Renisia Cristina Garcia Filice

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  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Profª Adjunta da Faculdade de Educação/Universidade de Brasília- UnB. Pós-doutora em Sociologia pelo Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) Universidade do Minho (UMinho) (Braga/Portugal, 2016/2017). Doutora em Educação (UnB-2010), Historiadora (UFU-2002); Especialista em Filosofia (UFU-2004) e Mestre em História Social (PUC/SP-2007). Atuou como Conselheira no Conselho Nacional para a Promoção de Políticas de Igualdade Racial -Cnpir (2015/2016). Conselheira do Conselho de Direitos Humanos - CDH/UnB. Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as- ABPN (2014/2016). Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros-NEAB/UnB (desde 2014).Investigadora do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos-PPGDH/UnB. Investigadora do Programa de Pós Graduação - Modalidade Profissional -PPGE-MP/UnB. Autora artigos, capítulos de livros,coletâneas e das obras ?Identidade Fragmentada. Um estudo sobre o negro na história da educação brasileira. 1993-2005 (Inep,2007) e "Raça e Classe na Gestão da Educação Básica. A importância da cultura na implementação de políticas públicas" (Autores Associados, 2011). Atua na área do Ensino de História, Gestão de Políticas Públicas, foca na transversalidade, intersetorialidade e interseccionalidade entre raça, classe e gênero, em especial nos sistemas de ensino. Desenvolve estudos sobre as temáticas da diversidade, em sua relação com os direitos humanos e acesso à educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renisia Cristina Garcia Filice
Nome em citações bibliográficas
GARCIA-FILICE, R.C.;GARCIA FILICE, R.C.;GARCIA, R.C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação.
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Asa Norte
70910000 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (061) 33072836
URL da Homepage: postweb@fe.unb.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Políticas pra Educação Básica: um estudo sobre cultura. raça e classe, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Maria Abádia da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Políticas de Ações Afirmativas; Educação anti-racista; Cultura Política; Cultura; História do Brasil; História da Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1994 - 1997
Mestrado em História.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: ?Honra, Sobrevivência e Valentia: um estudo dos modos de vida dos trabalhadores e populações pobres uberlandenses envolvidos em processos criminais? 1922 a 1937?.,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Heloísa de Faria Cruz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Progresso; Cultura; Trabalho; Valentia; Cotidiano; Sobrevivência.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1992 - 1994
Especialização em Filosofia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: ? O Sócrates histórico e o Sócrates platônico?.
Orientador: José Beluci Coporalini.
1987 - 1992
Graduação em História.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1983 - 1985
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Messias Pedreiro, EEMP, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.


Formação Complementar


2016 - 2016
Centro de Estudos Sociais. (Carga horária: 6h).
Centro de Estudos Sociais - Universidade de Lisboa, CES - LISBOA, Portugal.
2011 - 2011
Extensão universitária em Fórum de Políticas Públicas em Educação - Evento. (Carga horária: 24h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2005 - 2005
Curso de mediadores da plataforma moodle. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade., SECAD, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em 1º Módulo do curso de Especialização em Metodologi. (Carga horária: 45h).
Faculdades Integradas do Planalto Central, FIPLAC, Brasil.
1996 - 1996
Arquivo e Preservação da Documentação Pública.
Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia, SMC, Brasil.
1995 - 1995
Problemas de Historiografia Geral e do Brasil. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1995 - 1995
Gestão Documental em Arquivos. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia, SMC, Brasil.
1994 - 1994
Metodologia de História Oral. (Carga horária: 6h).
Associação dos Arquivistas Brasileiros(SP), AAB, Brasil.
1994 - 1994
Fuctional English Course.
MAI Inglês, MAI, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Metodologia das Fontes Históricas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Cinema, modernismo, cinema novo e cinema marginal. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1993 - 1993
História Oral: Memória e História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1993 - 1993
Metodologia da Pesquisa Histórica.
Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Uberaba, SMED, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Fontes Históricas no Triângulo Mineiro. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em O Socialismo e o leste europeu. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1992 - 1992
Organização e Administração de Arquivos. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia, SMC, Brasil.
1992 - 1992
Ação Cultural e Patrimônio Histórico. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia, SMC, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Crise das Ideologias e Direitos Humanos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professora Adjunta, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
De dezembro de 2006 a julho de 2008, atuei como professora substituta, na disciplina Didática Fundamental, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.


Fórum Nacional de Educação em Direitos Humanos, FNEDH, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Coordenadora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenadora Pedagógica do Portal Unidade na Diversidade. Função: Coordenação geral das atividades pedagógicas voltadas para a Educação Infantil e Básica. Coordenação do trabalho de assistentes pedagógicos e estagiários, organização das linhas de ação das atividades executadas no site. Temas: Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania.

Atividades

01/2007 - 12/2007
Direção e administração, Fórum NAcional de educação em Direitos Humanos, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.
02/2006 - 03/2006
Serviços técnicos especializados , Fórum NAcional de educação em Direitos Humanos, .

Serviço realizado
Responsável pela elaboração do conteúdo técnico didático-pedagógico direcionado para a Educação Básica, constante na Cartilha "Caminhos para a Superação do Racismo e do Sexismo na Educação - Volume II", disponível também no Portal Unidade na Diversid.

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Curso Regular para Estudantes da pós-graduação: História da América anglo-saxônica História da Arte Americana

Atividades

03/2003 - 12/2003
Ensino, Especialização lato sensu em História da América a, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História da Arte Americana
História da América Anglo Saxônica

Prefeitura Municipal de Uberlândia, PMU, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Historiadora

Atividades

1992 - 1996
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte Lazer e Turismo, Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte Lazer e Turismo.

Serviço realizado
Historiadora no Setor de Pesquisa Histórica da divisão de Patrimônio Histórico..

Escola Superior do Ministério Público da União, ESMPU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Capacitador, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de aperfeiçoamento para o enfrentamento da Discriminação. Participei com a palestra "Aspectos históricos do Racismo", ocorrido em Brasília, a convite do Núcleo de Enfrentamento da Discriminação do DF.


Núcleo de Estudos Afro Brasileiros, NEAB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora
Outras informações
Atuo como Coordenadora do Neab, desde 2014. Coordeno e desenvolvo ações de ensino pesquisa e extensão. O Neab está vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - Ceam, da Universidade de Brasília.


