Nyrma Souza Nunes de Azevedo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2839816624211160
  • Última atualização do currículo em 27/10/2016


Pós-doutorado realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense/UFF(2012). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1996). Mestrado em Educação na área de Métodos e Técnicas de Ensino pela PUC/RS. Especialização em Orientação Educacional pela UFRS. Graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional, Administração e Supervisão Escolar. Experiência em Educação Infantil e Ensino Fundamental. É Professora Associada da UFRJ na área de Psicologia da Educação. Atua em pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação de professores, desenvolvimento humano, aprendizagem, cognição, afetividade, imaginário social e subjetividade. Pesquisadora do Laboratório do Imaginário Social e Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro / LISE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Desenvolvimento humano da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nyrma Souza Nunes de Azevedo
Nome em citações bibliográficas
AZEVEDO, N. S. N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.
Av. Pasteur 250 fundos
Praia Vermelha
22290040 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22954047
URL da Homepage: http://www.ufrj.br/faceduc


Formação acadêmica/titulação


1992 - 1996
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Imaginário Social e Escola: um estudo sobre emoção e subjetividade sob a ótica de Wallon, Ano de obtenção: 1996.
Orientador: Alda Judith Alves-Mazzotti.
Palavras-chave: emoção; subjetividade; educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Faculdade de Educação / UFRJ, FE / UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor de terceiro grau, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Laboratório do Imaginário Social e Educação/Faculdade de Educação/UFRJ, Laboratório do Imaginário Social e Educação/Faculdade de Educação/UFRJ.

Atividade realizada
Coordenação do Laboratório de Pesquisa LISE - Laboratório do Imaginário Social e Educação..
3/2001 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cognição e Subjetividade
Psicologia Educacoinal
3/2001 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.

Atividade de extensão realizada
Projeto Arte Educa.
8/1999 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.

3/1999 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História da Psicologia I e II
3/1997 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I e II
Tópicos Especiais em Vygotsky e Wallon
Processo Criador
Cotidiano Escolar
2007 - 2007
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Paraná - UFPR, Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Atividade realizada
Parecerista do livro Tomada de consciência e conhecimento metacognitivo, Editora UFPR..
2007 - 2007
Outras atividades técnico-científicas , Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento.

Atividade realizada
Parecerista sobre trabalhos científicos para o VI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento..
2005 - 2005
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Paraná - UFPR, Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Atividade realizada
Consultora ad-hoc de revista especializada: Parecerista editorial para a revista Educar em Revista, publicação do Setor de Educação da UFPR, qualificada pela Comissão Qualis como "Nacional A"e indexada na BBE, EDUBASE, MLA e GeoDados..

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1963 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Educação, Carga horária: 0
Outras informações
Aposentada



Linhas de pesquisa


1.
Ética, desenvolvimento humano e aprendizagem

Objetivo: Trata-se de uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ..
2.
Imaginário Social e Educação

Objetivo: Pertence ao Laboratório do Imaginário Social e Educação, grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ. Busca-se sistematizar a relação entre Educação e Imaginário, em suas múltiplas possibilidades de articulação..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: imaginário social; educação; desenvolvimento humano; ensino-aprendizagem; formação de professores; pesquisa.


Projetos de pesquisa


2007 - Atual
Educação e desenvolvimento humano: a aprendizagem
Descrição: A constatação teórica de que a aprendizagem leva ao desenvolvimento (Vygotysky,1988) aliada aos baixos resultados encontrados nas avaliações da aprendizagem, em todos os níveis de escolarização, realizadas pelo governo federal, provocaram esta pesquisa.Busca-se saber o sentido que professores e alunos dão à aprendizagem e como pensam que ela se dá.A investigação de cunho qualitativo está dividida em duas fases. Na primeira, os sujeitos são 100 professores da rede pública do Rio de Janeiro. Na segunda, são sujeitos100 alunos do quarto e quinto anos das redes públicas.Haverá após cotejamento dos dados. Utiliza-se o referencial do imaginário social (Castotiadis,1991) e a análise de conteúdo (Bardin,1977). Os instrumentos para coleta de dados são questionário e dinâmica de grupo elaborados a partir da teoria..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Nyrma Souza Nunes de Azevedo - Coordenador / Luiz Sérgio de Souza Gonçalves - Integrante / Andréa Costa Werneck - Integrante.
2002 - 2007
O professor e a busca do conhecimento
Descrição: Trata-se de um projeto de cunho descritivo onde se buscou identificar as possíveis causas do desinteresse por novos conhecimentos, dos sujeitos alunos dos cursos de formação de professores para o primeiro segmento do ensino básico. Esse fato foi identificado nos sujeitos pesquisados e indicado, também, por inúmeros professores de diferentes universidades públicas e particulares. Andamento da pesquisa. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema e após criado e validado um questionário, baseado em estudos sobre o imaginário social de Castoriadis e a teoria das emoções de Wallon. Buscou-se indicações das representações de 70 sujeitos, alunos do Curso de Pedagogia da UFRJ, sobre os ítens pesquisados. Utilizou-se, também, de dinâmica de grupo. O material foi analisado através da análise de conteúdo de Bardin. A primeira amostra foi aleatória e envolveu os oito períodos do curso. A pesquisa desdobrou-se em outros estudos que buscaram identificar as representações dos alunos ao iniciarem o curso, isto é, no primeiro período e compará-las com os resultados já obtidos. Os trabalhos foram apresentados: nas Jornadas de Pesquisadores do CFCH e há publicação de resumo no de 2006; no Congresso Internacional "XVIII Ciclo de Estudos sobre o Imaginário" - Recife, em 2004 com publicação em CD. Publicado em AZEVEDO, Nyrma.Imaginário e Educação: reflexões teóricas e aplicações. Campinas: Alínea, 2006. ISBN85-7516-160-1 (capítulo 6). A pesquisa foi apresentada, também, no I Seminário do Laboratório do Imaginário Social e Educação-LISE em 2004 na FE/UFRJ; no Simpósio de Psicologia em 2004 no IP/UFRJ e no II Colóquio Internacional: Educação, Imaginário, Mitanálise e Utopianos em 2006 na FE/UFF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Nyrma Souza Nunes de Azevedo - Coordenador.


