Ofélia Alencar de Mesquita

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7436456163727979
  • Última atualização do currículo em 04/10/2017


Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará , especialista em Teoria da Comunicação e da Imagem e em Educação a Distância , mestra em Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e em Educação e doutora em Educação . É professora da Universidade Regional do Cariri cedida à Universidade Estadual do Ceará , coordenou o Projeto Banco Internacional de Objetos Educacionais - UFC Virtual e é membro do Comitê Avaliativo Editorial do projeto do Banco Internacional de Objetos Educacionais - UFC/MEC. Pesquisa sobre :educação a distância, educação em rede, mídias na educação e materiais didáticos digitais (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ofélia Alencar de Mesquita
Nome em citações bibliográficas
MESQUITA, O. A.;DE MESQUITA, OFÉLIA ALENCAR

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Ceará, centro de educação.
Av. Paranjana, 1700
Itaperi
60740-000 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 31019870


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Um modelo para elaboração de materiais didáticos para a educação a distância em rede a partir de critérios pedagógicos e comunicacionais, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: José Aires de Castro Filho.
Palavras-chave: materiais didáticos; Materiais didáticos, Educação a distância.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação a Distância.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A avaliação do processo de elaboração dos materiais didáticos para a educação a distância em rede,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: José Aires de Castro Filho.
Palavras-chave: Materiais didáticos, Educação a distância.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação a Distância.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2002
Mestrado em Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação.
Universidad Nacional de Educación a Distancia, UNED, Espanha.
Título: O papel comunicativo do material didático no campo da educação a distância: a realidade do necad,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Sara Osuna Acedo.
Palavras-chave: Materiais didáticos, Educação a distância.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2000
Especialização em Educação à Distância. (Carga Horária: 450h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Educação a Distância , um projeto institucional da Universidade Estadual do Ceará.
Orientador: Elizabeth Danzinato Rego.
1995 - 1996
Especialização em Teoria da Comunicação e da Imagem. (Carga Horária: 525h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Infovias e desenvolvimento da comunicação : um olhar sobre o programa do governo do Estado do Ceará.
Orientador: Silas de Paulo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1986 - 1990
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Extensão universitária em Curso do programa Intel® de Educação para o futuro. (Carga horária: 40h).
Fundação Bradesco, F.B, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Ambiente Virtual de Aprendizagem - EPROINFO. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Autor de mat.didatico para EaD. (Carga horária: 104h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Multiplicadores na utilização das NTIC na educação. (Carga horária: 100h).
Fundação Bradesco, F.B, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Mapeamento de informação:ferramenta para elabor....
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Minicurso Aspectos pedagógicos da Educação virtual.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Curso de Ciência e Tecnologia para Jornalistas. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1994 - 1994
Casa de Cultura Francesa - 1º semestre. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Comunicações verbais. (Carga horária: 100h).
Cursos de Legislação empresarial, IOB, Brasil.
1982 - 1982
Advanced I - Conversation.
INSTITUTO BRASIL - ESTADOS UNIDOS NO CEARÁ, IBEU-CE, Brasil.
1981 - 1981
The basic course - 12 quarters.
INSTITUTO BRASIL - ESTADOS UNIDOS NO CEARÁ, IBEU-CE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador


Instituto UFC Virtual, UFC VIRTUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: professora bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora
Outras informações
Professora tutora do curso de formação de tutores do Instituto UFC Virtual. Detalhamento: Capacitação de professores em EaD, promovido pelo Instituto UFC Virtual e pela UFPI. Duração de 180h/a e realizado de 27/04/2007 a 30/08/2007. Formação de tutores em EaD, promovido pelo Instituto UFC Virtual (4ª edição). Duração de 120h/a e realizado de 07/11/2007 a 18/02/2008. Formação de tutores em EaD, promovido pelo Instituto UFC Virtual (5ª edição). Duração de 120h/a e realizado de 29/04/2008 a 28/08/2008. Formação de tutores em EaD, promovido pelo Instituto UFC Virtual (6ª edição). Duração de 120h/a e realizado de 30/09/2008 a 08/02/2009. Formação de tutores em EaD, promovido pelo Instituto UFC Virtual (8ª edição). Duração de 120h/a e realizado de 10/08/2009 a 08/12/2009. Formação de tutores em EaD, promovido pelo Instituto UFC Virtual e UFMA. Duração de 120h/a e realizado de 25/11/2008 a 08/14/2009.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora bolsista
Outras informações
Componente equipe de transição didática do Centro de Produção de Materiais Didáticos do Instituto UFC Virtual


Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia UAB-UECE

Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora cedida
Outras informações
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação. Disciplinas Metodologia do Trabalho Cientifico Monografia I Monografia II Educação a Distância Ensino, Ciência da Computação, Nível: Pós-Graduação. 2º semestre de 2005 Metodologia da Pesquisa Científica no curso de Especialização em Informática Educativa

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora da Célula de Apoio Pedagógico
Outras informações
Coordenadora do Núcleo de Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Estágio e ACCs

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão SISU

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Comissão Revalidação Diplomas

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ensino, Ciências da Computação, Nível: Pós-Graduação. Especialização em Informatica Disciplina ministrada Metodologia da pesquisa cientifica

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação. Especialização em Formação de Formadores Disciplinas ministrada Novas tecnologias e formação de professores

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação. Especialização em Didática Disciplina ministrada Didática na educação a distância

Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora tutora
Outras informações
Tutora do Programa Especial de Formação Pedagógica, da Coordenadoria de Educação Continuada e a Distância. Desenvolveu atividades técnico pedagógicas no NECAD, como elaboração de materiais pedagógicos para EaD, elaboração de normas para curso lato-senso a distancia e organização de um curso a distância na Coordenadoria de Educação Continuada e a Distância, no período de 1999 a 2004. Ministrou o Seminário Introdutorio de Educação a Distancia do Curso de Formação de Professores do Ensino Fundamental em áreas específicas(1ª a 8ª séries) no município de Palhano, coordenado pela Coordenadoria de Educação Continuada e a Distância, NECAD/UECE, em 5 de julho de 2001, com carga horária de 8h/aula.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora orientadora
Outras informações
Ensino, Gestão Escolar Progestão, Nível: Especialização

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação. Programa de Formação de Professores do Ensino Fundamental em Áreas Específicas Disciplinas ministradas Seminário Introdutório de Educação a Distância Coordenou Curso de Formação de Professor-Autor para elaboração de material didático para EAD realizado pelo NECAD-UECE, de 9 de abril a 15 de maio de 2002.

Atividades

07/1999 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , centro de educação, .

Serviço realizado
Assessoria Técnica no Núcleo de Educação a Distância.

Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar IV, Carga horária: 40

Atividades

3/1995 - Atual
Direção e administração, Departamento de Línguas Estrangeiras, .

Cargo ou função
Coordenadora Executiva de Escritório da URCA em Fortaleza.