Grupo de Est. e Pesq. em Pol. Pub. , Hist. Educ. das Rel. Raciais e Gênero, GEPPHERG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 8
Outras informações
Atuo como Coordenadora do gEPPHERG desde 2010, época de meu ingresso na UnB. O Grupo foi cadastrado no Cnpq em 2012. Coordeno e desenvolvo ações de ensino pesquisa e extensão. O Geppherg, desde 2014 tem atuado em parceria com o Neab, núcleo vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - Ceam, da Universidade de Brasília, do qual acumulo desde 2014 a função de coordenadora.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
História da África, Diáspora(s) e Cultura Afro-Brasileira
Descrição: Esta linha de pesquisa procura suprir as demandas da implementação do Artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), alterado pela Lei n° 10. 639/2003 e 11.645/2008 que determina a inclusão da temática da História e Cultura africana, afro-brasileira e indígena e a educação das relações étnico-raciais nos vários níveis do âmbito educacional. Com enfase no enfrentamento do racismo e do sexismo,trata de politicas educacionais, gestão e aprendizagens com foco nos direitos humanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Renisia Cristina Garcia Filice - Coordenador / Anderson Ribeiro Oliva - Integrante / Mojana Vargas Correia da Silva - Integrante / Leandro Santos Bulhões de Jesus - Integrante / Dayane Augusta Santos da Silva - Integrante / Daniel Félix Alves - Integrante / Guilherme Oliveira Lemos - Integrante / Matheus de Andrade Gomes - Integrante / Renata Melo Barbosa do Nascimento - Integrante.
2018 - Atual
Quilombos: territórios, educação e soberania intelectual.
Descrição: Esta linha concentra pesquisadoras/es para discutir, analisar e propor estratégias que possam potencializar as expressões e a soberania intelectual das/os quilombolas e das/os estudantes negros/as da UnB, DF e entorno. Busca articular estratégias de aproximações com as pautas de outros sujeitos de comunidades consideradas tradicionais, bem como denúncias de práticas de racismo.Preocupa-se em propor práticas inovadoras de ensino e aprendizagens..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) .
Integrantes: Renisia Cristina Garcia Filice - Integrante / Leandro Santos Bulhões de Jesus - Coordenador / Givãnia Maria da Silva - Integrante / Claudio Vicente da Silva - Integrante / Analúcia Sulina Bezerra - Integrante / Patricia de Barros Marques - Integrante / Adeir Ferreira Alves - Integrante.
2017 - Atual
Territórios, Memória(s) e História(s) do/no Distrito Federal
Descrição: Projeto interdisciplinar que nasce da parceria entre as disciplinas História e Geografia ofertadas na faculdade de Educação da UnB. Em 2017, o projeto passa a assumir um caráter mais interdisciplinar e a incorporar estudantes não só da Pedagogia, mas do campo das ciências humanas e ciências sociais, bem como professoras da Secretaria de Estado e Educação do DF, quilombolas, e sensível á causa , incorpora a presença de estudantes indígenas; graduandos e pós graduandos. O projeto parte da tensão entre território(s), memória nacional que privilegia Brasília, em detrimento das várias outras História(s) e memórias de cidades que compõem o DF. Além do mais, compromete-se em evidenciar o perfil populacional de cada cidade a estudar, comr ecorte de gênero, raça e classe, numa perspectiva interseccional, sempre que possível. Privilegia, o monitoramento da implementação do Artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), alterado pela Lei nº 10. 639/2003 determina a inclusão da temática da História e Cultura africana e afro-brasileira e a educação das relações étnico-raciais no sistema de ensino do DF, e no sistema educacional brasileiro, sempre que houver demanda. Parte-se do entendimento, que as visões e convicções sobre o impacto da desigualdade racial na aprendizagem dos alunos, quando não considerado, também evidencia elementos da prática educativa que remetem à evasão escolar. Por fim, busca-se aprofundar, do ponto de vista epistemológico, conceitos, teorias e categorias para a compreensão das relações raciais no campo educacional, tendo como parâmetro o ensino de História da Geografia, da Sociologia e da Filosofia, para além de leituras economicistas hiper consideradas na faculdade de Educação de Brasília (mas não só) para explicar a desigualdade racial no Brasil, e seus impactos na evasão escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Renisia Cristina Garcia Filice - Coordenador / Cristina Maria Costa LEITE - Integrante / Claúdia Denis Alves da Paz - Integrante / Ellen Daiane Cintra - Integrante / Cilene Vilarins Cardoso da Silva - Integrante / Andressa Marques da Silva - Integrante / Gabriele Batista dos Santos Sousa - Integrante / Marina de Ávila Noronha - Integrante / Mírian Silva Santos - Integrante.
2017 - Atual
Políticas Públicas, Gestão e Educação: Interseccionalidade Raça, Classe e Gênero.
Descrição: Objetiva abordar sobre as questões relacionadas a Politicas Publicas e Gestão, com foco na reflexão sobre Educação e Políticas Públicas em Raça e Gênero. Reconhece diferenças e valoriza a diversidade, investiga e debate sobre a Intervenção Internacional nas questões Educacionais relacionadas à Raça e Gênero no Brasil. Analisa Políticas Educacionais para a diversidade, relações étnicos-raciais e gênero, destacando os papéis dos movimentos sociais e a luta contra as discriminações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Renisia Cristina Garcia Filice - Coordenador / Rovênia Amorim Borges - Integrante / Marjorie Nogueira Chaves - Integrante / Iracilda Pimentel Carvalho - Integrante / Francisco Thiago Silva - Integrante / Eliane dos Santos Cavalleiro - Integrante / Dalila Noleto Torres - Integrante / Linidelly Rocha Mendes - Integrante / Daniel Santos Amorim - Integrante / Rayssa Araújo Carnaúba - Integrante / Jálisson Carvalho de Souza - Integrante.
2016 - 2017
Relações étnico-raciais África(s), Brasil, Portugal : um olhar comparativo sobre políticas educativas.
Descrição: Durante meu doutoramento, tendo como ponto de partida minha tese de doutorado, publicada no livro ?Raça e Classe na Gestão da Educação Básica. A cultura na implementação de políticas públicas? (Garcia-Filice, 2011). Nela, realizei uma investigação sobre a implementação do artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96 que obriga o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira e indígena (redação dada pela lei 10.639/2003 e 11.645/2008). No pós-doutoramento a proposta foi realizar um estudo comparativo entre as políticas antirracistas brasileiras e as chamadas políticas interétnicas, em Portugal. Na década de 1980, as mudanças nas políticas educativas neste país pareciam revelar uma proposta de escola com discurso democrático que foi sendo realocada para a valorização da eficiência e eficácia, tendo como eixo a relação escolaridade-mercado de trabalho (Ferreira, 2008), e a orientação que passa a se consolidar adentrando no século XXI, parecia ser uma proposta de inclusão, que tinha como um de seus eixos o discurso da interculturalidade. Neste contexto, o intuito foi avaliar em que medida as relações interétnicas conflitantes na realidade portuguesa eram contempladas na agenda governamental, como, e com quais argumentos, e se se materializavam em programas e projetos, no que se refere ao reconhecimento dos direitos dos afrodescendentes em Portugal igual aos nacionais, para comparar com o Brasil. Analisar até que ponto houve mudanças na inserção da população negra em ambos os países, e em que medida pode se dizer que há aproximações entre as ações governamentais adotadas. A estratégica metodológica utilizada foi além da pesquisas bibliográfica e documental para a compreensão da estrutura da educação básica portuguesa sob a perspectiva histórico-crítica, cultural; a realização de estudos pós-colonial e decolonial, que desembocaram numa metodologia intitulada antirracista que precedeu de um mergulho em meio à militância negra atuante em Portugal, o que gerou cerca de 20 entrevistas com lideranças que atuam na temática racial, em sua maioria africanos/as, e alguns portugueses/as. Bem como a participação ativa em atividades e eventos culturais sobre a temática negra, possibilitou a coleta de 60 (sessenta) questionários, em análise. Os resultados preliminares são surpreendentes. Revelaram um Estado completamente refratário ao reconhecimento do racismo (racismo institucional), que tem como agravante o não reconhecimento da nacionalidade de afrodescententes, filhos de pais africanos nascidos em Portugal (lei da Nacionalidade 1981); consequentemente, no campo educacional reprovação e evasão se mostraram muito próximas à situação de negros/as no Brasil. Neste sentido, a falácia da interculturalidade se revelou nublada pelo luso-tropicalismo, a versão portuguesa do racismo cordial à brasileira. desta experiência nasceu um Seminário internacional e um acordo de cooperação África, Brasil e Portugal, falantes de língua portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Renisia Cristina Garcia Filice - Coordenador / Manuel Carlos Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Quem? Como? E por quê?: Diagnóstico sobre a prática pedagógica de professores/as da UNB que abordam a temática racial em seus cursos.
Descrição: Este projeto pretende responder três perguntas basilares: Quem? Como? Por quê? se implementa o artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 na UnB, que determina os conteúdos de História da África e cultura afro-brasileira; ou temas voltados para a educação das relações raciais. Se as práticas se conectam na perspectiva do ensino, pesquisa e extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Renisia Cristina Garcia Filice - Coordenador / Esdras da Silva Barbosa - Integrante / Haylleyne Galdino dos Santos - Integrante / Sara Raquel Rodrigues de Araújo - Integrante / Jerfeson Clécio Conceição Moura - Integrante / Nirvana Emile Bittar - Integrante / Victória Lisboa do Nascimento - Integrante.
2013 - 2013
Nenhum a Menos
Descrição: O Inesc desenvolveu parceria com a Escola Municipal Aleixo Pereira Braga I por ocasiao do projeto "Adolescentes Protagonistas" apoiado pela Fundação Banco do Brasil. 0 foco do projeto em 2012 era meio ambiente, identidade e cultura, tendo em vista a importancia do rio Sao Bartolomeu para as populates que vivem na regiao. Este projeto promoveu a articula^ao entre crian^as e adolescentes de tres comunidades situadas no Alto (Vale do Amanhecer), no Medio (Mesquita) e no Baixo Sao Bartolomeu (povoado de Sao Bartolomeu). Diante do envolvimento das crian^as e da boa aceita^ao do projeto na comunidade resolvemos intensificar o contato com a escola. Ouvindo demandas de profissionais da escola observamos a possibilidade de articula^ao entre Unicef, Inesc e a comunidade de Mesquita tendo em vista o apoio ao desenvolvimento de atividades que ajudassem na implementação da lei 10.639.Para este fim, foi contratado o Geppherg - Grupo de Estudos em Políticas Públicas, História,Educação das relações raciais de gênero (FE/UnB), em parceria com o Neab - Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (Ceam/UnB). Ambos . Foram realizados debates e oficinas na Comunidade do Mesquita, na referida escola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Renisia Cristina Garcia Filice - Coordenador / Almir Lopes Castro - Integrante / Anderson Diniz Galvão - Integrante.
2011 - Atual
CONCURSO DE DOTAÇÕES PARA FORMAÇÃO PRÉ-ACADÊMICA: EQUIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO
Descrição: 1 . Informações Gerais O Curso de Formação Pré-Acadêmica na UnB: Equidade na Pós-Graduação é uma iniciativa promovida pela Assessoria de Diversidade e Apoio aos Cotistas da UnB (ADAC), pelo Centro de Convivência Negra (CCN), pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Políticas Públicas: Gênero, Raça/Etnia e Juventude (Geraju). Este programa é apoiado pela Reitoria da Universidade de Brasília, recebendo financiamento da Fundação Ford e da Fundação Carlos Chagas. O Curso será cadastrado como Curso de Extensão e conferirá aos seus participantes, que obtiverem no mínimo 75% de presença, o certificado de extensão pela Universidade de Brasília. 2. Objetivos O Curso de Formação Pré-Acadêmica na UnB: Equidade na Pós-Graduação tem por objetivo preparar potenciais candidatos/as negros/as aos processos seletivos de Programas de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) das universidades brasileiras, especialmente da Universidade de Brasília. 3. Grade Curricular do Curso 3.1. O Curso de Formação Pré-Acadêmica na UnB: Equidade na Pós-Graduação será dividido em duas áreas de formação: Geral e Especifica; 3.1.1. A Formação Geral consistirá em aulas de Português Acadêmico, Língua Estrangeira Instrumental (Inglês e/ou francês) e Metodologia e Laboratório de Pesquisa, que serão ministradas coletivamente a todos/as os/as alunos/as selecionados/as. Importante destacar que nas aulas de Metodologia e Laboratório de Pesquisas será dada ênfase à temática das relações raciais.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (70) / Mestrado acadêmico: (10) .
Integrantes: Renisia Cristina Garcia Filice - Coordenador / Joaze Bernardino Costa - Integrante / Renísia Cristina Garcia Filice - Integrante / Nelson Fernando Inocêncio da Silva - Integrante / Marly Silveira de Jesus - Integrante / Alejandra Pascual - Integrante / Wanderson Flor do Nascimento - Integrante.Financiador(es): Fundação Ford - Cooperação.
2010 - 2014
O Ensino de História e a educação das relações étnico-raciais no Distrito Federal
Descrição: A implementação do Artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), alterado pela Lei no 10. 639/2003 determina a inclusão da temática da História e Cultura africana e afro-brasileira e a educação das relações étnico-raciais no sistema educacional brasileiro. Esta política pública exige a formação do quadro de professores/as para o profundamento dos conteúdos referentes à temática racial, e também imputa a realização de estudos e pesquisas para a compreensão da receptividade no campo educacional, sobre este tema. Neste sentido, entende-se que as visões e convicções sobre o impacto da desigualdade racial na aprendizagem dos alunos, quando não considerado, revela os diferentes formatos da cultura do racismo no Brasil e, paralelamente, incide sobre o sucesso ou fracasso não só desta política pública, também evidencia elementos da prática educativa que remetem à evasão escolar. Busca-se aprofundar, do ponto de vista epistemológico, conceitos, teorias e categorias para a compreensão das relações raciais no campo educacional, tendo como parâmetro o ensino de História, a cultura brasileira e os limites das análises economicistas para explicar a desigualdade racial no Brasil, e seus impactos na evasão escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Renisia Cristina Garcia Filice - Coordenador / Krissinae Marques da SIlva - Integrante / Gisely Cardoso da Silva - Integrante / Renata Parreira Peixoto - Integrante / Gildete Rainha de Lima - Integrante / Almir Lopes Castro - Integrante / Anderson Diniz Galvão - Integrante.
2010 - 2013
Políticas Educacionais, cultura negra e relações étnico-raciais: por uma implementação segura do artigo 26-A na Educação Básica
Descrição: Este projeto contou com a participação de diferentes estudantes, com seus Planos de Trabalho específicos (Krissiane Marques, Gysele Cardoso, Almir Lopes castro e Anderson D. Galvão, estudantes do curso de Pedagogia e História, da UnB. Destacamos aqui a pesquisa intitulada "Diagnóstico preliminar: cultura negra, relações raciais no espaço escolar do DF.". A pesquisa consistiu na avaliação de cerca de cinquenta respostas (digitalizadas) à Carta-Consulta elaborada pelo Conselho de Defesa dos Direitos dos Negros do Distrito Federal - CDDN/DF. Enviada `as escolas de Brasília e regiões administrativas, públicas e particulares, durante o ano de 2010, o material traz informações sobre os projetos considerados pelas instituições de ensino respondentes, o que compreendem como sendo a implementação do artigo 26-A, da LDB 9394/96, no DF. Esta, especificamente foi desenvolvida por Anderson Diniz Galvão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Renisia Cristina Garcia Filice - Coordenador / Krissinae Marques da SIlva - Integrante / Gisely Cardoso da Silva - Integrante / Renata Parreira Peixoto - Integrante / Gildete Rainha de Lima - Integrante / Almir Lopes Castro - Integrante.