Projetos de extensão


2009 - Atual
Filosofia para todos
Descrição: Trata-se de um projeto de extensão realizado ao longo do ano, em 8 encontros nas últimas quintas-feiras dos meses de março a novembro, às 18h e 30min na Sala Anísio Teixeira da Faculdade de Educação, na Praia Vermelha. É gratuito e oferecido aos professores das redes públicas e ao público em geral. Em cada encontro de duas horas são apresentados filósofos a partir dos pré-socráticos e a influência dos mesmos no entendimento do mundo contemporâneo, no cinema e na música. As palestras são proferidas pelo Professor Doutor Reuber Scoffano da Faculdade de Educação. Ao final do curso será feita avaliação sobre a eficácia do curso no processo de desenvolvimento cognitivo dos participantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nyrma Souza Nunes de Azevedo - Coordenador / Reuber Scoffano - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AZEVEDO, N. S. N.2006AZEVEDO, N. S. N.. O processo criador na universidade. Ideacción (Online), v. 1, p. 16-526, 2006.

2.
Silva, Christina Marília2005Silva, Christina Marília ; AZEVEDO, N. S. N. . O significado das tecnologias de informação para educadores. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, rio de Janeiro, v. 13, n.46, p. 39-54, 2005.

3.
Silva, Christina Marília2003Silva, Christina Marília ; AZEVEDO, N. S. N. . O significado das tecnologias de informação para educandos:pistas para a cooperação e a autonomia em ambientes de aprendizagem. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n.38, p. 121-133, 2003.

4.
Silva, Christina Marília2001Silva, Christina Marília ; AZEVEDO, N. S. N. . Mudanças na formação de professores: proposta de estratégia em relação às tecnologias de informação e comunicação. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 9, n.31, p. 193-204, 2001.

5.
AZEVEDO, N. S. N.1997 AZEVEDO, N. S. N.. Imaginário Social e escola: um estudo sobre emoção e subjetividade sob a ótica de Wallon. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 49, n.3, p. 72-88, 1997.

6.
AZEVEDO, N. S. N.1985 AZEVEDO, N. S. N.. Televisão e pensamento. Tecnologia educacional - ABT, Rio de Janeiro, v. 14, n.66/67, p. 3-96, 1985.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AZEVEDO, N. S. N.; Scoffano,R (Org.) . Estilhaços do Imaginário. 1. ed. Campinas: Alínea, 2016. v. 1. 220p .

2.
AZEVEDO, N. S. N.; SANTI, A. (Org.) ; MONTEIRO, A. (Org.) . Educação, violência e contemporaneidade. 1. ed. Niterói: Editora da UFF, 2013. v. 1. 245p .

3.
AZEVEDO, N. S. N.; Scoffano,R (Org.) . Recortes do Imaginário: novas colagens. 1. ed. Campinas: Alínea, 2009. v. 1. 190p .

4.
AZEVEDO, N. S. N.; Almeida,Nilma (Org.) ; ARRUDA, Francimar (Org.) ; GARCIA, Pedro Benjamim Carvalho e Silva (Org.) ; GENS, Armando (Org.) ; HENRIQUES, Eda Maria de Oliveira (Org.) ; LOPES, Paula da Silva Vidal Cid (Org.) ; LOSADA, Manuel R. (Org.) . Imaginário e Educação: reflexões teóricas e aplicações. 1. ed. Campinas: Alínea, 2006. 151p .

Capítulos de livros publicados
1.
AZEVEDO, N. S. N.. Pesquisa e Reflexões sobre as Redes Sociais. In: Nyrma Souza Nunes de Azevedo; Reuber Gerbassi Scofano. (Org.). Estilhaços do Imaginário. 1ed.Campinas: Alínea, 2016, v. 1, p. 95-114.

2.
AZEVEDO, N. S. N.; Scoffano,R ; Mettrau, Marsyl . A ética da alteridade: uma experiência. Estilhaços do Imaginário. 1ed.Campinas: Alínea, 2016, v. 1, p. 25-39.

3.
AZEVEDO, N. S. N.. O contemporâneo, a violência e os modelos sociais. In: Nyrma Azevedo; Angela Santi; Aline Monteiro. (Org.). Educação, violência e contemporaneidade. 1ed.Niterói: Editora da UFF, 2013, v. 1, p. 119-127.

4.
AZEVEDO, N. S. N.. A parceria entre pesquisadores: contribuição ao enfoque qualitativo. In: Leda Maria Codeço Barone; Márcia Siqueira de Andrade. (Org.). Aprendizagem contextualizada. 1ªed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012, v. 1, p. 13-25.

5.
AZEVEDO, N. S. N.. Ética e aprendizagem na transição da infância para a adolescência. In: João Clemente de Souza Neto ; Márcia Siqueira de Andrade. (Org.). Múltiplas visões sobre aprendizagem e convivência humana. 1ªed.São Paulo: Expressão e Arte, 2009, v. 1, p. 7-179.

6.
AZEVEDO, N. S. N.. O Imaginário Social e os professores intelectuais. In: azevedo, Nyrma; Reuber Scofano. (Org.). Recortes do Imaginário: novas colagens. 1ed.Campinas: Alínea, 2009, v. 1, p. 5-187.

7.
AZEVEDO, N. S. N.. O futuro professor e a busca do conhecimento: um caso de imaginário?. In: AZEVEDO, Nyrma Souza Nunes de. (Org.). Imaginário e Educação: reflexões teóricas e aplicações. 1a.ed.Campinas: Alínea, 2006, v. , p. 101-116.

8.
AZEVEDO, N. S. N.. O imaginário social e a metacognição. In: Ued Maluf. (Org.). Epistemologias não-ordinárias. 1ed.Rio de Janeiro: Booklink, 2003, v. 1, p. 7-192.

9.
AZEVEDO, N. S. N.. O esquema corporal e a concepção psicogenética de Henri Wallon. In: Carlos A. de Mattos Ferreira; Rita Thompson. (Org.). Imagem e esquema corporal. São Paulo: Lovise, 2002, v. 1, p. 11-152.

10.
AZEVEDO, N. S. N.. O desenvolvimento humano sob a ótica de Wallon: a importância da escola. In: Diretoria de Educação Fundamental. (Org.). Planejamento e avaliação à luz da multieducação. Rio de Janeiro: Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2002, v. , p. -.

11.
Silva, Christina Marília ; AZEVEDO, N. S. N. . Formação de professores e novas tecnologias: um grande desafio. Docência do ensino superior - tecnologia e educação - textos complementares. Rio de Janeiro: Armazém das Letras, 2001, v. 1, p. 3-34.

12.
AZEVEDO, N. S. N.. A relação homem-natureza: um novo paradigma ou um novo homem? Breves reflexões. In: Speranza França da Mata; Sérgio Gavazza; Maria Candida Almeida; Adacto Ottoni. (Org.). Educação ambiental: desafio do século - um apelo ético. Rio de Janeiro: Terceiro Milênio, 1998, v. 1, p. 11-358.

