Apuena Vieira Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0601161335088804
  • Última atualização do currículo em 06/08/2018


Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lotada no Instituto Metrópole Digital. Atuou como Diretora de Tecnologia da Informação e Coordenadora de Informática e Educação da Secretaria de Educação a Distância da UFRN. De 2012 a 2015 atuou como coordenadora do Bacharelado em Tecnologia da Informação e coordena o setor de Materiais Didáticos e Pedagógico do Instituto Metropole Digital. Atualmente é Superintendente na SINFO/UFRN. Tem experiência na área de Informática e Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, educação, informática, ambientes virtuais de ensino e modelagem conceitual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Apuena Vieira Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, A. V.;GOMES, APUENA;GOMES, APUENA VIEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto Metrópole Digital - IMD.
Av. Sen Salgado Filho, 3000
Lagoa Nova
59390000 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 32153609
Fax: (84) 3342227
URL da Homepage: http://www.imd.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Uma abordagem centrada no usuario para suporte a atividades docentes em ambientes de educacao a distância, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Décio Fonseca.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Internet; Sistemas de Informação; Educação; Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem; Design Centrado no Usuário.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Teleinformática.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Informática; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1998 - 2000
Mestrado em Sistemas e Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Educação a Distância Via Web - Desenvolvimento de um Modelo Conceitual,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Márcia de Paiva Bastos Gottgtroy.
Palavras-chave: Educação a Distância; Internet; Modelagem Conceitual.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Teleinformática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Informática; Educação.
1991 - 1997
Graduação em Ciências da Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: A Aplicação da Metodologia KADS na construção de Assistentes Inteligentes.
Orientador: Márcia de Paiva Bastos Gottgtroy.




Formação Complementar


2007 - 2007
Projeto de Atualização Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: superintendente de Informatica, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora lotada no Instituto Metrópole Digital Superintendente de informática - 2015 até atual Coordenadora do Bacharelo em Tecnologia da Informação - 2013 - 2015 Coorderadora do Projeto de Formação Um Computador por Aluno -SEDIS - 2010 ate 2012 Professora Lotada no Departamento de Praticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação 2011 a 2012 Professora Lotada provisoriamente na Secretaria de Educação a Distancia na UFRN _ SEDIS 2006 ate 2011 Coordenadora do Setor de TI - SEDIS 2010 até dez 2011 Coordenadora de Informatica e Educação - SEDIS - 2006 ate 2010 vice-coordenadora do curso de administração modalidade a distancia - 2008 ate 2011 vice-coodenadora do curso de especializacao em gestao publica municipal modalidade a distancia - 2009 ate 2010

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Substituto inicialmente do Departamento de Informática e Matemática Aplicada, depois do Departamento de Ciências Administrativas, com 20 horas de dedicação a ensino e 20 horas dedicadas a Secretaria de Educação a Distância - SEDIS/UFRN

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
professor substituto no departamento de informática e matemática aplicada - DIMAp para as disciplinas de Linguagem de Programação, Softwares Aplicativos e Introdução à Informática;

Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica - cnpq, Carga horária: 20
Outras informações
bolsista cnpq no departamento de educação

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino, Licenciatura em Física a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informatica e Educação
05/2007 - Atual
Ensino, Gestão Escolar na modalidade a Distância, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Introdução ao Curso e ao Ambiente Virtual
08/2006 - Atual
Ensino, Bracharelado em Administração a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Básica
Educação a Distância
01/2006 - Atual
Ensino, Licenciatura em matemática a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática e Educação na Modalidade a Distância
01/2006 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática e Educação na Modalidade a Distância
01/2006 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática e Educação
9/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Educação a Distância, .

04/2004 - Atual
Ensino, Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e projeto Estruturado
Sistemas de Informação
laboratório de Linguagem de Programação
Linguagem de Programação
09/2008 - 12/2010
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas.

Cargo ou função
Vice-Coordenador do Curso de Administração a Distancia.
05/2007 - 12/2010
Direção e administração, Secretaria de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenador de EaD para o Curso de Administração a Distância.
12/2005 - 12/2009
Direção e administração, Secretaria de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenador de Informatica e Educação.
08/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em matemática a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o ensino da matematica II
03/2008 - 07/2008
Ensino, Licenciatura em matemática a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o ensino de matematica I
01/2006 - 01/2006
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação a Distância, .

Treinamentos ministrados
Treinamento no uso de Linux e Softwares de Código aberto para Tutores dos Cursos de Licenciatura a Distância da UFRN
11/2005 - 12/2005
Treinamentos ministrados , Pró-Reitoria de Graduação, .

Treinamentos ministrados
Recursos multimídia para a dinamização do ensino de graduação
09/2004 - 11/2005
Direção e administração, Secretaria de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenador de Tutoria.
01/2005 - 06/2005
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Educação a Distância, Secretaria de Educação a Distância.

Atividade realizada
Material Didático Impresso para a disciplina Informática e Educação para os Cursos de Licenciatura a Distância da UFRN.
10/2004 - 10/2004
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação a Distância, .

Treinamentos ministrados
Produção de material impresso para Educação a Distância
7/1997 - 3/1998
Ensino, Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Softwares Aplicativos
Introdução a Informática
Introdução a MicroInformática
1/1997 - 7/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Informática e Matemática Aplicada.

1/1996 - 7/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.

1/1995 - 12/1995
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.


Centro de Tecnologia de Informática Aluízio Alves, CTI-RN, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: instrutor de informática, Carga horária: 0

Atividades

6/1998 - 7/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Excel
Access
Operador de Micro I
Operador de Micro II

Colégio Objetivo Natal, APEC-OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora de informática, Carga horária: 12

Atividades

9/1993 - 4/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Educativa com Logo
Windows
Editores de Texto
Planilhas Eletrônicas
Gerenciadores de Bancos de dados

Colégio Salesiano São José, CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: instrutor, Carga horária: 0

Atividades

4/1993 - 6/1993
Treinamentos ministrados , Colégio Salesiano São José, .

Treinamentos ministrados
introdução a informática
editores de textos
planilhas eletronicas

Faculdade Natalense Para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, FARN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Palestrante

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor e Palestrante, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 0

Atividades

9/2004 - 9/2004
Treinamentos ministrados , Licenciatura Em Computação, .

Treinamentos ministrados
Palestra: Educação a Distância: um grande negócio? Uma modalidade de educação que inclui ou exclui? Uma área de grandes oportunidades!
2/2002 - 12/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Bel Sistemas de Informação e Licenciatura Em Computação, .

Linhas de pesquisa
Ambientes Virtuais de Ensino
2/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Bel Sistemas de Informação e Licenciatura Em Computação, .

Cargo ou função
consultora para a implantação do projeto FARN VIRTUAL.
10/2001 - 10/2001
Treinamentos ministrados , Licenciatura Em Computação, .

Treinamentos ministrados
Mini-Curso: A formação Profissional através da EaD
1/2001 - 6/2001
Direção e administração, Bel Sistemas de Informação e Licenciatura Em Computação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Proenglish Cursos de Inglês, PROENGLISH, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor de inglês, Carga horária: 0

Atividades

1991 - 1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês para vários estágios

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, SEDEC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista cnpq - DTI, Carga horária: 30

Atividades

3/1999 - 3/2000
Outras atividades técnico-científicas , Projeto Seict, Projeto Seict.

