Mônica Muniz de Souza Simas

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1595089921180664
  • Última atualização do currículo em 08/03/2018


Mônica Simas é, desde 2003, Professora Associada da Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docente na Área de Literatura Portuguesa pela mesma instituição, coordena o LIA (Laboratório de Interlocuções com a Ásia) e o Grupo Macau: literaturas, línguas e culturas", certificado no CNPq. É pesquisadora do CNPq com o projeto "Porta Macau: constructos ficcionais e poéticos de modos de viver em contextos multiculturais. Fez Pós-Doutorado, sob supervisão de Yao Jing Ming, Professor da Universidade de Macau, em 2015. Foi Professora Visitante na Universidade de Florença em 2014. Colabora no Grupo Literatura e Paisagens, coordenado pela Professora Ida Alves, da Universidade Federal Fluminense. As principais vertentes de pesquisa são as culturas portuguesas na Ásia, Literatura de Macau e os Orientalismos. Além disso, dedica-se ao estudo da poesia de língua portuguesa contemporânea e suas relações com os estudos da paisagem e da geografia.. Da sua produção bibliográfica destacam-se os títulos Contributos para o estudo de Literatura de Macau - Trinta Autores de Língua Portuguesa(2016), publicado pelo Instituto Cultural do Governo da R.A.E. de Macau; Margens do Destino: Macau e a literatura em língua portuguesa (2007), publicado pela editora YENDIS; Dor e Desejo (2010), organizado com as professoras Paola Poma e Marlise Vaz Bridi, pela editora Paulistânia; Uma pequena antologia de poesia de Macau, 3 Poetas, 21 Poemas, pelo Centro Cultural de São Paulo (2013), inúmeros capítulos de livro sobre a literatura de Macau, Em 2008 recebeu o Prêmio "Talentos 2007", oferecido pelo Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal pelo ensino e divulgação da Literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mônica Muniz de Souza Simas
Nome em citações bibliográficas
Monica Simas;SIMAS, MONICA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30914294
Fax: (11) 30915035
URL da Homepage: http://dlcv.fflch.usp.br/node/532


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2001
Doutorado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: Maria Fernanda Abreu).
Título: Margens do destino: a literatura em língua portuguesa na locação da cultura de Macau, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Cleonice Serôa da Mota Berardinelli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Macau; lusofonia; literatura e identidade cultural; literatura portuguesa; Viagem; literatura e diáspora.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.
Setores de atividade: Educação Superior.
1994 - 1996
Mestrado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Um monóculo perdido em Lisboa: uma leitura da cidade em textos de Eça de Queirós,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Izabel Margato.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Eça de Queirós; literatura portuguesa; literatura e cidade; século XIX; literatura e modernidade; Lisboa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.
Setores de atividade: Educação Superior.
1988 - 1993
Graduação em Letras: Licenciatura Português - Inglês.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1986 - 1990
Graduação em Administração.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1983 - 1985
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Santo Agostinho, CSA, Brasil.
1977 - 1982
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Santo Inácio, CSI, Brasil.


Pós-doutorado e Livre-docência


2013
Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A poesia de Alberto Estima de Oliveira: paisagens, vazios e afetos, Ano de obtenção: 2013.
Palavras-chave: Literatura de Macau; Poesia contemporânea; poesia e pensamento.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2015 - 2015
Pós-Doutorado.
University of Macau, UM, China.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas / Especialidade: Literatura Portuguesa.


Formação Complementar


1999 - 1999
Extensão universitária em Historiography And Empires.
Universidade de Verão da Arrábida, U. ARRÁBIDA, Portugal.
1998 - 1999
Língua Chinesa.
Missão Macau Em Lisboa, M. MACAU EM LISB, Portugal.
1998 - 1999
Pensamento e Civilização Chinesa.
Missão Macau Em Lisboa, M. MACAU EM LISB, Portugal.
1997 - 1997
Extensão universitária em Brasil 500 Anos Experiência e Destino A Descoberta.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Atuação Profissional



University of Macau, UM, China.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Università degli Studi di Firenze, UNIFI, Itália.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 2
Outras informações
Foi Professora Visitante, ministrando o Curso "A Poesia Portuguesa em Diálogo com o Leste Asiático".


Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Nenhum


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Parecerista, Enquadramento Funcional: Nenhum


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Passou de Professor Doutor 1 para Professor Doutor 2 em setembro de 2012. Fez Concurso de Livre Docência em dezembro de 2013. Passou para Professor Associado em janeiro de 2014

Atividades

03/2016 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Cargo ou função
Coordenadora de Graduação.
3/2013 - Atual
Ensino, Letras (Literatura Portuguesa), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Portugal e o Oriente: diálogos culturais e literários
3/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Cargo ou função
Membro representante do Conselho do DLCV.
1/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Conselho do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.
3/2010 - Atual
Ensino, Letras (Literatura Portuguesa), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Poesia Portuguesa Contemporânea
08/2004 - Atual
Ensino, Letras (Literatura Portuguesa), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fronteiras e Deslocamentos na Literatura Portuguesa do século XX
05/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Cargo ou função
Representante do Conselho de Biblioteca.
08/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

8/2003 - Atual
Ensino, Literatura Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Portuguesa I
Literatura Portuguesa III
Literatura Portuguesa IV
Literatura Portuguesa VI: Portugal e o Oriente: imagens da China na Literatura Portuguesa.
4/2013 - 4/2016
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Literatura Portuguesa.
12/2008 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Cargo ou função
Membro da Comissão Coordenadora do Programa da Área de Literatura Portuguesa (Pós-Graduação).

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 24

Atividades

04/2003 - 07/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Conselho Editorial da Revista Escrita de alunos da pós-graduação.
8/2001 - 7/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

8/2001 - 7/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Let 1036 Literatura Portuguesa: dos Primórdios ao Renascimento
8/2001 - 07/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Teologia e Ciências Humanas, Centro de Teologia e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Colaboradora da Cátedra Pe. António Vieira de Estudos Portugueses.
8/2002 - 12/2002
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Let 2385 Vanguardas Poéticas
8/2002 - 12/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LET 1037 Lit. Portuguesa: séc. XVII a XIX
2/2002 - 7/2002
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
LET 2277 Ler Portugal na Literatura Portuguesa
8/2001 - 12/2001
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
LET 2293 - Tópicos especiais em Poesia Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Cânones e Margens (2001-2003 PUC - RJ)
2.
Tradição e Ruptura (2001-2003 PUC-RJ)
3.
Textos, contextos e intertextos

Objetivo: É voltada para estudos da produção e recepção da Literatura Portuguesa em suas relações dialógicas com o contexto, bem como com outros sistemas semióticos e discursivos. Esta linha agrupa projetos de transdisciplinaridade, na medida em que estabelece relações com outros campos do saber, como a História, a Filosofia, a Música, a Arquitetura, a Ética, as Artes Plásticas, a Psicanálise, a Imagologia, as Relações Internacionais, bem como com Literaturas de outras expressões: neo-latinas, anglo-saxônicas, orientais..
4.
Poéticas de Expressão Portuguesa

Objetivo: é dedicada a desenvolver estudos e reflexões sobre as estéticas e o fazer literário numa perspectiva sincrônica ou diacrônica). Esta linha acolhe projetos ligados à lírica, desde os primórdios à contemporaneidade; relações com autores e poetas de outras nacionalidades de expressão portuguesa; teorias estéticas e estudos de gêneros numa perspectiva crítica da historiografia literária..


