Cristiane Andretta Francisco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2955171115862618
  • Última atualização do currículo em 11/05/2017


Graduou-se em 1999 como Bacharel em Química pelo Instituto de Química de São Carlos (Universidade de São Paulo) com ênfase na área Tecnológica. Concluiu o Mestrado em Ciências no ano de 2006, pelo Instituto de Química de São Carlos (Universidade de São Paulo) , com ênfase em Ensino de Química, sendo a linha de pesquisa realizada designada do tipo estado da arte ou pesquisa de revisão biliográfica sobre a sessão Ensino de Química pertecente as Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química. Concluiu no final de 2011, o curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Química do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos(UFSCar), desenvolvendo a mesma linha de pesquisa do mestrado, analisando as dissertações e teses que versam sobre o ensino de Química em Programas de Pós-Graduação vinculados a Área 46 da CAPES. Até fevereiro de 2013 atuou como professor substituto na UFSCar, campus de Sorocaba, em disciplinas voltadas à Educação em Química; atualmente é professor de ensino básico, técnico e superior do Instituto Federal Goiano, campus Ceres, na área de Química e Educação em Química. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiane Andretta Francisco
Nome em citações bibliográficas
FRANCISCO, C. A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Goiano, IF Goiano - campus Ceres.
Rodovia GO 154, km 3
Zona Rural
76300000 - Ceres, GO - Brasil - Caixa-postal: 51
Telefone: (62) 33077100
URL da Homepage: http://www.ifgoiano.edu.br/ceres/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em Química.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Análise de Dissertações e Teses sobre o Ensino de Química nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Área 46/CAPES (2000-2008), Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: estado da arte; Ensino de Química; produção acadêmica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2004 - 2006
Mestrado em em Ciências.
Universidade de São Paulo - Instituto de Química de São Carlos, USP - IQSC, Brasil.
Título: A produção do conhecimento sobre o Ensino de Química no Brasil: um olhar a partir das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: estado da arte; produção acadêmica; Ensino de Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
1992 - 1999
Graduação em Química.
Universidade de São Paulo - Instituto de Química de São Carlos, USP - IQSC, Brasil.
Orientador: Maria Olimípia de Olveira Rezende.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Diálogos entre o Ensino de Química e o Teatro. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2013 - 2013
I Ciclo de Formação do IFGoiano. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal Goiano, IF Goiano, Brasil.
2011 - 2011
A PCC: uma estratégia para a prática da pesquisa... (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2010 - 2010
A Web 2.0 no ensino de Química: Podcasting, Blogs.. (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2009
Construindo jogos para o ensino de Química. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - Instituo de Química, UNESP/ARARAQUARA, Brasil.
2009 - 2009
Produção de texto didático de ciências.... (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - Instituo de Química, UNESP/ARARAQUARA, Brasil.
2008 - 2008
Articulação entre saberes teórico e práticos.... (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - Instituo de Química, UNESP/ARARAQUARA, Brasil.
2008 - 2008
A Divulgação Científica nas aulas de Química. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2007 - 2007
Metodologias na produção científica e ensino. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Metodologia do Ensino de Química para uso das TICs. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2006 - 2006
Nuevos Materiales Didácticos con enfoque CTS. (Carga horária: 8h).
Facultad de Ciencias Bioquimicas y Farmaceuticas, FCBF, Argentina.
2005 - 2005
Jornada de Capacitação nas Bases ScienceDirect, Sc. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo - Instituto de Química de São Carlos, USP - IQSC, Brasil.
2005 - 2005
1o. Workshop de Capacitação para o Ensino Superior. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Goiano, IF Goiano, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor ensino básico, técnico e superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Goiano - campus Ceres, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Científico Interno - biênio 2014/2015.
02/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química
02/2014 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio em Ensino de Química I
Estágio em Ensino de Química III
Oficina de Práticas Pedagógicas de Bioquímica
Análise Orgânica
Análise Orgânica Experimental
08/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Goiano - campus Ceres, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
07/2013 - 12/2013
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Estágio em Ensino de Química II
Oficina de Práticas Pedagógicas de Química Analítica
Oficina de Práticas Pedagógicas de Química Geral
Oficina de Práticas Pedagógicas de Química Orgânica
Prática de Ensino Aplicada à Química

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Carga horária: 40
Outras informações
Atividades de Participação em Projeto Projeto de Pesquisa:Tendências e perspectivas da pesquisa em ensino de química no Brasil

