovary syndrome: does the phenotype matter?. Fertility and Sterility, v. 99, p. 286-292, 2013.

7.
GRIGOLETTI, SHANA S.2013GRIGOLETTI, SHANA S. ; GUINDANI, GRACE ; MORAES, RUY S. ; RIBEIRO, JORGE P. ; SPRINZ, EDUARDO . Short-term folinic acid supplementation improves vascular reactivity in HIV-infected individuals: A randomized trial. Nutrition (Burbank, Los Angeles County, Calif.), v. 29, p. 886-891, 2013.

8.
VIEIRA, PAULO J. C.2012VIEIRA, PAULO J. C. ; RIBEIRO, JORGE P. ; CIPRIANO, GERSON ; UMPIERRE, DANIEL ; CAHALIN, LAWRENCE P. ; MORAES, RUY S. ; CHIAPPA, GASPAR R. . Effect of transcutaneous electrical nerve stimulation on muscle metaboreflex in healthy young and older subjects. European Journal of Applied Physiology (Internet), v. 112, p. 1327-1334, 2012.

9.
FRANZ, R.2012FRANZ, R. ; MATURANA, M. A. ; MAGALHÃES, J. A. ; MORAES, R. S. ; SPRITZER, P. . Central adiposity and decreased heart rate variability in postmenopause: a cross-sectional study. Climacteric (Carnforth), v. 16, p. 1-8, 2012.

10.
Bau PFD2011Bau PFD ; Moraes RS ; Bau CHD ; FERLIN, Elton L ; ROSITO, G. A. ; FUCHS, F. D. . Acute ingestion of alcohol and cardiac autonomic modulation in healthy volunteers. Alcohol (Fayetteville, N.Y.), v. 45, p. 123-129, 2011.

11.
CORRÃA, ANA PAULA S.2011CORRÃA, ANA PAULA S. ; RIBEIRO, JORGE P. ; MUNDSTOCK, LORENA ; BALZAN, FERNANDA MACHADO ; FERLIN, ELTON LUIZ ; Moraes, Ruy Silveira . Inspiratory Muscle Training in Type 2 Diabetes with Inspiratory Muscle Weakness. Medicine and Science in Sports and Exercise, v. 43, p. 1135-1141, 2011.

12.
Faria, C. A.2009Faria, C. A. ; MORAES, R. S. ; Sobral-Filho, D. C. ; REGO, A. G. ; Baracho, M. F.P. ; Egito, E. S.T. ; Brandao-Neto, J. . Autonomic modulation in patients with congenital generalized lipodystrophy (Berardinelli-Seip syndrome). Europace (London), v. 11, p. 763-769, 2009.

13.
CALLEGARO, Carine C2007CALLEGARO, Carine C ; MORAES, R. S. ; NEGRÃO, Carlos Eduardo ; TROMBETA, Ic ; RONDON, Maria Urbana ; TEIXEIRA, Ms ; FERLIN, Elton L ; KRIEGER, Eduardo M ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Acute water ingestion increases arterial blood pressure in hypertensive and normotensive subjects. Journal of Human Hypertension, Estados Unidos, p. 564-570, 2007.

14.
MAESTRI, Marcelo M2007MAESTRI, Marcelo M ; FUCHS, Sandra C. ; FERLIN, Elton L ; PAKTER, Helena M. ; NUNES, Gerson ; MORAES, R. S. ; GUS, Miguel ; MOREIRA, Leila Beltrami ; FUCHS, Flávio Danni . Detection of arteriolar narrowing in fundoscopic examination: evidence of a low performance of direct ophthalmoscopy in comparison with a microdensitometric method. American Journal of Hypertension, Estados Unidos, 2007.

15.
FERNANDES, E. O.2005FERNANDES, E. O. ; MORAES, R. S. ; FERLIN, Elton ; WENDER, Maria Celeste O. ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Hormone replacement therapy does not affect the 24-hour heart rate variability in postmenopausal women: Resustls of a randomized, placebo-controlled trial with two regimens. PACE, Estados Unidos, v. 28, n.Janeiro, p. S1-S6, 2005.

16.
PAKTER, Helena M.2005PAKTER, Helena M. ; FERLIN, Elton ; FUCHS, Sandra C. ; MAESTRI, M. K. ; MORAES, R. S. ; NUNES, G. ; MOREIRA, Leila Beltrami ; GUS, Miguel ; FUCHS, F. D. . Measuring arterioloar-to-venous ratio en retinal photography of patients with hpertension. Development and application of a new semi-automated method. American Journal of Hypertension, Estados Unidos, v. 18, p. 417-421, 2005.

17.
MORAES, R. S.;Moraes, R. S.;Moraes RS;Moraes, Ruy Silveira;MORAES, RUY S.;Moreas, Ruy Silveira;MORAES, RUY S.2005MORAES, R. S.; NÓBREGA, Antônio Cláudio L ; CASTRO, Renata Rodrigues Teixeira de ; NEGRÃO, Carlos Eduardo ; STEIN, Ricardo ; SERRA, Salvador Manoel ; TEIXEIRA, José Antônio Caldas ; CARVALHO, Tales de ; ARAÚJO, Claudio Gil Soares de ; ALVES, Maria Janiere Nazaré Nunes . Diretriz de reabilitação cardíaca. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Brasil, v. 84, n.5, p. 431-440, 2005.

18.
RIBEIRO, Jorge P2005RIBEIRO, Jorge P ; MORAES, R. S. . Variabilidade da freqüência cardíaca como instrumento de investigação do sistema nervoso autônomo. Revista Brasileira de Hipertensão, São Paulo, v. 12, n.1, p. 14-20, 2005.

19.
MORAES, R. S.;Moraes, R. S.;Moraes RS;Moraes, Ruy Silveira;MORAES, RUY S.;Moreas, Ruy Silveira;MORAES, RUY S.2005MORAES, R. S.; RIBEIRO, Jorge Pinto . Variabilidade da freqüência cardíaca como instrumento de investigação do sistema nervoso autônomo e condições fisiológicas e patológicas. Revista do HCPA & Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 25, n.3, p. 99-106, 2005.

20.
ARAÚJO, Claudio Gil Soares de2004ARAÚJO, Claudio Gil Soares de ; CARVALHO, Tales de ; CASTRO, Claudia Barros de ; VIVÁCQUA, Ricardo ; MORAES, Ruy S ; OLIVEIRA FILHO, Japy Angelini ; GUIMARÃES, Jorge Ilha . Normatização dos equipamentos e técnicas da Reabilitação Cardiovascular supervisionada. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 83, n.5, p. 448-452, 2004.

21.
BEHLING, Alice2003BEHLING, Alice ; MORAES, R. S. ; ROHDE, Luis Eduardo ; FERLIN, Elton ; NÓBREGA, Antônio Cláudio L ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Cholinergic Stimulation with Pyridostigmine Reduces Ventricular Arrhythmia and Enhances Heart Rate Variability in Heart Failure. The American Heart Journal, Estados Unidos, v. 146, p. 494-500, 2003.

22.
RIBEIRO, Antônio Luis Pinho2001RIBEIRO, Antônio Luis Pinho ; MORAES, R. S. ; RIBEIRO, Jorge Pinto ; FERLIN, Elton ; TORRES, Rosália M ; OLIVEIRA, Enilce ; ROCHA, Manoel O C . Parasympathetic dysautonomia precedes left ventricular systolic dysfunction in Chagas disease. The American Heart Journal, Estados Unidos da América, v. 141, n.2, p. 260-265, 2001.

