Joni Stolberg

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2645521599917384
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Possui bacharelado e licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994/1999), com doutorado em Físico-Química (UFSC/2000). Atua no desenvolvimento e caracterização de materiais para remediação/remoção de poluentes orgânicos mutagênicos/genotóxicos e no monitoramento da qualidade de águas superficiais e subterrâneas. Participa do Grupo de Pesquisa em Análise Socioambiental no Planalto Catarinense. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joni Stolberg
Nome em citações bibliográficas
STOLBERG, J.;Stolberg, J.;STOLBERG, JONI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos.
Rodovia Ulisses Gaboardi, km 3
Água Santa
89520000 - Curitibanos, SC - Brasil - Caixa-postal: 101
Telefone: (48) 37214173
Ramal: 4173
URL da Homepage: http://curitibanos.ufsc.br/


Formação acadêmica/titulação


1994 - 2000
Doutorado em Química.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Sorção de compostos policíclicos aromáticos por microesferas de quitosana-pva contendo ftalocianina de cobre tetrasulfonada, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Mauro Cesar Marguetti Laranjeira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: microesferas; Quitosana-PVA; compostos policíclicos aromáticos; sorção; ftalocianina de cobre tetrasulfonada.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1994 - 1999
Graduação em Licenciatura Em Química.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1990 - 1994
Graduação em Bacharelado Em Química.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Extensão universitária em Gestão de Recursos Hídricos. (Carga horária: 32h).
Universidade do Contestado, UNC, Brasil.
2003 - 2003
Credenciamento de laboratórios - NBR ISO/IEC 17025. (Carga horária: 24h).
Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Capacitação em Práticas Ambientais Sust. (Carga horária: 12h).
Embrapa - Centro Nacional de Pesquisas em Suínos e Aves, EMBRAPA - CNPSA, Brasil.
2000 - 2000
Planificacion Ambiental Participativa a nivel de. (Carga horária: 40h).
Centro Interamericano de Desarrollo e investigacion Ambiental y Territorial, CIDIAT, Venezuela.


Atuação Profissional



Universidade do Contestado, UNC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

2007 - 2010
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Físico-Química
Química Geral e Inorgânica
2005 - 2010
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Ambiental
Química Geral
2000 - 2010
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química I
Química II
2000 - 2009
Ensino, Química Industrial de Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Físico-química I
Físico-química II
Química Inorgânica e Mineralogia
2006 - 2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Contestado - Campus Concórdia, Conselho Acadêmico.

Cargo ou função
Representante Docente.
02/2000 - 02/2002
Direção e administração, Universidade do Contestado - Campus Concórdia, Curso de Química Industrial de Alimentos.

Cargo ou função
Vice-coordenador do curso.

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2012 - Atual
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química da Madeira
01/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Curitibanos, .

04/2010 - 04/2012
Ensino, Ciências Rurais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Qualidade da Água
Poluição Ambiental


Linhas de pesquisa


1.
Materiais quimioprotetores e remediação
2.
Monitoramento ambiental e qualidade de águas


Projetos de pesquisa


2012 - 2016
Biosorção de micropoluentes orgânicos utilizando materiais lignocelulósicos com origem na floresta de Araucária
Descrição: Os micropoluentes orgânicos são compostos de origem antrópica que tem se distribuído em pequenas concentrações nos diferentes compartimentos ambientais. Estes micropoluentes estão relacionados a efeitos genotóxicos, teratogênicos e hormonais em animais e seres humanos. Tais compostos, como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, aminas heterocíclicas, fenilbenzotriazóis, dioxinas e bisfenilas policloradas, são poluentes persistentes e sua presença em águas superficiais e subterrâneas oferece risco a integridade dos ambientes aquáticos e a saúde humana. Materiais de origem biológica, como aqueles oriundos de subprodutos ou resíduos de atividades agrícolas e florestais, estão sendo aplicados em estudados para remediação de águas e efluentes contaminados. Estes materiais são chamados de biosorventes e a remoção promovida por eles denominada de biosorção. A partir do exposto, este projeto tem o propósito de utilizar biosorventes preparados a partir de materiais lignocelulósicos com origem na floresta de Araucária para aplicar na remoção/remediação de micropoluentes orgânicos presentes em águas residuárias oriundas da produção de papel e celulose..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Joni Stolberg - Coordenador / Beatriz Garcia Mendes - Integrante / Dilma Budziak - Integrante / Reginaldo Geremias - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2012 - 2015
Remoção de micropoluentes orgânicos por esferas clorofiladas de quitosana/PVA
Descrição: O desenvolvimento de técnicas e materiais que contribuam para o tratamento ou remediação/desativação de micropoluentes são importantes ferramentas de controle da poluição ambiental. Macrocomplexos como as porfirinas tem sido investigadas como inibidores da atividade tóxica de policíclicos aromáticos interagindo com eles por complexação. Nesta perspectiva este projeto propõe o uso da uma porfirina natural, a clorofila, que, incorporada a uma matriz polimérica hidrofílica formada pela quitosana e o álcool polivinílico, daria origem a um material que atue na remoção de micropoluentes. O material produzido será caracterizado por métodos espectroscópicos e termogravimétricos. Sua capacidade de remover policíclicos aromáticos será estudada com experimentos cinéticos e de equilíbrio de sorção entre esferas elaboradas pela incorporação de extratos clorofilados nos polímeros e o corante Eosina Y. De maneira adicional, será realizado o tratamento de uma amostra de efluente da indústria de produção de papel com as esferas clorofiladas para observar, de forma preliminar, seu efeito sobre a toxicidade aguda (avaliada com o microcrustáceos Artemia sp.) e a genotoxicidade (avaliada com o teste in vitro em DNA plasmidial) do efluente antes e após o tratamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Joni Stolberg - Coordenador / Reginaldo Geremias - Integrante / Claus Troger Pich - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Genotoxicidade de dejetos de suínos
Descrição: A integração de processos físicos, químicos e biológicos para a valorização agronômica e redução da carga poluidora dos dejetos suínos, cresce de forma significativa na Região Sul. De forma geral, a compatibilização destes objetivos ocorre pela inserção de um decantador (produção de lodo para uso fertilizante) num sistema de lagoas ligadas em séries (remoção de poluentes). A eficiência deste tipo de tratamento tem sido demonstrada, o que representa um avanço no controle da poluição ambiental pela suinocultura e abrem nova perspectiva de redução da pressão de demanda sobre os recursos hídricos. No entanto, a atividade da suinocultura cria várias possibilidades potenciais de exposição a produtos tóxicos, incluindo a contaminação dos produtores, consumidores e ambiente. O uso intensivo de aditivos minerais, a exemplo do cobre e zinco, e biocidas (desinfetantes, antibióticos...) pode ser carreados para o lodo fertilizante e para o efluente destinado ao reuso e/ou disposição na calha de drenagem natural. Há risco de contaminação das colheitas e das águas superficiais e subterrâneas por escorrimento e percolação, com reflexos sobre a saúde, com efeitos carcinogênicos e mutagênicos ainda pouco conhecidos. O estudo do comportamento dos agentes genotóxicos no ambiente tem sido realizado através de estimativas das tendências a que os mesmos estão sujeitos em decorrência dos processos de bioacumulação, transformação, inativação e transporte. Em sistemas de tratamento de dejetos de suínos, os efluentes apresentam características físico-químicas diferentes, as quais podem influenciar na mobilidade e disponibilidade dos contaminantes, reduzindo ou não o potencial de mutagenicidade. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar a influência dos sistemas de tratamento sobre o potencial genotóxico de dejetos de suínos utilizando o Bioensaio do pêlo estaminal (Trad-SHM) e dos micronúcleos em Tradescantia. O estudo será conduzido na unida.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Joni Stolberg - Integrante / Carlos Cláudio Perdomo - Coordenador / Vânia Helena Techio - Integrante / Airton Kunz - Integrante.Financiador(es): Embrapa - Centro Nacional de Pesquisas em Suínos e Aves - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2


