Raquel Quinet de Andrade Pifano

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8296364068533223
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História e Critica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora de História da Arte do Departamento de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes da UFJF. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Quinet de Andrade Pifano
Nome em citações bibliográficas
PIFANO, R. Quinet.;FIFANO, R.Q.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Artes e Design.
Cidade Universitária
São Pedro
Juiz de Fora, MG - Brasil
URL da Homepage: http://ufjf.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2008
Doutorado em Artes Visuais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A arte da pintura: prescrições humanistas e tridentinas na pintura colonial mineira, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Sônia Gomes Pereira.
Palavras-chave: arte brasileira; Arte Colonial; Teoria da arte portuguesa; pintura mineira século XVIII.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1994 - 1996
Mestrado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Tradição e Contradição na Obra de Aleijadinho,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Ronaldo Brito Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: arte brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1992 - 1993
Especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil. (Carga Horária: 528h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O Iluminismo e o Rococó Religioso em Minas Gerais na obra de Aleijadinho na Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto, um estudo de caso.
Orientador: Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho.
1992 - 1993
Especialização em Cultura e Arte Barroca. (Carga Horária: 400h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Rococó Religioso: Um Paradoxo?.
Orientador: Marcos César de Senna Hill.
1986 - 1990
Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens/IAD/UFJF, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Credenciamento do PPG-ACL/UFJF.
01/2013 - Atual
Ensino, Arte, Cultura e Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A História da Arte e o conceito de artista
Teorias da Arte
04/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes e Design, .

01/2013 - 4/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes e Design, Programa de Pos Graduação em Arte, Cultura e Linguagen.

Cargo ou função
Membro da Comissão Coordenadora do PPG-ACL - lider de linha de pesquisa.
05/2014 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-reitoria de Pesquisa da UFJF, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Assessoramento da area Linguística, Letras e Artes.
07/2006 - 07/2007
Treinamentos ministrados , Instituto de Artes e Design, .

Treinamentos ministrados
Programa de Orientação aos Alunos da Graduação
04/2005 - 04/2007
Ensino, Arte, Cultura Visual e Comunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A Palavra e a Imagem Visual
03/2006 - 03/2007
Direção e administração, Instituto de Artes e Design, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
03/2006 - 03/2007
Treinamentos ministrados , Instituto de Artes e Design, .

Treinamentos ministrados
Treinamento Profissional Coordenação do Curso de Artes
01/2005 - 01/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Museu de Arte Murilo Mendes/UFJF, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Consultivo do MAMM.
8/2000 - 2/2003
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte I
História da Arte II
História da Arte III
História da Arte IV
História da Arte e Estética II
2/1996 - 2/1997
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte III
História da Arte IV
História da Arte e da Arquitetura I
História da Arte e da Arquitetura II

Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: sócio, Enquadramento Funcional: socio, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Membro comite cientifico, Enquadramento Funcional: membro do Comite Científico do XXXII Coloquio


Centro de Estudos da Imaginária Brasileira, CEIB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Socio, Enquadramento Funcional: socio


Fundação Educacional São José, FESJ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: vice-diretor, Enquadramento Funcional: vice-diretor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

2/1997 - 11/2000
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Cultura I
História da Cultura II
História da Arte
3/1999 - 9/2000
Direção e administração, Faculdade de Turismo de Santos Dumont, .

Cargo ou função
Vice-diretor.

Centro de Ensino Superior, CES/JF, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2/1992 - 12/1993
Ensino, Artes Industriais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho Aplicado III


Linhas de pesquisa


1.
Estudos em História e Crítica da Arte
2.
Estudos em Arte Brasileira

Objetivo: Essa linha de pesquisa destina-se ao estudo da arte brasileira desde o período colonial até a produção artística contemporânea. A partir do estudo específico de determinados períodos, busca-se refletir sobre sua inserção no âmbito geral da arte brasileira, procurando compreender processos artísticos. Entende-se que desse modo é possível pensar a tradição artística brasileira e, inevitavelmente, conceitos de ?arte brasileira?..
Palavras-chave: Arte Colonial; crítica de arte; arte contemporânea; história da arte; arte moderna.


