Gianmarco Silva David

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1177376545149398
  • Última atualização do currículo em 13/03/2018


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é Pesquisador Científico da Agencia Paulista de Tecnologia do Agronegócio e trabalha na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú. Atua na área de recursos pesqueiros e aquicultura, com ênfase em avaliações da capacidade suporte de águas interiores para a piscicultura em tanques rede e em limnologia aplicada à aquicultura. Desenvolve projetos relacionados à melhoria da qualidade dos peixes cultivados através do monitoramento e controle de off flavor e cianotoxinas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gianmarco Silva David
Nome em citações bibliográficas
DAVID, G. S.;DAVID, G.S.;DAVID, GIANMARCO SILVA;DAVID, GS

Endereço


Endereço Profissional
Agencia Paulista de Tecnologia do Agronegócio, Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú.
AC Jaú
Centro
17201970 - Jaú, SP - Brasil - Caixa-postal: 66
Telefone: (14) 36415166
Fax: (14) 36410198
URL da Homepage: http://www.apta.sp.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2002
Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Biologia e ciclo de vida do marimbá Diplodus argenteus no ambiente de ressurgência costeira de Cabo Frio, RJ, Brasil, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: José Roberto Verani.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Crescimento; Reprodução; Recrutamento; Diplodus; Ressurgência.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
1994 - 1997
Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Idade e crescimeto de Cynoscion guatucupa e Cynoscion jamaicensis na plataforma continental de Ubatuba, SP.,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Carmen Lúcia Del Bianco Rossi-Wongtschowski.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Idade; Crescimento; Cynoscion; Ubatuba; Plataforma continental.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica.
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
1988 - 1993
Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Avaliação da contaminação de microestacas de Eucaliptus e Pinus submetidos a diversos tratamentos.
Orientador: Marina Murayama.




Atuação Profissional



Agencia Paulista de Tecnologia do Agronegócio, APTA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisador Científico

Atividades

6/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Barra Bonita.


Faculdade Marechal Rondon, FMR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 12


Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, IEAPM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador-Bolsista, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisa na área de avaliação de estoques

Atividades

10/1997 - 9/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Marinha do Brasil, Arraial do Cabo.



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação de estoques pesqueiros
2.
Avaliação de Estoques
3.
Pesca
4.
Ecologia e Recursos Naturais
5.
Piscicultura


