Kátia Leal Reis de Melo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3649104899748969
  • Última atualização do currículo em 10/12/2010


Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife(1981), especialização em Psicologia Escolar pela Universidade Federal de Pernambuco(1984), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco(1997) e doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco(2002). Atualmente é ADJUNTO 1 da Universidade Federal de Pernambuco e Membro de corpo editorial da Lumen (Recife). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva. Atuando principalmente nos seguintes temas:Leitura e Escrita, Educação, consciência gramatical. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Kátia Leal Reis de Melo
Nome em citações bibliográficas
MELO, Kátia Leal Reis de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n
Cidade Universitaria
50670901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268326
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Psicologia Cognitiva.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Compreendendo as Relações entre a Consciência Gramatical e Habilidades de Leitura e de Escrita: Um Estudo de Intervenção, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Maria da Graça Bompastor Borges Dias.
Palavras-chave: Leitura e Escrita; Educação; consciência gramatical.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Setores de atividade: Educação.
1995 - 1997
Mestrado em Psicologia Cognitiva.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Uma Proposta Alternativa para o Ensino da Ortografia,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Lúcia Lins Browne Rego.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Ortografia; Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Setores de atividade: Educação.
1981 - 1984
Especialização em Psicologia Escolar.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1976 - 1981
Graduação em Psicologia.
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: ADJUNTO 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2007 - Atual
Ensino, Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo individualizado IV
Tópicos em didática da língua portuguesa
01/2005 - Atual
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Alfabetização de jovens e adultos.
01/2005 - Atual
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Formação de professores (CEEL).
4/2004 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do ensino da língua portuguesa 1
Metodologia do ensino da língua portuguesa 2
Pesquisa e prática pedagógica 4
8/2004 - 02/2007
Direção e administração, Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Cargo ou função
vice coordenador de curso.

Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

2/2003 - 7/2003
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias e sistemas em psicologia - I

Faculdade Pernambucana, FAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

2/2002 - 12/2002
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e direito
2/2001 - 12/2002
Ensino, Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia social e comportamento do consumidor - I, II.

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

2/2002 - 4/2004
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pensamento, leitura e escrita
2/2000 - 4/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da educação - I, II, III, IV
Teorias da alfabetização
Psicopedagogia - I, II.
Desenvolvimento humano e processo educacional

Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

2/2002 - 4/2004
Direção e administração, Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica, .

Cargo ou função
Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Iniciação científica.
2/1996 - 4/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Cognitivos
Psicologia do Desenvolvimento
2/1996 - 4/2004
Ensino, Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento Humano
2/1996 - 4/2004
Ensino, Linguistica Aplicada Ao Ensino da Lingua Portugues, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias da Aprendizagem
2/1996 - 4/2004
Ensino, Linguistica Aplicada Ao Ensino da Lingua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias da Aprendizagem
2/1996 - 4/2004
Ensino, Psicologia da Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia da aprendizagem de conteúdos específicos
2/1996 - 4/2004
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Linguagem: aquisição e desenvolvimento
2/1996 - 4/2004
Ensino, Supervisão Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
2/1996 - 4/2004
Treinamentos ministrados .

Treinamentos ministrados
Curso de especialização em Educação Especial
Curso de Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa
Curso de Especialização em Psicologia Educacional
Curso de Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa
2/2000 - 12/2002
Direção e administração, Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica, Mestrado Interinstitucional.

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta do Mestrado Interinstitucional (FAFIRE/PUCRS).