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Arte Moderna no MAMM: Vertentes Expressionistas II
Descrição: Sub-projeto do projeto de pesquisa "O acervo de artes visuais do MAMM". Estuda a coleção de artes visuais de Murilo Mendes com um recorte sobre arte brasileira de tendência "expressionista"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Raquel Quinet de Andrade Pifano - Coordenador.Financiador(es): UFJF - Pro-reitoria de pesquisa - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4
2014 - 2015
Arte Moderna no MAMM: vertentes expressionistas
Descrição: Este projeto de Iniciação Científica é um sub-projeto de pesquisa do projeto "O Acervo de Artes Visuais do MAMM". Aqui estuda-se um grupo de obras do acervo do Museu de Arte Murilo Mendes da UFJF que pertenceram à coleção do poeta. Tem como alvo a arte modernista brasileira de vários artistas reunida em torno de uma possível lógica expressionista..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Raquel Quinet de Andrade Pifano - Coordenador.Financiador(es): UFJF - Pro-reitoria de pesquisa - Bolsa / Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.Número de orientações: 2
2013 - Atual
O Acervo de Artes Visuais do MAMM
Descrição: O projeto de pesquisa é alvo de estudo do grupo de pesquisa de mesmo nome, cadastrado no CNPq, ligado à linha de pesquisa Arte, Moda: História e Cultura do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens/IAD/UFJF e ao Museu de Arte Murilo Mendes/UFJF. Reúne pesquisadores de história, teoria e crítica da arte com o objetivo central de pesquisar o acervo de artes visuais do MAMM. É, portanto, um grupo interinstitucional de pesquisa voltado à investigação, discussão e difusão do acervo do MAMM constituído inicialmente pela coleção de artes visuais do poeta Murilo Mendes e posteriores aquisições. Tem por objetivo estudar a coleção de artes visuais de Murilo Mendes pertencente ao acervo de artes visuais do MAMM/UFJF..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Raquel Quinet de Andrade Pifano - Coordenador / Patricia Moreno Cristofoleti - Integrante / Renata Oliveira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 17
2012 - 2017
Tratadística de arte portuguesa
Descrição: O projeto pesquisa a literatura artística portuguesa dos séculos XVI ao XIX, suas fontes e seus modelos teóricos. Visa apurar biografias e esquemas teóricos dos autores, ainda hoje pouquíssimo estudados tanto em Portugal quanto no Brasil. Visa cotejar o pensamento artístico português com a produção artística colonial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Raquel Quinet de Andrade Pifano - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 3
2012 - 2013
O conceito de artista colonial: o projeto da academia de pintura da Irmandade de São Lucas em Lisboa
Descrição: As primeiras experiências pedagógicas do ensino de arte remontam ao século XVI italiano: em Florença, a Accademia Del Disegno, projeto de Vasari, e em Roma, a Accademia de San Luca, iniciativa de Borromeo e Zuccaro. A instituição destas academias resulta do processo de transformação do estatuto social do artista, tanto no que se refere à desobrigação dos encargos financeiros impostos pelas corporações de ofícios, quanto à consciência de que pintura, escultura e arquitetura fundam-se sobre uma razão teórica, sendo o desenho sua essência. Neste sentido, a ascensão da arte definiu-se não só no plano social mas metafísico. A glória da arte e dos artistas italianos motivará as lutas reivindicatórias de alteração do estatuto social da pintura no mundo ibérico. A luta pela mudança de estatuto da pintura em Portugal ocorreu junto com a implantação de uma confraria que supostamente reuniria pintores: a Irmandade de São Lucas sediada em Lisboa ? sua fundação data de 1602 e a petição de reconhecimento liberal da pintura à óleo apresentada à Câmara Municipal de Lisboa data de 1612 sendo muitos signatários membros da Irmandade. Entretanto, seu modelo não era propriamente o de uma academia de arte. A associação dos pintores lisboetas girava em torno de objetivos religiosos e não ?artísticos?, nunca se dedicando à reflexão teórica da pintura. Somente em 1794, nova proposta de regimento, que não chegou a ser implantada, seria formulada. Tal proposta previa a criação de uma academia de pintura com estrutura muito próxima às prescrições artísticas de Feliz da Costa em seu tratado Antiguidade da Arte da Pintura. Membro da irmandade, o pintor e teórico português em 1762 exercia ali a função de juiz. Tanto no regimento da Irmandade de São Lucas quanto no tratado de Felix da Costa, encontramos a definição de dois tipos de pintor, um capaz da invenção, outro restrito à boa cópia. Entretanto, o reconhecimento do pintor inventor não se faz em detrimento da cópia, prática comum tanto em Portugal quanto na colônia. Sintomático, o reconhecimento do pintor ?copista? como digno e nobre parece muito pertinente aos temores tridentinos sobre o risco da invenção artística sobrepor-se à verdade do dogma. Assim, este projeto visa refletir sobre o estatuto social do artista em Portugal e no Brasil dos séculos XVI, XVII e XVIII..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Raquel Quinet de Andrade Pifano - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 4
2011 - 2012
O conceito de artista colonial: entre a teoria e a prática
Descrição: Olhando para o quadro de artesãos de Minas colonial, considerando a organização do trabalho artístico, a tese de um conceito equivocado de artista colonial, confundido anacronicamente com o artista romântico, torna-se no mínimo verossímil. Entretanto, o fato do artista colonial ser um artesão com estatuto de atividade mecânica não o retira de um contexto artístico moderno no sentido humanista (do qual o conceito romântico de artista é devedor). Assim, como contribuição à reflexão sobre o tema, busca-se apurar a noção de artista na tratadística lusitana do período de 1500 a 1800, aproximadamente, e contrapô-la aos documentos de época que atestam a prática efetiva da arte na metrópole lusitana e sua colônia do além-mar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Raquel Quinet de Andrade Pifano - Coordenador / Rogéria Olimpio dos Santos - Integrante / Isabela Bianchi Bottaro de Andrade - Integrante / Isabella da Silva Moura - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.Número de orientações: 1
2011 - 2011
Estudos em torno do mobiliário do século XVIII
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raquel Quinet de Andrade Pifano - Coordenador / Lucas Baptista da gama Junior - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
2010 - 2013
O artista no Brasil - formação e estatuto
Descrição: O Grupo de Estudos ?O Artista no Brasil: formação e estatuto? visa refletir sobre a trajetória do artista no Brasil desde o período colonial à atualidade. Propõe definir o artista colonial, o artista moderno e o artista contemporâneo no Brasil. Busca refletir sobre o estatuto do artista, sua formação e suas transformações ao longo da história da arte brasileira. Para tal, entende-se ser imprescindível estudar modelos e influências internacionais, assim como fundamentos teóricos que definiram o conceito de artista europeu..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Raquel Quinet de Andrade Pifano - Coordenador / Rebeca Tamar da Silva - Integrante / Julia Dias Moller - Integrante / Lucas Baptista da gama Junior - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
2010 - 2011
Memória do Curso de Artes da UFJF
Descrição: Estudo da história do atual curso de graduação em Artes do Departamento de Artes e Design do IAD/UFJF, criado em 1970 como Licenciatura de Desenho e Plástica, hoje em processo de extinção, para implantação do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design. Infelizmente, a história deste longo percurso não é conhecida pela comunidade acadêmica do IAD, o que empobrece a reflexão sobre novos modelos de graduação em Artes possíveis de serem desenvolvidos naquele ambiente, uma vez que as experiências do passado não são alvo de atenção. Esta pesquisa visa não só contribuir com a reflexão sobre a estrutura do ensino de arte na UFJF e demais universidades brasileiras, como também ajudar a impedir que a memória do curso de artes se apague. Para tal, tem por objetivo maior constituir o Núcleo de Memória do IAD/UFJF, que reúna e torne disponível em ambiente virtual os acervos institucionais esparsos e documentos privados; depoimentos; registros de obras artísticas; ferramentas de pesquisa e produza texto e material de divulgação não apenas sobre a memória institucional, mas permita a reflexão sobre a formação do artista no Brasil. Esta pesquisa se insere no campo de atividades do grupo de pesquisa ?Argo: estudos sobre arte no Brasil?/UFJF, contribuindo com a reflexão sobre formação do artista no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raquel Quinet de Andrade Pifano - Coordenador / Rebeca Tamar da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.Número de orientações: 1
2008 - 2009
O artista colonial
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Raquel Quinet de Andrade Pifano - Coordenador / Bruno Gomes de Almeida - Integrante / Poliana Vieira Cortes - Integrante.Número de orientações: 2


Projetos de extensão


2014 - 2014
Encontros com Arte - Renascimento e Barroco
Descrição: Curso de extensão coordenado por Raquel Quinet Pifano (PPG-ACL/UFJF) e Patricia Meneses Delcanale (PPG-ACL/UFJF). O curso visa abordar diferentes temas referentes à arte e arquitetura renascentista e barroca na Europa. Parceria Museu de Arte Murilo Mendes e PPG-ACL.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Raquel Quinet de Andrade Pifano - Coordenador / Patricia Meneses Delcanale - Integrante / Maria Berbara - Integrante / Alexandre Ragazzi - Integrante / Rogeria Olimpio - Integrante / Andreia de Freitas Rodrigues - Integrante / Marcus Olender - Integrante / Clara Habib - Integrante / Lorraine Pinheiro Mendes - Integrante / Hudson Martins - Integrante.Financiador(es): Museu de Arte Murilo Mendes - Remuneração.
2014 - 2014
Encontros com Arte - Arte Contemporânea e Diálogos
Descrição: Curso de extensão com carga-horária de 20h. O curso visa debater o que é a arte na contemporaneidade. Considerando o extenso campo da arte hoje, propõe refletir sobre suas fronteiras e diálogos com outras áreas da cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Raquel Quinet de Andrade Pifano - Coordenador / Leila Brasil Danziger - Integrante / Maria Lucia Bueno - Integrante / Patricia Moreno Cristofoleti - Integrante / Vera Beatriz Siqueira - Integrante / Renata Zago - Integrante / Sandra Sato - Integrante / Priscila de Paula - Integrante / Anna Flávia Souza - Integrante / Alexandre Fenerich - Integrante / Rosane Preciosa - Integrante.
2013 - 2015
Encontros com Arte
Descrição: Descrição: Numa parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Arte, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design/ UFJF e o Museu de Arte Murilo Mendes/UFJF, o projeto ?Encontros com Arte? visa oferecer cursos livres de história e teoria da arte com temas variados a um amplo público interessado em artes visuais. Organiza-se em módulos composto de 10 encontros semanais (em média), com duração de duas horas, sempre no segundo semestre do ano. Tais encontros/aulas serão ministrados ora por professores do PPG-ACL, ora por mestrandos do programa, sempre sob a orientação destes professores. Há previsão para professores convidados de outros programas de pós-graduação que atuem no campo da História da Arte. Além de ensinar e divulgar a história da arte, assim como o acervo de artes visuais do MAMM, contribuindo para a formação de um ?público de arte?, objetiva-se também oferecer treinamento ao pós-graduando em artes e áreas afins..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Encontros com Arte - A Arte no Brasil: do colonial ao contemporâneo
Descrição: Descrição: Numa parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Arte, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design/ UFJF e o Museu de Arte Murilo Mendes/UFJF, o projeto ?Encontros com Arte? visa oferecer cursos livres de história e teoria da arte com temas variados a um amplo público interessado em artes visuais. Organiza-se em módulos composto de 10 encontros semanais (em média), com duração de duas horas, sempre no segundo semestre do ano. Tais encontros/aulas serão ministrados ora por professores do PPG-ACL, ora por mestrandos do programa, sempre sob a orientação destes professores. Há previsão para professores convidados de outros programas de pós-graduação que atuem no campo da História da Arte. Além de ensinar e divulgar a história da arte, assim como o acervo de artes visuais do MAMM, contribuindo para a formação de um ?público de arte?, objetiva-se também oferecer treinamento ao pós-graduando em artes e áreas afins..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Raquel Quinet de Andrade Pifano - Coordenador / Maria Lucia Bueno - Integrante / Maraliz Vieira Christo - Integrante / Patricia Meneses Delcanale - Integrante / Clara Habibi de Abreu - Integrante / Samuel Mendes Vieira - Integrante / Carmem Mattos - Integrante / Milena Guerson - Integrante / Talisson Melo de Souza - Integrante / Elisiana Frizzoni Candian - Integrante.Financiador(es): Museu de Arte Murilo Mendes/UFJF - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: NAVA - Revista do Programa de Pos-Graduação em Arte Cultur
2014 - Atual
Periódico: Anais museu Mariano Procópio