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Improved quality of cultured fish for human consumption
Descrição: Projeto temático FAPESP desenvolvido em cooperação com a Universidade de Copenhagen, visando a produção de peixes saudáveis e livres de contaminantes e zoonoses. Foco nas toxinas que florações de algs podem produzir através dos processos de eutrofização..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gianmarco Silva David - Coordenador / José Reinaldo da Silva - Integrante / Daniel Lemos - Integrante / Aline Angelina Acosta - Integrante / João Pessoa de Araújo - Integrante / Fabiana Pilarski - Integrante / Cacilda Thais Jensen Mercante - Integrante / Fabiana Garcia - Integrante / André Baptista Nobile - Integrante / Reinaldo José da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
2010 - 2012
Sanidade e segurança alimentar do pescado tilapia do Nilo (Oreochromis niloticus) produzido em sistema de tanques rede no reservatório de Chavantes, SP
Descrição: Com o objetivo de avaliar a segurança alimentar e a sanidade do pescado, foi feitas avaliações mensais por 2 anos no reservatório de Chavantes, incluindo análise bacteriológicas, toxicológicas, patológicas, parasitológicas e limnológicas. Em fase de análise dos resultados e preparação das publicações.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gianmarco Silva David - Coordenador / Edmir Daniel Carvalho - Integrante / José Reinaldo da Silva - Integrante / Igor Paiva Ramos - Integrante / AlaorAparecido Almeida - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Artes de pesca artesanal nos reservatórios de Barra Bonita e Bariri (médio rio Tietê): tecnologia familiar e sustentabilidade sócio-ambiental
Descrição: O presente projeto propõe a avaliação das artes de pesca utilizadas pelos pescadores artesanais em reservatórios hipertróficos do médio rio Tietê ? Barra Bonita e Bariri- visando uma possível reestruturação do marco legal que rege estas pescarias. Para tanto será realizado monitoramento da produção pesqueira junto aos principais núcleos de pecadores ao redor destes reservatórios, para coleta de dados sobre a composição das capturas (em número e biomassa), seletividade dos aparelhos de pesca e quantificação da fauna acompanhante e descartes. Também serão coletadas informações sobre as artes de pesca predominantes, captura por unidade de esforço e sazonalidade da produção pesqueira, bem como serão compiladas informações ambientais (limnológicas e climatológicas). Para tanto, serão realizadas campanhas trimestrais de amostragem em campo, quando os pesquisadores acompanharão como observadores a atividade de pesca, de modo a estabelecer um registro fidedigno das informações coletadas. Considera-se que a integração do trinômio peixe/pescador/ambiente como base científica é parte necessária para o ordenamento racional da explotação dos recursos naturais renováveis, visando sua sustentabilidade ecológica e preservação como fonte de alimento e renda para as comunidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
As interferências da tilapicultura em sistema de tanques-rede na represa de Chavantes (médio rio Paranapanema, SP/PR): ictiofauna agregada, condições limnológicas e dispersão de parasitos
Descrição: Este projeto se propõe a avaliar as interferências da tilapicultura em tanques redes sobre a qualidade da água e do sedimento, ictiofauna agregada e dispersão de parasitos, abordando deforma comparativa as conddições ao redor de um empreendimento comercial de cultivo de tilápias e uma área à montante, sem influência do cultivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Caracterização das condições limnológicas junto aos sistemas de tilapicultura em tanques-rede no reservatório de Xavantes, Rio Paranapanema
Descrição: Neste projeto foi feito levantamento sistemático da ictiofauna e das condições limnológicas em áreas sob a influência de empreendimentos de cultivo de tilápias em tanques rede situados no Reservatório de Chavantes, além de estimativas da emissão de nutrientes para o meio aquático em decorrência da criação de tilápias e do cálculo da capacidade suporte de locais selecionados do reservatório para esta atividade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Identificação de áreas adequadas para a implantação do parque aquícola e áreas de preferências no Reservatório de Ilha Solteira e suporte técnico à regularização
Descrição: Este projeto consistiu no levantamento da produção pesqueira, condições limnológicas e estimativa da capacidade suporte do reservatório de Ilha Solteira para a tilapicultura em tanques rede..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Boletim do Instituto de Pesca


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores/Especialidade: Avaliação de Estoques Pesqueiros de Águas Interiores.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores/Especialidade: Explotação Pesqueira de Águas Interiores.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores/Especialidade: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura/Especialidade: Piscicultura.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, M. V.2018RODRIGUES, M. V. ; FRANCISCO, C. J. ; DAVID, G.S. ; SILVA, R. J. ; ARAUJO JUNIOR, J. P. . A new micro-sporidium species, Nucleospora braziliensis n. Sp., infecting Nile tilapia (Oreochromis niloticus) from brazilian aquaculture.. International Journal of Fisheries and Aquatic Studies, v. 5, p. 496-505, 2018.

2.
SCHLÜTER, L2018SCHLÜTER, L ; DAVID, GS ; JØRGENSEN, NOG ; PODDUTURI, R ; TUCCI, A ; DIAS, AS ; DA SILVA, RJ . Characterization of phytoplankton by pigment analysis and the detection of toxic cyanobacteria in reservoirs with aquaculture production. Aquaculture Environment Interactions, v. 10, p. 35-48, 2018.

3.
GARCIA-AYALA, J. R.2017GARCIA-AYALA, J. R. ; BRAMBILLA, E. M. ; DAVID, G. S. ; BENINE, R. C. ; SANCHEZ, H. . Length-weight relationships for seven fish species of the Napo River, Upper Amazon, Peru. JOURNAL OF APPLIED ICHTHYOLOGY, v. 33, p. 1062-1064, 2017.

