Elaine Aparecida Campideli Hoyos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5717789682521789
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Possui graduação em Letras, licenciatura em português e espanhol, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Campus Assis (1993). Em 1997, concluiu o mestrado e, em 2002, o doutorado. Ambos foram desenvolvidos em Letras, na área de Filologia e Lingüística Portuguesa, na Unesp - Campus Assis. Atualmente, é Coordenadora do Curso de Letras - Português e Espanhol no IFSP- Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Avaré, além de ser professora das áreas de Língua Espanhola e Portuguesa do Ensino Médio Integrado ao Técnico e dos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnólogo em Agronegócio. Também desempenha a função de Representante do Câmpus de Avaré da ARINTER - Assessoria de Relações Internacionais do IFSP. Já ministrou aulas no COTUCA - Colégio Técnico da UNICAMP - Campinas/SP, e na UNIP - Universidade Paulista de Campinas/SP. Junto à Unicamp, também já ministrou aulas de Língua Espanhola no CEL (Centro de Ensino de Línguas), pelo período de 2 anos, e foi Orientadora Online no curso de Formação de Professores - RedeFor, tendo sido aprovada em Processo Seletivo em ambos os casos. Como tutora em EAD, também foi aprovada em processo seletivo para trabalhar junto à Fundação Padre Anchieta, no curso de Língua Portuguesa - MGME (Melhor Gestão Melhor Ensino) destinado a professores da rede estadual pública de ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas sintáticas, sintaxe, interpretação e produção de textos, tradução, tanto em português quanto em espanhol. Devido à experiência no exterior, já atuou também na área de língua Inglesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elaine Aparecida Campideli Hoyos
Nome em citações bibliográficas
HOYOS, Elaine A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Avaré.
Avenida Professor Celso Ferreira da Silva, 1333
Jardim Europa I
18707150 - Avaré, SP - Brasil
Telefone: (14) 37111450
Ramal: 1459
URL da Homepage: http://avr.ifsp.edu.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Curso de Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Proposta de um dicionário bilíngüe de valências verbais Português/Espanhol, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Antonieta Laface.
Palavras-chave: espanhol; gramática da Valências; português; lexicografia; dicionário bilíngüe.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Educação Superior.
1995 - 1997
Mestrado em Curso de Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O pronome SE: seus usos e funções em português e espanhol,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Balbina Lorenzo Feijoo Hoyos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: português; pronomes; Lingüistica; espanhol; gramática da Valências; partícula SE.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.
1990 - 1993
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Excel- do básico ao intermediário. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2017 - 2017
Ensino de Língua Espanhola. (Carga horária: 2h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Interacción oral y evaluación. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Comprensión y expresión escrita: textos académicos. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em El sentido del humor como competencia transversal. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Lengua y Cultura Españolas para profesore. (Carga horária: 30h).
Universidad Internacional Menéndez Pelayo, UIMP, Espanha.
2009 - 2009
Curso para Profesores de Español Lengua Extranjera. (Carga horária: 40h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2009 - 2009
I Curso Interuniversitario de actualización E/LE. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2001 - 2001
Techniques for Integrating Video into the Foreign. (Carga horária: 8h).
The State University of New Jersey - New Brunswick, RUTGERS, Estados Unidos.
2001 - 2001
English Composition: writing process. (Carga horária: 160h).
Brookdale Community College, BCC, Estados Unidos.
2000 - 2000
Advanced ESL II. (Carga horária: 160h).
Brookdale Community College, BCC, Estados Unidos.
2000 - 2000
Advanced ESL I. (Carga horária: 160h).
Brookdale Community College, BCC, Estados Unidos.
1999 - 1999
English as a Second Language. (Carga horária: 30h).
Monmouth Adult Educational, MAECOM, Estados Unidos.
1998 - 1998
Lexicologia e Lexicografia. (Carga horária: 96h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1998 - 1998
Introdução aos estudos de interação em sala de aul. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1997 - 1997
§ XLI Curso Iberoamericano para Professores de Lín. (Carga horária: 600h).
Agencia Española de Cooperación Internacional, AECI, Espanha.
1996 - 1996
Español para extranjeros. (Carga horária: 40h).
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
1996 - 1996
Minicurso de Língua Alemã. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Tradução: Teoria e Prática. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1995 - 1995
Interação em sala de aula de língua estrangeira. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1995 - 1995
Teoria Linguística. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Fonologia da Língua Portuguesa. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Conversação em Espanhol. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1994 - 1994
Orientação técnica de Língua Espanhola. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
1994 - 1994
Fonética e Fonologia Gerais. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Música Popular latino-americana. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em História da Arte. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1989 - 1991
Língua Espanhola. (Carga horária: 480h).
Centro de Estudos de Línguas, CEL, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Ciclo de Manifestações Românticas no Brasil e em P. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1986 - 1987
Língua Inglesa. (Carga horária: 160h).
Escolas Fisk, FISK, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de SP, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Letras, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria de nomeação N 4.194 de 25 de novembro de 2016.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Representante da ARINTER, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Representante do Campus Avaré na Assessoria de Relações Internacionais do IFSP (ARINTER).

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa IV (Sintaxe II)
Língua Espanhola II
03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Cerimonial e Protocolo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Avaré.
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Letras.
12/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Representante do câmpus Avaré da ARINTER - Assessoria de Relações Internacionais.
11/2016 - Atual
Direção e administração, Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras.
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Permanência e Êxito.
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Área de Avaliação Docente (CAAD) do Curso de Letras.
12/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Cursos de Extensão.
02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Extensão do IFSP-AVR.
2/2018 - 7/2018
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos (LPTB1)
02/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciatura em Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola II (LESL2)
Língua Portuguesa IV (LPOL4)
2/2018 - 7/2018
Ensino, Licenciatura em Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos III (LPTL3)
Língua Espanhola I (LESL1)
08/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola II (LESL2)
02/2016 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Letras.
02/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos - LPT
02/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LES - Língua Espanhola I
04/2015 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Local de Discussão da BNCC.
08/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Atividade de extensão realizada
Oficina de crochet e tricot.
02/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
LLI - Língua Portuguesa e Literaturas III
03/2015 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
02/2016 - 07/2016
Ensino, Tecnologia em Agronegócio, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CEE - Comunicação e Expressão Empresarial
02/2016 - 07/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
LLI - Língua Portuguesa e Literaturas II
LLI - Língua Portuguesa e Literaturas I - Gramática
02/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LPT - Leitura e Produção de Textos
03/2016 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Avaliador de projetos do SIGPROJ.
02/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
LLI - Língua Portuguesa e Literaturas II
ESP - Língua Espanhola I
ESP - Língua Espanhola II
02/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Área de Avaliação Docente (CAAD) do Núcleo Comum.
04/2015 - 10/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Línua Portuguesa e Literatura no Cursinho Popular do IFSP - ENEM
04/2015 - 10/2015
Extensão universitária , Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Atividade de extensão realizada
Cursinho Popular do IFSP - Câmpus Avaré.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LPT - Leitura e Produção de Textos
03/2015 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Avaliador de Projetos do SIGPROJ.
09/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
ESP - Língua Espanhola I
LLI - Língua e Literatura Portuguesa I
10/2014 - 11/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Redação no Curso Preparatório para o ENEM
10/2014 - 11/2014
Extensão universitária , Instituto Federal de Sâo Paulo - Campus Avaré, .

Atividade de extensão realizada
Curso Preparatório para o ENEM 2014 - Língua Portuguesa e Redação.