Membro de comitê de assessoramento


2014 - 2015
Agência de fomento: UFJF - Pro-reitoria de pesquisa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: historia da arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Italiano
Compreende PoucoLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIFANO, R. Quinet.2017PIFANO, R. Quinet.. Reflexões sobre Imagem e Autoria na História da Arte. NAVA - Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens, v. 2, p. 119-125, 2017.

2.
PIFANO, R. Quinet.2016PIFANO, R. Quinet.. O Desenho como Expressão da Razão Teórica. Revista Maracanan, v. 12, p. 107-126, 2016.

3.
PIFANO, R. Quinet.2015PIFANO, R. Quinet.. Para o florescimento das artes no reino lusitano. Arte & Ensaio (UFRJ), v. 30, p. 82-91, 2015.

4.
PIFANO, R. Quinet.2013 PIFANO, R. Quinet.. O ofício da pintura em Portugal e o projeto da Academia de Pintura. Saeculum (UFPB), v. 28, p. 137-154, 2013.

5.
PIFANO, R. Quinet.2013PIFANO, R. Quinet.. Entre a forma, a composição e a história ? reflexões sobre arte colonial mineira. Locus (UFJF), v. 19, p. 9-28, 2013.

6.
PIFANO, R. Quinet.2011 PIFANO, R. Quinet.. A Representação dos cinco sentidos na pintura colonial mineira: o ideal de cortesania e o forro da casa de Padre Toledo na antiga vila de São José del Rey.. Portuguese Studies Review, v. 18, p. 87-114, 2011.

7.
PIFANO, R. Quinet.2011PIFANO, R. Quinet.. Pintura colonial: bíbliados iletrados. Acervo (Rio de Janeiro), v. 24, p. 99-112, 2011.

8.
PIFANO, R. Quinet.2011PIFANO, R. Quinet.. Arte e catequese: a escultura devocional de Aleijadinho. Cultura Visual, v. 16, p. 87-114, 2011.

9.
PIFANO, R. Quinet.2010PIFANO, R. Quinet.. Historia da arte como historia das imagens: a iconologia de Erwin Panofsky.. Fênix (UFU. Online), v. 7, p. 20-37, 2010.

10.
PIFANO, R. Quinet.2008 PIFANO, R. Quinet.. A arte de copiar: gravura, pintura e artista colonial. Arte & Ensaio (UFRJ), v. 17, p. 24-33, 2008.

11.
PIFANO, R. Quinet.2006PIFANO, R. Quinet.. "...aos juizos as memórias da Antiguidade, aos olhos uma variedade majestosa...": A representação lusitana da Vênus. Imagem Brasileira, v. 03, p. 175-186, 2006.

12.
PIFANO, R. Quinet.2001PIFANO, R. Quinet.. Afrodite rococó: imagem do amor sensível. Locus (Juiz de Fora), Juiz de Fora, v. 7, n.1, p. 25-40, 2001.

13.
PIFANO, R. Quinet.1998 PIFANO, R. Quinet.. O estatuto social do artista na sociedade colonial mineira. Locus (UFJF), Juiz de Fora, v. 4, n.2, p. 121-130, 1998.

14.
PIFANO, R. Quinet.1996PIFANO, R. Quinet.. A concepção arquitetônica de Aleijadinho. Locus (UFJF), Juiz de Fora, v. 2, n.2, p. 127-140, 1996.

15.
PIFANO, R. Quinet.1995PIFANO, R. Quinet.. Rococó: a expressão do instante. Gávea (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 13, n.13, p. 396-407, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PIFANO, R. Quinet.; Bueno, Maria Lucia (Org.) ; SOARES, Sergio Puccini (Org.) . NAVA - Dossiê: Arte e Política. 2. ed. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2017. v. 00. 250p .

2.
PIFANO, R. Quinet.; ZAGO, R. C. O. (Org.) . NAVA - Dossiê Encontros com Arte: entre a tradição e a experimentação. 3. ed. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2017. v. 1. 225p .

3.
PIFANO, R. Quinet.; Bueno, Maria Lucia (Org.) ; Murilho, Elisabeth (Org.) . NAVA - Dossiê Arte, Moda e Cultura: Diálogos Possíveis. 2. ed. Juiz de fora: Editora da UFJF, 2017. v. 00. 243p .

Capítulos de livros publicados
1.
PIFANO, R. Quinet.. O papel da arte na contemporaneidade: Giulio Carlo Argan e Murilo Mendes - Notas para uma reflexão. In: SILVA, H. T.; GUERSON, M.. (Org.). Artes Visuais na Educação do Campo: Contextos, Tramas e Conexões. 1ed.Palmas: EDUFT, 2018, v. 1, p. 01-283.

2.
PIFANO, R. Quinet.. Instrução e deleite na pintura religiosa setecentista em Minas. In: MELLO, Magno Moraes.. (Org.). Formas, imagens e som: o universo cultural da obra de arte.. 1ed.Belo Horizonte: Clio gestão Cultural e editora, 2014, v. 1, p. 224-236.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PIFANO, R. Quinet.. A imagem da capa. Revista de Historia da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 04 - 04, 05 dez. 2009.

2.
PIFANO, R. Quinet.. O patrimônio histórico no mundo moderno. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, 23 ago. 1998.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FIFANO, R.Q.. Murilo Mendes, colecionador de amigos. In: XXXVI Coloquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: arte em Ação, 2017, Campinas. Anais do XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Ação. Rio de Janeiro: CBHA, 2016. v. 01. p. 404-414.

2.
PIFANO, R. Quinet.. A coleção de artes visuais do poeta Murilo Mendes a partir de Arlindo Daibert. In: II Encontro do Grupo MODOS / II Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil ? Histórias da arte em coleções, 2016, Rio de Janeiro. Anais do II Encontro do Grupo MODOS / II Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil: Histórias da arte em coleções - comunicações.. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2015. v. 1. p. 102-112.

3.
PIFANO, R. Quinet.. A construção de um mito brasileiro: o caso de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. In: XXXII International Congress of Latin American Studies Association, 2014, Chicago. XXXII LASA - Papers. Chicago: LASA, 2014. p. 1-21.

4.
PIFANO, R. Quinet.. A aula de nu e o genio nacional: o estudo do desenho em portugal. In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014, Uberlândia. Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Uberlândia: CBHA, 2014. v. 1. p. 485-490.

5.
PIFANO, R. Quinet.. Desenho e idéia na tratdística lusitana de pintura. In: XXXI Colóquio do Comite Brasileiro de História da Arte [Com/con]tradições na História da Arte, 2012, Campinas. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Campinas: CBHA/Unicamp, 2011. v. 01. p. 311-322.

