Johnny Menezes Alvarez

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  • Última atualização do currículo em 18/07/2017


Possui Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor Associado I do Instituto de Psicologia (IPS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área dos processos psicológicos e suas variações culturais. Participa do Projeto "Encontro de Saberes na UFF" que busca incluir os saberes e fazeres das Populações tradicionais nos espaços acadêmicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Johnny Menezes Alvarez
Nome em citações bibliográficas
ALVAREZ, J. M.;ALVAREZ, JOHNNY

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.
Campus do Gragoatá - Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, Blocos N e O
São Domingos
24210-201 - Niteroi, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26292918
URL da Homepage: http://www.ichf.uff.br/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O aprendizado da capoeira Angola como um cultivo na e da tradição, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Virginia Kastrup.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: capoeira angola; aprendizagem; Tradição; Cultivo.
Grande área: Ciências Humanas
1996 - 1999
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: por um construtivismo radical: a cognição e o tempo a partir da epistemologia genética e da biologia da autopoiese,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: virginia kastrup.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: construtivismo; Autopoiese; epistemologia genetica; tempo.
Grande área: Ciências Humanas
1990 - 1995
Graduação em psicologia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mudança de Unidade na UFF. Saída do departamento de Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras para o Departamento de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia em Niterói-RJ. Mudança por VACÂNCIA devido a aprovação em outro concurso

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Humanidades e Saúde - EGH - UFF/Rio das Ostras, .

01/2015 - Atual
Direção e administração, Coordenação do curso de Psicologia da UFF, .

Cargo ou função
Vice coordenador de curso.
03/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Psicologia - IPSi - UFF, .

Cargo ou função
Membro efetivo do Nucleo Docente Estruturante do curso de Psicologia UFF.
04/2009 - Atual
Ensino, psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cognição e coletivos
Epistemologia e História da Psicologia
Linguagem
Teorias e Sistemas Psicológicos I
Ameríndios e Subjetividades Nativas
02/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Instituto de Psicologia - IPSi - UFF, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do projeto de Extensão " Educação Patrimonial em Oriximiná-PA: Processos coletivos de ensino e aprendizagem" com finaciamento PROEX/UFF.
02/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Instituto de Psicologia - IPSi - UFF, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão VII Semana de Psicologia na UFF.
01/2013 - 01/2014
Extensão universitária , INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA, .

Atividade de extensão realizada
Coorientação de 11 bolsistas de Extensão.
03/2012 - 12/2012
Extensão universitária , POLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DS OSTRAS, .

Atividade de extensão realizada
Pesquisador de campo (Oriximiná-PA).
03/2010 - 6/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, POLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DS OSTRAS, Faculdade Federal de Rio das Ostras.

Cargo ou função
Representante eleito dos professores do RIR no colegiado da Faculdade Federal de Rio das Ostras.
08/2009 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, POLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DS OSTRAS, Curso de Psicologia.

Cargo ou função
Representante docente no colegiado do curso de psicologia.
03/2011 - 12/2011
Extensão universitária , POLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DS OSTRAS, .

Atividade de extensão realizada
Pesquisador colaborador.

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar III, Carga horária: 20

Atividades

10/2001 - 03/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizagem e Memória
Introdução a Psicologia
Motivação e emoção
Pensamento e Linguagem
Psicologia da Percepção
Psicologia Geral
Teorias e sistemas Psicológicos I - Psicologia Clássica
Teorias e Sistemas Psicológicos III - Cognitivismo

Faculdades Integradas Maria Thereza, FAMATH, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor assistente

Atividades

8/1997 - 2/2002
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral I (sensação e percepção)
Psicologia Geral II (Aprendizagem e memória)
Psicologia Geral III (Pensamento e inteligência)
Metodos e tecnicas em psicologia
Epistemologia
2/1999 - 2/2000
Outras atividades técnico-científicas , Colegiado do Curso de Psicologia, Colegiado do Curso de Psicologia.

Atividade realizada
colegiado do curso de psicologia.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações
PROFESSOR SUBSTITUTO

Atividades

2/2002 - 2/2003
Ensino, Formação de Professores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II

Instituto de psicologia da UFRJ, IP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador
Outras informações
Grupo de Pesquisa COGNIÇÃO E SUBJETIVIDADE: A DIMENSÃO ÉTICA DA INVENÇÃO DE SI E DO MUNDO, Coordenado Pela Profª Drª Virgínia Kastrup do Instituto de Psicologia da UFRJ. Projeto vinculado a CNPq.

Atividades

12/2005 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Pos-graduação em Psicologia, .

03/2001 - 02/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Pos-graduação em Psicologia, .


Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador
Outras informações
Pesquisador convidado para o "Inventário para registro e salvaguarda da Capoeira como patrimônio Cultural do Brasil" proposto pelo Departamento de Patrimônio Imaterial - DPI do IPHAN/DF e Ministerio da Cultura. Realizado pelo museu da republica - RJ. Coordenado pelos profº Wallace de Deus e Maurício Barros de Castro.

Atividades

09/2006 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Representação Rio de Janeiro, .



Linhas de pesquisa


1.
Inventario e Registro para Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasileira

Objetivo: Pesquisa e Registro dos principais movimentos da capoeira nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Realizamos um levantamento da história da capoeira, seus modos de trasmissão e cultivo, seus diversos grupos e suas práticas. Foi produzido o registro dessa tradição brasileira, no formatdo de um dossiê, que será encaminhado pelo IPHAN aos principais orgões públicos competentes para implementação de políticas públicas de Salvaguarda da Capoeira como Patrimonio da cultura brasileira..
2.
COGNIÇÃO E SUBJETIVIDADE: A DIMENSÃO ÉTICA DA INVENÇÃO DE SI E DO MUNDO

Objetivo: Estudar experiencias da cognição, destacando os aspectos Éticos resultantes do entendimento da cognição como um processo de invenção dos polos cognitivos (sujeito e Objeto)..
Palavras-chave: Subjetividade; Invenção; Ética; Cognição.
3.
Cognição Inventiva: experiências artísticas, processos coletivos e produção de subjetividade