4.
DAVID, GIANMARCO SILVA2016DAVID, GIANMARCO SILVA; CAMPANHA, PAULA MARIA GÊNOVA DE CASTRO ; MARUYAMA, LÍDIA SUMILE ; CARVALHO, Edmir Daniel . Artes de pesca artesanal nos reservatórios de Barra Bonita e Bariri: monitoramento pesqueiro na Bacia do Médio Rio Tietê. Boletim do Instituto de Pesca (Online), v. 42, p. 29-49, 2016.

5.
DAVID, G.S.2015 DAVID, G.S.; CARVALHO, E.D. ; LEMOS, D.E.L. ; SILVEIRA, A.N. ; DAL'AGLIO-SOBRINHO, M. . Ecological Carrying Capacity for intensive tilapia (Oreochromis niloticus) cage aquaculture in a large hydroelectrical reservoir in Southeastern Brazil. Aquacultural Engineering, v. 66, p. 30-40, 2015.

6.
BRAMBILLA, E. M.2015BRAMBILLA, E. M. ; AYALA, J. R. G. ; TRAVASSOS, F.A. ; CARVALHO, E. D. ; DAVID, G. S. . Length-weight relationships of the main commercial fish species of Tucuruí reservoir (Tocantins/Araguaia basin, Brazil). Boletim do Instituto de Pesca (Online), v. 41, p. 665-670, 2015.

7.
GARCIA-AYALA, J. R.2014GARCIA-AYALA, J. R. ; BRAMBILLA, E. M. ; TRAVASSOS, F. A. ; CARVALHO, E. D. ; DAVID, G. S. . Length-weight relationships of 29 fish species from the Tucuruí Reservoir (Tocantins/Araguaia Basin, Brazil). Journal of Applied Ichthyology, v. 30, p. n/a-n/a, 2014.

8.
DAVID, G. S.;DAVID, G.S.;DAVID, GIANMARCO SILVA;DAVID, GS2011DAVID, G. S.; Silva, J. R. ; Alexandre Ninhaus Silveira ; Edmir Daniel Carvalho ; Ramos, I.P. ; Yasumaru, F. ; Lemos, D. . Load models support sustainable planning for Brazil´s reservoir aquaculture. Global Aquaculture Advocate, v. 1, p. 23-25, 2011.

9.
Ramos, I.P.2011Ramos, I.P. ; VIDOTTO-MAGNONI, A. P. ; Brandão, H ; DAVID, G. S. ; Edmir Daniel Carvalho . Feeding, reproduction and population structure of Pimelodus maculatus Lacépéde, 1803 (Teleostei, Siluriformes, Pimelodiae) from Paraná basin: a review.. Boletim da Sociedade Brasileira de Limnologia, v. 39, p. 1-15, 2011.

10.
BIONDI, G.F.2007BIONDI, G.F. ; Edmir Daniel Carvalho ; DAVID, G. S. . Pesca nos Reservatórios do Rio Tietê, SP: Condições Higiênico Sanitárias. Higiene Alimentar, v. 21, p. 126-137, 2007.

11.
BIONDI, Germano Francisco2007BIONDI, Germano Francisco ; CARVALHO, Edmir Daniel ; DAVID, G. S. . CONDIÇÕES DE PESCA NOS RESERVATÓRIOS DO RIO TIETÊ: A SITUAÇÀO NA BACIA DO MÉDIO TIETÊ, SOROCABA, SP. Higiene Alimentar, v. 21, p. 126-127, 2007.

12.
BIONDI, Germano Francisco2006BIONDI, Germano Francisco ; DAVID, G. S. ; CARVALHO, Edmir Daniel ; NOVAES, José Luis Costa . A Tilápia do Tietê: Desafios e contradições da pesca artesanal de tilápias nos reservastórios hipereutróficos do Médio Rio Tietê. Panorama da Aqüicultura, Botafogo-RJ, v. 16, n.97, p. 24-27, 2006.

13.
DAVID, G. S.;DAVID, G.S.;DAVID, GIANMARCO SILVA;DAVID, GS2006DAVID, G. S.; COUTINHO, Ricardo ; GRASSIOTO, Irani Quagio ; VERANI, J. R. . The reproductive biology of Diplodus argenteus (Teleostei, Sparidae) in the coastal upwelling system of Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brazil.. South African Journal of Marine Science, Cape Town, v. 27, n.2, p. 439-447, 2006.

