Gardia Maria Santos de Vargas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4636806013102567
  • Última atualização do currículo em 30/09/2018


Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Atua na coordenação pedagógica e gestão de Escola de Educação Infantil em Porto Alegre. Atua também no assessoramento para educação básica de Redes Municipais de Ensino e no desenvolvimento de produtos e conteúdos para crianças e formação de professores. É professora de Graduação em Pedagogia da Faculdade Inedi - CESUCA. Trabalhou como professora na Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC e como Assistente de pesquisa e formadora de professores do Projeto de Assessoramento técnico-pedagógico do MEC/UFRGS a 165 municípios do RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Estudos da Infância/Educação Infantil e Anos Inicias do Ensino Fundamental, Currículo, Didática e Gestão Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação básica, prática pedagógica/prática de ensino, estudos sobre corpo, linguagem e educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gardia Maria Santos de Vargas
Nome em citações bibliográficas
VARGAS, G. M. S.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Bebês Em Suas Experiências Primeiras: Perspectivas Para Uma Escola da Infância, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Maria Carmen Silveira Barbosa.
Palavras-chave: Epistemologia; Estudos sobre infâncias; Ciências e Desenvolvimento Humano; Educação de Crianças em Espaços Coletivos; Escola da Infância.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Percepção e Cegueira: a história de vida de uma professora universitária,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Ida Mara Freire.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação de pessoas cegas; Educação Especial; Formação de professores; Inclusão.
Grande área: Ciências Humanas
1992 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2016
A Arte do Brincante para Educadores.
Instituto Brincante, IB, Brasil.
2015 - 2015
Aprofundamento na Abordagem Pikler Lòczy. (Carga horária: 36h).
Rede Pikler Nuestra América, RPNA, Brasil.
2014 - 2015
Curso de Formação Continuada em Protoinfancia. (Carga horária: 75h).
Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinardade, CIPT, Brasil.
2013 - 2013
Giorno di studio - visita guidata. (Carga horária: 10h).
Centro di Ricerca e Documentazione sull'infanzia La Bottega di Geppetto, LBG, Itália.
2011 - 2011
Extensão universitária em Fundamentos da Montagem Cinematográfica. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em A EDUCAÇÃO DE BEBÊS EM ESPAÇOS DE VIDA COLETIVA: DO NASCIMENTO AOS 18 MESES. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Linguagem Audivisual. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Capacitação Plataforma Moodle. (Carga horária: 13h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. (Carga horária: 23h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2004 - 2004
Curso Extra-Curricular de Inglês Leitura Tradução. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora do Curso de Pedagogia. Disciplinas Ministradas: Didática: Formação, Planejamento e Prática Docente Fundamentos Metodológicos da Educação Infantil Fundamentos Metodológicos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais Processos e Dinâmicas Avaliativas em Educação Teorias e Práticas de Aprendizagem Estágio Supervisionado I - Educação Infantil Metodologia e Prática do Ensino de Ciências Metodologia e Prática da Educação Psicomotora

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Infantil
Metodologia da Educação Psicomotora
Metodologia e Prática do Ensino de Ciências
Práticas Recreativas e Lúdicas

Escola de Educação Infantil Baby House, BABY HOUSE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora grupo de formação de educadores, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Direção, Carga horária: 20

Atividades

06/2006 - Atual
Direção e administração, Assistente de Direção, .

Cargo ou função
Capacitação da equipe, seleção, atendimento as famílias, palestras de formação e organização do espaço institucional..
06/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordena o grupo de formação de educadores - pedagogas e assistentes, da Escola de Educação Infantil Baby Houde. Elaboração de projetos de trabalho, reuniões de pais, planejamentos pedagógicos, orientação de avaliações.
Estudos específicos sobre o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 5 anos. Estudos temáticos relacionados ao cotidiano da educação infantil: brincadeira, rotinas, desenvolvimento infantil, currículo, culturas da infância. adaptação, vínculos.
06/2006 - Atual
Serviços técnicos especializados , Escola de Educação Infantil, .

Serviço realizado
Coordenação Pedagógica; Orientação e supervisão do trabalho pedagógico. Condução do grupo de formação das educadoras. Elaboração de material didático, site da escola, textos de formação, reuniões com famílias. Condução do processo de avaliação e documentação pedagógica..

Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo, IESA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação Lato Sensu, Carga horária: 12
Outras informações
Professora do curso de pós-graduação. Disciplina: Infância: dimensão histórica, Antropológica e Social


Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação Lato Sensu, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de pós-graduação lato sensu disciplina: Infância, cultura e docência na Educação Infantil.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Professora convidada para contribuir com a disciplina EDU 03075 ? SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA: APRENDIZAGEM DE SI, DO OUTRO E DO MUNDO - 0 A 3 ANOS. Faculdade de Educação - UFRGS.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa -- Pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações
Assistente de pesquisa do Projeto de Assessoramento técnico-pedagógico na implementação do Proinfância a um grupo de municípios do Rio Grande do Sul. Projeto do Convênio MEC/SEB-COEDI/UFRGS

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Aluno Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações
Estudos sobre Infâncias Objetivos: A linha tem como objetivo central examinar as infâncias e sua educação na multiplicidade e heterogeneidade de espaços e contextos,explorando e analisando as diferentes possibilidades nos modos de ser infantil na contemporaneidade, bem como na história social e cultural. Procura investigar propostas educativas, bem como as pedagogias e culturas que produzem às crianças.. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO INFANTIL. Setores de atividade: Educação. Palavras-chave: Educação Infantil; Linguagens; Formação de professores; Ensino Fundamental.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Assistente de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Projeto de Cooperação Técnica MEC e UFRGS, Carga horária: 12
Outras informações
Assistente de pesquisa na Pesquisa Nacional Caracterização das Práticas Educativas com Crianças de 0 a 6 Anos Moradoras nos Territórios Rurais Brasileiros. COMPESQ/EDU/UFRGS.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsa UAB, Enquadramento Funcional: Bolsista UAB, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Conteúdista disciplina: Organização do trabalho pedagógico, respeitando a diversidade e os direitos das crianças.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista
Outras informações
Professora conteudista do curso Diversidade no Ambiente Escolar - Ênfase em infâncias de 0 a 10 anos, UAB.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluna de pós-graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Linguagens e crianças: tecendo uma rede de pesquisa pela educação da infância Descrição: Processo de pesquisa organizado em rede com a participação de 7 universidades do RS tendo como objetivo comum construir um referencial para a construção curricular com base em linguagens e práticas sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Carmen Silveira Barbosa - Coordenador / Sandra Regina Simonis Richter - Integrante / Gabriel de Andrade Junqueira Filho - Integrante / Simone Santos de Albuquerque - Integrante / Carolina Gobbato - Integrante / Rachel Freitas Pereira - Integrante / Altino José Martins Filho - Integrante / Aruna Noal Correa - Integrante / Bianca Cerone - Integrante / Gardia Maria Santos de Vargas - Integrante / Loide Pereira Trois - Integrante / Maria Teresa Telles Ribeiro Senna - Integrante / Rosele Martins Guimarães - Integrante / Ângela Cogo Fronckowiak - Integrante / Valéria Neves Kroeff Mayer - Integrante / Noeli Valentina Weschenfelder - Integrante / Ângela Raffin Pohlmann - Integrante / Marta Quintanilha Gomes - Integrante / Maria Renata Alonso Mota - Integrante / Amanda Leite dos Santos - Integrante / Cleonice Maria Tomazzetti - Integrante / Graziela Escandiel de Lima - Integrante / Maria Luiza Rodrigues Flores - Integrante / Paulo Sergio Fochi - Integrante.

