Daniel Sá Roriz Fonteles

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5976605351535417
  • Última atualização do currículo em 17/12/2016


Doutor em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), aprovado com distinção, com tese intitulada "Avaliação de Habilidades Matemáticas de Alunos com Transtornos do Espectro do Autismo". Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM, com a dissertação "Movimentos Oculares na Leitura Silenciosa e em Voz Alta em Crianças Normais da Quarta Série do Ensino Fundamental I". Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor Assistente do Curso de Psicologia da UPM, onde leciona as disciplinas de Análise Experimental do Comportamento, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia e Deficiência, Supervisão de Estágio Básico em Pesquisa. Possui experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, tendo atuado como Orientador Educacional, Professor do Ensino Fundamental, Médio, Superior e de Pós-Graduação. Tem interesse em pesquisas com ênfase Psicologia da Aprendizagem, sobretudo no tocante a temas como Autismo, TDAH, Distúrbios de aprendizagem, Orientação e Capacitação de Docentes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Sá Roriz Fonteles
Nome em citações bibliográficas
FONTELES, D. S. R.;FONTELES, DANIEL SÁ RORIZ

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Curso de Psicologia.
Rua da Consolação, 896, prédio 38
Centro
01302-907 - Sao Paulo, SP - Brasil
URL da Homepage: www.mackenzie.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Marcos José da Silveira Mazzotta.
Bolsista do(a): Mackenzie, MACK, Brasil.
Palavras-chave: Autismo; Asperger; TEA; Habilidades Matemáticas; Aritmética.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Movimentos Oculares na Leitura Silenciosa e em Voz Alta em Crianças Normais da Quarta Série do Ensino Fundamental I,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: José Salomão Schwartzman.
Coorientador: Elizeu Coutinho de Macedo.
Bolsista do(a): Mackenzie, MACK, Brasil.
Palavras-chave: Dislexia; Fixação; Sacádico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Neurologia.
2014 - 2016
Especialização em Especialização em Clínica Analítico-Comportamental. (Carga Horária: 561h).
Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
Título: Compras Compulsivas: Uma Leitura Comportamental do Fenômeno.
Orientador: Candido Vinicius Bocaiuva Barnsley Pessôa.
1995 - 2001
Graduação em Psicologia.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
FAP e Consciência: Treinando a Habil de Estar Presente no Rel Interpessoal. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Começando Com Sucesso na Bolsa de Valores. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
Metodologias de Ensino e Relação Professor Aluno. (Carga horária: 16h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
1998 - 1998
Estágio de Iniciação Científica. (Carga horária: 60h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Mestre I, Carga horária: 30
Outras informações
Professor do Curso de Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da UPM. Leciona as disciplinas de Análise Experimental do Comportamento, Psicologia da Aprendizagem, Psicolgia e Deficiência, e Supervisão de Estágio Básico em Pesquisa.


Centro de Apoio Pedagógico Especializado - Secretaria de Estado da Educação, CAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicólogo Supervisor, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como Psicólogo Supervisor responsável pela orientação das ações da Educação Especial nas Diretorias de Ensino de Adamantina, Avaré, Bragança Paulista, Capivari, Itapeva, São Roque e Votorantim. Ministrou aulas em forma de orientações técnicas, palestras e videconferências para professores da rede pública do estado de São Paulo, incluindo professores de salas de recursos da Educação Especial, professores de classe comum, professores coordenadores de oficina pedagógica, professores coordenadores, supervisores, diretores e dirigentes de ensino. Tinha também como responsabilidade a disponibilização de vagas para o atendimento de autistas em instituições especializadas conveniadas à Secretaria de Educação e instituições parceiras. Áreas principais de atuação: Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, Autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Deficiência Intelectual.


Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor público - Gabinete SE, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico de Direção II, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pelo levantamento e organização de dados da educação estadual relevantes para a implementação de políticas públicas almejadas pelo governo. Parcipação em reuniões e solenidades como representante da Secretária de Educação. Tradução de trabalhos da língua inglesa para o português e vice-versa, tradução simultânea, pesquisas sobre temas diversos referentes à educação inclusiva e escolas de tempo integral. Elaboração de apresentações para o Gabinete e responsável por contatos internacionais.


