Patricia Cecilia Burrowes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5814638513632403
  • Última atualização do currículo em 21/11/2017


Tem doutorado e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Atualmente é profa. adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: imprensa, publicidade e propaganda, subjetividade, criatividade e teoria da comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Cecilia Burrowes
Nome em citações bibliográficas
BURROWES, P. C.;BURROWES, Patricia

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação / ECO.
Av. Pasteur, 250 / fundos
Praia Vermelha
22290902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Le Monde diplomatique: um jornal para pensar., Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Janice Caiafa Pereira e Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: comunicação; imprensa; Subjetividade; mídia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
1994 - 1996
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A reconstrução do universo segundo Arthur Bispo do Rosário,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Janice Caiafa Pereira e Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ECL030 2014-2 Tópicos Especiais em Criação
ECL254 2014-2 Redação Publicitária 1
4/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicação / ECO, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico.
12/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicação / ECO, .

02/2014 - 6/2014
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ECL254 2014-1 Redação Publicitária 1
ECL030 2014-1 Tópicos Especiais em Criação
08/2013 - 11/2013
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ECL030 2013-2 Tópicos Especiais em Criação
ECL254 2013-2 Redação Publicitária 1
02/2013 - 06/2013
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ECL254 2013-1 Redação Publicitária 1
ECL030 2013-1 Tópicos Especiais em Criação
08/2012 - 12/2012
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ECL254 2012-2 Redação Publicitária 1 (duas turmas)
ECL030 2012-2 Tópicos Especiais em Criação
02/2012 - 06/2012
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ECL391 2012-1 Criação em Mídias Contemporâneas
ECL254 2012-1 Redação Publicitária 1 (duas turmas)
08/2011 - 11/2011
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ECL254 2011-2 Redação Publicitária 1 (duas turmas)
ECL392 2011-2 Redação Publicitária em Mídia Sonora
03/2011 - 6/2011
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
I) ECL392 2011-1 Redação Publicitária em Mídia Sonora
II) ECL385 2011-1 Redação Pub. em Mídia Eletrônica
III) ECL254 2011-1 Redação Publicitária 1

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2006 - 02/2008
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de publicidade
Técnicas de Redação em Publicidade e propaganda
03/2006 - 12/2007
Ensino, Comunicação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura de Massa e Cultura da Imagem
Seminários Avançados II
Teorias da Cultura de Massa
03/2006 - 09/2007
Direção e administração, Departamento de Comunicação Social - PUC-Rio, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40

Atividades

4/2005 - 10/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Comunicação Social.
8/2004 - 10/2005
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação publicitária 2
Redação publicitária 1
Ética e Legislação em Publicidade
Criatividade

Draft Direct Worldwide, DDW, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: redatora, Carga horária: 40

Atividades

11/1996 - 02/2000
Serviços técnicos especializados , DDW, .

Serviço realizado
redação em marketing direto.

Caio Domingues e Associados Publicidade, CAIO, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Redatora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1986 - 1988
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Redatora junior, Carga horária: 40

Atividades

08/1989 - 12/1991
Serviços técnicos especializados , CAIO, .

Serviço realizado
redação publicitária.

Oficina de Criação e Marketing, OFICINA, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Redatora, Carga horária: 40

Atividades

07/1988 - 07/1989
Serviços técnicos especializados , Oficina, .

Serviço realizado
redação publicitária.

MPM Publicidade, MPM, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiaria no Depto de Criação, Carga horária: 20

Atividades

10/1985 - 01/1986
Estágios , MPM, .

Estágio realizado
redação publicitária.


Linhas de pesquisa


1.
Criatividade e Indústria Criativa


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
A noção de criatividade nas Indústrias Criativas
Descrição: Na economia criativa, a criatividade é vista como um ativo econômico. É um recurso fundamental para a geração de valor simbólico, que por sua vez está na base da formação de preços de bens culturais, cuja criação visa a produção de riqueza. Nesta pesquisa, proponho uma reflexão em torno dessa noção de criatividade. Para isso, investigo produtos e processos criativos em dois diferentes setores da chamada indústria criativa: publicidade e artes. Veremos como uma das etapas do processo criativo -- a delimitação do problema -- pode ser a pista para desvendar semelhanças e diferenças..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1997
Prêmio ABEMD - troféu de ouro, Associação Brasileira de Marketing Direto.
1996
Prêmio ABEMD - troféu de ouro, ABEMD - Associação Brsileira de Marketing Direto.
1992
anúncio de oportunidade, Clube de Criação de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BURROWES, Patricia2016BURROWES, Patricia; RETT, L. . Obs. - Observatório de Publicidade Expandida: uma proposta de leitura crítica da publicidade. COMUM (FACHA), v. 17, p. 342-355, 2016.