Atividade realizada
Manutenção do Serviço Estadual de Informação em Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Norte e Administradora de Redes.

SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor de informática, Carga horária: 0

Atividades

1997 - 1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
introdução a microinformática
windows95
word
excel

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte, SENAC-RN, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: instrutor de informática, Carga horária: 0

Atividades

11/1998 - 2/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
introdução a microinformática
Excel 97/Word 97
Internet com construção de HomePages
Access 97

Telecomunicações do Rio Grande do Norte, TELERN, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

Atividades

7/1993 - 10/1993
Estágios , Departamento de Recursos Humanos Ddrh, .

Estágio realizado
programadora e digitadora.

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor substituto das disciplinas: Introdução a Computação, Linguagem de programação, Algoritmos e Computação Básica

Atividades

1/2000 - 6/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Informática, .

8/2000 - 1/2001
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a computação
Linguagens de Programação
Computação Básica

Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor/Coordenador
Outras informações
Consultor na Área de Educação a Distância

Atividades

03/2003 - Atual
Direção e administração, Nucleo de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Consultor e Coordenador Pedagógico para Educação a Distância.
03/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Nucleo de Educação a Distância, .

2/2005 - 06/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Monografia
Educação a Distância
11/2004 - 2/2005
Treinamentos ministrados , Nucleo de Educação a Distância, .

Treinamentos ministrados
O que é Educação a Distância?
Como utilizar uma plataforma virtual em cursos de EaD?
Autoria e Tutoria em EaD
O guia didático proposto pela Universidade Potiguar
O uso do Ambiente UnP Virtual
11/2004 - 2/2005
Outras atividades técnico-científicas , Nucleo de Educação a Distância, Nucleo de Educação a Distância.

Atividade realizada
Consultor para elaboração de projeto de credenciamento para cursos de especialização a distância no MEC.
8/2004 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação a Distância
3/2004 - 12/2004
Ensino, Bacharelado em Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Teoria Geral de Sistemas
1/2004 - 6/2004
Outras atividades técnico-científicas , Nucleo de Educação a Distância, Nucleo de Educação a Distância.

Atividade realizada
Consultor para a escolha do ambiente virtual da instituição e Designer instrucional.


Linhas de pesquisa


1.
educação a distância
2.
software livre/ de códido aberto - open source
3.
Inteligência Artificial
4.
Informática e Educação
5.
Assistentes Inteligentes
6.
Ambientes Virtuais de Ensino
7.
Material didático para educação a distância
8.
Tutoria em EaD
9.
ensino de matemática
10.
métodos para o cálculo de área
11.
informática e educação
12.
Design Centrado no Usuário
13.
Desenvolvimento de Ambientes de Educação a Distância
14.
A oferta de disciplinas a distância
15.
Formação de Professores a Distância
16.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
17.
Ambientes Virtuais de Ensino


