Alessandra Fontana Oberling

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6214424405018942
  • Última atualização do currículo em 08/08/2018


Graduada em ciências sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (1999) e mestre em antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é Professora da Universidade Católica de Brasília e coordenadora do curso tecnológico em segurança e ordem pública. É pesquisadora mestre do Centro de Estudos Interdisciplinares em Segurança Pública e Justiça Criminal (CEIJUSCRIM), da UCB e pesquisadora associada do Núcleo de Análises em Políticas Públicas da UFRRJ. É membro da Rede Pense Livre ? por uma política sobre drogas que funcione, conselheira do Conselho Nacional sobre Política de Drogas, CONAD, e secretaria executiva adjunta da Plataforma Brasileira sobre Política de Drogas. Em 2009, esteve à frente da Secretaria Executiva da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia. De 2012 a 2014 foi coordenadora da Rede Pense Livre ? por uma política sobre drogas que funcione. Principais temas de interesse: sistema de justiça criminal; uso de drogas; programas de redução de danos; tráfico de drogas no Rio de Janeiro; sistema penitenciário; políticas sobre drogas; políticas públicas; direitos humanos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Fontana Oberling
Nome em citações bibliográficas
OBERLING, Fontana Oberling

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Igarapé.
Rua Visconde de Caravelas, 111
Humaitá
22271041 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 34962114
URL da Homepage: www.igarape.org.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Maconheiro, dependente, viciado ou traficante? Representações e práticas dos policiais militares sobre o consumo e o comércio de drogas na cidade do Rio de Janeiro.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Antonio Rafael Barbosa.
1994 - 1999
Graduação em Ciencias Sociais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Workshop Avaliação Focada na Utilização. (Carga horária: 20h).
Fundação Luís Eduardo Magalhães, FLEM, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação em Direitos Humanos das Mulheres. (Carga horária: 140h).
Cidadania Estudos Pesquisa Informação e Ação, CEPIA, Brasil.
2000 - 2000
 Curso Temático Direitos Humanos: Temas e Perspec. (Carga horária: 360h).
Instituto de Estudos da Religião, ISER, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

08/2014 - Atual
Direção e administração, Católica Virtual, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso Tecnológico Segurança e Ordem Pública.
08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Direito, .

08/2014 - Atual
Ensino, Segurança e Ordem Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise de Cenários
Construção de Redes de Organizações Sociais e Redes de Riscos
Gerenciamento de Desastre
Gestão de Riscos

Igarapé Social - Agência de Cooperação Social, IGARAPE SOCIAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projetos
Outras informações
O Instituto Igarapé é um think-tank dedicado à integração das agendas da segurança e do desenvolvimento. Seu objetivo é propor soluções alternativas a desafios sociais complexos, através de pesquisas, formação de políticas públicas e articulação. Abordagem: Diagnosticar desafios através de pesquisa de ponta; Incentivar o debate a formulação de políticas públicas e articulação nas esferas pública e privada; Desenhar soluções individualizadas e com enfoque humano O Instituto Igarapé atualmente atua em três macro-temas: política sobre drogas nacional e global; prevenção e redução da violência; e assistência internacional. O Instituto Igarapé serve de referência para governos, setor privado, agências internacionais e não-governamentais, e para a mídia. As vantagens comparativas que nos permitem atingir nossos objetivos são: propor respostas alternativas, elaboradas em parceria com as redes das quais participamos na América Latina e Caribe, Europa Ocidental, África Subsaariana e Sul da Ásia; promover tecnologias sociais sobre segurança e desenvolvimento; trabalhar nos níveis local e global, conectando formadores de opinião, tomadores de decisões e outros grupos a fim de identificar ?alternativas sob medida?; formar uma nova geração de liderança ? nosso brain trust ? para a solução dos problemas futuros. O Instituto Igarapé tem sua sede no Rio de Janeiro, com representação em Brasília e São Paulo. Desenvolve projetos no Brasil, Colômbia, Haiti, México, Guatemala, Estados Unidos e na África e Europa.


VIVA RIO, VIVA RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projetos, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: Campanha Nacional Anti-Drogas Atividades desenvolvidas: Identificação e articulação de parceiros e interlocutores nacionais e internacionais;Construção de redes no Brasil; Desenvolvimento de estratégias de comunicação; Desenvolvimento de surveys e pesquisas qualitativas sobre o tema; Elaboração de relatórios técnicos; Criação da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (www.cbdd.org.br);Construção de estratégias de advocacy junto ao Congresso Nacional;Organização de debates e seminários.


