Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Marcel Lima Nunes. Artistas contemporãneos africanos (provisório). Início: 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Pelotas. (Orientador).
Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Lilian Aires Schwanz.
Da vídeo-arte à vídeo-instalação.
2014.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Mariza Fernanda Vargas de Souza.
Frederico Trebbi e a coleção de pinturas do Instituto Nossa Senhora da Conceição, Pelotas, RS.
2011.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Fernanda Taddei.
Arte Contemporânea: os problemas da conservação e da preservação.
2010.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Miriam Asanome.
Intervenções Urbanas. A cidade como meio e suporte para as artes..
2009.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Rodrigo Krul.
O Salão da Bússola.
2007.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Cilene Leite.
A contemplação da praça.
2007.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Miriam Asanome.
Intervenções urbanas. A cidade como meio e suporte para as artes.
2007.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Milena Costa de Souza.
O projeto de Arte Federal (EUA) e o Muralismo Mexicano.
2006.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Ivair Júnior Reinaldim.
Principais abordagens teórico-metodológicas da arte brasileira entre os anos 1975 e 1985.
2005.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Silvia Bujokas.
Arte e Comunicação.
2005.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Mônica Marchiori de Aquino.
Arte Contemporânea na Escola.
2004.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte Moderna e Contemporânea) - Escola de Música e Artes Plásticas do Paraná. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Siane Trentin.
Do objetual na arte.
2004.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Fabrício Vaz Nunes.
Waldemar Cordeiro: ideologia e estética da arte concreta.
2003.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Maria Cristina Padilha Leitzke.
O MALG e a comunidade estudantil da UFPEL. O Museu como lugar de educação..
1999. 0 f.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Giovana Ronna.
Elaboração de um arquivo de documentação fotográfica do acervo de obras do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.
1997. 0 f.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Gianne Zanella Atallah.
Vestígios de um tempo de poder: um estudo sobre o Quartel-General do Comando de Guarnição e Fronteira do Rio Grande/RS.
1996. 0 f.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Patrimônio Histórico e Cultural) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Maurício Leal Pons.
Arte como ferramenta/ Dispositivis para ação/ Experiência e cotidiano.
2017.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Bacharelado) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Francine Aldrighi Avila.
Sala sensorial: a descoberta do corpo a partir da arte contemporânea.
2015.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Vanisa Renata Melo Valente.
Transpondo barreiras: um estudo sobre a distância existente entre instituições educacionais e espaços expositivos na cidade de Pelotas, RS..
2014.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais.) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Thiago Ferreira de Araújo.
Atos em contexto: a natureza e a paisagem como lugares de reflexão e de prática artística..
2014.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Roberta Rossato.
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.
2013.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Rui Lourenço de Lima Carneiro.
O que Museu tem a ver com Educação? A importância do deslocamento da escola para os espaços de arte..
2013.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Vanise Valente.
Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul: problemas e soluções (provísório).
2012.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Lilian Aires Schwanz.
A Linguagem da Videoarte: recursos, técnicas e formas de ocupação do espaço..
2011.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Patrezi Carvalho da Silva.
A casa do artista pelotense (1978-1981).
2011.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Cléber José Silveira Costa.
Casa do Joquin: Oficina de ideias: uma possibilidade no cenário artístico-cultural de Pelotas/Satolep ..
2010.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Estela Moreira.
Do autorretrato à auto-imagem.
2009.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais - PEG) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Patrícia Moitinho.
I spy with my little eye.
2009.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais - PEG) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Caroline Prestes Duarte.
Arte e educação ambiental: indo um pouco além da reciclagem.
2009.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Paula Cristina Luersen.
A experiência sensorial e corporal no primeiro contato com a arte contemporânea..
2009.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Cléber José Silveira Costa.
Casa do Joquim. Oficina de idéias: uma possibilidade no cenário artístico-cultural de Pelotas/Satolep.
2009.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Tiarles Rodeghiero.
O RPG na educação: uma ferramenta para o professor de arte.
2009.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Daniela da Cruz Schneider.
A estética expressionista na arte contemporânea do Rio Grande do Sul.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Daniela da Cruz Schneider.
A estética expressionista na arte contemporânea do Rio Grande do Sul.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Daiana Dellagostin.
Facegrafia: um território transitório.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais - PEG) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Daiana Dellagostin.
Facegrafia: um territótio transitório.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais - PEG) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Gustavo Ramos Zimmer.
Construções do efêmero.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais - PEG) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Simone Petrucci.
A.10.11.I.14.I.13.I.A6 : sobre códigos e artifícios.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais - PEG) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Gustavo Ramos Zimmer.
Metamorfoses da pintura (provisório).
2007.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais - PEG) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Simone Petrucci.
Artificial: desventuras pós-humanas.
2007.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais.) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Iniciação científica
Paula Cristina Luersen.
A experiência sensorial e corporal no primeiro contato com a arte contemporânea.
2009.
Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Fabrício Silva Gomes.
Arte Contemporânea no Brasil: processos de criação e de divulgação do trabalho artístico.
2003.
Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Artes Visuais ? Pintura, Escultura) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Luíza Helena Chagas Vieira.
Arte Contemporânea no Brasil: a tendência autobiográfica.
2003.
Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Artes Visuais - PEG) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Cecília Fonseca Dutra.
Arte Contemporânea no Brasil: o apelo aos sentidos.
2003.
Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Artes Visuais - PEG) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Hugo Leonardo Medeiros Appariz.
Arte contemporânea: a questão da identidade.
2003.
Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Artes Visuais - PEG) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Eliziane Oliveira da Cunha.
Leituras de obra de arte: estudos sobre iconologia cristã.
2003.
Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Michele Machado da Silva.
Leitura de obra de arte: a metalinguagem na pintura.
2003.
Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Artes Visuais - Design Gráfico) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Spencer Ávila Gandra.
Leitura de obra de arte: a representação na pintura.
2003.
Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Artes Visuais - Design Gráfico) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Lirane Ramos Betemps.
Pintura, Passatempo de senhora. Um estudo sobre o espaço da mulher na arte do final do século XIX e início do séc. XX em Pelotas..
1997. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Graduação Em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas,
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Evermondo José Guimarães.
O mestre pintor. Importância da atuação pioneira de Frederico Trebbi para o ensino das artes em Pelotas no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX..
1997. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Graduação Em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Ivan Ferrer Maia.
Desenvolvimento da Instalação como linguagem artística no Rio Grande do Sul durante os anos 70.
1997. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Graduação Em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas,
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Martha Gomes de Freitas.
Irmãos Grandes Benfeitores: um estudo sobre os retratos pintados do salão de Honra da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas- RS.
1996. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Graduação Em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas,
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Miriam Corrêa.
Origens do ensino de arte em Pelotas.
1992. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal de Pelotas,
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.
Orientações de outra natureza
Jenniffer Campos.
Organização de material didático-pedagógico de Arte Contemporânea.
2007.
Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas,
Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns.