Lúcio Souza Fassarella

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5198314059044151
  • Última atualização do currículo em 12/07/2018


Graduado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), mestre em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1998) e doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2002). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), lotado no Departamento de Matemática Aplicada (DMA) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pesquisa em Matemática e Física, especialmente em temas relacionados a Mecânica Quântica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lúcio Souza Fassarella
Nome em citações bibliográficas
FASSARELLA, L.;Fassarella, Lúcio;FASSARELLA, LÚCIO SOUZA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo.
Rodovia BR 101 Norte, Km. 60
Litorâneo
29932540 - São Mateus, ES - Brasil
Telefone: (27) 33121511
URL da Homepage: http://www.luciofassarella.net


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Física.
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, Brasil.
Título: Simetrias Modulares e Localização Modular em Física Quântica Local, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Bert Enrich Schroer.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Física Matemática; Teoria Quântica de Campos; Análise Funcional; Teoria Modular; Simetrias Quânticas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação Superior.
1996 - 1998
Mestrado em Matemática.
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Título: (Mestrado concluido segundo as normas do IMPA sem elaboração de tese),Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: (Não houve orientador de mestrado).
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Matemática; Geometria; Topologia; Álgebra; Análise Funcional; Equações Diferenciais.
Setores de atividade: Educação Superior.
1992 - 1996
Graduação em Física.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.


Pós-doutorado


2002 - 2004
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Contratro temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

08/2015 - Atual
Direção e administração, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Matemática Aplicada.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
01/2014 - Atual
Ensino, Mestrado em Ensino na Educação Básica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Geometria Plana e Espacial
Tópicos de Combinatória e Probabilidade
03/2011 - 02/2013
Direção e administração, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática.

Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2008 - 12/2008
Direção e administração, Conselho Departamental, Departamento de Matemática.

Cargo ou função
Coordenador da Comissão de Curso de Pós-Graduação em Matemática - Especialização de Professores de Ensino Fundamental e Médio (Portaria No.449/2008).
03/2008 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Departamental, Departamento de Matemática.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Criação do Curso de Matemática Aplicada - Bacharelado (Portaria No.251/2008).
3/2006 - 7/2006
Ensino, Especialização Para Professores de Ensino Médio, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Probabilidade e Estatística

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Outro (professor, pesquisador), Carga horária: 0
Outras informações
Bolsa Pró-Doc da Capes, com projeto de pesquisa na área de Álgebra de Operadores.



