Abigail Malavasi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7721701199998516
  • Última atualização do currículo em 10/08/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1984), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi diretora de escola do Governo do Estado de São Paulo de 1996 a julho de 2016. Atualmente é professora da graduação e do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), bem como coordenadora do curso de Psicologia da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, avaliação e currículo, psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, inclusão escolar, letramento, alfabetização e formação continuada de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Abigail Malavasi
Nome em citações bibliográficas
MALAVASI, A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Brasil, Campus Itaquera.
Rua Carolina Fonseca, 584
Itaquera
08230030 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 22700000


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2006
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A Dimensão Estética na Constituição do Traballho Coletivo no Interstício da Escola Instituída, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi.
Palavras-chave: formação continuada de professores; estética; trabalho coletivo; resistência; interstício; escola instituída.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino, Avaliação e Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1996
Mestrado em Educação (Psicologia da Educação).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: As máscaras da exclusão- As significações da exclusão escolar a partir do universo do excluído,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Heloisa Szymaski.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Exclusão escolar; exclusão social; familia; trabalho.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2007
Aperfeiçoamento em Diálogo entre Bakhtin e a Educação. (Carga Horária: 64h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Bakhtin e a Educação. Ano de finalização: 2007.
2005 - 2005
Aperfeiçoamento em Desen. Profi. e Competências Reflexivas. (Carga Horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Portifólio como estratégias metagognitivas de co-construção de conhecimento.. Ano de finalização: 2005.
2002 - 2002
Aperfeiçoamento em Gestão Educacional e o Cotidiano nas Escolas. (Carga Horária: 30h).
Secretaria de Estado da educação de São Paulo, SEESP, Brasil.
Título: O cotidiano escolar. Ano de finalização: 2002.
2002 - 2002
Aperfeiçoamento em Gestão do Projeto Pedagógico. (Carga Horária: 30h).
Secretaria de Estado da educação de São Paulo, SEESP, Brasil.
Título: O Projeto pedagógico. Ano de finalização: 2002.
2002 - 2002
Aperfeiçoamento em Curso de Extensão Cultural-Confirmando as rotas. (Carga Horária: 30h).
Secretaria de Estado da educação de São Paulo, SEESP, Brasil.
Título: Circuito Gestão. Ano de finalização: 2002.
2001 - 2001
Aperfeiçoamento em Gestão de Pessoas: Liderança e Tomada de Decisão. (Carga Horária: 30h).
Secretaria de Estado da educação de São Paulo, SEESP, Brasil.
Título: Gestão de Pessoas. Ano de finalização: 2001.
1983 - 1984
Graduação em Pedagogia.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
1975 - 1980
Graduação em Psicologia.
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: professora convidada, Enquadramento Funcional: professora convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Professora convidada do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar: Administração Escolar, Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional da Educação Básica, onde ministrou a disciplina "Gestão da Escola: Complexidade e Conflitos Sociais, com carga horária de 28 horas.

Atividades

02/2012 - 06/2015
Direção e administração, Campus Itaquera, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Pedagogia modalidade EaD.
08/2010 - 06/2015
Outras atividades técnico-científicas , Campus Itaquera, Campus Itaquera.

Atividade realizada
Orientadora de Estágio do Curso de Letras.
08/2010 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Itaquera, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Ética do Campus Itaquera.
02/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho Pedagógico e Orientação de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental
02/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Diretrizes e Orientação de Estágio Supervisionado
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Escolar
Princípios e Métodos da Coordenação Escolar
Psicologia da Aprendizagem
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino e Orientação do Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Fundamental - I
Prática de Ensino e Orientação do Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Fundamental - II
Prática de Ensino e Orientação do Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Médio
02/2013 - 06/2013
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino e Orientação do Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Fundamental - I
Prática de Ensino e Orientação do Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Fundamental - II
Prática de Ensino e Orientação do Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Médio
02/2013 - 06/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem
Gestão Escolar
Princípios e Métodos da Coordenação Pedagógica
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios e Métodos da Coordenação Pedagógica
Gestão Escolar
Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino e Orientação do Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Fundamental - I
Prática de Ensino e Orientação do Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Fundamental - III
Prática de Ensino e Orientação do Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Médio
02/2012 - 06/2012
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentos e Práticas de Ensino
Organização da Educação Básica
Políticas da Educação Básica
02/2012 - 06/2012
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas da Educação Básica
Didática da Educação Básica
Instrumentos e Prática de Ensino
08/2011 - 12/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas da Educação Básica
Didática da Educação Básica
08/2011 - 12/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização da Educação Básica
Políticas da Educação Básica
Instrumentos e Práticas de Ensino
08/2011 - 12/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização da Educação Básica
Políticas da Educação Básica
Instrumentos e Práticas de Ensino
07/2011 - 12/2011
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didáticas da Educação Básica
Instrumentos e Práticas de Ensino
02/2011 - 06/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Educação Básica
Instrumentos e Práticas de Ensino
Políticas da Educação Básica
Práticas de Ensino e Orientação de Estágio do Ensino Fundamental - I
02/2011 - 06/2011
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Educação Básica
02/2011 - 06/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Educação Básica
Instrumentos e Práticas de Ensino
Organização da Educação Básica
02/2011 - 06/2011
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentos e Práticas de Ensino
Organização da Educação Básica
Políticas da Educação Básica
02/2011 - 06/2011
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Educação Básica
Organização da Educação Básica
Políticas da Educação Básica
02/2011 - 06/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Educação Básica
Organização da Educação Básica
02/2011 - 06/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas da Educação Básica
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Educação Básica
Organização da Educação Básica
Políticas da Educação Básica
Prática de Ensino e Orientação de Estágio do Ensino Fundamental - I e II
08/2010 - 12/2010
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Educação Básica
Organização da Educação Básica
Políticas da Educação Básica
08/2010 - 12/2010
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Educação Básica
Organização da Educação Básica
02/2010 - 08/2010
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos e Integradores e Práticas Interdisciplinares I
Instrumentos e Práticas de Ensino
Organização da Educação Básica
Políticas da Educação Básica

