Rita Jover-Faleiros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3249150902216646
  • Última atualização do currículo em 10/09/2018


docente e pesquisadora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo, onde atua na área de Língua Francesa e respectiva Literatura. Desenvolve pesquisa na área de ensino da leitura e do ensino da leitura literária. Bacharel em Letras pela FFLCH-USP, fez mestrado e doutorado na mesma instituição . Participou, entre outras publicações, dos livros Leitura(s) em francês língua estrangeira (org. Pietraróia e Albuquerque-Costa, 2014); Mario Laranjeira: poeta da tradução (org. Álvaro Faleiros, São Paulo: Dobra editorial, 2013) e Leitura de literatura na escola (org. Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros, São Paulo: Parábola editorial, 2013) e organizou, com Cristina M. C. Pietraróia, o número especial Leitura: questões, incongruências e tabus da Revista Horizontesde Linguística Aplicada (UnB, 2007). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rita Jover-Faleiros
Nome em citações bibliográficas
JOVER-FALEIROS, R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.
Estrada do Caminho Velho
Jardim Nova Cidade
07252312 - Guarulhos, SP - Brasil
Telefone: (11) 33812000
URL da Homepage: www.unifesp.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Didática da leitura literária na formação em FLE: em busca dos leitores., Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Cristina Moerbeck Casadei Pietraróia.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ensino; francês língua estrangeira; leitura; leitura literária; literatura francesa.
2003 - 2006
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A experiência da leitura literária em um curso de Francês Instrumental,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Cristina Moerbeck Casadei Pietraróia.
Palavras-chave: ensino; francês instrumental; francês língua estrangeira; leituira literária; leitura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
1997 - 2002
Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Université de Montreal, UdeM, Canadá.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Formação Complementar


2000 - 2000
Extensão universitária em Nancy. (Carga horária: 300h).
Université de Nancy 2, NANCY2, França.
2000 - 2000
Stage de perfectionnement pour professeurs de FLE. (Carga horária: 48h).
Centre de Linguistique Appliquée, CLA, França.
1999 - 1999
Extensão universitária em Nancy. (Carga horária: 300h).
Université de Nancy 2, NANCY2, França.
1998 - 1998
Extensão universitária em Nancy.
Université de Nancy 2, NANCY2, França.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Membro Representante - Professor Ajunto.
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Membro representante da EFLCH na Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarulhos, .

Cargo ou função
Representante de área na Comissão de Licenciatura do Departamento de Letras.
02/2015 - Atual
Ensino, Abi - Letras - Português - Frances, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino da leitura em língua estrangeira: aspectos teóricos e metodológicos
Ensino/aprendizagem da leitura em língua estrangeira: aspectos teóricos e metodológicos
04/2013 - Atual
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio I
Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Língua Francesa I
Laboratório de Língua Francesa
Língua Francesa I
Língua Francesa II
Língua Francesa V
Língua Francesa VI
04/2014 - 04/2017
Direção e administração, Campus Guarulhos, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Letras.
03/2013 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarulhos, .

Cargo ou função
Comissão de Licenciatura.

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: contrato temporário, Carga horária: 40

Atividades

01/2013 - 02/2013
Extensão universitária , Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação de Francês - UnB Idiomas.
06/2011 - 02/2013
Ensino, Letras - Tradução Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado do Francês 1 (licenciatura)
Estágio Supervisionado do Francês 2 (licenciatura)
Francês Instrumental 1
Prática do Francês Oral e Escrito 2
Prática do Francês Oral e Escrito 3
09/2004 - 08/2006
Ensino, Línguas Estrangeiras e Tradução, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado de francês 1
Estágio supervisionado de francês 2
Francês instrumental 1
Prática do francês oral e escrito 1
Prática do francês oral e escrito 2
Prática do francês oral e escrito 3
Prática do francês oral e escrito 4

Colégio Santa Cruz, CSC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Monitor bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28