Atividades

03/2013 - 03/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

07/2010 - 06/2011
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.

Atividade de extensão realizada
Professora Conteúdista e Professora Formadora no curso Diversidade no Ambiente Escolar - Ênfase em infâncias de 0 a 10 anos.Curso na Modalidade a Distância. Trabalho com a Plataforma Moodle, orientação, supervisão e formação de tutores..

Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Docente de curso de pós-graduação lato sensu, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como docente no curso de Especialização em Educação Infantil, ministrando a disciplina A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 20H

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Docente de curso de pós-graduação lato sensu, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como docente no curso de pós-graduação lato sensu, Especialização em Educação Infantil, ministrando a disciplina PRÁTICA PEDAGÓGICA COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: A ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO NA CRECHE. 20h

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor ministrante de curso e palestra, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor ministrante de curso e palestra, Carga horária: 5


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 30

Atividades

04/2002 - 04/2006
Ensino, Pedagogia na modalidade a distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação especial e aprendizagem; Prática pedagógica/prática de ensino.
Estrutura e Funcionamento da Instituição de Educação Infantil; Currículo; Planejamento e avaliação;
02/2005 - 12/2005
Ensino, Pedagogia na modalidade a distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina de Prática Pedagógica/ Prática de Ensino - orientação e supervisão de estágio de docência da turma de alunos com deficiência visual - ACIC, Florianópolis.
03/2003 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação a Distância, Centro de Educação a Distância.

Atividade realizada
Docente na capacitação dos tutores que trabalham diretamente (presencialmente) com os alunos nos núcleos do curso. Elaboração de material didático como cadernos pedagógicos, banco de provas e material complementar para o estágio supervisionado..
02/2004 - 12/2004
Ensino, Pedagogia na modalidade a distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientadora de Prática de Ensino/Estágio de Docência da Turma Piloto, núcleo Biguaçú.

Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest, UNIVEST, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-graduação - Latu Sensu, Carga horária: 0
Outras informações
Disciplinas trabalhadas: Pedagogia da Infância; Educação Infantil; Pedagogia Inclusiva; Metodologia do Ensino Superior. Orientação de Monografias de conclusão de curso de Especialização.

Atividades

07/2003 - 10/2005
Direção e administração, Cursos de Pós-graduação lato seno, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica das turmas de Biguaçú e Antônio Carlos - SC..
07/2003 - 10/2005
Ensino, Educação Infantil e Séries Iniciais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pedagogia Inclusiva; Pedagogia da Infância; Metodologia do Ensino Superior

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagoga - professora de educação infantil, Carga horária: 40
Outras informações
Lotação na Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária. Professora de Educação Infantil, Serviço de Educação Infantil do Hospital Universitário.

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10
Outras informações
Participação como estagiária/bolsista em projeto de pesquisa: Experiência Educacional Baseada na Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Reuven Feuerstein e Abordagem Histórico-cultural de Vygotsky. Dentro do sub-projeto: Oficina de arte-educação. No Núcleo de Investigação do Desenvolvimento Humano - NUCLEIND, UFSC.

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 12
Outras informações
Participação como Bolsista/estagiária do projeto de "Experiência Educacionais Baseadas na Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Reuven Feuerstein e Abordagem Histórico Cultural de Vigotsky. Desenvolvido pelo Núcleo de Investigação do Desenvolvimento Humano NUCLEIND.

Atividades

07/1999 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Educação Infantil

Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos, PMMR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Assessoramento Pedagógico, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 0
Outras informações
Assessoramento Pedagógico para a Rede Municipal de Marcelino Ramos. Educação Infantil e Series Inicias. Formação dos professores e acompanhamento de implantação do PPP da Rede Municipal.


Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Integradora Polo, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil

Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professor I A-I de Primeira a Quarta série, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da quarta série do ensino fundamental.

Atividades

03/1996 - 12/1996
Serviços técnicos especializados , Coordenadoria de Integração de Pessoas com Necessidades Especiais, .

Serviço realizado
Orientação para professores e acompanhamento de crianças com NEE no ensino regular..
03/1992 - 07/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Infantil

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

03/1998 - 07/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetização

Escola Praia do Riso, APPR, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 20

Atividades

07/1996 - 04/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de educação infantil


Linhas de pesquisa


1.
Projeto de Assessoramento técnico-pedagógico na implementação do Proinfância a um grupo de municípios do Rio Grande do Sul. Projeto do Convênio MEC/SEB-COEDI/UFRGS