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Resolução Computacional de Problemas de Combinatória e Probabilidade
Descrição: Projeto de pesquisa em Educação Matemática sobre Resolução Computacional de Problemas de Combinatória e Probabilidade, com foco no desenvolvimento de atividades e sequências didáticas. Os objetivos principais são estudar e desenvolver atividades didáticas para o ensino de Combinatória e Probabilidade baseadas na resolução de problemas com uso do computador, i.e., com soluções na forma de algoritmos computacionais. Secundariamente pretendemos discutir a Resolução Computacional de Problemas, uma combinação específica da metodologia de Resolução de Problemas com o uso heurístico de algoritmos e aplicação efetiva do computador. [Registro PRPPG/UFES: 5744/2014. Vigência: Outubro/2014 - Dezembro/2015].
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Controle de Sistemas Quânticos
Descrição: Resumo: Desenvolvimento e aplicação da teoria do controle quântico para obter métodos de minimizar a perda de informação por sistemas quânticos abertos, problema que denominamos otimização dinâmica da entropia quântica. Planejamos revisar a teoria do controle quântico e a teoria dos sistemas quânticos abertos e investigar o problema da otimização dinâmica de sistemas quânticos em situações particulares. Objetivo: adquirir expertise na área de controle de sistemas quânticos e abordar o problema de controlar sistemas quânticos abertos visando reduzir a perda de informação. Resultados esperados: Compreensão da teoria do controle quântico e conhecimento de suas aplicações típicas. Resolução do problema da otimização dinâmica da informação quântica em situações particulares. [Registro PRPPG/UFES: 4089/2013. Vigência: Março/2013 - Fevereiro/2014].
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Fundamentos Matemáticos da Mecânica Quântica
Descrição: Os objetivos do projeto são adquirir um conhecimento mais rigoroso e completo da Mecânica Quânticas, compreender a irreversibilidade em nível fundamental e também descrever sistemas quânticos dissipativos. [Registro PRPPG/UFES: 10081/2009. Vigência: 01/06/2009-31/05/2010].
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Formação Continuada em Matemática para Professores do Ensino Fundamental
Descrição: Curso desenvolvido para atender demanda manifesta pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jaguaré/ES (SEMEC), com realização vinculada ao trabalho de pesquisa da mestranda Alice Venturini, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) da UFES. A principal justificativa para realização do curso está na necessidade dos professores da rede municipal do município de Jaguaré que atuam nas séries iniciais aprofundarem seus conhecimentos sobre matemática e ensino de matemática, visando melhor atuação em sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lúcio Souza Fassarella - Coordenador / Géssica Gonçalves Martins - Integrante / Alice Venturini Oliveira - Integrante.
2017 - Atual
ELO Matemático
Descrição: Apresentação e justificativa: Este é um projeto para reforço em Matemática para adolescentes com idade entre 14 e 17 anos matriculados em escolas públicas de ensino fundamental e médio da cidade de São Mateus/ES, desenvolvido em parceria com a Associação de Moradores Nova Esperança, visando colaborar com o seu "Projeto Socioeducativo - ELO: Meu Presente, Meu Futuro para Adolescentes" - doravante chamado Projeto Elo. Objetivos gerais: Proporcionar atividades didatico-pedagógicas e reforço em Matemática para os adolescentes atendidos pelo Projeto ELO, desenvolvido pela Associação de Moradores Nova Esperança. Objetivos específicos: 1) Elaborar realizar atividades didático-pedagógicas de Matemática voltadas para o público-alvo; 2) Realizar sessões de reforço em Matemática para o público-alvo; 3) Desenvolver estudo sócio-econômico, na perspectiva de conhecer os sujeitos envolvidos, detectar e propor soluções para situações que possam repercutir no seu aprendizado; 4) Contribuir para o desenvolvimento e sucesso das diversas ações do Projeto Socioeducativo - ELO: Meu Presente, Meu Futuro para Adolescentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lúcio Souza Fassarella - Coordenador / Genilson Ferreira da Silva - Integrante / Simone Simões Fassarella - Integrante.
2016 - 2016
Curso de Introdução à Matemática Financeira
Descrição: A Matemática Financeira é fundamental para a sociedade no mundo contemporâneo, na medida em que seu conhecimento é necessário para o gerenciamento eficiente de recursos econômicos. Empreendedores e indivíduos interessados em poupar, investir ou mesmo em apenas gastar seu dinheiro, precisam conhecer diversos conceitos financeiros para compreender e poder agir adequadamente no mercado. Portanto, o ensino de Matemática Financeira cumpre um papel importante na promoção da cidadania e na capacitação das pessoas para atuarem como agentes econômicos. No Brasil, a Matemática Financeira é um tópico do currículo da Educação Básica, pelo que se poderia presumir que todos aqueles que concluíram o Ensino Médio deveriam ter adquirido uma competência mínima no assunto. Entretanto, não é isso que ocorre - a julgar pelo comportamento geral da população. Além disso, cabe questionar se o currículo preconizado pelos parâmetros nacionais e diretrizes educacionais é adequado. Portanto, é natural que o tema seja objeto de estudos. O projeto do curso surgiu de uma pesquisa sobre o ensino da Matemática Financeira desenvolvida pelo mestrando Almir Rogério Luppi sob orientação do Prof. Lúcio Souza Fassarella, no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo, campus São Mateus. Essencialmente, a pesquisa visa desenvolver e testar um projeto de ensino da Matemática Financeira que aborde desde os conceitos básicos até os principais produtos disponíveis no mercado para empréstimos, investimentos e financiamentos. Assim, o curso constitui tanto uma oportunidade para os participantes aprenderem a Matemática Financeira de modo significativo e contextualizado, quanto um ambiente para experimentar uma proposta curricular mais ampla e prática. O público-alvo foi escolhido na perspectiva de incluir alunos de administração e empreendedores, para os quais os conhecimentos de Matemática Financeira são especialmente importantes para o desempenho profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lúcio Souza Fassarella - Coordenador / Almir Rogério Luppi - Integrante.