Projetos de desenvolvimento


2002 - 2005
Projeto Suinocultura de Santa Catarina - Convênio nº 2002CV000002
Descrição: A suinocultura tem subsistido como atividade socioeconômica através da obtenção de renda mínima das operações agrícolas da propriedade rural. Adicionalmente, a concentração espacial da atividade tem se constituído em elemento negativo no que se refere a disposição dos dejetos causando comprometimento do ativo ?água?, saturação do solo e degradação da paisagem. A sustentabilidade da atividade suinícola depende de intervenções de gestão tecnológica e práticas de manejo e tratamento de dejetos, para que seja possível a regressão deste quadro de degradação ambiental. Para a implantação do projeto foram selecionadas duas áreas típicas de produção de suínos, com severo comprometimento dos recursos naturais, tendo sido objeto de estudo com elaboração de diagnóstico socioeconômico e ambiental, aptidão de solos e clima: a Bacia Hidrográfica dos Fragosos, localizada no Município de Concórdia/SC e a Bacia Hidrográfica do Coruja/Bonito localizada em Braço do Norte/SC. O programa é do ministério do meio ambiente financiado pelo Banco Mundial (BIRD), coordenado no estado de Santa Catarina pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SDM) e executado pela EMBRAPA em parceria com várias instituições públicas e privadas, das quais a UnC é uma delas. O presente projeto objetiva a redução da poluição ambiental aferida no diagnóstico das bacias selecionadas, propiciando a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes através do controle da emissão de dejetos de suínos além da recuperação de áreas degradadas e proteção dos recursos naturais. O aporte de recursos financeiros do PNMA II em conjunto com a contrapartida dos executores e parceiros possibilitará o alcance dos objetivos propostos e a obtenção da sustentabilidade da atividade suinícola. Dentro das ações previstas no projeto, a UnC participa da avaliação da percepção da população sobre a qualidade de vida na bacia, do monitoramento da qualidade das águas subterrâneas e da seleção de bioindicadores..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Desalination and Water Treatment (Print)
2012 - Atual
Periódico: Water, Air and Soil Pollution (Print)
2013 - Atual
Periódico: Agricultural Science Research Journals


Revisor de projeto de fomento


2010 - Atual
Agência de fomento: (FAPITEC/SE) Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estad


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Polímeros e Novos Materiais.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1994
Mérito Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEITE, NEI K.2018LEITE, NEI K. ; STOLBERG, JONI ; DA CRUZ, SONIA P. ; TAVELA, ALEXANDRE DE O. ; SAFANELLI, JOSÉ L. ; MARCHINI, HELDER R. ; EXTERKOETTER, RONAN ; LEITE, GIOVANA M. C. ; KRUSCHE, ALEX V. ; JOHNSON, MARK S. . Hydrochemistry of shallow groundwater and springs used for potable supply in Southern Brazil. Environmental Earth Sciences, v. 77, p. 80, 2018.

2.
CARMO, D. N.2017CARMO, D. N. ; MERIB, J. ; DIAS, A. N. ; STOLBERG, J. ; BUDZIAK, D. ; CARASEK, E. . A low-cost biosorbent-based coating for the highly sensitive determination of organochlorine pesticides by solid-phase microextraction and gas chromatography-electron capture detection. JOURNAL OF CHROMATOGRAPHY A, v. 1525, p. 23-31, 2017.