2.
BURROWES, P. C.2014BURROWES, P. C.. Uma campanha memorável. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 11, p. 185-202, 2014.

3.
BURROWES, P. C.2014BURROWES, P. C.. 'Compre essa ideia, consuma esse produto', ou como a publicidade nos enreda em sua teia. Revista FAMECOS (Online), v. 21, p. 1241, 2014.

4.
BURROWES, P. C.2008 BURROWES, P. C.. Cinema, entretenimento e consumo: uma história de amor.. Revista FAMECOS (Impresso), v. 35, p. 46-52, 2008.

5.
BURROWES, P. C.2006BURROWES, P. C.. Máquinas de dar a ver e fazer falar: jornalismo e subjetividade em nossa época.. Alceu (PUCRJ), v. 7, p. 85-97, 2006.

6.
BURROWES, P. C.2005 BURROWES, P. C.. Viagem ao território da publicidade. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo), São Paulo, v. 2, n.5, p. 205-219, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DINIZ, C. (Org.) ; BURROWES, P. C. (Org.) . Ana Lisboa:plantação e colheita.. 1. ed. Recife: Funcultura, 2009. v. 1. 106p .

2.
BURROWES, P. C.. O universo segundo Arthur Bispo do Rosário. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999. v. 1. 104p .

3.
BURROWES, P. C.. Demônios em versos. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1996. v. 1. 62p .

4.
BURROWES, P. C.. Em Espiral. Niterói: Clube de Literatura Cromos, 1992. v. 1. 56p .

Capítulos de livros publicados
1.
BURROWES, P. C.. Sobre anjos, arte e outras vozes: o universo de Arthur Bispo do Rosário.. In: Gustavo Borges Corrêa; Ricardo Gomes Lima. (Org.). O homem, a arte, o inconsciente: confluências.. 1ed.Rio de Janeiro: UERJ, 2010, v. , p. 73-93.

2.
BURROWES, P. C.. prontoparaoconsumo. In: CAIAFA, Janice; ELHAJJI, Mohammed. (Org.). Comunicação e sociabilidade: cenários contemporâneos. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, v. , p. 93-108.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ATEM, G. N. ; AZEVEDO, S. T. ; OLIVEIRA, T. M. de ; BURROWES, P. C. ; TAVARES, M. A. ; ALVES, D. C. ; GONÇALVES, P. ; LOUREIRO, C. B. . Ciberpublicidade e a estética da transparência. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais Intercom - XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

2.
BURROWES, P. C.. Uma Campanha memorável.. In: COMUNICOM Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2013, São Paulo. Comunicom 2013. São Paulo: PPGCOM/ESPM, 2013.

3.
BURROWES, P. C.. O corpo-linguagem: venturas e desventuras do ser humano cindido na sociedade da informação.. In: COMPÓS 16º encontro anual da associação nacional dos programas de pós-graduação em Comunicação ? COMPÓS UTP 2007, 2007, Curitiba. Anais COMPÓSUTP. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens, UTP, 2007.

4.
BURROWES, P. C.. Viagem ao território da publicidade. In: XIV Compós, 2005, Niterói. Anais da Compós. Niterói: Compós, 2005. v. 1. p. 60-75.

5.
BURROWES, P. C.. O burburinho de fundo: jornalismo e subjetividade no século XXI.. In: ALAIC - VII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2004, La Plata. Comunicación y Estudios Socioculturales. La Plata: Editora de la Universid de La Plata, 2004. v. 1. p. 20-35.

6.
BURROWES, P. C.. O que se diz por dentro do que se escreve. In: Seminários de Subjetividade, 2002, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CEAC/UFRJ, 2002.

