Leda Maria Codeço Barone

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0902589814407087
  • Última atualização do currículo em 19/03/2014


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae da PUC-SP(1972), especialização em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae(1992), mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo(1983) e doutorado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo(1990). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Fieo, Docente, orientadora e pesquisadora do Centro Universitário Fieo, Membro de corpo editorial da Percurso. Revista de Psicanálise e Membro de corpo editorial da Jornal de Psicanálise. Tem experiência na área de Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Distúrbios da aprendizagem, Psicanálise, Psicopedagogia, relato de caso. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Leda Maria Codeço Barone
Nome em citações bibliográficas
BARONE, L. M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Fieo, Unifieo, Psicopedagogia.
AV. Franz Voegeli, 300
Vila Yara
06020-190 - Osasco, SP - Brasil
Telefone: (11) 36519999
Ramal: 9914
URL da Homepage: www.unifieo.br


Formação acadêmica/titulação


2004
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.
1984 - 1990
Doutorado em Psicologia Escolar.
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Título: De ler o desejo ao desejo de ler: uma leitura do olhar do psicopedagogo, Ano de obtenção: 1990.
Orientador: Prof.a Dra. Eda Marconi.
Palavras-chave: Distúrbios da aprendizagem; Psicanálise; Psicopedagogia; relato de caso.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Psicopedagogia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica / Especialidade: Psicanálise de crianças.
1974 - 1983
Mestrado em Psicologia Escolar.
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Título: Literatura Infantil e Ansiedade: um estudo de reações ao texto,Ano de Obtenção: 1983.
Orientador: Prof. Dr. Nelson Rosamilha.
Palavras-chave: Ansiedade; Literatura Infantil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar.
1995
Especialização em andamento em Formação Em Psicanálise.
Instituto de Psicanálise Durval Marcondes da SBPSP.
1989 - 1992
Especialização em Psicanálise.
Instituto Sedes Sapientiae.
1969 - 1972
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae da PUC-SP.


Atuação Profissional



Centro Universitário Fieo, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, orientadora e pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Psicopedagogia, .

08/2005 - Atual
Ensino, Psicopedagogia Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desejo e Aprendizagem da leitura e da escrita
Psicanálise e Linguagem
8/2005 - Atual
Ensino, Psicopedagogia Clínica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria do Vínculo

Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

03/2003 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Linhas de pesquisa
Aprendizagem e desejo
02/2001 - 12/2005
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desejo e Aprendizagem
Psicanálise e Linguagem
Seminário de Pesquisa


Linhas de pesquisa


1.
Aprendizagem e desejo
2.
Psicopedagogia
3.
inclusão social e aprendizagem


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
A literatura em espaços de crise.

Descrição: A partir de autores oriundos da crítica literária e da psicanálise que sustentam existir uma função terapêutica na leitura de textos literários, esse projeto de pesquisa tem como objetivo levantar funções da leitura de texto literários em contextos diferentes da prática psicopedagógica. Pretende ainda caracterizar a população que demanda atendimento à Clínica de Psicopedagogia do UNIFIEO, bem como a família desses sujeitos e dos estagiários que prestam atendimento na clínica em relação à lieutra de literatura. A partir da caracterização da clentela e dos estagiários, essa pesquisa pretende também caracterizar "situações de crise" que possam ser trabalhadas a partir do oferecimento de "Oficinas de leitura de textos literários", bem como formar mediadores de leitura. Os sujeitos da pesquisa serão os demandantes de atendimento à clinica e estagiários que prestam atendimento. Serão utilizados para coleta dos dados questionários, entrevistas e "Oficinas de leitura". Chamamos aqui de "Oficinas de leitura" a encontros de duas horas de duração em que o animador/pesquisador lê textos literários para um grupo. A pesquisa será efetuada em duas etapas. A primeira visando a caracterização da clientela e de sua família bem como dos estagiários para identificação de situações de crise. A segunda, após a caracterização da clientela e dos estagiários, formaremnos grupos de trabalho aos quais serão oferecidas "Oficinas de leitura", com uma sessão semmanal de duas horas de duração, durante cinco meses. Os dados obtidos serão interpretados qualitativamente a partir dos autores que fundamentam a pesquisa. Palavras-chave: Literatura. Espaço em crise. Leitura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .


Outros Projetos


aprendizagem e desejo: para uma clínica psicanalítica dos problemas de aprendizagem - Embora implícitas, em qualquer descrição de neurose, referências a déficit cognitivo, a psicanálise nunca tratou abertamente dos problemas de aprendizagem. No entan

Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2000 - Atual
Periódico: Percurso. Revista de Psicanálise
2001 - Atual
Periódico: Jornal de Psicanálise


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PSICOPEDAGOGIA.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARONE, L. M. C.2013BARONE, L. M. C. . Reflexões sobre inclusão: desamparo e compromisso ético.. Psicopedagogia (São Paulo), v. 30, p. 212, 2013.

2.
BARONE, L. M. C.2013BARONE, L. M. C. . Narrar a clínica: entre tradição e ruptura.. Jornal de Psicanalise, v. 46, p. 113, 2013.

3.
SILVA, V. B.2012SILVA, V. B. ; BARONE, L. M. C. . Literatura e alfabetização:alguns sentidos apontados pelo professor alfabetizador.. Psicologia, Educação e Cultura, v. XVI, p. 256-271, 2012.

4.
BARONE, L. M. C.2011BARONE, L. M. C. . A escala de Procusto ou à procura de um leito para a psicanálise.. Jornal de Psicanálise, v. 44, p. 87-93, 2011.

5.
Saj Porcacchia, S.2011Saj Porcacchia, S. ; BARONE, L. M. C. . Construindo leitores: uma experiência de oficina de leitura.. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso), v. 28, p. 395-402, 2011.

6.
BARONE, L. M. C.2009BARONE, L. M. C. . Teoria é a escrita da clínica. Revista Brasileira de Psicanálise, v. 43, p. 139-144, 2009.

7.
BARONE, L. M. C.2007BARONE, L. M. C. ; SADDI, L. E. . Pensando modos de perversão na clínica.. Percurso. Revista de Psicanálise, v. 38, p. 39-46, 2007.

8.
BARONE, L. M. C.2007BARONE, L. M. C. . Apontamentos para a construção do sujeito leitor.. Construção Psicopedagógica, v. 15, p. 27-37, 2007.

