Nicolas Caballero Lois

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7330317276392188
  • Última atualização do currículo em 26/06/2018


Possui Graduação em Publicidade e Propaganda - Universidade Federal de Santa Maria, Pós-graduação em Marketing - Escola Superior de Propaganda e Marketing, MBA em Gestão do Esporte AVM Faculdade Integrada, Mestrado em Ciência do Movimento Humano - Marketing Esportivo - Universidade Federal de Santa Maria e Doutorado em Engenharia de Produção - Inteligência Organizacional - Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Coordenador de Marketing e Comunicação da Universidade de Passo Fundo e Assessor de Marketing Esportivo da Universidade do Sul de Santa Catarina. Na Suíça, trabalhou na Assessoria de Marketing Esportivo Internacional Wind Group Holding, agência oficial da Equipe Ferrari (Fórmula 1), sendo responsável pelo Departamento América Latina para patrocínio e licenciamento. Foi Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda e da Pós-graduação em Marketing Esportivo do Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina. Atualmente, é Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda e professor do Mestrado em Gestão Estratégica das Organizações do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília. Professor convidado de inúmeras IES em nível de pós-graduação nas áreas de Administração, Gestão e Marketing Esportivo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Jornalismo e Relações Públicas. Avaliador do INEP para cursos de bacharelado, tecnólogo e institucional. Membro da Associação Brasileira de Gestão do Esporte - ABRAGESP e do GT Comunicação e Esporte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nicolas Caballero Lois
Nome em citações bibliográficas
LOIS, Nicolas Caballero

Endereço


Endereço Profissional
Instituto de Educação Superior de Brasília, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda, Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia.
SGAN QD 613/14 Lotes 97 e 98 L2 Sul
Asa Sul
70200730 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 34454578
Fax: (61) 6133454515
URL da Homepage: http://www.iesb.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Estratégias empíricas em patrocínio esportivo à luz da experiência de organizações esportivas e empresas investidoras, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Olga Regina Cardoso.
Palavras-chave: administração esportiva; Empresas; Esporte; Estratégia.
Grande área: Engenharias
1994 - 1996
Mestrado em Ciência do Movimento Humano.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A co-gestão esportiva no futebol: o caso Juventude-Parmalat,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Sérgio Carvalho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: co-gestão; marketing esportivo; marketing no esporte; Juventude; Parmalat.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Assessoria Ou Consultoria em Publicidade.
2015 - 2016
Especialização em MBA em Gestão do Esporte. (Carga Horária: 420h).
AVM Faculdade Integrada, AVM, Brasil.
Título: A importância da medição do retorno sobre investimento no processo de patrocínio esportivo.
Orientador: Maurício Silva.
1993 - 1994
Especialização em Pós Graduação Em Marketing. (Carga Horária: 360h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Projeto de investimento em marketing esportivo na cidade de Santa Maria - RS.
Orientador: Sérgio Cecchia.
1989 - 1992
Graduação em Comunicação Social Hab Publicidade e Propaganda.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Merchandising: modismo comunicacional ou eficiência mercadológica?.
Orientador: Nilda Aparecida Jacks.




Atuação Profissional



Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Mestrado em Gestão Estratégica, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro Conselho Ensino, Pesquisa e Extensão, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Pós-graduação Marketing Esportivo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Curso de Publicidade e Propaganda, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Pós-graduação em Design Editorial, Carga horária: 40
Outras informações
Professor da Pós-graduação em Design Editorial

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador CST em Produção Multimídia, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Membro do Conselho Superior

Atividades

2/2013 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental II
02/2010 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador I
06/2012 - 06/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior Universitário, .

Cargo ou função
Membro Representante Docente.
02/2013 - 03/2013
Ensino, Pós-graduação em Marketing Esportivo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
11/2012 - 12/2012
Ensino, Pós-graduação em Marketing Esportivo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior
10/2012 - 10/2012
Ensino, Pós-graduação em Marketing Esportivo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Marketing Esportivo
10/2011 - 12/2011
Ensino, Pós-graduação em Marketing Esportivo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Esportivo

Ministério do Esportes, MET, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Projeto Referências, Carga horária: 40


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Atividades

09/2005 - 09/2005
Ensino, Marketing Champion, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação no Esporte

Faculdade Exponencial, FIE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 30
Outras informações
MBA em Gestão Empresarial

Atividades

11/2007 - 12/2007
Ensino, MBA em Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estratégias de Propaganda

Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, FES, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Atividades

04/2008 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão da Nacionalização dos Currículos do Curso de Publicidade e Propaga, .

Cargo ou função
Membro da Comissão da Nacionalização dos Currículos do Curso de Publicidade e Propaga.
03/2008 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ética, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Ética da Faculdade.
10/2007 - 12/2009
Direção e administração, Coordenação de Cursos de Pós-Graduação, Coordenação de Estratégias em Propaganda.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
05/2007 - 12/2009
Direção e administração, Coordenação de Cursos de Pós-Graduação, Coordenação Marketing Esportivo.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
06/2002 - 12/2009
Direção e administração, Coordenação de Curso de Graduação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
06/2002 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Publicidade e Propaganda, .

