Renata Fernandes Rabello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5848374921522741
  • Última atualização do currículo em 16/09/2018


Doutora em Ciências (Microbiologia) e mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com doutorado sanduíche na University of California, em Berkeley, EUA, e graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professora associada do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas do Instituto Biomédico, UFF. Tem experiência nas áreas de microbiologia (médica e veterinária) e biologia molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: cocos gram positivos (com destaque para Staphylococcus), resistência a antimicrobianos, virulência e epidemiologia molecular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Fernandes Rabello
Nome em citações bibliográficas
RABELLO, R. F.;RABELLO, R.;RABELLO, RENATA F.;RABELLO, RENATA FERNANDES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Instituto Biomédico.
Rua Prof. Hernani Mello 101
Centro
24210130 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (021) 26292441


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Ciências (Microbiologia).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Universidade da California, Berkeley (Orientador: Lee W. Riley).
Título: Diversidade genética e genes de virulência de amostras de Staphylococcus aureus isoladas de mastite bovina no Estado do Rio de Janeiro, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Angela Christina Dias de Castro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Staphylococcus aureus; mastite bovina; resistência antimicrobiana; fatores de virulência; diversidade genética.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.
2001 - 2003
Mestrado em Ciências (Microbiologia).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Susceptibilidade aos antimicrobianos e diversidade genética de amostras de Staphylococcus aureus e Streptococcus agalactiae isoladas de casos de mastite subclínica no estado do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Angela Christina Dias de Castro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Staphylococcus aureus; Streptococcus agalactiae; mastite bovina; diversidade genética; Resistência aos antimicrobianos.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.
1996 - 2001
Graduação em Medicina Veterinária.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Utilização da técnica de PCR na identificação e tipagem de bactérias..
Orientador: Maria Helena Cosendey de Aquino.
1991 - 1994
Curso técnico/profissionalizante em Biotecnologia.
Escola Técnica Federal de Química, ETFQ-RJ, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Epidemiologia Molecular. (Carga horária: 48h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
1997 - 1997
Inseminação Artificial Em Bovinos.
Faculdades Integradas Plínio Leite, FIPL, Brasil.
1997 - 1997
Noções de Microbiologia Veterinária.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1987 - 1996
Regular Completo de Inglês.
Instituto Brasil Estados Unidos, IBEU, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Biomédico, UFF, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa em cocos Gram-positivos, com ênfase nos gêneros Staphylococcus e Enterococcus, isolados de diferentes hospedeiros, relacionada à resistência aos antimicrobianos, virulência e composição clonal. Estudos focando no potencial zoonótico destas bactérias.

Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Outro - aluna bolsista PIBIC, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades Aluna de Iniciação científica no Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia, UFF no projeto de "Identificação e caracterização de atividades antibacterianas em derivados orgânicos, sintetizados no Instituto de Química - UFF".

Atividades

01/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Biomédico, .

Linhas de pesquisa
Bacteriologia
2/1997 - 7/2000
Estágios , Instituto de Biologia - Universidade Federal Fluminense, .

Estágio realizado
"Identificação e caracterização de atividades antibacterianas em derivados orgânicos, sintetizados no Instituto de Química - UFF"..

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades Professora visitante no Instituto de Microbiologia Paulo de Góes. Aulas na disciplina de Microbiologia e Imunologia para cursos de graduação e aulas em disciplinas de pós-graduação lato sensu (CEBAC) e stricto sensu (Programa de pós-graduação em Microbiologia e Imunologia). Desenvolvimento do projeto ?Caracterização de amostras de Staphylococcus aureus isoladas de mastite bovina e de infecções em seres humanos: diversidade genética, virulência e susceptibilidade a agentes antimicrobianos?.

Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Outro - aluna bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 40
Outras informações
Atividades Aluna de estágio obrigatório (Escola Técnica Federal de Química) realizado no Departamento de Microbiologia Médica no Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ no projeto ?Determinação de proteínas totais de estreptococos do grupo G crescidos in vitro e in vivo sob ação de concentrações submínimas inibitórias de penicilina G potássica cristalina.

Atividades

7/1994 - 6/1995
Estágios , Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes, Departamento de Microbiologia Médica.

Estágio realizado
"Determinação de proteínas totais de estreptococos do grupo G crescidos in vitro e in vivo sob ação de concentrações submínimas inibitórias de penicilina G potássica cristalina..

University of California, UC, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista PDEE - CAPES, Enquadramento Funcional: Visiting scholar, Carga horária: 40
Outras informações
Atividades Aluna de doutorado sanduíche. Realização de experimentos relacionados à tese de doutorado.


Dumilho S A, DUMILHO, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Outro - estágio, Enquadramento Funcional: estagiária
Outras informações
Atividades Acompanhamento de análises de rotina de matérias-primas e rações balanceadas no Laboratório de Análises de Alimento, participação de atividades relacionadas a formulação de premixes e rações, participação das atividades relacionadas ao abate e processamento de aves. Orientação: Geraldo Luiz Colnago. 09 a 13 de Novembro/1998

Atividades

11/1998 - 11/1998
Estágios , Dumilho S A, .

Estágio realizado
Análise de rotina de matérias-primas e rações balanceadas no Laboratório de Análises de Alimento; participação de atividades relacionadas a formulação de premixes e rações; participação das atividades relacionadas ao abate e processamento de aves; vi.


