Antonio Cavalcante de Almeida

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  • Última atualização do currículo em 08/08/2018


Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutorado em Desenvolvimento Regional na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atividade docente (Fadep, Unioesc, FAF, PUC-PR) e trabalhou como professor de ensino à Distância no LED/UFSC e curso de pós-graduação em educação escolar para comunidade indígena ofertada pela empresa Troposphera-PR. Área de atuação: tem experiência na área de sociologia, antropologia, ciência política e metodologia com foco nos seguintes temas: associativismo, indigenismo, empoderamento, capital social, participação e desenvolvimento sustentável. Tem participado como convidado externo da Comissão Universidade Para Índios (CUIA) do XIV Vestibular Indígena do Paraná de 2014. Além disso, atualmente é Revisor Ad doc da revista Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste, Cascavel, Paraná. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonio Cavalcante de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de;CAVALCANTE DE ALMEIDA, ANTONIO

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Pato Branco, Coordenação do Curso de Comunicação Social, Pato Branco.
Rua Bejamim Borges dos Santos
Fraron
85503-350 - Pato Branco, PR - Brasil - Caixa-postal: 242
Telefone: (46) 32203000
Fax: (46) 32203000
URL da Homepage: http://www.fadep.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Da aldeia para o Estado: os caminhos do empoderamento e o papel das lideranças Kaingang na conjuntura do movimento indígena., Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Rinaldo Sérgio Vieira Arruda.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Empoderamento; Movimento Indígena; Lideranças.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
2011 - 2012
Doutorado em Ciências Sociais.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
com período sanduíche em Centro de Estudos Sociais - Laboratório Associado Universidade de Coimbra (Orientador: Co-orientadora Silvia Rodríguez Maeso http://www.ces.uc.pt/i).
Título: Da aldeia para o Estado: os caminhos do empoderamento e o papel das lideranças Kaingang na conjuntura do movimento indígena., Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Rinaldo Sérgio Vieira Arruda.
Coorientador: Silvia Rodríguez Maeso.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Empoderamento Indígena; Movimento Indígena; Cultura.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Cultural / Especialidade: Antropologia.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2001
Mestrado em Sociologia Política.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O papel da participação na formulação, implementação e avaliação de uma proposta de desenvolvimento rural sustentável: o caso do Projeto São José (Ceará).,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Dra Julia Silvia Guivant.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Participação; Sustentabilidade; Paternalismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
Setores de atividade: Desenvolvimento Rural.
1992 - 1997
Graduação em Ciencias Sociais.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2011 - 2012
Estágio de Doutorado.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
2001 - 2001
Curso Intensivo de Metodologia Quantitativa.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Formação de Gestores em Políticas Pública. (Carga horária: 32h).
Escola Sul, CUT, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia

Faculdade de Pato Branco, FADEP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 20

Atividades

08/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa, .

Cargo ou função
Membro.
3/2004 - Atual
Extensão universitária , Coordenação do Curso de Comunicação Social, Pato Branco.

Atividade de extensão realizada
Projeto de Pesquisa-Ensino e Extensão com as tribos indiginas Guarani e Kaingang no Sudoeste do Paraná.
07/2002 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Direito, Psicologia e outros, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
Antropologia Cultural
Antropologia Jurídica
Ciência Política
Cultura Brasileira
Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira
Sociologia Geral
Sociologia Jurídica
03/2005 - 03/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - COSEPE, .

Cargo ou função
Representante Docente do Curso de Nutrição junto ao Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - COSEPE.
9/2002 - 9/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação do Curso de Fisioterapia, Ciências da Saúde.

Cargo ou função
Representante docente do colegiado de Fisioterapia.
12/2003 - 7/2004
Outras atividades técnico-científicas , Conselho Superior de Ensino e Pesquisa Cosepe, Conselho Superior de Ensino e Pesquisa Cosepe.

Atividade realizada
Projeto de Formação Continuada na Área de Metodologia do Ensino e Aprendizagem.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Estágio Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisador Pós-Doutorado PNPD-Capes, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista Pesquisador do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/Capes. Atualmente, está vinculado ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGDR), UTFPR - Pato Branco, Paraná.

Atividades

03/2015 - Atual
Ensino, Desenvolvimento Regional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural
08/2014 - 12/2014
Ensino, Desenvolvimento Regional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Capital Social e Território
Colaborador
03/2014 - 07/2014
Ensino, Desenvolvimento Regional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural

Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 4

Atividades

7/2005 - 12/2005
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral e da Comunicação

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 15
Outras informações
Professor da disciplina de Sociologia da Cooperação no curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Gestão e Desenvolvimento de Cooperatias In Company Pato Branco


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 30

Atividades

08/2001 - 12/2002
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação à Distância

