Alessandra Ghinato Mainieri

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1828419374238844
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Possui significativa experiência em psicologia experimental e neuropsicologia (docência e pesquisa), tendo como ênfase a pesquisa em neuroimagem funcional e atuando principalmente em duas linhas de pesquisa: Estudos Experimentais em Sociocognição (comunicação gestual,Teoria da Mente e Neurônios Espelhos); Estudos sobre Espiritualidade e Saúde (Experiências Psicótico-Dissociativas patológicas e não-patológicas). Foi pesquisadora visitante junto ao departamento de Psiquiatria, Psicoterapia e Psicossomática da RWTH Aachen University (Alemanha) por 7 anos, tendo desenvolvido diferentes pesquisas em Neuroimagem Funcional, tanto individualmente como em colaboração (USP, UFJF). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Psicologia pela mesma universidade (2000) e doutorado em Teoria Médica com ênfase em Neuroimagem Funcional pela RWTH Aachen University (Alemanha). É docente junto ao Programa de Pós-graduação em Saúde e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saude (NUPES) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociências (GEPEN) da Universidade Federal de Juiz de Fora. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Ghinato Mainieri
Nome em citações bibliográficas
MAINIERI, A.G.;MAINIERI, A.G;GHINATO MAINIERI, ALESSANDRA;MAINIERI, ALESSANDRA G.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2013
Doutorado em Neuroimagem Funcional.
RWTH Aachen University, RWTH, Alemanha.
Título: Differential role of the Mentalizing and Mirror Neuron System in the imitation of communicative gestures, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. med. Tilo Kircher.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: sistema de neurônios espelho; comunicação gestual; imitação; teoria da mente.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
1998 - 2000
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Teoria da mente na vida diária de indivíduos autistas,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Tânia Mara Sperb.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: teoria da mente; autismo; pragmática.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Saúde Humana.
1993 - 1997
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria.


Formação Complementar


2015 - 2015
EEG-fMRI (1st. LABMAN Meeting). (Carga horária: 7h).
Instituto de Radiologia - Hospital das Clinicas de São Paulo, INRAD, Brasil.
2012 - 2012
FSL & FreeSurfer Course. (Carga horária: 45h).
University of Bristol, BRISTOL, Inglaterra.
2012 - 2012
Resting State fMRI: Analysis and Interpretantion. (Carga horária: 16h).
European Society for Magnetic Resonance in Medicine and Biology, ESMRMB, Alemanha.
2009 - 2009
SPM Advance Course. (Carga horária: 14h).
Interdisciplinäres Zentrum für Klinische Forschung - Aachen, IZKF, Alemanha.
2008 - 2008
Praktikum der medizinischen Terminologie.
RWTH Aachen University, RWTH, Alemanha.
2007 - 2007
SPM 5 - Anfängerskurs. (Carga horária: 14h).
Interdisciplinäres Zentrum für Klinische Forschung - Aachen, IZKF, Alemanha.
2006 - 2006
Oficina Tecnica I de Instrumentalização. (Carga horária: 3h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2006 - 2006
Oficina Tecnica II de Instrumentalização. (Carga horária: 3h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Curso de Capacitacao para Docentes da UNISC Repens. (Carga horária: 12h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2005 - 2005
Jornada sobre Setting Terapêutico. (Carga horária: 9h).
Núcleo de Estudos e Atendimento Em Psicoterapias Cogntivas, NEAPC, Brasil.
2005 - 2005
Implantacao das Diretrizes Curriculares nos Curs.. (Carga horária: 12h).
Rede Unida de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde, REDE UNIDA, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Atualização Didático Pedagógico Para Prof. (Carga horária: 9h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em II Curso de Inverno de Bioética. (Carga horária: 18h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2002 - 2002
Observational Methods In Human Development. (Carga horária: 8h).
International Society For The Study Of Behavioural Development, ISSBD, Canadá.
2000 - 2000
Negotiating The Therapeutic Alliance From a Constr. (Carga horária: 4h).
International Society Of Cognitive Psychotherapy, ISCP, Estados Unidos.
1998 - 1999
I Curso de Formação Em Psicoterapias Cognitivas.
Núcleo de Estudos e Atendimento Em Psicoterapias Cogntivas, NEAPC, Brasil.
1998 - 1998
Avanços no Estudo do Autismo. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, ABPD, Brasil.
1998 - 1998
Workshop de Terapia Cognitiva dos Transtornos da P. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Terapias Cogntivas, SBTC, Brasil.
1996 - 1996
Terapia Familiar Sistemica. (Carga horária: 4h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Pessoas com Necessidades Especiais. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista Jovem Talento - Programa Ciência sem Fronteiras - CAPES


RWTH Aachen University, RWTH, Alemanha.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: pesquisador visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psiquiatria, Psicoterapia e Psicossomatica, .

04/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psiquiatria, Psicoterapia e Psicossomatica, .


Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: adjunto, Carga horária: 30
Outras informações
De Outubro de 2006 a Fevereiro de 2012 com afastamento não remunerado.

Atividades

01/2004 - 02/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicologia, .

