Adriana Brandt Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5831128552259848
  • Última atualização do currículo em 10/05/2017


Mestranda da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade e graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Trabalho na Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil (FPTI-BR), representando a Fundação na parceria com o BNDES e a ITAIPU Binacional no Projeto Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Região Oeste do Paraná e sou Gerente do Projeto Saneamento Ambiental. Também na Fundação PTI fui responsável pela concepção da Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, parceria entre a Fundação e a Organização das Nações para a Alimentação e a Agricultura - FAO, acessível em www.boaspraticas.org.br. Fui Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO. Pesquisadora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Brandt Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
BRANDT R., A.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil.
ACS Hidrelétrica Itaipu - Parque Tecnológico Itaipu
Jardim Itaipu
85856970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil - Caixa-postal: 1511
Telefone: (45) 35767466
URL da Homepage: www.pti.org.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: , Ano de Obtenção: .
Orientador: Neucir Szinwelski.
1992 - 1995
Graduação em DIREITO.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 120h).
Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, FPTI-BR, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Formação em Gestão de Projetos por meio da Metodologia TEvEP. (Carga horária: 70h).
HomoSapiens Escola de Planejamento, HOMOSAPIENS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Formadores em Desenvolvimento Territorial. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2004 - 2004
Prep. de Orientadores de Aprendizagem do Telecurso. (Carga horária: 40h).
Escola SENAI Ermenegildo C. Almeida, SENAI, Brasil.
2003 - 2003
Planejamento Estratégico no Terceiro Setor. (Carga horária: 40h).
Centro de Tecnologia e Gestão do Terceiro Setor do SENAC/SP, CTGTS, Brasil.
2003 - 2003
empretec. (Carga horária: 80h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2003 - 2003
Formação em Gestão de Projetos. (Carga horária: 120h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, FPTI-BR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica de Nível Superior, Carga horária: 44
Outras informações
Após realizar a concepção, estruturação da da Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável até a mesma estar em efetivo funcionamento, em parceria com o Escritório da FAO para a Região Sul do Brasil, fui designada gerente do projeto Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Região Oeste do Paraná, que tem com objetivo promover a redução das desigualdades por meio do apoio i) a projetos produtivos propostos por coletivos (associações e cooperativas) formadas por pessoas de baixa renda; ii) a elaboração e revisão de planos municipais e intermunicipais de saneamento básico; iii) ao fortalecimento da gestão pública municipal e; iv) implantação do mercado municipal de Foz do Iguaçu. Trata-se de uma parceria tripartite que inclui, além da Fundação PTI, a Itaipu Binacional e a Área de Agricultura e Economia Sollidária do BNDES

Atividades

04/2014 - Atual
Direção e administração, Projeto Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, .

Cargo ou função
Gerente de Projeto.
10/2013 - 03/2014
Serviços técnicos especializados , Plataforma FAO-IB-FPTI, .

Serviço realizado
Responsável pela Plataforma FAO-IB-FPTI de Boas Práticas em Meio Ambiente, Agricultura, Segurança Alimentar, Energias Renováveis e Inclusão Sócio Produtiva e sua articulação com projetos correlatos da Fundação PTI e Itaipu Binacional.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisadora/articuladora de Rede, Carga horária: 20
Outras informações
Meu trabalho como Articuladora Regional da Rede SANS e pesquisadora da UNESP, visava integrar as políticas públicas de segurança alimentar e saúde; para tanto, fui responsável por identificar pessoas e instituições em municípios da Região Metropolitana de São Paulo, Litoral e Vales do Paraíba e Ribeira, interagindo tanto com o poder público, quanto com outros segmentos da sociedade. Coordenava uma equipe de bolsistas, responsáveis pelo trabalho em cada município. Trabalhei desde a identificação do participantes da Rede, sensibilização, condução de reuniões, organização, mediação e palestras em conferências, seminários e oficinas de trabalho, além do planejamento e acompanhamento da execução, tanto a nível local, quanto regional e estadual, visto que integrava a coordenação do Projeto Rede de Municípios Promotores da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - Rede SANS

Atividades

01/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biociências de Botucatu - IBB, .