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Porta Macau: constructos ficcionais e poéticos de modos de viver em contextos multiculturais.
Descrição: Caracterizar e analisar a função do fenômeno literário na construção de imaginários de modos de viver na RAE de Macau, especialmente nos últimos 10 anos, é a finalidade mais geral dessa Pesquisa. O ?modo de viver? das comunidades de Macau foi preservado como fundamento da Lei Básica da Região até 2049 quando esta será integrada na sua totalidade à República Popular da China. Determinar as relações dos repertórios literários com esse ?modo de viver? local em oposição (complementar) à tão já veiculada designação de Macau como ?não lugar? ou ?lugar sem cultura própria? constitui um projeto original e implica, por um lado, realizar uma revisão do antigo repertório de obras literárias sob a nova perspectiva e, por outro, redefinir o corpus literário, acrescentando textos nunca antes analisados. Em um contexto de acentuado multiculturalismo, verificar se obras ficcionais e poéticas reincidem sobre identificações literárias autocontidas linguística e culturalmente ou se priorizam processos de interação, de confrontação e de negociação e caracterizar quais são eles torna-se prioritário à tentativa de se estabelecer a importância de imaginários na construção da convivência entre os diferentes grupos que compõem a sociedade macaense..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mônica Muniz de Souza Simas - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 5
2015 - 2015
Projeto de Pós-doc "A presença portuguesa em Macau e a Literatura
Descrição: O principal objetivo do Projeto é investigar as condições de produção, recepção e crítica dessa literatura, em Macau, de 1999 até os dias de hoje. Entre os objetivos específicos, destaca-se a preocupação de se fazer o inventário da produção literária no período; coletar obras literárias e críticas; entrevistar escritores, professores e editores além de analisar parte do material adquirido.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Literatura de Macau I
Descrição: Este projeto tem por objetivo fazer a coleta, descrição e análise de obras literárias de língua portuguesa, relativas a Macau bem como a reprodução de textos de circulação restrita,sobre a crítica literária de Macau com o fim de avaliar a presença portuguesa na Ásia. Nesse primeiro módulo serão estudadas, descritas e analisadas a obra de sete autores: José dos Santos Ferreira, Deolinda da Conceição, Henrique de Senna Fernandes, Luís Gonzaga Gomes (prosa) e Alberto Estima de Oliveira, Fernanda Dias e Yao Jingming. Este projeto vincula-se às pesquisas do Grupo (Pt. Oriente) Portugal e o Oriente: literaturas, línguas e culturas, certificado no CNPq e liderado por Monica Simas e Ho Yeh Chia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Mônica Muniz de Souza Simas - Coordenador / Sergio Antunes - Integrante / Erasto Santo Cruz - Integrante / Fernando Ulisses Mendonça Serafim - Integrante.
Número de produções C, T & A: 19 / Número de orientações: 3
2013 - Atual
Literatura Portuguesa e o Contemporâneo: vozes e olhares
Descrição: Do final do século XX pra cá, deixou de haver, no campo literário, escolas definidoras de um determinado padrão literário. A pluralidade encerra, hoje, uma dificuldade aos estudiosos da literatura ao mesmo tempo que revigora plataformas sociais e perspectivas de criação. Este projeto tem como objetivo principal descrever parte da pluralidade de vozes e olhares que atuam na literatura portuguesa contemporânea, identificando seus vínculos sociais, ideológicos e estéticos. Este Projeto faz interface com Grupo de Pesquisa "Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa", certificado pelo CNPq e liderado pelas Professoras Ida Alves e Márcia Manir.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Mônica Muniz de Souza Simas - Coordenador / Ida Alves - Integrante / Joana Souto Guimarães Araújo - Integrante / Charles Marlon Porfirio de Sousa - Integrante / Nicia Petreceli Zucolo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4
2011 - 2013
Literatura - Mundo
Descrição: No âmbito de um projeto concebido no Consórcio Institute for World Literature (IWL), liderado pela Universidade de Harvard, buscar-se-á produzir um conjunto significativo de materiais no âmbito da Literatura - Mundo em português. Esses materiais incluem a Antologia de Literatura - Mundo em Português..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Orion? Orientalismo português na literatura e outras artes (séculos XIX-XX
Descrição: Portugal tem uma longa tradição nas escritas de viagens relacionadas aos Descobrimentos desde o século XVI. Orientalismocomo uma estética europeia (séculos XIX e XX) - Orientalismo e império - Estudos inter-artes: Representações do Extremo Oriente - Escritas de Viagem - Macau na escrita e Escritas de Macau.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Macau na escrita. Escritas de Macau
Descrição: Reunindo estudos literários relacionados a Macau, este projeto desenvolve relações existentes entre migrações, (re)configuração dos espaços e de identidades. Caracterizada por Christina Miu Bing Cheng (1999) como uma Janus cultural, a região de Macau é herdeira de um legado cultural matricialmente duplo, permeada de contatos dialógicos que se revelam nas construções simbólicas e de sentido do fenômeno literário. Ele está vinculado a um projeto internacional "Orientalismos", coordenado pela professora Ana Paula Laborinho da Universidade de Lisboa e do qual fazem parte pesquisadores de Portugal, Macau, França, Inglaterra e Brasil. Por sua vez, este projeto agrega atualmente os seguintes subprojetos: "Poetas de Macau", em que se pretende estudar as obras de Alberto Estima de Oliveira, de Fernanda Dias, de Yao Jingming e de Kit Kellen; "Crônicas de Macau", com incidência sobre as obras de Carlos Morais José e ... Luís Gonzaga Gomes; "Ocidente/oriente", em que o binômio será examinado à luz de obras artísticas em interface com a literatura na busca de um entendimento sobre o fenômeno da (pós)modernidade, e, por fim "Espaços da cidade na obra de Henrique de Senna Fernandes", uma construção de repertório para a memória da cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mônica Muniz de Souza Simas - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3
2008 - 2013
Literatura Portuguesa e o Contemporâneo: paisagens, vazios e afetos
Descrição: Esse projeto tem como objetivo principal estudar o fenômeno literário em relação à contemporaneidade a partir de sua abrangente constituição conceitual. O mapeamento da discussão acerca da contemporaneidade será feito através de três vetores principais: paisagens, vazios e afetos. As paisagens envolvem territorializações e desterritorializações do fenômeno literário, constituição dos espaços e dos sujeitos nos espaços, abrangendo autores, obras e crítica. Os vazios correspondem a incorpóreos, silêncios, invisibilidades e virtualidades em suas tensões opostas: sons, imagens, matéria e corpo. Os afetos dizem respeito a relevantes relações de complementaridade das constituições identitárias e (re)articulações dos desejos. Através desses três vetores buscar-se-á ler a produção textual de língua portuguesa a partir da década 80 do século XX..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mônica Muniz de Souza Simas - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 5
2004 - 2009
Alteridades e Hibridismos na Literatura Portuguesa Contemporânea
Descrição: A finalidade principal deste projeto de pesquisa é consolidar uma verificação dos sentidos da "viagem", na literatura portuguesa dos séculos XX e XXI, identificando como ela opera, expandindo e redefinindo valores culturais. Por um lado, a viagem consolida relações entre as coordenadas geográficas e literárias e, por outro, ela ocupa um lugar teórico e pragmático na relação que se estabelece entre a linguagem e a alteridade. Na primeira via, o projeto trata de textos nos contextos das relações Portugal - Europa e Portugal - Diáspora, procurando identificar o local que Portugal ocupa na contemporaneidade das relações internacionais. Vai procurar também fazer o levantamento e a análise mesmo que de pequena parte dos inventários dos trânsitos que envolvem as relações literárias portuguesas com o mundo. Contextos migratórios e desenraizamentos serão olhados de modo particular..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mônica Muniz de Souza Simas - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 4
2004 - 2008
A constituição ética do sujeito na modernidade
Descrição: Pensar a Literatura associada à Ética, no tempo da modernidade, significa levar em conta que os modos da ficção, do drama, da poesia ou da crítica encerram uma maneira própria de marcar a história do imaginário como uma atividade construtora de sentidos práticos que conduzem o homem a ação e questionamento de si. A Literatura passa a ser entendida, nessa junção, como um campo do conhecimento no qual se abre a possibilidade de se discorrer sobre a constituição ética do sujeito, isto é, como o indivíduo se identifica e como ele age a partir de uma determinada identificação. A noção de sujeito encarna múltiplas relações de poder e saber e, por isso mesmo, abordar o domínio da Literatura frente a esta complexa responsabilidade discursiva é, de algum modo, ir até ao limite da sua própria identidade. Desse modo, a escrita literária pode tanto ser vista como a serviço do pensamento moralizante como aparecer encarnada na violência transgressiva do abandono dessa mesma função, desinstalando o sujeito de uma qualquer submissão à ordem. Pode inclusive mesclar essas duas linhas de ação ou situar-se em um lugar entre, abismal. Trabalhar o acontecimento literário, identificando e descrevendo o seu agenciamento numa possível constituição de ação do sujeito é a principal meta desta investigação. Seja a partir da verificação das suas condições de produção, envolvendo problemas de autoria, divulgação e recepção, seja a partir de uma hermenêutica narrativa que supõe sentidos na criação e desenvolvimento de narradores e personagens, na ficcionalização das relações temp-espaço, ou seja ainda, a partir da cosmogonia que se instaura na realização da linguagem [narrativa, dramática, poética e crítica], em conexão ou não com a historicidade social e cultural, a literatura mostra um sujeito em transformação. A pesquisa propõe um olhar que incida sobre a produção literária e os processos históricos que decorreram em Portugal, no século xx..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Mônica Muniz de Souza Simas - Coordenador / Marlise Vaz Bridi - Integrante / Lilian Jacoto - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1
2003 - 2007
A Viagem na Literatura Portuguesa do Século XX (Graduação)
Descrição: Esta pesquisa buscará verificar como a viagem influenciou e/ou alterou os pressupostos da representação literária, no contexto da literatura portuguesa do século XX. A viagem pode ser percebida como uma forma de pôr em evidência a tensão entre os valores que formam o cânone e os que deslizam para uma condição fronteiriça, redimensionando a própria noção de arte. O deslocamento físico pressupõe necessariamente a construção de códigos de representação e, desse modo, a (re)invenção do imaginário e de coordenadas estéticas. Por um lado, a investigação tentará se ocupar da viagem como um vetor privilegiado na reflexão sobre os movimentos descritos nas histórias da literatura portuguesa do século XX: Orpheu, neo-realismo, surrealismo, existencialismo, neo-barroco, expressionismo, experimentalismo, entre outros. Nesse sentido, a pesquisa quer ser uma revisão dessas coordenadas estéticas, mostrando as relações entre viagem e a formação e/ou ruptura dos valores canônicos. No entanto, as coordenadas estéticas não podem ser separadas dos valores éticos, ideológicos ou históricos. Por isso, o trabalho invocará também uma reflexão sobre as relações entre Portugal, Europa e suas antigas colônias. No decorrer do século XX, Portugal passou a vivenciar as experiências dos pós-colonialismos, pondo em xeque as suas identidades nacional e cultural. A viagem adquiriu uma nova importância nesse contexto porque ela passou a veicular inquietações e negociações culturais das novas diásporas pós-coloniais. Hibridismo e transculturação são conceitos que passaram a estar no horizonte de discussões das culturas modernas/pós-modernas das sociedades contemporâneas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mônica Muniz de Souza Simas - Coordenador.
2001 - 2003
Deslocamentos culturais na lusofonia
Descrição: Este projeto tem por objetivo verificar as políticas de valor presentes na formação literária canônica em suas interações com o contexto mais amplo da cultura, desenvolvendo-se em duas vertentes distintas, mas relacionadas: a) Reflexão sobre o lugar das mediações e dos agenciamentos discursivos a partir da articulação tensa entre as estratégias patrimonialistas da cultura (acervos, arquivos, bibliotecas e coleções) e os movimentos artísticos de vanguarda que influenciaram a produção poética portuguesa do século XX; identificação das condições históricas e políticas atreladas ao surgimentos e desenvolvimento das vanguardas, e verificação das interações da prática textual com outras práticas do contexto cultural português. b) Estudo da transculturação, assimilação e transgressão culturais nas relações entre Portugal e os espaços da usotopia; análise de experiências de viagens, de contextos migratórios e de transformações no campo cultural e na formação literária canônica; identificação de alteridades, de políticas das identidades e de imagens da nação; avaliação de projetos culturais pós-coloniais, e revisão das literaturas em língua portuguesa como vetores de locação cultural..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Mônica Muniz de Souza Simas - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 3
2001 - 2003
Tradição e ruptura na poesia, do final do séc. XIX ao final do séc. XX
Descrição: Este projeto busca verificar as transformações do cânone literário a partir da verificação de alterações dos valores estéticos que surgiram com as vanguardas desde o final do século XIX. Esse objetivo implica a análise do literário em suas formas institucionais e a articulação de Portugal com outros centros do mundo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Mônica Muniz de Souza Simas - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2014 - 2014
Jesuitismo na China
Descrição: Seis encontros semanais no primeiro semestre de 2014, ministrado pelo professor Piero Cecucci da Universidade de Florença.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2005
Seminário Acadêmico Sábados Surrealistas
Descrição: Doze encontros aos sábados das 9:00 as 12:00 com participação de professores do programa e convidados externos, no segundo semestre de 2005.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Convergência Lusíada
2008 - Atual
Periódico: Revista Desassossego
2003 - Atual
Periódico: Revista Escrita (on line - alunos da Pós-Graduação da PUC-Rio)