3.
Stolberg, J.2015Stolberg, J.; BUDZIAK, D. ; STEINER, N. ; MENDES, B.G. ; PEIXER, Z.I. ; BASTOS, J. ; SCHARF, D.R. ; SIMIONATTO, E.L. ; GEREMIAS, R. . Study of the occurrence of agrochemicals in the waters of the Marombas River- Santa Catarina - Brazil. Ecotoxicology and Environmental Contamination, v. 10, p. 37-40, 2015.

4.
TECHIO, V. H.2011 STOLBERG, J.; TECHIO, V. H. ; KUNZ, A. ; ZANIN, E. ; PERDOMO, C. C. . Genotoxicity of swine effluents. Water Science and Technology, v. 63, p. 971, 2011.

5.
Araldi, C. T.2011Araldi, C. T. ; BARP, E. A. ; Stolberg, J. ; ARMILIATO, N. ; TECHIO, V. H. ; CONCEICAO, L. ; TRIQUES, R. . Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente (GEMA): histórico e avaliação integrada da qualidade da água do rio dos Queimados. Documentos - Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves, v. 143, p. 73-82, 2011.

6.
Beatriz Garcia Mendes2011Beatriz Garcia Mendes ; BUDZIAK, D. ; STOLBERG, J. ; PEIXER, Z. I. ; DALMARCO, J. B. ; SIMIONATTO, E. L. ; PEDROSA, R. C. ; OGAWA, J. ; BESEN, M. R. ; SCHEFFER, L. ; OLIVEIRA, L. J. G. G. ; GEREMIAS, R. . Estudo da qualidade das águas do rio Marombas (SC/BRASIL), utilizando parâmetros físico-químicos e bioensaios. RCA. Revista de Ciências Ambientais (UniLASALLE), v. 5, p. 43-58, 2011.

7.
VIVAN, M.2010VIVAN, M. ; KUNZ, A. ; STOLBERG, J. ; PERDOMO, C. C. ; TECHIO, V. H. . Eficiência da interação biodigestor e lagoas de estabilização. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 14, p. 320-325, 2010.

8.
BERNARDO, E. L.2009BERNARDO, E. L. ; BARP, E. A. ; STOLBERG, J. . Caracterização de Ciliados Plantônicos do Rio dos Queimados, Concórdia ? SC. Agora (UNC), v. 16, p. 504-511, 2009.

9.
STOCCO, L.2008 STOCCO, L. ; STOLBERG, J. . Avaliação da qualidade de linqüiças frescais mediante determinação da hidroxiprolina. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Impresso), v. 26, p. 87-92, 2008.

10.
DORIGON, E. B.2008DORIGON, E. B. ; STOLBERG, J. ; PERDOMO, C. C. . Qualidade da água em uma microbacia de uso agrícola e urbano em Xânxere-SC. RCA. Revista de ciências ambientais (Unilasalle), v. 2, p. 105-120, 2008.

11.
VIOTT, A.2006VIOTT, A. ; STOLBERG, J. ; Pelisser, M. R. . Qualidade microbiológica e físico-química de salames tipo coloniais da região do Alto Uruguai Catarinense. Higiene Alimentar, São Paulo, SP, v. 20, n.138, p. 78-82, 2006.

12.
GEREMIAS, R.2003 GEREMIAS, R. ; PEDROSA, R. C. ; Benassi, J. C. ; Fávere, V. T. ; Stolberg, J. ; Menezes, C. T. B. ; LARANJEIRA, M. C. M. . Remediation of coal mining wastewaters using chitosan microspheres. Environmental Technology, Londres, v. 24, p. 1509-1515, 2003.

13.
TRIQUES, N. J.2003TRIQUES, N. J. ; Pelisser, M. R. ; STOLBERG, J. . Qualidade físico-química e microbiológica da água mineral natural sem gás comercializada na região urbana município de Concórdia, SC. Iniciação (UNC), Caçador - SC, v. 12, n.2, p. 140-148, 2003.

14.
STOLBERG, J.;Stolberg, J.;STOLBERG, JONI1999 STOLBERG, J.; LARANJEIRA, M. C. M. ; SANCHES, M. N. M. ; KLUG, M. ; FÁVERE, V. T. . Microspheres of chitosan/ poly(vinyl alcohol) incorporating tetrasulphonated copper(II) phthalocyanine: preparation of characterization. Journal of Microencapsulation, Escócia, v. 16, n.4, p. 431-438, 1999.

15.
KIMURA, I. Y.1999 KIMURA, I. Y. ; GONÇALVES JUNIOR, A. C. ; STOLBERG, J. ; LARANJEIRA, M. C. M. ; FÁVERE, V. T. . Efeito do pH e tempo de contato na adsorção de corantes reativos por microesferas de quitosana. Polímeros (São Carlos. Impresso), v. 9, n.3, p. 51-57, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
STOLBERG, J.. Tratamento e monitoramento de águas da chuva: considerações gerais. In: Jairo Marchesan. (Org.). Água e desenvolvimento regional. 1ed.São Paulo: LiberArs, 2016, v. , p. 27-32.

2.
GRILLO, A. C. ; RIFFEL, R. F. ; FARONI-PEREZ, L. ; LEITE, G. F. M. ; LEITE, N. K. ; STOLBERG, J. . Estratificação térmica e química ao longo de um dia em zona litorânea de uma lagoa costeira subtropical. In: Larisse Faroni-Perez; Débora Monteiro; Brentano Bárbara Segal; Malva Isabel Medina Hernández. (Org.). ECOLOGIA DE CAMPO: do Ambiente à Comunidade. 1ed.Florianópolis: PPGECO/UFSC, 2015, v. , p. 25-33.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARP, E. A. ; STOLBERG, J. . O Rio dos Queimados sobrevive. Diário do Oeste, 27 mar. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEIXER, Z. I. ; GEREMIAS, R. ; BUDZIAK, D. ; Stolberg, J. . PROGRAMA REUNI E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ? CAMPUS CURITIBANOS. In: VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária, 2012, Porto - Portugal. Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência. Porto, Portugal: CIIE ? Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2012. p. 6789-6803.