Instituto Brasileiro de Administração Municipal, IBAM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projetos, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projetos:  Gastos Públicos e Cidadania de Mulheres e Homens;  Oficina de Trabalho sobre a Participação Feminina no Mundo da Política, participação da Senadora americana do estado de Lousiana Paulette Iron;  Seminário Internacional A Intersecção das Desigualdades de Raça e Gênero: Implicações para as Políticas Públicas e os Direitos Humanos;  Experiência Comunicativa de Auto-avaliação dos Parceiros do Fundo para Igualdade de Gênero da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional;  Programa de Assessoria Técnica aos Governos Locais das Mercocidades Brasileiras sobre Ações e Políticas Públicas de Combate e Prevenção à Violência Contra Mulheres;  O Papel dos Municípios na Garantia dos Direitos Humanos;  Projeto Centro Nacional de Formação Comunitária (MJ).


Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, PMERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Durante o ano de 2010, atuei como professora de Sociologia Jurídica para turma de sargentos da PMERJ. Disciplina parte do curso de atualização para sargentos promovido pela própria instituição.



Linhas de pesquisa


1.
Estudos em justiça criminal, segurança pública, segurança privada, prevenção e controle do crime e da violência e demais áreas correlatas


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Homicídios Dolosos no Centro-Oeste Brasileiro
Descrição: A pesquisa Homicídios Dolosos no Centro-Oeste Brasileiro foi realizada pela Universidade Católica de Brasília em parceria com a Universidade de Brasília e a Universidade Federal do Mato Grosso. Ela se insere no contexto das ações para o desenvolvimento do Diagnóstico Nacional de Homicídios do Pacto Nacional pela Redução de Homicídios e aprimoramento da Política Nacional de Segurança Pública. Teve por objeto 9 (nove) municípios do Centro-Oeste brasileiro, a saber: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT), Várzea Grande (MT), Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Goiânia (GO), Luziânia (GO) e Ceilândia (DF). Seu objetivo foi compreender os modos de funcionamento social que circundam os fenômenos dos homicídios dolosos no Centro-Oeste. A partir de entrevistas com atores locais, tais como representantes da sociedade civil e operadores da segurança pública, sobretudo policiais civis, se buscou identificar como os atores percebem a dinâmica do homicídio na localidade, assim como as estratégias de intervenção adotadas pelas instituições de segurança pública nos municípios e região administrativa estudada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Juliana Ferreira da Silva - Integrante / Haydée Glória Caruso - Integrante / Marcelle Gomes Figueira - Coordenador / alessandra fontana oberling - Integrante / NELSON GONÇALVES DE SOUZA - Integrante / ANDREA O MACEDO - Integrante / Naldson Ramos - Integrante / Diaulas Costa Ribeiro - Integrante / Francisco Xavier Freire Rodrigues - Integrante / Thiago Nascimento - Integrante / Bilmar Angelis Almeida Ferreira - Integrante / Bernadete Pessanha Cordeiro - Integrante / Marina Carvalho Paz - Integrante / Yacine Guelatti - Integrante. Financiador(es): Secretaria Nacional de Segurança Pública - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) Doutorado: (5) .
Integrantes: Alessandra Fontana Oberling - Integrante / Haydée Glória Cruz Caruso - Integrante / marcelle gomes figueira - Coordenador / Nelson Gonçalves de Souza - Integrante / Juliana Ferreira da Silva - Integrante / ANDREA O MACEDO - Integrante / Naldson Ramos - Integrante / Diaulas Costa Ribeiro - Integrante / Francisco Xavier Freire Rodrigues - Integrante / Thiago Nascimento - Integrante / Bernadete Pessanha Cordeiro - Integrante / Marina Carvalho Paz - Integrante / Yacine Guelatti - Integrante.Financiador(es): Secretária Nacional de Segurança Pública - Outra.


