Alessandra Carvalho

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  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Possui mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é bolsista de produtividade acadêmica - PA1 - da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, professora de ensino básico e tecnológico no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFRJ (ProfHistoria). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa História e Ensino das Ditaduras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, A.;CARVALHO, Alessandra

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Colégio de Aplicação.
Rua J. J. Seabra
Lagoa
22470130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25115388


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2008
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Elites políticas durante o regime militar: um estudo sobre os parlamentares da Arena e MDB, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Elisa Pereira Reis.
Palavras-chave: ditadura militar; elites políticas; Arena e MDB.
1997 - 2000
Mestrado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Do autoritarismo à democracia. Um estudo dos processos de transição no Brasil (1945 e 1984),Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Francisco Carlos Teixeira da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Média de Formação Geral.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação, .

03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação, .

05/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História Geral e do Brasil
05/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História Geral e do Brasil

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Produtividade Acadêmica - PA1
Outras informações
Coordenação da disciplina de História do Pré-Vestibular Social (abrangência: Estado do Rio de Janeiro): - Atividades anuais : banca de seleção de tutores de História; elaboração do material didático de História, com atualização permanente; elaboração de provas simuladas (UERJ, Cederj e Novo Enem); - Atividades semanais permanentes: recebimento, análise e devolução comentada de planos de aula enviados pelos tutores. Esse trabalho tem se mostrando fundamental na formação inicial ou continuada desses tutores, uma vez que a grande maioria está cursando os últimos períodos do bacharelado em História ou é recém-formada; - Atividades permanentes sem periodicidade regular: orientação dos tutores em relação à bibliografia, conteúdo e uso de materiais didáticos complementares; organização de coletâneas de exercícios de vestibulares/ ENEM em acordo com o material didático produzido. O acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos tutores permite avaliar os principais aspectos da formação inicial de professores, realizada pelo ensino superior público e privado. Os planos de aula dos tutores fornecem, também, subsídios importantes para identificar as correntes historiográficas mais freqüentes entre os professores de História e permitem examinar como as interpretações historiográficas mais recentes sobre a história do Brasil e do mundo são incorporadas nas discussões na sala de aula. Assim, é possível analisar as relações entre a pesquisa historiográfica e a prática dos docentes de História e elaborar o material didático do PVS incorporando abordagens atualizadas.


Social Science Research Council, SSRC, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: bolsista
Outras informações
Pesquisadora bolsista do programa "Memoria colectiva y represión: perspectivas comparadas sobre los procesos de democratization en el cono sur".

Atividades

03/2000 - 02/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Social Science Research Council, .



Linhas de pesquisa


1.
História política da ditadura civil-militar

Objetivo: - Examinar a atuação dos militantes do MDB nas décadas de 1960 e 1970. - Analisar a arena político-partidária no Brasil, investigando suas relações com o processo de democratização ocorrido a partir da década de 1970. -.
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: ditadura civil-militar; Movimento Democrático Brasileiro; democracia.
2.
O ensino da história dos regimes ditatoriais do século XX na educação básica

Objetivo: Desenvolver reflexão acadêmica sobre o ensino das ditaduras do século XX na educação fundamental e média; elaborar material didático direcionado a alunos da educação básica e docentes atuantes nesse nível de ensino; atuar na formação continuada de docentes da educação básica..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino de História; regimes ditatoriais; ditadura civil-militar brasileira; formação de professores.
3.
Memória coletiva da repressão: perspectivas comparativas sobre o processo de democratização no Cone Sul

