Maria Sandra Montenegro Silva Leão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2562864342968393
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Possui Doutoramento em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Ciência Política. Graduada em Pedagogia e em Psicologia. Formação em Psicanálise. Professora Associado I da Universidade Federal de Pernambuco.Leciona no curso de Pedagogia e demais licenciaturas no Centro de Educação da UFPE. Desenvolve pesquisas focalizando Espiritualidade e Educação; o cuidado de si, ética e alteridade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Sandra Montenegro Silva Leão
Nome em citações bibliográficas
Montenegro

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação.
Av. Acadêmico Hélio Ramos
Cidade Universitária
50000000 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (081) 21268324


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Construções de Sentidos sobre Educação nas Vozes da Literatura de Cordel:Caminhos para Currículos Multiculturais, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Mere Abramowicz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cultura, Educação, Inclusão; Currículo; Cultura Popular.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2008
Mestrado em Psicologia Clínica.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: A Violência Simbólica do Pai: repercussões na auto-estima dos filhos.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Albenise de Oliveira Lima.
Palavras-chave: Pai real, pai simbólico, violência psicológica.
1994 - 1996
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: As Representações Sociais Docentes sobre Qualidade da Educação,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Janete Lins de Azevedo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Qualidade Social; Qualidade Total; Representações Sociais.
Grande área: Ciências Humanas
1985 - 1986
Especialização em Ciência Política. (Carga Horária: 435h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A Participação Feminina na Resistência Política.
Orientador: Roberto Aguiar.
1983 - 1988
Graduação em Psicologia Clínica.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
1979 - 1982
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Psicologia para quem ensina. (Carga horária: 180h).
Centro de Ensino Tecnológico de Brasília, CETEBE, Brasil.
2006 - 2006
Inovações na Prática Clínica da Psicanálise Contem. (Carga horária: 40h).
Sociedade Psicanalítica do Recife, SPR*, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Dedicação Exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A Universidade Federal de Pernambuco é a instituição em que traballho, especificamente no Centro de Educação.


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2010
Vínculo: docente, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Não sou mais docente da UPE.

Atividades

03/1992 - 03/2010
Pesquisa e desenvolvimento , fFFPNM, .

07/1992 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Educacional
Estágio Curricular
Estrutura e Funcionamento do Ensino
Planejamento Educacional
12/2004 - 04/2009
Ensino, Gestão e Planejamento Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Investigação Científica
08/2005 - 03/2009
Ensino, Gestão e Planejamento Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior
Metodologia da Pesquisa
Planejamento e Gestão Escolar
03/2004 - 03/2009
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História das idéias Pedagógicas
Inteligência e Emoção na Aprendizagem
03/2004 - 03/2006
Extensão universitária , fFFPNM, .

Atividade de extensão realizada
A Sexualidade: abordagens na sala de aula.
07/2002 - 02/2006
Direção e administração, fFFPNM, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.


Linhas de pesquisa


1.
Estudos em representações sociais sobre a realidade educacional brasileira

Objetivo: Compreender os significados atribuídos para a educação escolar pública, através de vários artefatos culturais, dentre eles o cinema e a fotografia..