Objetivo: Estudar expereincias cognitivas enfatizando o aspecto inventivo, artístico e coletivo de construção e produção de subjetividades..
Palavras-chave: Cognição; experiência; Subjetividade; experiência artística; coletivo.
4.
Vice-líder do grupo de pesquisa Etnoeducação, cultura e patrimônio

Objetivo: Desenvolver, congregar e articular pesquisas, pesquisadores e/ou instituições interessadas em investigar temas, experiências e objetos relacionados ao campo da memória, do patrimônio cultural, das narrativas e dos processos de aprendizagem numa perspectiva multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais em especial da Antropologia, da Psicologia, da Filosofia, da Educação e das Artes. Estabelecer um diálogo entre distintas áreas de conhecimento e da ação cultural e artística que possibilitem a produção de reflexões teóricas, metodológicas e epistemológicas inovadoras sobre processos de práticas culturais, seus saberes e fazeres, seus modos de ensino e aprendizagem e suas formas de organizações socias e políticas..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Etnoeducação; CULTURA; PATRIMÔNIO.
5.
Linha de Pesquisa: Etnoeducação, processos coletivos de aprendizagem, narrativas e memórias

Objetivo: Pesquisar relações entre aprendizagem, memória e narrativas coletivas no contexto dos saberes e fazeres comunitários. Documentar, acompanhar e analisar processos próprios de aprendizagem nas comunidades indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais, na interface entre a educação tradicional e a educação escolar. Refletir sobre processos de formação circular autônoma e interdisciplinar do grupo de pesquisa/intervenção vinculado às experiências de etnoeducação em comunidades de aprendizagem..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Palavras-chave: aprendizagem coletiva; Narrativas; Memória; alteridade.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Educação Patrimonial em Oriximiná-PA: Processos coletivos de ensino e aprendizagem
Descrição: Essa ação se articula ao Programa Educação Patrimonial em Oriximiná/PA (PROEXT/2016), desenvolvido no âmbito do RAE e IPSi. Integrado por docentes e alunos da UFF de diferentes cursos, o programa vem se desenvolvendo desde 2008, como ação de Extensão em Oriximiná. Caracteriza-se por ações articuladas e processuais que se efetivam na interface entre a educação, a Cultura local e a Etnografia em Oriximiná/PA. O programa promove a interação entre saberes locais e acadêmicos e tem viabilizado uma perspectiva formadora tanto dos educandos quanto dos educadores, numa atenção circular da formação. A principal linha de ação se dá através de pesquisa-intervenção de construção coletiva da metodologia que vem sendo denominada ?Etnoeducação?. De caráter transdisciplinar, agrega contribuições de diversos saberes num atravessamento com áreas acadêmicas (Antropologia, Psicologia, Educação) e os saberes locais que habitam o cotidiano dos atores de Oriximiná-PA. Interessados em acompanhar este processo rico de aprendizagem coletiva e heterogênea propomos no presente projeto continuar nossa busca por uma reflexão sobre nossas práticas que se dão no trabalho de campo em Oriximiná e em nossos encontros de equipe. Assim, propomos acompanhamento sistemático dos processos coletivos de ensino aprendizado que vem ocorrendo. Daremos com isso suporte teórico e pratico no acompanhamento da principal atividade de extensão do Programa 'Educação Patrimonial' em 2017: Realização de uma Pós graduação lato sensu com os professores e gestores da Educação e Cultura de Oriximiná-PA. Este projeto de extensão está vinculado a um dos eixos de sustentação da especialização: O eixo ?metodologias de pesquisa e intervenção?..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Johnny Menezes Alvarez - Coordenador / Mônica Roza - Integrante / Rejane de Mattos Moreira - Integrante / Estela cardoso - Integrante.
2016 - 2016
Educação Patrimonial em Oriximiná-PA: Processos Coletivos de Ensino e Aprendizagem
Descrição: Essa ação se articula ao Programa Educação Patrimonial em Oriximiná/PA (PROEXT/2016), desenvolvido no âmbito do RAE e IPSi. Integrado por docentes e alunos da UFF de diferentes cursos, o programa vem se desenvolvendo desde 2008, como ação de Extensão em Oriximiná. Caracteriza-se por ações articuladas e processuais que se efetivam na interface entre a educação, a Cultura local e a Etnografia em Oriximiná/PA. O programa promove a interação entre saberes locais e acadêmicos e tem viabilizado uma perspectiva formadora tanto dos educandos quanto dos educadores, numa atenção circular da formação. A principal linha de ação se dá através de pesquisa-intervenção de construção coletiva da metodologia que vem sendo denominada ?Etnoeducação?. De caráter transdisciplinar, agrega contribuições de diversos saberes num atravessamento com áreas acadêmicas (Antropologia, Psicologia, Educação) e os saberes locais que habitam o cotidiano dos atores de Oriximiná-PA. Interessados em acompanhar este processo rico de aprendizagem coletiva e heterogênea propomos no presente projeto continuar nossa busca por uma reflexão sobre nossas práticas que se dão no trabalho de campo em Oriximiná e em nossos encontros de equipe. Assim, propomos acompanhamento sistemático dos processos coletivos de ensino aprendizado que vem ocorrendo. Daremos com isso suporte teórico e pratico no acompanhamento da principal atividade de extensão do Programa 'Educação Patrimonial' em 2016: Realização de uma Pós graduação lato sensu com os professores e gestores da Educação e Cultura de Oriximiná-PA. Este projeto de extensão está vinculado a um dos eixos de sustentação da especialização: O eixo ?metodologias de pesquisa e intervenção?..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Johnny Menezes Alvarez - Coordenador / Mônica Roza - Integrante / Estela cardoso - Integrante.
2016 - 2016
Etnoeducação em Oriximiná-PA: narrativas e alteridades
Descrição: Essa ação se articula ao Programa Educação Patrimonial em Oriximiná/PA (PROEXT 2016), desenvolvido no âmbito do Instituto de Humanidades e Saúde (IHS) e do Instituto de Psicologia (IPSi). Realizado por docentes e alunos da UFF de diferentes cursos, o Programa teve inicio em 2008 em Oriximiná. Caracteriza-se por ações articuladas e processuais que se efetivam na interface entre a Educação, Cultura e a Etnografia. A principal linha de ação se inscreve através de pesquisa intervenção de construção coletiva como metodologia que vem sendo denominada Etnoeducação. O principal objetivo desse projeto é planejar e exercitar atividades que deem sustentação aos conteúdos e metodologias trabalhadas nas disciplinas do eixo ?Modos de expressão? do projeto de pós graduação Lato Sensu: Especialização em Etnoeducação. Buscaremos continuar a elaborar, junto com os diversos atores, estratégias de criação de narrativas plurais por meio das experiências de campo (grupos de estudos, disciplinas da pós e atividades nas comunidades escolares), que incluam as singularidades e os contextos locais. Assim, o presente projeto visa instrumentalizar os participantes do Programa de Extensão para construir formas sólidas e singulares de narrativas do outro a partir da polifonia, dialogia e os múltiplos sentidos que atravessam nossa pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Johnny Menezes Alvarez - Coordenador / Rejane de Mattos Moreira - Integrante / Matheus H. Bou Maroun - Integrante.
2015 - 2015
Etnoeducação em Oriximiná-PA: Narrativas e alteridades