Objetivo: Analisar a produção da memória recente sobre as ditaduras militares no Cone Sul da América Latina, Chile e Peru em duas diferentes dimensões e atores..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: ditadura militar; memória.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Justiça de transição e ensino de história na educação básica: diálogos e conexões
Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar os possíveis diálogos e conexões entre a justiça de transição tal como ela se desenvolve no Brasil e o ensino de história, considerando que o processo transicional se articula não só em torno de ações públicas pelo reconhecimento oficial das violências praticadas pela ditadura civil-militar, a punição de seus perpetradores e a reparação às vítimas, mas alcança também o campo das disputas políticas e culturais no interior de ordens pós-autoritárias. Inclui, assim, as iniciativas estatais implementadas no campo jurídico como também seus desdobramentos em distintos espaços da sociedade nos quais se desenvolvem processos de formação de identidades e de construção de consensos. Um desses espaços, sem dúvida, é o sistema educacional, por sua capilaridade e finalidades primordiais de caráter formativo e normativo. Cabe investigar, portanto, em que medida a escola e, nela, a disciplina escolar história podem ser espaços de desenvolvimento de medidas transicionais em suas múltiplas dimensões: de exercício do direito à memória e à verdade e, a partir daí, do fortalecimento de consensos e identidades políticas ligadas à defesa da democracia e do respeito aos direitos humanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alessandra Carvalho - Coordenador.
2012 - 2017
O ensino das ditaduras do século XX na educação básica: história, memória e metodologia
Descrição: O projeto visa analisar o ensino das ditaduras do século XX na educação básica, sobretudo o tratamento dado às ditaduras civis-militares da América do Sul, considerando questões relativas à história do tempo presente, temas sensíveis, memória e direitos humanos. Engloba também uma análise da produção didática disponível sobre as ditaduras do século XX, com ênfase no Brasil e outros países da América do Sul, alem da elaboração de novos materiais que considerem as contribuições da historiografia recente. A pesquisa é parte integrante do Núcleo de Pesquisa História e Ensino das Ditaduras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Alessandra Carvalho - Integrante / Samantha Viz Quadrat - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 8
2011 - 2015
O MDB e a emergência de novas concepções democráticas na ditadura civil-militar (1973-79)
Descrição: A pesquisa pretende analisar a atuação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) entre os anos de 1973, ocasião em que, durante as discussões da sucessão do general-presidente Emílio Médici, o MDB lançou a campanha da anticandidatura de Ulysses Guimarães à presidência da república, e 1979, quando a nova legislação partidária permitiu a fundação de novas siglas políticas e originou a criação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Desta forma, abrange o período de grande repressão política por parte da ditadura civil-militar brasileira, que se seguiu à decretação do Ato Institucional nº-5 (AI-5), em 1968, bem como os primeiros anos do processo de ?abertura? iniciado em 1974. Após o AI-5, que atingiu duramente o MDB, e as imensas dificuldades para participar das eleições legislativas ocorridas em 1970, os militantes do MDB se viram diante de um cenário transformado e, acima de tudo, marcado pela incerteza. Alguns membros colocaram em questão o futuro do partido, enquanto outros defenderam a necessidade de redirecionar sua ação, abandonando lemas e diretrizes nascidas nos anos anteriores ao golpe de 1964 e que haviam norteado o MDB até então. Para muitos, buscar novos rumos era, em princípios dos anos 1970, fundamental para que suas próprias trajetórias políticas tivessem continuidade e o partido recuperasse a capacidade de demarcar um espaço próprio e legítimo no campo político e social. A campanha da anticandidatura colocou-se, então, como um primeiro momento em que o partido poderia rediscutir e reconstruir sua atuação pública. No ano seguinte, 1974, a campanha para o pleito legislativo federal e estadual abriu espaço para o aprofundamento das discussões no partido e para o seu fortalecimento junto aos eleitores. Ao mesmo tempo, muitas lideranças emedebistas jovens tinham a percepção de que a sociedade brasileira se transformava rapidamente, por conta do avanço da industrialização e da urbanização e da nova abrangência alcançada pelos meios de comun.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Quartas da História
Descrição: O Projeto tem como objetivo principal a divulgação científica. Desse modo, através de um calendário de diferentes atividades (palestras, cursos, oficinas, seminários, etc.), promove-se a divulgação da produção acadêmica dos professores e pós-graduandos do Instituto de História em eventos abertos à comunidade. Busca-se, portanto, a integração entre pesquisa e extensão, reforçando a interação do IH com o público interessado em História, bem como alcançar o público específico de licenciandos em História de outras IES do Rio de Janeiro e professores da Educação Básica, mormente, das redes públicas. Em 2018- 2019, a proposta é de se iniciar a gravação e divulgação de podcast com entrevistas relacionadas aos vindouros 80 anos do IH e os 100 anos da UFRJ. Um primeira experiência foi feita em 2016 com uma entrevista sobre Ensino de História e essa temática também prosseguirá sendo contemplada..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandra Carvalho - Integrante / Mônica LIma e Souza - Integrante / Juliana Beatriz Almeida de Souza - Coordenador / Fábio de Souza Lessa - Integrante.
2018 - Atual
CAp Popular
Descrição: Curso de extensão destinada à população LGBT+, negra e de baixa renda com objetivo de preparação para realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encejja) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Alessandra Carvalho - Integrante / Cleber Dias da Costa Neto - Coordenador / Nathália Terra Barbosa Sathler Lenz César - Integrante / Victor Augusto Giraldo - Integrante / Katia Araujo da Silva - Integrante / Licia Maria Kelmer Paranhos - Integrante.
2016 - 2017
Prepara Nem
Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir com a criação de redes políticas de intercâmbio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, professores, instituições e movimentos sociais que possibilitem a inclusão e reconhecimento de sujeitos LGBTs no espaço escolar e universitário. Tal proposta se adensa na construção de um pré-universitário social, chamado ?PreparaNem?, cujo norte é e ampliação das possibilidades de conclusão do Ensino Médio e de ingresso na universidade para esses sujeitos, que têm sido excluídos e/ou invisibilizados dos processos educacionais. A estratégia adotada para essa conquista é o oferecimento de aulas desenhadas para atender as especificidades do público-alvo no que diz respeito a realidade sócio-cultural e necessidades educacionais. Soma-se ainda a promoção de debates, palestras e oficinas que visibilizem a produção teórica e acadêmica das identidades trans e/ou sobre gênero, sexualidade, inclusão, reconhecimento, saúde e educação, bem como a articulação do pré-universitário com a formação de professores na UFRJ. Para tanto, o trabalho se concretizará por meio da combinação de atividades de pesquisa, ensino e extensão, por promover diálogos a partir da atuação integrada de sujeitos do Colégio de Aplicação, da Faculdade de Educação e do Instituto de Matemática (UFRJ) além da parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ), por meio do Projeto Divas de saúde pública de trans e travestis. Em consequência, espera-se a produção de materiais acadêmicos e didáticos e metodologias de ensino que permitirão compartilhar com a comunidade os resultados e o processo de discussão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alessandra Carvalho - Integrante / Cleber Dias da Costa Neto - Coordenador / Nathália Terra Barbosa Sathler Lenz César - Integrante / Victor Augusto Giraldo - Integrante / Katia Araujo da Silva - Integrante / Licia Maria Kelmer Paranhos - Integrante / Luiz Alberico Araujo Montenegro - Integrante / Monica Siqueira Malta - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, Alessandra2017CARVALHO, Alessandra; KNACK, D. . Conhecimento histórico escolar, tempo presente e o uso de documentos audiovisuais no ensino sobre a ditadura militar na educação básica. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 6, p. 98-121, 2017.