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2011 - 2011
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ
2011 - 2011
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ
2011 - 2011
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ
2011 - 2011
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ
2010 - 2010
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ
2010 - 2010
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ
2006 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: Literatura Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Comparadas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Prêmio Talentos 2007, Ministério dos Negócios Estrangeiros, de Portugal.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SIMAS, MONICA2016 SIMAS, MONICA. Macau: A Plural Literature?. Asian Diasporic Visual Cultures and the Americas, v. 2, p. 51-67, 2016.

2.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2015Monica Simas. A poesia do Yi Jing na transcriação de Fernanda Dias. Revista de Cultura, v. 1, p. 56-66, 2015.

3.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2015Monica Simas. Em ano de 'Orpheu', provocações na Ásia: a poesia de Alberto Estima de Oliveira. eLyra - Revista da Rede Internacional LyraCompoetics, v. 1, p. 185-198, 2015.

4.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2015Monica Simas. A arte, a magia e os deuses: trilhar as tradições de Macau. Religare (UFPB), v. 12, p. 230-243, 2015.

5.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2014Monica Simas. A poesia portuguesa contemporânea em diálogo com o I Ching (ou Yi Jing). Convergência Lusíada, v. 1, p. 30-40, 2014.

6.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2013Monica Simas. Trauma e Memória nos contos de Deolinda da Conceição. Revista de Cultura, v. 1, p. 5-29, 2013.

7.
Monica Simas2013Monica Simas. Podem os macaenses falar? Da subalterna à condição especial. Cadernos de Literatura Comparada, v. 1, p. 21-41, 2013.

8.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2012Monica Simas. Cumplicidades rituais - a poesia de Fernanda Dias. Ângulo (FATEA. Impresso), v. 1, p. p. 75-p.89, 2012.

9.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2012Monica Simas. Macau, visíveis e invisíveis do espaço em Infraestruturas, de Alberto Estima de Oliveira. Fragmentum (UFSM), v. 35, p. 63-70, 2012.

10.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2012Monica Simas. A permanência da poesia nas relações luso-brasileiras. Camões. Revista de Letras e Culturas Lusófonas, v. 27, p. 83-92, 2012.

11.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2010Monica Simas. Poéticas de Macau: espaços duplos, triplos e de interculturalidade. Via Atlântica (USP), v. 15, p. 255/266, 2010.

12.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2009Monica Simas. Paisagens Possíveis: Macau na Poesia de Alberto Estima de Oliveira. Revista de Cultura, v. 31, p. 46-55, 2009.

13.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2008Monica Simas. Da África a Macau: inclusões e exclusões. Via Atlântica (USP), v. 12, p. 67-77, 2008.

14.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2008Monica Simas. Transição e trânsitos culturais em Macau. Línguas & Letras (UNIOESTE), v. 1, p. 1-15, 2008.

15.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2004Monica Simas. Depois de D. Quixote - Fernando Pessoa e o moinho. Voz Lusíada (São Paulo), São Paulo, v. 21, p. 336-353, 2004.

16.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2003Monica Simas. Em busca d'A Quinta Essência: saudades de Cao Xueqin.. Semear (PUCRJ), Rio de Janeiro, v. 7, p. 193-207, 2003.

17.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2001Monica Simas. Transição e trânsitos culturais em Macau. Revista da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, v. 59, p. 71, 2001.

18.
Monica Simas;SIMAS, MONICA1999Monica Simas. Um monóculo perdido em Lisboa: a cidade em Eça de Queirós.. Semear (PUCRJ), Rio de Janeiro, v. 3, p. 23-35, 1999.

19.
Monica Simas;SIMAS, MONICA1997Monica Simas. A ética das imagens da cidade em Cardoso Pires: uma leitura de Balada da Praia dos Cães. Semear (PUCRJ), Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 139-159, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Monica Simas. Estudos sobre Macau e outros orientes. 1. ed. São Paulo: Editora Paulistânia, 2017. v. 1. 280p .

2.
Monica Simas; Graça Marques. . Contributos para o Estudo da Literatura de Macau- Trinta Autores de Lingua Portuguesa. 11. ed. Macau: Instituto Cultural do Governo da R.A.E. de Macau, 2016. v. 11.

3.
Marlise Vaz Bridi (Org.) ; Monica Simas (Org.) ; Paola Poma (Org.) . Dor e Desejo. 1. ed. Sao Paulo: Paulistana Editora, 2010. v. 1. 207p .

4.
Monica Simas. Margens do Destino: Macau e A Literatura em Língua Portuguesa. 1. ed. São Caetano do Sul: YENDIS editora, 2007. v. 1. 352p .

Capítulos de livros publicados
1.
Monica Simas. Exercício de leitura de um poema de Wang Wei ou sobre o recolhimento e a nutrição da natureza original. In: ZICA, Matheus da Crus e.. (Org.). Daoismo. Estéticas chinesas e outras artes.. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 7-157.

2.
Monica Simas. Macau: uma literatura plural?. In: Monica Simas. (Org.). Estudos sobre Macau e outros orientes. 1ed.São Paulo: São Paulo, 2017, v. 1, p. 68-94.

3.
Monica Simas. Surrealismo: subversão e encantamento em Portugal. In: Michela Graziani; Orietta Abbati; Barbara Gori. (Org.). La spugna é la mia anima. 1ed.Florença: Firenze University Press, 2016, v. 1, p. 359-369.

4.
Monica Simas. A viagem da água dos olhos: de Camões a Alberto Estima de Oliveira. In: Gilda Santos; Paulo de Motta Oliveira. (Org.). Geunuína fazendeira: os frutíferos 100 anos de Cleonice Berardinelli. 1ed.Rio de Janeiro: Bazar Editora, 2016, v. 1, p. 609-626.

5.
Monica Simas. A tradução na paissagem poética de Macau entre a diversidade e a diferença cultural. In: Izabela Leal, José Guilherme dos Santos Fernandes, Sylvia Trusen. (Org.). Tradição e Tradução entre trânsitos e saberes. 1ed.Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2016, v. 1, p. 7-.

6.
Monica Simas. A poesia do Yi Jing na transcriação de Fernanda Dias. In: Maria Lúcia Abaurre e Fabrício Posebon. (Org.). China Antiga: aproximações religiosas. 1ed.São Paulo: Fonte Editorial, 2015, v. 1, p. 105-115.

