Maria Aparecida Cecílio

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  • Última atualização do currículo em 02/03/2017


Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). É professora associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas públicas, educação campo e gestão educaional, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas e educação do campo, educação e desenvolvimento humano e politicas públicas e Direitos Humanos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Aparecida Cecílio
Nome em citações bibliográficas
CECÍLIO, M. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.
Av. Colombo, 5790, Bloco I 12, Sala 225
Zona sete
87020-900 - Maringa, PR - Brasil
Telefone: (44) 30115036
Ramal: 4887
Fax: (44) 32614887
URL da Homepage: http://ftp.uem.br/pub/LATTESuem/


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Os Aspectos Sócioeconômicos e Biopscológicos da Formação do Trabalhador Precoce em Atividade Penosa na Zona Rural Brasileira, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Newton Duarte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ENSINO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1993 - 1997
Mestrado em Educação.
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO POPULAR,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: VALDEMAR SGUISSARDI.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação rural; educação de jovens e adultos; Educação e Desenvolvimento Humano.
1984 - 1989
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Atuação Profissional



FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAVAÍ, FAFIPA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40

Atividades

1998 - 1999
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas na graduação: http://historicodeforma.blogspot.com/search?updated-min=2011-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2012-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=3 1998 60 ? Didática L (Curso: Geografia) carga horária semanal: 2 h/a carga horária anual: 68 h/a (Agosto a dezembro) 60 ? Didática L (Curso: Letras) carga horária semanal 2 h/a carga horária anual: 68 h/a (Agosto a dezembro) 1185 ? Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I ? (Curso: Letras) carga horária semanal: 2 h/a carga horária anual: 68 h/a (Agosto a dezembro) 1177-Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I ? (Curso: Pedagogia) ? carga horária semanal por turma: 2 h/a carga horária anual por turma: 68 h/a (Agosto a dezembro) 1177-Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I ? (Curso: Letras) carga horária semanal por turma: 2 h/a carga horária anual por turma: 68 h/a (Agosto a dezembro) Sociologia da Educação _ (curso: Pedagogia - FAFIPA) Carga horária semanal: 2 h/a Carga horária anual: 68 h/a Filosofia da Educação (Curso: Pedagogia ? FAFIPA) Carga horária semanal: 2 h/a Carga horária anual: 68 h/a (segundo bimestre) História da Educação (Curso: Pedagogia ? FAFIPA) Carga horária semanal: 2 h/a Carga horária anual: 68 h/a 1999 1182 ? Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I ? (Curso: Educação Física) carga horária semanal: 2h/a carga horária anual: 68 h/a 1187- Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I ? ( Curso: Psicologia ? turma 1) carga horária semanal: 2 h/a carga horária anual: 68 h/a 1187- Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I ? ( Curso: Psicologia ? turma 2) carga horária semanal: 2 h/a carga horária anual: 68 h/a 1178 ? Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira II ? (Curso: Pedagogia) carga horária semanal: 4 h/a Carga horária anual: 136 h/a Prática de Ensino Fundamental - (FAFIPA ? Faculdade Estadual de Paranavaí) carga horária sema

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COLABORADOR

Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COLABORADOR, Carga horária: 40

Atividades

07/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

2007 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas e Gestão Educacional
2007 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Eduação Brasileira
2007 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas e Gestão Educacional II
10/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Cargo ou função
INTEGRANTE DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, COPEP - UEM.
2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
ASSESSORIA E PLANEJAMENTO
2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

2003 - Atual
Ensino, Processo 707-2003-PEN-UEM, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas e Gestão no Brasil: Educação no e do Campo
2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

8/1998 - Atual
Ensino, Cursos de Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira II
8/1998 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Cargo ou função
Professor Adjunto.
09/2004 - 08/2006
Ensino, Cursos de Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas e Gestão Educacional I - Biologia - Diurno
Políticas Públicas e Gestão Educacional I I - Pedagogia 2004/2005
Políticas Públicas e Gestão Educacional I I _ Pedagogia - 2005/2006
Políticas Públicas e Gestão Educacional I - História
Políticas Públicas e Gestão Educacional I - Biologia Noturno
11/2005 - 7/2006
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Atividade de extensão realizada
Processo 3312/2005 _ Projeto de Extensão: Políticas Públicas e Direitos Humanos: Estado, Sociedade e Limites de Ações.
07/2005 - 06/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coletânea - Sistemas Educacionais e Sociedade: Múltiplos olhares (COSSMO) - Projeto de Ensino/Proc. 2288/2005-PEN_UEM
2004 - 2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Cargo ou função
Participação no Conselho Universitário - Representante departamental.
2005 - 2005
Ensino, POLÍTICAS SOCIAIS: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos Políticos e Filosóficos do Estado
09/2002 - 08/2004
Ensino, Cursos de Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira II - Pedagogia
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I - Letras
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I - História
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I - Educação Física
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I - Biologia
08/2000 - 08/2002
Ensino, Cursos de Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira II - Pedagogia
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I - Psicologia
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I - Hstória
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I - Biologia
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I - Esducação Física

Prefeitura do Município de Maringá, P/MARINGA, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SUPERVISORA DA MERENDA ESCOLAR E PROFESSORA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
OUTRAS FUNÇÕES EXERCIDAS NO PERÍODO: SUPERVISÃO DA ESCOLA LAURA PARENTE BOSSOLAN E SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.

Atividades

1988 - 1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Infantil


Linhas de pesquisa


1.
Avaliação e educação popular

Objetivo: Estudar a avaliação na educação de jovens e adultos que vivem do trabalho no meio rural..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Rural.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Alfabetização; desenvolvimento humano; Educação; Educação do Campo.
2.
POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO

Objetivo: Atender as necessidades de ensino na graduação, com ênfase para licenciaturas..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Gestão Educacional; Políticas educacionais.
3.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL - PROJETO DE PESQUISA: CARACTERÍSTICAS DAS ORIENTAÇÕES DA UNESCO PARA PROTEÇÃO DO DIREITO A INFÂNCIA PRESENTES NAS POLÍTICAS DO ESTADO BRASILEIRO A PARTIR DE 1990.

Objetivo: Trabalhar no coletivo UEM-UEL-FAFIPA/PGEALC..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Unesco; Gestão Educacional; infância; Direitos e Integridade Humana.
4.
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL - GEPPGE

Objetivo: Reunir pesquisadores para estudo e acompanhar as investigações desenvolvidas por cada particpante..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Politicas Públicas; Gestão Educacional; educação no e do campo.; Movimentos Sociais do Campo e Políticas Públicas.
5.
PGEALC - GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL NA AMÉRICA LATINA E CARIBE

Objetivo: Estudar as orientações da Unesco para proteção ao direito a infância..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Politicas Públicas; trabalho precoce e penoso; Unesco; Gestão Educacional; Educação e Desenvolvimento Humano.
6.
Políticas Públicas e Gestão Educacional.

Objetivo: Desenvolver estudos sobre as Políticas Públicas, gestão da Educação e educação do campo na década da educação envolvendo movimentos sociais, alunos de graduação e mestrado..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Rural.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Politicas Públicas; Educação rural; Educação.
7.
Educação e trabalho na zona rural.

Objetivo: Estudar o trabalho precoce e penoso da criança e do adolescente que trabalha na zona rural brasileira investigando as bases sócioeconômicas, biopsicológicas e educativas na formação intelectual dessa população ..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Rural.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Politicas Públicas; Educação; Educação rural; trabalho precoce e penoso.


