Krishma Anaísa Coura Carreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9290320751656429
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Docente na FAPCOM nas graduações de Jornalismo, Relações Públicas e Filosofia. Professora convidada da Faap na Pós-Graduação de Produção Executiva de TV e Produtos Multiplataforma. Professora convidada do Senac no curso de e-commerce. Jornalista, doutoranda na Umesp, com bolsa da Capes, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), na linha de pesquisa Comunicação Midiática, Processos e Práticas Culturais. Obteve o mestrado, na mesma instituição, em 2017, como bolsista do CNPq. Pesquisa principalmente o cruzamento entre inteligência artificial e comunicação, com foco nos processos digitais de apuração e redação de notícias, algoritmos e jornalismo em base de dados. É pesquisadora integrante do ComTec (Comunicação e Tecnologias Digitais) e do grupo de pesquisa Da Compreensão como Método. Graduou-se (1995) pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem grande experiência em telejornalismo (TV Globo, Band, Rede TV!, TVE Radiobrás), produção, direção e roteiro de conteúdo audiovisual em produtoras e agências de comunicação; media training; gestão e produção de conteúdo em multiplataformas; trabalhou com e-commerce, comunicação corporativa e assessoria de imprensa (como Sindicato dos Metalúrgicos e Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Krishma Anaísa Coura Carreira
Nome em citações bibliográficas
CARREIRA, K. A. C.;CARREIRA, KRISHMA;Krishma Carrera


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: O novo profissional de comunicação: considerações sobre o mercado e a academia,
Orientador: Dimas Kunsch.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Notícias automatizadas: a evolução que levou o jornalismo a ser feito por não humanos,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Sebastião Carlos de Morais Squirra.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: jornalismo automatizado; notícias automatizadas; Inteligência artificial e jornalismo; Algoritmos jornalísticos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
1991 - 1995
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Imprensa & Voto: Relações Possíves.
Orientador: Rubens Barboza Filho.




Formação Complementar


2017
Videojornalismo: narrativas visuais para plataformas digitais.
Knight Center, KNIGHT CENTER, Brasil.
2018 - 2018
Jornalismo de dados. (Carga horária: 12h).
Trampos Academy, TRAMPO, Brasil.
2017 - 2017
Fact-Checking: a ferramenta contra notícias falsas.
Knight Center, KNIGHT CENTER, Brasil.
2017 - 2017
Inteligência artificial: novas formas de pensar. (Carga horária: 4h).
Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.
2016 - 2016
O uso do software Atlas.TI para pesquisa qualitaitva. (Carga horária: 4h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2016 - 2016
Minicurso Abordagens Semi-Estruturadas - Conceitos e Práticas da Pesquisa Q. (Carga horária: 16h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2016 - 2016
Workshop Princípios Básicos de Análise Digita. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2016 - 2016
Workshop Monitoramento e Coleta de Dados em Mídias Sociais para Pesquisa Ac. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2015 - 2015
Internet, redes sociais e seus efeitos sobre a mente. (Carga horária: 8h).
Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Coolhunting: reconhecimento de padrões e estratégias. (Carga horária: 102h).
Senac SP, SENAC SP, Brasil.
2013 - 2013
Curso de atualização em e-commerce: os novos caminhos do varejo. (Carga horária: 30h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2013 - 2013
Personal Stylist. (Carga horária: 36h).
Panamericana Escola de Arte e Design, PANAMERICANA, Brasil.
2006 - 2006
Comunicação Digital. (Carga horária: 5h).
Cultcorp - Cultura Corporativa, CULCORP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: doutoranda
Outras informações
Bolsista Capes

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
Aula de jornalismo impresso na EAD - Pós em Gestão de Conteúdo em Comunicação

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda
Outras informações
Bolsista CNPq


Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Aula de telejornalismo na Pós-Graduação de Produção Executiva em TV e Produtos Multiplataforma

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: professor convidado
Outras informações
Aula de telejornalismo na Pós-Graduação de Produção Executiva em TV e Produtos Multiplataforma


Senac SP, SENAC SP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
Curso focado na montagem de e-commerce de moda (plataforma, marketing digital, SEO, logística, etc.). Noções de empreendedorismo.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
Curso focado na montagem de e-commerce de moda (plataforma, marketing digital, SEO, logística, etc.). Noções de empreendedorismo.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso focado na montagem de e-commerce de moda (plataforma, marketing digital, SEO, logística, etc.). Noções de empreendedorismo.