Atividades

07/2002 - 03/2004
Treinamentos ministrados , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Treinamentos ministrados
Estágio no ensino do Francês Instrumental
Estágio no ensino do Francês Língua Estrangeira
02/2002 - 03/2003
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
09/2000 - 03/2003
Ensino, Engenharia, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Língua Francesa 4
Língua Francesa 3
Língua Francesa 2
Língua Francesa 1

Aliança Francesa, AF - SP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 16

Atividades

03/1999 - 04/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Francesa curso avançado 1 e 2
Língua Francesa curso de aperfeiçoamento 1, 2 e 3
Língua Francesa curso de base 1, 2 e 3

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

05/2004 - 07/2004
Ensino, Curso superior em gastronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Módulo de Francês


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Papel
Descrição: O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Rita Jover-Faleiros - Integrante / Francine Weiss Ricieri - Integrante / Juliana Loyola - Integrante / Luís Fernando Prado telles - Integrante / Sandro Luís da Silva - Integrante / Pedro Marques Neto - Integrante / Ana Cristina Carmelino - Integrante / Paulo Eduardo Ramos - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2011 - 2013
Leitura em língua estrangeira: experiência e reflexão
Descrição: Os objetivos desta pesquisa são estabeler parâmetros curriculares específicos para a formação do leitor em língua estrangeira no âmbito da formação em nível superior em Letras/Francês e desenvolver material didático com essa finalidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Tradução e Didática de Línguas: um estudo crítico-comparativo dos Dicionários Cuq/Galisson
Descrição: O projeto propõe a tradução dos verbetes presentes nos dois dicionários, além de um estudo comparativo-histórico dos conceitos de didática de línguas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rita Jover-Faleiros - Integrante / Maria da Glória Magalhães dos Reis - Integrante / Alice Maria de Araújo Ferreira - Coordenador / Adriana Santos Corrêa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2003 - 2009
Leitura e construção do sentido
Descrição: Este projeto tem como objetivo o estudo e a pesquisa das diversas variáveis que envolvem a leitura em francês língua estrangeira vista como um processo de comunicação, representação e construção do sentido. A partir das perspectivas interativa e cognitiva da leitura, são estudados , entre outros pontos, o tratamento lexical, a elaboração da macro-estrutura textual, a capacidade de inferência, os automatismos e a capacidade de controle do leitor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura
Descrição: O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Rita Jover-Faleiros - Integrante / Francine Weiss Ricieri - Integrante / Juliana Loyola - Integrante / Luís Fernando Prado telles - Integrante / Sandro Luís da Silva - Integrante / Pedro Marques Neto - Integrante / Ana Cristina Carmelino - Integrante / Paulo Eduardo Ramos - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Non Plus
2013 - Atual
Periódico: Horizontes de Linguística Aplicada
2012 - Atual
Periódico: Revista Letras Raras
2010 - Atual
Periódico: ÁGUA VIVA (UNB)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
JOVER-FALEIROS, R.2018JOVER-FALEIROS, R.. Retratos da leitura, retratos do leitor: gestos, espaços e hábitos. ÁGUA VIVA (UNB), v. 3, p. 10-27, 2018.

2.
JOVER-FALEIROS, R.2017JOVER-FALEIROS, R.. Clivagens entre língua e literatura na formação em Letras/Francês: um espaço para reflexão. Revista Letras Raras, v. 6, p. 55-71, 2017.

3.
JOVER-FALEIROS, R.2012JOVER-FALEIROS, R.. Prefácio e Leitor(es)-Modelo(s): instruções para uma máquina preguiçosa. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso), v. 14, p. 217-230, 2012.

4.
JOVER-FALEIROS, R.2011JOVER-FALEIROS, R.. Où que tu sois, mon fils: problema de leitura em uma narrativa de Tahar Ben Jelloun em contexto de ensino-aprendizagem do FLE. GRAPHOS (JOÃO PESSOA), v. 13, p. 1-11-11, 2011.

5.
JOVER-FALEIROS, R.2009JOVER-FALEIROS, R.. Leitura Literária e Ensino do Francês Língua Estrangeira: consenso teórico, ausência na prática?. Fragmentos (UFSC), v. 1, p. 163-177, 2009.