Descrição: Essa ação se articula ao Programa Educação Patrimonial em Oriximiná/PA, desenvolvido no âmbito do RAE e do Instituto de Psicologia (IPSi). Realizado por docentes e alunos da UFF de diferentes cursos, o Programa teve inicio em 2008 em Oriximiná. Caracteriza-se por ações articuladas e processuais que se efetivam na interface entre a Educação, Patrimônio e a Etnografia, em Oriximiná/PA. A principal linha de ação se inscreve através de 'pesquisa-intervenção de construção coletiva' como metodologia que vem sendo denominada ?etnoeducação patrimonial?. Interessados em acompanhar este processo rico de aprendizagem coletiva e heterogênea propomos no presente Projeto continuar nossa busca por uma reflexão sobre nossas práticas que acontecem no campo em Oriximiná e em nossos encontros de equipe. Assim, propomos um estudo sistemático de nossas produções textuais feitas até hoje (diários de campo, textos de divulgação e das três publicações desenvolvidas pelo Programa - Cadernos de Cultura e Educação para o Patrimônio vol 1, 2 e 3). Pretendemos ainda, criar e construir, através de oficinas de escrita, narrativas que estejam abertas aos discursos e suas alteridades. Um de nossos principais objetivos é elaborar, junto com os diversos atores, uma pesquisa-intervenção coletiva e plural, visando possibilitar narrativas plurais das experiencias de campo, sem que estas percam suas singularidades e contextos locais. Assim, o presente projeto visa instrumentalizar os participantes do Programa de Extensão para construir formas sólidas e singulares de narrativas do outro a partir da polifonia, dialogia e os múltiplos sentidos que atravessam nossa pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Johnny Menezes Alvarez - Coordenador.Financiador(es): Pró Reitoria de Extensão da UFF - Bolsa.Número de orientações: 1
2015 - 2015
VIII Semana de Psicologia
Descrição: A VIII Semana do Curso de Psicologia cumpre a exigência do projeto pedagógico do curso. É o evento anual que reúne todos os envolvidos na graduação de psicologia, sendo realizado com espírito aberto aos debates, discussões e reflexões críticas que levem à atualização e melhoria do curso e da profissão. Objetiva, a partir do que se desenvolve nos conteúdos das disciplinas, grupos de estudo, pesquisa e extensão, avaliar sua dimensão, o alcance de seus propósitos, corrigir falhas e omissões (curriculares), assim como corrigir possíveis excessos que dependam do corpo docente. Efeito de uma construção coletiva, o evento tem viabilizado a comunicação necessária e indispensável entre membros do corpo docente e discente do curso, possibilitando trocas de experiências que acionam as produções científicas da área. Estando aberto a todos os tipos de atividade acadêmica, a VIII Semana do Curso de Psicologia deve contemplar basicamente: I - Apresentação e exposição da produção do corpo docente (pesquisas e extensões). II - Apresentação e exposição da produção do corpo discente. III - Atualização da ação do futuro psicólogo e dos mais recentes temas abrangidos pela psicologia convidando especialistas de cujo corpo docente carece. IV - Realização de atividades abertas à comunidade, tais como mini cursos, grupos de estudo, rodas de conversas entre outras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Johnny Menezes Alvarez - Coordenador.Financiador(es): Pró Reitoria de Extensão da UFF - Bolsa.Número de orientações: 1
2015 - 2015
Educação Patrimonial em Oriximiná-PA: Processos coletivos de ensino e aprendizagem
Descrição: Essa ação se articula ao Programa Educação Patrimonial em Oriximiná/PA, desenvolvido no âmbito do RAE e do Instituto de Psicologia. Realizado por docentes e alunos da UFF de diferentes cursos, o Programa teve inicio em 2008 em Oriximiná. Caracteriza-se por ações articuladas e processuais que se efetivam na interface entre a educação, o patrimônio e a etnografia em Oriximiná/PA. O programa promove a interação entre saberes locais e acadêmicos e tem viabilizado uma perspectiva formadora tanto dos educandos quanto dos educadores, numa atenção circular da formação. A principal linha de ação se dá através de pesquisa-intervenção de construção coletiva da metodologia que vem sendo denominada ?etnoeducação patrimonial?. De caráter transdisciplinar, agrega contribuições de diversos saberes num atravessamento com áreas acadêmicas (Antropologia, Psicologia, Educação) e os saberes locais que habitam o cotidiano dos atores de Oriximiná-PA. Interessados em acompanhar este processo rico de aprendizagem coletiva e heterogênea propomos no presente projeto continuar nossa busca por uma reflexão sobre nossas práticas que se dão no campo em Oriximiná e em nossos encontros de equipe. Assim, propomos acompanhamento sistemático dos processos coletivos de ensino aprendizado que vem ocorrendo. Faremos entrevistas abertas com os integrantes atuais e antigos, buscando compreender em que medida alcançamos nossos ideais de formação: autonomia, transversalidade, privilégio da experiência e dos processos e por fim aprender com e não sobre..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Johnny Menezes Alvarez - Coordenador.Financiador(es): Pró Reitoria de Extensão da UFF - Bolsa.Número de orientações: 1
2015 - Atual
Educação Patrimonial em Oriximiná-PA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Adriana Russi Tavares de Mello em 11/02/2015.
Descrição: O Programa de Educação Patrimonial em Oriximiná é uma ação extensionista da Universidade Federal Fluminense - UFF - realizado desde 2008. Integra docentes e discentes de diversas áreas do conhecimento além de representantes de outras instituições e universidades. O programa caracteriza-se Por ações continuadas em Oriximiná/PA que articulam memória e identidade; patrimônio cultural e educação. Em 2013 pretendemos dar prosseguimento às ações dos projetos pilotos realizados em 2012. Assim a etapa de 2013 mantém a formação continuada de professores/pesquisadores cujo eixo central é o patrimônio cultural local e seu desdobramento no ambiente escolar. Dessa forma, queremos consolidar o protagonismo dos educadores da rede pública do município paraense..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Johnny Menezes Alvarez - Integrante / Mônica Roza - Integrante / Adriana Russi - Coordenador / Rejane de Mattos Moreira - Integrante / Mariana Paladino - Integrante / Daniel Arruda Nascimento - Integrante.Financiador(es): PROEXT-MEC-SESu - Auxílio financeiro.
2014 - 2014
Educação Patrimonial em Oriximina-PA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Adriana Russi Tavares de Mello em 11/02/2015.
Descrição: O Programa de Educação Patrimonial em Oriximiná é uma ação extensionista da Universidade Federal Fluminense - UFF - realizado desde 2008. Integra docentes e discentes de diversas áreas do conhecimento além de representantes de outras instituições e universidades. O programa caracteriza-se Por ações continuadas em Oriximiná/PA que articulam memória e identidade; patrimônio cultural e educação. Em 2013 pretendemos dar prosseguimento às ações dos projetos pilotos realizados em 2012. Assim a etapa de 2013 mantém a formação continuada de professores/pesquisadores cujo eixo central é o patrimônio cultural local e seu desdobramento no ambiente escolar. Dessa forma, queremos consolidar o protagonismo dos educadores da rede pública do município paraense..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Johnny Menezes Alvarez - Integrante / Mônica Roza - Integrante / Adriana Russi - Coordenador / Adolfo Neves de Oliveira Júnior - Integrante / Rejane de Mattos Moreira - Integrante.
2014 - 2014
VII Semana de Psicologia da UFF
Descrição: A VII Semana do Curso de Psicologia cumpre a exigência do projeto pedagógico do curso. É o evento anual que reúne todos os envolvidos na graduação de psicologia, sendo realizado com espírito aberto aos debates, discussões e reflexões críticas que levem à atualização e melhoria do curso. Objetiva, a partir do que se desenvolve nos conteúdos das disciplinas, avaliar sua dimensão, o alcance de seus propósitos, corrigir falhas e omissões (curriculares), assim como corrigir possíveis excessos que dependam do corpo docente. Efeito de uma construção coletiva, o evento tem viabilizado a comunicação necessária e indispensável entre membros do corpo docente e discente do curso, possibilitando trocas de experiências que acionam as produções científicas da área. Estando aberto a todos os tipos de atividade acadêmica, a VII Semana do Curso de Psicologia deve contemplar basicamente: I - Apresentação e exposição da produção do corpo docente (pesquisas e extensões). II - Apresentação e exposição da produção do corpo discente. III - Atualização da ação do futuro psicólogo e dos mais recentes temas abrangidos pela psicologia convidando especialistas de cujo corpo docente carece. IV - Realização de atividades abertas à comunidade, tais como mini cursos, grupos de estudo, rodas de conversas entre outras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Johnny Menezes Alvarez - Coordenador.Financiador(es): Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminenese - Bolsa.