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4


Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de escola, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1975 - 1989
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Nível I, Carga horária: 20


Prefeitura do Município de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor nível I, Carga horária: 20


Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
Professora do curso de graduação de Pedagogia, Artes, Música, Administração de Empresas,Serviço Social e RH

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15
Outras informações
Professora titular do Mestrado em Práticas Docentes no Ensino Fundamental

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino: teorias da aprendizagem e a inclusão
02/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
02/2017 - Atual
Ensino, Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2017 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2017 - Atual
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Organizacional
02/2017 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Organizacional
02/2016 - Atual
Direção e administração, Curso de Psicologia, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
01/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Psicologia, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante.
08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado em Práticas Docentes no Ensino Fundamental, .

08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
08/2016 - 12/2016
Ensino, Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição da linguagem escrita, da leitura e suas relações com alfabetização e os multiletramentos
08/2016 - 12/2016
Ensino, Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
08/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Organizacional
08/2016 - 12/2016
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metolologia Científica
08/2016 - 12/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
08/2016 - 12/2016
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pisicologia Organizacional
02/2016 - 06/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Organizacional
02/2016 - 06/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
02/2016 - 06/2016
Ensino, Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2016 - 06/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
02/2016 - 06/2016
Ensino, Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino: teorias da aprendizagem e a inclusão
09/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
09/2015 - 12/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Organizacional
09/2015 - 12/2015
Ensino, Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
09/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
09/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica


Linhas de pesquisa


1.
Docência e práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental

Objetivo: Compreendem o escopo desta Linha (a) pesquisas que abrangem a análise de práticas colaborativas e interdisciplinares na formação de educadores do Ensino Fundamental, partindo das experiências dos professores e da reflexão sobre elas; (b) investigações que envolvam referenciais teóricos para o desenvolvimento da docência no que se refere ao planejamento, currículo e metodologias de ensino; (c) estudos sobre as relações entre os diferentes conteúdos escolares, formas de produção, apreensão e construção do conhecimento por meio de diferentes linguagens..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: docência; práticas docentes; interdisciplinaridade; ensino fundamental.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Literatura, cultura e interdisciplinaridade no Ensino Fundamental
Descrição: O objetivo deste projeto é propiciar ao pesquisador a construção de um olhar crítico e criativo sobre a literatura e o desenvolvimento de métodos e práticas coerentes com a concepção interacionista de linguagem no Ensino Fundamental. De natureza interdisciplinar, o projeto busca, por meio da mediação da literatura, estabelecer elos de conexão entre as diversas áreas do conhecimento tematizando as representações simbólicas, o excedente de visão, no dizer de Bakhtin, e o direito à literatura, como defende Antônio Candido, a fim de formar pesquisadores críticos, participativos e com uma visão humanista ampliada das relações humanas. A literatura, presente na cultura humana desde o alvorecer do homo sapiens sapiens, por meio de várias manifestações orais e escritas é eminentemente interdisciplinar e permite-nos um mergulho tantos nas relações sociais e culturais de um povo como no seu interior, revelando aspectos inconscientes, como bem observou Freud, simbólicos e espirituais, como notaram os estudiosos das narrativas míticas, entre eles Jung, Eliade, Joseph Campbell..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (12) .
Integrantes: Abigail Malavasi - Integrante / Gerson Tenório dos Santos - Coordenador / Elaine Marcílio Santos - Integrante / Lucilene Costa Ribeiro - Integrante / Sumaya Pimenta de Castro - Integrante / Andrea Aparecida Mattosinho - Integrante / Ligia Cristiane Santos e Santos - Integrante / Elaine Kivits da Graça - Integrante / Wesley Werner da Silva Nunes - Integrante / Flavia Maria Lourenço da Costa - Integrante / Débora Gil Souza - Integrante / Fátima Aparecida Marinho Coelho - Integrante / Andrea Gabriel Paula Souza Santos - Integrante / Maria Emília Araujo França de Abreu - Integrante / Maria Isabel de Abreu Souza - Integrante.
2012 - Atual
Laboratório de Arte, Ensino e Formação da Identidade Docente
Descrição: O projeto propõe estudar e pesquisar a estética e a formação da identidade do profissional do ensino fundamental a partir de vivências artísticas.Nesse sentido tem como objetivo investigar a relação entre as práticas de arte e a identidade docente, abordando as artes visuais em relações de interdisciplinaridade com a poesia, a música e expressão corporal, com ênfase no processo criativo como componente expressivo na formação da identidade docente. As pesquisas configuram-se na forma de oficinas de criação e reflexão das artes como cognição e linguagens expressivas, tendo como objetivo verificar como o profissional, ao vivenciar situações artísticas, desenvolve seu percurso criador, pessoal, com autonomia criativa e desenvoltura, na autodescoberta e na valorização de sua formação e atuação profissional. As oficinas de artes visuais propõem a criação de obras visuais vivenciando práticas com a linguagem (espaço, ponto, linha, plano, cor, luz, textura e outros) para que o professor compreenda as relações expressivas e de sintaxe da arte de forma criativa e original e esteja apto a pesquisar e criar práticas avançadas para serem desenvolvidas em espaços da educação formal e não formal por jovens e que promova neles um percurso criador pessoal, criativo, original, crítico e reflexivo. Será incentivada a pesquisa que se paute na interdisciplinaridade das artes visuais com a poesia, a música e a expressão corporal apresentando linhas de ação/reflexão da identidade docente a partir do processo criativo nas temáticas: o belo e o feio nas artes; representações humanas e proporção; paisagem, sonho e realidade; narrativas visuais e movimentos corporais; musicalização, abstração e idealização; poesia, expressividade e racionalidade e sagrado e profano. Espera-se assim que a partir de estudos e pesquisas sobre arte e estética, de maneira crítica e reflexiva o profissional possa contextualizar sua ação política, cultural e social em termos criativos, ampliando sua capacidade de ação e repercutindo sobre o processo de ensino-aprendizagem a ser gerido nos espaços formais e não formais da educação. Bibliografia ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política - obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 2012. BOSI. Reflexões sobre a Arte. SP: Ática, 2000. BUORO, A. Olhos que pintam. Petrópolis: Cortez, 2002. DEWEY. Arte como experiência. SP: Martins Cultural, 2010. HERNANDEZ. Catadores da Cultura Visual. Porto Alegre: Mediação, 2007. IAVELBERG e ARSLAN. Ensino de Arte. São Paulo: Thomson, 2006. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. RJ: Zahar, 2007. __________ A ilusão especular. São Paulo: Brasiliense, 1984. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. S.P: WMF Martins Fontes, 2011. NÓVOA, A. (Org.) Profissão professor. Porto: Porto Ed., 1995. _________ Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. NUNES. As imagens que invadem a sala de aula. Idéias e Letras, 2010. PERRENOUD, P. A Prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed , 2002. PIMENTEL, Valéria. Bem traçadas linhas ? Trajetória do desenho num percurso criador. Revista Avisalá. São Paulo. N. 3, p. 27-36, julho 2000. ROSSI, Maria Helena. Imagens que falam. SP: Mediação, 2006. SANTAELLA. Leitura de imagens. SP: Melhoramentos, 2012. TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. de João Batista Kreuch. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. TATIT, Ana e MACHADO, M. Silvia. Trezentas propostas de artes visuais. São Paulo: Loyola, 2003..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (7) .
Integrantes: Abigail Malavasi - Integrante / Gerson Tenório dos Santos - Integrante / Irene da Silva Coelho - Coordenador / Sumaya Pimenta de Castro - Integrante / Andrea Aparecida Mattosinho - Integrante / Ligia Cristiane Santos e Santos - Integrante / Marial Isabel de Abreu Saeger Malheiro - Integrante / Elaine Kivits da Graça - Integrante.


