José Eduardo Vendramini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6135901541983395
  • Última atualização do currículo em 23/05/2006


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1969), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo(1976), doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo(1978), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(1979), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Instituto de Educação Estadual Monsenhor Gonçalves(1962) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto de Educação Estadual Monsenhor Gonçalves(1965). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professor titular da Universidade de São Paulo e Professor da Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro. Atuando principalmente nos seguintes temas:Dramaturgia. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
José Eduardo Vendramini
Nome em citações bibliográficas
VENDRAMINI, J. E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Departamento de Artes Cênicas.
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues
Cid. Universitária
05508900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30914127
Fax: (11) 30914345
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1976 - 1978
Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O Teatro de Luís de Sttau Monteiro: do Enigma ao Panfleto, Ano de obtenção: 1978.
Orientador: Profa Dra. Maria Helena Martins Ribeiro da Cunha.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Palavras-chave: Luís de Sttau Monteiro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Portuguesa / Especialidade: Literatura Portuguesa.
Setores de atividade: Educação Superior.
1971 - 1976
Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O Conto Fantástico de Irene Lisboa,Ano de Obtenção: 1976.
Orientador: Profa Dra. Maria Helena Martins Ribeiro da Cunha.
Palavras-chave: Irene Lisboa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Portuguesa / Especialidade: Literatura Portuguesa.
Setores de atividade: Educação Superior.
1966 - 1969
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1963 - 1965
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação Estadual Monsenhor Gonçalves.
1959 - 1962
Ensino Fundamental (1º grau).
Instituto de Educação Estadual Monsenhor Gonçalves.


Pós-doutorado e Livre-docência


1994
Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Dramaturgia: Criação e Reflexão, Ano de obtenção: 1994.
Palavras-chave: Dramaturgia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Teatro.
Setores de atividade: Educação Superior.
1979 - 1979
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Teatro.


Formação Complementar


1977 - 1977
A Evolução do Teatro Paulista.
Departamento de Artes e Ciências Humanas.
1969 - 1969
Curso Prático de Teatro.
Conselho Estadual de Cultura e Comissão Estadual de Teatro.
1968 - 1968
Curso de Semântica. (Carga horária: 0h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1968 - 1968
Curso Elementar de Língua Alemã. (Carga horária: 0h).
Centro Cultural Brasil Alemanha.
1966 - 1966
Extensão universitária em Curso de Extensão Universitária Sobre Estética. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1965 - 1965
Curso de Monitores Teatrais. (Carga horária: 0h).
Conselho Estadual de Cultura e Comissão Estadual de Teatro.


Atuação Profissional



Departamento de Televisão e Rádio, CTR/ECA/USP, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1986
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenador, Carga horária: 40


Escola de Arte Dramática, EAD, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1980
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Lotado junto ao Departamento de Artes Cênicas.

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe Interino, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Livre-Docente (Professor Associado), Carga horária: 40
Outras informações
Lotado junto ao Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP

Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Chefe de Departamento, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1979 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações
Lotado junto ao CTR da ECA-USP

Vínculo institucional

1982 - 1986
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento, Carga horária: 0
Outras informações
Coordenador do Setor de Teatro do CTR, atual CAC

Vínculo institucional

1980 - 1982
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor da Escola de Arte Dramática (EAD)

Vínculo institucional

1972 - 1975
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Instrutor Voluntário, Carga horária: 0
Outras informações
Instrutor Voluntário da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP).

Atividades

1/1995 - Atual
Ensino, Artes Cênicas, Direção Teatral, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção Teatral
1/1995 - 2/1995
Direção e administração, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Chefe Interino.
1/1994 - 12/1994
Ensino, Artes Cênicas, Direção Teatral, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção Teatral
8/1993 - 12/1993
Direção e administração, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Vice-Chefe do Departamento de Artes Cênicas.
1/1991 - 12/1993
Direção e administração, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Artes Cênicas.
1/1979 - 12/1993
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Departamento de Teatro
1/1982 - 12/1986
Direção e administração, Departamento de Artes Cênicas.

Cargo ou função
Chefe/Coordenador do Setor de Teatro (atual CAC).
1/1980 - 12/1982
Ensino,

Disciplinas ministradas
Diversas em Arte Dramática
1/1972 - 12/1972
Ensino, Outros, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Diversas

Secretaria dos Negócios da Educação, SNE, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1978
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor III, Carga horária: 40
Outras informações
Lotado junto à Secretaria dos Negócios da Educação

Atividades

1/1976 - 12/1978
Ensino, Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
xxxxxxxxxxxxxxxxxx

Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga, FFCLV, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

1/1976 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Outros

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1974 - 1975
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de ensino, Carga horária: 12
Outras informações
Lotado junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (UNESP)

Atividades

1/1976 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Outros
1/1974 - 12/1975
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
XXXXXXXXXXXXXXX

Colégio Riopretense, CRP, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - 1974
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Artística, Carga horária: 12
Outras informações
Professor

Atividades

1/1973 - 12/1974
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino Fundamental