08/1999 - 02/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicologia, .

08/2006 - 09/2006
Ensino, Especialização em Avaliação Psicológica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Escalas de Avaliação da Inteligência: WAIS-III e Wisc-III
08/2004 - 09/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comite de Ética em Pesquisa, .

Cargo ou função
membro do Comitê de Ética em Pesquica.
08/2004 - 09/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Nucleo de Apoio Acadêmico, .

Cargo ou função
Psicóloga.
03/2003 - 09/2006
Direção e administração, Curso de Psicologia, .

Cargo ou função
coordenação do Laboratório de Psicologia Cognitiva.
03/2001 - 09/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Psicologia, .

Cargo ou função
Coordenação dos Laboratórios de Psicologia.
03/2000 - 09/2006
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neuropsicologia
Pesquisa Aplicada à Psicologia
Psicologia da Aprendizagem
Psicologia Experimental I
Psicologia Experimental II
Psicologia Geral
Psicologia Geral e Experimental I, II e III
Teorias e Tecnicas Psicoterapicas I - Cognitiva
08/1999 - 09/2006
Direção e administração, Curso de Psicologia, .

Cargo ou função
coordenação do Laboratório de Análise Experimental do Comportamento.
08/2004 - 09/2004
Ensino, Psicomotricidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Bases Neuropsicológicas do Desenvolvimento
08/2001 - 07/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comite de Ética em Pesquisa, .

Cargo ou função
coordenação do Comitê de Ética em Pesquisa.
10/2003 - 11/2003
Ensino, Especialização Em Desenvolvimento Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Transtornos Invasivos do Desenvolvimento
03/2003 - 04/2003
Ensino, Psicomotricidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Bases Neuropsicológicas do Desenvolvimento Infantil
05/2002 - 08/2002
Ensino, Especialização Em Desenvolvimento Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Seminário Interdisciplinar sobre os Transtornos do Desenvolvimento Infantil
05/2002 - 06/2002
Ensino, Especialização Em Desenvolvimento Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Seminário Interdisciplinar sobre Transtornos do Desenvolvimento Infantil
03/2001 - 02/2002
Direção e administração, Curso de Psicologia, .

Cargo ou função
Vice coordenação do curso de psicologia.
08/1999 - 12/1999
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem; psicologia experimental II

Núcleo de Estudos e Atendimento Em Psicoterapias Cogntivas, NEAPC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Palestrante-Docente, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

03/2000 - Atual
Ensino, Curso de Especialização em Psicoterapias Cognitiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Epistemologia e Ciências Cognitivas

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica - CNPq, Carga horária: 20
Outras informações
De 1994 a 1998 trabalhou vinculada ao grupo de pesquisa Interação Social, Desenvolvimento e Psicopatologia (instituto de Psicologia) em estudos sobre o desenvolvimento socio-cognitivo de pré-escolares (psicologia cogntiiva, teoria da mente e narrativas) tendo como orientadora a Profa. Dra. Tania Mara Sperb.


Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio Curricular de Psicologia Organizacional


Instituto Psiquiatrico Forense Mauricio Cardoso, IPF, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio de Psicopatologia


Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental, NEISME, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor



Linhas de pesquisa


1.
Novas metodologias e sistemas de inteligência artificial no apoio do processo ensino aprendizagem

Objetivo: Desenvolvimento de sistemas de ensino-aprendizagem que utilizem técnicas de inteligência artificial, estudo e análise de estilos cognitivos relacionados ao processo de raciocínio humano e automatização para um sistema tutor inteligente..
2.
Estudos experimentais dos processos cognitivos e comportamentais

Objetivo: Promoção de estudos acerca dos processos cognitivos e comportamentais nos campos da saúde e das ciências sociais..
3.
Estudos sobre espiritualidade e saúde

Objetivo: Investigar os aspectos fenomenológicos, clínicos e neurofuncionais de estados psicóticos e dissociativos presentes em populações clínicas e saudáveis..
4.
Estudos experimentais em sociocognição e neuroimagem funcional

Objetivo: Investigar os correlatos neurais (sistema de teoria da mente; sistema de neurônios espelhos) e desenvolvimentais associados a capacidade de compreender e expressar estados mentais abstratos presentes na comunicação não verbal..