9.
BARONE, L. M. C.2007BARONE, L. M. C. . Literatura e construção da identidade. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, v. 24, p. 110-116, 2007.

10.
BARONE, L. M. C.2006BARONE, L. M. C. . Trauma e filiacao em Ferenczi: Efeitos na relacao professor-aluno. Revista de Psicopedagogía, v. 23, p. 42-48, 2006.

11.
BARONE, L. M. C.2006BARONE, L. M. C. . A escrita do analista: investigação, teoria e clínica. Jornal de Psicanálise, v. 39, p. 223-230, 2006.

12.
BARONE, L. M. C.2004BARONE, L. M. C. . Brincar e narrar: possibilidades de organização da experiência. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 21, n.66, p. 239-244, 2004.

13.
BARONE, L. M. C.2004BARONE, L. M. C. . Narrativa e cura: afunção terapêutica da palavra.. Cadernos de Psicopedagogia (UNISA), São Paulo, v. 3, n.6, p. 18-27, 2004.

14.
BARONE, L. M. C.2001 BARONE, L. M. C. . A supervisão na Teoria dos Campos. Jornal de Psicanálise, São Paulo, v. 34, n.62/63, p. 189-196, 2001.

15.
BARONE, L. M. C.1999BARONE, L. M. C. . O homem sofre e a realidade está doente. E o que a psicanálise tem com isso?. Jornal de Psicanálise, São Paulo, v. 32, n.58/59, p. 163-176, 1999.

16.
BARONE, L. M. C.1997 BARONE, L. M. C. . Psicanáilise sem divã: desejo e aprendizagem da leitura e da escrita. Jornal de Psicanálise, São Paulo, v. 30, n.55/56, p. 109-123, 1997.

17.
BARONE, L. M. C.1995BARONE, L. M. C. . Da transmissão do saber: uma inspiração ferencziana. Ide (São Paulo), São Paulo, v. 25, p. 56-64, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARONE, L. M. C. (Org.) ; Andrade, M. S. (Org.) . Aprendizgem Contextualizada. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. 216p .

2.
BARONE, L. M. C. (Org.) ; Martins, L. C. B. (Org.) ; CASTANHO, M. I. (Org.) . Psicopedagogia. Teorias da aprendizagem.. 1a.. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. 256p .

3.
Herrmann, L. (Org.) ; BARONE, L. M. C. (Org.) ; ARRUDA, A. P. B. (Org.) ; CAMARGO, A. C. C. (Org.) ; SOFIO, F. (Org.) ; LANZONI, M. P. Z. (Org.) ; SANTOS, R. G. (Org.) ; FREITAS, S. R. M. S. (Org.) . Interpretação e Cura. V Encontro Psicanalítico da Teoria dos Campos.. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. v. 1. 366p .

4.
Herrmann, L. (Org.) ; BARONE, L. M. C. (Org.) ; FREITAS, S. R. M. S. (Org.) ; Mohallem, J. C. (Org.) . Ruptura de Campo: Crítica e Clínica.. 1a.. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008. 190p .

5.
MALUF, M. I. (Org.) ; SCOZ, B. J. L. (Org.) ; GOUVEIA, D. C. (Org.) ; RUBINSTEIN, E. (Org.) ; FAGALI, E. (Org.) ; BARONE, L. M. C. (Org.) ; CAMPOS, M. C. M. (Org.) ; CASTANHO, M. I. (Org.) ; MENDES, M. H. (Org.) ; NOFFS, N. A. (Org.) ; BOMBONATO, Q. (Org.) ; SCHICCITANO, R. M. (Org.) ; MOOJEN, S. P. (Org.) . Aprendizagem. Tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade.. 1a.. ed. Petrópolis: Vozes, 2006. v. 1. 248p .

6.
BARONE, L. M. C. . De ler o desejo ao desejo de ler. 5. ed. Petrópolis R.J.: Editora Vozes, 2005. v. 1. 136p .

7.
BARONE, L. M. C. (Org.) ; ARRUDA, A. P. B. (Org.) ; PEREIRA, J. A. F. (Org.) ; SADDI, L. E. (Org.) ; FREITAS, S. R. M. S. (Org.) . A Psicanálise e a Clínica Extensa. III Encontro Psicanalítico da Teoria dos Campos. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. v. 1. 460p .

8.
BARONE, L. M. C. (Org.) ; Giovanetti, A. (Org.) ; Herrmann, L. (Org.) ; Taffarel, M. (Org.) ; Zecchin, R. M. N. (Org.) . O psicanalista hoje e amanhã: o II encontro psicanalítico da Teoria dos Campos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

9.
BARONE, L. M. C. . De ler o desejo ao desejo de ler. Vozes, 1993.

10.
BARONE, L. M. C. (Org.) ; SCOZ, B. J. L. (Org.) ; CAMPOS, M. C. M. (Org.) ; MENDES, M. H. (Org.) . Psicopedagogia: Contextualização, formação e atuação profissional. 1. ed. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 1991. v. 1. 143p .

11.
BARONE, L. M. C. (Org.) ; SCOZ, B. J. L. (Org.) ; ROSSA, E. M. M. (Org.) ; RUBINSTEIN, E. (Org.) . Psicopedagogia: O caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. v. 1. 380p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARONE, L. M. C. . Repetição e simbolização nas brincadeiras de crianças. In: Leda Maria Codeço Barone; Márcia Siqueira de Andrade. (Org.). Aprendizagem Contextualizada. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012, v. , p. 133-145.

2.
BARONE, L. M. C. . ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE AO ESTUDO DA APRENDIZAGEM E SEUS DISTÚRBIOS.. PSICOPEDAGOGIA. TEORIAS DA APRENDIZAGEM.. 1A.ed.SÃO PAULO: CASA DO PSICÓLOGO, 2011, v. , p. 37-79.

3.
SCOZ, B. J. L. ; BARONE, L. M. C. . A Associação Brasileira de Psicopedagogia e a constituição da Psicopedagogia no Brasil.. In: Maria Irene Maluf;Qézia Bombonatto;. (Org.). História da Psicopedagogia e da ABPp no Brasil. Fatos, protagonistas e conquistas.. 1a.ed.Rio de Janeiro: Wak, 2007, v. , p. 93-94.