Outros Projetos


2012 - 2014
Rede Pense Livre
Descrição: O projeto visa promover o debate público sobre o tema drogas a partir de estudos científicos e experiëncias internacionais. É composto por cerca de 70 jovens lideranças oriundos de diversas áreas profissionais. O grupo criou uma agenda positiva sobre o tema a partir de 4 tópicos que iniciam uma nova forma de pensar e fazer política pública sobre o tema no Brasil. Para isso, promove intercâmbios entres os países latino-americanos, europeus e internacionas, realiza estudos comparativos, promove debates e diálogos assim como materiais informativos para diversos públicos. Blog: www.oesquema.com.br/penselivre.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2010 - 2010
2010 National Research of Mapping Armed Violence Reduction and Prevention Programming.
Descrição: Realizar o mapeamento por meio de aplicação de questionários de projetos no Brasil que direta ou indiretamente atuam na prevenção e/ou redução de violência armada no país..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alessandra Fontana Oberling - Integrante / Szabo, Ilona - Integrante / Robert Muggah - Coordenador.Financiador(es): Quaker Foundation - Cooperação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Politica de Drogas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sistema de Justiçca Criminal.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
TEIXEIRA, L. P. F. ; OTONI, R. ; BENEDETI, R. ; KOPITTKE, A. ; OBERLING, A. ; NUNES, C. ; BARREIRA, C. ; SILVA, F. C. M. S. E. ; MUNIZ, J. ; SINHORETTO, J. ; SANTOS, J. V. T. ; RATTON JUNIOR, J. L. A. ; MELLO, K. S. S. ; FIGUEIRA, M. G. ; BRASIL, M. G. M. ; MISSE, M. ; VITTO, R. ; AZEVEDO, R. G. ; OBERLING, Fontana Oberling . Agenda de segurança cidadã: por um novo paradigma. 1. ed. Brasília: Centro de Documentação e Informação. Edições Câmara, 2018. v. 1. 98p .

2.
OBERLING, Fontana Oberling; SZABO, I. ; Muggat, Robert . Crime, Polícia e Justiça no Brasil. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014. v. 1. 636p .

Capítulos de livros publicados
1.
OBERLING, Fontana Oberling; PINTO, Nalayne Mendonça . Liberação ou Proibição? Discursos e representações acerca da política de drogas no Congresso Nacional. In: Labate, Beatriz C.; Policarpo, Frederico; Goulart, Sandra L.; Rosa, Pablo O. (eds). (Org.). Drogas, políticas públicas e consumidores. 1ed.São Paulo: São Paulo, 2016, v. 1, p. 205-231.

2.
OBERLING, Fontana Oberling; SANTOS, Elaine dos ; CORRÊA, Sonia ; NOVAES, Regina . Experiências municipais no combate à violência contra mulher: resultados da pesquisa quantitativa. In: COSTA, Delaine Martins. (Org.). Gênero e Mercocidades Brasileiras: Violência contra a Mulher. Rio de Janeiro: IBAM, 2003, v. 1, p. 19-50.

3.
OBERLING, Fontana Oberling; SANTOS, Elaine dos ; CORDEIRO, Berenice de Souza e COSTA, Delaine Martins ; CORRÊA, Sonia ; NOVAES, Regina . Percursos do projeto. In: COSTA, Delaine Martins. (Org.). Gênero e Mercocidades Brasileiras: violência contra mulher. 1ed.Rio de Janeiro: IBAM, 2003, v. 1, p. 11-18.

Apresentações de Trabalho
1.
PINTO, Nalayne Mendonça ; OBERLING, Fontana Oberling . Liberação ou proibição? Um estudo sobre discursos e representações acerca da política de drogas presentes no Congresso Nacional. 2014.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OBERLING, Fontana Oberling. REDUAÇÃO DA MAIORIDADE PENAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PINTO, Nalayne Mendonça ; OBERLING, Fontana Oberling . A onda punitiva: política de drogas e dispositivos de controle de usuários e traficantes no Brasil.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OBERLING, Fontana Oberling. Plataforma Brasileira sobre Política de Drogas. 2015.

2.
OBERLING, Fontana Oberling. Prevensão dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas. 2015.

3.
MALCHER, R. ; OBERLING, Fontana Oberling . Congresso Internacional Drogas, Lei, Saúde, Sociedade. 2013.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OBERLING, Fontana Oberling. Protagonismo Juvenil Latinoamericano. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
OBERLING, Fontana Oberling; Boiteux, Luciana ; Szabo, Ilona . Rede Pense Livre. 2012; Tema: Política sobre drogas. (Blog).