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Psiconeuroimunologia e HIV: Uma Avaliação Psiconeuroimunológica de Portadores do HIV
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alessandra Ghinato Mainieri - Coordenador / Claudia Cerqueira - Integrante / Lucam Justi Moraes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Psychotic-like experiences in clinical and nonclinical population: a phenomenological, clinical, estructural and functional neuroimaging study
Descrição: The principal aim is to investigate the neurological, clinical and phenomenological aspects of hallucinatory and other psychotic experiences presented in non-clinical population (mediums) and in patients who suffer from pathological delusions and hallucinations (schizophrenia)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alessandra Ghinato Mainieri - Integrante / Alexander Moreira-Almeida - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Neuroimage study in psychotic-like Experience
Descrição: Psychiatry and Psychology currently devote great attention to psychotic phenomena, both pathological and non-pathological psychotic experiences in the general population. Although the interest in pathological and non-pathological dissociation is growing, few researchers focus on spiritual experiences involving dissociative states as mediumship, in which an individual (the medium) claims to communicate with (or be controlled by) the mind of a deceased person (spirit). Currently we finished a study about mediumship and resting state applying fMRI methods. Now we want to go further and investigate the painting and drawing mediumship dissociation. The goal is to explore the neural correlates underlying trance states and its functional neural connectivity..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Trance: Cortical Representations
Descrição: Evidence has shown that there are high levels of hallucinatory and other psychotic-like experiences in the general population, often not related to mental disorders. Anomalous experience (AE) is a term proposed to designate, without assuming psychopathological implications, unusual experiences or those that are deemed to be out of the ordinary explanations: hallucinations, synesthesia and experiences interpreted as telepathic, paranormal, etc. Thus the aim of the present study was to investigate the possible differences in brain functions during trance states (mediumship) compared to imagined and rest states..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandra Ghinato Mainieri - Coordenador / Alexander Moreira-Almeida - Integrante / Julio Peres - Integrante / Ute Habel - Integrante / Nils Kohn - Integrante / Klaus Mathiak - Integrante.Financiador(es): Fundação BIAL - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2007 - Atual
fMRI study on communicative intention: the integration of Mentalizing and Mirror Neuron System
Descrição: Successful social interaction requires recognising the intention of another person's communicative gestures. Recognition of communicative intent is a complex process in which the receiver has to recognise the communicator's intentions: (1) the communicator's conveyed meaning presented in actions (words and gestures), and (2) the communicator's state of mind about the effects of his/her actions over the receiver's mental state. At a neural level, this process might involve neural activities in different systems, such as the mentalizing system (MS) and the mirror neuron system (MNS). Thus the aim of the present project was to explore the integration of both systems in the context of gesture communication and its neural developmental aspects..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Alessandra Ghinato Mainieri - Coordenador / HEIM, S. - Integrante / Benjamin Straube - Integrante / Tilo KIrcher - Integrante / Ute Habel - Integrante / Antonia Green - Integrante / Klaus Mathiak - Integrante / Katharina Saß - Integrante / Sarah Oetken - Integrante / Ferdinand Binkofski - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2004 - 2008
O uso de estilos cognitivos e de agentes pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem em sistemas tutores inteligentes
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2003
Caricaturas Emocionais: o efeito do estado emocional de raiva no reconhecimento da experessão facial de raiva
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2002
Representação Mental e Memória: a influência da imagem e do significado no armazenamento e resgate de informações
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2002
Sócio-percepção: a influência de pistas faciais e contextuais na manutenção da interação social
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2001
Teoria da codificação dual: a construção de uma lista de palavras-substantivo para testagem dos construtos imagem, concretude e significado
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2001
O uso de ferramentas da internet nas atividades academicas de professores e alunos do departamento de psicologia da UNISC
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2000
O efeito do atraso de reforço em ratos albinos sob esquemas de reforçamento intermitente
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2018 - Atual
I Forum Nacional sobre Esquizofrenia
Descrição: We planned a national forum on schizophrenia with key national speakers on the theme and international research partners. In Brazil there are more than 50 groups working on the theme according to Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/; federal national database of researchers and research groups in the country). However the general population, patients and their families, do not have access to what has been developed in the country on schizophrenia. Our purpose is to bring together all the labs in the country that work on this theme to achieve common goals for the personal and social benefit of those who suffer from this disorder. Among the activities scheduled are symposia, round tables, courses, conferences, thematic communications involving all theoretical and empirical aspects of research on the subject, with emphasis on prevention and quality of life. An invitation letter we will be send to the senior researchers inviting them to submit proposals (talks, conferences, courses) in our website, as well as to associations and support groups of schizophrenia patients and their families. The project will have a webpage and fanpage to announce our forum as well as to provide well informed material on the theme to the population..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2016 - 2017
Mind-Brain debate in the contemporary psychiatry
Descrição: Different views on mind-brain problem (MBP), especially if mind is a brain product or something that transcends the brain, has marked implications for clinical practice and for the understanding of spirituality and human nature. The present project engages a wide range of disciplines (psychiatry, psychology, philosophy, neuroscience, and history of science) in order to: 1) increase interest and awareness by general and academic audiences on the state of art of academic discussions on MBP; 2) stimulate new and well informed studies; 3) encourage networking and the establishment of new research groups of MBP. This project has seven components: 1) Research: Mind-brain problem in psychiatry journals; 2) Two international Mind-Brain Conferences: Does the Brain Produce the Mind?; 3) Award: "The mind-brain debate and its controversies"; 4) Project's website; 5) Web Videos on MBP; 6) Project's Fan Page on Facebook and 7) Special issue on MBP at the journal "Archives of Clinical Psychiatry"..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - Atual
Neuroscience and Spirituality: cooperation project between RWTH Aachen and Federal University of Juiz de Fora in the field of functional neuroimaging
Descrição: This project is designed to establish an international cooperation between the department of Psychiatry, Psychotherapy and Psychosomatics from RWTH Aachen University (Germany) and the Medical School from Federal University of Juíz de Fora (Brazil). The overall topic of this collaboration covers the field of Neuroimaging, Psychological Well Being and Spirituality, associated to healthy and clinical populations. Both institutions intend to cooperate in joint research activities, exchange of academic materials and academic publications and information, exchange of faculty members for research, lectures and discussions, exchange of graduate and undergraduate students for study and research, co-organization and participation in lectures, seminars and conferences. Within the frame of the cooperation a neuroimaging research center will be created in UFJF with the technical support and expertise from the german cooperation partner. Topics for further research will encompass a number of planned follow-up projects building on the expertise of the Aachen neuroimaging group, EEG-fMRI measurements combining established paradigms developed by the cooperation partners; cultural differences, gender and diversity in mental health of experts in trance states (mediumship); comparison of patients with acute acoustic or visual hallucinations to experts in trance matched for perceptual modality; general intercultural studies on cognitive and emotional brain functions, as well as, psychiatric disorders..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Frontiers in Neuroscience
2014 - Atual
Periódico: Neuroimage (Orlando, Fla. Print)
2014 - 2015
Periódico: São Paulo Medical Journal
2014 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia
2014 - Atual
Periódico: Plos One
2015 - 2015
Periódico: Neuroimage (Orlando, Fla. Print)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuroimagem Funcional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva/Especialidade: Ciências Cognitivas Processos Básicos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos Perceptuais e Motores.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Sociocognicao.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:3
Total de citações:0
Ghinato Mainieri, Alessandra  Data: 09/02/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:3
Mainieri, A. G.  Data: 07/02/2015