Faculdade Riopretense de Filosofia Ciências e Letras, FFCLRP, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - 1975
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0


Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales, FFCL-JALES, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - 1975
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1970 - 1974
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0


IV Ginásio Estadual de São José do Rio Preto, GERSP, Brasil.
Vínculo institucional

1970 - 1971
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

12/1970 - 12/1971
Ensino,

Disciplinas ministradas
Primárias/Secundaristas

Casa de Cultura de São José do Rio Preto, CC-SJRP, Brasil.
Vínculo institucional

1969 - 1970
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Regente da Cadeira de Teatro Infantil, Carga horária: 40
Outras informações
Regente da Cadeira de Teatro Infantil da Escolinha de Arte Infantil da Casa de Cultura de São José do Rio Preto

Atividades

12/1969 - 12/1970
Ensino,

Disciplinas ministradas
Diversas

Instituto de Educação Estadual Monsenhor Gonçalves, IEEMG*, Brasil.
Vínculo institucional

1968 - 1969
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

1/1968 - 12/1969
Ensino,

Disciplinas ministradas
Primárias e secundaristas


Linhas de pesquisa


1.
Teatro - Dramaturgia


Projetos de pesquisa


2000 - Atual
Teoria e Prática da Dramaturgia: estudo comparativo das principais teorias.
Descrição: Estudo comparativo das principais teorias existentes a respeito da Dramaturgia (de Aristóteles até J.P. Ryngaert). Investigação das tendências mais conservadoras e de seus contrapontos contemporâneos. Exercício prático da escrita dramatúrgica, a partir da pesquisa de temas específicos. Verificação da eficácia das soluções encontradas, através de leituras dramáticas e encenações. Compartilhamento dos resultados com os alunos da graduação e pós-graduação. Esta pesquisa acerca da Teoria e Prática da Dramaturgia tem caréter permanente. Como este tema toma novos contornos a cada peça escrita, as conclusões dependem do caráter específico de cada projeto, estreado ou não. Durante o processo de investigação foi organizado um Grupo de Estudos sobre Dramaturgia, que passou um ano trabalhando uma vez por semana sobre minha peça LONA ESTRELADA, até que se encontrasse sua versão definitiva (posteriormente premiada e publicada). Em 2003, minha peça DIÁLOGO COM A MÃE foi encenada profissionalmente, o que pode ser considerado o fechamento de um ciclo (escrita dramatúrgica e sua respectiva encenação). Em 2004, minha peça SINFONIA DO TEMPO também foi encenada profissionalmente. Em seguida, recebeu o prêmio CARAVANA, da FUNARTE, para excursionar por dois Estados do Brasil. Estou finalizando o texto dramatúrgico JOGO DE DAMAS, após extensa pesquisa sobre o tema da terceira idade. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VENDRAMINI, J. E.2003VENDRAMINI, J. E.. Sobre Criação Dramatúrgica e Encenação. Revista Sala Preta, nº 03. SP: CAC-ECA-USP.. Revista Sala Preta, 2003.

2.
VENDRAMINI, J. E.2001VENDRAMINI, J. E.. O Teatro de Origem Não-Dramatúrgica. Sala Preta (USP), São Paulo, p. 81-86, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VENDRAMINI, J. E.. LONA ESTRELADA. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. 110p .

2.
VENDRAMINI, J. E.. O Canil. Baile de Debutantes. Prefácio de Sábato Magaldi. São Paulo: Art & Tec. , 1992.

Capítulos de livros publicados
1.
VENDRAMINI, J. E.. A Cena de Dario Fo, de Neyde Veneziano (Orelha do Livro). In: .. (Org.). São Paulo: F-QM Edit. Assoc. Ltda, 2002, v. , p. -.

2.
VENDRAMINI, J. E.. Teatro Com Texto, Teatro Sem Texto e o Texto Como Pretexto. In Jornal de Artes Cênicas. Rio de Janeiro: FUNARTE. In: .. (Org.). : , 1994, v. , p. -.

3.
VENDRAMINI, J. E.. Dramaturgia e Encenação. In Revista de Teatro. Rio de Janeiro: SBAT. In: .. (Org.). : , 1994, v. , p. -.

4.
VENDRAMINI, J. E.. Uma Avaliação do 4º Festival de Teatro (Síntese). In Jornal da USP. São Paulo. In: .. (Org.). : , 1994, v. , p. -.

5.
VENDRAMINI, J. E.. 4º Festival de Teatro Universitário da USP. In Jornal de Artes Cênicas. Rio de Janeiro: FUNARTE. In: .. (Org.). : , 1994, v. , p. -.

6.
VENDRAMINI, J. E.. Dramaturgia e Encenação. In O Teatro Transcende. Blumenau: Univesidade Reginal de Blumenau. In: .. (Org.). : , 1994, v. , p. -.

7.
VENDRAMINI, J. E.. Teatro Com Texto, Teatro Sem Texto e o Texto Como Pretexto. In Revista da Poiesis. (Universidade Regional de Blumenau). In: .. (Org.). : , 1993, v. , p. -.