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Psicólogo Amb. de Endocrinologia Pediátrica, Carga horária: 5
Outras informações
Terapia de suporte e acompanhamento de pacientes diabéticos e familiares no Abulatório de Endocrinologia Pediátrica - Diabetes. Avaliação com screanings e sessões educativas com grupos de pacientes e familiares. Participação em consultas médicas e discussão de casos com equipe médica.


Organização Educacional Evolutivo, OEE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional, Carga horária: 44
Outras informações
Responsável pelo acompanhamento psicopedagógico de todos os alunos da escola (em torno de 800). Professor da disciplina de H.E.L.P. (Hora Especial do Livre Pensar) -disciplina de formação humana, com base em preceitos filosóficos e psicológicos. Atendimento e orientação a pais e a alunos, efetuando acompanhamento de casos específicos de problema de aprendizagem e alunos com deficiência. Elaboração e condução de reunião de pais e reunião de professores. Trabalho junto à coordenação disciplinar e direção escolar.



Projetos de pesquisa


2009 - Atual
Inclusão de pessoas com deficiência: estudo sobre políticas e práticas
Descrição: Com o objetivo de contextualizar e analisar criticamente princípios e diretrizes gerais, bem como práticas de inclusão social e escolar de pessoas com deficiências e com necessidades especiais, o estudo adota uma abordagem qualitativa envolvendo pesquisa bibliográfica e documental. Abrange o âmbito das políticas nacionais, bem como do estado de São Paulo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Daniel Sá Roriz Fonteles - Coordenador / Marcos José da Silveira Mazzotta - Integrante / Beatriz Regina Pereira Saeta - Integrante / Sueli Galego de Carvalho - Integrante / Ana Elizabeth Gondim Gomes - Integrante / Silvana Maria Blascovi-Assis - Integrante / Anaí Cristina da Luz Stelmachuk - Integrante / Giuliano Michel Mussi - Integrante / Rita Aparecida Pereira Betini - Integrante / Silvia Andréia Souza - Integrante / Karen Kaufmann Sacchetto - Integrante / Rebeca Paula Barbosa da Cruz - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Cadernos de Pos-Graduacao em Disturbios do Desenvolvimento


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas/Especialidade: Politicas Públicas em Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Certificado de Reconhecimento de Mérito, Universidade Presbiteriana Mackenzie (Reitoria).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FONTELES, D. S. R.;FONTELES, DANIEL SÁ RORIZ2015FONTELES, D. S. R.; MAZZOTTA, M. J. S. . Desafios à Inclusão de Autistas nas Escolas e Universidades. Educação Brasileira, v. 37, p. 74-94, 2015.

2.
ROCHA, GRACE SAMPAIO TELES DA2014ROCHA, GRACE SAMPAIO TELES DA ; FONTES, ALINE MORAIS ; PEREIRA, SÉRGIO LUÍS DA SILVA ; FONTELES, DANIEL SÁ RORIZ . Avaliação longitudinal de programa de saúde bucal para pacientes com deficiência. Clinical and Laboratorial Research in Denstistry, v. 20, p. 88-95, 2014.

3.
FONTELES, D. S. R.;FONTELES, DANIEL SÁ RORIZ2013FONTELES, D. S. R.; SCHWARTZMAN, J. S. ; MACEDO, E. C. . MOVIMENTOS OCULARES NA LEITURA SILENCIOSA E EM VOZ ALTA EM CRIANÇAS. Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré, v. 1, p. 1-9, 2013.

4.
FONTELES, D. S. R.;FONTELES, DANIEL SÁ RORIZ2012FONTELES, D. S. R.. Reflexões Sobre o Atendimento Educacional Especializado a Alunos Com Autismo. Revista Eletrônica de Pesquisa da UNIRP - Universitas, v. 2, p. 1-4, 2012.