Outros Projetos


2014 - Atual
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Descrição: Desde fevereiro de 2014, a UNICASTELO participa do PIBID com todos os cursos de licenciatura (Pedagogia, Letras, História, Geografia, Artes Visuais, Eduação Física, Química, Matemática e Biologia). Estão envolvidos no projeto 195 alunos, 17coordenadores da Unicastelo e 31 supervisiores das escolas municipais e estaduais..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2012 - 2013
Jovens Transformando Realidades
Descrição: Projeto mantido pela Universidade Solitdária (Alfasol/Unisol) e desenvolvido pela UNICASTELO (curso de Pedagogia e Serviço Social) cujto objetivo era fazer intervenção em regiões do entorno da IES de alta vulnerabilidade social. A univesidade oferecia formação para os jovens das comunidades e das escolas públicas em grafite, produção de vídeos de curta metragem e dança..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (42) .
Integrantes: Abigail Malavasi - Coordenador / Leonice Domingos dos Santos Cintra - Integrante.
2008 - 2011
Plataforma dos Centros Urbanos
Descrição: O projeto, vinculado à UNICEF, visava à intervenção na regiões de alta vulnerabilidade social, capacitando os jovens e pessoas das comunidades a construírem redes de participação em diversos âmbitos da organizaçao social, tais como educação, saúde, moradia e formação política..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) .
Integrantes: Abigail Malavasi - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Francês
Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTRO, S. P.2017CASTRO, S. P. ; MALAVASI, A. . A relação da pedagogia da autonomia de Paulo Freire com a prática docente no contexto educacional. e-Mosaicos, v. 6, p. 105-111, 2017.

2.
MALAVASI, A.2017MALAVASI, A.; SANTOS, G. T. ; SANTOS, E. M. . Paulo Freire e Humberto Maturana: um diálogo sobre educação. ÂNGULO (FATEA. IMPRESSO), v. 1, p. 40-51, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T. . Novos desafios para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. In: André Figueredo Rodrigues; Marina Pinheiro Fortunato. (Org.). Alfabetização e letramento: prática reflexiva no processo educativo. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2014, v. 1, p. 133-146.

2.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T. . Reflexões sobre o processo de letramento no ensino de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. In: SILVA, Gerson Gonçalves da; FORTUNATO, Marina PInheiro. (Org.). Alfabetização e Letramento em Diálogos: Reflexões sobre a Prática Docente. 1ed.São Paulo: Factash, 2012, v. , p. 73-88.

3.
MALAVASI, A.. O re-encontro de Bernardine: o estágio como possibilidade de re-construção de sentido. In: CARVALHO, Gisleine T. R. D. de; ROCHA, Vera H. R.. (Org.). Formação de professores e estágios supervisionados: relatos e reflexões. 1ed.São Paulo: Andross, 2004, v. , p. 105-113.

4.
MALAVASI, A.. Estágio e experiência formativa: encontros e desencontros. In: RIANI, Dirce Camargo; ROCHA, Vera H. R.. (Org.). O pensar e o fazer na formação docente. 1ed.São Paulo: Scortecci, 2000, v. , p. 41-48.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MALAVASI, A.; CARRASCO, P. G. ; CASTANHEIRA, S. . Síntese das atividades do I Congresso de Educação Zona Leste: Currículo e Território. In: I Congresso de Educação Zona Leste: Currículo e Território, 2013, São Paulo. Anais do I Congresso de Educação Zona Leste: Currículo e Território. São Paulo: Unicastelo, 2013. v. 1. p. 1-5.