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Navegação hipermodal e aprendizagem
Descrição: Documentar e analisar práticas de navegação hipermodal em contextos de aprendizagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Mapeamento e análise das trilhas de navegação e leitura dos alunos em artefatos digitais, com conteúdos multimodais hipertextuais, de disciplinas de Letras e Matemática na modalidade EaD
Descrição: O grupo reúne pesquisadores e estudantes interessados na problemática do uso e da compreensão de novas linguagens em rede e de novos suportes tecnológicos em processos de ensino e aprendizagem. Os estudos situam-se a partir da problemática da transição paradigmática em curso da sociedade ?moderna? à ?pós-moderna? e, mais especificamente, entre ?textos impressos? e ?hipertextos? e as novas formulações híbridas e seus desdobramentos. O grupo investiga o uso (navegação, interação) e a compreensão (produções de sentido) dos usuários das linguagens e dos suportes tecnológicos utilizados em processos de ensino e de aprendizagem. Os interesses de pesquisa do grupo abrangem três níveis inter-relacionados: as linguagens em rede, os usos e a compreensão dos artefatos tecnológicos pelos usuários e o contexto das práticas de ensino e de aprendizagem. São temas de interesse do grupo: as formas de uso e de compreensão das linguagens em rede, em particular dos artefatos hipermodais em rede; a interação do usuário com as linguagens no ensino e aprendizagem; as questões de usabilidade das linguagens e artefatos; as práticas de navegação, leitura e apropriação crítica, pelos usuários, das linguagens e das estruturas hipertextuais e hipermodais contidas nos artefatos em rede; as possibilidades e limites dos usos dos artefatos hipermodais em rede nos processos pedagógicos; a proposição, elaboração e avaliação de artefatos hipermodais associados a processos de ensino e aprendizagem; a formação do educador para a compreensão e uso dos artefatos hipermodais nos processos pedagógicos; as metodologias, artefatos e softwares para a investigação e documentação da complexidade do objeto de estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Interação e Interatividade no uso de Tecnologias na Educação Presencial e a Distância
Descrição: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0089708PHRNUQZ - O grupo surge a partir do esforço consistente dos membros em investigar os processos de interação e interatividade no uso educacional das novas tecnologias de informação e comunicação. O termo interação implica relações intersubjetivas entre os sujeitos, bem como, comunicação e troca de conhecimento via rede telemática. Já o termo interatividade significa a relação entre o sujeito e uma máquina e está mais ligado a programas (educativos ou não) que dão algum feedback ao usuário. Pesquisadores do grupo desenvolvem estudos nas áreas de Educação a distância e Informática Educativa tendo publicado artigos em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais. Atuam em educação a distância na montagem e oferta de cursos a distância, criação de comunidades virtuais e projetos colaborativos. Diversos softwares educativos e projetos de pesquisa já foram desenvolvidos por pesquisadores do grupo e premiados pelo Ministério da Educação nas edições do PAPED em 2003, 2004 e 2005. O grupo participa de um intercâmbio internacional com as Universidades da Geórgia, de Utah nos EUA e a UNESP de Bauru, financiado pela FIPES e CAPES..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Ofélia Alencar de Mesquita - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Outra.
2003 - Atual
Tecnologias digitais na educação, interação e aprendizagem
Descrição: O grupo surge a partir do esforço consistente dos membros em investigar os processos de interação no uso educacional das tecnologias digitais. O termo interação implica relações intersubjetivas entre os sujeitos, bem como, comunicação e troca de conhecimento via rede telemática. Os Pesquisadores do grupo desenvolvem estudos nas áreas de Educação a distância e Informática Educativa tendo publicado artigos em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais. Atuam em educação a distância na montagem e oferta de cursos a distância, criação de comunidades virtuais e projetos colaborativos. Diversos softwares educativos e projetos de pesquisa já foram desenvolvidos por pesquisadores do grupo e premiados pelo Ministério da Educação nas edições do PAPED em 2003, 2004 e 2005. O grupo participa de um intercâmbio internacional com as Universidades da Geórgia, de Utah nos EUA e a UNICAMP, financiado pela FIPES e CAPES. Os pesquisadores do grupo são professores da Universidade Federal do Ceará, sendo que alguns deles vinculados aos Programas de Pós-graduação em Educação Brasileira e de Computação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Repositório Banco Internacional de Objetos Educacionais


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação a Distância.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE MESQUITA, OFÉLIA ALENCAR2017DE MESQUITA, OFÉLIA ALENCAR; CASTRO FILHO, JOSÉ AIRES ; SANTOS JUNQUEIRA RODRIGUES, EDUARDO . CIBERCONTEÚDOS EDUCATIVOS E SUA CONSTRUÇÃO EM REDE. NUANCES, v. 28, p. 44, 2017.

2.
CASTRO FILHO,J.A2008 CASTRO FILHO,J.A ; PEQUENO,M.C ; DAVID, P.B ; VIANA JUNIOR, G.S. ; SOUZA, C.F. ; MESQUITA, O. A. . Lingagens midiáticas e Comunicação em EaD. Em Aberto, v. v.22, p. 47-59, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
Guedes, Francisca Danielle ; LOSSIO, Ramona ; MESQUITA, O. A. ; ALENCAR, A.Z. . As interações pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem e a perspectiva vigotskyana. In: José Gerardo Vasconcelos; Renata Fovaris Diorio;Flávio José Moreira Gonçalves. (Org.). Tribuna de Vozes. Fortaleza: Edições UFC, 2011, v. , p. 511-524.

2.
Guedes, Francisca Danielle ; Jaguaribe, Renata Lopes ; MESQUITA, O. A. ; CASTRO FILHO,J.A . Ciberespaço e educação: a emergência do ciberprofessor. In: José Rogério Santana; José Gerardo Vasconcelos; Vânia Marilande Ceccato et al. (Org.). Inovações,cibercultura e educação. Fortaleza: Edições UFC, 2011, v. , p. 154-165.

3.
SOARES, Andrea. ; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. ; MESQUITA, O. A. . Multimídia como estímulo para o desenvolvimento das inteligências múltiplas. In: MORAES, Silvia Elizabeth. (Org.). Currículo e formação docente: um diálogo interdisciplinar. Campinas: Mercado de Letras, 2008, v. , p. -.

4.
MESQUITA, O. A.. Meios de Mediação na Educação a Distância. In: Lúcia Helena Fonsêca Granjeiro; Ofélia Alencar de Mesquita; João José Saraiva da Fonsêca; João Batista Lima Cavalcante. (Org.). Fundamentos Básicos da Educação a Distância. Fortaleza: Ed. UECE, 2004, v. , p. 28-34.

5.
MESQUITA, O. A.. Educação a Distância: Aspectos e História. In: Lúcia Helena Fonsêca Granjeiro; Ofélia Alencar de Mesquita; João José Saraiva da Fonsêca; João Batista Cavalcante. (Org.). Fundamentos Básicos da Educação a DistânciaLúcia. Fortaleza: Ed. UECE, 2004, v. , p. 19-27.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JUNQUEIRA, E. S. ; MESQUITA, O. A. . Materiais didáticos digitais em rede e aprendizagem: reflexões críticas em torno do conectivismo. In: 35ª Reunião Anual da ANPED, 2012, Porto de Galinhas. 35ª Reunião Anual da ANPED - Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI, 2012.

2.
MESQUITA, O. A.; MAIA, Silvania . A elaboração dos materiais didáticos para ead on line a partir das narrativas digitais. In: IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba. Comunidade, escola e tecnologia: entre o não ainda e o já passou, 2011.

3.
MESQUITA, O. A.. Materiais didáticos em transição: produção e uso nos contextos do ensino e da aprendizagem. In: IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba. IV Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: comunidade e tecnologia entre o não e o já passou, 2011.

4.
MESQUITA, O. A.; CASTRO FILHO,J.A ; Jaguaribe, Renata Lopes . Avaliação de aspectos hipermidiáticos nos materiais didáticos para educação a distância em rede. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010, São Cristovão. Educação e contemporaneidade, 2010.

5.
MESQUITA, O. A.. Materiais didáticos para a educação a distância on line: teias pedagógicas como referencial analítico. In: 2º Colóquio sobre Hipertexto, 2010, Fortaleza. 2º Colóquio Nacional sobre Hipertexto - CHIP: EaD em tela, 2010.

6.
Guedes, Francisca Danielle ; CASTRO FILHO,J.A ; MESQUITA, O. A. ; Duarte, Marcia . Planejamento e Elaboração de aulas com o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC): os recursos e ferramentas do Portal do Professor e do repositório Banco Internacional de Objetos Educacionais a favor do professor. In: XX SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, 2009, FLORIANOPOLIS. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. PORTO ALEGRE - RS: SBC, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Guedes, Francisca Danielle ; CASTRO FILHO,J.A ; MESQUITA, O. A. ; LOSSIO, Ramona ; ALENCAR, A.Z. ; VINHAS, Daniel . Objetos educacionais e seu processo avaliativo: um olhar sobre os requisitos pedagógicos baseado na experiência do projeto Banco Internacional de Objetos Educacionais. In: XX SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, 2009, FLORIANOPOLIS. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. PORTO ALEGRE - RS: SBC.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MESQUITA, O. A.. As novas tecnologias da informação e da comunicação. In: Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste, 2001, São Luís. Educação, Desenvolvimento Humano e Cidania, 2001. p. 462-463.