13.
AZEVEDO, N. S. N.. Uma abordagem fenomenológica: Carl Rogers. In: Sonia Tovar; Marilaine Santa Rosa. (Org.). Psicologia da aprendizagem. Rio de Janeiro: Água-forte, 1990, v. , p. 10-144.

14.
AZEVEDO, N. S. N.. Pensamento reflexivo, pensamento crítico e televisão. In: Margarida Kunsch. (Org.). Comunicação e educação: caminhos cruzados. São Paulo: Loyola, 1986, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AZEVEDO, N. S. N.. Educação e desenvolvimento humano: o que é aprendizagem e como se aprende na fala de professores do ensino fundamental. In: Encontro de pesquisa do Departamento de Fundamentos da Educação/ UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. Anais do encontro de pesquisa do Departamento de Fundamentos da Educação da UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação José Bonifácio/ UFRJ/ Banco do Brasil, 2010. v. 1. p. 01-340.

2.
AZEVEDO, N. S. N.. Ética se aprende na escola? A transição da infância para a adolescência. In: XII Simpósio de Pós-graduação e Pesquisa em Psicologia, 2008, Natal. XII Simpósio de Pós-graduação e Pesquisa em Psicologia., 2008. v. 1.

3.
AZEVEDO, N. S. N.. O significado das tecnologias de informação para educadores. In: VI Jornada de Pesquisadores - CFCH/UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. VI Jornada de Pesquisadores - CFCH/UFRJ. Rio de Janeiro, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AZEVEDO, N. S. N.. Equívocos contemporâneos na arte de ensinar para o desenvolvimento humano. In: Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasília. Anais do IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Brasília: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2011. v. 1. p. 1-1352.

2.
AZEVEDO, N. S. N.. Reflexões sobre pesquisa e imaginário. In: III Colóquio Internacional Educação, Imaginário, Mitanálise e Utopia, 2009, Niterói. Educação, Imaginário, Mitanálise e Utopia. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2009.

3.
AZEVEDO, N. S. N.. O que pensam professores sobre aprendizagem e como se aprende: um estudo realizado em escolas públicas.. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento - desenvolvimento e direitos humanos.. Rio de Janeiro: ABPD, 2009.

4.
AZEVEDO, N. S. N.. Imaginário: um referencial teórico para aplicação em ensino e pesquisa na área da Educação.. In: I Simpósio Internacional - Caminhos do Imaginário: veredas da informação e estudos culturais, 2008, Niterói. Caminhos do Imaginário: veredas da informação e estudos culturais.. Niterói: UFF, 2008. v. 1. p. 9-57.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AZEVEDO, N. S. N.. O imaginário social, a Internet e a aprendizagem. In: 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Recife/PE. Redes sociais e aprendizagem. Recife/PE: Luci Artes Gráficas Ltda, 2010. v. 1. p. 1-141.

2.
AZEVEDO, N. S. N.. Como desenvolver envolvendo: sugestão metodológica para a aprendizagem humana. In: XV Ciclo de Estudos sobre o Imaginário, 2008, Recife. Imaginário do envolvimento/desenvolvimento. Recife: Massangana/Fundação Joaquim Nabuco, 2008. v. 1. p. 05-163.

3.
AZEVEDO, N. S. N.. O processo criador na universidade - descrição de uma experiência. In: VI Cogreso Iberoamericano de superdotación, talento y creatividad, 2006, Mar del Plata. VI Cogreso Iberoamericano de superdotación, talento y creatividad. Mar del Plata, 2006.

4.
AZEVEDO, N. S. N.. Significações e imaginário na relação homem-natureza: aspectos da cultura como experiência educacional. In: XIX Ciclo de Estudos sobre o Imaginário - PPGA/UFPE, 2006, Recife. XIX Ciclo de Estudos sobre o Imaginário - PPGA/UFPE. Recife, 2006.

5.
AZEVEDO, N. S. N.. Os futuros professores de crianças e o significado de conhecimento. In: VII Jornada de Pesquisadores - CFCH/UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. VII Jornada de Pesquisadores - CFCH/UFRJ. Rio de Janeiro, 2006.

6.
AZEVEDO, N. S. N.. Da teoria à prática, experiências de um laboratório de pesquisa: a sensibilidade. In: Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: perspectivas e ações em saúde, educação e cidadania, 2004, Rio de Janeiro. Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: perspectivas e ações em saúde, educação e cidadania. Rio de Janeiro, 2004.

7.
AZEVEDO, N. S. N.. Tecnologias da informação: a importância do significado na relação educacional. In: Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: perspectivas e ações em saúde, educação e cidadania, 2004, Rio de Janeiro. Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: perspectivas e ações em saúde, educação e cidadania. Rio de Janeiro, 2004.

8.
AZEVEDO, N. S. N.. O professor e a busca do conhecimento - um caso de imaginário?. In: XVIII Ciclo de Estudos sobre o Imaginário - PPGA/UFPE, 2004, Recife. XVIII Ciclo de Estudos sobre o Imaginário - PPGA/UFPE. Recife, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
AZEVEDO, N. S. N.. O ensino como prática psicosocial. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
AZEVEDO, N. S. N.. O que é aprendizagem e como se aprende na fala de professores do Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
AZEVEDO, N. S. N.. O imaginário social, a internet e a aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
AZEVEDO, N. S. N.. Imaginário Social, educação e desenvolvimento humano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AZEVEDO, N. S. N.. Representação de professores sobre aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
AZEVEDO, N. S. N.. Reflexões sobre pesquisa e imaginário.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
AZEVEDO, N. S. N.. Mesa Redonda "Falando de Pesquisa". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AZEVEDO, N. S. N.. A motivação para a aprendizagem no Ensino Fundamental.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GENS, A. ; AZEVEDO, N. S. N. . Ensino e Imaginário: o engasgo da Didática.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
AZEVEDO, N. S. N.. Wallon e o Desenvolvimento Humano.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
AZEVEDO, N. S. N.. Os futuros professores de crianças e o significado de conhecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
AZEVEDO, N. S. N.. Laboratório do Imaginário Social e Educação - LISE, seus grupos de pesquisa e alguns resultados encontrados.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
AZEVEDO, N. S. N.. Significações e imaginário na relação homem-natureza: aspectos da cultura como experiência educacional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AZEVEDO, N. S. N.. Consultorias sobre o Desenvolvimento humano. 2008.

2.
AZEVEDO, N. S. N.. Consultorias sobre o Desenvolvimento Humano. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
AZEVEDO, N. S. N.. Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2013.

2.
AZEVEDO, N. S. N.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório no Departamento de Fundamentos da Educação. 2013.