2.
MALAVASI, A.; SILVA, Z. B. ; COSTA, V. A. . Inventário do I Congresso de Educação Zona Leste: Currículo e Território. In: I Congresso de Educação Zona Leste: Currículo e Território, 2013, São Paulo. Anais do I Congresso de Educação Zona Leste: Currículo e Território. São Paulo: Unicastelo, 2013. v. 1. p. 106-121.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, S. P. ; MALAVASI, A. . A presença do lúdico no processo de alfabetização nas séries iniciais no ensino fundamental: o estado da arte na literatura entre 2013 e 2016. In: IX Congresso Brasileiro de Iniciação Científica Unisanta, 2017, Santos. Anais IX COBRIC. Santos: Universidade Santa Cecília, 2017. p. 427-428.

2.
CASTRO, S. P. ; MALAVASI, A. . As políticas públicas que fundamentam em tempo integral: experiência com o programa mais educação. In: IX Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, 2017, Santos. Anais - IX COBRIC. Santos: Universidade Santa Cecília, 2017. p. 428-428.

Artigos aceitos para publicação
1.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T. ; SANTOS, E. M. . Paulo Freire e Humberto Maturana: um diálogo sobre educação. Ângulo, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, S. P. ; MALAVASI, A. . A importância do lúdico na aprendizagem dos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MALAVASI, A.; SANTOS, L. C. S. E. ; GIOVANI, C. M. J. ; RIBEIRO, L. C. ; NATARIO, E. G. . Da Educação Especial à Mediação de Inclusão: primeiros passos de uma longa jornada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MALAVASI, A.; GIOVANI, C. M. J. ; ROCHA, L. O. S. ; NATARIO, E. G. . O compromisso social profissional: promovendo a inclusão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MALAVASI, A.; MALHEIRO, M. I. A. S. ; SANTOS, E. M. . Uma criança surda na família: descoberto de um mundo de novos significados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MALAVASI, A.; MALHEIRO, M. I. A. S. ; SANTOS, E. M. . Alunos surdos: conquistando seu espaço na sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MALAVASI, A.; MATTOSINHO, A. A. ; AIDO, S. S. ; SCHNEIDER, A. L. . O lúdico no Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MALAVASI, A.. Educação integral e a democratização da escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MALAVASI, A.. ENADE: possibilidades e desafios. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MALAVASI, A.. Múltiplos olhares sobre a realidade local: o trabalho da Unicastelo com o PIBID. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MALAVASI, A.. Universidade e escola: contribuições para a formação do professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T. ; SILVA, Z. B. . O PIBID e o território da Zona Leste de São Paulo: desopacizando a realidade local. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MALAVASI, A.. Os desafios da gestão escolar em Territórios Prioritários da Zona Leste. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MALAVASI, A.. Leitura na escola: o real e o necessário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MALAVASI, A.; Silvia Aparecida Borro Cembalista . Allfabetização e letramento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MALAVASI, A.. Limites e possibilidades da gestão e supervisão escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MALAVASI, A.. Alfabetização e Letramento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MALAVASI, A.. Coordenação pedagógica como espaço de formação e constituição docente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MALAVASI, A.. Dimensões do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNICSUL na Perspectiva da Nova Diretriz Curricular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MALAVASI, A.. Gestão na Educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MALAVASI, A.. Oficina de brinquedoteca. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
MALAVASI, A.. Os impasses da construção de uma escola para todos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MALAVASI, A.. Experiências na Educação Inclusiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T. ; BATISTA, V. . XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje. 2016.

2.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T. ; COSTA, V. A. . II Congresso de Educação Zona Leste: Curriculo, Território e Direitos Humanos. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T. . APCN Formação Docente para Interdisciplinaridade na Educação Básica. 2017.

2.
MALAVASI, A.; OLIVEIRA, D. F. ; OLIVEIRA, A. ; BARREIRA, L. C. . Projetos interdisciplinares temáticos para a atualização do PPC da EE Comendador Mario Reys. 2016.

3.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T. . APCN de mestrado e doutorado em Práticas Docentes Interdisciplinares no Ensino Fundamental e Médio. 2015.

4.
MALAVASI, A.; OLIVEIRA, D. F. ; BARREIRA, L. C. . Projeto Político-Pedagógico da EE Comendador Mario Reys. 2015.

5.
MALAVASI, A.. Comitê de Ética da Uncastelo. 2015.

6.
MALAVASI, A.. Comitê de Ética da Unicastelo. 2015.

7.
MALAVASI, A.. Comitê de Ética da Unicastelo. 2015.

8.
MALAVASI, A.. Comitê de Ética da Unicastelo. 2015.

9.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T. . APCN de mestrado em Educação: Currículo, Cultura e Sociedade. 2014.

10.
MALAVASI, A.. Comitê de Ética da Unicastelo. 2014.

11.
MALAVASI, A.. Comitê de Ética da Unicastelo. 2014.

12.
MALAVASI, A.. Comitê de Ética da Unicastelo. 2014.

13.
MALAVASI, A.. Comitê de Ética da Unicastelo. 2014.

14.
MALAVASI, A.. Comitê de Ética da Unicastelo. 2014.

15.
MALAVASI, A.. Comitê de Ética da Unicastelo. 2014.

16.
MALAVASI, A.. Comitê de Ética da Unicastelo. 2014.

17.
MALAVASI, A.. Comitê de Ética da Unicastelo. 2014.

18.
MALAVASI, A.. Comitê de Ética da Unicastelo. 2014.

19.
MALAVASI, A.. Comitê de Ética da Unicastelo. 2014.

20.
MALAVASI, A.. Comitê de Ética da Unicastelo. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
MALAVASI, A.. Material avaliativo para a disciplina Psicologia da Educação na modalidade EaD. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

2.
MALAVASI, A.. Material avaliativo para a disciplina Psicologia Organizacional na modalidade EaD. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

3.
MALAVASI, A.. A formação docente e os processo de aprendizagem. 2016. .

4.
MALAVASI, A.; BATISTA, V. . Manual de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, Anos Iniciais, Coordenação, Gestão e Supervisão Escolar. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

5.
MALAVASI, A.. Cursos de orientação e formação de alunos bolsistas do PIBID. 2014. .

6.
MALAVASI, A.. Curso de formação para professores supervisores das escolas municipais e estuaduais do Ens. Fund. I e II participantes do PIBID. 2014. .