14.
DAVID, G. S.;DAVID, G.S.;DAVID, GIANMARCO SILVA;DAVID, GS2002DAVID, G. S.. Pargo rosa e Marimbá: peixes brasileiros no rumo da piscicultura.. Panorama da Aqüicultura, Rio de Janeiro, v. 17, n.73, p. 41-44, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Edmir Daniel Carvalho ; Silva, J. R. ; DAVID, G. S. . Health and environment in aquaculture. Shangai: Intech, 2012. v. 1. 414p .

Capítulos de livros publicados
1.
Edmir Daniel Carvalho ; Silva, J. R. ; Ramos, I.P. ; Paes, J.V.K ; ZANATTA, A. S. ; Brandão, H ; Zica, E.O.P. ; Acosta, A.A. ; DAVID, G. S. . The interferences of fish cage farming in neotropical reservoirs: limnology, parasitology and fish feeding ecology. Ecological features of large neotropical reservoirs and its relation to health of cage reared fish. In: Edmir Daniel Carvalho; Reinaldo José da Silva; Gianmarco Silva David. (Org.). Health and environment in aquaculture. Rijeka/Shanghai: Intech, 2012, v. 1, p. 361-383.

2.
DAVID, G. S.; COSTA, P. A. S. ; FAGUNDES NETTO, E. ; GAELZER, L. R. ; BRAGA, A. C. . IDADE E CRESCIMENTO DO BATATA LOPHOLATILUS VILLARII (TELEOSTEI, MALACANTHIDAE) NA REGIÃO CENTRAL DA ZEE, ENTRE SALVADOR (BA) E O CABO DE SÃO TOMÉ (RJ).. In: Paulo A.S.Costa; Agnaldo S. Martins; George Olavo. (Org.). Pesca e prospecção de recursos pesqueiros na região central da ZEE.. Rio de Janeiro: Comissão de Publicações do Museu Nacional, 2005, v. 1, p. 217-230.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DAVID, G. S.; Edmir Daniel Carvalho ; Ramos, I.P. ; Silva, J. R. ; Alexandre Ninhaus Silveira ; Yasumaru, F. ; Ribeiro, C. ; Lemos, D. . Load models supports sustainable growth of Brazilian aquaculture. Global Aquaculture Advocate, St Louis, Missouri, EUA, p. 23 - 25, 15 jan. 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DAVID, G. S.; VERANI, J. R. ; GAELZER, L. R. ; COUTINHO, R. . Recrutamento do Marimbá Diplodus argentes (Teleostei, Sparidae) nas praias arenosas de Cabo Frio, RJ, Brasil. In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, São Paulo. XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003.

2.
DAVID, G. S.; VERANI, J. R. ; GRASSIOTTO, I. Q. ; COUTINHO, R. . Biologia reprodutiva de Diplodus argenteus (Teleostei, Sparidae) no Ecossistema de Ressurgência costeira da Região do Cabo Frio, RJ, Brasil. In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, São Paulo. XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003.

3.
DAVID, G. S.; VERANI, J. R. ; COUTINHO, R. . Relações entre a ressurgência e o crescimento de juvenis de Diplodus argenteus (Teleostei, Sparidae) na Região de Cabo Frio, RJ, Brasil. In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, São Paulo. XV Encontro Brasileiro de Ictiologia.