6.
PIFANO, R. Quinet.. O conceito modernista de artista colonial: o caso de Aleijadinho. In: 21 Encontro Nacional da ANPAP, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 21º Encontro Nacional da ANPAP. Rio de Janiro: UERJ, 2012. v. 01. p. 1492-1503.

7.
PIFANO, R. Quinet.. Desenho e Composição em Filipe Nunes: subsídios para se definir artista colonial. In: XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: CBHA, 2010. v. 01. p. 01-800.

8.
HERNANDEZ, M. H. O. (org.) ; MARTINS, M V G ; PIFANO, R. Quinet. . Pintura colonial: o atravessamento do texto. In: 18º Encontro Nacional da ANPAP, 2009, Salvador. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom). Salvador: EUFBA, 2009. v. 1.

9.
CONDURU, R. (org.) ; PIFANO, R. Quinet. . O artista colonial: entre o gênio inspirado e o artesão anônimo. In: XXVIII Colóquio do CBHA, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Coloquio do CBHA - 1808 -2008: Mudanças de paradigmas para a Historia da Arte no Brasil. Rio de Janeiro: CBHA, 2009. v. 1.

10.
PIFANO, R. Quinet.. Historiografia da arte modernista em debate - o conceito de artista. In: 8º Seminario Docomomo Brasil - Cidade moderna e contemporanea: sínteses e paradoxos, 2009, Rio de Janeiro. Anais do 8º seminario Docomomo Brasil. Rio de Janeiro: Docomomo Brasil, 2009. v. 1.

11.
PIFANO, R. Quinet.. Humanismo, retórica e pintura colonial. In: XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2007, São Paulo. Anais do XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte: C/Arte, 2006. v. 1. p. 11-559.

12.
PIFANO, R. Quinet.. Ut Pictura poesis no tratado de Philippe Nunes. In: XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de HIstória da Arte, 2005, Belo Horizonte. Anais do XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte: C/Arte, 2004. v. CD-ROM.

13.
PIFANO, R. Quinet.. A arte colonial brasileira e seu modelo. In: VI Colóquio luso-brasileiro de História da ARte, 2004, Rio de Janeiro. Anais do VI colóquio luso-brasileiro de história da arte. Rio de Janeiro: CBHA/PUC-Rio/UERJ/UFRJ, 2003. v. 2. p. 03-767.

14.
PIFANO, R. Quinet.. O espaço na obra de Aleijadinho: simbólico ou perspectivado?. In: V Encontro do Mestrado em História da Arte, 1998, Rio de Janeiro. Tradição e Inovação. Rio de Janeiro: UFRJ/EBA, 1998. p. 351-356.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIFANO, R. Quinet.. A escultura de devoção em Minas Gerais. In: I Seminario Internacional de Arte Sacra, 2010, Rio de Janeiro. I SEMINAS Cadernos de Resumo. Rio de Janeiro: FSBRJ, 2010. v. 01. p. 03-56.

2.
PIFANO, R. Quinet.. Sobre o conceito de composiçaõ na teoria da arte lusitana. In: XXX Colóquio do CBHA, 2010, Rio de Janeiro. XXX Coloquio do CBHA - Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: CBHA, 2010.

3.
PIFANO, R. Quinet.. "Ut Pictura Poesis" no tratado de Philippe Nunes. In: XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2004, Belo Horizonte. XXIV Colóquio do CBHA Caderno de resumos. Belo Horizonte: Comarte, 2004. p. 5-100.

4.
PIFANO, R. Quinet.. A arte colonial brasileira e o seu modelo. In: VI Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte, 2003, Rio de Janeiro. VI Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte Caderno de Resumos. UFRJ: UJRJ, 2003. v. 1. p. 5-68.

Apresentações de Trabalho
1.
PIFANO, R. Quinet.. Entre a palavra e a imagem visual, a prostituta.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FIFANO, R.Q.. A Invenção do Finito ou uma crítica de arte nada convencional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FIFANO, R.Q.. Murilo Mendes e Giulio Carlo Argan: afinidades críticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PIFANO, R. Quinet.. Murilo Mendes e as Artes Plásticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PIFANO, R. Quinet.; REZENDE, I. L. ; OLIVEIRA, M. V. R. . Arte Moderna no MAMM/UFJF: Vertentes Expressionistas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PIFANO, R. Quinet.. Murilo Mendes, colecionador de amigos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PIFANO, R. Quinet.. Pesquisa sobre Murilo Mendes e as artes plásticas: apontamentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PIFANO, R. Quinet.. Cardeal Paleotti e a tratadística ibérica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PIFANO, R. Quinet.. A Coleção de Artes Visuais do Poeta Murilo Mendes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PIFANO, R. Quinet.. A construção de um mito: o caso de Antônio Francisco Lisboa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PIFANO, R. Quinet.. A aula de nu e o gênio nacional - o estudo do desenho em Portugal setecentista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PIFANO, R. Quinet.. A academia de São Lucas romana como modelo para a acdemia portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PIFANO, R. Quinet.. Arte brasileira no acervo do MAMM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PIFANO, R. Quinet.. Artistas-teóricos portugueses nos séculos XVII e XVIII. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PIFANO, R. Quinet.. A Instrução e o Deleite na Pintura Religiosa Setecentista em Minas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PIFANO, R. Quinet.. Felix da Costa e a Defesa da Nobreza da Pintura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PIFANO, R. Quinet.. A Antiguidade da Arte da Pintura ou porque a pinturaéuma arte liberal.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PIFANO, R. Quinet.. O Conceito de artista colonial: entre a teoria e a prática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PIFANO, R. Quinet.. Desenho e Idéia na Tratadística Lusitana de Pintura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PIFANO, R. Quinet.. O conceito deartista colonial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PIFANO, R. Quinet.. Texto e Imagem na pintura colonial mineira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PIFANO, R. Quinet.. A escultura de devoção em Minas colonail. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PIFANO, R. Quinet.. Pintura colonial: bíblia dos iletrados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
PIFANO, R. Quinet.. Desenho e composição em Filipe Nunes - subsídios para se definir artista colonial.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PIFANO, R. Quinet.. Aleijadinho e os Profetas em Congonhas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
PIFANO, R. Quinet.. Pintura colonial: o atravessamento do texto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PIFANO, R. Quinet.. A representação da última ceia na pintura colonial mineira.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
PIFANO, R. Quinet.. O artista colonial: entre o gênio inspirado e o artesão anônimo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
PIFANO, R. Quinet.. Humanismo, retórica e pintura colonal. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PIFANO, R. Quinet.. O "sistema" de arte em Minas Setecentista. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
PIFANO, R. Quinet.. Ut pictura poesis no tratado de Philipe Nunes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PIFANO, R. Quinet.. Aleijadinho. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
PIFANO, R. Quinet.. O modernismo brasileiro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
PIFANO, R. Quinet.. Os erros de Aleijadinho. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
PIFANO, R. Quinet.. A representação da figura humana na obra de Aleijadinho. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
PIFANO, R. Quinet.. O espaço na obra de Aleijadinho: simbólico ou perspectivado?. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
PIFANO, R. Quinet.. O estatuto social do artista na sociedade colonial mineira. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PIFANO, R. Quinet.. Nada é tão profundo... 2005 (Texto de apresentação de exposição de artes visuais).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PIFANO, R. Quinet.. Classificação de livros e capítulos de livro da área Artes e Música. 2017.

2.
PIFANO, R. Quinet.. Avaliação Quadrienal da Área Arte/Música. 2017.

3.
PIFANO, R. Quinet.; SIQUEIRA, V. B. ; PIMENTEL, L. G. ; CASTILHO, J. . Reunião para Classificação de Livros da área de Artes e Música. 2016.