Cargo ou função
Presidente.
04/2002 - 12/2009
Ensino, Comunicação Soc. - Hab. em Publicidade e Propanda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Publicidade e Propaganda
Tópicos Especiais em Publicidade e Propaganda
Tópicos Teóricos em Publicidade e Propaganda
05/2008 - 05/2008
Ensino, Gestão de Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Esportivo
09/2007 - 10/2007
Ensino, Marketing Esportivo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing Esportivo
08/2007 - 08/2007
Ensino, Propaganda e Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing Esportivo
09/2006 - 06/2007
Direção e administração, GECOM - Grupo de Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenador do Grupo.
10/2006 - 10/2006
Ensino, Gestão em Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing Esportivo
09/2006 - 09/2006
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação Estratégica nas Empresas
10/2005 - 10/2005
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão Estrategica de Comunicação nas Empresas
06/2005 - 06/2005
Ensino, Gestão em Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Propaganda
04/2005 - 04/2005
Ensino, Gestão de Mercado de Energia Elétrica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing
07/2001 - 08/2001
Ensino, Gestão do Desporto, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing Esportivo III
Marketing Esportivo II
04/2001 - 04/2001
Ensino, Gestão do Desporto, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing Esportivo I

Faculdade Integrada de Taquara, FACCAT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 15

Atividades

06/2008 - 06/2008
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Empresarial

Fundação Educacional Unificada do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

8/2002 - 4/2003
Ensino, Curso de Técnico Em Empreendedorismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de vendas I
Planejamento de vendas II
Marketing I
9/2002 - 10/2002
Ensino, Pós Graduação em Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação em marketing
9/2001 - 9/2001
Ensino, Pós-graduação Em Administração Esportiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Negociação

Instituto Catarinense de Pós Graduação, ICPG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

06/2006 - 08/2006
Ensino, Pós Graduação em Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing e Patrocínio no Surf
Marketing Esportivo Avançado
5/2003 - 11/2003
Ensino, Pós Graduação em Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Promoção e Força de Vendas
Tópicos Especiais - Marketing Esportivo
9/2002 - 10/2002
Ensino, Pós Graduação Em Gestão de Empresas de Comércio, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Promoção e Força de Vendas
9/2001 - 10/2001
Ensino, Pós Graduação em Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Promoção e Força de Vendas

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Membro do Grupo Gesporte, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

8/1998 - 9/1998
Ensino, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Publicidade e Propaganda
Mídia

Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

10/2002 - 11/2002
Ensino, Pós Graduação em Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação mercadológica
07/2002 - 07/2002
Ensino, Ciências e Técnicas do Treinamento Personalizado, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aspectos Mercadologicos de Marketing
5/2001 - 5/2001
Ensino, Pós Graduação em Gestão da Atividade Física, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing Esportivo
9/1997 - 7/1998
Direção e administração, Reitoria, Marketing.

Cargo ou função
Coordenador de Marketing e Comunicação.
4/1996 - 7/1998
Ensino, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Publicidade e Propaganda
Introdução à Publicidade e Propaganda
Planejamento de Campanha
3/1997 - 9/1997
Direção e administração, Reitoria, Assessoria de Marketing Esportivo.

Cargo ou função
Assessor de Marketing Esportivo.
4/1996 - 7/1997
Direção e administração, Instituto de Artes de Comunicação, Curso de Comunicação Social.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Pós-graduação em Comunicação Social.

Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

2/2000 - 12/2003
Ensino, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mercadologia II
Planejamento de Campanha
6/2003 - 6/2003
Ensino, Pós Graduação em Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão da Propaganda
6/2000 - 10/2001
Direção e administração, Gerência de Esportes, Assessoria de Marketing Esportivo.

Cargo ou função
Assessor de Marketing Esportivo.
8/2000 - 9/2000
Ensino, Pós Graduação em Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Plano Estratégico de Marketing
7/2000 - 7/2000
Ensino, Pós-graduação em Gestão Estratégica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Direção Estratégica
2/2000 - 7/2000
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas.

Atividade realizada
Coordenador da Unijunior.

Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2013
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 0

Atividades

8/2003 - Atual
Ensino, Administração e Marketing Esportivo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing nas Instituições esportivas I
Marketing nas Instituições esportivas II
Fundamentos de Marketing

Wind Group Holding Ltd Marketing Financial Investiments Consulting, WGH, Suiça.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Atividades

3/1999 - 11/1999
Direção e administração, Licensing Department, .

Cargo ou função
Gerente do Departamento de Licenciamento para a América Latina.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Estratégias de marketing esportivo no esporte de alto rendimento brasileiro
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar as principais práticas de marketing esportivo desenvolvidas pelas organizações do esporte de alto rendimento e investidores do segmento no Brasil, contribuindo para que experiências de sucesso possam ser, cada vez mais, incorporadas em parcerias (atuais e/ou futuras) na área, contribuindo para o desenvolvimento cada vez maior da indústria esportiva do país como um todo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Nicolas Caballero Lois - Integrante / Paulo Henrique Azevêdo - Coordenador / Roberto Lúcio Correia - Integrante.
2015 - Atual
O processo decisório em patrocínio esportivo no Brasil
Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo analisar o processo decisório em patrocínio esportivo no Brasil. Para isto, tomar-se-á, como objeto de estudo, as empresas que desenvolvem algum tipo de patrocínio junto ao esporte em todas as modalidades olímpicas e paraolímpicas no país, além de investidores que desenvolvam parcerias junto a organizações esportivas participantes de competições em nível regional, estadual, nacional e internacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nicolas Caballero Lois - Coordenador / Renan Pádua Aguiar - Integrante.
2015 - Atual
Projeto Referênicas
Descrição: O Projeto Referências, coordenado pelo Centro de Estudos Olímpicos da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Ministério do Esporte - ME, tem como objetivo o mapeamento da realidade das modalidades esportivas brasileiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
GESPORTE - Gestão e Marketing da Educação Física, Esporte, Saúde e Lazer
Descrição: Estudos sistematizados sobre a administração e o marketing de organizações sociais e eventos no contexto da Educação Física, Esporte e Lazer. O grupo realiza estudos e debates acerca do impacto da gestão e do marketing enquanto agentes essenciais para a qualidade de organizações sociais e eventos públicos e privados, temas que ainda encontram pouco referencial na literatura, essencialmente em nível nacional. Pesquisa cientificamente, o direito esportivo e políticas públicas e empresariais que refletem no ambiente da Educação Física, Esporte e Lazer..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Nicolas Caballero Lois - Integrante / Paulo Henrique Azevêdo - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Revista Estácio Comunica
2003 - Atual
Periódico: In Pauta


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista de Gestão e Negócios no Esporte


Revisor de projeto de fomento


2016 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Melhor artigo científico, 3º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região.
1999
Prêmio Iniciacom - Menção Honrosa de Iniciação Científica (Orientação de trabalho), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
1998
Prêmio Expocom - Menção Honrosa para Campanha Publicitária (Orientação), Sociedade Brasileira de estudos Interdsiciplinares da Comunicação.
1997
Premio Intercom - Destinado a melhor Dissertação de Mestrado do Brasil, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
1993
Prêmio Intercom - Destinado a melhor Monografia de Conclusão de Curso do Brasil, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOIS, Nicolas Caballero2014 LOIS, Nicolas Caballero. Estratégias empíricas em patrocínio esportivoà luz da experiência de organizações esportivas e empresas investidoras. Humanidades (Brasília), v. 60, p. 116-130, 2014.