INSTITUTO HARPIA HARPYA, IHH, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: técnica/consultora, Carga horária: 20
Outras informações
Inicialmente fui consultora em planejamento estratégico; a partir do aprofundamento na temática de segurança alimentar, aliei o planejamento à segurança alimentar e passei a atuar na articulação coordenadora técnica de projetos na parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu. Minhas responsabilidades compreendiam ? elaboração do projeto completo, desde a proposta de trabalho até o planejamento estratégico. ? por coordenar a equipe local do INHAH em Foz do Iguaçu, à distância e presencialmente durante pelo menos 04 (quatro) dias úteis por mês. ? ainda, pela proposta da metodologia do trabalho, planejamento, acompanhamento da execução, avaliação e replanejamento. ? pela interface com os gestores dos programas de responsabilidade social e ambiental da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico de Itaipu, realizando a articulação para que conteúdos relativos à SANS sejam trabalhados em cada programa e/ou projeto. ? pela elaboração de relatórios analíticos periódicos; Durante o período em que atuei na articulação/coordenação técnica houve transição do CRESANS Tembi'u Porã para projeto regional, com equipe local, como era inicialmente previsto. Hoje o CRESANS trabalha em parceria com com a Universidade de Integração Latinoamericana - UNILA - e Conselheiros Municipais e Estadual de Foz do Iguaçu e do Paraná - neste caso, representando a região - fazem parte da articulação do Tembi'u.

Atividades

07/2006 - 08/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, INSTITUTO HARPIA HARPYIA - INHAH, .

Cargo ou função
Consultora com a função de articuladora/coordenadora técnica das parcerias com a Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil e instituições de ensino superior.

Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de SP, CONSEA/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Consultora por projeto, Enquadramento Funcional: consultora, Carga horária: 20
Outras informações
? Responsável pela coordenação do grupo de trabalho que realizou a revisão e adequação do termo de referência do centro de referência em segurança alimentar e nutricional sustentável (CRESANS); ? Responsável por elaborar o projeto para implantação dos CRESANS em cada comissão regional de SAN do Estado de São Paulo; ? Responsável por ministrar capacitações acerca do CRESANS e sua implantação, em todo o Estado de São Paulo; ? Responsável pelo acompanhamento do processo de implantação dos CRESANS em São Paulo.

Atividades

10/2005 - 07/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de SP, .

Cargo ou função
Consultora responsável pela concepção técnica e implantação do projeto dos centros de referência em segurança alimentar e nutricional sustentável no Estado de São Paulo.

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: consultora por projeto, Enquadramento Funcional: consultora
Outras informações
? Responsável por elaborar Projetos de Cooperação Técnica Internacional (PRODOC?s) necessários à análise da viabilidade do projeto, visando posterior celebração de convênio entre a UNESCO e instituições nacionais; entre os projetos elaborados, cito o da Universidade Livre do Meio Ambiente e da Cultura de Paz - UMAPAZ - instituição ligada a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo, em funcionamento no Parque do ibirapuera

Atividades

03/2005 - 3/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escritório da UNESCO em São Paulo, .

Cargo ou função
Consultora para a elaboração de.

Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, PNUD BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: consultora por produto, Enquadramento Funcional: consultora
Outras informações
? Responsável por ministrar capacitações em planejamento estratégico escolar, com carga horária de 32 horas, aos dirigentes das escolas públicas do ensino fundamental e técnicos das secretarias municipais e estaduais de educação dos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás ? Responsável pela coordenação geral das capacitações ministradas nos Estados do Piauí, Pernambuco, Bahia e Maranhão ? nestas ocasiões, além do gerenciamento, coube-me ministrar a capacitação a uma turma em cada Estado ? Responsável por participar da avaliação global ? e posterior revisão de conteúdos e metodologia ? do andamento do Programa FUNDESCOLA e especificamente do PDE ? Plano de Desenvolvimento da Escola

Atividades

06/2000 - 12/2002
Treinamentos ministrados , FUNDESCOLA, .

Treinamentos ministrados
? Responsável por ministrar capacitações em planejamento estratégico escolar, com carga horária de 32 horas, aos dirigentes das escolas públicas do ensino fundamental e técnicos das secretarias municipais e estaduais de educação dos estados do Amapá,

Instituto Educere Ltda/ME, EDUCERE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: técnica, Enquadramento Funcional: técnica, Carga horária: 20
Outras informações
? Responsável pela elaboração de projetos de implantação de Centros de Educação Profissional, apresentados ao Programa de Expansão da Educação Profissional (PROEP/BID) do Ministério da Educação; tais projetos eram compostos por: - definição da equipe de planejamento e suas atribuições; - diagnóstico; - planejamento estratégico; - estruturação do modelo de gestão; - estruturação do plano pedagógico; - dimensionamento dos equipamentos necessários aos laboratórios, salas de aulas e demais unidades de ensino, além dos ambientes administrativos; - projeção da sustentabilidade financeira. ? Como consultora em educação profissional, prestei serviços a instituições de ensino, comunitárias e da rede federal, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rondônia, Maranhão, Ceará, Paraíba e Alagoas. Trabalhai também junto às Secretarias de Educação dos Estados de Alagoas e Rondônia. ? Responsável pela elaboração de projetos de implantação de Pólos de Apoio Presencial ao Ensino Superior à Distância, apresentados à Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB;

Atividades

06/2000 - 06/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Expansão da Educação Profissional - PROEP/MEC, .