4.
Covre, M. L. M. ; Andrade, M. S. ; SCOZ, B. J. L. ; Azevedo, C. ; BARONE, L. M. C. ; Souza Neto, J. C. ; FERREIRA, M. E. M. P. ; Munhoz, M. L. ; Barbosa Franco, M. L. ; Bossa, N. A. . Em defesa da leitura. In: Andrade, M. S.; Barbosa Franco, M. L.. (Org.). Aprendizagem humana. 1a.ed.São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, 2006, v. , p. 83-96.

5.
BARONE, L. M. C. . A singularidade na Análise de Criança. In: Leda Maria Codeço Barone; Alice Paes de Barros Arruda;João Augusto Frayze-Pereira;Luciana Saddi;Sandra Regina Moreira de Souza Freitas. (Org.). A Psicanálise e a Clínica Extensa. III Encontro Psicanalítico da Teoria dos Campos. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005, v. 1, p. 393-399.

6.
BARONE, L. M. C. . Narrativa e Cura: A função terapêutica da palavra. In: Fabio Herrmann; Theodor Lowenkron. (Org.). Pesquisando com o método psicanalítico. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora, 2004, v. , p. 277-285.

7.
BARONE, L. M. C. . Escolarização e construção da identidade: reflexões para a formação do educador. In: Maria Lúcia de Oliveira. (Org.). Educação e Psicanálise: história, atualidade e perspectivas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, v. , p. 165-171.

8.
BARONE, L. M. C. ; Trinca, W. . El procedimiento de los dibujos-historias en la evaluación de las dificultades de aprendizaje. In: Vera Barros de Oliveira e Nádia Aparecida Bossa. (Org.). Evaluación Psicopedagógica de 7 a 11 años. Evolución - Autonomía Comportamiento Relaciones. Madrid: Narcea, S. A. de ediciones, 2001, v. , p. 43-74.

9.
BARONE, L. M. C. . Algunas contribuciones del psicoanálisis a la evaluación psicopedagógica. In: Vera Barros de Oliveira; Nádia Aparecida Bossa. (Org.). Evaluación psicopeagógica de 0 a 6 años.. Madrid: Narcea, S. A. de ediciones, 2001, v. , p. 47-68.

10.
BARONE, L. M. C. ; Barone, K. C. . Contribuições da psicanálise para a avaliação psicopedagógica do adolescente. In: Vera Barros de Oliveira; Nádia A. Bossa. (Org.). Avaliação psicopedagógica do adolescente. Petrópolis: Vozes, 1998, v. , p. 191-208.

11.
BARONE, L. M. C. . Algumas contribuições da psicanálise para a avaliação psicopedagógica. In: Vera de Oliveira Barros; Nádia A. Bossa. (Org.). Avaliação Psicopedagógica da criança de zero a seis anos. Petrópolis: Vozes, 1996, v. , p. 57-86.

12.
BARONE, L. M. C. ; Trinca, W. . O procedimento de desenhos-estórias na avaliação das dificuldades de aprendizagem. In: Nádia Aparecida Bossa; Vera Barros de Oliveira. (Org.). Avaliação psicopedagógica da criança de sete a onze anos.. Petrópolis: Vozes, 1996, v. , p. 47-86.

13.
BARONE, L. M. C. . Desejo e aprendizagem: A transferência na relação psicopedagógica.. In: Herval Gonçasves Flores; Claudete Sargo; Cybelle Weinberg; Mônica Hoehne Mendes; Sonia Maria Colli de Souza; Suely Grimaldi Moreira. (Org.). A práxis psicoedagógica brasileira.. São Paulo: Editora Abpp, 1994, v. , p. 183-192.

14.
BARONE, L. M. C. . Ramain: Uma possibilidade de revelação do\sentido inconsciente dos distúrbios de aprendizagem.. In: Beatriz Judith Lima Scoz; Leda Maria Codeço Barone; Maria Célia Malta Campos; Mônica Hoehne Mendes. (Org.). Psicopedagogia. Contextualização, formação e atuação profissional.. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992, v. , p. 112-124.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARONE, L. M. C. . Vida blindada. Viver Psicologia, São Paulo, p. 14 - 15, 01 mar. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Saj Porcacchia, S. ; BARONE, L. M. C. . Do prazer à realidade: algumas implicações para o processo de aprendizagem.. In: XV Jornadas de Investigación Y Cuarto encuentro de investigadores en psicología del Mercosur., 2008, Buenos Aires. Memórias de las XV Jornadas de Investigación Y Cuarto encuentro de investigadores en Psicología del Mercosur.. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires - Facultad de Psicología, 2008. v. 1. p. 369-370.

2.
BARONE, L. M. C. . Psicanálises possíveis: a clínica psicanalítica nas dificuldades de aprendizagem.. In: XIV Jornadas de investigación. Tercer encuentro de investigadores en psicología del Mercosur., 2007, Buenos Aires. Memorias de las XIV Jornadas de investigación. Tercer encuentro de investigadores en psicología del Mercosur.. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires. Facultad de Psicología. Secretaria de Investigaciones., 2007. v. III. p. 46-48.

3.
BARONE, L. M. C. . Psicanálise possíveis: a clínica psicanalítica nas dificuldades de aprendizagem.. In: XIV Jornadas de investigación. Tercer encuentro de investigadores en psicología del Mercosur., 2007, Buenos Aires. Menorias de las XIV Jornadas de investigación. Tercer encuentro de investigadores en psicología del Mercorsur.. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires. Facultad de psicología. Secretaria de Investigaciones., 2007. v. III. p. 46-48.

4.
BARONE, L. M. C. . Brincar e narrar: Possibilidades de organização da experiência. In: XIII Encontro Latino-Americano sobre o Pensamento de Donald Winnicott, 2004, Porto Alegre. XIII Encontro Latino-Americano sobre o Pensamento de Donald Winnicott, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARONE, L. M. C. . Leitura e Identidade.. In: V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia., 2007, Maceió. Site do V Congresso Norte-Nordeste de psicologia., 2007.

2.
BARONE, L. M. C. . Apontamentos para uma clínica psicanalítica dos problemas de aprendizagem na adolescência.. In: I Simpósio internacional do adolescente. Adolescência hoje: desafios, práticas e políticas., 2005, São Paulo. I Simpósio internacional do adolescente. Adolescência hoje: desafios, práticas e políticas.. São Paulo, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Saj Porcacchia, S. ; BARONE, L. M. C. . Literatura, identidade e realidade.. In: VI Encontro Psicanalítico da Teoria dos Campos, 2010, São Paulo. VI Encontro Psicanalítico da Teoria dos Campos. Meditações Clínicas: Diálogos Possiveis., 2010. v. 1. p. 11-11.