Outras
Total de trabalhos:10
Total de citações:18
Mainieri, A. G.  Data: 01/01/1996

Artigos completos publicados em periódicos

1.
1MORAES, LUCAM J.2017MORAES, LUCAM J. ; MIRANDA, MÁRCIA B. ; LOURES, LILIANY F. ; MAINIERI, ALESSANDRA G. ; MÁRMORA, CLÁUDIA HELENA C. . A systematic review of psychoneuroimmunology-based interventions. Psychology Health & Medicine, v. 24, p. 1-18, 2017.

2.
2GHINATO MAINIERI, ALESSANDRA2017 GHINATO MAINIERI, ALESSANDRA; PERES, JULIO FERNANDO PRIETO ; MOREIRA-ALMEIDA, ALEXANDER ; MATHIAK, KLAUS ; HABEL, UTE ; KOHN, NILS . Neural correlates of psychotic-like experiences during spiritual-trance state. PSYCHIATRY RESEARCH-NEUROIMAGING, v. 266, p. 101-107, 2017.

3.
3MAINIERI, A.G.2013 MAINIERI, A.G.; HEIM, S. ; STRAUBE, B. ; BINKOFSKI, F. ; KIRCHER, T. . Differential role of the Mentalizing and the Mirror Neuron system in the imitation of communicative gestures. Neuroimage (Orlando, Fla. Print), v. 81, p. 294-305, 2013.

4.
4MAINIERI, A.G2009 MAINIERI, A.G; KRACH, S. ; GREEN, A. ; STRAUBE, B. ; KIRCHER, T. . Gesture Imitation and ToM: an fMRI Study. NEUROIMAGE, v. 47, p. S194, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
MAINIERI, A.G.; SPERB, T. M. . Teoria da Mente na vida diária de indivíduos autistas. In: Maria Regina Maluf; Tana Mara Sperb. (Org.). Desenvolvimento Sóciocognitivo. 1ed.São Paulo: Vetor, 2008, v. 1, p. 213-247.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAINIERI, A.G.; MOREIRA-ALMEIDA, A. . Religiosidade e Espiritualidade: instrumentos de avaliação e impacto sobre funções mentais. Boletim da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, p. 4 - 5, 01 jul. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Silva, A. ; FROZZA, R. ; WAGNER, A. L. ; MAINIERI, A.G. ; MOLZ, K. ; SCHREIBER, J. ; TAUTZ, J. ; PEDO, R. . Ambiente Educacional Baseado em Estilos Cognitivos. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, 2007, Sao Paulo. XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007.

2.
MAINIERI, A.G.; FROZZA, R. ; SCHREIBER, J. ; MOLZ, K. . Educational System based on Cognitive styles and/or Learning styles?. In: XXVII Annual Conference of the Cognitive Science Society, 2005, Stresa. CogSci 2005 - XXVII Annual Conference of the Cognitive Sicence Society, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAINIERI, A.G.; HABEL, U. ; SCHNEIDER, F. ; MOREIRA-ALMEIDA, A. ; PERES, J. ; KOHN, N. . Neural Correlates of Trance State. In: Deutsche Gesellschaft für Psychatrie, Psychotherapie und Nervenheilkunde, 2012, Berlin. Gesellschaft für Psychatrie, Psychotherapie und Nervenheilkunde, 2012.