FACULDADE DA FRONTEIRA, FAF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Uma análise sociológica das tipologias de suicídio: um estudo de caso da região da AMMOC, SC.
Descrição: O projeto visa analisar e refletir sobre o perfil dos sujeitos que cometem suicídio na região de Joaçaba por meio dos dados estatísticos oficiais obtidos no Instituto Geral de Perícia (IGP-SC) durante o ano de 2000 a 20015. A região tem exibido índices significativos anualmente de mortes voluntárias, contudo, faz-se necessário compreender esse fato social a partir da abordagem sociológica de Émile Durkheim. Assim, para ele, o suicídio é um fato social, logo, manifesta-se de maneira coercitiva, geral e exterior ao indivíduo. Ademais, numa perspectiva durkheimiana, esse tipo de morte voluntária apresenta múltiplas variáveis a depender do contexto social. Em verdade, para estudá-lo e compreendê-lo como tal, é preciso buscar os fatores externos que incidem sobre os indivíduos. Posto isto, o projeto pretende a partir dos dados levantados sobre o fenômeno do suicídio a produção de conhecimento sobre a temática em tela..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
As demandas dos povos indígenas face à educação superior no Paraná: desafios e possibilidades
Descrição: O estudo em tela aborda a questão das demandas dos povos indígenas face à educação superior no estado do Paraná nos últimos anos. É sabido que nas útlimas décadas, o movimento indígena vem lutando para afirmar as conquistas históricas obtidas na Constituição Federal de 1988, principalmente no que tange à educação indígena. Em verdade, os povos indígenas conquistaram na CF/1988, especificamente nos Art. 231 e 232, Capítulo ?Dos Índios?, conquistaram o direito à cidadania, bem como a plena participação na vida política do Estado-nação. Assim, tratados pela legislação como ?relativamente incapazes? e subordinados à tutela do Estado, logo restavam aos povos indígenas apenas o conformismo e a alienação, visto que não podiam ser os porta-vozes legítimos de suas reivindicações. As entidades indigenistas eram normalmente os legítimos intermediários dos autóctones nas esferas públicas. O estado não abdicava da questão da assimilação e integração do indígena à sociedade nacional, dessa maneira os povos indígenas passam a exigir afetivamente os seus direitos constitucionais, principalmente demarcação de territórios e educação diferenciada. Posto assim, no estado do Paraná, os povos indígenas conquistam o direito de acessar a universidade por meio de um vestibular específico que se estende a todas as etnias. Neste sentido, busca-se à luz das ciências sociais [sociologia, antropologia, história e ciência política] compreender o processo de participação/demanda das populações indígenas no tocante ao acesso à universidade. Ancorado nessa questão da participação política, o projeto tem como objetivos: a) examinar às principais demandas das comunidades indígenas face à educação superior no Paraná; b) Identificar e analisar as principais reivindicações sociopolíticas no campo do ensino superior na atualidade; c) analisar os saberes emergentes resultantes da diversidade de experiências das comunidades indígenas e; d) valorizar os saberes tradicionais e científicos acessados pelas comunidades com o objetivo de fortalecer as lideranças indígenas e a participação política..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Projeto Interdisciplinar: Mundo sociocultural de Sete Povos das Missões, Rio Grande do Sul.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Antonio Cavalcante de Almeida - Coordenador.
2004 - 2007
Guarani e Kaingang no contexto sociocultural dos índios do Sudoeste do Paraná
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar as comunidades indígenas do Sudoeste do Paraná (Gaurani e Kaingang), procurando compreender as transformações socioculturais e políticas das comunidades indígenas do sudoeste do Paraná, Brasil. O projeto envolve docentes e discentes de vários cursos como: Enfermagem, Pedagogia, Jornalismo. Assim, após um disnóstico realizado em 2004, na reserva Indígena de Manguerinha, priorizamos nossas ações na área da educação, cultura e identidade indígena. Atualmente, estamos discutindo o perfil das lideranças e seu empoderamento na referida comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Antonio Cavalcante de Almeida - Coordenador / Marta Beatriz Dalli'gna - Integrante / Neylor Malagi - Integrante / Eduardo Bampi - Integrante / Arnaldo Telles - Integrante.Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Outra.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2017 - 2017
Artes, história e resistência cultural: um estudo sobre as ruínas jesuíticas da região das missões, RS.