7.
MALAVASI, A.. Curso de formação para professores cordenadores de área do PIBID. 2014. .

8.
MALAVASI, A.. Coordenação institucional do PIBID da Universidade Camilo Castelo Branco. 2014. (Coordenação institucional do PIBID).

9.
MALAVASI, A.. A reforma curricular do estado de São Paulo de 2008. 2013. .

10.
MALAVASI, A.. Concepções de Educação: Linhas Pedagógicas. 2012. .

11.
MALAVASI, A.. Formação continuada do professor da educação básica. 2011. .

12.
MALAVASI, A.. Gestão da Escola: Complexidade e Conflitos Sociais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T.; LOPES, P. C. C.. Participação em banca de Ivanilde Lourenço Passos. Música e movimento no Ensino Fundamental I: a construção de um olhar crítico por meio da sensibilização e vivência dos processos de criação. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

2.
SCHNEIDER, A. L.; MALAVASI, A.; GIORDANO, F.. Participação em banca de Márcio Rodrigues dos Santos. A prática da capoeira nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

3.
SANTOS, G. T.; MALAVASI, A.; LOPES, P. C. C.. Participação em banca de Ivanilde Lourenço Passos. Música e movimento no Ensino Fundamental I. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

4.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T.; TOLEDO, G. V.. Participação em banca de Debora Gil Souza. Alcances e limites da ação formativa do coordenador pedagógico na escola. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

5.
MAGALHAES, M. C. C.; LESSA, A. B. C. T.; MALAVASI, A.. Participação em banca de Rosângela de Almeida Costa. O supervisor escolar no contexto de formação contínua: repensando o trabalho com leitura e escrita. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, G. T.; MALAVASI, A.; BOHN, G.. Participação em banca de Andrea Gabriel Paula Souza Santos. O lúdico como prática educativa no ensino de língua inglesa no Ciclo do Ensino Fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

2.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T.; MENDES, E. C. S.. Participação em banca de Elaine Kivits da Graça. Perspectivas na formação continuada do professor de Educação de Jovens e Adultos do Município de Santos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

3.
SANTOS, E. M.; MALAVASI, A.; SANTOS, G. T.; BATISTA, V.. Participação em banca de Maria Isabel de Abreu Souza. A surdez no contexto escolar: das políticas públicas às salas de aula inclusivas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

4.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T.; TOLEDO, G. V.. Participação em banca de Debora Gil Souza. Alcances e limites da ação formativa do coordenador pedagógico na escola. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

5.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T.; SANTOS, A. E.. Participação em banca de Ivanilde Lourenço Pasos. Música e movimento no Ensino Fundamental I: a construção de um olhar critico por meio da sensibilização e vivência dos processos de criação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

6.
MALAVASI, A.; SCHNEIDER, A. L.. Participação em banca de Marcio Rodrigues dos Santos. A prática da capoeira nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta interdisciplinar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T.; SANTANA, I.. Participação em banca de Roseli Mendonça dos Santos Salles. Evasão Escolar nas Instituições de Ensino Superior. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores para o Ensino Médio) - Universidade Brasil.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MALAVASI, A.; LOPES, P. C. C.; MORAES, M. C. V.. Banca Examinadora para Seleção de Docente da UNICASTELO. 2013.

2.
MALAVASI, A.; REIS, R. R.; SANTOS, G. T.. Banca Examinadora para Seleção de Docente da UNICASTELO. 2013.

3.
MALAVASI, A.; CASTANHEIRA, S.; CARRASCO, P. G.. Banca Examinadora para Seleção de Docente da UNICASTELO. 2013. Universidade Brasil.

4.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T.; VIEIRA, T. M.. Banca Examinadora para Seleção de Docente da UNICASTELO. 2012. Universidade Brasil.

5.
MALAVASI, A.; MENDES, G. D.; SANTOS, G. T.. Banca Examinadora para Seleção de Docente da UNICASTELO. 2012.

6.
MALAVASI, A.; REIS, R. R.; SILVA, Z. B.. Banca Examinadora para Seleção de Docente da UNICASTELO. 2012.

7.
MALAVASI, A.; Silvana Alves Freitas; Rosa Maria Maciel. Banca Examinadora para Seleção de Docente da UNICASTELO. 2009. Universidade Brasil.

8.
MALAVASI, A.; LOPES, P. C. C.. Banca Examinadora para Seleção de Docente da UNICASTELO. 2009. Universidade Brasil.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje. Integração entre alfabetização e letramento na língua materna e aprendizagem de língua estrangeira. 2016. (Congresso).

2.
XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje. Considerações sobre as práticas pedagógicas no processo de alfabetização nas séries iniciais. 2016. (Congresso).

3.
XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje. A educação na América Latina: caminhos para a equidade Social. 2016. (Congresso).

4.
XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje. Contribuições da brincadeira e do faz de conta para a infância. 2016. (Congresso).

5.
Os caminhos da formação docente - Seminário Nacional. 2014. (Seminário).

6.
XV Jornadas Trasandinas. O PIBID e o território da Zona Leste de São Paulo: desopacizando a realidade local. 2014. (Congresso).

7.
I Congresso de Educação Zona Leste: Currículo e Território. O currículo e as políticas públicas: caminhos e descaminhos. 2013. (Congresso).

8.
FÓRUM INCLUSÃO DIGITAL COMPREMETIDA COM APRENDIZAGEM. 2009. (Seminário).

9.
NOVAS PERSPECTIVAS DO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA NA SALA DE AULA.PERSPECTIVAS DO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA NA SALA DE AULA. 2009. (Seminário).