Faculdade PAULUS de tecnologia e Comunicação, FAPCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
Professora das disciplinas Seminário Interdisciplinar em Jornalismo do curso de Jornalismo; de Tecnologias de Produção em Relações Públicas II do curso de Relações Públicas e de Filosofia da Tecnologia do curso de Filosofia.



Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: BRAZILIAN JOURNAL OF TECHNOLOGY, COMMUNICATION, AND COGNITIVE SCIENCE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Videodifusão.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: JORNALISMO DE DADOS.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1995
II Prêmio Quiral de Iniciação Científica, Quiral e Universidade Federal de Juiz de Fora.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
Krishma Carrera  Data: 02/11/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Krishma Carrera2018Krishma Carrera; Sebastião Squirra . As inovações tecnológicas levam o jornalismo aos agentes autônomos artificiais. ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 17, p. 134-151, 2018.

2.
CARREIRA, KRISHMA2017CARREIRA, KRISHMA; SQUIRRA, SEBASTIÃO . JORNALISMO AUTOMATIZADO, GERAÇÃO DE LINGUAGEM NATURAL E A LÓGICA DO BOM SUFICIENTE. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 3, p. 60-84, 2017.

3.
CARREIRA, KRISHMA2016CARREIRA, KRISHMA. Imortalidade digital: a era dos grandes dados. BRAZILIAN JOURNAL OF TECHNOLOGY, COMMUNICATION, AND COGNITIVE SCIENCE, v. 4, p. 1-13, 2016.

4.
CARREIRA, KRISHMA2015CARREIRA, KRISHMA. Audiência de conteúdo audiovisual jornalístico das emissoras de TV na era da convergência e do big data. BRAZILIAN JOURNAL OF TECHNOLOGY, COMMUNICATION, AND COGNITIVE SCIENCE, v. 3, p. 1, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
CARREIRA, K. A. C.. Jornalismo automatizado, geração de linguagem natural e a lógica do bom suficiente. In: Marcio Carneiro dos Santos. (Org.). Tecnologias e Narrativas Digitais. 1ed.São Luís: Labom Digital, 2017, v. 1, p. 41-55.

2.
CARREIRA, K. A. C.. O Youtube como Mídia Participativa: o Potencial dos Youtubers que não têm Medo de Conversar. In: Denis Porto Renó; Marcos Tuca Américo; Antonio Francisco Magnoni; Fernando Irigaray. (Org.). O Audiovisual Contemporâneo: Mercado, Educação e Novas Telas. 1ed.Rosario: UNR Editora, 2016, v. 1, p. 691-705.

3.
CARREIRA, K. A. C.. Robôs executam as tarefas mais elementares dos jornalistas. In: Sebastião Squirra. (Org.). Cibertecs: conceitos, interações, automações, futurasses. 1a.ed.São Luís: LabCom Digital, 2016, v. , p. 219-243.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARREIRA, K. A. C.. O algoritmo como pauta de investigação jornalística. In: SBPJOR, 2018, São Paulo. 16o. SBJPOR.

2.
CARREIRA, KRISHMA. Um panorama das notícias automatizadas no mundo. In: 15o. SBPJor, 2017, São Paulo. Caderno de Resumos, 2017.

3.
CARREIRA, K. A. C.. O que Aprender com um Youtuber com Canal com Muitos Inscritos e Visualizações: Reflexões sobre Mídia Propagável, Comunidades de Fãs e Reputação. In: Intercom, 2015, Rio de Janeiro. O que Aprender com um Youtuber com Canal com Muitos Inscritos e Visualizações: Reflexões sobre Mídia Propagável, Comunidades de Fãs e Reputação, 2015.

4.
CARREIRA, K. A. C.. Conteúdo audiovisual jornalístico, nos sites de telejornais brasileiros, não atende características do mundo conectado. In: 11o. Interprogramas de Mestrado, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos, 2015. p. 43-43.