23.
NÓBREGA, Antônio Cláudio L2001 NÓBREGA, Antônio Cláudio L ; REIS, Amália F ; MORAES, R. S. ; BASTOS, B. G. ; FERLIN, Elton ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Enhancement of heart rate variability by cholinergic stimulation with pyridostigmine in healthy subjects. Clinical And Autonomic Research, Estados Unidos da América, v. 11, n.1, p. 11-17, 2001.

24.
LACCHINI, S.2001 LACCHINI, S. ; FERLIN, Elton ; MORAES, R. S. ; RIBEIRO, Jorge Pinto ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Contribution of nitric oxide to arterial pressure and heart rate variability in rats submitted to high sodium intake. Hypertension (Dallas), Estados Unidos da América, v. 38, p. 326-331, 2001.

25.
MORAES, R. S.;Moraes, R. S.;Moraes RS;Moraes, Ruy Silveira;MORAES, RUY S.;Moreas, Ruy Silveira;MORAES, RUY S.2000MORAES, R. S.; STEIN, Ricardo ; CAVALCANTI, A. V. ; FERLIN, Elton ; ZIMERMAN, L. I. ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Atrial automaticity and atrioventricular conduction in athetes: contribution of autonomic regulation. European Journal Of Applied Physiology, Inglaterra, v. 82, p. 155-157, 2000.

26.
MORAES, R. S.;Moraes, R. S.;Moraes RS;Moraes, Ruy Silveira;MORAES, RUY S.;Moreas, Ruy Silveira;MORAES, RUY S.2000 MORAES, R. S.; FERLIN, Elton ; POLANCZYK, Carisi Anne ; ROHDE, Luis Eduardo ; ZASLAVSKI, Lerida ; GROSS, J. L. ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Three-dimensional return map: a new tool for quantification of heart rate variability. Autonomic Neuroscience Basic And Clinical, Inglaterra, v. 83, p. 90-99, 2000.

27.
PECIS, M.2000 PECIS, M. ; AZEVEDO, M. J. ; MORAES, R. S. ; FERLIN, Elton ; GROSS, J. L. . Autonomic dysfunction and urinary albumin excretion rate are associated with an abnormal blood pressure pattern in normotensive normoalbuminuric type 1 diabetic patients. Diabetes Care, Estados Unidos da América, v. 23, n.7, p. 989-993, 2000.

28.
MORAES, R. S.;Moraes, R. S.;Moraes RS;Moraes, Ruy Silveira;MORAES, RUY S.;Moreas, Ruy Silveira;MORAES, RUY S.2000MORAES, R. S.. Exercício físico: terapêutica cardiovascular?. Revista de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS, v. 1, p. 50-54, 2000.

29.
ROHDE, Luis Eduardo1998ROHDE, Luis Eduardo ; POLANCZYK, Carisi Anne ; MORAES, R. S. ; FERLIN, Elton ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Effect of partial arrhythmia suppression with amiodarone on heart rate variability of patients with congestive heart failure. The American Heart Journal, Estados Unidos, v. 136, n.1, p. 31-36, 1998.

30.
POLANCZYK, Carisi Anne1998POLANCZYK, Carisi Anne ; ROHDE, Luis Eduardo ; MORAES, R. S. ; FERLIN, Elton ; LEITE, C. ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Sympathetic nervous system representation in time and frequency domain indices of heart rate variability. European Journal Of Applied Physiology, Inglaterra, v. 79, p. 69-73, 1998.

31.
SCHAAN, B. D.1997SCHAAN, B. D. ; MAEDA, C. Y. ; TIMM, H. B. ; MEDEIROS, S. ; MORAES, R. S. ; FERLIN, Elton ; FERNANDES, T. G. ; RIBEIRO, Jorge Pinto ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Time course of changes in heart rate and blood pressure variability in sterptozotocin-induced diabetic rats treated with insulin. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, BRASIL, v. 30, n.4, p. 1081-1086, 1997.

32.
MORAES, R. S.;Moraes, R. S.;Moraes RS;Moraes, Ruy Silveira;MORAES, RUY S.;Moreas, Ruy Silveira;MORAES, RUY S.1992MORAES, R. S.; FERLIN, Elton L . Variabilidad de la frecuencia cardíaca. Utilidad del análisis espectral para evaluar el sistema nervioso autónomo. Revista Argentina de Cardiologia, Buenos Aires, v. 60, n.1, p. 77-80, 1992.

Capítulos de livros publicados
1.
MORAES, R. S.; Rodrigues TR . Variabilidade da frequência cardíaca e sensibilidade barorreflexa. In: Leandro Ioschpe Zimerman; Guilherme Fenelon. (Org.). Papel dos métodos não-invasivos em arritmias cardíacas. São Paulo: Atheneu, 2008, v. 2, p. 101-119.

2.
MORAES, R. S.; RIBEIRO, Jorge P . Heart Diseases. In: Walter R. Frontera; David M. Dawson; David M. Slovik. (Org.). Exercise in rehabilitation. 2ed.Champaign, IL: Human Kinetics, 2005, v. , p. 117-129.

3.
GRUPI, Cesar José ; MORAES, Ruy S . Variabilidade da freqüência cardíaca. Conceito e utilidade clínica.. In: José Antônio F. Ramires; Sérgio Almeida de Oliveira; Paulo Jorge Moffa; Paulo César R. Sanches. (Org.). Eletrocardiograma Normal e Patológico. 7ªed.São Paulo: Editora Roca Ltda, 2001, v. , p. 839-868.

4.
MORAES, R. S.; RIBEIRO, Jorge Pinto . Heart diseases. In: Walter R. Frontera; David M. Dawson; David M. Slovik. (Org.). Exercise in rehabilitation.. 1ed.Champaign, IL: Human Kinetics, 1999, v. , p. 175-191.

5.
MORAES, R. S.; RIBEIRO, Jorge P . Apresentação de temas livres sob forma de painel. In: Décio Mion Jr; Fernando Nobre. (Org.). CardioSintética. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999, v. 9, p. 3-5.

6.
MORAES, R. S.. Exercício físico. In: Ivo A. Nesralla. (Org.). Como cuidar bem do seu coração. 1ed.Porto Alegre: Artes e ofícios, 1999, v. , p. 53-55.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MORAES, R. S.. Como orientar a prática de exercícios físicos no paciente com Insuficiência Cardíaca. PROCARDIOL. Programa de Atualização, Porto Alegre: Artmed, p. 105 - 129, 01 jul. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, Silvia ; GUNTZEL, Adriana ; FERLIN, Elton L ; MORAES, R. S. . Weaning from mechanical ventilation using pressure support and T-tube induces ventricular arrhythmias in cardiac patients. In: 26th International Symposium on Intensive Care andaEmergency Medicine, 2006, Bruxelas. Critical Care, 2006. v. 10. p. S18-S19.

2.
TERESA, Carlos de ; MORAES, Ruy S ; NARRO, Fernando ; RIBEIRO, Jorge P . Hemodynamic and Metabolic Responses To different types of exercises in coronary patients. In: International Symposium, 1989, Toledo - Espanha. International Symposium Abstract Book, 1989. p. 124.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REGO, A. G. ; Faria CA ; Mesquita ET ; SOBRAL FILHO, D. C. ; Moraes, R. S. ; Egito, E. S.T. ; Brandão JN . Metabolic syndrome, an important issue in patients with congenital generalized. In: Congress of the European Society of Cardiology, 2009, Barcelona. European Society of Cardiology., 2009. v. 30. p. 653-653.

2.
FERNANDES, Eney ; RIBEIRO, Jorge P ; MORAES, Ruy S ; WENDER, Maria Celeste O. . Heart rate variability and hormone replacement therapy: A randomized clinical trial. In: 14th Annual Neeting of NAMS, 2003, Miami - EEUU. Menopause, 2003. v. 10. p. 602.