4.
PIFANO, R. Quinet.; BONADIO, M. C. ; SANTOS, C. S. . Comitê Científico do 3º Seminario de Pesquisa em Artes, Cultura e Linguagens. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
PIFANO, R. Quinet.. Parecer sobre artigo submetido á PLURA, Revista de estudos da Religião. 2016.

2.
PIFANO, R. Quinet.. Parecer sobre artigo científico submetido à IARA - Revista Científica de Moda, Cultura e Arte. 2016.

3.
PIFANO, R. Quinet.. Parecer sobre artigo científico submetido á revista Anais do Museu Paulista. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
PIFANO, R. Quinet.. Encontros com Arte - Renascimento e Barroco. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PIFANO, R. Quinet.. Encontros com Arte - Arte Contemporânea e Diálogos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PIFANO, R. Quinet.. 'El Arte de la Pintura' de Pacheco e a literatura artístic portuguesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PIFANO, R. Quinet.. Encontros com Arte - A arte no Brasil: do colonial ao contemporâneo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PIFANO, R. Quinet.; MENESES, P. D. ; MATTOS, C. ; ABREU, C. H. ; CANDIAN, E. F. ; CHRISTO, M. V. ; Bueno, Maria Lucia ; GUERSON, M. ; CRISTOFOLETI, P. M. ; VIEIRA, S. M. ; SOUZA, T. M. . Encontros com Arte - A arte no Brasil: do colonial ao contemporâneo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ZAGO, R. C. O.; COUTO, M. F. M; PIFANO, R. Quinet.. Participação em banca de Cecília Samel Cortes Fernandes. O retrato de Andy Warhol: o artista segundo Artur Danto. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
MAUAD, A. M.; MELO, L. A. R.; PIFANO, R. Quinet.. Participação em banca de Cleber Soares da Silva. O olhar de Assis Horta: tradição e dignidade em retratos de operários. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
BERBARA, M.; BORGES, C. M.; PIFANO, R. Quinet.. Participação em banca de Julia Dias Möller. A construção da figura humana no tratado de Filipe Nunes. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
GERALDO, S. C.; ZAGO, R. C. O.; PIFANO, R. Quinet.. Participação em banca de Tammy Senra Fernandes Genú. Oswaldo Goeldi e Murilo Mendes: relações entre gravador e poeta. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
ANDRADE, R. V.; ZAGO, R. C. O. M.; FIFANO, R.Q.. Participação em banca de Luciane Ferreira Costa. A forma que fala de seu tempo: Achille Perilli no acervo do MAMM. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
FREIRE, Luiz Alberto Ribeiro; MAGALHAES, P.; PIFANO, R. Quinet.. Participação em banca de Belinda Maria de Almeida Neves. O Bestiário na Igreja do Colégio da Companhia de Jesus em Salvador. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Bahia.

7.
RAGAZZI, A.; PIFANO, R. Quinet.; OLENDER, M.; DELCANALE, P. M.. Participação em banca de Lorraine Pineiro Mendes. A cidade ideal de Francesco di Giorgio Martini. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
AGUILAR, Nelson; Bueno, Maria Lucia; PIFANO, R. Quinet.. Participação em banca de Milena Guerson Lamoia. Tessituras entre espaço e memória na obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpard Szenes. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

9.
FERNANDES, C. V. N.; SOUZA, M. B. M. E.; IPANEMA, R.; RIBEIRO, M. T. D.; PIFANO, R. Quinet.. Participação em banca de Clara Habib de Salles Abreu. Trânsito de conceitos e imagens entre Europa e Brasil Colonial. A assimilação decorosa de modelos europeus nas pinturas da capela da Santíssima Trindade. 2014. Dissertação (Mestrado em Orograma de Pós-graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
MELLO, Magno Moraes; VILLALTA, Luiz Carlos.; PIFANO, R. Quinet.. Participação em banca de Renata Nogueira Gomes de Morais. A Compreensão de Filipe Nunes acerca da Pintura, Symetria e Perspectiva, lisboa, 1615. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
COLI, J.; CHRISTO, M. V.; PIFANO, R. Quinet.. Participação em banca de Samuel Mendes Vieira. À Flor da Pele: Amuada de belmiro de Almeida e a Pintura na Segunda Metade do Século XIX. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

12.
PIFANO, R. Quinet.; CHRISTO, M. V.; ARAUJO, J. X.. Participação em banca de Hudson Lucas Marques Martins. O mestre pintor: a trajetória de João Nepomuceno Correa Castro e a arte da pintura. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Teses de doutorado
1.
BERBARA, M. C. L.; SIQUEIRA, V. B.; BASTOS, R. A.; PIFANO, R. Quinet.; PEREIRA, A. L. T.. Participação em banca de Andréia de Freitas Rodrigues. Entre o divino e o humano: o lugar da vanitas mineira nos séculos XVIII e XIX. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
KERN, M. L. B.; PIFANO, R. Quinet.; BONADIO, M. C.; JOLLET, E.; MONTEIRO, C.. Participação em banca de Laura Ferrazza de Lima. Na trama das aparências: moda e arte na obra de Antoine Watteau. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
CHRISTO, M. V.; MENESES, P. D.; PIFANO, R. Quinet.; FERNANDES, C. S.; RAGAZZI, A.; COSTA JUNIOR, M. A.. Participação em banca de Rogéria Olímpio dos Santos. O Album das Antigualhas de Francisco de Holanda. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Qualificações de Doutorado
1.
KERN, M. L. B.; BONADIO, M. C.; PIFANO, R. Quinet.. Participação em banca de Laura Ferrazza de Lima. Jogo e de imagens: a relação entr ea arte e a moda na França do século XVIII. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
CASTRO, A. A. N.; ZAGO, R. C. O.; PIFANO, R. Quinet.. Participação em banca de valtencir Almeida dos Passos. O processo de institucionalização da coleção de artes visuais do poeta Murilo Mendes.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
MIRANDA, M. L.; PIFANO, R. Quinet.; ZAGO, R. C. O.. Participação em banca de Cecília Samel Cortes Fernandes. Never Falling Together: a não-construção do artista contemporaneo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
PIFANO, R. Quinet.; MELO, L. A. R.; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Cleber Soares da Silva. Retratos de Assis Horta. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Ling) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
PIFANO, R. Quinet.; BORGES, C. M.; BERBARA, M.. Participação em banca de Julia Dias Möller. A construção da figura humana no tratado de Philippe Nunes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Ling) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
PIFANO, R. Quinet.; ZAGO, Renata; GERALDO, S. C.. Participação em banca de Tammy Senra Fernandes Genu. Oswaldo Goeldi e Murilo Mendes: relações entre gravador e poeta. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Ling) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
PIFANO, R. Quinet.; ZAGO, R. C. O.; SANTOS JUNIOR, G. M.. Participação em banca de Luciane Ferreira Costa. A Forma que fala de seu tempo: Achille perille no acervo do MAMM. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Arte, Cultura e Linguagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
FREIRE, Luiz Alberto Ribeiro; SANTOS, Fabricio Lyrio; PIFANO, R. Quinet.. Participação em banca de Belinda Maria de Almeida Neves. O Bestiário na igreja do colégio da Companhia de Jesus em Salvador. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal da Bahia.