8.
VENDRAMINI, J. E.. O Cômico Pelo Cômico. In Jornal do IX Festival de Teatro do SESC.;. In: .. (Org.). : , 1985, v. , p. -.

9.
VENDRAMINI, J. E.. O Teatro Amador ou A Escola do Aprender Fazendo. In: .. (Org.). .. : , 1984, v. , p. -.

10.
CORTEZ, L. . Org. Co-autoria do artigo O Lúdico e o Didático em Brecht. In De Signos. São Paulo, . In: .. (Org.). : , 1981, v. , p. -.

11.
VENDRAMINI, J. E.. Co-autoria do capítulo Títiro e Melibeu: Personagens ou personificações no Universo da I Bucólica de Vergílio? In Literatura Latina - Vergílio. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (São José do Rio Preto).. In: .. (Org.). .. : , 1976, v. , p. -.

12.
OUTROS . Organização da Antologia de Contos da Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras . In: .. (Org.). : , 1975, v. , p. -.

13.
OUTROS . Organização da Antologia de Poemas Cancioneiro I da Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras de Votuporanga. In: .. (Org.). : , 1972, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VENDRAMINI, J. E.. A Commedia dell´Arte. In Trans/Form/Ação, Araraquara-SP, , v. 24, p. 57 - 83.


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
VENDRAMINI, J. E.. SINFONIA DO TEMPO. 2005. (Apresentação de obra artística/Teatral).

2.
VENDRAMINI, J. E.. SINFONIA DO TEMPO. 2005. (Apresentação de obra artística/Teatral).

3.
VENDRAMINI, J. E.. SINFONIA DO TEMPO. 2005. (Apresentação de obra artística/Teatral).

4.
VENDRAMINI, J. E.. SINFONIA DO TEMPO. 2005. (Apresentação de obra artística/Teatral).

5.
VENDRAMINI, J. E.. SINFONIA DO TEMPO. 2005. (Apresentação de obra artística/Teatral).

6.
VENDRAMINI, J. E.. SINFONIA DO TEMPO. 2005. (Apresentação de obra artística/Teatral).

7.
VENDRAMINI, J. E.. SINFONIA DO TEMPO. 2004. (Apresentação de obra artística/Teatral).

8.
VENDRAMINI, J. E.. SINFONIA DO TEMPO. 2004. (Apresentação de obra artística/Teatral).

9.
VENDRAMINI, J. E.. Estréia Nacional da peça de minha autoria DIÁLOGO COM A MÃE, sob direção de William Pereira. SP, Auditório da Cultura Inglesa de Higienópolis. Temporada regular até final de setembro. 2003. (Apresentação de obra artística/Teatral).

10.
VENDRAMINI, J. E.. Leitura Dramática da Peça Eleonora ou Feliz 64. 2001. (Apresentação de obra artística/Teatral).

11.
VENDRAMINI, J. E.. Curso de Direção Teatral. 2001. (Apresentação de obra artística/Teatral).

12.
VENDRAMINI, J. E.. Leitura dramática da peça O Brilho das Estrelas no Céu de Lona Azul. 1999. (Apresentação de obra artística/Outra).

13.
VENDRAMINI, J. E.. A Dramaturgia da Cena e a Dramaturgia Textual. 1999. (Apresentação de obra artística/Coreográfica).

14.
VENDRAMINI, J. E.. Direção Teatral de Retrato de Qorpo Santo. 1997. (Apresentação de obra artística/Teatral).

15.
VENDRAMINI, J. E.. Direção da Leitura Dramática da obra Mamma Mia, Nonna, de Armando Bragliola. 1997. (Apresentação de obra artística/Outra).

16.
VENDRAMINI, J. E.. Aoi (Orientação do trabalho prático da disciplina Direção Teatral II do aluno Antônio Araújo). 1989. (Apresentação de obra artística/Teatral).

17.
SHAKESPEARE, W. . Hamlet (Orientação do trabalho prático da disciplina Direção Teatral I da aluna Márcia Ottoni). 1989. (Apresentação de obra artística/Coreográfica).

18.
TCHECOV, A. . Os Malefícios do Tabaco (Orientação do trabalho prático da disciplina Direção Teatral II da Aluna Daniela Nefussi). 1988. (Apresentação de obra artística/Coreográfica).

19.
BRASIL, B. . A Outra Maria (Orientação do trabalho prático da disciplina Interpretação I da aluna Christiane Tricerri André). 1984. (Apresentação de obra artística/Teatral).

20.
DIVERSOS . Delírios de Amor (Orientação do trabalho prático da disciplina Direção Teatral III da aluna Christiane Tricerri André). 1983. (Apresentação de obra artística/Teatral).

21.
MARCOS, P. . Dois Perdidos numa Noite Suja (Orientação do trabalho prático da disciplina Direção Teatral III do aluno Manoel João Ochoa). 1983. (Apresentação de obra artística/Coreográfica).

22.
GALIZIA, L. R. . Teatro Mínimo (Orientação do trabalho prático da disciplina Direção Teatral III do aluno Marco Aurélio Vieira Paz). 1983. (Apresentação de obra artística/Teatral).