Projetos de pesquisa


2006 - 2010
Consciência metatextual e produção de textos escritos por crianças: um estudo de intervenção
Descrição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO - CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CURSOS: PEDAGOGIA E PSICOLOGIA DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS - PSICOLOGIA PROJETO DE PESQUISA: CONSCIÊNCIA METATEXTUAL E PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS POR CRIANÇAS: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO Subprojeto 1: Consciência metatextual e o estabelecimento da coesão textual: um estudo de intervenção Subprojeto 2: Consciência metatextual e a estrutura narrativa: um estudo de intervenção Subprojeto 3: Consciência metatextual e o estabelecimento da coerência textual Professor orientador: KÁTIA LEAL REIS DE MELO e ALINA GALVÃO SPINILLO Abril/2005 a julho/2008 .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Kátia Leal Reis de Melo - Coordenador / Alina Galvão Spinillo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2004 - 2005
Consciência gramatical e produção de textos
Descrição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS PROJETO DE PESQUISA: CONSCIÊNCIA GRAMATICAL E PRODUÇÃO DE TEXTOS Professor orientador: KÁTIA LEAL REIS DE MELO Agosto/2004 a julho/2005 1 -FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A leitura e a escrita são habilidades cognitivas complexas nas quais há ativação e interação de diversos tipos de informação. Para ler e escrever, fazer sentido do que lê e do que escreve, é preciso não só conhecer as relações grafo-fônicas e as regras ortográficas da língua, mas também fazer uso de informações léxicas, sintáticas, semânticas, morfológicas e pragmáticas. As pesquisas das últimas décadas têm evidenciado a existência de uma conexão entre o desenvolvimento de habilidades metalingüísticas, tais como a consciência fonológica e a consciência gramatical , e diferenças individuais na aquisição da leitura e da escrita, suscitando investigações sobre a especificação das relações entre os diferentes aspectos da consciência metalingüística e as várias habilidades de leitura e escrita. De acordo com Melo (2002) entende-se consciência gramatical com sendo esta, a habilidade de refletir sobre e manipular intencionalmente a estrutura gramatical da língua. As crianças gramaticalmente conscientes são capazes de reconhecer e corrigir sentenças não gramaticais, ou seja, que violam a gramática. Estudos sugerem que a consciência metalingüística pode ser importante para a aprendizagem da leitura e da escrita uma vez que esta, pela sua dependência na análise estrutural, dependeria de certas habilidades metalingüísticas. A consciência gramatical, ou seja, a habilidade de usar informações sobre a estrutura interna da sentença poderia, então, ser um componente necessário para os leitores iniciantes. Contudo, os estudos realizados anteriormente, estabelecem uma conexão entre consciência gramatical e progresso na aquisição da língua escrita, mas não esclarece totalmente a razão.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Kátia Leal Reis de Melo - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Lumen (Recife)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1999
Certificado de Proficiência em Língua Inglesa, TOEFL.
1998
Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente, Universidade Federal de Pernambuco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELO, Kátia Leal Reis de2002MELO, Kátia Leal Reis de. Metacognição, crenças e resolução de problemas. Cadernos Fafire, Recife, v. ano1, n.n.2, p. 62-63, 2002.

2.
MELO, Kátia Leal Reis de2002MELO, Kátia Leal Reis de. Desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva construtivista: implicações pedagógicas. Cadernos Fafire, Recife, v. Ano 1, n.n. 2, p. 59-61, 2002.

3.
MELO, Kátia Leal Reis de2000MELO, Kátia Leal Reis de. A construção do conhecimento e a perspectiva interacionista. Lumen (Recife), Brasil, v. 8, n.1, p. 42-53, 2000.

4.
MELO, Kátia Leal Reis de2000MELO, Kátia Leal Reis de. Processamento de informação, memória de trabalho e aquisição da língua escrita: algumas reflexões. Lumen (Recife), v. 8, n.2, p. 46-58, 2000.

5.
MELO, Kátia Leal Reis de1998MELO, Kátia Leal Reis de; REGO, L. L. B. . Inovando o ensino da ortografia na sala de aula. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 1, n.105, p. 110-134, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, A. (Org.) ; MORAIS, A. G. (Org.) ; MELO, Kátia Leal Reis de (Org.) . Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 143p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, A. ; MELO, Kátia Leal Reis de . Produção de textos: uma atividade social e cognitiva. In: Ana Carolina P. Brandão; Telma F. Leal. (Org.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, v. , p. 29-44.

2.
MELO, Kátia Leal Reis de; SILVA, A. . Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Ana Carolina P. Brandão; Telma F. Leal. (Org.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, v. , p. 81-98.