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Educação, alteridade e perspectivas para a formação humana integral:um estudo com mulheres em privação de liberdade
Descrição: Este projeto tem o objetivo de analisar a política educacional voltada para o público em situação de liberdade privada, neste caso, mulheres. Ao mesmo tempo procura identificar se o conteúdo do projeto educacional e as práticas educativas contribuem para uma formação humana integral, visando uma ressocialização com qualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Sandra Montenegro Silva Leão - Coordenador / Ana Maria Tavares Duarte - Integrante / Luciano Freitas - Integrante / Edson José da Silva - Integrante / Claudia Maria da Conceição - Integrante / Edna Lúcia Frazão - Integrante / Everton José de Almeida - Integrante.
2015 - 2016
Indisciplina e Violência em sala de aula e suas representações sociais: um estudo com professores de escolas públicas.
Descrição: É um projeto que visa, através da representações sociais de docentes, compreender como indisciplina e violência são percebidos, abordados e enfrentados por docentes de algumas escolas públicas que se situam em áreas de risco e de vulnerabilidade social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Sandra Montenegro Silva Leão - Coordenador / Aglaíres Claudine de Souza Silva - Integrante / Ana Claudia Barbosa - Integrante.
2012 - 2015
Prática Docente e saúde de professores: um estudo com estudantes do Curso de Pedagogia da UFPE que lecionam na rede pública de ensino do Município do Recife
Descrição: É um projeto que busca investigar as relações entre a cultura, o clima organizacional e a qualidade de docentes que são profissionais na área da educação, e, ao mesmo tempo, são estudantes no curso de Pedagogia.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Sandra Montenegro Silva Leão - Coordenador / Ana Maria Tavares - Integrante.
2011 - 2012
Ser professor dá filme: representações de docência na produção cinematográfica nacional e estrangeira
Descrição: Esta pesquisa analisa as diversas representações sobre a docência elaboradas por filmes nacionais e estrangeiros. Muitos livros apresentam reflexões, fórmulas sobre como ser docente, mas nosso olhar dirige-se para os filmes e documentários que mostram determinadas formas de construção do professor em seu cotidiano escolar. Queremos compreender se são representações idealizadas, o perfil docente que traçam, as perspectivas que organizam sobre a praxis docente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Desenvolvimento da rede de capacitação e extensão tecnológica em saneamento ambiental na região Nordeste
Descrição: O projeto visa capacitar pessoas para a educação ambiental.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
A presença do gênero feminino na obra de Paulo Freire: Da denúncia da exclusão ao processo de inclusão.
Descrição: Este projeto de pesquisa tem o objetivo de identificar, através das diversas obras de Paulo Freire, o seu discurso sobre o gênero feminino, como as denúncias de exclusão são abordadas e os caminhos alternativos para a inclusão do gênero feminino na sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Representações sociais de gestores e gestoras sobre direitos humanos no contexto escolar
Descrição: O projeto tinha como objetivo compreender as representações sociais dos gestores de escolas públicas estaduais sobre direitos humanos no espaço escolar. Foram entrevistados 32 gestores, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa e as representações sociais sobre os direitos humanos no contexto escolar evidenciaram fragilidade nas práticas e nas concepções..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Sandra Montenegro Silva Leão - Coordenador / Antonio Ferreira - Integrante / Vanessa Nicolau - Integrante.
2008 - 2009
O Impacto dos resultados do ENADE na qualidade do curso de Pedagogia da FFPNM
Descrição: Nossa intenção nesta pesquisa foi a de identificar se os resultados do ENADE, desde o seu início, contribuiu para melhorar a qualidade do curso de Pedagogia, da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
A construção do sujeito na literatura fantástica: um estudo da obra de Edgar Alan Poe
Descrição: A pesquisa analisou a construção das caraterísticas dos sujeitos na obra de Edgar Alan Poe. Nosso objetivo era aproximar a literatura do mundo da escola, do mundo social. Elaborar reflexões sobre as imbricações da literatura com o que somos enquanto pessoa. Não existe distância entre o real e o imaginário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Sandra Montenegro Silva Leão - Coordenador / Carlos Alberto Filho - Integrante.
2006 - 2007
As relações familiares e sua importância na aprendizagem dos alunos
Descrição: Esta pesquisa buscou investigar qual a relação existente entre a qualidade da aprendizagem e a qualidade das relações familiares, principalmente dos pais com crianças que estão no ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
As práticas pedagógicas em espaços não-escolares
Descrição: O objetivo desta pesquisa foi o de investigar como era a prática pedagógica em espaços não-escolares. Foram escolhidas três associações de moradores: Várzea, Mustardinha e Ibura. Nestas associações se desenvolviam uma prática de politização das pessoas que residiam em áreas mais pobres destes bairros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2004
Paradigmas de gestão escolar no discurso e na prática dos gestores de escolas públicas no Município de Nazaré da Mata
Descrição: Este projeto envolve 03 alunas do curso de Pedagogia e investiga se há descompasso dos paradigma de gestão falados e vivenciados pelos gestores de escolas públicas municipais e estaduais, na cidade de Nazaré da Mata..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Sandra Montenegro Silva Leão - Coordenador.Financiador(es): Universidade de Pernambuco - Bolsa.
2003 - 2003
Representações Sociais dos alunos de Pedagogia sobre o Estágio Curricular
Descrição: Esta pesquisa buscou traçar as representações sociais dos alunos dos 7º e 8º período do curso de Pedagogia sobre o estágio curricular. A razão desta pesquisa se deve ao fato dos estágios, na maioria das vezes, não ser bem aceitos pelos estudantes, o que nos motivou a procurar as causas a partir das falas dos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2003
A produção de sentidos sobre a escola.
Descrição: O objetivo desta pesquisa foi o de identificar os sentidos que os alunos do Ensino Médio atribuiam a escola em que estudavam, uma vez que durante os estágios, as reclamações sobre insatisfações sempre estavam presentes nos alunos que respondiam ao questionário sobre a escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Práticas de leituras e de escritas facilitadoras da elaboração de projetos de pesquisa científica
Descrição: É um projeto que visa melhorar a qualidade da compreensão e da organização de ideias que possilitem aos estudantes de Pedagogia, dos 3 primeiros períodos, a melhoria de suas capacidades para se envolverem em projetos de pesquisa científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (70) .
Integrantes: Maria Sandra Montenegro Silva Leão - Coordenador / Márcia Regina Barbosa - Integrante / Aglaíres Claudine de Souza Silva - Integrante / Thayná Dutra - Integrante / Maria da Conceição Reis - Integrante.
2012 - 2013
Melhoria da graduação em Pedagogia
Descrição: Projeto realizado juntamente com a coordenação do curso de Pedagogia, o mesmo pretendia fortalecer a pacacidade de desenvolvimento de pesquisa dos estudantes de graduação em Pedagogia do Centro de Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Sandra Montenegro Silva Leão - Coordenador / Márcia Regina Barbosa - Integrante / Luis Carlos Marques Sousa - Integrante / rosinalda teles - Integrante / Carlos Eduardo Melo - Integrante / Rute Borba - Integrante / Cristiane Pessoa - Integrante / Janaína Souza - Integrante.
2011 - 2012
Circulando entre Artes e Estudos
Descrição: Projeto que visa desenvolver atividades de ensino e de artes para 50 crianças e adolescentes em situação de risco e de vulnerabilidade social..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Sandra Montenegro Silva Leão - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Montenegro2017 Montenegro. Educação Humana Integral: Experiências e Relatos de Mulheres em Privação de Liberdade. Educação,Cultura e Sociedade, v. 7, p. 350-363, 2017.

2.
Montenegro2017Montenegro. Educação e Alteridade na Sociedade Líquida: Consequências para a Educação Integral. REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA, CULTURA E ALTERIDADE - IGARAPÉ, v. 5, p. 142-157, 2017.

3.
Montenegro2017Montenegro. O ato de ler e de escrever na construção do projeto de pesquisa científica: uma experiência em sala de aula. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, v. 1, p. 99-113, 2017.

4.
Montenegro2015Montenegro. A dinâmica organziacional escolar e suas implicações para a qualidade da saúde de professores. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, v. 01, p. 60-75, 2015.