5.
Krishma Carrera. Avanço tecnológico e educação à distância: O papel da comunidade de fãs na Eduk. In: 8o. Coneco, 2015, RIo de Janeiro. Anais Comunicação e suas Interlocuções, 2015.

6.
Reinaldo César Zanardi ; Lucas Vieira de Araújo ; Krishma Carrera . Emissoras de TV aberta em xeque: o quanto a mudança para o sistema digital pode alterar o modelo de negócio dessas empresas. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ?, 2015, Rio de Janeiro. Anais 2015, 2015.

7.
Krishma Carrera. Youtuber e conteúdo audiovisual propagável. In: Simpósio Internacional de Tecnologia e Narrativas Digitais - SITND 2015, 2015, São Luís. Papers, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Krishma Carrera. Jornalismo Automatizado: divisão de tarefas entre agentes autônomos artificiais e jornalistas. In: II Simpósio Internacional de Jornalismo em Ambientes Multiplataforma, 2016, São Paulo. Anais, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Sebastião Squirra ; CARREIRA, KRISHMA ; PALAMEDI, F. . Mentes, algoritmos, ciborgues e tecnologias que automatizam conteúdos. In: EBICC - International Brazilian Meeting on Cognitive Science, 2017, São Paulo. Caderno de Resumos, 2017. p. 20.

2.
CARREIRA, KRISHMA. A engenharia reversa das notícias automatizadas. In: EBICC - International Brazilian - Meeting on Cognitive Science, 2017, São Paulo. Caderno de resumos, 2017.

3.
Krishma Carrera. A automação dos processos de produção da notícia. In: JIG 2016 - II Jornada Internacional GEMInIS, 2016, São Carlos. Caderno de resumos, 2016. p. 27.

4.
Krishma Carrera. Jornalista como função indireta? O que esperar do jornalismo automatizado. In: V Encontro Nacional da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação, 2016, Sorocaba. Caderno de Resumos, 2016. p. 8.

5.
Krishma Carrera. Jornalismo automatizado: perspectivas de (re)definição de funções entre algoritmos e jornalistas. In: X Encontro de Pesquisadores de Comunicação e Cultura e I Simpósio Internacional em Comunicação e Cultura, 2016, Sorocaba. Caderno de Resumos, 2016. p. 34.

Artigos aceitos para publicação
1.
CARREIRA, KRISHMA; SQUIRRA, S. . AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS LEVAM O JORNALISMO AOS AGENTES AUTÔNOMOS ARTIFICIAIS. ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Krishma Carrera. Jornalismo de dados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CARREIRA, K. A. C.. Jornalismo de Dados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CARREIRA, KRISHMA. O algoritmo como pauta do jornalismo investigativo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CARREIRA, K. A. C.. Notícias automatizadas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CARREIRA, K. A. C.; Sebastião Squirra ; PALAMEDI, F. ; Bruno Antunes . Tecnologias Disruptivas de Impacto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CARREIRA, KRISHMA. Geração de conteúdo automatizado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CARREIRA, KRISHMA. Os desafios da comunicação na sociedade digitalizada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CARREIRA, KRISHMA. Notícias automatizadas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CARREIRA, KRISHMA; Sebastião Squirra ; Bruno Antunes ; CIRILO, R. . As tecnologias das múltiplas realidades, chatbots, criptopolítica e da comunicação por pensamentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CARREIRA, K. A. C.. Jornalista como função indireta? O que esperar do jornalismo automatizado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CARREIRA, K. A. C.; PALAMEDI, F. ; Sebastião Squirra ; Bruno Antunes . Mentes, algoritmos, ciborgues e automação de conteúdo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
CARREIRA, K. A. C.. Jornalismo automatizado: divisão de tarefas entre agentes autônomos artificiais e jornalistas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
CARREIRA, KRISHMA. Jornalismo automatizado: perspectivas de (re) definição de funções entre algoritmos e jornalistas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
Reinaldo César Zanardi ; Lucas Vieira de Araújo ; CARREIRA, K. A. C. . Emissoras de TV aberta em xeque: o quanto a mudança para o sistema digital pode alterar o modelo de negócio dessas empresas1. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CARREIRA, KRISHMA. Avanço Tecnológico e educação a distância: o papel da comunidade de fãs na Eduk. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CARREIRA, KRISHMA. Conteúdo audiovisual jornalístico, os sites de telejornais brasileiros, não atende características do mundo conectado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
CARREIRA, KRISHMA. Imortalidade digital: a era dos grandes dados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
CARREIRA, KRISHMA. O que Aprender com um Youtuber com Canal com Muitos Inscritos e Visualizações: Reflexões sobre Mídia Propagável, Comunidades de Fãs e Reputação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
CARREIRA, KRISHMA. Youtuber e conteúdo audiovisual propagável. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
Krishma Carrera. Jornalismo transmídia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
Lucas Vieira de Araújo ; CARREIRA, KRISHMA ; TOTH, P. H. . Deep web e jornalismo: como transformar dados escondidos em informação de relevância social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CARREIRA, KRISHMA. Sóbria decisão 2007 (Caderno).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARCONDES FILHO, C. ; CARREIRA, KRISHMA ; NUNES, M. R. ; FRANCO, M. ; Vanessa Matos dos Santos . Audiovisuais na contemporaneidade: jornalismo, jogos e educação. 2018.