Atividades

09/2012 - 02/2013
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia para o Ensino de Química
Instrumentação para o Ensino de Química 2
Práticas de Ensino de Química 1
História e Introdução à Filosofia da Ciência
Estágio Supervisionado 2
03/2012 - 06/2012
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Ensino de Química
História da Química
Instrumentação para o Ensino de Química 1
Práticas Integradas em Ciências
Práticas de Ensino de Química 2

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades de Participação de Pojeto de Pesquisa :A produção do conhecimento sobre o ensino de Química no Brasil: um olhar a partir das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Participação no Programa d Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) - estágio realizado na disciplina "Prática de Ensino de Química" oferecida pelo curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Habilitação Química pelo Instituto de Química de São Carlos

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Participação no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) - estágio realizado na disciplina "Comunicação e Expressão em Linguagem Científica II" oferecida no curso de Bacharelado em química pelos Instituto de Química de São Carlos - atuação em atividades pedagógicas

Atividades

01/2006 - 06/2006
Estágios , Instituto de Química de São Carlos, .

Estágio realizado
Estágio Docente no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.
07/2005 - 11/2005
Estágios , Instituto de Química de São Carlos, .

Estágio realizado
Estágio Docente no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.

A. W. Faber-Castell, FABER CASTELL, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio no Laboratório de Pesquisas de Cosméticos e análise de controle de qualidade da produção do setor de cosméticos da indústria



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Construção de mapa conceitual de conteúdos de química orgânica relacionados a disci-plinas dos cursos de Agronomia do IF Goiano
Descrição: Este trabalho busca relacionar os conceitos de Química Orgânica as disciplinas correla-tas/pré-requisitos do curso de agronomia. Há uma carência de trabalhos que buscam mostrar a interdisciplinaridade dos conteúdos, outro ponto a ser discutido no trabalho é avaliar os ementários do curso de Agronomia IF Goiano e conteúdos relacionados a química orgânica. Essa relação se dará usando mapas conceituais para termos uma visão geral de como o conteúdo relacionado as disciplinas correlatas e que possuem pré-requisitos a química orgânica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cristiane Andretta Francisco - Coordenador / Deomar Plácido da Costa - Integrante / Ana Caroline de Oliveira Silva - Integrante.
2016 - Atual
Investigação do uso da História da Química como estratégia de ensino e aprendizagem de Química por professores do ensino básico.
Descrição: Este trabalho busca fazer uma revisão bibliográfica sobre a utilização da História da Química como estratégia de ensino por professores do ensino fundamental ou ensino médio. Para realizar esta investigação, tomaremos como base de pesquisa os Anais do Encontro Nacional de Ensino de Química. A História da Química ou da Ciência é enfatizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais como importante para os estudantes para relacionarem o conhecimento histórico incorporado à cultura e integrado como instrumento tecnológico, na formação contemporânea do cidadão e também como uma forma de contextualizar os conteúdos, proporcionando aos alunos uma aprendizagem significativa e diferenciada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cristiane Andretta Francisco - Coordenador / Ana Flávia Marques Rosa Barbosa - Integrante.
2006 - 2011
Tendências e perspectivas da pesquisa em ensino de química no Brasil
Descrição: Nos últimos anos, no Brasil e em outros países, tem se produzido um conjunto significativo de pesquisas definidas como de caráter bibliográfico ou tipo "estado da arte". Elas trazem em comum o desafio de mapear e discutir determinada produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, tentando identificar que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas e lugares. Neste trabalho pretendemos desenvolver uma pesquisa desta natureza, tendo como objetivo identificar e analisar as principais características dos trabalhos produzidos na área de Ensino de Química no Brasil, em Programas de Pós-Graduação vinculados à área de Ensino de Ciências e Matemática da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a partir das seguintes fontes de dados: dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas nos referidos Programas, no período de 1998 a 2008. Os trabalhos serão estudados em função dos seguintes aspectos: ano de apresentação, local de produção, instituição de origem, nível escolar abrangido no estudo, foco temático do estudo e o gênero de trabalho acadêmico (ou tipo de pesquisa). Tomaremos como referencial metodológico de análise o trabalho de Megid Neto, intitulado "Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências no nível fundamental"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FRANCISCO, C. A.2008 FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . A produção sobre o ensino de química nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química:uma revisão.. Química Nova (Impresso), v. 31, p. 2100-2110, 2008.

2.
FRANCISCO, C. A.2007 FRANCISCO, C. A.; SA, L. P. ; QUEIROZ, S.L. . Estudo de caso em química. Química Nova, v. 30, p. 731-739, 2007.

