Gisele Thiel Della Cruz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0419394338617660
  • Última atualização do currículo em 04/06/2018


Possui graduação em História (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 1995), graduação em Letras (Universidade Federal do Paraná - UFPR, 2011), graduação em Pedagogia (Centro Universitário Internacional - UNINTER, 2017), Especialização em Escola e Currículo (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUCRJ, 2003), Mestrado em História do Brasil (UFPR, 1998) e Doutorado em Estudos Literários (UFPR, 2014). Atualmente é professora no Colégio Nossa Senhora de Sion - Ensino Médio, disciplinas de História e de Literatura, no Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion - disciplinas de História da Educação, de Concepções de Infância e Família, de Fundamentos da História e da Geografia, de Educação de Jovens e Adultos e de Produção de Texto e Oralidade I e II, para o curso de Pedagogia. Professora do Grupo UNINTER - Graduação em Letras, Pedagogia e História e Especialização em Metodologias do ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Experiência em cursos de Graduação e Pós-graduação, nível especialização, na área de Educação, Letras e Serviço Social. Coordena o Setor de Avaliação da Escola Superior de Educação da Uninter. Produz material didático (escrito e vídeoaulas) para a educação a distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gisele Thiel Della Cruz
Nome em citações bibliográficas
CRUZ, G. T. D.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.
Al. Presidente Taunay, 260
BATEL
80620010 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 30196155
URL da Homepage: www.sioncuritiba.com.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Estudos Literários.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Negras, índias e outras mulheres: representações femininas na ficção histórica brasileira contemporânea, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Marilene Weinhardt.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Lliteratura; Literatura e História; Romance Histórico; Literatura de autoria feminina; Literatura e gênero.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
1996 - 1998
Mestrado em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: AS MISÉRIAS DA CIDADE: POPULAÇÃO, SAÚDE E DOENÇA EM RIO GRANDE NO FINAL DO SÉCULO XIX,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: CARLOS ROBERTO ANTUNES DOS SANTOS.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: SAÚDE, HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA, URBANIZAÇÃO.
Grande área: Ciências Humanas
2001 - 2003
Especialização em Currículo e Prática Educativa. (Carga Horária: 488h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2016 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: Letramento literário: a escola como lugar de formação do leitor.
2007 - 2011
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2003 interrompida
Graduação interrompida em 2005 em Direito.
Centro Universitário Curitiba, UNICURITIBA, Brasil.
Ano de interrupção: 2005
1991 - 1995
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade Padre João Bagozzi, BAGOZZI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Contrato - Especialização
Outras informações
Disciplina para o Curso de Especialização da Faculdade Bagozzi (Curitiba-PR), ministrado em 2 sábados com carga horária total de 24h. Será realizados nos dias 17 de outubro e 07 de novembro de 2009.

Atividades

10/2009 - Atual
Ensino, Metodologia do Trabalho com famílias, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria e História Social da Família

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Outro (especifique) - bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista


INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION, ISE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente - Coordenador Administrativo, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador Adminitrativo, desde março de 2012.

Vínculo institucional

2005 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de História e de Geografia (séries iniciais)
Concepções de Infância e família
Educação de Jovens e Adultos
História da Educação
2/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Concepções de Infância e família
Fundamentos de História e de Geografia (séries iniciais)
História da Educação
8/2005 - 12/2006
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Concepções de Infância e família
História da Educação

Colégio Sion, SION, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 23

Atividades

2/1999 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura
História do Brasil
História Geral
2/1999 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História do Brasil
História Geral

FACULDADE METROPOLITANA DE CURITIBA, FAMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

2/2002 - 7/2005
Ensino, TURISMO BACHARELADO, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DO BRASIL
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
02/2002 - 07/2005
Ensino, TURISMO BACHARELADO, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
HISTÓRIA DO BRASIL

Colégio Técnico Spei, SPEI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

02/2005 - 7/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA - COLÉGIO TÉCNICO

Associação de Ensino Novo Ateneu, AENA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: CONVÊNIO COM CONSULTORIA EDUCA, Enquadramento Funcional: Contrato - Especialização


Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do Setor de Avaliação da Escola Superior de Educação. Período: junho de 2016 aos dias atuais.



Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Portfólio: tecendo saberes
Descrição: Comissão científica do material Portfólio: tecendo saberes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Letramento crítico e linguística de corpus: diretrizes para a elaboração de material digital para a área da linguagem como contribuição na formação de professores
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Revista Versalete
Descrição: O projeto propõe a criação de uma revista acadêmica, ligada ao Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná, que pretende criar um espaço de divulgação de trabalhos de alunos de Graduação e Pós-graduação do Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná, mas aberta também a outros intercâmbios possíveis, entre Cursos e Universidades, e considerando as grandes ênfases de formação do Curso de Letras da UFPR: Linguística/Linguística aplicada, Literatura e Tradução. Apresentado ao Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas e ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Como uma forma de apresentar working papers, trabalhos completos, resenhas e ensaios, a revista cria um espaço de reconhecimento do processo de formação desses alunos e uma oportunidade para sua aprendizagem de pesquisa e dos processos de publicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (33) / Doutorado: (65) .
Integrantes: Gisele Thiel Della Cruz - Integrante / Sandra Mara Stroparo - Coordenador / Janice Inês Nodari - Integrante / Ruth Bohunovsky - Integrante.
2011 - Atual
O USO DO DISCURSO DE MEMÓRIAS NA FICCIONALIZAÇÃO DO PASSADO HISTÓRICO ? 2001-2010
Descrição: Descrição: Na produção contemporânea que pode ser lida como herdeira do romance histórico, admitindo ou não essa filiação, conjugam-se textualidades de extrações muito diversas. Aos textos históricos de diferentes épocas e, portanto, de orientações teóricas e concepções filosóficas múltiplas, agregam-se discursos literários de gêneros variados. Nessa pluralidade, avulta a recorrência ao discurso memorialístico. Se a presença da memória é hoje reconhecida como condição da produção literária, no caso da ficcionalização do passado histórico seu dimensionamento apresenta particularidades em decorrência de diversas formas de trânsito: entre passado individual e passado coletivo, entre acontecimentos pessoais e acontecimentos sociais, entre o lembrado porque vivido e o lembrado a partir de relatos. O que se propõe nesta pesquisa é apreender e comentar o rendimento alcançado com esse recurso narrativo em romances que se situam dentro de algumas coordenadas: publicação na primeira década do século XXI; uso do discurso de memórias; tempo narrado predominantemente no século XX; conjugação dos eventos pessoais com os sócio-históricos. Pretende-se discutir se essa é ainda uma manifestação de busca identitária e, em caso positivo, em que medida representa um novo momento e em que medida repete modelo anterior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - Atual
Estudos sobre ficção histórica no Brasil - GRUPO DE PESQUISA
Descrição: Pesquisa coordenada pela professora doutora Marilene Weinhardt. Nome do Grupo de pesquisa: Estudos sobre ficção histórica no Brasil. A pesquisa e a reflexão sobre a ficção histórica, iniciada individualmente no início da década de 90, com o trabalho do doutorado da líder, vem produzindo resultados em diferentes frentes: diálogo com os pares dos estudos literários e também com aqueles dedicados aos estudos históricos, no início em atividades interdepartamentais na UFPR, alcançando depois pesquisadores de outras universidades, particularmente USP, UNICAMP e UCS. A apresentação de trabalhos sobre o tema em eventos da área de Letras tem sido uma constante, bem como publicação de artigos em periódicos especializados. Dissertações e teses concluídas ou em andamento filiam-se à temática do grupo, que reúne alunos, ex-alunos, orientandos e ex-orientandos da líder, além de bolsistas de IC. Em 2010, o GP promoveu um mini-curso e uma mesa-redonda. O mini-curso (20 hs- 08-12 nov.), intitulado "Pueblos y caudilhos en la literatura", ministrado por Pablo Rocca, da Universidad de la República (Uruguay), teve 11 inscritos. A mesa-redonda (11/11/2010), com o tema "Ficção histórica latino-americana", contou com o mesmo convidado e com Antonio Roberto Esteves, da UNESP-Assis. Volume reunindo trabalhos desenvolvidos pelo GP durante o ano de 2008 está pronto para lançamento pela Editora UEPG, sob o título "Ficção histórica: teoria e crítica". O volume mencionado acima foi lançado em 2011. Durante os anos de 2012 e 2013 o grupo fez reuniões mensais, discutindo os textos produzidos pelos membros do grupo (material para exames de qualificação e texto final de dissertação ou tese, no caso dos mestrandos e doutorandos, comunicações a serem apresentadas em eventos, ensaios a publicar) e trocando informações sobre novos títulos teórico-críticos e de ficção brasileira que podem ser lidos como ficção histórica. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9268344431572435.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2002
Construção e "desconstrução" de uma cultura imigrante: comportamentos demográficos numa paróquia de origem alemã
Descrição: Projeto coordenado pelo prof. Dr. Sérgio Odilon Nadalin. Aluna bolsista - doutorado. Programa de Pós-graduação de História..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gisele Thiel Della Cruz - Integrante / NADALIN, S.O. - Coordenador / SILVEIRA, C.R. - Integrante / WAWZYNIAK, S.M.S. - Integrante / GRUNER, C.M. - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura - Auxílio financeiro.
1998 - 1998
A colonização agrícola e política de abastecimento no Paraná
Descrição: Projeto coordenado pelo prof. Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos. Aluna - mestrado. Bolsista CAPES..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gisele Thiel Della Cruz - Integrante / SOLANGE M. DA SILVA. DEMETERCO - Integrante / Carlos Roberto Antunes dos Santos - Coordenador / Celia Cristina Benato Bitencourt - Integrante / Maria do Carmo Marcondes Brandâo Rolim - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Portfólio: tecendo saberes/2016


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Versalete


Revisor de projeto de fomento


2013 - Atual
Agência de fomento: Instituto Federal do Paraná
2013 - Atual
Agência de fomento: Instituto Federal do Paraná


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e saúde.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DEMETERCO, S. M. S.2010DEMETERCO, S. M. S. ; CRUZ, G. T. D. . O eu e o outro: individualismo, alteridade e cidadania questões para a educação.. Pró-discente (Online), v. 15, p. 19, 2010.

2.
CRUZ, G. T. D.2001 CRUZ, G. T. D.. A HIGIENIZAÇÃO DA CIDADE: RIO GRANDE NO SÉCULO XIX. Biblos (Rio Grande), RIO GRANDE, v. 13, p. 91-104, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CRUZ, G. T. D.; MELLO, Laércio de. . HISTÓRIA, GEOGRAFIA: REGIONAL TOCANTINS.. 1. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2010. v. 1. 204p .

2.
CRUZ, G. T. D.; MUNHOZ DA ROCHA, Lia Beatriz. ; FIGUEIREDO, M. B. ; FRANCO, M. R, . HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA AS SÉRIES INICIAIS - 1ª SÉRIE. 1ª. ed. CURITIBA: IESDE BRASIL S.A., 2006. v. 1. 244p .

3.
CRUZ, G. T. D.; MUNHOZ DA ROCHA, Lia Beatriz. ; FIGUEIREDO, M. B. ; FRANCO, M. R, . HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA AS SÉRIES INICIAIS - 3ª SÉRIE. 1ª. ed. CURITIBA: IESDE BRASIL S.A., 2006. v. 1. 238p .

4.
CRUZ, G. T. D.; MUNHOZ DA ROCHA, Lia Beatriz. ; FIGUEIREDO, M. B. ; FRANCO, M. R, . HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA AS SÉRIES INICIAIS - 4ª SÉRIE. 1ª. ed. CURITIBA: IESDE BRASIL S.A., 2006. v. 1. 228p .

5.
CRUZ, G. T. D.; MUNHOZ DA ROCHA, Lia Beatriz. ; FIGUEIREDO, M. B. ; FRANCO, M. R, . HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA AS SÉRIES INICIAIS - 3ª SÉRIE. 1ª. ed. CURITIBA: IESDE BRASIL S.A., 2006. v. 4. 160p .

6.
CRUZ, G. T. D.; MUNHOZ DA ROCHA, Lia Beatriz. ; FIGUEIREDO, M. B. ; FRANCO, M. R, . HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA AS SÉRIES INICIAIS - 1ª SÉRIE. 1ª. ed. CURITIBA: IESDE BRASIL S.A., 2006. v. 4. 240p .

7.
CRUZ, G. T. D.; MUNHOZ DA ROCHA, Lia Beatriz. ; FIGUEIREDO, M. B. ; FRANCO, M. R, . HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA AS SÉRIES INICIAIS - 4ª SÉRIE. 1ª. ed. CURITIBA: IESDE BRASIL S.A., 2006. v. 4. 230p .

8.
CRUZ, G. T. D.. TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS. CURITIBA: IESDE BRASIL S.A., 2003. v. 1. 56p .

Capítulos de livros publicados
1.
CRUZ, G. T. D.; MATTA, E. R. ; MENON, M. C. ; MORAIS, E. de. ; NASCIMENTO, N. A. ; PERETI, E. ; POLESE, E. da S. ; SANT'ANNA, B. de C. L. ; WEINHARDT, M. . Damiana - Ponte e margem: ficção e historicidade na trajetória de uma heroína caiapó. In: Marilene Weinhardt. (Org.). Ficções contemporâneas: histórias e memórias. 1ªed.Ponta Grossa - PR: Editora UEPG, 2015, v. , p. 11-42.