23.
DIVERSOS . A Roda da Fortuna (Orientação do trabalho prático da disciplina Direção Teatral III da aluna Laura Figueiredo). 1983. (Apresentação de obra artística/Coreográfica).

24.
ARRABAL, F. . Fando e Lis (Orientação do trabalho prático da disciplina Direção Teatral IV da aluna Christiane Tricerri André). 1983. (Apresentação de obra artística/Teatral).

25.
SOUZA, F. . Segredos Mal Comportados (Orientação do trabalho prático da disciplina Direção Teatral IV da aluna Márcia Ottoni). 1983. (Apresentação de obra artística/Teatral).

26.
LORCA, G. . Yerma (Orientação do trabalho prático da disciplina Direção Teatral IV do aluno Hugo Della Santa). 1983. (Apresentação de obra artística/Outra).

27.
GRISOLI, P. A. . Avatar (Orientação do trabalho prático da disciplina Direção Teatral III do aluno Clóvis de Jesus Gonçalves). 1982. (Apresentação de obra artística/Teatral).

28.
PIRANDELLO . Ledo Engano (Orientação do trabalho prático da disciplina Direção Teatral III do aluno Paulo José de Almeida). 1982. (Apresentação de obra artística/Coreográfica).

29.
NEVES, J. . A Assembléia dos Ratos (Orientação do trabalho prático da disciplina Direção Teatral IV da aluna Cláudia Amaral Rezende). 1982. (Apresentação de obra artística/Teatral).

30.
VENDRAMINI, J. E.. Limiar ou Diálogo com a mãe. 2001 (Criação de Texto).

Demais trabalhos
1.
VENDRAMINI, J. E.. O Ensino da Direção Teatral. 2005 (Outro) .

2.
VENDRAMINI, J. E.. Projeto Nascente. 2005 (Outro) .

3.
VENDRAMINI, J. E.. Iluminação Teatral. 2005 (Outro) .

4.
VENDRAMINI, J. E.. PETER BROOK. 2005 (Outro) .

5.
VENDRAMINI, J. E.. Pirandello e o Metateatro. 2005 (Outro) .

6.
VENDRAMINI, J. E.. Fórum-Oficina. 2005 (Outro) .

7.
VENDRAMINI, J. E.. Arlequinadas. 2005 (Outro) .

8.
VENDRAMINI, J. E.. Lona Estrelada, Tereceiro colocado (Região Sudoeste, categoria teatro adulto) no Prêmio Funarte de Dramaturgia (obra será publicada). 2003 (Outro) .

9.
VENDRAMINI, J. E.. 1. Relação dos trabalhos atuais ou mais relevantes no decorrer da carreira.. 2003 (Resumo Geral de Atividades) .

10.
VENDRAMINI, J. E.. 2. Relação dos trabalhos atuais ou mais relevantes no decorrer da carreira. 2003 (Resumo geral de Atividades) .

11.
VENDRAMINI, J. E.. 3. Relação dos trabalhos atuais ou mais relevantes no decorrer da carreira. 2003 (Resumo geral de Atividades) .

12.
VENDRAMINI, J. E.. 4. Relação dos trabalhos atuais ou mais relevantes no decorrer da carreira. 2003 (Resumo geral de Atividades) .

13.
VENDRAMINI, J. E.. 5. Relação dos trabalhos atuais ou mais relevantes no decorrer da carreira. 2003 (Resumo geral de Atividades) .

14.
VENDRAMINI, J. E.. 6. Relação dos trabalhos atuais ou mais relevantes no decorrer da carreira. 2003 (Resumo geral de Atividades) .

15.
VENDRAMINI, J. E.. 7. Relação dos trabalhos atuais ou mais relevantes no decorrer da carreira. 2003 (Resumo geral de Atividades) .

16.
VENDRAMINI, J. E.. 8. Relação dos trabalhos atuais ou mais relevantes no decorrer da carreira. 2003 (Resumo geral de Atividades) .