3.
FRANCISCO, C. A.2007 FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Apredizagem significativa e ensino de química: uma análise dos trabalhos apresentados em eventos da área de educaçao em química no Brasil.. Indivisa, Boletín de Estudios e Investigación, v. 8, p. 653-662, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . A Produção Acadêmica Brasileira sobre o Ensino de Química em Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas do VIII ENPEC, 2011.

2.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Análise de Dissertações Produzidas sobre Livros Didáticos de Química em Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília - DF. CD-Rom XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

3.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Investigação sobre os trabalhos apresentados nas RASBQs que relacionam a divulgação científica à educação em química.. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba - PR. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008.

4.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Estudos que estabelecem relações entre o ensino de química e a educação ambiental: um olhar a partir das Reuniões Anuais da Soceidade Brasileira de Química.. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis - SC. CD-ROM do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007.

5.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Aprendizagem significativa e ensino de química: uma análise a partir de eventos da área de Educação em Química no Brasil.. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis - SC. CD-ROM do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007.

6.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Análise dos trabalhos apresentados nos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química de 1999 a 2003. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências, 2005, Bauru. Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Chemistry Textbook Research in Brazil: An Overview. In: 10th European Conference on Research in Chemistry Education - ECRICE, 2010, Cracóvia - Polônia. Book of Abstracts 10th European Conference on Research in Chemistry Education, 2010.

2.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . NEW TECHNOLOGIES IN CHEMICAL EDUCATION IN BRAZIL: AN OVERVIEW. In: 3rd World Conference on Science and Technology Education - ICASE, 2010, Tartu - Estônia. 3rd World Conference on Science and Technology Education - ICASE 2010, 2010.

3.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Research on Preservice Teacher Education in Brazil: An Approach Emphasizing Chemistry Teaching. In: The European Conference on Educational Research - ECER2010, 2010, Helsinki - Finlândia. Abstract The European Conference on Educational Research - ECER2010, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRANCISCO, C. A.. Elaboração de mapas conceituais como estratégia de ensino para o ensino de Química por alunos de cursos de licenciatura em Química. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2014.

2.
Silva, J.L.S ; SOUZA, D. A. ; FRANCISCO, C. A. . Os níveis de aprendizagem analisados na aplicaçã do Jogo Dominó Químico Orgânico. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2014.

3.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Research in Chemistry Education in Brazil: An Overview. In: The 5th. International Conference Research in Didatics of the Sciences, 2012, Cracóvia. The 5th. International Conference Research in Didatics of the Sciences - Book of Abstracts, 2012.

4.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . As Pesquisas sobre Educação em Química Produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. Livro de Resumos do VI EPPEQ, 2011.

5.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Novas tecnologias no ensino de Química: um olhar sobre teses e dissertações brasileiras. In: 33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia - SP. CD-Rom 33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

6.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . A Pesquisa Acadêmica Brasileira Sobre o Livro Didático de Química. In: 33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia - SP. CD-rom da 33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

7.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Experimentação no Ensino de Química: Contexto Brasileiro. In: VI Jornadas Internacionales y IX Jornadas Nacionales de Enseñanza Universitária de la Química, 2010, Santa Fé - Argentina. CD-rom VI Jornadas Internacionales y IX Jornadas Nacionales de Enseñanza Universitária de la Química, 2010.

8.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Formação de Professores de Química: Dissertações Produzidas em Programas de Pós-Graduação da Área 46 da CAPES. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília - DF. CD-Rom XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

9.
FRANCISCO, C. A.; Osmair Benedito da Silva ; QUEIROZ, S.L. . Research on Chemistry Teacher Education: Brazilian Context. In: 11th Eurasia Conference on Chemical Sciences, 2010, Mar Morto - Jordânia. Abstract Book 11th Eurasia Conference on Chemical Sciences, 2010.

10.
FRANCISCO, C. A.; Osmair Benedito da Silva ; QUEIROZ, S.L. . Análise dos Trabalhos Apresentados nas Reuniões Anuais da SBQ sobre Características dos Professores de Química. In: VII Evento de Educação em Química, 2009, Araraquara - SP. Anais do VII Evento de Educação em Química, 2009.

11.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Análise dos Trabalhos Apresentados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química sobre Características dos Professores. In: V Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2009, Ribeirão Preto - SP. CD-Rom do V Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2009.

12.
FRANCISCO, C. A.; Abreu, Luciana Nobre de ; Ferreira, Jerino Queiroz ; QUEIROZ, S.L. . Textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de Química no ensino médio.. In: 31a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Águas de Lindóia - SP. CD-Rom da 31a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008.