7.
BURROWES, P. C.. La Presse comme agent de socialité. In: La socialité post-moderne, 2001, Paris, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BURROWES, P. C.. Genial! A criatividade a serviço do marketing.. In: Seminário Internacional da Comunicação, 2013, Porto Alegre. Seminário Internacional da Comunicação. Imaginário em rede: comunicação, memória e tecnologia.. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 176-176.

2.
BURROWES, P. C.. Cinema, entretenimento e consumo: uma história de amor.. In: XI Encontro da SOCINE Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2007, Rio de Janeiro. XI SOCINE Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2007. p. 45-45.

3.
BURROWES, P. C.. prontoparaoconsumo. In: Encontro anual Compós, 2006, Bauru. Livro de Resumos e Programação, 2006.

4.
BURROWES, P. C.. Viagem ao território da publicidade.. In: XIV Encontro anual Compós, 2005, Niterói. Anais da XIV Compós, 2005.

5.
BURROWES, P. C.. O burburinho de fundo.. In: VII ALAIC, 2004, La Plata. Anais da VII ALAIC, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
BURROWES, P. C.. Por que a publicidade não é arte?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BURROWES, P. C.; RETT, L. . A extensão na formação discente em publicidade e propaganda: Observatório de Publicidade Expandida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ATEM, G. N. ; AZEVEDO, S. T. ; OLIVEIRA, T. M. de ; BURROWES, P. C. ; TAVARES, M. A. ; ALVES, D. C. ; LOUREIRO, C. B. . Ciberpublicidade e a estética da transparência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BURROWES, P. C.. Compre essa ideia consuma esse produto: o suave poder da comunicação de marketing no capitalismo cognitivo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BURROWES, P. C.. Para pensar o jornalismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BURROWES, P. C.. Uma campanha memorável. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BURROWES, P. C.. Genial! A criatividade a serviço do marketing.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
BURROWES, P. C.. A pergunta da esfinge.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
BURROWES, P. C.. O corpo-linguagem.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BURROWES, P. C.. Cinema, entretenimento e consumo: uma história de amor.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BURROWES, P. C.. Sobre a desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo.. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1997. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BURROWES, P. C.. Revista Cadernos de História. 2015.

2.
BURROWES, P. C.. Comunicon - Congresso Internacional Comunicação e Consumo. 2015.

3.
BURROWES, P. C.. Revista Comunicação, Mídia e Consumo. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BURROWES, P. C.. Um pouco mais da terceira Roda de Saberes. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
BURROWES, P. C.. Le Monde diplomatique: um jornal para pensar. 2002. (Palestra).

2.
BURROWES, P. C.. Sociedade no Foco da Arte Contemporânea. 2001. (Participação em mesa de debate).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
BURROWES, P. C.. Segredo. 2013. Gravura.

2.
BURROWES, P. C.. Em espiral/ remake. 2012. Livro de Artista.

3.
BURROWES, P. C.. Um sonho. 2004. Pintura.

4.
BURROWES, P. C.. Hora fugitiva. 2004. Pintura.

5.
BURROWES, P. C.. Espelho d'alma. 2004. Pintura.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BURROWES, P. C.. Cadernos & litografias. 2007 (Exposição de artes visuais).

2.
BURROWES, P. C.. Caderno de Recife. 2005.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Bragaglia, A. P.; BURROWES, P. C.; Cabral, A.. Participação em banca de André Luis do Nascimento Ferreira. A infância no tubo digital: felicidade via consumo?. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
GONCALVES, F. N.; OLIVEIRA, F. R. M.; BURROWES, P. C.. Participação em banca de Fabíola Mescouto Lourenço. HD Not Retouched: um estudo sobre a relação homem-técnica a partir das imagens na publicidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pôs-Graduação em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CAIAFA, J.; COUTINHO, E. G.; BURROWES, P. C.. Participação em banca de Rachel Fontes Sodré. Tintas nos muros: um estudo sobre a produção de grafite no Rio de Janeiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
RESENDE, Fernando; HABERT, Angeluccia; RIBEIRO, Ana Paula Goulart; BURROWES, P. C.. Participação em banca de Taiga Corrêa Gomes. A cidade televisionada: um olhar sobre a relação entre o telejornal local, o telespectador e o Grande Rio.. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
KAMITA, João Massao; RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins; LINS, Vera Lúcia de Oliveira; BURROWES, P. C.. Participação em banca de Renata de Campos Couto. Gonzaga Duque ? crítica, arte e experiência da modernidade.. 2007. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
RESENDE, Fernando; ENNE, A.; FIGUEIREDO, V.; BURROWES, P. C.. Participação em banca de Ana Lúcia Morais da Silva. Televisão e cotidiano rural: Uma cartografia simbólica da recepção em Vista Alegre.. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
Peixoto, C. A.; BURROWES, P. C.; Neri, R. A.. Participação em banca de Daniela Pessanha Teixeira. Intensidades corporais e Subjetividades Contemporâneas: uma reflexão sobre o movimento da Body Modification.. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
FRANCISCO, A. L.; BURROWES, P. C.; CAMPOS, Z. D. P.; FERREIRA NETO, J. L.; ROCHA, Z.. Participação em banca de Ana Elizabeth Lisboa Nogueira Cavalcanti. Intervenção artística e transtornos mentais? possibilidades de diálogo. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