2015 - 2015
Formação Continuada para Professores de Matemática
Descrição: Programa de formação continuada para professores de 4º e 5º anos com carga-horária de 80 horas, visando o aperfeiçoamento das práticas docentes e a melhoria da qualidade do ensino de Matemática. [Registro Siex/UFES: . Vigência: 02/01/2015-30/09/2015].
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Lúcio Souza Fassarella - Coordenador / André Pizzaia Butta - Integrante / Moysés Gonçalves Siqueira Filho - Integrante / Wesley Rocha Gripa - Integrante / Andressa Cesana - Integrante / Jonas José Chequetto - Integrante / José Aparecido da Silva Fernandes - Integrante.
2014 - 2015
Oficina de Matemática
Descrição: Promover e aperfeiçoar o ensino da matemática no Brasil tem sido um grande desafio para as instituições públicas, particularmente para as universidades federais. Os meios para se vencer esse desafio envolvem o desenvolvimento de metodologias e a execução de estratégias que repercutam no ensino e aprendizagem em todos os níveis de escolaridade. Essa meta é uma vocação natural do Centro Universitário Norte do Espírito Santo e um imperativo do Departamento de Matemática Aplicada, responsável pela coordenação de um curso de Licenciatura em Matemática e um curso de bacharelado em Matemática Industrial do CEUNES. Então, este programa foi concebido com dois objetivos principais: i) apoiar estudantes da educação básicas cadastrados no seu aprendizado da Matemática utilizando os recursos do Laboratório de Ensino de Matemática do DMA; ii) constituir um ambiente para aplicação de metodologias e a vivência de experiências didáticas pelos alunos do curso de Licenciatura em Matemática do CEUNES. Cabe destacar que o programa dá continuidade ao projeto homônimo desenvolvido no ano de 2013 na Casa de Passagem de São Mateus-ES. [Registro no Siex/UFES: 500172. Vigência: 01/01/2014-31/12/2015].
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lúcio Souza Fassarella - Coordenador.
2013 - 2013
Oficinas de Matemática
Descrição: Descrição: Realização de monitorias e atividades extracurriculares de Matemática junto aos residentes da Casa de Passagem de São Mateus - ES, visando resgatar, complementar e ampliar o ensino recebido nas escolas. Objetivos: Auxiliar os residentes da Casa de Passagem de São Mateus - ES no aprendizado da Matemática. Público-alvo: Residentes da Casa de Passagem de São Mateus - ES. Aprovação: Câmara do Departamento de Matemática Aplicada: 11a. Reunião Ordinária do DMA (24/10/2012). Registro: Siex/UFES No. 400371 URL: http://www.luciofassarella.net/extensao/2013-ofimat.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lúcio Souza Fassarella - Coordenador / Carlos Magno Martins Cosme - Integrante / Leonardo Delarmelina Secchin - Integrante.
2013 - 2013
Semana da Matemática 2013
Descrição: Descrição: Evento acadêmico constituído por palestras, oficinas e minicursos. Objetivos: (i) Divulgar a Matemática e também os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática do CEUNES; (ii) Discutir temas extra-curriculares no nível do ensino fundamental e médio; (iii) Difundir o uso de novos e antigos recursos para o ensino e aprendizagem da Matemática. Público-alvo: Alunos de graduação, professores e estudantes da educação básica, pessoas interessadas em Matemática. Aprovação: Câmara do Departamento de Matemática Aplicada, 11a. Reunião Ordinária do DMA em 2012 (24/10/2012) Registro: Siex/UFES No.200097 URL: http://www.luciofassarella.net/extensao/2013-semat.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Semana da Matemática 2012
Descrição: Evento constuido por palestras e mesas-redondas, realizado com o objetivo de discutir e divulgar o ensino e a pesquisa em Matemática na cidade de São Mateus e região norte do Espírito Santo. Público alvo: alunos e professores da educação básica, alunos e professores de matemática do ensino superior, pesquisadores em matemática e em educação matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - 2018
Mecânica Quântica via Teoria das Categorias
Descrição: Plano de estudos para licença-capacitação. Focaliza os elementos básicos da Mecânica Quântica Categórica na perspectiva de investigar os princípios fundamentais e fenômenos característicos da Física Quântica. O escopo limitado do plano reflete a limitação do tempo disponível para sua realização (90 dias), mas ele pode ser considerado uma ação preliminar de curto prazo para subsequente elaboração de um projeto de pesquisa a médio prazo (entre 12 a 24 meses), pelo qual esperamos alcançar o estado da arte da MQC, divisar problemas para pesquisa e estabelecer contato com pesquisadores ativos na área..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2011
Projeto de Ensino: Prática em Resolução de Problemas Matemáticos
Descrição: Público-alvo: alunos do CEUNES, especialmente dos cursos de Matemática-Licenciatura e Matemática-Bacharelado Objetivos: Além de consolidar os conhecimentos e ilustrar as aplicações da matemática básica, o curso tem os seguintes objetivos específicos: - Desenvolver no estudante suas capacidades cognitivas a fim ele possa estudar e aprender satisfatoriamente a Matemática; - Discutir conceitos básicos e técnicas elementares para resolução de problemas matemáticos simples; - Instruir os estudantes sobre o uso da linguagem LaTex..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Lúcio Souza Fassarella - Coordenador / Wescley Bonomo - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Kiri-Kerê - Pesquisa em Ensino