7.
Monica Simas. Quais paisagens na Macau de Camilo Pessanha?. In: Ida Alves, Masé Lemos, Carmem Negreiros. (Org.). Estudos de paisagem: literatura, viagens e turismo cultural. Brasil, França, Portugal.. 1ed.Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2014, v. 1, p. 149-158.

8.
Monica Simas. A Quinta Essência, de Agustina Bessa-Luís: memórias de Macau. In: CID, Teresa; ALVES, Teresa F. A.; BLAYER, Irene M. F.; FAGUNDES, Francisco. (Org.). Portugal pelo mundo disperso. 1ed.Lisboa: Tinta da China, 2013, v. 1, p. 297-308.

9.
Monica Simas. Iluminada loucura: A Quinta-Essência, de Agustina Bessa-Luís. In: Gerson Luiz Roani. (Org.). O Romance Português Contemporâneo: História, memória e identidade. 1ed.Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2011, v. 1, p. 289-305.

10.
Monica Simas. A matéria simples da forma breve. In: Ida Alves, Luis Maffei. (Org.). Poetas que interessam mais. 1ed.Rio de Janeiro: Azougue editorial, 2011, v. 1, p. 181-194.

11.
Monica Simas. Recompensada e revulsionada com a poesia de Luiza Neto Jorge. In: Ida Alves. (Org.). Um corpo inenarrável e outras vozes. Niterói: Editora da UFF, 2010, v. 1, p. -.

12.
Monica Simas. Macau entre rostos e arestas, uma fala com poesia. In: LABORINHO, Ana Paula e PINTO. Marta Pacheco. (Org.). Macau na Escrita, Ecritas de Macau. Vila Nova de Famalicão: Húmus, 2010, v. , p. 30-37.

13.
Monica Simas. Rasuras de fronteiras na poesia portuguesa - Macau. In: Annie Gisele Fernandes, Francisco Maciel da Silveira. (Org.). A Literatura Portuguesa: visões e revisões. 1ed.Cotia: Ateliê Editorial, 2009, v. 1, p. 137-147.

14.
Monica Simas. Apenas uma notícia de viagem: relações luso-brasileiras na poesia de Fernando Paixão. In: Flavia Maria Corradin; Lilian Jacoto. (Org.). Literatura Portuguesa ontem, hoje. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2008, v. , p. 203-217.

15.
Monica Simas. O Surrealismo Português em Perspectiva. In: Aparecida de Fátima Bueno; Annie Gisele Fernandes; Hélder Garmes; Paulo Motta Oliveira. (Org.). Literatura Portuguesa - história, memória e perspectivas. 1ed.São Paulo: Alameda, 2007, v. 1, p. 329-336.

16.
Monica Simas. Imagens da irrealidade na obra de António Pedro. In: LOPONDO, Lilian. (Org.). Dialogia na Literatura Portuguesa. 1ed.São Paulo: Scortecci, 2006, v. 1, p. 355-368.

17.
Monica Simas. Setas ao sol: o dimensionismo de António Pedro. In: Annie Gisele Fernandes; Paulo Motta Oliveira. (Org.). Literatura Portuguesa: aquém-mar. 1ed.Campinas: Editora Komedi, 2005, v. 1, p. 241-254.

18.
Monica Simas; Benilde Justo Caniato ; Benjamin Abdala Junior ; Regina Célia Fortuna do Vale ; Hélder Garmes . Identidade e memória no espaço literário de língua portuguesa em Macau. In: Hélder Garmes. (Org.). Oriente, Engenho e Arte. Imprensa e literatura de língua portuguesa em Goa, Macau e Timor Leste. 1ed.São Paulo: Alameda, 2004, v. , p. 7-189.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Monica Simas. No início era o verbo, depois vieram as interrogações. Cult (São Paulo), São Paulo, p. 20 - 21, 01 nov. 2009.

2.
Monica Simas. Coordenadas poéticas de uma China especial. ZUNÁI: REVISTA DE POESIA & DEBATES, p. 2.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Monica Simas. Errâncias amorosas em Macau: uma leitura de Jogos Urbanos de Fernanda Dias. In: III Congresso Internacional A Vez e a Voz da Mulher Portuguesa na Diáspora: Macau e outros lugares, 2009, Macau. Actas do III Congresso Internacional A vez e a Voz da Mulher Portuguesa na Diáspora: Macau e Outros lugares. Macau: Universidade de Macau, 2007. v. 1. p. 263-270.

2.
Monica Simas. O Surrealismo Português em Perspectiva. In: I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa - História, Memória, Perspectivas, 2008, São Paulo. Anais do I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa. São Paulo: Palvra Chave comunicação e informática, 2008.

3.
Monica Simas. A China na Poesia Portuguesa do Século XX - passagens e momentos. In: XI Encontro Regional da Abralic, 2007, São Paulo. Anais do XI Encontro Regional da Abralic, 2007.

4.
Monica Simas. Descobridores de cidades - poesia e fim do Império Português. In: IV Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa, Portugal e África, 2005, Niterói. Revolução. Revoluções. IV Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa, Portugal e África, 2005.

5.
Monica Simas. Entre Tributos e Empórios, a Constituição da Identidade Colonial. In: Abralic Regional, 2005, Rio de Janeiro. Anais da Abralic Regional 2005, 2005.

6.
Monica Simas. Surrealismo e Abjeccionismo: dois momentos controversos. In: XX Encontro dos Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, 2005, Niterói. Anais do XX Encontro dos professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, 2005.

7.
Monica Simas. Setas ao Sol - António Pedro e o Dimensionismo. In: XIX Encontro Brasileiro de Professores de Literatura Portuguesa, 2004, Curitiba. Imaginário - o não-espaço do real - anais 2003, 2003.

8.
Monica Simas. "Apenas uma notícia de viagem" - A Emigração e a Poesia de Fernando Paixão. In: 2o. Colóquio do PPRLB, Relações Luso-Brasileiras: Deslocamentos e Permanências, 2004, Rio de Janeiro. 2o. Colóquio do PPRLB, 2004.

9.
Monica Simas. Descobridores de cidades: a poesia diaspórica. In: Revolução. Revoluções, 2004, Niterói. Revolução. Revoluções. Anais, 2004.

10.
Monica Simas. Abalos no espaço doméstico chinês em crônicas de Deolinda da Cocceição. In: IX Seminário Nacional Mulher e Literatura, 2002, Belo Horizonte. Coleção Mulher e Literatura: Gênero e representação nas literaturas de Portugal e África. Belo Horizonte: UFMG, 2001. v. III.

11.
Monica Simas. Noçokén e o Paraíso de Ferreira de Castro. In: VIII Congresso Internacional Abralic 2002, 2002, Belo Horizonte. Anais do VIII Congresso Internacional Abralic 2002, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Monica Simas. Consentidos erros de neon: Macau e a globalização. In: IX Congresso Internacional Abralic 2004 - Travessias, 2004, Porto Alegre. Travessias - IX Congresso Internacional Abralic 2004 - programa / resumos. Porto Alegre: Abralic, 2004.

2.
Monica Simas. Noçokén e o Paraíso de Ferreira de Castro. In: VIII Congresso Internacional Abralic 2002, 2002, Belo Horizonte. Mediações, territórios e redes. VIII Congresso Internacional Abralic. Program/Resumos. Belo Horizonte: Mega Consulting, 2002.

3.
Monica Simas. Abalos no espaço doméstico chinês em crônicas de Deolinda da Conceição. In: IX Seminário Nacional Mulher e Literatura, 2001, Belo Horizonte. IX Seminário Nacional Mulher e Literatura. Programa e resumos. Belo Horizonte: UFMG, 2001. p. 116.

Apresentações de Trabalho
1.
Monica Simas. A mulher portuguesa na diáspora: contos de Fernanda Dias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Monica Simas. Alteridades conceituais do fantástico: 'Um grilo fantástico e o ocidente misterioso:uma leeitura de ois ccontos de Altino doTojal'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
Monica Simas; Annie Gisele Fernandes ; Maria de Jesus Reis Cabral ; Marta Kawano ; BrunoAnselmi Matangrano . De formosuras, resignações e carrancas: uma poesia escrita em folhas de lótus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Monica Simas. Da necessidade de se ouvir coisas alucinadas ou o que se pode aprender com a Literatura Portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Monica Simas. Literatura e Tradução: diálogos benéficos para a Literatura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Monica Simas. Literatura de Macau, existe?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Monica Simas. Interpretação e Literatura: um novo projeto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Monica Simas. Macau e a escrita de mulheres. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Monica Simas. As linguagens que nos inventam: Porta Macau. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Monica Simas. A arte, a poesia e os deuses: trilhar as tradições de Macau. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Monica Simas. Alberto Estima de Oliveira: a poesia fluente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Monica Simas. A poesia de Alberto Estima de Oliveira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Monica Simas. Elementos Religiosos do Taoísmo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Monica Simas. Desenrolando o fio de seda: a poesia do Yi Jing (I Ching) na transcriação de Fernanda Dias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Monica Simas. Ainda as circunstâncias de uma Literatura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Monica Simas. A necessidade do outro para o estudo da Literatura de Macau. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Monica Simas. É possível ser chinês(!?): três crônicas de Luís Gonzaga Gomes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
Monica Simas. Alberto Estima de Oliveira' s poetry as a universal breath. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
Monica Simas. Recompensada e revolsionada com a poesia de Luiza Neto Jorge. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Monica Simas. A Quinta-Essência, de Agustina Bessa Luís. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
Monica Simas. Macau entre rostos e arestas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
Monica Simas. Macau e a Literatura em Língua Portuguesa. Margens do Destino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
Monica Simas. A China na Poesia Portuguesa do Século XX - passagens e momentos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
Monica Simas. O teatro de António Pedro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
Monica Simas. Errâncias amorosas em Jogos Urbanos, de Fernanda Dias. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
Monica Simas. É possível ensinar o surrealismo?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
Monica Simas. A irrealidade concreta em António Pedro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Monica Simas. Estudos sobre Macau e outros orientes. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
Monica Simas; Fernanda Dias ; Alberto Estima de Oliveira ; Yao Feng . Poesia de Macau: 3 poetas, 21 poemas. São Paulo: Centro de Cultura de São Paulo, 2013 (Plaquete).