2.
BERNARDO, E. L. ; BARP, E. A. ; STOLBERG, J. . Comunidade protozooplantônica como indicadora da qualidade da água do rio dos Queimados, Concórdia - SC. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço, MG. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009.

3.
STOLBERG, J.; Prá Ferro, L. ; Schramm, M. A. ; Pelisser, M. R. . Qualidade da água de abastecimento consumida no município de Concórdia - SC. In: XVIII congresso brasileiro de ciência e tecnologia de alimetos - CBCTA2002, 2002, Porto Alegre. Anais do XVIII congresso brasileiro de ciência e tecnologia de alimentos, 2002.

4.
FURLAN, L. ; STOLBERG, J. ; LARANJEIRA, M. C. M. ; LEVY, N. M. . Development of new material based on cyanoethylated chitosan to used as additive on insulating paper. In: Third International Symposium on Natural Polymers and Composites - ISNaPol/2000, 2000, São Carlos, SP. Proceedings from the Third International Symposium on Natural Polymers and Composites - ISNaPol/2000. São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária/UNESP, 2000. p. 227-237.

5.
STOLBERG, J.; LARANJEIRA, M. C. M. . Incorporação da ftalocianina de cobre(II) tetrasulfonada a blenda quitosana-pva: preparação de microesferas e estudos da sorção do corante policíclico aromático azul de metileno. In: II encontro brasileiro sobre adsorção, 1998, Florianópolis. Anais do II encontro brasileiro sobre adsorção, 1998.

6.
KIMURA, I. Y. ; POZZA, F. ; FELIX, E. G. ; STOLBERG, J. ; FÁVERE, V. T. . Adsorção do corante remazol brilhante laranja 3R (reativo laranja 16) por microesferas reticuladas de quitosana. In: II encontro nacional sobre adsorção, 1998, Florianópolis. Livro de resumos do II encontro nacional sobre adsorção, 1998.

7.
LEVY, N. M. ; STOLBERG, J. ; OLIVEIRA, S. M. ; LARANJEIRA, M. C. M. ; KLUG, M. . Aplicação de blenda quitosana-pva e de quitosana cianoetilada sobre papel isolante kraft. In: XIII Seminário Nacional de Produção e transmissão de Energia Elétrica, 1995, Florianópolis. Anais do XIII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 1995. v. único.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, N. ; NIEMEYER, J. C. ; STOLBERG, J. . Caracterização e avaliação da ecotoxicidade de resíduo de indústrias de papelão. In: Congreso internacional Aguas, Ambiente y Energía 2017, 2017, Mendoza, Argentina. Congreso Internacional Aguas, Ambiente y Energía de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo : resúmenes de trabajos. Mendoza: UNCuyo, 2017. p. 503-505.

2.
STOLBERG, J.; OLIVEIRA, H. M. . OLHO N?ÁGUA: Projeto de Ensino para a Temática de Poluição da Água. In: Congreso Internacional Aguas, Ambiente y Energía de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo, 2017, Mendoza, Argentina. Congreso Internacional Aguas, Ambiente y Energía de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo : resúmenes de trabajos. Mendoza: UNCuyo, 2017. p. 439-441.

3.
MATIAS, C. A. ; STOLBERG, J. . Estudos de equilíbrio para a biosorção de rodamina por brácteas estéreis da pinha de A. Angustifolia. In: 54 Congresso Brasileiro de Química, 2014, Natal, RN. Livro de Resumos do 54 Congresso Brasileiro de Química, 2014.

4.
KULKAMP, J. ; STOLBERG, J. . Caracterização de filmes elaborados com quitosana, álcool polivinílico e clorofilas. In: 54 Congresso Brasileiro de Química, 2014, Natal, RN. Livro de Resumos do 54 Congresso Brasileiro de Química, 2014.

5.
MARTINAZZO, N. M. ; STOLBERG, J. ; NIEMEYER, J. C. . Avaliação preliminar dos efeitos do corante básico rodamina B para invertebrados do solo. In: XIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2014, Guarapari, ES. Anais de Resumos do ECOTOX 2014, 2014.

6.
STOLBERG, J.. AMINOACRIDINE SORPTION BY CHLOROPHYLLOUS SPHERES OF CHITOSAN/PVA. In: 7th International Symposium on Natural Polymers and Composites, 2010, Gramado - RS. XII International Macromolecular Colloquium and 7th International Symposium on Natural Polymers and Composites, 2010. p. 1339-1341.

7.
BOURCKHARDT, G. F. ; BRUSTOLIN, L. ; TECHIO, V. H. ; STOLBERG, J. . Avaliação da genotoxicidade da amioacridina, benzo(a)pireno e clorofórmio em Tradescantia. In: III Jornada de Iniciação Científica UnC/Embrapa, 2009, Concórdia, SC. III Jornada de Iniciação Científica UnC/Embrapa, 2009.

8.
PRIOR, J. ; STOLBERG, J. . ESTUDO DE EQUILÍBRIO PARA SORÇÃO DE COBRE(II) POR ESFERAS DE QUITOSANA. In: III Jornada de Iniciação Científica UnC/Embrapa, 2009, Concórdia, SC. III Jornada de Iniciação Científica UnC/Embrapa, 2009.