3.
FERNANDES, Eney ; WENDER, Maria Celeste O. ; MORAES, Ruy S ; FERLIN, Elton L ; RIBEIRO, Jorge P . Hormone replacement therapy does nor modify heart rate variability. In: XVII FIGO, World Congress of Gynecology and Obstetrics, 2003, Santiago - Chile. Anais do XVII FIGO, World Congress of Gynecology and Obstetrics, 2003. p. 89.

4.
FERNANDES, Eo ; MORAES, Ruy S ; WENDER, Maria Celeste O. ; FERLIN, Elton L ; RIBEIRO, Jorge P . Terapia de reposição hormonal não altyera a variabilidade da freqüência cardíaca. In: LVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2003, Salvador - BA. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2003.

5.
SOBRAL FILHO, Dário C ; MONTENEGRO, Sérgio Tavares ; MANFROI, Waldomiro Carlos ; FERLIN, Elton L ; RIBEIRO, Jorge P ; MORAES, Ruy S . Variabilidade da freqüência cardíaca pós-infarto do miocárdio avaliada pelo mapa de retorno tridimensional: reprodutibilidade e correlação com os índices no domínio do tempo. In: LVII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2002, São Paulo - SP. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2002.

6.
PORFÍRIO, Graciema S ; SALLES, Sérgio ; MORAES, Ruy S ; FERLIN, Elton L ; RIBEIRO, Jorge P ; NÓBREGA, Antônio Cláudio L . Ação antiarrítmica da estimulação colinérgica com piridostigmina na miocardiopatia chagásica. In: LVII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2002. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2002. v. 79. p. 73.

7.
PORFÍRIO, Graciema S ; SALLES, Sérgio ; MORAES, Ruy S ; FERLIN, Elton L ; RIBEIRO, Jorge Pinto ; NÓBREGA, Antônio Cláudio L . A estimulação colilnérgica com piridostigmina reduz as arritmias ventriculares em pacientes chagásicos. In: XIX Congresso de Cardiologia da SOCERJ, 2002, Rio de Janeiro. Revista da Socerj, 2002. v. 15. p. 130.

8.
RIBEIRO, Jorge P ; MORAES, Ruy S ; MELLO, Márcia R ; FERLIN, Elton L . Modulação Autonômica da Freqüência Cardíaca Durante extensão e elevação dos membros superiores. In: LVI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2001, Goiânia - GO, 2001.

9.
RIBEIRO, Jorge P ; BEHLING, Alice ; MORAES, Ruy S ; FERLIN, Elton L ; ROHDE, Luis Eduardo ; MORAES, Ar ; FOPPA, Murilo ; NÓBREGA, Antônio Cláudio L . Cholinergic Stimulation with Pyridostigmine. In: XXIII Congress of the European Society of Cardiology, 2001, Stocolmo - Suécia. European Heart Journal, 2001. v. 22. p. 296.

10.
BEHLING, Alice ; MORAES, Ruy S ; FERLIN, Elton L ; ROHDE, Luis Eduardo ; MORAES, Aline ; RIBEIRO, Jorge P ; FOPPA, Murilo ; NÓBREGA, Antônio Cláudio L . Estimulação colinérgica com piridostigmina reduz arritmia ventricular e aumenta a variabilidade da freqüência cardíaca na insuficiência cardíaca. In: LVI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2001, Goiânia - GO. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2001.

11.
MORAES, R. S.; REIS, Amália F ; BASTOS, Bianca G ; FERLIN, Elton ; RIBEIRO, Jorge Pinto ; PONTES, Paulo V ; NÓBREGA, Antônio Cláudio L . Estimulação colinérgica com piridostigmina: efeitos sobre a modulação vagal da variabilidade da freqüência cardíaca. In: XIV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, 1997, Rio de Janeiro, 1997.

12.
STEIN, Ricardo ; CAVALCANTI, Arthur V ; FERLIN, Elton L ; MORAES, Ruy S ; RIBEIRO, Jorge P . Contribuição da Atividade em Parâmetros Eletrofisiológicos Supraventriculares em Atletas. In: LIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1997, São Paulo - SP. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1997. v. 69. p. 80.

13.
MORAES, R. S.; RIBEIRO, Antônio Luis Pinho ; FERLIN, Elton L ; ROCHA, Manoel O C ; TORRES, Rosália M ; ROHDE, Luis Eduardo ; POLANCZYK, Carisi Anne ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Detecção de Comprometimento vagal precoce isolado em pacientes chagásicos sem cardiopatia estudados pelo Mapa de Retorno Tridimensional. In: LIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1997, São Paulo - SP. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1997. v. 69. p. 87.

14.
RIBEIRO, Antonio Lp ; MORAES, Ruy S ; CARNEIRO, Ana Ps ; DRUMMONT, Juliana B ; OLIVEIRA, Enilce ; FERLIN, Elton L ; RIBEIRO, Jorge Pinto ; ROCHA, Manoel O C . Comparação entre arritmia sinusal respiratória e variabilidade da freqüência cardíaca em 24 horas na avaliação do controle vagal cardíaco. In: LIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1997, São Paulo - SP. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1997. v. 69. p. 87.

15.
REIS, Amália F ; MORAES, Ruy S ; BASTOS, Bianca G ; FERLIN, Elton L ; RIBEIRO, Jorge P ; PONTES, Paulo V ; NÓBREGA, Antônio Cláudio L . Diminuição da Modulação Vagal Sobre a Variabilidade da Freqüência Cardíaca com Piridostigmina. In: LIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1997, São Paulo - SP. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1997. v. 69.

16.
MORAES, R. S.; FERLIN, Elton L ; FANG, J ; IRIGOYEN, Maria Cláudia ; DAVI, e ; RIBEIRO, Jorge P . Variabilidade da Pressão Arterial em Ratos Hipertensos com o Mapa de Retorno Tridimensional. In: LI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1997, Rio de Janeiro - RJ. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1997.

17.
MORAES, R. S.; POLANCZYK, Carisi Anne ; FERLIN, Elton L ; RIBEIRO, Jorge P . Ausência de influência simpática nos índices da freqüência cardíaca no domínio do tempo. In: LII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996, Salvador - BA. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1996.

18.
MORAES, R. S.; POLANCZYK, Carisi Anne ; FERLIN, Elton L ; RIBEIRO, Jorge P . Mapa de Retorno Tridimensional: um método capaz de mensurar isoladamente tônus simpático e parassimpático. In: LII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996, Salvador- BA. Arquivos Brasileiros de cardiologia, 1996.

19.
MORAES, R. S.; POLANCZYK, Carisi Anne ; FERLIN, Elton L ; RIBEIRO, Jorge P . Limitação da Análise espectral da freqüência cardíaca para avaliar tônus simpático durante exercício moderado em carga constante. In: LII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996, Salvador - BA. Arquivos Brasileiros de cardiologia, 1996.

20.
MORAES, R. S.. Arritmia Ventricular e disfunção autonômica ocorrem precocemente na Doença de Chagas. In: LII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996, Salvador - BA. Arquivos Brasileiros de cardiologia, 1996.

21.
MORAES, R. S.. Contaminação das arritmias na mensuração da variabilidade da freqüência cardíaca em pacientes com insuficiência cardíaca. In: LII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996, Salvador - BA. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1996.

22.
FERLIN, e ; MORAES, Ruy S ; FANG, J ; DAVI, e ; IRIGOYEN, Maria Cláudia ; RIBEIRO, Jorge P . Blood Pressure Variability in Hipertensive Rats with the 3-Dimensional Return Map. In: VII European Meeting on Hipertension, 1995, Milão - Itália. Anais do VII European Meeting on Hipertension, 1995. p. 57.