5.
YOKOMIZO, J. E.2008YOKOMIZO, J. E. ; LUKASOVA, K. ; FONTELES, D. S. R. ; MACEDO, E. C. . Movimentos sacádicos durante leitura de texto em crianças e universitários bons leitores. O Mundo da Saúde (CUSC. Impresso), v. 32, p. 131-138, 2008.

6.
FONTELES, D. S. R.;FONTELES, DANIEL SÁ RORIZ2003 FONTELES, D. S. R.; FONTELES, M. C. ; TEIXEIRA, M. D. A. ; VALE, O. C. . A dual action of alpha-lipoic acid in the brain: an electrophysiological evaluation. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso), Sao Paulo, v. 61, n.3B, p. 738-745, 2003.

7.
VALE, O. C.2001VALE, O. C. ; FONTELES, D. S. R. ; CABRAL, F. R. ; TEIXEIRA, M. D. A. ; FONTELES, M. C. . Electrophysiological effects of glutathione in an animal model of cerebral ischemia. Research Communications in Biologycal Psychology and Psychiatry, Westbury, v. 26, n.n. 1 e 2, p. 35-47, 2001.

8.
VALE, O. C.1998 VALE, O. C. ; FONTELES, D. S. R. ; FONTELES, M. C. . Electrophysiological studies in a cerebral ischemic model of the anesthetized rat. Journal of Brain Science, Westbury, v. 24, n.n. 3 e 4, p. 88-100, 1998.

Capítulos de livros publicados
1.
ROSA, A. T. F. ; BOGGIO, P. S. ; FONTELES, D. S. R. ; MACEDO, E. C. . NEUROMODULAÇÃO E MOVIMENTOS OCULARES NA LEITURA DE PALAVRAS: ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA. In: Fernando C. Capovilla. (Org.). Transtornos de aprendizagem: progressos em avaliação e intervenção avaliativa e remediativa. 1ed.São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2010, v. 1, p. 57-66.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONTELES, D. S. R.; FONTELES, M. C. ; VALE, O. C. . Evidência eletrofisiologica de efeito citoprotetor de glutatione reduzido em um modelo animal de isquemia cerebral. In: XXXIV Congresso Anual do Centro Medico Cearense XV Congresso do Medico Interiorano, 1997, Fortaleza. XXXIV Congresso Anual do Centro Medico Cearense XV Congresso do Medico Interiorano, 1997.

2.
FONTELES, D. S. R.; VALE, O. C. ; FONTELES, M. C. . Estudo eletrofisiologico em um modelo de isquemia cerebral como parametro para a avaliaçao de terapias citoprotetoras. In: XXXIV Congresso Anual do Centro Medico Cearense XV Congresso do Medico Interiorano, 1997, Fortaleza. XXXIV Congresso Anual do Centro Medico Cearense XV Congresso do Medico Interiorano, 1997.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONTELES, D. S. R.; CABRAL, F. R. ; VALE, O. C. ; FONTELES, M. C. . Regeneraçao dos niveis de glutation cerebral apos infusao intracarotidea de acido alfa-lipoico em um modelo animal de isquemia cerebral. In: XIX Congresso Brasileiro de Neurologia II Encontro Luso Brasileiro de Neurologia, 2000, Salvador. XIX Congresso Brasileiro de Neurologia II Encontro Luso Brasileiro de Neurologia, 2000.

2.
FONTELES, D. S. R.; VALE, O. C. ; FONTELES, M. C. ; CABRAL, F. R. . Avaliaçao eletrofisiologica da açao anti e pro-oxidante do acido alfa-lipoico em um modelo animal de isquemia cerebral. In: XIX Congresso Brasileiro de Neurologia e II Encontro Luso Brasileiro de Neurologia, 2000, Salvador. XIX Congresso Brasileiro de Neurologia e II Encontro Luso Brasileiro de Neurologia, 2000.