5.
Montenegro2014Montenegro. Perspectiva Fenomenológica em Pesquisas Qualitativas. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 02, p. 35-47, 2014.

6.
Montenegro2012Montenegro. A educação multicultural e o diálogo com outros saberes. Arte e Educação em Revista, v. 1, p. 07-156, 2012.

7.
Montenegro2009Montenegro. Perspectivas de amor nas obras de Paulo Freire e Erich Fromm. ARGUMENTOS: REVISTA DE FILOSOFIA (IMPRESSO), v. 04, p. 28-38, 2009.

8.
Montenegro2007Montenegro. Representações Sociais de Professores sobre Formação Continuada. Educação & Docência, v. 1, p. 17-28, 2007.

9.
Montenegro2007Montenegro. Ética, Educação e Cuidado na perspectiva de Leonardo Boff. A Página da Educação, v. 01, p. 37-49, 2007.

10.
Montenegro2006Montenegro. Os impactos da convivência cotidiano em espaços restritos de trabalho. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, v. 2, p. 32-48, 2006.

11.
Montenegro2005Montenegro. Políticas brasileiras de formação continuada na EJA: um estudo do estado da arte em anais nacionais. Anais do Congresso Internacional de Educação Popular e Seminário Internacional de Educação Popular, v. 1, p. 57-68, 2005.

12.
Montenegro2001Montenegro. Qualidade da Educação: as representações sociais dos professores. Síntese, São Paulo, v. 10, p. 21-30, 2001.

13.
Montenegro2001Montenegro. Inteligência e Altas Habilidades: um estudo exploratório. Saberes (Jaraguá do Sul), 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Gomes, M.F ; Joffilly, Zélia ; Montenegro . A prática educativa amorosa no discurso de Paulo Freire. 01. ed. Recife: Bagaço, 2014. v. 500. 471p .

2.
Montenegro; BARBOSA, M. R. ; CARVALHO, L. . Gestão e Política Educacional: abordagens em diferentes contextos. 1. ed. Recife: UFPE, 2014. v. 1. 228p .

3.
Montenegro; Ana Tavares . Diálogos interdisciplinares em educação. 01. ed. São Paulo: CRV, 2011. v. 300. 150p .

4.
Montenegro. O currículo para as práticas incusivas. 01. ed. Recife: EDUPE, 2010. v. 1.000. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
Montenegro. Educação e Alteridade em tempos de modernidade líquida: breves notas para reflexões. In: Edson Andrade e Ana Lúcia Borba. (Org.). Gestão e Política Educacional: vivências e reflexões. 1ed.Recife: UFPE, 2018, v. 01, p. 135-147.

2.
Montenegro; Oliveira, Maria Dalvaneide . Implicações da Modernidade Líquida para a Construção da Alteridade. In: Hélcia Macedo; Tânia Palhano. (Org.). O Ensino de Filosofia na Escola: fundamentos e desafios. 1ed.João Pessoa: CCTA, 2018, v. 01, p. 120-135.

3.
SANTOS, Evson ; Montenegro . Os intelectuais e a história: contribuições da pesquisa de pós-doutoramento Mitos Fundadores da ANPAE para a gestão da Educação. In: Evson Malaquias dos Santos. (Org.). Pioneiros da ANPAE: mitos fundadores, implicações polítcos-teóricas e a Ditadura Civil-Militar de 1964. 01ed.Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2018, v. 01, p. 9-18.

4.
Montenegro; CARVALHO, L. . (In) disciplina na escola: reflexões no âmbito de um curso de extensão. In: Liliane Teixeira e Carlos Eduardo Ferreira. (Org.). Extensão e Educação: experiências formadoras. 01ed.Recife: Editora UFPE, 2013, v. 01, p. 251-266.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Montenegro. A gestão escolar e o clima organizacional da escola. Da paixão de ensinar a paixão de aprender, 15 abr. 2011.

2.
Montenegro. A gestão escolar e o clima organizacional da escola. Construir Notícias, Recife, p. 30 - 31, 01 abr. 2011.

3.
Montenegro. Interfaces do amor nos escritos de Paulo Freire. A escola que queremos construir, Recife, 20 set. 2010.

4.
Montenegro. Interfaces do amor nos escritos de Paulo Freire. Construir Notícias, Recife, p. 48 - 50, 01 set. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Montenegro; TAVARES, A. M. . Ética na obra de Paulo Freire: Recortes de um horizonte coerente. In: X Colóquio Internacional Paulo Freire, 2018, Recife. Anais do X Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife: UFPE, 2018. v. 01. p. 35-46.

2.
Montenegro. Desafios para a formação de professores: contributos de João Francisco de Souza. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011, Recife. Fronteiras abertas da América Latina. Recife: UFPE, 2011. v. 01.

3.
Montenegro; Ana Tavares . Escola: espaço de luta e de conquista pela dignidade humana. In: VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010, Recife. Paulo Freire: contribuição para a educação e cultura popular. Recife: UFPE, 2010.

4.
Montenegro. O Espaço da Angústia em Cursos de Formação Docente. In: XXXV Encontro anual de estudos freudianos, 2005, Recife. Anais do XXV Encontro Freudiano, 2005.

5.
Montenegro. A Melhoria da Convivência em Sala de Aula. In: Semana Universitária, 2005, Nazaré da Mata. Anais da Semana Universitária. Recife: EDUPE, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Montenegro; FERRAZ, C. . Concepções docentes sobre diferença. In: III colóquio Luso-brasileiro, 2006, Universidade do MInho. III Colóquio Luso-brasileiro. Mino, 2006. v. 3. p. 201-201.