2.
CARVALHO, Alessandra2016 CARVALHO, Alessandra. La historia de la dictadura civil-militar en el aula: entre memorias y subjetividades. Desicio: educacion de adultos en reclusion, v. 43-44, p. 36-42, 2016.

3.
CARVALHO, Alessandra2016CARVALHO, Alessandra; CARVALHO, F. G. . O ensino de História na educação básica: formação inicial de professores e construção de identidades profissionais. INSTRUMENTO - REVISTA EM ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, v. 18, p. 221-230, 2016.

4.
QUINAN, L. G.2015QUINAN, L. G. ; CARVALHO, Alessandra . Conhecimento histórico escolar, consciência histórica e a função social do historiador: uma reflexão a partir do ensino da ditadura militar na educação básica. Revista TransVersos, v. 4, p. 116-126, 2015.

5.
CARVALHO, Alessandra2012CARVALHO, Alessandra. 'Democracia e desenvolvimento' versus 'Segurança e desenvolvimento': as eleições de 1974 e a construção de uma ação oposicionista pelo MDB na década de 1970. Varia História (UFMG. Impresso), v. 28, p. 555-572, 2012.

6.
CARVALHO, A.2010CARVALHO, A.; LIMA E SOUZA, Mônica . A perspectiva do ensino de História no CAp. Perspectiva Capiana (Impresso), v. 7, p. 33-35, 2010.

7.
CARVALHO, A.2008CARVALHO, A.. Zuzu Angel: laços familiares e identidades femininas. Gênero, v. 8, p. 395-400, 2008.

8.
CARVALHO, A.2007CARVALHO, A.; OLIVEIRA, Mariana ; ACSELRAD, Vitor . Caiu o Ministério!. Perspectiva Capiana (Impresso), v. 01, p. 23-28, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, Alessandra; FREIRE, Américo O. G. . As eleições de 1989 e a democracia brasileira: atores, processos e prognósticos. In: Ferreira, Jorge, Delgado, Lucília de Almeida Neves. (Org.). O tempo da Nova República: da transição democrática à crise política de 2016: Quinta República (1985-2016). 1ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018, v. 5, p. 119-161.

2.
CARVALHO, Alessandra. Arena e MDB: gerações políticas e trajetórias partidárias na ditadura civil-militar. In: Grimaldo Carneiro Zachariades. (Org.). 1964: 50 anos depois - a ditadura em debate. 1ed.Aracaju: Edise, 2015, v. 1, p. 323-362.

3.
CARVALHO, Alessandra. 'Contando a história' da ditadura civil-militar: grande imprensa e a construção da memória no Brasil democrático. In: Samantha Viz Quadrat; Denise Rollemberg. (Org.). História e memória das ditaduras do século XX. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015, v. 1, p. 404-.

4.
CARVALHO, Alessandra. As eleições presidenciais de 1989: sonhos, desejos e medos da década vivida. In: Samantha Viz Quadrat. (Org.). Não foi tempo perdido: os anos 80 em debate. 1ed.Rio de Janeiro: 7 letras, 2014, v. , p. 7-.

5.
CARVALHO, A.. As atividades político-partidárias e a produção de consentimento. In: Quadrat, Samantha Viz; Rollemberg, Denise. (Org.). A construção social dos regimes autoritários: legitimidade, consenso e consentimento no século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010, v. 2, p. -.

6.
CARVALHO, A.; LORENZ, Federico Guillermo ; MARCHESI, Aldo ; MONBELLO, Laura . Realidades y desafios: experiências educativas en Argentina, Uruguay y Brasil. In: JELIN, Elizabeth; LORENZ, Federico. (Org.). Educación y memória. La escuela elabora el pasado.. 1ed.Madri: Siglo XXI Editores, 2004, v. 7, p. 162-182.

7.
CARVALHO, A.; CATELA, Ludmila da Silva . 31 de marzo de 1964 en Brasil: memorias deshilachadas. In: JELIN, Elisabeth. (Org.). Las conmemoraciones: las disputas en las fechas 'in-felices'.. 1ed.Madri: Siglo XXI Editores, 2002, v. 3, p. 195-244.

8.
CARVALHO, A.. Características da transição no Brasil. In: LINHARES, Maria Yedda. (Org.). História Geral do Brasil. 9ed.Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000, v. , p. 376-379.

9.
CARVALHO, A.. Historiografia do Fascismo: interpretações marxistas. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da; MEDEIROS, Sabrina Evangelista; VIANNA, Alexander Martins. (Org.). Dicionário Crítico do Pensamento da Direita. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2000, v. , p. 226-231.

10.
CARVALHO, A.. Fascismo: Festa e Ideologia. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. (Org.). História e Imagem. 1ed.Rio de Janeiro: , 1998, v. , p. 171-175.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, Alessandra. O uso de testemunhos no ensino da história da ditadura civil-militar brasileira: o espaço da subjetividade e da empatia. In: I Seminário Internacional de institutos, colégios e escolas de aplicação, 2015, Juiz de Fora. Textos completos. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015.

2.
CARVALHO, Alessandra. Partidos e abertura nos anos 1970: o MDB nas eleições de 1974 e 1978. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Anais eletrônicos XXVII Simpósio Nacional de História, 2013.