Linhas de pesquisa


1.
Bacteriologia


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
OCORRÊNCIA E CARACTERIZAÇÃO DE BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES ISOLADAS DE SUÍNOS E DE HUMANOS EM CONTATO COM SUÍNOS
Descrição: Infecções causadas por bactérias multirresistentes representam um importante problema de saúde pública. Dentre as bactérias multirresistentes de importância clínica, pode-se citar Staphylococcus resistentes à meticilina (MRS), principalmente S. aureus (MRSA), Enterococcus sp. resistentes à vancomicina (VRE) e espécies da família Enterobacteriaceae produtoras de carbapenemases (ex. produtores de NDM-1, KPC). Estas já foram isoladas de animais e algumas linhagens compartilhadas entre humanos e animais, levantando a questão da origem destes clones e o impacto dos animais como fontes de infecção. No Brasil, não há estudos investigando a prevalência de colonização e a caracterização destas bactérias isoladas de suínos e de humanos em contato com os mesmos. Desta forma, o presente estudo tem como objetivos investigar a ocorrência de colonização de suínos pelas bactérias MRS, VRE e Enterobacteriaceae produtoras de carbapenemases, determinar o perfil de susceptibilidade a antimicrobianos, investigar a população clonal bacteriana para conhecer os clones circulantes na nossa região e identificar a presença de clones internacionais, além de investigar o compartilhamento de clones de MRS com humanos em contato com estes animais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Coordenador / Beatriz Meurer Moreira - Integrante / Ianick S. Martins - Integrante / Renato Luiz Silveira - Integrante / Ana Claudia de Menezes Cruz - Integrante.
Número de orientações: 1
2014 - Atual
OCORRÊNCIA E CARACTERIZAÇÃO DE BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES ISOLADAS DE CÃES VIVENDO SOB DIFERENTES SITUAÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS E DE HUMANOS EM CONTATO COM ESTES CÃES
Descrição: Infecções causadas por bactérias multirresistentes tem sido uma preocupação principalmente em unidades relacionadas a cuidados com a saúde. Nos últimos anos, o número de relatos de isolamento de bactérias multirresistentes tem aumentado entre animais de companhia, o que aponta um possível papel destes animais como fontes de infecção para seres humanos. Em virtude do conhecimento limitado da circulação destas bactérias entre cães em nosso país e o papel destes como fonte de infecção para humanos, o presente estudo tem como objetivos investigar a ocorrência de colonização e caracterização de Staphylococcus resistentes à meticilina, Enterococcus resistentes à vancomicina e Enterobacteriaceae produtoras de carbapenemases em cães do Rio de Janeiro, descrever a prevalência destas bactérias em animais sob diferentes situações sócio-econômicas e identificar o compartilhamento de linhagens de Staphylococcus resistentes à meticilina entre os cães e humanos em contato com eles, como proprietários e veterinários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Coordenador / Beatriz Meurer Moreira - Integrante / Ianick S. Martins - Integrante / Carla Dray Marassi - Integrante / Maria Helena Consedey de Aquino - Integrante.
2014 - Atual
Disseminação de resistência aos antimicrobianos associados a bactérias de interesse médico no Rio de Janeiro: uma abordagem sobre aspectos epidemiológicos e moleculares envolvendo microbiota humana, meio ambiente, alimentos e animais.
Descrição: Projeto realizado em conjunto com os pesquisadores Leandro Araujo Lobo (IMPPG, UFRJ), Raquel Regina Bonelli (IMPPG, UFRJ), Renata Cristina Picão (IMPPG, UFRJ), Rubens Clayton da Silva Dias (IB, UNIRIO) e Rafael da Silva Duarte (IMPPG, UFRJ), sob coordenação deste último..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Integrante / Rafael S. Duarte - Coordenador / Raquel Regina Bonelli - Integrante / Rubens Clayton da Silva Dias - Integrante / Renata C. Picão - Integrante / Leandro Araujo Lobo - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Ocorrência e caracterização de Staphylococcus sp. resistentes à meticilina isolados de cães colonizados e com infecções tópicas.
Descrição: Projeto com financiamento APQ1/FAPERJ, processo E-26/110.759/2011, coordenado por Renata Fernandes Rabello (UFF). O financiamento deste projeto culminou na Tese de Doutorado "Caracterização fenotípica e genotípica de Staphylococcus sp. resistentes à meticilina isolados de cães com infecções de pele" de Bruno Araújo Pena, desenvolvida no período de 2009 a 2013, sob orientação do Dr. Walter Lilenbaum e minha co-orientação. Também contempla a Tese de Doutorado do aluno William Mendes, orientado pelo Dr. Walter Lilenbaum. Resumo: Staphylococcus são amplamente encontrados no ambiente, fazem parte da microbiota anfibiôntica e membros deste gênero podem causar uma variedade de infecções em cães. Em virtude da solicitação de cultura e testes de susceptibilidade a antimicrobianos não ser tão comum nas práticas veterinárias, a possibilidade de emergência de cepas multirresistentes torna-se mais provável incluindo Staphylococcus resistentes à meticilina (MRS) o que dificulta o tratamento das infecções. Além disto, há o potencial zoonótico destes microrganismos. Desta forma, o presente estudo tem como objetivos determinar as espécies, o perfil de resistência antimicrobiana e a diversidade genética de amostras de estafilococos isoladas de cães saudáveis e com infecções de pele. Além disto, investigará a ocorrência de clones epidêmicos de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA) responsáveis por infecções em humanos entre cães..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Coordenador / Bruno de Araújo Penna - Integrante / Walter Lilenbaum - Integrante / William Mendes - Integrante.
2010 - 2012
Pesquisa de marcadores para resistência a antimicrobianos e potencial patogênico de bactérias isoladas de leite e carne de frango
Descrição: As doenças de origem alimentar emergiram como problema de saúde pública mundial. A presença de microrganismos patogênicos nos alimentos pode causar doenças e promover a disseminação da resistência aos antimicrobianos, especialmente quando resultam da atividade pecuária. Dois alimentos representam risco elevado nesse contexto: o leite e a carne de frango. Por exemplo, um número restrito de linhagens de Staphylococcus aureus, um dos principais agentes de mastite bovina, está amplamente distribuído em rebanhos leiteiros do Estado do Rio de Janeiro. Porém, ainda não sabemos se a presença deste microrganismo no leite representa fonte de enterotoxinas que causam intoxicação alimentar, ou de cepas comunitárias resistentes à meticilina. Por outro lado, no Brasil, os antimicrobianos são largamente utilizados na produção avícola. Alguns destes fármacos são utilizados, com fins veterinários ou como promotores de crescimento, especialmente de aves, durante quase toda a vida do animal. Como a produção de frango de corte no Brasil encontra-se em praticamente todo o território nacional, atendendo à exportação e a um crescente mercado interno, é preciso estimar a magnitude do impacto desta prática com relação à potencial seleção e disseminação de bactérias portadoras de características que representem risco para a saúde humana. O emprego crescente de metodologias que utilizam biologia molecular tem facilitado a realização de estudos, cujos resultados auxiliam na elaboração de recomendações de práticas que minimizam o problema. Desta forma, a presente proposta tem dois principais objetivos: (i) descrever a distribuição de linhagens de microrganismos patogênicos para o ser humano em rebanhos leiteiros e (ii) investigar a participação potencial da carne de frango produzida no Brasil com destino ao mercado interno e exportação como fonte de microrganismos emergentes resistentes a antimicrobianos. Estes dados fornecerão informações sobre a atual distribuição de clones particularmente pa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Integrante / Beatriz Meurer Moreira - Integrante / Lee W Riley - Integrante / Ianick Souto Martins - Integrante / Lucia Martins Teixeira - Coordenador / Raquel Regina Bonelli - Integrante / Rubens Clayton da Silva Dias - Integrante / Agnes Marie Sá Figueiredo - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Investigação molecular de riscos microbiológicos associados à virulência e resistência a antimicrobianos de bactérias presentes no leite e na carne de frango consumidos no Rio de Janeiro
Descrição: Projeto que envolve pesquisadores de diferentes instituições de ensino. As doenças de origem alimentar emergiram como problema de saúde pública mundial. A presença de microrganismos patogênicos nos alimentos pode causar doenças e promover a disseminação da resistência aos antimicrobianos, especialmente quando resultam da atividade pecuária. Dois alimentos representam risco elevado nesse contexto: o leite e a carne de frango. Por exemplo, um número restrito de linhagens de Staphylococcus aureus, um dos principais agentes de mastite bovina, está amplamente distribuído em rebanhos leiteiros do Estado do Rio de Janeiro. Porém, ainda não sabemos se a presença deste microrganismo no leite representa fonte de enterotoxinas que causam intoxicação alimentar, ou de cepas comunitárias resistentes à meticilina. Por outro lado, no Brasil, os antimicrobianos são largamente utilizados na veterinária, e como aditivos na dieta animal. Estes fármacos são utilizados como promotores de crescimento, especialmente de aves, durante quase toda a vida do animal. Como a produção de frango de corte no Brasil encontra-se em praticamente todo o território nacional, atendendo à exportação e a um crescente mercado interno, é preciso estimar a magnitude do impacto desta prática com relação à potencial seleção e disseminação de bactérias portadoras de características que representem risco para a saúde humana. O emprego crescente de metodologias que utilizam biologia molecular tem facilitado a realização de estudos, cujos resultados auxiliam na elaboração de recomendações de práticas que minimizam o problema. Desta forma, a presente proposta tem dois principais objetivos: (i) descrever a distribuição de linhagens de microrganismos patogênicos para o ser humano em rebanhos leiteiros no Estado do Rio de Janeiro e (ii) investigar a participação potencial da carne de frango processada e comercializada no Rio de Janeiro como fonte de microrganismos emergentes resistentes a antimicrobianos na população.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Integrante / Beatriz Meurer Moreira - Integrante / Ianick Souto Martins - Integrante / Lee W. Riley - Integrante / Lucia Martins Teixeira - Coordenador / Raquel Regina Bonelli - Integrante / Rubens Clayton da Silva Dias - Integrante / Helena Magalhães - Integrante / Valeria Brígido de Carvalho Girão - Integrante / Filomena Soares Pereira da Rocha - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Impacto da leptospirose e da diarréia viral bovina em ruminantes do Rio de Janeiro
Descrição: A leptospirose e a diarréia viral bovina são doenças infecciosas de origem bacteriana e viral, respectivamente, responsáveis por perdas econômicas significativas devido, entre outros, aos problemas reprodutivos causados pelas mesmas. A leptospirose bovina está amplamente disseminada em nosso meio enquanto que a leptospirose caprina e ovina é subestimada. Já a diarreia viral bovina, uma das mais importantes doenças virais de bovinos, está amplamente distribuída no rebanho bovino brasileiro, sobretudo em gado de leite. Desta forma o presente estudo tem como objetivos: determinar a ocorrência de leptospirose em bovinos, caprinos e ovinos e de animais persistentemente infectados com o vírus da diarreia bovina (BVDV) em rebanhos no estado do RJ. A ocorrência da leptospirose será determinada por meio de métodos sorológico, bacteriológico e molecular (PCR). Além disto, a eficiência reprodutiva, fatores ambientais e de manejo serão associados à ocorrência da infecção em pequenos ruminantes. Com relação à diarreia viral bovina, a ocorrência de animais persistentemente infectados com BVDV será determinada por meio da detecção de anticorpos contra o vírus em amostras de leite, de tanques coletivos e de animais individualmente, por meio de um ELISA indireto. Portanto, os resultados do presente projeto permitirão o conhecimento de aspectos epidemiológicos da nossa região e do impacto destas doenças na eficiência reprodutiva e a escolha das medidas profiláticas mais adequadas às nossas condições. Logo, contribuirão para o incremento da sanidade e produtividade do rebanho de ruminantes de interesse econômico do estado. O projeto abrange três dissertações de mestrado orientadas pelo Dr. Walter Lilenbaum e Dr. Marcelo de Lima..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Coordenador / Walter Lilenbaum - Integrante / Marcelo de Lima - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
Caracterização de amostras de cocos Gram-positivos isoladas da comunidade (Staphylococcus) e de infecção em animais (Staphylococcus aureus e Streptococcus agalactiae)
Descrição: O gênero Staphylococcus compreende cocos Gram-positivos saprófitas e microganismos considerados extremamente patogênicos, mesmo dentro de uma mesma espécie deste gênero existem grupos de bactérias que apresentam um comportamento diferente frente ao hospedeiro. O gênero, mais especificamente a espécie S. aureus, é um importante patógeno hospitalar, mas seu papel nas infecções comunitárias e até mesmo nas infecções em hospedeiros não humanos não é menos relevante. Neste contexto, o presente projeto visa o estudo de cepas de Staphylococcus aureus isoladas fora do ambiente hospitalar inclusive isoladas de gado bovino (pois este microrganismo é um importante agente causador de mastite nestes animais). Estenderemos o estudo caracterizando também cepas de uma outra espécie, S. saprophyticus, isoladas de infecções urinárias ainda dando ênfase às infecções de origem comunitária. Adicionalmente, serão caracterizadas fenotipicamente e genotipicamente amostras de Streptococcus do grupo B isoladas de gado bovino em virtude deste microganismo ser também um importante patógeno causador de mastite bovina subclínca e poder ser isolado durante a busca pelas amostras de S. aureus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Integrante / Angela Christina Dias de Castro - Coordenador / Beatriz Meurer Moreira - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2008 - 2009
Determinantes genéticos de virulência e resistência a reativos intermediários de nitrogênio e de oxigênio de amostras de Staphylococcus aureus pertencentes a complexos clonais associados à mastite bovina
Descrição: Em virtude da importância da espécie Staphylococcus aureus como agente etiológico da mastite bovina e de uma variedade de processos infecciosos em seres humanos em todo o mundo, nossos estudos visam: determinar o perfil de determinantes de virulência e a resistência a intermediários reativos de nitrogênio e de oxigênio entre amostras de diferentes complexos clonais, comparando amostras pertencentes a complexos clonais associados à mastite e a processos infecciosos em seres humanos. Amostras de S. aureus isoladas de mastite bovina e de diversos processos infecciosos de seres humanos, previamente caracterizadas quanto aos complexos clonais com MLST, serão submetidas à técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) para a detecção de diversos genes de virulência e a ensaios biológicos para a detecção de resistência ao nitrito de sódio acidificado e ao peróxido de hidrogênio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Coordenador / Angela Christina Dias de Castro - Integrante / Beatriz Meurer Moreira - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2008 - Atual
Prevalência e caracterização de Staphylococcus aureus isolados de colonização nasal em instituição militar
Descrição: Em virtude do número crescente de infecções causadas por Staphylococcus aureus resistentes à meticilina adquiridos na comunidade (CA-MRSA) em indivíduos saudáveis, cujos fatores de risco não são conhecidos, e da colonização nasal por este microrganismo ser uma possível fonte de infecção, nosso estudo tem como objetivos: determinar a taxa de colonização por S. aureus entre indivíduos saudáveis (militares do Centro de Instrução Pára-Quedista General Penha Brasil ? C I PQDt GPB); determinar o perfil de susceptibilidade a agentes antimicrobianos das amostras isoladas pelo método de difusão em disco e identificar cepas de MRSA através do teste de triagem para resistência à oxacilina e da detecção do gene de resistência mecA pela PCR; caracterizar as cepas de MRSA através da tipagem do SCCmec e da presença dos determinantes genéticos que codificam a leucocidina Panton-Valentine; avaliar a diversidade genética tanto das amostras susceptíveis à meticilina (MSSA) quanto das MRSA pelos métodos de PFGE e MLST; avaliar os possíveis fatores de risco para a colonização de CA-MRSA; e comparação das taxas de colonização por MSSA e MRSA no início e no final do Curso Básico de Pára-quedismo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Coordenador / Angela Christina Dias de Castro - Integrante / Beatriz Meurer Moreira - Integrante / Ivi Cristina Menezes de Oliveira - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3
2007 - 2011
Análise genotípica de Staphylococcus saprophyticus uropatogênicos
Descrição: As infecções de trato urinário (ITUs) estão entre as infecções mais comuns na comunidade. Staphylococcus saprophyticus é o segundo agente etiológico mais isolado em mulheres jovens com incidência estimada em torno de 20%. Entretanto, a epidemiologia molecular deste microrganismo ainda é pouco estudada. A técnica de pulsed-field gel electrophoresis (PFGE) é amplamente empregada em estudos moleculares de diferentes espécies bacterianas devido ao seu alto poder discriminatório, mas os resultados baseados em perfis de bandas dificultam a comparação entre diferentes estudos. Todavia, métodos baseados em sequenciamento, assim como o multilocus sequence typing (MLST), foram recentemente desenvolvidos para a caracterização molecular de várias espécies bacterianas. O MLST tem sido empregado principalmente em estudos epidemiológicos globais, assim como estudos de populações bacterianas constituídas por amostras isoladas de diferentes regiões geográficas ou, ainda, isoladas em períodos de tempo distantes. Esta técnica ainda não está padronizada para S. saprophyticus. Desta forma, o presente estudo tem como objetivos avaliar a diversidade genética de amostras de S. saprophyticus isoladas de pacientes com ITU comunitárias no município do Rio de Janeiro, entre 2005 e 2006, através da técnica de PFGE. Além disso, este estudo inclui um trabalho de colaboração com pesquisadores da University of California, Berkeley, Estados Unidos, onde está sendo desenvolvido um sistema de MLST para S. saprophyticus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Integrante / Angela Christina Dias de Castro - Integrante / Beatriz Meurer Moreira - Coordenador / Rubens Clayton Dias - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2017 - 2017
V CURSO : MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA NO CONTEXTO ATUAL
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Integrante / Rita Cubel Garcia - Coordenador.
2017 - 2017
VI CURSO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA NO CONTEXTO ATUAL
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Integrante / Rita Cubel Garcia - Coordenador.
2017 - 2017
XVII ENCONTRO CIENTÍFICO DO INSTITUTO BIOMÉDICO (ECIB), VI JORNADA CIENTÍFICA DE BIOMEDICINA, V WORKSHOP DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA APLICADAS, I CONCURSO DE FOTOGRAFIA CIENTÍFICA DO INSTITUTO BIOMÉDICO
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Integrante / Simone Florim - Coordenador.
2017 - Atual
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA EM FOCO
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Integrante / Rita Cubel Garcia - Coordenador.
2017 - Atual
VISITA MONITORADA - CONHEÇA A BIOMEDICINA
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Integrante / Rosana Rocha Barros - Integrante / Márcia Soares Pinheiro - Integrante / PENNA, BRUNO - Integrante / Aloysio de Mello Figueiredo Cerqueira - Integrante / Felipe Piedade Gonçalves Neves - Integrante / Helena Rodrigues Lopes - Coordenador / Julia Peixoto de Albuquerque - Integrante.
2016 - 2016
IV Curso de Microbiologia e Parasitologia no contexto atual
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Integrante / Rita Cubel Garcia - Coordenador.
2016 - 2016
Oficina Viagem ao Mundo dos Micróbios
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Integrante / Bruno de Araújo Penna - Integrante / Felipe Piedade Gonçalves - Integrante / Márcia Soares Pinheiro - Integrante / Aloysio de Mello Figueiredo Cerqueira - Integrante / Helena Rodrigues Lopes - Coordenador / Julia Peixoto de Albuquerque - Integrante / Eduardo Moreira de Castro - Integrante / Lidiane Lamara Coutinho Silva - Integrante.
2015 - 2015
III Curso de Microbiologia e Parasitologia no Contexto Atual
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Coordenador / Bruno de Araújo Penna - Integrante / Rosana Rocha Barros - Integrante / Aloysio de Mello Figueiredo Cerqueira - Integrante / Felipe Piedade Gonçalves Neves - Integrante / Julia Peixoto de Albuquerque - Integrante / Rita Cubel Garcia - Integrante / Tatiana Xavier Castro - Integrante / Silvia Maria Baeta Cavalcanti - Integrante / Claudia Uchoa - Integrante / Daniela Lelis - Integrante / Beatriz Brener - Integrante / Adriana Pitella Sudré - Integrante / Patrícia Ridell - Integrante / Marcia Pinto Ribeiro - Integrante / Allan Jefferson Carvalho - Integrante / Andrea Regina Baptista - Integrante.
2013 - 2013
II Curso de Microbiologia e Parasitologia no Contexto Atual
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .

Integrantes: Renata Fernandes Rabello - Coordenador / Bruno de Araújo Penna - Integrante / Rosana Rocha Barros - Integrante / Aloysio de Mello Figueiredo Cerqueira - Integrante / Felipe Piedade Gonçalves Neves - Integrante / Julia Peixoto de Albuquerque - Integrante / Rita Cubel Garcia - Integrante / Tatiana Xavier Castro - Integrante / Silvia Maria Baeta Cavalcanti - Integrante / Claudia Uchoa - Integrante / Daniela Lelis - Integrante / Beatriz Brener - Integrante / Adriana Pitella Sudré - Integrante / Patrícia Ridell - Integrante / Marcia Pinto Ribeiro - Integrante / Allan Jefferson Carvalho - Integrante / Andrea Regina Baptista - Integrante.


Revisor de periódico


2009 - 2009
Periódico: Revista do Instituto Adolfo Lutz (Impresso)
2011 - 2011
Periódico: Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso)
2018 - 2018
Periódico: Brazilian Journal of Microbiology (Online)
2013 - 2013
Periódico: Brazilian Journal of Microbiology (Online)
2015 - 2015
Periódico: Journal of Medical Microbiology
2017 - 2017
Periódico: Revista Brasileira de Ciência Veterinária


Revisor de projeto de fomento


2017 - 2017
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária Preventiva/Especialidade: Doenças Infecciosas de Animais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, VIVIANE SANTOS DE2017SOUSA, VIVIANE SANTOS DE ; DA-SILVA, ANA PAULA DE SOUZA ; SORENSON, LEIF ; PASCHOAL, RAPHAEL PAIVA ; RABELLO, RENATA FERNANDES ; CAMPANA, ELOIZA HELENA ; PINHEIRO, MÁRCIA SOARES ; SANTOS, LYSSA OLIVEIRA FERREIRA DOS ; MARTINS, NATACHA ; BOTELHO, ANA CAROLINA NUNES ; PICÃO, RENATA CRISTINA ; FRACALANZZA, SÉRGIO EDUARDO LONGO ; RILEY, LEE WOODLAND ; SENSABAUGH, GEORGE ; MOREIRA, BEATRIZ MEURER . Staphylococcus saprophyticus Recovered from Humans, Food, and Recreational Waters in Rio de Janeiro, Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF MICROBIOLOGY (PRINT), v. 2017, p. 1-11, 2017.

2.
SANTOS, DANIELLE CALDEIRA MARTINS DOS2015SANTOS, DANIELLE CALDEIRA MARTINS DOS ; COSTA, THAINA MIRANDA DA ; RABELLO, RENATA FERNANDES ; ALVES, FÁBIO AGUIAR ; MONDINO, SILVIA SUSANA BONA DE . Mannitol-negative methicillin-resistant Staphylococcus aureus from nasal swab specimens in Brazil. Brazilian Journal of Microbiology (Online), v. 46, p. 531-533, 2015.

3.
Penna, B. A.2014Penna, B. A. ; RABELLO, R. F. ; Lilenbaum, W. . Comparison of cefoxitin disk diffusion test and mecA gene PCR results for methicillin resistance detection in Staphylococcus intermedius group isolates from canine origin in Brazil. Revista de Microbiologia (Online) (Cessou em 1999. Cont. ISSN 1678-4405 Brazilian Journal of Microbiology (Online)), v. 45, p. 235-237, 2014.

4.
Sousa, V. S.2013Sousa, V. S. ; RABELLO, R. F. ; Dias, R. C. S. ; Martins, I. S. ; da Silva, L. B. G. ; ALVES, M. E. ; Riley, L. W. ; MOREIRA, B. M. . Time-based distribution of Staphylococcus saprophyticus pulsed field gel-electrophoresis clusters in community-acquired urynary tract infections. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 108, p. 73-76, 2013.

5.
PENNA, BRUNO2013PENNA, BRUNO ; MENDES, WILLIAM ; RABELLO, RENATA F. ; LILENBAUM, WALTER . Isolation of meticillin-resistant staphylococci in canine skin infections in Rio de Janeiro, Brazil. Veterinary Dermatology (Print), v. 24, p. 373-375, 2013.

6.
PENNA, B.2012PENNA, B. ; MENDES, W. ; RABELLO, R. ; Lilenbaum, W. . Carriage of methicillin susceptible and resistant Staphylococcus schleiferi among dog with or without topic infections. Veterinary Microbiology (Amsterdam. Print), v. 162, p. 298-299, 2012.

7.
PENNA, B.2012PENNA, B. ; RABELLO, R. F. ; Lilenbaum, W. . Nitrofurantoin reveals good in vitro antimicrobial activity against methicillin-resistant staphylococci isolated from dogs with topic infections. Journal of Small Animal Practice, v. 53, p. 365-365, 2012.

8.
Martins, Ianick Souto2010RABELLO, R. F.; Martins, Ianick Souto ; da Conceição Faria, Flavia Cristina ; Miguel, Marco Antônio Lemos ; de Sá Colaço Dias, Manuela Pereira ; Cardoso, Fernando Luís Lopes ; de Gouveia Magalhães, Ana Cristina ; Mascarenhas, Luiz Affonso ; Nouér, Simone Aranha ; Barbosa, André Victor ; Vallim, Deyse Christina ; Hofer, E. ; MOREIRA, B. M. . A cluster of Listeria monocytogenes infections in hospitalized adults. American Journal of Infection Control, v. 38, p. e31-e36, 2010.

9.
RABELLO, R. F.;RABELLO, R.;RABELLO, RENATA F.;RABELLO, RENATA FERNANDES2007RABELLO, R. F.; MOREIRA, B. M. ; LOPES, R. M. M. ; TEIXEIRA, L. M. ; RILEY, L. W. ; CASTRO, A. C. D. . Multilocus sequence typing of Staphylococcus aureus isolates recovered from cows with mastitis in Brazilian dairy herds. Journal of Medical Microbiology, v. 56, p. 1505-1511, 2007.

10.
RABELLO, R. F.;RABELLO, R.;RABELLO, RENATA F.;RABELLO, RENATA FERNANDES2005RABELLO, R. F.; SOUZA, C. R. V. ; DUARTE, R. S. ; LOPES, R. M. M. ; TEIXEIRA, L. M. ; CASTRO, A. C. D. . Characterization of Staphylococcus aureus isolates recovered from bovine mastitis in Rio de Janeiro, Brazil.. Journal of Dairy Science, v. 88, p. 3211-3219, 2005.

11.
OLIVEIRA, C. G. T.2001OLIVEIRA, C. G. T. ; MIRANDA, F. F. ; FERREIRA, V. F. ; FREITAS, C. C. ; RABELLO, R. F. ; CORRÊA, L. C. D. . Synthesis and antimicrobial evolution de 3-hydrazino naphthoquinones as analog of lapachol.. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso), v. 12, n.3, p. 339-345, 2001.

12.
FREITAS, C. C.1999FREITAS, C. C. ; RABELLO, R. F. ; CAPELA, F. C. . Resistência aos antibióticos em Neisseria gonorrhoeae: dos mecanismos ao monitoramento.. DST. Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis, v. 11, n.2, p. 26-33, 1999.

13.
FREITAS, C. C.1998FREITAS, C. C. ; FREITAS, A. G. ; RABELLO, R. F. . Staphylococcus aureus resistente à vancomicina - uma realidade clínica.. DST. Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis, v. 10, n.3, p. 10-12, 1998.

Capítulos de livros publicados
1.
Lilenbaum, W. ; RABELLO, R. F. ; Dias, R. C. S. . PCR-Based Diagnosis of Veterinary Bacterial Pathogens. In: Chengming Wang; Bernhard Kaltenboeck; Mark D. Freeman. (Org.). Veterinary PCR Diagnostics. 79ed.: Bentham eBooks, 2012, v. , p. 59-.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Castro, E.M. ; Botelho, L. ; Silva, B.T.G. ; Pimentel, F.B. ; Queiroz, C.G. ; Neves, R.C.S.M. ; Diecmann, A.M. ; Aquino, M. H. C. ; MOREIRA, B. M. ; RABELLO, R. F. . Detection and characterization of methicilin resistant Staphylococcus isolated of healthy dogs and humans in close contact.. In: 28º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2015, Florianópolis. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Microbiologia 2015, 2015.

2.
Dutra, C.A. ; Castro, E.M. ; Botelho, L. ; Cruz, A. C. M. ; Silveira, R. L. ; MOREIRA, B. M. ; RABELLO, R. F. . Detection and characterization of methicilin resistant Staphylococcus isolated of healthy swines.. In: 28º Congresso Brasileiro de Microbiologia 2015, 2015, Florianópolis. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Microbiologia 2015, 2015.

3.
da-Silva, A.P.S. ; Sousa, V. S. ; Martins, N. ; Paschoal, R. ; Campana, E. H. ; Picão, R. C. ; PINHEIRO, M. S. ; RABELLO, R. ; MOREIRA, B. M. . Distribution of genotypes and antimicrobial resistance genes in Staphylococcus saprophyticusisolates obtained from minas cheese and recreational waters.. In: 28º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2015, Florianópolis. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Microbiologia 2015, 2015.

4.
Penna, B. A. ; RABELLO, R. F. ; Martins, G. ; Sousa, V. S. ; MOREIRA, B. M. ; Lilenbaum, W. . Identificação de linhagens de disseminação global dentre amostras de Staphylococcus aureus resistentes a meticilina obtidas de cães do Rio de Janeiro, Brasil.. In: 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia 2013, 2013.

5.
Fernandes, J. S. F. ; Ramos, F.P. ; Sousa, V. S. ; MOREIRA, B. M. ; RABELLO, R. F. . Rastreamento de portadores nasais de cepas de Staphylococcus aureus com diferentes perfis de resistência a antimicrobianos.. In: 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia 2013, 2013.

6.
Sousa, V. S. ; RABELLO, R. F. ; MOREIRA, B. M. . Perfil de resistência antimicrobiana e análise molecular de amostras de Staphylococcus saprophyticus uropatogênicas.. In: 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu. 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011.

7.
Salomão, N. ; Penna, B. A. ; RABELLO, R. F. ; Lilenbaum, W. . Resistência antimicrobiana de amostras de Staphylococcus isoladas de cães com otite externa no Rio de Janeiro, Brasil.. In: 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu. 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011.

8.
Narduche, L. ; Penna, B. A. ; RABELLO, R. F. ; Lilenbaum, W. . Staphylococcus resistentes à meticilina isolados de cães sadios no Rio de Janeiro, Brasil.. In: 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu. 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011.

9.
Penna, B. A. ; RABELLO, R. F. ; Lilenbaum, W. . Isolamento de Staphylococcus resistentes à meticilina de cães com piodermatite e otite externa no Rio de Janeiro, Brasil.. In: 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu. 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011.

10.
Pinheiro, F. R. ; MOREIRA, B. M. ; RABELLO, R. F. . Prevalência de resistência a macrolídeos e lincosamídeos em Staphylococcus aureus isolados de portadores nasais na comunidade.. In: 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu. 26o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011.