2.
CRUZ, G. T. D.; MENENGUCI, L. P. . QUANDO A IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS: CINEMA, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: HIRAN PINEL; SÉRGIO PEREIRA DOS SANTOS; MARCIO COLETE; PAULO ROQUE COLETE. (Org.). CINEMA, EDUCAÇÃO & INCLUSÃO. 1ed.SÃO PAULO: CLUBE DOS AUTORES, 2011, v. 1, p. 178-186.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, G. T. D.. TRANSFORMAÇÕES NA CASA-GRANDE: MULHER E MODERNIDADE NO BURITI. In: VII ENECULT, 2011, SALVADOR. VII ENECULT - ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA. SALVADOR, 2011.

2.
CRUZ, G. T. D.. REPRESENTAÇÃO FEMININA NO SERTÃO DO BRASIL: D. GUIDINHA DO POÇO, FORTALEZA E TRADIÇÃO. In: SINEL - SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 2011, FREDERICO WESTPHALEN. http://www.fw.uri.br/sinel2011/anais.php. FREDERICO WESTPHALEN, 2011. p. 166-173.

3.
CRUZ, G. T. D.. ESCRITAS MÍSTICAS, NARRATIVAS FICCIONAIS: O CASO DE ROSA MARIA EGIPCÍACA DE VERA CRUZ. In: XII Congresso Internacional Abralic - Centro, Centros, Ética e Estética, 2011, CURITIBA. XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC - CENTRO, CENTROS, ÉTICA E ESTÉTICA, 2011.

4.
CRUZ, G. T. D.; MENENGUCI, L. P. . EM TEMPO DE INCERTEZAS: ELEMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO ESPECIAL. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL., 2011, LONDRINA. VI CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.. LONDRINA-PR: VI CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2011. p. 2043-2053.

5.
CRUZ, G. T. D.. DISSOLVENDO O UNIVERSO MASCULINO EM IMPRESSÕES FEMININAS: A NARRATIVA DE FICÇÃO DE MARILENE FELINTO. In: VI ENECULT - ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 2010, SALVADOR. VI ENECULT. Salvador: Ritos Produções, 2010.

6.
CRUZ, G. T. D.; MENENGUCI, L. P. . A METÁFORA DO CALEIDOSCÓPIO: OU METODOLOGIA DA PESQUISA DE COMPLEXIDADE SISTÊMICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL.. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro Nacional dos Pesquisadores de Educação Especial, 2010, São Carlos-SP. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010. v. Único.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MENENGUCI, L. P. ; CRUZ, G. T. D. . ?NADA TEU EXAGERA OU EXCLUI?: PENSAMENTO SISTÊMICO COMO POSSIBILIDADE PARA A FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE NA DIVERSIDADE (apresentação para agosto-2009). In: V SIMPÓSIO INTERNACIONAL: O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 2009, Uberlândia. V SIMPÓSIO INTERNACIONAL: O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, G. T. D.. A AFIRMAÇÃO DA SOCIEDADE PATRIARCAL: O SERTÃO FEMININO DE GUIMARÃES ROSA. In: XIV SEMINÁRIO NACIONAL & V SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHER E LITERATURA, 2011, Brasília-DF. PALAVRA E PODER: REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS, 2011. p. 161.

2.
CRUZ, G. T. D.. ROSA MARIA EGIPCÍACA DE VERA CRUZ: A ESCRITA SOBRE OUTRA MULHER. In: CIEL - VI Ciclo de Estudos em Linguagem, 2011, Ponta Grossa _PR. http://eventos.uepg.br/ciel/listasimposios.php, 2011.

3.
CRUZ, G. T. D.. ROSA MARIA EGIPCÍACA DE VERA CRUZ: FICÇÃO E HISTORICIDADE NA TRAJETÓRIA DE UMA SANTA BRASILEIRA. In: XII Congresso de Estudos Literários, 2010, Vitória-ES. XII Congresso de Estudos Literários. Leitor, leitora: literatura, recepção, gênero, 2010. p. 37-38.

4.
CRUZ, G. T. D.. DISCURSOS QUE (DES)CONSTROEM O FEMININO: NA LITERATURA, UMA FORMA DE PENSAR A HISTÓRIA. In: Semana de Letras 2009, 2009, Curitiba. Semana de Letras, 2009.

5.
CRUZ, G. T. D.. A NARRATIVA DE FICÇÃO DE MARILENE FELINTO: A CONSTRUÇÃO DO FEMININO EM RÍSIA E JAQUELINE (apresentação para julho-2009). In: XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2009, Fortaleza. XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2009.

6.
CRUZ, G. T. D.. O OUTRO VISTO DE DENTRO: A CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS-NARRADORAS RÍSIA E JAQUELINE, NA FICÇÃO DE MARILENE FELINTO. In: Congresso de Estudos Literários ? Pessoa, persona, personagem, 2009, Vitória. XI Congresso de Estudos Literários ? Pessoa, persona, personagem, 2009.

7.
CRUZ, G. T. D.. PAPÉIS E AFIRMAÇÕES SOCIAIS DA MULHER NO SERTÃO: NA LITERATURA, UMA FORMA DE PENSAR A HISTÓRIA.. In: Fazendo Gênero 8, 2008, Florianópolis. Fazendo Gênero 8, 2008.

8.
CRUZ, G. T. D.. O GEMIDO DOS HOMENS BEXIGOSOS: VARÍOLA, ISOLAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS - RIO GRANDE (DÉCADA DE 1890). In: XXIV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2007, SÃO LEOPOLDO, 2007.

9.
CRUZ, G. T. D.. OS ARRANJOS DO COMPADRIO E A MANUTENÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA ALEMÃ (CURITIBA - SÉC. XIX E XX).. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO 7, 2006, FLORIANÓPOLIS. SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO VII - GÊNERO E PRECONCEITOS, 2006.

10.
CRUZ, G. T. D.. MULHER, SAÚDE E DOENÇA EM RIO GRANDE NO FINAL DO SÉCULO XIX. In: VI ENCONTRO DE ESTUDOS DE GÊNERO, 2004, FLORIANÓPOLIS. VI ENCONTRO DE ESTUDOS DE GÊNERO, 2004.

11.
CRUZ, G. T. D.; DEMETERCO, S. M. S. . ALTERIDADE E CIDADANIA: O MULTICULTURALISMO EM QUESTÃO - UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA.. In: III CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO, 2003. III CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO.

