Marly da Silva Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0078530236391401
  • Última atualização do currículo em 02/03/2006


Possui graduação em Licenciatura Em Física e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1966), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense(1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(1993). Atualmente é Professor do Centro de Educação Tecnológica de São Gonçalo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física. Atuando principalmente nos seguintes temas:Mudança Didática, Formação de Professores, Atividades de Investigação. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Marly da Silva Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Departamento de Física, Instituto de Física.
Av. General Milton Tavares de Souza. s/n
Boa Viagem
24210-340 - Niteroi, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26206027
Ramal: 42
Fax: (21) 26203881
URL da Homepage: http://www.if.uff.br


Formação acadêmica/titulação


1988 - 1993
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Metodologia de Resolução de Problemas como Atividade de Investigação: Um Instrumento de Mudança Didática, Ano de obtenção: 1993.
Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Mudança Didática; Formação de Professores; Atividades de Investigação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
1982 - 1987
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Implicações dos Construtos Dependência/Independência de Campo e Lócus de Controle no Desmpenho dos Alunos do Ciclo Básico do Curso de Física,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: Therezinha de Jesus Lankenau.
Palavras-chave: Dependência Independência de Campo; Locus de Controle; Desempenho de Alunos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
1962 - 1966
Graduação em Licenciatura Em Física e Matemática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.




Atuação Profissional



Centro de Educação Tecnológica de São Gonçalo, CETSG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

2/2004 - Atual
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Estudo e Pesquisa Tecnológica
Introdução à Pesquisa Tecnológica
Projeto de Pesquisa Tecnológica
Trabalho de Conclusão de Curso
08/2003 - Atual
Ensino, Gerência de Processos Empresariais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Estudo e Pesquisa Tecnológica
Introdução à Pesquisa Tecnológica
Projeto de Pesquisa Tecnológica
Trabalho de Conclusão de Curso
08/2003 - Atual
Ensino, Gerência de Vendas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Estudo e Pesquisa Tecnológica
Introdução à Pesquisa Tecnológica
Projeto de Pesquisa Tecnológica
Trablaho de Conclusão de Curso

Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

08/2002 - 12/2003
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física IV
Trabalho de Conlusão de Curso
Projeto de Pesquisa em Matemática
Iniciação Científica
Prática de Ensino II
Prática de Ensino I

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

1970 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/1999 - 3/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê, Instituto de Física.

9/1998 - 3/2002
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciências.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
3/1997 - 3/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê, Instituto de Física.

Linhas de pesquisa
Metacognição
3/1996 - 3/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê, Instituto de Física.

Linhas de pesquisa
Formação de Professores
1/1996 - 3/2002
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Física.

Cargo ou função
Decano do Departamento.
3/1993 - 3/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê, Instituto de Física.

3/1992 - 3/2002
Ensino, Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Física
Evolução dos Conceitos da Física
Instrumentação para o Ensino da Física II
Instrumentação para o Ensino da Física III
Introdução à Pesquisa
Seminários
4/1980 - 3/2002
Ensino, Curso de Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Específica
Física Geral e Experimental XI
Instrumentação para o Ensino da Física III
Instrumentação para o ensino da Física IV
Prática de Ensino I
Prática de Ensino II
3/1999 - 8/2000
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê, Instituto de Física.

Atividade de extensão realizada
Formação Continuada Prático-Reflexiva para Professores da Escola Média da Região Médio Paraíba.
8/1996 - 8/2000
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Colegiado do Instituto de Física.

Cargo ou função
membro titular.
7/1996 - 8/2000
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê, Instituto de Física.

Atividade de extensão realizada
I, II, III, IV e V Workshops Abordagens de Física Moderna e Contemporânea na Sala de Aula da Escola Média.
10/1998 - 10/1998
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê, Instituto de Física.

Atividade de extensão realizada
Educação em Ciências no Século XXI.
8/1994 - 8/1998
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciências.

Cargo ou função
Vice-Coordenador.
1/1997 - 7/1998
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê, Instituto de Física.

Atividade de extensão realizada
Curso de Atualização: Física Moderna e Contemporânea no Cotidiano.
3/1997 - 12/1997
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Geral e Experimental XVIII
3/1996 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê, Instituto de Física.

9/1997 - 11/1997
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê, Instituto de Física.

Atividade de extensão realizada
Curso para Alunos da Escola Média: Abordagem Experimental no Ensino de Física.
1/1997 - 11/1997
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê, Instituto de Física.