3.
CARVALHO, Alessandra. Trajetórias políticas e gerações: um estudo sobre os deputados federais da Arena e do MDB. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: Anpuh-SP, 2011. v. 1.

4.
CARVALHO, A.. Deputados federais e senadores: políticos profissionais nos anos da ditadura militar. In: XXIII Simpósio Nacional da Associação Nacional de História, 2005, Londrina. XXIII Simpósio Naciona de História - História: Guerra e Paz, 2005.

5.
CARVALHO, A.; LORENZ, Federico Guillermo ; MARCHESI, Aldo ; MONBELLO, Laura . Realidades y desafios: experiências educativas en Argentina, Uruguay y Brasil. In: Primeras Jornadas del Núcleo de Estudios sobre Memoria, 2002, Buenos Aires. Educación y memória. La escuela elabora el pasado. Madri: Siglo XXI Editores, 2002. v. 7. p. 162-182.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, A.. Em busca da 'avaliação imparcial' e da 'isenta abordagem': grande imprensa e ditadura militar nos anos 90. In: Autoritarismo, repressão e memória, 2001, Vitória. Programa e Resumos do XIII Simpósio de História: Autoritarismo, repressão e memória. Vitória, 2001. p. 32-32.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, Alessandra. Problematizando uma 'história única' da escravidão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CARVALHO, A.. Ensino da ditadura na educação básica através de testemunhos e biografias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, A.. Os relatórios finas de comissões de verdade na sala de aula: história escolar, historiografia e justiça de transição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARVALHO, Alessandra. Planos de Aula e Ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CARVALHO, Alessandra. Justiça de transição e ensino de história: articulações possíveis e distinções necessárias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARVALHO, A.. Por uma história própira da cidade do Rio de Janeiro na história do Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CARVALHO, A.; BARRETO, R. . Cultura histórica discente e o ensino de história indígena na educação básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CARVALHO, A.. Memórias da ditadura militar e o contexto político atual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CARVALHO, A.. Novas tecnologias de informação e comunicação e o ensino de Ciências Sociais na educação básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CARVALHO, Alessandra. O uso de testemunhos no ensino de História da ditadura civil-militar brasileira: o espaço da subjetividade e da empatia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CARVALHO, A.. Ditadura, memória e ensino de história. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CARVALHO, A.. Ditadura, memória e ensino de história. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CARVALHO, A.. Discutindo a ditadura militar em sala de aula: desafios e possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CARVALHO, Alessandra. Elites políticas e dinâmica partidária no processo de transição para a democracia no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARVALHO, Alessandra. The 50 years of the Brazilian civilian-military coup and the teaching of the dictatorship in High School. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CARVALHO, Alessandra. A formação do professor e o ensino das ditaduras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
CARVALHO, Alessandra. O ensino da ditadura civil-militar brasileira nas escolas: entre demandas sociais e conhecimentos históricos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
CARVALHO, A.. Uma nova oposição? As eleições de 1974 e o MDB. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
CARVALHO, A.. Problematizando a construção de uma história única:. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
CARVALHO, A.. Vote no MDB. Você sabe porquê. A campanha de 1974 e as representações da democracia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CARVALHO, A.. Trajetórias individuais e gerações políticas: um estudo sobre os parlamentares da Arena e do MDB. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CARVALHO, A.. As atividades político-partidárias durante a ditadura civil-militar no Brasil e a dinâmica das relações entre Estado e sociedade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CARVALHO, A.. O retorno e a 'nova realidade política brasileira' em 1979. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
CARVALHO, A.. As relações entre a lógica tecnocrática e a dinâmica eleitoral do regime militar brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, Alessandra. Discutindo a ditadura civil-militar em sala de aula: desafios e possibilidades 2014 (Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARVALHO, Alessandra. Revista Intellètus. Laboratório de Ideias, Cultura e Política. 2015.

2.
CARVALHO, Alessandra. Revista Contemporânea. Núcleo de Estudos Contemporâneos. 2015.

3.
CARVALHO, Alessandra. Revista discente Ars Historica. 2014.

4.
CARVALHO, Alessandra. Revista Contemporânea. Núcleo de Estudos Contemporâneos. 2014.

5.
CARVALHO, Alessandra. REVISTA VARIA HISTORIA. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARVALHO, A.; QUADRAT, S. V. ; ARAUJO, M. P. N. . Universidades Federais aprofundam o estudo da ditadura nas salas de aula. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CARVALHO, A.. Alessandra Carvalho ? O ensino da ditadura militar na sala de aula. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CARVALHO, Alessandra; QUADRAT, S. V. . Histórias da ditadura que a escola não contava. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, Alessandra; LAMARAO, L. Q. . Saberes e Práticas na Educação Básica Problematizando o currículo de História do Brasil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CARVALHO, Alessandra; COSTA NETO, C. D. ; VELASCO, D. ; CARVALHO, F. G. ; LAMARAO, L. Q. . Prepara Nem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CARVALHO, Alessandra; CARVALHO, F. G. ; LAMARAO, L. Q. ; VELASCO, D. B. . Prepara Nem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CARVALHO, Alessandra. Do que falam as ciências humanas, História do Brasil, A História no ENEM 2016. 2016. (Planejamento e execução de aulas).