12.
CRUZ, G. T. D.. A HIGIENIZAÇÃO DA CIDADE: RIO GRANDE NO SÉCULO XIX. In: 6º SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, 2000, NATAL. 6º SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, 2000.

13.
CRUZ, G. T. D.. O COMPADRIO NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA. In: 1º CONGRESSO DE HUMANIDADES: UM DIÁLOGO ENTRE SABERES, 1999, CURITIBA. 1º CONGRESSO DE HUMANIDADES: UM DIÁLOGO ENTRE SABERES, 1999.

14.
CRUZ, G. T. D.. RELAÇÕES DE COMPADRIO NA SOCIEDADE RIO-GRANDINA DOS SÉCULOS XVIII E XIX (1737-1850). In: III SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UNIJUÍ, 1995, IJUÍ. III SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1995.

15.
CRUZ, G. T. D.; QUEIROZ, M. L. B. . RELAÇÕES DE COMPADRIO NA SOCIEDADE RIO-GRANDINA DOS SÉCULO XVIII E XIX (1737-1850). In: IV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - FURG, 1995, RIO GRANDE. IV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. RIO GRANDE: EDITORA DA FURG, 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, G. T. D.; SILVA, D. . Alfabetização e letramento: possibilidades de discussão em Narradores de Javé. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CRUZ, G. T. D.; SILVA, D. . Gêneros discursivos nos planos de aula de alunos do curso de Letras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LIMA, T. C. S. ; CRUZ, G. T. D. ; SILVA, D. ; ARAUJO, I. ; MACHADO, D. P. . A Linguística de Corpus e o desenvolvimento de material didático digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CRUZ, G. T. D.. Guerra no coração do cerrado: narrativas históricas (re) textualizadas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
CRUZ, G. T. D.. Negras, índias e outras mulheres: representações femininas na ficção brasileira contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CRUZ, G. T. D.. Transformações na casa-grande: mulher e modernidade no Buriti. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CRUZ, G. T. D.. Representação feminina no sertão do Brasil: D. Guidinha do Poço, fortaleza e tradição. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CRUZ, G. T. D.. Escritas místicas, narrativas ficcionais: o caso de Rosa Maria Egipcíaca de Vera Cruz. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CRUZ, G. T. D.. Ficção Histórica contemporânea - Brasil e Uruguai: mulheres, negros e índios na constituição da nação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CRUZ, G. T. D.. Ficção histórica contemporânea: novos atores no centro da narrativa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CRUZ, G. T. D.. A afirmação da sociedade patriarcal: o sertão feminino de Guimarães Rosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CRUZ, G. T. D.. Rosa Maria Egipcíaca de Vera Cruz: a escrita sobre outra mulher. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CRUZ, G. T. D.; MENENGUCI, L. P. . Em tempo de incertezas: elemento teórico-metodológico na formação de docentes para a educação e educação especial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CRUZ, G. T. D.. Dissolvendo o universo masculino em impressões femininas: a narrativa de ficção de Marilene Felinto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CRUZ, G. T. D.. "Rosa Maria Egipcíaca de Vera Cruz: ficção e historicidade na trajetória de uma santa brasileira".. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CRUZ, G. T. D.; MENENGUCI, L. P. . A metáfora do caleidoscópio: ou metodologia da pesquisa de complexidade sistêmica na educação especial.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
CRUZ, G. T. D.. Discursos que (des)constroem o feminino: na Literatura, uma forma de pensar a História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MENENGUCI, L. P. ; CRUZ, G. T. D. . ?Nada teu exagera ou exclui?: pensamento sistêmico como possibilidade para a formação e ação docente na diversidade.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
CRUZ, G. T. D.. O outro visto de dentro: a construção das personagens-narradoras Rísia e Jaqueline na ficção de Marilene Felinto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
CRUZ, G. T. D.. Fortaleza e tradição em D. Guidinha do Poço: a mulher no sertão brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
CRUZ, G. T. D.. Papéis e afirmações sociais da mulher no sertão: na literatura, uma forma de pensar a história. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CRUZ, G. T. D.. O papel da história na educação - formação de professores do Ensino Fundamental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
CRUZ, G. T. D.. A história e as propostas do RCNEI. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
CRUZ, G. T. D.. Mulher, saúde e doença em Rio Grande, no final do século XIX. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CRUZ, G. T. D.. O olhar sobre o doente e a exclusão social na história. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
CRUZ, G. T. D.; DEMETERCO, S. M. S. . Alteridade e cidadania: o multiculturalismo em questão - uma proposta de ação pedagógica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
CRUZ, G. T. D.. A organização de projetos interdisciplinares para o Ensino Fundamental. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
CRUZ, G. T. D.. A higienização da cidade: Rio Grande no século XIX. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
CRUZ, G. T. D.. O compadrio numa perspectiva histórica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CRUZ, G. T. D.. Uma experiência de pesquisa. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
CRUZ, G. T. D.; QUEIROZ, M. L. B. . Relações de compadrio na sociedade rio-grandina dos séculos XVIII-XIX (1737-1850). 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CRUZ, G. T. D.. Relações de compadrio na sociedade rio-grandina dos séculos XVIII-XIX (1737-1850). 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NEGRI, L. ; GRIPP, M. ; REIS, P. C. ; CRUZ, G. T. D. . Linguística aplicada. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CRUZ, G. T. D.. AULA - LITERATURA BRASILEIRA. 2014.

3.
CRUZ, G. T. D.. AULA - LITERATURA BRASILEIRA. 2013.

4.
CRUZ, G. T. D.. AULA - LITERATURA BRASILEIRA. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
CRUZ, G. T. D.. Vertentes Historiográficas do século XX. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-aulas).

2.
CRUZ, G. T. D.. DISCIPLINA DE ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E ESTRANGEIRA. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-aulas).

3.
CRUZ, G. T. D.. Sistema de Avaliação - Uninter. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-aulas).

4.
CRUZ, G. T. D.. Prática Formativa: Romances contemporâneos: um olhar sobre a escravidão feminina nos século XVIII e XIX. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

5.
CRUZ, G. T. D.. Sistema de Avaliação - Uninter. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-aulas).

6.
CRUZ, G. T. D.. DISCIPLINA DE ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E ESTRANGEIRA. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

7.
CRUZ, G. T. D.. ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS DE LÍNGUAS PORTUGUESA E ESTRANGEIRA. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional).

8.
CRUZ, G. T. D.. Prática Formativa: Literatura infantojuvenil: análise de obras. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

9.
CRUZ, G. T. D.. Pesquisa e prática profissional: diversidade cultural. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-aulas).