2014 - 2014
Educação Patrimonial em Oriximiná-Pa: Processos coletivos de ensino e aprendizagem
Descrição: Desde 2008 o programa de 'educação Patrimonial em Oriximiná-PA' caracteriza-se por ações articuladas e processuais que se dão na interface entre a educação, o patrimônio e a etnografia em Oriximiná/PA. Desde 2011 o programa recebe financiamento do PROEXT- MEC/SESu imprescindível para a sustentação de um programa de caráter de médio/longo prazo que visa a formação continuada e autônoma dos sujeitos envolvidos nas ações futuras. O programa promove a interação entre saberes locais e acadêmicos e tem viabilizado uma perspectiva formadora tanto dos educandos quanto dos educadores, numa atenção circular da formação. A principal linha de ação se dá através de uma pesquisa-intervenção de construção coletiva da metodologia que vem sendo denominada ?etnoeducação patrimonial?. De caráter transdisciplinar, agrega contribuições de diversos saberes num atravessamento com áreas acadêmicas (Antropologia, Psicologia, Educação) e os saberes locais que habitam o cotidiano dos atores de Oriximiná-PA. Interessados em acompanhar este processo rico de aprendizagem coletiva e heterogênea propomos no presente Projeto um olhar reflexivo sobre as praticas coletivas de ensino aprendizado que o programa acima mencionado vem desenvolvendo ao longo dos anos. Um projeto em que a metodologia se baseia no acompanhamento sistemático dos processos de formação é fundamental termos atores que se ocupem deste olhar para dentro do grupo. Estes 'olhares reflexivos' pautarão nossas atividades, fomentando a pesquisa, o arquivo e quando possível a intervenção nos processos coletivos de ensino e aprendizagem do programa de Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Johnny Menezes Alvarez - Coordenador.Financiador(es): Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminenese - Bolsa.
2013 - 2013
Educação Patrimonial em Oriximiná-PA
Descrição: O Programa de Educação Patrimonial em Oriximiná é uma ação extensionista da Universidade Federal Fluminense - UFF - realizado desde 2008. Integra docentes e discentes de diversas áreas do conhecimento além de representantes de outras instituições e universidades. O programa caracteriza-se Por ações continuadas em Oriximiná/PA que articulam memória e identidade; patrimônio cultural e educação. Em 2013 pretendemos dar prosseguimento às ações dos projetos pilotos realizados em 2012. Assim a etapa de 2013 mantém a formação continuada de professores/pesquisadores cujo eixo central é o patrimônio cultural local e seu desdobramento no ambiente escolar. Dessa forma, queremos consolidar o protagonismo dos educadores da rede pública do município paraense..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Educação Patrimonial em Oriximiná-PA
Descrição: Programa de Extensão UFF com financiamento PROEXT-MEC-SESu O Programa, realizado desde 2008, caracteriza-se por ações continuadas em Oriximiná que articulam memória e identidade; patrimônio cultural e educação. Para a etapa de 2012 prevemos a implementação de projetos pilotos em 5 escolas da rede pública municipal. Em 2013 ampliamos nossa campo de atuação para cerca de 23 escolas municipais de Oriximiná onde cerca de 125 professores vem desenvolvendo junta a sua comunidade escolar e do seu entorno atividades de Educação Patrimonial a partir de pesquisas inspiradas na etnografia e no trabalho de aprendizado coletivo e transversal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Johnny Menezes Alvarez - Integrante / Adriana Russi - Coordenador / Gilmar Rocha - Integrante / Marcelo Fernandes Costa - Integrante / Maria Vittoria de Carvalho Pardal - Integrante / Wallace de Deus - Integrante / Adolfo Neves de Oliveira Júnior - Integrante / Eunice Pereira de Jesus - Integrante / JoÃo Felipe Lobato da Cruz - Integrante / Alexander Soares - Integrante / Terezinha de Jesus Alvarez Sampaio - Integrante / Rejane de Mattos Moreira - Integrante / Sonia Maria Lopes Maciel - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2011 - 2011
Implicações SócioEducaionais do Artesanato de Oriximiná
Descrição: Projeto de Extensão aprovado pela PROEXT. No programa ?Implicações Socioeducacionais do artesanato em Oriximiná?, fruto de parcerias interinstitucionais, o inventário do artesanato tradicional e suas implicações para a educação são elementos privilegiados. Trata-se de um programa com vocação interdisciplinar que envolve professores e alunos bolsistas e estagiários do Curso de Produção Cultural, assim como professores e alunos de outros Departamentos e Cursos da UFF, além de Universidades conveniadas e Instituições parceiras como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), o Centro Educacional Missão de São Pedro (RJ), a Secretaria de Cultura do Estado do Pará, as Secretarias Municipais de Educação e Turismo Prefeitura da Municipal de Oriximiná e a Unidade Avançada José Veríssimo (UAJV/UFF)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
O reencantamento do concreto: cognição e corpo a partir do aprendizado da Capoeira Angola.
Descrição: Desenvolver junto ao corpo discente do PURO uma discussão a respeito dos estudos da cognição contemporânea, onde o corpo e a experiência assumem papel de destaque. Aproveitando meu trabalho de doutorado, vamos utilizar a tradição da Capoeira Angola como exemplo de uma prática em que a cognição e o corpo não se separam. Desde o aprendizado dos movimentos da capoeira até a formação dos mestres, observamos uma prática de construção do conhecimento encarnada numa tradição viva e aberta à experiência..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Johnny Menezes Alvarez - Coordenador.
2009 - 2009
Sentidos da memória
Descrição: Desenvolver junto ao corpo discente do PURO uma discussão a respeito dos estudos da memória em seus diferentes sentidos, de modo a problematizá-la como método qualitativo de produção de conhecimento e dispositivo de intervenção na realidade, partindo de um princípio de inseparabilidade entre política e produção de subjetividade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Johnny Menezes Alvarez - Coordenador / Mônica Roza - Integrante.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Fractal: Revista de Psicologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos Psicológicos.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: cognição, experiência e história.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Aprovação em terceiro lugar no concurso para professor adjunto no departamento de fundamentos de psicologia, UFF.
2008
Doutor em Psicologia, Pós Graduação em psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro..
2008
Aprovação em primeiro lugar no concurso para professor adjunto do curso de Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras, UFF.
2001
Mestre em psicologia, Pós Graduação em psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro..
1999
1º LUGAR no VI Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense. Prêmio Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia - Área de Ciências Humanas., Universida Federal Fluminense.
1995
Bacharel em Psicologia, Curso de Psicologia da UFF.
1995
Formação em Psicologia, Curso de Psicologia da UFF.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RUSSI, A.2016RUSSI, A. ; ALVAREZ, J. M. . Na Escola os saberes tradicionais: Etnoeducação, Cultura e patrimônio. Mouseion (UniLasalle), v. 23, p. 106-127, 2016.