13.
FRANCISCO, C. A.; Abreu, Luciana Nobre de ; QUEIROZ, S.L. . Divulgação científica e ensino de química: investigando relações possíveis a partir das propostas apresentadas nas RASBQs. In: 31a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Águas de Lindóia. CD-Rom da 31a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008.

14.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA ?LIVRO DIDÁTICO? NA ÁREA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM QUÍMICA NO BRASIL. In: 6o. Simpósio Brasileiro de Educação Química - 6o. SIMPEQUI, 2008, Fortaleza - CE. CD-Rom do 6o. Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2008.

15.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Formação de Professores de Química: Um Olhar a Partir das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química.. In: TERCER CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS, 2007, Bogotá - Colômbia. TERCER CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS, 2007.

16.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Recursos didáticos no ensino de química: propostas apresentadas nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química.. In: 30a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quimica, 2007, Águas de Lindóia - SP. 30a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quimica, 2007.

17.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Produção do conhecimento sobre o ensino de química:um olhar a partir das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química.. In: 30a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. 30a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007.

18.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Análise dos trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química no período de 2000 a 2002.. In: XIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2006, Campinas - SP. CD- ROM XIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2006.

19.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Uma análise da produção acadêmica brasileira sobre o ensino de química associado a questões ambientais.. In: XIII Reunión de Educadores en Química de la República Argentina, 2006, Rosário - Argentina. CD-ROm da XIII Reunión de Educadores en Química de la República Argentina, 2006.

20.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . A temática Educação Ambiental nos trabalhos apresentados na seção de Ensino de Química das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química, de 1999 a 2005.. In: 26o. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2006, Santa Cruz do Sul - RS. CD-ROM do 26o. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2006.

21.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Aprendizagem significativa e ensino de química: uma análise dos trabalhos apresentados em eventos da área de educação em química no Brasil.. In: V Encuentro Internacional Sobre el Aprendizaje Significativo, 2006, Madrid - Espanha. Livro de Resumos do V Encuentro Internacional Sobre el Aprendizaje Significativo, 2006.

22.
FRANCISCO, C. A.; OLIVEIRA, J. R. ; QUEIROZ, S.L. . A pesquisa acadêmica brasileira sobre as temáticas das concepções alternativas dos alunos e da abordagem CTS de ensino.. In: 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas - MG. livro de resumos da 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005.

23.
FRANCISCO, C. A.; OLIVEIRA, J. R. ; QUEIROZ, S.L. . Uma revisão das propostas para o desenvolvimento de habilidades de expressão oral e escrita de alunos de graduação em química.. In: 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas - MG. livro de resumos da 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005.

24.
FRANCISCO, C. A.; SA, L. P. ; QUEIROZ, S.L. . A abordagem de temas concernentes à educação ambiental por pesquisadores da área de educação em ciências.. In: XLIV Congresso Brasileiro de Química, 2004, Fortaleza - CE. CD-ROM do XLIV Congresso Brasileiro de Química, 2004.

25.
FRANCISCO, C. A.; JAVARONI, R. C. A. ; REZENDE, M. O. O. . Estudo Potenciométrico do Comportamento Ácido-Base de um Ácido Húmico e sua Interação com os Cátions Metálicos Fe+3 e VO+2. In: 18a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1995, Caxambú - MG. livro de resumos 18a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
FRANCISCO, C. A.. 'Panorama da Pesquisa em Educação Química no Brasil'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FRANCISCO, C. A.. O papel da Educação em química no Ano Internacional da Química: rumos e desafios para a nossa vida, nosso futuro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
FRANCISCO, C. A.. Introdução à Alquimia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FRANCISCO, C. A.. Mapas Conceituais no Ensino de Química. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Estudos de Casos no Ensino e na Aprendizagem de Ciências. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FRANCISCO, C. A.. Estratégias de Ensino-Aprendizagem no Ensino de Química. 2005. .

5.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S.L. . Estratégias de Ensino-Aprendizagem em Química.. 2004. .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BENITE, C. R. M.; FALONE, S. Z.; FRANCISCO, C. A.. Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí. 2014. Instituto Federal Goiano.

2.
BERGAMO, E. P.; FRANCISCO, C. A.; PORTO, M. G. C.. Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano - Câmpus Morrinhos. 2014. Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos.

3.
FRANCISCO, C. A.; OLIVEIRA, R. R. S.; LEITE, P. R. S. C.. Processo Seletivo Simplificado de Contratação de Professores Temporários/Substitutos. 2013. Instituto Federal Goiano - Campus Ceres.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação - ELPED.Mapas Conceituais no Ensino de Química. 2014. (Encontro).