9.
CARLI, T. ; TECHIO, V. H. ; STOLBERG, J. . Detecção de mutágenos em águas do rio Jacutinga, Concórdia - SC. In: II Jornada de Iniciação Cientíica UnC-EMBRAPA -JINC, 2008, Concórdia. Anais da II Jornada de Iniciação Cientíica UnC-EMBRAPA -JINC, 2008.

10.
TURATTI, J. ; STOLBERG, J. . Avaliação do processo de defumação de salames em agroindustrias do Alto Uruguai Catarinense. In: II Jornada de Iniciação Científica UnC-EMBRAPA - JINC, 2008, Concórdia. Anais do II Jornada de Iniciação Científica UnC-EMBRAPA - JINC, 2008.

11.
PRIOR, J. ; STOLBERG, J. . Remoção de cobre e zinco utilizando microesferas de quitosana. In: II Jornada de Iniciação Científica UnC-EMBRAPA - JINC, 2008, Concórdia. Anais do II Jornada de Iniciação Científica UnC-EMBRAPA - JINC, 2008.

12.
VIVAN, M. ; KUNZ, A. ; STOLBERG, J. ; PERDOMO, C. C. . Tratamento de dejetos suínos através do sistema de lagoas de estabilização. In: 1 Jornada de Iniciação Científica UnC/EMBRAPA, 2007, Concórdia. 1 Jornada de Iniciação Científica UnC/EMBRAPA, 2007.

13.
STOLBERG, J.; LARANJEIRA, M. C. M. . Remoção de compostos polcíclicos aromáticos por microesferas de quitosana/pva. In: III Encontro Nacional de Química Ambiental, 2006, Cabo Frio, RJ. Resumos do III Encontro Nacional de Química Ambiental, 2006.

14.
DORIGON, E. B. ; STOLBERG, J. ; PERDOMO, C. C. . Qualidade físico-química da água de consumo captada em microbacia de uso agropecuário e urbano. In: III Encontro Nacional de Química Ambiental, 2006, Cabo Frio, RJ. Resumos do III Encontro Nacional de Química Ambiental, 2006.

15.
ANDREIS, E. J. ; STOLBERG, J. ; MIRANDA, C. R. . Contaminação de águas subterrâneas por cobre, zinco e nitrato na sub-bacia do Lajeado dos Fragosos, Concórdia - SC. In: XIV- ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL, 2006, Erechim, RS. Anais do XIV- ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VARELA, A. R. ; MATIAS, C. A. ; POCAI, L. H. ; GEREMIAS, R. ; STOLBERG, J. . Avaliação da qualidade da água do Rio Marombas utilizando parâmetros físico-químicos. In: 65 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2013, Recife. Anais/Resumos da 65ª Reunião Anual da SBPC, 2013.

2.
MATIAS, C. A. ; OLIVEIRA, L. J. G. G. ; GEREMIAS, R. ; STOLBERG, J. . Remoção de rodamina B por biosorção utilizando brácteas estéreis de Araucária Angustifólia. In: 65 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2013, Recife. Anais/Resumos da 65ª Reunião Anual da SBPC, 2013.

3.
LEITE, N. K. ; STOLBERG, J. ; PEIXER, Z. I. ; POCAI, L. H. . Qualidade da água subterrânea na bacia do Rio Marombas Messoregião Serrana do Estado de Santa Catarina. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito, MS. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013.

4.
STOLBERG, J.; TECHIO, V. H. ; ANDRADE, V. S. . Avaliação da intoxicação dos trabalhadores da cultura da maçã por agrotóxicos organofosforados e carbamatos em Fraiburgo, SC. In: XV Congresso Brasileiro de Toxicologia, 2007, Búzios, RJ. Revista Brasileira de Toxicologia - Suplemento 3, 2007. v. 20. p. 307-307.

5.
TECHIO, V. H. ; STOLBERG, J. ; PERDOMO, C. C. ; KUNZ, A. ; ZANIN, E. . Genotoxicidade em dejetos suínos (lodo). In: XV Congresso Brasileiro de Toxicologia, 2007, Búzios, RJ. Revista Brasileira de Toxicologia, 2007. v. 20. p. 201-201.

6.
STOLBERG, J.; Pelisser, M. R. ; TRIQUES, N. J. . QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA MINERAL NATURAL, SEM GÁS, COMERCIALIZADA NA REGIÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA/SC. In: Seminário de Desenvolvimento da Pesquisa da Universidade do Contestado, 2004, Concórdia, SC. VIII SEDEPE - Caderno de Resumos, 2004. p. 24-24.

7.
STOLBERG, J.; LARANJEIRA, M. C. M. . Sorção de políclicos aromáticos por microesferas contendo ftalocianina de cobre: estudos com o corante azul de metileno. In: XXVI Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas - MG. Livro de resumos XXVI encontro nacional da sociedade brasileira de química, 2003.

8.
STOLBERG, J.; Pelisser, M. R. . Perfil produtivo das mi croempresas do ramo alimentício do município de Concórdia - SC. In: I Congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos e VII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2003, Belo Horizonte. Resumos do I Congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos e VII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2003.

9.
STOLBERG, J.; DORIGON, E. B. ; PERDOMO, C. C. . POTENCIAL DE RISCO DE CONTAMINAÇÃO ORGÂNICA DO MANANCIAL ARROIO DITINHO (XANXERÊ - SC) ATRAVÉS DA ATIVIDADE HUMANA E ANIMAL INSTALADA NA MICROBACIA. In: III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde Humana, 2003, Concórdia. Resumos do III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde Humana - CDrow, 2003.

10.
STOLBERG, J.; SALMON, T. X. . EXTRAÇÃO DE MUTAGÊNICOS COM COLUNA DE QUITOSANA/ÁLCOOL POLIVINÍLICO CONTENDO FTALOCIANINA DE COBRE. In: VII Seminário de Desenvovimento da Pesquisa da Universidade do Contestado, 2003, Caçador, SC. VII SEDEPE - Caderno de Resumos, 2003. p. 38-38.