2.
ROCHA, GILMAR2013ROCHA, GILMAR ; RUSSI, ADRIANA ; ALVAREZ, JOHNNY . Etnoeducação patrimonial: reflexões antropológicas em torno de uma experiência de formação de professores. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 24, p. 55-67, 2013.

3.
ALVAREZ, J. M.;ALVAREZ, JOHNNY1993ALVAREZ, J. M.. A Estrutura de uma Recusa. Arquivos Brasileiros de Psicologia, rio de janeiro, v. 45, n.1/2, p. 124-127, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RUSSI, A. (Org.) ; ALVAREZ, J. M. (Org.) ; MACIEL, S. M. L. (Org.) . cadernos de Cultura e Educação para o Patrimônio. VOL. 4. 01. ed. Niterói, RJ: , 2015. v. 01. 57p .

2.
RUSSI, A. (Org.) ; ALVAREZ, J. M. (Org.) ; MACIEL, S. (Org.) . Cadernos de Cultura e Educação para o Patrimônio - Vol 3. 1. ed. Niteroi: SN, 2014. v. 500. 72p .

3.
RUSSI, A. (Org.) ; ALVAREZ, J. M. (Org.) ; MACIEL, S. M. L. (Org.) . Cadernos de cultura e educação para o patrimônio - Volume 2. 1. ed. Niteroi: PROEXT-MEC-SESu-UFF, 2012. v. 500. 50p .

4.
RUSSI, A. (Org.) ; ROCHA, G. (Org.) ; ALVAREZ, J. M. (Org.) ; PARDAL, M. V. C. (Org.) . Cadernos de cultura e educação para o patrimônio - Volume 1. 1. ed. Niterói: PROEXT-MEC-SESu-UFF, 2011. v. 500. 41p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALVAREZ, J. M.. O construtivismo de Jean Piaget. In: Arthur Arruda Leal Ferreira. (Org.). A Pluralidade do campo Psicológico. 1ed.Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010, v. 1, p. 109-132.