Descrição: A viagem de estudo às Missões Jesuíticas de São Miguel Arcanjo, RS, é importante no sentido de compreender o processo de resistência cultural dos Guarani que circulavam livremente nas zonas fronteiriças entre Argentina, Brasil e Paraguai na época da colonização. Hoje, mesmo vivendo em condições sociais bem adversas àquela época, os Guarani resistem o processo civilizatório e mantêm raízes socioculturais nos três países em tela. Assim, após quatro séculos do processo de colonização europeia na região, a cultura guaranítica conserva seus traços culturais de forma muito sui generis (por exemplo, na economia, na arte, na medicina, nas cestarias, nos rituais, na dança e na religião) demonstrando uma resistência social aos valores da civilização ocidental. É importante dizer que essa região geográfica tem uma importância singular na construção e no desenvolvimento do conceito de Estado-nação do século XVIII, especialmente dos países envolvidos. Logo, para relembrar, um exemplo significativo desse momento histórico foi o Tratado de Madrid, em 1750. Isto é, foi um acordo firmado na capital espanhola entre os reis João V de Portugal e Fernando VI de Espanha para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas. Posta assim a questão, a visita as Missões Jesuíticas de São Miguel Arcanjo, RS, justifica-se, quando se faz a [re]ligação de saberes e do processo de aprender-aprender com as experiências socioculturais e religiosas observadas in loco. Neste sentido, deve-se compreender que a/o escola/instituto deve contribuir na construção de sujeitos críticos e reflexivos no sentido de mobilizar, construir e elaborar conhecimentos significativos para o modus vivendi do educando/educador. Assim, o desafio do/a professor(a) na atualidade deverá ser de (re)pensar e (re)construir novos saberes, principalmente buscando articular o conhecimento científico [capital cultural] alcançado pelo sistema escolar às práticas sociais dos sujeitos. Em virtude dessas considerações acima, o projeto em parceria com as disciplinas de sociologia, filosofia, história, português, literatura e língua espanhola pretende desenvolver atividades importantes em que os discentes/docentes deverão ser sujeitos ativos do processo de construção do projeto que deverá começar realizando atividades no espaço do IFC ? campus Luzerna até o momento da visita de campo. A atividade vai estabelecer vínculos dialéticos entre teoria-prática-teoria no processo de construção e síntese do conhecimento. Por isso, as observações de campo serão inicialmente focadas nas seguintes temáticas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Uma análise sociológica das tipologias de suicídio: um estudo de caso da região da AMMOC, SC.
Descrição: O projeto visa delinear o perfil dos sujeitos que cometem suicídio na região de Joaçaba por meio dos dados estatísticos oficiais e públicos dos órgãos regionais. A localidade em tela tem exibido índices significativos anualmente de mortes voluntárias, contudo, faz-se necessário compreender esse fato social a partir da abordagem sociológica de Émile Durkheim. Assim, para ele, o suicídio é um fato social, logo, manifesta-se de maneira coercitiva, geral e exterior ao indivíduo. Ademais, numa perspectiva durkheimiana, esse tipo de morte voluntária apresenta múltiplas variáveis a depender do contexto social. Em verdade, para estudá-lo e compreendê-lo como tal, é preciso buscar os fatores externos que incidem sobre os indivíduos. Posto isto, o projeto pretende a partir do levantamento estatístico realizado regionalmente promover um debate interdisciplinar com o intuito de discutir o suicídio sem tabu, principalmente envolvendo profissionais da saúde mental, psiquiatria, psicologia, sociologia e instituições educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
MisturaCultura
Descrição: O Projeto Mistura Cultura surge com duplo propósito: promover a integração entre estudantes e servidores do instituto, em torno da vivência artístico-cultural, preenchendo um tempo ocioso dos alunos, e contemplar a diversidade cultural, um dos temas transversais colocados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, no processo de ensino-aprendizagem. Para a realização do projeto, os estudantes fazem sua inscrição e informam o que farão nas apresentações, cujo cronograma passa a ser elaborado pelos organizadores, que definirão também os eixos temáticos de cada evento quinzenal. Definidos os pontos citados, são realizados ensaios e reuniões com os alunos participantes e organizadas as apresentações. As mesmas ocorrerão nas dependências do IFC Campus Luzerna, no intervalo entre os turnos matutino e vespertino, quinzenalmente, às terças-feiras. Assim concebido, o projeto objetiva estimular o contato com as linguagens artístico-culturais e a convivência no campus em torno das apresentações culturais que, além do aspecto destacado, colaboram também no desenvolvimento da expressão oral e corporal dos participantes e dos assistentes e para a formação cultural dos mesmos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