11.
STOLBERG, J.; Pelisser, M. R. ; Renner, V P . Avaliação físico-química e microbiloógica da água de poços tubulares profundos da área rural do município de Concórdia, SC. In: Seminário de Desenvolvimento da Pesquisa da Universidade do Contestado, 2002, Curitibanos. VI SEDEPE - Livro de Resumos, 2002. p. 91-91.

12.
GEREMIAS, R. T. ; PEDROSA, R. C. ; LARANJEIRA, M. C. M. ; FÁVERE, V. T. ; BEZERRA, C. T. ; STOLBERG, J. . Avaliação da toxicidade de efluentes da mineração de carvão antes e após remediação por quitosana. In: XI congresso brasileiro de toxicologia e International congress of clinical toxicology, 1999, Guarujá - RJ. Revista brasileira de toxicologia - suplemento, 1999. v. 12. p. 151.

13.
STOLBERG, J.; LARANJEIRA, M. C. M. . Preparation and characterization of chitosan/ poly(vinyl alcohol) microspheres containing copper(II) phthalocyanine tetrasulfonate. In: International meeting on polymers: synthesis, properties and applications, 1997, Havana - CUBA. Book of abstracts, 1997. v. único.

14.
LIRA, A. R. ; STOLBERG, J. ; LARANJEIRA, M. C. M. ; SANCHES, M. N. M. . Microencapsulação de ftalocianina de cobre utilizando o sistema quitosana-álcool polivinílico a ser utilizado na remoção de substâncias mutagênicas. In: IV Encontro de Química da Região Sul, 1996, Blumenau. Livro de Resumos do IV Encontro de Química da Região Sul, 1996. v. único.

15.
POZZA, F. ; STOLBERG, J. ; FÁVERE, V. T. . Afinidade cromátografica de corantes pela quitosana na forma de pérolas. In: IV encontro de química da região sul, 1996, Blumenau - SC. Livro de resumos do IV encontro de química da região sul, 1996. v. único.

16.
STOLBERG, J.; LARANJEIRA, M. C. M. . Superpapel a base de quitina e quitosana com polivinílicos. In: IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1994, Florianópolis. Livro de Resumos do IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica. Florianópolis: Editora da UFSC, 1994. v. único.

17.
FURLAN, L. ; STOLBERG, J. ; SILVA, M. J. B. ; KLUG, M. ; LARANJEIRA, M. C. M. . Cianoetilação de quitosana para aplicação em papel. In: Semana da Pesquisa da UFSC, 1993, Florianópolis. Livro de Resumos. Florianópolis: Editora da UFSC, 1993. v. único.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
STOLBERG, J.. Avaliação AD HOC de projeto apresentado ao Edital FAPITEC/SE/FUNTEC nº 06/2009 (UNIVERSAL). 2009.

2.
STOLBERG, J.; STAMM, M. ; CASTRO, L. C. . Levantamento da percepção dos suinocultores das sub-bacias hidrográficas do rio Coruja/Bonito (Braço do Norte) e Lajeado dos Fragosos (Concórdia) sobre o Projeto Suinocultura Santa Catarina - Fase I. 2006.

3.
STOLBERG, J.; ANDREIS, E. J. . Avaliação da qualidade dos poços tubulares profundos da bacia hidrográfica do Lajeado dos Fragosos, Concórdia - SC. 2005.

4.
STOLBERG, J.; DEMETRIO, N. M. ; Araldi, C. T. . Relatório avaliativo do levantamento de percepções sobre qualidade de vida dos suinocultores das bacias hidrográficas do rio Corujá/Bonito (Braço do Norte, SC) e Lajeado dos Fragosos (Concórdia, SC). 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
STOLBERG, J.. Experimentação como estratégio no ensino de Química. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TECHIO, V. H.; STOLBERG, J.; PERDOMO, C. C.; ANDRADE, S. F.. Participação em banca de Carlos Tochio Mori Júnior. Prevalência dos casos de intoxicação ocupacional por agrotóxicos organofosforados e carbamatos em trabalhadores rurais de Maringá, PR. 2007. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado.

2.
PERDOMO, C. C.; STOLBERG, J.; HIGARASHI, M. M.. Participação em banca de Sidiane Covatti. Uso de agrotóxicos e percepção dos produtores quanto ao potencial de risco para o ambiente e a saúde humana na microbacia Córrego Roncador, Coronel Freitas - SC. 2005. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
STOLBERG, J.. Participação em banca de Juliano Bogoni.Ecogenotoxicidade aquática por meio de análises de micronúcleo pisceo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado.

2.
STOLBERG, J.. Participação em banca de Marcelo Guilherme Minosso.Avaliação da ecogenotoxicidade das águas do rio dos Queimados, Concórdia - SC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado.

3.
STOLBERG, J.. Participação em banca de Jair Marques da Silva.Estudo da composição gravimétrica e a densidade aparente dos resíduos gerados no município de Concórdia, SC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado.

4.
STOLBERG, J.. Participação em banca de Irce Ivanir Kobs Toffoli.Macroinvertebrados bentônicos do rio Engano, oeste de Santa Catarina.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado.

5.
STOLBERG, J.. Participação em banca de Daniel Michelon.Recuperação de nascentes superficiais no interior do município de Concórdia, SC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado.

6.
STOLBERG, J.. Participação em banca de Romar João Galelli.Viabilidade da aproveitamento da água da chuva em propriedades suinículas no município de Seara. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Meio Ambiente) - Universidade do Contestado.

7.
STOLBERG, J.. Participação em banca de Daniela Stockmann.Caracterização de efluentes líquidos de postos de lavação automotiva em Ipira, SC. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado.

8.
STOLBERG, J.. Participação em banca de Mariana Braga.Enumeração de coliformes na água de rio e poços tubulares através do métodos convencional e alternativo (ONPG-MUG) na regição da AMAUC. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado.

9.
STOLBERG, J.. Participação em banca de Gisliani Lanhi.Genotoxicidade da água do rio dos Queimados em Concórdia, SC. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado.

10.
STOLBERG, J.. Participação em banca de Adriano Gelcimar Cassel.Estudo da viabilidade do uso de um método rápido na determinação de Staphylococcus Aureos em produtos cárneos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial de Alimentos) - Universidade do Contestado.

11.
STOLBERG, J.. Participação em banca de Dianes Aparecida Cenci.Otimização do processo de salga em pescado utilizando abrótea e cação-anjo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial de Alimentos) - Universidade do Contestado.

12.
STOLBERG, J.. Participação em banca de Josemar Sgarbozza.Qualidade físico-química dos méis produzidos e comercializados em Concórdia, SC. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial de Alimentos) - Universidade do Contestado.

13.
STOLBERG, J.. Participação em banca de Roberto Rupennthal.Microbiologia da água do lajeado Curtume do bairro Alvoredo do município de Concórdia, SC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado.

14.
STOLBERG, J.. Participação em banca de Douglas Ficanha.Qualidade bacteriológica da água de fontes superficiais do meio rural no município de Concórdia, SC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Santanna, F. S. P.; STOLBERG, J.; Wolff, D.; Alonço, A. S.; ORTH, D. M.. EDITAL Nº 20/DDPP/2010 - Saneamento Ambiental. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
STOLBERG, J.. Banca examinadora do processo seletivo 05/2004, na área de Físico-Química. 2005. Universidade do Estado de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
65 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. REMOÇÃO DE RODAMINA B POR BIOSORÇÃO UTILIZANDO BRÁCTEAS DE ARAUCÁRIA ANGUSTIFÓLIA. 2013. (Congresso).

2.
Concórdia Ambiental - Biodiversidade e Sustentabilidade.Qualidade da água. 2010. (Simpósio).

3.
II Semana de estudos temáticos sobre gestão de recursos hídricos.Bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos. 2009. (Outra).

4.
XV Congresso Brasileiro de Toxicologia. AVALIAÇÃO DA INTOXICAÇÃO DOS TRABALHADORES DA CULTURA DA MAÇÃ POR AGROTÓXICOS ORGANOFOSFORADOS E CARBAMATOS EM FRAIBURGO, SANTA CATARINA. 2007. (Congresso).

5.
III Encontro Nacional de Química Ambiental.REMOÇÃO DE COMPOSTOS POLICÍCLICOS AROMÁTICOS POR MICROESFERAS DE QUITOSANA/PVA. 2006. (Encontro).

6.
III Encontro Nacional de Química Ambiental.QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DE CONSUMO CAPTADA EM MICROBACIA DE USO AGROPECUÁRIO E URBANO. 2006. (Encontro).

7.
XIV- ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL.Contaminação de águas subterrâneas por cobre, zinco e nitrato na sub-bacia do Lajeado dos Fragosos, Concórdia - SC. 2006. (Encontro).

8.
I Ciclo de palestras relacionadas a formação do pesquisador.Publicação Científica. 2003. (Outra).

9.
International Meeting on Polymers: synthesis, properties and applications. Preparation and characterization of chitosan/ poly(vinyl alcohol) microspheres containing copper(II) phthalocyanine tetrasulfonate. 1997. (Congresso).

10.
IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica.Superpapel a base de quitina e quitosana com polivinílicos. 1994. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STOLBERG, J.. II Encontro Regional de Química Industrial de Alimentos e I Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2005. (Outro).

2.
STOLBERG, J.. V Seminário de Desenvolvimento da Pesquisa. 2002. (Outro).

3.
STOLBERG, J.. V Seminário de Desenvolvimento da Pesquisa - Produção Docente. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Valter de Souza Andrade. Avaliação da intoxicação dos trabalhadores da cultura de maça por agrotóxicos organofosforados e carbamatos em Fraiburgo, SC. 2006. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado, . Orientador: Joni Stolberg.

2.
Elisangela Bini Dorigon. Qualidade das águas do rio Ditinho como manancial de abastecimento público do município de Xanxerê, SC. 2005. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado, . Orientador: Joni Stolberg.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ernani José Andreis. Qualidade da água dos poços tubulares da bacia do Lajeado dos Fragosos. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e análise ambiental) - Universidade do Contestado. Orientador: Joni Stolberg.

2.
LISABETE DE PRÁ FERRO. MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS COMO INDICADORES DE QUALIDADE DE ÁGUA: UMA REVISÃO. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ?LATO SENSU? EM BIOLOGIA, C) - Universidade do Contestado. Orientador: Joni Stolberg.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nádia da Silva. Caracterização e avaliação da ecotoxicidade de resíduo de indústrias de papelão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Joni Stolberg.

2.
Juliana Turatti. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE DEFUMAÇÃO DE SALAMES EM AGROINDÚSTRIAS DO ALTO URUGUAI CATARINENSE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química Industrial de Alimentos) - Universidade do Contestado Campus de Concórdia. Orientador: Joni Stolberg.

3.
ELIZANDRA CRISTINA KIRST. CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DE FONTES SUPERFICIAIS DE PROPRIEDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE ALTO BELA VISTA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento Re) - Universidade do Contestado Campus de Concórdia. Orientador: Joni Stolberg.

