Tarcyanie Cajueiro Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5016772828933001
  • Última atualização do currículo em 11/11/2018


Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Bolsista Jovem Pesquisadora da Fapesp no período de 2008 a 2012. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba/SP. Desenvolve pesquisas vinculadas à linha "Mídias e Práticas Socioculturais" no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso. Integra o grupo de pesquisa Narrativas Midiáticas (Nami) e é líder do grupo de pesquisa Mídia, Esporte e Lazer (MEL). Publicou o livro Dos espetáculos de massa às torcidas organizadas. Tem capítulos de livros e artigos publicados sobre os seguintes temas: sociologia da comunicação, teorias da comunicação, narrativas midiáticas, subjetividades, futebol, esporte, consumo e do lazer. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tarcyanie Cajueiro Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Sorocaba, Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura.
Campus Seminário. Av. Eugenio Salerno
18035-430 - Sorocaba, SP - Brasil
Telefone: (15) 21014021
URL da Homepage: http://comunicacaoecultura.uniso.br/area.html


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Por uma Cartografia da Solidão, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Ciro Marcondes Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: solidão; subjetividade; modernidade; Novas Tecnologias; comunicação; sociedade contemporanea.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
1996 - 1998
Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Dos Espetáculos de Massa às Torcidas Organizadas: paixão, rito e magia no futebol,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Waldenyr Caldas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: futebol; globalização; esporte; sociabilidade; violência; Comunicação, consumo e sociedade de massa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
1991 - 1994
Graduação em ciências sociais.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1991 interrompida
Graduação interrompida em 1992 em direito.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Ano de interrupção: 1992


Pós-doutorado


2003 - 2006
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Formação Complementar


2017 - 2017
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo. (Carga horária: 16h).
ESPM, PPGCOM-ESPM, Brasil.
2014 - 2014
5º Seminário Teorias da Comunicação: Quinta Essenc. (Carga horária: 9h).
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
2014 - 2014
Seminário Caminhos da Pesquisa em Comunicação do. (Carga horária: 9h).
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
2012 - 2012
Seminário de Antropologia Cultural com Canevacci. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor doutor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Bolsista Jovem Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professora visitante, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, comunicação social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da comunicação
08/2018 - Atual
Ensino, Comunicação e Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de pesquisa em comunicação
2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura, .

03/2018 - 06/2018
Ensino, Comunicação e Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de pesquisa em comunicação
08/2017 - 12/2017
Ensino, Comunicação e Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e cultura e suas relações com as subjetividades
08/2017 - 12/2017
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura, religiosidade e mudança social
08/2017 - 12/2017
Ensino, Gastronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura, religiosidade e mudança social
08/2017 - 12/2017
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
cultura, religiosidade e mudança social
03/2017 - 06/2017
Ensino, Comunicação e Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação, cultura e suas relações com as subjetividades
02/2017 - 06/2017
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Comunicação
08/2016 - 12/2016
Ensino, comunicação social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídias Sociais
08/2016 - 12/2016
Ensino, Comunicação e Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Culturais e Tecnologias Emergentes: perspectivas contemporâneas
03/2016 - 06/2016
Ensino, Comunicação e Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Consumo e Subjetividades
02/2016 - 06/2016
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de pesquisa: projeto
03/2015 - 06/2015
Ensino, Comunicação e Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de Projetos
08/2014 - 12/2014
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Pesquisa II
08/2014 - 12/2014
Ensino, Comunicação e Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação
03/2014 - 06/2014
Ensino, Comunicação e Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de Projetos
02/2014 - 06/2014
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Pesquisa I
Prática de Pesquisa III
08/2012 - 12/2013
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Pesquisa I
Prática de pesquisa II
Prática de Pesquisa III
08/2012 - 12/2012
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de pesquisa II
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de pesquisa II
08/2012 - 12/2012
Ensino, Comunicação e Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos de Recepção e Produção de Sentidos
02/2012 - 07/2012
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos de Recepção e Produção de sentidos
02/2012 - 07/2012
Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos de Recepção e Produção de Sentido

Faculdade Paulus de Comunicação, FAPCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Comunicação comparada I, filosofia I, teoria da informação, cultura e realidade brasileira I e Metodologia e pesquisa


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: pós-doutoranda, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2005 - 12/2005
Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação, Subjetividades e Novas Tecnologias
08/2001 - 12/2001
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, .

Estágio realizado
estágio junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, com carga horária semanal de 6 horas, desenvolvendo atividades didáticas na disciplina Sociologia da Era Virtual.
02/2001 - 06/2001
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, .

Estágio realizado
estágio junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, com carga horária semanal de 6 horas, desenvolvendo atividades didáticas na disciplina Teorias da Comunicação.
03/1998 - 06/1998
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, .

Estágio realizado
estágio junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, com carga horária semanal de 6 horas, desenvolvendo atividades didáticas na disciplina Teoria da Comunicação.
08/1997 - 11/1997
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, .

Estágio realizado
estágio junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, com carga horária semanal de 6 horas, desenvolvendo atividades didáticas na disciplina teorias da modernidade.

Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8

Atividades

07/1999 - 02/2002
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
sistemas internacionais da comunicação
filosofia
teorias da comunicação
comunicação comparada

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: aluna, Enquadramento Funcional: pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/1994 - 12/1994
Estágios , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Imaginário.