5.
CARVALHO, Alessandra; LAMARAO, L. Q. . Saberes e Práticas na Educação Básica - Problematizando o currículo de História do Brasil. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
CARVALHO, Alessandra; ALVARENGA, Maria Manuela Q. ; LIMA E SOUZA, Mônica ; AZEREDO, E. G. . Pré-vestibular social: História. Edição revisada e ampliada. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro para pré-vestibular).

7.
CARVALHO, Alessandra. Curso de Formação para Professores sobre Educação Patrimonial, Cidadania e Direitos Humanos. 2014. (Oficina sobre o ensino da ditadura civil-militar na educação básica).

8.
CARVALHO, Alessandra; ARAUJO, C. M. . Saberes e Práticas em Educaçao Básica - Problematizando o currículo de História do Brasil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
CARVALHO, Alessandra; QUADRAT, S. V. . O ensino das ditaduras nos dias de hoje. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CARVALHO, Alessandra; QUADRAT, S. V. . Como trabalhar o tema da ditadura militar em sala de aula?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
CARVALHO, Alessandra. 'Pequena África': uma aula de campo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
CARVALHO, A.; LIMA E SOUZA, Mônica ; ALVARENGA, Maria Manuela Q. . Pré-vestibular Social. História. Edição revista. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro para pré-vestibular).

13.
CARVALHO, A.; COSTARD, Larissa . Saberes e Práticas na Educação Básica - Problematizando o currículo de História do Brasil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
CARVALHO, A.; ALVARENGA, Maria Manuela Q. ; LIMA E SOUZA, Mônica . Pré-vestibular social: história. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro para pré-vestibular).

15.
CARVALHO, A.; ALVARENGA, Maria Manuela Q. ; LIMA E SOUZA, Mônica . Reforço Novo Enem: linguagens e ciências humanas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material pedagógico de história do Brasil para Ensino Médio).

16.
CARVALHO, A.. Saberes e Práticas na Educação Básica - Problematizando o currículo de História do Brasil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
Castro, Hebe Maria de Mattos ; CARVALHO, A. ; LIMA E SOUZA, Mônica . Telecurso: História : ensino fundamental. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material pedagógico de história do Brasil do Ensino Fundamental e HIstória Geral).

18.
CARVALHO, A.; LIMA E SOUZA, Mônica . Telecurso: História : ensino fundamental, livro do professor. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material pedagógico de história do Brasil do Ensino Fundamental e HIstória Geral).

19.
CARVALHO, A.. A Sociedade Ocidental no Pós-Guerra. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
CARVALHO, A.; ARGOLO, Paula Falcão . Caderno de Formação Sociologia - Telecurso 2000. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de planos de aula para a disciplina de Sociologia).

21.
CARVALHO, A.; ALVARENGA, Maria Manuela Q. ; LIMA E SOUZA, Mônica ; ARAÚJU, Cinthia Monteiro de . Tecendo o saber. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material pedagógico de história do Brasil do Ensino Fundamental e HIstória Geral).

22.
CARVALHO, A.. A formação de uma elite: o coronelismo. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LIMA E SOUZA, Mônica; FRESQUET, A.; CARVALHO, Alessandra. Participação em banca de Luciana Fernandes Dias. A Leste de Bucareste: cinema, história e memória em sala de aula. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FERREIRA, M. M.; GRINBERG, K.; CARVALHO, Alessandra. Participação em banca de Lenna Carolina da Silva Solé Vernin. Campo de histórias e a batalha pela memória: usos possíveis do Campo de Santana. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CALDAS, P. S. P.; CARVALHO, A.; PIRES, M. C. F.. Participação em banca de Deborah Silva Queiroz. Memória da resistência à ditadura militar brasileira: guia para utilização de filmes em sala de aula. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
QUADRAT, S. V.; CARVALHO, A.; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Eric Freitas Rodrigues. Tecnologia, inovação e ensino de História: o ensino híbrido e suas possibilidades. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal Fluminense.

5.
ROCHA, H. A. B.; CARVALHO, A.; REZNIK, L.. Participação em banca de Danielle Rodrigues Silveira Teles Luz. A(s) memória(s) sobre a Ditadura Militar nos livros didáticos de História. 2016. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
SOUZA, M. L. E.; SILVA, A. C. L. F.; CARVALHO, Alessandra. Participação em banca de Lucas Moreira Calvo. Histórias conectadas no ensino de História: tecendo conexões entre o Norte da África e a Península Ibérica no período da expansão islâmica (séculos VII a IX). 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
GRINBERG, L.; CARVALHO, Alessandra; GOMES, A. C.. Participação em banca de Thiago Nogueira de Souza. Ação Democrática Parlamentar: anticomunismo, democracia e radicalização política no Congresso Nacional. 2015. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
CARVALHO, A.; GRINBERG, L.; QUADRAT, S. V.. Participação em banca de Bianca Rihan Pinheiro Amorim. Nas entrelinhas da distensão: a construção de memórias no arquivo pessoal de Ernesto Geisel. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

9.
CARVALHO, A.. Participação em banca de Aline Martins da Silva. Udigrudi: o underground tupiniquim. Chiclete com banana e o humor em tempos de redemocratização brasileira. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

10.
CARVALHO, A.; FREIRE, Américo O. G.. Participação em banca de Daniel de Araujo dos Santos. Futebol e politica: a criação do campeonato de clubes de futebol. 2012. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

11.
CARVALHO, A.; QUADRAT, S. V.. Participação em banca de Daniele Chaves Amado. Nem tudo que reluz é ouro: a Última Hora, a Tribuna da Imprensa e a campanha de saneamento moral de Copacabana. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