4.
DAVID, G. S.; VERANI, J. R. ; COUTINHO, R. . Ritmo alimentar de larvas e juvenis de Diplodus argenteus em seu ambiente natural. In: I Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2002, São Paulo. I Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2002. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
DAVID, G. S.; Edmir Daniel Carvalho ; Alexandre Ninhaus Silveira ; Lemos, D. ; Dallaglio-Sobrinho, M. . Carrying capacity of tropical reservoirs for tilapia cage culture: case studies at upper Paraná River basin, Southeastern Brazil.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Edmir Daniel Carvalho ; Daercy Monteiro Resende Ayrosa ; AYROSA, L. M. S. ; DAVID, G. S. ; Silva, J. R. ; Ramos, I.P. . CARACTERIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES LIMNOLÓGICAS JUNTO AOS SISTEMAS DE TILAPICULTURA EM TANQUES-REDE NO RESERVATÓRIO DA UHE DE CHAVANTES, RIO PARANAPANEMA 2008 (Relatório Técnico).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DAVID, G. S.. Asse. 2011.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
Edmir Daniel Carvalho ; DAVID, G. S. . Biologia Populacional das principais espécies de peixes capturados pela pesca artesanal no reservatório de Ilha Solteira.. 2007. (Relatório de pesquisa).

2.
Edmir Daniel Carvalho ; DAVID, G. S. . Capacidade suporte para píscicultura em tanques rede de 14 braços selecionados do Reservatório de Ilha Solteira.. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Portela, M. C.; DAVID, G. S.; Salles, F. A.. Participação em banca de Olivia Cristina Camilo Menossi. Alimentação inicial de pacu (Piaractus mesopotamicus) com dieta microencapsulada produzida experimentalmente e sua relação sobre o crescimento e estruturas do sistema digestório. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em aquicultura) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
Edmir Daniel Carvalho; EICH, K.; DAVID, G. S.. Participação em banca de Rosangela Lopes Zaganini. Caracterização do regime alimentar de Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758) e Tilapia rendalli (Boulenger, 1897) na represa de Barra Bonita, Médio Rio Tiête, SP.. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
Edmir Daniel Carvalho; ORSI, M. L.; Agostinho, A.A.; DAVID, G. S.. Participação em banca de Igor Paiva Ramos. Biologia populacional de Pimelodus maculatus. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Teses de doutorado
1.
VERANI, J. R.; Rocha, Odete; Verani, N. F.; Portela, M. C.; DAVID, G. S.. Participação em banca de Mônica Giacometti Mai. Desenvolvimento do sistema sensorial e do aparelho digestório, atividade enzimática e transição alimentar em dourado Salminus brasiliensis. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
Edmir Daniel Carvalho; Agostinho, A.A.; ORSI, M. L.; Castro, P.M.G.; DAVID, G. S.. Participação em banca de José Luis Costa Novaes. Estudo comparativo da pesca artesanal em dois grandes reservatórios do alto Paraná: Barra Bonita (Rio Tietê) e Jurumirim (Rio Paranapanema. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Avaliação do Estado de Conservação de Actinopterygii marinhos.Avaliação do Estado de Conservação de Actinopterygii marinhos. 2011. (Oficina).

2.
III SECAF- Semana de Ciências Agrárias da FAEF.Sustentabilidade no Setor Agrário. 2011. (Encontro).

3.
Núcleo de Estudos em Aquicultura.Parâmetros hidrológicos em pisciculturas. 2011. (Encontro).

4.
Núcleo de Estudos em Aquicultura.Sustentabilidade na tilapicultura no Brasil. 2011. (Encontro).

5.
X Reunião Científica do Instituto de pesca (10a ReCIP).Criação de peixes em tanques-rede: as dificuldades para o licenciamento ambiental. 2011. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Supervisão de pós-doutorado
1.
Ana Paula Vidotto. 2009. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Gianmarco Silva David.

Iniciação científica
1.
Ana Cláudia Rocha. Aferição histológica da escala macroscópica de classificação de gônadas de Oreochromis niloticus (tilápia da Nilo) nos reservatórios de Barra Bonita e Bariri, rio Tietê, SP.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Sagrado Coração, Fundação do Desenvolvimento Administrativo. Orientador: Gianmarco Silva David.

Orientações de outra natureza
1.
Dener Augusto Sales. Artes de pesca artesanal nos reservatórios de Barra Bonita e Bariri (médio rio Tietê): tecnologia familiar e sustentabilidade sócio-ambiental. 2009. Orientação de outra natureza - Agencia Paulista de Tecnologia do Agronegócio, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gianmarco Silva David.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 16:21:43