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

02/2012 - 08/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão (CE)
Interpretação e Produção de Textos (IPT)
02/2013 - 02/2014
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa para Negócios (EaD)
Proficiência em Língua Espanhola (EaD)
02/2013 - 07/2013
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
02/2012 - 12/2012
Ensino, Secretariado Executivo Bilíngue, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola: Significado e Uso I e II
Prática Redacional: Língua Portuguesa
02/2008 - 12/2012
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola (EaD)
Interpretação e Produção de Textos (Ead)
Comunicação e Expressão (EaD)
02/2012 - 07/2012
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretação e Produção de Textos (IPT)
01/2011 - 07/2011
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretação e Produção de Textos (Disciplina Online) - Atividade desenvolvida: professor/tutor
Língua Espanhola (Disciplina Online) - Atividade desenvolvida: professor/Tutor
08/2010 - 01/2011
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
08/2010 - 01/2011
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Proficiência em Língua Espanhola
Proficiência em Língua Inglesa
08/2008 - 07/2010
Ensino, Vários, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I, II, III e IV
08/2009 - 12/2009
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Proficiência em Língua Inglesa
02/2009 - 06/2009
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
02/2009 - 06/2009
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Proficiência em Língua Espanhola
02/2008 - 06/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Versão do texto técnico em inglês
02/2008 - 06/2008
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês para negócios
08/2004 - 06/2008
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
Interpretação e Produção de Textos
Língua Espanhola
02/2005 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
Interpretação e Produção de Textos
02/2005 - 06/2006
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretação e Produção de Textos

Colégio Técnico de Campinas - Unicamp, COTUCA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações
Professora da disciplina de Língua Espanhola, em diferentes níveis, no COTUCA - Colégio Técnico de Campinas - Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), para alunos do Ensino Médio e Técnico a nível médio.

Atividades

08/2013 - 09/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I
Língua Espanhola II

Fundação Padre Anchieta, EFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Tutor online, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora online do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino - Aprofundamentos de Conteúdos e Metodologias em Língua Portuguesa - da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo "Paulo Renato Costa Souza", junto à Fundação Padre Anchieta. Responsável pela orientação online dos professores curistas, aplicação das atividades, correção e avaliação das mesmas, mediação de fóruns de discussão e avaliação da participação dos cursistas nos mesmos, entre outras tarefas como troca de mensagens, abertura de agendas, etc.

Atividades

05/2013 - 12/2013
Ensino, Melhor Gestão, Melhor Ensino, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Formação de Professores de Língua Portuguesa

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Orientador Online, Carga horária: 20
Outras informações
Orientador Online do curso de Formação Contínua para Professores da rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo da área de Língua Portuguesa.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de carreira especial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Língua Espanhola no CEL (Centro de Ensino de Línguas). Além das aulas de idioma, desenvolve outras tarefas pedagógicas como a elaboração e correção de provas de proficiência em Língua Espanhola, desenvolvimento de materiais didáticos, utilização do TELEDUC (plataforma de ensino a distânica), preparação de curso de aprimoramento para professores de espanhol, entre outras.

Atividades

08/2010 - Atual
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Proficiência em Língua Inglesa
Proficiência em Língua Espanhola
08/2010 - Atual
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
08/2008 - 07/2010
Ensino, Bacharelado em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lïngua Espanhola I, II, III e IV
09/2008 - 03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudos da Linguagem, Centro de Ensino de Línguas - CEL.

Cargo ou função
Membro da CPAEx (Comissão Permanente de Apoio à Extensão do CEL da Unicamp.
08/2009 - 12/2009
Extensão universitária , CEL (Centro de Ensino de L´nguas), .

Atividade de extensão realizada
Espanhol Básico I.
03/2009 - 06/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso de Espanhol - Básico I

The State University of New Jersey - New Brunswick, RUTGERS, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8
Outras informações
As aulas eram ministradas em espanhol ou português, de acordo com a disciplina ministrada.

Atividades

01/2002 - 05/2002
Ensino, Languages, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola Intensiva - nível I
Português para falantes de Espanhol - nível I - intensivo
09/2001 - 12/2001
Ensino, Languages, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição em Língua Espanhola - nível avançado
Linguística Española

Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

08/1998 - 12/1998
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I - Morfossintaxe
02/1998 - 12/1998
Ensino, Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de língua espanhola destinado a alunos da comunidade e do próprio campus universitário.

Atividades

10/1995 - 11/1995
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística I - Fonética e Fonologia
04/1993 - 11/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Centro de Estudos de Línguas, CEL, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

02/1994 - 01/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola (6 níveis diferentes)

Rede Pública de Ensino, EEPSG, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 30