4.
MICHELE REINEHR NARDI. AVALIAÇÃO DA GENOTOXICIDADE DE DEJETOS SUÍNOS UTILIZANDO TRADESCANTIA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado Campus de Concórdia. Orientador: Joni Stolberg.

5.
Luana Stocco. QUANTIFICAÇÃO DE HIDROXIPROLINA EM LINGÜIÇAS FRESCAIS COMERCIALIZADAS NO ALTO URUGUAI CATARINENSE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química Industrial de Alimentos) - Universidade do Contestado Campus de Concórdia. Orientador: Joni Stolberg.

6.
MÁRCIA REGINA BORTOLOSSI POLETTO. INFLUÊNCIA DA PRESENÇA DE Pseudomonas aeruginosa NA ENUMERAÇÃO DE Escherichia coli NA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO ATRAVÉS DE MÉTODO CONVENCIONAL E MÉTODO RÁPIDO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química Industrial de Alimentos) - Universidade do Contestado Campus de Concórdia. Orientador: Joni Stolberg.

7.
Anderson Luis Moy. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DOS MANANCIAIS QUE ABASTECEM OS MUNICÍPIOS DO ALTO URUGUAI CATARINENSE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado Campus de Concórdia. Orientador: Joni Stolberg.

8.
MÁRCIA JANE RUCKS. GENOTOXICIDADE DAS ÁGUAS BRUTA E TRATADA DO RIO JACUTINGA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado. Orientador: Joni Stolberg.

9.
TATIANE NEIVA FELICIO. USOS E QUALIDADE DA ÁGUA EM COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA, SC. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado. Orientador: Joni Stolberg.

10.
ALEXANDRA VIOTT. QUALIDADE MICROBIOLOGICA E FÍSICO-QUÍMICA DE SALAMES TIPO COLONIAIS PRODUZIDOS NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI CATARINENSE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química Industrial de Alimentos) - Universidade do Contestado. Orientador: Joni Stolberg.

11.
ALEXANDRO CAROLLO. QUALIDADE DA ÁGUA DOS POÇOS TUBULARES DA REGIÃO RURAL DO MUNICÍPIO DE SEARA ? SC.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química Industrial de Alimentos) - Universidade do Contestado. Orientador: Joni Stolberg.

12.
Lucines Aparecida Bergamin. QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA NO PERÍMETRO URBANO DO MUNICÍPIO DE SEARA - SC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química Industrial de Alimentos) - Universidade do Contestado. Orientador: Joni Stolberg.

13.
Franciele Maltauro. PERFIL DO CONSUMO URBANO DE ÁGUA DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA-SC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado. Orientador: Joni Stolberg.

14.
LISABETE DE PRÁ FERRO. QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA PELA CASAN AO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA - SC. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado. Orientador: Joni Stolberg.

Iniciação científica
1.
Caroline Aparecida Matias. BIOSORÇÃO DE MICROPOLUENTES ORGÂNICOS UTILIZANDO MATERIAIS LIGNOCELULÓSICOS COM ORIGEM NA FLORESTA DE ARAUCÁRIA. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Rurais) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Joni Stolberg.

2.
CHEILA CRISTINA ANDRIONI e CLARICE HERPICH SANDRE. ESTADO TROFICO DA AGUA DO RIO DOS QUEIMADOS - SC. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Contestado, Fundo de Apoio a Pesquisa - UnC. Orientador: Joni Stolberg.

3.
Jean Prior. Remoção de cobre e zinco presentes em água utilizando microesferas de quitosana. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Contestado Campus de Concórdia, Fundo de Apoio a Pesquisa - UnC. Orientador: Joni Stolberg.

4.
Marcelo Luis Vivan. TRATAMENTO DE DEJETOS SUÍNOS ATRAVÉS DO SISTEMA DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Contestado Campus de Concórdia. Orientador: Joni Stolberg.

5.
Michele Nardi. Qualidade físico-química e microbiológica do rio Caçador, Seara - SC. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado, Governo do Estado de Santa Catarina. Orientador: Joni Stolberg.

6.
Tiago Xavier Salmon. EXTRAÇÃO DE MUTAGÊNICOS COM COLUNA DE QUITOSANA/ÁLCOOL POLIVINÍLICO CONTENDO FTALOCIANINA DE COBRE (II). 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Química Industrial de Alimentos) - Universidade do Contestado. Orientador: Joni Stolberg.

7.
NELISE JULIANE TRIQUES. QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA MINERAL NATURAL, SEM GÁS, COMERCIALIZADA NA REGIÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA-SC. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado, Fundo de Apoio a Pesquisa - UnC. Orientador: Joni Stolberg.

8.
VALMIR PAULO RENNER. AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E FISICO-QUÍMICA DA ÁGUA DE POÇOS TUBULARES PROFUNDOS DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA ? SC. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Química Industrial de Alimentos) - Universidade do Contestado, Fundo de Apoio a Pesquisa - UnC. Orientador: Joni Stolberg.

Orientações de outra natureza
1.
Jean Prior. RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. 2009. Orientação de outra natureza. (Engenharia Ambiental) - Universidade do Contestado. Orientador: Joni Stolberg.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Araldi, C. T.2011Araldi, C. T. ; BARP, E. A. ; Stolberg, J. ; ARMILIATO, N. ; TECHIO, V. H. ; CONCEICAO, L. ; TRIQUES, R. . Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente (GEMA): histórico e avaliação integrada da qualidade da água do rio dos Queimados. Documentos - Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves, v. 143, p. 73-82, 2011.



Outras informações relevantes


Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e Bacias Hidrográficas Contíguas - 2004/2006

Vice-presidente do Comitê de Gerencimento da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e Bacias Hidrográficas Contíguas - 2006/2008



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 4:05:34