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Framework Educacional no Contexto de Aplicações Móveis
Descrição: Este projeto visa estudar e desenvolver um framework que possibilite que possibilite a integração de ambientes virtuais de aprendizagem com aplicações móveis (m-learning). Para isto pretendemos validar nossa proposta usando três diferentes AVA e aplicando no contexto de disciplinas de computação e engenharia de software. As ideias principais deste projeto surgiram a partir do desenvolvimento do projeto Ações Integradas ?Enriquecendo Disciplinas de Computação através de Melhorias em Ferramentas de Ensino Presencial? ano 2012, no qual três discentes estavam envolvidos (um aluno de mestrado e dois alunos de graduação) e tivemos dois artigos que foram apresentados como resultado do projeto e um convite para submissão de artigo em revista nacional (Revista Brasileira de Informática na Educação)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Jogos Digitais e Simulações Virtuais para o ensino-aprendizagem em Biociências
Descrição: Esta pesquisa busca desenvolver sistemas computacionais que auxiliem a execução de alternativas metodológicas no processo de ensino-aprendizagem em disciplinas ofertadas pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Biociências para os cursos de Biomedicina, Medicina, Enfermagem, Biologia e Nutrição da UFRN. Uma proposta de ambiente computacional de ensino-aprendizagem que seja interativa, lúdica, motivadora ao aluno, tendo como referencial alguns conceitos da teoria pedagógica. Este projeto caracteriza-se por ser uma pesquisa multidisciplinar em Informática na Educação; podendo ter inter-relações com outras áreas sub-áreas, dentre elas: Construção de software para aplicações educacionais, Objetos de Aprendizagem, Jogos Educacionais,Interface Homem-computador,Realidade virtual na educação e Sistemas Tutores Inteligentes. A proposta é fazer uma adaptação no formato jogo digital tomando como referência o Trabalho de conclusão de curso de Oliveira (2011). O jogo "Insetos mais Carrapatos Vetores" foi utilizado como facilitador da compreensão do estudo de artrópodes transmissores de doenças, bem como sua aplicação e verificação de aprendizagem em alunos de diferentes níveis de conhecimento em entomologia. Um outro objetivo é aliar o potencial dos jogos à realidade virtual. Uma tendência atual é a utilização de avatares (representação física dos personagens e ambiente tridimensional) em jogos educativos. Estes ambientes também chamados ?habitats? serão planejados para realizar experiências ou simulações de casos-controle entre os atores envolvidos no sistema (professores, alunos, monitores) do Departamento de Microbiologia e Parasitologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS EDUCACIONAIS DE SUPORTE A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO INSTITUTO METROPOLE DIGITAL
Descrição: Este projeto trata das ações a serem desenvolvidas pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) no desenvolvimento de instrumentos educacionais de suporte a aquisição de conhecimentos na área de Tecnologia da Informação (TI) a partir da elaboração e avaliação de ferramentas para ambientes virtuais de aprendizagem e materiais didáticos específicos para cursos presenciais e semi-presenciais, sejam estes cursos técnicos, de graduação e pós graduação ministrados no Institut Metropole Digital.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Apuena Vieira Gomes - Coordenador / Adja Fernandes - Integrante / Adriao Duarte Doria Neto - Integrante / BRUNO SANTANA DA SILVA - Integrante / JAIR CAVALCANTI LEITE - Integrante / JOSE IVONILDO DO REGO - Integrante / JOAO CARLOS XAVIER JUNIOR - Integrante / WELLINGTON SILVA DE SOUZA - Integrante / ANDREZA SOUZA SANTOS - Integrante / LOURENA KARIN DE MEDEIROS ROCHA - Integrante / FREDERICO ARAUJO DA SILVA LOPES - Integrante / CARLOS EDUARDO DA SILVA - Integrante / LUCELIO DANTAS DE AQUINO - Integrante / SAMYR SILVA BEZERRA JÁCOME - Integrante / CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA - Integrante / ANDERSON PAIVA CRUZ - Integrante / RAFAEL VIDAL AROCA - Integrante / PABLO JAVIER ALSINA - Integrante / MARCEL VINICIUS MEDEIROS OLIVEIRA - Integrante / CANDICE ALVES DE SOUZA CAVALCANTE - Integrante / DANISE SUZY DA SILVA - Integrante.
2010 - Atual
Avaliação da aprendizagem no curso de Licenciatura em Química na modalidade a distância da UFRN
Descrição: A primeira turma do curso de licenciatura em química na modalidade a distância da UFRN iniciou em 2005 deve se formar em 2011. A necessidade de avaliar o rendimento destes alunos e os índices de aprovação e reprovação das disciplinas cursadas é muito importante, pois através destes dados é possível realizar um trabalho de diagnóstico das principais dificuldades encontradas e conseguir instrumentos capazes de melhorar a qualidade de ensino do curso, proporcionando ao aluno um maior rendimento no seu aprendizado. Neste projeto serão levantados todos os dados de trancamento, aprovação e reprovação das disciplinas cursadas, traçando um perfil das disciplinas que apresentam maiores dificuldades. Através destes dados os bolsistas de iniciação científica, com a orientação dos professores, irão elaborar estratégias de aprendizagem (com utilização de multimídias) que auxiliem os alunos de EAD a superar as dificuldades observadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Uma Abordagem de Mapeamento de Modelos de Requisitos para Modelos Arquiteturais através de MDD
Descrição: Engenharia de requisitos e projeto arquitetural são atividades chave para o desenvolvimento de sistemas de software Ambas as atividades estão altamente entrelaçadas e interligadas. No entanto, muitos passos para gerar modelos arquiteturais a partir de modelos de requisitos são baseados na intuição e conhecimento do arquiteto. Desta forma, abordagens sistemáticas que integram atividades de engenharia de requisitos e de projeto arquitetural são necessárias. Assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver uma abordagem relacionando modelos de requisitos e modelos arquiteturais no contexto desenvolvimento orientado a modelos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
A Inserção de novas estratégias de Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
A Inserção de novas estratégias de Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
A Inserção de novas estratégias de Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Descrição: O uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) no ensino está se expandido como instrumento na pratica docente tanto em cursos ofertados na modalidade presencial com a distância. Na UFRN podemos notar este uso desde 2005 com os cursos de graduação a distancia que se utilizam do Ambiente MOODLE. No ensino presencial temos nos deparado com o uso da sala virtual do SIGAA e anteriomente a ele o uso do Ambiente Teleduc, utilizado por varios professores da UFRN em auxilio as suas disciplinas presenciais. Entretanto, a avaliação da aprendizagem é um dos aspectos mais relevantes e controversos no ensino presencial e esta dificuldade parece ter se transferido para os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, constituindo um desafio para pesquisadores, professores e tutores. Este projeto, a partir das experiencias adquiridas com o uso de ambientes virtuais na UFRN busca estudar metodos e novas estrategias de avaliação com o objetivo de aprimorar o trabalho docente em ambientes virtuais de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Apuena Vieira Gomes - Coordenador / Arthur Henrique Garcia Rego - Integrante / Saulo Sá - Integrante / Juliana de Melo - Integrante / Jose Querginaldo - Integrante.
2006 - Atual
A Inserção de novas estratégias de Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - Atual
Um Ambiente Virtual de Suporte a Tutoria
Descrição: A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui credenciamento para 3 (Três) cursos de graduação a serem oferecidos na modalidade a distância a partir de agosto de 2005. São eles: Licenciatura em Química, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física. Estes cursos serão eferecidos pela UFRN para todos os estados do Consórcio Unirede Nordeste Oriental e para tanto possui pólos de apoio aonde os alunos encontrarão estrutura física de laboratórios, biblioteca, secretaria e tutores responsáveis pelo acompanhamento de suas atividades. Seguindo a linha desenvolvida em minha tese de doutorado, este projeto visa a elaboração de ambiente de suporte a tutoria a distância que visa especificar e desenvolver um ambiente virtual colaborativo de código aberto para fornecer apoio a professores e tutores no desenvolvimento de suas atividades. Embora o tutor seja essencial na harmonização de todo processo ensino-aprendizagem nestes ambientes, não existe espaço especial, que garanta a interação direta com os professores responsáveis pelos materiais didáticos. Por isso, é preciso desenvolver metodologias associadas a tecnologias que viabilizem maior interação entre professor e tutor, uma vez que este último funciona como um articulador imprescindível para facilitar a comunicação, a compreensão e o diálogo com o aluno. As atividades necessárias para o estabelecimento desta interação são obtidas com os resultados de minha tese de doutorado. Os relatos iniciais desta pesquisa estão descitos em dois artigo que estão no prelo para a submissão e apresentação no Congresso Brasileiro de Computação 2005 e no Workshop Internacional de Groupware (CRIWG) 2005..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Apuena Vieira Gomes - Coordenador / Bruno Cruz - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2002 - 2002