23.
KEITEL, e ; FUCHS, Fd ; GARCIA, Vd ; MORAES, Ruy S ; MOREIRA, Wd ; ROSITO, Ga ; COSTA, Car . Comportamento da Pressão Arterial, avaliada por monitorização ambulatorial, após transplante renal. In: III Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 1994, São Paulo - SP, 1994.

24.
MORAES, R. S.; FERLIN, Elton L ; POLANCZYK, Carisi Anne ; CAVALCANTI, Arthur V ; RIBEIRO, Jorge P . Detection of different levels of 24-hour heart rate variability with the three-dimensional return map. In: XII World Congress of Cardiology and XVI Congress of the European Society of Cardiology, 1994, Berlin - Alemanha. European Heart Journal, 1994. v. 15. p. 83.

25.
MORAES, R. S.; FERLIN, Elton L ; PEREZ, Guillermo ; POLANCZYK, Carisi Anne ; RIBEIRO, Jorge P . Impact of an exercise session on indices of 24 hour heart rate variability. In: VI International Congress on Ambulatory Monitoring, 1994, Barcelona - Espanha. Journal of Ambulatory Monitoring, 1994. v. 7. p. 93.

26.
MORAES, R. S.. Detecção de diferentes níveis da variabilidade da freqüência cardíaca com o mapa de retorno tridimensional. In: L Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1994, Porto Alegre - RS. Arquivos da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1994.

27.
MORAES, R. S.. Diminuição da variabilidade da freqüência cardíaca em pacientes com insuficiência renal crônica em dialise. In: L Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1994, Porto Alegre - RS. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1994.

28.
MORAES, R. S.. Variabilidade da freqüência cardíaca de 24 hour. In: L Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1994, Porto Alegre - RS. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1994.

29.
MORAES, R. S.; FERLIN, Elton ; GROSSMAN, Gabriel ; WAISNTEIN, Marco ; ZASLAVSKI, Lerida ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Three-Dimensional Return Map: A Method for Quantification of Heart Rate Variability. In: 42nd Annual Scientific American College of Cardiology, 1993, Anaheim, California. Journal of the American College of Cardiology, 1993. v. 21. p. 156A.

30.
MORAES, R. S.; FERLIN, Elton L ; RIBEIRO, Jorge P . Avaliação do Tônus Vagal pela Análise Espectral da freqüência cardíaca: Ventilação Controlada pode provocar Contaminação Simpática. In: XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1993, Belo Horizonte - MG. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1993.

31.
MORAES, R. S.. Avaliação do Tônus vagal pela análise espectral da freqüência cardíaca: ventilação controlada pode provocar contaminação simpática, apresentado sob a forma de tema livre. In: XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1993, Belo Horizonte - MG. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1993.

32.
MORAES, R. S.. Validação do Mapa de Retorno Tridimensional no estudo da disfunção autonômica. In: XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1993. Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

33.
MORAES, R. S.; TEREZA, Carlos de ; NARRO, Fernando ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Respostas Hemodinâmicas e metabólicas ao exercício calistênico em reabilitação cardiovascular. In: VIII Congresso Brasileiro e II Simpósio Internacional de Medicina Desportiva, 1987, Rio de Janeiro - RJ, 1987.

34.
MORAES, R. S.. Exsanguíneo transfusão (ET) na púrpura trombocitopênica trombótica (PTT). In: Congresso Brasileiro de Nefrologia, 1978, Rio de Janeiro - RJ, 1978.

Artigos aceitos para publicação
1.
DE CASTRO, RENATA RODRIGUES TEIXEIRA ; PORPHIRIO, GRACIEMA ; XAVIER, SERGIO SALLES ; Moraes, Ruy Silveira ; FERLIN, ELTON LUIS ; RIBEIRO, Jorge Pinto ; DA NÓBREGA, ANTONIO CLAUDIO LUCAS . Cholinesterase inhibition reduces arrhythmias in asymptomatic Chagas disease. Cardiovascular Therapeutics, 2017.

2.
GRAFF, SCHEILA K. ; MARIO, FERNANDA M. ; MAGALHÃES, JOSE A. ; MORAES, RUY S. ; SPRITZER, POLI MARA . Saturated Fat Intake Is Related to Heart Rate Variability in Women with Polycystic Ovary Syndrome. annals of nutrition and metabolism, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, R. S.. Ainda existe indicação?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Moraes RS. Moderador de Sessão de Temas Livres. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Moraes RS. O treinamento físico em pacientes com DAC e isquemia residual é benéfico.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Moraes RS. Tratamento da síncope vasovagal na presença de disfunção sistólica grave. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Moraes, R. S.. Os programas de exercício fáiico devem ser sempre surpevisionados em pacientes com insuficiência cardíaca?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Moraes RS. Três bons motivos para: Indicar reabilitação cardiopulmonar metabólica aos cardiopatas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MORAES, RUY S.. Impacto da reabilitação cardíaca sobre a mortalidade cardiovascular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Moraes RS. Prevenção primária cardiovascular na prática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Moraes, R. S.. Trastornos del sistema nervioso autonomo provocados por el ejercicio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Moraes RS. Rehabilitación cardíaca en portadores de ressincronizadores y CDI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Moraes RS. Pergunte que o DERC responde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Moraes RS. Efeitos fisiológicos, indicações e custo benefício da reabilitação cardíaca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CORREA, A. P. S. ; BALZAN, F. M. ; MUNDSTOCK, L. ; FERLIN, Elton L ; CANANI, L. H. ; MORAES, R. S. . Efeito do treinamento muscular inspiratório em portadores de diabetes mellitus tipo 2 com fraqueza muscular inspiratória:ensaio clínico randomizado, controlado por placebo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MORAES, RUY S.. Contra-indicações na prescrição de exercícios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Moraes RS. Como eu faço - Reabilitação cardíaca pós-IAM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Moraes RS. Distúrbios autonômicos e o coração:implicações práticas para o cardiologista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Moraes RS. Coordenação de Sessão de Temas Livres Orais - Cardiologia Geral II. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
Moraes RS. Coordenação de sessão de Temas Livres Pôster comentado Cardiologia I. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
Moraes RS. Como orientar exercícios físicos em pacientes com marca passo ou CDI?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
MORAES, R. S.. Coordenador Tema Livre Oral Hipertensão arterial IV. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
MORAES, R. S.. Reabilitação cardíaca: novidades em 2005: Reabilitação supervisionada - como estamos no momento atual. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MORAES, R. S.. Medicina do Esporte- Grandes questõescom experientes na Cardiologia do Esporte. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
MORAES, Ruy S ; Moraes, Ruy Silveira . Monitorização eletrocxardiográfica ambulatorial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
MORAES, R. S.. Arritmia no atleta. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
MORAES, R. S.. Reabilitação cardiorrespiratória após infarto agudo do miocárdio - Exercício e modulação autonômica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
MORAES, R. S.. O que devemos saber sobre métodos de avaliação autonômica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
MORAES, R. S.. Exercício e redução da mortalidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
MORAES, R. S.. Doença cororariana aterosclerótica e doença arterial periférica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
MORAES, R. S.. Efeito do exercício na modulação autonômica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
MORAES, R. S.. De que forma as medidas variáveis autonômicas participam da tomada de decisão. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
MORAES, R. S.. Reabilitação cardiovascular na doença aterosclerótica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
MORAES, R. S.. Dieta e exercício físico nas dislipidemias. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
MORAES, R. S.. Reabilitação Cardíaca. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
MORAES, R. S.. Estresse e qualidade de vida: Impacto na vida moderna. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
MORAES, R. S.. Problemas Cotidianos em ergometria, ergoesmetria e reabilitação cardiovascular. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
MORAES, R. S.. Teste ergométrico - O Teorema de Bayes. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
MORAES, R. S.. Sessão de controvérsias Reabilitação Supervisionada no Coronariopata. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
MORAES, R. S.. Papel do Sistema Nervoso Autônomo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
MORAES, R. S.. Contribuição do exercício para o controle das Arritmias. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
MORAES, R. S.. Atualização em métodos não invasivos na prática clínica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
MORAES, R. S.. Papel do exercício físico sob o crivo da medicina baseada em evidências. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
MORAES, R. S.. HAS. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
MORAES, R. S.. Reabilitação Cardíaca, aderência a programas de reabilitação, supertreinamento, coração de atleta, morte súbita, sexo, coração e exercício, avaliação cardiológica pré - participação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
MORAES, R. S.. Avaliação Médico - Esportiva do idoso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
MORAES, R. S.. Exercício e o Coração. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
MORAES, R. S.. O Teste Ergométrico e sua Aplicabilidade: Revistando o Teorema de Bayes. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
MORAES, R. S.. Eletrocardiografia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
MORAES, R. S.. Ergometria e Reabilitação Cardiovascular. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
MORAES, R. S.. Arritmias II. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
MORAES, R. S.. Reabilitação Cardíaca. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
MORAES, R. S.. Aspectos multidisciplinados da adesão ao tratamento. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
MORAES, R. S.. Integridade autonômica: análise da variabilidade da frequência cardíaca no exercício. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
MORAES, R. S.. Aplicações clínicas do estudo da variabilidade da freqûencia cardíaca. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
MORAES, R. S.. Avaliação do Sistema nervoso autônomo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
MORAES, R. S.. Exercício Físico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
MORAES, R. S.. Efeito do Treinamento Sobre a Modulação Autonômica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
MORAES, R. S.. Reabilitação cardíaca: uma visão crítica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