6.
JOVER-FALEIROS, R.2007JOVER-FALEIROS, R.. Francês Instrumental ou Ensino de Leitura em 'língua estrangeira. Horizontes (UnB), v. 1, p. 42-53, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DALVI, M. A. (Org.) ; REZENDE, N. L. (Org.) ; JOVER-FALEIROS, R. (Org.) . Leitura de literatura na escola. 1. ed. São Paulo: Parábola editorial, 2013. v. 1.

2.
JOVER-FALEIROS, R.. Redação de denúncias de violência contra a criança e o adolescente. 1. ed. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR)/ CECRIA, 2012. v. v.3.

Capítulos de livros publicados
1.
JOVER-FALEIROS, R.. Que projetos para os leitores em Francês Língua Estrangeira?. In: Sinara de Oliveira Branco; Josilene Pinheiro-Mariz. (Org.). Estudos Em linguagEns, discurso E tradução. 1ed.Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2015, v. 1, p. 1-208.

2.
JOVER-FALEIROS, R.. Problemas de leitura e problemas com a leitura: noções para a abordagem da leitura em contexto de ensino-aprendizagem de FLE. In: Cristina M. Casadei Pietraróia; Heloísa Albuquerque-Costa. (Org.). Leitura(s) em francês língua estrangeira. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2014, v. 2, p. 71-86.

3.
JOVER-FALEIROS, R.. O 'on' entre nós e os outros: uma aula de Mario Laranjeira. In: Álvaro Faleiros. (Org.). Mario Laranjeira: poeta da tradução. 1ed.São Paulo: Dobra editorial, 2013, v. 1, p. 95-104.

4.
JOVER-FALEIROS, R.. Sobre o prazer e o dever ler: figurações de leitores e modelos de ensino da literatura. In: Maria Amélia Dalvi; Neide Luzia de Rezende; Rita Jover-Faleiros. (Org.). Leitura de literatura na esciola. 1ed.São Paulo: Parábola editorial, 2013, v. 1, p. 113-130.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JOVER-FALEIROS, R.. Paratextos em diálogo com o leitor: o prefácio como construção dos parâmetros de recepção do texto. In: IV Simpósio Internacional de Linguística da Cruzeiro do Sul, 2011, São Paulo. Anais do IV Seminário Internacional de Linguística: Discurso, Gênero e Memória. São Paulo: Terracota, 2011. v. 1. p. 940-950.

2.
JOVER-FALEIROS, R.. Les représentations du littéraire dans la méthode Reflets 1. In: Le manuel scolaire: d'ici et d'ailleurs, d'hier à aujourd'hui, 2007, Montréal. Le manuel scolaire. Montréal: Presses Universitaires du Québec, 2007. v. 1.

3.
JOVER-FALEIROS, R.. Armadilhas da leitura instrumental no ensino do francês língua estrangeira. In: XVI Congresso de leitura do Brasil, 2007, Campinas. Caderno de atividades - resumos, 2007. p. 181-181.

4.
JOVER-FALEIROS, R.. Francês Instrumental: por uma precisão terminológica. In: XV Congresso Brasileiro de Professores de Francês, 2006, Belo Horizonte. Plurilingüismo e identidade cultural: actes du XV Congrès brésilien des professeurs de français. Belo Horizonte: Associação dos professores de francês de Minas Gerais, 2005. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
JOVER-FALEIROS, R.. La lecture littéraire pour les niveaux débutants en classe de FLE ?. In: Colloque, 2008, Toulouse. Le texte du lecteur, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JOVER-FALEIROS, R.. Leitura literária em Francês Língua Estrangeira: o texto do leitor. In: III Seminário Internacional de Linguística, 2009, São Paulo. Caderno de resumos, 2009.

2.
JOVER-FALEIROS, R.. Literatura e ensino do francês língua estrangeira: um "monumento" fadado ao abandono?. In: Presenças do livro francês no Brasil: traduções, ensino e bibliotecas de escritores, 2009, São Paulo. Caderno de resumos. São Paulo, 2009. v. 1. p. 44-44.