2.
OBERLING, Fontana Oberling; Szabo, Ilona . Rede Pense Livre. 2012; Tema: Política sobre drogas. (Rede social).

3.
OBERLING, Fontana Oberling. Rede Pense Livre. 2012; Tema: Política sobre drogas. (Rede social).

4.
OBERLING, Fontana Oberling. Rede Pense Livre. 2012; Tema: Política sobre drogas. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
OBERLING, Fontana Oberling. Curso de Aperfeiçoamento para Sargentos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. 2010. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Lingua Portuguesa. " Problematizando a ?epidemia do crack? e a exploração do punitivismo no Brasil: reflexões sobre a droga como inimigo público e representação do ?mal?. 2015. (Congresso).

2.
29 Congresso da ABA. Liberação ou proibição? Um estudo sobre discursos e representações acerca da política de drogas presentes no Congresso Nacional. 2014. (Congresso).

3.
Exposição sobre a História da Maconha.Modelos legislativos. 2014. (Seminário).

4.
Rio de Encontros.Política de Drogas - desafios e novas perspectivas. 2014. (Encontro).

5.
Conferência Internacional da Coerção a Coesão. Desafios para a política nacional. 2013. (Congresso).

6.
Conferência Internacional Drogas, Saúde, Lei e Sociedade. Os Impactos da Guerra às Drogas na sociedade brasileira. 2013. (Congresso).

7.
Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Política de Drogas - uma reflexão sobre a política latino-americana. 2013. (Congresso).

8.
IV Conferência Latino-Americana sobre Política de Drogas.. Experiências da Rede Pense Livre. 2012. (Congresso).

9.
Segurança Pública, Direitos e Justiças. 2012. (Seminário).

10.
Seminário da Frente Estadual Drogas e Direitos Humanos. 2012. (Seminário).

11.
Fifth Annual Conference of the International Society for the Study of Drug Policy.. 2011. (Congresso).

12.
Seminário Internacional Saúde e Política de drogas: é preciso mudar. 2011. (Seminário).

13.
II Conferência Internacional sobre Política de Drogas. 2010. (Congresso).

14.
SeminárioNacional - Violëncia contra a mulher e as ações municipais das mercocidades brasileirasnas.Pesquisa Estratificada sobre as Ações municipais de combate e prevenção sobre violência contra as mulheres. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OBERLING, Fontana Oberling. Debate de Lançamento da Rede Pense Livre. 2012. (Outro).

2.
Szabo, Ilona ; Hamann, Eduarda ; OBERLING, Fontana Oberling . Encuentro para Creación de una Comunidad de Prácticas sobre Violencia Armada y Desarrollo (AV&D) en América Latina. 2010. (Outro).

3.
OBERLING, Fontana Oberling. Seminário Temático Política sobre Drogas - CONSEG. 2009. (Congresso).

4.
OBERLING, Fontana Oberling. Reuniões da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia. 2009. (Outro).

5.
OBERLING, Fontana Oberling; LABATE, B. . Mesa redonda e lançamento do livro ?Drogas e Cultura: novas perspectivas?. 2009. (Outro).

6.
OBERLING, Fontana Oberling; Boiteux, Luciana . Mesa Redonda e Lançamento da Pesquisa Tráfico e Constituição. 2009. (Outro).

7.
OBERLING, Fontana Oberling; COSTA, M. Delaine . Workshop Participação das Mulheres na Política - Senadora dos USA pelo estado de Louisiana - Paulette Iron. 2005. (Outro).

8.
OBERLING, Fontana Oberling; OLIVEIRA, Helena . Seminário Nacional Violência contra as Mulheres e as Ações Municipais nas Mercocidades Brasileiras.. 2001. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
OBERLING, Fontana Oberling; SZABO, I. ; Muggat, Robert . Crime, Polícia e Justiça no Brasil. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014. v. 1. 636p .

1.
OBERLING, Fontana Oberling; PINTO, Nalayne Mendonça . Liberação ou Proibição? Discursos e representações acerca da política de drogas no Congresso Nacional. In: Labate, Beatriz C.; Policarpo, Frederico; Goulart, Sandra L.; Rosa, Pablo O. (eds). (Org.). Drogas, políticas públicas e consumidores. 1ed.São Paulo: São Paulo, 2016, v. 1, p. 205-231.


Redes sociais, websites e blogs
1.
OBERLING, Fontana Oberling; Boiteux, Luciana ; Szabo, Ilona . Rede Pense Livre. 2012; Tema: Política sobre drogas. (Blog).

2.
OBERLING, Fontana Oberling; Szabo, Ilona . Rede Pense Livre. 2012; Tema: Política sobre drogas. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 10:03:20