FARN VIRTUAL
Descrição: Desenvolvimento de ferramentas computacionais para a FARN VIrtual, um ambiente web integrado com todas as informações pertinentes aos cursos da faculdade, onde o aluno teria acesso a vários serviços disponíveis, além de contato com professores e materiais de suas disciplinas.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Apuena Vieira Gomes - Coordenador / Livia Maria Martins - Integrante.Financiador(es): Faculdade Natalense Para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2001 - Atual
AMADeUs: Agentes Micromundo e Análise do Desenvolvimento no uso de Instrumentos
Descrição: Desenvolvimento de Um ambiente virtual de aprendizagem, centrado no usuário, baseado no conceito de micromundo assim como de conceitos, metodologias e ferramentas que permitam um avanço significativo das reflexões sobre as tecnologias de ensino e uma melhoria no uso dessas tecnologias no ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Apuena Vieira Gomes - Integrante / Patrícia Tedesco Restelli - Integrante / Alex Sandro Gomes - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 3
1996 - 1997
Assistentes Inteligentes no auxílio ao ensino de ciências
Descrição: Especificação de um assistente inteligente para o ensino de ciências, através dos temas geradores "Seca e Água"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Apuena Vieira Gomes - Integrante / Maria Cristina Dal Pian - Integrante / Márcia de Paiva Bastos Gottgtroy - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
1995 - 1995
Desenvolvimento de Softwares Aplicativos para o ensino de matemática
Descrição: Desenvolvimento de uma ferramenta computacional voltado para ensino do conceito de área..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Apuena Vieira Gomes - Integrante / Marcílio Colombo Oliveros - Integrante / Maria Cristina Dal Pian - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2013 - 2013
CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL
Descrição: A presente proposta tem como objetivo descrever um curso para capacitar tutores do curso Técnico em Tecnologia da Informação (TI) no Instituto Metrópole Digital (IMD). Com este curso pretendemos contribuir na formação inicial destes tutores para que possam atuar como sujeitos críticos e atuantes na formação cidadã e específica dos alunos do instituto. São 120 horas em um curso na modalidade a distância composto de 3 módulos distribuídos em encontros presenciais e módulos didáticos a distância. Estes módulos são estruturados em unidades formativas e vinculados pelo ambiente virtual de aprendizagem do Instituto Metrópole Digital..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Apuena Vieira Gomes - Coordenador / Iris Linhares Pimenta - Integrante / ANDREZA SOUZA SANTOS - Integrante / DANISE SUZY DA SILVA - Integrante / MARIA CARMOZI DE SOUZA GOMES - Integrante.
2012 - 2012
I Seminario Integrador das Escolas UCA no Rio Grande do Norte
Descrição: Evento contendo oficinas, mesa redonda e apresentação de trabalhos em posters de experiencias com o uso do Laptop Educacional nas 10 escolas contempladas no estado do RN.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
Formação de Professores para Atuação no Programa UCA -Um Computador por Aluno no Rio Grande do Norte
Descrição: O projeto tem como propósito principal capacitar os multiplicadores integrantes dos Núcleos estaduais e municipais de Tecnologia Educacional ? NTE/M e 10 professores vinculados às escolas públicas potiguares selecionadas para a implementação da Fase II do projeto UCA. Está vinculado ao Termo de Cooperação N. 3671, firmado entre a UFRN e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cujo objeto é desenvolver estratégias para a aplicação do programa de capacitação, acompanhar e avaliar o uso pedagógico do laptop educacional em escolas públicas do projeto UCA, em parceria com o Ministério da Educação, no estado do Rio Grande do Norte. O projeto ora proposto diz respeito apenas à capacitação e acompanhamento da mencionada Fase II do UCA. A capacitação abrange as dimensões teórica, tecnológica e pedagógica e se dará por meio de ambiente virtual (e-Proinfo) e de encontros presenciais. Será desenvolvida em cinco módulos. Cada um desses módulos apresenta conteúdos e as estratégias de trabalho específicas que serão seguidos pela equipe de formadores se os mesmos se mostrarem adequados ao perfil do público envolvido..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
PROMOÇÃO DA PESQUISA E INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL
Descrição: Apoiar ações de pesquisa, inovação e inclusão digital através da formação, incubação de empresas desenvolvimento técnico e científico em Tecnologia da Informação através do Instituto Metrópole Digital (IMD)..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2004 - 2004
A utilização da Educação a Distância na Universidade Potiguar
Descrição: A Educação a Distância (EaD) tem sido encarada na universidade potiguar como uma modalidade de educação eficiente e que deve estar integrada em todas as instâncias da universidade. O presente projeto descreve a implantação da EaD para cursos de especialização, apoio aos cursos de graduação presencial e como meta cursos de graduação a extensão. Para tanto, foram desenvolvidos um ambiente virtual de aprendizagem, um formato de material didático impresso denominado Guia Didático, e uma metodologia de atuação. Neste momento três publicações estâo no prelo para submissão e apresentação no congresso da sociedade brasileira de computação 2005..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Apuena Vieira Gomes - Coordenador / Márcia Portela Brilhante Sbrussi - Integrante / Liana de Rosa Moura - Integrante.Financiador(es): Universidade Potiguar - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2012 - Atual
Um Computador por Aluno - Uma Iniciativa a Docencia no NEI/UFRN
Descrição: O curso de Pedagogia visa formar um profissional consciente da realidade em que irá atuar, com uma adequada fundamentação teórica e com uma satisfatória instrumentação técnica. A proposta não é formar apenas professores ou especialistas, mas um profissional que tem a docência como base da sua identidade profissional. O pedagogo necessita experimentar possibilidades de pensar, agir e compreender seu papel na sociedade que se transforma e exige novas formas de conhecer, comunicar-se, ensinar. Um dos aspectos dessa transformação é a inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) que remete a mudança no cenário do sistema de ensino, oferecendo novos espaços de aprendizagem mediada pelas TICs: pelas experiências, pela imagem, pelo som, pela representação, pela multimídia, dentre outros. As reflexões desencadeadas a partir do estudo das disciplinas de tecnologia educacional e educação infantil visam criar espaços reflexivos acerca do saber-fazer docente, com o uso das tecnologias, na graduação e na educação de crianças pequenas, uma vez que essa proposta de monitoria surgiu a partir de uma demanda formativa e de pesquisa, com a aquisição de 140 laptops educacionais no Núcleo de Educação da Infância (NEI) da UFRN. O projeto Um Computador por Aluno (UCA) responsável pela Formação de professores da rede publica, estadual e municipal, para a utilização destes laptops educacionais tem sido desenvolvido na UFRN desde 2010 e conta com uma equipe multidisciplinar da qual as professoras proponentes deste projeto fazem parte. Busca-se, com esse projeto de monitoria, contribuir, sobremaneira, para a formação para a docência em nível superior e na educação básica, na medida em que proporciona ao discente compreender as relações do ensinar e do aprender na interface entre ensino, pesquisa e extensão, considerando os diversos aspectos da prática pedagógica, na interlocução, entre professores orientadores e monitores. Pretende-se estabelecer uma conexão entre as ativ.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Apuena Vieira Gomes - Coordenador / maria cristina Leandro de paiva - Integrante.
2010 - Atual
A IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONTRIBUINDO PARA O BENEFICIO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO NA UFRN
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2007 - 2007
O Desenvolvimento de Um ambiente Virtual - UFRN em parceria com a SEED/MEC
Descrição: Desenvolvimento de um Ambiente Virtual Integrado com o Sistema Acadêmico da UNiversidade Federal do Rio Grande do Norte.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Apuena Vieira Gomes - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro / Universidade Aberta do Brasil - Auxílio financeiro.
Pastoral.com
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
UMA PROPOSTA DE GUIDELINE DE ACESSIBILIDADE NA WEB PARA PESSOAS COM BAIXA VISÃO
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Formação de Professores a Distância
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana
2012 - Atual
Periódico: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação a Distância.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Treinamento e Avaliação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1995
TRABALHO APRESENTADO NO 6 CONGRESSO DE INICIACAO CIENTIFICA DA UFRN E PREMIADO ENTRE OS 10 MELHORES EM TODAS AS AREAS DO CONHECIMENTO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, A. V.2016GOMES, A. V.; MAIA, D. L. ; NUNES, I. D. . 1 FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O BACHARELADO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (BTI) DA UFRN. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1, 2016.