Atividades

10/1993 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
10/1993 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Levantamento de corpus para a confecção de um dicionário bilíngue de verbos de português e espanhol
Descrição: O presente projeto consiste no levantamento de material para a posterior elaboração de um dicionário bilíngue de verbos de português e espanhol, de cunho gramatical, que possa vir a ser utilizado como uma ferramenta pedagógica dentro do processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola a brasileiros. Considerando que a regência verbal é um dos pontos que ocasionam muitas dúvidas aos estudantes, pretende-se fazer um levantamento dos verbos e de sua regência, a partir de textos da Internet, pois se considera fundamental que, para a confecção de uma obra lexicográfica dessa natureza, sejam analisados aspectos como a frequência e o uso dos verbos em contextos autênticos de comunicação a fim de se delimitar os verbos que deverão compor o dicionário..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elaine Aparecida Campideli Hoyos - Coordenador / Lisliane Faustino Pereira - Integrante.Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica IFSP - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2018 - Atual
PLIF: Venha ler com a gente
Descrição: O 'PLIF - Projeto de Leitura do Instituto Federal' objetiva desenvolver práticas de leituras que levem os participantes a adquirirem o hábito da leitura, a reconhecerem os benefícios desta em sua vida, a se familiarizarem com autores da literatura clássica e contemporânea, e a valorizarem a diversidade cultural do país a partir dos conhecimentos adquiridos pela leitura. O projeto está em sua terceira edição e apresentará três linhas de ação diferentes: - Leitura de Sobremesa: momento de leitura com os alunos do instituto e demais interessados, após o almoço; - Tertúlia Literária: reuniões semanais para debater sobre autores e obras solicitadas nos vestibulares; - Ler e gostar, é só começar: encontros realizados em ambiente externo com o intuito de levar a leitura e o conhecimento até o público que, por diferentes motivos, não pode ir ao instituto para participar de tais atividades. Assim, subdivide-se em: 1. Contação de histórias: crianças de até 5 anos, em creches, na biblioteca ou outros lugares e eventos públicos; 2. Lendo e revivendo: leitura de contos e causos com idosos em asilos ou centro de convivência, com o intuito de estimular tal hábito e promover a integralização social dos mesmos, gerando benefícios para sua saúde física e mental. 3. Maratona de leitura: leitura de um livro, do início ao fim, em um só dia. As leituras serão selecionadas previamente com o intuito de abordar conteúdos apropriados a cada idade e de garantir um momento de ampliação do conhecimento, estímulo da imaginação e de sociabilidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Elaine Aparecida Campideli Hoyos - Coordenador / Luciana Pereira de Moura Carneiro - Integrante / Andressa de Assis Castanheira - Integrante / Andressa Ferreira Duram - Integrante.Financiador(es): Programa Institucional de Apoio a Ações de Extensão do IFSP - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2017 - 2017
Abanico: oficinas de cultura hispânica
Descrição: O projeto 'Abanico: oficinas de cultura hispânica' tem como finalidade divulgar a língua espanhola, destacando as suas manifestações culturais, políticas, ideológicas e éticas, e sendo destinado a comunidade interna e externa do IFSP - Câmpus Avaré. Desse modo, toda semana a comunidade externa e interna poderão conhecer os diferentes aspectos culturais dos 21 países falantes de espanhol. As oficinas irão alternar em encontros de conversação e debate dos diversos temas denominado Clube de Conversação, e em oficinas práticas como de danças hispânicas, gastronomia, comemorações tradicionais etc..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Elaine Aparecida Campideli Hoyos - Coordenador / Flávia Hatsumi Andrade - Integrante / Jean Carlos da Silva Roveri - Integrante / Élida Cristina de Carvalho Castilho - Integrante / Danuza de Lima Felipe - Integrante.Financiador(es): Coordenadoria de Extensão - IFSP - AVR - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2016 - 2017
PLIF - Projeto de Leitura do IF
Descrição: O 'PLIF - Projeto de Leitura do Instituto Federal' tem como objetivo desenvolver práticas de leituras que levem os participantes a desenvolverem o hábito da leitura, a reconhecerem os benefícios da leitura em sua vida e a conhecer um pouco mais de autores reconhecidos da literatura clássica e contemporânea, tanto do Brasil como de outros países. O projeto se divide em três linhas de ação diferentes: - Leitura de Sobremesa: um momento de leitura com os alunos do próprio instituto e demais interessados da comunidade, dentro do próprio campus, após o almoço, duas vezes por semana; - Tertúlia Literária: reuniões realizadas uma vez por semana para a debater sobre autores e suas obras, e sobre o contexto histórico de produção das mesmas, realizar leituras comentadas, assistir a documentários e filmes, principalmente, roteiros adaptados de obras literárias; - Ler e gostar, é só começar: encontros realizados fora do ambiente do instituto com o intuito de levar a leitura e o conhecimento até o público que, por diferentes motivos, não podem ir até o instituto para participar de tais atividades. Essa ação visa contemplar três públicos-alvo diferentes: crianças de até 5 anos, adolescentes e terceira idade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elaine Aparecida Campideli Hoyos - Coordenador / Luciana Pereira de Moura Carneiro - Integrante / Maria Glalcy Fequetia Dalcim - Integrante / Joyce Silva - Integrante / Maria Victória de Oliveira Cardoso - Integrante.
2015 - 2015
Terúlia Literária: um espaço de leitura e diálogo no IFSP
Descrição: Trata-se de um projeto para fomentar a leitura, em especial de obras clássicas da literatura nacional e universal, destinado a discentes, docentes e técnicos administrativos de instituições públicas e privadas de Avaré e região, e a qualquer membro da comunidade que tenha interesse pela leitura ou que tenha curiosidade em conhecer um pouco mais do universo dos livros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Monitoria de Língua Espanhola: Laboratório de Línguas e Blog IFSPAÑOL
Descrição: A elaboração de um projeto de monitoria de Língua Espanhola foi uma necessidade que surgiu com o início do Curso de Licenciatura em Letras ? Português e Espanhol - na nossa Instituição. Após uma avaliação diagnóstica aplicada às turmas ingressantes nos dois anos de vigência do curso, 2017 e 2018, pôde-se notar que, apesar da importância que a língua espanhola tem adquirido mundialmente, ainda são poucos os alunos que entram tendo já um conhecimento intermediário ou avançado do idioma em questão. Assim, vimos no desenvolvimento de um projeto de monitoria um instrumento para colaborar na aquisição das habilidades linguísticas em espanhol pelos graduandos do nosso curso, assim como pelos alunos do Ensino Médio Integrado que frequentam as aulas optativa de espanhol. Além disso, acredita-se que o(a) monitor(a), preferencialmente selecionado(a) entre os alunos do Curso de Letras, receberá benefícios extras ao participar das atividades deste projeto. Como o nome do projeto sugere, o aluno-monitor terá duas tarefas principais: uma relacionada ao Laboratório de Línguas e outra, ao Blog IFESPAÑOL. O Laboratório de Línguas da nossa instituição funciona em um dos laboratórios de informática, com a disponibilização de fones de ouvido individuais para que os alunos possam se concentrar e executar atividades de compreensão auditiva de forma mais eficaz do que as realizadas em sala de aula com a simples utilização de uma caixa de som pelo docente.Já a segunda atividade está relacionada à manutenção do Blog de língua espanhola, o IFESPAÑOL, que foi criado no ano de 2015 e que perdura até o momento. Desde a sua criação, o Blog se mostrou ser uma ótima opção metodológica ao oferecer um ambiente de aprendizagem que ultrapassa os limites da sala de aula, tornando a interação professor-aluno mais dinâmica e o idioma alvo mais atraente, além de ser um instrumento de interdisciplinaridade..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Inserção de tecnologias no ensino, Integração social(escola, familia, comunidade).
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: - favorecer o desenvolvimento acadêmico, profissional e intelectual de nossos discentes, sobretudo, no tocante às habilidades e competências em Língua Espanhola; - oferecer um espaço para que os discentes possam esclarecer dúvidas e aperfeiçoar o seu aprendizado em espanhol; - divulgar a cultura relacionada a tal idioma e levar o visitante do Blog e aluno da nossa Instituição a conhecer melhor a sua própria cultura; - fomentar a leitura e a produção textual dos estudantes em língua espanhola, colaborando na formação de um leitor e produtor crítico; - gerar um ambiente de interação, discussão e de construção coletiva do conhecimento, tanto nos encontros presenciais de monitoria como no espaço do Blog IFESPAÑOL; - propiciar a interação entre os alunos do Ensino Médio e os do Curso de Letras; - efetivar o Blog como um material de apoio pedagógico para o ensino de língua espanhola, mostrando aos discentes de Letras, futuros docentes, um meio de desenvolver uma prática pedagógica que alia responsabilidades educativas com as novas tecnologias..
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Elaine Aparecida Campideli Hoyos - Coordenador / Monica Ayumi Miahara - Integrante / Mariana Alcides - Integrante.Financiador(es): Programa de Bolsa de Ensino IFSP - Avaré - Bolsa.
2017 - 2017
Ifespañol: manutenção do blog de língua espanhola
Descrição: O projeto tem como principal objetivo a manutenção do blog de língua espanhola, o Ifespañol, que foi criado no ano de 2015. O blog mostrou-se ser uma ótima opção metodológica oferecendo um novo ambiente de aprendizagem que ultrapassa os limites da sala de aula, além de ser um instrumento de interdisciplinaridade. A manutenção do blog se justifica pelo fato de que os livros utilizados nas aulas desse idioma são do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e, como o material permanece na escola, o aluno pode usar o blog para complementar seus estudos, permitindo uma reflexão e uma ampliação sobre o conteúdo ensinado na sala de aula. Além disso, pôde-se notar que, ao longo de 2015, o blog Ifespañol foi adquirindo uma personalidade própria, servindo de divulgação do trabalho desenvolvido na própria instituição, pois recebeu visitantes de diversas localidades. Portanto, o blog também se justifica por permitir uma aproximação entre os alunos do Instituto e a comunidade, e entre os alunos dos diferentes níveis de língua espanhola.
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Integração social(escola, familia, comunidade), Inserção de tecnologias no ensino, Ensino e aprendizagem, Formação inicial ou continuada de professores.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: - efetivar o blog como um material de apoio pedagógico para o ensino de língua espanhola; - divulgar a cultura relacionada a tal idioma e levar o visitante e aluno a conhecer melhor a sua própria cultura; - fomentar a leitura e a produção textual dos estudantes em língua espanhola, colaborando na formação de um leitor e produtor crítico; - motivar a autonomia, a autoria e a criatividade dos alunos; - gerar um ambiente de interação, discussão e de construção coletiva do conhecimento, oferecendo um espaço dinâmico com informações variadas, links com dados adicionais, atividades extras, entre outros materiais..
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elaine Aparecida Campideli Hoyos - Coordenador / Sthefany Camargo dos Santos - Integrante.Financiador(es): Programa de Bolsa de Ensino IFSP - Avaré - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1