2.
Saj Porcacchia, S. ; BARONE, L. M. C. . A oficina de leitura como espaço potencial.. In: II Congreso Internacional de Investigación y práctica profesional en psicología. XVII Jornadas de Investigación. Sexto Encuentro de Investigación en Psicología del MERCOSUR., 2010, Buenos Aires. II Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología. XVII Jornadas de Investigación. Sexto Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR., 2010.

3.
BARONE, L. M. C. ; Covre, M. L. M. . O leitor e o texto: função terapêutica da literatura.. In: II Colóquio de Psicologia da Arte, 2007, São Paulo. A correspondência das artes e a unidade dos sentidos. Cadernos de resumo.. São paulo: Instituto de Psicologia - USP, 2007. p. 10-11.

4.
BARONE, L. M. C. ; SCOZ, B. J. L. . Através das vidraças da escola, vi uma cousa soberba.. In: II Colóquio de Psicologia da Arte., 2007, São Paulo. A correspondência das artes e a unidade dos sentidos.. São Paulo: Instituto de Psicologia - USP, 2007. p. 45-45.

5.
BARONE, L. M. C. . Construindo o sujeito leitor: recordações de leituras. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João del Rei. CD Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional., 2007.

6.
BARONE, L. M. C. . O direito à leitura.. In: Congresso Internacional. Infância: Violência, Instituições e Políticas Públicas., 2006, São Paulo. Infância : Violência, Instituições e Políticas Públicas.. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2006. p. 40-40.

7.
BARONE, L. M. C. . Leitura e construção da identidade. In: VII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia - III Congresso Latino-americano de Psicopedagogia - I Congresso Luso-brasileiro de Psicopedagogia, 2006, São Paulo. Desafios da Psicopedagogia no século XXI, 2006. p. 27-27.

8.
BARONE, L. M. C. . Trauma e filiação em Ferenczi: Efeitos na relação professor-aluno. In: XV Congresso da Federação Latino-Americana de Psiquiatria da Infância, Adolescência, Família e Profissões Afins, 2005, Curitiba. O Futuro de uma Geração, 2005. p. 17-17.

9.
BARONE, L. M. C. . O interno não agüenta tinta. In: 44o. Congresso da IPA, 2005, Rio de Janeiro. Trauma. Novos desenvolvimentos em Psicanálise, 2005.

10.
BARONE, L. M. C. . Desejo e Aprendizagem: Contribuições para uma Clínica Psicanalítica dos Problemas de Aprendizagem. In: 4o. Congresso Mundial de Psicoterapia, 2005, Buenos Aires. Psicoterapia: Uma ponte entre culturas, 2005.

11.
BARONE, L. M. C. . Função terapêutica da Narrativa. In: IV Congresso Mundial de Psicoterapia, 2005, Buenos Aires. Psicoterapia: Uma ponte entre culturas, 2005.

12.
BARONE, L. M. C. . Para uma clínica Psicanalítica dos Problemas de Aprendizagem. In: 1o. Simpósio Nacional da ABPp, 2005, São Paulo. 1o. Simpósio Nacional da ABPp., 2005.

13.
BARONE, L. M. C. . Pesquisando com o método psicanalítico. A função terapêutica da palavra: narrativa e cura.. In: II Jornada de Psicanálise e Pesquisa da Associação Brasileira de Psicanálise., 2003, São Paulo. (apostila) Pesquisando com o método psicanalítico., 2003.

14.
BARONE, L. M. C. . Clínica psicanalítica dos problemas de aprendizagem. In: VI Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. II Congresso Latino-Americano de Psicopedagogia e X Encontro Brasileiro de Psicopedagogia, 2003, São Paulo. Psicopedagogia: Um portal para a inserção social.. São paulo, 2003.

15.
BARONE, L. M. C. ; LAURENTI, R. B. ; MARMO, R. ; CAPUCHINHO, A. . A narrativa e a função terapêutica da palavra no trabalho psicopedagógico.. In: V Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. II Congresso Latino-Americano de Psicopedagogia. X Encontro Brasileiro de Psicopedagogos., 2003, São paulo. Psicopedagogia: Um portal para a inserção social.. São Paulo, 2003.

16.
BARONE, L. M. C. ; COSTA, R. A. ; GOSSLER, M. A. S. ; CARLO, M. A. . A função estruturante do discurso: tudo é linguagem.. In: VI Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. II Congresso Latino-Americano de Psicopedagogia. X Encontro Brasileiro de Psicopedagogos., 2003, São Paulo. Psicopedagogia: uma portal para a inserção social.. São Paulo, 2003.

17.
BARONE, L. M. C. ; ZOBOLI, G. B. . A ressignificação da forma de aprendizagem do professor e sua relação com o despertar do desejo de aprender.. In: I Congresso de Psicopedagogia da UNISA, 2002, São Paulo. I Congresso - Psicopedagogia da UNISA 10 anos fazendo história. São paulo: Editora UNISA, 2002.

18.
BARONE, L. M. C. ; LAURENTI, R. B. . Um resgate Histórico em Psicopedagogia. In: I Congresso de Psicopedagogia da UNISA, 2002, São Paulo. I Congresso de Psicopedagogia da UNISA. São Paulo: Editora da UNISA, 2002.

19.
BARONE, L. M. C. ; SANTOS, M. M. . Psicanálise como método: Uma questão epistemológica em psicopedagogia.. In: I Congresso de Psicopedagogia da UNISA, 2002, São Paulo. I Congresso de Psicopedagogia da UNISA 10 anos fazendo história.. São Paulo: Editora da UNISA, 2002.

20.
BARONE, L. M. C. . A supervisão na Teoria dos Campos. In: II Encontro Psicanalítico da Teoria dos Campos - O psicanalista: hoje e amanhã., 2001, São Paulo. II Encontro Psicanalítico da Teoria dos Campos. O Psicanalista: hoje e amanhã.. São Paulo, 2001.

21.
BARONE, L. M. C. . O Psicanalista: hoje e amanhã.. In: II Encontro Psicanalítico da Teoria dos Campos. O psicanalista: hoje e amanhã., 2001, São paulo. II Encontro psicanalítico da Teoria dos Campos.. São Paulo, 2001.