12.
CARVALHO, A.. Participação em banca de Aline do Carmo Rochedo. "Os fihos da revolução". A juventude urbana e o rock brasileiro dos anos 1980. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

13.
CARVALHO, A.; QUADRAT, S. V.. Participação em banca de Giordano Bruno Reis dos Santos. Vianninha e a Grande Família: Intelectuais de Esquerda no Brasil dos anos 1970. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
GOIS, J. B. H.; CARVALHO, Alessandra; SILVA, C. T.; TEIXEIRA, K. C. S.; FRAGALE FILHO, R. S.. Participação em banca de Tatiana Sada Jordão Araujo. O papel do Poder Judiciário no reconhecimento de direitos da população LGBT. 2018. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

2.
BRANDAO, P. C.; CARVALHO, Alessandra; BEZERRA, E. B.; HERMETTO, M.; ARNAUT, L. D. H.. Participação em banca de Maria Lenúcia de Moura. FAFIDAM: o conservadorismo da Igreja nas práticas educativas no contexto do estado ditador. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
ARAUJO, M. P. N.; FREIRE, J. R. B.; CARVALHO, A.; FERNANDES, M. L.; FERREIRA, M. M.. Participação em banca de Zineide Sarmento Pereira. Atores indígenas no debate da Raposa Serra do Sol. 2016. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CARVALHO, A.; GRINBERG, L.; ARAUJO, M. P. N.; MAUAD, A. M.; QUADRAT, S. V.. Participação em banca de Paulo Roberto de Azevedo Maia. Abertura: televisão e a luta pela democracia no Brasil (1979-1980). 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

5.
REIS FILHO, D. A.; SOUZA, M. A. P.; CARVALHO, A.; HOLLANDA, B. B. B.; QUADRAT, S. V.. Participação em banca de Lívia Gonçalves Magalhães. Com a taça nas mãos: sociedade, Copa do Mundo e ditadura no Brasil e Argentina. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
CARVALHO, A.; KORNIS, M. A.. Participação em banca de Paulo Roberto de Azevedo Maia. Abertura: televisão e a luta pela democracia no Brasil (1979-1980). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
CARVALHO, Alessandra; ARAUJO, C. M.; SILVA, J. C. S.. Participação em banca de Thiago Cerqueira dos Santos. Políticas de currículo no ensino de História na Escola Normal Carmela Dutra (1946/1953). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SOUZA, M. L. E.; CARVALHO, Alessandra; FRESQUET, A.. Participação em banca de Luciana Fernandes Dias. À leste de Bucareste: cinema, história e memória em sala de aula. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
NICODEMOS, A.; CARVALHO, A.; PENNA, F. A.. Participação em banca de Tiago Lessa Bastos Azeredo. Ensino de História no Colégio Pedro II: autonomia docente em tempos de precarização. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
VIANA, L. M.; CARVALHO, A.; FERREIRA, R. A.. Participação em banca de Fernanda Sardinha Murro. Produção de vídeos educativos como prática de inclusão no ensino de História. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade Federal Fluminense.

5.
QUADRAT, S. V.; CARVALHO, Alessandra; ANDRADE, E. P.. Participação em banca de EricFreitas Rodrigues. Ensino da História e Ensino Híbrido: uma metodologia para o uso da tecnologia e da personalização em sala de aula. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Universidade Federal Fluminense.

6.
BUSTAMANTE, R. M. C.; FERNANDES, E. B. B.; CARVALHO, Alessandra. Participação em banca de Carla Cristina Bernardino Ramos. Reconhecendo a presença indígena na história de Araruama - usos do patrimônio no ensino de História. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
QUADRAT, S. V.; CARVALHO, Alessandra; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Igor Fernandes Pinheiro. Não fale com paredes: contracultura e psicodelia no Brasil. 2014.

8.
FREIRE, Américo O. G.; CARVALHO, Alessandra; MOTTA, M. S.. Participação em banca de Leonardo Arruda Gonçalves. Redes de poder: o PMDB e a estratégia de formação de bases políticas fluminenses no governo de Moreira Franco (1987-1991). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

9.
CARVALHO, Alessandra; GRINBERG, L.. Participação em banca de Bianca Rihan Pinheiro Amorim. Nas entrelinhas da distensão: uma reflexão sobre a construção de memórias no arquivo pessoal de Ernesto Geisel. 2013.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VELASCO, D.; SOUZA, J. V. A.; CARVALHO, Alessandra. Participação em banca de Caio Tavares e Silva. Narrativas sobre os povos indígenas nos livros didáticos de História no contexto da lei 11.645/2008. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Saberes na Educação Básica - ênfase no ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
Castro, Fernando Vale; Ricci, Maria Fernanda C. C, M.; CARVALHO, A.. Participação em banca de Tatiana de Lima Correia. O cangaço na literatura. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação 'Lato Sensu' em História Social) - Universidade Severino Sombra.