Projetos de pesquisa


2011 - 2015
CARACTERÍSTICAS DAS ORIENTAÇÕES DA OIT PARA PROTEÇÃO DO DIREITO A INFÂNCIA PRESENTES NAS POLÍTICAS DO ESTADO BRASILEIRO A PARTIR DE 1990
Descrição: A presente investigação justifica-se na necessidade de compreensão das orientações da Organização Internacional do trabalho presentes nas políticas de proteção a infância e a adolescência no Estado Brasileiro pós 1990. É apresentada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional GEPPGE, para ser desenvolvida no período de setembro de 2011 a junho de 2015. Tem por objeto as políticas de proteção a infância no Brasil e por objetivo identificar nos documentos da OIT, se a partir de 1990, as orientações de proteção ao direito a infância são características das políticas do Estado brasileiro no processo de erradicação do trabalho precoce e penoso exercido no meio rural e compreender sua influência na educação da população infanto-juvenil. A análise documental será prioritária para compreensão das ações governamentais de combate a exploração da mão-de-obra precoce no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2011
CARACTERÍSTICAS DAS ORIENTAÇÕES DA UNESCO PARA PROTEÇÃO DO DIREITO A INFÂNCIA PRESENTES NAS POLÍTICAS DO ESTADO BRASILEIRO A PARTIR DE 1990
Descrição: A presente proposta de investigação justifica-se pelo vínculo ao projeto de pesquisa, Políticas Públicas e Gestão na Década da Educação no Brasil: a educação do campo, o trabalho precoce e a formação de educadores entre 1997 e 2007. É apresentada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação na América Latina e Caribe ? PGEALC, para ser desenvolvida entre 2007 e 2010. Tem por objetivo identificar nos documentos da UNESCO, se a partir de 1990, as orientações de proteção ao direito a infância são características das políticas do estado brasileiro no processo de erradicação do trabalho precoce e penoso exercido no meio rural. A análise documental será prioritária para compreensão das ações governamentais de combate a exploração da mão-de-obra precoce. In: processo 8984/2007-PPG-UEM ?Educação e Unesco no Brasil a partir da década de 1990?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Aparecida Cecílio - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Outra.
2005 - 2007
Processo 3740 - Políticas Públicas e Gestão na década da educação no Brasil: a educação do campo, o trabalho precoce e a formação de educadores entre 1997 e 2007
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2001
Processo : 628/1999 - Educação e trabalho na zona rural: o trabalho precoce e penoso, a criança, o adolescente e as bases sócioeconômicas, biopsicológicas e educativas na formação intelectual. Atuação: coordenadora.
Descrição: A pesquisa foi desenvolvida entre 1999 e 2001. Resultou em trabalho de doutoramento no Programa de Pós-graduação em educação da UNESP - Marília em 2002..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Aparecida Cecílio - Coordenador / Maria Alice Sabini de Souza - Integrante / Fabiane Bolonhezi - Integrante / Sofia Machado de Oliveira - Integrante / Elias Canuto Brandão - Integrante / Elizandra Garcia da Silva - Integrante / Fernando Julio Nogueira - Integrante / Andressa Pacheco - Integrante / Renata de Campos - Integrante / Vanessa Maria do Amaral - Integrante / Ana Paula Zancanaro - Integrante / Fábio José Orsini - Integrante / Eliana Moreschi - Integrante / Lupércio Cascone - Integrante / Jorge Ulises Guerra Villalobos - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 26 / Número de orientações: 6
1993 - 1997
Avaliação e Educação Popular
Descrição: Projeto desenvolvido na Universidade Metodista de Piracicaba - SP, UNIMEP, entre 1993 e 1997. Resultou em Dissertação de Mestrado com o mesmo título. A pesquisa foi realizada com educadores populares da região noroeste do Estado do Paraná (22 municípios), que trabalhavam com educaçlão de jovens e adulto assalariados rurais temporários, conhecidos como bóias-fria, em sua maioria, cordatadores de cana. A pesquisa teve como orientador o Profesor Doutor Valdemar Sguissardi - PPGE/UNIMEP. Participaram da pesquisa 22 educadores populares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Aparecida Cecílio - Coordenador / Maria Alice Sabini de Souza - Integrante / Fabiane Bolonhezi - Integrante / Sofia Machado de Oliveira - Integrante / Elizandra Garcia da Silva - Integrante / Fernando Julio Nogueira - Integrante / Andressa Pacheco - Integrante / Renata de Campos - Integrante / Vanessa Maria do Amaral - Integrante / Letícia Emanuelle Munhoz Ribeiro Lorga - Integrante / Ana Paula Zancanaro - Integrante / Fábio José Orsini - Integrante / Eliana Moreschi - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 8


Membro de corpo editorial


2002 - Atual
Periódico: Editora Massoni


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: POLÍTICAS PÚBLICAS.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Desenvolvimento Humano.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Rural.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Chinês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2OLIVEIRA, L. T. C.2015OLIVEIRA, L. T. C. ; CECÍLIO, M. A. . Educação e cidadania em três eixos: enquanto valor econômico, gnosiológico e ético político.. Cadernos de Pesquisa, v. 22, p. 31-44-44, 2015.

2.
3Bernardo, Rafaela Cristina2015Bernardo, Rafaela Cristina ; CECÍLIO, M. A. . O Consenso no processo de desenvolvimento de reformas educacionais orientadas pela agenda globalmente estruturada.. Revista Série Estudos - UCDL, v. 0000000000, p. 271-287, 2015.

3.
1CECÍLIO, M. A.2013CECÍLIO, M. A.; BRANDAO, E. C. . O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990. Educar em Revista (Impresso), v. 50, p. 223-235, 2013.

4.
8CECÍLIO, M. A.2010CECÍLIO, M. A.. Políticas Públicas de proteção ao direito à infância no Brasil. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 5, p. ´74-87, 2010.

5.
6OLIVEIRA, Caroline Mari2010OLIVEIRA, Caroline Mari ; CECÍLIO, M. A. . Orientações da Unesco para as políticas públicas brasileiras na proteção ao direito à infância e à adolescência na década da educação (1997-2007). Extensão em Foco (Curitiba), v. 5, p. 63-72, 2010.

6.
4CECÍLIO, M. A.2010CECÍLIO, M. A.; PUZZIOL, Jeinni. ; SOUZA, S. I. M. . A espacialização da educação do campo no Paraná: uma forma de resistência do MST. Teoria e Prática da Educação, v. 13, p. 213-222, 2010.

7.
5Antonio, Rosa Maria2010Antonio, Rosa Maria ; Souza e Silva ; CECÍLIO, M. A. . O neoliberalismo e as políticas educacionais públicas a partir da década de 1990. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 5, p. 42-58, 2010.

8.
9CECÍLIO, M. A.2008CECÍLIO, M. A.. A criança rural. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-4675 Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso)), v. 000000, p. 167-173, 2008.

9.
7Souza e Silva2008Souza e Silva ; CECÍLIO, M. A. ; HIROSE, K. . POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO NO E DO CAMPO: FORMAÇÃO DOCENTE. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes (Impresso), v. 16, p. 201-207, 2008.

10.
10Souza e Silva2008Souza e Silva ; CECÍLIO, M. A. ; HIROSE, K. . POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO NO E DO CAMPO: FORMAÇÃO DOCENTE. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (Impresso), v. 16, p. 201-207, 2008.

11.
11Souza e Silva2007Souza e Silva ; CECÍLIO, M. A. ; HIROSE, Kiyomi . POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO ? IMPLICAÇÕES. Cadernos ANPAE, v. 4, p. 1-13, 2007.

12.
12CECÍLIO, M. A.2006CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; Souza e Silva . Alca e Educação: Direitos intelectuais?. Revista Virtual-Contestado e Educação, v. 15, p. 1-8, 2006.

13.
14CECÍLIO, M. A.2002CECÍLIO, M. A.. Educação de Jovens e Adultos no Brasil: um relato de experiências. O Professor (Lisboa), Lisboa - Portugal, v. 76, p. 51-56, 2002.

14.
13CECÍLIO, M. A.2002CECÍLIO, M. A.. A Criança Rural. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 24, p. 167-173, 2002.

15.
15CECÍLIO, M. A.1999CECÍLIO, M. A.. As condições de vida do trabalhador assalariado rural temporário e o regime de trabalho exercido na região de Maringá-PR. Geonotas (UEM), v. 3, p. 1-10, 1999.

16.
16CECÍLIO, M. A.1999CECÍLIO, M. A.. Trabalho infanto-juvenil: a retroação na história da organização social do trabalho. Comunicações (Piracicaba), v. 6, p. 170-180, 1999.

17.
17CECÍLIO, M. A.1998CECÍLIO, M. A.. Educação e trabalho na zona rural: a construção intelectual do trabalhador infanto-juvenil explorado em atividades braçais. Comunicações (Piracicaba), v. 5, p. 125-132, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CECÍLIO, M. A.; BRANDAO, E. C. . Educação: campo e cidade - territórios do saber.. 1. ed. MARINGÁ: MASSONI, 2006. v. 000000. 110p .

2.
CECÍLIO, M. A.. Lavrar e Brincar: o trabalho precoce e as consequencias para o desenvolvimento humano. 1. ed. Maringá: Massoni, 2004. v. 500. 234p .

3.
CECÍLIO, M. A.; ROCHA, A. A. V. (Org.) ; CANIATO, A. M. P. (Org.) ; COIMBRA, C. M. B. (Org.) ; BARROS, D. S. (Org.) ; BRANDAO, E. C. (Org.) ; VERRI, E. J. (Org.) ; SACALASSARA, L. M. (Org.) ; ENDLICH, K. M. M. (Org.) ; BARROS, M. S. F. (Org.) . Direitos e Integridade Humana. 1. ed. Maringá: Massoni, 2002. v. 1000. 198p .

4.
CECÍLIO, M. A.. História Social. 1ª. ed. Maringá: Programa de Pós-graduação em Geografia, 2000. 129p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOURA, Kethlen Leite ; OLIVEIRA, Caroline Mari ; CECÍLIO, M. A. ; Souza e Silva . Movimentos Sociais do Campo: a luta por uma educação do campo.. In: Darlene Novacov Bogatscov; Elias Canuto Brandão; Gislaine Aparecida Valadares de Godoy e Maria Eunice França Volsi.. (Org.). Políticas Públicas e Educação do campo no Brasil: um conceito em construção.. 1ªed.Maringá: Massoni, 2013, v. 1, p. 19-30.

2.
PEIXOTO, R. ; CECÍLIO, M. A. ; Souza e Silva . Educação do e no Campo: desafios de um projeto em construção. In: Darlene Novacov Bogatschov; Elias Canuto Brandão; Gislaine Aparecida Valadares de Godoy; Maria Eunice Franã Volsi.. (Org.). Políticas Públicas e educação do campo no Brasil: um conceito em construção. 1ªed.Maringá: Massoni, 2013, v. 1, p. 31-48.