3.
JOVER-FALEIROS, R.. Leitores, leituras, escola: a literatura em perigo?. In: 56º SEMINÁRIO DO GEL, 2008, São José do Rio Preto. Caderno de resumos 56º SEMINÁRIO DO GEL, 2008.

4.
JOVER-FALEIROS, R.. La difficulté lexicale et la lecture littéraire dans un cours de Français Instrumental. In: XVI Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2007, João Pessoa. Programme - Résumés. João Pessoa: Federação Brasileira dos Professores de Francês, 2007. v. 1.

5.
JOVER-FALEIROS, R.. O texto literário no ensino do francês: sacralização, abandono e resgate. In: II Encontro de Lingüística Aplicada da Região Centro-Oeste, 2005, Brasília. II Encontro de Lingüística Aplicada da Região Centro-Oeste, 2005. v. 1.

6.
JOVER-FALEIROS, R.. O francês instrumental: a necessidade de uma definição terminológica. In: XV Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2005, Belo Horizonte. XV Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2005. v. 1.

7.
JOVER-FALEIROS, R.. A leitura e o ensino do Francês Língua Estrangeira. In: 51 Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2003, Taubaté. 51 GEL, 2003. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
JOVER-FALEIROS, R.. 'Aquisição e aprendizagem de Línguas Estrangeiras: velhas querelas, novos contextos?'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
JOVER-FALEIROS, R.. Entre l?enseignement de langue et de littérature : la formation des lecteurs en niveau de licence du cours Lettre Portugais/Français. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
JOVER-FALEIROS, R.. Competência leitora e sua avaliação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
JOVER-FALEIROS, R.. Ensino de Literaturas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
JOVER-FALEIROS, R.. A leitura literária na formação de sujeitos leitores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
JOVER-FALEIROS, R.. A noção de "estratégia" para o ensino/aprendizagem e seu processo de transformação ao logo de trinta anos: dois dicionários, dois momentos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
JOVER-FALEIROS, R.. Problèmes de lecture et problèmes avec la lecture: des notions pour le développement des activités de lecture en contexte d'enseignement/apprentissage du FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
JOVER-FALEIROS, R.. Paratextos em diálogo com o leitor: o prefácio como construção dos parâmetros de recepção do texto.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
JOVER-FALEIROS, R.. A instância do leitor no ensino de literatura: uma (difícil) mudança de paradigmas ? entre o(s) texto(s) do(s) leitor(es) e as demandas institucionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
JOVER-FALEIROS, R.. Leitura literária em Francês Língua Estrangeira: o texto do leitor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
JOVER-FALEIROS, R.. Literatura e ensino do FLE: um "monumento" fadado ao abandono?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
JOVER-FALEIROS, R.. Leitura em Francês Língua Estrangeira: uma abordagem cognitiva da leitura literária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
JOVER-FALEIROS, R.. La lecture littéraire pour les niveaux débutants en classe de FLE ?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
JOVER-FALEIROS, R.. A leitura literária no ensino do Francês Língua Estrangeira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
JOVER-FALEIROS, R.. O Francês Instrumental no Centro de Línguas da FFLCH-USP. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
JOVER-FALEIROS, R.. Jouons à Colin-Maillard et autres jeux. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
JOVER-FALEIROS, R.. Le narrateur collectif dans Celui qui n'avait jamais vu la mer. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
JOVER-FALEIROS, R.; HIRATA, T. R. S. . Les personnages de Notre-Dame de Paris à travers les chansons. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
JOVER-FALEIROS, R.. Chansons pour les grands et les petits. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
JOVER-FALEIROS, R.. Tu ou vous?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
JOVER-FALEIROS, R.. JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Tradução de Marcos Bagno e Marcos Marciolino. São Paulo: Parábola editorial, 2012.. Curitiba: Educar em Revista, 2014 (Resenha).

2.
JOVER-FALEIROS, R.. O sujeito leitor, autor da singularidade da obra. São Paulo: Alameda editorial, 2012. (Tradução/Artigo).

3.
JOVER-FALEIROS, R.; MELLO, Heitor Ferraz ; NASSIF, Camila . Dez anos e nove meses. São Paulo: Edições SM, 2011. (Tradução/Livro).

