Jose Paulo de Araujo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0266986645925714
  • Última atualização do currículo em 08/01/2015


José Paulo de Araújo possui mestrado (1995) e doutorado (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, educação, gêneros discursivos e técnicas de pesquisa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jose Paulo de Araujo
Nome em citações bibliográficas
ARAUJO, J. P.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Robô Ed é MEU AMIGO Apropriação de tecnologia à luz da Teoria da Atividade, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.
Palavras-chave: Linguística Aplicada; Teoria da Atividade; Apropriação de Tecnologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação.
1991 - 1995
Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Um Programa de Auto-educação para Professores de Português como Segunda Língua,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Alice Maria da Fonseca Freire.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Educação a Distância; Auto-educação; Formação de Professores.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1999 - 1999
Especialização em Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 380h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Estudo sobre o Bloqueio para Escrever na Idade Adulta.
Orientador: Jorge França Motta.
1986 - 1990
Graduação em Bacharelado em Letras (Português-Inglês).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: NÃO HOUVE.
Orientador: NÃO HOUVE.




Atuação Profissional



Centrais Elétricas Brasileiras S/A, ELETROBRÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico Nível-Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Organização de treinamento de empregados, análise de solicitações de treinamento, design instrucional para e-learning, gestão de processos de e-learning.

Atividades

10/2002 - Atual
Serviços técnicos especializados , Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, .

Serviço realizado
Organização de treinamento de empregados, análise de solicitações de treinamento, design instrucional para e-learning, gestão de processos de e-learning..

Casas Sendas Com. & Ind. S/A, SENDAS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2002
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 35
Outras informações
Treinamento de Idiomas (inglês) no Centro Administrativo.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/1996 - 02/1997
Ensino, Língua Inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia
Inglês Instrumental
Morfologia


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Revista Tecnologias na Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Tradução.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Russo
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Hebraico
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
I Concurso Nacional de Poesia Alberto de Oliveira - 3º Lugar com o poema "Girassóis", Prefeitura Municipal de Saquarema.
2006
XV Antologia Poética Hélio Pinto Ferreira - 2 Poemas Selecionados: "Ex-Finge" e "Iguais", Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
2005
Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody - Menção Honrosa com o poema "Bereshit", Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.
2001
Letras on-line: Cursos via Internet - Menção Honrosa no 2º Congresso de Extensão da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1997
Prêmio Julia Mann de Literatura - Menção Honrosa com o conto "XRM-2600", Instituto Goethe São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAUJO, J. P.2012ARAUJO, J. P.. Eliza, Ivana e os Tamagotchis: afeto na interação homem-computador. Revista Educaonline, v. 6, p. 113-133, 2012.

2.
ARAUJO, J. P.2012ARAUJO, J. P.. Apropriação, Participação e Aprendizagem no YouTube. Linguagens e Diálogos, v. 3, p. 1, 2012.

3.
ARAUJO, J. P.2012ARAUJO, J. P.. Dimensões Ocultas da Cultura Brasileira no Ensino de Português Língua Estrangeira (PLE). Revista Siple, v. 1, p. 2-11, 2012.

4.
ARAUJO, J. P.2011ARAUJO, J. P.. Importância dos Estados Afetivos para Projetos de Agentes Conversacionais Programados em AIML. Revista Educaonline, v. 5, p. 45-61, 2011.

5.
ARAUJO, J. P.2010 ARAUJO, J. P.. Agentes Conversacionais no Ensino-Aprendizagem de Línguas. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 4, p. 1-15, 2010.

6.
ARAUJO, J. P.2010ARAUJO, J. P.. Aprendizagem Informal na Web 2.0: O Caso Twitter. Revista Educaonline, v. 4, p. 1-20, 2010.

7.
ARAUJO, J. P.2005ARAUJO, J. P.. Tradução automática: sob a influência de um mito. Pesquisas em Discurso Pedagógico, Rio de Janeiro, v. 3, n.2, p. 26-33, 2005.