22.
BARONE, L. M. C. . Um rosto para Nicolau. In: I Encontro Psicanalítico da Teoria dos Campos - Psicanálise, 1999, São Paulo. I Encontro psicanalítico da Teoria dos Campos.. São Paulo, 1999.

23.
BARONE, L. M. C. . Uma inspiração ferencziana para compreensão da relação professor-aluno. In: VI Encontro de Psicopedagogos - A Psicopedagogia Institucional., 1994, São Paulo. VI Encontro de Psicopedagogos - A Psicopedagogia Institucional.. São Paulo, 1994.

24.
BARONE, L. M. C. . O método Ramain: Possibilidade de viver mudança.. In: Jornada Crise e Mudança - Fundação MLC Gayottto - Instituto Pichon-Rivière., 1990, São Paulo. Jornada Crise e Mudança. São Paulo, 1990.

Artigos aceitos para publicação
1.
BARONE, L. M. C. . A clínica psicanalítica nas dificuldades de aprendizagem. Psyche (São Paulo), 2009.

2.
BARONE, L. M. C. . Literatura e construção da identidade. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
BARONE, L. M. C. . A escrita do analista na perspectiva do método da psicanálise. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARONE, L. M. C. ; SCOZ, B. J. L. . Através das vidraças da escola, vi uma cousa soberba. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BARONE, L. M. C. ; Covre, M. L. M. . O leitor e o texto: função terapêutica da literatura.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
Orsini, C. M. B. ; Holovko, C. S. ; BARONE, L. M. C. ; Schaffa, S. L. . Diálogo: ser editora do Jornal de Psicanálise. São Paulo: Jornal de Psicanálise, 2011 (Entrevista).

2.
BARONE, L. M. C. . O segredo está nos bons livros.. São Paulo: Revista Brasileira de Psicanálise de Psicanálise, 2010 (Resenha do livro: A arte de ler, ou como resistir à adversidade, de Michèle Petit, Editora 34, 2000.).

3.
BARONE, L. M. C. . A leitura antes dos textos escritos. São Paulo: Revista Percurso, 2010. (Tradução/Artigo).

4.
BARONE, L. M. C. . A análise do analista. São Paulo: Jornal de Psicanálise - IP-SBPSP, 2008 (Editorial).

5.
BARONE, L. M. C. . Os homens não querem se curar - Resistência na psicanálise. São Paulo: Jornal de Psicanálise, 2006. (Tradução/Artigo).

6.
BARONE, L. M. C. . Tornar-se analista: variâncias e invariâncias. São Paulo 2005 (Editorial).

7.
BARONE, L. M. C. . Tornar-se analista: Entrevista com Marcelo Vinar. São Paulo 2005 (Entrevista publicada no Jornal de Psicanálise do Instituto de Psicanálise da SBPSP).

8.
BARONE, L. M. C. ; STUCCHI, B. ; SOUZA, M. C. C. C. ; SILVA, M. C. P. ; AMARAL, M. ; GHIRELLO, V. . Novas Problemáticas da Adolescência: Evolução e Manejo da Dependência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. (Tradução/Livro).

9.
BARONE, L. M. C. . Morfologia do caso em psicanálise: questões abertas. São Paulo: Jornal de Psicanálise do IPSBP-SP, 2002. (Tradução/Artigo).

10.
BARONE, L. M. C. . Os pais e a escola. In: Pereira da Silva, M.C. (org.) Ser pai, ser mãe. Parentalidade: um desafio para o terceiro milênio. São Paulo, casa do Psicólogo, 2004, p.133-139. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. (Tradução/Outra).

11.
BARONE, L. M. C. . Psicopedagogia. Avançõs teóricos e práticos. Escola - família - aprendizagem.. São Paulo, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

12.
BARONE, L. M. C. . Quotidiano: ou da necessidade de domesticar o real. São Paulo: Revista de Psicanálise Percurso, 1997 (Resenha do livro: "Psicanálise do quotidiano" de Fabio Herrmann, Editora Artes Médicas, Porto Alegre).

13.
BARONE, L. M. C. . Pulsões: Uma orquestração psicanalítica entre o corpo e o objeto.. Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 1995 (orelha do livro: Pulsõre: uma orquestração psicanalítica no compasso entre o corpo e o objeto.).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARONE, L. M. C. . Jornal de Psicanálise - Vol. 40 - jun. 2007 - no. 72 (A família em desordem). 2007. (Editoração/Periódico).

2.
BARONE, L. M. C. . Jornal de Psicanálise - Vol. 40 - dez. 2007 - no. 73. 2007. (Editoração/Periódico).

3.
BARONE, L. M. C. . Jornal de Psicanálise - Vol. 39 - jun. 2006 no. 70 (Psicanálise: Investigação e Produção Teórica). 2006. (Editoração/Periódico).

4.
BARONE, L. M. C. . Jornal de Psicanálise - Vol. 39 - dez. 2006 - no. 71 (Psicanálise: Investigação e cura). 2006. (Editoração/Periódico).

5.
BARONE, L. M. C. . Jornal de Psicanálise do Instituto de Psicanálise da SBPSP - Vol. 38, nº 69. 2005. (Editoração/Periódico).

6.
BARONE, L. M. C. . Percurso - Revista de Psicanálise. 2005. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Barbosa Franco, M. L.; BARONE, L. M. C.; DURAN, M. C. G.. Participação em banca de Flávia Cristina Costa Moreno. Representações sociais de professores de Barueri sobre o material didático utilizado e atividades correlacionadas.. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO.

2.
Andrade, M. S.; BARONE, L. M. C.; VIANA, M. G.. Participação em banca de Carolina Ferreira |Barros Klumpp. Mães de crianças com dificuldades de aprendizagem. Uma análise compreensiva do processo de intervenção.. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO.

3.
Andrade, M. S.; BARONE, L. M. C.; ANTUNES, U. A. M.. Participação em banca de Maria Helena da Silva. Mãe de crianças com dificuldades de aprendizagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO.

4.
BARONE, L. M. C.; SILVA, L. C. A.; ROMERA, M. L. C.. Participação em banca de ALINE MIRANDA SCHWARTZ DE ARAÚJO. OFICINAS ITINERANTES: UMA IDEIA, UM OBSTÁCULO, UM MOVIMENTO CONSTITUINTE DE SUBJETIVIDADES. 2011. Dissertação (Mestrado em PSICOLOGIA APLICADA) - INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.