3.
SANTIAGO, Rodrigo Bastos; CARVALHO, A.; ALEXANDRE, Augusto Ortiz. Participação em banca de Natasha dos Santos de Mello. Da transparência à saideira: como os velhos hábitos e os novos costumes da Rússia Soviética. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação 'Lato Sensu' em História Social) - Universidade Severino Sombra.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARVALHO, Alessandra; ALVARENGA, Maria Manuela Q.; AZEREDO, E. G.. Seleção de tutores para Pré-Vestibular Social. 2018. Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

2.
CARVALHO, Alessandra; ARAÚJU, Cinthia Monteiro de; SOUZA, M. L. E.; SOUZA, J. B. A.; LAMARAO, L. Q.. Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CARVALHO, Alessandra; ALVARENGA, Maria Manuela Q.; AZEREDO, E. G.. Seleção de tutores para pré-vestibular social. 2017. Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

4.
CARVALHO, Alessandra; ALVARENGA, Maria Manuela Q.; AZEREDO, E. G.. Seleção de tutores para Pré-Vestibular Social. 2016. Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

5.
CARVALHO, A.; CARVALHO, F. G.. Seleção de coordenadores para o Pré-Vestibular Social. 2016. Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

6.
CARVALHO, Alessandra; ALVARENGA, Maria Manuela Q.; AZEREDO, E. G.; SOUZA, M. L. E.. Seleção de tutores para Pré-Vestibular Social. 2015. Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

Outras participações
1.
CARVALHO, Alessandra; NICODEMOS, A.; CARVALHO, F. G.. Prêmio ProfHistória de Melhor Dissertação Turma 2014 Comissão Avaliadora do núcleo UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Jornada de Trabajo sobre Historia Reciente. 2010. (Oficina).

2.
Seminário Internacional Caminhos Cruzados: história e memória dos exílios latino-americanos no século XX.O retorno dos exilados e a ?nova realidade política? brasileira em 1979. 2009. (Seminário).

3.
XXVIII Congresso da Latin American Studies Association. As relações entre a lógica tecnocrática e a dinâmica eleitoral do regime militar brasileiro. 2009. (Congresso).

4.
IX Congresso Internacional da Brazilian Studies Association. Deputados federais e senadores: trajétórias políticas durante o regime militar. 2008. (Congresso).

5.
Semana de Atividades Científicas da Pós-Graduação.As atividades político-partidárias e a produção do consentimento durante o regime militar. 2007. (Encontro).

6.
Pasados que no pasan: Investigaciones sobre memoria en perspectiva comparada.As elites políticas brasileiras durante a ditadura militar ? trajetórias e práticas. 2006. (Seminário).

7.
XXIII Simpósio da Associação Nacional de História - História: Guerra e Paz.Deputados federais e senadores: políticos profissionais nos anos da ditadura militar. 2005. (Simpósio).

8.
Da repressão à transição ? os movimentos pendulares do regime.Construindo qual democracia? Uma análise do processo de transição e o caso brasileiro. 2004. (Encontro).

9.
Os 40 anos do Golpe Militar.O longo processo de transição brasileiro: o projeto militar de abertura, a atuação das elites políticas e a participação da sociedade. 2004. (Outra).

10.
Seminário 40 anos do golpe militar: 1964-2004.Abertura e controle: Diretas Já e elites políticas no fim da ditadura militar. 2004. (Seminário).

11.
Primeras Jornadas del Núcleo de Estudios sobre Memoria.A memória da ditadura militar na sala de aula: alguns aspectos para reflexão. 2002. (Encontro).

12.
XIII Simpósio de História: autoritarismo, repressão e memória.Em busca de uma 'avaliação imparcial' e da 'isenta abordagem': grande imprensa e ditadura militar nos anos 90. 2001. (Simpósio).

13.
XXIII Congresso da LASA - Latin American Studies Association. Contando a história da ditadura militar- grande imprensa e construção da memória no Brasil democrático. 2001. (Congresso).

14.
Memoria Colectiva y Représion: Perspectivas Comparativas sobre el Proceso de Democratización en el Cono Sur. 2000. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTEIRO, A. M. F. C. ; GABRIEL, C. T. ; CARVALHO, Alessandra ; NICODEMOS, A. ; PEREIRA, A. A. ; ARAUJO, C. M. ; VELASCO, D. ; XAVIER, G. ; BUSTAMANTE, R. M. ; COSTA, W. . XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. 2017. (Congresso).

2.
QUADRAT, S. V. ; CARVALHO, Alessandra . Seminário Internacional "O ensino da ditadura em tempos democráticos". 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Cyntia da Silva Coelho. Direitos Humanos e ensino de história na educação básica. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Vitaly Costa e Silva. Cinema, memória e o ensino da história da ditadura civil-militar em sala de aula. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Leo Barbosa Ribeiro. Futebol e o ensino da história da ditadura civil-militar em sala de aula. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Bruna Gonçalves de Araujo. O ensino de História na educação básica como uma dimensão da justiça de transição. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Licia Gomes Quinam. As memórias dos jovens sobre a ditadura civil militar e a função social do historiador/professor. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alessandra Carvalho.

2.
Raquel Brayner da Silva. O ensino de História dos anos iniciais: as políticas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a perspectiva do multiculturalismo. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alessandra Carvalho.

3.
Fernanda Pereira de Moura. "Escola sem Partido": relações entre Estado, educação e religião e os impactos no ensino de História. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alessandra Carvalho.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cyntia da Silva Coelho. Trabalhando direitos humanos no ensino de História através de um diálogo com a educação ambiental. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas e Saberes na Educação Básica - ênfase no ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Alessandra Carvalho.

2.
Antonio José de Freitas Araújo. A construção da CSN e sua influência na vida de seus construtores. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação 'Lato Sensu' em História Social) - Universidade Severino Sombra. Orientador: Alessandra Carvalho.

3.
Maria Fabiane da Silva Ferreira. A participação dos pracinhas valencianos na Segunda Guerra Mundial. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação 'Lato Sensu' em História Social) - Universidade Severino Sombra. Orientador: Alessandra Carvalho.