Linhas de pesquisa


1.
Mídias e Práticas Socioculturais

Objetivo: A linha incorpora pesquisas que desenvolvam metodologias e análises críticas de práticas socioculturais. Sendo assim, estas se ocupam dos produtos midiáticos enquanto norteadores de socialização; de formas de sociabilidade advindas das práticas comunicativas no espaço urbano e em instituições, bem como de características e mudanças históricas e estruturais dos meios de comunicação e suas implicações na produção de sentidos..
Palavras-chave: mídias; práticas socioculturais; produção de sentidos.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A representação das altetas do UFC: mídias e práticas socioculturais
Descrição: Este projeto parte dos seguintes problemas: Como as atletas do Ultimate Fighter Championship (UFC) são midiaticamente representadas? Como e em que medida essas representações se entrecruzam com as relações de gênero em um esporte tradicionalmente masculino? A inserção das mulheres nesse esporte apontaria para reprodução e imposição de padrões de comportamento masculino para que possam ser socialmente reconhecidas? Objetivo geral é refletir sobre a representação das lutadoras do UFC, dada a urgência de uma discussão mais aprofundada sobre os padrões midiáticos e a questão do gênero na sociedade brasileira. Os objetivos específicos são: refletir de que forma essas representações se entrecruzam com as relações de gênero em um esporte tradicionalmente masculino. Problematizar a natureza das imagens femininas das atletas e suas representações midiáticas, discursivas e estetizadas. Entender como as relações de gênero são produzidas e reproduzidas simbolicamente pela mídia e qual o regime de visibilidades nelas preponderantes. O referencial teórico sobre as relações de gênero se guiará por autores como Scott (1990), Buttler (2003) e Preciado (2010). A visão social dos regimes de visibilidade será apoiada nas análises de Thompson (2008, 2005, 2000) e a problematização comunicacional das imagens, por Baitello Junior (2005, 2012). Lazzarato (2011) auxiliará na compreensão de como estas subjetividades estão sendo moduladas, de como o gênero aparece midiaticamente e da importância das imagens, além do conceito de dispositivo de Foucault (2002) e sua retomada por Deleuze (1990) e Agamben (2005). Do ponto de vista da metodologia, esta pesquisa se apoiará no circuito da cultura de Paul Du Guy et. al. (1997). As notícias em sites, jornais e revistas especializados e do UFC sobre as lutadoras serão o corpus da pesquisa. Trata-se de pesquisar o discurso como prática social, a partir das narrativas de sites de notícias do Brasil sobre as atletas do UFC. A importância deste tema reside na necessidade de ampliar o leque de pesquisas sobre esporte na comunicação, das questões de gênero e da mídia como produtora de narrativas que representam e repropõem modelos de sociabilidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
Mulheres no MMA: uma análise comunicacional sobre gênero nas coberturas midiáticas do ufc
Descrição: O esporte adquiriu grande importância nas sociedades de comunicação e informação, a tal ponto que sua análise pode revelar os princípios e valores sobre os quais as sociedades capitalistas se estruturam. Entre os mais diversos esportes, Ultimate Figthing Championship, principal torneio praticado pelos atletas das Artes Marciais Mistas (MMA), expressa e simboliza de forma contundente não apenas o contexto econômico, como também o sociocultural. Mesmo ainda sendo uma prática esportiva restrita ao universo masculino, há um grande crescimento de mulheres no MMA e no UFC. Diante disso, este projeto parte do seguinte problema: Como as atletas do Ultimate Fighter Championship são simbolicamente construídas pela mídia? Que efeitos de sentido a mídia pode produzir no que diz respeito à construção do gênero feminino em um esporte tradicionalmente masculino? Objetivamos compreender qual é a representação das lutadoras do MMA pela mídia. O referencial teórico será dado por obras como, a de Lipovetsky (2002), Butler (2010) e Thompson (2014). A análise do discurso será o campo do saber sobre o qual trabalharemos metodologicamente. As notícias em sites, jornais, revistas e blogs especializados sobre a lutadora Ronda Rousey serão o corpus da pesquisa. Entre os possíveis resultados, esperamos ampliar e aprofundar as pesquisas na área de comunicação sobre a relação entre gênero e esporte, com foco no MMA, já que esse tema é pouco explorado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tarcyanie Cajueiro Santos - Coordenador / Bruna Emy Camargo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
2015 - 2016
Comunicação, subjetividades e consumo: um estudo sobre as práticas socioculturais
Descrição: Este projeto se insere no rol de preocupação que vem nos guiando desde 2008 com a pesquisa "Comunicação, consumo e novas subjetividades: um estudo sobre as práticas mediáticas, culturais e sociais na contemporaneidade". No presente momento, este projeto busca entender como as subjetividades e o consumo se articulam com a comunicação e cultura a partir da construção de sentidos decorrentes das mais diversas narrativas midiáticas, como telenovelas, redes sociais e esportes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Narrativas, peregrinação e subjetividades
Descrição: Este projeto buscou compreender a relação entre peregrinação, narrativas midiáticas e subjetividades. O recorte foram as narrativas midiáticas sobre o Caminho de Santiago de Compostela. O referencial teórico foi composto por autores como Walter Benjamin, Norval Baitello e antropólogos da religião..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
O consumo e suas relações com a comunicação, cultura e subjetividades
Descrição: O projeto - consumo e suas relações com a comunicação, cultura e subjetividade (2013-2014) - é um desdobramento do projeto jovem pesquisador (2008-2012), financiado pela Fapesp. Seu objetivo é compreender o consumo a partir de suas relações com a comunicação, a cultura e as subjetividades. Trata-se de um estudo cujo referencial teórico se apoia fundamentalmente em Foucault, Ehrenberg e Pelbart. Seu recorte inicial foram, análises publicitárias que versam sobre o discurso do consumo responsável. Ao se apoiar na análise do discurso inspirada em Foucault, que leva em conta o contexto sociocultural e os discursos que nele são produzidos, esta pesquisa visa atender os projetos de mestrado dos alunos e a linha de pesquisa na qual está inserido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
Comunicação, consumo e novas subjetividades: um estudo sobre as práticas mediáticas, culturais e sociais na contemporaneidade
Descrição: A passagem da sociedade disciplinar para uma sociedade de controle ocorre com a proeminência cada vez maior do consumo, que se tornou um dos principais lócus de constituição das subjetividades contemporâneas. Auxiliado pelos media e pela publicidade, o consumo acabou se constituindo como uma cultura, que fomenta hábitos e estilos de vida. Este projeto propõe analisar as transformações comunicacionais e sociais, assim como os impactos subjetivos relacionados à sociedade estruturada pelo consumo e pelos media, no contexto em que as imagens das mercadorias não apenas se tornam acessíveis a toda uma população como também são investidas de um forte componente simbólico e midiático. Procuraremos perceber o comportamento do consumidor contemporâneo a partir de uma perspectiva histórica, sociológica e comunicacional, elegendo a publicidade em sua imbricação com os media como um dos principais promotores desta cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tarcyanie Cajueiro Santos - Coordenador / Jonatas Rosa - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2008 - 2009
O dilema da incomunicabilidade I
Descrição: Estudo sobre as formas de incomunicabilidade que ocorrem em três níveis do processo comunicacional: no plano geral da comunicação veiculada em massa ou partilhada em sistemas virtuais sob o veículo da internet; em comunicações presenciais grupais (ensino, grupos, etc) e no plano da subjetividade...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2006
Projeto de pós-doutorado
Descrição: O projeto propõe discutir a teoria da comunicação a partir de questões que a envolvem, levando em conta o caos epistemológico presente nesta disciplina em decorrência da implosão entre o emissor, o canal e o receptor, ocasionada pelos novos media. Seu ponto de partida é a relação entre a comunicação e a solidão como ?dois momentos de um único fenômeno, já que de fato, outrem existe para mim? [Merleau-Ponty, 2001, p.482]. Parte-se da hipótese de que a comunicação pressupõe a incompletude, o inacabamento. E é deste vazio que brota a troca e, por conseguinte, a própria comunicação. Pois, ao mesmo tempo em que estamos condenados a viver sozinhos, também somos compelidos a ultrapassar a nossa solidão, reconstituindo um elo que nos chama à vida em comum[Octavio Paz, 1984]. Trata-se de buscar novas perspectivas acerca da comunicação compreendendo-a como um processo complexo em um mundo reorganizado pelas novas tecnologias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1995
Reassentamento em Itaparica, Pernambuco e no Vale do Sâo Francisco
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
1992 - 1994
Projeto Especial de Treinamento
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2012 - 2017
Membro do Nami
Descrição: O projeto "Narrativas Midiáticas" tem como objetivo discutir, no âmbito da comunicação e das culturas, as diversas estratégias do narrar, sua arqueologia, história, objetividades, subjetividades, poéticas, tendências e inovações, associadas à produção e análise de sentidos e às práticas sociais. Investiga igualmente as especificidades que caracterizam as diferentes linguagens utilizadas nas narrativas comunicacionais, como por exemplo a jornalística, encontradas em diferentes meios e ambientes, como o impresso, o eletrônico e o digital. Contempla também estudos sobre os processos tradutórios e dialógicos, os modos de organização e estruturação dos textos, as estratégias narrativas e enunciativas envolvidas na configuração de gêneros e formatos, bem como regimes de circulação, que podem abarcar interfaces com outras áreas do conhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ciências do Esporte
2012 - Atual
Periódico: Acta Scientiarum. Education (Online)
2013 - Atual
Periódico: Revista Líbero
2014 - Atual
Periódico: Revista Contemporânea da UERJ
2014 - Atual
Periódico: Revista de Estudos Universitários
2013 - Atual
Periódico: Triades em Revista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Cultura.


Prêmios e títulos


1999
Diploma de Honra ao Mérito pela Dissertação de Mestrado Dos Espetáculos de Massa às Torcidas Organizadas: paixão, rito e magia no futebol, sendo finalista do PRÊMIO INTERCOM 99, Intercom.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:29
Total de citações:78
santos, tarcyanie cajueiro  Data: 04/09/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2018SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO; MATTOS, GEORGIA . Análise semiótica da vinheta da telenovela -Verdades Secretas-. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA, v. 6, p. 122-139, 2018.

2.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2017SANTOS, T. C.; FERRAZ, W. F. . Gênero feminino, beleza e autorrealização: uma análise da revista Claudia. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 3, p. 380-401, 2017.

3.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2017SANTOS, T. C.; LOPES, F. T. P. . Esporte, gênero e ideologia: a (des)construção de Ronda Rousey no comercial PerfectNever. E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 20, p. 1-16, 2017.

4.
MARTINEZ, M.2016MARTINEZ, M. ; SILVA, M. C. C. ; SANTOS, T. C. . Contribuições de Umberto Eco à Comunicação em Como se faz uma tese, Apocalípticos e integrados e Seis passeios pelos bosques da ficção. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 8, p. 1-17, 2016.