3.
LEAL, T. F. ; MELO, Kátia Leal Reis de . Produção de textos: introdução ao tema. In: Ana Carolina P. Brandão; Telma F. Leal. (Org.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, v. , p. 11-27.

4.
LEAL, T. F. ; MELO, Kátia Leal Reis de . Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Ivane Maria Pedrosa de Souza; Maria Lúcia de F. Barbosa. (Org.). Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, v. , p. 39-57.

5.
MELO, Kátia Leal Reis de. Refletindo sobre a ortografia na sala de aula. In: Kátia Lela Reis de Melo;Artur Gomes de Morais; Alexsandro da Silva. (Org.). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. , p. 77-94.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELO, Kátia Leal Reis de. Compreendendo as relações entre consciência gramatical e desempenho ortográfico. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE, 2010.

2.
MELO, Kátia Leal Reis de; REGO, L. L. B. . The relationship between grammatical awareness and written language acquisition: an intervention study. In: Writing Conference, 2005, Genebra. Proceedings Writing 2004, 2005. p. 257-266.

3.
MELO, K. L. R.; MELO, K. L. R. ; REGO, L. L. B. . Innovating The Teaching of Writing in the Classroom. In: Writing Conference 2000, 2000, Verona - Itália. Writing Conference 2000 - Programme and abstracts', 2000. v. 1. p. 101-101.

4.
MELO, K. L. R.; MELO, K. L. R. . What are the major needs for creating developmentally and culturally adequate methods in research area. . In: Construction of Methods for the Study of Human Development in Different Cultural Contexts, 2000, Serrambi, 2000.

5.
MELO, Kátia Leal Reis de. Inovando o Ensino da Ortografia na Sala de Aula. In: IV Congresso Nacional de Psicologia Escolar, 1998, João Pessoa. Anais do IV Congresso Nacional de Psicologia Escolar, 1998.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, G. F. ; MELO, Kátia Leal Reis de . As práticas docentes de estratégias de leitura na educação infantil. In: IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal, 2010, João Pessoa. IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal: Linguagens e Cultura. João Pessoa: Editora Universitária - UFPb, 2010.

2.
MELO, Kátia Leal Reis de; MELO, J. S. . Compreensão leitora e resolução de problemas matemáticos. In: 17º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2009, Campinas. Caderno de resumos e programação do Congresso de Leitura do Brasil, 2009.

3.
MELO, Kátia Leal Reis de; SPINILLO, A. G. . Consciência metatextual e a produção escrita de histórias: um estudo de intervenção. In: V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul. Caderno de Resumos do V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009.

4.
MELO, Kátia Leal Reis de; SPINILLO, A. G. . Metatextual awareness and the establishment of textual cohesion: an intervention study. In: Writing Research Across Borders Conference, 2008, Santa Barbara - California. www.writing.ucsb.edu/wrconf08, 2008.

5.
MELO, Kátia Leal Reis de. The development of grammatical awareness and its relation to the production of written texts. In: 10th International Conference of the Earli Special Interest Group on Writing, 2006, Antwerp. Sig writing, 2006.

6.
MELO, Kátia Leal Reis de. O desenvolvimento da consciência gramatical e a aquisição da escrita. In: 7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem, 2006, Porto Alegre. Livro de resumos 7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem, 2006. p. 211-211.

7.
MELO, Kátia Leal Reis de; Rego, L. L. B. . Developing grammatical awareness in early school years: the effects on children reading and writing skills. In: XIIth European Conference on Developmental Psychology, 2005, La Laguna, Tenerife. XII th European Conference on Developmental Psychology, 2005.

8.
MELO, Kátia Leal Reis de; REGO, L. L. B. . The relationship between grammatical awareness and written language acquisition: an intervention study. In: 9th International Conference of the European Association to Ressearch in Learning and Instruction - Special Interest Group on Writing, 2004, Genebra. Abstracts Writing 2004, 2004. p. 98-98.