11.
Martins, I. S. ; Sousa, V. S. ; MOREIRA, B. M. ; RABELLO, R. F. . Caracterização de Staphylococcus aureus resistente à meticilina isolado de pacientes com câncer em hospital do Rio de Janeiro. In: 2o Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010, Florianópolis. 2o Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010.

12.
RABELLO, R. F.; MOREIRA, B. M. ; LOPES, R. M. M. ; TEIXEIRA, L. M. ; RILEY, L. W. ; CASTRO, A. C. D. . Diversidade genética, susceptibilidade a agentes antimicrobianos e genes de virulência de amostras de Staphylococcus aureus isoladas de mastite bovina no Estado do Rio de Janeiro. In: 24o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2007, Brasília. 24o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2007.

13.
CASTRO, A. C. D. ; da Silva, L. B. G. ; RABELLO, R. F. ; Dias, R. C. ; MOREIRA, B. M. . Incidência e caracterização de Enterococcus e Staphylococcus saprophyticus em infecção urinária comunitária. In: 24o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2007, Brasília. 24o Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2007.

14.
RABELLO, R. F.; LOPES, R. M. M. ; TEIXEIRA, L. M. ; CASTRO, A. C. D. . Characterization of Staphylococcus aureus isolates associated with bovine mastitis in dairy herds in Rio de Janeiro State, Brazil.. In: 105th General Meeting American Society for Microbiology, 2005, Atlanta. 105th General Meeting American Society for Microbiology, 2005.

15.
RABELLO, R. F.; Andrade, L. L. ; LOPES, R. M. M. ; TEIXEIRA, L. M. ; CASTRO, A. C. D. . Caracterização de amostras de Staphylococcus aureus associadas com mastite bovina isoladas de rebanhos do Estado do Rio de Janeiro: Resistência antimicrobiana e diversidade genética.. In: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos. XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.

16.
Andrade, L. L. ; RABELLO, R. F. ; CASTRO, A. C. D. . Isolamento, identificação e susceptibilidade aos antimicrobianos para estudos de caracterização de amostras de Staphylococcus aureus isoladas de comunidade.. In: Jornada de Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005, Rio de Janeiro. Jornada de Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.

17.
Andrade, L. L. ; RABELLO, R. F. ; CASTRO, A. C. D. . Ocorrência e susceptibilidade aos Antimicrobianos de Amostras de Streptococcus agalactiae isoladas de casos de mastite subclínica bovina no Estado do Rio de Janeiro.. In: Jornada de Iniciação Científica - Universidade do Rio de Janeiro, 2004, Rio de Janeiro. Jornada de Iniciação Científica - Universidade do Rio de Janeiro, 2004.

18.
RABELLO, R. F.; CASTRO, A. C. D. . Susceptibilidade aos antimicrobianos e diversidade genética de Streptococcus agalactiae isolados de casos de mastite subclínica bovina no estado do Rio de Janeiro. In: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianópolis. XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia (CD), 2003.

19.
RABELLO, R. F.; CASTRO, A. C. D. . Susceptibilidade aos antimicrobianos e diversidade genética de Staphylococcus aureus isolados de casos de mastite subclínica bovina no estado do Rio de Janeiro. In: XII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianópolis. XII Congresso Brasileiro de Microbiologia (CD), 2003.

20.
FREITAS, C. C. ; OLIVEIRA, C. D. ; CARBALLIDO, J. M. ; RABELLO, R. F. ; SOARES, G. C. ; LOUREIRO, C. S. E. ; BARROS, J. C. ; CORRÊA, L. C. D. . Síntese de uma nova quinolona com atividade (in vitro) contra cepas clínicas de Escherichia coli.. In: 11 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2001, Niterói. 11 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2001. p. 79-79.

21.
FREITAS, C. C. ; OLIVEIRA, C. D. ; CARBALLIDO, J. M. ; RABELLO, R. F. ; SOARES, G. C. ; LOUREIRO, C. S. E. ; BARROS, J. C. ; CORRÊA, L. C. D. . In vitro antibacterial activity of a new quinolone against clinical strains of Escherichia coli.. In: XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2001, Caxambu. XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2001.

22.
NUNES, A. P. ; SOUZA, C. A. S. ; DANTAS, C. J. S. ; SOUZA, C. M. R. ; SILVA, C. H. F. P. ; FERREIRA, E. O. ; SILVA, E. B. ; PAULA, G. R. ; NASCIMENTO, J. S. ; VIEIRA, J. M. B. D. ; LOBO, L. A. ; ANTUNES, L. C. M. ; KLEIN, M. I. ; D'OLIVEIRA, R. E. C. ; RABELLO, R. F. ; REIS, R. S. ; FERREIRA, R. B. R. ; DOMINGUES, R. M. C. P. ; FERREIRA, M. C. S. . Uma proposta de ensino para bacteriologia de anaeróbios.. In: XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001, Foz de Iguaçu. XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001. p. 455-EN002.

23.
RABELLO, R. F.; CARDOZO, C. S. ; FREITAS, C. C. . Atividade bactericida de um derivado dietil-naftoquinona contra Staphylococcus aureus.. In: 10 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2000, Niterói. 10 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2000. p. 90-90.

24.
RABELLO, R. F.; FREITAS, C. C. ; OLIVEIRA, C. G. T. ; FERREIRA, V. F. ; CARBALLIDO, J. M. ; CORRÊA, L. C. D. ; MIRANDA, F. F. ; LUZ, W. L. ; CARDOZO, C. S. . Bactericidal activity of a diethyl-naphthoquinone derivative against Staphylococcus aureus.. In: XXVIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2000, Caxambu. XXVIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2000. p. 54-F74.

25.
AZEVEDO, A. R. ; BERNARDINO, A. M. R. ; KHAN, M. A. ; FREITAS, C. C. ; RABELLO, R. F. . Novos derivados do sistema inédito tetracíclico benzo[3,4-H]-1,6-naftiridinas - Atividade antibacteriana.. In: 9 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 1999, Niterói. 9 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 1999.

26.
FREITAS, C. C. ; OLIVEIRA, C. G. T. ; FERREIRA, V. F. ; CARBALLIDO, J. M. ; RABELLO, R. F. ; CORRÊA, L. C. D. ; MIRANDA, F. F. ; LUZ, W. L. . Antibacterial activity of new naphthoquinone derivatives - projection for Staphylococcus aureus.. In: XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 1999, Caxambu. XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 1999. p. 53-F74.

27.
AZEVEDO, A. R. ; BERNARDINO, A. M. R. ; KHAN, M. A. ; FREITAS, C. C. ; RABELLO, R. F. . Sistema heteroaromático: benzo[b]pirazolo[3,4-h]-1,6-naftiridinas - Atividade antibacteriana.. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Química, 1999, Goiânia. XXXIX Congresso Brasileiro de Química, 1999. p. 352-IC014.

28.
RABELLO, R. F.; FREITAS, C. C. ; OLIVEIRA, C. G. T. ; FERREIRA, V. F. ; CARBALLIDO, J. M. ; CORRÊA, L. C. D. ; MIRANDA, F. F. ; LUZ, W. L. . Atividade antibacteriana de novos derivados naftoquinônicos - Projeção para Staphylococcus aureus.. In: 9 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 1999, Niterói. 9 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia 1999, 1999.

29.
FREITAS, C. C. ; BERNARDINO, A. M. R. ; CARESTIATO, F. N. ; AZEVEDO, A. R. ; RABELLO, R. F. ; CARBALLIDO, J. M. ; CORRÊA, L. C. D. . Synthesis and in vitro antistaphylococcal activity of a new pyrazole-pyridine derivative.. In: XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 1998, Caxambu. XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 1998. p. 40-F20.

30.
RABELLO, R. F.; FREITAS, C. C. ; OLIVEIRA, C. G. T. ; MIRANDA, F. F. ; CARBALLIDO, J. M. ; CORRÊA, L. C. D. ; FERREIRA, V. F. ; LUZ, W. L. . Atividade antibacteriana de novos derivados naftoquinônicos.. In: 8 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 1998, Niterói. 8 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 1998.

31.
RABELLO, R. F.; FREITAS, C. C. . Efeitos de drogas pirazolo-piridínicas contra cepas de Staphylococcus aureus isoladas de pacientes do Hospital Universitário Antônio Pedro.. In: 7 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 1997, Niterói. 7 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 1997. p. 65-65.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTIAGO, L. F. I. ; DOMINGOS, S. C. B. ; RABELLO, R. F. ; MEDEIROS, L. . BIOFILM PRODUCTION BY Staphylococcus chromogenes ISOLATED FROM MILK SAMPLES FROM BOVINE WITH MASTITIS. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RABELLO, R. F.. Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) em animais: há riscos para a saúde humana?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROSA, M. ; SANTIAGO, L. F. I. ; DOMINGOS, S. C. B. ; Castro, E.M. ; RABELLO, R. F. ; CARVALHO, Y. ; MEDEIROS, L. . BIOFILM PRODUCTION BY STAPHYLOCOCCUS CHROMOGENES ISOLATED FROM MILK SAMPLES FROM BOVINE WITH MASTITIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Castro, E.M. ; Tavares, L.S.B. ; Queiroz, C.G. ; Neves, R.C.S.M. ; Dieckmann, A.M. ; Aquino, M. H. C. ; Martins, I. S. ; Marassi, C. D. ; Moreira, B.M. ; RABELLO, R. F. . TRACKING OF METHICILIN RESISTANT STAPHYLOCOCCUS AUREUS CARRIAGE AMONG DOGS AND THEIR HUMAN CONTACTS IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Coutinho, L.L.S. ; Castro, E.M. ; Botelho, L. ; Queiroz, C.G. ; Neves, R.C.S.M. ; Dieckmann, A.M. ; Martins, I. S. ; Marassi, C. D. ; Moreira, B.M. ; RABELLO, R. F. . INTESTINAL COLONIZATION OF DOGS BY SPECIES OF ENTEROCOCCI OF CLINICAL IMPORTANCE FOR HUMANS AND THEIR ANTIMICROBIAL RESISTANCE PROFILE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LIMA, M. M. S. ; Castro, E.M. ; Botelho, L. ; Cruz, A. C. M. ; Martins, I. S. ; Moreira, B.M. ; Silveira, R. L. ; RABELLO, R. F. . SURVEY OF METHICILLIN-RESISTANT STAPHYLOCOCCUS AUREUS NASAL COLONIZATION IN SWINES AND SWINE FARM WORKERS IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Silveira, R. L. ; LIMA, M. M. S. ; Cruz, A. C. M. ; Moreira, B.M. ; RABELLO, R. F. . DETECÇÃO DE SUÍNOS COLONIZADOS POR LA-MRSA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Silveira, R. L. ; LIMA, M. M. S. ; Cruz, A. C. M. ; Moreira, B.M. ; RABELLO, R. F. . DETECÇÃO DE SUÍNOS COLONIZADOS POR LA-MRSA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Castro, E.M. ; Botelho, L. ; Silva, B.T.G. ; Tavares, L.S.B. ; Queiroz, C.G. ; Neves, R.C.S.M. ; Dieckmann, A.M. ; Aquino, M.H.C. ; Martins, I. S. ; Marassi, C. D. ; MOREIRA, B. M. ; RABELLO, R. F. . Ocorrência de colonização de cães e seus contatos humanos por Staphylococcus aureus multirresistentes no Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Coutinho, L.L.S. ; Castro, E.M. ; Botelho, L. ; Silva, B.T.G. ; Queiroz, C.G. ; Neves, R.C.S.M. ; Dieckmann, A.M. ; Martins, I. S. ; Marassi, C. D. ; MOREIRA, B. M. ; RABELLO, R. F. . OCORRÊNCIA DE CÃES COLONIZADOS POR Enterococcus sp. MULTIRRESISTENTES DE IMPORTÂNCIA CLÍNICA PARA HUMANOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
LIMA, M. M. S. ; Castro, E.M. ; Cruz, A. C. M. ; Martins, I. S. ; MOREIRA, B. M. ; Silveira, R. L. ; RABELLO, R. F. . Ocorrência e caracterização de amostras de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina isoladas de suínos e de contatos humanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
Coutinho, L.L.S. ; Castro, E.M. ; Tavares, L.S.B. ; Queiroz, C.G. ; Neves, R.C.S.M. ; Dieckmann, A.M. ; Marassi, C. D. ; Aquino, M.H.C. ; Moreira, B.M. ; RABELLO, R. F. . BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES ISOLADAS DE CÃES: POTENCIAIS FONTES DE INFECÇÃO PARA HUMANOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Pavon, V.E.Z. ; Silveira, R. L. ; RABELLO, R. F. . Ocorrência e caracterização de amostras de Staphylococcus aureus multirresistentes isoladas de suínos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
Dutra, C.A. ; Silveira, R. L. ; RABELLO, R. F. . Ocorrência e caraterização de amostras de Staphylococcus aureus multirresistentes isoladas de suínos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
Castro, E.M. ; RABELLO, R. F. . Infográficos como material auxiliar nos estudos de bacteriologia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MORAES, M. O. ; RABELLO, R. F. . Discussão de Casos Clínicos: Integração entre Bacteriologia e Virologia em MADI.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
Castro, E.M. ; Botelho, L. ; Silva, B.T.G. ; Pimentel, F.B. ; Queiroz, C.G. ; Neves, R.C.S.M. ; Diecmann, A.M. ; Aquino, M. H. C. ; Marassi, C. D. ; MOREIRA, B. M. ; RABELLO, R. F. . Detection and characterization of methicilin resistant Staphylococcus isolatedof healthy dogs and humans in close contact. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Dutra, C.A. ; Castro, E.M. ; Botelho, L. ; Cruz, A. C. M. ; Silveira, R. L. ; MOREIRA, B. M. ; RABELLO, R. F. . Detection and characterization of methicilin resistant Staphylococcus isolated of healthy swines. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
da-Silva, A.P.S. ; Sousa, V. S. ; Martins, N. ; Paschoal, R. ; Campana, E. H. ; Picão, R. C. ; PINHEIRO, M. S. ; RABELLO, R. F. ; MOREIRA, B. M. . Distribution of genotypes and antimicrobial resistance genes in Staphylococcus saprophyticus isolates obtained from minas cheese and recreational waters. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
RABELLO, R. F.. Como interpretar os testes de susceptibilidade a antimicrobianos em veterinária.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
Sousa, V. S. ; da Silva, L. B. G. ; Dias, R. C. ; RABELLO, R. F. ; CASTRO, A. C. D. ; MOREIRA, B. M. . Epidemiologia molecular de Staphylococcus saprophyticus isolados de infecções de trato urinário comunitárias no Rio de Janeiro, Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
Vargas, T. L. ; Sousa, V. S. ; Carneiro, B. M. F. ; Oliveira, I. C. M. ; MOREIRA, B. M. ; CASTRO, A. C. D. ; RABELLO, R. F. . Prevalência de portadores nasais de Staphylococcus aureus resistentes a antimicrobianos em militares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
RABELLO, R. F.; Sousa, V. S. ; Vargas, T. L. ; MOREIRA, B. M. ; CASTRO, A. C. D. . Background genético de linhagens de Staphylococcus aureus associadas à mastite bovina no Estado do Rio de Janeiro em um período de 14 anos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RABELLO, R. F.. Cadastro no Ministério da Agricultura. 2002.