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Avaliação da experiência brasileira de formação de professores de Educação Infantil nos cursos de graduação em pedagogia: perspectivas para a docência na creche e na pré-escola
Descrição: Descrição: Em 2006, o Conselho Nacional de Educação, através de sua Câmara de Ensino Superior, definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Pedagogia - Licenciatura (Resolução CNE/CP n.1/2006). Deste modo, foram reestruturadas as bases curriculares dos mesmos incluindo, especialmente, a formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa propõe avaliar a experiência brasileira de formação de professores de educação infantil nos cursos de graduação em pedagogia a partir de dois enfoques, a definição da especificidade da ação pedagógica na educação infantil e a concepção de docência na educação infantil nos cursos de Pedagogia. A investigação acontecerá em três momentos: (1) análise dos documentos oficiais e legais balizadores da formação docente da educação infantil (DCNCPed,2006, DCNEI,2009, ENAD e Exame Nacional da Carreira Docente) procurando verificar possíveis congruências e incongruência dos atributos que definem a especificidade da ação pedagógica na educação infantil e a concepção de docência na educação infantil; (2) a avaliação de 10 cursos de pedagogia (âmbito nacional) procurando obter, a partir de documentos e das vozes de docentes universitários, acadêmicos e gestores das cidades onde se localizam as universidades, como foi a transição curricular no que se refere a especificidade da educação infantil e em que medida a formação inicial universitária vem dando suporte a realização da docência na educação infantil, e (3) o confronto entre os dados produzidos na pesquisa documental e na pesquisa empírica no sentido de estabelecer perspectivas para a formação inicial, no curso de pedagogia, dos docentes de creche e pré-escola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Pesquisa Nacional Caracterização das Práticas Educativas Com Crianças de 0 a 6 anos Moradoras nos Territórios Rurais Brasileiros

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Carmen Silveira Barbosa em 31/12/2012.
Descrição: Projeto de Cooperação Técnica MEC e UFRGS.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Linguagens, crianças e infâncias: tecendo uma rede de pesquisa pela educação da infância
Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvido por um grupo de professores e alunos de pós-graduação de diferentes universidades. A questão orientadora do projeto é como integrar, na ação pedagógica cotidiana da educação infantil, as múltiplas linguagens das crianças nos processos de educação nos estabelecimentos de Educação Infantil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
Olhares Sobre a Pesquisa em Educação
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1996
Estudo Exploratório Sobre a Postura do Educador Frente ao Processo de Inclusão da Criança de 0 a 6 Anos no Ensino Regular
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1995
Experiências Educacionais Baseadas na Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Reuven Feuerstein e Abordagem Histórico-Cultural de Vygotsky
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Projeto de Assessoramento técnico-pedagógico na Implementação do Proinfância a um grupo de municípios do Rio Grande do Sul
Descrição: Descrição: Objetivo - Contribuir para a qualificação das políticas públicas municipais de Educação Infantil no Estado do Rio Grande do Sul, a partir do assessoramento técnico-pedagógico a um grupo de 166 municípios que executam o PROINFÂNCIA, durante os processos de organização do funcionamento das unidades deste Programa no Estado do Rio Grande do Sul. Pesquisa e extensão.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
A creche como Contexto de Vida Coletiva
Descrição: Docente do curso de extensão A Creche como Contexto de Vida Coletiva. Temática desenvolvida: "Aprendizagem, corpo, mundo e linguagens" e "Cotidiano e Rotina na Creche (1 a 2 anos)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
RODAS DE ESTUDOS SOBRE INFÃNCIAS- GEIN
Descrição: Participação da ação de extensão universitária - modalidade PALESTRA, CONFERÊNCIA E MESA REDONDA, RODAS DE ESTUDOS SOBRE INFÂNCIAS- GEIN Como Expositor Roda de Estudos sobre Infância- Encontros presenciais e a distância, entre 16/04/2012 a 10/12/2012 com carga horária de 5h.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Curso de Extensão: A Educação do Bebê em Espaço de Vida Coletiva

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Carmen Silveira Barbosa em 17/10/2012.
Descrição: O curso aborda a prática pedagógica com bebês de 0 a 18 meses em instituições de educação, buscando compreendê-la a partir de temáticas relacionadas a uma pedagogia da infância, visando a instrumentalização/ formação das profissionais no que se refere aos desafios e especificidades da docência nesta faixa etária. Público Alvo: Professores e monitores de berçário da Rede Pública Municipal e Privada de Educação Infantil de Porto Alegre; alunos do PPGEDU e de outros programas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (8) .
Integrantes: Gardia Maria Santos de Vargas - Integrante / Dra. Maria Carmen Silveira Barbosa - Coordenador / Paulo Sérgio Fochi - Integrante / Rachel Pereira - Integrante / Sandra Richter - Integrante.
2011 - 2011
A EDUCAÇÃO DE BEBÊS EM ESPAÇOS DE VIDA COLETIVA: DO NASCIMENTO AOS 18 MESES

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Carmen Silveira Barbosa em 06/04/2016.
Descrição: Curso de extensão oferecido a professores de educação infantil da rede pública e privada de Porto Alegre, Região Metropolitana e Santa Cruz do Sul. Parceria entre os grupos de pesquisa GEIN e LINCE.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Gardia Maria Santos de Vargas - Integrante / Dra. Maria Carmen Silveira Barbosa - Coordenador / Rachel Pereira - Integrante / Sandra Richter - Integrante / Simone Berle - Integrante / Marcia Murillo - Integrante / Susana Fernandes - Integrante / Larisa Bandeira - Integrante / Paulo Sergio Fochi - Integrante / Irene Romero Beber - Integrante / Simone Albuquerque - Integrante / Carolina Gobbato - Integrante.
2010 - 2012
Diversidade no Ambiente Escolar: ênfase na educação de crianças de 0 a 10 anos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Carmen Silveira Barbosa em 03/03/2016.
Descrição: Atuou como Professor Pesquisador na condição de bolsista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nos termos da Resolução CD/FNDE nº 26, de 5 de junho de 2009, e Resolução CD/FNDE nº 8 de 30 de abril de 2010, no Diversidade no Ambiente Escolar: ênfase na educação de crianças de 0 a 10 anos, oferecido no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no período de 01/11/2010 a 31/05/2012, totalizando 288 horas nas disciplinas curriculares do curso.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Diversidade no Ambiente Escolar: ênfase na educação de crianças de 0 a 10 anos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Carmen Silveira Barbosa em 03/03/2016.
Descrição: Atuou como Professor Conteudista na condição de bolsista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nos termos da Resolução CD/FNDE nº 26, de 5 de junho de 2009, e Resolução CD/FNDE nº 8 de 30 de abril de 2010, no Diversidade no Ambiente Escolar: ênfase na educação de crianças de 0 a 10 anos, oferecido no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no período de 01/09/2010 a 31/10/2010, totalizando 96 horas na disciplina: A Organização do Trabalho Pedagógico Respeitando a Diversidade e os Direitos das Crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
1995 - 1995
Experiências Educacionais Baseadas na Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Reuven Feuerstein e Abordagem Histórico-Cultural de Vygotsky
Descrição: Participou como estagiária/bolsista do Projeto "Experiências Educativas Baseadas na Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Reuven Feuerstein e Abordagem Histórico-cultural de Vigotsky"..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: II Forúm Internacional de Educação UNISC


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Revista Pedagógica Marcelino Ramos


Revisor de projeto de fomento


2016 - Atual
Agência de fomento: Universidade Federal da Fronteira Sul


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Prática pedagógica/prática de ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e tecnologia/Especialidade: Educação a Distância.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VARGAS, G. M. S.2018 VARGAS, G. M. S.; GOBBATO, C. ; Barbosa, Maria C. S. . DAS SINGULARIDADES DA DOCÊNCIA COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS ÀS ESPECIFICIDADES DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES, v. 47, p. 46-67-67, 2018.