3.
PUZIOL, J. K. P. ; Souza e Silva ; CECÍLIO, M. A. . O legado de Milton Santos (1926 a 2001) para a compreensão da educação do campo como forma de resistência.. In: Darlene Novacov Bogatschov; Elias Canuto Brandão; Gislaine Aparecida valadares de Godoy e Maria Eunice França Volsi.. (Org.). Políticas Públicas e Educação do Campo no Brasil: um conceito em construção.. 1ªed.Maringá: Massoni, 2013, v. 1, p. 77-94.

4.
SOUZA, S. I. M. ; CECÍLIO, M. A. ; HIROSE, K. . Educação do campo: Políticas e Diretrizes. In: Elma Júlia Gonçalves de Carvalho e Rosangela Célia Faustino. (Org.). Educação e Diversidade Cultural. 2ªed.Maringá: Eduem, 2012, v. , p. 185-208.

5.
IRIZELDA MARTINS DE SOUZA E SILVA ; CECÍLIO, M. A. . A luta por políticas para a educação do campo: contestação, resistência e possibilidades. In: Ângela Mara de Barros Lara Roberto Antonio Deitos. (Org.). POLÍTICAS EDUCACIONAIS um exame de proposições e reformas educacionais. 1ªed.Cascavel - PR: Edunioeste, 2012, v. , p. 235-262.

6.
BRANDAO, E. C. ; CECÍLIO, M. A. . Educação em Direitos Humanos: desafios à educação formal e não-formal.. In: Elma Júlia Gonçalves de Carvalho e Rosangela Célia Faustino. (Org.). Educação e Diversidade Cultural. 2ªed.Maringá: Eduem, 2012, v. , p. 111-138.

7.
CECÍLIO, M. A.. DO CARAMURU AO MERCOSUL: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE INFÂNCIA E TRABALHO PRECOCE. In: Mário Luiz Neves de Azevedo; Angela Mara de Barros Lara. (Org.). POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO: ANÁLISES E APONTAMENTOS. Maringá: EDUEM, 2011, v. xxxxxx, p. 135-158.

8.
BRANDAO, E. C. ; CECÍLIO, M. A. . EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: Desafios à educação formal e não-formal - CAP. 4. In: Elma Júlia Gonçalves de Carvalho e Rosangela Faustino. (Org.). Políticas Públicas na Atualidade - educação e diversidade cultural. Maringá: Eduem, 2010, v. , p. 75-95.

9.
Souza e Silva ; CECÍLIO, M. A. ; HIROSE, Kiyomi . EDUCAÇÃO DO CAMPO: POLÍTICAS E DIRETRIZES - CAP. 7. In: Elma Júlia Gonçalves de Carvalho e Rosangela Faustino. (Org.). POLÍTICAS PÚBLICAS NA ATUALIDADE. Maringá: Eduem, 2010, v. , p. 01-25.

10.
Souza e Silva ; CECÍLIO, M. A. ; HIROSE, K. . Educação do campo: política para a concretização das diretrizes - CAP. 6. In: Mário Luiz Neves de Azevedo. (Org.). Política Educacional Brasileira. 2ªed.Maringá: EDUEM, 2010, v. 13, p. 99-109.

11.
CECÍLIO, M. A.; GUHUR, M. L. P. ; Souza e Silva ; HIROSE, K. . O CURSO DE PEDAGOGIA E AS PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DE LEITURA DA EDUCAÇÃO NO E DO CAMPO. In: Elaine Rodrigues - Sheila Maria Rosin. (Org.). Pedagogia 35 anos: História e Memória (1973 - 2008). 1ed.CURITIBA: Instituto Memória Editora e Projetos Culturais., 2009, v. 000000, p. 203-221.

12.
Souza e Silva ; HIROSE, Kiyomi ; CECÍLIO, M. A. . PERSPECTIVAS DE LEITURA: EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: Mario Luiz Neves de Azevedo. (Org.). POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: DEBATES CONTEMPORÂNEOS. 000ed.: , 2008, v. 000, p. 1-12.

13.
SOUZA E, S. I. M. ; CECÍLIO, M. A. ; HIROSE, K. . Educação do Campo: política para a concretização das diretrizes.. In: Mário Luiz Neves de Azevedo.. (Org.). Politica Educaional Brasileira. 206ed.MARINGÁ: EDUEM, 2005, v. 13, p. 107-114.

14.
CECÍLIO, M. A.. Direitos e Integridade Humana. In: Elias CanutoBrandão, Maria A. Cecílio e Marta S. F. Barros. (Org.). Direitos e Integridade Humana. 1ªed.Maringá/PR: Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2002, v. , p. 167-195.

15.
CECÍLIO, M. A.. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos. In: Jorge Ulises Guerra Villalobos. (Org.). Alafabetização: a ação junto aos movimentos sociais. 1ªed.Maringá: Programa de Pós-graduação em Geografia-UEM, 2000., 2000, v. , p. 31-44.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CECÍLIO, M. A.. Escolas Rurais podem deixar de existir em Maringá. O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ, MARINGÁ - PR, p. A3 - A3, 03 maio 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSSETTO, T. R. ; SILVA, I. M. S. E. ; CECÍLIO, M. A. . Discurso contra discurso: Fernando Henrique Cardoso e as Políticas de reforma do aparelho do Estado. In: 6º Seminario Nacional Estado e Políticas Sociais - 2º Seminário de Direitos Humanos, 2014, Toledo - PR. Capitalismo Contemporâneo na América Latina: Políticas Sociais Universais?. toledo: Unioeste, 2014. v. 001. p. xxxxxxxxxxxxxx-xxxxxxxxxxxxxxx.

2.
PUZZIOL, Jeinni. ; Souza e Silva ; CECÍLIO, M. A. . Políticas Sociais na América Latina. In: 4 º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais, 2009, Cascavél - PR. Políticas Sociais na América Latina. Cascavel - PR: UNIOESTE, 2009. v. 000000. p. 01-13.

3.
Muceniecks, Rebeca Szczawlinska ; Silva, Jani Alves da ; CECÍLIO, M. A. . UMA ANÁLISE SOBRE AS ORIENTAÇÕES POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. In: VI Seminário do Trabalho: economia e educação, 2008, Marília. VI Seminário do Trabalho: economia e educação. MARILIA: UNESP, 2008.

4.
CECÍLIO, M. A.; SOUZA, S. I. M. ; HIROSE, Kiyomi . Perspectivas de Leitura: educação no campo na década da educação. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. 16º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Alb-Fae/UNICAMP, 2007. v. 1. p. 1-10.

5.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; Souza e Silva . Políticas Educacionais no Brasil. In: VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas:, 2006, Campinas. VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas:. Campinas: FE: HISTEDBR, 2006. v. 1. p. 1-13.

6.
CECÍLIO, M. A.. A criança rural brasileira e o Mercosul. In: I SEMNIÁRIO INTERNACIONAL DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E POBREZA: a situação de crianças e adolescentes na América Latina, 2006, Rio de Janeiro. I SEMNIÁRIO INTERNACIONAL DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E POBREZA: a situação de crianças e adolescentes na América Latina. Rio de Janeiro: Rede Sirius - Uerj, 2006. v. 1. p. 1-11.

7.
BRANDAO, E. C. ; CECÍLIO, M. A. ; HIROSE, K. . Políticas Públicas e Direitos Humanos: sociedade, Estado e Limites de ações. In: I Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: asiautação de crianças e adolescentes na América Latina hoje., 2006, Rio de Janeiro. I Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: asiautação de crianças e adolescentes na América Latina hoje.. Rio de Janeiro: Rede Sirius - Uerj, 2006. v. 1. p. 1-13.

8.
HATTORI, P. M. ; MENDONCCA, N. P. ; CECÍLIO, M. A. ; VENDRAME, V. S. . Recursos Financeiros e Eduacação. In: XII SEMANA DE PEDAGOGIA: SOCIALIZANDO SABERES, CONSTRUINDO IDENTIDADES., 2005, MARINGÁ. SOCIALIZANDO SABERES, CONSTRUINDO IDENTIDADES, 2005.

9.
CECÍLIO, M. A.; SOUZA, S. I. M. ; HIROSE, K. . Direitos Intelectuais na Alca: cabe ainda um projeto educacional?. In: IV Jornada do HISTEDBR, 2004, Maringá. História e Historiografia da Educação: Abordagens e Práticas Educativas. Maringá: Gráfica Bertoni, 2004.

10.
CECÍLIO, M. A.; Kira ; SOUZA E, S. I. M. ; HIROSE, K. . A universidade: um olhar de Álvaro Vieira Pinto. In: IV Jornada do HISTEDBR, 2004, Maringá. História e Historiografia da Educação. Mairngá: Gráfica Bertoni, 2004.

11.
CECÍLIO, M. A.. Lavrar e Brincar: Uma carta sobre o trabalho precoce e penoso e as consequencias para o desenvolvimento humano. In: I Congresso Internacional de Educação e desenvolvimento Humano, 2004, Maringá. I Congresso Internacional de Educação e desenvolvimento Humano. Maringá: UEM - DTP-DFE, 2004.

12.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; Souza e Silva . Políticas e Gestão no Brasil: Educação no e do Campo. In: Mostra de Cursos da UEM, 2004, Maringá. Mostra de Cursos da UEM. Maringá: UEM - Diretoria de Extensão, 2004.