3.
FONTELES, D. S. R.; VALE, O. C. ; FONTELES, M. C. ; CABRAL, F. R. . Atividade eletrofisiologica de sono induzida pelo glutation em um modelo animal de isquemia cerebral. In: XIX Congresso Brasileiro de Neurologia e II Encontro Luso Brasileiro de Neurologia, 2000, Salvador. XIX Congresso Brasileiro de Neurologia e II Encontro Luso Brasileiro de Neurologia, 2000.

4.
FONTELES, D. S. R.; FONTELES, M. C. ; VALE, O. C. ; CABRAL, F. R. . Avaliaçao eletrofisiologica da açao do acido alfa-lipoico em um modelo animal de isquemia cerebral. In: XIV Reuniao Anual da Federaçao de Sociedades de Biologia Experimental-FeSBE, 1999, Caxambu. XIV Anual da Federaçao de Sociedades de Biologia Experimental-FeSBE, 1999.

5.
FONTELES, D. S. R.; VALE, O. C. ; CABRAL, F. R. ; FONTELES, M. C. . Evidencia eletrofisiologica do efeito citoprotetor de glutation reduzido (GSH) em um modelo animal de isquemia cerebral. In: XIVReuniao Anual da Federaçao de Sociedades de Biologia Experimental-FeSBE, 1999, Caxambu. XIV Reuniao Anual da Federaçao de Sociedades de Biologia Experimental-FeSBE, 1999.

6.
FONTELES, D. S. R.; VALE, O. C. ; CABRAL, F. R. ; FONTELES, M. C. . Evidencia eletrofisiologica do efeito citoprotetor do GSH em um modelo animal de isquemia cerebral. In: V Encontro de Iniciaçao a Pesquisa da UNIFOR, 1999. V Encontro de Iniciaçao a Pesquisa da UNIFOR.

7.
FONTELES, D. S. R.; VALE, O. C. ; CABRAL, F. R. ; FONTELES, M. C. . Avaliaçao eletrofisiologica da açao do acido alfa-lipoico em um modelo animal de isquemia cerebral. In: V Encontro de Iniciaçao a Pesquisa da UNIFOR, 1999, Fortaleza. V Encontro de Iniciaçao a Pesquisa da UNIFOR, 1999.

8.
FONTELES, D. S. R.; VALE, O. C. ; CABRAL, F. R. ; FONTELES, M. C. . Avaliaçao eletrofisiologica da açao do acido alfa-lipoico em um modelo animal de isquemia cerebral. In: V Encontro de Iniciaçao a Pesquisa da UNIFOR, 1999, Fortaleza. V Encontro de Iniciaçao a Pesquisa da UNIFOR, 1999.


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
FONTELES, D. S. R.. Psicologia e Investimentos. 2011; Tema: Educação Financeira e Psicologia Econômica. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
FONTELES, D. S. R.. Formação de Professores em Educação Especial com Ênfase em Surdez. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
FONTELES, D. S. R.; MELLO, G. A. S. . Inclusão Escolar no Estado de São Paulo. 2010. (Palestra).

3.
FONTELES, D. S. R.. Especialização em Psicopedagogia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Demais trabalhos
1.
FONTELES, D. S. R.; MELLO, G. A. S. . Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no Contexto Escolar. 2010 (Videoconferência) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FONTELES, H.; FONTELES, D. S. R.. Participação em banca de Vera Lucia dos Santos Costa. O Lúdico Como Meio de Aprendizagem e Desenvolvimento Significativo na Faixa Etária de 0 a 3 anos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Form. de Docentes p/ Ens em Enferm. N. Téc. e Sup.) - Universidade Nove de Julho.

2.
FONTELES, H.; FONTELES, D. S. R.. Participação em banca de Joyce Ambrozio da Silva. Principais Dificuldades Apresentadas Pelos Estudantes de Enfermagem Durante o Estágio Supervisionado. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Form. de Docentes p/ Ens em Enferm. N. Téc. e Sup.) - Universidade Nove de Julho.

3.
FONTELES, H.; FONTELES, D. S. R.. Participação em banca de Vagda de Souza Borges Maia. Uso das Novas Tecnologias No Processo de Ensino Aprendizagem do Curso de Enfermagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Form. de Docentes p/ Ens em Enferm. N. Téc. e Sup.) - Universidade Nove de Julho.