2.
VARGAS, G. M. S.2015VARGAS, G. M. S.; BEBER, I. R. . OS DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE PESQUISAR COM OS BEBÊS E AS CRIANÇAS PEQUENAS. Eventos Pedagógicos, v. 6, p. 30-42, 2015.

3.
VARGAS, G. M. S.2013VARGAS, G. M. S.; FOCHI, P. S. . As redes de conhecimento: uma canção em várias vozes. Revista Veras, v. 3, p. 4-15, 2013.

4.
TELLES, M. T.2012 TELLES, M. T. ; VARGAS, G. M. S. . O FAZER DAS CRIANÇAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA PARA A ESCUTA DAS SUAS (RE)INTERPRETAÇÕES. Leitura. Teoria & Prática, v. 58, p. 05, 2012.

5.
VARGAS, G. M. S.2006VARGAS, G. M. S.. A inclusão no ensino superior: a experiência da disciplina Prática Pedagógica / Prática de Ensino de uma turma de alunos cegos e com baixa visão. Ponto de Vista (UFSC), Florianópolis, v. 8, p. 131-138, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARTINS, A. J. F. ; VARGAS, G. M. S. ; DELGADO, A. C. C. ; REIS, L. ; CASTRO, J. S. ; NORNBERG, M. ; CORREA, A. A. ; PRADO, P. D. . Educar na Creche: uma prática construida com os bebês e para os bebês. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2016. v. 1. 139p .

2.
VARGAS, G. M. S.; BECHE, R. C. E. ; SILVA, S. C. . Caderno Pedagógico Educação Especial e Aprendizagem. , 2003.

3.
VARGAS, G. M. S.. As Histórias Encantadas do Jardim do SEI - HU. Florianópolis: Edição Independente, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
VARGAS, G. M. S.; MARTINS, A. J. F. . Organização do trabalho pedagógico, respeitando a diversidade e os direitos das crianças. In: Maria Carmen Silveira Barbosa; Susana Beatriz Fernandes. (Org.). (Org.). Diversidade no Ambiente Escolar: ênfase na educação de crianças de 0 a 10 anos. 01 ed.. Porto Alegre: Evangraf/ UFRGS, 2011, v. v.01, p. 189-209.

2.
VARGAS, G. M. S.. Itinerários Inclusivos: da Infãncia à Docencia Universitária. In: Olga Solange Herval Souza. (Org.). Itinerários da Inclusão Escolar: Múltiplos olhares, saberes e práticas.. 1°ed.Porto Alegre: AGE Editora, 2008, v. , p. 170-189.

3.
VARGAS, G. M. S.. Educação Especial. In: Coordenadoria de Integração - Prefeitura de Florianópolis - SC. (Org.). Traduzindo em Ações: das diretrizes a uma proposta curricular. Florianópolis: Prefeitura de Florianópolis, 1996, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VARGAS, G. M. S.. Trajetória da Formação Continuada das Escolas Municipais de Marcelino Ramos: Uma Jornada de Desafios e Encantamentos. Revista Pedagógica de Marcelino Ramos, Município de Marcelino Ramos, p. 31 - 33, 20 nov. 2015.

2.
VARGAS, G. M. S.. Babies and the time of their experiences. Cuco Magazine ? the language of babies, p. 12 - 14, 08 dez. 2014.

3.
VARGAS, G. M. S.. Os Bebês e o Tempo de Suas Experiências. Revista Cuco, Porto Alegre RS, p. 12 - 14, 01 nov. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VARGAS, G. M. S.; GOBBATO, C. ; BEBER, I. R. ; Barbosa, Maria C. S. . PERCURSO(S) DA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA COM AS CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiaba. Anais do XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016.

2.
GOBBATO, C. ; VARGAS, G. M. S. . Docência para e com Bebês e as Crianças Bem Pequenas: Percurso(s) em Construção na Formação Inicial. In: VII Congresso Paulista de Educação Infantil e III Simpósio Internacional de Educação, 2015, São Carlos. Anais VII COPEDI, 2015.

3.
VARGAS, G. M. S.. PESQUISA EXPERIÊNCIA EM PRIMEIRA PESSOA. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica ? CIPA, 2014, Rio de Janeiro. VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica ? CIPA, 2014.

4.
VARGAS, G. M. S.; BEBER, I. R. . PESQUISANDO COM OS BEBÊS E AS CRIANÇAS BEM PEQUENAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA FENOMENOLÓGICA PARA OS ESTUDOS DA INFÂNCIA. In: II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança. Pesquisa com Crianças: desafios éticos e metodológico, 2014, Porto Alegre. II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança. Pesquisa com Crianças: desafios éticos e metodológicos, 2014.

5.
VARGAS, G. M. S.. Dimensões da Educação dos Bebês e das Crianças Pequenas: Perspectivas para a Escola da Infância. In: X ANPED Sul, 2014, Florianópolis. Trabalhos Completos, 2014.

6.
VARGAS, G. M. S.; Barbosa, Maria C. S. . Ação e tradição no ato educativo da infância em uma perspectiva arendtiana. In: 1º Clóquio Internacional Hannah Arendt: A crise na educação revisitada, 2013, São Paulo. Anais - I Colóquio Internacional Hannah Arendt: A crise na educação revisitada, 2013.

7.
VARGAS, G. M. S.; FOCHI, P. S. . As Redes de Conhecimento: Uma Canção em Várias Vozes. In: II Congresso Paulista de Educação Infantil e II Congresso Internacional de Educação Infantil, 2012, São Paulo. Anais do II Congresso Paulista de Educação Infantil e II Congresso Internacional de Educação Infantil, 2012.