10.
I Seminário Interdisciplinar do Curso de Pedagogia.Alfabetização e Letramento. 2008. (Seminário).

11.
V Simpósio do Curso de Pedagogia Unicsul.Gestão na Educação. 2007. (Simpósio).

12.
Desenvolvimento Profissional e Competências Reflexivas: portfólio como estratégias metacognitivas de co-construção de conhecimento. 2005. (Seminário).

13.
IV Fórum de Educação - Educação e Cultura. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, M. C. V. ; MALAVASI, A. ; SANTOS, G. T. . I Encontro da Diversidade e do Meio Ambiente. 2017. (Outro).

2.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T. ; BATISTA, V. . XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje. 2016. (Congresso).

3.
MALAVASI, A.; SANTOS, G. T. ; COSTA, V. A. . II Congresso de Educação Zona Leste: Curriculo, Território e Direitos Humanos. 2014. (Congresso).

4.
MALAVASI, A.; OLIVEIRA, D. F. . Curso de Formação Continuada para Professores da Educação Básica. 2013. (Outro).

5.
MALAVASI, A.; COSTA, V. A. ; CASTANHEIRA, S. ; SANTOS, G. T. . I Congresso de Educação da Zona Leste: Currículo e Território. 2013. (Congresso).

6.
MALAVASI, A.; LOPES, M. M. F. . Ética e Direitos Humanos: Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. 2013. (Outro).

7.
MALAVASI, A.; OLIVEIRA, D. F. . Curso de Formação Continuada para Professores da Educação Básica. 2012. (Outro).

8.
MALAVASI, A.. Os Desafios na Educação no Século XXI (17º Congresso Brasileiro Muldisciplinar em Diabetes). 2012. (Congresso).

9.
MALAVASI, A.. Desafios da Lei Maria da Penha para a Superação da Violência Doméstica. 2011. (Outro).

10.
MALAVASI, A.; OLIVEIRA, D. F. . Curso de Formação Continuada para Professores da Educação Básica. 2011. (Outro).

11.
MALAVASI, A.; CAETANO, M. C. . Desafios da Lei Maria da Penha para a Superação da Violência Doméstica. 2011. (Outro).

12.
MALAVASI, A.. SEMINÁRIO NOVAS PERSPECTIVAS DO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA NA SSALA DE AULA. 2009. (Outro).

13.
MALAVASI, A.; Tania da Costa Fernandes ; Andre Prado Nunes ; Rosa Maria Maciel ; Silvana Alves Freitas ; Simone Aparecida Zanutto . V Semana de Pedagogia. 2008. (Outro).

14.
MALAVASI, A.; Tania da Costa Fernandes ; Silvana Alves Freitas ; Helga Schwarz ; Andre Prado Nunes ; Simone Aparecida Zanutto . I Seminário de Pedagogia da UNICASTELO. 2008. (Outro).

15.
MALAVASI, A.; Tania da Costa Fernandes ; Rosa Maria Maciel ; Silvana Alves Freitas ; Silvia Aparecida Borro Cembalista . V Semana da Pedagogia - Estudos e Pesquisa. 2008. (Outro).

16.
MALAVASI, A.; Tania da Costa Fernandes ; Rosa Maria Maciel ; Silvana Alves Freitas ; Silvia Aparecida Borro Cembalista . I Seminário Interdisciplinar do Curso de Pedagogia. 2008. (Outro).

17.
MALAVASI, A.. V Simpósio do Curso de Pedagogia da UNICSUL (Campus Anália Franco). 2008. (Outro).

18.
MALAVASI, A.; LOMBARDI, A. . II Simpósio de Filosofia e suas Interfaces. 2007. (Outro).

19.
MALAVASI, A.. Encontro de Professores da EE Comendador Mario Reys. 2007. (Outro).

20.
MALAVASI, A.; LUCHETTI, A. . I Simpósio de Filosofia e suas Interfaces. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Bruna Lucena Biscaia. RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, SIGNIFICATIVA E TRANSFORMADORA.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos. (Orientador).

2.
Sueli Astolpho Vieira. A atuação do docente no Ensino Superior enquanto formador de professores que irão atuar no Ensino Fundamental: entraves e possibilidades na ação instrucional. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos. (Orientador).

3.
Lígia Cristiane Santos e Santos. Mediação escolar: caminhos para inclusão. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, Prefeitura Municipal de Santos. (Orientador).

4.
Flávia Maria Lourenço da Costa. O papel da justiça restaurativa na escola: trabalhando com o círculo restaurativo no Ensino Fundamental I. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos. (Coorientador).

5.
Andrea Aparecida Mattosinho. Alfabetização: um caminho de possibilidades e desafios. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, Prefeitura Municipal de Santos. (Orientador).

6.
Sumaya Pimenta de Castro. A construção de práticas pedagógicas na alfabetização no Ensino Fundamental e no processo de recuperação de alunos. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, Prefeitura Municipal de Santos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Elaine Kivits da Graça. Desafios na formação do professor de educação de jovens e adultos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, . Orientador: Abigail Malavasi.

2.
Maria Isabel de Abreu Souza. A surdez no contexto escolar: das políticas públicas às salas de aula inclusivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, . Coorientador: Abigail Malavasi.