2.
LOIS, Nicolas Caballero2014LOIS, Nicolas Caballero. A co-gestão como administradora do patrocínio esportivo no Brasil: uma análise dos casos Palmeiras-Parmalat e Fluminense Unimed-Rio. Podium: sport, leisure and tourism review, v. 3, p. 25-35, 2014.

3.
CARDOSO, Olga Regina2013CARDOSO, Olga Regina ; LOIS, Nicolas Caballero . A co-gestão e a aprendizagem organizacional no modelo 4I: o caso Esporte Clube Juventude. Espacios (Caracas), v. 34, p. 2-15, 2013.

4.
LOIS, Nicolas Caballero2013 LOIS, Nicolas Caballero; CARDOSO, Olga Regina . Estratégias de combate ao marketing de emboscada em processos de patrocínio no Brasil: um estudo multicaso. Podium: sport, leisure and tourism review, v. 2, p. 01-01, 2013.

5.
LOIS, Nicolas Caballero2013LOIS, Nicolas Caballero; CARDOSO, Olga Regina ; CUNHA, C. E. F. . Patrocínio esportivo: modelo de influência e poder de decisão das empresas investidoras no processo. Espacios (Caracas), v. 4, p. 2-10, 2013.

6.
CARDOSO, Olga Regina2012CARDOSO, Olga Regina ; LOIS, Nicolas Caballero . Administração da produção esportiva: um modelo para a busca de competitividade. Espacios (Caracas), v. 33, p. 3, 2012.

7.
LOIS, Nicolas Caballero2008LOIS, Nicolas Caballero; CABRAL, Mário . As marcas inseridas no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 de 2006: Um estudo de recepção dos diferentes grupos sociais. Revista Estácio Comunica (Impresso), v. 2, p. 40-55, 2008.

8.
LOIS, Nicolas Caballero2007LOIS, Nicolas Caballero; SÁ, Túlio Henrique Mandolesi . Direção de Arte: Um constante aprendizado que não se ensina. Revista Estácio Comunica (Impresso), v. 1, p. 80-60, 2007.

9.
LOIS, Nicolas Caballero1997LOIS, Nicolas Caballero; CARVALHO, Sérgio . A imagem do profissional de Educação Física/Esportes refletid através de uma telenovela da Rede Globo de Televisão: um estudo de caso. InterCom: revista brasileira de ciencias da comunicacao, São Paulo, v. XX, n.4, p. 34-42, 1997.

10.
LOIS, Nicolas Caballero1994LOIS, Nicolas Caballero. Merchandising:modismo comunicacional ou eficiência mercadológica? Recepção do merchandising nos diferentes grupos sociais. InterCom: revista brasileira de ciencias da comunicacao, São Paulo, v. XVII, n.1, p. 34-39, 1994.

11.
LOIS, Nicolas Caballero1993LOIS, Nicolas Caballero. Recepção do Merchandising em Diferentes Grupos Sociais. Revista do Centro de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Federal de Santa Maria, v. 2, p. 105-118, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LOIS, Nicolas Caballero. A co-gestão esportiva no futebol. O caso Juventude-Parmalat. 1ª. ed. Passo Fundo: Ediupf, 1998. v. 1.000. 98p .

Capítulos de livros publicados
1.
LOIS, Nicolas Caballero. Desenvolvimento de estratégias mercadológicas e comunicacionais pelo gestor do lazer. In: Paulo Henrique Azevêdo; Antonio Carlos Bramante. (Org.). Gestão estratégica das experiências de lazer. 1ed.Curitiba: Appris, 2017, v. 1, p. 223-232.

2.
LOIS, Nicolas Caballero. Licensing: vantagem competitiva para as empresas produtoras e organizações esportivas. In: Thiago Mansur; rafael Zanette. (Org.). O marketing esportivo no Brasil. 1ed.Florianópolis: IBME - Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo, 2012, v. 1, p. 69-87.

3.
LOIS, Nicolas Caballero. O caso Palmeiras-Parmalat: um case de sucesso no desenvolvimento da estratégia marketing no esporte. In: Sérgio Carvalho; Marli Hatje. (Org.). Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física. 1ed.Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 1998, v. 4, p. 23-27.

4.
LOIS, Nicolas Caballero. A Razão - Santa Maria/RS. In: José Marques de Melo. (Org.). De belém a Bagé: imagens midiáticas do Natal Brasileiro. 6ed.São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco/Umesp, 1998, v. 2, p. 23-35.

5.
LOIS, Nicolas Caballero; HATJE, Marli ; CARVALHO, Sérgio . Esporte na Natureza: Análise da Recepção de Publicidades Veiculadas pela Rede Globo de Televisão. In: José Marques de Melo. (Org.). De Belém a Bagé: imagens midiáticas do Natal. 6ed.São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco/Umesp, 1998, v. 2, p. 72-111.

6.
LOIS, Nicolas Caballero. Cinema, Futebol e Marketing: Uma Proposta. In: Sérgio Carvalho. (Org.). Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física. Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 1996, v. , p. 83-99.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOIS, Nicolas Caballero; VIDAL, C. L. G. ; AZEVEDO, P. H. . Patrocínio esportivo e agências de comunicação: um estudo multicaso no Distrito Federal. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Intercom. São Paulo: Intercom, 2016. v. 1. p. 1-14.