8.
TELLES, M. T. ; VARGAS, G. M. S. . O FAZER DAS CRIANÇAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA PARA A ESCUTA DAS SUAS (RE)INTERPRETAÇÕES. In: 18 Congresso de Leitura do Brasil, 2012, Campinas. Anais do 18 Congresso de Leitura do Brasil, 2012.

9.
VARGAS, G. M. S.. O Trabalho Pedagógico e a Investigação Etnográfica com Bebês em Espaços Educativos: Interação, Contexto e Cultura. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL. Caxias do Sul, 2012.

10.
VARGAS, G. M. S.. Ser Professora de bebês: O trabalho docente e suas sutilezas. In: VII Congresso Internacional de Educação - Profissão Docente: há futuro para este ofício?, 2011, São Leopoldo. Anais do VII Congresso Internacional de Educação - Profissão Docente: há futuro para este ofício?. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2011.

11.
VARGAS, G. M. S.. Reflexão e Prática Pedagógica na Educação da Pequena Infância: corporeidade, ambiente educativo e interação.. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL, 2010, Londrina - PR. Anais VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL., 2010.

12.
VARGAS, G. M. S.. Os bebês entre eles: um estudo sobre interação, emoção e corporeidade dos bebês em ambientes educativos. In: V Congresso Paulista de Educação Infantil, 2009, São Paulo. Anais V Congressso Paulista de Educação Infantil, 2009.

13.
VARGAS, G. M. S.. Prática Pedagógica na Educação de Bebês: interação e ambiente educativo. In: VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados, 2009, São Leopoldo. Anais do VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados, 2009.

14.
VARGAS, G. M. S.. O Professor e Sua Dimensão Pessoal: as relações de diferença e diversidade que devem estar presentes na formação docente.. In: IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária, 2006, Porto Alegre. Anais do IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VARGAS, G. M. S.. Da Diferança à Docência: a trajetória de vida de uma professora cega. In: Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX, 2005, Florianópolis. 5 Sepex, 2005.

2.
VARGAS, G. M. S.. O ensino superior e a formação em pedagogia de alunos cegos e com baixa-visão: o acesso e a permanência na universidade. In: Encontro Internacional de Educação, 2005, Gravatai - RS. Encontro Internacional de Educação.

3.
VARGAS, G. M. S.. Pôster: Uma discussão do processo de inclusão no caderno de Educação Especial e Aprendizagem no curso de Pedagogia a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. In: Fórum Mundial de Educação, 2004, Porto Alegre. Fórum Mundial de Educação, 2004.

4.
VARGAS, G. M. S.. Pôster: Estudos On-Line Sobre Currículo: Entre olhares e interpretações. Novas tecnologias à serviço da formação de professores tutores e alunos em curso de graduação. In: Fórum Mundial de Educação, 2004, Porto Alegre. Fórum Mundial de Educação, 2004.

5.
VARGAS, G. M. S.; BECHE, R. C. E. ; SILVA, S. C. . Pôster: Adaptação do material de um curso superior a distância para pessoas cegas e com baixa visão: início de uma trajetória. In: Congresso Internacional de Informática na Educação Especial, 2002, Fortaleza. Congresso Internacinal de Informática na Educação Especial, 2002.

6.
VARGAS, G. M. S.. A integração da criança com deficiência de 0 a 6 anos de idade no contexto educacional do município de Florianópolis. In: IV Encontro Regional Sul da ABRAPSO., 1996, Florianópolis. Encontro regional sul da ABRAPSO, 1996. v. 01.

7.
VARGAS, G. M. S.. Estudo exploratório sobre a postura do educador frente a integração da criança diferente no contexto educacional do município de Florianópolis. In: VI Seminário catarinense de iniciação científica., 1996, Florianópolis. Seminário Catarinense de iniciação científica, 1996.

8.
VARGAS, G. M. S.. A integração da criança com deficiência de 0 a 6 anos de idade no contexto educacional do município de Florianópolis. In: III Semana de Pesquisa UFSC, 1995, Florianópolis. Semana de Pesquisa da UFSC. Florianópolis: Editora da UFSC, 1995. v. 01.

9.
VARGAS, G. M. S.. Pôster "Trabalhando com a criança questões relacionadas ao seu processo de viver na comunidade da creche". In: II Semana da pesquisa- UFSC, 1994, Florianópolis. Semana de pesquisa da UFSC, 1994.