5.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2016SANTOS, T. C.. A comunicação nas teorias das mídias digitais no Brasil e nos Estados Unidos. Revista FAMECOS (Online), v. 23, p. 1-15, 2016.

6.
SILVA, M. C. C.2015SILVA, M. C. C. ; SANTOS, T. C. . Peregrinação, experiência e sentidos: Uma leitura de narrativas sobre o Caminho de Santiago de Compostela. E-Compós (Brasília), v. 18, p. 1-15, 2015.

7.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2014SANTOS, T. C.. Alteridade no Futebol: a campanha #somostodosmacacos de Neymar. Revista de Estudos Universitários, v. 40, p. 309-321, 2014.

8.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2013SANTOS, T. C.. O acontecimento comunicacional: uma perspectiva a partir de questões ontológicas. Eco (UFRJ), v. 16, p. 27-41, 2013.

9.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2013SANTOS, T. C.. Publicidade e Consumo Responsável. Galáxia (PUCSP), v. 13, p. 201-213, 2013.

10.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2012SANTOS, T. C.. Comunicação e as transformações na cultura do consumo. Revista FAMECOS (Impresso), v. 19, p. 208-224, 2012.

11.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2012SANTOS, T. C.; SILVA, P. C. . Comunicação e mídia na teoria crítica: algumas considerações. Animus (Santa Maria. Online), v. 11, p. 311-324, 2012.

12.
SILVA, P. C.2012SILVA, P. C. ; SILVA, M. C. C. ; SANTOS, T. C. . A economia do audiovisual no contexto contemporâneo das cidades criativas. REVISTA GEMInIS, v. 3, p. 165-180, 2012.

13.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2011SANTOS, T. C.. A Sociedade de Consumo, Os Media e A Comunicação nas Obras Iniciais de Jean Baudrillard. Revista Galáxia, São Paulo, n. 21, p. 125-136, jun. 2011.. Galáxia (PUCSP), v. 11, p. 125-136, 2011.

14.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2007SANTOS, T. C.. O ouvir e o sentir: a comunicação do mundo e o mundo da comunicação. GHREBH (São Paulo), v. 9, p. 9, 2007.

15.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2007SANTOS, T. C.. Globalización y deporte: el fútbol brasileño como megaevento. Temas (Ciudad de La Habana), v. 49, p. 37-45, 2007.

16.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2007SANTOS, T. C.. A solidão difusa nas sociedades da (in) comunicação. Revista FAMECOS (Impresso), v. 33, p. 115-123, 2007.

17.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2006SANTOS, T. C.. teoria da comunicação e suas interconexões com o corpo e a cultura. Revista Comunicação Midiática, v. 6, p. 113-126, 2006.

18.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2006SANTOS, T. C.. comunicação, corpo e cultura. Comunicação e Espaço Público (UnB), v. 1 e 2, p. 77-86, 2006.

19.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2005SANTOS, T. C.. O Ciberespaço: Dimensão antropológica das sociedades de controle.. Textos de la Cibersociedad, v. 6, 2005.

20.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2005SANTOS, T. C.. teorias da comunicação: caminhos, buscas e intersecções. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 28, 2005.

21.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2004SANTOS, T. C.. Trilhas: o pragmatismo de Rorty e a diferança de Derrida. Revista EXISTO.COM, v. 2, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, M. C. C. (Org.) ; MARTINEZ, M. (Org.) ; IUAMA, T. R. (Org.) ; SANTOS, T. C. (Org.) . Umberto Eco em Narrativas. 1. ed. vVtorantim: Provocare, 2017. 492p .

2.
SANTOS, T. C.. Dos espetáculos de massa às torcidas organizadas: paixão, rito e magia no futebol. 01. ed. São Paulo: Annablume, 2005. 170p .

Capítulos de livros publicados
1.
LOPES, F. T. P. ; SANTOS, T. C. . Gênero e esporte: análise da campanha Invisible Players. In: Paulo Celso da Silva; Mara Rovida; Felipe Tavares Paes Lopes; Wilton Garcia. (Org.). Gêneros, diversidades, tecnologias e smart city. 01ed.Sorocaba: Ed. Uniso, 2018, v. 01, p. 147-158.

2.
MATTOS, G. ; SANTOS, T. C. . O Conceito de leitor-modelo de Umberto Eco aplicado na telenovela. Umberto Eco em narrativas. 1ed.Votorantim: Provocare, 2017, v. 1, p. 404-423.

3.
SANTOS, T. C.; DOMINGUES, E. . O método da compreensão nas entrevistas de Eduardo Coutinho em Edificio Master,. In: Miriam Sivla; Monica Martinez; Diogo Azoubel. (Org.). Eduardo Coutinho em narrativas. 1ed.Sorocaba: Provocare, 2016, v. 1, p. 26-37.

4.
MARTYNIUK, V. L. ; LARUCCIA, M. ; SANTOS, T. C. . O racismo no futebol: um percurso narrativo. In: Richard Romancini; Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Anais do XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2015 : comunicação, cultura e mídias sociais. 1ed.São Paulo: ECA-USP, 2015, v. 21, p. 4-.

5.
SANTOS, T. C.. Sustentabilidade e Responsabilidade Social: uma possível cidadania?. In: PETRY, A..; TRINDADE, E; PETRY, L.C.; LLANO, N.. (Org.). Comunicação e Antropologia visual. IX Seminário Internacional Imagens da Cultura. Cultura das Imagens. ECA/USP, 2013. 1ed.São Paulo: NMOD / PPGCOM-ECA-USP, 2014, v. , p. 752-763.

6.
SANTOS, T. C.; PASSOS, F. ; LOURENCO, J. F. . Um estudo de caso sobre a construção da marca Ultimate Fighting Championship® - UFC. In: PEREZ, C.; TRINDADE, E.. (Org.). Por uma Publicidade Livre Sempre - IV Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 1ed.São Paulo: INMOD /ABP2/ PPGCOM-ECA-USP, 2013, v. IV, p. 2083-2083.

7.
SANTOS, T. C.. Espetáculo, consumo e subjetividade: o futebol nas sociedades de controle. In: Sandra Regina Turtelli. (Org.). Esporte em foco. 1ed.São Paulo: Unesp, 2010, v. , p. 67-78.

8.
SANTOS, T. C.. O debate sociológico atual e as transformações na sociedade capitalista. In: Calegari-Falco; Meire. (Org.). Sociolgia da educação: olhares para a escola de hoje. 2ed.Maringá: Eduem, 2009, v. 10, p. 13-23.

9.
SANTOS, T. C.. A construção do sujeito na era tecnológica. In: Calegari-Falco;Meire. (Org.). Sociologia da educação: olhares para a escola de hoje. 2ed.Maringá: Eduem, 2009, v. 10, p. 63-75.

10.
SANTOS, T. C.. Transformações na sociedade capitalista e o surgimento da sociologia. In: Calegari-Falco. (Org.). Sociologia da educação: múltiplos olhares. 2ed.Maringá: Eduem, 2009, v. 9, p. 11-23.

11.
SANTOS, T. C.. O Debate Sociológico Atual e as Transformações na Sociedade Capitalista. Sociologia da Educação II. Maringá: EDUEM, 2006, v. 1, p. -.

12.
SANTOS, T. C.. Comunicação, Solidão e Incomunicação. In: Baitello, Norval; Contrera, Malena; Menezes, José Eugenio. (Org.). Os Meios de Incomunicação. 1ed.São Paulo: Annablume; CISC, 2005, v. 1, p. 7-128.

13.
SANTOS, T. C.. Nas trilhas da história da comunicação:principais teorias e intersecções. In: Antonio Fidalgo; Paulo Serra. (Org.). Visões disciplinares - Actas no CCCC. 1ed.Covilhã: ed. Covilhã: LabCom Books, 2005, v. 3, p. 381-388.

14.
SANTOS, T. C.. Sociabilidade tecnológica. In: Galeno, Alex. (Org.). Complexidade a Flor da Pele. São Paulo: Cortez, 2003, v. 1, p. -.