58.
MORAES, R. S.. Reabilitação Cardíaca baseada em evidências. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
MORAES, R. S.. Doença Isquêmica na mulher pó-menopáusica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
MORAES, R. S.. Sessão de temas livres. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

61.
MORAES, R. S.. Métodos de Avaliação do Sistema Nervoso Autônomo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

62.
MORAES, R. S.. Medicina do Esporte. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

63.
MORAES, R. S.. Variabilidade da Frequência Cardíaca: quando indicar e o que fazer com os resultados. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

64.
MORAES, R. S.. Cardiopatia Isquêmica: diagnóstico e avaliação de risco. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

65.
MORAES, R. S.. Risco de estratificação não invasiva depois de infarto miocardial. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

66.
MORAES, R. S.. Variabilidade de Frequência Cardíaca. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

67.
MORAES, R. S.. Variabilidade da Frequência Cardíaca. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

68.
MORAES, R. S.. Métodos Diagnósticos em Cardiologia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

69.
MORAES, R. S.. Medicina do Exercício. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

70.
MORAES, R. S.. II Simpósio Brasileiro - Electrocardiologia não Invasiva. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

71.
MORAES, R. S.. Estratificação de risco pós IAM. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

72.
MORAES, R. S.. Cardiopatia Isquêmica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

73.
MORAES, R. S.. Discussões de casos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

74.
MORAES, R. S.. Alterações cardiovasculares. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

75.
MORAES, R. S.. Urgências médicas em Odontologia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

76.
MORAES, R. S.. 8° Congresso de Cadiologia/ RS e 6° Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

77.
MORAES, R. S.. Prescrição do exercício em clínica médica. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

78.
MORAES, R. S.. Sessão de temas livres do 8º Congresso de Cardiologia/RS. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

79.
MORAES, R. S.. Variabilidade da Frequência Cardíaca no estudo da função autônoma. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

80.
MORAES, R. S.. O Eletrocardiograma de alta resolução: Indicações e interpretação. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

81.
MORAES, R. S.. Cardiologia Geral. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

82.
MORAES, R. S.. Variabilidade da Frequência cardíaca no estudo da função autônoma. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

83.
MORAES, R. S.. Cardiologia Desportiva. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

84.
MORAES, R. S.. Prevenção de risco cardiovascular para o cirurgião dentista. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

85.
MORAES, R. S.. Preparo Correto do Paciente e Colocação Exata dos Eletrodos para o ECG e HOLTER. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

86.
MORAES, R. S.. Prevenção e reabilitação Cardiovascular. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

87.
MORAES, R. S.. Monitoração eletrocardiográfica ambulatorial Métodos Indicações Iplicação prognóstica. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

88.
MORAES, R. S.. Sono. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

89.
MORAES, R. S.. Distúrbios de condução e Arritmia. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

90.
MORAES, R. S.. Iterpretação de Eletrocardiograma. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

91.
MORAES, R. S.. Cardiologia para não especialistas. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

92.
MORAES, R. S.. Cardiologia para especialistas. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

93.
MORAES, R. S.. Medicina do Esporte. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

94.
MORAES, R. S.. Cardiologia para especialistas. 1991. (Apresentação de Trabalho/Outra).

95.
MORAES, R. S.. Análise Espectral da Frequência cardíaca. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

96.
MORAES, R. S.. Cardiologia para não especialistas. 1990. (Apresentação de Trabalho/Outra).

97.
MORAES, R. S.. Reabilitação cardiovascular. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

98.
MORAES, R. S.. Reabilitação pós IAM- hospitalar e pós hospitalar. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

99.
MORAES, R. S.. Exercício Físico. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MORAES, R. S.. Revista Brasileira de Medicina do Esporte 2004 (Revisão de artigos submetidos para publicação).

2.
MORAES, R. S.. Arquivos Brasileiros de Cariologia 2001 (Revisão de artigos submetidos para publicação).

3.
MORAES, R. S.. The Brazilian Journal of Medical and Biological Research 2001 (Revisão de artigos submetidos para publicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
Moraes RS. CURSO DE ELETROCARDIOGRAMA NORMAL E ALTERADO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Moraes RS. CURSO DE ELETROCARDIOGRAFIA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GUS, Miguel; PIMENTEL, M.; MORAES, RUY S.. Participação em banca de Micheli Fagundes. Pressão arterial em idosos com apneia do sono. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
Moraes RS. Participação em banca de ROBERTO PACHECO DA SILVA. METABORREFLEXO E PERDA DE PESO APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
Moraes RS. Participação em banca de RAFAEL QUEIROZ DOS SANTOS. EFICÁCIA DA COMPRESÃO DOS MEMBROS INFERIORES NO MANEJO DA SÍNCOPE REFLEXA. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde (Cardiologia)) - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.

4.
Chiappa GRS; RIBEIRO, Jorge P. Participação em banca de Paulo José Cardoso Vieira. Efeito agudo da estimulação elétrica nervosa transcutânea no metaborreflexo muscular e variabilidade da frequência cardíaca em indivíduos saudáveis. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Adriana Meira Güntzel. O efeito do Tubo T e da pressão suporte sobre variáveis cardiorrespiratórias e variabilidade da frequencia cardíaca durante o desmame da ventilação mecânica. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Maurício Pimentel. Variação Sazonal de Episódios de Taquicardia ventricular avaliados por Holter. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Eduardo Peixoto de Moura. Telemonitorização de Arritmias cardíacas através da rede de telefonia celular. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