4.
JOVER-FALEIROS, R.. Tantã. São Paulo: Edições SM, 2009. (Tradução/Livro).

5.
JOVER-FALEIROS, R.. Arte Românica. São Paulo: Atelier editora, 2009. (Tradução/Livro).

6.
MULLER JR., A. ; JOVER-FALEIROS, R. ; MARCONDES, C. I. . A narrativa cinematográfica. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2008. (Tradução/Livro).

7.
JOVER-FALEIROS, R.. Do nomadismo. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2008. (Tradução/Livro).

8.
PIETRAROIA, C. M. C. ; JOVER-FALEIROS, R. . Leitura: questões, incongruências e tabus. Brasília, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

9.
JOVER-FALEIROS, R.. Label France - Revista da Atualidade Francesa. Paris: Ministério das Relações Exteriores francês, 2007. (Tradução/Outra).

10.
JOVER-FALEIROS, R.. Label France revista de atualidade francesa. Paris: Ministério das Relações Exteriores da França, 2007. (Tradução/Outra).

11.
JOVER-FALEIROS, R.. Label France Revista de atualidade francesa. Paris: Ministério das Relações Exteriores francês, 2007. (Tradução/Outra).

12.
JOVER-FALEIROS, R.. Label France Revista de Atualidade Francesa, 2006. (Tradução/Outra).

13.
JOVER-FALEIROS, R.. Label France Revista da Atualidade Francesa, 2006. (Tradução/Outra).

14.
JOVER-FALEIROS, R.. Label France Revista de Atualidade Francesa, 2006. (Tradução/Outra).

15.
JOVER-FALEIROS, R.. "O ministério público diante das jurisdições administrativas na França". Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2006. (Tradução/Artigo).

16.
JOVER-FALEIROS, R.. Label France Revista da atualidade francesa. Paris, 2005. (Tradução/Outra).

17.
JOVER-FALEIROS, R.. Label France Revista de atualidade francesa, 2005. (Tradução/Outra).

18.
JOVER-FALEIROS, R.. Carnets indiens: avec les indiens Urubus-Kaapor, Brésil. Paris: Plon, 2002. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
JOVER-FALEIROS, R.; GAMEZ, L. ; GOLDSTEIN, I. . Letramento Institucional - UNIFESP. 2016.

2.
PIETRAROIA, C. M. C. ; JOVER-FALEIROS, R. . Séance de travail autour de la méthode Bien Joué. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
JOVER-FALEIROS, R.. Revista Raído. 2018.

2.
JOVER-FALEIROS, R.. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea,. 2018.

3.
JOVER-FALEIROS, R.. Via Atlântica. 2015.

4.
JOVER-FALEIROS, R.. Arredia. 2015.

5.
JOVER-FALEIROS, R.. Non Plus. 2015.

6.
JOVER-FALEIROS, R.. Programa Mais Cultura nas Universidades. 2015.

7.
JOVER-FALEIROS, R.. Parecerista ad hoc Revista Non Plus. 2014.

8.
JOVER-FALEIROS, R.. Revista Non Plus. 2014.

9.
JOVER-FALEIROS, R.. Parecer ad hoc Horizontes de Linguística Aplicada. 2013.

10.
JOVER-FALEIROS, R.. Parecerista ad hoc Revista Non Plus. 2013.

11.
JOVER-FALEIROS, R.. Parecerista ad hoc Revista Non Plus. 2013.

12.
JOVER-FALEIROS, R.. Parecer ad hoc Revista da ABRALIC. 2013.

13.
JOVER-FALEIROS, R.. Parecer ad hoc EDUFES. 2013.

14.
JOVER-FALEIROS, R.. parecerista ad hoc Revele - UFMG. 2012.

15.
JOVER-FALEIROS, R.. parecerista ad hoc Revista Horizontes de Linguística Aplicada - UnB. 2012.

16.
JOVER-FALEIROS, R.. Parecerista had hoc Revista Belas Infiéis. 2012.

17.
PIETRAROIA, C. M. C. ; JOVER-FALEIROS, R. . Elaboração do exame de proficiência em língua francesa. 2004.

18.
PIETRAROIA, C. M. C. ; JOVER-FALEIROS, R. . Projeto de Ensino de francês em semi-autonomia para alunos da Escola Politécnica da USP. 2002.