15.
SANTOS, T. C.. O lado hard da cultura cool: as torcidas e a violência no futebol. In: Alabarces, Pablo. (Org.). Futbologias: fútbol, identidad y violencia en América Latina. Argentida: CLACSO, 2003, v. , p. -.

16.
SANTOS, T. C.. ?Globalização, Mundialização e Esporte: o futebol como megaevento. In: Pablo Alabarces. (Org.). Peligro de gol. Estudios sobre deporte y sociedad en América Latina. 1ed.Buenos Aires: CLACSO, 2000, v. 1, p. 9-270.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, T. C.. Globalização, mundialização e esporte: o futebol como megaevento. Galiza, 18 jul. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, T. C.. As novas heroínas: MMA e gênero feminino na Telenovela A Força do Querer. In: XVIII Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação., 2018, Joinville. GP Ficção Seriada, 2018.

2.
SANTOS, T. C.. Imagens de violência de torcida organizada de futebol. In: VI ComCult, 2018, São Paulo. GT 5. Imagens e ambientes de conflito, 2018.

3.
FERRAZ, W. F. ; SANTOS, T. C. . Beleza feminina e realização pessoal: uma análise comunicacional na revista Claudia. In: Comunicon2016, 2016, São Paulo. Sexto Encontro GTS Pós-Graduação: GT 09 - COMUNICAÇÃO, DISCURSOS DA DIFERENÇA E BIOPOLÍTICAS DO CONSUMO, 2016.

4.
MATTOS, G. ; SANTOS, T. C. . As Relações de Gênero na Telenovela Império. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: INTERCOM, 2016, São Paulo. DT 4 - GP Ficção Seriada - Sessão 2 : Ficção e Identidades: Gênero, Classe e Raça, 2016.

5.
SANTOS, T. C.; LOPES, F. T. P. . 'Dos Discursos do ?Futebol Moderno? às Práticas de Resistência das Torcidas Organizadas: Estetização, Subjetividade e Espetáculo. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: INTERCOM, 2016, São Paulo. DT 6 ? GP Comunicação e Esporte - Sessão 5 - Comunicação e Esporte no contexto social e no universo das organizações. Intercom, 2016.

6.
SANTOS, T. C.; LOPES, F. T. P. . Mulheres no MMA: uma análise comunicacional sobre gênero nas coberturas midiáticas do UFC. In: X Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura/ I Simpósio Internacional em Comunicação e Cultura, 2016, Sorocaba. Anais do X Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura., 2016.

7.
SILVA, M. C. C. ; SANTOS, T. C. . Peregrinar para narrar: uma leitura de narrativas sobre o caminho de Santiago de Compostela. In: 24o. encontro da compós, 2015, Brasília. biblioteca, 2015.

8.
SILVA, M. C. C. ; SANTOS, T. C. . As Narrativas Midiáticas como Mediadoras na Experiência Da Peregrinação. In: Intercom, 2014, Foz do Iguaçu. XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014.

9.
SANTOS, T. C.. A campanha #somostodosmacacos de Neymar: uma reflexão sobre racismo no futebol. In: Comunicon, 2014, São Paulo. Comunicon 2014, 2014.

10.
TROMBINI, V. ; SANTOS, T. C. . O sentido da peregrinação : Caminho de Santiago de Compostela. In: Intercom Sudeste, 2013, Bauru. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2013.

11.
SANTOS, T. C.. Consumo responsável, publicidade e subjetividades nas sociedades de controle. In: XIV Congresso Regional Intercom Nordeste, 2012, Recife. DT: Publicidade e Propaganda, 2012.

12.
SANTOS, T. C.. Os estudos da comunicação e as transformações na cultura de consumo. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

13.
SANTOS, T. C.. Sociedade de consumo, os media e a comunicação nas obras de Jean Baudrillard. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: intercom, 2010.

14.
SANTOS, T. C.. Comunicação, Corpo e Acontecimento. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005.

15.
SANTOS, T. C.. Tecnologias e subjetividades: comunicação e solidão. In: XIII Encontro Anual da Compós, 2004, São Paulo. CDRom, 2004.

16.
SANTOS, T. C.. O estar só e a cidade: as mudanças na subjetividade ·. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004, Porto Alegre. XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004.

17.
SANTOS, T. C.. O lado hard da cultura cool: as torcidas e a violência no futebol. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2000, Manaus. Intercom, 2000.

18.
SANTOS, T. C.. Meios de Comunicação, Violência e Torcidas Organizadas: Uma performance dos excluídos?. In: no XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação-INTERC0M, 1999, Rio de Janeiro. Informatização, Mídia e Sociedade, 1999.

19.
SANTOS, T. C.. Os Primeiros Passos do Profissionalismo ao Futebol como Megaevento. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação-INTERC0M, 1999, Rio de Janeiro. XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação-INTERC0M, 1999.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, F. T. ; SANTOS, T. C. . Gênero e esporte: uma análise da campanha Invisible Players.. In: XI Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura/ I Encontro Internacional de Pesquisadores em Comunicação e Cultura., 2017, Sorocaba. Caderno de Resumos XI Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura/ I Encontro Internacional de Pesquisadores em Comunicação e Cultura,, 2017. p. 4-64.

2.
SANTOS, T. C.. O acontecimento comunicacional. In: compos, 2007, Curitiba. 16o. encontro anual da associação nacional dos programas de pós-graduação em comunicação, 2007.

3.
SANTOS, T. C.. O Fim do Social: a emergência de microgrupos na sociedade pós-moderna. In: 21a. Reunião Brasileira de Antropologia e 1a. Reunião de Teoria Arqueológica na América do Sul, 1998, Vitória. 21a. Reunião Brasileira de Antropologia e 1a. Reunião de Teoria Arqueológica na América do Sul. Rio de Janeiro: ABA.

4.
SANTOS, T. C.. Mito, Rito e Magia nos Espetáculos de Massa. In: 48a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1996, São Paulo. 48a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

5.
SANTOS, T. C.. O ?Paradigma Holonômico? e a Sócio - Antropologia do Cotidiano em Maffesoli.. In: IV Reunião de Antropólogos do Norte-Nordeste, 1995, João Pessoa. Anais da IV Reunião de Antropólogos do Norte-Nordeste, 1995.

6.
SANTOS, T. C.. Maffesoli e os Projetos de Unidade da Ciência do Homem.. In: II Encontro das Ciências Sociais da UFPE (1994), 1994, Recife. Anais do II Encontro das Ciências Sociais da UFPE, 1994.

7.
SANTOS, T. C.. O Pensamento Transdisciplinar: uma contribuição para as ciências sociais.. In: 46a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1994, Recife. 46a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1994.