Visita técnica no Presídio Industrial de Guarapuava: uma análise das relações micropsicosociológicas em Guarapuava - PR
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Arte e resistência cultural: uma viagem exploratória pela história dos povos guarani na região de Sete Povos das Missões - RS
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Itaipú Binacional: uma viagem exploratória ao mundo das águas
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Analises das condições socioeconômico e alimentares do povo guarani da reserva de Manguerinha - PR
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Identidade e diversidade cultural: um olhar pelas lentes da Antropologia e da Psicologia
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2005 - 2007
Periódico: Caderno de Ciências Humanas


Revisor de periódico


2004 - 2004
Periódico: Revista InPauta
2012 - Atual
Periódico: Ciências Sociais em Perspectiva (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Cultural.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural/Especialidade: Estado e Políticas Públicas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de2018 ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Aspectos das políticas indigenistas no Brasil. INTERAÇÕES, v. 19, p. 611, 2018.

2.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de2018ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Onde está o índio no Sudoeste do Paraná?. CIÊNCIAS SOCIAIS EM PERSPECTIVA, v. 17, p. 25-41, 2018.

3.
MASSUCATTO, NAYARA2016MASSUCATTO, NAYARA ; MARINI, MARCOS JUNIOR ; CAVALCANTE DE ALMEIDA, ANTONIO . REDES SOCIAIS: UMA ANÃ?LISE BASEADA NOS RELATÃ?RIOS DE GESTÃ?O DA CASA FAMILIAR RURAL DE PATO BRANCO. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 11, p. 468, 2016.

4.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de;CAVALCANTE DE ALMEIDA, ANTONIO2015ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. O empoderamento de lideranças indígenas Kaingang no sul do Brasil. Interações (UCDB), v. 16, p. 407-419, 2015.

5.
TAVARES, M.2015TAVARES, M. ; MARINI, Marcos J. ; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de . Capital social e análise de redes sociais: um estudo de caso na associação de apicultures de curitibanos - SC. Revista Paranaense de Desenvolvimento, v. 36, p. 183-198, 2015.

6.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de;CAVALCANTE DE ALMEIDA, ANTONIO2014ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Organização Kaingang: o caso das lideranças tradiconais e políticas no Paraná. Ciências Sociais em Perspectiva, v. 13, p. 1-23, 2014.

7.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de;CAVALCANTE DE ALMEIDA, ANTONIO2009ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. O significado da reciprocidade no sistema Kula e Potlatch. Revista Jurídica da Fadep, v. 1, p. 293-302, 2009.

8.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de;CAVALCANTE DE ALMEIDA, ANTONIO2008ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. A origem do debate sobre Economia Ecológica. Ciências Sociais em Perspectiva, v. 07, p. 35-47, 2008.

9.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de;CAVALCANTE DE ALMEIDA, ANTONIO2006ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Arte e resistência cultural: uma viagem exploratória pela história dos povos Guaranis na região dos Sete Povos das Missões - Rio Grande do Sul. Synergismus Scyentifica UTFPR, v. 1, p. 455-464, 2006.

10.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de;CAVALCANTE DE ALMEIDA, ANTONIO2004ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Alienação, Anomia e Racionalização:Marx, Durkheim e Weber. In Pauta, Pato Branco, v. 3, p. 23-46, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de; WOLKOFF, Gisele Giandoni . Azelene. In: Gisele Giandoni Wolkoff. (Org.). Plurivozes Americanas. 1ed.Curitba: EDITORA CRV, 2015, v. 1, p. 13-196.

2.
CASTILHO, A. S. ; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de . Possível implantação da educação em tempo integral no colégio estadual indígena Segsó Tanh Sá na Aldeia Indígena de Palmas - PR. Educação em tempo integral: as contribuições da UFFS para a pesquisa. 1ed.Laranjeiras do Sul: UFFS, 2014, v. 1, p. 122-146.

3.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. A sociologia de Pierre Bourdieu: a contribuição dos conceitos de capital cultural e habitus no modus vivendi e no modus operandi das instituições e do ator social na modernidade.. In: Roseli Terezinha Michaloski, Marcelo Bientinez Miró. (Org.). Novas perpectivas na defesa da dignidade humana: Aspectos éticos, jurídicos e filosóficos.. 1ed.Franscisco Beltrão: Grafisul, 2010, v. 1, p. 1-342.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Viagem aos povos guarani gera trabalhos. Diário do Sudoeste, Caderno Geral, p. 21 - 21, 24 ago. 2006.

2.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. 22 de abril representa o início de uma civilização de mestiços. Diário do Sudoeste, Caderno Especial, p. 26 - 26, 22 abr. 2006.

3.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Fórum permitiu aproximação cultural entre povos. Diário do Povo, Caderno Geral, p. 17 - 17, 30 out. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Associativismo rural: a experiência dos pequenos agricultores de Quixeramobim - Ceará. In: II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES), 2015, Chapecó. II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES). Chapecó: Editora Argos, 2015. v. 2015. p. 1748-1763.

2.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de; MARINI, Marcos J. . O capital social no PIBID: um estudo no Instituto Federal do Paraná - Câmpus de Palmas - PR. In: VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, 2015, Santa Cruz do Sul. Globalização em Tempos de Regionalização: repercussões no território. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2015. p. 1-22.

3.
SAMPAIO, Gustavo. C. ; MARINI, Marcos J. ; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de . Capital social e análises de redes sociais: um estudo de casona associação apicultores de curitibanos. SC. In: XVI Congresso Latino-Americano de Gestão da Tecnologia, 2015, Porto Alegre. Inovação para além da tecnologia. Porto Alegre: Ufrgs, 2015. p. 1-20.

4.
SANTOS, Josieli. S. ; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de . Aspectos socioculturais e históricos da Terra Indígena São Jerônimo da Serra - Paraná. In: IV Seminário Integrado de Pesquisa, 2015, Londrina. A pesquisa em Ciências Sociais: avanços e desafios. Londrina: UEL, 2015. v. 1. p. 519-537.