2.
MAINIERI, A.G.; HEIM, S. ; STRAUBE, B. ; KIRCHER, T. . Mentalizing and Gesture Imitation: an fMRI Study. In: 29th European Workshop on Cognitive Neuropsychology, 2011, Bressanone. 29th European Workshop on Cognitive Neuropsychology, 2011.

3.
MAINIERI, A.G.; HEIM, S. ; STRAUBE, B. ; KIRCHER, T. . Abstract Social Intentions:a fMRI study about imitation of social gestures. In: 17th Annual Meeting of the Organization for Human Brain Mapping, 2011, Québec. 17th Annual Meeting of the Organization for Human Brain Mapping, 2011.

4.
OETKEN, S. ; SAß, K. ; HABEL, U. ; STRAUBE, B. ; KIRCHER, T. ; MAINIERI, A.G. . Wer ist eigentlich ToM? ? Neuronale Entwicklung der Theory of Mind. In: Deutsche Gesellschaft für Psychiatrie, Psychotherapie und Nervenheilkunde, 2011, Berlin. Deutsche Gesellschaft für Psychiatrie, Psychotherapie und Nervenheilkunde, 2011.

5.
MAINIERI, A.G.; SILVA, Roselaine ; MACHADO, S. S. . Nucleo de Estudos Experimentais em Psicologia. In: XXXII Reunião da Sociedade Brasileira de Psicolgia, 2003, Belo Horizonte. Anais da XXXII Reunião da Sociedade Brasileira de Psicolgia, 2003.

6.
JORGE, E. C. ; TELÖKEN, N. M. T. ; MAINIERI, A.G. ; MACHADO, S. S. . Resgatando a Cidadania do Grupo de Jovens em Situação de RiscoSocial da Cidade de Lagoão-RS Trabalhando os Vínculos e Visualizando Possibilidades de Inserção no Mundo do Trabalho. In: IV Congresso da Sociedade Brasileira de Psicoterapias Cognitivas, 2003, João Pessoa. IV Congresso da Sociedade Brasileira de Psicoterapias Cognitivas, 2003.

7.
MAINIERI, A.G.; SPERB, T. M. . Theory of Mind in autistic adults in their daily Life. In: 17th Biennial ISSBD Meeting, 2002, Ottawa. 17th Biennial ISSBD Meeting, 2002.

8.
MAINIERI, A.G.; HEICKMANN, A. ; BORTOLANZA, L. . O uso de ferramentas da internet nas atividades acadêmicas de professores e alunos do departamento de psicologia da UNISC. In: I Jornada de Pesquisa em Psicologia da UNISC, 2001, Santa Cruz do Sul. I Jornada de Pesquisa em Psicologia da UNISC, 2001.

9.
MAINIERI, A.G.; KLEIN, K. M. ; MORAES, A. L. ; BORTOLANZA, L. ; MARQUETTO, M. . Investigação Sobre 50 Categorias de Tipicidade na Região do Vale do Rio Pardo. In: I Jornada de Pesquisa em Psicologia da UNISC, 2001, Santa Cruz do Sul. I Jornada de Pesquisa em Psicologia da UNISC, 2001. v. I.

10.
MAINIERI, A.G.. Teoria da mente na Vida Diária de Indivíduos Autistas. In: I Jornada de Pesquisa em Psicologia da UNISC, 2001, Santa Cruz do Sul. I Jornada de Pesquisa em Psicologia da UNISC, 2001. v. I.

11.
MAINIERI, A.G.; KLEIN, K. M. ; MORAES, A. L. ; BORTOLANZA, L. ; MARQUETO, M. . Teoria da Codificação Dual:a construção de uma lista de palavras substantivo para testagem dos construtos imagem, concretude e significado. In: XXXI Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. XXXI Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001.

12.
MAINIERI, A.G.. Therapeutic Alliance and Pragmatic Language. In: 7Th International Congress on Constructivism in Psychotherapy, 2000, Genebra. 7Th International Congress on Constructivism in Psychotherapy, 2000.

13.
CARRARO, L. ; MAINIERI, A.G. ; SPERB, T. M. . Um estudo sobre a interação de autistas de alto funcionamento. In: XI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1999, Porto Alegre. XI Salão de Iniciação Científica e VIII Feira de Ciências da UFRGS. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999.

14.
MAINIERI, A.G.; MÜLLER, F. . Novas tecnologias e novas organizações do trabalho e suas repercussões sobre o trabalho: uma avaliação multidisciplinar com trabalhadores portadores de lesões por esforços repetitivos (LER) com dor crônica. In: IX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1997, Porto Alegre. IX Salão de Iniciação Científica e VI Feira de Ciências. Porto Alegre: Unversidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997. p. 289.

15.
MAINIERI, A.G.; JOU, G. ; SPERB, T. M. . A theory of mind and children's performance on false-belief task: The role of social interaction. In: 27th Annual Symposium of the Jean Piaget Society, 1997, Los Angeles. XXVII Anual Simposium of Jean Piaget Society, 1997.