2.
ALVAREZ, J. M.; Passos, E. . Cartografar é habitar um território existencial. In: Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. (Org.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade.. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2009, v. , p. 131-150.

3.
ALVAREZ, J. M.. Considerações Acerca da Interface Psicologia/Biologia a partir do Texto ?A origem das espécies por meio da deriva natural? de H. Maturana & J. Mpodozis. In: André do Eirado Silva; Claudia A. B. Neves; Cristina Rautner; Eduardo Passos; Regina Benevides; Silvia Josephson. (Org.). SaúdeLoucura-Subjetividade. São Paulo: Editora Hucitec, 1997, v. 6, p. 66-74.

4.
ALVAREZ, J. M.; Roza, M. . A crise da noção de Subjetividade na Ciência Cognitiva contemporânea. In: pro-reitoria de pesquisa e pós-graduação - UFF. (Org.). VI Seminário de Iniciação Científica - Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia - Série Futuros Cientistas. Niterói/RJ: Editora da Univesidade Fedral Fluminenese, 1997, v. 6, p. 169-179.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVAREZ, J. M.. A ginga da aprendizagem na roda de Angola. In: VII Jornada de pesquisadores do CFCH - II jornada de extensão - II semana de integração de cursos., 2006, Rio de Janeiro. VII Jornada de pesquisadores do CFCH - II jornada de extensão - II semana de integração de cursos., 2006.

2.
ALVAREZ, J. M.; SADE, Christian . Aprender na experiência: considerações sobre o aprendizado na capoeira angola e no tiro com arco no zen budismo. In: II Colóquio Franco-brasileiro de Filosofia da Educação: o devi-mestre - entre Deleuze e a educação, 2004, Rio de Janeiro. II Colóquio Franco-brasileiro de Filosofia da Educação: o devi-mestre - entre Deleuze e a educação, 2004.

3.
ALVAREZ, J. M.. A estrutura de uma recusa. In: ciclo de Palestras ?Saber e Sujeito, 1993, Niteroi. ?Cadernos do ICHF? da Universidade Federal Fluminense., 1993.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVAREZ, J. M.; Kastrup, V. ; SADE, Christian ; ROCHA, T. G. ; CABRAL, M. C. ; SANCOVSCHI, Beatriz ; FERRAZ, G. C. ; ROCHA, J. M. ; FRÓES, J. R. M. . Cognição Inventiva: Experiências Artísticas, Processos Coletivos e Produção de Subjetividade. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão, 2006, São Paulo. Anais do II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão, 2006. v. 1.

2.
ALVAREZ, J. M.; Roza, M. . A questão da Subjetividade em uma nova interface entre a Psicologia e a Biologia. In: Premio Vasconcelos Torres de Pesquisa, 1995, Niteroi. Anais do V seminario de iniciação científica - UFF. Niteroi/RJ, 1995. v. 5. p. 192-192.

3.
ALVAREZ, J. M.; Roza, M. . A questão da Subjetividade em uma nova interface entre a Psicologia e a Biologia. In: V Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense. Prêmio Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia, 1995. anais do V Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense. Prêmio Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 1995. v. V.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
ALVAREZ, J. M.;ALVAREZ, JOHNNY1996 ALVAREZ, J. M.; Roza, M. . A crise da noção de Subjetividade na Ciência Cognitiva Contemporânea. anais do VI Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense. Prêmio Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia, Niteroi/RJ, v. 6, p. 155-155, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
RUSSI, ADRIANA ; ALVAREZ, J. M. . NA ESCOLA, OS SABERES TRADICIONAIS: A EXPERIÊNCIA DA ETNOEDUCAÇÃO ENTRE OS KATXUYANA EM ORIXIMINÁ-PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ALVAREZ, J. M.. O Aprendizado da Capoeira como um Cultivo da tradição Afro-Brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ALVAREZ, J. M.. A aprendizagem da capoeira Angola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALVAREZ, J. M.. O aprendizado da capoeira Angola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ALVAREZ, J. M.. A ginga do aprendizado na roda de Angola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALVAREZ, J. M.; SADE, Christian . Aprender na experiência: considerações sobre o aprendizado na capoeira angola e no tiro com arco no zen budismo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALVAREZ, J. M.. O aprendizado da Capoeira Angola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALVAREZ, J. M.. Educação Patrimonial em Oriximiná-PA. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVAREZ, J. M.; SAMPAIO, T. J. A. ; MOREIRA, R. M. . Educação Patrimonial em Oriximiná-PA: Experiências, saberes e sujeitos.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ROCHA, G. ; ALVAREZ, J. M. ; RUSSI, A. . Cadernos de Cultura e Educação para o Patrimônio. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o curso de formação continuada em Oriximiná).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
da Silva, F. H.; César, J. M.; ALVAREZ, J. M.. Participação em banca de Aline Moschen de Andrade. Atravessamentos da Amazônia: Sobre o corpo e a subjetividade na produção do Real. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Institucional) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
FRANCO, T. B.; MOEBUS, R. L. N.; ALVAREZ, J. M.. Participação em banca de Cristiane Moura Lopes. O Modo de Produção do Cuidado em um Centro de atenção Psicossocial: cenário de afetamento entre os corpos e autopoiese. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
MORAES, M. O.; RODRIGUES, H. B. C.; VASCONCELLOS, J. L. R.; ALVAREZ, J. M.; PASSETTI, E.. Participação em banca de João da Mata Rosa Cesse Neto. A Arte-Luta da Capoeira Angola e Práticas Libertárias. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

2.
RESENDE, F. A.; FREIRE, M. B.; PAIVA, R.; GONCALVES, F. N.; ALVAREZ, J. M.. Participação em banca de Patrícia Cardoso D`Abreu. Autografia: a escritura do feminino no universo das imagens técnicas. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
CARVALHO, Y. M.; CARVALHO, S. R.; KOHAN, W. O.; Kastrup, V.; ALVAREZ, J. M.. Participação em banca de Flávio Soares Alves. O corpo em movimento na capoeira. 2011. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de São Paulo.