10.
CRUZ, G. T. D.. Aula Sociologia - EJA - Ensino Médio. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

11.
CRUZ, G. T. D.; BERTIER, T. . Aula Sociologia - EJA - Ensino Médiio. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

12.
CRUZ, G. T. D.. Aulas para professor de 1ª série, conteúdo de História. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-aulas).

13.
CRUZ, G. T. D.. Aulas para professor de 2ª série, conteúdo de História. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-aulas).

14.
CRUZ, G. T. D.. Aula para professor de 3ª série, conteúdo de História. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-aulas).

15.
CRUZ, G. T. D.. Aulas para professor de 4ª série, conteúdo de História. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-aulas).

16.
CRUZ, G. T. D.. Teoria das Ciências Humanas. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-aulas).

17.
CRUZ, G. T. D.. Escola e Currículo. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video-aulas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CRUZ, G. T. D.. Participação em banca de GRUPO. ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTOS EDUCACIONAL.

2.
CRUZ, G. T. D.. Participação em banca de GRUPO. ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTOS EDUCACIONAL.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NAUROSKI, E. A.; CRUZ, G. T. D.; MOCELIN, M. R.. Participação em banca de Tânia de Oliveira Rodrigues.A importância da brincadeira na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

2.
LIMA, T. C. S.; CRUZ, G. T. D.; MACHADO, D. P.. Participação em banca de Amanda Karoline Provin Neves.As contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

3.
LIMA, T. C. S.; CRUZ, G. T. D.; MACHADO, D. P.. Participação em banca de Carla Batista Gonçalves dos Santos.Preconceito linguístico: o combate está na escola?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

4.
CRUZ, G. T. D.; ZATERA, L. C.. Participação em banca de Helia Mara Bezerra.A utilização dos contos de fada na Educação Infantil.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

5.
CRUZ, G. T. D.; ZATERA, L. C.. Participação em banca de Ariane Rodrigues de Souza.Novas famílias vão à escola: quem são e de onde vêm as crianças que frequentam as séries iniciais do ensino fundamental.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

6.
CRUZ, G. T. D.; DEMETERCO, S. M. S.. Participação em banca de Nathana Pacheco Soares.O ensino de História nos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

7.
CRUZ, G. T. D.; ZATERA, L. C.; BELTRAMI, K.. Participação em banca de Cristiani Bielak.Métodos estimulantes, em aulas de Língua Portuguesa, seriam a solução para o interesse dos alunos?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

8.
ZATERA, L. C.; CRUZ, G. T. D.; DEMETERCO, S. M. S.. Participação em banca de Juliana dos Santos Ferreira.A importância da Literatura Infantil na formação de leitores.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

9.
ZATERA, L. C.; CRUZ, G. T. D.; MOREIRA, A. B.. Participação em banca de Bruna Lorenzi.O despertar do interesse pela leitura por meio da contação de histórias com crianças de 3 e 4 anos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

10.
CRUZ, G. T. D.. Participação em banca de Janaína Trindade Vargas de Morais.Heterogeneidade discente na EJA: desafio a vencer na prática docente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

11.
CRUZ, G. T. D.; DEMETERCO, S. M. S.; ZATERA, L. C.. Participação em banca de Sueli Bassouto Santos.Histórias em Quadrinhos: uma investigação da representação da família.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION.

12.
CRUZ, G. T. D.; ZATERA, L. C.; BELTRAMI, K.. Participação em banca de Maria Fátima de Carvalho.Estratégias Estimuladoras e Lúdicas da Literatura Infantil no 3º ano do Ensino Fundamental.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

13.
CRUZ, G. T. D.; DEMETERCO, S. M. S.; MUNHOZ DA ROCHA, L. B.. Participação em banca de Adriana Martines Garcia.Educação para a maturidade e terceira idade: cursos, propostas e sociabilidade.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

14.
TOQUETO, Águeda T.; CRUZ, G. T. D.. Participação em banca de Cristina Isabel Buttner Pereira.Brincadeiras na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION.

15.
CRUZ, G. T. D.; BANHOZ, Rodrigo.; GHISI, Valéria.. Participação em banca de Flávio Silveira Jayme.O professor que saiu do cinema: o cinema como recurso didático para o ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION.

16.
SILVA, WIlson.; CRUZ, G. T. D.; GHISI, Valéria.. Participação em banca de Irene Aparecida Ostrovski.Influência da família na educação pré-escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION.

17.
SILVA, Fábio Gusmão da.; CRUZ, G. T. D.; MUNHOZ DA ROCHA, Lia Beatriz.. Participação em banca de Luciane Alves Araujo.As marcas da oralidade na escrita de crianças nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION.

18.
CRUZ, G. T. D.; GHISI, Valéria.; SILVA, WIlson.. Participação em banca de Luciane Alves Araújo; Sirlene Walter Villanova.Aprender brincando: o jogo como recurso incentivador e facilitador da aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CRUZ, G. T. D.; ROLON, V. E. K.; BUENO, A. M.; HOBMIER, E. C.. Banca de seleção para professor do curso de Administração, nível I, Edital 39/2016.. 2017. Centro Universitário Internacional.

2.
CRUZ, G. T. D.; SILVA, M. R.; MICALISKI, E. L.. Banca de seleção para professor do curso de Educação Física, nível III, Edital 04/2017.. 2017. Centro Universitário Internacional.

3.
CRUZ, G. T. D.; REIS, P. C.. Banca de seleção para professor para atuar no Setor de Avaliação, nível II, Edital 40/2016.. 2017. Centro Universitário Internacional.

4.
CRUZ, G. T. D.; SILVA, M. R.; MICALISKI, E. L.. Banca de seleção para professor do curso de Educação Física, nível II, Edital 11/2017.. 2017.

5.
CRUZ, G. T. D.; ROSSI, A.; OLIVEIRA, V.; MULLER, R.. Banca de seleção para professor do curso de Secretariado, nível I, Edital 29/2017. 2017. Centro Universitário Internacional.

6.
CRUZ, G. T. D.; SOARES, T. F.. Banca de seleção para professor do curso de Direito, Setor de Avaliação, nível I, Edital 18/2017.. 2017. Centro Universitário Internacional.

7.
CRUZ, G. T. D.; PETRACCA, R. M.; BERTOLETTI, A.. Banca de seleção para professor do curso de Artes Visuais, nível II, Edital 22/2016.. 2017. Centro Universitário Internacional.

8.
CRUZ, G. T. D.; SOARES, T. F.. Banca de seleção para professor do curso de Direito, Setor de Avaliação, nível I, Edital 31/2017. 2017.

9.
CRUZ, G. T. D.; SILVA, M. R.; MICALISKI, E. L.; FIGUEROA, K. M.. Banca de seleção para professor do curso de Educação Física, nível I, Edital 39/2017. 2017. Centro Universitário Internacional.