Outros Projetos


2012 - Atual
Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPGeR
Descrição: Curso de especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça é uma ação para o enfrentamento de questões sexistas, racistas, homofóbicas e seus derivados presentes nos sistema em geral,e, em particular, na gestão do sistema de ensino público..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista SER Social
2016 - Atual
Periódico: REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS
2015 - 2015
Periódico: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
2014 - 2014
Periódico: Revista do CEAM
2013 - Atual
Periódico: REVISTA DA EAPE
2009 - 2010
Periódico: Revista da ABPN
2009 - Atual
Periódico: Universitas Face (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas e Gestão da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Raça e Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Direitos Humanos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGES, R. A.2017BORGES, R. A. ; GARCIA FILICE, R.C. . Revista da ABPN ? v. 9, n. 21 ? nov. 2016 ?fev. 2017, p.03-07DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS SOBRE A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 9, p. 81-95, 2017.

2.
BORGES, R. A.2016BORGES, R. A. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge. Interfaces Brasil/Canadá, v. 16, p. 72-101, 2016.

3.
GARCIA FILICE, R.C.2016GARCIA FILICE, R.C.; PAZ, C. D. A. . O artigo 26-A da LDB: entre avanços e recuos o espontaneísmo ainda opera no DF. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 8, p. 97-120, 2016.

4.
LEITE, C. M. C.2015LEITE, C. M. C. ; GARCIA-FILICE, R.C. . O ENSINO DE HISTÓRIA A GEOGRAFIA NO DF: PERCALÇOS E PERCURSOS DE UMA ÚNICA HISTÓRIA CHAMADA BRASÍLIA. História e Diversidade, v. 6, p. 64-76, 2015.

5.
CASTRO, A. L.2013CASTRO, A. L. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Ensino de História e Políticas públicas: interfaces entre a educação das relações raciais e a EJA. Cadernos de Pesquisa do CDHIS (UFU. Impresso), v. 26, p. 35, 2013.

6.
GARCIA FILICE, R.C.2011GARCIA FILICE, R.C.. Raça e classe na gestão da educação básica: a cultura na implementação de políticas públicas. Revista Desafios do Desenvolvimento, v. 1, p. 55-55, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GARCIA FILICE, R.C.; CHAVES, M. N. (Org.) ; NASCIMENTO, W. F. (Org.) . DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS SOBRE A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL. 21. ed. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), 2017. v. 9. 122p .

2.
GARCIA-FILICE, R.C.; SANTOS, D. S. S. (Org.) ; RODRIGUES, R. M. M. (Org.) . A transversalidade de Gênero e Raça nas Políticas Públicas: limites e possibildiades. 01. ed. São Paulo: Comunicação Integrada, 2016. v. 02. 208p .

3.
GARCIA-FILICE, R.C.; SANTOS, D. S. S. (Org.) ; RODRIGUES, R. M. M. (Org.) . Políticas Públicas e Raça: avanços e perspectivas.. 01. ed. São Paulo: Comunicação Integrada, 2016. v. 01. 205p .

4.
FEIJO, G. V. (Org.) ; MARTINS, P. R. A. (Org.) ; GARCIA FILICE, R.C. (Org.) ; CHAVES, M. N. (Org.) . Sernegra: IV Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça e II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Centro Oeste: caderno de resumos. 01. ed. Brasília: IFB, 2015. v. 01. 192p .

5.
GARCIA-FILICE, R.C.. Raça e Classe na Gestão da Educação Básica brasileira. A cultura na implementação de políticas públicas. 01. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. v. 2.000. 338p .

6.
GARCIA-FILICE, R.C.. Identidade Fragmentada:um estudo sobre o negro na educação brasileira.1993-2005.. 01. ed. Brasília: INEP Ministério da Educação, 2007. v. 1.000. 111p .