3.
AZEVEDO, N. S. N.; GENS, Armando ; Pereira, Carlos Américo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2012.

4.
AZEVEDO, N. S. N.; GENS, A. ; Pereira, Carlos Américo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2012.

5.
AZEVEDO, N. S. N.; GENS, A. ; Pereira, Carlos Américo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2012.

6.
AZEVEDO, N. S. N.; GENS, Armando ; Pereira, Carlos Américo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2012.

7.
AZEVEDO, N. S. N.; GENS, A. ; Pereira, Carlos Américo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2012.

8.
AZEVEDO, N. S. N.; GENS, A. ; Pereira, Carlos Américo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2012.

9.
AZEVEDO, N. S. N.; GENS, A. ; Pereira, Carlos Américo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2012.

10.
AZEVEDO, N. S. N.; GENS, A. ; Pereira, Carlos Américo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2012.

11.
AZEVEDO, N. S. N.. Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2012.

12.
AZEVEDO, N. S. N.; Castro, Marcelo ; Pereira, Carlos Américo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2011.

13.
AZEVEDO, N. S. N.; Castro, Marcelo ; Pereira, Carlos Américo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2011.

14.
AZEVEDO, N. S. N.; Pereira, Carlos Américo ; Castro, Marcelo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2011.

15.
AZEVEDO, N. S. N.. Revista do Centro de Filosofia e Ciências Humanas/UFRJ. 2010.

16.
AZEVEDO, N. S. N.; Pereira, C.A ; Castro, Marcelo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2010.

17.
AZEVEDO, N. S. N.; Pereira, Carlos Américo ; Castro, Marcelo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2010.

18.
AZEVEDO, N. S. N.; Pereira, Carlos Américo ; Castro, Marcelo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2010.

19.
AZEVEDO, N. S. N.; Castro, Marcelo ; Pereira, Carlos Américo . Avaliação de Estágio Probatório de Professor da UFRJ. 2009.

20.
AZEVEDO, N. S. N.. Coordenação da sessão "Cultura Escolar"da II Semana de Integração Acadêmica do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. 2008.

21.
AZEVEDO, N. S. N.; Castro, Marcelo ; Pereira, Carlos Américo . Relatório de pedido de progressão funcional do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2008.

22.
AZEVEDO, N. S. N.. ensino/aprendizagem de ética nos currículos de diferentes escolas.. 2008.

23.
AZEVEDO, N. S. N.; Pereira, Carlos Américo ; Santos, Paulo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação da UFRJ. 2008.

24.
AZEVEDO, N. S. N.; Pereira, Carlos Américo ; Castro, Marcelo . Avaliação de pedidos de progressão funcional dp departamento de fundamentos da educação da UFRJ. 2008.

25.
AZEVEDO, N. S. N.; Pereira, Carlos Américo ; Castro, Marcelo . Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2008.

26.
AZEVEDO, N. S. N.. Avaliador de Sessão da XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural do Centro de Filosofia e Ciências humanas. 2007.

27.
AZEVEDO, N. S. N.. Coordenador de Sessão da XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. 2007.

28.
AZEVEDO, N. S. N.. Parecerista de trabalhos inscritos na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. 2007.

29.
AZEVEDO, N. S. N.. Análise e parecer para Editora da Universidade Federal do Paraná.. 2007.

30.
AZEVEDO, N. S. N.. Comissão especial de revalidação de diplomas. 2006.

31.
Lins, Maria Judith ; AZEVEDO, N. S. N. ; Castro, Ronaldo . Comissão de Seleção para Professor Substituto do Setor de Psicologia da Educação do Departamento de Fundamentos da Educação da UFRJ. 2006.

32.
AZEVEDO, N. S. N.. Afetividade num contexto socio-interacionista.. 2005.

33.
AZEVEDO, N. S. N.. Comissão de progressão funcional no Departamento de Fundamentos da Educação. 2000.

34.
AZEVEDO, N. S. N.. Comissão de Avaliação do Estágio Probatório no Departamento de Fundamentos da Educação. 1999.

35.
AZEVEDO, N. S. N.. Comissão de Avaliação do Estágio Probatório no Departamento de Fundamentos da Educação. 1999.

36.
AZEVEDO, N. S. N.. Reuniões do Corpo Deliberativo do departamento de Fundamentos da Educação. 1999.

37.
AZEVEDO, N. S. N.. Comissão de Avaliação do Estágio Probatório no Departamento de Fundamentos da Educação. 1997.


Demais tipos de produção técnica
1.
AZEVEDO, N. S. N.; Nunes, Leila Regina . VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2009. (Comissão Científica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Goulart, Sergio; Nunes, Leila; AZEVEDO, N. S. N.. Participação em banca de Aline Lourenço Bittencourt. Nas escolas, imagens puxam conversas que trazem emoções, conhecimentos e melhores escritas. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
AZEVEDO, N. S. N.; Santos, Ana; VASCONCELOS, Helena. Participação em banca de Marineide Cavalcanti Arruda. O texto e o seu potencial sociointeracionista através da ação comunitária em Habermas. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
AZEVEDO, N. S. N.; Santos, Akiko; Almeida,Nilma; Santos, Ana; Neves, Marcelo. Participação em banca de Gerson Geraldo Chaves. Do todo às partes e das partes ao todo, complexidade e transdisciplinaridade: a feira de ciências como espaço educativo. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
AZEVEDO, N. S. N.. Participação em banca de Suzy Groeger Lapa. Desenhando o cuidado na perspectiva do escolar hospitalizado: uma contribuição para a enfermeira pediátrica. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Castro, Ronaldo; AZEVEDO, N. S. N.; RANGEL, M.. Participação em banca de Solange Gomes Rangel. A psicogenética na formação do professor no curso normal em nível médio. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ.

6.
AZEVEDO, N. S. N.; Scoffano,R; Augusto, Claudio. Participação em banca de Therezinha Maria Leal Cardoso de Souza. O livro didático e o currículo necessário para a educação contemporânea.. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ.

7.
AZEVEDO, N. S. N.; Castro, Ronaldo; Santos, Sonia. Participação em banca de Claudia da Cruz. Saber docente: o professor aprendiz. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
AZEVEDO, N. S. N.; Lins, Maria Judith; VILARINHO, L. R.. Participação em banca de Edson Seiti Miyata. O processo de educação da criatividade em um curso técnico de propaganda.. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ.

9.
AZEVEDO, N. S. N.; RANGEL, M.; Scoffano,R. Participação em banca de Andréa Costa Werneck. Desenvolvimento infantil no espaço escola: as significações imaginárioas de pais e professores. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ.

10.
AZEVEDO, N. S. N.; Buys, Rogerio; Scoffano,R. Participação em banca de Luiz Sérgio de Souza Gonçalves. Atitudes empáticas e aprendizagem: um estudo sobre a relação professor / aluno, através do olhar da abordagem centrada na pessoa.. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ.