5.
STARCK, K. ; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de . Meio ambiente e cultura: uma perspectiva dos atores sociais. In: III Congresso Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas, 2014, Francisco Beltrão. Desenvolvimento: Desafios e perspectivas. Francisco Beltrão: Unioeste, 2014. v. 3. p. 1-17.

6.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Guarani & Kaingang no Contexto Sociocultural dos Índios da região Sudoeste do Paraná. In: III Fórum de Ensino Superior do Sudoeste do Paraná e do Oeste de Santa Catarina, 2004, Pato Branco. III Fórum de Ensino Superior do Sudoeste do Paraná e do Oeste de Santa Catarina. Pato Branco: FADEP, 2004. v. 3. p. 57-68.

7.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação popular: Um conceito para ser ainda construído. In: I Fórum de Ensino Superior do Sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina - Compartilhando experiências de ensino, pesquisa e extensão, 2002, Pato Branco. Participação popular: Um conceito para ser ainda construído. Pato Branco: CEPAD/IMPREPEL, 2002. v. 1. p. 236-241.

8.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Projeto São José: A case of partipative sustainable management. In: X World Congress Of Rural Sociology, 2000, Rio de Janeiro. Projeto São José: A case of partipative sustainable management. São Paulo: Microservice - Microfilmagens, 2000.

9.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de; BONFIM, Altino Oliveira ; DALMORA, Eliane ; GUSZMÁN, Mauricio ; MENEGHINI, Ailton ; GUIVANT, Julia Silvia . Organic products: creating new networks between producers, consumers and supermarkets. In: X World Congress Of Rural Sociology, 2000, Rio de Janeiro. X World Congress Of Rural Sociology. Rio de Janeiro: Mundo Virtual, 2000. v. 1. p. 1-16.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CASTILHO, A. S. ; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de . Possível Implantação da educação em tempo integral no colégio estadual indígena SẼGSÓ TÁNH SÁ na Aldeia Indígena Kaingang de Palmas - PR. In: X Sociedade Brasileira de Sistema de Produção, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do X Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas e Produção 2014. Florianópolis: SBSP, 2014. v. 10. p. 1-2105.

2.
CAVALHEIRO, A. R. ; MARCONDES, C. ; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de . Recursos naturais escassos e a ameaça de pobreza rural indígena. In: X Congresso da Sociedade Brasileira de Sistema de Produção: enfoque sistêmico e agricultura familiar na construção do desenvolvimento rural sustentável, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do X Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas e Produção 2014. Florianópolis: SBSP, 2014. v. 10. p. 1-2105.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIBERA, N. D. ; ZANCO, G. R. ; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de . Lar dos idosos: medidas preventivas e curativas. In: III Simpósio sulbrasileiro de fisioterapia e II Fórum de saúde do sudoeste do Paraná, 2008, Pato Branco. Anais do III Simpósio sulbrasileiro de fisioterapia e II Fórum de saúde do sudoeste do Paraná, 2008. v. 1. p. 1-13.

2.
STRADA, S. A. ; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de . Mulher indígena na prevenção do câncer cérvico-uterino: um relato de experiência. In: O Cuidado Humano na Enfermagem: Desafios Contemporâneos, 2006, Pato Branco. Anais da III Semana Acadêmica de Enfermagem. Pato Branco: FADEP, 2006.

3.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de; GUERIOS, Maria Silva . Educação x Versus Anomia Social. In: Congresso de Educação, 2004, Pato Branco, 2004.

4.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. O papel da participação na formulação, implementação e avalição de uma proposta de desenvolvimento rural sustentável: o caso do Projeto São José (Ceará). In: XII Congresso Nacional dos Sociólogos, 2002, Curitiba. Anais, 2002.

5.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Produtos orgânicos: novas redes entre produtores, consumidores e supermercados. In: II Simpósio de Agricultura Ecológica, 1999, São Paulo, 1999.

6.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDSs): Gestão pública e participação popular no Ceará. In: XVI Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 1997, Fortaleza, 1997.

7.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Projeto São José: Gestão participativa versus sustentabilidade. In: IV Encontro Nordeste da APIPSA, 1997, Recife, 1997.

8.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Projeto São José: Gestâo Participativa versus sustentabilidade. In: Projeto São José: Gestão participativa versus sustentabilidade, 1997, Fortaleza. VIII Encontro de Ciências Sociais do Norte/Nordeste, 1997.

9.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Projeto São José: Gestão participativa versus sustentabilidade. In: XV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 1996, Fortaleza. XV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: UFC, 1996.

10.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. O sentido de envelhecer e morrer: uma experiência desenvolvimental. In: XIII Encontro Universitério de Iniciação à Pesquisa e do II Encontro de Pós-Graduação, 1994, Fortaleza. XIII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 1994.