8.
PIFANO, R. Quinet.; Bueno, Maria Lucia; AGUILAR, Nelson. Participação em banca de Milena Guerson Lamoia. TESSITURAS ENTRE ESPAÇO E MEMÓRIA NA OBRA DE MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA E ARPAD SZENES. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Ling) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

9.
OLENDER, M.; MENESES, P. D.; PIFANO, R. Quinet.; RAGAZZI, A.. Participação em banca de Lorraine Pineiro Mendes. Francesco di Georgio martini e o projeto da cidade ideal renascentista.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

10.
PIFANO, R. Quinet.; CHRISTO, M. V.; COLI, J.. Participação em banca de Samuel Mendes Vieira. À flor da pele: Amuada de Belmiro de Almeida e a pintura na segunda metade do século XIX. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

11.
PEREIRA, S. G.; PIFANO, R. Quinet.; SOUZA, M. B. M. E.; FERNANDES, C. V. N.. Participação em banca de Clara Habib de salles Abreu. As pinturas da capela da Santíssima Trindade e seus modelos gravados. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
CHRISTO, M. V.; PIFANO, R. Quinet.; ARAUJO, J. X.. Participação em banca de Hudson Lucas Marques Martins. João Nepomuceno Correa e castro. 2012.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, P. S.; PAULA, Priscila; PIFANO, R. Quinet.. Participação em banca de Maria Vitória Resende de Oliveira.Other-retrato: uma experiência híbrida.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
RODRIGUES, A.; PIFANO, R. Quinet.; BERZOINI, T.; DOURADO, Luiz. Participação em banca de Christiano Landau de Carvalho Hilgemberg.A jornada de um personagem: as faces de vários heróis em Batman. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
BRANDAO, A.; PIFANO, R. Quinet.; CRISTOFARO, R.. Participação em banca de Wivian Cruzeiro Correa de souza.Relações entre lugares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
PIFANO, R. Quinet.; BRANDAO, A.; BITAR, Valeria M. S.. Participação em banca de Andiara Barbosa Neder.A invisibilidade da dança no espaço escolar: um olhar sobre a escola em JF. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
PIFANO, R. Quinet.; BRANDAO, A.; VALE, Vanda Arantes. Participação em banca de Clara Habib de Salles Abreu.Arte Colonial Brasileira: origens européias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
BARBOSA, Ana Cristina L. S.; PIFANO, R. Quinet.; KOPKE, Regina Coeli. Participação em banca de Angela Furtado Terra.Planejamento de moda - coleção Lima da Terra primavera-verão 2008/2009. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
BARBOSA, Ana Cristina L. S.; PIFANO, R. Quinet.; NEVES, José A. P.. Participação em banca de Luiza Faria Rodrigues.Hiperrealismo: temporalidade e poética. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
PIFANO, R. Quinet.; BARBOSA, Ana Cristina L. S.; KOPKE, Regina Coeli. Participação em banca de Raquel Lima Nogueira.O império do Luxo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

9.
PIFANO, R. Quinet.; DANZIGER, L. B.; REZENDE, E.. Participação em banca de Guilherme Sabino Daniel.Atitude Guarda-Chuva Vermelho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

10.
PIFANO, R. Quinet.; DANZIGER, L. B.; RODRIGUES, A.. Participação em banca de Fabrício Meton.Mitologias com espelhos: o olhar e o reflexo na mitologia grega. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

11.
PIFANO, R. Quinet.; RODRIGUES, A.; VALLE, V. A.. Participação em banca de Maria da Conceição Gonçalves Polessa.Arte e ciencia na restauração de obras de papel. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

12.
PIFANO, R. Quinet.; RODRIGUES, A.; DANZIGER, L. B.. Participação em banca de Catharina Silva de Carvalho.Uma auto-avaliação pictórica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

13.
PIFANO, R. Quinet.; VALLE, V. A.; BORGES, C. M.. Participação em banca de Ana Lúcia Fiorot de Souza.Estilo eclético na arquitetura de Juiz de Fora - um debate historiográfico. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

14.
PIFANO, R. Quinet.; PINTO, N. C. A.. Participação em banca de Nídia Carolina Antunes Pinto.Patrimônio da humanidade e turismo. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Fundação Educacional São José.

15.
PIFANO, R. Quinet.; PINTO, J. S. B.. Participação em banca de Juliana Silvestre Barreto Pinto.São João delRei: proposta para o desenvolvimento turístico. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Fundação Educacional São José.

16.
PIFANO, R. Quinet.; OLIVEIRA, C. T.. Participação em banca de Cristiana Teófilo Oliveira.A pintura decorativa de Angelo Biggi. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

17.
PIFANO, R. Quinet.; VILLELA, L. C.. Participação em banca de Leonardo Caetano Villela.Fotografi-as. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PIFANO, R. Quinet.; CRISTOFOLETI, P. M.; ZAGO, R. C. O.. Seleção de Professor Substituto de História da Arte. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
CHRISTO, M. V.; PIFANO, R. Quinet.; RIBEIRO, M. A.. Concurso público para Professor Adjunto de Historia e Crítica da Arte Contemporânea. 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
PIFANO, R. Quinet.; Bueno, Maria Lucia; Murilho, Elisabeth. Seleção para professor substituto de História da Arte. 2011. Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
CAVALCANTI, Ana.; CHRISTO, M. V.; PIFANO, R. Quinet.. Concurso para professor adjunto de Historia da Arte da UFJF. 2010. Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
PIFANO, R. Quinet.; Murilho, Elisabeth; Bueno, Maria Lucia. Concurso para professor substituto de História da Arte da UFJF. 2010. Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
Ana Lucia M. Andrade; Antonio Carlos A. da Silva; PIFANO, R. Quinet.. Concurso para professor adjunto do departamento de artes e design - area cinema. 2009. Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
PIFANO, R. Quinet.; REZENDE, E.; STEPHAN, A.. Seleção de Professor Substituto para o Departamento de Artes e Design. 2005. Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
PIFANO, R. Quinet.. Seleção Prfessor Substituto Departamento Métodos e Técnicas da Educação. 2005. Universidade Federal de Juiz de Fora.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Seminario Interno do Laboratório de História da Arte.Murilo Mendes e Giulio Carlo Argan: afinidades críticas. 2017. (Seminário).

2.
XXXVII Coloquio do comitê Brasileiro de História da Arte - História da Arte em Transe: (I)materialidades na arte. A Invenção do Finito ou uma crítica de arte nada convencional. 2017. (Congresso).

3.
22º Seminario de Iniciação Científica da UFJF.Arte Moderna no MAMM/UFJF: Vertentes Expressionistas II. 2016. (Seminário).

4.
VI Seminário Interno do Laboratório de História da Arte.murilo Mendes e as Artes Plásticas. 2016. (Seminário).

5.
XXXVI Colóquio de Comitê Brasileiro de História da Arte. Murilo Mendes Colecionador. 2016. (Congresso).

6.
II Coloquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX : Histórias e Conexões. A Coleção de Artes Visuais do Poeta Murilo Mendes. 2015. (Congresso).

7.
V Seminário Interno do Laboratório de História da Arte.Cardeal Paleotti e a tratadística ibérica. 2015. (Seminário).

8.
4º Seminario Interno do Laboratório de História da Arte.A Academia de São Lucas romana como modelo para a academia portuguesa. 2014. (Seminário).

9.
6º Seminario Interno de Pesquisa em Artes e Design.Arte Brasileira no Acervo do MAMM. 2014. (Seminário).

10.
III Colóquio Internacional de de História da Arte e da Cultura. Iconografia e arte colonial. 2014. (Congresso).

11.
III Colóquio Internacional de de História da Arte e da Cultura. Artistas-teóricos portugueses nos séculos XVII e XVIII. 2014. (Congresso).

12.
Seminario Internacional História da Arte - História e Cultura, Gênero Artística - Processo Artístico.A Instrução e o Deleite na Pintura Religiosa Setecentista em Minas. 2014. (Seminário).

13.
XXXII International Congress of the Latin American Studies Asssociation tian. A construção de um mito brasileiro: o caso de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. 2014. (Congresso).

14.
XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. A aula de nu e o gênio nacional - o estudo do desenho em Portugal setecentista. 2014. (Congresso).