11.
AZEVEDO, N. S. N.; Scoffano,R; Grinspun, M.. Participação em banca de Carla Cristina Silveira de Souza. Os afetos na aprendizagem: por uma educação integral para todos.. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ.

12.
AZEVEDO, N. S. N.; Mettrau, Marsyl; Soares, Adriana. Participação em banca de Célia Maria Paz Ferreira Barreto. Altas habilidades: enfoque no atendimento. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

13.
AZEVEDO, N. S. N.. Participação em banca de Edson Seiti Miyata. Aprendizagem da criatividade em um curso técnico de propaganda. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
AZEVEDO, N. S. N.. Participação em banca de André Luiz dos Santos Menezes. A resolução de problemas no primeiro segmento do ensino fundamental.. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

15.
AZEVEDO, N. S. N.. Participação em banca de Glória Maria Alves Ramos. Currículo oculto / implícito e identidade negra-construção e reconstrução multicultural no discurso escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ.

16.
AZEVEDO, N. S. N.. Participação em banca de Mônica Cristina dos Santos Abreu. Formação Continuada: uma reflexão sobre a ressignificação da prática docente.. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ.

17.
AZEVEDO, N. S. N.; Scoffano,R; Grinspun, M.. Participação em banca de Valéria Maria Fonseca de Lima. Psicologia e a formação de professores: reflexões sobre os conteúdos de Psicologia da educação. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ.

18.
AZEVEDO, N. S. N.; Grinspun, M.; Silva, Christina Marília. Participação em banca de Kátia Dumard da Silva. As representações de escola vivenciadas pelos alunos , jovens e adultos, no Ensino noturno do Município de Terezópolis-RJ e suas influências no trabalho profissional.. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ.

19.
AZEVEDO, N. S. N.; RANGEL, M.; Silva, Christina Marília. Participação em banca de andréa Albuquerque de Moraes. Capacitação de professores em Informática educativa: um projeto promovido pela Prefeitura Municipal da cidade do Rio de Janeiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ.

20.
AZEVEDO, N. S. N.; Silva, Christina Marília. Participação em banca de Márcia Taborda Corrêa Oliveira. As concepções e reações dos sujeitos sobre o processo de Inclusão Digital: que diretrizes podem ser sugeridas para futuras ações?. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ.

Teses de doutorado
1.
RANGEL, M.; Scoffano,R; Barbosa, Luís; Rocha, Marise; AZEVEDO, N. S. N.. Participação em banca de Katia Krepsky Valladares Silva. Sexualidade feminina e docência - desvelando tebus. 2009. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
SANTOS, M. P.; Monteiro, Ana; BRETAS, A.; RANGEL, M.; AZEVEDO, N. S. N.. Participação em banca de Kátia Regina Xavier da Silva. Criatividade e inclusão na formação deprofessores:repreasentações e práticas sociais. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Lins, Maria Judith; AZEVEDO, N. S. N.. Participação em banca de João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira. A motivação Ética no processo de ensino/aprendizagem de professores do ensino fundamental. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
AZEVEDO, N. S. N.. Participação em banca de Maria Claudia Dutra Lopes Barbosa. Programa de enriquecimento de base cognitivo-comportamental mediando o transtorno obsessivo-compulsivo/TOC de um estudante com altas habilidades na escola regular: um estudo de caso.. 2008. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Ciências Médicas) - Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
Maluf, Ued; Pereira, C.A; AZEVEDO, N. S. N.; Almeida,Nilma; Santos, Akiko. Participação em banca de Eleanor Madruga Luzes. A necessidade do ensino da Ciência do Início da Vida.. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
Nunes, Geraldo; Villaça, Nízia; Vaz, Paulo; AZEVEDO, N. S. N.; Silva, Christina Marília. Participação em banca de Gilbert Angerami Lopes. A comunicação empresarial integrada a gestão participativa- estudo de caso - COMLURB. 2006. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
AZEVEDO, N. S. N.; Mettrau, Marsyl. Participação em banca de Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis. Educação Inclusiva é para todos? A (falta de) formação docente para altas habilidades / superdotação no Brasil.. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
AZEVEDO, N. S. N.; RANGEL, M.. Participação em banca de Sandra Regina Pinto dos Santos. Movimentos identitários e investigativos de professores no cotidiano escolar: o exercício instituinte da pesquisa como práxis em diálogo com representações sociais.. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

9.
AZEVEDO, N. S. N.; RANGEL, M.. Participação em banca de Silvana Bezerra. A construção da identidade da juventude na adversidade: representações sociais de adolescentes em conflito com a lei.. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

10.
AZEVEDO, N. S. N.; SEMINERIO, M. L.. Participação em banca de Elizabeth Luiz Soares. Duplo Vínculo - o desvelamento das mensagens. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
AZEVEDO, N. S. N.; SEMINERIO, M. L.. Participação em banca de Tânia Cristina Ferreira de Araújo. Metaprocesso: um estudo teórico sobre sua implantação junto a educadores.. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
AZEVEDO, N. S. N.. Participação em banca de Inalda Alice Pimentel do Couto. Marcas Ideológicas. Ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para séries iniciais do Ensino Fundamental: permanências, atualizações e resistências.. 2005. Tese (Doutorado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
AZEVEDO, N. S. N.; Senna, L.A.; Oswald, M.L.. Participação em banca de Paula da Silva Vidal Cid Lopes. O conceito de "erro produtivo" e seu impacto sobre as práticas de alfabetização em EJA. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
AZEVEDO, N. S. N.; SANTOS, M. P.. Participação em banca de Kátia Regina Xavier da Silva. Criatividade e inclusão na formação de professores, representações e práticas sociais.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ.

3.
AZEVEDO, N. S. N.; Lins, Maria Judith. Participação em banca de João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira. Motivação ética no processo de ensino-aprendizagem na formação de professores.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ.

4.
AZEVEDO, N. S. N.; RANGEL, M.. Participação em banca de Kátia Krespsky Valladares. Sexualidade feminina e docência. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

5.
AZEVEDO, N. S. N.; RANGEL, M.. Participação em banca de Marcos Pinheiro Barreto. Educação e meio ambiente: a formação de professoras em tempos de crise. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AZEVEDO, N. S. N.; Scoffano,R; CARNEIRO, C.. Participação em banca de Thuane Filgueiras de Albuquerque.Banca Examinadora da Monografia intitulada: "Educação dos Sentidos: O corpo como centro da Pedagogia de Rubem Alves. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ.

2.
AZEVEDO, N. S. N.; Saraiva, Suzana; Scoffano,R. Participação em banca de Camila de Moura Chagas.O discurso de professores em relação ao construtivismo Piagetiano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ.