2.
RABELLO, R. F.. Participação em Capanha de Vacinação contra a Raiva. 1999.

3.
RABELLO, R. F.. Participação em Campanha de Vacinação contra a Raiva. 1997.


Demais tipos de produção técnica
1.
Rocha, E. ; RABELLO, R. F. . Aulas para curso de Especilalização em Controle de Infecção em Assistência à Saúde. 2014. (Aulas para curso de Especilalização).

2.
Cerqueira, A.M.F. ; Gonçalves, F. P. ; Barros, R. R. ; Penna, B. A. ; Albuquerque, J. P. ; RABELLO, R. F. . Aulas para disciplinas do curso de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas. 2014. (Aulas para disciplinas para o curso de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas).

3.
Cerqueira, A.M.F. ; Neves, F. P. G. ; Barros, R. R. ; RABELLO, R. F. . Aulas para disciplinas docurso de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas. 2013. (Aulas para disciplinas docurso de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas).

4.
Cerqueira, A.M.F. ; RABELLO, R. F. . Aula para curso de Pós-graduação em clínica e reprodução animal. 2013. (Aula para curso de Pós-graduação em Clínica e Reprodução Animal).

5.
RABELLO, R. F.. Palestra: Como interpretar os testes de susceptibilidade a antimicrobianos em veterinária.. 2011. (Participação em mesa redonda).

6.
RABELLO, R. F.. Palestra sobre Bactérias multirresistentes: animais, possíveis fontes de infecção. 2009. (Palestra em disciplina de Pós-graduação).

7.
FRACALANZZA, S. E. L. ; RABELLO, R. F. . Controle de Qualidade Microbiológico na Indústria. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
RABELLO, R. F.. Drogas: mecanismo de ação e resistência. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
RABELLO, R. F.. Aula sobre Principais agentes bacterianos causadores de doenças: Staphylococcus. 2007. (Aula na disciplina de Microbiologia e Imunologia aplicadas às Ciências Biológicas).

10.
RABELLO, R. F.. Aula sobre Principais agentes bacterianos causadores de doenças: Streptococcus. 2006. (Aula na disciplina de Microbiologia e Imunologia aplicadas às Ciências Biológicas).

11.
RABELLO, R. F.. Aula sobre Mamite. 2003. (Aula na disciplina de Diagnóstico e Controle das Doenças Infecciosas).

12.
RABELLO, R. F.. Aulas práticas de Microbiologia de Alimentos. 2003. (Aulas na disciplina de Microbiologia e Imunologia Aplicadas à Nutrição).

13.
RABELLO, R. F.. Aulas práticas de Microbiologia de Alimentos. 2001. (Aulas na disciplina de Microbiologia e Imunologia de Alimentos Aplicadas à Nutrição).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Cerqueira, A.M.F.; Penna, B. A.; Ribeiro, R. L.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de JESSICA DA SILVA DE OLIVEIRA. Elementos CRISPR e sua Associação com Resistência e Virulência entre Amostras de Enterococos Resistentes (VRE) e Sensíveis (VSE) a Vancomicina. 2017. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) - Instituto Biomédico, UFF.

2.
Heggendornn, L.H.; RABELLO, R. F.; Guaraldi, A.L.M.. Participação em banca de Lorraine Herdy Heggendornn. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO, SUSCEPTIBILIDADE ANTIMICROBIANA E VIRULÊNCIA DE MICRORGANISMOS CORINEFORMES ISOLADOS DE PACIENTES HOSPITALIZADOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Cerqueira, A.M.F.; RABELLO, R. F.; Ribeiro, R. L.; Pinto, T. C. A.; Penna, B. A.. Participação em banca de Bárbara Araujo dos Santos. Ocorrência, resistência a antimicrobianos, fatores de virulência e relação genética de Enterococcus spp. isolados de infecções em pacientes assistidos no Instituto Nacional de Câncer/RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) - Instituto Biomédico/UFF.

4.
Barros, R. R.; Penna, B. A.; Pinto, T. C. A.; RABELLO, R. F.; Ribeiro, R. L.. Participação em banca de Nayara Torres Cardoso. Ocorrência, resistência a antimicrobianos e diversidade genética de Streptococcus pneumoniae isolados de pacientes atendidos no Instituto Nacional de Câncer/RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) - Instituto Biomédico/UFF.

5.
RABELLO, R. F.; Pereira, V. L.A.; Souza, G. N.; Miraglia, F.; Marassi, C. D.. Participação em banca de Priscila da Silva Pinto. Uso de estirpes locais de Leptospira spp. do Brasil como antígenos para o diagnóstico sorológico da leptospirose bovina. 2015. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) - Instituto Biomédico/UFF.

6.
Cerqueira, A.M.F.; Ferreira, B. T.; Neves, F. P. G.; RABELLO, R. F.; DUARTE, R. S.. Participação em banca de José Paulo de Souza Junior. Caracterização fenotípica e genotípica de amostras de estreptococos beta-hemolíticos dos grupos C e G isoladas de humanos.. 2015 - Instituto Biomédico/UFF.

7.
RABELLO, R. F.. Participação em banca de Rôde Beatriz Bastos Schuab. Perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos e diversidade genética de Streptococcus agalactiae isolados de bacteriúria significativa. 2014. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) - Instituto Biomédico - UFF.

8.
RABELLO, R. F.. Participação em banca de Havana Gomes Rodrigues. Colonização nasofaríngea e distribuição de sorotipos de Streptococcus pneumoniae em crianças assistidas em instituições públicas de Niterói/RJ: uma abordagem multimetodológica. 2014. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) - Instituto Biomédico - UFF.

9.
Carneiro, V.C.; Cerqueira, A.M.F.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Vanessa Couto Carneiro. Caracterização da virulência, resistência antimicrobiana e relação genética de enterobactérias (Escherichia coli e Klebsiella sp.) isoladas de lavados traqueais e amostras fecais de potros de muar com e sem sinais clínicos de alterações respiratórias. 2013. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) - Instituto Biomédico/UFF.

10.
Mendes, W.R.S.; Lilenbaum, W.; Marval, M.G; Almeida, F.M.; Souza, M.M; RABELLO, R. F.. Participação em banca de William Renato da Silva Mendes. Resistência in vitro aos antimicrobianos de isolados de Staphylococcus sp. associados à dermatite canina. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária - Clínica e Reprodução Animal) - Faculdade de Medicina Veterinária, UFF.

11.
Gomes, K. M.; DUARTE, R. S.; Gonçalves, F. P.; MOREIRA, B. M.; Oelemann, W.M.R.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Karen Machado Gomes. Detecção de bactérias patogênicas em leite bovino pela técnica de eletroforese em gel com gradiente de desnaturantes. 2011. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes - UFRJ.

12.
Arais, L. R.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Lavice Rodrigues Arais. Caracterização fenotípica e genotípica de Escherichia coli enteroptogênica atípica isolada de cães e humanos. 2010. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Parasitologia) - Instituto Biomédico - UFF.

13.
Valente, M. B.; MOREIRA, B. M.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Monica Britto Valente. Infecções por Streptococcus agalactiae em unidades neonatais do município do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Doenças infecciosas e parasitárias) - Faculdade de Medicina - UFRJ.

14.
Gomes, K. M.; RABELLO, R. F.; MOREIRA, B. M.; Miguel, M. A. L.; DUARTE, R. S.. Participação em banca de Karen Machado Gomes. Caracterização molecular da diversidade microbiana patogênica em leites de origem comercial pela técnica de eletroforese em gel com gradiente desnaturante. 2010. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes - UFRJ.

15.
Penna, B. A.; Lilenbaum, W.; RABELLO, R. F.; Castro, M. C. N.. Participação em banca de Bruno de Araújo Penna. Resistência aos antimicrobianos de isolados de Staphylococcus sp de origem canina.. 2009. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária ( Clínica e Reprodução Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

16.
Lopes, G. S.; MOREIRA, B. M.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Julian Stemmler. Aspectos clínicos e composição clonal de Staphylococcus aureus isolados de três unidades de cuidados intensivos neonatal do Rio de Janeiro.. 2008. Dissertação (Mestrado em Doenças infecciosas e parasitárias) - Faculdade de Medicina - UFRJ.

17.
Nouer, S.; Martins, I. S.; RABELLO, R. F.; CASTRO, A. C. D.. Participação em banca de Adriana Lúcia Pires Ferreira. Diversidade de fenótipos e genótipos em amostras bacterianas de lavado bronco-alveolar de pacientes atendidos em um hospital universitário do Rio de Janeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
RABELLO, R. F.. Participação em banca de Livia Helena Justo da Silva. Estrutura populacional, características de resistência e de virulência de clones de Klebsiella encontrados no Rio de Janeiro. 2015. Tese (Doutorado em Doenças infecciosas e parasitárias) - Faculdade de Medicina - UFRJ.

2.
Stemmler, J.; RABELLO, R. F.; DUARTE, R. S.; Nouer, S. A.; MOREIRA, B. M.. Participação em banca de Julian Stemmler. Estrutura populacional e infecções por Staphylococcus aureus em neonatos admitidos em unidades de tratamento intensivo da rede municipal do Rio de Janeiro.. 2013. Tese (Doutorado em Doenças infecciosas e parasitárias) - Faculdade de Medicina - UFRJ.