Capítulos de livros publicados
1.
GARCIA FILICE, R.C.. Tem racismo no Brasil! E, eu com isso?: uma reflexão sobre políticas afirmativas, educação, o artigo 26-A da LDB no Distrito Federal e você.. In: Thiago André Pierobom de Ávila. (Org.). Acusações de Racismo na Capital da República. 01ed.Brasília: Ed. Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, 2017, v. 01, p. 303-333.

2.
BERNARDINO-COSTA, J. ; TAVARES, B. ; SANTOS, I. A. A. ; BARBOSA, L. M. A. ; SILVA, N. F. I. ; GARCIA FILICE, R.C. . Ações Afirmativas na Pós-Graduação: em busca da equidade social e de um projeto decolonial contra - hegemônico. In: Amélia Artes, Sandra Unbehaum, Valter Silvério. (Org.). Ações Afirmativas no Brasil. Experiências bem-sucedidas de acesso na pós-graduação. 1ed.São paulo: Cortez Editora, 2016, v. 01, p. 259-281.

3.
BORGES, R. A. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Como a globalização neoliberal tornou possível o Programa Ciência sem Fronteiras?. In: GUIMARÃES-IOSIF, R.; ZARDO, S. P.; SANTOS, A. V. (Orgs.). (Org.). Educação Superior: conjunturas, políticas e perspectivas. 01ed.Brasília: Liber Livro, 2015, v. 01, p. 91-107.

4.
GARCIA-FILICE, R.C.. Políticas Educacionais, Cultura e Relações Étnico-Raciais: A Implementação do Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9394/1996. In: Tatiana Dias Silva; Fernanda Lira Goe. (Org.). Igualdade racial no Brasil. Reflexão do ano Internacional dos Afrodescendentes. 01ed.Rio de Janeiro: Ipea, 2013, v. 01, p. 97-117.

5.
OLIVA, A. R. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Identidade em Construção Pluralidade Cultura, o Ensino de História Africana e a Educação Étnico-Racial Diálogos Necessários. In: MORAES, C. C. P; LISBOA, A. S; OLIVEIRA, L.F. Autores: Allysson Fernandes ... [et al.]. (Org.). Educação para as relações Enicorraciais. 2ªed.Goiânia: FUNAPE, 2012, v. Único, p. 193-245.

6.
GARCIA-FILICE, R.C.. Educação, raça e classe: a cultura na implementação de políticas públicas. In: GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce. (Org.). Política e Governança Educacional Contradições e Desafios na Promoção da Cidadania. 1ed.Brasília: Ed. Liber Livro e Ed. Universa, 2012, v. único, p. 181-208.

7.
GARCIA-FILICE, R.C.; AYODELE, C. . Trajetória da educação do negro no Brasil: movimento negro e políticas públicas. In: MORAES, C.C.P; LISBOA, A.S; OLIVEIRA< L.F;. (Org.). Educação para as relações etnicorraciais. 2°ed.Goiânia -GO: FUNAPE:UFG, 2012, v. único, p. 113-138.

8.
GARCIA-FILICE, R.C.. Por uma visão histórico-dialética da cultura brasileira: algumas reflexões sobre raça, movimento negro e políticas educacionais. In: NASCIMENTO, Claudemiro Godoy. (Org.). Versos e Reversos da Educação. Das polítias às pedagogias alternativas. 1ed.Goiânia: PUC Goiás, 2010, v. , p. 09-227.

9.
GARCIA-FILICE, R.C.; SANTOS, D. S. S. . Ações afirmativas e o Sistema de Cotas na UnB:antecedntes históricos. In: CNTE - Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação. (Org.). Cadernos de Educação. 01ed.Brasília: cnte, 2010, v. 23, p. 209-248.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GIL, Gilmara ; GARCIA-FILICE, R.C. . Preconceito na Escola . A maratona para banir este mal da sala de aula.. Revista Brasil Responsável, São Paulo, p. 24 - 25, 24 jul. 2006.

2.
GARCIA-FILICE, R.C.. Identidade Fragmentada. Afropress - agência de informação multiétnica, site, 06 jul. 2006.

3.
GARCIA-FILICE, R.C.. Brasil 500 anos - repensando novos caminhos. Jornal das FIPLAC?s, Valparaíso, p. 4 - 4, 19 jun. 2000.

4.
GARCIA-FILICE, R.C.. A Belle Époque do Cinema Local. Jornal da Cultura, Uberlândia MG, , v. 675, p. 4 - 4, 20 nov. 1994.

5.
GARCIA-FILICE, R.C.. Nos Trilhos da Memória: História da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro.. Jornal Correio de Uberlândia, Uberlândia, p. 26 - 26, 17 nov. 1994.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, R. A. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Gênero, raça e classe no Ciência sem Fronteiras: um olhar sobre os bolsistas do Sul do Brasil no intercâmbio para os EUA. In: CONGRESSO DAS/OS PESQUISADORAS/ES NEGRAS/OS DA REGIÃO SUL - Copene/S, 2015, Curitiba. CONGRESSO DAS/OS PESQUISADORAS/ES NEGRAS/OS DA REGIÃO SUL, 2015.

2.
BORGES, R. A. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Novo desenvolvimentismo e internacionalização da educação superior no Brasil: o desafio da fronteira linguística. In: CONFERÊNCIA FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2015, Coimbra/Portugal. CONFERÊNCIA FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2015.

3.
BORGES, R. A. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Programa Ciência sem Fronteiras: equidade no intercâmbio internacional de bolsistas da graduação?. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO CENTRO-OESTE, 2014, Goiânia. XII Encontro De Pesquisa em Esducação/ Centro Oeste - ANPDPED, 2014.

4.
FARIAS, B. P. M. ; GARCIA-FILICE, R.C. . As negociações do Conselho nacional de Juventude - Conjuve, a partir da percepção dos/as seus/as conselheiros e conselheiras . e. In: Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras de Políticas de Juventude, 2014, Brasília. Anais do Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras de Políticas de Juventude. Brasília: Presidência da República, 2014. v. 01.

5.
CASTRO, A. L. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Aspetos históricos do racismo no Brasil: conexões com a crise atual. In: Educação de Jovens e Adultos.VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais ? das políticas às lógicas de ação, 2013, Lisboa. VI Seminário Luso-brasileiro. Educação, Trabalho e Movimentos Sociais ? das políticas às lógicas de ação. Lisboa: IE-UL, 2013. v. 01. p. 336-348.

6.
GARCIA-FILICE, R.C.. Racismo e Anti-racismo: a importância do estudo da Cultura no âmbito das políticas públicas. In: Direitos Humanos e Cidadania ? desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação, 2009, Vitória. Cadernos ANPAE. Rio de Janeiro: ANPAE, 2009.

7.
FERRAZ, B. R. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Entre Práticas e Representações: A face da discriminação racial numa Escola Classe/Ensino Fundamental em Brasília.. In: Anais do 9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste, 2008, Brasília. Educação: tendências e desafios de um campo em movimento. Brasília: Universidade de Brasília e Universidade Católica de Brasília. p. 600-614.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, K. M. ; GARCIA FILICE, R.C. . O ARTIGO 26-A DA LDBEN NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE SOBRE SUA IMPLEMENTAÇÃO. In: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia/GO. 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

2.
GARCIA-FILICE, R.C.. Fragmentos do Cotidiano: um estudo dos modos de vida dos trabalhadores e populações pobres uberlandenses - l922 a l937.. In: O Ensino e a Pesquisa em História: Perspectivas e Desafios, 1996, Uberlãndia. ANAIS - I encontro de pós-graduados em História - Universidade Federal de Uberlândia.. Uberlãndia: UFU, 1996. p. 77-82.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA-FILICE, R.C.. Racismo e Anti-racismo: a importância do estudo da Cultura no âmbito das políticas públicas. In: Direitos Humanos e Cidadania ? desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação, 2009, Vitória. Cadernos ANPAE. Rio de Janeiro: ANPAE, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
GARCIA FILICE, R.C.. Aspetos históricos do racismo no Brasil: conexões com a crise atual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GARCIA FILICE, R.C.; KHAN, S. ; GOURJAO, J. H. . ?Invisibilidade que Mata ? Raça e Racismo no Brasil e Portugal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GARCIA FILICE, R.C.. Diálogos sobre democracia no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GARCIA FILICE, R.C.. Crianças do Norte e do Sul: diferença, desigualdades e direitos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GARCIA FILICE, R.C.. Produção e reprodução da diferença social: contextos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GARCIA-FILICE, R.C.. Cultura Negra na Gestão da Educação Básica brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GARCIA-FILICE, R.C.. Reflexões sobre racismo e cultura negra no Brasil: contribuições para avaliações de políticas educacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GARCIA-FILICE, R.C.. Ações Afirmativas e o Sistema de Cotas Na Universidade de Brasília: antecedentes históricos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GARCIA-FILICE, R.C.. Professor, Você é Racista? Algumas propostas pedagógicas para sensibilizar sobre a importância do estudo da questão racial em salas de aula.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
GARCIA-FILICE, R.C.. Carnaval 96 - "Juntos na folia". Uberlândia MG: Secretaria Municipal de Cultura- Uberlândia MG, 1996 (Texto para informativo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GARCIA-FILICE, R.C.; GARCIA, M. A.A. ; OLIVEIRA, B. . Estudos de Revisão do Inventário Hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia. 2008.