Apresentações de Trabalho
1.
Montenegro. Implicações da modernidade líquida para a construção da alteridade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Montenegro. O Cuidado de si e a Educação: Contribuições da Foucault. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Montenegro. A importância do ato de ler e de escrever na pesquisa científica: relato de uma experiência em sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Montenegro. Violências contra professores: histórias de resistências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Montenegro. Perspectivas da interdisciplinaridade para o currículo do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Montenegro. Inteligências múltiplas a serviço do desenvolvimento sustentável. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Montenegro. O Maracatu e suas representações de um grupo social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Montenegro. Educação Emocional ou Inteligência Emocional?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
Montenegro. A arte da pintura enquanto elemento de construção da subjetividade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Montenegro. Análise da linguagem metafórica na literatura fantástica de Edgar Allan Poe. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
Montenegro. A literatura de cordel: representações de docência e escola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Montenegro. O lugar da mãe na estruturação do sujeito. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
Montenegro. A Compreensão de Cultura em Bakthin. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Montenegro. Cultura Organizacional e Educação: tematizando desafios e possibilidades. Curitiba, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
CARVALHO, L. ; Montenegro ; BARBOSA, M. R. . O papel do Gestor e Coordenador Pedagógico na Escola Básica: um olhar de candidatos a um curso Lato Sensu do DAEPE - UFPE. Recife: UFPE, 2013 (Livro).

3.
Luis Marques Sousa ; Montenegro . Eleição para diretor na rede estadual de ensino de Pernambuco e Direitos Humanos. Recife: UFPE, 2013 (Livro).

4.
Montenegro. Revista Formação, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Montenegro. Bolsa de Apoio à Pesquisa (BFT) - FACEPE. 2015.

2.
Montenegro. Psicanálise e Educação. 2012.

Produtos tecnológicos
1.
Montenegro. Universidade Aberta à Maturidade. 2003.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Montenegro; Kalina Aguiar ; Dimas Veras . Educação como prática da liberdade para Paulo Freire. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Montenegro. Representações Sociais: princípios e métodos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Montenegro. Manual de orientação ao estudante do curso de Pedagogia. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

3.
Montenegro. Breve história da administração e organização da UFPE. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
Montenegro. O papel da educação no processo de sustentabilidade: uma reflexão crítica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Montenegro. Interdisciplinaridade: o que é e o que não é. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
Montenegro. Inteligências múltiplas como base para o desenvolvimento sustentável. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
Montenegro. Educar na Diversidade: questões curriculares. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
Montenegro. Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
Montenegro. As dificuldades emocionais do professor: um estudo em sala de aula. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
Montenegro. Liderança para Gestores Escolares. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
Montenegro. Inteligência Emocional na Sala de Aula. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
Montenegro. Viver a pedagogia da esperança para gerar uma convivência de paz. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
Montenegro. O Ofício da Docência. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
Montenegro. Projeto Político Pedagógico: bases para sua elaboração. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
Montenegro. Avaliação do Desempenho Discente. 2004. (Manual).

16.
Montenegro. A Educação Multicultural e a Docência. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
Montenegro. Manual de Orientação aos Professores da FFPNM. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

18.
Montenegro. Avaliação Institucional. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

19.
Montenegro. Manual de Inglês Instrumental. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
Montenegro. Imagens sobre ensinar e ser docente. 2012 (Documentário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Freitas, Alexandre; Montenegro; Ferreira, Aurino Lima. Participação em banca de Ridivaldo Procópio da Silva. Genealogia dos vagabundos: uma aleturgia dos cínicos periféricos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
F. Edson; Felix, Ana Lúcia; Montenegro; Vidal, Eloísa. Participação em banca de Willana Nogueira Medeiros Galvão. Política de Avaliação em larga escala: o discurso como prática social em escolas municipais de Fortaleza, Ceará. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Montenegro. Participação em banca de Adriana Carla Barbalho da Silveira. A criança e o brincar no contexto escolar: contribuições à luz da psicanálise. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicanálise e Educação) - União de Instituições para Desenvolvimento Educacional Religioso e Cultural.

4.
Montenegro; RIBEIRO, I.; CORDEIRO, M. A.. Participação em banca de Deise Gislaine das Neves Alves. A concepção de transferência no professor sob o olhar da psicanálise. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicanálise e Educação) - União de Instituições para Desenvolvimento Educacional Religioso e Cultural.

5.
Montenegro; RIBEIRO, I.. Participação em banca de Silvânia Oliveira. Contribuições psicanalíticas à inclusão escolar. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicanálise e Educação) - União de Instituições para Desenvolvimento Educacional Religioso e Cultural.

6.
Tereza Luiza de França; Montenegro. Participação em banca de Fernanda Regina dos Santos. Formação continuada na rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
Maria de Fátima Alves; Montenegro; Fátima Gomes. Participação em banca de Wesley Otávio Cavalcanti. A formação do contador na perspectiva da educação ambiental. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração ambiental) - upe.

8.
Fátima Gomes; Montenegro. Participação em banca de Danielle Cristine Neri Costa. Desenvolvimento local sustentável no âmbito de uma organização sem fins lucrativos do estado de Pernambuco. 2011. Dissertação (Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável) - Universidade de Pernambuco.

9.
Montenegro. Participação em banca de Maria Luzitana dos Santos. Inovação pedagógica e sustentabilidade na educação superior. 2010. Dissertação (Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável) - Universidade de Pernambuco.

10.
Montenegro. Participação em banca de Francicleide Silvana de Santana. A música enquanto instrumento de aprendizagem e de inclusão. 2010. Dissertação (Mestrado em psicopedagogia) - Fundação Madre Teresa.

11.
Montenegro. Participação em banca de Rosa Bacelar. Educação, Inteligência Espiritual e Desenvolvimento Sustentável: pesquisa-ação em uma insituição de ensino superior. 2009. Dissertação (Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável) - Universidade de Pernambuco.