3.
Maria Emília Araujo França de Abreu. Desafios e perspectivas da docência para atuação no Projeto Atendimento Pedagógico Domiciliar do Município de Santos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Práticas Docentes do Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, Prefeitura Municipal de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Giovana G. Vasconcelos Rodrigues, Joelma G de Lima et al.. BRINCANDO E APRENDENDO. DESAFIOS PRÁTICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

2.
Taiane F. Marcon, Ismar Pusti de Azevedo et al.. APRENDENDO E BRINCANDO COM A MATEMÁTICA: FRAÇÕES NO COTIDIANO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

3.
Patrícia Mendes Oliveira, Ana Maria Sartori Pinheiro et al.. APLICAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM MOTIVADORA PARA MATEMÁTICA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

4.
Mauri Antonio G. da Mota, Julliene Silva Gomes et al.. BRINCANDO COM A MATEMÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

5.
Delano Marques Pereira, Jessica Tais Figueira da Cruz et al.. VENCENDO AS DIFICULDADES MATEMÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

6.
Elisabete Gomes Pequeno, Patricia de Souza et al.. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

7.
Cecilia Paes de O. Rodrigues, Maria Lucia P. Miranda et. al.. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

8.
Vanessa Carvalho Silva, Ivone Costa Fontes et al.. A APRENDIZAGEM DA MATÉMATICA NO DIA A DIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

9.
Luciana Alves Gomes Nadu, Renata Bertoloni Sardinha et al.. ENSINANDO MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

10.
Ana Lucia do Prado Rodrigues, Liene Alves da Silva et al.. ENSINANDO A MATEMÁTICA DE FORMA PRÁTICA E DINÂMICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

11.
Eusenir S. de Oliveira, Francisca S. Vieira de Macedo et al.. DESAFIO: ENSINANDO A GOSTAR DE MATEMÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

12.
Angela Maria Exner, Elaine Simões dos Santos. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL ? SÉRIES INICIAIS.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

13.
Patricia C. Grilo de França, Roseli A. Lopes da Silva et al.. DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

14.
Amanda Almeida de Souza, Sandra Maria da Silva et al.. APRENDER BRINCANDO: JOGOS NA MATEMÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

15.
Cristiane A. S. Souza, Vanessa N. S. Figueroa Camillo et al. IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

16.
Sandra P. R. de Mendonça Silva, Fabiana Barbosa Calvo et al. BRINCANDO COM A MATEMÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

17.
Alessandra A. de Souza Melo Jaqueline T. de Oliveira et al. EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: A POSTURA DO PROFESSOR CONTRA O PRECONCEITO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

18.
CARLA D FERREIRA, KATIA R. DE OLIVEIRA P. RIBEIRO ET AL. DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

19.
Larissa F. de Mendonça, Laura B. Dias dos Reis et al.. O LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONCEITOS E PRECONCEITOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

20.
GRAZIELLY F. ROCHA, RENATA DE MATOS AZEVEDO ET AL.. ACEITANDO AS DIVERSIDADES SEM PRECONCEITO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

21.
ALINE FERNANDA GALERA, CAMILA L. FERREIRA CORRÊA ET AL.. RESPEITO À DIVERSIDADE RACIAL NA ESCOLA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

22.
Geizy A. dos Santos, Karina do Rosário Costa do Carmo et al.. NAS ASAS DA CULTURA PARA COMBATER O PRECONCEITO RACIAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

23.
Gildete de Almeida Freire, Juliana Patrício Da Cruz et al.. SUPERANDO AS DIFERENÇAS ETNICORRACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

24.
Cinthia Boselli Pantarotto, Denise Braz Martins et al.. RESPEITO E INTERAÇÃO SOCIAL, CONTRA A DISCRIMINAÇÃO E O PRECONCEITO RACIAL NA ESCOLA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

25.
Analice Arf, Camila Januário Espejo Ramazzini et al.. DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS ALTERNATIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

26.
Caroline Mirene Combinato, Fernanda Gonçalves Ferreira et al. A NOVA ESCOLA DO SÉCULO XXI: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO SOCIAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

27.
ANDRÉIA PEDRICO COELHO ANGÉLICA PEDRICO COELHO ET AL.. RACISMO, INTOLERÂNCIA A SER COMBATIDA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

28.
Angélica da Silva Freitas Fernanda Felipe de Souza et al.. COMO TRABALHAR O PRECONCEITO NA SALA DE AULA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

29.
Ana Maria dos Santos, Lilian da Silva Freire et al.. MAIS COR, POR FAVOR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

30.
DAIANE VELOSO CONÇEIÇÃO, ELIANA CORREA BOMFIM ET AL.. A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO CULTURAL E ÉTNICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

31.
Carlos R. Cristovam, Graciele de A. Mendonça Camargo. Qual é a cor da Igualdade?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

32.
Eloá Costa dos Santos, Gilda de Jesus Alves Sales et al.. A INTERDISCIPLINALIDADE NO CONTEXTO SÓCIO CULTURAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

33.
Iara Carvalho Santos Lisboa e Luana Mayra de Souza. EDUCAÇÃO, RESPEITO E AMOR NÃO TEM COR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

34.
FERNANDA A. SOUSA MATOZO, LUCIANA ALMEIDA CASSIMIRO ET AL.. DIVERSIDADES RACIAIS E CULTURAIS: A ESCOLA DEVE CONSTRUIR UM ENSINO DE VÁRIAS CORES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

35.
Cristiane A. Fadini Daniela C. de Sousa Rezende et al. EU SOU ASSIM E VOCÊ É IGUAL A MIM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

36.
Beatriz R. Ferreira, Daniela B. Bernardes Fontes et al.. Trabalhando a diversidade na escola: uma proposta por meio da interação através do lúdico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

37.
Anderlyce de Freitas Barbosa, Marcia A. Feliciano Buso et al. DISCRIMINAÇÃO RACIAL E PRECONCEITO, UMA VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

38.
Janaina Fernandes, Luciano de Oliveira Pimenta et al.. Diversidade Sim, Preconceito Não!. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

39.
Denilson da Silva Ferreira, Juliana Amaro dos Santos et al.. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

40.
Celia Alves da S. Santos, Marlene Apda Montagnoli et al.. A importância do ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

41.
Renata Calixto dos Santos, Rafaela de Jesus Domingos et al.. Indisciplina no Ensino Fundamental: o que fazer?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