2.
GARCIA-FILICE, R.C.. Estudos de Inventário Bacia Hidrográfica do Rio da Prata.. 2008.

3.
GARCIA-FILICE, R.C.. Trajetória do Negro na Educação Brasileira. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
GARCIA, M. A.A. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Projeto Plano de Manejo do Parque Estadual de Itaúnas.. 2001.

2.
GARCIA, M. A. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Levantamento do meio antrópico do Parque Estadual de Itaúnas e seu entorno.. 2000.

3.
GARCIA, M. A.A. ; ARANTES, A.A. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Projeto EIA-RIMA Memorial do Encontro, Santa Cruz de Cabrália/BA.. 1999.

4.
GARCIA, M. A. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Perda da Biodiversidade no Cerrado.. 1998.

5.
GARCIA, M. A. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Elaboração de Encartes Estaduais. 1998.

6.
GARCIA-FILICE, R.C.. Análise e Avaliação Documental da documentação da Prefeitura Municipal de Uberlândia. 1995.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GARCIA-FILICE, R.C.. Artigo 5º - Trabalho Análogo à Escravidão e Trabalho Degradante. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GARCIA FILICE, R.C.. Comissão de Educação debate racismo nas escolas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
GARCIA-FILICE, R.C.. Academia - Ações Afirmativas. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
GARCIA-FILICE, R.C.. Identidade (s). 2010. .

2.
GARCIA-FILICE, R.C.. Relações Étnico Raciais. 2008. .

3.
GARCIA-FILICE, R.C.. Lei 10639/03: Como trabalhar?. 2008. (Oficinas).

4.
GARCIA-FILICE, R.C.. Curso de Formação em Prevenção do Uso Indevido de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
GARCIA-FILICE, R.C.. Educação e relações étnico-raciais.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
GARCIA-FILICE, R.C.. Educação - Africanidades - Brasil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
GARCIA-FILICE, R.C.. Unidade na Diversidade. 2006. .

8.
GARCIA-FILICE, R.C.. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
GARCIA-FILICE, R.C.; Cavalleiro, Eliane dos S. ; PEREIRA, M. A. E. . Cartilha ?Caminhos para a Superação do Racismo e do Sexismo II. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

10.
GARCIA-FILICE, R.C.. A importância da lei 10.639/2003 que inclui a temática História e cultura afro-brasileira no currículo oficial da rede de ensino.. 2006. (Palestra).

11.
GARCIA-FILICE, R.C.. Unidade na Diversidade. 2006. (Oficinas).

12.
GARCIA-FILICE, R.C.. Cotas para Negros nas Universidades Públicas.. 2004. (Palestra).

13.
GARCIA-FILICE, R.C.. Professor Você é Racista? Percebendo o racismo implicíto nas relações humanas.. 2004. (Oficinas).

14.
GARCIA-FILICE, R.C.. Família Albatroz: desafiando nossos valores culturais.. 2003. (Oficinas).

15.
GARCIA-FILICE, R.C.. Multiculturalismo: a construção da identidade nacional. 2003. (Palestra).

16.
GARCIA-FILICE, R.C.. A Construção da Identidade Cultural. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
GARCIA-FILICE, R.C.. O jornal como documento histórico e instrumento de pesquisa.. 1997. (Oficinas).

18.
GARCIA-FILICE, R.C.. Regulamento do Projeto "Arquivo Mostra Pesquisa". 1996. (Regulamento).

19.
GARCIA-FILICE, R.C.. Uberlândia: Ontem e hoje e A importância do Arquivo Público Municipal. 1995. (Palestra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
GARCIA-FILICE, R.C.; BARROS, M. de ; RESENDE, C. . Revivendo o Carnaval. 1996 (Exposição).

2.
GARCIA-FILICE, R.C.; BARROS, M. de ; RESENDE, C. . 100 anos de cinema ? aspectos sociais e arte cinematográfica em Uberlândia.. 1995 (Exposição).

Demais trabalhos
1.
GARCIA-FILICE, R.C.. Nos trilhos da memória: Cia Mogiana de estrada de ferro.. 1995 (Pesquisa Histórica) .

2.
GARCIA-FILICE, R.C.. Memórias do bairro Patrimônio.. 1995 (Pesquisa Histórica) .

3.
GARCIA-FILICE, R.C.. Post Arte: Caminhos de Pedra. 1995 (Projeto de Ação Cultural) .

4.
GARCIA-FILICE, R.C.. Arquivo Mostra Pesquisa. 1994 (Projeto de Ação Cultural) .

5.
GARCIA-FILICE, R.C.. Uberlândia, 105 anos: uma visão plástica.. 1993 (Pesquisa Histórica) .

6.
GARCIA-FILICE, R.C.. A questão da saúde em Uberlãndia: o ofício de barbeiros e farmacêuticos. 1993 (Pesquisa Histórica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BANDEIRA, Lourdes; COELHO, Maria Francisca Pinheiro.; GARCIA FILICE, R.C.; AMARAL, M.. Participação em banca de Hercules Cezário da Silva do Nascimento. Escola Sem Partido: percepção dos direitos do ensino das escolas públicas de Samambaia-DF. 2017.

2.
FREITAS, V. A. L.; BORGES, C. B. O.; GARCIA-FILICE, R.C.; COBUCCI, P. M.. Participação em banca de Edinei Carvalho dos Santos. Práticas e eventos de letramento em uma comunidade de remanescentes quilombolas: Mesquita. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

3.
BORGES, L. F. F.; GUIMARAES-LOSIF, R. M.; DEVECHI, C. P. V.; GARCIA-FILICE, R.C.. Participação em banca de Francisco Thiago Silva. Educação antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental no Distrito Federal: reflexões curriculares. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

4.
SILVA, M.A.; Yannoulas, Silvia; GARCIA-FILICE, R.C.; SOUSA, J.V.. Participação em banca de Jordanna Maria Nunes Costa. Política de alimentação escolar: tem caroço nesse angu? A gestão e o controle social do PNAE. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
MADSEN, Nina; BANDEIRA, Lourdes; HADAD, Sérgio; GARCIA-FILICE, R.C.; ROSEMBERG, Fúlvia; DUARTE, Natália de Souza. Participação em banca de Nina Madsen. Ações disruptivas e espaços de transformação social da educação escolar brasileira. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

2.
OLIVEIRA, I. M.; SIMÔES, R. H. S.; OLIVEIRA, O. M.; GARCIA-FILICE, R.C.; SISS, A.. Participação em banca de Sergio Pereira dos Santos. Os intrusos e os outros quebrando o aquário e mudando horizontes: raça e classe nas cotas da Ufes. 2014. Tese (Doutorado em Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
PASSOS, J. C. dos; DA SILVA, V. B. M.; GOMES, N. L.; MACHADO, M.M.; DURAND, O. C. da S.; LAFFIN, M. H. L. F.; GARCIA-FILICE, R.C.. Participação em banca de Joana Céla dos Passos. Juventude Negra na EJA: Os desafios de uma política pública. 2010 - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
Farias, Edson Silva de; GARCIA-FILICE, R.C.; NUNES, C. G. F.. Participação em banca de Érika Costa Silva. Trajetória profissional de docentes negras na Universidade de Brasília (UnB): estratégias e resistências.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAVALLEIRO, E. dos Santos; GARCIA-FILICE, R.C.; PAZ, A. A.; BOTELHO, D.M.. Participação em banca de Wladimir Ferreira dos Reis. Gestão escolar em escolas inclusivas: desafios e novas perspectivas.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GARCIA-FILICE, R.C.; e outros. Participação em banca de Amanda Miranda da Silva.Visões das professoras nas séries inicias acerca da cultura e diversidade no ensino de história. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

2.
BOTELHO, D. (Denise Botelho); SOUSA, J.V.; GARCIA-FILICE, R.C.; WELLER,V.. Participação em banca de Juliana Cristina Siqueira Santos.Gestão Educacional e Diversidade Étnico-Racial. 2010 - Universidade de Brasília.