Atividade de extensão realizada
Implementação de Tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Segundo Grau.
10/1997 - 10/1997
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê, Instituto de Física.

Atividade de extensão realizada
Leitura do Mundo Através da Educação das Ciências e das Artes.
9/1995 - 12/1995
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê, Instituto de Física.

Atividade de extensão realizada
I Curso de Atualização de Conteúdos em Física.
3/1970 - 12/1980
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Geral e Experimental I
Física Geral e Experimental II
Física Geral e Experimental III
3/1970 - 12/1980
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Geral e Experimental V
Física Geral e Experimental VI


Linhas de pesquisa


1.
Introdução de tópicos de Física Moderna e Contemporânea na Escola Média
2.
História da Física na Formação do Professor
3.
Formação de Professores
4.
Metacognição
5.
Formação de Professor Prático-Reflexivo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física/Especialidade: Formação Inicial e Continuada de Professores de F Isica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física/Especialidade: Introdução de Tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física/Especialidade: Metacognição Leitura e Ensino de Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, M. S.2000SANTOS, M. S.; SANTOS, R. M. ; FACURE, A. ; LIMA, E. ; GOMES, P. R. ; OUTROS . Radioactivity teaching: Environmental consequences of the radiological accident in Goiânia (Brazil). American Journal of Physics, Estados Unidos, v. 68, n.12, p. 01-05, 2000.

2.
SANTOS, M. S.1997 SANTOS, M. S.; ALMEIDA, L. C. ; COSTA, I. ; GOMES, P. R. S. ; ANJOS, R. M. . Enfoque Experimental no Ensino de Mecânica Quântica. Revista Brasileira de Ensino de Física, Brasil, v. 19, n.1, p. 4-10, 1997.

3.
SANTOS, M. S.1997 SANTOS, M. S.; ALMEIDA, L. C. ; COSTA, I. . History of Physics in Teacher Education. Enseñanza de las Ciencias, Espanha, v. Extra, p. 93-96, 1997.

4.
SANTOS, M. S.1996 SANTOS, M. S.; COSTA, I. ; GOMES, P. R. S. ; MORAES, S. B. ; ALMEIDA, L. C. . Aplicação de Espectroscopia Gama no Ensino de Física Moderna. Revista Brasileira de Ensino de Física, Brasil, v. 18, n.4, p. 265-273, 1996.

5.
SANTOS, M. S.1991SANTOS, M. S.; CARVALHO, A. M. P. ; OUTROS . Sintesis Evolutiva de investigaciones en Enseñansa de Ciencias . Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n.2, p. 169-174, 1991.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, M. S.; COSTA, I. . How to Introduce Modern Physics in High School Curriculum?; a Proposal. In: Carlo Bernardini; Carlo Tarsitani; Matilde Vicentini. (Org.). Thinking Physics for Teaching. 1ed.New York: Plenum Press, 1995, v. único, p. 371-379.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. S.; BEMFEITO, A. P. D. ; LINHARES, M. P. ; COSTA, I. . Enfrentando Dificuldades em uma Formação Prático-Reflexiva. In: V Simposio de Investigadores en Física, 2000, Santa Fé. Actas del V SIEF, 2000.

2.
SANTOS, M. S.; LINHARES, M. P. ; BEMFEITO, A. P. D. . Formação Continuada Prático-Reflexiva para Professores do Ensino Médio: Como? Por que?. In: VII Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. Atas do VII Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 2000.

3.
SANTOS, M. S.; ALMEIDA, L. C. ; COSTA, I. . El lenguaje cientifico en vísperas del siglo xxi y la enseñanza de la fisica en la escuela media. In: IV Encuentro Internacional de Educacion en Fisica, 1998, Colonia del Sacramento. Anais do IV Encuentro Internacional de Educacion en Fisica, 1998.

4.
SANTOS, M. S.; ALMEIDA, L. C. ; COSTA, I. . History of physics in teacher education . In: V Congresso Internacional sobre Investigación en la Didática de las Ciencias, 1997, Murcia. Enseñansa de las Ciencias, 1997. p. 93-96.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. S.; COSTA, I. . Uma atividade metacognitiva na formação de professores da área científica. In: VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2000, Brasília. Atas do VII EPEF, 2000.

2.
SANTOS, M. S.; COSTA, I. . Formação Continuada: Preparando o Professor de Física para o Século XXI. In: VII Interamerican Conference on Physics Education, 2000, Canela. Atas da VII Conferência Interamericana sobre Educação em Física, 2000.