2.
BURROWES, P. C.; BENTES, I.; LINS, C.; SANTOS, R. M. S.; OLIVEIRA, F. R. M.; GADELHA, C.. Participação em banca de Fernando do Nascimento Gonçalves. Fabulações eletrônicas: a comunicação e as apropriações da tecnologia nas performances de Laurie Anderson.. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
BURROWES, P. C.; LIMA, Albenise; ROCHA, Z.; FRANCISCO, A. L.. Participação em banca de Ana Elizabeth Lisboa Nogueira Cavalcanti. Intervenção artística e transtornos mentais? possibilidades de diálogo. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
GONCALVES, F. N.; OLIVEIRA, F. R. M.; BURROWES, P. C.. Participação em banca de Fabíola Mescouto Lourenço. HD Sem Retoques: um estudo sobre a relação homem-tecnologia a partir das imagens na publicidade.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RETT, L.; LAGÔA, Maria Beatriz da Rocha; BURROWES, P. C.. Participação em banca de Gabriel Jácome Nogueira de Oliveira.Babilônia em crise. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
RETT, L.; BURROWES, P. C.; GOIDANICH, Maria Elisabeth. Participação em banca de Mariana Cardoso Furtado Silva."Chegaram as novidadinhas": fast-fashion, cultura do novo e publicidade ? o caso da marca Farm. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
FEDERMAN, J.; ALMEIDA, A. R. D.; BURROWES, P. C.. Participação em banca de Renata Gonçalves Milhas.O marketing na moda - Adoro Farm - Entendendo o sucesso da marca carioca Farm.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
BRAGA, W. D.; COSTA, C. H.; BURROWES, P. C.. Participação em banca de Mariana Martins Mauro.Razão e sensibilidade no jornalismo: Eliane Brum e a vida que (quase) ninguém vê.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
SANTINI, R. M.; ALMEIDA, A. R. D.; BURROWES, P. C.. Participação em banca de Clara Filippelli Fernandes Rescala.Diferentes graus de comunicação: as teorias da comunicação sob a perspectiva microssociológica do contágio social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
BRAGA, W. D.; BURROWES, P. C.; COSTA, C. H.. Participação em banca de Clarice de Oliveira Cudischevich.Vida de foca: uma análise do projeto de treinamento do jornal O Estado de São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
RETT, L.; BURROWES, P. C.; REFKALESKY, E.. Participação em banca de Camila de Souza Matos.O impacto das novas tecnologias no fomento ao empreendedorismo: uma análise da empresa Camiseteria. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
RETT, L.; BURROWES, P. C.; GOMES, A. P. C. Z.. Participação em banca de Jéssica Ribeiro Marins.Uma nova esperança para as marcas: a utilização do fã como veículo de propaganda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
LUZ, C. R. M.; AMARAL, M. T.; BURROWES, P. C.. Participação em banca de Lucas Anchieta.Produção de conteúdo para smatphones e tablets. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
LUZ, C. R. M.; BARBOSA, F. M.; BURROWES, P. C.. Participação em banca de Andressa Spata.O jornalismo ambiental e o processo de produção da notícia: a baía de Guanabara em pauta no ano de 2000. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
BRAGA, W. D.; SERPA, M. H. N.; BURROWES, P. C.. Participação em banca de III) Anelisa Borges Eccard Leal.Usabilidade: uma análise do site da Oi. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
TAVARES JUNIOR, F. A.; BURROWES, P. C.; MACHADO, M.. Participação em banca de Daniel Moraes Pereira.O futuro do Canecão: planejamento de marketing e de comunicação para o espaço. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
BRAGA, W. D.; BURROWES, P. C.; GAZIR, A. H.. Participação em banca de Manuela Andreoni.O jornalismo de políticas públicas e seus meios de investigação: um estudo de caso da cobertura de transportes urbanos do Jornal O Globo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
BURROWES, P. C.; DUGUAY, Rodrigo; TAVARES, Dirceu. Participação em banca de Emanoel Loreto Querette.O humor na publicidade: conflito de valores e construção da identidade na pós-modernidade.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
BURROWES, P. C.; SOARES, Marcelo; TAVARES, Dirceu. Participação em banca de Sabrina Tenorio Luna da Silva.A produção de jingles no estado de Pernambuco. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