10.
CRUZ, G. T. D.; SILVA, M. R.; MICALISKI, E. L.; ALMEIDA, B. S.. Banca de seleção para professor do curso de Educação Física , nível I, Edital 39/2017. 2017. Centro Universitário Internacional.

11.
CRUZ, G. T. D.; SILVA, M. R.; MICALISKI, E. L.; FIGUEROA, K. M.. Banca de seleção para professor do curso de Educação Física, nível I, Edital 46/2017. 2017. Centro Universitário Internacional.

12.
CRUZ, G. T. D.; AGOSTINHO, D. S.; COPPI, J. A.; WIECHETECK, R. V. B.. Banca de seleção para professor do curso de Engenharia de Produção, nível I, Edital 43/2017. 2017. Centro Universitário Internacional.

13.
CRUZ, G. T. D.; FUCHS, K.; AGOSTINHO, D. S.. Banca de seleção para professor do curso de Engenharia, nível II, Edital 30/2016.. 2016.

14.
CRUZ, G. T. D.; PETRACCA, R. M.; DALDEGAN, V.. Banca de seleção para professor do curso de Artes Visuais, nível II, Edital 29/2016.. 2016. Centro Universitário Internacional.

15.
CRUZ, G. T. D.; CORDEIRO, G. R.. Banca de seleção para professor do curso de Pedagogia, nível III, Edital 31/2016.. 2016. Centro Universitário Internacional.

16.
CRUZ, G. T. D.; MATTOS, M. A.. Banca de seleção para professor, nível I, Edital 32/2016. 2016. Centro Universitário Internacional.

17.
CRUZ, G. T. D.; COSTA, D.. Banca de seleção para professor, nível II, Edital 28/2016. 2016. Centro Universitário Internacional.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada - AILA. A linguística de Corpus e o desenvolvimento de material didático digital. 2017. (Congresso).

2.
18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada - AILA. 2017. (Congresso).

3.
Acolhimento acadêmico - ESE - Uninter - "Protagonizando aprendizagem pelas metodologias ativas". 2017. (Outra).

4.
Formação de professores para a Educação básica: EJA. 2017. (Seminário).

5.
Formação de professores para a Educação básica: EJA.Mediadora - mesa "Os desafios da formação docente e discente na Educação de Jovens e Adultos na modalidade a distância". 2017. (Seminário).

6.
IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem. TRAJETÓRIAS FEMININAS NOS ROMANCES HISTÓRICOS CONTEMPORÂNEOS: (RE) CONSTRUIR ESPAÇOS PARA REFORÇAR O JOGO FICCIONAL. 2017. (Congresso).

7.
X Congresso Internacional - ABRALIN. Alfabetização e letramento: possibilidades de discussão em Narradores de Javé. 2017. (Congresso).

8.
X Congresso Internacional - ABRALIN. 2017. (Congresso).

9.
Curso de Extensão - "Mapas conceituais". 2015. (Outra).

10.
VII CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem Tema: Linguagem, Identidade e subjetividade no.Participação como Organizador de Simpósio - título: As velhas e as novas roupagens do romance histórico: o modelo clássico ou o novo romance histórico, quais os caminhos percorridos na virada dos séculos XX-XXI?. 2013. (Outra).

11.
VII CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem Tema: Linguagem, Identidade e subjetividade no "breve século XX".Guerra no coração do cerrado: narrativas históricas (re) textualizadas. 2013. (Outra).

12.
III Fórum de Produção Discente.Negras, índias e outras mulheres: representações femininas na ficção histórica brasileira contemporânea. 2012. (Outra).

13.
XII Congresso Internacional Abralic - Centro, Centros, Ética e Estética. ESCRITAS MÍSTICAS, NARRATIVAS FICCIONAIS: O CASO DE ROSA MARIA EGIPCÍACA DE VERA CRUZ. 2011. (Congresso).

14.
XIV Seminário Nacional & V Seminário Internacional Mulher e Literatura.A AFIRMAÇÃO DA SOCIEDADE PATRIARCAL: O SERTÃO FEMININO DE GUIMARÃES ROSA. 2011. (Seminário).

15.
Curso - Literatura Comparada (Diretrizes clássicas e tendências atuais). XII Abralic. 2010. (Outra).

16.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro Nacional dos Pesquisadores de Educação Especial. A metáfora do caleidoscópio: ou metodologia da pesquisa de complexidade sistêmica na educação especial.. 2010. (Congresso).

17.
Seminário Internacional - Fazendo Gênero 9. 2010. (Seminário).

18.
VI ENECULT (Encontro de estudos multidisciplinares em cultura).Dissolvendo o universo masculino em impressões femininas: a narrativa de ficção de Marilene Felinto. 2010. (Encontro).

19.
VI ENECULT (Encontro de estudos multidisciplinares em cultura)..Coordenação da Sessão de trabalho GÊNERO, ARTE E CULTURA.. 2010. (Encontro).

20.
XII Congresso de Estudos Literários. "Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz: ficção e historicidade na trajetória de uma santa brasileira". 2010. (Congresso).

21.
XII Congresso de Estudos Literários. Coordenação da mesa: Questões de gênero e práticas discursivas.. 2010. (Congresso).

22.
XII Encontro da Abralic. 2010. (Encontro).

23.
I Ciclo de Cinema e Educação: interfaces com a Literatura e a História. 2009. (Outra).

24.
Quando a francofonia descobre Clarice Lispector. 2009. (Outra).

25.
Semana de Letras.PAPÉIS E AFIRMAÇÕES SOCIAIS DA MULHER NO SERTÃO: NA LITERATURA, UMA FORMA DE PENSAR A HISTÓRIA. 2009. (Outra).

26.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8.Papéis e afirmações sociais da mulher no sertão: na literatura, uma forma de pensar a história. 2008. (Seminário).

27.
Seminário Internacional - Fazendo Gênero 8.Cinema e homossexualidade. 2008. (Seminário).

28.
Curso de Pós graduação ? Especialização em Educação.O papel da história na Educação ? formação de Professores do Ensino Fundamental. 2004. (Outra).

29.
Especialização em Educação.A história e as propostas do RCNEI ? formação para a Educação Infantil. 2004. (Outra).

30.
Especialização em Educação.O olhar sobre o doente e a exclusão social na história ? para o curso de Educação Inclusiva. 2004. (Outra).

31.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 6.Mulher, saúde e doença em Rio Grande, no final do século XIX. 2004. (Seminário).

32.
3º Congresso Paranaense de Educação. 2003. (Congresso).

33.
III Congresso Paranaense de Educaçã. Alteridade e cidadania: o multiculturalismo em questão ? uma proposta de ação pedagógica. 2003. (Congresso).