17.
VENDRAMINI, J. E.. Curso Para Amadores Avançados e Reciclagem Para Profissionais. 2001 (Direção Teatral) .

18.
MISHIMA, Y. . Madame de Sade. 1994 (Direção Teatral) .

19.
VENDRAMINI, J. E.. Espinho na Garganta ou Viagem ao Interior. 1993 (Encenação Teatral) .

20.
VENDRAMINI, J. E.. Feliz 64, Menção Honrosa no I Festival Nacional de Dramaturgia. 1992 (Encenação Teatral) .

21.
VENDRAMINI, J. E.. Sinfonia dos Ancestrais, texto inédito. 1992 (Encenação Teatral) .

22.
MARIVAUX . A Disputa. 1988 (Direção Teatral) .

23.
ANOUILH, J. . Antígone. 1988 (Direção Teatral) .

24.
MUSSET, A. . Não Se Brinca Com o Amor. 1987 (Direção Teatral) .

25.
PENA, M. . O Diletante. 1987 (Direção Teatral) .

26.
PIRANDELLO, L. . Esta Noite Improvisa-se. 1987 (Direção Teatral) .

27.
SAFFIOTTI FILHO, J. . A Rainha do Rádio. 1986 (Direção Teatral) .

28.
PIRANDELLO, L. . Liolá. 1985 (Direção Teatral) .

29.
VENDRAMINI, J. E.. A Trapaça, texto inédito. 1982 (Outro) .

30.
VENDRAMINI, J. E.. Cinderela Cinderela. 1982 (Encenação Teatral) .

31.
VENDRAMINI, J. E.. O Senhor Presidente. 1982 (Outro) .

32.
VENDRAMINI, J. E.. O Álibi dos Bois ou Labirinto 37, texto inédito. 1982 (Roteiro para Cinema) .

33.
VENDRAMINI, J. E.. As Promessas do Corpo (Poemas de Amor e Nojo), Obra Inédita. 1982 (Poesia) .

34.
VÁRIOS . Adão e Eva. 1982 (Direção Teatral) .

35.
VENDRAMINI, J. E.. Arlequinadas ou A Nova-Velha História de Arlequim, Pierrô, Colombina e seus patrões.. 1981 (Direção Teatral) .

36.
VENDRAMINI, J. E.. As Relações Naturais e Hoje Sou um, e Amanhã outro, de Qorpo Santo. 1980 (Direção Teatral) .

37.
VENDRAMINI, J. E.. Os Divertimentos do Rei. 1978 (Encenação Teatral) .

38.
VENDRAMINI, J. E.. Baile de Debutantes. 1978 (outro) .

39.
VENDRAMINI, J. E.. O Bote da Serpente, texto inédito. 1978 (Outro) .

40.
VENDRAMINI, J. E.. Bibelôs. 1978 (Encenação Teatral) .

41.
VENDRAMINI, J. E.. Sinfonia do Bexiga. 1976 (Encenação Teatral) .

42.
BRECHT, B. . A Exceção e a Regra. 1975 (Direção Teatral) .

43.
VENDRAMINI, J. E.. O Canil. 1974 (Outro) .

44.
PENA, M. . As Desgraças de Uma Criança. 1973 (Direção Teatral) .

45.
VENDRAMINI, J. E.. A Turma. 1972 (Direção Teatral) .

46.
ROSA, G. . II Rito de Natal na Praça. 1972 (Direção Teatral) .

47.
GRISOLI, P. A. . A Sagrada Família. 1970 (Direção Teatral) .

48.
PESSOA, F. ; CLAUDEL, P. ; CORDEL, L. . I Rito de Natal na Praça. 1970 (Direção Teatral) .

49.
MAQUIAVEL . A Mandrágora. 1969 (Direção Teatral) .

50.
SHAKESPEARE, W. . Romeu e Julieta. 1968 (Direção Teatral) .

51.
VENDRAMINI, J. E.. Ponto de Partida. 1967 (Direção Teatral) .

52.
PESSOA, F. . O Marinheiro. 1966 (Direção Teatral) .

53.
MOLIÈRE . O Casamento Forçado. 1965 (Direção Teatral) .

54.
WILLIAMS, T. . À Margem da Vida (1965 e 1981). 1965 (Direção Teatral) .

55.
PENA, M. . O Terrível Capitão do Mato. 1964 (Direção Teatral) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VENDRAMINI, J. E.. Participação em banca de Roberta Barni Summa. Commedia Dell´Arte: Uma Proposta de Tradução. 2002. Dissertação (Mestrado em FFLCH) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VENDRAMINI, J. E.. Memória e Invenção: Gerald Thomas em Cena. 1995. Universidade de São Paulo.

2.
VENDRAMINI, J. E.. Membro de Banca de Doutorado de Márcio Aurélio Pires de Almeida, sob o título: O Encenador Como Dramaturgo. A Escrita Poética do Espetáculo.. 1995. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cenas deTchékohov.Cenas deTchékhov. 2002. (Outra).

2.
Commédia dellArt.Commedia dell´Arte. 2002. (Outra).

3.
Fetival de Teatro.Fetival de Teatro. 2002. (Outra).

4.
Leitura Dramática.Leitura Dramática de Cenas de Longe de Hagondange. 2002. (Outra).

5.
Festival de Teatro, em caráter Nacional e internacional.Festival de Teatro, em caráter Nacional e Internacional. 2001. (Outra).

6.
II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. 2001. (Congresso).

7.
Os caminhos do Teatro-XIX.Os caminhos do Teatro-XIX. 2001. (Seminário).

8.
Baile de Debutantes.Baile de Debutantes. 1999. (Outra).

9.
banca Examinadora Vestibular.Banca Examinadora do Vestibular. 1999. (Outra).

10.
Congresso de Pós-Graduação em Artes Cênicas. I Congresso de Pós-Graduação em Artes Cênicas (Organizador). 1999. (Congresso).