3.
CAVALLEIRO, E. dos Santos; GARCIA-FILICE, R.C.; SANTOS, D. S. S.; BOTELHO, D. (Denise Botelho). Participação em banca de Fabiana Firmino de Oliveira.Cultura Negra: Reflexão sobre a transmissão da cultura negra nos primeiros anos escolares. Como os professores/as trabalham a questão do racismo e a valorização do negro dentro da sala de aula?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

4.
CAVALLEIRO, E. dos Santos; SANTOS, D. S. S.; GARCIA-FILICE, R.C.. Participação em banca de Paulo Roberto Azevedo dos Santos.Conhecendo e analisando ações afirmativas: cotas para negros no ensino superior.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

5.
SILVA, M.A.; SOUSA, J.V.; GARCIA-FILICE, R.C.. Participação em banca de José Rogério da Costa.Lei Federal nº 10.639/2003: práti cas nas escolas públicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

6.
MARTINS, U.P.; ASSIS, N.K.; GARCIA-FILICE, R.C.. Participação em banca de Normélia Kátia de Assis.Um estudo prático da aplicabilidade da lei 10.639/2003 no combate ao racismo numa Escola Classe do Gama. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Cavalleiro, Eliane dos S.; LISBOA, A.; BOTELHO, D.; MOURA, G.; GARCIA-FILICE, R.C.. Concurso Nacional de Seleção e Premiação de Material Didático Pedagógico História, Cultura e Identidade Afro Brasileira e Africana. 2006. Secretaria se educação Continuada, Alfabetização e Diversidade..

2.
GARCIA-FILICE, R.C.; LOPES, D. A. S.; PELIZER, O. L. S.; MARTINS, Z.. Comissão de Análise e avaliação documental. 1995. Secretaria Municipal de Administração De Uberlândia MG.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Capacitação das Comissões de Heteroidentificação para o processo seletivo 2019-1 do IFRS.Heteroidentificação e Cotas Raciais: Dúvidas, metodologias e procedimentos.. 2018. (Oficina).

2.
Diálogos Nórdicos - Painéis de debate: Igualdade de gênero, enfrentamentos políticos e direitos das mulheres.Mesa 1 - Reveja seus conceitos: construindo uma sociedade que garanta a igualdade de gênero nos campos político, econômico e social.. 2018. (Seminário).

3.
I Encontro de Gestores de Verificação de Autodeclarações de Concorrentes às Vagas para PPI/PCD.Apresentação de trabalho organizado em parceria com o NEAB/CEAM UnB e GEPPHERG/FE UnB sobre as contas na Universidade de Brasília.. 2018. (Encontro).

4.
I Oficina de capacitação sobre a temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo. 2018. (Oficina).

5.
I Seminário Nacional Políticas de Ações Afirmativas.Conferência de Abertura e - MR3 - Experiências das IES do Centro-Oeste. 2018. (Seminário).

6.
Racismo Institucional no Brasil: Polícias, Sistema de Justiça e Sistema Prisional. 2018. (Outra).

7.
VI Simpósio Internacional Horizontes Humanos - Narrativas, Formações e Práticas de Resistência em tempos de incerteza e intolerância. Faculdade de Educação - FE/UnB.Mesa 7 - Experiência, Memória e Educação. 2018. (Simpósio).

8.
X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (X COPENE); (Re)existência Intelectual Negra e Ancestral ? 18 anos de enfrentamento. Racismo, educação e políticas de migração em postugal. 2018. (Congresso).

9.
Curso Diversidade e Direito das Mulheres: Módulo Gênero e Raça.Gênero e Raça. 2017. (Oficina).

10.
Estado, Racismo e Violências.Políticas de Cotas na UnB: avanços e recuos. 2017. (Seminário).

11.
I Congresso Internacional em Direitos Humanos e Cidadania. Mesa IV Gênero e Raça e as Lutas Decoloniais dos Direitos Humanos e seus Desafios no Brasil e na América Latina. 2017. (Congresso).

12.
III Copene - Centro Oeste. Educação e racismo: pesquisas e políticas afirmativas no Centro-Oeste. 2017. (Congresso).

13.
II Seminário de Avaliação da Aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na BNCC - Avaliação. 2017. (Outra).

14.
I Seminário de Avaliação da Aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.Avaliação da Aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/200. 2017. (Outra).

15.
Narrativas interculturais e decoloniais em educação.Roda de Conversa II. 2017. (Encontro).

16.
24º Seminário-almoço CICS.Aspetos históricos do racismo no Brasil: conexões com a crise atual. 2016. (Seminário).

17.
40º Associação Imprensa de Guimarães.?Invisibilidade que Mata: Raça e Racismo em Portugal?. 2016. (Encontro).

18.
Apresentação do Livro.'Racismo em Português: o lado esquecido do colonialismo". 2016. (Encontro).

19.
Diálogos sobre Democracia no Brasil.Estado, sociedade e cidadania no Brasil. 2016. (Encontro).

20.
I Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas/ENEPCP.Estado Desenvolvimentista e internacionalização da educação superior no Brasil: desafios de equidade no Ciência sem Fronteiras. 2015. (Encontro).

21.
II Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) da Região Sul. Seminário área de Educação da ABPN. 2015. (Congresso).

22.
IV SEMANA DE REFLEXÕES SOBRE NEGRITUDE, GÊNERO E RAÇA DO IFB E II CONGRESSO DE PESQUISADORES NEGROS DO CENTRO-OESTE. ?Diálogos e perspectivas sobre a questão racial no Brasil. 2015. (Congresso).

23.
II Congresso Ibero-Americano de Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações na Educação. 2013. (Congresso).

24.
VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimento Sociais.Interfaces entre políticas públicas e o ensino História na educação de jovens e adultos: conexões com as relações raciais no contexto brasileiro - educação, trabalho e movimentos sociais. 2013. (Seminário).

25.
VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimento Sociais.Políticas Públicas, Educação de Jovens e Adultos e Ralações Raciais: conexões necessárias. 2013. (Seminário).

26.
Educação das Relações Étnico-raciais ? Implementação e a efetivação das diretrizes curriculares nacionais..Educação das Relações Étnico-raciais ? Implementação e a efetivação das diretrizes curriculares nacionais.. 2011. (Seminário).

27.
Seminário Internacional em Política e Governança Educacional para a cidadania, diversidade, direitos humanos e meio ambi.Educação, Raça e Classe: o papel da cultura na implementação de políticas antirracistas. 2011. (Seminário).

28.
VI Seminário Educação e População Negra & I Encontro Regionanal da ABNP no Sudeste:um balanço da última década.Politícas antirracista e Ensino de História na EJA. 2011. (Seminário).

29.
XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Cultura Negra na Gestão da Educação Básica brasileira. 2011. (Congresso).

30.
Conferência Nacional de Educação - CONAE 2010. 2010. (Outra).

31.
4ª Conferência Internacional Educação, Trabalho e Emancipação Social.Cultura e cultura negra no Brasil: contribuições para uma perspectiva dialética na avaliação de políticas educacionais. 2009. (Outra).

32.
Colóquio Internacional . O Ensino de História e Cultura da África e da Diáspora.Políticas de Conbsolidação do Ensino Obrigatório da História da África e da Diáspora. 2009. (Outra).

33.
II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. 2009. (Outra).

34.
Pré-Conferência de Educação do Distrito Federal.Justiça Social, Educação e Trabalho: inclusão, diversidade e igualdade. 2009. (Outra).

35.
VIII Semana de Extensão - Universidade & Democracia.Cultura Negra e democracia no Brasil. 2009. (Encontro).

36.
1º Seminário Internacional África-Brasil: Educação e Culturas. 2008. (Seminário).

37.
I Fórum Nacional da Consciência Negra na Educação.Superando a intolerãncia racial e o sexismo através da adoção de políticas públicas.Aplicabildiade das leis nº 10.639/03 e nº 6.814/07.. 2008. (Encontro).

38.
I Fórum Nacional da Consciência Negra na Educação: 'Iká Kô Dogbá: Os dedos não são iguais..Mesa redonda: Superando a intolerância racial e o sexismo através da adoção de politicas públicas. Mesa. 2008. (Outra).

39.
IV Seminário Racismo e Educação e III Seminário de Gênero, Raça e Etnia..Identidade Fragmentada. 2008. (Seminário).

40.
Semana Acadêmica do Centro de Convivência Negra.Diversidade na Educação. 2008. (Outra).

41.
Simpósio Brasileiro-Alemão de Pesquisa Qualitativa e Interpretação de Dados. 2008. (Simpósio).

42.
Educação no Distrito Federal - Mesa Redonda, na Universidade de Brasília. 2007. (Encontro).

43.
III Congresso Municipal de educação de Nova Viçosa- BA. Repensando a educação: A importância da Lei 10.639/2003. 2007. (Congresso).