34.
Palestra - Trabalhando com projetos na Educação Infantil. 2001. (Outra).

35.
1° Congresso de Humanidades: um diálogo entre saberes. O compadrio numa perspectiva histórica. 2000. (Congresso).

36.
6° Seminário de história da Cidade e do Urbanismo.A higienização da cidade: Rio Grande no século XIX. 2000. (Seminário).

37.
A questão cultura nesse final de século: algumas reflexões. 1999. (Outra).

38.
XX Simpósio Nacional de História. História: fronteiras.. 1999. (Simpósio).

39.
Palestra para a disciplina de Métodos e técnicas de pesquisa histórica..Uma experiência de pesquisa. 1998. (Outra).

40.
Arte Servil- INSTITUTO GOETHE/PÓS-GRADUAÇÃO DE HISTÓRIA UFPR. 1996. (Outra).

41.
X Encontro Nacional de Estudos Populacionais. 1996. (Encontro).

42.
1a Jornada de espanhol.Chile: economia, política, sociedade e ideologia. 1995. (Outra).

43.
1ª Jornada de Estudos do Oriente Antigo: Egito. 1995. (Outra).

44.
III Semana Acadêmica de História. 1995. (Outra).

45.
III Seminário de Iniciação Científica.Relações de compadrio na sociedade rio-grandina dos séculos XVIII e XIX (1737-1850). 1995. (Seminário).

46.
IV Congresso de Iniciação Científica. Relações de compadrio na sociedade rio-grandina dos séculos XVIII e XIX (1737-1850). 1995. (Congresso).

47.
Encontro de História e Geografia do Prata. 1994. (Outra).

48.
II Semana Acadêmica de História. 1994. (Outra).

49.
II Semana Acadêmica de História.Cultura popular e cultura erudita. 1994. (Outra).

50.
I Seminário Internacional sobre história da África. 1994. (Seminário).

51.
Rio Grande do Sul: pesquisa & abordagens interdisciplinares.. 1994. (Seminário).

52.
Seminário Internacional: Pensar a Revolução Federalista. 1994. (Seminário).

53.
VIII Congresso Nacional de Arqueologia Uruguaya. 1994. (Congresso).

54.
Encontro de Ciências Sociais. 1993. (Encontro).

55.
I Semana Acadêmica de História. 1993. (Outra).

56.
VI Ciclo de Conferências Históricas. 1993. (Outra).

57.
1ª Jornada Regional de História Antiga de Pelotas e de Rio Grande. 1992. (Outra).

58.
Seminário Internacional América 500 anos, uma história a contar.... 1992. (Seminário).

59.
V Ciclo de Conferências Históricas. 1992. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, G. T. D.; QUADROS, D. ; BENVENUTTI, C. . "Portfólio, Estudo de caso e Novo sistema de avaliação da ESE". 2017. (Outro).

2.
CRUZ, G. T. D.; BELTRAMI, K. ; ALEXANDRE, C. ; FIGUEIREDO, J.B. de. ; MARTINS, M. ; VALENTE, A. M. P. S. ; ZATERA, L. . Semana Pedagógica: Outras práticas: literatura, música e arte na escola. 2012. (Outro).

3.
HELLER, Hilda Maria Z. ; TOCCHETTO, Águeda. ; PORTO, Ana Cláudia. ; CRUZ, G. T. D. . II CICLO DE CINEMA E EDUCAÇÃO. 2010. (Outro).

4.
SILVA, WIlson. ; DEMETERCO, S. M. S. ; FIGUEIREDO, J.B. de. ; JAYME, Flávio. St. ; CRUZ, G. T. D. . I CICLO DE CINEMA E EDUCAÇÃO: INTERFACES COM A LITERATURA E A HISTÓRIA. 2009. (Outro).

5.
CRUZ, G. T. D.; DEMETERCO, S. M. S. . 3º CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO. 2003. (Congresso).

6.
CRUZ, G. T. D.. SEMINÁRIO INTERNACIONAL "RIO GRANDE DO SUL: PESQUISA & ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES. 1994. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana Dias da Rosa. A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO MONTESSORIANO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional. (Orientador).

2.
Viviane Edna da Cruz. A AUTONOMIA DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Glaci Prestes de Almeida. A educação voltada para os jovens infratores. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

2.
Eliane Domingues Stadler. O lúdico no ensino de matemática fundamental ? educação de Jovens e Adultos. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

3.
Terezinha Crocetta. A educação e reclusos: mito ou realidade ? Penitenciária Central do Paraná. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

4.
Ana Beatriz Tosato Ganancin. Terapias corporais dentro das unidades penais ? penitenciária Central do Estado (PCE). 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

5.
Olívia Leopoldino da Slva. A função social do trabalho de leitura e escrita na educação de adultos: alunos pertencentes à unidades penais de Curitiba. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

6.
Valdete Maria Caregnato. A educação e os reclusos: mito ou realidade ? Parque Agrícola e Olaria. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

7.
Rosinês Maria Pereira de Carlos Jeranoski. O saber: fator decisivo para a reincidência no sistema penitenciário de Curitiba. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

8.
Marilene terezinha Amaral Ferreira de Souza. A sociedade reclusa: mito ou realidade. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

9.
Cleoni Cristina de Almeida Rodrigues. A educação de reclusos: mito ou realidade ? Penitenciária Estadual de Piraquara. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

10.
César Augusto Piasecki. A educação e os reclusos: mito ou realidade ? Complexo Médico Penal. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

11.
Nerli Lopes Cordeiro. A educação e os reclusos: mito ou realidade ? Penitenciária Feminina do Paraná. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

12.
Maria de Lourdes Rocha Ferreira. Terapias corporais dentro das unidades penais ? Complexo Médico Penal. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

13.
Nelli Sandano. A educação nas penitenciárias da região metropolitana de Curitiba. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

14.
Deuzita Cardoso dos Santos. Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio do CEEBJ Maria Dehon de Lira. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

15.
Neusa Maria Ribeiro de Lima. Análise da carga horária ofertada pelo CEEBJA Dr. Mário Faraco ? prisão provisória de Curitiba, bairro do Ahú. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

16.
Edna Aparecida de Carvalho feitosa. Escolarização ? uma das ações sócio educativas direcionadas aos adolescentes infratores em privação de liberdade (cidade de Cuririba). 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

17.
Aurilene de Souza de Stefani. Terapias corporais: uma nova abordagem da educação física no sistema penal. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

18.
Carlos Rafael Pereira. Do conhecimento dos alunos surdos para professores ouvintes em escolas de Jovens e Adultos. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

19.
Sandra Mara Pellizzari Wielewski. A leitura como um fundamento para a conquista da cidadania. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