9.
MELO, Kátia Leal Reis de. Qual a relação entre consciência gramatical e compreensão de leitura?. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2004, João Pessoa. Anais XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2004.

10.
MELO, Kátia Leal Reis de; SPINILLO, A. G. ; SIMÕES, P. . Compreensão de textos: Como avaliar e como desenvolver. In: XXXIII Reunião anual da SBP, 2003, Belo Horizonte. Resumos de Comunicação Científica, 2003.

11.
MELO, Kátia Leal Reis de. O desenvolvimento da consciência gramatical e sua relação com a produção de textos escritos. In: IV Congresso Brasileiro de psicologia do Desenvolvimento da SBPD, 2003, João Pessoa. IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento: Contextos de desenvolvimento, educação e cultura. João Pessoa: Universitária UFPB, 2003.

12.
MELO, Kátia Leal Reis de. O desenvolvimento da consciência gramatical e sua relação com a compreensão de leitura. In: XXXIII Reunião Anual de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Sociedade Brasileira de Psicologia. Resumos de Comunicações Científicas. XXXIII Reunião Anual de Psicologia, 2003. v. 1. p. 43-43.

13.
MELO, Kátia Leal Reis de; REGO, L. L. B. . Compreendendo as relações entre consciência gramatical e habilidades de leitura e de escrita: um estudo de intervenção. In: XXXI Reunião anual da SBP, 2002, Florianópolis. Resumos de comunicação científica. Florianópolis: IOESC, 2002. p. 68-68.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, G. F. ; MELO, Kátia Leal Reis de . As Práticas Docentes de Estratégias de Leitura na Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MELO, J. S. ; MELO, Kátia Leal Reis de . Compreensão leitora e resolução de problemas matemáticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MELO, Kátia Leal Reis de; SPINILLO, A. G. . Consciência metatextual e a produção escrita de histórias: um estudo de intervenção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BEZERRA, P. B. ; MELO, Kátia Leal Reis de . Produção de textos nos livros didáticos de 4ª série aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MELO, Kátia Leal Reis de; SPINILLO, A. G. . Coordenação do painel - Produção de textos: reflexão sobre práticas escolares. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MELO, Kátia Leal Reis de. Vídeo em debate: Ensino da Ortografia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MELO, Kátia Leal Reis de. Coordenação do painel: Consciência gramatical e produção de textos escritos: um estudo de intervenção. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MELO, Kátia Leal Reis de. The development of grammatical awareness and its relation to the production of written texts. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MELO, Kátia Leal Reis de. O desenvolvimento da consciência gramatical e a aquisição da escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MELO, Kátia Leal Reis de; Rego, L. L. B. . Developing grammatical awareness in early school years: the effects on children reading and writing skills. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MELO, Kátia Leal Reis de. Leitura e escrita na alfabetização: questões para debate. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
MELO, Kátia Leal Reis de. The relationship between grammatical awareness and written language acquisition: an intervention study. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MELO, Kátia Leal Reis de. Assessora da Diretoria Executiva de desenvolvimento da educação da SEDUC. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
MELO, Kátia Leal Reis de. Parecerista do 19º EPENN. 2009.

2.
MELO, Kátia Leal Reis de. Parecerista do 13 ENDIPE. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
MELO, Kátia Leal Reis de. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MELO, Kátia Leal Reis de. Pró-letramento: Alfabetização e Linguagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, A. ; BRANDAO, A. C. P. ; FERREIRA, A. T. B. ; MORAIS, A. G. ; ALBUQUERQUE, E. ; MELO, Kátia Leal Reis de ; LEAL, T. F. . Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - programa de vídeo).

4.
SILVA, A. ; BRANDAO, A. C. P. ; FERREIRA, A. T. B. ; MORAIS, A. G. ; ALBUQUERQUE, E. ; MELO, Kátia Leal Reis de ; LEAL, T. F. . Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia didático).