13.
SILVA, E. G. ; CECÍLIO, M. A. . A criança, a exploração e o lúdico a partir da colonização portuguesa do então chamado Brasil. In: I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano - I CIEDH, 2004, Maringá. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano - I CIEDH. Maringá: UEM - DTP -DFE, 2004. v. 1. p. 1-11.

14.
OLIVEIRA, S. M. ; CECÍLIO, M. A. . Desenvolvimento Humano: considerações sobre o trabalho precoce e penoso. In: I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano - I CIEDH, 2004, Maringá. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano - I CIEDH. Maringá: UEM - DTP - DFE, 2004. v. 1. p. 1-16.

15.
CECÍLIO, M. A.. O Movimento Social da Educação. In: II Encontro Paranaense de Psicologia Social, 2000, Maringá. A Formação Intelectual do tabalhador Precoce em Atividades Penosas. Maringá: Massoni, 2001. p. 146.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CECÍLIO, M. A.. Educação Rural e Desenvolvimento Humano. In: Simpósio Comemorativo dos 30 anos do PPGE/UNIMEP, 2002, Piracicaba. Simpósio Comemorativo dos 30 anos do PPGE/UNIMEP. Piracicaba: UNIMEP, 2002.

2.
CECÍLIO, M. A.. Um direito a construção da consciência cidadã. In: I Seminário Internacional de Educação, 2001, Cianorte. I Seminário Internacional de Educação. Cianorte: TAC multimídia, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PUZZIOL, Jeinni. ; Souza e Silva ; CECÍLIO, M. A. . A contribuição de Milton Santos para a Educação do Campo. In: 4º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais: Políticas Sociais na América Latina, 2009, Cascavél - PR. Políticas Sociais na América Latina. CASCAVÉL: UNIOESTE, 2009. v. 000000. p. 01-13.

2.
CECÍLIO, M. A.; Souza e Silva ; HIROSE, K. . Perspectivas de Leitura: Educação no Campo na Década da Educação. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. 16º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Alb-Fae/UNICAMP, 2007. v. 1. p. 85-85.

3.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, Kiyomi ; SOUZA, S. I. M. . Educação e trabalho na zona rural brasileira: relatos de pesquisa coletiva. In: I ENCONTRO CIENTÍFICO DO CCH: AS CIÊNCIAS HUMANAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA PÓS-MODERNIDADE, 2007, Maringá. I ENCONTRO CIENTÍFICO DO CCH: AS CIÊNCIAS HUMANAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA PÓS-MODERNIDADE. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, 2007. v. oooooo. p. 0000000000000-0000000000000.

4.
Souza e Silva ; CECÍLIO, M. A. ; HIROSE, Kiyomi . Políticas Públicas e Educação do e no Campo: Implicações no Compromisso da Universidade. In: : XXIII Simpósio Brasileiro, V Congresso Luso-Brasileiro, I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2007, Porto Alegre. Anais do XXIII Simpósio Brasileiro, V Congresso Luso-Brasileiro, I Colóquio Ibero-Americano de Política e Adm, 2007, Porto Alegre. Cadernos ANPAE. Porto Alegre: UFRGS, 2007. v. 3. p. 1-13.

5.
CECÍLIO, M. A.. A criança rural brasileira e o Mercosul. In: I Seminário Internacional Direitos Humanos, violência e pobreza: a situação de crianças e adolescentes da América Latina hoje., 2006, Rio de Janeiro. I Seminário Internacional Direitos Humanos, violência e pobreza: a situação de crianças e adolescentes da América Latina hoje.. Rio de Janeiro: Rede Sirius/UERJ, 2006. p. 1-1.

6.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; Souza e Silva . Políticas Educacionais no Brasil: os campos de e na formação de professores. In: HISTEDBR - VII SEMINÁRIO NACIONAL, 2006, CAMPINAS/SP. HISTEDBR - VII SEMINÁRIO NACIONAL: História, Sociedade e Educação no Brasil.. CAMPINAS: FE - HISTEDBR, 2006. p. 1-1.

7.
CECÍLIO, M. A.; BRANDAO, E. C. ; HIROSE, K. . Políticas Públicas e Direitos Humanos: Sociedade, Estado e Limites de Ações. In: I Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje., 2006, Rio de Janeiro. I Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje.. Rio de Janeiro: Rede Sirius/UERJ, 2006. p. 1-1.

8.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; Souza e Silva . Políticas e Gestão no Brasil: Educação no e do campo II. In: XXXVIII Semana Cultural - I Semana de Pedagogia - Pedagogia: a arte de educar, 2004, Mandaguari. Semana de Pedagogia - Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (Impresso). Mandaguari: FAFIMAN, 2004. v. 1. p. 37-37.

9.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; Souza e Silva . Direitos Intelectuais na Alca: cabe ainda um projeto educacional?. In: IV Jornada do HISTEDBR: História, Sociedade e Educação no Brasil, 2004, Maringá - PR. IV Jornada do HISTEDBR: História, Sociedade e Educação no Brasil. Maringá-PR: Bertoni, 2004. p. 111-112.

10.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; Kira ; Souza e Silva . A Universidade: o olhar de Álvaro Vieira Pinto. In: HISTEDBR - História, Sociedade e Educação no Brasil., 2004, Maringá. HISTEDBR - História, Sociedade e Educação no Brasil.. Maringá-PR: Bertoni, 2004. p. 112-113.

11.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, Kiyomi ; Souza e Silva . Jornadas de estudo de políticas públicas: intercâmbio no debate da educação no e do campo. In: VII Semana de Artes - IV Mostra do Museus Dinâmico Interdisciplinar, II Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão e V Simpósio da APADEC, 2004, Maringá. II Mostra integrada de Ensino, Pesquisa e Extesnão. Maringá: APADEC, 2004.

12.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; Souza e Silva . Políticas e gestão no Brasil: educação no e do campo.. In: VII Semana de Artes, IV Mostra do Museu Dinâmico Interdisciplinar, II Mostra Integrada de Ensino, Pesquia e Extesnão e V Simpósio da APADEC, 2004, Maringá. II Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extesnão. Maringá: APADEC, 2004.

13.
CECÍLIO, M. A.. Formação de professores: A importância do conhecimento dos campos de atuação.. In: I Congresso Brasileiro de Formação de Professores: passado, presente e futuro, 2003, Campo Largo - PR. I CONGRESSO BRASILEIRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. CAMPO LARGO: FACULDADE KENNEDY, 2003. v. 1. p. 71-71.

14.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; Souza e Silva . Espaço Publico e Gestão da Educação: Educação do Campo, desafios de um novo tempo.. In: POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2003, RECIFE. XXI SIMPÓSIO BRASILEIRO E III CONGRESSO LUSO BRASILEIRO. RECIFE: ANPAE, 2003. v. 1. p. 107-107.

15.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; Souza e Silva . Formação de profesores: a importância do conhecimento dos campos de atuação. In: I Congresso Brasileiro de Formação de Professores, 2003, Campo Largo - PR. I Congresso Brasileiro de Formação de Professores. Campo Largo: Faculdade Kennedy, 2003. p. 71-71.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, Caroline Mari ; CECÍLIO, M. A. . A construção de políticas educacionais para a educação do e no campo impulsionadas pelo MST no estado do Paraná a partir da década de 1990.. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
MOURA, Kethlen Leite ; OLIVEIRA, Caroline Mari ; Souza e Silva ; CECÍLIO, M. A. . Direitos infanto-juvenis no encontro campo/cidade: como compreender o direito a educação do campo como política de estado?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Silva, Jani Alves da ; Muceniecks, Rebeca Szczawlinska ; CECÍLIO, M. A. . Uma análise sobre as orientações do Banco Mundial para Educação Brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Souza e Silva ; HIROSE, Kiyomi ; CECÍLIO, M. A. . Perspectivas de leitura: educação do campo na década da educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CECÍLIO, M. A.. A criança Rural Brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
HATTORI, P. M. ; MENDONCCA, N. P. ; VENDRAME, V. S. ; CECÍLIO, M. A. . Recursos Financeiros e Educação.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CECÍLIO, M. A.. Uma carta sobre o trabalho precoce e penoso e as consequências para o desenvolvimento humano.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; Souza e Silva . Políticas e Gestão no Brasil: Educação no e do campo.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CECÍLIO, M. A.. Formação do trabalhador precoce em atividades penosas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CECÍLIO, M. A.. Direitos e Integridade Humana. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CECÍLIO, M. A.. O Movimento de Direitos Humanos em Maringá e seu Projeto Educativo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CECÍLIO, M. A.. Educação Rural e Desenvolvimento Humano. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CECÍLIO, M. A.; BARROS, M. S. F. . Um direito a construção da consciência cidadã. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CECÍLIO, M. A.. A formação intelectual do trabalhador precoce em atividades penosas.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PUZIOL, J. K. P. ; CECÍLIO, M. A. . Políticas para Educação do e no campo e os territórios de resistência do MST no Paraná: forças contrahegemonicas.. Curitiba, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
GUHUR, M. L. P. ; CECÍLIO, M. A. ; Souza e Silva ; PRIORI, A. ; SERRA, E. ; Fabiano, Luiz Hermenegildo ; HIROSE, K. ; Hilsenbeck Filho, ; GREIN, ; VERDERIO, ; LIMA, . Projeto Político Pedagógico para Curso especial de Licenciatura Plena em Pedagogia para educadores e educadoras do campo. 2009.