8.
ARAUJO, J. P.2005ARAUJO, J. P.. Webliotec@ LingNet - Online Resource for EFL Learners and Teachers. Mindbite (APLIERJ), Rio de Janeiro, n.2, p. 15-17, 2005.

9.
ARAUJO, J. P.2004ARAUJO, J. P.. Uso de uma Ferramenta de Busca da Web como Estratégia para Solução de Problemas Tradutórios. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão/SC, v. 5, n.1, 2004.

10.
ARAUJO, J. P.2003 ARAUJO, J. P.. Caracterização do cibergênero home page. Linguagem em (Dis)curso, Santa Catarina: Unisul, v. 3, n.2, p. 135-167, 2003.

11.
ARAUJO, J. P.2003ARAUJO, J. P.. O Papel da Lingüística Aplicada na avaliação de problemas de usabilidade em home pages corporativas e institucionais. Cadernos de Letras (UFRJ), Rio de Janeiro: UFRJ, n.20, p. 137-144, 2003.

12.
ARAUJO, J. P.2003ARAUJO, J. P.. Correntes digitais: evolução e classificação. Signum (São Paulo), Londrina, v. 1, n.6, p. 43-76, 2003.

13.
ARAUJO, J. P.2002ARAUJO, J. P.. Tradução automática de abstracts: avaliação do potencial e das limitações de três ferramentas da web. Linguagem em (Dis)curso, Santa Catarina: Unisul, v. 3, n.2, p. 69-107, 2002.

14.
ARAUJO, J. P.2002ARAUJO, J. P.. Resenha de 147 Practical Tips for Teaching Online Groups. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas: Unicamp, n.39, p. 133-136, 2002.

15.
ARAUJO, J. P.2000ARAUJO, J. P.. Facilitando a experiência de aprendizagem na Internet - esboço de uma sala de aulas virtual. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo: ABPp, v. 19, n.52, p. 4-14, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
ARAUJO, J. P.. Competência de busca no auxílio à leitura de gêneros digitais. In: Kátia Cristina do Amaral Tavares; Sílvia B. A. Becher-Costa; Claudio de Paiva Franco. (Org.). Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. 1ed.Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2011, v. 1, p. 151-161.

2.
ARAUJO, J. P.. Entre recomendações e expectativas: a atuação do professor na educação a distância on-line. In: Izabela Maria Furtado Kestler; Silvia Boger de Melo; Roberto Ferreira da Rocha. (Org.). Cânone e Dissidências. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras - UFRJ, 2007, v. , p. 64-70.

3.
ARAUJO, J. P.; TAVARES, K. C. A. ; PARREIRA, L. ; AMORIM, M. L. V. . A Sala de aula na internet a serviço da internet na sala de aula: relato de curso de capacitação online para educadores. In: Telma Gimenez. (Org.). Ensinando e aprendendo inglês na universidade: formação de professores em tempos de mudança. Londrina: ABRAPUI, 2003, v. xii, p. 287-292.

4.
ARAUJO, J. P.. A Sala de Aula na Internet: o texto didático on-line. In: Izabela Maria Furtado Kestler; Ruth Persice Nogueira; Sílvia Boger de Melo. (Org.). Estudos Anglo-Germânicos em Perspectiva. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2002, v. , p. 45-49.

5.
ARAUJO, J. P.. XRM-2600. In: Francisco Maciel et alii. (Org.). Entre Dois Mundos. São Paulo: Estação Liberdade, 2000, v. , p. 89-108.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARAUJO, J. P.. Em Busca do Tesouro: Aprendendo a Encontrar Algo Útil na Web. Revista Conect@, Rio de Janeiro, , v. 3, 01 nov. 2002.

2.
ARAUJO, J. P.. Novas Tecnologias na Educação Especial:algumas considerações técnicas e pedagógicas. Revista Conect@, Rio de Janeiro, , v. 4, 01 fev. 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, J. P.. Entre recomendações e expectativas: como deve atuar o professor na educação a distância on-line?. In: As Interlocuções na Lingüística Aplicada, 2002, São Paulo. Caderno de Resumos do 12º InPLA. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002. p. 67-67.