Apresentações de Trabalho
1.
Guedes, Francisca Danielle ; ALENCAR, A.Z. ; LOSSIO, Ramona ; VINHAS, Daniel ; CASTRO FILHO,J.A ; MESQUITA, O. A. . Objetos educacionais e seu processo avaliativo: um olhar sobre os requisitos pedagógicos baseado na experiência do projeto Banco Internacional de Objetos Educacionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CAVALCANTE, S.M. ; MESQUITA, O. A. ; SOARES, A. . Experiencia em EAD online na UECE: a percepcao dos educandos quanto à utilidade pedagógica do ambiente virtual de aprendizagem em práticas tutoriais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MESQUITA, O. A.. A dimensão do público e das mensagens na educação a distância em uma perpectiva comunicacional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MESQUITA, O. A.. Avaliando meios de informação, meios de comunicação e materiais didáticos em seus usos na educação a distância. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LIMA, Igor Rodrigues ; MESQUITA, O. A. . Avaliação Emancipatória. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MESQUITA, O. A.. Administradora da Plataforma Moodle do Programa Especial de Formação Pedagógica. 2010.

2.
CASTRO FILHO,J.A ; Guedes, Francisca Danielle ; MESQUITA, O. A. ; Duarte, Marcia . Planejamento e Elaboração de aulas com o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC): os recursos e ferramentas do Portal do Professor e do repositório Banco Internacional de Objetos Educacionais a favor do professor. 2009.

3.
MESQUITA, O. A.. Revisão de conteúdo e formação da cartilha Organismos Colegiados da Escola do Novo Milênio. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
MESQUITA, O. A.; MAIA, Silvania . Comunicação Educativa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
MESQUITA, O. A.. Sociedade da Informação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
MESQUITA, O. A.. Oficina de elaboração de material didático impresso para EaD. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MESQUITA, O. A.. Curso de Formação de professor-autor para elaboração de material didático para EAD.. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MESQUITA, O. A.. Participação em banca de Vanda Lúcia Pereira. Os recursos tecnológicos na SI e seu uso no contexto educacional. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARRETO, A. L. O.; ARAUJO, H. L. M. R.; MESQUITA, O. A.. Tecnologias Digitais em Educação e Educação a Distância. 2014. Universidade Estadual do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminario Nacional Comunicação, Cultura e Cidadania.A dimensão midiatizada e educomunicativa da educação a distância on line. 2010. (Seminário).

2.
XIX SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA NA EDUCAÇÃO.Participação como organizadora. 2008. (Simpósio).

3.
XVIII Encontro de Pesquisa Educacional das Regionais Norte e Nordeste - EPENN.A dimensão do público e das mensagens na educação a distancia em uma perspectiva comunicacional. 2007. (Encontro).

4.
Colóquio Internacional de formação de professores e tecnologias a distãncia.Colóquio Internacional de formação de professores e tecnologias a distância. 2001. (Encontro).

5.
I Congresso Internacional de Telemática na Educação e do VII Encontro Nacional do ProInfo. I Congresso Internacional de Telemática na Educação e do VII Encontro Nacional do Pro Info. 2001. (Congresso).

6.
Mapeamento de Informação: Ferramenta para a Elaboração de Texto Didático, Hipertexto e Hipermídia para a Educação a Distância.Mapeamento de Informação: Ferramenta para a Elaboração de Texto Didático, Hipertexto e Hipermídia para a Educação a Distância. 2001. (Outra).

7.
VIII Congresso Internacional de Educação a Distância. VII Congresso Internacional de Educação a Distância. 2001. (Congresso).

8.
XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regionais Norte e Nordeste - EPENN.XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste - EPENN. 2001. (Encontro).

9.
Educação, Poder e Cidadania.Seminário de Educação 2000 Educação, Poder e Cidadania. 2000. (Seminário).

10.
Encontro para a intercomunicação em educação a distância.Encontro para a intercomunicação em educação a distância. 2000. (Encontro).

11.
Encontro Pedagógico do NECAD.ENCONTRO PEDAGÓGICO. 2000. (Encontro).

12.
Wise'99.Workshop Internacional sobre Educação Virtual. 1999. (Simpósio).

13.
Curso de Ciência e Tecnologia para Jornalistas.Ciência e tecnologia para jornalista. 1996. (Oficina).

14.
X Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa.A comunicação no Terceiro Milênio. 1996. (Encontro).

15.
III Congresso Brasileiro de Ensino de Comunicação. III Congresso Brasileiro de Ensino de Comunicação. 1993. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEQUENO,M.C ; CASTRO FILHO,J.A ; MESQUITA, O. A. ; Guedes, Francisca Danielle ; DAVID, P.B ; Duarte, Marcia ; LOSSIO, Ramona ; ALENCAR, A.Z. . XIX SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA NA EDUCAÇÃO. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Antonio Cyrle Correia Máximo. Gestão democrática e participativa: a função do colegiado na vida escolar. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Estadual de Santa Catarina. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

2.
Luiza Ribeiro Paz. A responsabilidade da comunidade na gestão escolar. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Estadual de Santa Catarina. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

3.
Maria do Socorro Magalhães Marques. Gestão democrática e participativa como instrumento essencial para a construção de uma escola pública de qualidade. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Estadual de Santa Catarina. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

4.
Maria Lúcia Teixeira de Meneses. Como o aluno do ensino médio de uma escola pública cearense percebe o trabalho do professor e a repercussão da escola em sua vida profissional. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Estadual de Santa Catarina. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

5.
Maria Tereza Esteves Araripe. Avaliação: um instrumento de aprendizagem. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Estadual de Santa Catarina. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

6.
Orlando Medeiros dos Santos. Gestão de recursos financeiros : uma proposta de auto-sustentabilidade. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Estadual de Santa Catarina. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

7.
Otacílio de Sá Pereira Bessa. Um estudo sobre a realidade do ensino de terceiro turno. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Estadual de Santa Catarina. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

8.
Rosa Malena Rodrigues de Lima. O sistema educacional e as dificuldades de aprendizagem. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Estadual de Santa Catarina. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Patrícia de Sousa Silva. O uso das tecnologias digitais em debate: a utilização do laboratório de informática e a formação de professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

2.
Brenda Camila Silva de Aguiar. A presença da escrita virtual em textos escolares não virtuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

3.
Joseni Fernandes Caminha. A televisão como recurso pedagógico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

4.
Rakelle Peixoto Sampaio. O perfil do professor na educação a distância. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

5.
Danielly Rodrigues da Silva. A interação na educação a distância via Internet. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

6.
Camila Silva Castelo Branco. Pedagogia empresarial: a atuação do pedagogo no setor de treinamento e capacitação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

7.
Ana Paula Silva Ferreira. Educação ambiental nas séries: um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

8.
Rafaele de Oliveira dos Santos. Inteligencia emocional e formação de um homem integral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

9.
Danielle Mayara Oliveira. Educação: mitos e realidade sobre a atuação nos recursos humanos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

10.
Viviane Araujo Frota. Inclusão do deficiente na escola Padre Rocha. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

11.
Vivian Kelly Santiago Ribeiro de Oliveira. Contribuição do professor para o desenvolvimento da escrita na educação dos portadores de paralisia cerebral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

12.
Gardenia Bastos de Lima. A importância da orientação sexual para adolescentes nas escolas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

13.
Carlos Antonio de Morais. A informatica educativa na concepção dos professores da Escola Municipal Gustavo Barroso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

14.
Karizia Francisca de Sousa Alves. Tutoria no programa especial de formação pedagógica da UECE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

15.
Nadir do Amaral Sampaio. O processo de inclusão de deficientes auditivos na escola regular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

16.
Elizabete de Andrade Cezimbre. A fábula e sua contribuição para o desenvolvimento da leitura na formação docente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

17.
Virginia Moura Garcia. Inteligência emocional e ação docente: contribuições para a prática docente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

18.
Gerlândia Alves de França. Didática para Informática Educativa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

19.
Francisca Tatiana Alves de Souza. Principais aspectos da psicomotricidade e o método Teacch no aprendizado de crianças autistas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

20.
Ana Clecia Lima Costa. Dificuldades na formação de professores e seus reflexos nos LIEs. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

21.
Márcia de Mesquita Alves. A formação do pedagogo para a docência com a tecnologias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

22.
Regiane Costa Barbosa. Televisão educativa: uma anãlise sobre o telensino no Ceará. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