4.
FONTELES, D. S. R.; FONTELES, H.; VIEIRA, M. L. P.. Participação em banca de Viviane Oliveira. Inclusão Educacional: Atuais Necessidades de Qualificação de Professores. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para Nível Médio e Superior de Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.

5.
FONTELES, H.; FONTELES, D. S. R.. Participação em banca de Wesley Calazans. O Vínculo Entre Professor e Aluno. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para Nível Médio e Superior de Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.

6.
FONTELES, H.; FONTELES, D. S. R.. Participação em banca de Danielle Zuppi. Dificuldades de Aprendizagem na Criança com Dislexia. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Nove de Julho.

7.
FONTELES, H.; FONTELES, D. S. R.; VIEIRA, M. L. P.. Participação em banca de Paula Almeida. Uma Reflexão da História Política e da Formação do Técnico de Enfermagem do Brasil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para Nível Médio e Superior de Enfermagem) - Universidade Nove de Julho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TOLEDO, L. P.; CALDAS, R. F. L.; FONTELES, D. S. R.. Participação em banca de Fernanda Yokoyama.Doenças do Trabalho: As Perspectivas de Alguns Trabalhadores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
FRANCO, E. M.; BOGGIO, P. S.; FONTELES, D. S. R.. Participação em banca de Jaira Marina Ibrahim Ferraz.A Construção do Habitus do Psicólogo da Saúde na Atenção Básica: Desafios e Impactos na Atuação Profissional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
LACET, C. C.; BOGGIO, P. S.; FONTELES, D. S. R.. Participação em banca de Beatriz Helena Alves de Sá Souza.As Psicopatologias Estatísticas, Seus Desdobramentos na Clínica do Autismo e Nas Políticas Públicas - Uma Visão Psicanalítica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

4.
CARVALHO, S. G.; ALMEIDA, C. P.; FONTELES, D. S. R.. Participação em banca de Michelle Kozlowski Wizenberg.A Cultura Organizacional de Uma Incorporadora Nacional: Um Estudo Exploratório. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5.
SILVA, A. M.; INOCENIO, D.; FONTELES, D. S. R.. Participação em banca de Juliana Lisboa da Silva.Inclusão Escolar do Aluno com Deficiência: Um Estudo sobre a Formação Docente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Compras Compulsivas: Uma Leitura Comportamental do Fenômeno. 2016. (Encontro).

2.
XI Jornada de Iniciação Científica.Seleção e extinção de metacontingências: tentativa experimental de fenômenos sociais. 2015. (Outra).

3.
VI Mostra dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do CCBS.Gênesis de Sebastião Salgado: um análise em psicologia da arte. 2014. (Outra).

4.
VI Mostra dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do CCBS.Mapeamento preliminar das propostas de intervenção em psicologia escolar. 2014. (Outra).

5.
VI Mostra dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do CCBS.Medicalização, biologização e autonomia infantil: expectativas do corpo docente. 2014. (Outra).

6.
VI Mostra dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do CCBS.Os impactos da reprovação em processos seletivos sobre o estudante de psicologia. 2014. (Outra).

7.
VI Mostra dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do CCBS.Wilhelm Reich: possíveis contribuições para a educação. 2014. (Outra).

8.
VI Mostra dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do CCBS.Separação conjugal X Crianças no ensino fundamental do ciclo I. 2014. (Outra).

9.
VI Mostra dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do CCBS.Diferenças do nível de estresse entre os comerciantes de São Paulo e de Santos. 2014. (Outra).

10.
VI Mostra dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do CCBS.Coaching e a melhoria no mercado de trabalho. 2014. (Outra).

11.
VI Mostra dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do CCBS.Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso em empresa nacional de prestação de serviços. 2014. (Outra).

12.
VI Mostra dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do CCBS.Identidade à flor da pele: um estudo psicossosial sobre pessoas tatuadas. 2014. (Outra).

13.
VI Mostra dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do CCBS.Psicologia, educação não formal e projetos sociais de esporte: o trabalho do psicólogo do esporte. 2014. (Outra).