2.
GUHUR, M. L. P. ; Fabiano, Luiz Hermenegildo ; CECÍLIO, M. A. ; HIROSE, Kiyomi ; Souza e Silva . Comissão de avaliação. 2008.

3.
CECÍLIO, M. A.. PARECERES. 2007.

4.
CECÍLIO, M. A.; BRANDAO, E. C. ; HIROSE, K. . União Marigaense dos Profissionais so Sexo e Ong. Mães Vítimas da Violência - Justiça e Paz. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
CECÍLIO, M. A.. Participação cidadã para a construção da Agenda 21 no bairro Jardim Bahia-Sto Antonio de Jesus (BA). 2009.

2.
Souza e Silva ; HIROSE, Kiyomi ; CECÍLIO, M. A. . Educação e Trabalho na Zona Rural Brasileira: relatos de pesquisa coletiva.. 2007.

3.
CECÍLIO, M. A.; BRANDAO, E. C. ; HIROSE, Kiyomi . Políticas Públicas e Direitos Humanos. 2006.

4.
CECÍLIO, M. A.. COPEP - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CECÍLIO, M. A.; Gasparin ; Lima . Fórum Educacional 2010. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

2.
CECÍLIO, M. A.; Itelma Negri . Evasão Escolar. 2006. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CECÍLIO, M. A.. Educação do Campo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CECÍLIO, M. A.. CARACTERÍSTICAS DAS ORIENTAÇÕES DA UNESCO PARA PROTEÇÃO DO DIREITO A INFÂNCIA PRESENTES NAS POLÍTICAS DO ESTADO BRASILEIRO A PARTIR DE 1990. 2011. (Relatório de pesquisa).

3.
CECÍLIO, M. A.. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 2011. (Parecer).

4.
CECÍLIO, M. A.. Educação do Campo. 2011. (Blog).

5.
CECÍLIO, M. A.. http://ciso3651.blogspot.com/. 2009. (blogger).

6.
CECÍLIO, M. A.. http://ped3152.blogspot.com/. 2009. (blogger).

7.
CECÍLIO, M. A.. http://bio3285.blogspot.com/. 2009. (blogger).

8.
CECÍLIO, M. A.. http://educa-dh.blogspot.com/. 2009. (blogger).

9.
BRANDAO, E. C. ; CECÍLIO, M. A. . MINI-CURSO: PAULO FREIRE: HISTÓRIA, IDÉIAS, POSIÇÕES E AÇÕES. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CECÍLIO, M. A.; Souza e Silva ; HIROSE, Kiyomi ; GUHUR, M. L. P. . O Curso de Pedagogia e as perspectivas contemporâneas de leitura da educação no e do campo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
CECÍLIO, M. A.. http://trabalhoprecoce.blogspot.com/. 2008. (blogger).

12.
CECÍLIO, M. A.. http://polieducacionais.blogspot.com/. 2008. (blogger).

13.
CECÍLIO, M. A.. Educação e meio-ambiente. 2008. (blogger).

14.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; Souza e Silva . POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

15.
CECÍLIO, M. A.; BRANDAO, E. C. . Memória histórica e teatro de bonecos: uma política de abordagem cultural na educação dos trabalhadores rurais (1ª etapa). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
CECÍLIO, M. A.; BRANDAO, E. C. . Memória histórica e teatro de bonecos: uma política de abordagem cultural na educação dos trabalhadores rurais (2ª etapa). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
CECÍLIO, M. A.; BRANDAO, E. C. . ?Memória histórica e teatro de bonecos: uma política de abordagem cultural na educação dos trabalhadores rurais? (2ª etapa). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
CECÍLIO, M. A.; BRANDAO, E. C. . ?Memória histórica e teatro de bonecos: uma política de abordagem cultural na educação dos trabalhadores rurais? (1ª etapa). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
CECÍLIO, M. A.; SOUZA E, S. I. M. ; HIROSE, K. . POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO NA DÉCADA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: A EDUCAÇÃO DO CAMPO, O TRABALHO PRECOCE E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES ENTRE 1997 E 2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

20.
CECÍLIO, M. A.. http//.mariacecilio.blogspot.com/. 2007. (blogger).

21.
CECÍLIO, M. A.. ILHA DE LEITURA. 2007. (blogger).

22.
CECÍLIO, M. A.. Políticas Públicas e Gestão Educacional. 2007. (blogger).

23.
CECÍLIO, M. A.. PGEALC. 2007. (blogger).

24.
CECÍLIO, M. A.. Políticas 707. 2007. (blogger).

25.
CECÍLIO, M. A.. Pedagogia da Terra. 2007. (blogger).

26.
CECÍLIO, M. A.. GEPPGE. 2007. (blogger).

27.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; SOUZA, S. I. M. . JORNADA DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2004. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

28.
CECÍLIO, M. A.. Educação e trabalho na zona rural: o trabalho precoce e penoso, a criança, o adolescente e as bases sócioeconômicas, biopsicológicas e educativas na formação intelectual.. 2004. (Relatório de pesquisa).

29.
CECÍLIO, M. A.; BRANDAO, E. C. . Recuperação da História Oral do Município de Roteiro - Alagoas/Brasil. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teatro de Bonecos).

30.
CECÍLIO, M. A.. AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO POPULAR. 1997. (Relatório de pesquisa).

31.
CECÍLIO, M. A.; BRANDAO, E. C. . Recuperando a História dos Assentamentos Rurais do Estado do Paraná. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teatro de Bonecos).

32.
CECÍLIO, M. A.; BRANDAO, E. C. ; PALMEIRAS, Maria Rosa . Alafabetização de Trabalhadores Rurais Temporários. 1994. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teatro de Bonecos).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CECÍLIO, M. A.; Gasparin ; Lima . Fórum Educacional 2010 - Maringá. 2010.

Demais trabalhos
1.
CECÍLIO, M. A.. " O idoso no exercício da cidadania". 2009 (Palestra) .

2.
CECÍLIO, M. A.. Educação e Direitos Humanos. 2008 (Consultoria) .

3.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; Souza e Silva . Políticas Públicas para a Educação no Campo e educação Escolar Indígena. 2007 (Palestra) .

4.
CECÍLIO, M. A.. Políticas Públicas e Gestão Educacional - Projeto de Pesquisa: Características das orientações da UNESCO para proteção do direito a infância presentes nas políticas do Estado brasileito a partir de 1990. 2007 (Projeto de Pesquisa) .

5.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, Kiyomi ; Souza e Silva . Políticas Públicas e Gestão na Década da Educação. 2004 (Projeto de Pesquisa) .

6.
CECÍLIO, M. A.. O processo de Municipalização no Município de Cianorte. 2002 (Consultoria) .

7.
CECÍLIO, M. A.. Breve histórico da criação dos cargos públicos no Brasil. 2001 (Palestra) .

8.
CECÍLIO, M. A.. Educação e Trabalho na Zona Rural: o trabalho precoce e penoso, a criança, o adolescente e as bases sócioeconômicas, biopsicológicas e educativas na formação intelectual. 1999 (Projeto de Pesquisa) .

9.
CECÍLIO, M. A.. Avaliação e educação popular. 1997 (Projeto de Pesquisa) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Azevedo, Mário Luiz Neves de; Sabbi, /Volmir; CECÍLIO, M. A.; CECILIO, M. A.; Turmena, Leandro. Participação em banca de Aline Rodrigues Alves Rocha. Educação Profissional e escola unotária: em foco o programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego - PRONATEC.. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
CECÍLIO, M. A.; SANTOS, J. C.; Ruiz, Adriano Rodrigues. Participação em banca de Gistaline de Oliveira Prodomo Costa. Senac Presidente Prudente e a qualificação profissional: percurso histórico e memória.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista.

3.
CECÍLIO, M. A.; SANTOS, J. C.; RUIZ, A. R.. Participação em banca de Gistaline de Oliveira Prodomo Costa. Políticas Públicas de educação: contribuição da unidade Senac Presidente Prudente para formação de cidadãos profissionais.. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista.

4.
HIDALGO, A. M.; Sapeli, Marlene; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de Vitor de Moraes. PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - PRONACAMPO: Entre a pauta dos povos e o decidido pelo estado.. 2014. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
BORGES, L. F. P.; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de Defesa de Rozenilda Luz Oliveira de Matos. Políticas da Educação do campo e movimentos sociais: apresentações e discussões sobre a experiência no Estado do Paraná. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
SILVA, I. M. S. E.; DEITOS, R. A.; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de Ketlen Leite de Moura. Políticas de educação do campo: a construção de estratégias para o MST no Paraná e a ação de agenciais internacionais.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
LARA, A. M. B.; FIGUEIREDO, I. M. Z.; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de Thais Godoi de Souza. A política do programa abrindo espaços - PAE: educação e cultura para a paz (2000 a 2010). Educação para emancipação ou conformação.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
FERRI, L. M. G. C.; SANTOS, J. C.; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de Eva Cristina Aurelio Menezes. Mediação de conflitos nas escolas públicas da diretoria de ensino região de Assis - SP: um estudo de caso da função de professor mediador escolar e comunitário.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista.