Outros Projetos


2017 - Atual
Blog Ifespañol: aprendizado com interatividade
Descrição: O projeto tem como principal objetivo a manutenção do blog de língua espanhola, o Ifespañol, que foi criado no ano de 2015 e que perdura até o momento.Atualmente, o nosso câmpus passa por um processo de implantação de novos cursos superiores e, entre eles, está tendo início o curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em português e espanhol. A formação de um professor, entre muitos outros fatores, não pode se manter indiferente às mudanças ocorridas, no tocante ao ensino, por conta das novas tecnologias. Desde o início de seu processo de graduação, o futuro docente já deve estar incluído na produção de ciberespaços, onde se instalam ciberdiscursos e a cibercultura. Desse modo, acredita-se que a permanência do Ifespañol venha a permitir um relacionamento singular entre discentes do curso de Letras e alunos do ensino médio que têm em comum o fato de serem aprendizes do mesmo idioma, o espanhol..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elaine Aparecida Campideli Hoyos - Coordenador / Sthefany Camargo dos Santos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2016 - 2016
Ifespañol: manutenção do blog de língua espanhola
Descrição: O projeto tem como principal objetivo a manutenção do blog de língua espanhola, o Ifespañol, que foi criado no ano de 2015. O blog mostrou-se ser uma ótima opção metodológica oferecendo um novo ambiente de aprendizagem que ultrapassa os limites da sala de aula, além de ser um instrumento de interdisciplinaridade. A manutenção do blog se justifica pelo fato de que os livros utilizados nas aulas desse idioma são do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e, como o material permanece na escola, o aluno pode usar o blog para complementar seus estudos, permitindo uma reflexão e uma ampliação sobre o conteúdo ensinado na sala de aula. Além disso, pôde-se notar que, ao longo de 2015, o blog Ifespañol foi adquirindo uma personalidade própria, servindo de divulgação do trabalho desenvolvido na própria instituição, pois recebeu visitantes de diversas localidades. Portanto, o blog também se justifica por permitir uma aproximação entre os alunos do Instituto e a comunidade, e entre os alunos dos diferentes níveis de língua espanhola..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Criação de um blog para a divulgação de material da disciplina de Língua Espanhola
Descrição: O projeto visou a criação e a manutenção de um blog para servir de fonte de pesquisa, material de apoio ao ensino do idioma e divulgação da cultura relacionada aos países e povos de origem hispana. Esta proposta se justificou, sobretudo, pelo fato de que não há ainda disponível no instituto o volume 2 (dois) do livro didático de Língua Espanhola do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) para utilização por parte dos alunos matriculados na disciplina Língua Espanhola II (ESP). Assim, para reduzir o número de impressões, a disponibilização do material em um blog se tornou uma boa alternativa. Mesmo no caso do primeiro ano de Língua Espanhola, os livros, de modo geral, permanecem no instituto, de modo que o aluno nem sempre tem um material em mãos para uma consulta rápida sobre o que foi ensinado nas aulas. Mais uma vez, o blog veio a ser útil. Além disso, por ser o blog um gênero textual predominante escrito, o objetivo de fomentar a leitura e a produção textual dos estudantes em língua espanhola foi atingido com o incentivo da escrita de textos para serem publicados no mesmo, motivando a autonomia, a autoria, a criatividade dos alunos. O blog também serviu como um espaço de interação social no mundo virtual ao permitir a inserção de comentários e troca de ideias, transformando em um outro espaço, além da sala de aula, de utilização e prática do idioma..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de comitê de assessoramento


2015 - Atual
Agência de fomento: Programa Institucional de Apoio a Ações de Extensão do IFSP


Revisor de projeto de fomento


2017 - 2017
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2016 - 2016
Agência de fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica IFSP


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1997
Investigador en Lengua y Literatura Española, Agencia Española de Cooperación Internacional.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HOYOS, Elaine A. C.. Ya has oído hablar de Carmen Laforet?. Blog Ifespañol, Avaré, 15 mar. 2017.

2.
HOYOS, Elaine A. C.. Coordenação do novo curso do IFSP - Licenciatura em Letras. Boletim 3 ? AGO./SET./OUT. Comissão de Divulgação, avr.ifsp.edu.br - IFSP-Avaré, p. 7 - 7, 11 nov. 2016.

3.
HOYOS, Elaine A. C.. Celebraciones tradicionales de distintos países hispanos: la Mamá Negra de Ecuador. Blog Ifespañol, Avaré, 23 set. 2016.

4.
HOYOS, Elaine A. C.. Algunas expresiones y refranes españoles. Blog Ifespañol, Avaré, 20 set. 2016.

5.
HOYOS, Elaine A. C.. Escribir con pasión. Blog Ifespañol, Avaré, 15 set. 2016.

6.
HOYOS, Elaine A. C.. Las recetas mágicas. Blog Ifespañol, Avaré, 24 jul. 2016.

7.
NUNES,Ronaldo ; HOYOS, Elaine A. C. ; Marília Vasques . Quando os substantivos próprios devem levar artigo em espanhol?. Nova Escola, São Paulo, p. 26 - 26, 01 nov. 2009.

8.
HOYOS, Elaine A. C.. El beso. El Camino, Unesp - Assis - SP, 10 out. 1995.

9.
HOYOS, Elaine A. C.. La Teoría de las Valencias. El Camino, Unesp - Assis - SP, 10 out. 1995.

10.
HOYOS, Elaine A. C.. El hermano Juan de Miguel de Unamuno. El Camino, Unesp - Assis - SP, 10 out. 1994.

11.
HOYOS, Elaine A. C.. La presencia española en la Fiesta de las Naciones. El Camino, Unesp - Assis - SP, 10 out. 1993.

12.
HOYOS, Elaine A. C.. Miró: su centenario de nacimiento. El Camino, Unesp - Assis - SP, 10 out. 1993.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HOYOS, Elaine A. C.. A Teoria das Valências e o ensino de língua estrangeira. In: IV EPLLE - Encontro de professores de línguas e literaturas estrangeiras e III Encontro Paulista de pesquisadores em tradução, 1995, Assis - SP. Anais do IV EPLLE - UNESP. São Paulo: Arte & Ciência, 1995. v. 2. p. 87-91.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HOYOS, Elaine A. C.; VIEIRA, M. de F. . O impacto da lei 13.415/2017 na formação de professores de espanhol: saberes, identidade e profissão. In: X Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2018, São Cristóvão - SE. Livro de Resumos do X Congresso Brasileiro de Hispanistas. Sâo Cristóvão - SE: ABH, 2018. p. 19-20.

2.
VIEIRA, M. de F. ; HOYOS, Elaine A. C. . Gamificação no ensino das línguas portuguesa e espanhola: relato de experiência no IFSP Avaré. In: IV Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica, 2018, Campinas - SP. Caderno de Resumos do IV Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. São Paulo - SP: Centro Paula Souza, 2018. p. 34-34.

3.
CARNEIRO, L. P. M. ; HOYOS, Elaine A. C. ; CARDOSO, Maria Victória de Oliveira . Projeto de Leitura do Instituto federal: Avaliação Crítica. In: 15o Congresso Mundial de Lazer, 2018, São Paulo. Trabalhos aprovados que serão apresentados no 15º Congresso Mundial de Lazer - Pôsteres. São Paulo - SP: SESC São Paulo, 2018. p. 59-59.

4.
DALCIM, M.G.F. ; HOYOS, Elaine A. C. ; VIEIRA, M. de F. . Objetos Digitais de Aprendizagem - Potencialidades no ensino e aprendizagem de línguas. In: VII Jornada sobre Ensino-aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais, 2016, Sâo Paulo. Caderno de Resumos - JEALAV 2016. São Paulo, 2016. v. 1. p. 34-34.

5.
DALCIM, M.G.F. ; HOYOS, Elaine A. C. . ?Oficina de Argumentação e Redação?: relato de uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Médio. In: GEL - Grupo de Estudos Linguísticos, 2016, Assis - SP. Programação do 64o Seminário do GEL. Assis - SP, 2016. v. 64. p. 64-64.

6.
HOYOS, Elaine A. C.; SABINO, J. . 1º Colóquio de Estudos Linguísticos no Curso de Engenharia ? Intertextualidade e Contextualização. In: Feira de Iniciação de Engenharia ? FIEC 2013 e I Colóquio de Estudos Linguísticos no Curso de Engenharia, 2014, Campinas. Caderno de Resumos da Feira de Iniciação de Engenharia ? FIEC 2013. Campinas: UNIP, 2014. v. 1. p. 76-76.

7.
SILVA, J. A. ; HOYOS, Elaine A. C. . Uma comparação entre a música e o filme ?Faroeste Caboclo?. In: Feira de Iniciação em Engenharia de Campinas e I Colóquio de Estudos Linguísticos na Engenharia, 2014, Campinas. Caderno de Resumos da Feira de Iniciação de Engenharia ? FIEC 2013. Campinas: UNIP, 2013. v. 1. p. 77-77.

8.
SABINO, J. ; HOYOS, Elaine A. C. . Estudos linguísticos no curso de Engenharia: Relato de uma experiência em análises intertextuais e interdiscursivas. In: 62o Seminário do GEL, 2014, Campinas. Programação do 62o seminário do GEL. Campinas, 2014. v. 1.