8.
SANTOS, T. C.. O Pensamento Sócio-Antropológico e a Pluralidade das Razões: uma breve aproximação.. In: nos Cadernos de Encontro das Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco, 1993. nos Cadernos de Encontro das Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco, 1993.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, F. T. ; SANTOS, T. C. . Gênero e esporte: uma análise da campanha Invisible Players. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SANTOS, T. C.; LOPES, F. T. . Dos Discursos do Futebol Moderno às Práticas de Resistência das Torcidas Organizadas: Estetização, Subjetividade e Espetáculo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FERRAZ, W. F. ; SANTOS, T. C. . beleza feminina e realização pessoal: uma análise comunicacional na revista Claudia.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MARTYNIUK, V. L. ; LARUCCIA, M. ; SANTOS, T. C. . O Racismo No Futebol: Um Percurso Narrativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, M. C. C. ; SANTOS, T. C. . Peregrinar para narrar: uma leitura de narrativas sobre o caminho de Santiago de Compostela. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, M. C. C. ; SANTOS, T. C. . Narrativas Midiáticas como Mediadoras na Experiência da Peregrinação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SANTOS, T. C.. A campanha #somostodosmacacos de Neymar: uma reflexão sobre racismo no futebol. .. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
TROMBINI, V. ; SANTOS, T. C. . O sentido da peregrinação : Caminho de Santiago de Compostela.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTOS, T. C.. Consumo responsável, publicidade e subjetividades nas sociedades de controle.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS, T. C.. Os estudos da comunicação e as transformações na cultura de consumo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SANTOS, T. C.. Sociedade de Consumo, os media e a comunicação nas obras iniciais de Jean Baudrillard. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SANTOS, T. C.. de consumo, os media e a comunicação nas obras de Jean Baudrillard.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SANTOS, T. C.. O futebol como megaevento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANTOS, T. C.. O global e o local no futebol como megaevento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SANTOS, T. C.. O acontecimento comunicacional.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SANTOS, T. C.. O futebol como megaevento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SANTOS, T. C.. Comunicação, Corpo e Acontecimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SANTOS, T. C.. Tecnologias e subjetividades: comunicação e solidão.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SANTOS, T. C.. Meios de Comunicação, Violência e Torcidas Organizadas: Uma performance dos excluídos?. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SANTOS, T. C.. Os Primeiros Passos do Profissionalismo ao Futebol como Megaevento. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SANTOS, T. C.. O Fim do Social: a emergência de microgrupos na sociedade pós-moderna.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SANTOS, T. C.. Mito, Rito e Magia nos Espetáculos de Massa. In: 48a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência,. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SANTOS, T. C.. SANTOS, T. C.. O Paradigma Holonômico e a Sócio - Antropologia do Cotidiano em Maffesoli. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SANTOS, T. C.. Maffesoli e os Projetos de Unidade da Ciência do Homem. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SANTOS, T. C.. O Pensamento Transdisciplinar: uma contribuição para as ciências sociais. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
SANTOS, T. C.. O Pensamento Sócio-Antropológico e a Pluralidade das Razões: uma breve aproximação. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, M. C. C. ; SANTOS, T. C. . Acontecimento Mediático. Verbete.. In: Ciro Marcondes Filho. (Org.). Dicionário de Comunicação. 2ed.. São Paulo: Paulus, 2014 (texto).

2.
SANTOS, T. C.; SILVA, M. C. C. . Narrativas Mediáticas. Verbete. In: Ciro Marcondes Filho. (Org.). Dicionário de Comunicação. 2ed.. São Paulo: Paulus, 2014 (texto).

3.
SANTOS, T. C.. Cultura nacional. In: MARQUES DE MELO ET AL. (Org.). Enciclopédia INTERCOM de comunicação.. São Paulo: Intercom, 2010 (texto).

4.
SANTOS, T. C.. Imperialismo cultural. In: MARQUES DE MELO ET AL. (Org.). Enciclopédia INTERCOM de comunicação. 1ed.. São Paulo: Intercom, 2010 (texto).

5.
SANTOS, T. C.. Antropologia Cultural. In: vários. (Org.). Enciclopédia Intercom de Comunicação. 1ed.São Paulo: Intercom. São Paulo: Paulus, 2010 (texto).

6.
SANTOS, T. C.. Cultura transnacional. In: MARQUES DE MELO ET AL. (Org.). Enciclopédia INTERCOM de comunicação. São Paulo: Intercom, 2010 (texto).

7.
SANTOS, T. C.. Informação. In: Marcondes Filho, Ciro. (Org.). Dicionário da comunicação.. São Paulo: Paulus, 2009 (texto).

8.
SANTOS, T. C.. Hibridismo. In: MARCONDES FlLHO,Ciro. (Org.). Dicionário da Comunicação.. São Paulo: Paulo, 2009 (texto).

9.
SANTOS, T. C.. Espetáculo. In: Marcondes Filho, Ciro. (Org.). Dicionário da Comunicação.. São Paulo: Paulus, 2009 (texto).

10.
SANTOS, T. C.. O eticismo da sociedade tecnológica e a ética em Espinosa. site do filocom, 2001 (texto).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, T. C.. Parecers para a revista Tríade. 2018.

2.
SANTOS, T. C.. Pareceres para o GT 2 ? COMUNICAÇÃO, CONSUMO e IDENTIDADE: materialidades, atribuição de sentidos e representações midiáticas, sob coordenação da Profa. Dra. Marcia Perencin Tondato, do Congresso ComuniCON 2018. 2018.

3.
SANTOS, T. C.. Parecer Revista E-Compós. 2017.

4.
SANTOS, T. C.. Parecer para E-Compós. 2017.

5.
SANTOS, T. C.. Parecer para a Tríade. 2017.

6.
SANTOS, T. C.. Parecer para GT 02: COMUNICAÇÃO, CONSUMO e IDENTIDADE: materialidades, atribuição de sentido e representações midiáticas Comunicon 2016.. 2016.

7.
SANTOS, T. C.. Parecer para a Triáde. 2016.

8.
SANTOS, T. C.. Parecer para a revista Líbero no.35. 2015.

9.
SANTOS, T. C.. COORDENADORA da Divisão de Trabalho Ibercom (DTI) número 7 - DISCURSOS E ESTÉTICAS DA COMUNICAÇÃO.. 2015.

10.
SANTOS, T. C.. Parecer para a Revisa Tríade. 2015.

11.
SANTOS, T. C.. parecer para Fapesp. 2015.

12.
SANTOS, T. C.. Coordenadora da Mesa 4 - Mídias e processos políticos', no 11o. Interprogramas de Mestrado.. 2015.

13.
SANTOS, T. C.. Coordenadora de mesa do IX Encontro de Comunicação e Cultura da Uniso. 2015.

14.
SANTOS, T. C.. Parecer para a revista Líbero, n.35. 2015.

15.
SANTOS, T. C.. Parecerista no GT 2 do 8º Congresso dos Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, em conjunto com o XII Seminário de Alunos de Pós-graduação da PUC-Rio. 2015.

16.
SANTOS, T. C.. Parecerista no GT 2 do 8º Congresso dos Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, em conjunto com o XII Seminário de Alunos de Pós-graduação da PUC-Rio. 2015.

17.
SANTOS, T. C.. Parecer para a Revista Tríade. 2015.

18.
SANTOS, T. C.. Revista Estudos Universitários. 2014.

19.
SANTOS, T. C.. Parecer Fapesp. 2014.

20.
SANTOS, T. C.. Moderadora da Sessão 3: consumo e práticas discursivas do GT9 Comunicação, discursos da diferença e biopolíticas do consumo, do Comunicon. 2014.

21.
SANTOS, T. C.. Coordenadora do GT 5: Mídia e Consumo do VIII Encontro de Pesquisadores de Comunicação e Cultura da Uniso. 2014.

22.
SANTOS, T. C.. Parecer para projeto de pesquisa Fapesp. 2014.

23.
SANTOS, T. C.. Revista Triade. 2014.

24.
SANTOS, T. C.. Revista Tríade. 2014.

25.
SANTOS, T. C.. Revista Contemporânea UERJ. 2014.

26.
SANTOS, T. C.. Parecer para a revista Líbero. 2013.

27.
SANTOS, T. C.. Revista Contemporânea UERJ. 2013.

28.
SANTOS, T. C.. Iniciação Científica na Universidade de Sorocaba. 2013.

29.
SANTOS, T. C.. Inciação Científica na Universidade de Sorocaba. 2013.

30.
SANTOS, T. C.. Iniciação científica na Universidade de Sorocaba. 2013.

31.
SANTOS, T. C.. Revista Estudos Universitários. 2013.

32.
SANTOS, T. C.. Parecer Ad Hoc para Fapesp. 2012.

33.
SANTOS, T. C.. Parecer Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2012.

34.
SANTOS, T. C.. Parecer Revista Acta Scientiarum. Education. 2012.

35.
SANTOS, T. C.. Parecer para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, T. C.. Violência nos Estádios. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, T. C.; LOPES, F. T. . Entrevista com Pablo Alabarces.. 2016. (entrevista).

2.
SANTOS, T. C.; LOPES, F. T. . Tríade: comunicação, cultura e mídia. Dossiê Comunicação, cultura e esporte. Editoração/Periódico. 2016. (Editoração/Periódico).