9.
OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva; CECÍLIO, M. A.; Souza e Silva. Participação em banca de Janete Bernardo do Nascimento Marcelino. Políticas Públicas para o ensino profissional de nível médio no Paraná (1991- 2004). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
NOMA, A. K.; BORGES, Liliam Faria Porto; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de Aparecida do Carmo Lima. Prática Educativas em agroecologia no MST/PR: processos formativos na luta pela emancipação humana. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
SANTOS FILHO, José Camilo dos; FERRI, Lúcia Maria Gomes Corrêa; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de Bácima Eliana Alves Simão. Análise do perfil empreendedor dos alunos concluintes do curso de administração de uma instituição privada: contribuição para o projeto pedagógico do curso.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista.

12.
CECÍLIO, M. A.; GODOY, A. M. G.; SOUZA E, S. I. M.. Participação em banca de Rebeca Szczawlinska Mucenecks Ferreira. Meio ambiente e educação: Proposição de políticas por agências internacionais a partir da década de 1970.. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

13.
Souza e Silva; FERNANDES,; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de Dominique Michele Perioto Guhur. O diálogo de saberes nas escolas técnicas do MST no Paraná: contribuições à educação profissioal do campo.. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

14.
MACIEL, Lizete Shizue Bomura; MORI, Nerli Nonato Ribeiro; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de Cristina Silva dos Santos. A proposta de educação inclusiva no contexto da exclusão social: contradição ou ação intencional da sociedade capitalista. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

15.
Lago; Grossi; Sousa; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de ADRIANA RODRIGUES. A violência institucional como método para lidar com a miséria social: a trajetória dos sem terra do assentamento Dom Élder Câmara/PR no difícil percurso de luta até chegar "em cima do lote". 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
LARA, A. M. B.; Oliveira, João ferreira; Azevedo, Mário Luiz Neves de; CECÍLIO, M. A.; Aquino, Olga Ribeiro de. Participação em banca de Elizandra Garcia da Silva. O Banco mundial e o governo de Carlos Saúl Menem: parceria na constiruição das políticas para a educação incial da cidade de Buenos Aires.. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

17.
CECÍLIO, M. A.; NOMA, A. K.; HIDALGO, A. M.. Participação em banca de EDNÉIA FÁTIMA NAVARRO CHILANTE. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS BRASILEIRA PÓS 1990: PREPARAÇÃO, EQUALIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO.. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

18.
CECÍLIO, M. A.; SERRA, E.; LIMA, M. G.. Participação em banca de Alaide Paulino Machado de Oliveira. IDEOLOGIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO MST E AS ESCOLAS DO CAMPO.. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá.

19.
CECÍLIO, M. A.; NOMA, A. K.; Souza e Silva. Participação em banca de MARA LUCIA MARTINS. NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DA DÉCADA DE 1990. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

20.
CECÍLIO, M. A.; NOMA, A. K.; HIDALGO, A. M.. Participação em banca de EDNÉIA FÁTIMA NAVARRO. PONDERAÇÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS IMPLEMENTADAS NO BRASIL A PARTIR DE 1990.. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Teses de doutorado
1.
LARA, A. M. B.; Massom, Gisele; Campos, Rosana; TOLEDO, C. A. A.; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de MARA CECILIA RAFAEL LOPES. Analise das politicas publicas da gestão do financiamento para a educação basica: a educação infantil e o ensino fundamental em Maringá (2001-2004). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
GOULART, Áurea Maria Paes Leme; Gorni, Doralice Aparecica Paranzini; SILVA, Shirley; CECÍLIO, M. A.; GUHUR, M. L. P.. Participação em banca de Sandra Salete de Camargo Silva. Políticas de Inclusão e a Formação dos profissionais da Educação Infantil. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
LARA, A. M. B.; MARTINS, Raul Aragão; HOFF, Sandino; CECÍLIO, M. A.; GOMES MACHADO, Maria Cristina; CARVALHO, Diana de Carvalho; SOUZA E, S. I. M.. Participação em banca de Adão Aparecido Molina. A produção de dissertações e teses sobre infância na pós-graduação em educação no Brasil de 1987 a 2005: aspectos históricos e metodológicos.. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Doutorado
1.
GOULART, Áurea Maria Paes Leme; GUHUR, M. L. P.; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de Sandra Salete de Camargo Silva. Políticas Públicas de Inclusão e a formação dos profissionais da educação infantil. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Mestrado
1.
BRANDAO, E. C.; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de EZILDA FRANCO DE SOUSA. POLITICAS DE EDUCAÇÃO PARA OS POVOS DO CAMPO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Formação Docente Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Paraná.

2.
Azevedo, Mário Luiz Neves de; Sabbi, /Volmir; CECÍLIO, M. A.; LARA, A. M. B.. Participação em banca de ALINE RODRIGUES ALVES ROCHA. Educação Profissional e escola unitária: em foco o programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego - PRONATEC. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
PRIORI, A.; Praxedes, Walter Lucio de Alencar; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de Camila Samira de Simoni Bolonhezi. Uma analise do processo de luta pela terra e o surgimento e desenvolvimento da educação no campo como uma política: o caso do Colégio Estadual Izaias Rafael da Silvad. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
HIDALGO, A. M.; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de Vitor de Moraes. PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - PRONACAMPO: Entre as necessidades, possibilidades e o decidido.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educacao) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
Novaes, Henrique Tahan; DAL RI, N. M.; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de Lais Ribeiro dos Santos. Gestão democrática e participação na educação profissional agroecológica do MST (PR): limites e possibilidades de uma educação emancipatória.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
Azevedo, Mário Luiz Neves de; AUED, B. W.; CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de Rozenilda Luz Oliveira de Matos. SUJEITOS DAS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: INDIVÍDUOS E COLETIVIDADE - DIÁLOGOS ENTRE PIERRE BORDIEU E ANTONIO GRAMSCI. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CECÍLIO, M. A.; LARA, A. M. B.; Souza e Silva. Participação em banca de EVANIR CUAIO FRASCARELLI. A LEGISLAÇÃO E INFÂNCIA: DES(CONHECIDA) EM LIVROS ESCOLARES. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em POLÍTICAS SOCIAIS: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
LARA, A. M. B.; CECÍLIO, M. A.; NOMA, A. K.. Participação em banca de Ana Pagamunici. Educador Social de rua e as políticas Sociais para crinaçca e o adolescente: que educação é essa, que educador é esse?. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em POLÍTICAS SOCIAIS: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
CECÍLIO, M. A.; Souza e Silva; ALTOE, A.. Participação em banca de LINDICÉIA BATISTA DE FRANÇA LOPES. CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA: UMA BUSCA PELA TRAJETÓRIA DO LEGALIZADO. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
CECÍLIO, M. A.; LARA, A. M. B.; SCHAFFRATH, M. A. S.. Participação em banca de GISELE SONSINI RODRIGUES. PROPOSTAS DO BANCO MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: SUAS INFLUÊNCIAS E CONSEQUÊNCIAS PARA AS CRIANÇAS PEQUENAS DOS PAÍSES PERIFÉRICOS.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
CECÍLIO, M. A.; LAZARINI, A. Q.; PRIORI, A.. Participação em banca de ANA PAULA SALVADOR WERRI. EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A CATEGORIA CONSCIENTIZAÇÃO NA OBRA DE PAULO FREIRE.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Historia e Sociedade) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de CLARICE APARECIDA SILVA ROCHA. ANÁLISE DA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL OSCAR PEREIRA DOS SANTOS - ENSINO FUNDAMENTAL - MARINGÁ-PR. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PESQUISA EDUCACIONAL) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de SANDRA REGINA ALTOÉ DOS SANTOS. CONTRIBUIÇÕES DOS PRESSUPOSTOS VYGOSTSKYANOS PARA A FORMA''CÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO. 2003 - Universidade Estadual de Maringá.

8.
CECÍLIO, M. A.. Participação em banca de CRISTIANI PATRICIA SEMIONATO. A VIOLÊNCIA NOS DESENHOS ANIMADOS. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CECÍLIO, M. A.; BOGARSCHOV, Darlene Novacov; SOUZA, S. I. M.. Participação em banca de Elizana Malanotte da Silva Gama.Politicas internacionais para formação de docentes em documentos da Unesco a partir de 1990.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
CECÍLIO, M. A.; MULLER, V.; MATIOLI, T.. Participação em banca de ELIZANDRA GARCIA DA SILVA.OS PLANOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL BRASILEIRA NA ATUALIDADE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CECÍLIO, M. A.. Políticas Educacionais. 2004. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
Souza e Silva; CECÍLIO, M. A.; PAVANELLO, Regina Maria. Teste Seletivo para Professor Colaborador - Área de Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira.. 2003. Universidade Estadual de Maringá.

3.
CECÍLIO, M. A.. Prática de Ensino. 2002. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Outras participações
1.
Kajihara, Olinda Teruko; CECÍLIO, M. A.; Scicchitano, Rosa Maria Junqueira. Promoção de Classe - Professora Sheila Maria Rosin. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

2.
Toledo, Cézar de Arnaut de; SILVA, Henrique Manoel da.; CECÍLIO, M. A.. Progressão docente - professora Regina Maria Zanatta. 2008. Universidade Estadual de Maringá.