9.
HOYOS, Elaine A. C.; JUSTINO, B. M. ; CARVALHO, D. B. . A intertextualidade em diferentes anúncios publicitários. In: Feira de Iniciação em Engenharia de Campinas e I Colóquio de Estudos Linguísticos na Engenharia, 2014, Campinas. Caderno de Resumos da Feira de Iniciação de Engenharia ? FIEC 2013. Campinas: UNIP, 2013. v. 1. p. 77-78.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, M. de F. ; HOYOS, Elaine A. C. . Gamificação no ensino das línguas portuguesa e espanhola: relato de experiência no IFSP Avaré. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HOYOS, Elaine A. C.; VIEIRA, M. de F. . O impacto da lei 13.415/2017 na formação de professores de espanhol: saberes, identidade e profissão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARNEIRO, L. P. M. ; HOYOS, Elaine A. C. ; CARDOSO, Maria Victória de Oliveira . Projeto de Leitura do Instituto federal: Avaliação Crítica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
VIEIRA, M. de F. ; HOYOS, Elaine A. C. . Dicionários: o potencial de uma ferramenta esquecida. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VIEIRA, M. de F. ; HOYOS, Elaine A. C. . Atividades práticas de LEM utilizando os dicionários como material didático. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, Sthefany C. dos ; HOYOS, Elaine A. C. . O ensino-aprendizagem em língua espanhola no ambiente digital e seu suporte na formação de professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, Sthefany C. dos ; HOYOS, Elaine A. C. . Blog Ifespañol e seu uso como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem da língua espanhola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
DALCIM, M.G.F. ; HOYOS, Elaine A. C. ; VIEIRA, M. de F. . Objetos Digitais de Aprendizagem - Potencialidades no ensino e aprendizagem de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
HOYOS, Elaine A. C.; CARNEIRO, L. P. M. ; DALCIM, M.G.F. ; LIMA, B. de S. ; GODOI, J. P. de ; ALMEIDA, Y. de . O incentivo à leitura a partir de projetos de extensão: o caso do projeto de leitura do Instituto Federal (Campus Avaré). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
HOYOS, Elaine A. C.; VIEIRA, M. de F. ; DALCIM, M.G.F. . Argumentar e escrever: uma oficina de redação com alunos do 3o ano do Ensino Médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DALCIM, M.G.F. ; HOYOS, Elaine A. C. . 'Oficina de argumentação e redação': relato de uma experiência com alunos do 3o ano do ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
HOYOS, Elaine A. C.; SABINO, J. . Um olhar para as relações com o texto em cursos de graduação nas áreas de Ciências da Natureza e Linguagens: o processo de leitura e escrita e os novos suportes tecnológicos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
HOYOS, Elaine A. C.; FABRO, A. . Como fica o ensino de espanhol em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSP-Avaré/Salto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DALCIM, M.G.F. ; HOYOS, Elaine A. C. . Além da sala de aula: o Blog como apoio pedagógico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HOYOS, Elaine A. C.; SILVA, V. R. F. . Leitura: um convite ao conhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SABINO, J. ; HOYOS, Elaine A. C. . Estudos linguísticos no curso de Engenharia: relato de uma experiência em análises intertextuais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
HOYOS, Elaine A. C.; SABINO, J. . O Ensino de Comunicação e Expressão nos Cursos de Engenharia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
HOYOS, Elaine A. C.. Curso de aprimoramento profissional para professores de Língua Espanhola: relato de uma experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
HOYOS, Elaine A. C.. Língua Espanhola: sua importância no mundo atual e sua beleza. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
HOYOS, Elaine A. C.. Aplicação da Teoria das Valências ao ensino da língua espanhola. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
HOYOS, Elaine A. C.. Análisis contrastivo del pronombre SE en portugués y en español. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
HOYOS, Elaine A. C.. O pronome SE: um estudo contrastivo portugu^es-espanhol. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
HOYOS, Elaine A. C.; Andrade, Valdeciliana da Silva Ramos . A Estrutura dos Predicados em Português segundo a Teoria das Valências. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
HOYOS, Elaine A. C.. A Teoria das Valências e o ensino de língua estrangeira. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
HOYOS, Elaine A. C.. Estudio contrastivo de los rasgos prosódicos del Portugués y del Espanol. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
HOYOS, Elaine A. C.. Primeira experiência didática na área de Espanhol. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
HOYOS, Elaine A. C.. Las equivalencias del futuro de subjuntivo del portugués en la lengua española actual. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
HOYOS, Elaine A. C.; ANDRADE, F. H. ; CUNHA, I. F. . IFANZINE. Avaré 2016 (Revisão de Texto).

2.
MERLIN, S. B. ; HOYOS, Elaine A. C. . Projet 'Poesía eres tú'. Assis: Art Livros Copiadora, 2012 (Revisão de Texto).

3.
MERLIN, S. B. ; HOYOS, Elaine A. C. . Poesía Eres Tú. Assis, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
HOYOS, Elaine A. C.; SANTOS, Sthefany C. dos . Ifespañol. 2017; Tema: Cultura, informação, lazer, gramática da língua espanhola, para divulgar o idioma.. (Blog).

2.
HOYOS, Elaine A. C.; SANTOS, S. C. dos . IFSP Español. 2017; Tema: Divulgar as atividades do projeto de extensão ao qual a página está vinculada e dados publicados no Blog de Espanhol - IFESPAÑOL... (Rede social).

3.
HOYOS, Elaine A. C.; PALMEIRA, K. W. ; PASSOS< P. V. B. . Abanico: um leque sobre cultura hispânica. 2017; Tema: Divulgar as atividades do projeto de extensão ao qual a página está vinculada e dados sobre cultura hispânica.. (Rede social).

4.
HOYOS, Elaine A. C.; CARNEIRO, L. P. M. ; DALCIM, M.G.F. ; GODOI, J. P. de ; LIMA, B. de S. ; ALMEIDA, Y. de . PLIF - Projeto de Leitura do IF. 2016; Tema: Divulgação das atividades desenvolvidas no projeto de extensão com o mesmo nome.. (Rede social).

5.
HOYOS, Elaine A. C.; REIS, E. M. B. M. dos . Ifespañol. 2016; Tema: Divulgação de materiais didáticos para o ensino de espanhol como língua estrangeira, bem como de suas manifestações culturais.. (Blog).

6.
HOYOS, Elaine A. C.; REIS, E. M. B. M. dos . Ifespañol. 2016; Tema: Página no Facebook para divulgar, entre outras coisas, o Blog de espanhol mantido pela instituição.. (Rede social).

7.
HOYOS, Elaine A. C.; CARNEIRO, L. P. M. ; DALCIM, M.G.F. ; ALMEIDA, Y. de ; GODOI, J. P. de ; LIMA, B. de S. . PLIF - Projeto de Leitura do IF. 2016; Tema: Divulgação das atividades desenvolvidas no projeto de extensão com o mesmo nome.. (Rede social).

8.
HOYOS, Elaine A. C.; GODOI, J. P. de ; LIMA, B. de S. ; ALMEIDA, Y. de . Tertúlia Lietrária - IFSP. 2016; Tema: Divulgação de textos literários e dos encontros realizados no projeto de extensão PLIF, pois a Tertúlia é uma das linhas desse projeto.. (Rede social).

9.
HOYOS, Elaine A. C.; GODOI, J. P. de ; SOUZA, C. de ; SANTOS, S. C. dos . Tertúlia Lietrária - IFSP. 2015; Tema: Divulgação de textos literários e dos encontros realizados. (Rede social).

10.
HOYOS, Elaine A. C.; CASTANHEIRA, A. de A. . Ifespañol. 2015; Tema: Divulgação das matérias e publicações do Blog de Língua Espanhola desenvolvido e mantido como projeto de ensino.. (Rede social).

11.
HOYOS, Elaine A. C.; CASTANHEIRA, A. de A. . Ifespañol. 2015; Tema: Divulgação de materiais pedagógicos para o ensino da língua espanhola e também das suas manifestações culturais e literárias.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
HOYOS, Elaine A. C.. Apostila da Disciplina de Leitura e Produção de Textos - Ciências Biológicas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de disciplina).

2.
HOYOS, Elaine A. C.. Apostila da Disciplina de Comunicação e Expressão Empresarial (CEEM) - Tecnologia em Agronegócio. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostiladedisciplina).

3.
HOYOS, Elaine A. C.; ANDRADE, Andressa de ; DAMALIO, Julio Cesar P. ; SANTOS, Livia C. dos ; CRUZ, Renato A. ; FREZZA, Tarsila F. . Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostiladedisciplina).

4.
HOYOS, Elaine A. C.; DALCIM, M.G.F. . Conhecendo José de Alencar. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slidesparaaula).

5.
DALCIM, M.G.F. ; HOYOS, Elaine A. C. . Um encontro romântico!!. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slidesparaaula).

6.
DALCIM, M.G.F. ; HOYOS, Elaine A. C. . 'Oficina de Argumentação e Redação' - Relato de Experiência. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slidesparapalestra).