5.
BARONE, L. M. C.; SILVA, N.; Andrade, M. S.. Participação em banca de MAGALI MARQUES MACEDO MARTINS. ARTETERAPIA COM ADOLESCENTES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO.

6.
SILVA JUNIOR, N.; ROSENBAUM, Y.; LOFFREDO, A. M.; GRANT, W. H.; ANDRIOLO, A.; BARONE, L. M. C.. Participação em banca de DEBORA FERREIRA LEITE DE MORAES. ENSAIO PSICANALÍTICO PARA UMA METAPSICOLOGIA DO LEITOR LITERÁRIO: UMA LEITURA DE "ÁGUA VIVA" DE CLARICE LISPECTOR. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

7.
ROMERA, M. L. C.; BARONE, L. M. C.; SILVA, L. C. A.; FARINHA, M. G.. Participação em banca de Mariana Paula Oliveira. Ser ou apare-ser: eis a questão! Uma lógica possível de construção identitária adolescente no mundo virtual.. 2011. Dissertação (Mestrado em PSICOLOGIA APLICADA) - INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.

8.
ROMERA, M. L. C.; PARAVIDINI, J. L. L.; Herrmann, L.; BARONE, L. M. C.. Participação em banca de Marcela Maria Borges Leite. Construção narrativa e campo de ficção: uma forma de pensar a clínica psicanalítica.. 2011. Dissertação (Mestrado em PSICOLOGIA APLICADA) - INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.

9.
Oliveira, M. L.; BARONE, L. M. C.; Alves, F. D.; Sommerhalder, A.; Ribeiro, P. R. M.. Participação em banca de Sandra Fernandes de Freitas. A narrativa de crianças sobre o insucesso escolar - aproximações psicanalítica.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

10.
BARONE, L. M. C.; PARAVIDINI, J. L. L.; ROMERA, M. L. C.; FARINHA, M. G.. Participação em banca de SANDRA REGINA LOPES DE CAMARGO. O DESAMPARO DOS PAIS NA CLÍNICA PSICANALÍTICA: A FUNÇÃO CUIDADORA EM MOVIMENTO. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

11.
ROMERA, M. L. C.; BARONE, L. M. C.. Participação em banca de Priscila Almeida Rodrigues. Os impasses na clínica psicanalítica: a interpretação e os corpos na contemporaneidade.. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

12.
LOFFREDO, A. M.; BARONE, L. M. C.; GRANT, W. H.. Participação em banca de Maria Luiza de Assis Moura Ghirardi. A devolução de crianças e adolescentes adotivos sob a ótica psicanalítica: reedição de histórias de abandono.. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

13.
BARONE, L. M. C.; FIGUEIREDO, L. C.; Herrmann, L.. Participação em banca de Luciana Estefno Saddi Mennucci. Bo campo dos problemas alimentares: uma técnica de tratamento psicanalítica.. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
BARONE, L. M. C.; FIGUEIREDO, L. C.; Herrmann, L.. Participação em banca de Raquel Furgeri de Oliveira. Nas pegadas de Quíron, o curador ferido: manejo de teoria e técnica no campo transferencial à luz da Teoria dos Campos.. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
LOFFREDO, A. M.; PEREIRA, J. A. F.; AB'SABER, T. A. M.; FERNANDES, M. I. A.; BARONE, L. M. C.. Participação em banca de Tiago Novaes Lima. A luta de Freud: a cidade, o absurdo e o mais além na trama narrativa de o homem dos ratos. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

16.
BARONE, L. M. C.; PEREIRA, J. A. F.. Participação em banca de Gislaine Magalhães de Sá. Adoção: Zona de preconceito. 2005 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17.
BARONE, L. M. C.; HERRMANN, F. A.; MINERBO, M.. Participação em banca de Ana Cristina de Araújo Cintra Camargo. Clínica Extensa. 2004 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
BARONE, L. M. C.; LOUREIRO, I. R. B.; PASSOS, M. C.. Participação em banca de Ana Lisete Frontini Pereira Rodrigues. Os entraves da autoridade paterna no processo de aprendizagem: uma abordagem psicanalítica. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade São Marcos.

19.
BARONE, L. M. C.; SAFRA, G.; AMIRALIAN, M. L. T. M.. Participação em banca de Beatriz Pinheiro Machado Mazzolini. O manejo clínico do problema de aprendizagem na perspectiva dos fenômenos transicionais. 1999 - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

20.
BARONE, L. M. C.; PRISZKULNIK, L.; KUPFER, M. C.. Participação em banca de Arlete Modelli. Um estudo psicanalítico sobre a escuta dos pais no diagnóstico da dificuldade escolar. 1999 - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
Vaisberg, T. M. J. A.; Granato, T. M. M.; SANTOS, M. A.; YOSHIDA, E. M. P.; BARONE, L. M. C.. Participação em banca de Fabiana Follador e Ambrósio. O estilo clínico "Ser e Fazer" na investigação de benefícios clínicos de psicoterapias. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

2.
BARONE, L. M. C.; SOUZA, M. P. R.; SAFRA, G.; BARRETTO, K. D.; FULGÊNCIO JUNIOR, L. P.; Vaisberg, T. M. J. A.; AMIRALIAN, M. L. T. M.. Participação em banca de BEATRIZ PINHEIRO MACHADO MAZZOLINI. PROVISÃO AMBIENTAL E CAPACIDADE DE LER; ESTUDOS SOBRE LEITURA NA ESCOLA. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

3.
Vaisberg, T. M. J. A.; Fernandes, M. A.; Granato, T. M. M.; Brauer, J. F.; BARONE, L. M. C.. Participação em banca de Ana Carla Silvares Pompêo de Camargo Arós. Irrealidade, futilidade e vazio: sofrimentos radicais e sociedade contemporânea.. 2009. Tese (Doutorado em Centro de Ciências da Vida) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

4.
Vaisberg, T. M. J. A.; BARONE, L. M. C.. Participação em banca de Clarissa Medeiros. Girando o catavento: sofrimento e cuidado na psicanálise do ser e fazer.. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

5.
FERNANDES, M. I. A.; GUEDES, M. C.; DAMERGIAN, S.; MENEZES, L. C.; BARONE, L. M. C.. Participação em banca de Marina Massi. Trinta anos de história da revista brasileira de psicanálise: um recorte paulista.. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