12.
Montenegro. Participação em banca de Maria Luzitana dos Santos. A inovação pedagógica enquanto um dispositivo de ação para a sustentabilidade do ensino superior na Universidade de Pernambuco. 2009. Dissertação (Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável) - Universidade de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
Freitas, Alexandre; Tavares, Ana Claudia; Montenegro; Ferreira, Aurino Lima; Cordeiro, Eugênia. Participação em banca de Rossana Tenório Cavalcanti. Dom, associações e formação humana: memórias de um jovem participante de projetos sociais. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Ferreira, Aurino Lima; araújo, Luiza; Barbosa, Rubenilda; Montenegro; Cordeiro, Eugênia. Participação em banca de Leonardo Xavier de Lima e Silva. Espiritualidade, Humanização e Parto: estudo de métodos mistos à luz da perspectiva integral transpessoal de Ken Wilber. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Bottler, Alice; Montenegro; Felix, Ana Lúcia; Borba, A. L; F. Edson. Participação em banca de Débora Quetti Marques de Souza. A Gestão Escolar como Arena Política: impasses do novo gerencialismo. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Barbosa, Alexandre Simões; Montenegro; Bottler, Alice; Araújo, Tatiana; Ferreira, Aurino Lima. Participação em banca de Luiza Cristina Pereira de Araújo. Juventudes, formação humana e escola pública: uma análise dos sentidos da integralidade no programa de educação integral de Pernambuco. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
F. Edson; Felix, Ana Lúcia; Montenegro. Participação em banca de Willana Nogueira Medeiros Galvão. Políticas de Avaliação em larga escala: entre os discursos e as práticas cotidianas nas escolas municipais de Fortaleza. 2017.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Montenegro; MACHADO, L.; Fernanda Carvalho. Participação em banca de Valdemiro Gomes de Sá. O trabalho do coordenador pedagógico em tempos neoliberais: um estudo exploratório. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Montenegro; Fernanda Carvalho; MACHADO, L.. Participação em banca de Jacilena Gomes de Oliveira Torres. Contribuições da Psicologia Cognitiva e da neurociências para a aprendizagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão educacional e coordenação pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Montenegro. Participação em banca de Gisélia Lima Neves Albuqyerqye. Relação família-escola: formando parcerias por uma educação de qualidade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão educacional e coordenação pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Montenegro. Participação em banca de Giane Florentino Rodrigues de Brito. Evasão escolar no EJA: o que dizem os estudantes e professores. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão educacional e coordenação pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
Montenegro. Participação em banca de Karine Kelly Siqueira. O Coordenador Pedagógico e o Cotidiano Escolar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão educacional e coordenação pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
Montenegro. Participação em banca de Rosimere Fernanda de Albuquerque Silva. Relações interpessoais na comunidade escolar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão educacional e coordenação pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
Montenegro. Participação em banca de Fabiana Santos Silva. Os avanços do processo ensino-aprendizagem a partir do pró-letramento. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão educacional e coordenação pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
Montenegro. Participação em banca de Erika Caruline O. Cavalcante. Representações sociais de escola de qualidade entre professores de redes públicas municipais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
Montenegro. Participação em banca de Jacira Maria Passos. Afetividade a auto-estima: aspectos essenciais no processo de aprendizagem da criança. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco.

10.
Montenegro. Participação em banca de Andréa Spinelli. O aprendizado da Língua Inglesa numa perspectiva Lúdica: é possível?. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco.

11.
Montenegro. Participação em banca de Souveny Eloy da Hora e Silva. A relação afetiva entre prof-aluno: sua contribuição no processo ensino-aprendizagem. 2005.

12.
Montenegro. Participação em banca de Maria Gorete de Freitas. As Emoções no processo ensino-aprendizagem da educação infantil. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade de Pernambuco.

13.
Montenegro. Participação em banca de Eunice Negromonte. Educação para o trânsito. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Planejamento Educacional) - Universidade de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Montenegro; Ferreira, Aurino Lima; CARVALHO, L.. Participação em banca de Tássia Maria Barbosa da Silva.Era uma vez transsexuais na escola: da rejeição à luta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Montenegro; Filho, Edmilton; Reis, M.C.. Participação em banca de Luciana Cristine da Silva Xavier.A influência das mães ativistas negras na prática pedagógica da escola e o processo de construção da identidade negra. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
CARVALHO, L.; AGUIAR, T.; Montenegro. Participação em banca de Elaine Almeida.A saúde do professor brasileiro: um estudo dos resultados em pesquisas nacionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Montenegro; AGUIAR, T.; Fernanda Carvalho. Participação em banca de Elidiana Duarte e Wandely Barbosa.Contribuições da equoterapia para o desenvolvimento integral da criança autista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
Montenegro; CORDEIRO, M. A.; Fernanda Carvalho. Participação em banca de Drielly Barbosa e Ivanize Firmino.A integração família-escola no processo ensino aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
Montenegro; Maciel, Maria Luiza; Reis, M.C.. Participação em banca de Anna Carina Sobral de Brito.Raciocínio prejudicado: o estresse em estudantes de Pedagogia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
Montenegro; BARBOSA, M. R.. Participação em banca de Amanda Rangel Viegas e Jéssika Taís Lira.A coordenação pedagógica no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
Montenegro; Ferdinand Rohr; BARBOSA, M. R.. Participação em banca de Emeline Apolônia de Melo.Contribuições dos conceitos de Encontro e da relação Eu-Tu para o pensamento pedagógico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
Montenegro; CARVALHO, L.; MANDU, T. M. C.. Participação em banca de Elizabeth Magda Silva Ferreira.A formação inicial do pedagogo para atuar no ambiente hospitalar.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
Montenegro. Participação em banca de José Alberto dos Santos.Bolsa-escola garante a frequência escolar?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
Montenegro. Participação em banca de Luciana Julião da Silva.A atuação dos estudantes do sexo masculino no curso de pedagogia: uma questão de gênero. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
Montenegro. Participação em banca de Daniela Batista Grizzi.Sexualidade em discursos de alunos do Ensino Fundamental do Recife. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
Montenegro. Participação em banca de Erika Cavalcanti.Representações sociais de escola de qualidade entre professores de redes públicas municipais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Montenegro; Aguiar, Maria da Conceição; Borba, A. L. Professor Substituto. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Montenegro. Políticas Educacionais e organização da escola. 2011. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Montenegro. professor adjunto. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Montenegro. Gestão educacional e escolar em educação à distância. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