3.
Carvalho, C.A.; Cerqueira, A.M.F.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Cristiane Albuquerque de Carvalho. Caracterização e detecção do compartilhamento de amostras multirresistentes de Escherichia coli de origem canina e humana relacionadas ou não. 2013. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária - Clínica e Reprodução Animal) - Faculdade de Veterinária/UFF.

4.
Cacci, L.C.; MOREIRA, B. M.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Luciana Camila Cacci. CARACTERIZAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CLONAL E DOS DETERMINANTES GENÉTICOS DAS TOXINAS EXO EM AMOSTRAS ENDÊMICAS DE Pseudomonas aeruginosa EM PACIENTES SOB TERAPIA INTENSIVA E AMOSTRAS AMBIENTAIS. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Medicina (Doenças Inf) - Faculdade de Medicina/UFRJ.

5.
Arais, L. R.; Cerqueira, A.M.F.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Lavice Rodrigues Arais. Resistência aos antimicrobianos, pesquisa de exotoxinas e relação genética de Pseudomonas aeruginosa isoladas de otite externa e piodermite canina. 2013. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária - Clínica e Reprodução Animal) - Faculdade de Veterinária/UFF.

Qualificações de Doutorado
1.
RABELLO, R. F.. Participação em banca de Cristiane Albuquerque de Carvalho. Caracterização fenotípica e genotípica da resistência antimicrobiana em enterobactérias isoladas de cães, seus proprietários e humanos sem cães de estimação.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária ( Clínica e Reprodução Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

2.
Donato, A. C. J.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Anna Carolina de Jesus Donato. Estudo transversal de aspectos reprodutivos em micos-de-cheiro - Samiri (Voigt, 1831) - primatas mantidos em ambiente ex-situ no serviço de primatologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ): avaliação sérica de progesterona, colpocitologia vaginal e ocorrência de Staphylococcus sp. na microbiota vaginal.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Patologia) - Faculdade de Medicina - UFF.

3.
RABELLO, R. F.. Participação em banca de Igor Mansur. Estudo fenotípico e molecular da resistência aos antimicrobianos em Staphylococcus sp. isolados da cavidade oral de gatos com vistas à saúde coletiva.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Veterinária ( Clínica e Reprodução Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

4.
MOREIRA, B. M.; Nouer, S.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Julian Stemmler. Resistência aos antimicrobianos de Stenotrophomonas maltophilia isoladas em 60 pacientes admitidos em um centro de tratamento intensivo de um hospital universitário no Rio de Janeiro.. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doenças infecciosas e parasitárias) - Faculdade de Medicina - UFRJ.

Qualificações de Mestrado
1.
RABELLO, R. F.. Participação em banca de Larissa de Frreitas Santiago Israel. Análise molecular da virulência de Staphylococcus sp. isolados de amostras de leite provenientes de rebanhos bovinos com mastite subclínica e clínica em Rio Branco, Acre. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental) - Universidade Federal do Acre.

2.
Souza, T. C.; RABELLO, R. F.; MOREIRA, B. M.. Participação em banca de Talita Celho de Souza. Resistência aos antimicrobianos em linhagens de Acinetobacter sp. responsáveis por meningite em hospitais da cidade de Salvador.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RABELLO, R. F.. Participação em banca de Jaime Antonio Abrantes. Carbapenemases em enterobactérias: desafio na luta contra a resistência bacteriana. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Fundação Técnico-Educacional Souza Marques.

2.
Souza, D. K.; Barros, R. R.; RABELLO, R. F.; Mendonça, C. R. V.. Participação em banca de Daniela Karina de Souza. Características fenotípicas e genéticas de cepas de estreptococos do grupo C isoladas de espécimes de origem veterinária. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEMPA) - Universidade Federal Fluminense.

3.
FERREIRA, B. L. A.; FREITAS, C. C.; CASTRO, H. C.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Bruno Leal Alves Ferreira. Moléculas de origem sintética ou vegetal: a procura de novos protótipos.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, B. M. P.; Gonçalves, F. P.; RABELLO, R. F.; SOUZA, A. R. V.. Participação em banca de Bruna Marcela Parmanhani da Silva.Potencial de virulência de amostras de Enterococos resistentes à vancomicina (VRE) e não-VRE de origem comunitária e hospitalar associadas a alimentos, colonização e infecção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Instituto Biomédico, UFF.

2.
MOTTA, L. A.; PINHEIRO, M. S.; Aguiar, T.R.S; RABELLO, R. F.; Neves, F. P. G.. Participação em banca de Luiza dos Anjos Motta.OCORRÊNCIA DE ENTEROCOCOS EM SULCO GENGIVAL E CARACTERÍSTICAS CLÍNICO-DEMOGRÁFICAS DE PACIENTES ASSISTIDOS EM UMA CLÍNICA DE UM AGLOMERADO SUBNORMAL EM NITERÓI-RJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Instituto Biomédico, UFF.

3.
da Siva, I.C.; ASSEF, A. P. D. C.; RABELLO, R. F.; Albuquerque, J. P.. Participação em banca de Ingrid Camelo da Silva.Avaliação da frequência de resistência à polimixina B em enterobactérias produtoras de carbapenemases no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Instituto Biomédico - UFF.

4.
dos Santos, L. S. R.; Albuquerque, J. P.; PINHEIRO, M. S.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Laís de Souza Ribeiro dos Santos.Investigação do perfil de resistência a antimicrobianos de amostras de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina e identificação de compartilhamento destas entre pacientes colonizados assistidos em unidades de saúde do Estado do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Instituto Biomédico - UFF.

5.
RABELLO, R. F.. Participação em banca de Eduardo Moreira de Castro.Detecção e caracterização de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina isolados de cães saudáveis e seus contatos humanos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Biomédico, UFF.

6.
RABELLO, R. F.. Participação em banca de Andréa Farias de Souza.Avaliação da susceptibilidade aos antimicrobianos de amostras de Streptococcus agalactiae isoladas de gestantes e caracterização da resistência aos macrolídeos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Instituto Biomédico - UFF.

7.
SANTOS, A. R.; RABELLO, R. F.; Barros, R. R.. Participação em banca de Amanda Ribeiro Santos.Susceptibilidade aos antimicrobianos de cepas de Streptococcus dysgalactiae subsp. equisimilis isoladas no Rio de Janeiro.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Instituto Biomédico - UFF.

8.
SOARES, D. L. O.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Daiani Lopes de Oliveira Soares.Métodos de determinação da resistência antimicrobiana em bactérias de importância clínica: uma revisão de literatura.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Instituto Biomédico - UFF.

9.
Côrtes, M. F.; RABELLO, R. F.; Figueiredo, A.M.S.. Participação em banca de Marina Farrel Côrtes.Utilização da tecnologia de DNA recombinante para a identificação de moléculas envolvidas na formação e regulação de biofilmes de Staphylococcus aureus.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiologia) - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ.

10.
SANTOS, D. C.; SOUZA, C. M. R.; RABELLO, R. F.; Barros, R. R.. Participação em banca de Danielle Cabral dos Santos.Verificação de perfis de susceptibilidade com ênfase nos carbapenêmicos em amostras de Acinetobacter spp. isoladas no Hospital Universitário Antônio Pedro - RJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal Fluminense.

11.
Gomes; MOREIRA, B. M.; RABELLO, R. F.; Pontes, N. I. L.; Santos. Participação em banca de Myrna Barbosa Gomes.Resistência a antimicrobianos e produção de biofilme em cepas de Staphylococcus coagulase negativas isoladas em unidade de tratamento intensivo.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes - UFRJ.

12.
Almeida, R. M.; MOREIRA, B. M.; RABELLO, R. F.; Dias, R. C.; Laport, M. S.. Participação em banca de Rosana Macedo de Almeida.Aspectos da identificação e composição clonal de amostras do gênero Enterobacter isoladas de neonatos sob cuidado intensivo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes - UFRJ.

13.
Vargas, T. L.; Mendonça, C. R. V.; Gonçalves, F. P.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Thais Ladeira Vargas.Detecção de colonização nasal por Staphylococcus aureus resistents à meticilina adquiridos na comunidade (CA-MRSA) em instituição militar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal Fluminense.

14.
Almeida, R. M.; RABELLO, R. F.; MOREIRA, B. M.. Participação em banca de Rosana Macedo de Almeida.Identificação e composição clonal de amostras do gênero Enterobacter isoladas de neonatos em unidades de tratamento intensivo do município do Rio de janeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes - UFRJ.

15.
Schuab; RABELLO, R. F.; Barros, R. R.. Participação em banca de Rôde Beatriz Bastos Schuab.Resistência a antimicrobianos entre espécies de estreptococos beta-hemolíticos isolados de faringite no Rio de Janeiro.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal Fluminense.

16.
Marinella Silva Laport; RABELLO, R. F.; Ricardo Pinto Schuenk. Participação em banca de Fernanda Sampaio Cavalcante.Análise de amostras nasais hospitalares de Staphylococcus aureus resistentes à oxacilina: determinação dos tipos de SCCmec e de um marcador de susceptibiidade.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes - UFRJ.

17.
Neto, A. A. B.; Marinella Silva Laport; Oliveira, I. C. M.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Ana Maria Nunes Botelho.Caracterização de Staphylococcus coagulase negativo do ar de ambientes hospitalares.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes - UFRJ.

18.
RABELLO, R. F.; Pontes, N. I. L.; Teixeira, L. A.. Participação em banca de Myrna Barbosa Gomes.Resistência a antimicrobianos e produção de biofilme em cepas de Staphylococcus coagulase negativas isoladas em unidade de tratamento intensivo.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes - UFRJ.

19.
da SILVA, L. B. G.; CASTRO, H. C.; RABELLO, R. F.. Participação em banca de Luisa B. G. da Silva.Utilizando a Biologia Molecular. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura)) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RABELLO, R. F.. Seleção pública para professor substituto da disciplina de Bacteriologia. 2015. Instituto Biomédico - UFF.

Outras participações
1.
RABELLO, R. F.. XII Prêmio Josué de Castro de Extensão. 2016. Universidade Federal Fluminense.

2.
PINHEIRO, M. S.; RABELLO, R. F.; Lopes, H. R.. Seleção de monitores de bacteriologia. 2015. Instituto Biomédico/UFF.

3.
RABELLO, R. F.. Seleção de monitores da disciplina de bacteriologia. 2015. Instituto Biomédico - UFF.

4.
RABELLO, R. F.; Gonçalves, F. P.; PINHEIRO, M. S.. Seleção de monitores para disciplina de bacteriologia. 2013. Universidade Federal Fluminense.

5.
RABELLO, R. F.. Semana de Extensão - UFF. 2013. Universidade Federal Fluminense.

6.
PINHEIRO, M. S.; RABELLO, R. F.; Barros, R. R.. Seleção de monitores para a disciplina de bacteriologia. 2011. Instituto Biomédico - UFF.

7.
RABELLO, R. F.; PINHEIRO, M. S.; Barros, R. R.. Seleção de monitores para a disciplina de bacteriologia. 2010. Instituto Biomédico - UFF.

8.
RABELLO, R. F.. Semana de Extensão - UFF. 2010. Universidade Federal Fluminense.

9.
RABELLO, R. F.. ECIB. 2010. Instituto Biomédico, UFF.

10.
RABELLO, R. F.; PINHEIRO, M. S.; Barreto, N. A.. Seleção de monitores para a disciplina de bacteriologia. 2009. Instituto Biomédico - UFF.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1o Simpósio Internacional da Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias - Resistência Bacteriana. 2016. (Simpósio).

2.
28º Congresso Brasileiro de Microbiologia. Detection and characterization of methicilin resistant Staphylococcus isolated of healthy dogs and humans in close contact. 2015. (Congresso).

3.
28º Congresso Brasileiro de Microbiologia. Distribution of genotypes and antimicrobial resistance genes in Staphylococcus saprophyticus isolates obtained from minas cheese and recreational waters. 2015. (Congresso).

4.
28º Congresso Brasileiro de Microbiologia. Detection and characterization of methicilin resistant Staphylococcus isolated of healthy swines. 2015. (Congresso).

5.
Workshop de Resíduos Químicos. 2015. (Outra).

6.
II Workshop de Acesso ao Patrimônio Genético e/ou Conhecimento Tradicional Associado - o PL 7735/2014 que altera a MP 2186/2001 - perspectivas e mudanças. 2014. (Outra).