Apresentações de Trabalho
1.
VARGAS, G. M. S.. Questões teórico-metodológicas da pesquisa com crianças. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VARGAS, G. M. S.. Dinâmicas e Jogos para alunos do Ensino Fundamental II. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VARGAS, G. M. S.. Oficina de Pŕaticas Recreativas e Lúdicas para Professores da Educação Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VARGAS, G. M. S.. Oficina de Pŕaticas Recreativas e Lúdicas para Professores da Educação Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VARGAS, G. M. S.. Culturas da Infância nos Espaços-Tempos da Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VARGAS, G. M. S.. O Cotidiano da Escola Infantil: experiências e cultura da infância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VARGAS, G. M. S.. Letramento e Ambiente Alfabetizador na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VARGAS, G. M. S.. Jogos e Motricidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
VARGAS, G. M. S.. Psicomotricidade e Movimento - Corpo Livre. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VARGAS, G. M. S.. Viver na Escola um Cotidiano Extraordinário: pesquisa, experimentação, arte, poesia, história - experiências vividas com as crianças do berçário a pré-escola.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
VARGAS, G. M. S.. Espaços, Experiências e Bebês: Relato de Experiência com as Crianças e Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VARGAS, G. M. S.; GOBBATO, C. . VII Congresso Paulista de Educação Infantil e III Seminário Internacional de Educação Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
VARGAS, G. M. S.. Pensar e Planejar uma Prática Pedagógica de Estágio com a Participação das Crianças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
VARGAS, G. M. S.. Bebês em suas Experiências Primeiras: Perspectivas para uma Escola da Infância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
VARGAS, G. M. S.. Inserção dos Bebês na Crechê. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
VARGAS, G. M. S.. PESQUISANDO COM OS BEBÊS E AS CRIANÇAS BEM PEQUENAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA FENOMENOLÓGICA PARA OS ESTUDOS DA INFÂNCIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
VARGAS, G. M. S.. Dimensões da Educação dos Bebês e das Crianças Pequenas: Perspectivas para a Escola da Infância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
VARGAS, G. M. S.. Articulação entre Educação Infantil e Ensino Fundamental e Avaliação na Educação Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
VARGAS, G. M. S.. Formação Continuada da Rede Municipal de Vacaria. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
VARGAS, G. M. S.. Cinema e Infância: Relato de Uma Experiência com Crianças de 3 a 6 anos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
VARGAS, G. M. S.; Barbosa, Maria C. S. . Ação e Tradição no Ato Educativo da Infância em uma Perspectiva Arendtiana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
VARGAS, G. M. S.. O Trabalho Pedagógico e a Investigação Etnográfica com Bebês em Espaços Educativos: Interação, Contexto e Cultura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
VARGAS, G. M. S.; FOCHI, P. S. . As Redes de Conhecimento: Uma Canção em Várias Vozes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
TELLES, M. T. ; VARGAS, G. M. S. . O FAZER DAS CRIANÇAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA PARA A ESCUTA DAS SUAS (RE)INTERPRETAÇÕES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
VARGAS, G. M. S.. Organização Pedagógica do Trabalho com Bebês - Extensão GEIN UFSC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
VARGAS, G. M. S.. Cotidiano e Rotina na Creche: Uma Experiência de Gestão - Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
VARGAS, G. M. S.; BERLE, S. ; MURILLO, M. . Aprendizagem: corpo, mundo e linguagens - Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
VARGAS, G. M. S.. Ser Professora de bebês: O trabalho docente e suas sutilezas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
VARGAS, G. M. S.; FOCHI, P. S. . O Bebê Garatujeador: Corpo e Linguagem - Faculdade de Educação - UFRGS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
VARGAS, G. M. S.. Reflexão e Prática Pedagógica na Educação da Pequena Infância: corporeidade, ambiente educativo e interação.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
VARGAS, G. M. S.. Os bebês entre eles: um estudo sobre interação, emoção e corporeidade dos bebês em ambientes educativos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
VARGAS, G. M. S.. Prática Pedagógica na Educação de Bebês: Interação e Ambiente Educativo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
VARGAS, G. M. S.. O Professor e sua Dimensão Pessoal: As Relações de Diferença e Diversidade que Devem Estar Presentes na Formação Docente.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
VARGAS, G. M. S.. Da Diferança à Docência: a trajetória de vida de uma professora cega. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
VARGAS, G. M. S.. O ensino superior e a formação em pedagogia de alunos cegos e com baixa-visão: o acesso e a permanência na universidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
VARGAS, G. M. S.. A discussao do processo de inclusao em mateiral didatico do curso de Pedagogia a Distancia - UDESC. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
VARGAS, G. M. S.. Estudos On-Line Sobre Currículo: Entre olhares e interpretações. Novas tecnologias à serviço da formação de professores tutores e alunos em curso de graduação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
VARGAS, G. M. S.. Uma discussão do processo de inclusão no caderno de Educação Especial e Aprendizagem no curso de Pedagogia a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
VARGAS, G. M. S.; BECHE, R. C. E. ; SILVA, S. C. . Adaptação do material de um curso superior a distância para pessoas cegas e com baixa visão: início de uma trajetória. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
VARGAS, G. M. S.. Como aprendem os pequenos sobre seus estados emocionais?. Barcelona: Revista digital da Associação de Professores Rosa Sensat ABRIL DE 2011, 2011. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VARGAS, G. M. S.. Assessoria pedagógica e formação docente para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Rede Municipal de Marcelino Ramos RS. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
VARGAS, G. M. S.. Regimento Interno da Escola de Educação Infantil Baby House. 2007.

2.
VARGAS, G. M. S.. Projeto político Pedagógico da Escola de Educação Infantil Baby House. 2007.

3.
VARGAS, G. M. S.. Projeto de Formação Continuada - Escola de Educação Infantil Baby House. 2007.

4.
VARGAS, G. M. S.. Elaboração de material didático para orientação de estágio curricular supervisionado. 2005.

5.
VARGAS, G. M. S.. As etapas do projeto de docência no contexto da prática de ensino no curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. 2004.

6.
VARGAS, G. M. S.. Formação Continuada de Professores-Tutores em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2003.

7.
VARGAS, G. M. S.. Projeto de Docência em Educação Infantil do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
VARGAS, G. M. S.. O Brincar é o Fazer das Crianças nas Escolas de Educação Infantil: Escutas e Interpretações. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VARGAS, G. M. S.. Curso de Extensão: A Creche como Contexto de Vida Coletiva. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
VARGAS, G. M. S.. Projeto de Extensão - Roda de Estudos sobre Infâncias. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Barbosa, Maria C. S. ; VARGAS, G. M. S. . Educação de Bebês em Espaços de Vida Coletiva. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Barbosa, Maria C. S. ; FERNANDES, S. ; VARGAS, G. M. S. ; BANDEIRA, L. ; FOCHI, P. S. ; PEREIRA, Rachel ; RICHTER, S. . A EDUCAÇÃO DE BEBÊS EM ESPAÇOS DE VIDA COLETIVA: DO NASCIMENTO AOS 18 MESES.. 2011. (Curso de Extensão).

6.
VARGAS, G. M. S.. Organização do trabalho pedagógico, respeitando a diversidade e os direitos das crianças. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

7.
VARGAS, G. M. S.. Educação Infantil - Entre saberes e práticas. 2005. .

8.
VARGAS, G. M. S.. As etapas do Projeto de Docência no contexto da Prática de Ensino no Curso de Pedagogia na modalidade a Distância da UDESC. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
VARGAS, G. M. S.. Orientação de estágio curricular supervisionado - Turma ACIC (Alunos Cegos) Universidade do Estado de Santa Catarina. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material didático para orientação de estágio curricular supervisionado).

10.
VARGAS, G. M. S.. Orientação de estágio do curso de Pedagogia para a turma de Alunos cegos e baixa visão. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Complementar para Estágio Supervisionado de Pedagogia - Turma ACIC).

11.
VARGAS, G. M. S.. As etapas do projeto de docência no contexto da prática de ensino no curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material didático para orientação de estágio curricular supervisionado ado).

12.
VARGAS, G. M. S.; BECHE, R. C. E. ; SILVA, S. C. . Estágio Curricular de Pedagogia da Modalidade a Distância. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Complementar para Estágio Supervisionado de Pedagogia).