3.
Souza e Silva; CECÍLIO, M. A.; Toledo, Cezar Alencar. Elevação de Nível da Professora Elma Júlia Gonçalves de Carvalho.. 2007. Universidade Estadual de Maringá.

4.
Souza e Silva; CECÍLIO, M. A.; Mesti, Regina.. Teste Seletivo. 2007. Universidade Estadual de Maringá.

5.
CECÍLIO, M. A.. Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

6.
CECÍLIO, M. A.. AVALIAÇÃO PARA ELEVAÇÃO DE NÍVEL. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

7.
CECÍLIO, M. A.; ELMA JULIA GONÇCALVES; LIMA, Raymundo. AVALIAÇÃO PARA ELEVAÇÃO DE NÍVEL. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

8.
CECÍLIO, M. A.. Eleição do CCH - 2006. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

9.
CECÍLIO, M. A.; Souza e Silva. Seleção do PPE/UEM (aplicação da prova escrita) - TURMA 2007.. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

10.
WIELEWICHI, Vera Helena Gomes; RODRIGUES, Milton Hermes; CECÍLIO, M. A.. AVALIAÇÃO PARA ELEVAÇÃO DE NÍVEL. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

11.
SILVA, A. C. T.; LARA, A. M. B.; CECÍLIO, M. A.. AVALIAÇÃO PARA ELEVAÇÃO DE NÍVEL. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

12.
CECÍLIO, M. A.; NEGRAO, S. M. V.; SILVA, A. C. T.; FADEL, J.; TERUYA, T. K.. REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS DE ESTRANGEIROS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA. 2005. Universidade Estadual de Maringá.

13.
CECÍLIO, M. A.; BARROS, M. S. F.; OLIVEIRA, T.. AVALIAÇÃO PARA ELEVAÇÃO DE NÍVEL. 2005. Universidade Estadual de Maringá.

14.
CECÍLIO, M. A.; CALSA, G. C.; BITTENCOURT, N. A.; GUHUR, M. L. P.. SISTEMATIZAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DO DTP SOBRE A QUESTÃO DAS COTAS PARA NEGROS.. 2005. Universidade Estadual de Maringá.

15.
CECÍLIO, M. A.; BITTENCOURT, N. A.; CALSA, G. C.; GUHUR, M. L. P.. Cotas para Negros na UEM. 2005. Universidade Estadual de Maringá.

16.
CECÍLIO, M. A.. AVALIAÇÃO PARA ELEVAÇÃO DE NÍVEL. 2005.

17.
CECÍLIO, M. A.. AVALIAÇÃO PARA ELEVAÇÃO DE NÍVEL. 2005. Universidade Estadual de Maringá.

18.
CECÍLIO, M. A.; ALTOE, A.; SILVA, Antonio Ozaí. AVALIAÇÃO PARA ELEVAÇÃO DE NÍVEL. 2005. Universidade Estadual de Maringá.

19.
CECÍLIO, M. A.; Souza e Silva. Processo de seleção PPE-UEM - Turma 2005. 2004. Universidade Estadual de Maringá.

20.
ALTOE, A.; SCHELBAUER, Analete Regina; CAMARGO, J. S.; MACIEL, Lizete Shizue Bomura; CECÍLIO, M. A.; GONZAGA, Silvia Pereira; TERUYA, T. K.. Comissão de elaboração de horário para o ano letivo de 2004 do Curso de Pedagogia.. 2004.

21.
Eloisa Elena da Silva; CECÍLIO, M. A.; SOUZA, S. I. M.. Seleção de monitor para Disciplina de Estrutura e Funcinamento da Educação Brasileira I. 2004. Universidade Estadual de Maringá.

22.
CECÍLIO, M. A.. COMISSÃO DE SINDICÂNCIA. 2004. Universidade Estadual de Maringá.

23.
CECÍLIO, M. A.; NEGRAO, S. M. V.; SILVA, Luiz Carlos Faria da. AVALIAÇÃO PARA ELEVAÇÃO DE NÍVEL. 2003. Universidade Estadual de Maringá.

24.
SFORNI, Marta Sueli de Faria; PALANGANA, Isilda Campaner; CECÍLIO, M. A.; NEGRAO, S. M. V.; MACIEL, Lizete Shizue Bomura. Plano de Atividades do DTP - 2003/2004.. 2003. Universidade Estadual de Maringá.

25.
CECÍLIO, M. A.; SILVA, Eloisa Elena; HIROSE, Kiyomi. Seleção de monitor para disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I. 2003. Universidade Estadual de Maringá.

26.
CECÍLIO, M. A.; SOUZA, S. I. M.. Seleção do PPE/UEM (aplicação da prova escrita) - TURMA 2004. 2003. Universidade Estadual de Maringá.

27.
ALTOE, A.; CECÍLIO, M. A.; TAAM, Regina; HIROSE, Kiyomi. Comissão organizadora da XI Semana de Pedagogia. 2002. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum Estadual de Educação - PR.xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. 2011. (Outra).

2.
Seminário de Pesquisa do PPE - 2011.xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. 2011. (Seminário).

3.
Seminário de Pesquisa do PPE - 2011.Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional - GEPPGE. 2011. (Seminário).

4.
Seminário de Pesquisa do PPE - 2011.Direitos infanto-juvenis no encontro campo/cidade: como compreender o direito a educação do campo como política de estado?. 2011. (Seminário).

5.
4º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais.A Contribuição de Milton Santos para Educação do Campo. 2009. (Seminário).

6.
Educação através de imagens: trabalho e infância no Brasil.Educação através de imagens: trabalho e infância no Brasil. 2009. (Oficina).

7.
As transformações do mundo do trabalho no séc. XXI. 2008. (Outra).

8.
Seminário de Pesquisa.xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. 2008. (Seminário).

9.
XV Semana de Pedagogia.Orientações da UNesco para as políticas públicas brasileiras na proteção ao direito a infância e a adolescência na década da educação (1997-2007).. 2008. (Outra).

10.
16º - Cole - IV SEMINÁRIO "PRÁTICAS DE lEITURA, GÊNERO E EXCLUSÃO". Perspectivas de leitura: educação do campo na década da educação.. 2007. (Congresso).

11.
I Encontro científico do CCH: AS CIÊNCIAS HUMANAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA PÓS-MODERNIDADE.EDUCAÇÃO E TRABALHO NA ZONA RURAL BRASILEIRA. 2007. (Encontro).

12.
Políticas Públicas na atualidade III: Diversidade cultural e educação.Políticas Públicas e Educação do Campo. 2007. (Outra).

13.
I Encontro de Pesquisa em Educação.Educar para o exercício da cidadania e um dever a ser exigido na Educação Infantil. 2006. (Encontro).

14.
I Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: asiautação de crianças e adolescentes na América Latina hoje..A criança rural brasileira e o Mercosul. 2006. (Seminário).

15.
IV Jornada de Políticas Públicas: Políticas Públicas: aproximaçoes com novas linguagens..Coordenação de Mesa redonda: Políticas Públicas: aproximaçoes com novas linguagens.. 2006. (Outra).

16.
Políticas Públicas e Direitos Humanos: Estado, Sociedade e os Limites de Ações..Monitoria das oficinas: União Maringaense dos Profissionais do Sexo e Ong. das Mães Vítimas da Vio`lência - Justiça e Paz.. 2006. (Outra).

17.
SEMANA DE PEDAGOGIA DE PARANAVAI.POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO. 2006. (Outra).

18.
VIII Semana de Educação de Cianorte.Políticas Públicas e educação do campo: um olhar nos campos de formação docente.. 2006. (Encontro).

19.
I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. 2004. (Congresso).

20.
Mostra de Curso da UEM.Mostra de Cursos da UEM. 2004. (Outra).

21.
VII Semana de Artes, IV Mostra do Museu Dinâmico Interdisciplinar, II Mostra Integrada de Ensino, Pesquia e Extesnão e V Simpósio da APADEC.Políticas e gestão no Brasil: educação no e do campo.. 2004. (Simpósio).

22.
VII Semana de Artes - IV Mostra do Museus Dinâmico Interdisciplinar, II Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão e V Simpósio da APADEC.Jornadas de estudo de políticas públicas: intercâmbio no debate da educação no e do campo.. 2004. (Simpósio).

23.
Curos de Formação de Educadores Sociais: Ciranda de Cores.Ciranda de Cores. 2003. (Encontro).

24.
I Congresso Brasileiro de Formação de Professores: passado, presente e futuro.. I Congresso Brasileiro de Formação de Professores: passado, presente e futuro.. 2003. (Congresso).

25.
V Simpósio de Filosofia e Ciência: trabalho e conhecimento.V Simpósio de Filosofia e Ciência: trabalho e conhecimento. 2003. (Simpósio).

26.
XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte.XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte. 2003. (Seminário).

27.
Educação Rural e Desenvolvimento Humano.Congresso Comemorativo dos 30 anos do PPGE/UNIMEP. 2002. (Simpósio).

28.
II Congresso Paulista de Orçamento Participativo. Estudo das Políticas Públicas formuladas pelo orçamento participativo. 2002. (Congresso).