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Métodos Matemáticos da Física.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Física Clássica e Física Quântica; Mecânica e Campos.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Fassarella, Lúcio2015 Fassarella, Lúcio. Controlling the coherence in a pure dephasing model for arbitrary prescibed time span. Quantum Information & Computation, v. 15, p. 95-104, 2015.

2.
FASSARELLA, L.;Fassarella, Lúcio;FASSARELLA, LÚCIO SOUZA2012 FASSARELLA, L.. Dispersive Quantum Systems. Brazilian Journal of Physics (Impresso), v. 42, p. 84-99, 2012.

3.
FASSARELLA, L.;Fassarella, Lúcio;FASSARELLA, LÚCIO SOUZA2009FASSARELLA, L.. A resposta é plausível? Comentários baseados em um cálculo de probabilidades. Revista do Professor de Matemática, v. 70, p. 1-5, 2009.

4.
FASSARELLA, L.;Fassarella, Lúcio;FASSARELLA, LÚCIO SOUZA2007FASSARELLA, L.. Lei de Snell generalizada. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, p. 215-224, 2007.

5.
FASSARELLA, L.;Fassarella, Lúcio;FASSARELLA, LÚCIO SOUZA2002 FASSARELLA, L.; SCHROER, B. . Wigner Particle Theory and Local Quantum Physics. Journal of Physics. A, Mathematical and General, v. 35, p. 1-42, 2002.

6.
FASSARELLA, L.;Fassarella, Lúcio;FASSARELLA, LÚCIO SOUZA2001 FASSARELLA, L.; SCHROER, B. . Modular Origin of Chiral Diffeomorphisms and the Fuzzy Analogs in Highe-Dimensional Quantum Field Theories. Physics Letters. Section B, v. 538, p. 415-425, 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FASSARELLA, LÚCIO SOUZA. Resolução Computacional de Problemas de Probabilidade. In: III CMACSE Congresso de Matemática Aplicada e Computacional Sudeste, 2015. v. 3.