11.
Ciclo de Palestra e Leituras.Ciclo de Palestras e Leituras. 1997. (Outra).

12.
Colóquio Narrativas Imagens.Colóquio Narrativas e Imagens. 1997. (Outra).

13.
Encontro com alunos da UNIRIO.Encontro com alunos da UNIRIO. 1997. (Outra).

14.
IX Semana de Letras: Literatura e Outras Artes.IX Semana de Letras: Literatura e Outras Artes. 1997. (Outra).

15.
Oficina de Direção Teatral.Oficina de Direção Teatral. 1997. (Outra).

16.
Seminário de Cenografia-Flávio Ipério em Cena.Seminário de Cenografia-Flávio Império em Cena. 1997. (Seminário).

17.
Festival de Teatro Universitário da USP.Mediador (Juntamente com Neyde Veneziano Monteiro). 1994. (Outra).

18.
Festival Nacional de São José do Rio Preto.Teoria e Prática da Direção Teatral. 1994. (Outra).

19.
Festival Nacional de Teatro de São José do Rio Preto.A Concepção Estética do Espetáculo Teatral. 1994. (Outra).

20.
III Festival de Teatro de Curitiba. Mesa redonda sobre: Texto ou mise-en-scène, o que vale mais?. 1994. (Congresso).

21.
Oficina de Direção Teatral. Oficina de Direção Teatral. 1994. (Congresso).

22.
Curso de Análise de Texto.Curso de Análise de Texto.. 1993. (Outra).

23.
Festival Internacional de Teatro.Debatedor em Mesa Redonda sobre Dramaturgia Brasileira Contemporânea. 1993. (Outra).

24.
Congresso Sobre o Ensino das Artes nas Universidades. Congresso Sobre o Ensino das Artes nas Universidades. 1992. (Congresso).

25.
Curso de História do Teatro.O Renascimento. 1992. (Outra).

26.
Encontro Nacional de Escolas de Teatro Vinculadas a Universidades.Encontro Nacional de Escolas de Teatro Vinculadas a Universidades. 1992. (Outra).

27.
Encontro Naional das Escolas de Teatro Vinculadas a Universidades. Teatro Com Texto, Teatro Sem Texto. 1992. (Congresso).

28.
Mostra Nacional de Teatro de São José do Rio Preto.O Ensino da DireçãoTeatral . 1992. (Outra).

29.
Seminário/Reflexão Dança/Bahia.Mesa Redonda Sobre Pós-Graduação em Teatro e Dança. 1992. (Seminário).

30.
Seminário Em Cena O Texto Teatral..O Processo de Criação. 1992. (Outra).

31.
.Entrevista sobre O Ensino da Interpretação . 1991. (Outra).

32.
.Entrevista a Marli Gregório sob o título: Enfim a ECA vai ter o seu Teatro. 1991. (Outra).

33.
Coordenação e Participação do III Seminário do CAC. Coordenação e Participação do III Seminário do CAC. 1991. (Congresso).

34.
Fórum de Debates Espaço Vivo.Participação no Fórum de Debates Espaço Vivo: Ribalta das Escolas de Teatro.. 1991. (Outra).

35.
I Festival de Teatro Universitário da USP.Coordenação de debates. 1991. (Outra).

36.
Oficina de Encenação na Escola - Uma Proposta de Teatralidade. A Linguagem Teatral. 1991. (Congresso).

37.
Seminário ECA/93: Reflexões Para um Novo Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão.Seminário ECA/93: Reflexões Para um Novo Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão. 1991. (Seminário).

38.
Sessão de Comunicação Coordenada 'A Artes e aEpistomologia da História. Sessão de Comunicação Coordenada As Artes e a Epistemologia da História. 1991. (Congresso).

39.
V Festival de Teatro universitário de Blumenau e Encontro de Professores e Diretores de Teatro.V Festival de Teatro Universitário de Blumenau e Encontro de Professores e Diretores de Teatro. 1991. (Outra).

40.
Debate sobre Pedagogia Teatral no Brasil e na Alemanha..Moderador de Debate sobre Pedagogia Teatral no Brasil e na Alemanha.. 1990. (Outra).

41.
Mesa sobre o espetáculo Vem Busca-me Que Ainda Sou Teu.Debatedor na mesa sobre o espetáculo Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu. 1990. (Outra).

42.
Palestra Ministrada para os Ensaios Abertos do Espetáculo Pantaleão e as Visitadoras.Estilos de Direção Teatral. 1990. (Outra).

43.
Seminário de Avaliação da Pós-Graduação da ECA.Seminário de Avaliação da Pós-Graduação da ECA (Organização e Participação). 1990. (Seminário).

44.
V Festival de Teatro de Blumenau e Encontro de Professores e Diretores de Teatro.Direção de Atores. 1990. (Outra).

45.
Worhshop de Técnica Vocal.Workshop de Técnica Vocal (Coordenação). 1990. (Outra).

46.
.Visão Panorâmica do Teatro Brasileiro. 1989. (Outra).

47.
.A Commedia dell´ Arte. 1989. (Outra).

48.
Seminário Avalição e Perspectivas.Seminário Avaliação e Perspectiva, incluindo reuniões de sistematização.. 1989. (Seminário).