Apresentações de Trabalho
1.
VASQUES, S. T. ; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de . Extensão e Interpretação: uma análise de assistência técnica na comunidade indígena Kondá - SC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Da aldeia para o Estado: os caminhos do empoderamento e o papel das lideranças Kaingang na conjuntura do movimento indígena brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. America Latina: questões e problemas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Iconografia da arte indígena Guarani e Kaingang do sudoeste do Paraná: propósito para memória das minorias étnicas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BAHLS, Áurea S ; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de ; BAUMER, Carla W. Caldas ; MÜLLER, Claúdio ; SCORSATO, Douglas Roberto ; SILVA, Tarcício F Alves da . Projeto Pedagógico Institucional. 2007.

2.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de; SILVA, Tarcício F Alves da . Treinamento de Docente do curso de Medicina, na Faculdade de Pato Branco. 2006.

3.
Eliane Dayse Pontes Furtado ; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de . Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. 1998.

4.
René Teixeira Barreira ; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de . Projeto de Avaliação Técnico-Pedagógico do Programa Estadual de Qualificação Profissional - SAS/SINE-CE. 1996.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Suicídio: um fenômeno sociológico. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de; VANDRUSCOLO, D. J. . No Dia do Índio, indígenas de aldeias em Mangueirinha lutam por terras. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. 'População do Sudoeste cresceu 4,9% em quatro anos'. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Portaria que regulamenta o direito de uso de territórios indígenas pode ser um retrocesso.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Uma ideia que cabe na mochila. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Para entender o povo Kaingang. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Viagem aos povos guaranis gera trabalhos. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de; Edwing Martin Holguin Wilson . 22 de abril representa o início de uma civilização de mestiços. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Fórum permitiu aproximação cultural entre povos. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Uma interação cultural saudável é tudo que precisamos. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Oficina sobre Movimentos Sociais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. III Semana Cultural Indígena da Escola Estadual Indígena Kókoy Ty Hãn Já, Paraná, Brasil.. 2011. (Documentário).

3.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de; DALLI'GNA, Marta Beatriz . Guarani & Kaingang no contexto sociocultural dos índios da região Sudoeste do Paraná. 2006. (Relatório de pesquisa).

4.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Antropologia: Um olhar Sobre o Homem. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Ciênciais Humanas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Cristiane Golembesky Camargo. O PAA, política de assistência e povos indígenas: um estudo de caso do programa de aquisição de alimentos no município de Ipuaçu-SC. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Danieli Simonetti. Mudança(s) Institucional(is) na agricultura familiar: A produção de soja orgânica.. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
PERONDI, M. A.; CORONA, H. M. P.; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de; GRADE, M.. Participação em banca de Aline da Rocha Cavalheiro. Trabalho assalariado na Terra Indígena Mangueirinha: análise das estratégias de adaptação entre Guarani e Kaingang. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolimento Regional) - UTFPR.

4.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Marlete Turmina Outeiro. O processo de implementação da educação do campo nas escolas do Núcelo Regional de Educação de Pato Branco: limites, desafios e possibilidades.. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Marcio Beraldo lagos. PALMAS PARA MULHERES MIL em comunidades Quilombolas: a participação do IFPR - Câmpus Palmas no Programa Nacional de Inclusão Social. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolimento Regional) - UTFPR.

Qualificações de Mestrado
1.
PERONDI, M. A.; GRADE, M.; CORONA, H. M. P.; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Aline da Rocha Cavalheiro. Mercantilização da força de trabalho na Terra Indígena Mangueirinha: um estudo comparativo entre Guarani e Kaingang. 2015.

2.
CORONA, H. M. P.; MELLO, N. A.; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Jaqueline Menegazzo Franceschetto. A percepção ambiental dos moradores do bairro São João no município de Pato Branco - PR. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Danieli Simonetti. Mudança(s) Institucional(is) na agricultura familiar: A produção de soja orgânica.. 2014.

4.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Cristiane Golembesky Camargo. O PAA, política de assistência e povos indígenas: um estudo de caso do programa de aquisição de alimentos no município de Ipuaçu-SC. 2013.

5.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Marlete Turmina Outeiro. O processo de implementação da educação do campo nas escolas do Núcelo Regional de Educação de Pato Branco: limites, desafios e possibilidades.. 2013.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de; SILVA, Tarcício F Alves da; BARBOSA, Maria Cristina. Participação em banca de Solange Tasca. Prevalência do consumo de antimicrobianos no município de São Lourenço do Oeste-SC. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Em Saúde Pública) - Faculdade de Pato Branco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Fabiane Cunico.A consulta de enfermagem na percepção dos profissionais da equipe de saúde da família: um estudo no município de Novo Horizonte - SC. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Pato Branco.

2.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Wagner Paim.Estudo do perfil enteroparasitológico e do desenvolvimento nutricional das crianças nas creches do município de Clevelândia - PR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Pato Branco.

3.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Fernando Luiz Arisi.Reforma psiquiátrica: a percepção das familias dos portadores de sofrimento psíquico sobre a implanração do CAPS no município de Chopinzinho - PR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Pato Branco.

4.
Edwing Martin Holguin Wilson; ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Jaqueline Fabri Baltokoski.Conhecimento de jornalistas atuantes na região Sudoeste do Paraná sobre a Agenda 21. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco.