3.
SANTOS, T. C.. Relatório Jovem Pesquisador. 2013. (Relatório de pesquisa).

4.
SANTOS, T. C.. Relatório jovem pesquisador. 2012. (Relatório de pesquisa).

5.
SANTOS, T. C.. Relatório Jovem Pesquisador. 2011. (Relatório de pesquisa).

6.
SANTOS, T. C.. Relatório Jovem Pesquisador. 2010. (Relatório de pesquisa).

7.
SANTOS, T. C.. Relatório Jovem Pesquisador. 2009. (Relatório de pesquisa).

8.
SANTOS, T. C.. Relatório Científico Jovem Pesquisador 1. 2008. (Relatório de pesquisa).

9.
SANTOS, T. C.. Relatório Pós-doutorado: Comunicação e Solidão: dois momentos de um único fenômeno. 2006. (Relatório de pesquisa).

10.
SANTOS, T. C.. Relatório Pós-doutorado:Comunicação e solidão: dois momentos de um único fenômeno. 2005. (Relatório de pesquisa).

11.
SANTOS, T. C.. Relatório Pós-doutorado: comunicação e solidão: dois momentos de um único fenômeno. 2004. (Relatório de pesquisa).

12.
SANTOS, T. C.. Relatório de doutorado. 2002. (Relatório de pesquisa).

13.
SANTOS, T. C.. Relatório de doutorado. 2001. (Relatório de pesquisa).

14.
SANTOS, T. C.. Relatório de doutorado. 2000. (Relatório de pesquisa).

15.
SANTOS, T. C.. Relatório de mestrado. 1998. (Relatório de pesquisa).

16.
SANTOS, T. C.. Relatório de Mestrado. 1997. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, T. C.; COELHO, C. N. P.; MARTINI, M. R.. Participação em banca de Theillyson de Rocco Lima. Espetacularização do jornalista através do Twitter. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

2.
SOUZA, L. C. P.; HOFF, T.; SANTOS, T. C.. Participação em banca de Antonio José de Souza. Comunicação e violência: uma jornada pela linguagem audiovisual do Anonymous. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

3.
SANTOS, T. C.; SILVA, M. C. C.; PERECIN, M. T.. Participação em banca de Georgia de Mattos. A representação da identidade transexual na telenovela a Força do Querer.. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

4.
SANTOS, T. C.; DRIGO, M. O.; HOFF, T.. Participação em banca de Walkíria Firmo Ferraz. Beleza feminina e realização pessoal: Uma análise comunicacional na Revista Claudia. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

5.
SANTOS, T. C.; DRIGO, M. O.; CITELLI, A.. Participação em banca de henri Marcos Esgalha Castelli. Comunicação na educação: o potencial do diagrama para formatos de conteúdo em processos formais de ensino. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

6.
SANTOS, T. C.; DRIGO, M. O.; SOUZA, L. C. P.. Participação em banca de Alexandre Ribeiro. Comunicação, marca e novas tecnologias: um estudo do aplicativo tamojunto. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

7.
SANTOS, T. C.; DRIGO, M. O.; SOUZA, L. C. P.. Participação em banca de Andrea Cristina de Carvalho Brancagion Corcione. A publicidade e a consolidação do consumo de crédito no cotidiano. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

8.
SILVA, P. C.; SANTOS, T. C.; GOMES, L. F.. Participação em banca de Marcia Maria Cassin de Lucena. Educomunicação: as mídias móveis na cultura escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

9.
DRIGO, M. O.; SANTOS, T. C.; SOUZA, L. C. P.. Participação em banca de Marcia Féldreman Nunes Gonzaga. Publicidade e marca: heterorreferência na comunicação e a campanha publicitária câncer de mama/avano. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

10.
SANTOS, T. C.; SILVA, M. C. C.; MIKLOS, J.. Participação em banca de Valdinei Trombini. A narrativa dos peregrinos a Santiago de Compostela: uma análise comunicacional. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

11.
MORAIS, O. J.; CAMARGO, R. T.; SANTOS, T. C.. Participação em banca de Evenize de Cassia Batista Marques da Silva. Comunicação, ética e saúde: a gripe causada pelo vírus H1N1 estampada nos jornais impressos. Serviço público ou a espetacularização da informação? (Exame de Qualificação). 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

12.
SANTOS, T. C.; SILVA, P. C.; NOGUEIRA, E. J.. Participação em banca de Alexandre Henrique Elias dos Santos. Comunicação interpessoal através da língua brasileira de sinais: a relação entre a comunidade surda e a família. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

13.
GOSCIOLA, V.; SANTOS, T. C.; GONCALVES, M. R.. Participação em banca de Lucas Augusto Costa Pinto Giavoni. A fórmula 1 e as teorias da comunicação: transformações culturais. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

14.
SANTOS, T. C.; SILVA, M. C. C.; MENEZES, J. E. O.. Participação em banca de Sebastião Gallina Junior. Na rota do Guarani: comunicação e cultura no festival do folclore de Olímpia, SP.. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

15.
SILVA, M. C. C.; SANTOS, T. C.; DONATTI, L. A. P.. Participação em banca de Viviane Gonsales Pimenta Madureira. O uso do celular pela mulher contemporânea: vinculação e capilaridades na comunicação e na cultura. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

16.
NOGUEIRA, E. J.; SILVA, P. C.; SANTOS, T. C.. Participação em banca de Alexandre Henrique Elias dos Santos. Comunicação princípio e fim da condição humana: possibilidades comunicativas da língua de sinais brasileira (Exame de qualificação de mestrado). 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

17.
SANTOS, T. C.; GOMES, L. F.; SILVA, P. C.. Participação em banca de Marcia Maria Cassin de Lucena. Edocomunicação: comunicação, cultura e tecnologias como instrumentos de aprimoramento educacional. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

18.
SANTOS, T. C.; Marques, Jane A.; Morais, Osvando de. Participação em banca de Giovani de Arruda Campos. Teorias da comunicação e interatividade: conceitos, modelos e tecnologias na cultura da informação. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

19.
SANTOS, T. C.; Morais, Osvando de; Marques, Jane A.. Participação em banca de Mariana Domitila Padovani M. Cezari Rizzo. Comunicação, cultura e sociabilidade:imagem pessoal do jovem no orkut e liberdade paradoxal nas redes sociais. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

20.
SANTOS, T. C.; Morais, Osvando de; Marques, Jane A.. Participação em banca de Giovani de Arruda Campos. Conceitos, modelos e tecnologia na cultura da informação. (Exame de Qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

21.
SANTOS, T. C.; Marques, Jane A.; Morais, Osvando de. Participação em banca de Domitila Padovani Martins. Sociabilidade e imagem pessoal do jovem no orkut: a autopromoção e a manipulação da autoimagem frente à liberdade paradoxal das redes. (Exame de Qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

22.
MARCONDES FILHO, C.; SANTOS, T. C.; Fiorillo, Marília. Participação em banca de Claudenir Módolo. Sobre a incomunicabilidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP.

23.
SANTOS, T. C.; Ferraraz, Rogério; Magno, Inês. Participação em banca de Eliana Simões Costa. O cinema e o acontecimento comunicacional. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

24.
Ferraraz, Rogério; Magno, Inês; SANTOS, T. C.. Participação em banca de Eliana Simões Costa. O cinema e o acontecimento comunicacional (Exame de qualificação de mestrado). 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Teses de doutorado
1.
PACHECO FILHO, R. A.; FURTADO, O.; FABBRINI, R.; BORGES, S. X. A.; SANTOS, T. C.. Participação em banca de Patrícia do Prado Ferreira Leite. O sujeito e o gozo escópico na sociedade contemporânea conectada. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
SANTOS, T. C.; ROCHA, R. M.; MITIKA, Alice. Participação em banca de Ana Célia Martinez Guarnieri. A comunicação patológica nas relações familiares. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes.