3.
Monica Simas. Macau, um espaço especial para a poesia. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
Monica Simas. Poesia Ltda para visão i - ltda.. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
Marlise Vaz Bridi ; Monica Simas ; Paola Poma . Dor e Desejo na Literatura e Cultura Portuguesas. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
Monica Simas. Incandescências na garganta de valter hugo mae. Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
Monica Simas; Jorge Braga . Kvintessensens sarte ledetrad. Kobenhavn, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

8.
Monica Simas. Mia Couto narra os conflitos ideológicos de um homem que retorna à terra natal. 2003 (Resenha).

9.
Monica Simas. Nostalgia, exílio e melancolia: leituras de Camilo Pessanha. Lisboa: Editorial Caminho e Cátedra Jorge de Sena, 2002 (Resenha/ Revista Metamorfoses 3).

10.
Monica Simas. Camões, grande Camões. Bauru: Núcleo de Estudos Luso-Brasileiros da Universidade do Sagrado Coração Bauru - SP, 2002 (Resenha).

11.
Monica Simas. Uma tradição de rasuras. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil - Caderno Idéias, 2001 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Monica Simas. Parecerista da revista Convergência Lusiada do Real Gabinete Portugues de Leitura. 2017.

2.
Monica Simas. Comissão de Consulta Externa do processo seletivo de projetos de pesquisa da UFRN. 2016.

3.
Monica Simas. Consultoria externa, avaliação de projetos científicos em função de progressão de carreira. 2016.

4.
Monica Simas. Paracerista na Revista Desassossego. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
Monica Simas. Parecerista ad hoc Revista Abril. 2012.

2.
Monica Simas. Parecerista Revista Desassossego. 2012.

3.
Monica Simas. Parecer sobre Relatório Técnico para CERT USP. 2012.

4.
Monica Simas. Parecerista Revista Desassossego. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Monica Simas; Isadora Ataíde . As Literaturas de Macau estão vivas, são dinâmicas e renovam-se. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Simone Caputo ; Monica Simas ; Hélder Fernando . Programa das Mariazinhas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
Monica Simas; Hélder Fernando . Macau e a literatura. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Monica Simas. Yi Jing (I Ching): o vôo do pássaro. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Monica Simas; Marlise Vaz Bridi . A mulher na literatura portuguesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Monica Simas; Piero Ceccucci . Jesuitismo na Ásia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Monica Simas. A poesia portuguesa em diálogo com o leste asiático. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Rogério Miguel Puga ; Monica Simas . Dicionário de Escrita de Viagens Portuguesas. 2014. (Editoração/Periódico).

6.
Paola Poma ; Annie Gisele Fernandes ; Monica Simas . Os bestiários de Adília Lopes. 2013. (Banca. Exame de Qualificação de Mestrado).

7.
Monica Simas; Mauricio Salles Vasconcelos ; Roberto Zular . Literatura e Filosofia: A Alteridade e o dialogismo poético nas obras de Lavoura Arcaica e Um Copo de Cólera, de Raduan Nassar. 2011. (Banca. Exame de Qualificação de Mestrado).

8.
Hélder Garmes ; Monica Simas ; Mário Sproviero . Joaquim Guerra (1908-1993) Tradutor e Intérprete. 2010. (Banca. Exame de Qualificação de Mestrado).

9.
Monica Simas; Paola Poma ; Annie Gisele Fernandes . Mário de Sá-Carneiro, uma poética suicidária. 2010. (Exame de Qualificação de Mestrado).

10.
Monica Simas; Paola Poma . A poesia de Alberto Caeiro. 2010. (Banca. Exame de Qualificação de Mestrado).

11.
Lilian Lopondo ; Maria Helena Fioravante Peixoto ; Marlise Vaz Bridi ; Monica Simas . Autobiografia - Realidade e Ficção. 2010. (Banca. Exame de Qualificação de Mestrado).

12.
Paoloa Poma ; Monica Simas . Revista Desassossego. 2009. (Editoração/Periódico).

13.
Monica Simas; Lilian Jacoto . Sábados Surrealistas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
Monica Simas. Sábados Surrealistas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
Monica Simas. Da Renascença à Modernidade: O Gênio de Luís de Camões. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
Monica Simas. I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa. 2005 (Comissão Executiva) .

2.
Monica Simas. IX Seminário Internacional Saudades de Sherazade: a narrativa no início do séc. XXI. 2001 (Comissão Executiva) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Monica Simas; Marisa Corrêa Silva; Luzia Aparecida Berloffa Tofalini. Participação em banca de Maria Júlia Werneck de Oliveira. O Rebaixamento de Deus como Grande Outro no Evangelho Segundo Jesus Cristo, de Saramago. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
Annie Gisele Fernandes; Emerson da Cruz Inácio; Monica Simas. Participação em banca de Alessandro Barnabé Ferreira dos Santos. Jorge de Sena e peregrinação infecta: das paisagens poéticas que se (não) dão a ver. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

3.
Monica Simas. Participação em banca de Charles Marlon Porfírio de Sousa. A subjetividade em retalhos - poesia de Rui Pires Cabral. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

4.
Monica Simas; Paola Poma; Karina Uehara. Participação em banca de Karina Uehara. Patas, garras e rastros: marcas de animais na poesia de Adília Lopes. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

5.
Monica Simas; BRAIT, Elizateth; NAVAS, Diana Navas. Participação em banca de Bruno Tateishi. Vozes de Macau: identidade e memória na prosa literária de Henrique de Senna Fernandes. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
Monica Simas; Ida Alves; Annie Gisele Fernandes. Participação em banca de Leonardo de Barros Sasaki. Decifrar os sinais da intimidade: leituras de Al Berto. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

7.
Monica Simas; Sofia de Sousa Silva; Paoloa Poma. Participação em banca de Joana Souto Guimarães Araujo. Com palavras amo. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

8.
Hélder Garmes; Monica Simas; Lilian Gulmini. Participação em banca de João Figueiredo Alves da Cunha. Uma leitura crítica de Jacó e Dulce - cenas da vida indiana à luz do Realismo de Eça de Queiroz. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

9.
Monica Simas; Maria Helena Fioravante Peixoto; Lilian Jacoto. Participação em banca de Eliane Limonti da Fonseca. Os teclados: a construção do sujeito-leitor na partitura do texto. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

10.
Acelí de Assis Magalhães; Lilian Lopondo; Monica Simas. Participação em banca de Francisco Maciel Silveira Filho. Cativeiros de papel: o verso, o reverso e o transverso do ser diverso em Santareno. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

11.
Monica Simas; Lilian Jacoto; José João Cury. Participação em banca de Fernanda Maria Romano. Camilo Pessanha: travessias entre poesia e tradução. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

12.
Monica Simas; OLIVEIRA, A. M. D.; Paulo Motta. Participação em banca de Roberta Almeida Prado de Figueiredo Ferraz. Entre o Douro e o Minho; uma leitura acerca do mito na Revista Nova Renascença. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

13.
Monica Simas; Marlise Vaz Bridi; Maria Helena Peixoto. Participação em banca de Sheila Maria Colepicolo. A transgressão feminina nas Novas Cartas Portuguesas. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

14.
Monica Simas; Marlise Vaz Bridi; Jaime Santana dos Reis. Participação em banca de Camile Carolina Pereira da Silva Tesche. O latifúndio em Levantado do Chão, de José Saramago. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

15.
Monica Simas; Marlise Vaz Bridi; José João Cury. Participação em banca de Fabiana Lopes Bernardino. As personagens femininas nas peças Casa de Bonecas e um Bonde Chamado Desejo. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

16.
Monica Simas; Annie Gisele Fernandes. Participação em banca de Ivani Ferreira Dias Meneses Costa. A escrita autobiográfica na poesia de António Nobre. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

17.
Monica Simas; José João Cury; Elisa Guimarães. Participação em banca de Augusto Cesar Vassilopoulos Natal. A Poesia Ontológica de Murilo Mendes. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