2.
LOIS, Nicolas Caballero. Inserção de eventos esportivos nos meios de comunicação: análise de fatores de cobertura dos veículos do Distrito Federal. In: Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, 2015, Brasília. Anais do Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região. Brasília: CREF, 2015. v. 5. p. 10-15.

3.
LOIS, Nicolas Caballero. Meios de comunicação e eventos esportivos: uma análise dos fatores de cobertura. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. ANAIS DO XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. São Paulo: Intercom, 2015. v. 1. p. 1-15.

4.
LOIS, Nicolas Caballero. A co-gestão como administradora do patrocínio esportivo no Brasil: uma análise dos casos Palmeiras-Parmalat e Fluminense Unimed-Rio. In: II Encontro Internacional de Gestão de Esporte e Entretenimento - II EIGEE, 2014, São Paulo. Anais do II Encontro Internacional de Gestão de Esporte e Entretenimento - II EIGEE. São Paulo: Uninove - PMPA-GE, 2014. v. 2. p. 01-15.

5.
LOIS, Nicolas Caballero. A fase de prospecção na conquista de parceiros no patrocínio esportivo. Um estudo multicaso.. In: II Encontro Internacional de Gestão do Esporte e Entretenimento - II EIGEE, 2014, São Paulo. Anais do II Encontro Internacional de Gestão do Esporte e Entretenimento - II EIGEE. São Paulo: Uninove - PMPA - GE, 2014. v. 02. p. 16-30.

6.
LOIS, Nicolas Caballero; CARDOSO, Olga Regina . Patrocínio esportivo: retorno para entidades esportivas e empresas investidoras. Um estudo multicaso entre as principais parcerias do ambiente esportivo brasileiro.. In: 3º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, 2013, Brasília. O profissional de Educação Física no Contexto dos Grandes Eventos Esportivos. Brasília: UnB, 2013. v. 1. p. 40-46.

7.
LOIS, Nicolas Caballero; CARDOSO, Olga Regina . Desenvolvimento de estratégias junto aos protagonistas: um estudo multicaso entre as principais parcerias do ambiente esportivo brasileiro. In: 3º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, 2013, Brasília. O profissional de Educação Física no Contexto dos Grandes Eventos Esportivos. Brasília: UnB, 2013. v. 1. p. 47-53.

8.
LOIS, Nicolas Caballero; CARDOSO, Olga Regina . Estratégias de combate ao marketing de emboscada em processos de patrocínio esportivo no Brasil: um estudo multicaso.. In: 1º Encontro Internacional de Gestão do Esporte e do Entretenimento, 2012, São Paulo. 1º Encontro Internacional de Gestão do Esporte e do Entretenimento. São Paulo: Uninove, 2012. v. 1.

9.
LOIS, Nicolas Caballero; CARVALHO, Sérgio . A cidade de Florianópolis no Marketing Esportivo Nacional: uma análise dos cases de sucesso entre 1997 e 2007 a partir de suas principais propriedades esportivas. In: INTERCOM2007 - XXX Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação, 2007, Santos. Anais da INTERCOM2007, 2007.

10.
LOIS, Nicolas Caballero; CARVALHO, Sérgio ; JAVRISWKI, Alexandre . La imagen del profesor de educación Física a través de una telenovela de la Red Globo deTelevisión-Brasil: un estudio de caso.. In: IIon Congrés de Ciències de L'Esport, L'Educaciò Física i la Recreació del Institut Nacional d'Educació Física de la Catalunya, 1995, Llerida. Anales del IIon Congrés de Ciències de L'Esport, L'Educaciò Física i la Recreació. Llerida: INEFC, 1995. v. we.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOIS, Nicolas Caballero; MARQUES, B. M. F. . O processo de prospeção do patrocínio esportivo por parte das entidades esportivas do Distrito Federal. In: 8º CBGE - Congresso Brasileiro de gestão do Esporte, 2017, Curitiba. 8º CBGE - Congresso Brasileiro de gestão do Esporte, 2017. v. 1. p. 1-1.

2.
AZEVEDO, P. H. ; LOIS, Nicolas Caballero . Relação entre entidades esportivas, empresas investidoras, veículos de comunicação e agências de propaganda para efetivação do patrocínio esportivo no Brasil. In: 8º CBGE - Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2017, Curitiba. Anais do 8º CBGE - Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2017. v. 1. p. 2-2.

3.
LOIS, Nicolas Caballero; AGUIAR, R. P. . Plataformas digitais como vantagem competitiva no esporte: uma análise das organizações esportivas da cidade de Brasília - Brasil. In: XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2016, Porto. Revista Brasileira de Ciências do Desporto. Porto: Universidade do Porto, 2016. v. 1. p. 64-47.

4.
LOIS, Nicolas Caballero. O patrocínio esportivo como estratégia de relacionamento e gerador de negócios no Brasil: um estudo multicaso. In: XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2016, Porto. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto: Universidade do Porto, 2016. v. 1. p. 59-59.

5.
AGUIAR, R. P. ; LOIS, Nicolas Caballero . Clubes futebolísticos e plataformas digitais: um estudo multicaso do Distrito Federal. In: 6º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Esporte e 3º Congresso Internacional sobre Gestão do Esporte, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 6º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Esporte e 3º Congresso Internacional sobre Gestão do Esporte. Rio de Janeiro: ABRAGESP, 2015. v. 1. p. 58-59.

6.
LOIS, Nicolas Caballero; SILVA, S. A. . O patrocínio esportivo como estratégia promocional para instituições de ensino superior: o caso IESB - Brasília Vôlei. In: IV Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2015, São Paulo. Anais do IV Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva. São Paulo: EEFE-USP, 2015. v. 1. p. 115-116.

7.
SILVA, S. A. ; LOIS, Nicolas Caballero . A memória do esporte como ferramenta promocional no marketing esportivo. In: IV Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2015, São Paulo. Anais do IV Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva. São Paulo: EEFE-USP, 2015. v. 1. p. 129-130.