Qualificações de Doutorado
1.
BATISTA, L. L.; FARIAS, L.; SANTOS, T. C.. Participação em banca de Bruna Seibert Motta. Grupos de referência e a interferência na decisão: entendendo as conexões e influências no processo de consumo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

2.
SANTOS, T. C.; ROCHA, R. M.; MARCONDES FILHO, C.. Participação em banca de Ana Célia Martinez Guarniere. Comunicação Patológica nas Relações Familiares. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, T. C.; LOPES, F. T.; MARTINO, L. M. S.. Participação em banca de Feranda Brugnerotto Soares. Audiências públicas na Câmara Municipal de Sorocaba: uma análise comunicacional. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

2.
SANTOS, T. C.; COELHO, C. N. P.; MARTINI, M. R.. Participação em banca de Theillyson de Rocco Lima. A espetacularização do jornalista através do twitter. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

3.
SANTOS, T. C.; SOUZA, L. C. P.; HOFF, T.. Participação em banca de Antonio José de Souza. Comunicação e violência: uma jornada pela linguagem audiovisual do Anonymous. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

4.
SANTOS, T. C.; DRIGO, M. O.; HOFF, T.. Participação em banca de Walkíria Firmo Ferraz. A representação da beleza feminina: uma análise comunicacional da Revista Claúdia. 2015.

5.
SANTOS, T. C.; DRIGO, M. O.; SOUZA, L. C. P.. Participação em banca de Alexandre Ribeiro. Comunicação, marca e novas tecnologias: um estudo do aplicativo tamojunto. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

6.
SANTOS, T. C.; Morais, Osvando de; SILVA, M. C. C.. Participação em banca de Sebastião Gallina Junior. Na rota do Guarani: comunicação e cultura no festival do folclore de Olímpia, SP. (Exame de Qualificação). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

7.
SANTOS, T. C.; Morais, Osvando de; DONATTI, L. A. P.. Participação em banca de Viviane Gonsales Pimenta Madureira. O uso do celular na reteriorialização da mulher contemporânea. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

8.
SANTOS, T. C.; SILVA, P. C.; CAMARGO, V. R. T.. Participação em banca de Evenize de Cassia Batista Marques da Silva. Comunicando a saúde: a gripe causada pelo víruas A-H1N1 e a cultura do jornalismo em três jornais regionais.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BOFIGLIOLI, C.; SANTOS, T. C.. Participação em banca de Natália Sanitá.Representações sociais de graduandos em Ciências Ambientais da UNIFESP Diadema sobre marketing verde: os caos perfume EKOS Frescor e Água Cristal Eco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
24º Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS),. Peregrinar para narrar: uma leitura de narrativas sobre o caminho de Santiago de Compostela. 2015. (Congresso).

2.
XIV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM 2015. O Racismo No Futebol: Um Percurso Narrativo. 2015. (Congresso).

3.
10° Interprogramas de Mestrado em Comunicação da Casper Líbero.Coordenou a mesa Mídia e Processos Políticos. 2014. (Outra).

4.
Comunicon. S campanha #somostodosmacacos de Neymar: uma reflexão sobre racismo no Brasil. 2014. (Congresso).

5.
Comunicon. moderadora da sessão 3: Consumo e Práticas Discursivas do GT9 Comunicação, Discursos da Diferença e Biopolíticas do Consumo, no Comunicon. 2014. (Congresso).

6.
Human Connection Project.Palestrante do II Seminário Nacional sobre Estratégias Metodológicas de Comunicação em Pesquisa. 2014. (Seminário).

7.
III Encontro Nacional da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação.A Comunicação nas Teorias das Mídias Digitais no Brasil e nos Estados Unidos. 2014. (Encontro).

8.
Intercom. As Narrativas Midiáticas como Mediadoras na Experiência Da Peregrinação. 2014. (Congresso).

9.
VIII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura : Mídia e Alteridade.Coordenação de mesa do Grupo Temático Mídia e Consumo. 2014. (Encontro).

10.
II Encontro Nacional das Redes de Pesquisa em Comunicação.Subjetividade e Cultura Mediática: entre o desejo e a responsabilidade social. 2013. (Encontro).

11.
IX Seminário Internacional Imagens da Cultura Cultura das Imagens.Sustentabilidade e responsabilidade social: uma possível cidadania?. 2013. (Seminário).

12.
VII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura: Afinal, o que é mídia hoje?.Coordenadora da Sessão A do GT: Mídias e Práticas Socioculturais. 2013. (Encontro).

13.
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste/Intecom Sudeste. O sentido da peregrinação : Caminho de Santiago de Compostela. 2013. (Congresso).

14.
I Encontro Nacional da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação.Comunicação, consumo e novas subjetividades: um estudo sobre as práticas mediáticas na contemporaneidade. 2012. (Encontro).

15.
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. CONSUMO RESPONSÁVEL, PUBLICIDADE E SUBJETIVIDADES NAS SOCIEDADES DE CONTROLE. 2012. (Congresso).

16.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Os estudos da comunicação e as transformações na cultura de consumo. 2011. (Congresso).

17.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. teorias da comunicação. 2011. (Congresso).

18.
5o. Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo. 2007. (Simpósio).

19.
compos. O acontecimento comunicacional. 2007. (Congresso).

20.
comunicação:saber, arte ou ciência?. 2007. (Seminário).

21.
II encontro ESPM de comunicação e marketing: as arenas da comunicação com o mercado.O global e o local no futebol como megaevento. 2007. (Outra).

22.
II Seminário de Comunicação Esportiva: economia e esporte.O Futebol como megaevento. 2007. (Seminário).

23.
Futebol, cultura e globalização.Globalização, mundialização e esporte: o futebol como megaevento. 2006. (Seminário).

24.
III Encontro de Comunicação, cultura e Mídia. Os meios da incomunicação. 2006. (Encontro).

25.
Simpósio Internacional Fiat +30. PUC. 2006. (Simpósio).

26.
XIII Encontro Anual da Compós. Tecnologias e subjetividades: comunicação e solidão. 2004. (Congresso).

27.
Encontros em razão durante.Conceito de comunicação. 2003. (Encontro).

28.
Encontros em Razão Durante.solidão e cibersociedade. 2003. (Encontro).

29.
Seminário Internacional de Telenovela: a internacionalização da telenovela no cenário globalizado. Seminário Internacional de Telenovela: a internacionalização da telenovela no cenário globalizado. 2002. (Congresso).

30.
Seminário Internacional Imagem e Violência.Seminário Internacional Imagem e Violência. 2000. (Seminário).

31.
21a. Reunição Brasileiro de Antropologia. O Fim do Social: a emergência de micro-grupos na sociedade pó-moderna. 1998. (Congresso).

32.
Workshop Fronteiras paisagens/passagens, inclusão/exclusão.Workshop Fronteiras paisagens/passagens, inclusão/exclusão. 1998. (Outra).

33.
48 Reunião Anual das Sociedade Brasileira para o Progresso e a Ciência. Mito, Rito e Magia nos Espetáculos de Massa. 1996. (Congresso).

34.
IV Reunião de Antropólogos do Norte-Noredeste. O Paradigma Holonômico e a Sócio-Antropologia do Cotidiano em Maffesoli. 1995. (Congresso).

35.
II Congresso de ciências sociais da UFPE. II Congresso de ciências sociais da UFPE. 1994. (Congresso).

36.
II CONIC.II CONIC. 1994. (Encontro).

37.
Onze quartas sociais.Onze quartas sociais. 1994. (Encontro).

38.
Seminário de Tropicologia.Ofício do antropólogo: ver, ouvir e escrever. 1994. (Seminário).

39.
Seminário do PET.Paradigmas e perspectivas nas ciências da natureza. 1994. (Seminário).

40.
Seminário do PET.Mudança nos padrões de violência na sociedade brasileira. 1994. (Seminário).

41.
Seminário interno do PET, proferido pelo prof. Cicenzo di Matteo.Psicanálise e cultura,. 1994. (Seminário).

42.
Seminário interno do PET, realizado pelo prof. convidado Jorge Ventura.Sindicalismo: aspectos teóricos e práticos da construção erealização de um projeto de pesquisa. 1994. (Seminário).

43.
Seminário no PET proferido pelo prof. Fernando Mota Lima.Modernismo, regionalismo e nacionalismo cultural no Recife nos anos 20. 1994. (Seminário).