5.
BRANDAO, A. C. P. ; ALBUQUERQUE, E. ; ROSA, E. C. S. ; SOUZA, I. P. ; MELO, Kátia Leal Reis de ; LEITE, K. M. B. S. ; COUTINHO, M. L. ; LEITE, T. M. R. ; LEAL, T. F. . Práticas de leitura no ensino fundamental. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia didático).

6.
MELO, Kátia Leal Reis de. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MELO, Kátia Leal Reis de. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MELO, Kátia Leal Reis de. Pró-letramento: Alfabetização e Linguagem. 2005. .

9.
MELO, Kátia Leal Reis de; BRANDAO, A. C. P. ; SILVA, A. ; LEAL, T. F. . Produção de textos no ensino fundamental. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MELO, Kátia Leal Reis de; BRANDAO, A. C. P. ; SILVA, A. . Produção de textos no ensino fundamental. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
SILVA, A. ; MORAIS, A. G. ; MELO, Kátia Leal Reis de . Oralidade e escrita/ortografia. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - programa de vídeo).

12.
SILVA, A. ; MORAIS, A. G. ; MELO, Kátia Leal Reis de . Ortografia na sala de aula. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia didático).

13.
MELO, Kátia Leal Reis de. Oralidade e escrita/ortografia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LEAL, T. F.; SPINILLO, A. G.; MELO, Kátia Leal Reis de. Participação em banca de Renata Maria Barros Lessa de Andrade. Revisão de cartas de reclamação: reflexões sobre as modificações realizadas por crianças. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
MELO, Kátia Leal Reis de; MELO, S. D.; SANTOS, C. F.. Participação em banca de Maria Tereza Ferreira Gomes do Nascimento. A exposição oral na eEducação Infantil: contribuições para o ensino dos gêneros orais na escola. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MELO, Kátia Leal Reis de. Participação em banca de Rafaela Maria de Medeiros Fernandes. Estudo das relações entre produção de textos escritos e pensamento crítico. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
MELO, Kátia Leal Reis de; SPINILLO, A. G.; CARVALHO, G.. Participação em banca de Marília Gabriela Barbosa Valença Dias. Identificação da incoerência por crianças em textos narrativos. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
MELO, Kátia Leal Reis de; SPINILLO, A. G.. Participação em banca de Ana Paula da Silva. Um estudo com crianças de escola pública sobre o conceito de diferentes gêneros textuais. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
MELO, Kátia Leal Reis de; MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E.. Participação em banca de Adriana Alexandre de Araújo Santos. Usar ou não usar os novos livros didáticos de alfabetização? Concepções e práticas dos professores ao ensinar o sistema de escrita alfabética. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
MELO, Kátia Leal Reis de; SANTOS, T. V.; GUARESCHI, N. M. F.; STREY, M. N.. Participação em banca de Tereza Verônica dos Santos. Limites na educação de crianças: os diferentes sentidos produzidos pelos pais/mães. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interinstitucional Pucrs Fafire) - Faculdade Frassinetti do Recife.