29.
I Seminário do Orçamento Participativo: Avanços, Limites e Desafios da Participação Popular.Evento de conhecimento de projetos do orçamento participativo no Estado do Paraná. 2002. (Seminário).

30.
II Encontro de Integração do Curso de Pedagogia - UEM.II Encontro de Integração do Curso de Pedagogia - UEM. 2000. (Encontro).

31.
Curso Estadual da Pastoral da Educação - CNBB - Regional Sul II.Organização Estadual dos Professores do Paraná. 1993. (Outra).

32.
II Fórum Estadual das Licenciaturas.Fórum Estadual das Licenciaturas. 1993. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSSI, Ednéia Regina ; CECÍLIO, M. A. . F´rum Estadual de Educação PR. 2011. (Outro).

2.
GUHUR, M. L. P. ; CECÍLIO, M. A. ; Souza e Silva ; HIROSE, Kiyomi ; BRANDAO, E. C. . VIII JORNADA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL. 2010. (Outro).

3.
CECÍLIO, M. A.. VIII JORNADA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL. 2010. (Outro).

4.
NOMA, A. K. ; Souza e Silva ; CECÍLIO, M. A. . Redes Sociais e Hegemonia: Apontamentos para estudos de Politica Educacional. 2010. (Outro).

5.
CECÍLIO, M. A.. 4º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais. 2009. (Outro).

6.
PGEALC ; RET ; Projeto 707-PEN/UEM ; CECÍLIO, M. A. . As transformações no mundo do trabalho no século XXI. 2009. (Outro).

7.
CECÍLIO, M. A.; Souza e Silva ; GUHUR, M. L. P. ; Muceniecks, Rebeca Szczawlinska ; HIROSE, K. . VI Jornada de Estudos em Políticas Públicas da UEM -. 2008. (Outro).

8.
CECÍLIO, M. A.. VI Jornada de Estudos em Políticas Públicas da UEM. 2008. (Outro).

9.
CECÍLIO, M. A.; Souza e Silva ; HIROSE, Kiyomi ; PUZZIOL, Jeinni. ; BRANDAO, E. C. . V Ciclo de palestras: Políticas Públicas na atualidade - educação e diversidade cultural. 2008. (Outro).

10.
HIROSE, K. ; Maria Eunice França Volsi ; ELMA JULIA GONÇCALVES ; Souza e Silva ; CECÍLIO, M. A. ; Eloisa Elena da Silva . IV Jornada de Políticas Públicas. 2006. (Outro).

11.
BRANDAO, E. C. ; CECÍLIO, M. A. ; HIROSE, K. . FREDH - FÓRUM REGIONAL DE DIREITOS HUMANOS. 2006. (Outro).

12.
CECÍLIO, M. A.; BRANDAO, E. C. ; HIROSE, Kiyomi . Políticas Públicas e Direitos Humanso. 2006. (Outro).

13.
CECÍLIO, M. A.; BRANDAO, E. C. ; HIROSE, Kiyomi . Políticas Públicas e Direitos Humanos: Estado Sociedade e os Limites de Ações. 2006. (Outro).

14.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; SOUZA E, S. I. M. ; Maria Eunice França Volsi ; Aparecida Meire Calegari Falco . III Jornada de Políticas Públicas. 2005. (Outro).

15.
CECÍLIO, M. A.; SILVESTRE, Eliana. ; NEGRAO, S. M. V. ; PINTO, Aparecida Marcianinha. ; NEVES, Fátima . I Congresso Internacional de educação e desenvolvimento Humano. 2004. (Congresso).

16.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; SOUZA, S. I. M. ; SILVA, E. G. DA ; Maria Eunice França Volsi . II Jornada de Políticas Públicas. 2004. (Outro).

17.
CECÍLIO, M. A.; HIROSE, K. ; Souza e Silva ; Eloisa Elena da Silva . I Jornada de Políticas Públicas. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
AMANDA SOARES PALHIARINI. POLITICAS PARA O CAMPO. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Lilian Tatiane Cândia de Oliveira. Políticas para o Ensino Superior. Início: 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Saulo Testa. Políticas para Educação Física no Campo. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

2.
Maria Edi Comilo da Silva. Política de educação do campo no Paraná: a práxis na educação do campo no assentamento pontal do tigre.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

3.
BIANCA APARECIDA MARTINS FELIX LAZARINI. POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PÓS - 1990: TERRITÓRIOS DO SABER EM MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

4.
Bianca Martins Felix. Políticas de alfabetização (sujeito a aleteração). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

5.
REBECA SZCZAWLINSKA MUCENIECKS. POLÍTICAS DE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO PROPOSTAS POR AGÊNCIAS INTERNACIONAIS DE 1970 A 2005. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

Tese de doutorado
1.
SUZANA MORGADO. Politicas de educação infantil no Brasil: da educação de alguns ao cuidado de outros na proposta da ECPI da UNESCO. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edna Barbosa Bergstron. Maternidade e Paternidade na Adolescência: As mães no Município de Maringá.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em POLÍTICAS SOCIAIS: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

2.
Juliana Carli Moreira. Políticas Públicas para o combate ao trabalho precoce no Brasil: Ações governamentais vinculadas à Educação implementadas a partir de 1990.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

3.
Luciani Alves Lucas da Silva. Educação e Trabalho Precoce: uma visão panorâmica.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thais Vieira da Silva. Políticas de orientação da Unesco para a educação básica no Brasil pós 1990.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

2.
CAROLINE MARI DE OLIVEIRA. Educação do Campo: O diálogo entre os Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o Estado a partir da década de 1990.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

3.
Kátia Vieira Salata. As políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil pós 1990: uma releitura de sua função social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

4.
Elizandra Garcia da Silva. Os planos para a educação física infantil brasileira na atualidade.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

Iniciação científica
1.
Caroline Mary de Oliveira. Orientações da UNESCO para as Políticas Públicas brasileiras na proteção ao direito a infância e a adolescência na década da educação (1997 ? 2007). 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

2.
José Roberto Vieira e Eliana Cláudia Maldonado. Políticas Públicas para a Educação do Campo: um olhar sobre a Educação Indígena. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS PORTUGUES) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

3.
Juliane Canale Camargo. Políticas Públicas para educação no e do campo: revisando as implementações do sistema nacional para a formação de educadores.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

4.
Elizandra Garcia da Silva. Um pequeno ensaio histórico da infância no Brasil: em busca de suportes para a compreensão do lúdico na vida do trabalhador precoce-penoso.. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

5.
Fernando Júlio Nogueira. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

Orientações de outra natureza
1.
Silvia Schaplinsky. Politicas de educação infantil para o campo. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

2.
Lais Salazar. Estatuto da Criança e do Adolescente e a Formação do Pedagogo. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

3.
Nébia Regini Dutra. Escola do /campo e Comunidade: caracteristicas da participação comunitária na Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia - Educação do Campo) - Universidade Estadual de Maringá, PRONERA. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

4.
Leandra Cristina de Lucca. Estatuto da criança e do adolescente: perspectivas de formação política no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

5.
FABIANA MARMENTINI DE SOUZA. ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM BIBLIOTECA DE EDITORA. 2007. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá, EDITORA MODERNA LTDA. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

6.
Fabiane Bolonhezi. Alabetização de adultos que foram trabalhadores precoces. 2002. Orientação de outra natureza. (LETRAS PORTUGUES) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

7.
Maria Alice Sabini de Souza. A influência da música na formação do trabalhador precoce.. 2002. Orientação de outra natureza. (LETRAS PORTUGUES) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

8.
Sofia Machado de Oliveira. Movimentos irregulares nas atividades braçais. 2002. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, PROGRAMA DE TREINAMENTO ESPECIAL. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

9.
Eliana Moreschi. Trabalhador rural e a música. 2002. Orientação de outra natureza. (LETRAS) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

10.
Andressa Pacheco. Trabalho Precoce. 1999. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

11.
Renata de Campos. Como explicar o trabalho precoce e penoso. 1999. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

12.
Vanessa Maria do Amaral. A criança rural. 1999. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

13.
Letícia Emanuelle Munhoz. Como explicar o trabalho precoce e penoso. 1999. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

14.
Ana Paula Zancanaro. Trabalho precoce. 1999. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.

15.
Fábio José Orsini. Mercado de trabalho na América Latina e trabalho precoce. 1999. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Maria Aparecida Cecílio.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1CECÍLIO, M. A.2013CECÍLIO, M. A.; BRANDAO, E. C. . O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990. Educar em Revista (Impresso), v. 50, p. 223-235, 2013.


Cursos de curta duração ministrados
1.
CECÍLIO, M. A.. Educação do Campo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Credenciamento ao corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação aprovado e sancionado por meio da Resolução 014/07-PPE - UEM, aos 22 de agosto de 2007.
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A entrevista foi concedida com indicação da assessoria de imprensa da UEM - Universidade estadual de Maringá-PR-Brasil. (26/03/08 11:42)
Acesso em: http://www.cbnmaringa.com.br/?page=media_center&add=19173
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Participação no Fórum Educacional 2010 - TV Terceiro Milênio - Maringá
http://www.youtube.com/watch?v=MIndGtGQHsY&feature=related



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