5.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Angélica Lavezzo.O mosaico dos grupos sociais: uma comparação entre as contraculturas hippie e rock. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco.

6.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Stefani K Kolas de Souza.O carnaval brasileiro: origens, mudanças social e elementos culturais e antropológicos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco.

7.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Josiane Schmidt.O herói como referência: uma análise acerca dos arquétipos de heroísmo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco.

8.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Andréia Menegao.Musica, telenovela e sociedade: uma análise da comercialização da trilha sonora da novela Páginas da Vida. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco.

9.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Elizabete Cobos.Sociedade de consumo, magia e transformação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco.

10.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Luciano Bernardi.A relação mídia e esporte-rádio-jornalismo e transmissão esportiva um produto cultural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco.

11.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Andressa Kremer.Carnaval, a trajetória de uma festa para um produto que vende a imagem do Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco.

12.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Grazieli Forest.A comunicação na socialização dos moradores de Colônia Paraíso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco.

13.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Rodrigo R Mello.Ideologia e teologia social crítica na cultura comunicacional moderna: uma análise da reportagem - pobreza recria no interior do Estado o cenário do século passado.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco.

14.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Daiany Carolina Tauchert.Valores que permeiam a construção do corpo na sociedade contemporânea. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Pato Branco.

15.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Yassodhara Zampronio.Atenção do enfermeiroaos pacientes portadores de hipertensão arterial sistêmica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Pato Branco.

16.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Schimena Helena Santin.Organização do processo de trabalho na área hospitalar pelo enfermeiro: ul olhar na liderança. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Pato Branco.

17.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Marina Amadori Barbizan.Avaliação do programa hiperdia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Pato Branco.

18.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Suzana Benin.Banho no leito. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Pato Branco.

19.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de; SCORSATO, Douglas Roberto; MÜLLER, Claúdio. Participação em banca de Robson Borges Buzzello.Rock and Roll: Referencial de identidade cultural contemporânea. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade de Pato Branco.

20.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Participação em banca de Grasiele Ângela Soligo.A educação de jovens e adultos: como possibilidade de desenvolvimento da auto-estima. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pato Branco.

Outros tipos
1.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de; SCORSATO, Douglas Roberto; RABAIOLLI, Janderle. Participação em banca de Eloy de Lima, Lúcia M. Bortot, Renata D. Mattos, Robson B. B. DCE: Consciência política e acadêmica. 2004. Outra participação, Faculdade de Pato Branco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Formação Pedagógica - IFPR.Educação e Cultura Indígena. 2017. (Encontro).

2.
I Encontro.Uma análise sociológica das tipologias de suicídio: um estudo de caso da região da AMMOC, SC.. 2017. (Encontro).

3.
Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar.O poder disciplinar no Caps de Joaçaba, SC.. 2016. (Outra).

4.
SECITEC.Globalização para o ENEM. 2016. (Oficina).

5.
Extensão e interpretação: uma análise da demanda de assistência técnica na comunidade indígena Kondá - SC.Seminário sobre Desafios da pós-graduação stricto sensu em educação na região sul.. 2015. (Seminário).

6.
VII Seminário sobre Desenvolvimento Regional - Globalização em tempos de regionalização - Repercursões no Território em.O capital social no PIBID: um estudo no Instituto Federal do Paraná - Câmpus de Palmas - PR. 2015. (Seminário).

7.
XVI Congresso Latino-Americano de Gestão da tecnologia. Capital social e análise de redes sociais: um estudo de caso na associação de apicultures de curitibanos - SC. 2015. (Congresso).

8.
"A Educação do Olhar"."A Educação do Olhar". 2014. (Outra).

9.
III Congresso Interdisciplinar. Cenário e Tendências no campo da atuação. 2014. (Congresso).

10.
III CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAISA APLICADAS. Meio Ambiente e cultura: uma perspectiva dos atores sociais. 2014. (Congresso).

11.
II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES).Associativismo rural: a experiência dos pequenos agricultores de Quixeramobim - Ceará. 2014. (Seminário).

12.
X Congresso da Sociedade Brasileira de Sistema de Produção. POSSÍVEL IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA SẼGSÓ TÁNH SÁ NA ALDEIA INDÍGENA KAINGANG DE PALMAS PR. 2014. (Congresso).

13.
X Congresso da Sociedade Brasileira de Sistema de Produção. Recursos naturais escassos e a ameaça de pobreza rural indígena. 2014. (Congresso).

14.
I Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas (I CONSUDI). 2012. (Congresso).

15.
III Seminário Indígena: História e Atualidade. 2011. (Seminário).

16.
Curso na área da metodologia do ensino superior. 2009. (Outra).

17.
O Regime Militar no Brasil e os Direitos Humanos.O Regime Militar no Brasil e os Direitos Humanos. 2009. (Outra).

18.
Projeto Interdisciplinar: o mundo sócio-cultural de Sete Povos das Missões - RS.Projeto Interdisciplinar: o mundo sócio-cultural de Sete Povos das Missões - RS. 2009. (Outra).