16.
MAINIERI, A.G.; BIANCHESE, D. ; SCOLA, M. L. ; BUÓGO, M. ; ARAÚJO, V. G. ; CANTERGI, M. . Vivenciando uma experiência de parceria entre o serviço de psicologia e a escola de auxiliares de enfermagem na formação do auxiliar de enfermagem - relato de experiência. In: XVII Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 1997, Porto Alegre. XVII Semana de Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 1997.

17.
MAINIERI, A.G.; PIRES, L. ; JOU, G. . Interação no Contexto Experimental da teoria da mente. In: VIII Salão da Iniciação Científica da UFRGS, 1996, Porto Alegre. VIII Salão de Iniciação Científica e V Feria de Ciências da UFRGS. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1996. p. 294.

18.
MAINIERI, A.G.; JOU, G. . Teoria da mente em pré-escolares: uma análise de narrativas. In: VII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1995, Porto Alegre. VII Salão de Iniciação Científica e IV Feira de Ciências da UFRGS. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1995. p. 271.

19.
MAINIERI, A.G.; LOH, M. . O uso de verbos mentais por crianças pré-escolares no contexto da brincadeira de faz de conta. In: IV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1994, Porto Alegre. IV Salão de Iniciação Científica e III Feira de Ciências da UFRGS, 1994.

Apresentações de Trabalho
1.
MAINIERI, A.G.; MENDES, C. ; Cerqueira, C. . Psiconeuroimunologia: o elo entre as emoções, sistema nervoso central e sistema imunológico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MAINIERI, A.G.; FAYER, J. ; RAPOSO, C. ; SIMAS, M. L. B. . Neurocorrelatos das alterações perceptuais na psicose. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MAINIERI, A.G.. Como coletar a história espiritual de um paciente?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MAINIERI, A.G.. Novas perspectivas na investigação das funções executivas e maturação do cérebro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MAINIERI, A.G.. Evidencias sobre a necessidade de um novo paradigma explicativo sobre a presença de alucinações em populações clinicas e não clinicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MAINIERI, A.G.. Experiências psicóticas em população clínica e não clínica: novos paradigmas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PEREIRA, H. R. ; FAYER, J. ; MAINIERI, A.G. . Classificação de familiaridade e concretude de 984 palavras em amostra brasileira.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FAYER, J. ; MAINIERI, A.G. . O uso de instrumentos de avaliação clínica e neuropsicológica na identificação de pacientes com esquizofrenia e dependência química (duplo diagnóstico). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MAINIERI, A.G. Neurocorrelatos de experiências associadas a R/E. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MAINIERI, A.G. Introdução aos Métodos e Técnicas de Pesquisa em MRI ( fMRI e DTI ). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MAINIERI, A.G.; SIMAS, M. L. B. ; LACERDA, A. ; MARANHAO, A. C. . Expressões da psicose na população clínica e não clínica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
MAINIERI, A.G.. Sócio cognição: Comunicação Gestual e Teoria da Mente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MAINIERI, A.G.. Correlatos neurais de experiências psicóticas não-patológicas durante estado de transe religioso/espiritual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PEREIRA, M. ; MAINIERI, A.G. ; BUCHWEITZ, A. . Neuroimagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
MAINIERI, A.G.. Autismo e Teoria da Mente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MAINIERI, A.G.. Usos e Abusos da Neuroimagem Funcional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MAINIERI, A.G.; HEIM, S. ; STRAUBE, B. ; KIRCHER, T. . Mentalizing and Gesture Imitation: an fMRI Study. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MAINIERI, A.G.. As Emoções na Psicologia Cognitiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MAINIERI, A.G.. A relação entre os processos basicos de cognição e a psicoterapia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MAINIERI, A.G.. Teoria da Mente nas crianças pré-escolares. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MAINIERI, A.G.. Neuropsicoterapia: contribuicoes dos estudos em neuroimagem para o desenvolvimento da psicoterapia. In: Machado, S. S. Clinicando em Terapias Cognitivas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014 (no prelo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GHINATO MAINIERI, ALESSANDRA; MOREIRA-ALMEIDA, A. . Cerebro de medium em transe ativa area mais ligada a vivencia do real. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MAINIERI, A.G.; MOREIRA-ALMEIDA, A. ; GOTTI, R. L. . Pesquisas de neuroimagem em experiências espirituais / Neuroimaging studies in spiritual experiences. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MAINIERI, A.G.; MOREIRA-ALMEIDA, A. ; GOTTI, R. L. . Pesquisas de neuroimagem em oração e meditação/ Neuroimaging studies in prayer and meditation. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOREIRA-ALMEIDA, A. ; Lucchetti, G. ; MAINIERI, A.G. . Relevância das experiências religiosas/espirituais e métodos de pesquisa para o problema mente-corpo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MAINIERI, A.G.; HABEL, U. ; MOREIRA-ALMEIDA, A. ; PERES, J. ; KOHN, N. . Trance: Cortical Representations. 2013. (Relatório de pesquisa).

3.
MAINIERI, A.G.. Relatório de Doutorado Pleno para Renovação de Bolsa CAPES/DAAD - Relatório no. 04. 2011. (Relatório de pesquisa).