Teses de doutorado
1.
MELO, Kátia Leal Reis de. Participação em banca de Alberto Santos Arruda. Alfabetização e consciência metatextual: uma análise do conceito de letramento. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
QUEIROGA, B. A. M.; MELO, Kátia Leal Reis de. Participação em banca de Bianca Arruda M. de Queiroga. O conhecimento de aspectos morfossintáticos da ortografia do Português em adolescentes e adultos escolarizados. 2003. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELO, Kátia Leal Reis de; SILVA, Leila Nascimento; CARVALHO, L. M. T. L.. Participação em banca de Flaviane Duarte do Monte; Karina Patrícia Bezerra Félix.Carta de reclamação: um gênero textual argumentativo produzido em turma de educação de jovens e adultos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
MELO, Kátia Leal Reis de; MONTEIRO, A. M. L.; ALBUQUERQUE, E.. Participação em banca de Aline Alcoforado e Katiane Barbosa.Os erros ortográficos mais comuns de crianças de uma escola pública e de uma escola privada. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MELO, Kátia Leal Reis de; LINS, E.; RIBEIRO, F.. Participação em banca de Ana Paula Souza Lira da Silva e Leilane de Vasconcelos Santo.Dificuldades de leitura dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual do Recife. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
ABRANCHES, S. P.; MELO, Kátia Leal Reis de; BORBA, R.. Participação em banca de Ana Barza.O uso do computador para a produção de texto pelos alunos de Educação de Jovens e Adultos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
MELO, Kátia Leal Reis de; BRANDAO, A. C. P.; BORBA, R.. Participação em banca de Irlânia Nascimento.A contribuição das ilustrações para a compreensão de histórias infantis por crianças em processo de alfabetização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
ABRANCHES, S. P.; MELO, Kátia Leal Reis de; BORBA, R.. Participação em banca de Josemere Lacerda e Sandra Belo.A linguagem virtual na escrita cotidiana das crianças de 9 a 10 anos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
MELO, Kátia Leal Reis de; BARBOSA, M. L. F. F.; FREITAS, A. S.. Participação em banca de Edineiton Tejo e Fabiane Barreto.Estratégias de leitura preseos livros didáticos de português de Educação de Jovens e Adultos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
MELO, Kátia Leal Reis de. Participação em banca de Roseliny Cassy Bezerra Silvestre.As atividades com jogos e brincadeiras: uma análise dos livros didáticos de alfabetização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
MELO, Kátia Leal Reis de. Participação em banca de Fátima Soares da Silva.É em grupo ou individual, professor? A prática de trabalho em grupo no Centro de Educação da UFPE sob duas óticas: docente e discente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
MELO, Kátia Leal Reis de; LEAL, T. F.. Participação em banca de Ana Catarina dos Santos P. Cabral; Valéria Lopes R. Nunes.Produção de cartas à redação a partir de uma seqüência didática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MELO, Kátia Leal Reis de; LEAO, M. L. M. C.; SILVA, R. M. A.. Concurso público de provas e títulos para professor adjunto 1. 2005. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
MELO, Kátia Leal Reis de. Membro da comissão examinadora do Concurso Público para Professor adjunto do curso de Fonoaudiologia Sub-área: Linguagem. 2003. Universidade Federal de Pernambuco.

Outras participações
1.
MELO, Kátia Leal Reis de. Comissão científica do 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal da Paraíba.

2.
MELO, Kátia Leal Reis de; BRANDAO, A. C. P.; BARBOSA, M. L. F. F.. membro da comissão examinadora da seleção para professor substituto das disciplinas: metodologia do ensino da língua portuguesa I e II. 2005. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MELO, Kátia Leal Reis de; MOTA, A. R. S.; PECORELLI FILHO, B.; GALINDO, G. B.; MARTINS, R.; SILVA, S. R. F.. Membro da Comissão Própria de Avaliação da Fafire. 2005. Faculdade Frassinetti do Recife.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Seminário Educação e Leitura - Brasil.Estratégias de Compreensão Leitora: um olhar na prática docente da educação infantil. 2010. (Seminário).

2.
IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal.As práticas docentes de estratégias de leitura na educação infantil. 2010. (Encontro).

3.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Compreendendo as relações entre consciência gramatical e desempenho ortográfico. 2010. (Encontro).

4.
17º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. Compreensão leitora e resolução de problemas matemáticos. 2009. (Congresso).

5.
6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Mesa Redonda: A escrita da Linguagem e a Linguagem Escrita: da Palavra ao Texto. 2009. (Congresso).

6.
Seminário final do curso "Alfabetização e ensino da língua portuguesa".Repensando o ensino da ortografia. 2009. (Seminário).

7.
V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Consciência metatextual e a produção escrita de histórias: um estudo de intervenção. 2009. (Simpósio).

8.
11th International Conference of the Earli Special Interest Group on Writing. Developing the use of cohesive devices by developing the narrative structure: an analysis of children's written stories. 2008. (Congresso).

9.
Writing Research Across Borders Conference. Metatextual awareness and the establishment of textual cohesion: an intervention study. 2008. (Congresso).