20.
Paulo Fernandes Hencks. Relações humanas na educação de Jovens e Adultos (escola e comunidade). 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

21.
Tânia Villordo Calderon. Aprendizagem, educação e a contribuição da leitura no processo de aquisição da língua padrão (EJA). 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

22.
Marlene de Souza Fonseca. A formação dos professores na educação de Jovens e Adultos com dificuldades de leitura. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

23.
Dulcimara Nogueira. A importância da literatura para o desenvolvimento dos alunos da EJA. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

24.
Rogério dos Santos Barbosa. Era uma vez... a literatura como processo ativo da aprendizagem da EJA. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

25.
Martha Joana Tedeschi Gomes. A educação de reclusos: mito ou realidade ? Colônia Penal Agrícola. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

26.
Tânia Mara Cardoso dos Santos. Alfabetização de Jovens e Adultos do CEEBJA Dr. Mário Faraco ? Penitenciária Feminina do Paraná. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

27.
Ligia Mieko Abe. A importância do curso de educação de Jovens e Adultos sob a ótica do aluno: de objeto da sociedade para sujeito da própria história. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

28.
Regina Plácida M. da Costa Timofeiczyk. A linguagem escrita versus a oralidade na aprendizagem do aluno da EJA. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

29.
Miriam Kenappe. A sociedade reclusa: inclusão através da educação. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) - Associação de Ensino Novo Ateneu. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Helia Mara Bezerra. A utilização dos contos de fada na Educação Infantil.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

2.
Nathana Pacheco Soares. O ensino de História nos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

3.
Cristiani Bielak. MÉTODOS ESTIMULANTES, EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, SERIAM A SOLUÇÃO PARA O INTERESSE DOS ALUNOS?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

4.
Janaina Trindade Vargas de Morais. HETEROGENEIDADE DISCENTE NA EJA: desafio a vencer na prática docente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

5.
Sueli Bassouto Santos. História em quadrinhos: representação da realidade e da concepção de família. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

6.
Maria Fátima de Carvalho. Estratégias estimuladoras e lúdicas da leitura na infância. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

7.
Adriana Martines Garcia. Educação para a Maturidade e Terceira Idade: cursos, propostas e sociablidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

8.
Flávio Silveira Jayme. O professor que saiu do cinema: o cinema como recurso didático para o ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

Orientações de outra natureza
1.
Silvia Maria Garcia Kulik (Responsável) e outros. Recreio cooperativo: tempo de brincar para desenvolver atitudes de proteção, afeto e amizade.. 2010. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

2.
Adriana Margarete S. R. Gonçalves (Responsável) e o outros. Fanzine: conhecendo e divulgando a história mundial a partir da confecção de um jornal.. 2010. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

3.
Dioneia Schilipak (Responsável) e outros. Será que somos todos iguais? História e cultura africana e afro-brasileira. Lei 10.639/03. 2010. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

4.
Silvia Aparecida Viana (Responsável) e outros. Reflexão e diálogo: ações indissociáveis para o desenvolvimento humano.. 2010. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

5.
Denise Schweger de Souza Assis (Responsável) e outros. O fantástico universo dos textos.. 2010. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

6.
Dioneia Schilipak (Responsável) e outros. O lúdico na construção da aprendizagem.. 2010. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

7.
Marliane de Lima e Souza (Responsável) e outros.. Pluralidade étnico racial e africanidades no contexto escolar. 2009. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

8.
Cleusa de Fátima Alves (Responsável) e outros.. Alfabetizar letrando, mais que letras, promover a função social da escrita entre a escola e família. 2009. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

9.
Hagar Cristina Corsete The (Responsável) e outros.. Literatura infantil: despertando o leitor no mundo escolar. 2009. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

10.
Jucema Maria Farias (Responsável) e outros.. A África da história contando a história da África. 2009. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

11.
Nara Cristina Pinheiro dos Santos (Responsável) e outros.. Identidade nacional: aquarela étnico cultural. 2009. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

12.
Claudia Alessandra Gregório (Responsável) e outros.. O uso da mídia como auxilio na produção textual e desenvolvimento da leitura critica. 2009. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

13.
Alessandra A. Teixeira (Responsável) e outros. Somos um povo só - o negro no Brasil: a construção da identidade, representação e representatividade. 2008. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

14.
Mariela Peixoto de Farias (Responsável) e outros.. Reflexos da história do Brasil: a auto-imagem, auto-estima e desempenho escolar da criança negra. 2008. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

15.
Maria Helena de Paula (Responsável) e outros.. Africanidade: identidade e conquista - pesquisa e reflexão para alunos do Ensino Fundamental. 2008. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

16.
Marilene Lubarino de Amorim (Responsável) e outros.. A música aliada à literatura: uma prática diferenciada para as aulas de língua portuguesa. 2008. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

17.
Ana Grace Costa Bortoloni (Responsável) e outros.. Respeito pelas diferenças: despertar da consciência étnica. 2008. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

18.
Darli Vieira de Souza (Responsável) e outros.. Afrodescendência: ser ou não ser. 2008. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

19.
Alvaro Nogueira Olendzki. Brasil criança: revivendo jogos e brincadeiras dos povos formadores da cultura brasileira. 2008. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.

20.
Isabel Cristina Jakotenski (Responsável) e outros. Diversidade étnico racial na escola: ponto de partida para aprendizagem. 2008. Orientação de outra natureza. (PROJETO UNIVERSIDADE & ESCOLA) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Gisele Thiel Della Cruz.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CRUZ, G. T. D.. ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS DE LÍNGUAS PORTUGUESA E ESTRANGEIRA. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional).

2.
CRUZ, G. T. D.. Prática Formativa: Literatura infantojuvenil: análise de obras. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

3.
CRUZ, G. T. D.. Prática Formativa: Romances contemporâneos: um olhar sobre a escravidão feminina nos século XVIII e XIX. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NEGRI, L. ; GRIPP, M. ; REIS, P. C. ; CRUZ, G. T. D. . Linguística aplicada. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


ORGANIZADOR DE PPC para implantação e aprovação do Curso de Licenciatura em História no ISE-SIon, no ano de 2008. Curso avaliado e aprovado pelo MEC no ano de 2009.

PRODUÇÃO DE MATERIAL (PROGRAMA E QUESTÕES DE HISTÓRIA) para o Vestibular no ISE-SION, referente aos anos de 2005 a 2015 - 1º e 2º semestres, respectivamente. 

APROVAÇÃO EM CONCURSO. Universidade Federal do Tocantins. Edital 015/2004. UFT, de 25/06/2004. Cargo de Professor Assistente.

Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia do ISE-SION. 2008-2009.

Membro do Colegiado do Curso de Filosofia da UNINTER. 2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 13:40:20