6.
BARONE, L. M. C.; HERRMANN, F. A.; VIOLANTE, M. L.; ROMERA, M. L. C.; SAMPAIO, C. P.; CAPITAO, C. G.; Giovanetti, A.. Participação em banca de Maria Emília Souza Almeida. Alguns elementos sobre a clínica do absoluto: representações sobre-investidas pontualmente que tendem a deter o encadeamento associativo. 2003 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
BARONE, L. M. C.; CASSORLA, R. M. S.; FORGHIERI, Y. C.; COELHO, M. T. C.; CUSTODIO, E. M.. Participação em banca de Leila Sara Jose Shamat. Deusas-mães: O conflito entre Logos e Eros no processo de aquisição de conhecimento. 1997 - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

8.
BARONE, L. M. C.; MATOS, E. G.; ARRUDA, S. L. S.; GUIMARAES, L. A. M.; SA JR, L. S. M.; CIAMPA, A. C.; STRAUS, L.. Participação em banca de Sonia Grubits Gonçaslves de Oliveira. A construção da identidade infantil em crianças de periferia (A Sócio-psicomotricidade Ramain-Thiers e a ampliação do espaço terapêutico). 1996. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
BARONE, L. M. C.; PEREIRA, J. A. F.; SOUZA, E. L. A.; FERNANDES, M. I. A.. Participação em banca de Andréa Giovannetti. A dor: Um estudo sobre a noção de dor na psicanálise e suas implicações psicossiais e estéticas. 2001 - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
29o. Congresso Latino-americano de Psicanálise. Entrar na cultura: desamparo e compromisso ético.. 2012. (Congresso).

2.
II Jornada de Psicanálise de Crianças e Adolescentes: Novas Perspectivas..A aquisição de um rosto: desamparo e compromisso ético.. 2012. (Outra).

3.
XXIII congresso Brasileiro de Psicanálise. Entre o prazer e a realidade: a literatura. (Mesa redonda: A criança entre o prazer e a realidade no momento atual - o papel da psicanálise, da família e da escola.). 2011. (Congresso).

4.
I CONLAPSA - I Congresso Latino Americano de Psicanálise na Universidade. Investigando com o método psicanalítico.. 2011. (Congresso).

5.
XXXII Congresso Interamericano de Psicologia. Simbolização, narratividade e imaginação na idade escolar.. 2009. (Congresso).

6.
XXII Congresso Brasileiro de Psicanálise. Clínica extensa: compulsão, tradição e ruptura.. 2009. (Congresso).

7.
I Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología. XVI Jornadas de Investigación. Quinto Encuentro de Investigación en Psicología del MERCOSUR.. Investigaciones sobre apprendizaje y compromisso psíquico.. 2009. (Congresso).

8.
Colóquio Internacional sobre o método clínico.A escrita do analista na perspectiva do método da psicanálise.. 2009. (Outra).

9.
Jornada sobre publicação em psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo..A escala de Procusto.. 2009. (Outra).

10.
Caminhos de e para pesquisa psicanalítica, promovido pelo Programa de Pós-Graduação da UFU..A escrita ficcional do analista.. 2009. (Outra).

11.
XII Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - II Encontro Latino Americano de Intercâmbio Universitário em Psicologia..GT O Jogo e sua importância para a psicologia e educação. - Práticas de leitura como jogo.. 2008. (Simpósio).

12.
Encontro Internacional de Literatura e Ação Social..Como as histórias ficam para as crianças.. 2008. (Encontro).

13.
XV Jornadas de Investigación Y Cuarto encuentro de investigadores en psicología del Mercosur..Aportes e desfios de las investigaciones actuales sobre loa procesos de simbolización en los niños y sus problemáticas.. 2008. (Encontro).

14.
V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia.. Leitura e identidade.. 2007. (Congresso).

15.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Construindo o sujeito leitor: recordações de leituras.. 2007. (Congresso).

16.
XIV Jornadas de investigación. Tercer encuentro de investigadores en psicología del Mercosur..Psicanálises possíveis: a clínica psicanalítica nas dificuldades de aprendizagem.. 2007. (Encontro).

17.
II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão.. Investigação em Psicanálise: A Escrita do Analista. 2006. (Congresso).

18.
Congresso Internacional. Infância: Violência, Instituições e Políticas Públicas.. O direito à leitura. 2006. (Congresso).

19.
Adolescência hoje: desafios, práticas e políticas..I Simpósio Internacional do Adolescente. 2005. (Simpósio).

20.
Rptura de Campo. Crítica e Clínica.IV Encontro Psicanalítico da Teoria dos Campos. 2005. (Encontro).

21.
Ciclo de atividades do curso de psicopatologia NAIPPE/USP.Ciclo de atividades do curso de Psicopatologia NAIPPE/USP. 2005. (Outra).

22.
XIII Encontro Latino Americano sobre o Pensamento de Donald Winnicott.XIII Encontro Latino-Americano sobre o Pensamento de Donald Winnicott. 2004. (Encontro).

23.
Jornadas Latinoamericanas de Investigación y Práctica en Psicología Educacional.Jornadas Latinoamericanas de Investigación y Práctica en Psicología Educacional. 2004. (Outra).

24.
Psicopedagogia: Um portal para a inserção social. VI Congresso Brasileiro de psicopedagogia; II Congresso Latino Americano de Psicopedagogia e X Encontro Brasileiro de Psicopedagogos. 2003. (Congresso).

25.
A clínica extensa.III Encontro Psicanalítico da Teoria dos Campos. 2003. (Encontro).

26.
Pacto São paulo contra a violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.Pacto São Paulo contra a violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 2001. (Outra).

27.
Psicanálise e Educação: passado, presente e futuro. Lugares e fronteiras.Reunião Científica. 2000. (Outra).

28.
A Psicopedagogia em direção ao espaço transdisciplinar. III Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e VII Encontro de Psicopedagogos. 1996. (Congresso).

29.
A Psicopedagogia Institucional.VI Encontro de Psicopedagogos. 1994. (Encontro).

30.
XII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Inantil. XII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 1993. (Congresso).

31.
Seminário de "Psicanálise e Educação".Seminário de "Psicanálise e Educação". 1993. (Seminário).

32.
A Escola e a Questão da Aprendizagem.A Escola e a Questão da Aprendizagem. 1993. (Seminário).

33.
Simpósio sobre Construtivismo e Educação.Simpósio sobre Construtivismo e Educação. 1993. (Simpósio).

34.
A Práxis Psicopedagógica Brasileira. II Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e V Encontro de Psicopedagogos. 1992. (Congresso).