7.
XIV Congresso Brasileiro de Controle de infecção e Epidemiologia Molecular. CARACTERIZAÇÃO DE Staphylococcus aureus RESISTENTE A METICILINA ISOLADOS DE PACIENTES INFECTADOS INTERNADOS EM DOIS HOSPITAIS DA CIDADE DE NITERÓI-RJ. 2014. (Congresso).

8.
27o Congresso Brasileiro de Microbiologia. Rastreamento de portadores nasais de cepas de Staphylococcus aureus com diferentes perfis de resistência a antimicrobianos.. 2013. (Congresso).

9.
27o Congresso Brasileiro de Microbiologia. Identificação de linhagens de disseminação global dentre amostras de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina obtidas de cães do Rio de Janeiro, Brasil.. 2013. (Congresso).

10.
IX Fórum de Multirresistente: VRSA da AECIHERJ. 2013. (Outra).

11.
XVII Semana de Monitoria.Elaboração e solução de casos clínicos: um desafio para alunos de medicina.. 2013. (Outra).

12.
XV Semana de Monitoria da UFF.Ampliação de um banco de casos clínicos para discussão em aulas de bacteriologia.. 2012. (Outra).

13.
XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia. Presença de determinantes de resistência aos antimicrobianos em amostras de Staphylococcus saprophyticus isoladas de infecção de trato urinário.. 2012. (Congresso).

14.
26o Congresso Brasileiro de Microbiologia. Como interpretar os testes de susceptibilidade a antimicrobianos em veterinária.. 2011. (Congresso).

15.
26o Congresso Brasileiro de Microbiologia. Perfil de resistência antimicrobiana e análise molecular de amostras de Staphylococcus saprophyticus uropatogênicas.. 2011. (Congresso).

16.
26o Congresso Brasileiro de Microbiologia. Resistência antimicrobiana de amostras de Staphylococcus isoladas de cães com otite externa no Rio de Janeiro, Brasil.. 2011. (Congresso).

17.
26o Congresso Brasileiro de Microbiologia. Prevalência de resistência a macrolídeos e lincosamídeos em Staphylococcus aureus isolados de portadores nasais na comunidade.. 2011. (Congresso).

18.
26o Congresso Brasileiro de Microbiologia. Isolamento de Staphylococcus resistentes à meticilina de cães com piodermatite e otite externa no Rio de Janeiro, Brasil.. 2011. (Congresso).

19.
27o Congresso Brasileiro de Microbiologia. Rastreamento de portadores nasais de cepas de Staphylococcus aureus com diferentes perfis de resistência a antimicrobianos. 2011. (Congresso).

20.
XVI Semana de Monitoria.Elaboração de um banco de casos clínicos para utilização em atividades de bacteriologia.. 2011. (Outra).

21.
2o Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica. 2010. (Simpósio).

22.
2o Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica.Caracterização de Staphylococcus aureus resistente à meticilina isolado de pacientes com câncer em hospital do Rio de Janeiro. 2010. (Simpósio).

23.
25o Congresso Brasileiro de Microbiologia. Background genético de linhagens de Staphylococcus aureus associadas à mastite bovina no Estado do Rio de Janeiro em um período de 14 anos. 2009. (Congresso).

24.
25o Congresso Brasileiro de Microbiologia. Epidemiologia molecular de Staphylococcus saprophyticus isolados de infecções de trato urinário comunitárias no Rio de Janeiro, Brasil. 2009. (Congresso).

25.
25o Congresso Brasileiro de Microbiologia. Prevalência de portadores nasais de Staphylococcus aureus resistentes a antimicrobianos em militares. 2009. (Congresso).

26.
XXII Semana de Monitoria.Aulas práticas de bacteriologia associadas a casos clínicos. 2009. (Outra).

27.
1o Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica - SBM.Microbiologista Nova Geração: Background genético de Staphylococcus aureus associados a infecções em seres humanos e animais.. 2008. (Simpósio).

28.
XIV Semana de Microbiologia e Imunologia - IMPPG/UFRJ.Resistência bacteriana em infecções comunitárias.. 2008. (Outra).

29.
24o Congresso Brasileiro de Microbiologia. Incidência e caracterização de Enterococcus e Staphylococcus saprophyticus em infecção urinária comunitária. 2007. (Congresso).

30.
24o Congresso Brasileiro de Microbiologia. Diversidade genética, susceptibilidade a agentes antimicrobianos e genes de virulência de amostras de Staphylococcus aureus isoladas de mastite bovina no Estado do Rio de Janeiro. 2007. (Congresso).

31.
VII Curso Internacional de Epidemiologia Molecular em Doenças Infecciosas e Parasitárias Emergentes. 2007. (Outra).

32.
105th General Meeting - American Society for Microbiology.? Characterization of Staphylococcus aureus isolates associated with bovine mastitis in dairy herds in Rio de Janeiro State, Brazil.. 2005. (Encontro).

33.
Jornada de Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro.Isolamento, identificação e susceptibilidade aos antimicrobianos para estudos de caracterização de amostras de Staphylococcus aureus isoladas de comunidade.. 2005. (Outra).

34.
XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. ? Caracterização de amostras de Staphylococcus aureus associadas com mastite bovina isoladas de rebanhos do Estado do Rio de Janeiro: Resistência antimicrobiana e diversidade genética.. 2005. (Congresso).

35.
Jornada de Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro.Ocorrência e susceptibilidade aos Antimicrobianos de Amostras de Streptococcus agalactiae isoladas de casos de mastite subclínica bovina no Estado do Rio de Janeiro.. 2004. (Outra).

36.
Jornada de Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro.Susceptibilidade aos antimicrobianos e diversidade genética de Staphylococcus aureus isolados de casos de mastite subclínica bovina.. 2003. (Outra).

37.
XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia. Susceptibilidade aos antimicrobianos e diversidade genética de Staphylococcus aureus isolados de casos de mastite subclínica bovina no Estado do Rio de Janeiro.. 2003. (Congresso).

38.
XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia. Susceptibilidade aos antimicrobianos e diversidade genética de Streptococcus agalactiae isolados de casos de mastite subclínica bovina no Estado do Rio de Janeiro.. 2003. (Congresso).

39.
II Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. 2002. (Congresso).

40.
IV Congresso Estadual da ANCLIVEPA - RJ. 2002. (Congresso).

41.
11 Seminário de Iniciação Científica da UFF e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Síntese de uma nova quinolona com atividade (in vitro) contra cepas clínicas de Escherichia coli.. 2001. (Seminário).

42.
1 Congresso Estadual de Buiatria. 2001. (Congresso).

43.
4 Congresso Estadual de Saúde Pública e Alimentos. 2001. (Congresso).

44.
VII Semana de Microbiologia e Imunologia. 2001. (Encontro).

45.
XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia. Uma proposta de ensino para bacteriologia de anaeróbios.. 2001. (Congresso).

46.
XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. In vitro antibacterial activity of a new quinolone against clinical strains of Escherichia coli.. 2001. (Congresso).

47.
10 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Atividade bactericida de um derivado dietil-naftoquinona contra Staphylococcus aureus.. 2000. (Seminário).

48.
Semana Américo Braga (Módulo de Tecnologia de Alimentos). 2000. (Encontro).

49.
VII Semana de Microbiologia e Imunologia. 2000. (Encontro).

50.
XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. Bactericidal activity of a diethyl-naphthoquinone derivative against Staphylococcus aureus.. 2000. (Congresso).

51.
1 Ciclo de Palestras em Fertilização in vitro. 1999. (Outra).

52.
9 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Atividade antibacteriana de novos derivados naftoquinônicos - Projeção para Staphylococcus aureus.. 1999. (Seminário).

53.
9 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Novos derivados do sistema inédito tetracíclico benzo[b]pirazolo[3,4-H]-1,6-naftiridinas - Atividade antibacteriana.. 1999. (Seminário).

54.
Semana Américo Braga (Módulo de Pequenos animais). 1999. (Encontro).

55.
XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. Antibacterial activity of new naphthoquinone derivatives - projection for Staphylococcus aureus.. 1999. (Congresso).

56.
XXXIX Congresso Brasileiro de Química. Sistema Heteroaromático: benzo[b]pirazolo[3,4-h]-1,6-naftiridinas - Atividade Antibacteriana.. 1999. (Congresso).

57.
8 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Atividade antibacteriana de novos derivados naftoquinônicos.. 1998. (Seminário).

58.
XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. Synthesis and in vitro antistaphylococcal activity of a new pyrazole-pyridine derivative.. 1998. (Congresso).

59.
7 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Efeitos de drogas pirazolo-piridínicas contra cepas de Staphylococcus aureus isoladas de pacientes do Hospital Universitário Antônio Pedro.. 1997. (Seminário).

60.
Homeopatia em diversos níveis. 1997. (Outra).

61.
Semana américo Braga (Módulo de Eqüinos). 1997. (Outra).

62.
Seminário CRMV/RJ. 1996. (Seminário).

63.
XIII Semana do Médico Veterinário (Ciclo de Atualização em Animais Selvagens). 1996. (Encontro).

64.
1 Seminário Nacional de Tecnologia Enzimática. 1993. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Florim, S. ; RABELLO, R. F. . ECIB - Encontro Científico do Instituto Biomédico. 2017. (Outro).

2.
RABELLO, R. F.. Semana de Monitoria. 2013. (Outro).

3.
Azevedo, M. C. ; RABELLO, R. F. ; Rabelo, A. S. A. . XIII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense. 2010. (Outro).

4.
Azevedo, M. C. ; RABELLO, R. F. ; Rabelo, A. S. A. . XII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Larissa de Freitas Santiago Israel. ANÁLISE MOLECULAR DA VIRULÊNCIA DE Staphylococcus sp. ISOLADOS DE AMOSTRAS DE LEITE PROVENIENTES DE REBANHOS BOVINOS COM MASTITE SUBCLÍNICA E CLÍNICA EM RIO BRANCO, ACRE. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável) - Universidade Federal do Acre. (Coorientador).

2.
Cassio Toledo Messias. ANÁLISE MOLECULAR DA VIRULÊNCIA DE Staphylococcus sp. ISOLADOS DE AMOSTRAS DE LEITE PROVENIENTES DE SISTEMAS PRODUTIVOS NO ACRE. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável) - Universidade Federal do Acre. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Hellen dos Santos Sabino. INVESTIGAÇÃO DE Enterococcus spp. MULTIRRESISTENTES ISOLADOS DA MICROBIOTA INTESTINAL DE CÃES. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Biomédico, UFF. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Hellen dos Santos Sabino. AVALIAÇÃO DOS PONTOS FRÁGEIS NA BIOSSEGURANÇA DE LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS E ELABORAÇÃO DE MATERIAL INFORMATIVO DIRECIONADO. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Biomédico, UFF. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Eduardo Moreira de Castro. OCORRÊNCIA E CARACTERIZAÇÃO DE Staphylococcus sp. RESISTENTES À METICILINA ISOLADOS DE CÃES E SEUS CONTATOS HUMANOS EM MUNICÍPIOS DO RIO DE JANEIRO. 2018. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) - Instituto Biomédico, UFF, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

2.
Lidiane Lamara Silva Coutinho. OCORRÊNCIA, VARIÁVEIS ASSOCIADAS À COLONIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE Enterococcus faecalis E Enterococcus faecium MULTIRRESISTENTES ISOLADOS DE CÃES RESIDENTES EM MUNICÍPIOS DO RIO DE JANEIRO. 2018. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) - Instituto Biomédico, UFF, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

3.
Larissa de Freitas Santiago Israel. PRODUÇÃO DE BIOFILME POR Staphylococcus chromogenes (STAPHYLOCOCCACEAE) ISOLADOS DE AMOSTRAS DE LEITE PROVENIENTES DE REBANHOS BOVINOS COM MASTITE. 2017. Dissertação (Mestrado em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental) - Universidade Federal do Acre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Renata Fernandes Rabello.

4.
Denise Braga Schimidt. PRESSÃO SELETIVA ANTIMICROBIANA E A EXPRESSÃO DA RESISTÊNCIA À OXACILINA EM Staphylococcus aureus. 2017. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) - Instituto Biomédico, UFF, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

5.
Viviane Santos de Sousa. Caracterização genotípica de amostras de Staphylococcus saprophyticus uropatogênicas. 2011. Dissertação (Mestrado em Doenças infecciosas e parasitárias) - Faculdade de Medicina - UFRJ, . Coorientador: Renata Fernandes Rabello.