44.
Seminários internos do PET.O que é teoria do caos. 1994. (Seminário).

45.
VII seminário do PET.VII seminário do PET. 1994. (Seminário).

46.
Encontro da SBPC. Enconro da SBPC. 1993. (Congresso).

47.
Seminário de divulgação científica.A tradição marxista ontem e hoje. 1993. (Seminário).

48.
XVII reunião anual da ANPOCS. XVII reunião anual da ANPOCS. 1993. (Congresso).

49.
.Questões centrais da Filosofia. 1992. (Seminário).

50.
Seminário de Divulgação da Produção Científica.Marx e teoria social. 1992. (Seminário).

51.
Seminários e palestras do PET, realizados pela prof. da USP Maria Vitória Benevides.Brasil hoje: parlamentarismo e presidencialismo. 1992. (Seminário).

52.
Seminários e palestras do PET realizados pela profl Ana Luisa Janeira, da Universidade de Lisboa.O papel do filósofo na sociedade. 1992. (Seminário).

53.
Seminários internos do PET ministrado pela prof. da UFPE Zélia Dantas de Oliveira.A problemática do conhecimento. 1992. (Seminário).

54.
V seminário do PET.O funcionalismo ontem e hoje. 1992. (Seminário).

55.
XVI Reunião Anual da ANPOCS. XVI Reunião Anual da ANPOCS. 1992. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, T. C.; SILVA, M. C. C. ; MARTINEZ, M. ; SOUZA, L. ; DRIGO, M. O. ; LOPES, F. T. . - 1o. Encontro de 2016 do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (Umberto Eco).. 2016. (Outro).

2.
SANTOS, T. C.; SILVA, M. C. C. ; MARTINEZ, M. . - 2o. Encontro de 2016 do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (Umberto Eco).. 2016. (Outro).

3.
SANTOS, T. C.; MARTINEZ, M. ; SILVA, M. C. C. ; SILVA, P. C. ; LARUCCIA, M. . Comissão Organizadora do 10o. Encontro Nacional de Pesquisadores em Comunicação (EPECOM/Uniso).. 2016. (Outro).

4.
SANTOS, T. C.; MARTINEZ, M. ; SILVA, M. C. C. . 3o. Encontro de 2016 do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (Umberto Eco).. 2016. (Outro).

5.
DRIGO, M. O. ; SANTOS, T. C. . 3a. Jornada de Mestrandos do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso). 2015. (Outro).

6.
SANTOS, T. C.; MARTINEZ, M. ; SILVA, M. C. C. . Encontro do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho).. 2015. (Outro).

7.
SANTOS, T. C.; SILVA, M. C. C. ; MARTINEZ, M. . Encontro do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (Edifício Master, de Eduardo Coutinho).. 2015. (Outro).

8.
SANTOS, T. C.; MARTINEZ, M. ; SILVA, M. C. C. . 6/29 - Encontro do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (Boca de Lixo, de Eduardo Coutinho).. 2015. (Outro).

9.
SANTOS, T. C.; MARTINEZ, M. ; SILVA, M. C. C. . 11/30 Encontro Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (Jogo de Cena, 2007).. 2015. (Outro).

10.
SANTOS, T. C.. VIII Encontro de Pesquisadores de Comunicação e Cultura. 2014. (Outro).

11.
DRIGO, M. O. ; SANTOS, T. C. . II Jornada de Mestrandos. 2014. (Outro).

12.
SANTOS, T. C.; MARTINEZ, M. ; SILVA, M. C. C. . . 2o. Encontro de 2014 (26/5) do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI) - Cremilda Medina.. 2014. (Outro).

13.
SANTOS, T. C.; SILVA, M. C. C. ; MARTINEZ, M. . 1o. Encontro de 2014 (28/4) do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI).. 2014. (Outro).

14.
SANTOS, T. C.; SILVA, M. C. C. ; MARTINEZ, M. . 4o. Encontro de 2014 (24/11) do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI).. 2014. (Outro).

15.
DRIGO, M. O. ; SANTOS, T. C. . 1ª. Jornada de Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso. 2013. (Outro).

16.
SANTOS, T. C.; MARTINEZ, M. ; SILVA, M. C. C. . 1o. Encontro de 2013 (1/4) do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI).. 2013. (Outro).

17.
SANTOS, T. C.; SILVA, M. C. C. ; MARTINEZ, M. . 2o. Encontro de 2013 (6/5) do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI).. 2013. (Outro).

18.
SANTOS, T. C.; SILVA, M. C. C. ; MARTINEZ, M. . 4o. Encontro de 2013 (30/9) do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI).. 2013. (Outro).

19.
SANTOS, T. C.; MARTINEZ, M. ; SILVA, M. C. C. . . 3o. Encontro de 2014 (26/8) do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI).. 2013. (Outro).

20.
SILVA, M. C. C. ; MARTINEZ, M. ; SANTOS, T. C. . 5o. Encontro de 2014 (28/10) do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI).. 2013. (Outro).

21.
SILVA, M. C. C. ; MARTINEZ, M. ; SANTOS, T. C. . 6o. Encontro de 2014 (25/11) do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI).. 2013. (Outro).

22.
SANTOS, T. C.. VI Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Carolina Rocha de Campos. YOUTUBERS: O espetáculo como rotina dos novos líderes de audiência no Brasil. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba. (Orientador).

2.
ana thereza Zóega. A representação da evelhescência: uma análise comunicacional. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba. (Orientador).

3.
Fernanda Brunheroto Soares. Audiências públicas na Câmara Municipal de Sorocaba: uma análise comunicacional. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Georgia de Mattos. A produção de sentido da transexualidade na telenovela a Força do Querer: uma análise comunicacional a partir do circuito da cultura. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba, . Orientador: Tarcyanie Cajueiro Santos.

2.
Theillyson de Rocco Lima. A contribuição do twitter na transformação do jornalista em celebridade. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba, . Orientador: Tarcyanie Cajueiro Santos.

3.
Walkíria Firmo Ferraz. Beleza feminina e realização pessoal: uma análise comunicacional na Revista Cláudia. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba, . Orientador: Tarcyanie Cajueiro Santos.

4.
Alexandre Ribeiro. Comunicação, marca e novas tecnologias: um estudo do aplicativo tamojunto. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba, . Orientador: Tarcyanie Cajueiro Santos.

5.
Marcia Maria Cassin de Lucena. Educomunicação: as mídias móveis na cultura escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba, . Orientador: Tarcyanie Cajueiro Santos.

6.
Valdinei Trombini. As narrativas dos peregrinos a Santiago de Compostela: uma análise comunicacional. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba, . Orientador: Tarcyanie Cajueiro Santos.

7.
Sebastião Gallina Junior. Na rota do Guarani. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba, . Orientador: Tarcyanie Cajueiro Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raquel Albuquerque Maciel; Thais Andrade de O. Almeida. O MARKETING VERDE COMO UMA VANTAGEM COMPETITIVA NA EMPRESA D? MARKO DESIGN NA REGIÃO DE SOROCABA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade de Sorocaba. Orientador: Tarcyanie Cajueiro Santos.

Iniciação científica
1.
Bruna Emy Camargo. Mulher no MMA: uma análise comunicacional sobre gênero nas coberturas midiáticas do UFC. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Sorocaba, Universidade de Sorocaba. Orientador: Tarcyanie Cajueiro Santos.

2.
Jonatas Rosa. Comunicação, consumo e novas subjetividades: um estudo sobre as práticas mediáticas, culturais e sociais na contemporaneidade. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Sorocaba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Tarcyanie Cajueiro Santos.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTOS, T. C.;SANTOS, TARCYANIE CAJUEIRO2016SANTOS, T. C.. A comunicação nas teorias das mídias digitais no Brasil e nos Estados Unidos. Revista FAMECOS (Online), v. 23, p. 1-15, 2016.



Outras informações relevantes


Bolsita Jovem Pesquisadora, com financiamento da Fapesp pela Uniso.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 24:24:19