3.
SANTOS, M. S.; COSTA, I. ; LINHARES, M. P. ; BEMFEITO, A. P. D. . Perfil do Professor da Região do Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.. In: Congreso Iberoamericano de Educaión en Ciencias Experimentales., 2000, Córdoba. Actas del Congreso Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales, 2000.

4.
SANTOS, M. S.; PORTILHO, A. P. . Metacognição como recurso facilitador de Aprendizagem de Física em uma Escola Agrícola. In: VII Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. Anais VII Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 2000.

5.
SANTOS, M. S.; LINHARES, M. P. ; BEMFEITO, A. P. D. . Formação Continuada de Professores de Física na Sociedade Contemporânea. In: VII Conferência Interamericana sobre Educação em Física, 2000, Porto Alegre (Canela). Atas da VII Conferência Interamericana sobre Educação em Física, 2000.

6.
SANTOS, M. S.; COSTA, I. ; PORTILHO, A. P. ; ALMEIDA, R. C. M. ; CORDEIRO, E. ; SILVA, M. C. ; PENHA, S. P. . A Física Moderna e Contemporânea na Sala de Aula da Escola Média. In: XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1999, Brasília. Atas do XIII SNEF, 1999. v. único. p. 158-159.

7.
SANTOS, M. S.; COSTA, I. ; ALMEIDA, L. C. . A FMC na Escola Média: avaliação de uma proposta por alunos. In: XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1999, Brasília. Atas do XIII SNEF. Brasília: Universidade de Brasília, 1999. v. único. p. 184-186.

8.
SANTOS, M. S.; COSTA, I. . Implicações de um Programa de Educação Continuada na Sala de Aula da Escola Média. In: III Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências, 1999, Curitiba. Resumos do ICASE. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1999. v. único. p. 212-212.

9.
SANTOS, M. S.; COSTA, I. . Leitura de textos: recurso para formar professor prático-reflexivo em serviço. In: 12º Congresso Brasileiro de Leitura, 1999, Campinas. Resumos do 12º COLE. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1999.

10.
SANTOS, M. S.; COSTA, I. ; ALMEIDA, L. C. . A FMC na Escola Média: uma estratégia de mudança na prática docente. In: VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1998, Florianópolis. Atas do VI EPEf. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1998. v. único. p. 137-137.

11.
SANTOS, M. S.; ALMEIDA, L. C. ; COSTA, I. . Física Moderna e Contemporânea no 2º Grau. In: XII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1997, Belo Horizonte. Atas do XII SNEF - Novos Horizontes. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1997. v. único. p. 227-230.

12.
SANTOS, M. S.; ALMEIDA, L. C. ; COSTA, I. . Obstáculos e possibilidades para a IFMC no 2º grau. In: XII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1997, Belo Horizonte. Atas do XII SNEF. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais/CECIMIG/FAE, 1997. v. único. p. 637-642.

13.
SANTOS, M. S.; ALMEIDA, L. C. ; COSTA, I. . Leitura do mundo contemporâneo através da Física. In: 11º Congresso Brasileiro de Leitura, 1997, Campinas. Resumos do 11º COLE. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1997. v. único. p. 45-46.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, M. S.; OUTROS . Banca de Tese de Mestrado do Curso de Pós Graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade Estácio de Sá - aluno Lemuel Pereira de Assis. 2000.

2.
SANTOS, M. S.. Consultura Ad hoc da Universidade Estadual de Londrina - Física Clássica e Básica e Resolução de Questões Teóricas (Cleia Guiotti de Paula). 1999.

3.
SANTOS, M. S.. Consultura Ad hoc da Universidade Estadual de Londrina - Física à mão e oficina de Astronomia: Ciência para comunidade (Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburu). 1999.

4.
SANTOS, M. S.. Consultura Ad hoc da Universidade Estadual de Londrina - Termodinamica: Uma Apresentação Contemporânea (Prof. Dr. André Tsutomuota. 1999.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, M. S.; OUTROS . Banca de Correção de provas discursivas de Física do Vestibular/UFF de 92 a 2000. 2000.

2.
SANTOS, M. S.. Relatório de Atividades desenvolvidas no período julho/98 a dezembro/99, para apresentção à CAPES como bolsista do Programa Suplementar de Apoio à Qualificação Docente. 1999.

3.
SANTOS, M. S.. Relatório de Atividades desenvolvidas no período julho/97 a junho98, para apresentação à CAPES como bolsista do Programa Suplementar de Apoio à Qualificação Docente. 1998.

4.
SANTOS, M. S.. Reltórios de Atividades desenvolvidas no período junho/96-junho/97,para apresentação à CAPES como bolsista do Programa Suplementar de Apoio à Qualificação Docente. 1997.