4.
Barros, M. Elizabeth; De jesus, Denise M.; Simões, Regina H. S.; Lucero, Nelson A.; Alves, Rosana; ALVAREZ, J. M.. Participação em banca de KATHY AMORIM MARCONDES. EDUCAÇÃO ARTEIRA - FUNDAMENTOS E EXPERIÊNCIA DO FAZER ARTÍSTICO NA APRENDIZAGEM INVENTIVA. 2008. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Qualificações de Doutorado
1.
MORAES, M. O.; PASSETI, E.; RODRIGUES, H. B. C.; VASCONCELLOS, J. L. R.; ALVAREZ, J. M.. Participação em banca de João da Matta Rosa Cesse Neto. A Capoeira Angola como instrumento terapêutico e de resistência libertária. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RUSSI, A.; ROCHA, G.; ALVAREZ, J. M.. Participação em banca de Jokasta Bom Peixoto.O Processo de uso da mandioca e da fabricação da farinha como constituintes de identidade cultural em Oriximiná-PA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

2.
ALVAREZ, J. M.; Moraes, A. Lucia. Participação em banca de Suzana França Pedrinho.Um Elogia a Loucura: Estamira, Quando a fotografia ganha movimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Universidade Estácio de Sá.

3.
ALVAREZ, J. M.; Ferreira, S. Venegas; Moraes, A. Lucia. Participação em banca de Inni Rabelo de Oliveira.O narcisismo no ciberespaço: um estudo sebre o fotolog.net. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Universidade Estácio de Sá.

4.
ALVAREZ, J. M.; Moraes, A. Lucia; Enne, Ana Lucia. Participação em banca de Bianca Ferreira Soles.A criança e o universo dos desenhos animados da tv brasileira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Universidade Estácio de Sá.

5.
Enne, Ana Lucia; ALVAREZ, J. M.. Participação em banca de Paloma Yurika de França Yamamoto.Jornalismo e opinião: uma análise da retórica dos editoriais das revistas "Época" e "Veja" sobre o governo Lula.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Universidade Estácio de Sá.

6.
Enne, Ana Lucia; FERRAO NETO, J. C.; ALVAREZ, J. M.. Participação em banca de Carlos Augusto cidra Jr.Biopoder: Representações sociais na capa da revista boa forma em relação ao corpo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Universidade Estácio de Sá.

7.
Enne, Ana Lucia; ALVAREZ, J. M.. Participação em banca de Danielle Souza Lima.Os processos comunicacionais na arte popular do CPC da UNE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Universidade Estácio de Sá.

8.
ALVAREZ, J. M.; Nery, Guilherme; Fonseca, Rivia. Participação em banca de Luiz Eduardo Petrone da Silva.As roupas falam: O figurino de TV como elemento comunicador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Universidade Estácio de Sá.

9.
ALVAREZ, J. M.; FERRAO NETO, J. C.; Lima, Cesar G.. Participação em banca de Rosangela Comunale.Show do Antonio Carlos: o resgate do radiodrama. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Universidade Estácio de Sá.

10.
Ferreira, S. Venegas; ALVAREZ, J. M.; dos Santos, Sandra Machado. Participação em banca de Lígia Souto Ferreira.O cinejornal conteporaneo: a complementaridade entre documentário e jornalismo - uma analise do "ônibus 174".. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Universidade Estácio de Sá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALVAREZ, J. M.; SANCOVSCHI, Beatriz; CALIMAN, L.; PREU, R.; ROCINHOLI, L.. Processos Psicológicos Básicos. 2013. Universidade Federal Fluminense.

2.
ALVAREZ, J. M.; Martins, H.; SILVA, A. C. O. E.. Processos Psicológicos Básicos. 2011. Universidade Federal Fluminense.

3.
MONTEIRO, A. C.; MORAES, M. O.; ANACHORETA, M. I. S.; MONTEIRO, A. V.; HUNING, S. M.; ARENDT, R. J. J.; ALVAREZ, J. M.. Psicologia Geral. 2010. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
ALVAREZ, J. M.; Roza, M.. Monitoria para Os estudos históricos epistemológicos e filosóficos da Psicologia. 2011. Universidade Federal Fluminense.

2.
ALVAREZ, J. M.; Roza, M.. Monitoria para Pensamento e Inteligência. 2011. Universidade Federal Fluminense.

3.
ALVAREZ, J. M.; Roza, M.. Monitoria de Processo Psicológicos Básicos. 2011. Universidade Federal Fluminense.

4.
ALVAREZ, J. M.; Roza, M.. Monitoria para Estudos de Análise Institucional. 2010. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colapso da Política Contemporânea.Comentador Mesa 1: Coreografias de (In) Visíveis e Trabalho das Parteiras Guarani: equivocação das Políticas de Saúde e dos Processos de formação. 2017. (Simpósio).

2.
ICA55. NA ESCOLA, OS SABERES TRADICIONAIS: A EXPERIÊNCIA DA ETNOEDUCAÇÃO ENTRE OS KATXUYANA EM ORIXIMINÁ-PA. 2015. (Congresso).

3.
1ª Semana de Psicologia - PURO/UFF.Política e Liberdade. 2013. (Encontro).

4.
1ª Semana de Psicologia - PURO/UFF.Programa de Extensão: Etnoeducação Patrimonial em Oriximiná-PA. 2013. (Encontro).

5.
Observatório do Trabalho na América Latina (OTAL).Palestra " A teoria de Pierre Clastres em questão". 2013. (Encontro).

6.
VI Semana de Psicologia - UFF.Experiência de Etnoeducação em Oriximiná-PA. 2013. (Encontro).

7.
II Semana acadêmica do CEFET Paracambi.O aprendizado da Capoeira como um cultivo da tradição afro-brasileira. 2008. (Outra).

8.
II congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Cognição Inventiva: Experiências Artísticas, processos coletivos e produção de Subjetividade.. 2006. (Congresso).

9.
Jornada de pesquisa e extensão do programa de pós-graduação em psicologia do Instituto de psicologia da UFRJ.a aprendizagem da Capoeira angola. 2006. (Outra).