13.
VARGAS, G. M. S.; BECHE, R. C. E. ; SILVA, S. C. . Formação Continuada de Professores-Tutores em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material diático e de formação para tutores).

14.
VARGAS, G. M. S.. Projeto de Docência em Educação Infantil do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaborção de material instrucional para Projeto de Estágio Supervisionado em Educação Infantil).

15.
VARGAS, G. M. S.. Fique por dentro: deficiencia visual, deficiencia auditiva. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).

Demais trabalhos
1.
VARGAS, G. M. S.. Estágio supervisionado de prática pedagógica/prática de ensino. 2003 (Orientação, supervisão e acompanhamento de estágio de prática de ensino) .

2.
VARGAS, G. M. S.. Caderno de Antropologia e Multiculturalismo. 2002 (Participação especial) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VARGAS, G. M. S.; RICHTER, S.; PILLAR, A. D.; Barbosa, Maria C. S.. Participação em banca de Eleonora Das Neves Simões. De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola: interações, brincadeiras e invenções. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
LOSS, P. D. A. S.; CRISTOFOLI, P. D. M. S.; VARGAS, G. M. S.. Participação em banca de Rodrigo Moraes Borges. "Atividades físicas e dança na Educação Integral de jornada ampliada: práticas educativas que contribuem para o desenvolvimento integral do educando".. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VARGAS, G. M. S.; FOCHI, P. S.. Participação em banca de Greice Ben Stivanin. Com Sabor e Afeto: Um Estudo Sobre as Práticas Cotidianas de Alimentação no Berçário. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil MEC/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
VARGAS, G. M. S.; FOCHI, P. S.. Participação em banca de Gabriela Brasil. A Qualidade na Educação Infantil: A Ciência dos Detalhes nas Relações entre Educadoras e Bebês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil MEC/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VARGAS, G. M. S.; BECKER, S.. Participação em banca de Manuela de Lima.Características e especificidades do brincar com brinquedos estruturados e não estruturados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara.

2.
VARGAS, G. M. S.; MARTINS, G. D. F.. Participação em banca de Vânia Grings.Fatores envolvidos na inserção de professoras na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara.

3.
VARGAS, G. M. S.; GABRIEL, M. R.. Participação em banca de Ana Paula Machado.A ExperIência de Ser Professor de Educação Infantil no Contexto de Inclusão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara.

4.
VARGAS, G. M. S.; ZANON, R. B.. Participação em banca de Luciane M. Scheffel.Identidade do Professor de Pré-Escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara.

5.
VARGAS, G. M. S.; Barbosa, Maria C. S.; ALBUQUERQUE, S.. Participação em banca de Juliana Rosa de Oliveira.A Vida Deles É Brincar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
Barbosa, Maria C. S.; VARGAS, G. M. S.; ALBUQUERQUE, S.. Participação em banca de Rebecca Gomes Machado.A Nossa Banda É Melhor que a dos Beatles. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
VARGAS, G. M. S.; Barbosa, Maria C. S.; ALBUQUERQUE, S.. Participação em banca de Luciana Bartholomeu.Hoje Tem Pátio? Pátio, as Crianças Bem Pequenas e suas Rlações de Aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro de Educação do Cesuca: os desafios da Educação no fortalecimento da cidadania e Semana Acadêmica sobre "Metodologia Ativa: o uso de jogos na aprendizagemgia.Jogos e atividades lúdicas na aprendizagem. 2018. (Encontro).

2.
Filosofar:aprender e ensinar. 2012. (Outra).

3.
Olhares sobre as criança(s) e infância(s) nos países de Lingua Portuguesa. 2012. (Seminário).

4.
Seminário Internacional De Educação Infantil, Contribuições Dos Estudos Da Infância. 2012. (Seminário).

5.
Extensão Universitária - Departamento de Estudos Especializados/Faculdade de Educação - UFRGSCartografias Infantis.Cartografias Infantis. 2011. (Seminário).

6.
VII Congresso Internacional de Educação - Profissão Docente: há futuro para este ofício?. Ser Professora de Bebês: O Trabalho Docente e Suas Sutilezas. 2011. (Congresso).

7.
VII Ciclo de Palestras - O bebê e a Escola.. 2010. (Outra).

8.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL.Reflexão e Prática Pedagógica na Educação da Pequena Infância: corporeidade, ambiente educativo e interação.. 2010. (Encontro).

9.
V Congresso Paulista de Educação Infantil - Educação Infantil : Balanço de uma década de luta.. Os bebês entre eles: um estudo sobre interação, emoção e corporeidade dos bebês em ambientes educativos.. 2009. (Congresso).

10.
VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: Sujeitos (des)conectados?. Prática Pedagógica na Educação de Bebês: Interação e Ambiente Educativo. 2009. (Congresso).

11.
Infância na Contemporaneidade. Projetos, propostas e práticas em debate.. 2008. (Outra).

12.
IV Congresso Internacional de Educação Infantil e Séries Iniciais. 2007. (Congresso).

13.
IV Seminário de Educação Infantil: Que Infância Formamos? - UFRGS. 2006. (Seminário).

14.
IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária - Aprendizagem no Ensino Superior: Desenvolvimento do Docente e o Desempenho dos Alunos..O Professor e sua Dimensão Pessoal: As Relações de Diferença e Diversidade que Devem Estar Presentes na Formação Docente.. 2006. (Seminário).

15.
Encontro Internacional de Educação.Encontro Internacional de Educação. 2005. (Encontro).

16.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC - SEPEX. 2005. (Outra).

17.
Fórum Mundial de Educação - A educação para um outro mundo possível.Fórum Mundial de Educação. 2004. (Outra).

18.
Seminário de Capacitação de Tutores do Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância: Por uma prática reflexiva.Fundamentos norteadores do Projeto de Docência. 2004. (Seminário).

19.
V Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional. 2003. (Outra).

20.
II Fórum de educadores municipais na pedagogia a distância. 2002. (Outra).

21.
III Congresso Ibero-americano de Informática na Educação Especial-CIIEE. Novo milênio, novas tecnologias, novas formas de aprender. 2002. (Congresso).