Cargo ou função
Responsável pela elaboração de projetos de implantação de Centros de Educação Profissional.


Linhas de pesquisa


1.
Bolsista modalidade/nível DTI-1 no âmbito do programa de tecnologia e inovação "Rede de Municípios Promotores da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - Rede SANS" atuando como Articuladora Regional
2.
Segurança Alimentar e Nutricional - SAN


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Rede de Municípios Promotores da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - REDE SANS
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa e desenvolvimento, cujo objetivo é integrar as políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e de Saúde utilizando como estratégia o fomento à articulação de uma rede social (Rede- SANS) voltada à integração, produção e difusão de conhecimentos e tecnologias para o monitoramento nutricional e à promoção da Alimentação Adequada, Saudável e Solidária no espaço comunitário de municípios paulistas; sendo esta animada por equipes intersetoriais locais e; avaliar propositivamente as ações e os desdobramentos do monitoramento nutricional no contexto do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) no Estado de São Paulo. As metas são: 1. Desenvolver um sítio virtual, alimentado e utilizado por uma rede social em 27 municípios do Estado de São Paulo trabalhando a SAN de forma integrada (Rede-SANS). 2. Formar 27 equipes intersetoriais com competência para articular e animar a Rede-SANS, priorizando os Territórios da Cidadania. 3. Elaborar um diagnóstico propositivo quanto à atuação qualitativa e quantitativa do SISVAN em Estado de São Paulo. O projeto é uma "Encomenda transversal - projeto de pesquisa e desenvolvimento" do Ministério da Ciência e Tecnologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (75) / Doutorado: (12) .
Integrantes: Adriana Brandt Rodrigues - Integrante / Milena Cristina Sendão - Integrante / Maria Rita Marques de Oliveiira - Coordenador / Mauro Morelli - Integrante / Patrícia Fátima Sousa Novais - Integrante / Carla Maria Vieira - Integrante / Rita de Cássia Bertolo Martins - Integrante / Maria Antonia Martins Galeazze - Integrante / Telma Maria Braga Costa - Integrante / Cláudia Rucco Penteado Detregiachi - Integrante / Maria Cristina Faber Boog - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2006 - Atual
Nutrição no ensino para crianças
Descrição: O projeto se desenvolve em escolas da região de Foz do Iguaçu-PR, em Indaiatuba-SP e Botucatu-SP. São realizadas oficinas, pesquisa e desenvolvimento de materiais para apoio aos prefessores do ensino infantil e fundamental na inserção de atividades voltadas a alimentação e nutrição no currículo escolar. A produção deste projeto serviu de subsídio para o Curso de Extensão: Interdisciplinaridade, alimentação e nutrição no currículo escolar. O curso de extensão foi apoiado pelo Instituto Harpia Harpyia (INHAH) e pela Fundação Parque Tecnológico de Foz do Iguaçu. Além disso, recebeu aprovação de recursos no edital 15, março 2010 (MEC/ SESu/ SEED/CAPES) - R$ 34.000,00. Foi cadastrado na PROEX como curso de extensão.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Adriana Brandt Rodrigues - Integrante / Maria Rita Marques de Oliveira - Coordenador / Mauro Morelli - Integrante / Rosemary Jane Monteiro de Carvalho - Integrante / Fabiana Skiavine Moya - Integrante / João Luiz Dremiski - Integrante / Luiza Cristina Domingues Dias - Integrante.Financiador(es): Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil - Auxílio financeiro / Instituto Harpia Harpyia - Bolsa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio Josué de Castro 2012, Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo - CONSEA/SP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIEIRA, C. M.2013VIEIRA, C. M. ; SANTIAGO, L. S. ; TAVARES, P. C. W. ; BRANDT R., A. ; NEGRI, F. ; OLIVEIIRA, M. R. M. . Aplicação da técnica de Grupo Focal em pesquisa da Rede-SANS sobre as ações de alimentação e nutrição na atenção básica em saúde. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ), v. 4, p. 407-413, 2013.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BRANDT R., A.. Ecológica - É Fogo !!!. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, Cuiabá/MT, p. 12 - 12, 25 jun. 1995.