5.
Montenegro. professor adjunto. 2008. Universidade de Pernambuco.

6.
Montenegro. Professor Assistente. 2004. Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças.

Outras participações
1.
Montenegro. Consultora Ad Hoc. 2016. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
Montenegro; Silva, Jamesson; F. Edson. Banca de seleção para a pós-graduação em educação UFPE. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Montenegro. Avaliação de projetos. 2015. Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

4.
Montenegro. Avaliação de Projetos. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

5.
Montenegro. Processo seletivo do PIBIC 2011\2012. 2011. Universidade Federal de Pernambuco.

6.
Montenegro. Programa de apoio à melhoria dos cursos de graduação da UFPE. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Formação continuada para professores da Prefeitura de Feira Nova.O Cuidado de Si e sua Conexão com a prática pedagógia. 2018. (Encontro).

2.
II Congresso Nacional de Professores e Estudiosos em Filosofia. O cuidado de si e o conhecer-se a si esmo enquanto processo de formação e de educação. 2018. (Congresso).

3.
VIII Seminário Paulo Freire.Coordenação da sessão de Pôsters. 2018. (Seminário).

4.
I Congresso de Professores e Estudiosos de Filosofia. Implicações da Modernidade Líquida para a construção da alteridade. 2017. (Congresso).

5.
2º Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos: razão política e acontecimento.A educação pelo cuidado de si: contribuições de Foucault. 2016. (Encontro).

6.
V Seminário Paulo Freire.A Importância do ato de ler e de escrever na pesquisa científica: relato de uma experiência em sala de aula. 2015. (Seminário).

7.
Melhoria da Graduação em Pedagogia no Centro de Educação.Qualidade de vida pessoal nos dias atuais. 2014. (Oficina).

8.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Violência psicológica e desamparo no espaço de trabalho docente. 2013. (Encontro).

9.
Seminário Pesquisas em Educação Matemática e Tecnologia.Pesquisas em Educação Matemática e Tecnológica. 2013. (Seminário).

10.
simpósio brasileiro de política e administração da educação.Políticas, planos e gestão da educação em Pernambuco. 2013. (Simpósio).

11.
Congresso Internacional da Associação Latino Americana de Sociologia. Desafios para a formação de professores: contributos de João Francisco de Souz. 2011. (Congresso).

12.
Políticas para o currículo do Ensino Médio em Pernambuco.Perspectivas da interdisciplinaridade para o currículo do ensino Médio e da EJA. 2011. (Encontro).

13.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O Papel da Educação no processo de sustentabilidade: uma reflexão crítica. 2011. (Congresso).

14.
I simpósio de educação do Colégio Militar do Recife.Interdisciplinaridade: o que é e o que não é. 2010. (Simpósio).

15.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Inteligências Múltiplas como base para o desenvolvimento sustentável. 2010. (Congresso).

16.
VII colóquio internacional Paulo Freire. Escola: espaço de luta e de conquista pela dignidade humana. 2010. (Congresso).

17.
I Encontro de Psicologia Social do Recife.As representações sociais sobre o pai: um estudo com crianças em situação de vulnerabilidade social. 2008. (Encontro).

18.
IV Encontro Norte e Nordeste de Psicologia.O Mal-estar no relacionamento profissional: uma questão de ética?. 2007. (Encontro).

19.
Semana Universitária.A pedagogia da esperança: a perspectiva freireana. 2004. (Encontro).

20.
51ª Reunião anual do SBPC.Discursos Docentes sobre a gestão democrática na escola. 2001. (Outra).

21.
Semana Universitária.Pedagogia do SER. 2001. (Oficina).

22.
II Encontro de Educação Filosófica.Freud e o fim do Iluminismo. 2000. (Encontro).

23.
51ª Reunião Anual do SBPC.A concepção de cultura nos livros didáticos.. 1999. (Outra).

24.
V Encontro de História Oral.Memórias de Mulheres Analfabetas sobre Família. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Montenegro; Eliete Santiago ; Marília Barbosa . V Seminário Paulo Freire. 2015. (Congresso).

2.
Montenegro; BARBOSA, M. R. ; LIRA, D.B. ; F. Edson ; Borba, A. L . II Simpósio de Políticas Públicas em Educação promovido pelo DAEPE. 2015. (Outro).

3.
Montenegro. XXVI Símpósio Brasileiro de Política e Administração da Eduação. 2013. (Outro).

4.
Eliete Santiago ; Montenegro ; Kalina Aguiar ; Dimas Veras . Seminário Paulo Freire. Educação como prática da Liberdade. 2013. (Outro).