22.
IV Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional. 2002. (Outra).

23.
IX Seminário de Recursos Humanos. 2001. (Seminário).

24.
V Ciclo de debates sobre Educação Infantil. 2001. (Outra).

25.
Congresso Internacional do Colégio Coraçao de Jesus. 2000. (Congresso).

26.
Seminário: A Infância sob um olhar multidisciplinar. 2000. (Seminário).

27.
Seminário 25 Anos do Programa de Pós-Graduação Em Educação. 1999. (Seminário).

28.
I Congresso Nacional de Educação e Trabalho. 1998. (Congresso).

29.
XIV Encontro de profissionais que atuam na área de educação e trabalho. 1998. (Encontro).

30.
Grupo de Formação de Educação Especial.?O trabalho com a diversidade em sala de aula: argumentação de princípios/articulação do processo?. 1997. (Outra).

31.
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- VIII ENDIPE.VIII ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 1996. (Encontro).

32.
O papel do educador como mediador do conhecimento. 1996. (Outra).

33.
VI Encontro Regional Sul da ABRAPSO.VI Encontro Regional Sul da ABRAPSO ? ?Psicologia e Práticas Sociais?. 1996. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VARGAS, G. M. S.. Feira do Livro da Cesuca - Faculdade INEDI. 2017. .

2.
VARGAS, G. M. S.. Seminário Municipal de Educação de Marcelino Ramos. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Andréia Marisa Arend Schroeder. Os Espaços da Escola de Educação Infantil para Bebês: Possibilidades Interativas. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Infantil) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

2.
Carla Ludimila Biali Battu. TEMPO PARA SER CRIANÇA E VIVER A INFÂNCIA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Infantil) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

3.
Roseli F. Soave. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares na Educaçã) - Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

4.
Jussara Z. Nisch. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR COMO AÇÃO EDUCATIVA. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares na Educaçã) - Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

5.
Jandira Maria Camar. BRINCAR É PRECISO: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

6.
Janaina F. S. de Jesus. O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

7.
Cidinéia A. J. de Souza. COMO O LÚDICO PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NA FORMAÇÃO DA AUTO-ESTIMA. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bernadete A. F. Gasperi, Izalete M. J. dos Santos. UMA VISÃO COM AÇÃO PODE MUDAR O MUNDO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

2.
Maria Aparecida da S. Floriano, Rosana Gomes Nunes. Educação Infantil: Espaço para vivenciar e experimentar a infância. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

3.
Maria Lucia da Rosa, Safira Siqueira. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: APRENDIZADO PARA A CIDADANIA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

4.
Joice M. Bittencourt, Zaida J. Petry, Zenita Guimarães. A ESCOLA COMO ESPAÇO DE UMA EDUCAÇÃO DESAFIADORA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

5.
Vilma M. Sodré Fernandes. A TRAJETÓRIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

6.
Simone T. Besen Maria, Jedilson Celso Fernandes. DESCOBRINDO MINHA HISTÓRIA: QUEM SOU EU? E COMO MEUS PAIS BRINCAVAM. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

7.
Mônica Ferreira da Silva. AVENTURA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO UM NOVO OLHAR À FANTASIA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

8.
Roselene M. F. Fraga. A MAGIA DO BRINQUEDO E BRINCADEIRA NA CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, NUMA PERSPECTIVA SOCIO-HISTÓRICA DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

9.
Dilma M. G. Koerich, Regina R. Coutinho, Sônia M. da S. Port. APRENDER COM PRAZER. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

10.
Clésia W. Berckenbrook, Marlene ângela F. Sperzel. ENSINAR E APRENDER. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

11.
Brígida Theisges, Eliete Pires. LITERATURA, UMA FORMA DE LER COM PRAZER. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

12.
Maria Aparecida Panplona Parente. APRENDER BRINCANDO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

13.
Vilmar M. de Souza. JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

14.
Dirce H. C. Stroisch, Maria V. Elisardo, Zenair Cidade. OS ALIMENTOS E AS CRIANÇAS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

15.
Cleide M. S. Rodrigues, Fulviana C. Amorim, Valdete M. Porto. BRINCANDO SE APRENDE. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

16.
Lúcia Kreusch de Melo. OBSERVANDO E PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

17.
Maria V. L. Gardoso, Maria de F. M. Silveira. REAPROVEITAMENTO DO LIXO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

18.
Maria Inez Zimmermann Melo, Maria Bernadete Ferreira Hoffman. Planeta Água. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

Orientações de outra natureza
1.
Fátima Genovez Scoz. Estágio Curricular de Pedagogia da Modalidade a Distância - turma ACIC. 2005. Orientação de outra natureza. (Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

2.
Fátima Genovez Scoz. Estágio Curricular de Pedagogia da Modalidade a Distância. 2004. Orientação de outra natureza. (Pedagogia na modalidade a distância) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.

3.
Andréia Rivero. Estágio Curricular de Pedagogia em Educação Infantil - UFSC. 2000. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Gardia Maria Santos de Vargas.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
VARGAS, G. M. S.. Orientação de estágio curricular supervisionado - Turma ACIC (Alunos Cegos) Universidade do Estado de Santa Catarina. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material didático para orientação de estágio curricular supervisionado).

2.
VARGAS, G. M. S.. As etapas do projeto de docência no contexto da prática de ensino no curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material didático para orientação de estágio curricular supervisionado ado).

3.
VARGAS, G. M. S.; BECHE, R. C. E. ; SILVA, S. C. . Formação Continuada de Professores-Tutores em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material diático e de formação para tutores).

4.
VARGAS, G. M. S.. Projeto de Docência em Educação Infantil do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaborção de material instrucional para Projeto de Estágio Supervisionado em Educação Infantil).

5.
VARGAS, G. M. S.. Organização do trabalho pedagógico, respeitando a diversidade e os direitos das crianças. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).



Outras informações relevantes


Participação no grupo de pesquisa Diferença, Estereótipo e Educação, Alteritas - UFSC, 1996-2005.
Atuação como docente em curso de pós-graduação Latu Senso. Coordenação de turma de Pós-graduação Latu Senso - Curso: Educação Infantil e Séries Iniciais; Práticas Pedagogigas Interdisciplinares.2003-2005.
Participação no Grupo de Estudo Infância e Escola, CED, UFSC, 2001-02.
Bolsa de iniciação científica ? CNPq, 1995-96.
Participação no grupo de pesquisa Assistência, Pesquisa e Educação na Área da Família, CCS, UFSC, 1994.Participação no grupo de estudo e formação CADA ? Coordenadoria de Integração, Florianópolis, março-dezembro, 1996.
Bolsa de extensão ? UFSC, Florianópolis, 1994.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 22:12:12