4.
Leonardo Pecoraro Costa. O portal: uma história sobre a sociedade pós-moderna sob a ótica dos rituais de passagem. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação 'Lato Sensu' em História Social) - Universidade Severino Sombra. Orientador: Alessandra Carvalho.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
QUINAN, L. G.2015QUINAN, L. G. ; CARVALHO, Alessandra . Conhecimento histórico escolar, consciência histórica e a função social do historiador: uma reflexão a partir do ensino da ditadura militar na educação básica. Revista TransVersos, v. 4, p. 116-126, 2015.

2.
CARVALHO, Alessandra2016 CARVALHO, Alessandra. La historia de la dictadura civil-militar en el aula: entre memorias y subjetividades. Desicio: educacion de adultos en reclusion, v. 43-44, p. 36-42, 2016.

3.
CARVALHO, Alessandra2017CARVALHO, Alessandra; KNACK, D. . Conhecimento histórico escolar, tempo presente e o uso de documentos audiovisuais no ensino sobre a ditadura militar na educação básica. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 6, p. 98-121, 2017.

4.
CARVALHO, Alessandra2016CARVALHO, Alessandra; CARVALHO, F. G. . O ensino de História na educação básica: formação inicial de professores e construção de identidades profissionais. INSTRUMENTO - REVISTA EM ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, v. 18, p. 221-230, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, A.. Problematizando a construção de uma história única:. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CARVALHO, Alessandra. O ensino da ditadura civil-militar brasileira nas escolas: entre demandas sociais e conhecimentos históricos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CARVALHO, A.. Ditadura, memória e ensino de história. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CARVALHO, A.. Ditadura, memória e ensino de história. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CARVALHO, A.. Discutindo a ditadura militar em sala de aula: desafios e possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CARVALHO, Alessandra. The 50 years of the Brazilian civilian-military coup and the teaching of the dictatorship in High School. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CARVALHO, Alessandra. A formação do professor e o ensino das ditaduras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CARVALHO, Alessandra. O uso de testemunhos no ensino de História da ditadura civil-militar brasileira: o espaço da subjetividade e da empatia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHO, A.. Por uma história própira da cidade do Rio de Janeiro na história do Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CARVALHO, A.; BARRETO, R. . Cultura histórica discente e o ensino de história indígena na educação básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CARVALHO, A.. Memórias da ditadura militar e o contexto político atual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CARVALHO, A.. Novas tecnologias de informação e comunicação e o ensino de Ciências Sociais na educação básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CARVALHO, Alessandra. Problematizando uma 'história única' da escravidão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CARVALHO, A.. Ensino da ditadura na educação básica através de testemunhos e biografias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARVALHO, A.. Os relatórios finas de comissões de verdade na sala de aula: história escolar, historiografia e justiça de transição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CARVALHO, Alessandra. Planos de Aula e Ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CARVALHO, Alessandra. Justiça de transição e ensino de história: articulações possíveis e distinções necessárias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CARVALHO, Alessandra; LAMARAO, L. Q. . Saberes e Práticas na Educação Básica Problematizando o currículo de História do Brasil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CARVALHO, Alessandra; CARVALHO, F. G. ; LAMARAO, L. Q. ; VELASCO, D. B. . Prepara Nem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CARVALHO, Alessandra; COSTA NETO, C. D. ; VELASCO, D. ; CARVALHO, F. G. ; LAMARAO, L. Q. . Prepara Nem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CARVALHO, A.. Saberes e Práticas na Educação Básica - Problematizando o currículo de História do Brasil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
CARVALHO, A.; COSTARD, Larissa . Saberes e Práticas na Educação Básica - Problematizando o currículo de História do Brasil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
CARVALHO, Alessandra; ARAUJO, C. M. . Saberes e Práticas em Educaçao Básica - Problematizando o currículo de História do Brasil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
CARVALHO, Alessandra; QUADRAT, S. V. . O ensino das ditaduras nos dias de hoje. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CARVALHO, Alessandra; QUADRAT, S. V. . Como trabalhar o tema da ditadura militar em sala de aula?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CARVALHO, Alessandra; LAMARAO, L. Q. . Saberes e Práticas na Educação Básica - Problematizando o currículo de História do Brasil. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
CARVALHO, Alessandra. 'Pequena África': uma aula de campo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CARVALHO, Alessandra; ALVARENGA, Maria Manuela Q. ; LIMA E SOUZA, Mônica ; AZEREDO, E. G. . Pré-vestibular social: História. Edição revisada e ampliada. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro para pré-vestibular).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARVALHO, A.; QUADRAT, S. V. ; ARAUJO, M. P. N. . Universidades Federais aprofundam o estudo da ditadura nas salas de aula. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CARVALHO, A.. Alessandra Carvalho ? O ensino da ditadura militar na sala de aula. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CARVALHO, Alessandra; QUADRAT, S. V. . Histórias da ditadura que a escola não contava. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTEIRO, A. M. F. C. ; GABRIEL, C. T. ; CARVALHO, Alessandra ; NICODEMOS, A. ; PEREIRA, A. A. ; ARAUJO, C. M. ; VELASCO, D. ; XAVIER, G. ; BUSTAMANTE, R. M. ; COSTA, W. . XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. 2017. (Congresso).

2.
QUADRAT, S. V. ; CARVALHO, Alessandra . Seminário Internacional "O ensino da ditadura em tempos democráticos". 2014. (Outro).




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