Redes sociais, websites e blogs
1.
JOVER-FALEIROS, R.. Considerações sobre gêneros textuais na aula de Língua Portuguesa: do plano de aula ao relato de experiência. 2013; Tema: Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
PINHEIRO-MARIZ, J. ; JOVER-FALEIROS, R. . Revista Letras Raras: Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas. 2015. (Editoração/Periódico).

2.
JOVER-FALEIROS, R.. La lecture littéraire et le "texte du lecteur". 2011. .

3.
JOVER-FALEIROS, R.; PIETRI, E. ; REZENDE, N. L. . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Vanessa Cristina da Cunha sob o título. 2011. (Banca Examinadora Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FEUSP).

4.
JOVER-FALEIROS, R.. Redação de denúncias. 2010. .

5.
JOVER-FALEIROS, R.. APPROCHE SEMIOLINGUISTIQUE ET INTERCULTURELLE. 2008. (Tradução consecutiva do ciclo de conferências de Marc Souchon).

6.
JOVER-FALEIROS, R.. Redação de denúncias. 2007. .

7.
PIETRAROIA, C. M. C. ; JOVER-FALEIROS, R. . Horizontes em Lingüística Aplicada. 2007. (Editoração/Periódico).

8.
JOVER-FALEIROS, R.. A literatura no ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE): comprometer-se com convicção. 2007. (Tradução consecutiva).

9.
JOVER-FALEIROS, R.. Encontros com Jean Verrier. 2007. (Tradução consecutiva).

10.
JOVER-FALEIROS, R.. II Stage de perfectionnement en Français Langue Etrangère: Tu ou vous?. 2003. .

11.
JOVER-FALEIROS, R.. Jornadas de formação continuada para professores da rede pública do estado de São Paulo: L'utilisation de la bande dessinée en classe de FLE. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
JOVER-FALEIROS, R.. Reciclagem dos professores de francês da rede municipal de ensino de São Paulo. 2002. .


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
JOVER-FALEIROS, R.. "O francês no Brasil em todos os sentidos". 2009 (Assistente de curadoria da exposição .).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
JOVER-FALEIROS, R.; MARTIN, V. L. R.; REZENDE, N. L.; SOARES, M. H.. Participação em banca de Ana Carolina de Oliveira Morais. Uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental II: A hora da estrela, de Clarice Lispector. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

2.
ALBUQUERQUE-COSTA, H.; JOVER-FALEIROS, R.; PIETRAROIA, C. C. M.. Participação em banca de Barbara Carolina Dias. O papel do léxico em classe de Francês Língua Estrangeira: novas abordagens e perspectivas a partir do estudo da operação Dis-moi dix mots. 2016. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

3.
JOVER-FALEIROS, R.; MORAES, R. M. A.; ARAGAO, C. O.. Participação em banca de Gisleuda de Araújo Gabriel. Práticas de leitura literária em aulas de FLE: desmistificando crenças sobre o texto literário em contexto de formação de professores de francês na UECE. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará.

4.
JOVER-FALEIROS, R.; PIETRI, E.; REZENDE, N. L.. Participação em banca de Vanessa Cristina da Cunha Caires. Práticas de ensino leitura literária em turmas de 5a série/6o ano do Ensino Fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