2.
HAZIN, IZABEL2015HAZIN, IZABEL ; FALCÃO, JORGE ; RÊGO, IVONILDO DO ; GOMES, APUENA ; ANDRADE, PRISCILA ; ARAGÃO, LAURA ; SALES, ANA CAROLINA ; REIS, JULIANA ; WENICE, MAYARA . High Abilities and Information Technologies: the <i>Talento Metr&oacute;pole</i> Brazilian Program. Creative Education, v. 06, p. 647-653, 2015.

3.
REIS, JULIANA TEIXEIRA DA CÂMARA2015REIS, JULIANA TEIXEIRA DA CÂMARA ; HAZIN, IZABEL ; FALCÃO, JORGE TARCÍSIO DA ROCHA ; MEIRA, LUCIANO ; BENDASSOLLI, PEDRO ; GUERRA, AMANDA ; FALCÃO, TACIANA PONTUAL ; GOMES, APUENA VIEIRA ; OLIVEIRA, MARCEL VINÍCIUS MEDEIROS ; RÊGO, JOSÉ IVONILDO DO . Development and Results of an Instrument to Search for Competences and Abilities in Information Technology. Creative Education, v. 06, p. 2384-2396, 2015.

4.
PIMENTA, I. L.2012PIMENTA, I. L. ; RAMOS, A. S. M. ; GOMES, A. V. ; MOL, A. L. R. ; GOMES, A. C. C. . Utilização das ferramentas de um ambiente virtual: Um estudo sob a perspectiva da prática docente. Revista Iberoamericana de Educación (Impresa), v. 60, p. 73-95, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
BARBOSA, J. G. ; GOMES, A. V. ; SILVA, V. . Produzir Material para construir sonhos: produçao de material digital em mídias virtuais.. In: Maria Cristina Leandro de Paiva; José Correia Torres Neto. (Org.). A prática da educação a distância na UFRN. 1ed.Natal: EDUFRN, 2012, v. 1, p. 89-109.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, T. ; LUCENA, M. J. N. R. ; GOMES, A. V. ; NUNES, I. D. ; VALENTIM, R. ; NOBREGA, G. . Uso De Mineração De Dados Educacionais Para Identificação De Perfis E Padrões De Participação Dos Estudantes De Cursos A Distância. In: CISTI'2017 - 12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2017, Lisboa. CISTI'2017 - 12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2017.

2.
MAIA, D. L. ; GOMES, A. V. ; AZEVEDO, L. S. ; SILVA, H. M. M. ; MARTINS, C. A. . Levantamento bibliográfico da pesquisa científica de jogos digitais voltados para o ensino a aprendizagem. In: Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2017, 2017, NATAL. Anais do III EPoGames, 2017.

3.
LUCENA, M. J. N. R. ; GOMES, A. V. ; FERNANDES, K. T. ; SILVA, F. . Requisitos para Integração entre Ambientes de Aprendizado e m-Learning: uma Revisão Sistemática da Literatura. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2015, MACEIO. Anais do SBIE 2015. PORTO ALEGRE: SBC, 2015. v. 1. p. 269-278.

4.
SILVA, A. A. R. S. ; ANDRADE, A. F. ; GOMES, A. V. . Modelo de Interoperabilidade para Utilização dos Recursos dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Através dos Dispositivos Móveis. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2014, Dourados. Anais do Workshops III Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014.

5.
Brito, A. L. S ; SILVA, D. S. ; GOMES, A. V. . MATUTO: ferramenta de análise de tutoria. In: Moodle Moot 2014, 2014, São Paulo. Anais do Moodle Moot 2014, 2014.

6.
CRUZ, A. P. ; MADEIRA, C. A. G. ; GOMES, A. V. . Educando pessoas jurídicas na Inova Metrópole. In: COLOQUIO DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA SOBRE CT&I E CRIATIVIDADE, 2014, Natal. Anais do Colóquio de Comunicação Pública sobre CT&I e Criatividade, 2014.

7.
FERNANDES, Adja ; SILVA, B. S. ; GOMES, A. V. . Informática Educacional: uma nova possibilidade de formação no Rio Grande do Norte. In: Colóquio de Comunicação Pública sobre CT&I e Criatividade, 2014, NATAL. Anais Colóquio de Comunicação Pública sobre CT&I e Criatividade, 2014.

8.
ANDRADE, A. F. ; GOMES, A. V. ; SILVA, A. A. R. S. . Relato de Experiência do Modelo de Formação e Gestão do Projeto UCA. In: Congresso Brasileiro de Informatica na Educação, 2013, Campinas. Congresso Brasileiro de Informatica Educacional, 2013.

9.
LEITE, J. C. ; GOMES, A. V. ; REGO, J. I. ; SILVA, B. S. . O Curso de Tecnologia da Informação na UFRN. In: XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2013, Maceio. XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação: CIDADES INTELIGENTES: DESAFIOS PARA A COMPUTAÇÃO, 2101. p. 701-710.

10.
GOMES, A. V.; LUCENA, M. J. N. R. ; FERNANDES, K. ; TRINDADE, G. ; MIRANDA, L. C. ; REGO, A. H. G. . e-Learning via Dispositivos Móveis no Brasil: Estado da Arte e Desafios à Luz do Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento. In: Congresso Brasileiro de Computação, 2012, Curitia. Anais SBC, 2012.

11.
PIMENTA, I. ; Ramos, A. S. M. ; GOMES, A. V. . A PRÁTICA DOCENTE E O USO DAS FERRAMENTAS DE UM AMBIENTE VIRTUAL: UM ESTUDO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), 2012, Recife. Anais ESUD, 2012.

12.
SILVA, D. S. ; Medeiros, A. C. ; GOMES, A. V. . GENOME: uma ferramenta avaliativa de participação virtual. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de janeiro. Anais dos Workshops do CBIE 2012. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

13.
FERNANDES, K. T. ; LUCENA, M. J. N. R. ; Souza, B. F. ; TRINDADE, G. ; GOMES, A. V. . Question Mobile: Ampliando Estratégias de Avaliação da Aprendizagem por Meio de Dispositivos Móveis. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de janeiro. Anais do Congresso Brasileiro de Informatica na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

14.
GOMES, A. V.; Paiva, M. C. L. ; WILHELM, D. . Laptops Educacionais: reflexões sobre a formação dos professores nas escolas. In: XXII SBIE - XVII WIE, 2011, Aracaju. Anais XXII SBIE - XVII WIE, 2011.

15.
GOMES, A. V.; Paiva, M. C. L. ; WILHELM, D. . UCA no RN: A Implementação, a Formação e os seus Desafios. In: ESUD, 2011, Ouro preto. Anais ESUD, 2011.

16.
REGO, A. H. G. ; GOMES, A. V. ; BRITO, A. C. F. ; LUCENA, M. J. N. R. . Um módulo gerador de relatórios no auxílio às atividades docentes no Moodle. In: XXII SBIE - XVII WIE, 2011, Aracaju. Anais XXII SBIE - XVII WIE, 2011.

17.
REGO, A. H. G. ; GOMES, A. V. ; BRITO, A. C. F. ; LUCENA, M. J. N. R. . Relata: um módulo de geração de relatórios otimizados no Moodle. In: MoodleMoot 2011, 2011, Sao Paulo. Anais Moodle Moot 2011, 2011.

18.
GOMES, A. V.; SILVA, C. A. B. ; CASTRO, A. M. D. A. ; ANEZ, M. E. M. . INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS: UM ESTUDO ENTRE A PLATAFORMA MOODLE E O SIGAA NA UFRN. In: MoodleMoot 2011, 2011, Sao Paulo. Anais Moodle Moot 2011, 2011.

19.
BRITO, A. C. F. ; PONTES, D. ; GOMES, A. V. . Uma avaliação da interação da Aprendizagem em disciplina dos alunos do curso de licenciatura em Química na modalidade a distância. In: Simposio Brasileiro de Educacao Quimica, 2010, Natal. Simposio Brasileiro de Educacao Quimica, 2010.

20.
REGO, A. H. G. ; GOMES, A. V. ; BRITO, A. C. F. ; LUCENA, M. J. N. R. . RELATA: Um módulo gráfico de geração de relatórios como apoio as atividades docentes em cursos a distancia da UFRN Baseados no MOODLE. In: MOODLE MOOT, 2010, Sao Paulo. MOODLE MOOT 2010, 2010.

21.
Oliveira, Wagner ; BRITO, A. C. F. ; FERNANDES, J. D. G. ; REGO, A. H. G. ; GOMES, A. V. . SISTEMA ACADÊMICO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM INTEGRADOS NA MELHORIA DAS ATIVIDADES DE SUPORTE AOS CURSOS A DISTÃNCIA ? UMA EXPERIÊNCIA NA SEDIS/UFRN. In: I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil, 2009, Brasilia. I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil, 2009.