42.
Cristiane P. Leandro, Mateus Marcelini S. Ribeiro et al.. A importância da relação família-escola e a comunidade na indisciplina escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

43.
Jéssica F. de Matos Rodrigues, Lívia Maria de Oliveira et al. Educação e comportamento: repensando as atitudes na construção de um novo tempo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

44.
Roberta dos Santos Assunção, Caroline Sarte de Almeida et al. Combate à indisciplina escolar no Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

45.
Juliana Ponkeli Conto e Rosana Rodrigues et al.. A utilização de metodologias diversificadas e inovadoras para o ensino de geografia em sala de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

46.
Aline de Araujo, Cristina da Silva Abril Savebra et al.. A postura do educador frente às ações de indisciplina no Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

47.
Dorcas de Oliveira Silverio, Denis Ribeiro da Silva et al.. A indisciplina na escola: como enfrentar?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

48.
Iara Natalina Mori, Fernanda Bueno Hora Parodi et al.. Escola e família: união pela qualidade do ensino e superação da indisciplina enquanto dificultadora da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

49.
Leonardo Antonio Domingues, Lucimara Apda dos Santos et al.. Indisciplina na escola: desafios e possíveis soluções. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

50.
Mayumi Toyama Costa, Nilza Pinheiro Pereira. Trabalho coletivo na reconstrução da escola de qualidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

51.
Eliane Prado, Pedro Angelo Pierini et al.. A geografia e a didática como construção de sujeitos em uma nova perspectiva dialética. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

52.
Rosângela Camargo da Silva, Roseli de Oliveira et al.. A construção de uma escola de qualidade: enfrentando desafios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

53.
Ana Priscila dos Santos, Solange Lopes et al.. Indisciplina escolar como obstáculo no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

54.
Helen Apda Rodrigues, Rosemary S. de Campos Nardeli et al.. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de geografia nos anos iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

55.
Fabiana Paes Carlos, Hélio Domingues et al.. indisciplina: fator negativo para aprendizagem do aluno do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

56.
Daniella Almeida de Souza. Projeto Guri: a música como ferramenta de inserção social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.

57.
Bruna Carolina Araujo Ferreira et al.. Literatura Infantil no ambiente escolar: práticas para aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.

58.
Alessandra Nuvens Lavrencsik e Lilyan Messias de A. Cunha. Relação professor-aluno: a importância dos aspectos afetivos na construção do conhecimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.

59.
Gerlaine Vargas, Liliane F. O. Rocha et al.. Prazer em ler na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

60.
Anna P do N. Januth e Valdineide F. de S. Alves et al.. A importância dos jogos no ensino e aprendizagem da leitura e escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

61.
Sandra Ap. Lima Rosário, Selma Ap. Costa Afonso et al.. Desenvolvendo o hábito e o gosto pela leitura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

62.
Juliana B. Rosa e Maiza Gomes da Silva et al.. O desenvolvimento da leitura e escrita em uma classe multiseriada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

63.
Silvia Gomes da Silveira e Rosângela de P. Maciel et al.. O desenvolvimento da leitura através da literatura em uma escola urbana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

64.
Adenice Rosa Santos, Adinete R. Gripa et al.. Proposta em multiníveis de leitura de poemas para alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

65.
Ana Cristina R. Nascimento, Adreia S. Neves et. al.. A criança de lê viaja na imaginação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

66.
Daniela Cristina Cardoso, Glória Aparecida S. Rosada et al.. Escola urbana: processo de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

67.
Adriana Valeria B. de Sena Lopes, Camila G. Santos et al.. Leitura e escrita: as relações existentes no processo de ensino-aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

68.
Roseli Terezinha Rossi, Suely Apda Fagundes et al.. Saber ler para poder escrever. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Abigail Malavasi.

69.
Andreia Luzia Santos Passos. Formação docente em tempos de mudança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.

70.
Cassia Queiroz da Silva e Daniela Luzia da Silva. Formação docente, mudança e educação permanente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.

71.
ANDRÉIA FERREIRA SILVA; ISABEL CRISTINA LOPES BARRETO;. REUNIÃO DE PAIS E MESTRES: APROXIMAÇÃO OU DISTANCIAMENTO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.

72.
CAROLINE D'AMORE; DENISE TRINDADE MARINO; LETÍCIA L. SILVA. INFÂNCIA ROUBADA: UM PRODUTO CHAMADO CRIANÇA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.

73.
CRISTIANE DE NOVAIS; DOMINGAS RODRIGUES FERREIRA. FORMAÇÃO DE LEITORES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.

74.
ALEXANDRE DA SILVA RODRIGUES; ANDRÉIA ALMEIDA ALY. A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.

75.
CLEUSA HELENA DE OLIVEIRA; EDITE DE JESUS XAVIER FIDELES;. A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DO EDUCANDO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.

76.
ANDRÉIA APARECIDA GARCIA; ARACI MARIA DE MORAES CAJUEIRO. O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.

77.
ELVIRA DE FÁTIMA BANDEIRA NETA; RENATA LIMA DOS SANTOS. O IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA CIDADE DE SÃO PAULO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.

78.
MARIA CLEIDE RICO DE OLIVEIRA; TAMARA ONÓRIO. É POSSÍVEL A GESTÃO DEMOCRÁTICA?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.

79.
CINTHYA BARROS DE OLIVEIRA; HEOLIZE ROSA; MARCOS D. DA SILVA. PROGRESSÃO CONTINUADA CAUSA OU NÃO CONSEQUÊNCIA DE EVASÃO ESCOLAR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.

80.
CRISTINA REGINA DE CAMPOS, CELMA LUCIANE LEMOS. "HIV NA INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.

Iniciação científica
1.
Ana Paula Campos do Nascimento. Inclusão nas escolas regulares municipais de São Paulo: o que diz a legislação. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Brasil. Orientador: Abigail Malavasi.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 18:19:38