3.
AZEVEDO, N. S. N.; Trisotto, Rejane; Scoffano,R. Participação em banca de Joelma da Costa Maranguape da Silva.Importância das atividades culturais no processo de aprendizagem nas primeiras séries do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ.

4.
Trisotto, Rejane; Scoffano,R; AZEVEDO, N. S. N.. Participação em banca de Rodolfo Campos Maranguape da Silva.Sistema educacional dos ciclos: proposta de análise da aprovação automática e do reforço escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ.

5.
AZEVEDO, N. S. N.; Scoffano,R; Cunha, Regina. Participação em banca de Michel Dourado da Silveira.Contribuições de Makarenko e a Colônia Penal no quadro educacional para menores infratores nos dias atuais para a cidade do Rio de Janeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AZEVEDO, N. S. N.; Mettrau, Marsyl; VASCONCELLOS, V. M. R.; Almeida, Leila; Lehmann, Lúcia. Comissão julgadora do concurso público de provas e titulos para professor adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação. 2011. Faculdade de Educação / UFRJ.

2.
AZEVEDO, N. S. N.; Souza Filho, Edson; Grinsp, Miriam; Nunes, Leila; Roazzi, Antonio. Comissão julgadora do concurso público de provas e títulos para professor adjunto do departamento de fundamnetos da educação, setor psicologia da educação. 2009. Faculdade de Educação / UFRJ.

3.
AZEVEDO, N. S. N.; Alves-Mazzotti; Nunes, Leila; VASCONCELLOS, V.; Menandro, Paulo. Comissão Julgadora do concurso Público de Provas e títulos para Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação- Setor Psicplogia da Educação. 2008. Faculdade de Educação / UFRJ.

4.
AZEVEDO, N. S. N.. Comissão de Seleção para Professor Substituto de Psicologia da Educação. 2007. Faculdade de Educação / UFRJ.

5.
AZEVEDO, N. S. N.; Davis, Claudia; Souza Filho, Edson; Souza, Marcos; Bompastor, Maria da Graça. Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e títulos para Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação, setor Psicologia da Educação. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
AZEVEDO, N. S. N.; Lins, Maria Judith; Castro, Ronaldo. Comissão de Seleção para Professor Substituto de Psicologia da Educação. 2006. Faculdade de Educação / UFRJ.

Outras participações
1.
AZEVEDO, N. S. N.. Presidente do Comitê Científico para compor o quadro de avaliadores. 2011. Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento.

2.
AZEVEDO, N. S. N.. Atuação como parecerista ad doc availiando artigos acadêmicos. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Davis, Claudia; Duarte, Rosália; DAUSTER, T.; VASCONCELLOS, V.; AZEVEDO, N. S. N.. Banca do Concurso de Seleção de Professor Doutor do Departemento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
AZEVEDO, N. S. N.. Comissão de Avaliação da XXIX Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural Giulio Massarani. 2007. Centro de Filosofia e Ciências Humanas / UFRJ.

5.
AZEVEDO, N. S. N.; Lins, Maria Judith. Comissão Especial de Revalidação de Diploma de Pós-graduação. 2006. Faculdade de Educação / UFRJ.

6.
AZEVEDO, N. S. N.. Comissão de Avaliação para seleção de professor substituto de Psicologia da Educação. 1997. Faculdade de Educação / UFRJ.

7.
AZEVEDO, N. S. N.. Banca de Seleção de professor Substituto de Psicologia da Educação do Departamento de Fundamentos da Educação da FE/UFRJ. 1996. Faculdade de Educação / UFRJ.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Congresso Latinoamericano de Filosofá de la Educación. Lévinas e a ética da alteridade na formação docente. 2013. (Congresso).

2.
Estudos e Pesquisas em Debate - LISE 23 Anos.Mesa 4. 2012. (Encontro).

3.
XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica.Avaliador de sessão junto ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas. 2012. (Outra).

4.
2º Encontro do Projeto de Extenção "Conversas com/sobre pedagogos. 2011. (Encontro).

5.
Colóquio Internacional. 2011. (Outra).

6.
III Encontro do Projeto de Extensão "Conversas com/ sobre pedagogos". 2011. (Encontro).

7.
I Simpósio Internacional Educação em Debate: Educação, Violência e Contemporaneidade.O contemporâneo, a violência e os modelos sociais. 2011. (Simpósio).

8.
IV Colóquio Internacional Imaginário, Cultura e Educação.Pesquisa em educação e imaginário. 2011. (Outra).

9.
VII Jornada de Pesquisa e Intercâmbio do NIPIAC. 2011. (Outra).

10.
V Seminário Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ.Práticas Psicosociais: Ensino, Pesquisa e Extensão (um olhar a partir do Ensino). 2011. (Seminário).

11.
3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: redes sociais e aprendizagem.Coordenação da "Sessão de Comunicação 15" do evento. 2010. (Simpósio).

12.
3º Simposio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Sessão de comunicação 15. 2010. (Simpósio).

13.
II Seminário Ciências e Cognição: Caminhos da Neuroeducação. 2010. (Seminário).

14.
Mesa Redonda: "Violência, Educação e Contemporaneidade". 2010. (Outra).

15.
III Colóquio Internacional: Educação, Imaginário, Mitanálise e Utopia.Reflexões sobre pesquisa e imaginário. 2009. (Outra).

16.
Psicologia e compromisso social: unidade na diversidade. Imaginário social, educação e desenvolvimento humano. 2009. (Congresso).

17.
Psicologia e compromisso social:unidade na diversidade.. Mesa redonda: aprendizagem na perspectiva social. 2009. (Congresso).

18.
V Ciclo de Estudos sobre o Imaginário.Mesa Redonda: Falando de Pesquisa. 2009. (Encontro).

19.
VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. O que pensam professores sobre aprendizagem e como se aprende: um estudo realizado em escolas públicas.. 2009. (Congresso).

20.
Associação Brasileira de Psicologia do desenvolvimento. 2008. (Encontro).

21.
Ciclo de Estudos sobre o Imaginário.A formação de professores:perspectivas.. 2008. (Encontro).

22.
II Semana de Integração Acadêmica do CFCH.Cultura escolar - Imaginário social e aprendizagem. 2008. (Outra).

23.
I Simpósio Internacional - Caminhos do Imaginário: veredas da informação e estudos culturais.Imaginário:um referencial teórico para aplicação em ensino e pesquisa na área da Educação.. 2008. (Simpósio).

24.
Mni-curso sobre o desenvolvimento humano.Dinamizadora de curso intitulado "Mini-curso sobre o desenvolvimento humano". 2008. (Outra).