2.
TAVARES, K. C. A. ; ARAUJO, J. P. . Letras on-line : Cursos via Internet. In: 2º Congresso de Extensão da UFRJ, 2001, Rio de Janeiro. 2º Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001. p. 62-62.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, J. P.. Agentes conversacionais AIML no apoio à aprendizagem de LE/L2. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ARAUJO, J. P.. UM DIÁLOGO PSICOPEDAGÓGICO COM PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Associação Brasileira de Psicopedagogia, 2000 (Artigo On-line).

2.
ARAUJO, J. P.. FACILITANDO A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM NA INTERNET. São Paulo: Associação Brasileira de Psicopedagogia, 2000 (Artigo On-line).

3.
ARAUJO, J. P.. INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. São Paulo: Associação Brasileira de Psicopedagogia, 2000 (Artigo On-line).

4.
ARAUJO, J. P.; GARCEZ, P. M. . O significado social na estrutura lingüística: alternância de códigos na Noruega. Porto Alegre: AGE, 1998. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ARAUJO, J. P.. Hotsite do III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia (III Seminário LingNet). 2010.

2.
ARAUJO, J. P.. Site do I Fórum Mundial HERACLES e I ENCEUL. 2009.

3.
ARAUJO, J. P.. Site do Seminário Franco-Brasileiro de Aprendizagem do Francês, Identidades Plurilíngues e Interculturalidade. 2009.

4.
ARAUJO, J. P.. Atualização do site do núcleo de pesquisa LingNet. 2009.

5.
ARAUJO, J. P.. Site da Revista Caderno de Letras. 2009.

6.
ARAUJO, J. P.. Site da XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos. 2009.

7.
ARAUJO, J. P.. Site do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2008.

8.
ARAUJO, J. P.. Site do Núcleo de Pesquisa Linguagem e Discursos da História (LIEDH). 2008.

9.
ARAUJO, J. P.. Introdução à Educação a Distância e ao Ensino de Línguas On-line. 2003.

10.
ARAUJO, J. P.. Site do Projeto Comunicar. 2003.

11.
ARAUJO, J. P.; TAVARES, K. C. A. . Site do Projeto LingNet. 2002.

12.
ARAUJO, J. P.. Site do Projeto Educare. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
ARAUJO, J. P.. Tradução de material didático. 2003.

Redes sociais, websites e blogs
1.
TAVARES, K. C. A. ; ARAUJO, J. P. . Teoria da Atividade. 2014; Tema: Teoria da Atividade, seus expoentes teóricos, pesquisas e publicações. (Site).

2.
ARAUJO, J. P.. Tudo 2.0. 2009; Tema: Plataformas sociais na educação, no trabalho e na cidadania.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAUJO, J. P.; TAVARES, K. C. A. . Capacitação Docente para Uso do Moodle. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ARAUJO, J. P.. Referência Rápida para Montagem de Cursos no Moodle. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o Projeto Letras2.0).

3.
ARAUJO, J. P.. Aplicativos de Apresentação no Ensino. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ARAUJO, J. P.. Curso Introdutório de Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ARAUJO, J. P.. Programa de Qualificação para Assessores e Secretários-Executivos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ARAUJO, J. P.. Estratégias para Aprendizagem On-line. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ARAUJO, J. P.. Estratégias para Aprendizagem On-line. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ARAUJO, J. P.. Oficina de Leitura Instrumental: Novas Tecnologias e Prática Exploratória. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
ARAUJO, J. P.. Curso de Qualificação para Assessores (PUC-Rio) - Módulo Comunicação Intercultural. 2008 (Educacional) .

2.
ARAUJO, J. P.; TAVARES, K. C. A. . Oficina de Leitura Instrumental: Práticas Pedagógicas e o Uso das Novas Tecnologias. 2005 (Educacional) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia - III Seminário LingNet.Agentes conversacionais AIML no apoio à aprendizagem de LE/L2. 2010. (Seminário).