2.
Fassarella, Lúcio. Controle de sistemas quânticos. In: DINCON 2013 - Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações, 2013. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, G. G. ; FASSARELLA, L. . Ensino-aprendizagem de Análise Combinatória: um estudo de representações de professores de matemática. In: Semana da Matemática no IFES: Matemática, currículo e sociedade, 2017, Vitória - ES. Caderno de Resumos Semana da Matemática IFES, 2017. p. 33-34.

2.
LUPPI, A. R. ; FASSARELLA, L. . Matemática Financeira: uma abordagem ampliada do currículo do Ensino Médio. In: Semana da Matemática no IFES: Matemática, currículo e sociedade, 2017, Vitória - ES. Caderno de Resumos Semana da Matemática, 2017. p. 50-51.

3.
FASSARELLA, L.; MARTINS, G. G. . Ensino-Aprendizagem de Análise Combinatória: Um Olhar Para o Fenômeno da Transposição Didática. In: I Simpec-ES -I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo, 2017, Vitória - ES. Anais Eletrônicos do I SIMPEC-ES, 2017.

4.
FASSARELLA, L.; LUPPI, A. R. . Ensino de Matemática Financeira com Uso do Jogo Super Banco Imobiliário. In: I Simpec-ES - I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo, 2017, Vitória - ES. Anais Eletrônicos do I SIMPEC-ES, 2017.

5.
ALVES, A. R. ; FASSARELLA, L. ; OLIVEIRA, A. V. ; LUZ, D. S. ; GOMES, R. C. A. ; FEITOSA, R. M. S. . Situações Problema: uma intervenção em Matemática numa turma de 7o ano. In: I Simpec-ES - I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo, 2017, Vitória - ES. Anais Eletrônicos do I SIMPEC-ES, 2017.

6.
FASSARELLA, L.; CHEQUETTO, J. J. . Uma proposta de sequência didática para o ensino de frações: matemática para residentes da Casa de Passagem de São Mateus-ES. In: SINTEC: Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2014, Rio Grande - RS. Anais do Seminário Internacional de Educação em Ciências. São Leopoldo - RS: Casa Leiria, 2014. v. 3. p. 800-801.

7.
FASSARELLA, L.; FERNANDES, J. A. S. . Resolução de problemas: ensinoaprendizagem das quatro operações aritméticas no 6o. ano do Ensino Fundamental. In: SINTEC: Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2014, Rio Grande - RS. Anais do Seminário Internacional de Educação em Ciências. São Leopoldo - RS: Casa Leiria, 2014. v. 3. p. 786-787.

8.
FASSARELLA, L.. Estudo sobre a evolução temporal de sistemas quânticos. In: XXXIII Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, 2012, Passa Quatro - MG. Resumos do XXXIII Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, 2012. p. 101-102.

Apresentações de Trabalho
1.
Fassarella, Lúcio. Resolução Computacional de Problemas de Probabilidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FASSARELLA, L.. Controle de Sistemas Quânticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FASSARELLA, L.. Estudo sobre o Princípio do Determinismo Quântico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FASSARELLA, L.. Estudo sobre a evolução temporal de sistemas quânticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FASSARELLA, L.. Theory and Applications of Algebraic Causal Perturbation Theory. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FASSARELLA, L.. Estrutura Modular da Física Quântica Local e a Construção de Modelos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FASSARELLA, L.; ARAUJO, M. S. ; GAZZOLI, A. S. . Controle Ótimo de um Foguete 2015 (Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
Fassarella, Lúcio. Resolução de problemas trigonométricos no Geogebra. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SIQUEIRA FILHO, M. G.; FASSARELLA, L.; VALENTE, W. R.; CESANA, A.. Participação em banca de César Jesus da Rocha. A Formação de Professores sob a Égide da Reforma Anísio Teixeira: Indicativos de uma Aritmética Para Ensinar na Escola Primária da Bahia (1924-1929). 2017. Dissertação (Mestrado em Prog. de Pós-Grad. em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
SIQUEIRA FILHO, M. G.; FASSARELLA, L.; PONTIFICIA, N. B. P.. Participação em banca de Mirian Gelli da Costa Andrade. O Desembarque da Matemática Moderna no Ensino Normal de Itamaraju: Contextos do Ginário Augusto Carvalho e do Colégio Vera Cruz (1964-1970). 2017. Dissertação (Mestrado em Prog. de Pós-Grad. em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
SIQUEIRA FILHO, M. G.; SAD, L.A.; CESANA, A.; Fassarella, Lúcio. Participação em banca de Clarice Segantini. Problemas Recreativos na Obra O Homem que Calculava, de Malba Tahan, e a Resolução de Problemas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
SIQUEIRA FILHO, M. G.; CALDEIRA, A. D.; CESANA, A.; FASSARELLA, L.. Participação em banca de André Tessaro. Modelagem Matemática como Ambiente de Aprendizagem e as Representações Emergidas de um Grupo de Alunos no Ensino Médio sobre suas Aulas de Matemática. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo.

5.
SIQUEIRA FILHO, M. G.; VALENTE, W. R.; CESANA, A.; Fassarella, Lúcio. Participação em banca de Ana Cláudia Pezzin. A Educação Pública Primária Espírito Santense: vestígios da Matemática na formação de professores no período de 1908 a 196O. 2015. Dissertação (Mestrado em Prog. de Pós-Grad. em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FASSARELLA, L.; NASCIMENTO, E. L.; COELHO, F. F.. Participação em banca de Almir Rogério Luppi. Desenvolvimento de Material Didático de Matemática Financeira para Ensino Médio com Simulação de Cálculos de Forma Manual e em Planilha Eletrônica - Uma Abordagem Comparativa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

2.
FASSARELLA, L.; Retamoso, M.R.; Pinto, S.S.. Participação em banca de Sabrina da Silva Gibbon. Concretização da Geometria: a importância da aprendizagem. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Para Professores de Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
FASSARELLA, L.; Dall'Asta, M.N.; Bellicanta, L.S.. Participação em banca de Daniele Santiago da Silveira. Evasão Escolar. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Para Professores de Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
FASSARELLA, L.; Dall'Asta, M.N.; Pinto, S.S.. Participação em banca de Egmar Rodrigo Valadão Rodrigues. Números Inteiros e as Regras de Sinais. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática para Professores do E) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
FASSARELLA, L.; Pinto, I.M.. Participação em banca de Cláudio Werk Schroeder. Denvendando o Universo. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática para Professores do E) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
FASSARELLA, L.; Retamoso, M.R.; Dall'Asta, M.N.. Participação em banca de Jaqueline Bertoline Corrêa. Geometria Através de Van Riele. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática para Professores do E) - Universidade Federal do Rio Grande.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ABREU JUNIOR, J. G.; FASSARELLA, L.; DOMINGUES, L.. Participação em banca de Anna Caroline Felix Santos de Jesus.Teoremas de Ponto Fixo em Espaços Métricos: Princípio da Contração, Aplicações e Outros Resultados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Industrial) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
CESANA, A.; FASSARELLA, L.. Participação em banca de Débora de Souza Luz.Conteúdos de Álgebra em Duas Obras Não Contemporâneas: "Tijolão" (1966) e "Novo Olhar Matemática" (2013). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
SILVA, K. S. X.; CESANA, A.; FASSARELLA, L.. Participação em banca de Janielli de Vargas Fortes.O Ensino de Geometria para Alunos Surdos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Contexto da Escola Inclusiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
FASSARELLA, L.; AMARAL, A. R. S.; SECCHIN, L. D.. Participação em banca de Rafael Marin Permanhane.Problemas de Escalonamento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

5.
FASSARELLA, L.; CESANA, A.; VIGNATTI, A.. Participação em banca de Priscilla Dutra Freires Codeco.O uso do Tangram para ensinar áreas de figuras planas no sexto ano da educação básica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

6.
FASSARELLA, L.; CESANA, A.; BARBOSA, P. W.. Participação em banca de Karyne Zampirolli.A compreensão de professores de matemática do ensino fundamental sobre a metodologia de resolução de problemas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