10.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Consciência metatextual e o estabelecimento da coesão textual: um estudo de intervenção. 2008. (Encontro).

11.
18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Produção de textos nos livros didáticos de 4ª série aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático. 2007. (Encontro).

12.
Palestra: O papel da morfologia na aprendizagem da língua escrita. 2007. (Outra).

13.
Palestra: O papel do raciocínio lógico na aprendizagem da matemática. 2007. (Outra).

14.
Palestra Alfabetização: além da concepção alfabética. 2007. (Outra).

15.
10th International Conference of the Earli Special Interest Group on Writing.The development of grammatical awareness and its relation to the production of written texts. 2006. (Outra).

16.
7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem.O desenvolvimento da consciência gramatical e a aquisição da escrita. 2006. (Encontro).

17.
XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Coordenação do Painel: Consciência gramatical e produção de textos escritos: um estudo de intervenção. 2006. (Encontro).

18.
XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.O desenvolvimento da consciência gramatical e sua relação com a produção de textos escritos. 2006. (Encontro).

19.
I Seminário de Políticas Públicas em Educação: Letramento e Formação do Professor.Leitura e escrita na alfabetização: questões para debate. 2005. (Seminário).

20.
XIIth European Conference on Developmental Psychology. Developing grammatical awareness in early school years: the effects on children reading and writing skills. 2005. (Congresso).

21.
9th International Conference of Writing - Special Interest Group of Writing.The relationship between grammatical awareness and written language acquisition: an intervention study. 2004. (Outra).

22.
XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos.Sessão Coordenada: Compreensão de leitura em três perspectivas - leitores iniciantes, adultos (pouco escolarizados e universitários) e professores. 2004. (Outra).

23.
EDUNE 2001(Educação para o Nordste 2001).Mini Curso - Contribuições da Psicologia Cognitiva para a educação. 2001. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Patrícia Batista Bezerra. Compreensão leitora com crianças com crianças que ainda não sabem ler:o que pensam e fazem os professores da Educação Infantil. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
Simone Lindolfo da Silva. Provinha Brasil: contribuição para a prática dos docentes da alfabetização de Camaragibe. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Gilvania Francisca Alves. AS PRÁTICAS DOCENTES DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

2.
Sirlene Barbosa de Souza. ENTRE O ENSINO DA GRAMÁTICA E AS PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: O QUE PENSAM E FAZEM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL?. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

3.
Maria Tereza Ferreira Gomes do Nascimento. A exposição oral na Educação Infantil: contribuições para o ensino e aprendizagem dos gêneros orais na escola. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Márcia Barbosa da Silva. A importância da literatura infantil no desenvolvimento do Leitor. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Frassinete do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

2.
Júlio César Brandão Carvalho. Metodologia de Ensino e Aulas de Língua Inglesa: Reflexões e Construções na Sala de Aula. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística aplicada ao ensino de língua inglesa) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

3.
Rosângela Ribeiro da Silva. Planejamento de Produção Textual: Diversidades de Gêneros Textuais. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

4.
Juliana Gualberto Pereira. Ensino-aprendizagem de inglês na série de alfabetização: as concepções do professor e do aprendiz. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística aplicada ao ensino de língua inglesa) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

5.
Bruna Moreira Carneiro Campelo. A contribuição de Piaget no ensino de língua inglesa para crianças. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística aplicada ao ensino de língua inglesa) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

6.
Maria Lena Amaral Véras. A família e sua contribuição no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

7.
Izabel Cristina Barbosa de Oliveira. O conhecimento prévio e a aprendizagem significativa da língua inglesa. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística aplicada ao ensino de língua inglesa) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

8.
Mércia Gomes de Moura. A escrita do medo e o medo da escrita Uma abordagem psico social das relações de poder que interferem na construção da escrita. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

9.
Ana Celina de Carvalho Silva. COMO OS PROFESSORES ALFABETIZADORESCONTRIBUEM PARA O LETRAMENTO DAS CRIANÇAS. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