5.
FONSECA, D. M.; JOVER-FALEIROS, R.; SOUSA, Germana H. P. de. Participação em banca de Silvia Urmila Almeida Santos. Invenção e fantasia sobre a modernidade em Cem anos de solidão e Ninguém escreve ao coronel, de Gabriel Garcia Márquez. 2011. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
DALVI, M. A.; JOVER-FALEIROS, R.; KLAUCK, A. P.; MACHADO, L. M. C. V.; NASCIMENTO, J. L.. Participação em banca de Arlene Batista da Silva. Literatura em LIBRAS e educação literária de surdos: um estudo da coleção "Educação de surdos"e de vídeos literários em LIBRAS compartilhados na internet. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Qualificações de Doutorado
1.
JOVER-FALEIROS, R.; ORTALE, F. L.; PIETRAROIA, C. C. M.. Participação em banca de Lucília Souza Lima Teixeira. A leitura do texto literário rm Francês Língua Estrangeira: desafios e convergências da contemporaneidade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
ALBUQUERQUE-COSTA, H.; JOVER-FALEIROS, R.; PIETRAROIA, C. C. M.. Participação em banca de Barbara Carolina Dias. Novos caminhos e perspectivas de ensino-aprendizagem lexical de francês língua estrangeira a partir da operação anual dis-moi dix mots. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

2.
JOVER-FALEIROS, R.; PIETRI, E.; REZENDE, N. L.. Participação em banca de Vanessa Cristina da Cunha. Práticas de ensino de leitura literária em turmas de 5ª série/6° ano do ensino fundamental. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BAZZONI, Claudio; JOVER-FALEIROS, R.; NOBREGA, M. J.. Participação em banca de Andréa Schimtz Boccia. Clubes de Leitura: a construção de sentidos em situações de leitura colaborativa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência em Língua Portuguesa) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

2.
BAZZONI, Claudio; JOVER-FALEIROS, R.; NOBREGA, M. J.. Participação em banca de Cláudia Maria Gazzola. Leituras do texto literário em contexto escolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência em Língua Portuguesa) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

3.
JOVER-FALEIROS, R.. Participação em banca de Marcly Consuelo de Castro. Ampliação das possibilidades de leitura e de produção de contos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência em Língua Portuguesa) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

4.
JOVER-FALEIROS, R.; BAZZONI, Claudio; NOBREGA, M. J.. Participação em banca de Paula Trindade dos Santos. Leitura de textos literários na escola. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência em Língua Portuguesa) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORREA, A. S.; JOVER-FALEIROS, R.; REIS, Maria da Glória Magalhães. Participação em banca de Felipe Salomão.Pour une définition des accents tonique et atone à partir de la théorie et de la pratique. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Línguas Estrangeiras e Tradução) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GEBARA, A. E. L.; ISHIHARA, T.; JOVER-FALEIROS, R.; LASCH, M. V.; MARINELLI, V.; MENDES, M. L.. concurso público para provimento no cargo de Professor Adjunto A, Nível I,. 2016. Universidade Federal de São Paulo.

2.
GEBRA, A. E. L.; FERREIRA, L. F.; REIS, M. G. M.; DAHLET, V. M. B.; GEOCZE, S.; JOVER-FALEIROS, R.. Concurso de Professor Assistente A - Campus Guarulhos, Área de Letras: suárea Língua Francesa. 2014. Universidade Federal de São Paulo.

3.
JOVER-FALEIROS, R.; MARQUEZIN, J. A.; CHRISTOV, E. T. C.; STREHELER, G. R.. Seleção de professor classe "A" para a carreira de magistério da secretaria de educação do Distrito Federal. 2006. Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília.

Outras participações
1.
JOVER-FALEIROS, R.. Comitê de seleção do Prêmio Educador Nota 10. 2012. Fundação Victor Civita.

2.
JOVER-FALEIROS, R.. Comitê de leitura crítica do prêmio literário "Barco a vapor". 2011. Edições S/M.

3.
REIS, Maria da Glória Magalhães; JOVER-FALEIROS, R.; CORREA, A. S.. SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2011. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa ? FEUSP.A instância do leitor no ensino de literatura: uma (difícil) mudança de paradigmas ? entre o(s) texto(s) do(s) leitor(es) e as demandas institucionais. 2011. (Seminário).

2.
27ème BAIN LINGUISTIQUE DE L?APFESP.Un parcours à travers des cultures. 2009. (Simpósio).

3.
6ème STAGE DE PERFECTIONNEMENT EN FLE. LECTURE LITTÉRAIRE: DES SÉQUENCES POUR LA CLASSE DE FLE. 2008. (Congresso).