16.
BURROWES, P. C.; TEIXEIRA, Cristina. Participação em banca de Sérgio Roberto Mendonça Costa.A oportunidade das Olimpíadas: o esporte como veículo publicitário. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

17.
BURROWES, P. C.; VIEIRA, Tanúzia. Participação em banca de Bruno Fernando do Amaral.A indecisão na hora da decisão: fatores que levam o consumidor a mudar de opção no ponto-de-venda. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BURROWES, P. C.. XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Culturas. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BURROWES, P. C.. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Culturas. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
BURROWES, P. C.. XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Culturas. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
BURROWES, P. C.; DUARTE, Oreana; NINO, Maria Do Carmo; VICENTE, Gil. Comissão de Arte e Cultura do Instituto de Arte Contemporânea / IAC: edital de seleção 2005/2006. 2005. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Ciberpublicidade e a estética da transparência. 2015. (Congresso).

2.
II Congresso Mundial de Comunicação Íbero-americana. Compre essa ideia, consuma esse produto: o suave poder do marketing no capitalismo cognitivo.. 2014. (Congresso).

3.
COMUNICOM 2013: Congresso internacional comunicação e consumo. Uma campanha memorável.. 2013. (Congresso).

4.
XII Seminário Internacional da Comunicação.Genial! A criatividade a serviço do marketing.. 2013. (Seminário).

5.
COMPÓS 16º encontro anual da associação nacional dos programas de pós-graduação em Comunicação ? COMPÓS UTP 2007. O corpo-linguagem: venturas e desventuras do ser humano cindido na sociedade da informação.. 2007. (Congresso).

6.
III POSCOM - Comunicação: fronteiras e interseções..Tecnologias e construções de subjetividade.. 2006. (Seminário).

7.
Semana de História.Retórica: Narrativa e Publicidade.. 2006. (Seminário).

8.
XV Encontro Anual Compós. XV Encontro Anual Compós. 2006. (Congresso).

9.
XIV Encontro anual Compós. XIV Encontro Anual Compós. 2005. (Congresso).

10.
VII ALAIC. Congresso ALAIC. 2004. (Congresso).

11.
2o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte.Rotas do Futuro no Atlântico Negro. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BURROWES, P. C.. A publicidade na era digital. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Simone Resende Prudente. Arthur Bispo do Rosário. Vida e obra.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História da Arte Moderna e Conte) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diogo D'Ippolito Ono Bartolomeu da Silva. A estilística do texto publicitário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

2.
Maria Eduarda Paixão Coelho. 90 dias de Lavigne: um publicitário em busca de um lugar no céu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

3.
Leonardo Zuccarelli Glabow. A lovemark Harley-Davidson: uma construção sob a perspectiva da publicidade e seus consumidores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

4.
Pedro Henrique Tibiriça von Beszedits. Microsoft na era pós-PC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

5.
Natalia dos Anjos Domingues. Fetishismo da mercadoria: um estudo de caso sobre o site Steal the Look. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

6.
Lucas Pimenta de Almeida Pires. O Festival Internacional de Cannes: como a cultura de prêmios afeta dinâmica das agências de publicidade?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

7.
Ana Luiza da Silva Bezerra. Where's Rey? fãs, marketing e representação de gênero na franquia Star Wars. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