23.
Caroline Maria Silva. Sistema de avaliação das 3ª e 4ª séries da escola municipal de ensino fundamental Bárbara de Alencar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

24.
Carolina Porto Aragão. Inteligências múltiplas: práticas educacionais em novos espaços. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

25.
Clécio Moreira Aguiar. O pedagogo empresarial no Âmbito dos treinamentos: a realidade do CETREDE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

26.
Ana Karina de Almeida Gomes. As práticas pedagógicas dos professores de jovens e adultos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

27.
Luiz Carlos Rodrigues Junior. A docência do processo de reforço. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

28.
Alexandra Mara Lima. Importância da Leitura e Escrita na concepção de letramento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

29.
Linda Pamela Mota Neres. Sindrome de Down na escola inclusiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

30.
Romulo Cesar Mourão Rodrigues Junior. Educação de surdos: uma inclusão necessária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

31.
José Wellington XImenes Saboia. Brincando também se aprende. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

32.
Grissiele Sampaio Santos. Cognição e Moralidade nas crianças em idade escolar de acordo com a teoria de Piaget. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

33.
Ana Flavia Cortez de Castro. Dificuldades de aprendizagem envolvidas no processo de leitura e escrita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

34.
Flaviano José Cavalcante Lima. O computador como auxiliar da prática docente na aprendizagem do ensino fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

35.
Luiza Karoline de Oliveira. Educação a distância: caminhos e descaminhos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

36.
Maria Lucimeire Martins da Silva. Informática educativa: reflexões sobre a atuação e a formação docente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

37.
Regina Célia Matos Moura. Gestão Participativa na escola: estratégias para envolver os colaboradores. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

38.
Geison Lazaro Pereira. Dinâmica de grupo e sua influencia nas escolas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

39.
Charlene de Sousa Oliveira. O papel do professor na informática educativa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

40.
Rachel de Souza Carvalho. Trabalhando a informática educativa através de projetos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

41.
Lívia Paiva Menezes. Jogos e brinquedos na educação infantil: a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem de crianças de 0 a 6 anos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

42.
Geucilene Neves dos Santos. Formação de professores em informática educativa: uma experiência do NTE de Fortaleza. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

43.
Edilson Ferreira Lima. Educação de jovens e adultos: a realidade do projeto SESC LER. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

44.
Juliana de Souza Vasconcelos. Ação educativa com crianças portadoras de deficiência auditiva. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

45.
Soraida Maria de Andrade Xavier. Aquisição da leitura e escrita em crianças com dificuldade de aprendizagem: uma perspectiva construtivista. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

46.
Maria Aldira Queiroz de Araújo. O lúdico como facilitador da aprendizagem infantil de três a seis anos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

47.
Emanuelle Lima Verde de Lavor. A importância da psicomotricidade para a aprendizagem infantil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

48.
Sandra Maria de Lima Sá Pires. O processo de socialização no maternal I - uma visão dos atores envolvidos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

49.
Veronica da Silva Pires. O lúdico na pré-escola: um enfoque da aprendizagem. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

50.
Danielle Alessandra de Vasconcelos Bruno. A contribuição do lúdico para o desenvolvimento da aprendizagem infantil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

51.
Monica de Souza Mesquita. A teoria das inteligências múltiplas e suas implicações para o século XXI. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

52.
Ricardo Silva de Oliveira. O desenvolvimento psicomotor da criança e sua imagem corporal. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

53.
Andrea Rodrigues Aguiar. O mundo dos jogos como facilitador da aprendizagem. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

54.
Andrea Alencar Chaves. A arte de brincar em crianças entre 4 e 7 anos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

55.
Julio Cesar de Moraes Soares. Educação ambiental e conscientização. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

56.
Ana Regia Vieira da Silva. A importância da utilização dos jogos na educação infantil para a inclusão das crianças na sociedade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.

57.
Maria Solange D. Myrela Cunha Vieira. A atuação do professor no desenvolvimento da linguagem oral infantil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Ofélia Alencar de Mesquita.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MESQUITA, O. A.; MAIA, Silvania . Comunicação Educativa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
MESQUITA, O. A.. Sociedade da Informação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Outras informações relevantes


Atuei como bolsista do CNPQ de 01/1994 a 12/1994.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 10:51:33