8.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Alexandre Liberman. Ações eletrofisiológicas da Piridostigmina em humanos. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Gicela Risso Rocha. Efeitos da Cimetidina na resposta cronotrópica ao teste cardiopulmonar. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Marcos Roberto de Souza. Análise não linear da variabilidade da freqüência cardíaca na doença de chagas. 2002. Dissertação (Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Graciema de Souza Porphírio. Estimulação colinérgica com piridostigmina em pacientes com Doença Coronariana avaliados através do exercício dinâmico. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
Moraes RS. Participação em banca de Regina Coeli Marques de Carvalho. A variabilidade da frequência cardíaca materna no pré-parto de gestantes com pré-eclâmpsia e em gestantes normotensas e a sua correlação com os desfechos maternos e perinatais. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
RIBEIRO, Jorge P; Taylor JA. Participação em banca de Carine Cristina Callegaro. Músculos inspiratórios e controle reflexo da circulação e da ventilação. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
MORAES, R. S.; SANVITO, G. L.; RASIA FILHO, A. A.. Participação em banca de Karina Rabello Casali. Avaliação do controle autonômico da pressão e frequência cardíaca e do estresse oxidativo de ratos espontaneamente hipertensos submtidos a tratamento com inibidor de enzima conversora de angiotensina.. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
MORAES, R. S.; Brandão JN; SOBRAL FILHO, D. C.; MARANHAO, T. M. O.; SILVA, C. A. B.. Participação em banca de Antonio Guedes do rêgo. Anormalidade cardiovasculares e metabólicas em pacientes com a síndrome de Berardenelli-seip. 2009. Tese (Doutorado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
Moraes RS. Participação em banca de ANTONIO GUEDES DO REGO. ANORMALIDADES METABÓLICAS EM PACIENTES COM A SÍNDROME DE BERARDINELLI - SEIP. 2009. Tese (Doutorado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
MORAES, R. S.; BACAL, Fernando; LEÃES, Paulo Ernesto. Participação em banca de Alice Behling. Efeitos do Sildenafil na capacidade funcional, hipertensão pulmonar e função endotelial em pacientes com insuficiência cardíaca. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
MORAES, R. S.; SOSA, Eduardo Argentino; BARUZZI, Antônio Cláudio Do Amaral; RIBEIRO, Antônio Luis Pinho. Participação em banca de Ivana Antelmi Cuninghant. Variabilidade da freqüência cardíaca em indivíduos sem cardiopatia. 2002. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.

8.
MORAES, R. S.; RIBEIRO, Antônio Luis Pinho; HACHUL, Denise Tessariol; LEITE, João Jorge. Participação em banca de Rogério Silva de Paula. Influência da idade e do sexo na freqüência cardíaca, nas arritmias e nos distúrbios da condução atrioventricular em indivíduos assintomáticos sem evidência de doença cardíaca. 2002. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.

9.
MORAES, R. S.. Participação em banca de José Albuquerque de Figueiredo Neto. Efeito do metoprolol na variabilidade da freqüência cardíaca em pacientes portadores de insuficiência cardíaca congestiva. 2002. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.

10.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Ricardo Stein. Adaptações Eletrofisiológicas intrínsecas no Automatismo e na condução Atrioventricular de atletas treinados aerobiamente. 2001. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Gaspar Rogério da Silva Chiappa. Ativação dos Músculos Inspiratórios Durante e Após Exercício: Efeito Metabólico e na Redistribuição do Fluxo Sangüíneo. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Eva Cantalejo Munhoz. Recuperação do Pulso de Oxigênio Imediatamente Após o Exercício em Pacientes com Isquemia Miocárdica. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Alice Behling. Efeito do sildenafil na variabilidade da freqüência cardíaca em pacientes com insuficiência cardíaca. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Carlos Scherr. Soluções Nutricionais para Diminuir o Risco Cardiovascular. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Artur Haddad Herdy. Efeito do treinamento físico no pré-operatório de cirurgia cardíaca. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Magnus Benetti. Efeito do treinamento de força em programa de reabilitação cardíaca. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Gabriel Léo Blacher Grossman. Aspectos práticos e perspectivas de correção de atenuação na cintilografia miocárdica. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Lucrecia Beatriz Terry. Efeito do exercício aeróbio na hiperlaticemia assiciada a análogos de nucleosídeo no tratamento de pacientes com HIV-1. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
MORAES, R. S.. Participação em banca de Eney Oliveira Fernandes. Reposição Hormonal nas mulheres pós-menopausa. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON CARDIOVASCULAR EPIDEMIOLOGY.SPORTS MEDICINE AND CARDIOVSCULAR EPIDEMIOLOGY. 2013. (Simpósio).

2.
I INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON CARDIOVASCULAR EPIDEMIOLOGY.HEART RATE VARIABILITY. 2013. (Simpósio).

3.
CONGESSO DA SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. CARDIOLOGIA DO EXERCÍCIO NA PRÁTICA CLÍNICA: PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO. 2012. (Congresso).

4.
I SIMPÓSIO ARRITMIAS EM ATLETAS - DO AMADOR AO PROFISSIONAL.BRADICARDIA E BLOQUEIOS ATRIOVENTRICULARES: DA FISIOLOGIA AO CENÁRIO CLÍNICO. 2012. (Simpósio).

5.
JORNADA MULTIDISCIPLINAR: EXERCÍCIO E DOENÇA RENAL CRÔNICA.EFEITO DO EXERCÍCIO SOBRE A DOENÇA CARDIOVASCULAR. 2012. (Outra).

6.
XI CONGRESO SUDAMERICANO DE MEDICINA DEL DEPORTE, XXVIV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DO EXERCÍCIO E ESPORTE, VII CONGRESSO GAÚCHO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA. REABILITAÇÃO CARDÍACA, DAS EVIDÊNCIAS AO SERVIÇO DE REABILITAÇÃO. 2012. (Congresso).

7.
XIX CONGRESSO NACIONAL DO DEPARTAMENTO DE ERGOMETRIA, EXERCÍCIO, REABILITAÇÃO CARDÍACA,CARDIOLOGIA NUCLEAR E CARDIOLOGIA DO ESPORT. ENDOTÉLIO E EXERCÍCIOS FÍSICOS. ESTDO DA ARTE. 2012. (Congresso).

8.
66º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA. TENDÊNCIA MODERNA EM REABILITAÇÃO CARDÍACA. 2011. (Congresso).

9.
JOGO ABERTO EVIDÊNCIA SAÚDE.REABILITAÇÃO CARDÍACA NA PRÁTICA. 2011. (Outra).

10.
VIII CONGRESSO NACIONAL DO DEPARTAMENTO DE ERGOMETRIA, EXERCÍCIO, CARDILOGIA NUCLEAR E REABILITAÇÃO CARDÍACA. SESSÃO DE TEMAS LIVRES ORAIS. 2011. (Congresso).

11.
XVIII CONGRESSO NACIONAL DO DEPARTAMENTO DE ERGOMETRIA, EXERCÍCIO, CARDILOGIA NUCLEAR E REABILITAÇÃO CARDÍACA. DEVEMOS VALORIZA OS BLOQUEIOS INTRAVENTRICULARES ESFORÇO-INDUZIDOS?. 2011. (Congresso).

12.
XXXVII CONGRESO ARGENTINO DE CARDIOLOGÍA. EL DEPORTE Y EL SISTEMA NERVIOSO AUTÔNOMO. ES TODO HERTONIA VAGAL?. 2011. (Congresso).

13.
XXXVII CONGRESO ARGENTINO DE CARDIOLOGÍA. EL EJERCÍCIO COMO TRATAMIENTO: EVIDENCIAS RECIENTES Y APLICACIONES PRÁTICAS EN EL PACIENTE DIABÉTICO. 2011. (Congresso).

14.
XXXVII CONGRESO ARGENTINO DE CARDIOLOGÍA. EVALUACIONES MÉDICAS ANTES DE COMENZAR UN DEPORTE: "EL FAMOSO APTO". 2011. (Congresso).

15.
Curso Avançado em Aterotrombose Diagnóstico e Tratamento.Exercício Físico na Prevenção e Controle das Doenças Aterotrombóticas. 2010. (Outra).