7.
FASSARELLA, L.; SECCHIN, L. D.; AMARAL, A. R. S.. Participação em banca de Rodrigo Leppaus de Araujo.O problema da elaboração de grade de horários via Programação Inteira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

8.
SILVA, G. F.; GRIPA, W. R.; FASSARELLA, L.. Participação em banca de Luanna Prando Ciler.Teorema de Tales. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

9.
COSWOSK, M. G.; BARBOSA, P. W.; FASSARELLA, L.. Participação em banca de Uilton Pereira Paiva.Funções Aritméticas e Lei da Reciprocidade Quadrática de Gauss. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

10.
COSWOSK, M. G.; VIGNATTI, A.; FASSARELLA, L.. Participação em banca de Talita Copo dos Santos.Construções com régua e compasso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

11.
SILVA, G. F.; FASSARELLA, L.. Participação em banca de Valter Willian Pereira Rossi.O Teorema de Zeeman. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Bacharelado) - Universidade Federal do Espírito Santo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FASSARELLA, L.. Concurso Público para Professor Assistente na Área de Matemática. 2011. Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
FASSARELLA, L.. Concurso Público para Professor Assistente na Área de Matemática. 2011. Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
FASSARELLA, L.. Concurso Público para Professor Adjunto na Área de Estatística. 2010. Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
FASSARELLA, L.. Concurso Público para Professor Adjunto na Área de Matemática. 2010. Universidade Federal do Espírito Santo.

5.
FASSARELLA, L.. Concurso Público para Professor Assistente na Área de Estatística. 2010. Universidade Federal do Espírito Santo.

6.
FASSARELLA, L.. Concurso Público para Professor Adjunto na Área de Matemática. 2005. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6° Semana da Matemática do IFES.Matemática Financeira: uma abordagem ampliada do currículo do Ensino Médio. 2017. (Outra).

2.
6° Semana da Matemática do IFES.Ensino-Aprendizagem de Análise Combinatória: um estudo de representações de professores de matemática. 2017. (Outra).

3.
I° Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo. 2017. (Simpósio).

4.
I° Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo.Ensino de Matemática Financeira com Uso do Jogo Super Banco Imobiliário. 2017. (Simpósio).

5.
II Jobshop Oil & Gas.A Matemática Financeira no Cotidiano. 2017. (Oficina).

6.
II Jobshop Oil & Gas, Setembro 20, 2017.A Matemática das Loterias: vale a pena apostar?. 2017. (Oficina).

7.
VI Quantum Information School and Workshop. 2017. (Encontro).

8.
Semana da Matemática 2016.Minicurso: Resolução Computacional de Problemas Matemáticos. 2016. (Outra).

9.
4a. Semana da Matemática do IFES.Minicurso: Resolução Computacional de Problemas de Probabilidade. 2015. (Outra).

10.
VI Encontro de Física Aplicada.Controle Unitário de Sistemas Quânticos Dissipativos. 2015. (Encontro).

11.
X Encontro Capixaba de Educação Matemática.Minicurso: Geometria Fractal para o Ensino Médio. 2015. (Encontro).

12.
Conferênca Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações. Controle de Sistemas Quânticos. 2013. (Congresso).

13.
XVII Escola de Verão Jorge André Swieca de Partículas e Campos.Estudo sobre o Princípio do Determinismo Quântico. 2013. (Outra).

14.
XXXIII Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos.Estudo sobre evolução temporal de sistemas quânticos. 2012. (Encontro).

15.
Verão Quântico 2011: Encontro em Gravitação e Cosmologia Quânticas. 2011. (Encontro).

16.
Encontro Afro-Franco-Brasileiro de Física e Matemática. 2010. (Encontro).

17.
Encontro de Avaliação do Pronex: Efeitos Quânticos em Gravitação e Cosmologia. 2010. (Encontro).

18.
International Congress of Mathematical Physics - ICMP 2006. Theory and Applications of Algebraic Causal Perturbation Theory. 2006. (Congresso).

19.
25o. Colóquio Brasileiro de Matemática. 2005. (Encontro).