8.
Ana Luiza de Figueiredo. Polemizando as campanhas polêmicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

9.
Guilherme de Mello Paciello Gerolimich. O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira: um estudo de caso da peça "Donti révi caspa". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

10.
Paula Lemes. Nike e a República Popular do Corinthians. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

11.
Philipe Joriam Lopes de Ramos. Mairoj: braineating transmedia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

12.
Anna de Leo Araújo. O luxo é pra quem pode.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

13.
Eric Nunes Kern. Mercado de cafés especiais no Rio de Janeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

14.
Nina Herdy Gondim Murtinho. Eu quero Farm!. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

15.
Priscila Xavier Rabello. Eugen Bavcar: uma análise em preto e branco.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

16.
Carolina Ziegler Neves. Do diet ao Light, do light ao zero.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

17.
Carolina Gaspar Alves. O viral como ferramenta do marketing de guerrilha.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

18.
Pedro Nóbrega Batista. McDonalds: comportamento da marca ao longo da sua história.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

19.
Fernando Chaves Ferreira Botelho. Dufry do Brasil ? Planejamento de marketing.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

20.
Flávia Gonçalves Picanço. Funcionário: o bem mais precioso da corporação.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

21.
Vanessa Goldmacher. O brownie perfeito.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

22.
Fernando Coimbra Bueno Feldman. SMS: eficácia na comunicação.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

23.
Lucas Cavalcanti Melman. Marketing no Second Life.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

24.
Guilherme Maia. Estudo estrutural e estratégico do Shopping Grande Rio.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

25.
Débora Monteiro Yuan. Responsabilidade social de uma empresa e sua marca.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

26.
André Vicente Basile. Homem da Terra. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

27.
Ana Vidal dos Santos Borges. Balaco: brasilidade na moda.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

28.
Michelle das Neves do Valle. Consumando e consumindo a mulher real.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

29.
Bárbara Monteiro de Barros de Sá. Marketing esportivo: o patrocínio de nadadores no Rio de Janeiro.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

30.
José Cardozo da Silva Neto. Da agressividade ao entretenimento: análise de ações de product placement.... 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

31.
Danielle Fernandes da Silva Monteiro. A imagem da jornalista no cinema de hollywood.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

32.
Mariana Neves Pires. Chaves: um recorte humorístico da sociedade contemporânea.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

33.
Renata Dias Montalvão. O homem que copiava: a linguagem múltipla e fragmentada de Jorge Furtado.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

34.
Ana Carolina Marques de Souza. A música como crônica do dia-a-dia carioca.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

35.
Guilherme Nielebock de Andrade Vieira. Venha morar neste anúncio. As verdades e ilusões das propagandas imobiliárias que prometem paraísos.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

36.
Mariana Marques de Oliveira. TV: a babá eletrônica.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

37.
Aline Siqueira Rodrigues Gomes. Pânico na TV.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

38.
Julia Ribeiro. Nostalgi@ precoce.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

39.
Diana Rodrigues Nassif. Jingle: análise de suas características e de seu impacto na publicidade.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

40.
Raquel Salomão. Loja "Do Brasil": análise da estratégia de criação e lançamento da nova loja Duty Free.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

41.
Mariana Lellis. Quali X Quanti: o dilema da publicidade nas metrópoles.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

42.
Aline Hermida Nunes. A oficina que fala sua língua.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

43.
Anne Reis. Criação de campanha de lançamento de filme.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

44.
Andrea Florence Sampaio. Extensão da marca Fleishmann.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

45.
Gustavo d'Araújo Borges. A Guerra animada.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

46.
Urbanilson Possidônio de Barros Carvalho. O lado sensual da morbidez. 2004. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

47.
Júlio César Lemos de Sousa. Portfolio publicitário e mercado. 2004. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

48.
Adriano Dechicha Parahyba. Um escorpião no círculo mágico - análise da campanha Nike Scorpion. 2004. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.

49.
Ludmila Viana Canto et all. Rainha de Copas - Planejamento em Comunicação e Concepção de Marca. 2004. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Patricia Cecilia Burrowes.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BURROWES, P. C.. Para pensar o jornalismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BURROWES, P. C.. Um pouco mais da terceira Roda de Saberes. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 22:16:03