2.
X Encontro de Ciência Empírica em Letras - ECEL.Procedimento para Desmascarar Textos Apócrifos. 2009. (Encontro).

3.
XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos.Twitter - Tecnologia da Inteligência. 2009. (Simpósio).

4.
I Seminário LingNet.Introdução à Educação a Distância e ao Ensino de Línguas On-line. 2005. (Oficina).

5.
I Seminário LingNet.Ferramentas de Busca para Fins Acadêmicos. 2005. (Oficina).

6.
XI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos.Introdução à Educação a Distância e ao Ensino de Línguas On-line. 2003. (Oficina).

7.
12º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.Recomendações e Expectativas: como deve atuar o professor na educação a distância on-line. 2002. (Simpósio).

8.
3º Encontro de Professores de Língua Inglesa do Rio de Janeiro.A Internet e o Ensino do Inglês. 2002. (Encontro).

9.
II Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras.Ensinando e aprendendo inglês via internet. 2002. (Oficina).

10.
X Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos.Internet e professores de idiomas: da formação ao mercado de trabalho. 2002. (Outra).

11.
Capacitação On-line para Autoformação Continuada de Educadores.Capacitação On-line para Autoformação Continuada de Educadores. 2001. (Oficina).

12.
Capacitação On-line para Autoformação Continuada de Educadores.Capacitação On-line para Autoformação Continuada de Educadores. 2001. (Oficina).

13.
I Encontro Nacional de Profissionais de Idiomas SENAC.Internet na sala de aula e na formação de professores. 2001. (Encontro).

14.
VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada.Encontrando Informação na Internet: problemas e soluções. 2001. (Oficina).

15.
XVI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa.A Sala de aula na internet a serviço da internet na sala de aula: relato de um curso de capacitação on-line para educadores. 2001. (Simpósio).

16.
XVI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa.A Sala de aula na internet: ambientes de convivência e aprendizagem. 2001. (Encontro).

17.
Capacitação on-line para autoformação continuada de educadores.Capacitação on-line para autoformação continuada de educadores. 2000. (Oficina).

18.
IV Semana de Estudos Anglo-Germânicos.Mesa Redonda. 1995. (Outra).

19.
V Congresso da ASSEL-RIO. A formação do professor de português como segunda língua/língua estrangeira. 1995. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAUJO, J. P.; TAVARES, K. C. A. . II Fórum Letras 2.0. 2013. (Outro).

2.
TAVARES, K. C. A. ; ARAUJO, J. P. . I Fórum Letras2.0. 2011. (Outro).

3.
TAVARES, K. C. A. ; ARAUJO, J. P. . III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia - III Seminário LingNet. 2010. (Outro).

4.
ARAUJO, J. P.; TAVARES, K. C. A. . II Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia (II Seminário LingNet). 2007. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ARAUJO, J. P.2012ARAUJO, J. P.. Eliza, Ivana e os Tamagotchis: afeto na interação homem-computador. Revista Educaonline, v. 6, p. 113-133, 2012.


Redes sociais, websites e blogs
1.
ARAUJO, J. P.. Tudo 2.0. 2009; Tema: Plataformas sociais na educação, no trabalho e na cidadania.. (Blog).

2.
TAVARES, K. C. A. ; ARAUJO, J. P. . Teoria da Atividade. 2014; Tema: Teoria da Atividade, seus expoentes teóricos, pesquisas e publicações. (Site).



Outras informações relevantes


Atua como pesquisador externo no núcleo de pesquisas em Linguagem, Educação e Tecnologia - LingNet (www.lingnet.pro.br) do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2º lugar no concurso para Analista de Nível Superior (Letras) da Centrais Elétricas Brasileiras   Eletrobrás - RJ (2002). 1º lugar no concurso para Professor Assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro   UFRJ (1996). Aprovado no concurso para Professor Substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro   UFRJ (1993).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 13:33:37