4.
MAINIERI, A.G.. Relatório de Doutorado Pleno para Renovação de Bolsa CAPES/DAAD - Relatório no. 03. 2010. (Relatório de pesquisa).

5.
MAINIERI, A.G.. Relatório de Doutorado Pleno para Renovação de Bolsa CAPES/DAAD - Relatório no. 02. 2009. (Relatório de pesquisa).

6.
MAINIERI, A.G.. Relatório de Doutorado Pleno para Renovação de Bolsa CAPES/DAAD - Relatório no. 01. 2008. (Relatório de pesquisa).

7.
MAINIERI, A.G.; FORZZA, R. ; SCHREIBER, J. ; MOLZ, K. . O uso de estilos cognitivos e de agentes pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem. 2006. (Relatório de pesquisa).

8.
MAINIERI, A.G.. Caricaturas emocionais: o efeito do estado emocional de raiva no reconhecimento da expressao facial de raiva. 2004. (Relatório de pesquisa).

9.
MAINIERI, A.G.. Sócio-percepcao: a influencia de pistas faciais e contextuais na manutencao da interacao social. 2003. (Relatório de pesquisa).

10.
MAINIERI, A.G.. Representacao mental e memória: a influencia da imagem e do significado no armazenamento e resgate da informacao. 2003. (Relatório de pesquisa).

11.
MAINIERI, A.G.. Teoria da Codificacao Dual: a construcao de uma lista de palavras-substantivo para testagem dos construtos imagem, concretude e significado. 2002. (Relatório de pesquisa).

12.
MAINIERI, A.G.. O uso de ferramentas da internet nas atividades academicas de professores e alunos do departamento de psicologia da UNISC. 2002. (Relatório de pesquisa).

13.
MAINIERI, A.G.. O efeito do atraso de reforço em ratos albinos sob esquemas de reforçamento intermitente. 2001. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Congresso da Sociedade Latino Americana de Neuropsicologia. Expressões da psicose na população clínica e não clinica. 2017. (Congresso).

2.
46a. Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Psicologica. Religiosidade/Espiritualidade: ensino, pesquisa e prática clínica. 2016. (Congresso).

3.
1st Latin American Brain Mapping Network Meeting. 2015. (Encontro).

4.
Deutsche Gesellschaft für Psychatrie, Psychotherapie und Nervenheilkunde. Neural Correlates of Trance State. 2012. (Congresso).

5.
Language and the Brain: the McGill-Jülich dialogue. 2012. (Simpósio).

6.
17th Annual Meeting of the Organization for Human Brain Mapping. Abstract Social Intentions:a fMRI study about imitation of social gestures. 2011. (Congresso).

7.
29th European Workshop on Cognitive Neuropsychology. Mentalizing and Gesture Imitation: an fMRI Study. 2011. (Congresso).

8.
15th Annual Meeting of the Organization for Human Brain Mapping. Gesture Imitation and ToM: an fMRI Study. 2009. (Congresso).

9.
Historico da Bioética, Ética em Pesquisa, Principialismo. 2005. (Outra).

10.
VI Congresso Nacional da Rede Unida. 2005. (Congresso).

11.
XXVII Annual Conference of the Cognitive Science Society. XXVII Annual Conference of the Cognitive Science Society. 2005. (Congresso).

12.
Psicoterapias Cognitivas: a cognição como terapeutica. 2004. (Outra).

13.
Ética e Genética III. 2003. (Seminário).

14.
III Bioética Sul. 2003. (Simpósio).

15.
XXXIII Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia. XXXIII Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2003. (Congresso).

16.
17th Biennial Meeting of International Society for the Study of Behavior Development. 17th Biennial Meeting of International Society for the Study of Behavior Development. 2002. (Congresso).

17.
XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2001. (Congresso).

18.
7th International Congress on Contructivism in Psychotherapy. 7th International Congress on Contructivism in Psychotherapy. 2000. (Congresso).

19.
Inteligência Coletiva e a Construção de uma Nova Sociedade. 2000. (Outra).

20.
Jean Piaget Society. Jean Piaget Society. 1999. (Congresso).

21.
II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 1998. (Congresso).

22.
I Jornada do curso de especialização - Clinica de Atendimento Psicológico da UFRGSo. 1996. (Outra).

23.
X Encontro Regional de Estudantes de Psicologia. 1996. (Encontro).

24.
XXVI Reunião Anual de Psicologia. 1996. (Congresso).

25.
XIV Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIMAS, M. L. B. ; MAINIERI, A.G. . I Forum Nacional sobre Esquizofrenia. 2018. (Outro).

2.
MOREIRA-ALMEIDA, A. ; MAINIERI, A.G. ; Lucchetti, G. ; Freire, E. ; ARAUJO, S. F. ; SCHUBERT, H. ; VALLADA, H. ; CLONINGER, R. . I Simposio Internacional Mente-Cerebro. 2017. (Outro).

3.
MOREIRA-ALMEIDA, A. ; MAINIERI, A.G. ; Lucchetti, G. ; Freire, E. ; SCHUBERT, H. ; ARAUJO, S. F. ; VALLADA, H. ; CLONINGER, R. . II Simposio Internacional Mente-Cerebro. 2017. (Outro).