16.
III Jornada de Arritmias do HCPA.EVs frequentes assintomáticas devem ser tratadas?. 2010. (Outra).

17.
III JORNADA DE ARRITMIAS DO HCPA.ARRIMTIAS NO ATLETA. 2010. (Outra).

18.
XVII Congresso Nacional do Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular. Pergunte que o DERC responde. 2010. (Congresso).

19.
XVII Congresso Nacional do Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular. Efeitos fisiológicos, indicações e custo benefício da Reabilitação Cardíaca. 2010. (Congresso).

20.
XXVI Congreso Centroamericano VI Congreso de Centroamérica y del Caribe. Rehabilitación cardíaca en portadores de ressincronizadores y CDI. 2010. (Congresso).

21.
XXVI Congreso Centroamericano VI Congreso de Centroamérica y del Caribe. Efecto del entrenamiento sobre la modulación autonómica. 2010. (Congresso).

22.
64º Congresso Brasileiro de Cardiolgia. Reabilitação cardiovascular supervisionada. Na doença vascular periférica arterial e venosa.. 2009. (Congresso).

23.
64º congresso Brasileiro de Cardiologia. Efeito do treinamento muscular inspiratório em portadores de diabetes mellitus tipo 2 com fraqueza muscular insopiratória: ensaio clínico randomizado, controlado por placebo.. 2009. (Congresso).

24.
64º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Controvérsia: Eletrofisiologia e o coração da mulher. a mulher é mais adrenérgica que o homem.. 2009. (Congresso).

25.
Europace 2009. 2009. (Congresso).

26.
II Congresso Brasileiro dos Serviços de Saúde do POder Judiciário. O Servidor Público e o Sedentarismo. 2009. (Congresso).

27.
I simpósio de exercício físico baseado em evidência.Minha prática baseada em evidência: casos-clínicos. 2009. (Simpósio).

28.
XVI Congresso nacional do departamento de ergometria, exercício e reabilitação cardiovascular. Aspectos clínicos e econômicos da prevenção e reabilitação cardiovascular e metabólica. 2009. (Congresso).

29.
XVI Congresso nacional do departamento de ergometria, exercício e reabilitação cardiovascular. Reabilitação cardiovascular e metabólica. 2009. (Congresso).

30.
XVI Congresso Nacional do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular. Impacto do exercício regular sobre a mortalidade. 2009. (Congresso).

31.
IV simpósio de Educação Física em cardiologia.Reabilitação cardiovascular: como eu faço. 2008. (Simpósio).

32.
XV Congresso Nacional do Departamento de Ergometria, Exercício e Reabilitação Cardiovascular - DERC. Reabilitando pacientes com: Uso de marcapasso e/ou CDI. 2008. (Congresso).

33.
XV Congresso Nacional do Departamento de Ergometria, Exercício e Reabilitação Cardiovascular - DERC. A cardiologia do exercício na síndrome metabólica. 2008. (Congresso).

34.
XVIII Congresso de cardiologia do Rio Grande do Sul e XI congresso sulbrasileiro de Cardiologia. Avanços no tratametno das arritmias. 2008. (Congresso).

35.
XVIII Congresso de cardiologia do Rio Grande do Sul e XI congresso sulbrasileiro de Cardiologia.Cardiologia e exercício - Grandes questões com respostas rápidas. 2008. (Oficina).

36.
XVII CONGRESSO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. Fórum cardiologia do exercício - Prescrição do exercício no hipertenso e no cardiopata. 2007. (Congresso).

37.
61º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA E XXII CONGRESSO SUL-AMERICANO DE CARDIOLOGIA. Variabilidade da frequência cardíaca: o método já está incorporado à prática médica?. 2006. (Congresso).

38.
61º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA E XXII CONGRESSO SUL-AMERICANO DE CARDIOLOGIA. Como eu faço prescrição do exercício físico: na angina estável. 2006. (Congresso).

39.
61º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA E XXII CONGRESSO SUL-AMERICANO DE CARDIOLOGIA. Na angina estável. 2006. (Congresso).

40.
61º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA E XXII CONGRESSO SUL-AMERICANO DE CARDIOLOGIA. A ergoespirometria é imprescindível na avaliação pré-participação em programas de reabilitação cardiovascular?. 2006. (Congresso).

41.
61º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA E XXII CONGRESSO SUL-AMERICANO DE CARDIOLOGIA. A ergoespirometria é imprescindível na avaliação pré-participação em programas de reabilitação cardiovascular?. 2006. (Congresso).

42.
II Simpósio de educação física em cardiologia - XVI Congresso de cardiologia do Rio Grande do Sul. 2006. (Simpósio).

43.
II Simpósio de educação física em cardiologia - XVI Congresso de cardiologia do Rio Grande do Sul.Atuação multidisciplinar na prevenção e reabilitação cardíaca. 2006. (Simpósio).

44.
IV Simpósio de enfermagem em Cardiologia.Reabilitação cardíaca. 2006. (Simpósio).

45.
IV Simpósio de enfermagem em cardiologia - XVI Congresso de cardiologia do Rio Grande do Sul.Reabilitação cardíaca. 2006. (Simpósio).

46.
XIII CONGRESSO NACIONAL DO DEPARTAMENTO DE ERGOMETRIA E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Ergometria e Reabilitação Cardiovascular. 2006. (Congresso).

47.
XIII CONGRESSO NACIONAL DO DEPARTAMENTO DE ERGOMETRIA E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Reabilitação. 2006. (Congresso).

48.
XIII CONGRESSO NACIONAL DO DEPARTAMENTO DE ERGOMETRIA E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Exercício inspiratório: indo além da ICC. 2006. (Congresso).

49.
XVI congresso de cardiologia do Rio Grande do Sul. Arritmias: A ablação por radiofreqüência é a primeira opção de tratamento de taquicardia supraventricular e flutter atrial paroxísticos.. 2006. (Congresso).

50.
XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ARRITMIAS CARDÍACAS. Arritmias cardíacas. 2006. (Congresso).

51.
XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ARRITMIAS CARDÍACAS. Arritmias em jovens e atletas. 2006. (Congresso).

52.
II CURSO DE RECICLAGEM EM CARDIOLOGIA DA SBC/RS.MONITORIZAÇÃO ELETROCARDIOGRÁFICA AMBULATORIAL. 2005. (Outra).

53.
XII CONGRESSO NACIONAL DO DEPARTAMENTO DE ERGOMETRIA E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Medicina do esporte: grandes questões com experientes na cardiologia do esporte. 2005. (Congresso).

54.
XII CONGRESSO NACIONAL DO DEPARTAMENTO DE ERGOMETRIA E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Reabilitaão cardíaca: Novidades em 2005, Reabilitação supervisionada - como estamos no momento atual. 2005. (Congresso).

55.
. XI Congresso Nacional do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular do Conesul - Fórum Educação Física e Fisioterapia. 2004. (Congresso).

56.
XI CONGRESSO NACIONAL DO DEPARTAMENTO DE ERGOMETRIA E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA e FORUM DE ERGOMETRIA E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR DO CONESUL. Exercício e redução da mortalidade. 2004. (Congresso).

57.
XV congresso de cardiologia do Rio grande do Sul e VIII congresso sulbrasileiro de cardiologia.Arritmia no atleta. 2004. (Oficina).

58.
XXI Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. O que devemos saber sobre os métodos de avaliação autonômica (HRV/BRS). 2004. (Congresso).

59.
XXI Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. 2004. (Simpósio).

60.
. X Congresso Nacional do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2003. (Congresso).

61.
.I Encontro de Ex-Residentes de cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2003. (Encontro).

62.
X Congress of the international society for holter and nonivasive electrocardiology (ISHNE). Arritmias en atletas: Efecto del ejercicio en la modulacion autonómica. 2003. (Congresso).