2.
II Simpósio de Licenciatura em Química (Simpliqui)..Panorama da Pesquisa em Educação Química no Brasil. 2014. (Simpósio).

3.
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química.?A integração entre a pesquisa e a escola abrindo possibilidades para um ensino de química melhor?. 2014. (Encontro).

4.
VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.As pesquisas sobre educação em química produzidas nos programas de pós-graduação em ensino de ciências e matemática. 2011. (Encontro).

5.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A produção acadêmica brasileira sobre o ensino de química em programas de pós-graduação em ensino de ciências e matemática. 2011. (Encontro).

6.
33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. A pesquisa acadêmica brasiliera sobre o livro didático de química. 2010. (Congresso).

7.
III encontro de Comunidades de Aprendizagem. 2010. (Encontro).

8.
VI Jornadas Internacionales y IX Jornadas Nacionales de Enseñanza Universitária de la Química.Experimentação no ensino de química; contexto brasileiro. 2010. (Outra).

9.
XV Encontro Nacional de Ensino de Química.Formação de professores de química: dissertações produzidas em programas de pós-graduação da área 46 da Capes. 2010. (Encontro).

10.
XV Encontro Nacional de Ensino de Química.Análise das dissertações produzidas sobre livros didáticos de química em programas de pós-graduação em ensino de ciências e matemática. 2010. (Encontro).

11.
V Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Análise dos trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química sobre características dos professores. 2009. (Encontro).

12.
VII Evento de Educação em Química.Análise dos trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais da SBQ sobre características dos professores de química. 2009. (Outra).

13.
31a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Divulgação Científica ensino de química: investigando relações possíveis a partir das propostas apresentadas nas RASBQs. 2008. (Congresso).

14.
31a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de química no ensino médio.. 2008. (Congresso).

15.
6o. Simpósio Brasileiro de Educação Química.A produção do conhecimento sobre a temática "livro didático" na área de pesquisa em educação em química no Brasil. 2008. (Simpósio).

16.
XIV Encontro Nacional de Ensino de Química.Investigações sobre os trabalhos apresentados nas RASBQs que relacionam a divulgação científica à educação química. 2008. (Encontro).

17.
30a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quimica. Recursos didáticos no ensino de química: propostas apresentadas nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química. 2007. (Congresso).

18.
30a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quimica. Produção do conhecimento sobre o ensino de química: um olhar a partir das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química. 2007. (Congresso).

19.
I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCAR: Currículo, prática docente e avaliação. 2007. (Seminário).

20.
IV Semana de Pesquisa do Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências.Tendências e Perspectivas da Pesquisa em Ensino de Química no Brasil. 2007. (Encontro).

21.
VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Estudos que estabelecem relações entre o ensino de química e a educação ambiental: um olhar a partir das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química. 2007. (Encontro).

22.
VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Aprendizagem significativa e o ensino de química; uma análise a partir de eventos da área de educação em química no Brasil. 2007. (Encontro).

23.
26o. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.A temática " educação ambiental" nos trabalhos apresentados na seção de ensino de química da Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química de 1999 á 2005. 2006. (Encontro).

24.
XIII Encontro Nacional de Ensino de Química.Análise dos trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química no período de 2000 a 2002. 2006. (Encontro).

25.
XIII Reunión de Educadores en Química y I Jornadas Internacionales de.Uma análise da produção acadêmica brasileira sobre o ensino de química associado a questões ambientais. 2006. (Outra).

26.
1o. Workshop de Capacitação para o Ensino Superior: Estilos de Aprendizagem. 2005. (Outra).

27.
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Análise dos trabalhos apresentados nos encontros de debates sobre o ensino de química de 1999 a 2003. 2005. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FRANCISCO, C. A.. O papel da Educação em química no Ano Internacional da Química: rumos e desafios para a nossa vida, nosso futuro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


2009 - Participação na avaliação de seminários apresentados pro graduando matriculados na disciplina de Comunicação e Expressão em Linguagem Científica II do curso de bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos - USP .

2012 - Aprovação em 1o. lugar em Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto realizado na Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba na área de Química - sub-área Ensino de Química publicado no D.O.U de 6/03/2012 na seção 3, pag. 38.

2013 - Aprovação em 1o. lugar em Concurso Público para professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Goiano - campus Ceres na área de Química - Educação em Química publicado no D.O.U de 13/05/2013 na seção 3, pag.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 20:27:18