22.
GOMES, A. V.; BRITO, A. C. F. ; FERNANDES, J. D. G. . O Sistema De Avaliação Nos Cursos De Ead Da Ufrn. In: I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil, 2009, Brasilia. I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil, 2009.

23.
BRITO, A. C. F. ; GOMES, A. V. ; FERNANDES, J. D. G. . PERFIL DOS ALUNOS DA PRIMEIRA TURMA DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFRN. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2009, Fortaleza. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2009.

24.
GOMES, A. V.; ARAUJO, M. M. . Avaliação de Desempenho da Tutoria: uma experiência no Curso de Administração a Distância da UFRN. In: V Congreso de Ensino Superior a Distância - ESUD, 2008, Gramado. V Congreso de Ensino Superior a Distância - ESUD e 6 seminario de Educacao a Distancia, 2008.

25.
GOMES, A. V.; GOMES, Alex Sandro . Uma abordagem Centrada no Usuário para Ferramentas de Suporte a Atividades Docentes em Ambientes de Educação a Distância. In: Global Congress on Engineering and Technology Education, 2005, Santos. Proceedings of GCETE'2005 - Global Congress on Engineering and Technology Education, 2005.

26.
GOMES, A. V.. Uma Abordagem Centrada no Usuário para o Apoio a Atividades Docentes em Ambientes de Educação a Distância. In: IHC -2004 - Oficina: Design e Avaliação de Interfaces para Ambientes, 2004, Curitiba. Anais do IHC 2004, 2004.

27.
GOMES, A. V.; RESTELLI, Patrícia Tedesco ; GOMES, Alex Sandro . Framework de Base Construtivista Baseado em Projetos para Suporte à Formação em Áreas Técnicas. In: ICECE 2003 International Conference on Engineering and Computer Educaction, 2003, Santos - São Paulo. Proceedings of ICECE 2003 International Conference on Engineering and Computer Educaction, 2003.

28.
GOMES, A. V.; GOMES, Alex Sandro ; RESTELLI, Patrícia Tedesco . User Needs and User Centered Design of Teaching Support Environments for E-learning. In: SITE 2003 Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, 2003, New Mexico - USA. Proceedings of SITE 2003 Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, 2003.

29.
GOMES, A. V.; GOTTGTROY, Márcia de Paiva Bastos . DEP WEB: A Concept Mapping based on Web Distance Educaction Process. In: SITE?2000 - Society for Information Technology and Teacher Education, 2000, San Diego. Proceedings SITE?2000 - Society for Information Technology and Teacher Education, 2000.

30.
GOMES, A. V.; SOUZA, F. F. . Uma Ferramenta de Auxilio a Educadores no Processo de Ensino-Aprendizagem. In: International Conference on Engeneering and Computer Education - ICECE 2000, 2000, São Paulo. Proceeedings of ICECE 2000 International Conference on Engeneering and Computer Education. São Paulo: Cd Studio - Consultoria, Comercio e Representação Ltda, 2000.

31.
GOMES, A. V.; GOTTGTROY, Márcia de Paiva Bastos . Um Modelo Conceitual Baseado no Processo de Educação a Distância Via Web. In: International Conference on Engeneering and Computer Education - ICECE2000, 2000, São Paulo. Proceedings of ICECE 2000 International Conference on Engeneering and Computer Education. São Paulo: cd sutdio - Consultoria Comercio e Representações, 2000.

32.
GOMES, A. V.; GOTTGTROY, Márcia de Paiva Bastos . A Informática e a Educação. In: I Workshop em Lógica, Banco de Dados e Inteligência Computacional, 1998, Natal. Anais do I Workshop em Lógica, Banco de Dados e Inteligência Computacional, 1998.

33.
GOMES, A. V.; GOTTGTROY, Márcia de Paiva Bastos ; PIAN, M. C. D. . Uma Modelagem Concitual para o Ensino de Ciências. In: I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1997, Águas de Lindóia. Anais do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1997.

34.
GOMES, A. V.; GOTTGTROY, Márcia de Paiva Bastos ; PIAN, M. C. D. . Assistentes Inteligentes para o Ensino de Ciências. In: XV Encontro dos Físicos do Norte Nordeste, 1997, Natal. Anais do XV Encontro dos Físicos do Norte Nordeste, 1997.

35.
GOMES, A. V.; PIAN, M. C. D. . Módulos Temáticos e o Estudo de sua Estruturação Como Hipertexto. In: SBIE: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1996, Belo Horizonte. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1996.

36.
GOMES, A. V.. Dificuldades Para Visualizacao dos Conceitos de Area Na Cubacao. In: 6 CONGRESSO DE INICIACAO CIENTIFICA DA UFRN, 1995. NATAL, RN - BRASIL. p. 0-0.

37.
GOMES, A. V.. Um Prototipo Para Visualizacao do Conceito de Area. In: XI SIMPOSIO NACIONAL DE ENSINO DE FISICA, 1995. NITEROI, RJ - BRASIL. p. 0-0.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DESIDERIO, C. A. ; AZEVEDO, L. S. ; OLIVEIRA, C. T. ; MONTALVAO JUNIOR, D. ; RAULINO, F. C. P. ; SIQUEIRA, L. C. C. ; MARTINS, R. S. ; GARCIA, R. M. ; MAIA, D. L. ; GOMES, A. V. . Travessia: jogo educativo para a Educação em Sexualidade. In: Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE),, 2017, FORTALEZA. Actas del TISE 2017. Santiago: FCFM, 2017. v. 13. p. 563-567.

2.
SILVA, E. C. ; SANTOS, E. S. ; CALDAS, Z. S. S. ; SILVA, M. G. L. L. ; ROCHA NETO, T. F. ; LIMA, R. R. M. ; SILVA, R. A. ; CRUZ, P. G. M. C. ; MAIA, D. L. ; GOMES, A. V. ; AMARAL, M. G. S. . Desenvolvimento colaborativo de objetos digitais de aprendizagem e sua usabilidade pedagógica na abordagem interdisciplinar do tema depressão em contextos educacionais. In: Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE),, 2017, FORTALEZA. Actas del TISE 2017. Santiago: FCFM, 2017. v. 13. p. 578-583.

3.
Oliveira, Wagner ; GOMES, A. V. . A capacitação de Equipes no uso do Moodle para o Programa Escola de Gestores SEB/MEC na UFRN. In: MOODLE MOOT, 2007, Sao Paulo. MOODLE MOOT 2007, 2007.

4.
GOMES, A. V.; Oliveira, Wagner . O uso do moodle integrado as especificidades dos cursos de graduação a distância na UFRN desde 2005. In: MOODLE MOOT, 2007, Sao Paulo. MOODLE MOOT 2007, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, L. K. B. A. ; TIBURCIO, M. P. ; SANTOS, M C F. ; SOARES, R D A ; SANTOS, R N G ; COSTA, M. M. L. A. ; CHAVES, F. A. S. Q ; GOMES, A. V. ; PINHEIRO, M L A . O perfil dos hemocomponentes transfundidos em um hospital universitário no estado do Rio Grande do Norte. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celula, 2017, curitiba. Anais do Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, 2017.