10.
Waleska Bastos Barros. A interferência da afetividade no processo de construção da aprendizagem da leitura e da escrita. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia da Educação) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

11.
Márcia Maria Alves da Rocha. Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

12.
Daniela Bacovis Luna Fragoso. A relação com as figuras parentais no desenvolvimento afetivo/cognitivo enquanto propiciadora de dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica Infantil) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

13.
Claúdia Maria Colaço de Carvalho. Dificuldade de aprendizagem da leitura. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia da Educação) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

14.
Alcione Valéria de Santana Paiva. Dificuldades no ensino e no aprendizado da ortografia da língua portuguesa. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia da Educação) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

15.
Elielbas Ulisses de França. A produção textual. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

16.
Roseelly Ramos Barboza de Menezes. Intervenção psicopedagógica na instituição escolar. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

17.
Maria Celeste A. B. Cavalcanti. A leitura: obstáculos e perspectivas na educação contemporânea. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

18.
Sandra Cristina Gomes Vera Cruz. O fracasso escolar: novos caminhos e perspectivas. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

19.
Irma Maria Ferreira Pedrosa. A leitura como influenciadora da escritura. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de LínguaPortuguesa) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

20.
Karina Torres Farias da Silva. Group and pair work - a helpful tool in the classrom. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguistica Aplicada Ao Ensino da Lingua Inglesa) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

21.
Luciana Renda Bandeira de Melo. Developing some aways fo imporving tutorial classes.. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguistica Aplicada Ao Ensino da Lingua Inglesa) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Flaviane Duarte do Monte e Karina Patrícia Félix. Carta de reclamação: um gênero textual argumentativo produzido em turma de Educação de Jovens e Adultos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

2.
Jaciara Albuquerque;Mércia dos Santos;Valéria Ferreira. Despertando o interesse pela leitura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

3.
Ana Paula Souza; Leilane Vasconcelos. Dificuldades de leitura dos alunos do 5ºano do ensino fundamental da rede pública estadual do Recife. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

4.
Aline Alcoforado ; Katiane Barbosa. Os erros ortográficos mais comuns de crianças de uma escola pública e de uma escola privada. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

5.
Analice Rufino Matoso, Júlia Lucila de Carvalho Gomes, Silva. Diversidade textual como forma de alfabetização articulada ao letramento - concepção dos docentes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

6.
Irlânia do Nascimento Silva. A contribuição das ilustrações para a compreensão de histórias infantis por crianças em processo de alfabetização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

7.
Edineiton P. Tejo; Fabiane C.Barreto Conceição. Estratégias de leitura nos livros didáticos de português em EJA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

8.
Clarissa de Vasconcelos Barbosa e Mariana Bezerra Rodrigues. A literatura infantil como recurso para alfabetizar letrando: as concepções dos professores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

9.
Renata Félix Cavalcanti e Silvania Maria de Araújo da Silva. Ensino de ortografia: concepções e prática docente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

10.
Lidiane Valéria Jesus Silva e Patrícia Batista Bezerra. Livro didático infantil de língua portuguesa: o que propõe como atividade para apropriação do sistema de escrita alfabética. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

11.
Juliana Simplício de Melo e Silvia Sergina Silva dos Santos. LEITURA, COMPREENSÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: Qual a relação?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

12.
Amanda França. A utilização das ilustrações como mecanismo para o desenvolvimento da compreensão leitora por docentes da educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

13.
Edvânia B. Salgado, Elton J. C. da Silva e Queila de P.Silva. Reflexão sobre a prática dos professores do ciclo II no ensino do sistema de escrita alfabética aos alunos que ainda estão em processo de aquisição do mesmo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

Iniciação científica
1.
Juliana Simplício de Melo. Consciência metatextual e o estabelecimento da coesão textual: um estudo de intervenção. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

2.
Margarete Maria da Silva. Consciência gramatical e o uso de cadeias coesivas na produção de textos. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.

3.
Rôuziane de Castro Santos. Consciência gramatical e o uso de recursos coesivos na produção de textos. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:42:10