4.
MAINIERI, A.G.. Encontro sobre Direitos Humanos e Ética na Pesquisa e na Extensão. 2003. (Outro).

5.
MAINIERI, A.G.. Seminario Interdisciplinar sobre os Transtornos do Desenvolvimento Infantil. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jessica de Oliveira Fayer. A diferença no reconhecimento auditivo (voz humana) entre pacientes com duplo diagnóstico (esquizofrenia e dependência química), dependentes químicos, esquizofrênicos e população não clínica (médiuns). Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

2.
Caio Mendes de Freitas. Diabetes Mellitus tipo 2 e Depressão: Uma perspectiva psiconeuroimunológica. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Coorientador).

3.
Priscilla Rezende Silva. Aspectos psiconeuroimunológicos em pacientes com Cefaléia Tensional Crônica submetidos a um treinamento de Biofeedback. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lucam Justo de Moraes. PSICONEUROIMUNOLOGIA E HIV UMA AVALIAÇÃO PSICONEUROIMUNOLÓGICA DE PORTADORES DO HIV. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Coorientador: Alessandra Ghinato Mainieri.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Janaina Nascimento. Inclusao da pessoa portadora de necessidades especiais em classe regular de ensino. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Desenvolvimento Infantil) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Alessandra Ghinato Mainieri.

Iniciação científica
1.
Friederike Rohn. Neural Correlates of Trance State. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Medizin Fakultät, RWTH Aachen University, Medizin Fakultät - START Program. Orientador: Alessandra Ghinato Mainieri.

2.
Magdalena Bauchmüller. Neural Correlates of Trance State. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Medizin Fakultät, RWTH Aachen University, Medizin Fakultät - START Program. Orientador: Alessandra Ghinato Mainieri.

3.
Clarissa Lopes. O uso de estilos cognitivos e agentes pedagogicos no processo de ensino-aprendizagem. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul-PUIC. Orientador: Alessandra Ghinato Mainieri.

4.
Idianês Unfer. O uso de estilos cognitivos e agentes pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul-PUIC. Orientador: Alessandra Ghinato Mainieri.

5.
André Luiz Moraes. Socio percepcao: a influencia de pistas faciais e contextuais na manutencao da interacao social. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Alessandra Ghinato Mainieri.

6.
Josi Mengue. Socio percepcao: a influencia de pistas faciais e contextuais na manutencao da interacao social. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Alessandra Ghinato Mainieri.

7.
Alexsandro Heickmann. o uso de ferramentas da internet nas atividades acadêmicas de professores e alunos do departamento de psicologia da unisc. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Alessandra Ghinato Mainieri.

8.
André Luiz Moraes. Teoria da Codificação Dual: A construção de uma lista de palavras substantivo para testagem dos construtos imagem, concretude e significado. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Alessandra Ghinato Mainieri.

9.
Michele Marquetto. Teoria da Codificação Dual: a construção de uma lista de pslavras substantivo para testagem dos construtos imagem, concretude e significado. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Alessandra Ghinato Mainieri.

10.
Luciana Bortolanza. o uso de ferramentas da internet nas atividades acadêmicas de professores e alunos do departamento de psicologia da unisc. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Alessandra Ghinato Mainieri.

Orientações de outra natureza
1.
Sarah Oetken. Shared Intentions and Gestures: Neural Correlates of the Mentalizing System in Adolescents. 2011. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Maastricht University. Orientador: Alessandra Ghinato Mainieri.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAINIERI, A.G.; MOREIRA-ALMEIDA, A. . Religiosidade e Espiritualidade: instrumentos de avaliação e impacto sobre funções mentais. Boletim da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, p. 4 - 5, 01 jul. 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
MAINIERI, A.G.. Autismo e Teoria da Mente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MAINIERI, A.G.. Usos e Abusos da Neuroimagem Funcional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MAINIERI, A.G. Neurocorrelatos de experiências associadas a R/E. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MAINIERI, A.G. Introdução aos Métodos e Técnicas de Pesquisa em MRI ( fMRI e DTI ). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MOREIRA-ALMEIDA, A. ; Lucchetti, G. ; MAINIERI, A.G. . Relevância das experiências religiosas/espirituais e métodos de pesquisa para o problema mente-corpo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MAINIERI, A.G.; MOREIRA-ALMEIDA, A. ; GOTTI, R. L. . Pesquisas de neuroimagem em experiências espirituais / Neuroimaging studies in spiritual experiences. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MAINIERI, A.G.; MOREIRA-ALMEIDA, A. ; GOTTI, R. L. . Pesquisas de neuroimagem em oração e meditação/ Neuroimaging studies in prayer and meditation. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
GHINATO MAINIERI, ALESSANDRA; MOREIRA-ALMEIDA, A. . Cerebro de medium em transe ativa area mais ligada a vivencia do real. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAINIERI, A.G.. Encontro sobre Direitos Humanos e Ética na Pesquisa e na Extensão. 2003. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 3:04:59