7.
HOYOS, Elaine A. C.; VIEIRA, M. de F. ; DALCIM, M.G.F. . Objetos digitais de aprendizagem - Potencialidades no ensino aprendizagem de línguas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slidesparapalestra).

8.
HOYOS, Elaine A. C.; CARNEIRO, L. P. M. ; DALCIM, M.G.F. . PLIF (Projeto de Leitura do Instituto Federal) retoma suas atividades para o segundo semestre de 2016. 2016. (Material de Divulgação).

9.
HOYOS, Elaine A. C.. Las casas de Pablo Neruda (Pablo Neruda - Sus Casas). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slides para aula).

10.
HOYOS, Elaine A. C.. Noite na Taverna - Roteiro de Leitura. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slides para aula).

11.
HOYOS, Elaine A. C.. La hora en Lengua Española - Qué hora es?. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slides para aula).

12.
HOYOS, Elaine A. C.. Presente de Indicativo y el Medio Ambiente - Aprendiendo a cuidar del medio ambiente y estudiando el presente de indicativo en español. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slides para aula).

13.
HOYOS, Elaine A. C.. Gustos y comidas - Hablemos de comidas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slides para aula).

14.
HOYOS, Elaine A. C.. Complementando lo aprendido - Hablas español?. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de disciplina).

15.
HOYOS, Elaine A. C.. Apostia da Disciplina de Leitura e Produção de Textos - Ciências Biológicas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de disciplina).

16.
HOYOS, Elaine A. C.; DAMALIO, Julio Cesar P. ; SANTOS, Livia C. dos ; CRUZ, Renato A. ; FREZZA, Tarsila F. ; CUNHA, Luis Carlos S. . Manual de Orientação de Estágio Curricular Supervisionado. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostiladedisciplina).

17.
HOYOS, Elaine A. C.. A Moreninha - Um breve estudo do romance de Joaquim Manuel de Macedo. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slides para aula).

18.
HOYOS, Elaine A. C.; SILVA, V. R. F. . Leitura: um convite ao conhecimento. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slides para palestra).

19.
HOYOS, Elaine A. C.. La importancia de la Lengua Española - Curso de RI. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slides para aula).

20.
HOYOS, Elaine A. C.; RIERA, Maria J. . Los detalles que hacen la diferencia en la enseñanza de español a brasileños: reflexiones sobre diversos aspectos del Lenguaje. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
HOYOS, Elaine A. C.; RIERA, Maria J. . Reflexiones sobre la enseñanza de español a brasileños: diversidad en el aula de ELE. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
HOYOS, Elaine A. C.. Módulo IV - Reflexiones sobre la enseñanza de español a brasileños: Diversidad cultural en el aula de ELE: de la experiencia a la construcción de nuevos caminos. 2010. .

23.
HOYOS, Elaine A. C.. Módulo II - Reflexiones sobre la enseñanza de español a brasileños: manifestaciones frecuentes en el nivel morfosintático. 2010. .

24.
HOYOS, Elaine A. C.. Módulo I - Reflexiones sobre la enseñanza de español a brasileños: relatos de experiencias sobre aspectos socio-pragmáticos. 2010. .

25.
HOYOS, Elaine A. C.; RIERA, Maria J. . Curso de Aprimoramento Profissional para Professores de Espanhol. 2010. .

26.
HOYOS, Elaine A. C.; RIERA, Maria J. . Reflexiones sobre la enseñanza de español a brasileños: manifestaciones frecuentes en el nivel morfosintático. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
HOYOS, Elaine A. C.; RIERA, Maria J. . Diversidad cultural en el aula de ELE: de la concepción de los manuales y del profesor a la percepción del alumno. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
HOYOS, Elaine A. C.; RIERA, Maria J. . Diversidad cultural en el aula de ELE: de la experiencia a la construcción de nuevos caminos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
HOYOS, Elaine A. C.; RIERA, Maria J. . Reflexiones sobre el tratamiento de la cultura en el proceso de aprendizaje de español como LE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
HOYOS, Elaine A. C.. Diversidad cultural en el aula de ELE: de la experiencia a la construcción de nuevos caminos. 2009. .

31.
HOYOS, Elaine A. C.. Diversidad cultural en el aula de ELE: de la concepción de los manuales y del profesor a la percepción del alumno. 2009. .

32.
HOYOS, Elaine A. C.. Reflexiones sobre el tratamiento de la cultura en el proceso de aprendizaje de español como LE. 2009. .

33.
HOYOS, Elaine A. C.. Proficiência em Língua Espanhola. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina Online).

34.
HOYOS, Elaine A. C.. Inglês para Negócios. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina Online).

35.
HOYOS, Elaine A. C.. Análisis Contrastivo del Pronombre 'se' en Portugués y en Español. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
HOYOS, Elaine A. C.; ALVES, E. H. . Curso de Espanhol para Principiantes. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
HOYOS, B. L. F. ; HOYOS, Elaine A. C. . Danças folclóricas espanholas e hispano-americanas. 1996. Coreográfica.

2.
HOYOS, Elaine A. C.. Danças Folclóricas Espanholas e Hispano-americanas. 1996. Coreográfica.

3.
HOYOS, B. L. F. ; HOYOS, Elaine A. C. . La Zapatera Prodigiosa - Frederico García Lorca. 1993. Teatral.

4.
HOYOS, Elaine A. C.. Danças folclóricas espanholas e hispano-americanas. 1993. Coreográfica.

5.
HOYOS, Elaine A. C.. Danças folclóricas espanholas e hispano-americanas. 1993. Coreográfica.

6.
HOYOS, Elaine A. C.. Danças folclóricas espanholas e hispano-americanas. 1993. Coreográfica.

7.
HOYOS, Elaine A. C.. Danças folclóricas espanholas e hispano-americanas. 1993. Coreográfica.

8.
HOYOS, Elaine A. C.. Danças folclóricas espanholas e hispano-americanas. 1993. Coreográfica.

9.
HOYOS, Elaine A. C.. Danças folclóricas espanholas e hispano-americanas. 1993. Coreográfica.

10.
HOYOS, Elaine A. C.. Danças folclóricas espanholas e hispano-americanas. 1993. Coreográfica.

11.
HOYOS, Elaine A. C.. Danças folclóricas espanholas e hispano-americanas. 1993. Coreográfica.

12.
HOYOS, Elaine A. C.. Danças folclóricas espanholas e hispano-americanas. 1993. Coreográfica.

13.
HOYOS, Elaine A. C.. Danças folclóricas espanholas e hispano-americanas. 1993. Coreográfica.

14.
HOYOS, Elaine A. C.. Danças folclóricas espanholas e hispano-americanas. 1993. Coreográfica.

15.
HOYOS, Elaine A. C.. Danças folclóricas espanholas e hispano-americanas. 1993. Coreográfica.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARNEIRO, C.R.; HOYOS, Elaine A. C.. Participação em banca de Adriano F. do Nascimento e Josenai T. C. dos S. Soares.?Dom Casmurro? no quadrinho: um estudo da retextualização de um clássico literário à luz da Linguística Textual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Paulista.

2.
CARNEIRO, C.R.; HOYOS, Elaine A. C.. Participação em banca de Adrieli R. da Silva e Miguel A. Soares.Análise dos fatores de textualidade em redações preparatórias para o vestibular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Paulista.

3.
CARNEIRO, C.R.; HOYOS, Elaine A. C.. Participação em banca de Daniela Ramos e Marília Mender.Sobre a variação linguística nos livros didáticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Paulista.

4.
FISHER, I.; FIGUEIRA, Aline; ESTEVÃO, M.; OLIVEIRA, R.; HOYOS, Elaine A. C.. Participação em banca de Aline Figueira, Isadora Fisher, Mateus Estevão, Robson Olive.Brisa Mar - Viagens Ltda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Paulista.

5.
APARICIO, G. S.; ASSIS, T.; HOYOS, Elaine A. C.. Participação em banca de Gabriel Sartori Aparício, Thiago de Assis.Classe A - Receptivo Corporativo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Paulista.