44.
Semana Acadêmica - Debate, na Universidade de Brasília.. 2007. (Outra).

45.
VIII Semana Academica - Universidade e Democracia.Relações étnico-raciais:aspectos na História, Educação e cultura afro-brasileira.. 2007. (Outra).

46.
VII Semana de Extensão da UnB - Terra:Saberes na Diversidade.Oficinas:. 2007. (Outra).

47.
Conferência ?A Nova Justiça: desafios e tendências?.. 2006. (Outra).

48.
Experiências de Políticas Afirmativas para Inclusão Racial no Ensino Superior. 2006. (Seminário).

49.
II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora ? II CIAD. 2006. (Outra).

50.
III Conferência Internacional da Diáspora Africana. 2006. (Outra).

51.
Seminário de políticas Afirmativas para inclusão racial no Ensino Superior. 2006. (Seminário).

52.
Consolidando novos rumos ? Avanços e desafios: Políticas Públicas de Educação e Cultura. 2005. (Seminário).

53.
Estado e Sociedade. Promovendo a Igualdade racial?. 1º Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. 2005. (Outra).

54.
I Fórum de Educação e Diversidade da FACGAMA.Educação e relações étnico-raciais.. 2005. (Encontro).

55.
III Conferência da ASWAD (Diáspora Africana).. 2005. (Outra).

56.
Oficina Leitura e Literatura Infanto Juvenil. 2005. (Outra).

57.
Seminário Internacional "Ações afirmativas nas políticas educacionais: O contexto pós Durban". 2005. (Seminário).

58.
VI seminário: O uno e o diverso na educação escolar e XI Seminário regional sobre a formação do educador: "Universidade democrática- Educação Superior em debate"."Professorvoc~e é racista?"- Relato de uma experiência pedagógica para sensibilizar sobre a importância do estudo das relações étnico raciaisem sala de aula.. 2005. (Seminário).

59.
IV Semana Acadêmica.Oficina: Professor você é racista?- percebenco o racismo implícito nas relações humanas. 2004. (Outra).

60.
Semana da consciência negra.Mesa redonda: Cotas para negros na universidade.. 2004. (Outra).

61.
I Semana acadêmica.Multicurso: A construção da identidade Cultural. 2002. (Outra).

62.
I Semana acadêmica- reflexões sobre a atualidade, educação e profissão..oficina: Globalização e democracia? O mundo em Marcha ré.. 2001. (Outra).

63.
II Semana da Pedagogia.Familia Albatroz. 2000. (Outra).

64.
Seminário A construção da Cidade. 1998. (Seminário).

65.
IV Encontro de Pesquisadores na àrea de História da PUC - SP.Honra, sobrevivência, valentia: um estudo sobre trabalhadores e populações pobres envolvidos em processos criminais (1922-1937). 1997. (Encontro).

66.
I Encontro de Pós Graduandos em História UFU.Fragmentos do cotidiano: um estudo dos modos de vida dos trabalhadores e populações pobres uberlandenses- Uberlândia 1922-1937. 1996. (Encontro).

67.
I Encontro de Pós Graduandos em História UFU."Fragmentos do cotidiano: Um estudo dos modos de vida dos trabalhadores e populações pobres uberlandenses- uberlãndia- 1922 a 1937". 1996. (Encontro).

68.
II Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes de Minas Gerais e II Mostra de ciências humanas, letras e artes das universidade Federais Mineiras. 1995. (Congresso).

69.
II Semana de História.Progresso em construção: A experiência cotidiana dos trabalhadores uberlandenses ( 1920-1940). 1995. (Outra).

70.
IX Semana de Patrimônio Cultural.Cinema em Uberlândia: Do Glamour á Rebeldia - 1908 / 1950. 1995. (Outra).

71.
IX Semana de Patrimônio Cultural.Progresso em construção: A experiência cotidiana dos trabalhadores uberlandenses ( 1920-1940). 1995. (Outra).

72.
10º Congresso Brasiliero de Arquivologia e 1º fórum de Arquivos Municipais de Tradição Ibérica. 1994. (Congresso).

73.
7º Seminário de Fontes para História do Brasil. 1994. (Seminário).

74.
1º Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes de Minas Gerais e 1ª mostra de ciências humanas, letras e artes das universidade Federais Mineiras. 1993. (Congresso).

75.
IV Semana permanente de História. 1991. (Outra).

76.
VII Encontro Regional da ANPUH / MG. 1990. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA-FILICE, R.C.. O ativismo de mulheres negras na produção artística e científica. 2018. (Outro).

2.
GARCIA-FILICE, R.C.. I Seminário Internacional Tecendo redes antirracistas: África(s), Brasil,Portugal. 2017. (Outro).

3.
GARCIA-FILICE, R.C.. II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Centro Oeste Copene/CO. 2015. (Congresso).

4.
GARCIA-FILICE, R.C.. II Semana de reflexões sobre a negritude, gênero e Racismo, SERNEGRA-IFB. 2013. (Outro).

5.
GARCIA-FILICE, R.C.. I Seminário do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça ? GPPGeR/UnB. 2013. (Outro).

6.
GARCIA-FILICE, R.C.. II Seminário do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPGeR. 2013. (Outro).

7.
SILVA, M.A. ; GARCIA-FILICE, R.C. . 1º Seminário Internacional África-Brasil: Educação e Culturas. 2008. (Outro).

8.
CAVALLEIRO, E. dos Santos ; GARCIA-FILICE, R.C. . Semana da Consciência Negra. 2007. (Outro).

9.
GARCIA-FILICE, R.C.; CARLOTA, V. ; FURTADO, F. ; AMARO, G. ; SANTOS, G. . I Fórum de educação e Diversidade. 2005. (Outro).

10.
GARCIA-FILICE, R.C.. Fotografe Uberlândia. 1996. (Concurso).

11.
GARCIA-FILICE, R.C.. Documente Uberlândia. 1996. (Concurso).

12.
RESENDE, C. ; SANTOS, R.M. dos ; GARCIA-FILICE, R.C. . IX Semana de Patrimônio Cultural ?A Função do Arquivo na Preservação da Documentação da Administração Pública?.. 1995. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Cleverson de Oliveira Domingos. Políticas públicas para a diversidade sexual na educação: o cenário do Distrito Federal. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Thânisia Marcella Alves Cruz. Acesso e permanência no Programa de Estudantes Convênio-Graduação por falantes de francês. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Kelly Martins Bezerra. Ações afirmativas na Universidade de Brasília: uma análise da implementação, resultados e perspectivas.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
Simone Florindo Costa. História de uma metamorfose política no Brasil: a eleição de pessoas transexuais, seus contextos, os impactos sociais e nas políticas públicas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília. (Orientador).

5.
Linidelly Rocha Mendes. Política de assistência estudantil no ensino técnico: um estudo sobre a permanência das alunas negras do Instituto Federal de Brasília. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília. (Orientador).

6.
Rayssa Araújo Carnaúba. Políticas públicas transversais para a gravidez adolescente: Uma análise da evasão escolar feminina. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade de Brasília. (Orientador).

7.
Daniel Santos Amorim. A efetividade das políticas de diversidade para a questão negra a partir da DIV- UnB. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade de Brasília. (Orientador).

8.
Adeir Ferreira Alves. Protagonismo de mulheres negras na organização social do quilombo Mesquita: associação Arenquim.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Luísa Coelho Moreira. A proteção social para a juventude negra brasileira no âmbito da Política Pública de Assistência Social. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça) - Uiversidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
José Ricardo Albernás Lima Brasília,. O conteúdo político ideológico presente nas obras selecionadas da disciplina História no escopo do Programa Nacional do Livro Didático nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Ministério da Educação. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

2.
Amanda Veloso Barbosa. Sobreviver ou me graduar? Os limites do Programa Auxílio Socioeconômico da Universidade de Brasília do ponto de vista de seus beneficiários. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Ministério da Educação. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

3.
Rovênia Amorim Borges. Programa Ciência sem Fronteiras: estímulo à aprendizagem de língua estrangeira nas escolas brasileiras do século XXI. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Ministério da Educação. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

4.
Maria do Socorro Oliveira Marzola. Gestão e Gênero: reflexões sobre o PCC TAE e a mobilidade funcional de mulheres na UnB. 2013. Dissertação (Mestrado em Pedagogia) - Uiversidade de Brasília, . Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

5.
Beronicy Paula de Morais Farias. A dinâmica do conselho nacional da juventude- Conjuve e o campo das políticas públicas educacionais. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Artur Antônio dos Santos Araújo. Intersetorialidade e Interseccionalidade:Gestão do Plano de Prevenção à violência contra a juventude negra. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

2.
Márcia Regina Carneio Leite. O Programa Bolsa Família: impactos no emponderamento das mulheres beneficiárias do município de Bonito de Minas. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