5.
Montenegro. VII Colóquio Internacional Paulo Freire. 2013. (Congresso).

6.
Montenegro. Semana do Pedagogo. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elizângela Andrade. O coordenador pedagógico como mediador de conflitos interpessoais na escola. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
Qúezia Frutuoso. Indisciplina na escola: o papel do coordenador pedagógico. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

3.
Maria Carolina Almeida. O papel crítico-reflexivo do coordenador pedagógico. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão educacional e coordenação pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Suênia Pinto. Gênero e educação na pedagogia feminista. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
Suênia Claudiana. Cultura escolar e suas implicações na sexualidade de estudantes. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

3.
Roberta Cristina da Silva. O perfil do pedagogo para atuar em espaços não escolares. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria do Carmo da Silva Souza. Inovação Pedagógica: um estudo etnográfico em uma comunidade quilombola. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade da Madeira, . Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

2.
Iana Bezerra Lima. As Vivências de Prazer e Sofrimento nas Organizações à luz da Psicanálise na Gestão de Pessoas. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicanálise e Educação) - União de Instituições para Desenvolvimento Educacional Religioso e Cultural, . Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

3.
José Eduardo Silva. Ética na gestão de pessoas: uma abordagem psicanalítica das interações humanas nas organizações. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicanálise e Educação) - União de Instituições para Desenvolvimento Educacional Religioso e Cultural, . Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

Tese de doutorado
1.
Verônica Maria Lopes Coutinho. As relações familiares e suas implicações no ensino: um estudo de orientação psicanalítica. 2014. Tese (Doutorado em Psicanálise e Educação) - União de Instituições para Desenvolvimento Educacional Religioso e Cultural, . Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

2.
José Valdenito Feijó de Melo. O espelho psicanalítico nas parábolas de São Mateus. 2014. Tese (Doutorado em Psicanálise e Educação) - União de Instituições para Desenvolvimento Educacional Religioso e Cultural, . Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

3.
Maria Anete Moura Cordeiro. A Escuta Psicanalítica de Estudantes com Dificuldades Emocionais: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicanálise) - UNIDERC, . Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

4.
Mariana Angélica de Araújo dos Santos. Sujeito com dificuldades mentais: uma proposta de atendimento. 2013. Tese (Doutorado em Psicanálise e Educação) - União de Instituições para Desenvolvimento Educacional Religioso e Cultural, . Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

5.
João Camilo de Melo. Perversão, angústia e melancolia nas interfaces entre literatura e psicanálise. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicanálise) - UNIDERC, . Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Valdemiro Gomes de Sá. O trabalho do coordenador pedagógico em tempos neoliberais. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

2.
Jacilena Gomes de Oliveira Torres. Contribuições da psicologia cognitiva e da neurociências para a aprendizagem. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão educacional e coordenação pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

3.
Geraldo dos Santos Lopes. A qualidade da aprendizagem com o uso da informática no ensino infantil ao 5º ano. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

4.
José João da Silva Júnior. Desenvolvimento integral do ser humano: dos documentos oficiais à literatura acadêmica. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

5.
Maria do Socorro Batista de Barros. Contribuições da formação continuada para a prática pedagógica e administrativa do gestor da rede municipal do Recife. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

6.
Tamires Aguiar dos Santos. Percepções da revista Gestão Escolar sobre o papel e a identidade do Coordenador Pedagógico. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

7.
Vera Lúcia Gomes dos Santos. Entre conflitos e consensos: o papel mediador do coordenador pedagógico. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

8.
Queila Costa Vilela da Silva. A pedagogia hospitalar: um balanço das pesquisas apresentadas na ANPED 2009-2010. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia na Educação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

9.
Edineide Liberato. A linguagem musical e sua contribuição no processo ensino-aprendizagem. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão educacional e coordenação pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

10.
Agenor Fagundes de Albuquerque Júnior. Compreensões docentes sobre sua identidade profissional. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Escolar) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

11.
Lany Pereira Gonçalves. Compreensões de coordenadores pedagógicos e de docentes sobre tecnologias aplicadas à educação. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão educacional e coordenação pedagógica) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

12.
Viviane Sales Costa. Compreensões sobre as perspectivas pedagógicas do coordenador de cursos preparatórios para concursos públicos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Planejamento Educacional) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

13.
Gleydson Bruno de Oliveira Apolinário. A atuação do coordenador pedagógico frente as famílias de alunos em situação de insucesso escolar. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Planejamento Educacional) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

14.
Rosineide Maria de Oliveira. A influência da relação interpessoal na gestão democrática. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Planejamento Educacional) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

15.
Maria Cristina Liberal. O aluno superdotado: estratégias de identificação em escolas públicas de Pernambuco. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

16.
Maria José Carneiro de Barros. Inteligências Múltiplas: contribuições para a educação especial. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

17.
Simone Miranda de Farias. As Relações entre o 'Mal estar', as condições de trabalho e suas implicações no processo ensino aprendizagem. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

18.
Rosiva de Oliveira. A QuallidadeEducação ambiental na escola Antonio Pereira. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

19.
Iracilda de Souza. Um Estudo sobre o Fracasso Escolar: Mitos e Realidade. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

20.
Nadja Maria. Fatores Familiares que interferem na Aprendizagem. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

21.
Etiane Valentim da Silva. O desenvolvimento da inteligência emocional no âmbito educacional. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

22.
Benez Florentina da Silva. Violência na escola: suas consequências na aprendizagem. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

23.
Dalva de Moura Vieira. Literatura Infantil como um novo caminho para a alfabetização. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

24.
Hildenice Cardoso de Albuquerque. Alfabetização: concepções e práticas na pré-escola. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

25.
Adélia Salomão Pires. O papel do psicopedagogo em escolas especiais. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

26.
Maria das Graças Cavalcanti de Oliveira. História da gestão democrática no Brasil: um estudo bibliográfico. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Planejamento Educacional) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

27.
Vicentina Santos da Silva. Gestão democrática: liderança em movimento. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Planejamento Educacional) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