8.
LOIS, Nicolas Caballero. Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais (AIESEC) e Organizações Empresariais: do patrocínio à parceria. In: Seminário de Projetos Experimentais, 1997, Santa Maria. Anais Projetos Experimentais, 1997. p. 27-27.

9.
LOIS, Nicolas Caballero. Desenvolvimento de estratégias de marketing no esporte e marketing esportivo, atendendo aos objetivos da Universidade de Passo Fundo e da APE. In: III Mostra de Extensão, 1997, Passo Fundo. Anais da III Mostra de Extensão, 1997. p. 84-84.

10.
LOIS, Nicolas Caballero. Estudos psicosociais do comportamento do consumidor da cidade de Passo Fundo. In: 7ª Mostra de Iniciação Científica, 1997, Passo Fundo. Anais da 7ª Mostra de Iniciação Científica, 1997. p. 123-123.

11.
LOIS, Nicolas Caballero. Publicidade Esporte na Natureza: Técnica Comunicacional Eficiente. In: II Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino, 1995, Santa Maria. Resumos da II Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino. Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Mari, 1995. p. 835-835.

12.
LOIS, Nicolas Caballero. Criação e estruturação de uma assessoria de marketig procurando atender aos objetivos das equipes de handebol da cidade de Santa Maria bem como seus patrocinadores. In: II Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino, 1995, Santa Maria. Resumos da II Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino. Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 1995. p. 836-836.

13.
LOIS, Nicolas Caballero. Programa de incentivo à prática do handebol nas escolas públicas de Santa Maria através de uma estratégia comunicacional eficiente. In: II Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino, 1995, Santa Maria. Resumos da II Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino. Santa Maria: Editora de Universidade Federal de Santa Maria, 1995. p. 849-849.

14.
LOIS, Nicolas Caballero. Realização de planejamentos mercadológicos nas academias de Santa Maria objetivando atender as necessidades do público-alvo bem como da empresa. In: II Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino, 1995, Santa Maria. Resumos da II Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino. Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 1995. p. 880-880.

15.
LOIS, Nicolas Caballero. Esporte de Alto Risco x Esporte Espetáculo: Um estudo de recepção das transmisões esportivas pelo meio televisivo. In: 47ª Reunião Anual da SBPC, 1995, São Luis. Resumos da 47ª Reunião Anual da SBPC, 1995. p. 135-135.

16.
LOIS, Nicolas Caballero. Profissionais da Editoria dos MCM: informações com conteúdo?. In: 47ª Reunião Anual da SBPC, 1995, São Luís. Resumos da 47ª Reunião Anual da SBPC, 1995. p. 137-137.

17.
LOIS, Nicolas Caballero. Educação Física x o Meio Televisivo: Um estudo das distorções ocorridas quando da transmisão de programas que envolvem a Educação Física e o Esporte. In: III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 1995, Ijuí. Anais da III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1995. p. 191-191.

18.
LOIS, Nicolas Caballero. Publicidade Esporte na Natureza no Meio Televisão: Índice de Lembrança em Diferentes Grupos Sociais de Santa Maria. In: III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 1995, Ijuí. Anais da III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1995. p. 209-209.

19.
LOIS, Nicolas Caballero; CARVALHO, Sérgio . Considerando as multimediações no processo de recepção das transmissões esportivas veiculadas pela televisão. In: 46ª Reunião Anual da SBPC, 1994, Vitória. Resumos da 46ª Reunião Anual da SBPC, 1994. p. 197-197.

20.
LOPES, Deisi Meyer ; LOIS, Nicolas Caballero . Garotas de Programa: Um problema social?. In: 46ª Reunião Anual da SBPC, 1994, Vitória. Resumos da 46ª Reunião Anual da SBPC, 1994. p. 385-385.

21.
LOIS, Nicolas Caballero. Contradição nas notícias esportivas: análise das notícias veiculadas pelo Jornal Nacional durante a liga mundial de volei. In: I Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1994, Santa Maria. Anais da I Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1994. p. 537-537.

22.
LOIS, Nicolas Caballero. Copa do Mundo de 1994: Diferenças entre as coberturas radiogônicas e televisivas. In: I Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1994, Santa Maria. Anais da I Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino. Santa Maria: Editora da UFSM, 1994. p. 584-584.

23.
LOIS, Nicolas Caballero. Merchandising: modismo comunicacional ou eficiência mercadológica? Recepção do merchandisisng nos diferentes grupos sociais. In: 45ª Reunião Anual da SBPC, 1993, Recife. Resumos da 45ª Reunião Anual da SBPC, 1993. p. 27-27.

24.
LOIS, Nicolas Caballero. Estudo das Multimediações do processo de recepção do Merchandising. In: III Jornada de Pesquisa da UFSM, 1993, Santa Maria. Anais da III Jornada de Pesquisa da UFSM. Santa Maria: Editora da UFSM, 1993. p. 460-460.

25.
LOIS, Nicolas Caballero; QUESADA, G. M. . Influência na opção de compra de produtos de emrpesas nacionais ou estrangeiras. In: 44ª Reunião Anual da SBPC, 1992, São Paulo. Resumos da 44ª Reunião Anual da SBPC, 1992. p. 195-195.

26.
LOIS, Nicolas Caballero. Percepção diferenciada do Merchandising nas Classes Sociais. In: II Jornada de Pesquisa da UFSM, 1992, Santa Maria. Anais da II Jornada de Pesquisa da UFSM. Santa Maria: Editora da UFSM, 1992. p. 371-371.

27.
LOIS, Nicolas Caballero. Influência na opção de compra de produtos de empresas nacionais e estrangeiras. In: II Jornada de Pesquisa da UFSM, 1992, Santa Maria. Anais da II Jornada de Pesquisa da UFSM. Santa Maria: Editora da UFSM, 1992. p. 372-372.