49.
Seminários sobre Dias Gomes.Seminário sobre Dias Gomes (Participante: Análise de peça Meu Reino Por Um Cavalo). 1989. (Seminário).

50.
XI Festival Nacional de Teatro mador de São José do Rio Preto.Coordenador de Debates. 1989. (Outra).

51.
Programa Álvaro Nazareth.Entrevista. 1988. (Outra).

52.
.Entrevista do Jornal O Diário. 1987. (Outra).

53.
Congresso Luso-Espanhol de Teatro.Sessão Plenária de Encerramento do Congresso Luso-Espanhol de Teatro (Assistência). 1987. (Outra).

54.
Curso Intensivo de de Iniciação à Prática Teatral.Curso Intensivo de Iniciação à Prática Teatral. 1987. (Outra).

55.
Encontro de Oraganizadores deTeatro e Dança.Encontro de Organizadores de Festivais de Teatro e Dança. 1987. (Encontro).

56.
IX Festival Nacional de Teatro Amador de São José do Rio Preto.Coordenação de Debates. 1987. (Outra).

57.
Oficina de Analise e Intepretação deTextoTeatral.Oficina de Análise e Interpretação do TextoTeatral. 1987. (Oficina).

58.
Oficina de Intepretação Teatral.Oficina de Interpretação Teatral. 1987. (Oficina).

59.
Oficina-Reforço para Multiplicadores.Oficina-Reforço para Multiplicadores. 1987. (Oficina).

60.
Programa Costa Monteiro.Entrevista no Programa Costa Monteiro. 1987. (Outra).

61.
Programa É Final de Setembro.Entrevista no Programa É Final de Setembro. 1987. (Outra).

62.
Seminário de Política Cultural do INACEN-CENACEN Quanto a Cursos Sobre Teatro Para Amdores, ao nível Nacional. Seminário de Política Cultural do INACEN-CENACEN Quanto a Cursos Sobre Teatro Para Amadores, ao nível Nacional. 1987. (Congresso).

63.
Seminário Interno do CAC.Seminário Interno do CAC. 1987. (Seminário).

64.
Oficina de Análise e Interpretação do Texto Teatral.Oficina de Análise e Interpretação do Texto Teatral. 1986. (Outra).

65.
Oficina de Direção Teatral. Oficina de Direção Teatral. 1986. (Congresso).

66.
Seminário de Avaliação do Curso de Multiplicadores.Seminário de Avaliação do Curso de Multiplicadores. 1986. (Seminário).

67.
VIII Festival Nacional de Teatro Amador de São José do Rio Preto.Coordenador de Debates. 1986. (Outra).

68.
. O Início da Encenação Moderna no Brasil: Os Comediantes. 1985. (Congresso).

69.
Congresso Brasileiro de Escritores. O Autor Teatral. 1985. (Congresso).

70.
Curso de Extensão Universitária Expressionismo: Mainifestações no Cinema, Teatro, Música e Artes Plásticas.Proferimento de Palestra: Repercussão do Teatro Expressionista no Brasil. 1985. (Encontro).

71.
VII Festival Nacional de Teatro Amador e Festival Nacional de Teatro Amador Infatil. Coordenador da Oficinas do VII Festival Nacional de Teatro Amador e Festival Nacional de Teatro Amador Infantil de São José do Rio Preto. 1985. (Congresso).

72.
VII Festival Nacional de Teatro Amador e I Festival Nacional de Teatro Amador de São José do Rio Preto. Coordenação dos Debates . 1985. (Congresso).

73.
XIII Festival Nacional de Teatro Amador e VI Festival de Teatro Infantil. Oficina de Interpretação. 1985. (Congresso).

74.
Ciclo de Estudos Intedisciplinares de Comunicaçã (INTERCOM).Ciclo de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (INTERCOM), com a Palestra: A Pesquisa Brasileira Sobre Comunicação Diversional nas Décadas de 60 e 70. 1984. (Outra).

75.
Projeto Classe Teatral.Depoimento sobre a Formação do Ator. 1984. (Outra).

76.
Seminário: O Estado e o Desenvolvimento das Artes: Oficinas Culturais.Seminário: O Estado e o Desenvolvimento das Artes: Oficinas Culturais. 1984. (Seminário).

77.
Seminário: Os Caminhos do Teatro II. Seminário: Os Caminhos do Teatro II. 1984. (Congresso).

78.
Seminário Os Caminhos do Teatro II. Os Caminhos do Espetáculo. 1984. (Congresso).

79.
Seminário O teatro Alemão e Seus Realizadores. Elementos de Comparação Com o Teatrao no Brasil.Depoimento sobre a formação do ator no Brasil. 1984. (Seminário).

80.
Seminários: Os caminhos do Teatro II. Os caminhos da formação profissional do ator . 1984. (Congresso).

81.
Seminário sobre o O teatro Alemão e Seu Realizadors. Elementos de Comparação com o Teatro no Brasil.Seminário sobre o O Teatro Alemão e Seu Realizadores. Elementos de Comparação com o Teatro no Brasil. 1984. (Seminário).