Tese de doutorado
1.
Viviane Santos de Souza. Distribuição em genótipos definidos por eletroforese em campo pulsado e de genes que codificam resistência aos antimicrobianos em amostras de Staphylococcus saprophyticus obtidos de humanos e do ambiente. 2015. Tese (Doutorado em Doenças infecciosas e parasitárias) - Faculdade de Medicina - UFRJ, . Coorientador: Renata Fernandes Rabello.

2.
Bruno de Araújo Penna. Distribuição de espécies e prevalência de resistência à meticilina em amostras de Staphylococcus sp. isoladas de cães.. 2013. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária ( Clínica e Reprodução Animal)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Renata Fernandes Rabello.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana de Miranda Pardem Alves. RASTREAMENTO DE Enterococcus faecalis E Enterococcus faecium MULTIRRESISTENTES EM SUÍNOS DE GRANJAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Biomédico, UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

2.
Eduardo Moreira de Castro. Ocorrência e caracterização de amostras de Staphylococcus aureus multirresistentes isoladas de cães. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

3.
Laís de Souza Ribeiro dos Santos. Investigação do perfil de resistência a antimicrobianos de amostras de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina e identificação de compartilhamento destas entre pacientes colonizados assistidos em unidades de saúde do Estado do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Instituto Biomédico - UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

4.
Daiani Soares. Métodos de análise de resistência a antimicrobianos de bactérias de importância clínica.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Instituto Biomédico - UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

5.
Juliana dos Santos Ferreira Fernandes. Rastreamento de portadores nasais de cepas de Staphylococcus aureus de diferentes perfis de resistência a antimicrobianos em comunidade militar brasileira.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

6.
Thais Ladeira Vargas. Detecção de colonização nasal por Staphylococcus aureus resistentes à meticilina adquiridos na comunidade (CA-MRSA) em instituição militar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

7.
Luiza Lessa de Andrade (co-orientação). Prevalência de Staphylococcus aureus em estudantes universitários com e sem contato com ambiente hospitalar.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes - UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

Iniciação científica
1.
Mariana Magaldi de Souza Lima. Ocorrência e caracterização de amostras de Staphylococcus aureus multirresistentes isoladas de suínos e de humanos em contato com suínos. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Instituto Biomédico, UFF, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

2.
Samara Monteiro Morgado. OCORRÊNCIA E CARACTERIZAÇÃO DE Staphylococcus sp. RESISTENTES À METICILINA ISOLADOS DE SUÍNOS E CONTATOS HUMANOS EM PROPRIEDADES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Biomédico, UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

3.
Juliana de Miranda Pardem Alves. OCORRÊNCIA E CARACTERIZAÇÃO DE Staphylococcus sp. RESISTENTES À METICILINA ISOLADOS DE SUÍNOS E CONTATOS HUMANOS EM PROPRIEDADES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Biomédico, UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

4.
Cecília Dutra Alvim. Ocorrência e caracterização de amostras de Staphylococcus aureus multirresistentes isoladas de suínos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Biomédico - UFF, PIBIC - UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

5.
Eduardo Moreira de Castro. Caracterização de amostras de Staphylococcus aureus resistentes a macrolídeos e lincosamídeos isoladas de instituição militar. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Biomédico - UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

6.
Victor Eduardo Zuniga Pavon. Ocorrência e caracterização de amostras de Staphylococcus aureus multirresistentes isoladas de suínos e humanos em contato com suínos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense, PIBIC - UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

7.
Louise Azulay. Caracterização da resistência a macrolídeos e lincosamídeos de amostras de Staphylococcus aureus isoladas de colonização em militares. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

8.
Eduardo Moreira de Castro. Caracterização de amostras de Staphylococcus aureus resistentes a macrolídeos e lincosamídeos isoladas de colonização em instituição militar. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

9.
Felipe Pinheiro Ramos. Prevalência de resistência a macrolídeos e lincosamídeos em Staphylococcus aureus isolados de portadores nasais na comunidade.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Instituto Biomédico - UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

10.
Daiani Soares. Rastreamento de portadores nasais de Staphylococcus aureus multirresistentes em militares. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Instituto Biomédico - UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

11.
Bruno Márcio França Carneiro. OCORRÊNCIA E SUSCEPTIBILIDADE ANTIMICROBIANA DE AMOSTRAS DE Staphylococcus aureus ISOLADAS DE COLONIZAÇÃO NASAL DE MILITARES. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências biológicas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

12.
Thaís Ladeira Vargas. Detecção da colonização nasal por Staphylococcus aureus resistentes à meticilina adquiridos na comunidade (CA-MRSA) em instituição militar. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

13.
Luiza Lessa de Andrade (co-orientação). Ocorrência e susceptibilidade aos antimicrobianos de amostras de Streptococcus agalactiae isoladas de casos de mastite subclínica bovina no Estado do Rio de Janeiro.. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes - UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

14.
Janete Gonzaga da Silva (co-orientação). Susceptibilidade aos antimicrobianos e diversidade genética de Staphyococcus aureus isolados de casos de mastite subclínica bovina.. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes - UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

Orientações de outra natureza
1.
VITORIA CARVALHO GUIMARAES DOS SANTOS. Elaboração de estudos de casos e direcionamento do aluno de medicina para prática clínica. 2017. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Instituto Biomédico, UFF, UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

2.
Eduardo Moreira de Castro. INFOGRÁFICOS COMO MATERIAL AUXILIAR NOS ESTUDOS DE BACTERIOLOGIA MÉDICA.. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Instituto Biomédico, UFF, UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

3.
Maira Moraes. DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS: INTEGRAÇÃO ENTRE BACTERIOLOGIA E VIROLOGIA EM MAD I.. 2015. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Instituto Biomédico, UFF, UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

4.
Eduardo Moreira de Castro. RESOLUÇÃO DE CASOS CLÍNICOS: UM ESTÍMULO A MAIS NAS AULAS DE MADI. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Instituto Biomédico, UFF, UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

5.
Eduardo Moreira de Castro. Monitoria em Bacteriologia. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

6.
Lucas A. Costa. Ampliação de um banco de casos clínicos para discussão em aulas de bacteriologia.. 2012. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Instituto Biomédico - UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

7.
Felipe Pinheiro Ramos. Monitoria da disciplina de bacteriologia. 2011. Orientação de outra natureza - Instituto Biomédico - UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

8.
Felipe Pinheiro Ramos. Monitoria da disciplina de bacteriologia. 2010. Orientação de outra natureza - Instituto Biomédico, UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.

9.
Marcela Cassinha M. Santos. Aulas práticas de Bacteriologia associadas a casos clínicos. 2009. Orientação de outra natureza - Instituto Biomédico - UFF. Orientador: Renata Fernandes Rabello.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RABELLO, R. F.. Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) em animais: há riscos para a saúde humana?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROSA, M. ; SANTIAGO, L. F. I. ; DOMINGOS, S. C. B. ; Castro, E.M. ; RABELLO, R. F. ; CARVALHO, Y. ; MEDEIROS, L. . BIOFILM PRODUCTION BY STAPHYLOCOCCUS CHROMOGENES ISOLATED FROM MILK SAMPLES FROM BOVINE WITH MASTITIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Castro, E.M. ; Tavares, L.S.B. ; Queiroz, C.G. ; Neves, R.C.S.M. ; Dieckmann, A.M. ; Aquino, M. H. C. ; Martins, I. S. ; Marassi, C. D. ; Moreira, B.M. ; RABELLO, R. F. . TRACKING OF METHICILIN RESISTANT STAPHYLOCOCCUS AUREUS CARRIAGE AMONG DOGS AND THEIR HUMAN CONTACTS IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Coutinho, L.L.S. ; Castro, E.M. ; Botelho, L. ; Queiroz, C.G. ; Neves, R.C.S.M. ; Dieckmann, A.M. ; Martins, I. S. ; Marassi, C. D. ; Moreira, B.M. ; RABELLO, R. F. . INTESTINAL COLONIZATION OF DOGS BY SPECIES OF ENTEROCOCCI OF CLINICAL IMPORTANCE FOR HUMANS AND THEIR ANTIMICROBIAL RESISTANCE PROFILE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LIMA, M. M. S. ; Castro, E.M. ; Botelho, L. ; Cruz, A. C. M. ; Martins, I. S. ; Moreira, B.M. ; Silveira, R. L. ; RABELLO, R. F. . SURVEY OF METHICILLIN-RESISTANT STAPHYLOCOCCUS AUREUS NASAL COLONIZATION IN SWINES AND SWINE FARM WORKERS IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Silveira, R. L. ; LIMA, M. M. S. ; Cruz, A. C. M. ; Moreira, B.M. ; RABELLO, R. F. . DETECÇÃO DE SUÍNOS COLONIZADOS POR LA-MRSA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Silveira, R. L. ; LIMA, M. M. S. ; Cruz, A. C. M. ; Moreira, B.M. ; RABELLO, R. F. . DETECÇÃO DE SUÍNOS COLONIZADOS POR LA-MRSA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Castro, E.M. ; Botelho, L. ; Silva, B.T.G. ; Tavares, L.S.B. ; Queiroz, C.G. ; Neves, R.C.S.M. ; Dieckmann, A.M. ; Aquino, M.H.C. ; Martins, I. S. ; Marassi, C. D. ; MOREIRA, B. M. ; RABELLO, R. F. . Ocorrência de colonização de cães e seus contatos humanos por Staphylococcus aureus multirresistentes no Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Coutinho, L.L.S. ; Castro, E.M. ; Botelho, L. ; Silva, B.T.G. ; Queiroz, C.G. ; Neves, R.C.S.M. ; Dieckmann, A.M. ; Martins, I. S. ; Marassi, C. D. ; MOREIRA, B. M. ; RABELLO, R. F. . OCORRÊNCIA DE CÃES COLONIZADOS POR Enterococcus sp. MULTIRRESISTENTES DE IMPORTÂNCIA CLÍNICA PARA HUMANOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
LIMA, M. M. S. ; Castro, E.M. ; Cruz, A. C. M. ; Martins, I. S. ; MOREIRA, B. M. ; Silveira, R. L. ; RABELLO, R. F. . Ocorrência e caracterização de amostras de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina isoladas de suínos e de contatos humanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
Coutinho, L.L.S. ; Castro, E.M. ; Tavares, L.S.B. ; Queiroz, C.G. ; Neves, R.C.S.M. ; Dieckmann, A.M. ; Marassi, C. D. ; Aquino, M.H.C. ; Moreira, B.M. ; RABELLO, R. F. . BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES ISOLADAS DE CÃES: POTENCIAIS FONTES DE INFECÇÃO PARA HUMANOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Participação nos seguintes Projetos de Pesquisa:

1) Identificação e caracterização de atividade antibacteriana em derivados orgânicos sintetizados no Instituto de Química - UFF.
Coordenação: Dr. Cícero Carlos de Freitas (1998)

2) Ocorrência e caracterização de marcadores importantes de resistência aos antimicrobianos em amostras de Streptococcus beta-hemolíticos e Staphylococcus aureus isolados de seres humanos e de animais. 
FAPERJ - Processo E-26/170.930/2002
Coordenação: Dra. Angela Christina Dias de Castro

3) Susceptibilidade aos antimicrobianos e diversidade genética de amostras de Staphylococcus aureus isoladas de casos de mastite bovina no Estado do Rio de Janeiro.
FAPERJ - Processo E-26/170.908/2003
Coordenação: Dra. Angela Christina Dias de Castro

4) Susceptibilidade aos antimicrobianos e diversidade genética de amostras de Staphylococcus aureus isoladas fora do ambiente hospitalar.
Projeto Universal/CNPq - Processo 473264/2004-8
Coordenação: Dra. Angela Christina Dias de Castro

Aprovação em concurso público:

- Professor adjunto para professor de microbiologia do Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes/UFRJ, realizado em abril de 2008. 4o lugar.

- Professor adjunto de bacterologia do Departamento de Microbiologia e Parasitologiapara do Instituto Biomédico da UFF em dezembro de 2008. 1o lugar (nomeação publicada no DO em 26/12/2008; em via de tomar posse).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 9:33:05