5.
SANTOS, M. S.; OUTROS . Banca Examinadora de Tese de Mestrado do Curso de Pós Graduação da Faculdade de Educação da USP - aluna Luiza Rodrigues de Oliveira. 1997.

6.
SANTOS, M. S.; OUTROS . Banca Examinadora de monografia do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências (modalidade Física) - aluna Vanusa Nogueira de Almeida. 1996.

7.
SANTOS, M. S.. Banca Examinadora de tese de mestrado do curso de Pós-Graduação em Ensino de Física - aluno Maria da Conceição Faustino - USP. 1994.

8.
SANTOS, M. S.; OUTROS . Banca Examinadora da Seleção Pública para Professor Visitante do Departamento de Teoria e Prática de ensino da Faculdade de educação da UFF, para a disciplina Didática VII - Prática de Ensino I e II. 1985.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, M. S.; COSTA, I.; COSTA, E. V.. Participação em banca de Angela Maria de Araujo Werneck. Dá branco ou marrom? uma proposta construtivista para o ensino de cores. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciencias) - Universidade Federal Fluminense.

2.
SANTOS, M. S.; ALMEIDA, L. C.; COSTA, I.. Participação em banca de Leandra da Silva Aleixo. Um Estudo das Concepções Alterntivas sobre Ondas. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense.

3.
SANTOS, M. S.; COSTA, I.; ALMEIDA, L. C.. Participação em banca de José Carlos Cruz de Oliveira. Uma Proposta para Ensinar Construtivamente os Conceitos de Calor, Temperatura e Energia Interna, baseada na História da Ciência. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense.

4.
SANTOS, M. S.; COSTA, I.; COSTA, E. V.. Participação em banca de Wanderson Breder. Momentos para a Abordagem de Física Moderna no Ensino Médio. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense.

5.
SANTOS, M. S.; COSTA, I.; ALMEIDA, L. C.. Participação em banca de Mria Zélia Muniz Queiroz. A Construção dos Conceitos Básicos da Cinemática na 8ª Série e sua Influência na 1ª série do Ensino médio. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense.

6.
SANTOS, M. S.; COSTA, I.; ALMEIDA, L. C.. Participação em banca de Maria Zélia Muniz Queiroz. A construção dos conceitos básicos da Cinemática na 8ª série e sua influência na 1ª série do ensino médio. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciencias) - Universidade Federal Fluminense.

7.
SANTOS, M. S.; COSTA, I.; VIANNA, D. M.. Participação em banca de Pierre Schwartz Augé. A História da Física e a Experimentação como Instrumentos de Construção de Conceitos em Queda Livre. 1996. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense.




Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Leandra da Silva Aleixo. Um Estudo das Concepções Alternativas sobre Ondas. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marly da Silva Santos.

2.
José Carlos Cruz de Oliveira. Uma proposta para ensinar construtivamente os conceitos de calor, temperatura e energia interna, baseada na História da Ciência. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marly da Silva Santos.

3.
Maria Zélia Muniz Queiroz. A Construção dos Conceitos Básicos da Cinemática na 8ª Série e sua influência na 1ª Série do Ensino Médio. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marly da Silva Santos.

4.
Hudineia Fitaroni França de Souza. Física Moderna: uma proposta alternativa para o ensino do efeito fotoelétrico no ensino médio. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Marly da Silva Santos.

5.
Pierre Augé Schwartz. A História da Física e a Experimentação como Instrumento de Construção de Conceitos. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciê) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marly da Silva Santos.

Iniciação científica
1.
Rafael Oliveira Cabral. Programa Jovens Talentos. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Física) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Marly da Silva Santos.

2.
José Thiago da Silva Alves. Programa Jovens Talentos. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Física) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Marly da Silva Santos.

3.
Claudia Costa Lopes. Introduzindo MEcânica Quântica no 2º Grau. 1994. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Ministério da Educação e do Desporto Secretaria do Ensino Superior Programa. Orientador: Marly da Silva Santos.

4.
Alcino Vazques Moreira. Física Nuclear no 2º Grau. 1994. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Ministério da Educação e do Desporto Secretaria do Ensino Superior Programa. Orientador: Marly da Silva Santos.

5.
Roberto Pimentel Jr.. Supercondutividade para o 2º grau. 1994. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação Em Fisica Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense, Ministério da Educação e do Desporto Secretaria do Ensino Superior Programa. Orientador: Marly da Silva Santos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 18:38:28