63.
XIV Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Dislipidemias - dieta e exercício físico nas dislipidemias. 2003. (Congresso).

64.
XX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Estratificação de risco na cardiopatia estrutural. 2003. (Congresso).

65.
. IX Congresso Nacional do Deaprtamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, III Simpósio de Cardiologia do Esporte, Exercício e Educação Física em cardiologia e I Simpósio Nacional de Cardiologia Nuclear. 2002. (Congresso).

66.
. XIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas e XVII Simpósio Nacional do DECA - SBCCV. 2002. (Congresso).

67.
.II Jornada de Atualização em Insuficiência Cardíaca. 2002. (Encontro).

68.
. X Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 2001. (Congresso).

69.
. VIII Congresso Nacional do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular. 2001. (Congresso).

70.
. LVI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2001. (Congresso).

71.
.VI Simpósio Internacional do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2001. (Simpósio).

72.
.II Jornada Catarinense de Cardiologia Preventiva e VIII Fórum Catarinense de Medicina do Exercício. 2001. (Outra).

73.
XVIII Congresso Brasileiro do Departamento de Arritmias Cardíacas e Eletrofisiologia Clínica da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Avaliação não invasiva das arritmias - aplicações clínicas do estudo da variabilidade da frequênci cardíaca - análise crítica. 2001. (Congresso).

74.
XVIII Congresso Brasileiro do Departamento de Arritmias Cardíacas e Eletrofisiologia Clínica da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Estado atual dos marcadores de risco de morte súbita - avaliaão do sistema nervoso autônomo (VFC e Barorreflexo). 2001. (Congresso).

75.
III Congresso sul-brasileiro de medicina do esporte. Efeito do exercício físico na síndrome plurimetabólica: Na hipertensão arterial. 2000. (Congresso).

76.
I Latino American Cardiostim. Role of Heart Rate Variability. 2000. (Congresso).

77.
VII Congresso nacional do DERC/SBC. 2000. (Congresso).

78.
XVII Congresso de arritmias cardíacas (DAEC-SBC). Variabilidade da frequência cardíaca:quando indicar e o que fzer com os resultados. 2000. (Congresso).

79.
. LII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 1996. (Congresso).

80.
.I Jornada de las Sociedades Cardiologicas del Mercosur. 1996. (Encontro).

81.
. X Congresso Mundial de Estimulacion Cardiaca e X World Symposium on cardiac pacing and electrophisiology. 1995. (Congresso).

82.
. LI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 1995. (Congresso).

83.
.X World Symposium on Cardiac Pacing and Electrophysiology. 1995. (Simpósio).

84.
. VI International Congress on Ambulatory Monitoring. 1994. (Congresso).

85.
. L Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 1994. (Congresso).

86.
. XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 1993. (Congresso).

87.
.Sports Medicine Course. 1993. (Oficina).

88.
. XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 1991. (Congresso).

89.
. XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 1990. (Congresso).

90.
. XIII Congresso Interamericano de Cardiologia e XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 1989. (Congresso).

91.
.VIII Simpósio Nacional de Ergometria. 1989. (Simpósio).

92.
.Jornada Comemorativa aos 20 anos do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/ Fundação Universitária de Cardiologia. 1989. (Outra).

93.
. VIII Congresso Brasileiro e II Simpósio Internacional de medicina esportiva. 1987. (Congresso).

94.
. XII Congresso Sudamericano de Cardiologia. 1986. (Congresso).

95.
.Simpósio Internacional de Condicionamento físico e prova de esforço. 1985. (Simpósio).

96.
. XL Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 1984. (Congresso).

97.
XL congresso da sociedade brasileira de cardiologia. 1984. (Congresso).

98.
.IV Encontro Sul-Brasileiro de Cardiologia. 1983. (Encontro).

99.
.Simpósio Interamericano de Hipertensão Arterial. 1982. (Simpósio).

100.
.V Curso de Atualização em Cardiologia. 1980. (Oficina).

101.
. VI Congrsso da Associação Médica do Rio Grande do Sul - Jornada de Pneumologia. 1977. (Congresso).

102.
.Curso Básico de Fraturas. 1976. (Oficina).

103.
.III Seminário sobre Treinamento Aeróbico. 1975. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, R. S.. Congresso Nacional do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular. 2004. (Congresso).

2.
MORAES, R. S.. XI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Ângela Harthmann. Piridoestigmina e seus efeitos na modulação autonômica em pacientes diabéticos com disfunção autonômica. Início: 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ana Paula dos Santos Corrêa. Treinamento muscular inspiratório em pacientes portadores de diabetes mellitus do tipo 2 com fraqueza muscular inspiratória. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ruy Silveira Moraes Filho.

2.
Adriana Meira Gützel. O efeito do Tubo T e da pressão suporte sobre variáveis cardiorrespiratórias e variabilidade da freqüência cardíaca durante o desmame da ventilação mecânica. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ruy Silveira Moraes Filho.

3.
Greiciane Jesus Oliveira Buss. Respostas autonômicas durante a imersão em indivíduos frequentadores e não frequentadores do meio líquido. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Ruy Silveira Moraes Filho.

4.
Carine Callegaro. Efeitos Hemodinâmicos e Autonômicos da Ingestão Aguda de Água em Indivíduos Hipertensos. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ruy Silveira Moraes Filho.

5.
Alice Behling. Estimulação colinérgica com piridostigmina reduz arritmia ventricular e aumenta a variabilidade da freqüência cardíaca em pacientes com Insuficiência Cardíaca. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Ruy Silveira Moraes Filho.

Tese de doutorado
1.
Ângela d'Avila Harthmann. Avaliação do efeito da administração de Piridostigmina sobre a variabiildade da frequência cardíaca, em pacientes poradores de diabetes mellitus tipo 2 com neuropatia autonômica cardiovascular.. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Ruy Silveira Moraes Filho.

2.
Dário C Sobral Filho. Isquemia silenciosa e arritmias ventriculares são preditores de eventos no pós-infarto do miocárdio de baixo risco. 2003. 0 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Ruy Silveira Moraes Filho.

3.
Eney O. Fernandes. Terapia de reposição hormonal não altera a variabilidade da freqüência cardíaca em mulheres pós-menopáusicas. 2002. 0 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Ruy Silveira Moraes Filho.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CORREA, A. P. S. ; BALZAN, F. M. ; MUNDSTOCK, L. ; FERLIN, Elton L ; CANANI, L. H. ; MORAES, R. S. . Efeito do treinamento muscular inspiratório em portadores de diabetes mellitus tipo 2 com fraqueza muscular inspiratória:ensaio clínico randomizado, controlado por placebo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MORAES, RUY S.. Contra-indicações na prescrição de exercícios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Moraes RS. Como eu faço - Reabilitação cardíaca pós-IAM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Moraes RS. Distúrbios autonômicos e o coração:implicações práticas para o cardiologista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Moraes RS. Coordenação de Sessão de Temas Livres Orais - Cardiologia Geral II. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Moraes RS. Coordenação de sessão de Temas Livres Pôster comentado Cardiologia I. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Moraes RS. Como orientar exercícios físicos em pacientes com marca passo ou CDI?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Moraes RS. Prevenção primária cardiovascular na prática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Moraes, R. S.. Trastornos del sistema nervioso autonomo provocados por el ejercicio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Moraes RS. Rehabilitación cardíaca en portadores de ressincronizadores y CDI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Moraes RS. Pergunte que o DERC responde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Moraes RS. Efeitos fisiológicos, indicações e custo benefício da reabilitação cardíaca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Moraes RS. CURSO DE ELETROCARDIOGRAFIA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Moraes RS. CURSO DE ELETROCARDIOGRAMA NORMAL E ALTERADO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 12:37:21