82.
Simpósio de Teatro e Dança.Simpósio de Teatro e Dança. 1984. (Simpósio).

83.
. O Cômico no Teatro: Aspectos Teóricos. 1983. (Congresso).

84.
.Teatro. William Shakespeare. 1983. (Outra).

85.
.O Cômico no Teatro: Aspectos Históricos. 1983. (Outra).

86.
. A Metalinguagem em Pirandello. 1982. (Congresso).

87.
Colóqui.Teatro (Proferimento de Conferência). 1982. (Outra).

88.
Curso Permanenete de Teatro.Aula Inaugural do Curso Pemanente de Teatro. 1982. (Outra).

89.
II Seminário Regional de Literatura.II Seminário Regional de Literatura, com o tema 'Teatro Para o Público Infantil'. 1982. (Seminário).

90.
II Congresso da Associação Internacional de Semiótica. II Congresso da Associação Internacional de Semiótica. 1979. (Congresso).

91.
.Aspectos do Teatro Moderno. 1977. (Outra).

92.
A Atualidade do fantástico nas Áreas da Comunicação.A Atualidade do fantástico nas Áreas da Comunicação. 1977. (Outra).

93.
Curso de Aperfeiçoamento Para Pessoal Docente. Área de Educação Artística..Teatro e Educação. 1975. (Outra).

94.
Curso de Aperfeiçoamento Para Pessoal Docente. Área de Língua Portuguesa..O Teatro Aplicado: Comunicação e Expressão.. 1975. (Outra).

95.
Curso de Aperfeiçoamento Para Pessoal Docente. Área Educação Artítica. O Teatro no Ensino do 1º Grau. 1975. (Congresso).

96.
Curso de Especialização em Letras - Lingüística, Signo e Arte da Faculdade de Ciências e Letras de Votupornga.Professor ( Juntamente com Romildo Sant'Anna) do Curso de Especialização em Letras - Lingüística, Signo e Arte, da Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga. 1975. (Outra).

97.
Curso de Escpecialização em Letras - Comunicação e Expressão.Professor Assistente do Curso de Especialização em Letras - Comunicação e Expressão. 1974. (Outra).

98.
Curso de Especialização em Letras.Curso de Especialização em Letras da Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências Letras. 1973. (Outra).

99.
I Encobntro de Teatro de Diretores de Teatro Universitário e Amador. I Encontro de Diretores de Teatro Universitário e Amador. 1973. (Congresso).

100.
Segundo Curso de Teatro Dsicutido.Segundo Curso de Teatro Discutido. 1972. (Outra).

101.
Congrsso de Teatro do SESC. Congresso de Teatro do SESC. 1970. (Congresso).

102.
Seminário de Atualização Pedagógica.Seminário de Atualização Pedagógica. 1969. (Seminário).

103.
V.Pirmeiro Curso de Teatro Discutido. 1968. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Vanessa de Carvalho. A Contribuição de Carlos Alberto Sofredini ao Teatro Brasileiro. 2004. 263 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

2.
Eudósia Acuña Quinteiro. Voz para o ator. 2003. 173 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

3.
Maria Everalda Almeida Sampaio. GRUPO TAPA: Histórico, repertório nacional e perfil sociolopolítica. CAC-ECA.. 2003. 186 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

4.
José Sizenando de Moraes Neto. O Encenador e o Texto Teatral: Revisão Histórico e Reflexões. 2000. 204 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

5.
Nelson Albissú. Em Busca dos Velhos de Jorge Andrade no Ciclo Marta. 1997. 180 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

6.
Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira. Uma Experiência de Ação Cultural em Teatro: Divisão de Artes Cênicas e Música do Centro Cultural São Paulo (1989 a 1992). 1992. 215 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

7.
Paulo Luís de Freitas. Tornar-se ator: uma análise do ensino formal de interpretação no Brasil. 1991. 0 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

8.
Hamilton Figueiredo Saraiva. Iluminação Teatral. 1990. 0 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

9.
Paulo de Tarso Santini Tonon. Treinamento psicofísico: uma abordagem orgânica. 1989. 140 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

10.
Luiz Fernando Ramos. Galizia: uma poética radical no Teatro Brasileiro. 1989. 188 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

11.
Paulo Roberto Moreira. Jung e direção teatral. 1988. 214 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

12.
Linei Hirsch. Transcriação teatral: da narrativa literária ao palco. 1988. 127 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

13.
Mário Fernando Bolognesi. Tragédia: uma alegoria da alienação. 1987. 189 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

Tese de doutorado
1.
Mário Alberto de Santana. A CENA E A ATUAÇÃO.. 2003. 204 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

2.
Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza. A Música e os Efeitos Sonoros na Cena Teatral: Reflexões Sobre Uma Estética. 2000. 295 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

3.
José Sizenando de Moraes Neto. O Encenador e o Texto Teatro. 2000. 201 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.

4.
Sérgio Coelho Borges Farias. Metodologia de Ensino para um Teatro Instrumental. 1989. 260 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Eduardo Vendramini.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 19:28:03