2.
SANTOS, L. K. B. A. ; GOMES, A. V. ; SANTOS, M C F. ; TIBURCIO, M. P. ; SOARES, R D A ; SANTOS, R N G ; PINHEIRO, M L A ; COSTA, M. M. L. A. ; CHAVES, F. A. S. Q . Protocolo de reservas cirúrgicas e o impacto no quantitativo dos hemocomponentes solicitados para procedimentos cirúrgicos em um hospital universitário. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celula, 2017, curitiba. Anais do Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, 2017.

3.
LOPES, A. C. A. M. ; GOMES, A. V. ; MAIA, A. E. F. . Referenciais de qualidade para Educação a Distância em um curso de Bacharelado em Administração: um estudo de caso acerca dos professores e tutores. In: VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD 2010, 2010, Cuiabá. VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD 2010, 2010.

4.
Oliveira, Wagner ; GOMES, A. V. ; REGO, A. H. G. ; CASTRO, F. . MOODLE e Sistema Acadêmico: Interoperabilidade dos sistemas utilizando Web Services. In: MOODLE MOOT, 2009, Sao Paulo. MOODLE MOOT 2009, 2009.

5.
GOMES, A. V.. Educação a Distância: a apresentação de uma pesquisa em ambientes virtuais de aprendizagem. In: VII Congresso de Iniciação Científica da UnP, 2004, Natal. Congresso de Iniciação Científica da Universidade Potiguar, 2004.

6.
GOMES, A. V.; GOTTGTROY, Márcia de Paiva Bastos . Estudo da Viabilidade da metodologia Kads-estendido para a Modelagem de Conhecimento no Módulo Temático Seca e Água. In: 8 Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1997, Natal. Anais do 8 Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Natal: UFRN, 1997. v. 1. p. 220-220.

7.
GOMES, A. V.; OLIVEROS, M. C. . A programação de Home Pages Dinâmicas: Um Exemplo no Módulo Seca e Água. In: 7 Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1996, Natal. 7 Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1996.

Outras produções bibliográficas
1.
GOMES, A. V.; FERNANDES, Adja . Informática e Educação. Natal: UFRN, 2005 (Material Didático Impresso para os cursos de Licenciatura em Física, Química e MAtemática).


Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1.
Bezerra, J. Q. ; GOMES, A. V. . Instrumentação para o ensino da Matemática II. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção Técnica).

2.
GOMES, A. V.. O Ambiente Moodle e suas possibilidades na Escola de Gestores. 2007. (Consultoria em Treinamento de Equipes para Uso do Ambiente Virtual Moodle).

3.
GOMES, A. V.. O Ambiente Moodle e suas possibilidades na Escola de Gestores. 2007. (Consultoria em Treinamento de Equipes para Uso do Ambiente Virtual Moodle).

4.
GOMES, A. V.; FERNANDES, Adja . Informática e Educação. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção Técnica).

5.
GOMES, A. V.. I Encontro Nacional do Ensino de Artes e Educação Física. 2004. (Editoração/Anais).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
GOMES, A. V.; FILHO, I M B ; SILVA, A. S. F. ; CUNHA, A, E, F, ; SOUZA, F.E.C.V. ; DANTAS, I. A.S. ; ARAUJO, R. B. . PROBATORIO. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512018000744-9, data de registro: 05/10/2015, título: "PROBATORIO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COELHO, M. G. P.; GOMES, A. V.; CAMPELO, M. E. C. H.. Participação em banca de Patricia Gallo. OBJETOS DE APRENDIZAGEM E ALFABETIZAÇÃO: A PROPOSIÇÃO DE UM ENCONTRO. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
Ramos, A. S. M.; GOMES, A. V.; FREITAS, H. M. R.. Participação em banca de jaqueline Emilia Silva. ADOÇÃO DO E-LEARNING:APLICAÇÃO DE UM MODELO ESTENDIDO DE ACEITAÇÃO DA TECNOLOGIA PARA SISTEMA DE APRENDIZAGEM ELETRÔNICA. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Teses de doutorado
1.
Andrade, A.; FIALHO, S.; GOMES, A. V.; FURTADO, M. E. S.; NETO, F. M. M.. Participação em banca de Rommel wladimir de Lima. Mapa de Conteúdos e Mapa de Dependências: Ferramentas Pedagógicas para uma Metodologia de Planejamento baseada em Objetivos Educacionais e sua Implementação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Qualificações de Doutorado
1.
GOMES, A. V.; FIALHO, S.; Andrade, A.. Participação em banca de Rommel Wladimir de Lima. Uma Metodologia para Inserção da Avaliação no Processo de Ensino -Aprendizagem. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES, A. V.; Maia, P. F.; ROCHA, B. P. D.. Participação em banca de Marcus Aurelio Marinho e Oliveira.Estudo de Caso: Uma interação entre Ambientes de Aprendizagem e Padroes de Objetos de Aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
GOLDBAR, M. C.; GOMES, A. V.; GOLDBARG, E. F. G.. Participação em banca de Araken Pereira da SIlva.: Ambiente Computacional auxiliar ao Ensino/Aprendizagem a distância de Tecnologias do Petróleo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
GOMES, A. V.; SBRUSSI, Márcia de Paula Brilhante. Participação em banca de Célia Maria de Freitas.Trajetória de uma Educdora Nordestina. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Potiguar.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOMES, A. V.; Santos, S. M.; Lima, V. J.. Concurso para Professor Adjunto. 2009. Universidade Estadual da Paraíba.

2.
GOMES, A. V.; Carneiro, J C C; Ramos, A. S. M.. Concurso para Professor Adjunto. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
GOMES, A. V.; Ramos, A. S. M.; Abranches, S.. Concurso para Professor Adjunto. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
GOMES, A. V.; COSTA, N. M. L.; CUNHA, J. A.. Concurso Público para Professor de Ensino de 1 e 2 graus do Quadro Permanente do CEFET/RN. 2005. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
GOMES, A. V.; FIALHO, S.; DORIA NETO, A. D.. Uma proposta de ambiente integrado para "e-learning" com um enfoque construtivista. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Atualização Pedagógica na UFRN.Novas tecnologias para a Educação Superior e os Procedimentos de Ensino. 2009. (Oficina).

2.
22ª Conferência no Brasil do Conselho Mundial de Educação a Distância (ICDE). 2006. (Outra).

3.
Congresso Regional da SBPC. Congresso da SBPC Regional. 2005. (Congresso).

4.
VI Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.VI Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2004. (Simpósio).

5.
III Congresso e Workshop de Informática na Educação - InfoEducação. III Congresso e Workshop de Informática na Educação - InfoEducação. 2002. (Congresso).

6.
III Congresso e Worshop de informática na Educação - InfoEducação. III Congresso e Worshop de informática na Educação - InfoEducação. 2002. (Congresso).