2.
BRANDT R., A.. Ecológica - É Fogo !!!. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, Cuiabá/MT, p. 12 - 12, 25 jun. 1995.

3.
BRANDT R., A.. Ecológica - Ecoturismo? Sim ou Não?. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, Cuiabá/MT, p. 11 - 11, 04 jun. 1995.

4.
BRANDT R., A.. Cuiabá, Cidade Verde?!. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, Cuiabá/MT, p. 14 - 14, 28 maio 1995.

5.
BRANDT R., A.. Ecológica - O problema do efeito estufa. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, Cuiabá/MT, p. 5 - 5, 30 abr. 1995.

6.
BRANDT R., A.. Ecológica - Estão as ONGS's interessadas apenas em levar vantagem?. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, p. 15 - 15, 09 abr. 1995.

7.
BRANDT R., A.. Ecológica - Amazônia Monitorada. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, Cuiabá/MT, p. 15 - 15, 26 mar. 1995.

8.
BRANDT R., A.. Ecológica - Saudável Mudança de Comportamento. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, cuiabá/MT, p. 15 - 15, 15 jan. 1995.

9.
BRANDT R., A.. Ecológica - Reflexões de Natal. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, Cuiabá/MT, p. 15 - 15, 24 dez. 1994.

10.
BRANDT R., A.. Ecológica - Integração ou Destruição. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, Cuiabá/MT, p. 15 - 15, 11 dez. 1994.

11.
BRANDT R., A.. Ecológica - A tutela dos índios em questão. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, p. 10 - 10, 17 nov. 1994.

12.
BRANDT R., A.. Ecológica - A visita de um canadense. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, p. 15 - 15, 13 nov. 1994.

13.
BRANDT R., A.. Ecológica - Olimpíadas Verdes. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, Cuiabá/MT, p. 15 - 15, 06 nov. 1994.

14.
BRANDT R., A.. Ecológica - Greenpeace no Amazonas. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, p. 15 - 15, 30 out. 1994.

15.
BRANDT R., A.. Ecológica - Ter e Não Ter: Eis a Questão. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, Cuiabá/MT, p. 15 - 15, 23 out. 1994.

16.
BRANDT R., A.. Ecológica - Greenpeace na reserva do Cajari. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, Cuiabá/MT, p. 15 - 15, 16 out. 1994.

17.
BRANDT R., A.. Ecológica - Fome entre os índios. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, p. 15 - 15, 02 out. 1994.

18.
BRANDT R., A.. Ecológica - Vitória !!. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, Cuiabá/MT, p. 1 - 1, 25 set. 1994.

19.
BRANDT R., A.. Ecológica. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, Cuiabá/MT, p. 15 - 15, 11 set. 1994.

20.
BRANDT R., A.. Ecológica - Queimando a qualidade de vida. Diário de Cuiabá - Suplemento Azul, Cuiabá/MT, p. 15 - 15, 21 ago. 1994.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRANDT R., A.; Sato, Michèle . A Legislação como Mecanismo Eficiente para o Gerenciamento Ambiental. In: 2ª Reunião Especial da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1995, Cuiabá/MT. Anais da 2ª Reunião Especial da SBPC - Mato Grosso: Novos Caminhos - Ambiente e Diversiade Sóco-Cultural. Cuiabá/MT: EDUFMT, 1995.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Sendão, Milena Cristina ; MELO, D. N. ; BRANDT R., A. . Educação a distância: Interdisciplinaridade, alimentação e nutrição no currículo escolar. In: World Nutrition Rio 2012, 2012, Rio de Janeiro. World Nutrition Rio 2012: Conhecimento, Política e Ação - Anais, 2012, 2012.

2.
MARTINS, R. C. B. ; BRANDT R., A. . Access to food in municipalities in the state of Sao Paulo that comprise the Sans Network. In: World Nutrition Rio 2012, 2012, Rio de Janeiro. World Nutrition Rio 2012: Conhecimento, Política e Ação - Anais, 2012, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
BRANDT R., A.; OLIVEIIRA, M. R. M. . Segurança Alimentar: Histórico e Conceitos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, Maria Rita Marques ; Carvalho, Rosemary Jane Monteiro ; Moya, Fabiana Skiavine ; Sendão, Milena Cristina ; BRANDT R., A. . Consumo e costumes alimentares de comunidades rurais da Bacia do Paraná III-PR e de Indaiatuba-SP - semelhanças e contrastes. 2010.