3.
Edneuza Alves da Silva. Ações Afirmativas na Universidade de Brasília: 10 anos de cotas raciais. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

4.
Rosária Rosa dos Santos Ramos. ??A Espera da Capital Federal. Um olhar sobre a história de Planaltina frente às expectativas de sediar a Nova Capital da República (1922-1937)??. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização lato sensu em História da América a) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isaac Mendes Pereira. O Ensino de História e a Educação das relações raciais em São Sebastião/DF.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Uiversidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

2.
Luisa Mattos da Costa. Algumas reflexões sobre a questão racial na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

3.
Letícia Rozendo Santa Cruz. Ensino de Hitória e Políticas Públicas: reflexões sobre a implementação do art.26-a da LDBEN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

4.
Marcos Gomes Coelho. Adolescentes em conflito com a lei: um estudo sobre políticas de ressocialização dos adolescentes atendidos na unidade de atendimento de semiliberdade de Taguatinga - UAST/DF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

5.
Anderson Diniz Galvão. Ensino de História e Políticas Públicas: Reflexões sobre a implementação da lei 10639/03 em escolas públicas do DF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Uiversidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

6.
Krissiane Marques da Silva. A sala de aula e o ensino de história: diálogos necessários para uma educação das relações étnico-raciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Uiversidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

7.
Gisely Cardoso da Silva. Interfaces entre o ensino de história da África e a educação das relações etnicorraciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história) - Uiversidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

8.
Almir Lopes de Castro. A interseccionalidade entre políticas antirracistas e as políticas de EJA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

9.
Gisely Cardoso da Siva. O ensino de História da Àfrica e a educação das relações etnicorraciais no contexto da Educação de Jovens e Adultos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

10.
Krissiane Marques da Silva. A implementação do Artigo 26-A da LDB: a avaliação do Projeto Africanidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

11.
Almir Lopes de Castro. Ensino de história e políticas públicas: interfaces necessárias entre a educação de jovens e adultos e relações raciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

Iniciação científica
1.
Esdras da Silva Barbosa. Experiências pedagógicas das temáticas raciais nas Faculdades de Agronomia e Medicina Veterinária, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Informação na Universidade de Brasíli. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

2.
Victória Lisboa do Nascimento. Experiências pedagógicas nas temáticas raciais, nas Faculdades de Agronomia e Medicina Veterinária, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Informação, na Universidade de Brasília. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

3.
Jerfeson Clécio Conceição Moura. A aplicação do artigo 26-A da LDB 9394/96 nos Institutos de Ciências Exatas e de Letras da Universidade de Brasília.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - História) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

4.
Halleyne Galdino dos Santos. Quem? Como? E por quê? Diagnóstico sobre a prática pedagógica de professores/as Instituto de Química e Instituto de Ciências Humanas da UNB, que abordam a temática racial em seus cursos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

5.
Sara Raquel Rodrigues de Araujo. Experiências Pedagógicas das Temáticas Raciais dos Institutos de Ciências Biológicas e Relações Internacionais da Universidade de Brasília. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

6.
Nirvana Emile Bittar. Experiências pedagógicas nas temáticas raciais, nos Institutos de Geociências e Psicologia, na Universidade de Brasília. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

7.
Jaqueline Cardoso Durães. As Aventuras de Nhô-Quim e Zé Caipora: Os primeiros quadrinhos brasileiros 1869-1883. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

8.
Anderson Diniz Galvão. Cultura Negra e relações raciais no espaço escolar do DF. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

9.
Krissiane Marques da Silva. Relações Raciais no cotidiano escolar: análise da implementação do artigo 26-A da LDB. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Brasília, Fundação Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

10.
SILVA, Krissiane Marques.. Politícas antirracista no cotidiano escolar: o Projeto Africanidade. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

11.
Krissiane Marques da Silva. O artigo 26-A da LDBEN nos Livros Didáticos: uma análise sobre sua implementação. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Uiversidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

12.
Gisely Cardoso da Silva. Políticas antirracistas e o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

13.
Bruna Rocha Ferraz. Um estudo sobre as relações étnico -raciais em uma Escola Classe de Brasília/DF.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

14.
Marilene Eleutério de Souza. Violência simbólica: a imagem do negro no livro didático.. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

15.
Meire Rodrigues dos Anjos.. A questão do racismo nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Gama/DF.. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

16.
Edimar Marques de Oliveira Iria. O tratamento dado a mulher negra no Hospital Regional do Gama (HRG). 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

17.
Hilda Alves Cardoso.. O negro e o mercado de trabalho.. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

18.
Maria José Coelho de Sá e Raimunda Maria da Silva Vale. O índio no imaginário infantil. Um estudo de caso na Escola Classe 3 do Gama/DF.. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

19.
Maria Cristina e Márcia. "Insulto racial: as ofensas verbais discriminatórias dentro da escola". 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

Orientações de outra natureza
1.
Letícia Rozendo Santa Cruz. A implementação do artigo 26-A: o fazer em sala de aula. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.

2.
Rackel Acatuassu Alves Correa. Politicas, Currículo e educação das relações étnico-raciais na educação infantil. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Renisia Cristina Garcia Filice.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CASTRO, A. L.2013CASTRO, A. L. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Ensino de História e Políticas públicas: interfaces entre a educação das relações raciais e a EJA. Cadernos de Pesquisa do CDHIS (UFU. Impresso), v. 26, p. 35, 2013.

2.
BORGES, R. A.2017BORGES, R. A. ; GARCIA FILICE, R.C. . Revista da ABPN ? v. 9, n. 21 ? nov. 2016 ?fev. 2017, p.03-07DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS SOBRE A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 9, p. 81-95, 2017.


Livros e capítulos
1.
GARCIA-FILICE, R.C.; SANTOS, D. S. S. (Org.) ; RODRIGUES, R. M. M. (Org.) . A transversalidade de Gênero e Raça nas Políticas Públicas: limites e possibildiades. 01. ed. São Paulo: Comunicação Integrada, 2016. v. 02. 208p .

2.
GARCIA FILICE, R.C.; CHAVES, M. N. (Org.) ; NASCIMENTO, W. F. (Org.) . DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS SOBRE A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL. 21. ed. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), 2017. v. 9. 122p .

3.
GARCIA-FILICE, R.C.; SANTOS, D. S. S. (Org.) ; RODRIGUES, R. M. M. (Org.) . Políticas Públicas e Raça: avanços e perspectivas.. 01. ed. São Paulo: Comunicação Integrada, 2016. v. 01. 205p .

1.
BERNARDINO-COSTA, J. ; TAVARES, B. ; SANTOS, I. A. A. ; BARBOSA, L. M. A. ; SILVA, N. F. I. ; GARCIA FILICE, R.C. . Ações Afirmativas na Pós-Graduação: em busca da equidade social e de um projeto decolonial contra - hegemônico. In: Amélia Artes, Sandra Unbehaum, Valter Silvério. (Org.). Ações Afirmativas no Brasil. Experiências bem-sucedidas de acesso na pós-graduação. 1ed.São paulo: Cortez Editora, 2016, v. 01, p. 259-281.

2.
GARCIA FILICE, R.C.. Tem racismo no Brasil! E, eu com isso?: uma reflexão sobre políticas afirmativas, educação, o artigo 26-A da LDB no Distrito Federal e você.. In: Thiago André Pierobom de Ávila. (Org.). Acusações de Racismo na Capital da República. 01ed.Brasília: Ed. Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, 2017, v. 01, p. 303-333.

3.
BORGES, R. A. ; GARCIA-FILICE, R.C. . Como a globalização neoliberal tornou possível o Programa Ciência sem Fronteiras?. In: GUIMARÃES-IOSIF, R.; ZARDO, S. P.; SANTOS, A. V. (Orgs.). (Org.). Educação Superior: conjunturas, políticas e perspectivas. 01ed.Brasília: Liber Livro, 2015, v. 01, p. 91-107.


Apresentações de Trabalho
1.
GARCIA FILICE, R.C.. Crianças do Norte e do Sul: diferença, desigualdades e direitos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GARCIA FILICE, R.C.. Produção e reprodução da diferença social: contextos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA-FILICE, R.C.. II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Centro Oeste Copene/CO. 2015. (Congresso).



Outras informações relevantes


-Coordenadora acadêmica adjunta do curso Pós Afirmativa (2012 a 2013)
-Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN (2014-2016)
-Conselheira do Conselho Nacional de Promoção de Igualdadade Racial - Cnpir/Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, representando a ABPN (2015 e 2016)
-Membro do Conselho do Departamento de Métodos e Técnicas da faculdade de Educação FE/UnB - Representante titular dos docentes do MTC (2017-2018)



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