4.
Le texte du lecteur. La lecture littéraire pour les niveaux débutants en classe de FLE ?. 2008. (Congresso).

5.
XVI Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. La difficulté lexicale et la lecture littéraire dans un cours de Français Instrumental. 2007. (Congresso).

6.
XVI Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. La littérature au coeur des échanges. 2007. (Congresso).

7.
XVI Congresso de leitura do Brasil. Armadilhas da leitura instrumental no ensino do francês língua estrangeira. 2007. (Congresso).

8.
XVI Congresso de leitura do Brasil. VI Seminário "Leitura e Escrita em Língua Estrangeira". 2007. (Congresso).

9.
I Encontro de tradutores de obras francesas no Brasil.Tradução literária. 2006. (Encontro).

10.
Les représentations du littéraire dans la méthode Reflets 1. Le manuel scolaire d'aujourd'hui et demain. 2006. (Congresso).

11.
II Encontro de lingüística aplicada da Região Centro-Oeste.O texto literário no ensino do francês: sacralização, abandono e resgate. 2005. (Encontro).

12.
XV Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. Francês Instrumental: a necessidade de (re)definição terminológica. 2005. (Congresso).

13.
XXII Bain Linguistique de l'APFESP.Jouons à Colin-Maillard et autres jeux. 2004. (Outra).

14.
51 Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.A leitura e o ensino do francês língua estrangeira. 2003. (Seminário).

15.
I Encontro de pós-graduandos de Língua Francesa.Leitura en FLE/ Francês Instrumental. 2002. (Encontro).

16.
I Stage de Mise à Niveau en Français Langue Etrangère.Les personnages de Notre-Dame de Paris à travers les chansons. 2002. (Encontro).

17.
XX Bain linguistique.Chansons pour les grands et pour les petits. 2002. (Outra).

18.
X Journée Linguistique-culturelle.Tu ou vous?. 2001. (Outra).

19.
II Colloque de l'Alliance Française de São Paulo. 2000. (Outra).

20.
Dialogismo: cem anos de Bakhtin. 1995. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JOVER-FALEIROS, R.; RICIERI, F. W. ; DALVI, M. A. ; REZENDE, N. L. ; OLIVEIRA, G. R. . II Jornadas de Literatura e Educação. 2014. (Congresso).

2.
JOVER-FALEIROS, R.. "O Francês no DF: momentos e lugares". 2012. (Congresso).

3.
DALVI, M. A. ; REZENDE, N. L. ; JOVER-FALEIROS, R. . I Jornada de Literatura e Educação. 2012. (Congresso).

4.
MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. ; CERQUEIRA, S. L.S. ; ALVES, J. S. ; SEKINO, Kyoko ; REIS, Maria da Glória Magalhães ; JOVER-FALEIROS, R. ; ALMEIDA, V. B. de ; MUKAI, Yuki . I Seminário de Licenciaturas em Línguas Estrangeiras. 2011. (Congresso).

5.
PIETRAROIA, C. M. C. ; JOVER-FALEIROS, R. . Pesquisa, ensino de línguas estrangeiras e mercado: encontros e espaços. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Yasmin Macena. Ensino da leitura em contexto acadêmico: textos e leitores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras - Português - Frances) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Rita Jover-Faleiros.

2.
Alessandra Caroline de L. Fortunato. Duolingo: uma investigação sobre o uso da tradução no ensino-aprendizagem de língua estrangeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras - Português - Frances) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Rita Jover-Faleiros.

3.
Beatriz Victoria dos Santos. A noção de aspecto em francês e português: uma análise contrastiva.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras - Português - Frances) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Rita Jover-Faleiros.

Iniciação científica
1.
Luís Octávio Figueiredo dos Reis. Passé simple e composé: tempo e aspecto no conto. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras - Português - Frances) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rita Jover-Faleiros.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
JOVER-FALEIROS, R.. Considerações sobre gêneros textuais na aula de Língua Portuguesa: do plano de aula ao relato de experiência. 2013; Tema: Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 10:18:17