2.
OLIVEIRA, Maria Rita Marques ; GADELHA, Edmar ; Morelli, Mauro ; BRANDT R., A. . Pólos Regionais de SAN: Estratégias de Organização e Monitoramento da Segurança Alimentar e Nutricional com vistas ao desenvolvimento sustentável. 2008.

3.
BRANDT R., A.; UNESCO . Elaboração do documento de projeto de cooperação técnica entre a UNESCO e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo. 2006.

4.
BRANDT R., A.. Projeto Escolar do Centro de Educação Profissional em Asseio e Conservação do Paraná. 2006.

5.
BRANDT R., A.; UNESCO . Elaboração do documento do acordo de cooperação técnica entre a UNESCO e a Secretaria de Estado da Casa Civil de SP - Projeto Desenvolvimento e Implantação da Política de Seguraça Alimentar e Nutricional Sustetntável do Estado de SP. 2005.

6.
BRANDT R., A.; UNESCO . Elaboração do documento do projeto de cooperação técnica entre a UNESCO e a Secretaria Municipal de Educação de Osasco. 2005.

7.
BRANDT R., A.. Projeto Escolar do Centro de Educação Profissional Suzana Dias. 2005.

8.
BRANDT R., A.. Centro Tecnológico de Desenvolvimento Profissional do Norte do Paraná. 2001.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRANDT R., A.; NOVAIS, P. F. S. ; MARTINHO, C. . Comércio e Consumo de Alimentos na Sociedade Contemporânea. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BRANDT R., A.. II Encontro de Nutricionistas do Vale do Ribeira. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRANDT R., A.; RODRIGUES JR., D. . Empreendedor de Futuro. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de curta duração).

2.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o PLano de Desenvolvimento da Escola. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . Como elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier ; José Amaral Sobrinho ; BRANDT R., A. . COmo elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso de Gerenciamento de Projetos GP Oeste 2015. 2015. (Congresso).

2.
I Seminário Latino-Americano da Funasa - Saúde Ambiental: "novos ds desafios na busca pela sustentabilidade". 2015. (Seminário).

3.
Workshop Como Definir Indicadores de Desempenho para um PMO. 2015. (Oficina).

4.
10º Encontro Iberoamericano sobre Desenvolvimento Sustentável. 2013. (Encontro).

5.
1ª Reunião Iberoamericana Interministerial de Sustentabilidade. 2013. (Outra).

6.
II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local. 2013. (Outra).

7.
II Seminário Estadual da Rede SANS. 2013. (Seminário).

8.
I Seminário Estadual da Rede SANS.Mediação da Mesa sobre Obesidade e Consumo Consciente. 2012. (Seminário).

9.
World Nutrition Rio 2012.Educação a distância: Interdisciplinaridade, alimentação e nutrição no currículo escolar. 2012. (Seminário).

10.
II Seminário de Articuladores Locais da Rede SANS. 2011. (Seminário).

11.
I Seminário de Articuladores da Rede SANS. 2011. (Seminário).

12.
IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo.Plenária. 2011. (Outra).

13.
Encontro Nacional da Educação Profissional "Cidadania e Trabalho". 2001. (Encontro).

14.
Congresso Internacional de Direito Ambiental. 1994. (Congresso).

15.
Seminário Manejo de Ecossistemas e Uso Sustentável dos Sistemas Naturais. 1994. (Seminário).

16.
Seminário sobre o Direito e a Tutela do Patrinômio Ambiental e Indígena. 1994. (Seminário).

17.
II Encontro Internacional de Direito Alternativo. 1993. (Encontro).

18.
Encontro Internacional dos Direitos Humanos. 1992. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIIRA, M. R. M. ; DETREGIACHI, C. R. P. ; BRANDT R., A. . 1º Seminário Estadual da Rede SANS. 2012. (Outro).

2.
BRANDT R., A.; Carvalho, Rosemary Jane Monteiro ; MELO, D. N. . III Semana de SANS do PTI. 2011. (Outro).

3.
OLIVEIRA, Maria Rita Marques ; BRANDT R., A. ; DREMISKI, João Luis ; BORALLI, Marina ; ALVES, Estela Maria R. ; Morelli, Mauro . Oficina: Alimentação e Nutrição no Currículo Escolar. 2010. (Outro).