2.
CARREIRA, KRISHMA. Como a inteligência artificial vai mudar a indústria do conteúdo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Krishma Carrera. Mídia em foco: jornalismo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CARREIRA, K. A. C.. Moda de Rua ? tendências e negócios. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
CARREIRA, KRISHMA; Lucas Vieira de Araújo ; TOTH, P. H. . Deep Web é fonte de dados ainda inexplorada pelos jornalistas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2o. Mostra de Documentários Jornalísticos.2a. Mostra de Documentários Jornalísticos. 2018. (Outra).

2.
EPPA.A indústria do conteúdo na era das máquinas. 2018. (Encontro).

3.
3o Encontro de Pesquisas Com+. 2017. (Encontro).

4.
Diálogos Teóricos-Metodológicos. 2017. (Outra).

5.
Aula Magma "Entre Cultura(s) e cibercultur@(s): incursões metodológicas. 2015. (Encontro).

6.
Comtec: ?Tecnologias e Comunicações Neurofisiológicas?. 2015. (Encontro).

7.
Moda de Rua ? tendências e negócios.Moda de Rua ? tendências e negócios. 2015. (Encontro).

8.
Simpósio Internacional Comunicação e Cultura ? aproximações com memória e história oral (. 2015. (Simpósio).

9.
TEMACOG - ?Como a mente humana emerge do sistema nervoso?. 2015. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARREIRA, K. A. C.. XI International Brazilian Meeting on Cognitive Science. 2017. (Congresso).

2.
Krishma Carrera. 9a. Conferência Brasileira de Com. e Tecnologias Digitais. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Paula Bringel. O crescimento do uso televisão aberta pela religião. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Executiva e Gestão de TV) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Krishma Anaísa Coura Carreira.

2.
Mariana Prije. Twitter e Tv Aberta: A segunda tela como forma de empoderamento da audiência na transmissão de jogos de futebol. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Executiva e Gestão de TV) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Krishma Anaísa Coura Carreira.

3.
Lucas Pereira. A inclusão dos deficientes intelectuais através das mídias digitais. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de mídias digitais) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Krishma Anaísa Coura Carreira.

4.
Ricardo Gongorra Ferrazoli. Geração streaming. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de mídias digitais) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Krishma Anaísa Coura Carreira.

5.
Bárbara da Cruz Forte. Facebook news: como os portais de notícias distribuem o conteúdo que aparece na timeline. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de mídias digitais) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Krishma Anaísa Coura Carreira.

6.
Priscila Bastos de Araújo Andrade. De consumidor passivo a consumidor ativo, como o telespectador é impactado pelo conceito de segunda tela na nova campanha ?Multitelei? da Net. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Executiva e Gestão de TV) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Krishma Anaísa Coura Carreira.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARREIRA, KRISHMA. Como a inteligência artificial vai mudar a indústria do conteúdo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CARREIRA, KRISHMA; Lucas Vieira de Araújo ; TOTH, P. H. . Deep Web é fonte de dados ainda inexplorada pelos jornalistas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 11:42:33