28.
LOIS, Nicolas Caballero. Influência na opção de compra de produtos de empresas nacionais e estrangeiras. In: I Jornada de Pesquisa da UFSM, 1991, Santa Maria. Anais da I Jornada de Pesquisa da UFSM. Santa Maria: Editora da UFSM, 1991. p. 141-141.

Apresentações de Trabalho
1.
LOIS, Nicolas Caballero. Marketing Esportivo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
LOIS, Nicolas Caballero. Marketing esportivo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LOIS, Nicolas Caballero. Como os atletas brasileiros estão se preparando para os megaeventos que acontecerão no Brasil?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LOIS, Nicolas Caballero. O profissional de Educação Física na década do marketing esportivo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LOIS, Nicolas Caballero. A gestão no marketing esportivo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LOIS, Nicolas Caballero. Marketing esportivo e seus benefícios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
LOIS, Nicolas Caballero. Gestão esportiva em tempos de mudança. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LOIS, Nicolas Caballero. Realização de planejamentos nercadológicos nas academias de Santa Maria, objetivando atender as necessidades do público-alvo, bem como, das empresas. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
JAVRISWKI, Alexandre ; LOIS, Nicolas Caballero . A imagem do profissional de educação física refletida nos meios de comunicação: um estudo de recepção. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LOIS, Nicolas Caballero. Consultoria para Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. 2005.

2.
LOIS, Nicolas Caballero. Consultoria para a empresa Topical Brasil Ltda. 2002.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOIS, Nicolas Caballero; DAMASIO, E. ; MONTEIRO, C. . Legados dos mega-eventos esportivos para o Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GARCIA, A. ; LOIS, Nicolas Caballero . Oportunidades nos mega-eventos esportivos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOIS, Nicolas Caballero. Marketing Esportivo. 2015. .

2.
LOIS, Nicolas Caballero. Marketing de Serviços em Educação, Saúde e Lazer. 2002. .

3.
LOIS, Nicolas Caballero. Gestão Esportiva. 2002. .

4.
LOIS, Nicolas Caballero. Profissionais em Gesão Esportiva. 2002. .

5.
LOIS, Nicolas Caballero. Marketing Esportivo. 1995. .

6.
LOIS, Nicolas Caballero. Comunicacion, Movimento y Medios en la Educacion Fisica. 1994. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LOIS, Nicolas Caballero; SAFONS, M. P.; AZEVEDO, A. A.. Participação em banca de Olga Luísa Parente Correia. Estudo de fatores que influenciam a preferência dos consumidores do esporte-espetáculo no Distrito Federal. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
LOIS, Nicolas Caballero. Participação em banca de Alexsander Gomes de Azevedo. Desenvolvimento de estratégia do Programa Sócio-Torcedor relacionado com a visão gerencial do futebol no Distrito Federal. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
LOIS, Nicolas Caballero; ROCHA, V. S. G.; MARTINS, H. C.. Avaliação Institucional Externa de Reredenciamento. 2017. Universidade Franciscana.

2.
RODRIGUES, J. R. T.; MUSSA, S. A.; LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação Institucional Externa de Credenciamento. 2017. Faculdade Maurício de Nassau de Uberlândia.

3.
LOIS, Nicolas Caballero; Pontes, Luiz. Avaliação de Reconhecimento do Curso de Tecnólogo em Marketing. 2016. Faculdades Objetivo.

4.
LOIS, Nicolas Caballero; SANTOS, S. S. B.. Autorização do Curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda. 2016. Centro de Ensino Superior de Maringá.

5.
BARBOSA, A. L.; MAZZETO, S. E.; LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação Institucional Externa de Credenciamento. 2016. Associação Educacional Unyahna.

6.
BRANDAO, E.; LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação de Reconhecimento do Curso de Publicidade e Propaganda. 2015. Universidade Federal do Pará.

7.
VEZZANI, M. A.; BRAMBILLA, P.; LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação Institucional Externa de Credenciamento. 2015. Faculdade de Administração, Humanas e Exatas.

8.
Dos Santos; Machado, C; LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação Institucional Externa de Credenciamento. 2015. Faculdade Regional da Bahia.

9.
SANTOS, Daniela Cristina; LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação de Autorização do Curso Superior de Tecnologia em Marketing. 2012. Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros.

10.
LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação de Reconhecimento do Curso de Rádio, TV e Internet. 2012. Faculdades Integradas.

11.
LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação de Reconhecimento do Curso de Propaganda e Marketing. 2012. Universidade Paulista.

12.
LOPES, Débora Cristina; LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação de Reconhecimento do Curso de Jornalismo. 2011. Centro Universitário Luterano de Palmas.

13.
MAIA, Marcelo Reis; LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Marketing. 2011. Faculdade de Campina Grande.

14.
COLTRE, Sandra Maria; LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação do Reconhecimento do Curso Superior em Tecnologia em Marketing. 2011. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto.

15.
SPRENDEL, Michele; LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação de Reconhecimento do Curso de Publicidade e Propaganda. 2009. Universidade do Sul de Santa Catarina.

16.
LOIS, Nicolas Caballero; MANFROI, Luciana. Avaliação de Reconhecimento do Curso de Publicidade e Propaganda. 2008. Universidade do Vale do Itajaí.

17.
LOIS, Nicolas Caballero; MESSA, Fábio. Avaliação de Reconhecimento do Curso de Publicidade e Propaganda. 2007. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

18.
LOIS, Nicolas Caballero; TOMASI, Marcos. Avaliação de Reconhecimento do Curso de Tecnólogo em Eventos. 2006. Universidade da Região de Joinville.

Outras participações
1.
LOIS, Nicolas Caballero. Comissão Científica do VIII Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região. 2018. Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região.

2.
LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação Guia do Estudante Editora Abril. 2018. Editora Abril.

3.
LOIS, Nicolas Caballero. Comissão Científica do IX Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte. 2018. Associação Brasileira de Gestão do Esporte.