4.
OLIVEIRA, Maria Rita Marques ; BRANDT R., A. ; DREMISKI, João Luis ; Morelli, Mauro ; Carvalho, Rosemary Jane Monteiro ; Moya, Fabiana Skiavine . MUTIRÃO - Pesquisa sobre saúde e nutrição no PTI. 2010. (Outro).

5.
MORELLI, M. ; BRANDT R., A. ; DREMISKI, João Luis . II Semana de SANS do PTI. 2010. (Outro).

6.
OLIVEIRA, Maria Rita Marques ; BRANDT R., A. ; Morelli, Mauro ; DREMISKI, João Luis . MUTIRÃO - Pesquisa sobre saúde e nutrição no PTI. 2009. (Outro).

7.
MORELLI, M. ; BRANDT R., A. ; DREMISKI, João Luis . Seminário "Produção de Alimentos Adequados, Saudáveis e Solidários em resposta ao DHAA e Concretização da Política de SANS no contexto da crise ambiental e do colapso da economia globalizada neste início de milênio. 2009. (Outro).

8.
Morelli, Mauro ; BRANDT R., A. ; DREMISKI, João Luis . Oficina de Trabalho para elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social de Vila C. 2009. (Outro).

9.
MORELLI, M. ; BRANDT R., A. ; DREMISKI, João Luis . Oficina de Trabalho para estruturação do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável Tembi'u Porã. 2009. (Outro).

10.
MORELLI, M. ; BRANDT R., A. ; DREMISKI, João Luis . I Semana de SANS do PTI. 2009. (Outro).

11.
MORELLI, M. ; BRANDT R., A. ; DREMISKI, João Luis . Oficina de Trabalho para planejamento da implementação do Plano de Produção de Alimentos Adequados, Saudáveis e Solidários para a Alimentação Escolar na BPIII a luz da MP 455/09. 2009. (Outro).

12.
BRANDT R., A.; MORELLI, M. . Oficina de Trabalho de Tradução do Guia Alimentar para a População Brasileira para diversos Públicos e Linguagens. 2008. (Outro).

13.
BRANDT R., A.; MORELLI, M. ; DREMISKI, João Luis . Palestra. 2008. (Outro).

14.
BRANDT R., A.; MORELLI, M. ; DREMISKI, João Luis . Palestra. 2008. (Outro).

15.
BRANDT R., A.; DREMISKI, João Luis ; MORELLI, M. . Capacitação em SANS aos participantes do GT Saúde na Fronteira, Energia Solidária e Cultivando Água Boa. 2008. (Outro).

16.
DREMISKI, João Luis ; BRANDT R., A. ; MORELLI, M. . Mutirão de Limpeza dos Córregos de Vila C. 2008. (Outro).

17.
BRANDT R., A.; DREMISKI, João Luis ; MORELLI, M. . Capacitação em Conceitos de SANS aos funcionários da Prefeitura de Foz do Iguaçu. 2008. (Outro).

18.
MORELLI, M. ; BRANDT R., A. ; DREMISKI, João Luis . Seminário Sobre Segurança Alimentar. 2008. (Outro).

19.
BRANDT R., A.; DREMISKI, João Luis ; MORELLI, M. . Palestra sobre SANS aos Professores do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. 2008. (Outro).

20.
BRANDT R., A.; GADELHA, Edmar ; MORELLI, M. . Curso sobre Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Gislene dos Anjos Tamasia. Rede de Municípios Promotores da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - REDE SANS. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Brandt Rodrigues.

2.
Isabel Cristina Antunes. Rede de Municípios Promotores da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - REDE SANS. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Brandt Rodrigues.

3.
Juliana Oliveira dos Santos Morais. rede de Municípios Promotores da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - REDE SANS. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Brandt Rodrigues.

4.
Marcelo Mazeta Lucas. Rede de Municípios Promotores da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - REDE SANS. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Brandt Rodrigues.

5.
José Tiago de Souza. Rede de Municípios Promotores da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - REDE SANS. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Brandt Rodrigues.

6.
Maria Aparecida dos Santos. Rede de Municípios Promotores da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - REDE SANS. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Brandt Rodrigues.

7.
Nilton César Silva dos Santos. Rede de Municípios Promotores da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - REDE SANS. 2010. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Brandt Rodrigues.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 7:23:06