20.
IV Semana Acadêmica de Física.Simetrias Relativísticas e Partículas Elementares Quânticas. 2005. (Seminário).

21.
Mini-curso "Teoria de Galois de Ações Parciais". 2004. (Outra).

22.
Mini-curso "Ações Parciais de Grupo e Conceitos Relacionados". 2003. (Outra).

23.
XXIV Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos.XXIV Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos. 2003. (Encontro).

24.
Escola de Verão do IMPA. 2001. (Outra).

25.
Second International School on Field Theory and Gravitation. 2000. (Congresso).

26.
Quantum Symmetries in Theoretical Physics and Mathematics School. 1999. (Congresso).

27.
X Escola de Verão Jorge André Swieca. 1999. (Outra).

28.
I Encontro de Teoria Quântica de Campos de Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 1998. (Encontro).

29.
V Jornada de Iniciação Científica e Extensão da UFES.Geometria Diferencial Global de Superfícies. 1995. (Outra).

30.
IX Escola de Geometria Diferencial. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VALENTE, W. R. ; SIQUEIRA FILHO, M. G. ; FASSARELLA, L. . 3o. ENAPHEM - 3o. Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. 2016. (Congresso).

2.
SIQUEIRA FILHO, M. G. ; FASSARELLA, L. . Jornada Franco-Brasileira em Educação Matemática. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Andia Ribeiro Alves. Resolução de Problemas Aplicada a Reforço de Matemática. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Prog. de Pós-Grad. em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador).

2.
Alice Venturini Oliveira. Afetividade no Ensino de Matemática. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Prog. de Pós-Grad. em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador).

3.
Almir Rogério Luppi. Ensino de Matemática Financeira na Educação Básica. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Géssica Martins. Ensino de Análise Combinatória: um estudo das representações de professores de matemática do Ensino Médio público de São Mateus. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

2.
Jonas José Chequetto. Uma experiência didática para aprendizagem de frações: Matemática para residentes de uma casa de passagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

3.
José Aparecido da Silva Fernandes. Ensino e aprendizagem de divisibilidade através da Resolução de Problemas: experiência com uma turma de 60 ano do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sabrina da Silva Gibbon. Concretização da Geometria: a importância da aprendizagem com material concreto no Ensino Fundamental. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento para Professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

2.
Daniele Santiago da Silveira. Evasão Escolar. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Para Professores de Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leydiane Rodrigues. O Uso de Estórias Interativas: Relatos de uma Experiência com a Resolução de Problemas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

2.
Géssica Lacerda Siqueira. Modelagem Computacional do Problema da Braquistócrona com Dissipação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

3.
Willian dos Santos Panni. Problema da Braquistócrona com Dissipação: Resolução via Teoria do Controle. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

4.
Fabiani Aguiar Coswosck. Teorema Espectral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

5.
Diego de Flor. Um estudo sobre a série de Dyson. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

6.
Igor Oliveira Monteiro. Álgebra Geométrica do Espaço Euclideano: conceitos básicos e algumas aplicações físicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

7.
Tiago Debarba. Algoritmo Quântico de Fatoração. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

Iniciação científica
1.
Willian dos Santos Panni. Teoria do Controle: técnicas básicas e aplicação a problemas de controle ótimo de sistemas físicos não-conservativos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES. Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

2.
Géssica Lacerda Siqueira. Teoria do Controle: fundamentos teóricos e técnicas numéricas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES. Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

3.
Fabiani Aguiar Coswosck. Teorema Espectral. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

4.
Jeferson Dias Gonçalves. Teoria Clássica de Campos. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lúcio Souza Fassarella.

5.
Tiago Debarba. Computação Quântica. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Lúcio Souza Fassarella.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Fassarella, Lúcio. Resolução Computacional de Problemas de Probabilidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Fassarella, Lúcio. Resolução de problemas trigonométricos no Geogebra. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIQUEIRA FILHO, M. G. ; FASSARELLA, L. . Jornada Franco-Brasileira em Educação Matemática. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 22:09:00