4.
LOIS, Nicolas Caballero. Júri da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. 2017. Instituto de Educação Superior de Brasília.

5.
LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação Guia do Estudante Editora Abril. 2017. Editora Abril.

6.
LOIS, Nicolas Caballero. Comissão Científica do VIII Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte. 2017. Associação Brasileira de Gestão do Esporte.

7.
LOIS, Nicolas Caballero. Comissão Científica do VII Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região. 2017. Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região.

8.
LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação Guia do Estudante Editora Abril. 2016. Editora Abril.

9.
LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação Guia do Estudante Editora Abril. 2015. Editora Abril.

10.
LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação Guia do Estudante Editora Abril. 2014. Editora Abril.

11.
LOIS, Nicolas Caballero. Avaliação Guia do Estudante Editora Abril. 2013. Editora Abril.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Amsterdam Araújo Lopes Filho. Inserção de eventos esportivos nos meios de comunicação: uma análise de fatores de cobertura dos veículos da Região Centro-Oeste do Brasil. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Instituto de Educação Superior de Brasília, Programa Iniciação Científica IESB. (Orientador).

2.
Rafael Correia Amancio. Patrocínio esportivo e agências de publicidade: uma análise da Região Centro-Oeste do Brasil. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Instituto de Educação Superior de Brasília, Programa Iniciação Científica IESB. (Orientador).

3.
Gabriela Silva de Souza Leal. Inserção de eventos esportivos nos meios de comunicação: uma análise de fatores de cobertura dos veículos da Região Centro-Oeste do Brasil. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Instituto de Educação Superior de Brasília, Programa Iniciação Científica IESB. (Orientador).

4.
Valter de Pina da Silva Júnior. Patrocínio esportivo e agências de publicidade: uma análise da Região Centro-Oeste do Brasil. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Instituto de Educação Superior de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Diana Nishimura Carneiro. Marketing em clubes sociais esportivos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

2.
Glauber Jackson Silva. Marketing de extremos: Red Bull Stratos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

3.
Nilton Barbosa Veiga Filho. Processo de captação de patrocínio: uma vantagem competitiva para organizações esportivas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

4.
Bruno Paiva Sebben. Patrocínio nas Paraolimpíadas: uma análise dos benefícios para a promoção das marcas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

5.
Renan Ramalho Sardinha. Por dentro da NCAA: o impacto do esporte universitário americano na sociedade dos EUA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

6.
João Miranda Lima Júnior. Agente de jogadores: compreensão do gerenciamento da carreira de atletas de futebol e a importância do agente profissional. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

7.
Matheus Nunes dos Santos. Eternos ídolos de esporte como eficientes agentes promocionais. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

8.
João Fellipe Oliveira Moreira. Arena esportiva e sua autossustentabilidade. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

9.
Guilherme Rohlfs de Lima. O marketing esportivo como instrumento de promoção da imagem do estado brasileiro. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

10.
Eduardo de Sousa Soares. Mídia training: uma vantagem competitiva para profissionais do esporte. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

11.
Bernardo Brandão Valentim Andrade. O patrocínio esportivo como estratégia de endomarketing: vantagem competitiva para as organizações empresariais. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

12.
Alanna Karla de Oliveira Santos. Formatação dos eventos esportivos para a televisão: uma análise sobre noticiabilidade e entretenimento. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

13.
Alessandro Lima Marques. Os esportes radicais como estratégia de valorização das marcas: um estudo multicaso. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

14.
Alisson Michek Aredes Sá. Marketing de guerrilha: uma estratégia eficiente para empresas e organizações. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

15.
José Ricardo Lessa Martins. Gestão de mídias sociais no esporte. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

16.
José Juvêncio de Albuquerque Neto. Patrocínio em camisas de clubes de futebol: eficácia em exposição de marca?. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

17.
Ulisses Peregrino Montenegro. A segurança nos grandes eventos esportivos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

18.
Fernando Henrique Coura Linhares. Assessoria em marketing esportivo: segurança para o investidor, recursos para o patrocinado. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

19.
Nelson Barbosa de Magalhães Junior. Economia do esporte: entre a razão e a ciência da emoção. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

20.
Denis Augusto de Almeida Silvestre. O esporte radical como meio de promover uma marca. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

21.
Natasha Kraskin Dal Molin da Rosa. A comunicação nos megaeventos esportivos: o caso Portal Brasília na Copa. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

22.
Alexandre Carrijo Franco. Marketing esportivo em eventos de esporte de aventura: o mercado do turismo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

23.
Alessandro Klein. Red Bull: o marketing que deu asas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Estratégias de Marketing) - Universidade do Oeste de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

24.
Alberto Rodrigues Alvim. Elaboração de instrumentos eficientes para captação de prospects em processos de patrocínio esportivo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Esportivo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

25.
Rivandré Bragança Basileu. Marketing esportivo: uma eficiência mercadológica. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Estratégias de Mercado e Comportamento do onsumid) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

26.
Kleber Luiz Rodrigues. Oportunizando o mercado do surf. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Gestão de Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

27.
Marina Berka. Licenciamento esportivo: um estudo de caso do Avaí Futebol Clube.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Gestão de Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

28.
Jorge Luiz de Ávlia. Cursos superiores de tecnologia SENAI/SC: uma análise dos conteúdos de suas propagandas entre 2005 e 2007.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Gestão de Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

29.
Aline Velloso Huller. O esporte como gerador de negócios para as instituições financeiras do Brasil.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Marketing Esportivo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

30.
Carlos Eduardo Pereira Bonatelli. Organização de eventos esportivos: o case Avaí Futebol Clube. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Marketing Esportivo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

31.
Francis Henrique Trennepohl. Posicionamento de mercado através do automobilismo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Marketing Esportivo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

32.
Gabriel Richter Pires. Clube-empresa ou co-gestão: a transformação da administração dos clubes.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Marketing Esportivo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

33.
Gustavo Vicente da Silva. Posicionamento da marca através do esporte. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Marketing Esportivo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