19.
Avaliando o Processo de Reestruturação e Construção da Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa - RENADI.I Encontro Temático Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. 2008. (Encontro).

20.
I Conferência Regional de Políticas Públicas para Juventude. Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional. 2008. (Congresso).

21.
I Ciclo de Estudos Jurídicos da FADEP.Constituição e Direitos Humanos - Análises e Perspectivas. 2007. (Simpósio).

22.
1 Seminário Regional de Avaliação Institucional.Participante. 2006. (Seminário).

23.
Projeto de Formação Continuada.Projeto de Formação Continuada. 2006. (Encontro).

24.
Projeto Pedagógico Institucional - PPI.Projeto Pedagógico Institucional. 2006. (Encontro).

25.
Ciclo de Palestras da II Semana Acadêmica e II Colóquio de Geografia da Fundação de Ensino Superior de Clevelândia - FESC.América Latina: Questões e problemas. 2005. (Outra).

26.
Projeto de Formação Continuada.Projeto de Formação Continuada. 2005. (Encontro).

27.
Projeto de Formação Continuada.Projeto de Formação Continuada. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de; Vendruscolo, Daniel J. . Guarany e Kaingang. 2014. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Aline da Rocha Cavalheiro. A estratégia de assalariamento na dinâmica de vida dos Kaingang e Guarani na Terra Indígena Manguerinha. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

2.
Cris Golembieski. PAA, política social e povos indígenas: um estudo de caso do programa de aquisição de alimentos no município de Ipuaçu - SC.. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cristiane Golembesky Camargo. PAA, política social e povos indígenas: um estudo de caso do Programa de Aquisição de Alimentos no município de Ipuaçu - SC. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Antonio Cavalcante de Almeida.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alessandra de Sousa Castilho. Possível implantação da educação tempo integral na Escola Estadual Segsó Tahn Sá na Aldeia Indígena Palmas - Paraná. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Educação em Tempo Integral) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Antonio Cavalcante de Almeida.

2.
Márcia Domenica Cunico. Atuação preventiva da enfermagem em pacientes portadores de cardipatias. 2004. 50 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Em Saúde Pública) - Faculdade de Pato Branco. Orientador: Antonio Cavalcante de Almeida.

3.
Stella Maris Burmester Muniz. Perfil do doador de sangue da rede hemepar na cidade Pato Branco - Paraná. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Faculdade de Pato Branco. Orientador: Antonio Cavalcante de Almeida.

4.
Solange Aparecida de Almeida Roden. Ausência de saneamento predisponente ao surgimento de doenças na Vila Cachoeirinha - Joaçaba/SC. 2003. 33 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Em Saúde Pública) - Faculdade de Pato Branco. Orientador: Antonio Cavalcante de Almeida.

5.
Cátia Cilene Schäfer. A prática da equipe multiprofissional da saúde versus a assistência ao pré-natal: o caso das gestantes do município de São Lourenço do Oeste/SC. 2003. 37 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Em Saúde Pública) - Faculdade de Pato Branco. Orientador: Antonio Cavalcante de Almeida.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Suzi Anne Strada. Percepção da mulher indígena Kaingang: reserva indígena Xapecó frente ao exame citopatológico e prevenção cérvico-uterino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Pato Branco. Orientador: Antonio Cavalcante de Almeida.

2.
Lucas Carol Miserski. A morte sob ótica do acadêmico de Enfermagem: uma análise sócio-antropológica e filosófica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Pato Branco. Orientador: Antonio Cavalcante de Almeida.

3.
Maria Eloiza de Souza Vanin. Violência contra mulher: uma análise da percepção de profissionais do município de São Jorge D'Oeste. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Pato Branco. Orientador: Antonio Cavalcante de Almeida.

4.
Vélinton Valdameri. A influência do poder econômico na mídia. 2004. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade de Pato Branco. Orientador: Antonio Cavalcante de Almeida.

5.
Lício D. Toyshima. A criança como "objeto" da propaganda através de mídia televisiva. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Faculdade de Pato Branco. Orientador: Antonio Cavalcante de Almeida.

6.
Edson Adriano. Propaganda eleitoral para o pleito 2004 em Francisco Beltrão. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Faculdade de Pato Branco. Orientador: Antonio Cavalcante de Almeida.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MASSUCATTO, NAYARA2016MASSUCATTO, NAYARA ; MARINI, MARCOS JUNIOR ; CAVALCANTE DE ALMEIDA, ANTONIO . REDES SOCIAIS: UMA ANÃ?LISE BASEADA NOS RELATÃ?RIOS DE GESTÃ?O DA CASA FAMILIAR RURAL DE PATO BRANCO. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 11, p. 468, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Da aldeia para o Estado: os caminhos do empoderamento e o papel das lideranças Kaingang na conjuntura do movimento indígena brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, Antonio Cavalcante de. Suicídio: um fenômeno sociológico. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




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