7.
XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2002. (Congresso).

8.
Congresso Brasileiro de Tecnologia e Educação. 3 Congresso Brasileiro de Tecnologia e Educação. 2001. (Congresso).

9.
Encontro Nordeste de Educação a Distância.Encontro Nordeste de Educação a Distância. 2001. (Encontro).

10.
Fórum Internacional de Sofware Livre.Fórum Internacional de Sofware Livre. 2001. (Outra).

11.
I Encontro sobre estágios entre empresas e instituições de ensino do rio grande do norte.I Encontro sobre estágios entre empresas e instituições de ensino do rio grande do norte. 2001. (Outra).

12.
I forum e Feira e Informática na Educação da UFPE.I forum e Feira e Informática na Educação da UFPE. 2000. (Outra).

13.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, A. V.; MEDEIROS, M. . Forum Nacional dos Coordenadores do Curso de Administração a Distancia - Curso Piloto. 2009. (Outro).

2.
GOMES, A. V.; ARAUJO, M. M. . I Encontro de Tutores do Curso de Administração a Distância da UFRN. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
YNESSA BEATRIZ DANTAS DE FARIAS SANTOS. ANALISE DA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO DE MATEMÁTICA DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NO DESEMPENHO DE ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
EDITH CRISTINA DA NOBREGA. DESAFIOS E PROPOSTAS NA CAPACITAÇÃO DO MILITAR COMO TUTOR DOS CURSOS A DIST NCIA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

3.
IGO JOVENTINO DANTAS DINIZ. UTILIZAÇÃO DA MODALIDADE DE APRENDIZAGEM HÍBRIDA NA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS DA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

4.
BARBARA FERNANDES DA SILVA DE SOUZA. Formação de Professores Mediadores/Tutores: uma proposta de reformulação do design pedagógico inspirado em metodologias ativas.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

5.
LEILANNE KELLY BORGES DE ALBUQUERQUE SANTOS. O USO DE MATERIAL DIDÁTICO COM RECURSOS DE HIPERMÍDIA PARA O ENSINO DE COMPETÊNCIAS EM HEMOTERAPIA PARA ENFERMAGEM. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

6.
EVERSON MIZAEL CORTEZ SILVA. Um olhar para o Aluno Desistente do curso Técnico/Tecnologico do IFRN campus São Gonçalo do Amarante. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

7.
LUCIANA DE SOUSA AZEVÊDO. Formação de Professores para o Uso de Tecnologias Educacionais. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

8.
Kleber Tavares Fernandes. Modelo De Interoperabilidade Para Utilização Dos Questionários Em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Através De Dispositivos Móveis. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ronaldo Aoqui. Um Modelo de Material Didático Multimídias para os Cursos de Licenciatura a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Início: 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cesar augusto barreto da silva. Arquitetura Empresarial: um estudo de caso sobre a plataforma moodle e o sigaa na UFRN. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Coorientador: Apuena Vieira Gomes.

2.
Iris Linhares Pimenta. UTILIZAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA DOCENTE. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Apuena Vieira Gomes.

3.
Rosangela saraiva Carvalho. Sistemas de Gestão da Aprendizagem e Sistemas de Gestão Acadêmica: Avaliados pela Ótica do Docente. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Apuena Vieira Gomes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
José Vitorino dos Santos. O papel do Tutor nos Cursos a Distância da UFRN. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Tutores a Distância para Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

2.
Joseane Pereira de Souza Silva. A Prática de Tutoria frente aos alunos do Curso de Licenciatura em Física a Distância da UFRN no Pólo de Currais Novos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Tutores a Distância para Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edgleicy Rafaelli Silva de Freitas. Turmas Virtuais do SIGAA: a Sala de aula Virtual dos Professores da UFRN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

2.
Maria Lucia Soares Ribeiro. Um Retrato da Educação à Distância nas Universidades Federais e Públicas do Rio Grande do Norte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

3.
João Maria Oliveira da Silva. Os desafios da prática docente frentes as novas tecnologias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

4.
Arthur Henrique Garcia Rego. RELATA: Um módulo gráfico de geração de relatórios no Moodle. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

5.
Ramon Enoc. A Avaliação Online: um estudo de caso com as disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Matemática no Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a distancia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

6.
arthur henrique garcia rego. Um módulo gráfico de geração de relatórios no Moodle. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

7.
RAMON ENOC ARAUJO GOMES. Uma abordagem para descrever requisitos a partir de modelos BPMN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

8.
EDSON GUILHERMINO DE LIMA. Educação a distância: oportunidades e perspectivas para os funcionários do Banco do Brasil,. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bracharelado em Administração a Distância) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

9.
ANGELO NUNES DA SILVA. FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO FUTEBOL: ESTRATÉGIAS PARA O DESAFIO DA COPA NO BRASIL EM 2014. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

10.
MARIA MYRTES CYSNEIROS DE VASCONCELOS COSTA. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL DO TUTOR NA EAD. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

11.
GUSTAVO MANOEL MELO DE FARIAS e ERIVAN BARBOSA GOMES. UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO BANCO DO BRASIL - POLÍTICAS, FILOSOFIA, PRINCIPIOS, ABORDAGEM E PROGRAMAS PARA A FORMAÇÃO EDUCATIVA E PROFISSIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

12.
GREYSON BUENO LIMA DE ARAUJO e JOSENILDO FREITAS NUNES. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES COM FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL REDE VAREJO DA AGÊNCIA PESQUEIRA - PE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

13.
EVELINE SILVA OURIQUES e EDNALDO CANDIDO DO NASCIMENTO JUNIO. UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO BANCO DO BRASIL - POLÍTICAS, FILOSOFIA, PRINCIPIOS, ABORDAGEM E PROGRAMAS PARA A FORMAÇÃO EDUCATIVA E PROFISSIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

14.
MARCUS AURELIO MARINHO E OLIVEIRA. Estudo de Caso: Uma interação entre Ambientes de Aprendizagem e Padroes de Objetos de Aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

15.
Evellyne da Silva BatistaUF. Formação Continuada em Sistemas Embutidos de Tempo Real Aplicados a Industria do Petróleo: Uso de Tecnologia de Estudo a Distância. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enhenharia da |Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

16.
Josiene de Carvalho Lima. UMA PROPOSTA DE GUIDELINE DE ACESSIBILIDADE NA WEB PARA PESSOAS COM BAIXA VISÃO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

17.
Edilene Cândido da Silva. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA:. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Potiguar. Orientador: Apuena Vieira Gomes.

Iniciação científica
1.
BRUNO VIEIRA LUZ. A Inserção de novas estratégias de Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Apuena Vieira Gomes.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
GOMES, A. V.; FILHO, I M B ; SILVA, A. S. F. ; CUNHA, A, E, F, ; SOUZA, F.E.C.V. ; DANTAS, I. A.S. ; ARAUJO, R. B. . PROBATORIO. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512018000744-9, data de registro: 05/10/2015, título: "PROBATORIO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GOMES, A. V.2016GOMES, A. V.; MAIA, D. L. ; NUNES, I. D. . 1 FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O BACHARELADO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (BTI) DA UFRN. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1, 2016.


Programa de Computador registrado
1.
GOMES, A. V.; FILHO, I M B ; SILVA, A. S. F. ; CUNHA, A, E, F, ; SOUZA, F.E.C.V. ; DANTAS, I. A.S. ; ARAUJO, R. B. . PROBATORIO. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512018000744-9, data de registro: 05/10/2015, título: "PROBATORIO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 2:48:15