18.
Monica Simas; BERARDINELLI, C.; MARGATO, I.; GOMES, R. C.. Participação em banca de Naduska Mário Palmeira. Balada da praia dos cães, uma leitura em liberdade. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

19.
Monica Simas; Ida Alves; EYLER, F. M. S.; Antonio Edmilson Martins Rodrigues; BERARDINELLI, C.. Participação em banca de Virgínia Bazzetti Boechat. Na rota das Navegações: Sophia de Mello Breyner Andresen. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Literarios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

20.
Monica Simas; BERARDINELLI, C.; MENEGAZ, R.; Pina Côco; Eliana Yunes. Participação em banca de Letícia Villela Lima da Costa. Ruy Cinatti: O Engenheiro das flores. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Literarios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

21.
Monica Simas; SANTOS, G.; Ida Alves; BERARDINELLI, C.. Participação em banca de Izabela Guimarães Guerra Leal. Estranha sombra em movimentos vãos: imagens da escrita poética em Camilo Pessanha. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Literarios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

22.
Monica Simas; MENEGAZ, R.; BERARDINELLI, C.; Carmem Lucia Tindó Secco. Participação em banca de Alexsandra Machado da Silva dos Santos. Caminhos da memória: uma reflexão sobre contos e crônicas do escritor Mia Couto. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Literarios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

23.
Monica Simas; MARGATO, I.; MENEGAZ, R.. Participação em banca de Cléa Moreira de Oliveira. Lisboa: uma inspiração surreal na poesia de Cesário Verde. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Literarios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

24.
Monica Simas; BERARDINELLI, C.. Participação em banca de Sofia Maria de Sousa Silva. Um viés da ética na obra de Sophia de Melo Breyner Andresen. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

25.
Monica Simas; MARGATO, I.; GOMES, R. C.. Participação em banca de Alexandre Montauty Baptista. Navegáveis Rotas Urbanas - leituras polifônicas. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
Monica Simas; Mario Lugarinho; Emerson da Cruz Inácio; Anabelle Loivos Considera; Daviane Moreira e Silva. Participação em banca de Kelly mendes Lima. Rui Knopfli e Manuel Alegue: de exílios e insílios, a poesia. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Comparados e Literaturas de Lingua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

2.
Monica Simas; Luís Maffei; Mauricio Salles Vasconcelos; Jorge Fernandes da Silveira; Paoloa Poma. Participação em banca de Ana Cristina Joaquim. O corpo, o corpus - poemas e intersecções discursivas: Artur do Cruzeiro Seixas, Herberto Helder, Mário Cesariny de Vasconcelos. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

3.
Hélder Garmes; Monica Simas; Mário Sproviero; Constança Teresinha Marcondes César; Andrey Isanov. Participação em banca de Antonio Jose Bezerra Menezes Junior. Joaquim Guerra S. J. (1908-1993): releitura universalizante dos clássicos chineses. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

4.
Mario Lugarinho; Monica Simas; Eneida Leal Cunha; Tania Regina Oliveira Ramos; Rejane Vecchia da Rocha e Silva. Participação em banca de Adenize Aparecida Franco. Labirintos Perdidos: Ficção contemporânea em trânsito nos romances de Bernardo de Carvalho. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

5.
Marlise Vaz Bridi; Monica Simas; Maria Helena Fioravante Peixoto; Antonio Roberto Esteves. Participação em banca de Mauro Dunder. Entre prodígios, murmúrios e soldados: o romance de Lídia Jorge. 2013. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

6.
Sofia de Sousa Silva; Monica Simas; Hélder Garmes; Ho Yeh Chia. Participação em banca de Fernanda Maria Romano. António Feijó e Camilo Pessanha: interlocuções poéticas em traduções. 2013. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

7.
Emerson da Cruz Inácio; Monica Simas; Jorge Vicente Valentim; Otávio Rios Portela. Participação em banca de Leticia Villela Lima da Costa. Metáforas do Mosaico: Timor Leste em Ruy Cinatti e Luis Cardoso. 2012. Tese (Doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

8.
Ângela Beatriz de Carvalho Faria; Monica Simas; Angélica Maria Santos Soares; Gerson Roani; Gumercinda Nascimento Gonda. Participação em banca de Luciana Silva Bezerra. A escrita itinerante de Maria Ondina Braga. 2011. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
Monica Simas; Luís Maffei; Ida Alves; Paola Poma; Annie Gisele Fernandes. Participação em banca de Virgínia Bazzetti Boechat. Do projeto à forma justa: Sophia de Mello Breyner Andresen. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

10.
Monica Simas; Paola Poma; Marial Helena Garcez. Participação em banca de Vivian Steinberg. A fala perfeita de Fiama Hasse Pais Brandão - um diálogo íntimo com a realidade. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

11.
Marília Rothier Cardoso; Ítalo Moriconi; CHIARA, A. C. R.; André Guimarães; Monica Simas. Participação em banca de Luis Felipe dos Santos. Na fronteira do Outro - motins antropofágicos. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
Marlise Vaz Bridi; Monica Simas; OLIVEIRA, A. M. D.; Helena Bonito Couto Pereira. Participação em banca de Marcelo Furlin. O texto desancorado: múltiplos olhares sobre a gênese da escrita em José Cardoso Pires. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

13.
Marlise Vaz Bridi; Monica Simas; COSTA, A. C. F.; BRITO, R. H. P.. Participação em banca de Vanessa Guimarães Monteiro Ferreira da Costa. Identidades em Saramago: a busca do eu. 2009.

14.
Vilma Sant' Ana Arêas; Paoloa Poma; Monica Simas; Marcia Valeria Zamboni Gobbi; Maria Lúcia Dal Farra. Participação em banca de Gregório Foganholi Dantas. Metáforas da história: uma leitura dos romances de Helder Macedo. 2009. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
Monica Simas; Marlise Vaz Bridi; Fernando Segolin; Emerson da Cruz Inácio; Paulo César Carneiro Lopes. Participação em banca de José Ney Costa Gomes. Alma à janela: perfil intensivo de Álvaro de Campos. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

16.
Monica Simas; Silvio Renato Jorge; Maria Lucia Wiltshire de Oliveira; Hélder Garmes. Participação em banca de Evandro Luis Sydow Domingues. F(ri)icções goesas: vários mundos numa só vida. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

17.
Marlise Vaz Bridi; Monica Simas; OLIVEIRA, A. M. D.; Neusa Bastos; Maria Lúcia Vasconcelos. Participação em banca de Alexandre Huady Torres Guimarães. O auto vicentino religioso em diálogos com a pintura. 2007. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

18.
Monica Simas; OLIVEIRA, A. M. D.; Cleide Antonia Rapucci; Cleonice Nascimento da Silva; Marlise Vaz Bridi. Participação em banca de Miriam Raquel Morgante Bittencourt. A escrita feminina e feminista de Maria Teresa Horta. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista.

19.
Monica Simas; BERARDINELLI, C.; MARGATO, I.; Pina Côco; José Clécio Basílio Quesado; Silvio Renato Jorge. Participação em banca de Suely do Espírito Santo. A Poética da MIséria: um estudo comparativo entre Gaibéus, de Alves Redol, e As Vinhas da Ira, de John Steinbeck. 2004 - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

20.
Monica Simas; BERARDINELLI, C.; Luci Ruas Pereira; Marília Rothier Cardoso; Gilberto Felisberto Vasconcellos; Roberto Corrêa dos Santos. Participação em banca de Camila do Valle Fernandes. Uma literatura de semicolônia? Acerca do Portugal dos ingleses e da Inglaterra de Eça de Queiroz. 2004 - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

21.
Monica Simas; Nestrovski, Arthur R.; Werneck, Mariza; Lajolo, Mariza P.; Sá de, Olga. Participação em banca de Fernando Augusto Magalhães Paixão. A Escrita do Desassossego - o poema em prosa como resistência à multiplicação dos códigos. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

22.
Monica Simas; MENEGAZ, R.; Pina Côco. Participação em banca de Sandra Regina Figueiredo de Farias. Miguel Torga: do Português ao Universal. 2004. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
Monica Simas; Sérgio Antunes; BRAIT, Elizateth. Participação em banca de Bruno Tateishi. Vozes de Macau: Identidade e memória na prosa literária de Henrique de Senna Fernandes. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
Monica Simas; Hélder Garmes. Participação em banca de Antonio José Bezerra de Menezes Junior. Sinologia de Pe. Manoel Joaquim Guerra. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

3.
Ângela Beatriz de Carvalho Faria; Monica Simas; Angélica Maria Santos Soares. Participação em banca de Luciana da Silva Bezerra. A Escrita itinerante de Maria Ondina Braga: Autobiografia, Ficção e Memória. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
Paoloa Poma; Luís Maffei; Monica Simas. Participação em banca de Virgínia Bazzetti Boechat. Do claro projeto à forma justa: desajustes na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

5.
Monica Simas; Lilian Jacoto; Fernando Segolin. Participação em banca de José Ney Costa Gomes. Do outrar-se à janela:perceptos e afectos na poesia de Álvaro de Campos. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