6.
LIMA, A. M.; COLUSSI, C. M.; GONÇALVES, R.; SILVA, R. S.; SANT'ANNA, T. B.; HOYOS, Elaine A. C.. Participação em banca de Andréa Lima, Cláudia Colussi, Raquel Gonçalves, Rômulo Silva.Educatur - Turismo Pedagógico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Paulista.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
HOYOS, Elaine A. C.; GARCIA, P. S.; MAIA, W. S.. Concurso Público de Prova e Títulos para Provimento de Cargos de Professor do Magistério EBTT do IFSP. 2015. Instituto Federal de São Paulo.

Avaliação de cursos
1.
HOYOS, Elaine A. C.. Parecerista dos Cursos de Letras da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2017. 2017. Guia do Estudante.

2.
HOYOS, Elaine A. C.. Comitê Técnico Profissional - Parecerista do PPC do Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês do Câmpus Sertãozinho. 2016. Instituto Federal de São Paulo.

Outras participações
1.
HOYOS, Elaine A. C.; POBLETE, Silvia C.. CELU - Certificado de Español Lengua y Uso. 2009. Universidad de Buenos Aires.

2.
HOYOS, Elaine A. C.; POBLETE, Silvia C.. CELU - Certificado de Español Lengua y Uso. 2009. Universidad de Buenos Aires.

3.
HOYOS, Elaine A. C.. Exame DELE - Espanhol. 2009. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV CBTecLE Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. Gamificação no ensino das línguas portuguesa e espanhola: relato de experiência no IFSP Avaré. 2018. (Congresso).

2.
I Encontro de Professores de Espanhol do IFSP (I EPE-IFSP).A implantação do Curso de Letras (Português e Espanhol) no IFSP - Câmpus Avaré: desafios e observações iniciais. 2017. (Encontro).

3.
I Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba. 2017. (Seminário).

4.
I Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba.Dicionários: o potencial de uma ferramenta esquecida. 2017. (Seminário).

5.
VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação. Blog Ifespañol e seu uso como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem da língua espanhola. 2017. (Congresso).

6.
VIII JEALAV - Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais.Mesa de Comunicações. 2017. (Outra).

7.
VIII JEALAV - Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais.O ensino-aprendizagem em língua espanhola no ambiente digital e seu suporte na formação de professores. 2017. (Outra).

8.
VIII JEALAV - Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais.Atividades práticas de LEM utilizando os dicionários como material didático. 2017. (Outra).

9.
5o Encontro Senac de Conhecimento Integrado: geestão de carreira e oportunidades no mercado de trabalho.O incentvo à leitura a partir de projetos de extensão: o caso do projeto de leitura do Instituto Federal (Campus Avaré). 2016. (Encontro).

10.
64º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).Oficina de Argumentação e Redação: relato de uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Médio. 2016. (Seminário).

11.
VII Jornada sobre Ensino Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais.Objetos Digitais de Aprendizagem - Potencialidades no ensino e aprendizagem de línguas. 2016. (Outra).

12.
16o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Como fica o ensino do espanhol em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSP - Avaré/Salto?. 2015. (Congresso).

13.
63o Seminário do GEL - Grupo de Esstudos Linguísticos. 2015. (Seminário).

14.
63o Seminário do GEL - Grupo de Esstudos Linguísticos.Um olhar para as relações com o texto em cursos de graduação nas áreas de Ciências da Natureza e Linguagens: o processo de leitura e escrita e os novos suportes tecnológicos.. 2015. (Seminário).

15.
II Encontro dos Centros de Ensino de Línguas da UNESP. 2015. (Encontro).

16.
Ciclo de debates sobre o Ensino Médio. 2014. (Outra).

17.
El sentido del humor como competencia transversal o Cuánto hay que entender para reírse?. 2014. (Seminário).

18.
Estudos e conhecimentos transversais em Comunicação e Expressão, Ciências Sociais, Ética e Legislação Profissional.O Ensino de Comunicação e Expressão nos Cursos de Engenharia". 2014. (Oficina).

19.
III Semana Avareense do Livro. Leitura: um convite ao conhecimento. 2014. (Feira).

20.
Seminario 1: Interacción oral y evaluación. 2014. (Seminário).

21.
Seminario 2: Comprensión y expresión escrita: textos académicos. 2014. (Seminário).

22.
II SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS.Curso de aprimoramento profissional para professores de Língua Espanhola: relato de uma experiência. 2012. (Seminário).

23.
Validação de testes em língua estrangeira. 2009. (Seminário).

24.
V Forum dos docentes de ensino de Línguas Estrangeiras da Unicamp - Os teste de proficiência digitais do CEL às vésperas de sua aplicação em 2009. 2009. (Outra).

25.
11 Semana de Letras - UNIP.Língua Espanhola: sua importância no mundo atual e sua beleza. 2008. (Seminário).

26.
GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2004. (Seminário).

27.
VII EPPLE Internacional - Encontro de Professores de Língua e Literatura estrangeiras. 2001. (Encontro).

28.
Encontro de Professores de Línguas e Literatura e IX Semana de Letras - UFMS.Análisis Contrastivo del pronombre SE en portugués y en Español. 1998. (Encontro).

29.
II Encontro Anual de CIências.Aplicação da Teoria das Valências ao ensino da língua espanhola. 1998. (Encontro).

30.
V EPLLE - I Internacional - Encontro de Professores de Línguas e Litertaruras Estrangeiras.O pronome SE: um estudo contrastivo português-espanhol. 1998. (Encontro).

31.
V Encontro Estadual de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo. 1996. (Encontro).

32.
X Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná).A estrutura dos predicados em português segundo a teoria das valências. 1996. (Seminário).

33.
IV EPLLE - Encontro de professores de línguas e literaturas estrangeiras e III Encontro Paulista de pesquisadores em tradução.A teoria das Valências e o ensino de língua estrangeira. 1995. (Encontro).

34.
I Mostra de Vídeos Educativos Estrangeiros. 1994. (Oficina).

35.
Oficina de Cultura e Folclore Hispânicos. 1994. (Oficina).

36.
Orientação Técnica de Língua Espanhola. 1994. (Oficina).

37.
V Encontro Estadual de Professores de Espanhol.Estudo contrastivo dos traços prosódicos do português e do espanhol. 1994. (Encontro).

38.
I EELA - Encontro de Estudos Lingüísticos de Assis. 1993. (Encontro).

39.
III EPLLE - Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras.Primeira Experiência Didática na área de Espanhol. 1993. (Encontro).

40.
Palestras. 1993. (Oficina).

41.
V Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Las equivalencias del futuro de subjuntivo del portugués en la lengua española actual. 1993. (Congresso).

42.
IV Encontro Estadual de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo. 1992. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HOYOS, Elaine A. C.; SABINO, J. . I Colóquio de Estudos Linguísticos na Engenharia: Intertextualidade e Contextualização. 2013. (Outro).

2.
HOYOS, Elaine A. C.; RIERA, Maria J. . Curso de Aprimoramento Profissional para Professores de Espanhol. 2010. (Outro).

3.
HOYOS, Elaine A. C.. I EELA - Encontro de Estudos Lingüísticos de Assis. 1993. (Congresso).

4.
HOYOS, Elaine A. C.. Programa Venha nos Conhecer. 1991. (Outro).

5.
HOYOS, Elaine A. C.. Projeto Venha nos Conhecer. 1990. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Sthefany Camargo dos Santos. Blog Ifespañol: aprendizado com interatividade. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de São Paulo. Programa de Bolsa de Ensino IFSP - Avaré. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adealda Santos Silva. O gênero crônica em sala de aula: uma proposta de leitura e escrita. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação de Professores - RedeFor) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

2.
Ana Maria de Carvalho. A Sétima Arte na Escola ? A prática de leitura e escrita através do Roteiro de Cinema. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação de Professores - RedeFor) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

3.
Carmen Silvia Ramos de Miranda. Trabalhando com gêneros textuais: reportagem como recurso de formação de leitor e autor. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação de Professores - RedeFor) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

4.
Christianne Paula Perroud. Oficina de Artigos de Opinião: Por que trabalhar com artigos de opinião ma esfera jornalística. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação de Professores - RedeFor) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

5.
Daiana Rodrigues da Silva. Um ensaio para a vida: a dissertação argumentativa no ENEM. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação de Professores - RedeFor) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

6.
Danielli Viana Cabral. Trabalhando habilidades e competências dos gêneros Charge, Cartum e Videocharge. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação de Professores - RedeFor) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