25.
VIII Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas / UFRJ.Imaginário Social e Aprendizagem. 2008. (Encontro).

26.
XII Simpósio de Pós-graduação e Pesquisa em Psicologia.Grupo de Trabalho - Aprendizagem Humana. 2008. (Simpósio).

27.
X Semana de Educação - Educação em movimento: ação e reflexão..Breve história da Psicopedagogia e a escola contemporânea: reflexões para debate.. 2008. (Seminário).

28.
XV Ciclo de Estudos sobre o Imaginário. Como desenvolver envolvendo:sugestão metodológica para a aprendizagem humana.. 2008. (Congresso).

29.
XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica.Orientadora do trabalho "Infância e favela:significados e sentidos" de Soraia Denise de Brito.. 2008. (Outra).

30.
XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica da UFRJ.Orientadora de trabalho. 2008. (Outra).

31.
XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica da UFRJ.Coordenação e avaliação da Sessão CFCH 69. 2008. (Outra).

32.
Curso promovido pela 1ª Coordenadoria Regional de Educação.Dinamizadora do curso "Consultorias sobre o desenvolvimento humano". 2007. (Outra).

33.
I Encontro Internacional de Cinema e Educação da UFRJ.Pesquisadora Coordenadora do Laboratorio do Imaginário Social e Educação - LISE. 2007. (Encontro).

34.
III Ciclo de Estudos sobre o Imaginário.Coordenador da Mesa Redonda. 2007. (Encontro).

35.
III Simpósio de Psicologia - Psicologia e Inclusão Social: Educação, Clínica e Comunidades..Wallon e o Desenvolvimento Humano. 2007. (Simpósio).

36.
IV Congresso Internacional Lassalista de Educação. Ética ou caos e a transição da infância para a adolescência.. 2007. (Congresso).

37.
IX Semana de Educação e Cultura da UFRJ.A motivação para aprendizagem no ensino fundamental.. 2007. (Seminário).

38.
VI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Parecerista dos trabalhos científicos. 2007. (Congresso).

39.
XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Coordenadora e Avaliadora de sessão do Centro de Filosofia e Ciências humanas. 2007. (Outra).

40.
II Ciclo de Estudos sobre o Imaginário.Wallon e o Imaginário. 2006. (Encontro).

41.
II Colóquio Internacional: Educação, Imaginário, mitanálise e Utopianos.O Laboratório do Imaginário Social e Educação, suas linhas de pesquisa e alguns resultados encontrados.. 2006. (Seminário).

42.
III Congresso de Psicologia - Psicologia para todos.. Wallon e o desenvolvimento humano.. 2006. (Congresso).

43.
VI Congreso Iberoamericano de superdotatión, talento y criatividad.. O processo criador na universidade - descrição de uma experiência. 2006. (Congresso).

44.
VII Jornada de Pesquisadores do CFCH/ II Jornada de Extensão/ II Semana de Integração Acadêmica.Os futuros professores de crianças e o significado de conhecimento. 2006. (Outra).

45.
XIV Ciclo de Estudos sobre o Imaginário: dimensões imaginárias da natureza.. Significações e imaginário na relação homem-natureza - fórum VI. 2006. (Congresso).

46.
XIV Ciclo de Estudos sobre o imaginário - O imaginário cósmico e a religião natureza-cultura: implicações para a educação.Significações e imaginário na relação homem-natureza: aspectos da cultura como esperiência educacional. 2006. (Outra).

47.
II Simpósio de Psicologia - inter e transdisciplinaridade: novos paradigmas em Psicologia..O pensamento de Henri Wallon - interface entre a Psicologia e a Educação.. 2005. (Simpósio).

48.
XXVII jornada de Iniciação Científica do Centro de Filosofia e Ciências humanas / UFRJ.Coordenadora de Sessão. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AZEVEDO, N. S. N.. Seminário "Pensando para o futuro" - Ciclo de Estudos sobre o Imaginário. 2013. (Outro).

2.
AZEVEDO, N. S. N.. LISE 23 Anos - estudos e pesquisas em debate. 2012. (Outro).

3.
AZEVEDO, N. S. N.; Giambiagi, Irene . Mesa-redonda "Por dentro da escola: a fala dos que fazem". 2011. (Outro).

4.
AZEVEDO, N. S. N.. Imaginário e literatura. 2011. (Outro).

5.
AZEVEDO, N. S. N.. Ciclo de Estudos sobre Imaginário e Educação "Semiótica, imaginário social e educação". 2011. (Outro).

6.
AZEVEDO, N. S. N.. Ciclo de Estudos Pensando com Arte "Fernando Pessoa e a Filosofia". 2011. (Outro).

7.
AZEVEDO, N. S. N.. Ciclo de Estudos sobre Imaginário e Educação "Paulo Leminski - poesia, imaginário e educação". 2011. (Outro).

8.
AZEVEDO, N. S. N.. Ciclo de Estudos Pensando com Arte "Literatura e Educação: da desconstrução de derrida à poesia de Ferreira Gullar". 2011. (Outro).

9.
AZEVEDO, N. S. N.. Ciclo de Estudos sobre Imaginário e Educação "Imaginário Social e Educação". 2011. (Outro).

10.
AZEVEDO, N. S. N.. I Simpósio Internacional Educação, Violência e Contemporaneidade. 2011. (Outro).

11.
AZEVEDO, N. S. N.; Monteiro, Aline . Mesa Redonda - "Volência, Educação e Comtemporaneidade". 2010. (Outro).

12.
AZEVEDO, N. S. N.; Scoffano,R . Curso de Extensão: LISE 20 anos: Filosofia para todos.. 2009. (Outro).

13.
AZEVEDO, N. S. N.; Colinvaux, Dominique ; Eisenberg, Zena ; VASCONCELLOS, V. M. R. . VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2009. (Congresso).

14.
AZEVEDO, N. S. N.. LISE 20 ANOS - MESA REDONDA. 2009. (Outro).

15.
AZEVEDO, N. S. N.; Mettrau, Marsyl . V Ciclo de Estudos sobre o Imaginário. 2009. (Outro).

16.
AZEVEDO, N. S. N.. IV Ciclo de Estudos sobre o Imaginário. 2008. (Outro).

17.
AZEVEDO, N. S. N.. Mesa/debate - A formação de professores: perspectivas. 2008. (Outro).

18.
AZEVEDO, N. S. N.. III Ciclo de Estudos sobre o Imaginário. 2007. (Outro).

19.
AZEVEDO, N. S. N.. II Ciclo de Estudos sobre o Imaginário. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rodolfo Campos Maranguape da Silva. Os ciclos na educação escolar. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. (Orientador).