6.
Monica Simas; Marília Rothier Cardoso; Ana Paula Kiffer; CHIARA, A. C. R.. Participação em banca de Luis Felipe dos Santos Carvalho. (Sobre)Vivências - in (Ex) surgências silenciosas. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
Lilian Jacoto; Marlise Vaz Bridi; Monica Simas. Participação em banca de Giuliana Capistrano Cunha Mendes de Andrade. O riso impreciso de Adília Lopes. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

8.
Monica Simas; BERARDINELLI, C.; MENEGAZ, R.. Participação em banca de Eduardo José Paz Ferreira Barreto. Orpheu: Caleidoscópio da modernidade - a poesia como realidade. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
Monica Simas; MENEGAZ, R.; QUESADO, C.. Participação em banca de Suely do Espírito Santo. A Poética da Miséria: um estudo comparativo entre Gaibéus de Alves Redol e As Vinhas da Ira de John Steinbeck. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Acary Souza Bulle Oliveira; Sissy Veloso Fontes; Monica Simas. Participação em banca de Liliana Pescarmona Centurione. A Fundamentação Semiológica da Medicina Tradicional Chinesa na Propedêutica dos Cuidados Integrativos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em medicina) - Universidade Federal de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Monica Simas; Ângela Beatriz de Carvalho Faria; Ida Alves; Simone Schmidt; Luci Ruas. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto de Literatura Portuguesa. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Livre docência
1.
Eneida Leal Cunha; Mario Lugarinho; Monica Simas. Livre Docência. 2016. Universidade de São Paulo.

2.
Monica Simas; Vagner Camilo; Eneida Leal Cunha; Tania Regina Oliveira Ramos; Maria Lúcia Dal Farra. Do corpo o Canto, perfumada presença: o corpo, Fluxo-Floema e Novas Cartas Poruguesas. 2016. Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
Monica Simas. Edital 08/2011 FAPERJ: "Apoio às Universidades Estaduais do Rio de Janeiro - UERJ, UENF, UEZO. 2011. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

2.
Monica Simas. Edital 09/2011 "Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro. 2011. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

3.
Monica Simas. Edital 10/2011 (Parceria CAPES/FAPERJ) Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio de Janeiro. 2011. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

4.
Monica Simas. Edital no. 12 Programa Cientista do Nosso Estado. 2011. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

5.
Monica Simas. Exame de Ingresso no Programa de Pós-Graduação da Área de Literatura Portuguesa. 2011. Universidade de São Paulo.

6.
Monica Simas. Edital n. 14/2010 PROGRAMA "APOIO ÀS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO - 2010. 2010. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

7.
Monica Simas. Edital n. 13/2010 PROGRAMA "APOIO ÀS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO - 2010. 2010. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

8.
Monica Simas; BERARDINELLI, C.. Seleção de candidatos ao Curso de Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários. 2002. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
Monica Simas; BERARDINELLI, C.; GOMES, R. C.. Exame de Seleção para ingresso na Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio: Área: Estudos Literários (Lit. Portuguesa). 2002.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Internacional do LIA: Timor Leste e o espaço de língua portuguesa na Ásia... A Literatura de Macau: perspectivas. 2017. (Congresso).

2.
O conto português moderno e contemporâneo.A mulher portuguesa na diiáspora: contos de Fernanda Dias. 2017. (Seminário).

3.
V Colóquio internacional de Poesia. os Simbolismos e as Artes.De formosuras, resignações e carrancas: uma poesia escrita em folhas de lótus. 2017. (Outra).

4.
VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Macau: de políticas linguísticas a novos contornos literários. 2017. (Congresso).

5.
XV Congresso Internacional da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada). Simposio 9: Alteridades conceituais do fantástico. 2017. (Congresso).

6.
XXVI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatrattura Portugesa - ABRAPLIP. Ensino. 2017. (Congresso).

7.
XXVI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatrattura Portugesa - ABRAPLIP. Da necessidade de se ouvir coisas alucinadas ou o que se pode aprender com a Literatura Portuguesa. 2017. (Congresso).

8.
Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação de Letras - PG Letras da Universidade Federal do Maranhão.Literatura de Macau: um contexto multicultural. 2016. (Outra).

9.
I Seminário do Grupo Porta Macau: literaturas, línguas e culturas.Festival Literário de Macau: interrogações a partir do conto "Longe Demais", da escritora brasileira Tatiana Salem Levy. 2016. (Seminário).

10.
2o Congresso Internacional do LIA. Literatura de Macau hoje. 2015. (Congresso).

11.
2o Congresso Internacional do LIA. Comunicações de Alunos de Pós-Graduação. 2015. (Congresso).

12.
Cruzamentos Brasil, Portugal e Grande China. As linguagens que nos inventam: Porta Macau. 2015. (Congresso).

13.
Diálogos sobre poesia portuguesa.Alberto Estima de Oliveira: a poesia fluente. 2015. (Encontro).

14.
I Colóquio de Estudos Chineses. A arte, a poesia e os deuses: trilhar as tradições de Macau. 2015. (Congresso).

15.
I Seminário de Pesquisa de Religiões e Filosofias da Índia - Grupo Padma.Elementos religiosos do taoísmo. 2014. (Seminário).

16.
Pré-Qualificação de Doutorado.Iconografias e Corporalidades, referente à pesquisa Bhavas e Murtis. Pós-colonidade, cultura e representação na Índia: século XVIII.. 2014. (Seminário).

17.
Transparenze e rifrazioni. L'Oriente nella poesia di língua portoghese moderderna e contentemporaneanea. A poesia de Alberto Estima de Oliveira: paisagens, vazios e afetos. 2014. (Congresso).

18.
I Colóquio Internacional do LIA "500 Portugal - China: contrastes, mudanças e desafios". No centenário de Deolinda da Conceição: narrar o impossível. 2013. (Congresso).

19.
II Colóquio Literatura e Paisagem e II Colóquio Interdisciplinar Literatura, Viagens e Turismo Cultural no Brasil, na França e em Portugugal. Quais paisagens na Macau de Camilo Pessanha?. 2013. (Congresso).

20.
II Jornada de Filosofia Oriental da FFLCH/USP.Uma fala sobre O sol, a lua e a via do fio de seda - uma leitura do Yi Jing, de Fernanda Dias. 2013. (Seminário).

21.
International Conference on Macao Narratives. Desenrolando o fio de seda: a poesia do Yi JIng (I Ching) na transcriação de Fernanda Dias. 2013. (Congresso).

22.
20o. SIICUSP - Simpósio de Iniciação Científica.Literatura Brasileira: Século XIX. 2012. (Simpósio).

23.
I Colóquio LEPEM "Escritas do Eu, do Outro, Escritas do Comum". "Sou também as coisas que vejo e ouço": a poesia de Casimiro de Brito. 2012. (Congresso).

24.
IV Congresso Norte - Nordeste da ABRAPLIP. O espaço intercultural na poesia de Casimiro de Brito: um legado para se pensar o presente. 2012. (Congresso).

25.
IV Seminário Leituras da Modernidade: entornos da poesia. Arte das quedas - em torno de alguma poesia de Casimiro de Brito.. 2012. (Congresso).

26.
Jornadas de Literatura Portuguesa: A Pesquisa em Literatura Portuguesa.Poesia Portuguesa Contemporânea. 2012. (Seminário).

27.
XII SELETRAS, Palestras e Colóquios. Poetas sem qualidades? A poesia portuguesa contemporânea.. 2012. (Congresso).

28.
Diálogos sobre Poesia Portuguesa.O rejúbilo de um dia - Fiama Hasse Pais Brandão. 2011. (Outra).

29.
III SIMELP. Ainda as circunstâncias de uma literatura. 2011. (Congresso).

30.
III SIMELP.Macau: espaços de lusofonia e de interculturalidade. 2011. (Simpósio).

31.
Línguas, Culturas e Literaturas.A necessidade do outro para o estudo da Literatura de Macau. 2011. (Simpósio).

32.
Matéria Cavaleiresca: Histórias de cavalarias por terras de Espanha, Portugal e Brasil.. Mesa número !V. 2011. (Congresso).

33.
Quarto Centenario della morte di Padre Matteo Ricci (1522-1610). Immagini di Macao e dell' Oriente nelle Letterature de Lingua Portoghese. Timori e seduzioni. É possível ser chinês! (?): três crônicas de Luís Gonzaga Gomes. 2010. (Congresso).

34.
Seminário Permanente de Estudos Sobre Macau.Oriente/ Ocidente: A Poesia de Alberto Estima de Oliveira, a Arte de Tomie Ohtake.. 2010. (Seminário).

35.
Colóquio Luiza Neto Jorge 1989-2009. Recompensada e revulsionada com a poesia de Luiza Neto Jorge. 2009. (Congresso).

36.
Colóquio Luiza Neto Jorge 1989-2009. Pesquisadores de Poesia Portuguesa Moderno-Contemporâneo. 2009. (Congresso).

37.
First Internacional Interdisciplinary Conference on Macau Studies. A poesia de Alberto Estima de Oliveira como respiração universal. 2009. (Congresso).