15.
2º Seminário Internacional de Moda, Cultura e Arte.Reflexões sobre imagem e autoria na história da arte brasileira. 2013. (Seminário).

16.
3º Seminario Interno do Laboratório de História da Arte.A antiguidade da arte da pintura ou porque a pintura é uma arte liberal. 2013. (Seminário).

17.
5º SIPAD.A Academia de Pintura de São Lucas em Lisboa. 2013. (Seminário).

18.
A arte no Brasil: do colonial ao contemporâneo.Arte no Brasil e Arte Brasileira. 2013. (Outra).

19.
XIX Seminário de Iniciação Científica da UFJF.O conceito de artista colonial: o projeto da academia de pintura da Irmandade de São Lucas em Lisboa. 2013. (Seminário).

20.
XXXIII Coloquio do CBHA - Arte e suas Instituições. Felix da Costa e defesa da nobreza da pintura. 2013. (Congresso).

21.
21º Encontro Nacional da ANPAP -Vida e Ficção/ Arte e Fricção. O conceito de artista colonial: o caso de Aleijadinho. 2012. (Congresso).

22.
II Coloquio Internacional de Historia da Arte e da Cultura. Coordenador de Sessão de Comunicação Os artistas e as esferas de poder. 2012. (Congresso).

23.
II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura. Os artistas e as esferas de poder: política,religião e mercado.. 2012. (Congresso).

24.
II SEMINARIO INTERNO DO LABORATORIO DE HISTORIA DA ARTE DA UFJF.O conceito de artista colonail: entre a teoria e a prática. 2012. (Seminário).

25.
XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFJF.O conceito de artista colonial: entre a teoria e a prática.. 2012. (Seminário).

26.
XXXII Colóquio do Comite Brasileiro de História da Arte - Arte, Direções e sentidos da História da Arte. O projeto da academia de pintura da Irmandade de São Lucas em Lisboa.. 2012. (Congresso).

27.
4º SIPAD - IAD/UFJF.O artista colonial. 2011. (Seminário).

28.
I Seminario de Moda, Cultura e Arte.Arte, História e Indumentária. 2011. (Seminário).

29.
Mulheres no Museu Mariano Procópio.Mulheres no Museu Mariano Procópio. 2011. (Seminário).

30.
XVII Seminário de Iniciação Científica da UFJF.Estudos em torno do mobuliário colonial mineiro. 2011. (Seminário).

31.
XXXI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Desenho e Idéia na tratadística lusitana de pintura. 2011. (Congresso).

32.
I Colóquio Internacional de Historia da Arte e da Cultura - Renascimento e Barroco: entre palavra e imagem. Texto e Imagem na pintura colonial. 2010. (Congresso).

33.
II Seminario O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira - Arte e cultura nna experiência colonial..Pintura colonial: bíblia dos iletrados. 2010. (Seminário).

34.
I Seminario Internacional de Arte Sacra.Escultura de devoção em Minas colonial. 2010. (Seminário).

35.
XXX Colóquio do Comite Brasileiro de História da Arte. Desenho e composição em Filipe Nunes. 2010. (Congresso).

36.
18º Encontro Nacional da ANPAP. Pintura colonial: o atravessamento do texto. 2009. (Congresso).

37.
Ciclo de Palestras "Rediscutindo o Barroco Brasileiro".A obra de Aleijadinho. 2009. (Encontro).

38.
II Seminario Interno de Pesquisa em Artes.Reflexões sobre arte colonial. 2009. (Seminário).

39.
I Seminario Interno de Pesquisa em Artes e Design.Invenção e Inspiração no universo artístico colonial. 2009. (Seminário).

40.
I Seminario Interno de Pesquisa em Artes e Design.Grupo de Trabalho em Artes. 2009. (Seminário).

41.
Seminario "Constituição e Preservação dos Patrimônios Culturais".Arte Colonial e Formação do Artista Brasileiro. 2009. (Seminário).

42.
VI Congresso do CEIB. A representação da Ultima Ceia na pintura colonial mineira. 2009. (Congresso).

43.
XV Seminario de Iniciação Cientifica.O artista colonial. 2009. (Seminário).

44.
XXVIII Colóquio do Comitê Brasilçeiro de História da Arte. O artista colonial: entre o gênio inspirado e o artesão anônimo. 2008. (Congresso).

45.
XXVI Colóquio do Comite Brasileiro de História da Arte. Humanismo, retórica e pintura colonial. 2006. (Congresso).

46.
I Seminário de Cultura da UFJF.O "sistema" de arte em Minas setecentista. 2005. (Seminário).

47.
XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Ut pictura poesis no tratado de Philipe Nunes. 2004. (Congresso).

48.
Ciclo de Palestras 2003 -- Artistas Brasileiros.Aleijadinho. 2003. (Outra).

49.
VI Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte. A Arte Colonial Brasileira e seu Modelo. 2003. (Congresso).

50.
I Semana do Turismo.O Modernismo Brasileiro. 1999. (Outra).

51.
6º Encontro do Mestrado em História da Arte.Os Erros de Aleijadinho. 1998. (Encontro).

52.
5º Encontro do Mestrado em História da Arte.O Espaço na Obra de Aleijadinho: Simbólico ou Perspectivado?. 1997. (Encontro).

53.
III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. A Representação da Figura Humana na Obra de Aleijadinho. 1997. (Congresso).

54.
XIX Simpósio Nacional de História.O Estatuto Social do Artista na Sociedade Colonial Mineira. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Bueno, Maria Lucia ; PIFANO, R. Quinet. ; CRISTOFARO, R. . Artes Visuais no Brasil: Diferentes olhares - 3º Seminario Internacional de Moda, Cultura e Arte. 2015. (Congresso).

2.
Bueno, Maria Lucia ; PIFANO, R. Quinet. ; BONADIO, M. C. . 2º Seminário Internacional de Moda, Cultura e Arte. 2013. (Congresso).

3.
CHRISTO, M. V. ; MENESES, P. D. ; PIFANO, R. Quinet. ; FONSECA, S. M. . II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura. 2012. (Congresso).

4.
PIFANO, R. Quinet.; BRANDAO, A. . II Seminario Interno de Pesquisa em Artes - Rumos da pesquisa no IAD. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rebeca Tamar da Silva Fernandes. A drecada de 80 e a formação do artista no Brasil. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

2.
Valtencir Almeida dos Passos. O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA COLEÇÃO DE ARTES VISUAIS DO POETA MURILO MENDES. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

3.
Felipe Andrade da Rocha. Murilo Mendes colecionador. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Maria Luiza Pereira De Bonis Aro. Monitoria em Estética e Critica de Arte. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Juiz de Fora. UFJF - Pró-reitoria de graduação. (Orientador).