34.
Júlia Luiza Silva. O entretenimento e a interatividade como estratégia de ativação do patrocínio esportivo.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Marketing Esportivo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

35.
Mário César Cabral. Marketing de relacionamento na Fórmula 1; uma análise das empresas com forte tradição de investimentos na modalidade.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Marketing Esportivo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

36.
Piero Furlan. Licenciamento esportivo: uma decisão estratégica.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Marketing Esportivo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

37.
Porto Rico Ricardo de Moraes. Introdução do projeto de formação de atletas do basquetebol no município de Palhoça - SC.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Marketing Esportivo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

38.
Sérgio Carlos de Oliveira. Marketing esportivo como fator de responsabilidade social empresarial.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Marketing Esportivo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

39.
Thiago Cintra Braga. O produto esporte fortalecendo valores e contribuindo na gestão da cultura.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Marketing Esportivo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

40.
Tiago Michel Vignoli. Patrocínio esportivo.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Marketing Esportivo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

41.
Carlos Roberto Madureira. Consumidor 2.0: o novo dono da marca.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Estratégias em Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

42.
David José Theiss. Estudo comparativo entre os processos offset convencional e offset digital na indústria gráfica.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Estratégias em Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

43.
Diógenes Paes. Marketing de relacionamento no comércio eletrônico.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Estratégias em Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

44.
Fernanda Nedeff Caporal. O profissionalismo de atendimento e o briefing criativo.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Estratégias em Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

45.
Fernanda Scherer Carpes. Merchandising social: espetáculo ou responsabilidade social?. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Estratégias em Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

46.
Marcelo Berreta Vieira. A evolução digital e seu impacto na publicidade e nos hábitos de consumo de informação.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Estratégias em Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

47.
Gabriel Martins da Rosa. Marketing ambiental.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Estratégias em Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

48.
Jaqueline Nascimento Araújo. O papel da assessoria de imprensa no marketing político. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Estratégias em Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

49.
Nazaré da Cruz Miranda. O negócio chamado agência de publicidade.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Estratégias em Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

50.
Diogo Gonçalves Martins. O consumidor real do mundo virtual. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Estratégias em Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

51.
Gabriel Longo dos Santos. O e-mail marketing e suas boas normas de conduta.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Estratégias em Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

52.
Rafael Peres Zanette. Ironman Brasil Telecom: Um case de sucesso no marketing esportivo. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Marketing no Esporte) - Instituto Catarinense de Pós Graduação. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

53.
Diego Moritz Andrade. Remando para o sucesso: o marketing esportivo através do surfe. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Treinamento no Surf/Boardsports) - Instituto Catarinense de Pós Graduação. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

54.
Pedro Bottene Neto. Operário Futebol Clube: um projeto de estruturação a partir do marketing esportivo. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Marketing no Esporte) - Instituto Catarinense de Pós Graduação. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

55.
Felipe Ferreira Vedana. Real Madri: a arte de construir uma marca. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Marketing no Esporte) - Instituto Catarinense de Pós Graduação. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

56.
Adoniran Jair Pasqualon. Komeco na Stock Car Brasil: Um estudo da viabilidade de utilização do marketing esportivo como promoção institucional. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Propaganda e Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

57.
Andre Vanzin. O marketing de emboscada dentro do marketing esportivo. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Propaganda e Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

58.
Bruno Bandeira Silveiro. Humor na publicidade. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Propaganda e Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

59.
Janine Silva Menezes. A eficácia da comunicação interna em uma empresa do ramo automobilístico. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Propaganda e Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

60.
Túlio Henrique Mandolesi Sá. Direção de arte. Um constante aprendizado que não se ensina. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Propaganda e Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

61.
Gisele Baumgarten Rosumek. Comunicação integrada de marketing ferramentra para a construção e gestão da imagem de marca. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Marketing) - Instituto Catarinense de Pós Graduação. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

62.
Jorge Martins. O perfil ideal do representante comercial da pequena e média indústria para atendimento no varejo e atacado. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Marketing) - Instituto Catarinense de Pós Graduação. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

63.
Marcelo Link. Construindo uma marca forte. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Marketing) - Instituto Catarinense de Pós Graduação. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

64.
Cyntia Evely Wehmuth. O poder do texto publicitário. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Marketing) - Instituto Catarinense de Pós Graduação. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

65.
Valquiria Luiza Tafner. Diferencial Competitivo no Ensino Superior: Agregando valor ã imagem institucional através do serviço prestado. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Marketing) - Instituto Catarinense de Pós Graduação. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

66.
Gustavo Arruda. O marketing social como forma de responsabilidade das organizações empresariais: o caso escolinha de futebol Tupi. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Marketing) - Instituto Catarinense de Pós Graduação. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

67.
Niomar José Marcos. Organização Estruturada pro Processo. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Gestão de Empresas de Comércio) - Instituto Catarinense de Pós Graduação. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

68.
Arthur Thieme Júnior. Single: como conquistar este nicho de mercado exigente. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Gestão de Empresas de Comércio) - Instituto Catarinense de Pós Graduação. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

69.
Cristiano Schmidt Andujar. País do futebol país do marketing: a diferença do futebol no Brasil e Estados Unidos. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Marketing no Esporte) - Instituto Catarinense de Pós Graduação. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

Iniciação científica
1.
Brenda Maria Ferreira Marques. O processo de prospecção do patrocínio por parte das organizações esportivas do Distrito Federal. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Instituto de Educação Superior de Brasília, PIBIC IESB. Orientador: Nicolas Caballero Lois.

2.
Renan Padua Aguiar. O processo decisório em patrocínio esportivo no Distrito Federal. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Instituto de Educação Superior de Brasília, Programa Iniciação Científica IESB. Orientador: Nicolas Caballero Lois.



Outras informações relevantes


Professor convidado do Curso de Gestão Profissional do Futebol promovido pelo Sport Club Internacional 
Disciplina: Marketing Esportivo 
Porto Alegre - RS - 2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 7:03:24