2.
Jéssica Silva de Araújo. A importância da Educação Infantil para o desenvolvimento. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Carina Guimarães das Neves. Educação e desenvolvimento humano: a aprendizagem. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carla Cristina Silveira de Souza. Afetos na aprendizagem: por uma educação integral para todos.. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

2.
Luiz Sergio Gonçalves. Atitudes empáticas e aprendizagem: um estudo sobre a relação professor/aluno, através do olhar da Abordagem Centrada na Pessoa.. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

3.
Andréa Costa Werneck. Desenvolvimento infantil no espaço escola: um estudo sobre as significações imaginárias de pais e professores.. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas / UFRJ, . Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

4.
Therezinha Maria Leal Cardoso de Souza. A representação do livro didático para professores do ensino fundamental.. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ, . Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

5.
Mônica Cristina dos Santos Abreu. Formação continuada: uma reflexão sobre a ressignificação da prática docente. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

6.
Valéria Maria Fonseca de Lima. Psicologia e formação de professores: reflexões sobre os conteúdos de Psicologia da Educação. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

7.
Márcia Taborda Corrêa Oliveira. As concepções e reações dos sujeitos sobre o processo de inclusão digital: que diretrizes podem ser sugeridas para futuras ações?. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

8.
Kátia Dumard da Silva. As representações de escola vivenciadas pelos alunos jovens e adultos, no ensino noturno do Município de Teresópolis - RJ e suas influências no trabalho profissional.. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

9.
Paula da Silva Vidal Cid Lopes. Imaginário social e resgate de memória cultural e afetiva na Comunidade do Rio das Pedras: uma proposta com educação de jovens e adultos.. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

10.
Maria do Socorro Neri Medeiros de Souza. A interação professor-aluno no contexto do primeiro ano do ensino médio: espaço de construção de significados?. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação / UFRJ, . Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cristiane de Carvalho Ferreira. Capoeira Pedagógica - A arte da capoeira na escola. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dayani da Silva Xavier. Os olhos voltados para a importância dos jogos na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

2.
Marcia Pereira dos Santos. LBI - LABORATÓRIO DE BIOLOGIA INFANTIL: imagens de controle e poder da infância abandonada (1930 - 1940). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

3.
Alessandra do Nasicmento Pereira Tinoco. A criatividade e o professor: um processo de desenvolvimento humano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

4.
Fabiola Araujo Cerqueira. O transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e suas relações no contexto escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

5.
Juliana Silveira Agostinho. Desescolarização e Favela Experiências na Maré. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

6.
Talita dos Santos Ferreira. Pedagogia Empresarial: A importância da educação no ambiente organizacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

7.
Ivan Finamore Araujo. Orientação Educacional na UFRJ: um paralelo entre Colégio de Aplicação e Faculdade de Educação.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

8.
Diva Cristine de Oliveira Lopes. Evasão escolar e o sentido da escola:um estudo de caso na vila residencial da cidade universitária do Estado do Rio de Janeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

9.
Marcia Magda Mercadante Lapa. A influência da afetividade no ambiente pedagógico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

10.
Vera Lucia dos Santos Garcia. O imaginário dos professores do ensino fundamental sobre os ciclos de formação.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

11.
Soraia Denise de Brito. Infância e favela: significados e sentidos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

12.
Cristina Ramos Silva de Oliveira. A avaliação da aprendizagem: um estudo de caso realizado em uma escola pública estadual do Município do Rio de Janeiro.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

13.
Ivone Tobaruela Pádua. A sala de aula - espaço para a criação de valores: a Pedagogia Logosófica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

14.
Géssica Silva Siqueira. Valorização docente na política educacional e o desenvolvimento profissional: uma relação possível ou fantasiosa?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

15.
Flávia dos Santos Nunes. A afetividade no processo de ensino-aprendizagem em classes de alfabetização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

16.
Valeska Maria de Sousa Fernandes. A escolarização na educação infantil: uma reflexão sobre a tendência atual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

17.
Soraia Denise de Brito. Infância e favela. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

18.
Renata Scherer Neves da Rocha. A formação do indivíduo e seus limites sociais através da parceria família-escola.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

19.
Mariana Bernardo de Oliveira. Estudo sobre a relação entre auto-estima e dificuldades de aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

20.
Paula Ávila Xavier. Os portadores de altas Habilidades: conflitos desafios e atendimento aos alunos superdotados.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

21.
Aparecida Maria Peres Mainenti. Uma criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola: um estudo de caso. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

Iniciação científica
1.
Alessandra Tinoco. Orientação de Iniciação Científica - bolsista PIBIC. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

2.
Alessandra do Nasicmento Pereira Tinoco. A criatividade e o professor: um processo de desenvolvimento humano. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

3.
Alessandra do Nascimento Pereira Tinoco. Pesquisa sobre Aprendizagem. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

4.
Cecília Nascimento Gomes, Monique Chang Bartolome. Bullying. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

5.
Ludmilla de Oliveira Santos, Lucilia silva dos Santos. Fracasso escolar: uma abordagem na visão dos alunos.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

Orientações de outra natureza
1.
Camila de Moura Chagas. O discurso de professores em relação ao construtivismo Piagetiano. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

2.
Carina Guimarães das Neves. Redes Sociais e Aprendizagem: Contribuições de um Levantamento Bibliográfico. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

3.
Fabiane Fernandes Guerra. Atividades como monitora bolsista da disciplina Psicologia da Desenvolvimento e Educação. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

4.
Jéssica Silva de Araújo. Atividades como monitora bolsista da disciplina Psicologia da Aprendizagem e Educação. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

5.
Natalia Freitas de Mello Silva. Psicologia da Aprendizagem. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

6.
Monique Maiques. Psicologia da Aprendizagem. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

7.
Natalia Freitas de Mello Silva. Relatório de atividades do monitor bolsista. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

8.
Ligia de Moura Lilla. Orientação de monitoria ligada a Psicologia da Aprendizagem e Educação. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

9.
Lilian Terezinha Queiroz de Siqueira. Relatório de atividades de monitor bolsista. 2008. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

10.
Vera Lúcia dos Santos Garcia. Relatórios de Monitoria da disciplina Estudo da Realidade Educacional I. 2006. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.

11.
Vera Lúcia dos Santos Garcia. Relatórios de Monitoria da disciplina Estudo da Realidade Educacional I. 2005. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nyrma Souza Nunes de Azevedo.



Outras informações relevantes


Coordenadora do Laboratório do Imaginário Social e Educação da UFRJ. Participa do GT Aprendizagem Humana - 
ANPEP e da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento - ABPD.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 7:11:16