2.
Camila Vitório Siqueira. Catalogação e organização de acervos de artes visuais ? a coleção de artes-plásticas de Murilo Mendes. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Juiz de Fora. UFJF - Pró-reitoria de graduação. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cleber Soares da Silva. RETRATOS DE OPERÁRIOS FEITOS POR ASSIS HORTA Documento fotográfico ou arte?. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

2.
Tammy Senra Fernandes Genú. Osvaldo Goeldi e Murilo Mendes: Relações entre Gravador e Poeta. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

3.
Julia Dias Moller. A construção da figura humana no tratado de Filipe Nunes. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

4.
Luciane Ferreira Costa. A Forma que fala de seu tempo. 2016. Dissertação (Mestrado em Arte, Cultura e Linguagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

5.
Gabrielle Oliveira Teodoro. Murilo Mendes por Guignard. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

6.
Milena Guerson Lamoia. Tessituras entre espaço e memória na obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes. 2015. Dissertação (Mestrado em Arte, Cultura e Linguagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

7.
Clara Habibi de Salles Abreu. Transito de conceitos e imagens entre Europa e Brasil Colonial: a assimilação decorosa de modelos europeus nas pinturas da capela da Santíssima Trindade.. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

8.
Hudson Lucas Marques Martins. O mestra pintor: a trajetoria de João Nepomuceno Correia Castro e a arte da pintura em Minas gerais no século XVIII e XIX. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Kátia Helena dos Reis. Entre a ilusão e a realidade: o retorno empeendido pela pintura humanista à Antiguidade Clássica. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte, Cultura Visual e Comunicação) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

2.
Bruna Tostes de Oliveira. As novas estratégias do auto-retrato contemporâneo: representação? Reprodução?. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte, Cultura Visual e Comunicação) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

3.
Simone Villanova. Razão e fé: o contexto religioso do barroco na Europa e na América portuguesa. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura e Arte Barroca) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Poliana Vieira Cortes. A igreja matriz de Nossa Senhora de Ibitipoca. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

2.
Priscyla Raiol frauches. A representação da criança no acervo pictorico do Museu Mariano Procópio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

3.
Rebeca Tamar da Silva. Reflexos da grade curricular do curso de Artes na formação do artista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

4.
Clara Habib de salles Abreu. Arte Colonial Brasileira: origens européias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

5.
Andiara Barbosa Neder. A invisibilidade da dança no espaço escolar: um olhar sobre a escola em JF. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

6.
Raquel Lima Nogueira. O Império do Luxo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

7.
Catharina Silva de Carvalho. UMA AUTO-AVALIAÇAO PICTÓRICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

8.
Vânia Maria de Castro. Turismo nos Trilhos. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Fundação Educacional Santos Dumont. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

9.
Anne Bastos. Turismo rural: agente de preservação de fazendas históricas mineiras. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Fundação Educacional São José. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

10.
Lélian de Oliveira Silveira. A importância da preservação do patrimônio arquitetônico de Santos Dumont. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Fundação Educacional São José. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

Iniciação científica
1.
Isabela Lara Resende. O acervo de artes visuais do MAMM - Vertentes Expressionistas II. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF - Pro-reitoria de pesquisa. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

2.
Maria Vitória Resende de Oliveira. O acervo de artes visuais do MAMM - Vertentes Expressionistas II. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF - Pro-reitoria de pesquisa. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

3.
Isabela Lara Resende. Arte Moderna no MAMM - Vertentes Expressionistas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF - Pro-reitoria de pesquisa. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

4.
Maria Vitória Resende de Oliveira. Arte Moderna no MAMM - Vertentes Expressionistas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF - Pro-reitoria de pesquisa. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

5.
Mariana de Paula Costa. O conceito de artista colonial: o projeto da academia de pintura da Irmandade de São Lucas em Lisboa.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

6.
Felipe da Silva Correa. O conceito de artista colonial: o projeto da academia de pintura da Irmandade de São Lucas em Lisboa.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

7.
Lucas Baptista da Gama Junior. Estudos em torno do mobiliário mineiro doséculo XVIII. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

8.
Isabela Bianchi Bottaro de Andrade. O conceito de artista colonial: entre a teoria e a prática. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

9.
Isabella da Silva Moura. O conceito de artista colonial: entre a teoria e a pratica. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

10.
Poliana Vieira Cortes. O artista colonial. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

11.
Bruno Gomes de Almeida. O artista colonial. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

Orientações de outra natureza
1.
Maria Luiza Pereira De Bonis Aro. Monitoria em Estética e Critica de Arte. 2017. Orientação de outra natureza. (Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF - Pró-reitoria de graduação. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

2.
Taila Silva Cavalieri. Catalogação e organização de acervos de artes visuais ? a coleção de artes-plásticas de Murilo Mendes. 2017. Orientação de outra natureza. (Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF - Pró-reitoria de graduação. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

3.
Clauido de Mello Filho. Monitoria estética e Critica de Artes. 2016. Orientação de outra natureza. (Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora, PROGRAD/ UFJF. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

4.
Patricia Nayara Nascimento Sad. Acervo de artes visuiais do poeta Murilo Mendes: treinamento profissional. 2016. Orientação de outra natureza. (Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora, PROGRAD/ UFJF. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

5.
Claudio de Mello Filho. Monitoria em Estética e Critica de Arte. 2015. Orientação de outra natureza. (Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pró-Reitoria de graduação. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

6.
Patricia Nayara Nascimento Sad. O acervo de artes visuais do MAMM. 2015. Orientação de outra natureza. (Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pró-Reitoria de graduação. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

7.
Gabrielle Oliveira Teodoro. O acervo de artes visuais do MAMM. 2015. Orientação de outra natureza. (Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pró-Reitoria de graduação. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

8.
Jocasta Antônio Ferraz. O acervo do MAMM: catalogação e projeto curatorial.. 2014. Orientação de outra natureza. (Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora, PROGRAD/ UFJF. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

9.
Vanessa da Silva Gualberto. O acervo do MAMM: catalogação e projeto curatorial.. 2014. Orientação de outra natureza. (Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

10.
Thamara Venâncio de Almeida. O acervo do MAMM: catalogação e projeto curatorial.. 2014. Orientação de outra natureza. (Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

11.
Jade Uchoas Barbara. O acervo do MAMM: catalogação e projeto curatorial.. 2014. Orientação de outra natureza. (Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

12.
Patricia Nayara Nascimento Sad. O acervo do MAMM: catalogação e projeto curatorial.. 2014. Orientação de outra natureza. (Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

13.
Tammy Senra Fernandes Gesú. Monitoria em Estética e Crítica de Arte. 2014. Orientação de outra natureza. (Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design) - Universidade Federal de Juiz de Fora, PROGRAD/ UFJF. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

14.
Maria Vitória Resende Oliveira. Monitoria em Estética e Crítica de Arte. 2014. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

15.
Talisson Melo de Souza. Monitoria em Estética e crítica da Arte. 2012. Orientação de outra natureza. (Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

16.
Mariana Costa. Desenhos de Bernadelli no MMP. 2012. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

17.
Elisiana Frizzoni Canandian. Monitoria em História da Arte. 2011. Orientação de outra natureza. (Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

18.
Lucas Baptista da Gama Junior. Monitoria em Historia da Arte. 2011. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

19.
Julia Dias Moller. Monitoria em Historia da Arte. 2010. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

20.
Alessandra da Cunha. Monitoria em História da Arte. 2010. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

21.
Rebeca Tamar da Silva. Historia do Curso de Artes da UFJF. 2010. Orientação de outra natureza. (Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

22.
Rebeca Tamar da Silva. Treinamento Profissional: Memoria do Curso de Artes. 2010. Orientação de outra natureza. (Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

23.
Clara Habibi de Salles Abreu. monitoria em História da Arte. 2009. Orientação de outra natureza. (Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.

24.
Rebeca Tamar da Silva. monitoria em História da Arte. 2009. Orientação de outra natureza. (Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Raquel Quinet de Andrade Pifano.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
PIFANO, R. Quinet.. Encontros com Arte - A arte no Brasil: do colonial ao contemporâneo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PIFANO, R. Quinet.; MENESES, P. D. ; MATTOS, C. ; ABREU, C. H. ; CANDIAN, E. F. ; CHRISTO, M. V. ; Bueno, Maria Lucia ; GUERSON, M. ; CRISTOFOLETI, P. M. ; VIEIRA, S. M. ; SOUZA, T. M. . Encontros com Arte - A arte no Brasil: do colonial ao contemporâneo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PIFANO, R. Quinet.. 'El Arte de la Pintura' de Pacheco e a literatura artístic portuguesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Membro do CEIB - Centro de Estudos da Imaginaria Brasileira.
Membro do CBHA - Comitê Brasileiro de História da Arte.
Lider do Diretório de pesquisa ARGO: Estudos em Arte e Ciências Humanas do Dep. de Artes da UFJF



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:28:33