14.
VI Mostra dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do CCBS.A relação aluno-ecola: o ponto de vista do aluno. 2014. (Outra).

15.
VI Mostra dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do CCBS.Se podes ver, repara: a importância dos documentários no processo de visibilidade. 2014. (Outra).

16.
VI Mostra dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do CCBS.Música, identidade e grupo: a roda de samba na formação da identidade grupal. 2014. (Outra).

17.
V Semana de Preparação Pedagógica. 2014. (Encontro).

18.
X Jornada de Iniciação Científica.A fotografia como mediação dos processos de subjetivação em saúde mental. 2014. (Outra).

19.
X Jornada de Iniciação Científica.A recuperação da memória cultural a partir da narrativa do samba. 2014. (Outra).

20.
X Jornada de Iniciação Científica.Novas formas de participação política e de produção das identidades no movimento LGBT paulista. 2014. (Outra).

21.
X Jornada de Iniciação Científica.Um estudo do desenvolvimento psicossocial: as personagens das crônicas de Nárnia. 2014. (Outra).

22.
Diálogos Sobre Prática Docente. 2013. (Outra).

23.
IX Jornada de Iniciação Científica.Comunicação oral, na área de psicologia.. 2013. (Outra).

24.
1º Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.Intervenções no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2012. (Oficina).

25.
1º Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.Reflexões Sobre o Atendimento Educacional Especializado a Alunos Com Autismo. 2012. (Encontro).

26.
III Seminário Paulista Sobre os Transtornos do Espectro do Autismo.III Seminário Paulista Sobre os Transtornos do Espectro do Autismo. 2012. (Seminário).

27.
Programa Meu Filho Tem Autismo - Associação de Amigos do Autista de São Paulo (AMA) de.Inclusão e Escola. 2012. (Seminário).

28.
XV Mostra de Psicologia do Cotidiano.Mãos que Falam, Olhos que Ouvem: Dificuldades de Inclusão no Ensino Superior. 2012. (Outra).

29.
Palestra ao Curso de Especialização em Educação Especial: Área da Deficiência Auditiva.Educação de Surdos em SP - Estado da Arte. 2011. (Outra).

30.
Encontro de Professores da Rede Municipal de Peruíbe.Autismo na Escola. 2010. (Oficina).

31.
Orientação Técnica sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.Orientação Técnica sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2010. (Seminário).

32.
II Congresso Nacional das Licenciaturas: Ciência, Ensino e Aprendizagem na Formação de Professores. 2009. (Congresso).

33.
II Congresso Nacional das Licenciaturas: Ciência, Ensino e Aprendizagem na Formação de Professores. Uma visão sobre a educação que queremos para os alunos surdos. 2009. (Congresso).

34.
Dia Nacional de Luta Pela Educação Inclusiva. 2008. (Encontro).

35.
XIV Encontro Pelo Autismo. 2008. (Encontro).

36.
A Garantia do Direito à Convivência Familiar e Comuinitária das Crianças Autistas. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONTELES, D. S. R.. Feira Guia do Estudante - Estande da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2016. .

2.
FONTELES, D. S. R.. Feira Guia do Estudante - Estande da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2015. .

3.
FONTELES, D. S. R.. Feira Guia do Estudante - Estande da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2014. .

4.
FONTELES, D. S. R.. X Jornada de Iniciação Científica. 2014. (Outro).

5.
FONTELES, D. S. R.. TEACCH - Ensino Estruturado para Alunos com Autismo (AMA/SP). 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
ANA BEATRIZ LIMA DE MOURA E SOUZA. HABILIDADES MATEMÁTICAS E SUA RELAÇÃO COM ALUNOS RETIDOS. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).



Outras informações relevantes


Bolsista do Mackpesquisa - Doutorado/UPM (2009-atual)
Bolsista do Mackpesquisa - Mestrado/UPM (2004-2006)
Bolsista CNPq de iniciação científica ligada a Unidade de Pesquisas Clínicas - UFC



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 6:38:45