7.
Anete Pimenta de Queiroz. O Ensino da Língua Portuguesa na atualidade: Produzindo textos a partir do gênero conto de aventura. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação de Professores - RedeFor) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

8.
Edson Rosa de Souza. Opinião, eu tenho. ? Argumentando com eficácia. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação de Professores - RedeFor) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

9.
Endy Viturino. Ver, compreender e argumentar ? Os gêneros Carta Argumentativa e Artigo de Opinião na formação de cidadãos conscientes. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação de Professores - RedeFor) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

10.
Francisca Cláudia Ferreira de Sousa Jesus. Mecanismos midiáticos na educação ? gênero resenha. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação de Professores - RedeFor) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

11.
Gilmara Barbosa. Reconhecimento e Análise de Gêneros - Conto Amor de Clarice Lispector. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação de Professores - RedeFor) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

12.
Gilza Cordeiro da Cruz Romano. Um mundo de mistérios: Contos e Histórias em quadrinhos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação de Professores - RedeFor) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

13.
Cristiane Marques Crepaldi. Oralidade e Variação Linguística ? Uma reflexão sobre gêneros textuais da esfera de artes e mídias. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Rede de Formação de Professores - RedeFor) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

Orientações de outra natureza
1.
ELISSA MARIA BONIFÁCIO MAZETTI DOS REIS. Ifespañol: manutenção do blog de língua espanhola. 2016. Orientação de outra natureza. (Mecatrônica Industrial) - Instituto Federal de São Paulo, Programa de Bolsa de Ensino IFSP - Avaré. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

2.
Yuri de Almeida; Beatriz de Souza Lima; João Pedro F. Godoi. PLIF: Projeto de Leitura do IF. 2016. Orientação de outra natureza. (Mecatrônica Industrial) - Instituto Federal de São Paulo, Programa Institucional de Apoio a Ações de Extensão do IFSP. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

3.
Andressa Victória de Assis Castanheira. Criação de um blog para a divulgação de material da disciplina de Língua Espanhola. 2015. Orientação de outra natureza. (Mecatrônica Industrial) - Instituto Federal de São Paulo, Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.

4.
João P. de Godoi; Camila de S.Pereira; Sthefany C. Santos. Tertúlia Literária: um espaço de leitura e diálogo no IFSP. 2015. Orientação de outra natureza. (Mecatrônica Industrial) - Instituto Federal de São Paulo, Programa de Bolsas de Extensão do Câmpus Avaré. Orientador: Elaine Aparecida Campideli Hoyos.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
DALCIM, M.G.F. ; HOYOS, Elaine A. C. ; VIEIRA, M. de F. . Objetos Digitais de Aprendizagem - Potencialidades no ensino e aprendizagem de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
HOYOS, Elaine A. C.. Módulo IV - Reflexiones sobre la enseñanza de español a brasileños: Diversidad cultural en el aula de ELE: de la experiencia a la construcción de nuevos caminos. 2010. .

2.
HOYOS, Elaine A. C.. Módulo II - Reflexiones sobre la enseñanza de español a brasileños: manifestaciones frecuentes en el nivel morfosintático. 2010. .

3.
HOYOS, Elaine A. C.. Módulo I - Reflexiones sobre la enseñanza de español a brasileños: relatos de experiencias sobre aspectos socio-pragmáticos. 2010. .

4.
HOYOS, Elaine A. C.. Diversidad cultural en el aula de ELE: de la experiencia a la construcción de nuevos caminos. 2009. .

5.
HOYOS, Elaine A. C.. Diversidad cultural en el aula de ELE: de la concepción de los manuales y del profesor a la percepción del alumno. 2009. .

6.
HOYOS, Elaine A. C.. Reflexiones sobre el tratamiento de la cultura en el proceso de aprendizaje de español como LE. 2009. .

7.
HOYOS, Elaine A. C.; ALVES, E. H. . Curso de Espanhol para Principiantes. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
HOYOS, Elaine A. C.; RIERA, Maria J. . Curso de Aprimoramento Profissional para Professores de Espanhol. 2010. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
HOYOS, Elaine A. C.. Presente de Indicativo y el Medio Ambiente - Aprendiendo a cuidar del medio ambiente y estudiando el presente de indicativo en español. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slides para aula).

2.
HOYOS, Elaine A. C.. Gustos y comidas - Hablemos de comidas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slides para aula).

3.
HOYOS, Elaine A. C.; SILVA, V. R. F. . Leitura: um convite ao conhecimento. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slides para palestra).

4.
HOYOS, Elaine A. C.. La importancia de la Lengua Española - Curso de RI. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slides para aula).

5.
HOYOS, Elaine A. C.. A Moreninha - Um breve estudo do romance de Joaquim Manuel de Macedo. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Slides para aula).


Redes sociais, websites e blogs
1.
HOYOS, Elaine A. C.; GODOI, J. P. de ; SOUZA, C. de ; SANTOS, S. C. dos . Tertúlia Lietrária - IFSP. 2015; Tema: Divulgação de textos literários e dos encontros realizados. (Rede social).

2.
HOYOS, Elaine A. C.; CASTANHEIRA, A. de A. . Ifespañol. 2015; Tema: Divulgação das matérias e publicações do Blog de Língua Espanhola desenvolvido e mantido como projeto de ensino.. (Rede social).

3.
HOYOS, Elaine A. C.; CASTANHEIRA, A. de A. . Ifespañol. 2015; Tema: Divulgação de materiais pedagógicos para o ensino da língua espanhola e também das suas manifestações culturais e literárias.. (Blog).

4.
HOYOS, Elaine A. C.; REIS, E. M. B. M. dos . Ifespañol. 2016; Tema: Divulgação de materiais didáticos para o ensino de espanhol como língua estrangeira, bem como de suas manifestações culturais.. (Blog).

5.
HOYOS, Elaine A. C.; REIS, E. M. B. M. dos . Ifespañol. 2016; Tema: Página no Facebook para divulgar, entre outras coisas, o Blog de espanhol mantido pela instituição.. (Rede social).

6.
HOYOS, Elaine A. C.; CARNEIRO, L. P. M. ; DALCIM, M.G.F. ; ALMEIDA, Y. de ; GODOI, J. P. de ; LIMA, B. de S. . PLIF - Projeto de Leitura do IF. 2016; Tema: Divulgação das atividades desenvolvidas no projeto de extensão com o mesmo nome.. (Rede social).

7.
HOYOS, Elaine A. C.; GODOI, J. P. de ; LIMA, B. de S. ; ALMEIDA, Y. de . Tertúlia Lietrária - IFSP. 2016; Tema: Divulgação de textos literários e dos encontros realizados no projeto de extensão PLIF, pois a Tertúlia é uma das linhas desse projeto.. (Rede social).



Outras informações relevantes


Classificação no Exame TOEFL IPT - 04 de outubro de 2015, atingindo a pontuação 573 (Nível B2)
Aprovada em 1º lugar no concurso público para provimento do cargo de professor EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) do IFSP ? Instituto Federal de Sâo Paulo, Campus de Avaré, em julho de 2014.
Aprovada em 2º lugar no concurso público docente de Língua Espanhola da Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, Assis-SP, novembro /2013.
Colocada em 16º lugar no Processo Seletivo para Orientador Online da disciplina de Língua Portuguesa no REDEFOR - Fomação Continuada de Professores, Unicamp, nível de pós-graduação, junho/2011.
Aprovada em 2º lugar no Processo Seletivo para professora de Língua Espanhola no CEL (Centro de Ensino de Línguas), junho/2008, sendo admitida por 2 anos.
Aprovada em 2º lugar no concurso público para docente de Língua e Literatura Hispano-americana, na Faculdade de Ciência e Letras, Unesp, Assis-SP, julho/1998.
Classificada em 3º lugar no Processo Seletivo para docente de Língua Espanhola, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, dezembro/1997.
Colaboradora na revisão do Dicionário de Falsos Amigos ? Português/Espanhol ? Espanhol/Português, 2 ed., Balbina Lorenzo F. Hoyos, Edelsa/Entreprise: Madri/São Paulo, 1999.
Integrante do Grupo de Danças Folclóricas Espanholas e Hispanoamericanas JALEO, Unesp, Assis, 1992-1993, e coordenadora do mesmo de 1994-1998.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 10:00:44