28.
Maria Heloísa Barroso Pinto. O projeto político-pedagógico: um estudo de caso. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Planejamento Educacional) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

29.
Maria Goretti de Melo. Planejamento educacional nas escolas municipais de Surubim. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Planejamento Educacional) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

30.
Dalva de Moura. Literatura Infantil como um novo caminho para a alfabetização. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

31.
Hildene Cardoso. A fábula como meio de incentivo à leitura na educação infantil. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

32.
Maria das Graças Alves. A Importância da construção do conhecimento na formação social da criança na educação infantil. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

33.
Tertuliana Maria Pinheiro de Vasconcelos. A Construção da competência social na educação infantil. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

34.
José Horácio Barbosa. Gestão democrática: uma experiência na cidade do Moreno. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Planejamento Educacional) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

35.
Rosineide Maria de Oliveira. A influência das relações interpessoais na gestão escolar. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Planejamento Educacional) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

36.
Maria da Fátima Andrade Silva. O papel do diretor na melhoria da qualidade da educação. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Planejamento Educacional) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

37.
André Silveira. Um estudo da ética nos PCNS da Língua Inglesa. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Drielly Barbosa. A integração família e escola no processo ensino-aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

2.
Elidiana Duarte. Contribuições da equoterapia para o desenvolvimento integral da criança autista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

3.
Elaine Barbosa. A saúde do professor brasileiro: um estudo em pesquisas nacionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

4.
Acherle Varela Passos. A Pedagogia Organizacional: um campo de atuação do pedagogo para além do âmbito escolar?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

5.
Ety Bezerra de Almeida. A educação brasileira por trás das câmeras: entre o visível do real e o invisível do desejo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

6.
Laedson Luiz Fernandes. Facebook: uma rede social que contribui para o ensino superior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

7.
Joanne Serafim de Lima. Práticas de educadoras sociais: o caso da rede de abrigos para mulheres vítimas da violência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

8.
Ana Claudia Botelho Pereira. Relação professor aluno e sua importância para aprendizagem: um estudo de caso com alunos do curso de pedagogia da UFPE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

9.
Adiana Ianino. A arte na dança e na escola: contribuições para o processo ensino-aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

10.
Laedson Luiz Fernades e Joyce Bezerra de Souza. Facebook: uma rede social que infere contribuições para o ensino superior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

11.
Ana Claudia Botelho Pereira. As relações interpessoais entre docentes e estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

12.
Jaqueline Silva de Souza. O papel do pedagogo no mundo corporativo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

13.
Michelli Nascimento. O papel do pedagogo no mundo corporativo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

14.
Marina Melo de Oliveira. O pedagogo e os novos desafios no mercado de trabalho: uma análise bibliográfica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

15.
Nivaldo Luiz da Silva Filho. Contribuições da astrologia para a educação: um estudo de caso numa escola de Pedagogia Waldorf. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

16.
Windson Alves Monte. Banda de fanfarra, escola e identidade sócio-cultural: um estudo de caso na escola Amauri de Medeiros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

17.
Juanita Marília Alves dos Santos. Dizeres de pedagogos sobre sua atuação profissional na área de RH. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

18.
Geovana Silva do Nascimento. Concepções de professores do EF da rede municipal de Olinda sobre currículo escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

19.
Lívia Maciel da Sousa e Nalígia dos Santos Nunes. A pedagogia aplicada no treinamento em uma empresa pública. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

20.
Andréa Ferreira de Araújo. A importância da afetividade na educação infantil: os dizeres e práticas de professores e alunos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.

Iniciação científica
1.
Ety Bezerra de Almeida. Ser professor dá filme. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Sandra Montenegro Silva Leão.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Montenegro2012Montenegro. A educação multicultural e o diálogo com outros saberes. Arte e Educação em Revista, v. 1, p. 07-156, 2012.

2.
Montenegro2005Montenegro. Políticas brasileiras de formação continuada na EJA: um estudo do estado da arte em anais nacionais. Anais do Congresso Internacional de Educação Popular e Seminário Internacional de Educação Popular, v. 1, p. 57-68, 2005.

3.
Montenegro2009Montenegro. Perspectivas de amor nas obras de Paulo Freire e Erich Fromm. ARGUMENTOS: REVISTA DE FILOSOFIA (IMPRESSO), v. 04, p. 28-38, 2009.

4.
Montenegro2007Montenegro. Ética, Educação e Cuidado na perspectiva de Leonardo Boff. A Página da Educação, v. 01, p. 37-49, 2007.


Livros e capítulos
1.
Gomes, M.F ; Joffilly, Zélia ; Montenegro . A prática educativa amorosa no discurso de Paulo Freire. 01. ed. Recife: Bagaço, 2014. v. 500. 471p .

1.
Montenegro. Educação e Alteridade em tempos de modernidade líquida: breves notas para reflexões. In: Edson Andrade e Ana Lúcia Borba. (Org.). Gestão e Política Educacional: vivências e reflexões. 1ed.Recife: UFPE, 2018, v. 01, p. 135-147.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Montenegro. A gestão escolar e o clima organizacional da escola. Da paixão de ensinar a paixão de aprender, 15 abr. 2011.

2.
Montenegro. Interfaces do amor nos escritos de Paulo Freire. A escola que queremos construir, Recife, 20 set. 2010.


Apresentações de Trabalho
1.
Montenegro. Violências contra professores: histórias de resistências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Montenegro. A importância do ato de ler e de escrever na pesquisa científica: relato de uma experiência em sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Montenegro. Implicações da modernidade líquida para a construção da alteridade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Montenegro; Eliete Santiago ; Marília Barbosa . V Seminário Paulo Freire. 2015. (Congresso).

2.
Montenegro. VII Colóquio Internacional Paulo Freire. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 18:46:12