35.
V Congresso Brasileiro de Psicomotricidade. V Congresso Brasileiro de Psicomotricidade e II Encontro de Profissionais de Psicomotricidade.. 1992. (Congresso).

36.
II Congresso Latino-Americano de Neuropsicologia e I Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. II Congresso Latino-Americano de Neuropsicologia e I Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. 1991. (Congresso).

37.
IV encontro de Psicopedagogos.IV Encontro de Psicopedagogos. 1990. (Encontro).

38.
X Congresso Brasileiro de Neurologia e de Psicquiatria Infantil. X Congresso Brasileiro de Neurologia e de Psiquiatria Infantil. 1989. (Congresso).

39.
"Psicopedagogia: O Resgate da Integração no Processo Ensino-aprendizagem".. I Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e III Encontro de Psicopedagogos. 1988. (Congresso).

40.
I Encontro`Paranaense de Psicopedagogia.I Encontro Paranense de Psicopedagogia. 1988. (Encontro).

41.
Seminário de Psicopedagogia.Seminário de Psipedagogia. 1987. (Seminário).

42.
Seminário de Psicopedagogia.Seminário de Psicopedagogia. 1987. (Seminário).

43.
Conferências sobre Alfabetização e Processos Cognitivos.Ciclo de Conferências sobre Alfabetização e processos Cognitivos. 1987. (Outra).

44.
A leitura e a escrita: aquisição, desenvolvimento e possíveis desvios..Jornada: A Leitura e a escrita: aquisição, desenvolvimento e possíveis desvios.. 1987. (Outra).

45.
A alfabetização em questão..Jornada: A alfabetização em questão.. 1987. (Outra).

46.
II Encontro de Psicopedagogos.II Encontro de Psicopedagogos. 1986. (Encontro).

47.
Psicopedagogia: perfil profissional, formação e campo de atuação..I Encontro de Psicopedagogos. 1984. (Encontro).

48.
VII Jornada da Sociedade de Dislexia do Uruguai.VII Jornada da Sociedade de Dislexia do Uruguai. 1984. (Outra).

49.
XXXVI Reunião anual da SBPC.XXXVI Reunião anual da SBPC. 1984. (Outra).

50.
Seminário regional para preparação de recursos humanos para a educação..Seminário Regional para preparação de recursos humanos para a educação.. 1981. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Herrmann, L. ; LOFFREDO, A. M. ; Taffarel, M. ; BARONE, L. M. C. ; PEREIRA, J. A. F. ; SADDI, L. E. ; GONCALVES, C. S. . V Encontro Psicanalítico da Teoria dos Campos. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Valdemir Bezerra da Silva. Literatura na escola segundo a visão de professores alfabetizadores.. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Centro Universitário FIEO. (Orientador).

2.
Rodrigo Deusdará De Salvi. Estudo psicanalítico da transformação das universidades em mercadoria de cunho fetichista.. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Centro Universitário FIEO. (Orientador).

3.
Marcela Maria Borges Leite. Ficção literária e clínica psicanalítica.. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. (Co-orientador).

4.
Sonia Saj Porcacchia. Literatura e "espaço potencial": a oficina de leitura e o desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita.. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO. (Orientador).

5.
Roseli Bacili Laurenti. Para uma escuta psicopedagógica: algumas contribuições da psicanálise.. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO. (Orientador).

6.
Creusa Avigo Ferreira. Arteterapia no atendimento psicopedagógico. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Centro Universitário FIEO. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Romilda Roseli Cândido Silva Alves. Apego, maternagem e o processo de apendizagem. Início: 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia clínica) - Centro Universitário FIEO. (Orientador).

2.
Tatiana Cortez Gallafrio Quattrone. Os contos de fadas como recurso em arteterapia.. Início: 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Centro Universitário Fieo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
José Geraldo Guidoti. Uma experiência com oficinas de leitura para a formação de professores leitores de literatura.. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO, . Orientador: Leda Maria Codeço Barone.

2.
Monica Abud Perez de Cerqueira Luz. A literatura na clínica psicopedagógica: subsídios para a formação do sujeito leitor.. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO, . Orientador: Leda Maria Codeço Barone.

3.
Rodrigo Deusdará de Salvi. Uma análise do discurso de propagandas universitárias à luz da psicanálise e do desejo consumista do sujeito.. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO, . Orientador: Leda Maria Codeço Barone.

4.
Valdemir Bezerra da Silva. O texto literário na alfabetização: alguns sentidos apontados por professores alfabetizadores.. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO, . Orientador: Leda Maria Codeço Barone.

5.
Sonia Saj Porcacchia. Oficina de leitura como intervenção psicopedagógica: literatura e espaço potencial.. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) - Centro Universitário FIEO, . Orientador: Leda Maria Codeço Barone.

6.
Creusa Avigo Ferreira. Uma experiência com oficina de pintura na escola: observações sobre o desenvolvimento das fases do desenho e da escrita.. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Centro Universitário FIEO, . Orientador: Leda Maria Codeço Barone.

Tese de doutorado
1.
Maria Emília Sousa Almeida. Alguns elementos sobre a clínica do absoluto: Representações sobre-investidas pontualmente que tendem a deter o encadeamento associativo. 2003. Tese - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Co-Orientador: Leda Maria Codeço Barone.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Andressa Cirillo de Souza. Algumas reflexões sobre a função terapêutica da literatura no antendimento psicopedagógico.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Centro Universitário FIEO. Orientador: Leda Maria Codeço Barone.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Caroline Moreira Bezerra. O vínculo na aprendizagem: perspectivas do professor e do aluno.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicopedagogia) - Centro Universitário FIEO. Orientador: Leda Maria Codeço Barone.

2.
Carolina Ferreira Barros. Reflexo da relação simbiótica mãe/criança no processo de aprendizagem.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicopedagogia) - Centro Universitário FIEO. Orientador: Leda Maria Codeço Barone.

3.
Camila Ramos Brandão. O reflexo do autoconceito na aprendizagem.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicopedagogia) - Centro Universitário FIEO. Orientador: Leda Maria Codeço Barone.

4.
Cristiane Garcia Miguel. Apatia pela aprendizagem: quando o narcisismo toma o desejo pelo aprender.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicopedagogia) - Centro Universitário FIEO. Orientador: Leda Maria Codeço Barone.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/07/2014 às 22:14:42