38.
16 Simpósio Internacional de Iniciação Científica.8a. mesa Aspectos da Poesia Lírica. 2008. (Simpósio).

39.
Colóquio Internacional Macau: Macau na escrita, escritas de Macau. Escritas de Macau. 2008. (Congresso).

40.
Colóquio Internacional Macau na Escrita, escritas de Macau. Entre o rosto e as arestas: a poesia de Alberto Estima de Oliveira. 2008. (Congresso).

41.
Congresso Narrativa e Diáspora Portuguesa. A Quinta-Essência, de Agustina Bessa-Luís:memórias de Macau. 2008. (Congresso).

42.
Gala Prêmio Talentos 2007.ensino e divulgação da lusofonia. 2008. (Outra).

43.
15 Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Poesia Contemporânea. 2007. (Simpósio).

44.
III Congresso Internacional: A vez e a voz da Mulher Portuguesa na Diáspora - Macau e Outros Lugares. Errância amorosa em Macau: uma leitura de Jogos Urbanos, de Fernanda Dias. 2007. (Congresso).

45.
XI Encontro Regional da Abralic. A China na poesia portuguesa do século XX - passagens e momentos. 2007. (Congresso).

46.
Diálogos sobre poesia portuguesa.De erros e devires - o olhar desejante, em Murilo Mendes e António Maria Lisboa. 2006. (Encontro).

47.
I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa.I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa. 2005. (Encontro).

48.
No Limite dos Sentidos.XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa. 2005. (Encontro).

49.
Sentidos dos Lugares.XX Encontro Regional da Abralic 2005. 2005. (Encontro).

50.
IX Congresso Internacional - Travessias. IX Congresso Internacional Abralic 2004. 2004. (Congresso).

51.
Relações Luso-Brasileiras: Deslocamentos e Permanências. 2o Colóquio do PPRLB. 2004. (Congresso).

52.
Revolução. Revoluções.IV Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa, Portugal e África. 2004. (Seminário).

53.
Imaginário - o não-espaço do real. XIX Encontro Brasileiro de Professores de Literatura Portuguesa. 2003. (Congresso).

54.
Mediações. VIII Congresso Internacional Abralic 2002. 2002. (Congresso).

55.
IX Seminário Internacional Saudades de Sherazade.IX Seminário Internacional Saudades de Sherazade: a narrativa no início do séc. XXI. 2001. (Seminário).

56.
IX Seminário Nacional Mulher e Literatura.IX Seminário Nacional Mulher e Literatura. 2001. (Seminário).

57.
A Presença Portuguesa no Pacífico. 1999. (Congresso).

58.
Daxiyangguo - Colóquio Internacional Portugal, Macau e as Relações Europa - China. 1999. (Congresso).

59.
V Seminário Internacional Cidades em Diálogo - Literatura e Experiência Urbana. 1996. (Seminário).

60.
III Encontro Internacional de Queirosianos. Estudos Queirosianos. 1995. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Hélder Garmes ; Monica Simas ; Damares Barbosa ; Edson Luiz Oliveira . III Congresso Internacional do LIA - Timor Leste e o espaço em língua portuguesa na Ásia.. 2017. (Congresso).

2.
Monica Simas; Ho Yeh Chia . I Seminário do Grupo de Estudos "Porta Macau: literaturas, línguas e culturas": Interfaces poesia, sinologia de Macau e filosofia chinesa. 2016. (Congresso).

3.
Hélder Garmes ; Monica Simas ; Duarte Braga . 2o Congresso Internacional do LIA: Histórias Literárias e Culturais de Goa - conflito, negociação e impasse. 2015. (Congresso).

4.
Monica Simas; Beatriz Vicente de Azevedo ; Marcos Horácio G. Dias ; Pe. Massimo Casaro . Seminário Permanente do LIA: Missionação Cristã na Ásia e Temas Chineses na Arte Colonial Brasileira. 2014. (Outro).

5.
Monica Simas; Maria Elvira Brito Campos . Seminário Aberto do Programa de Literatura Portuguesa: Antonio Lobo Antunes, quando a crônica se faz poesia. 2014. (Outro).

6.
Hélder Garmes ; Ho Yeh Chia ; Sérgio Antunes ; Monica Simas . I Colóquio Internacional do LIA: 500 anos Portugal - China: contrastes, mudanças e desafios. 2013. (Congresso).

7.
Monica Simas. Exposição bibliográfica Macau e China. 2013. (Exposição).

8.
Roberval Santos ; Monica Simas . III Simelp. 2011. (Congresso).

9.
Monica Simas. I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa. 2005. (Congresso).

10.
Monica Simas; Lilian Jacoto . Sábados Surrealistas. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rhiago Lesso. Identidade e memória; o entre-lugar em Boa tarde às cosias aqui em baixo, de Lobo Antunes. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Alessandro Barnabé Ferreira Santos. A poesia de Jorge de Senna. Início: 2018. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Joana Souto Guimarães Araújo. A metáfora que fecha: o muro na poesia da geração dos anos de 1940.. Início: 2014. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Alessandro dos Santos Ferreira. O exílio em Jorge de Sena. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

2.
Charles Marlon Porfírio de Sousa. A subjetividade em retalhos - poesia de Rui Pires Cabral. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

3.
Erasto Santo Cruz. Em busca do inominado: interpretação e rescrita de Manuel da Silva Mendes dos Clássicos taoístas. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

4.
Fernando Ulisses Mendonça Serafim. Camilo Pessanha no contexto da sinologia de seu tempo: idiossincrasias. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

5.
Joana Souto Guimarães Araújo. "Com palavras amo": um estudo das imagens em poemas de Eugênio de Andrade. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

6.
Angela Gonçalves de Souza. Thanatos na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

7.
Roberta Almeida Prado de Figueiredo Ferraz. Entre o Douro e o Minho; uma leitura acerca do mito na Revista Nova Renascença. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

8.
Fernanda Maria Romano. Camilo Pessanha: travessias entre poesia e tradução. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

9.
Sheila Cristina Colepicolo. A transgressão nas Novas Cartas Portuguesas. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

10.
Camile Carolina Pereira da Silva Tesche. Escravos de abril: o latifúndio em Levantado do Chão, de José Saramago. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

11.
Virgínia Bazzetti Boechat. Na Rota das Navegações: Sophia de Mello Breyner Andresen. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Literarios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

12.
Letícia Villela Lima da Costa. O engenheiro das flores: a questão ecológica em Ruy Cinatti. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

13.
Cléa Moreira de Oliveira. Lisboa: inspiração surreal na poesia de Cesário Verde. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Literarios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

14.
Alexsandra Machado da Silva dos Santos. Caminhos da memória: uma reflexão sobre contos e crônicas do escritor Mia Couto. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Literarios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

Tese de doutorado
1.
Nicia Petreceli Zucolo. Uma rapsódia portuguesa: testemunhos ficcionais em três romances de Lídia Jorge. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

2.
Fernanda Maria Romano. Camilo Pessanha e António Feijó:a revelação de uma poética na tradução. 2013. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

3.
Virgínia Bazzetti Boechat. É o não aceitar fundamental: política e poética em Sophia Andresen. 2011. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

4.
José Ney Costa Gomes. Alma janela ou devir literário sensacionista. 2005. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Alilderson Cardoso Pires. Ao tentar desfazer os nós (e na realidade embrulhar ainda mais os fios), com Luís Miguel Nava e Manuel Gusmão, o leitor põe-se a escrever. 2015. Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Mônica Muniz de Souza Simas.

Iniciação científica
1.
Bruno Verneck. O verso e a cidade em alternância: Macau contemporânea em uma mirada poética de Kit Kelen. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

2.
Adriana Cristina Vieira Pastorello. Tempos de verso e papel: a poesia de Fernanda Dias. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

3.
Camila Pereira Rodrigues. Imagens da natureza na poesia de Yao Feng. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Literatura Portuguesa V) - Universidade de São Paulo. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

4.
Rebert Tadeu Nunes. A transposição do limite na poesia de Fernanda Dias. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Literatura Portuguesa VI) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

5.
Charles Marlon Porfírio de Sousa. O menor na poesia de Rui Pires Cabral. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

6.
Amanda Fernandes Souza. Paisagens urbanas e deslocamentos em Rui Pires Cabral. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

7.
Victor Coutinho Rabelo. O Oriente de Camilo Pessanha. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

8.
Tiago Seminatti. Eça de Queirós e o Oriente. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

9.
Marina Lee Colbachini. Contornos poéticos de uma Macau desconhecida: uma análise da obra Horas de Papel, de Fernanda Dias. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

10.
Juliana Maiochi. A imagem na poesia de António Pedro. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Literatura Portuguesa V) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.

11.
Viviane Rodrigues Zeppelini. A Viagem na Literatura Portuguesa em Língua Portuguesa: estudo comparativo entre as obras de Herberto Helder e Arlindo Barbeitos. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Literatura Portuguesa VI) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Mônica Muniz de Souza Simas.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Monica Simas;SIMAS, MONICA2012Monica Simas. A permanência da poesia nas relações luso-brasileiras. Camões. Revista de Letras e Culturas Lusófonas, v. 27, p. 83-92, 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 24:21:39