10.
VII Jornada de pesquisadores do CFCH - II jornada de extensão - II semana de integração de cursos..A ginga da aprendizagem na roda de Angola. 2006. (Outra).

11.
II Colóquio Franco-brasileiro de Filosofia da Educação: o devi-mestre - entre Deleuze e a educação. II Colóquio Franco-brasileiro de Filosofia da Educação: o devi-mestre - entre Deleuze e a educação. 2004. (Congresso).

12.
I Simpósio de Arte e cultura da Diversidade: Poéticas do Cotidiano.Aprender na experiência: Considerações do aprendizado na capoeira angola. 2004. (Simpósio).

13.
Jornada Internacional de pesquisa "o devir-consciente e a pragmática da expereincia: em torno de ' on becoming aware' de Natalie Depraz, Francisco Varela e Pierre Vermersch". 2004. (Outra).

14.
Ciclo de palestras do Instituto de psicologia da UFRJ.Por um construtivismo radical: a cognição e o tempo a partir da Epistemologia Genética e da Teoria da Autopoiese. 2001. (Encontro).

15.
49ª Reunião Anual - SBPC - ? Ciência hoje, Brasil amanhã?. A crise da noção de subjetividade na ciência. 1997. (Congresso).

16.
III Semana de Psicologia das Faculdades Integradas Maria Thereza.POR UM CONSTRUTIVISMO RADICAL. 1997. (Simpósio).

17.
VI Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense. Prêmio Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia.A Crise da noção de Subjetividade na Ciência Cognitiva Contemporânea. 1996. (Seminário).

18.
III Encontro Estadual de Clínicas-Escola. A ?Escuta? na clínica dos grupos. 1995. (Congresso).

19.
Subjetividades: Questões Contemporâneas. 1995. (Seminário).

20.
V Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense. Prêmio Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia.A questão da Subjetividade em uma nova interface entre a Psicologia e a Biologia. 1995. (Seminário).

21.
ciclo de Palestras ?Saber e Sujeito.Ciclo de Palestras. 1993. (Seminário).

22.
II. Semana de Psicologia da UFF. 1993. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcelo Japiassú Ramos. A capoeira angola, criança e corpo na clinica de Reich. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Guilherme Soares. A pragmática nos estudos da linguagem e sua importância na clínica psicológica. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Psicologia) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thaís Ferreira dos santos. DO SABER COMO CAMINHO E NÃO COMO FIM ÚLTIMO: REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA DA PSICOLOGIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Instituto de Psicologia - UFF, Pró Reitoria de Extensão - UFF. Orientador: Johnny Menezes Alvarez.

2.
FERNANDA CUPOLILLO MIANA DE FARIA. DO PAR À REDE: DISCUTINDO OS RELACIONAMENTOS DA ERA DA HIPERCONEXÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Instituto de Psicologia - UFF, Pró Reitoria de Extensão - UFF. Orientador: Johnny Menezes Alvarez.

3.
Paula Zanuto Maués. REPENSAR OS MODOS DE VIDA NO CENÁRIO ATUAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ÉTICA DO CUIDADO DE SI E AS PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO NO ÚLTIMO FOUCAULT.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Johnny Menezes Alvarez.

4.
Paula Liliane dos Santos Godois. Pesquisa-Intervenção: uma escola e seu cotidiano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Johnny Menezes Alvarez.

5.
Sandra Marques. A questã da Produção da Subjetividade de recém desempregados. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Maria Thereza. Orientador: Johnny Menezes Alvarez.

6.
Rodrigo Echebarrena. A Doença mental no brasil do inicio do séc XX. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Maria Thereza. Orientador: Johnny Menezes Alvarez.

Orientações de outra natureza
1.
Mariah Ugelli. Educação Patrimonial em Oriximiná-PA: Processos coletivos de ensino e aprendizagem. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Instituto de Psicologia - UFF, Pró Reitoria de Extensão - UFF. Orientador: Johnny Menezes Alvarez.

2.
Matheus Henrique Bou Maroun Cruz. Etnoeducação em Oriximiná-PA: Narrativas e alteridades. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Instituto de Psicologia - UFF, Pró Reitoria de Extensão - UFF. Orientador: Johnny Menezes Alvarez.

3.
Julia Nucci. VIII Semana de Psicologia. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Instituto de Psicologia - UFF, Pró Reitoria de Extensão - UFF. Orientador: Johnny Menezes Alvarez.

4.
Cleber Carvalho. Monitoria como uma prática fundamental na formação de futuros professores. 2011. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense. Orientador: Johnny Menezes Alvarez.

5.
Hugo Jose Mesquita da Silva. Monitoria da disciplina pensamento e inteligência. 2010. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense Pólo Universitário de Rio das Ostras, Universidade Federal Fluminense. Orientador: Johnny Menezes Alvarez.

6.
Hugo José Mesquita da Silva. Monitoria como uma prática fundamental na formação de futuros professores. 2010. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense. Orientador: Johnny Menezes Alvarez.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
RUSSI, A. (Org.) ; ALVAREZ, J. M. (Org.) ; MACIEL, S. M. L. (Org.) . Cadernos de cultura e educação para o patrimônio - Volume 2. 1. ed. Niteroi: PROEXT-MEC-SESu-UFF, 2012. v. 500. 50p .

2.
RUSSI, A. (Org.) ; ROCHA, G. (Org.) ; ALVAREZ, J. M. (Org.) ; PARDAL, M. V. C. (Org.) . Cadernos de cultura e educação para o patrimônio - Volume 1. 1. ed. Niterói: PROEXT-MEC-SESu-UFF, 2011. v. 500. 41p .

3.
RUSSI, A. (Org.) ; ALVAREZ, J. M. (Org.) ; MACIEL, S. M. L. (Org.) . cadernos de Cultura e Educação para o Patrimônio. VOL. 4. 01. ed. Niterói, RJ: , 2015. v. 01. 57p .


Apresentações de Trabalho
1.
RUSSI, ADRIANA ; ALVAREZ, J. M. . NA ESCOLA, OS SABERES TRADICIONAIS: A EXPERIÊNCIA DA ETNOEDUCAÇÃO ENTRE OS KATXUYANA EM ORIXIMINÁ-PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




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